Issuu on Google+

O Celeiro Jornal

Quinta-feira, 02 de agosto de 2012

Eleições

1

Ano XX - Edição 2140 - Campos Novos - SC, 02 de agosto de 2012 - R$ 2,00

2012

Carro de som não será utilizado para campanhas em Campos Novos e Zortéa Saúde Conselho da Saúde escuta propostas dos candidatos a Prefeito de Campos Novos.

P. 3

Contas Públicas Tribunal de Contas orienta agentes públicos e representantes da sociedade civil.

P. 14

Entidade A decisão aconteceu após a primeira reunião entre Ministério Público e Candidatos da Sétima Zona Eleitoral.

Páginas 6 e 7

Associação dos Engenheiros Agrônomos de SC deverá ser federalizada.

P. 19


2

Quinta-feira, 02 de agosto de 2012

Editorial Mais de 50 mil mesários em SC Um total de 54.648 mesários está sendo convocado pela Justiça Eleitoral para atuar nas eleições municipais deste ano. A lista com o nome dos eleitores para os quais foi emitida a carta de convocação encontra-se disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina desde a semana passada. A partir da próxima semana, dia 09 de agosto, passará a ser definitiva com a nomeação final, após eventuais ajustes. A grande maioria dos mesários vem sendo convocada via Correios, mas alguns dos 105 juízes eleitorais do estado optaram pela entrega da comunicação por oficial de justiça, especialmente nas zonas rurais e nos locais de difícil acesso. Além de participar diretamente do processo eleitoral, os mesários conseguem outras vantagens. O serviço prestado não tem remuneração, mas dá direito a auxílio-alimentação e dois dias de folga, seja no serviço público ou privado, para cada dia trabalhado. Também é considerado critério de desempate em concursos públicos. Caso o mesário não possa comparecer, ele deverá enviar uma justificativa ao juiz eleitoral responsável até cinco dias após a convocação. Se os impedimentos surgirem depois desse prazo, haverá tolerância, quando comprovada a justificativa. Para quem não se manifestar até o dia da eleição e não comparecer na data e na hora marcadas, o prazo para apresentar justa causa será de 30 dias. As penalidades para quem não comparecer e não justificar estão previstas no Código Eleitoral. Nesse caso, o cidadão estará sujeito a multa que varia de meio a um salário mínimo vigente na zona eleitoral. Para servidores públicos, a pena é de quinze dias de suspensão sem direito a remuneração. Se a mesa receptora de votos ou de justificativas deixar de funcionar por conta da ausência dos mesários, as multas serão aplicadas em dobro. Portanto, é preciso atenção dos convocados.

Expediente

Terça-feira, dia 30, no Bairro Aparecida. Os moradores chamaram a reportagem do Jornal O Celeiro que foi ouvílos. Na próxima edição, reportagem abordará a situação das ruas no bairro.

Jornal O Celeiro

“Aos municípios que optaram pela utilização dos carros de som, que é de direito dos candidatos, faremos uma fiscalização rigorosa”. Jean Pierre de Campos – Promotor, falando sobre a utilização de carros de som durante a Campanha Eleitoral.

“O Tribunal de Contas é uma instituição criada pela Constituição justamente para fiscalizar o dinheiro público. Somos representantes da sociedade, do cidadão”. César Filomeno Fontes – Presidente do TCE/SC, falando sobre a função do órgão que representa.

Leia reportagem na página 6

Leia reportagem na página 14

Reportagem: Gisiane Agostini Diagramação: Herton Farias Circulação: Abdon Batista, Celso Ramos, Campos Novos, Ibiam, Vargem, Brunópolis, Monte Carlo e Zortéa. E-mail: celeiro@brturbo.com.br Fone/Fax: (49) 3541-0597 Rua Marechal Deodoro, 335 - Centro - Campos Novos (SC)

Espaço do leitor Quer nos ajudar a fazer o seu jornal? Sugira reportagens, faça sua crítica ou elogio. As mensagens irão aparecer neste espaço. Escreva para celeiro@brturbo.com.br, ligue para 3541- 0597 ou se conecte com O Celeiro através da nossa página no facebook. Se o contato ocorrer por e-mail, não esqueça de deixar o seu nome completo e um telefone para contato. Esperamos a sua colaboração!


3

Quinta-feira, 02 de agosto de 2012

Eleições

2012

Conselho da Saúde escuta propostas dos candidatos de Campos Novos O debate foi na Sala de Reuniões da Prefeitura e reuniu além dos candidatos ao Executivo, os Conselheiros e imprensa O Celeiro

O Celeiro

Xande Di Domenico:

Nelson Cruz:

“Pretendo dar condição aos profissionais e não a políticos, meu projeto está comprometido com a população”.

“Vamos tentar encontrar formas para melhorar o atendimento e diminuir as filas dos Postos de Saúde. Se prometer que vou resolver estou mentindo, vou tentar amenizar”.

Para debater propostas de melhoria na saúde, os candidatos que disputam a vaga à Prefeito de Campos Novos para a gestão 2013/2016, Alexandre Di Domenico, da Coligação “Juntos Pela Mudança” e Nelson Cruz, da Coligação “Campos Novos Não Para Mais”, reuniram-se na manhã de terça-feira (31), na Sala de Reuniões da Prefeitura, juntamente com os membros do Conselho Municipal de Saúde, assessoria dos candidatos e imprensa. De acordo com o Presidente do Conselho Gilberto Scussiatto, o órgão idealizador do debate, é uma ponte entre a comunidade e a gestão pública e por isso, convidou os candidatos para participarem da reunião mensal, dando oportunidade de expor e debater sobre os principais objetivos expostos no Plano de Governo apresentado ao Cartório Eleitoral quando registraram suas candidaturas. “Debatemos essas propostas apresentadas por eles e apresentamos sugestões”, explicou Scussiatto. Na opinião de Scussiato, a reunião foi uma conquista para a democracia. O Conselho Municipal de Saúde é um espaço de participação da sociedade organizada para a implementação da Política de Saúde, incluindo aspectos financeiros e econômicos. Em conversa com a imprensa ele ressaltou as principais sugestões apresentadas pelos conselheiros aos candidatos, que de acordo com ele, são prioridades para a melhoria da saúde no município sendo elas: criação de um Centro de Atendimento da saúde mental, a regionalização da Fundação Hospita-

lar Dr. José Athanásio e um novo modelo de atendimento dos pacientes, chamado classificação de risco. Com este novo modelo, acreditar-se que diminuirá o número de pessoas nas filas, já que o atendimento é feito conforme a necessidade de cada paciente após avaliação técnica de profissionais da área. “A gente apresentou sugestões como melhorias de financiamento de saúde, pois, a população cresce, a demanda cresce e assim, precisamos de mais recursos”. Ainda sobre o hospital Dr. José Athanásio Scussiatto, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde acredita que é preciso algo mais atrativo para trazer profissionais especializados. Cada candidato teve uma hora para expor suas propostas de governo. Os itens de maior relevância, bem como as sugestões expostas pelo Conselho foram discutidos e avaliados pelos participantes. Alexandre Di Domenico, foi o primeiro a explanar suas propostas e, por ser candidato da oposição foi mais questionado durante sua apresentação, com isso, teve oportunidade de abranger além do que contempla seu Plano de Governo apresentado no Tribunal Eleitoral. Já Nelson Cruz, participou em um segundo momento e, sem muitos questionamentos dos Conselheiros, utilizou seu tempo para reafirmar as propostas do Plano de Governo. “Nós queremos a participação efetiva do Conselho, não queremos governar sozinhos”, disse Xande Di Domenico, quando apontou que o município investe R$ 1,5 milhão na saúde, que na opinião

dele, tem resultados insignificantes. “Com esse valor para atender 32 mil habitantes, poderíamos ter melhores resultados”. Xande Di Domenico destacou que seu projeto tem foco diferenciado para que toda a população seja atendida. Disse também não concordar com o atual modelo de saúde, por acreditar que cada bairro precisa ter um Posto de Atendimento Básico da Família. Se eleito pretende readequar esses procedimentos para ter 100% de cobertura do perímetro urbano e rural do município. O diferencial da proposta de Xande Di Domenico é o Cartão Cidadão Camponovense (CCC) que segundo ele, será um documento facilitador de todas as ações em qualquer secretaria do município, mas que terá seu ponto de partida a área de saúde, eliminando definitivamente filas de espera de consultas e exames médicos desde os mais simples até aqueles de alta complexidade. Xande foi questionado pela Conselheira e Diretora da Fundação Hospitalar Dr. José Athanásio, Marliese Mecabô, sobre o funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), já estruturada, porém sem profissionais especializados para o funcionamento. O candidato respondeu que “mesmo depois de tanto tempo o atual modelo administrativo da saúde não conseguiu colocar em funcionamento e nem encontrou caminhos para viabilizar a efetivação da Unidade”, mas que, na sua proposta de governo haverá um choque de gestão na saúde onde atenderá às necessidades da população. “Pretendo dar condição aos pro-

fissionais e não a políticos, meu projeto está comprometido com a população”. No caso do candidato Nelson Cruz, os Conselheiros adotaram outro comportamento, poupando o postulante de temas mais polêmicos. Questionado pela imprensa com a mesma pergunta feita pela Conselheira Marliese, ao candidato da oposição, de como atrair profissionais especializados para Campos Novos, Nelson Cruz respondeu que o município deve investir mais recursos para trazer profissionais que estão iniciando na carreira médica. “Pretendemos buscar recém-formados para fazer sua carreira em nosso município e assim criarmos um Polo Clinica”. No seu ponto de vista a saúde está muito carente, não apenas em Campos Novos, mas no Brasil. Ampliar a rede de saúde básica, com abertura de mais postos de saúde, principalmente no interior também é proposta de Nelson Cruz. “Vamos tentar encontrar formas para melhorar o atendimento e diminuir as filas dos Postos de Saúde. Se prometer que vou resolver estou mentindo, vou tentar amenizar”. Quando a Conselheira e Diretora de Saúde da SDR de Campos Novos, Milena Becher, sugeriu a implantação de um Centro de Atendimento Odontológico (CEO), modelo já utilizado em outros municípios catarinense, Nelson Cruz observou que, seu Plano de Governo é flexível. “Tudo o que for bom não vamos impedir que aconteça, independentemente se está ou não no Plano de Governo. Precisamos ver a necessidade da população”.


Geral

4

Quinta-feira, 02 de agosto de 2012

Ricardo Confessori realiza workshop de bateria

O músico, renomado internacionalmente, mostrou sua técnica na batera e interagiu com o público camponovense Na última sexta-feira (27) Campos Novos recebeu um dos gigantes da bateria e do rock: Ricardo Confessori. Além de tocar em duas das maiores bandas de heavy metal do país, Shaman e Angra, o cara ainda é produtor musical, compositor e professor de bateria. Se não bastasse, ainda é pai do Rodrigo, de um ano e meio e esposo de uma jovem catarinense, de Jaraguá do Sul. Confessori esteve na cidade apresentando toda sua técnica em seu Workshop na Fundação Cultural Camponovense, evento organizado pela Banda Adônifer. Ricardo conversou com a reportagem do Jornal O Celeiro e falou sobre seu talento na bateria, do presente e de projetos futuros para sua carreira. A inclinação para a música se apresentava como um caminho natural para Ricardo, pois cresceu em um ambiente musical. Sua mãe e sua irmã eram pianistas e com apenas cinco anos, já tocava o instrumento. Com 12 anos, contrariando as expectativas de sua família, mudou para bateria, para poder montar uma banda com os colegas da escola. Ao longo dos anos, a vida como instrumentista profissional ganhou forma. “Tive carreiras paralelas, como qualquer pessoa, fiz faculdade, mas ser músico profissional veio com o tempo. Foi complicado optar por essa carreira, porque não tive apoio da família, por ser uma carreira totalmente insegura”, explica o baterista. Ricardo ganhou notoriedade com a formação clássica do Angra, em 1993, ícone do heavy metal brasileiro. Antes do Angra, o músico já tinha tocado para públicos expressivos, acompanhando o Korzus, o que possibilitou a ele, uma certa experiência de palco. Mas o Angra foi a grande realização para Ricardo, o que o levou a tocar para as plateias do mundo inteiro.

Mas o futuro do Angra, um dos maiores e mais importantes nomes da história do rock brasileiro, está incerto. Já o Shaman, banda idealizada pelo próprio Confessori com ex-integrantes do Angra (Andre Matos e Luis Mariutti), nos meados dos anos 2.000, está em plena atividade. O grupo, que também toca heavy metal, passou por algumas reviravoltas com a saída de todos os integrantes em 2.006, ficando apenas a raça de Confessori em levar a banda adiante. Para isso, novos integrantes foram escalados para compor a banda. O Shaman embarca para Nova York neste mês, para gravar a música “Nocturnal Human Side”, e o clipe da faixa, que contará com a participação do cantor Russell Allen, vocalista das bandas Symphony X e da Adrenaline Mob, esta última, banda de Mike Portnoy, ex-Dream Theater. A nova canção será inteiramente trabalhada nos Estados Unidos, desde mixagem e masterização. Música e vídeo deverão ser lançados no início do ano que vem, de acordo com Ricardo. Ricardo iniciou na bateria tirando toques de batera de Bonzo (Led Zeppelin), Ian Paice (Deep Purple) e Neal Peart (Rush), seus grandes ídolos e inspiradores, até atingir um estilo próprio. Confessori analisa que o espaço para o rock and roll está restrito nos meios fragmentados, como revistas, internet e tv a cabo. Ele enfatiza que o rock está passando por uma fase efêmera, onde as bandas duram pouco tempo, diferente das longas carreiras das bandas de antigamente. “Ainda curtimos o som de bandas dos anos 70, 80 e 90, pouca coisa apareceu, o resto foi consumido e descartado, então isso é uma coisa difícil de lidar para mim”. Ricardo se declara gostar de música bem feita, e aí

Vergonha

CONVITE Macarronada na Capela N. S. de Fátima – Bairro Jardim Bela Vista, no dia 04. Início às 19hs00. Ingressos com a diretoria. Valor R$ 10,00. Baile no CTG Querência Amada – Distrito de Ibicui, dia 04. Início às 23hs00, animado pela Banda Maksom. 2º Rodeio de Laço em Vaca Mecânica do Piquete Almedorino Melo no Sítio do Taboão – Campos Novos. Dias 04 e 05. Ótima premiação. Final do Campeonato Suíço Distrital na Comunidade Pinhal Preto, no dia 05. Início às 14hs00. Às 17hs00 matine. Compareça e prestigie! Grande Festa em Honra a São Bom Jesus – Lageado dos Borbas – Brunópolis. Dia 05 com matine a partir das 14hs00 animado pela Banda Alma de Pampa.

Brandon (Michael Fassbender) é um bem-sucedido irlandês com cargo numa grande empresa de Nova Iorque. Porém, por trás de uma máscara de autocontenção, está um homem a viver no limite. Numa luta constante entre um medo incontrolável de intimidade e uma ânsia de sexo, ele vive de encontros ocasionais com estranhos.

O Celeiro

Ricardo ganhou notoriedade com a formação clássica do Angra, em 1993, ícone do heavy metal brasileiro. inclui: música popular brasileira, sertaneja e pagode. “Estilo não é problema pra mim e sim, a qualidade da música. Mas é claro que tenho minhas preferências, no meu carro toca muito Rush e Pink Floyd”. O baterista ainda fala da realização dos workshops em todo o país. “Meu objetivo com os workshops é divulgar meu trabalho e meus patrocinadores e manter contato com meu público”. Ricardo é endorser, desde o começo de Julho, das baterias Yamaha, e ainda faz parte do cast da Zildjian (pratos), Vic Firth (baquetas), Pearl (pedais) e RMV (peles). Os workshops são uma oportunidade de manter contato com uma banda, já que a realidade dos municípios pequenos inviabiliza que as grandes bandas realizem seus shows, por isso, os workshops funcionam como workshows,

onde público e músico podem interagir. Como planos para o futuro, Confessori pretende investir seus esforços na produção musical, uma atividade que adora fazer. Ele quer continuar tocando nas duas Bandas e melhorando sua técnica. “Daqui pra frente pretendo me aprofundar em produção musical, dar mais cursos nessa área e quem sabe, abrir minha própria escola”, finaliza.

Método Battering Ricardo Confessori lançou há alguns meses, metodologia própria de ensino, chamado Battering, voltado para aqueles que querem aprender ou aperfeiçoar as técnicas na bateria, em nível básico, intermediário e avançado.


5

Quinta-feira, 02 de agosto de 2012

Acesse www. sergioaperon. com.br falecom@sergioaperon.com.br

por

(49) 9900.8984

Sérgio Peron

Contraditório

Revendo amigos

Entre 2004 e 2005 o Brasil viveu um forte campanha em rádios, Tvs e jornais pelo desarmamento da população, inclusive com pagamentos por arma entregue. O argumento era de que, a posse de armas em casa era fator determinante nos percentuais crescentes de crimes. Ocorreram defesas ferrenhas do desarmamento. Também ocorreram embates pelo direito da posse de armas. Apesar de toda campanha pelo desarmamento, o número de armas entregues foi muito pequeno.

Passei os últimos 10 dias em Campos Novos. Revendo amigos, conversando com as pessoas, cultivando as boas amizades que fiz nos últimos 3 anos da existência da nossa coluna no Jornal O Celeiro. Pude anotar e ver alguns pontos interessantes:

Nova mudança A Câmara dos Deputados analisa o projeto de lei 3722/12, do deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB-SC), que regulamenta a aquisição e circulação de armas de fogo e munições no País. A proposta revoga o Estatuto do Desarmamento, que restringe a comercialização de armas e proíbe o porte, com exceções, e pretende instituir o “Estatuto da Regulamentação das Armas de Fogo”. Hoje a regra é praticamente a proibição da posse e do porte; pelo projeto passa ser a permissão. Peninha argumenta que o “o cidadão de bem tem o direito de ter sua arma para se defender mediante critérios técnicos bem definidos, como, por exemplo, o exame psicotécnico”.

Eleições 2012 A Justiça Eleitoral vai ter trabalho em 2012. Ainda que a Justiça esteja muito atenta, cada eleitor precisa exercitar a cidadania na plenitude e ser um fiscal eleitoral. Denuncie as irregularidades, junte documentos (fotos) do que considera ilegal e apresente ao Ministério Público Eleitoral. Não permita ilegalidades e menos ainda, o uso da máquina pública em benefício de candidatos.

Falando nisso Informações dão conta de que alguns maquinários da prefeitura camponovense e parte da frota, trabalha muito mais nos sábados e domingos do que durante a semana. Por que será? O Promotor de Justiça e Curador da Moralidade Jean Pierre Campos – que também vai responder pelo Eleitoral – deve estar atento aos abusos e como sempre pauta sua atividade, muito solícito no atendimento da população camponovense para as denúncias. O Ministério Público age, mas precisa de indícios dos fatos denunciados e aí entra a participação do cidadão. Denuncie, ajude a Justiça na moralização da política.

A Praça

As obras da Praça Lauro Muller vão longe! Com o período de chuvas que estamos vivendo, o que era “parto de ouriço” virou “parto de ouriço e atravessado”. Se alguém disser que serão necessários mais 4 meses de trabalho, estará dentro da normalidade.

Campanha Política:

Ainda está devagar, mas já começa a ganhar volume! A maioria esmagadora das pessoas, falam em mudanças. Há um sentimento muito grande de indignação com a existência dos mesmos problemas ao longo dos últimos anos.

Sem carro de Som Excelente iniciativa das coligações que disputam o pleito eleitoral: não haverá carro de som com propaganda eleitoral nas ruas de Campos Novos. A atitude demonstra maturidade eleitoral. Além de perturbar o cotidiano das pessoas, a barulheira não significa votos. As pessoas querem propostas, projetos, se aquela velha cantilena de sempre.

Outras ferramentas A internet e suas ferramentas farão a diferença na campanha eleitoral de 2012. As ferramentas como: blog, facebook, fan page, Orkut e outras, serão meios de comunicação eficientes. Lembrando que todos os abusos estarão sujeitos às sanções previstas em Lei.

Ainda política Conversei sobre comportamentos partidários e constatei que estive certo o tempo todo em que alertei ao prefeito Vilibaldo Erich Schmid-PMDB sobre as trairagens dentro do partido. Ele que era o candidato natural foi enxotado e nem seus defensores na Câmara de Vereadores saíram em sua defesa. Foi traído até pelo próprio vice. Mas por que ele foi traído? Porque tentou acabar com as panelinhas do seu antecessor. E a coisa vai além: o atual prefeito, também levou muita gente boa para a administração e que agora estão na mira de quem foi o adversário interno, inclusive com promessas de demissões sumárias. - Avisei, não foi Tio Vili?


Geral

6

Eleições

Quinta-feira, 02 de agosto de 2012

2012

Carro de som não será utilizado em Campos Novos e Zortéa A decisão aconteceu após a primeira reunião entre Ministério Público e Candidatos da Sétima Zona Eleitoral O Promotor da Sétima Zona da Comarca de Campos Novos, Doutor Jean Pierre Campos, realizou na manhã de quinta-feira (26), no auditório da Fundação Cultural Camponovense, uma reunião informativa sobre a propaganda eleitoral dos candidatos que disputam cargos eletivos nas quatro cidades que abrangem a Sétima Zona Eleitoral (Campos Novos, Brunopólis, Vargem e Zortéa). Dos assuntos discutidos na reunião está a utilização dos carros de som nesses municípios, que na opinião do

Promotor, a Resolução é complexa, pois autoriza, mas praticamente desautoriza conforme as palavras do próprio Promotor. “Não tem como saber o que é e o que não é prédio público”, disse o representante do Ministério Público se referindo ao artigo 9º da Resolução do TSE número 23.370/2011, em questão (Acompanhe abaixo, o que diz esse artigo que fala sobre o uso de carros de som, alto-falantes e amplificadores de som). A Proposta sugerida pelo Promotor Eleitoral, Jean Pierre Campos, a não utilização de carros de som foi O Celeiro

acatada pelos candidatos de Campos Novos e Zortéa. A restrição será confirmada por meio de termo de compromisso, que será assinado nestes dias, por representantes de coligações de Campos Novos e Zortéa. Como não houve consenso dos candidatos dos outros dois municípios da Sétima Zona Eleitoral, Brunopólis e Vargem irão utilizar o carro de som. Durante a reunião o Promotor alertou que o foco da proposta era não atrapalhar o trabalho de órgãos públicos, nem gerar desconforto na população local com o excesso de barulho gerado pelos carros de som. Dr. Jean ressaltou ainda que a utilização desse meio de comunicação em municípios de pequeno porte é inviável e que a fiscalização seria severa, caso os candidatos desrespeitassem o limite de até 200 metros de escolas, igrejas e outros órgãos públicos, conforme a definição que consta na Lei Eleitoral. “Aos municípios que optaram pela utilização dos carros de som, que é de direito dos candidatos, faremos uma fiscalização rigorosa”, alerta.

Aos municípios que optaram pela utilização dos carros de som, que é de direito dos candidatos, faremos uma fiscalização rigorosa”

O que é permitido Carros de som, alto-falantes e amplificadores de som são permitidos até as 22hs00 da véspera da eleição: É assegurado aos partidos políticos o direito de instalar e fazer funcionar, das 8hs00 às 22hs00, alto-falantes, assim como em veículos seus ou sua à sua disposição. Devem observar os limites do volume sonoro previstos na legislação comum.

Proibições Uso em distância inferior a 200 metros: Das sedes dos Poderes Executivo e Legislativo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; das sedes dos órgãos judiciais; dos quartéis e outros estabelecimentos militares; dos hospitais e casas de saúde; e das escolas, bibliotecas públicas, igrejas e teatros, quando em funcionamento. A inobservância da regra acima sujeita o infrator a responder, conforme o caso, pelo emprego de processo de propaganda vedada e pelo abuso de poder (Lei número 504/1997, art. 39, § 3º, Código Eleitoral, arts. 222 e 237, e Lei Complementar número 64/1990, art. 22).


Geral

Quinta-feira, 02 de agosto de 2012

7

Crianças e adolescentes nas Campanhas Eleitorais Outro ponto enfatizado neste encontro entre Promotoria e candidatos e a mais importante, no ponto de vista do Promotor, está relacionado a prestação de serviços por crianças e adolescentes nas Campanhas Eleitorais. “Em hipótese alguma

Em hipótese alguma uma criança pode ficar chacoalhando bandeiras mesmo que seja de parentes, ou distribuindo santinhos nas sinaleiras”

uma criança pode ficar chacoalhando bandeiras mesmo que seja de parentes, ou distribuindo santinhos nas sinaleiras”, esclareceu Dr. Jean Pierre, completando que essa é a infração “mais grave o resto são irregularidades”. A lei eleitoral é omissa quanto a presença de crianças e adolescentes em trabalhos eleitorais, mas esta proibição está baseada em leis específicas, como o Estatuto da Criança e Adolescente. A ocorrência de irregularidades, como fixação de placas próximo a seções eleitorais, jogar santinhos nas ruas em dia de eleição e propaganda ofensiva á candidatos, também foram abordadas pelo Promotor. Essas práticas serão fiscalizadas e a punição será severa, de acordo com o representante do MP, alertando que a Justiça conta com o apoio das Polícias Civil e Militar, especialmente nos últimos dias da Campanha. Carreatas e passeatas serão permitidas, desde que sua ocorrência seja comunicada às autoridades de

Mais de 138 milhões de eleitores no Brasil As eleições municipais de 2012 contam com 138.544.348 aptos a votar em outubro. Esse número é o resultado final do cadastro eleitoral fechado para as eleições, após o prazo de alistamento eleitoral, que terminou em 9 de maio. No pleito municipal de 2008, 130.604.430 de eleitores estavam aptos a votar. Desse total, segundo o TSE 4.739.345 eleitores são de Santa Catarina. O eleitorado brasileiro chega a 140.646.446, contando com os 1.847.896 eleitores do Distrito Federal, com os 252.343 brasileiros cadastrados no exterior e com os 1.859 eleitores de Fernando de Noronha (PE). Todos esses não votam em eleições municipais. Entre os mais 140 milhões de eleitores, as mulheres continuam a ser maioria.

trânsito, 24 horas antecedentes. Da mesma forma os comícios devem ser informados, através de comunicados. “Encaminhem expediente ao Delegado de Comarca da Polícia Civil e ao Comandante da Polícia Militar, assim não terão problemas”. Outra preocupação do Promotor é a propaganda ofensiva. Segundo ele isso pode gerar Para as eleições deste ano, o Promotor espera bom senso e responsabilidade por parte dos candidatos, pediu que eles tenham atitudes conforme estabelece a lei eleitoral, observando a responsabilidade dos candidatos e eleitores em promover eleições limpas. Os 156 processos de registro de candidaturas na Sétima Zona Eleitoral que chegaram ao Ministério Público até a última semana, já estão com o Juiz Eleitoral, Dr. Maycon Rangel Favareto. Todos os pedidos de registro de candidatos devem estar julgados, com as respectivas decisões publicadas pelo juízo eleitoral até o próximo domingo, dia 05 de Agosto.

Prazo para enviar 1ª prestação parcial de contas encerra hoje O período para candidatos e partidos entregarem a 1ª prestação parcial de contas das Eleições 2012 começou sábado (28) e encerra hoje, dia 02, conforme prevê o artigo 60 da Resolução TSE nº 23.376/2012. A documentação deverá ser encaminhada pela internet, por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE-Cadastro), que gerará o recibo de entrega para impressão. Esse procedimento também precisará ser adotado para o envio da 2ª prestação parcial, entre 28 de agosto e 2 de

setembro. Já o prazo para entregar a prestação final irá até 6 de novembro nos municípios que só tiverem 1º turno e até 27 de novembro naqueles onde houver 2º turno. Em ambos os casos, a apresentação das contas deverá ocorrer pessoalmente nas respectivas zonas eleitorais. Por sua vez, os comitês financeiros terão de fazer suas prestações em conjunto com as dos diretórios municipais dos partidos que os constituíram.


8

Quinta-feira, 02 de agosto de 2012

Coluna de Moda Os homens, devido ao seu organismo, tendem a sentir menos frio que as mulheres. Ou seria só “fingimento” para posarem de durões para nós?! Hehe Brincadeira à parte, sabemos que quando o frio resolve dar às caras na nossa região, não há quem não tenha vontade de se agasalhar todo. Então vamos às sugestões para os homens se vestirem quentinhos e elegantes.

Blazer + Blusa de lã Às vezes essas duas peças são suficientes para aquecer.

Acessórios: Um lenço

de seda, chapéu e luvas de couro, cobrem as extremidades do corpo.

Blazer + Sobretudo Um sobretudo é a peça ideal para dias de extremo frio. Use-o sobre o blazer, caso irá frequentar ambientes climatizados, e que poderá retirar o casaco. DICA: Nesse caso, use o sobretudo em tom/cor parecido com o do blazer.

Sobretudo, como usar Comece comprando peças mais clássicas para começar, como preto, azul marinho e cinza. Deste modo, ele servirá sobre muitas peças do guarda-roupa. • Vai com calça social e jeans. • Não há necessidade de combinar as cores da calça ou blusa. • Ombros largos: sobretudo de cores escuras • Ombros pequenos: sobretudo de cores mais claras.

Baixinhos: opte por sobretudo, calça e sapato de mesmo tom para alongar a silhueta. Vale investir em uma manta/lenço de outra cor.

A semana será mais proveitosa se conseguir organizar as suas atividades. Bom período para concluir tarefas profissionais, mas procure não ficar em evidência e nem chamar a atenção dos demais. Há um clima de fofoca no ar.

Há chance de subir na carreira por causa das boas ideias que apresenta. Cuidado com falsos amigos e pessoas oportunistas, intrigas não estão descartadas. Mantenha suas contas em dia e procure economizar mais.

Boa semana para se inteirar das coisas e aperfeiçoar seus conhecimentos no trabalho se não quiser ficar para trás. Encontre um diferencial para se sobressair aos demais. O momento é de boas relações com o chefe. Cuidado com inveja.

Terá que cuidar do seu dinheiro com mais atenção se quiser atingir objetivos maiores. O trabalho pode exigir mais agilidade em suas ações, conte com a ajuda dos colegas para obter bons resultados na evolução de suas atividades.

É hora de criar novas oportunidades para a sua vida profissional e para isso você precisará buscar novos aprendizados. Evite emprestar dinheiro. Um clima tenso ronda o astral e há possibilidade de mal-entendidos.

Terá que ser flexível no ambiente de trabalho, saber ceder ao desejo ou ideias dos outros será muito favorável para crescer no conceito dos superiores. Procure fazer uma coisa de cada vez para não se perder em seus compromissos.

Poderá se juntar a pessoas que pensam da mesma maneira no trabalho. As atividades em equipe estão favorecidas. Procure mudar a sua rotina diária, encontre mais tempo para se cuidar e também para fazer programas com amigos.

No trabalho, busque parceiras e alianças e conseguirá conquistar seus objetivos com mais rapidez. Atividades ligadas ao lazer, recreação e universo infantil estão favorecidas. Dedique-se a algum hobby que traga prazer para sua vida.

Muito cuidado com suas palavras. Conflitos não estão descartados e pode magoar alguém. No trabalho, alie-se a pessoas influentes e expanda seus horizontes profissionais, mas não se intimide com pressões ou cobranças.

Boa semana para avaliar melhor o que ganha e gasta e dar início a uma poupança. No trabalho, mantenha o foco em suas atividades e fique longe de conversas que não levam a nada. Podem surgir conflitos em casa.

30/07/2012 a 05/08/2012É hora de ir em buscar de suas realizações e de seus próprios interesses no trabalho. Não tenha medo de dizer o que pensa, mas cuidado com suas palavras. Organize melhor suas finanças ou pode ficar no vermelho.

Tente finalizar suas tarefas antes de começar outras, isso vale também para o setor profissional. Se deseja conquistar algo melhor no trabalho, não fique sonhando, encare a realidade e faça planos para conseguir o que quer.


Quinta-feira, 02 de agosto de 2012

A foto é de 1944. Carro do Coronel Gasparino Zorzi. O motorista é senhor Antonio Ribeiro de Lima com seu filho Wilson (na época com 3 anos), era chamado por seu pai de “meu pardalzinho” e hoje é conhecido por Chupim.

Pão de Mel 2 xícaras (chá) de leite 3/4 de xícara (chá) de mel 2 xícaras (chá) de açúcar mascavo 2 colheres (sopa) de margarina 2 ovos 2 colheres (chá) de canela em pó 1 colher (chá) de cravo moído 1 colher (chá) de gengibre em pó 3 xícaras (chá) de farinha de trigo 2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos o bicarbonato. Unte e enfarinhe 30 forminhas de pão de mel n°2. Em seguida, junte o bicarbonato na massa e ligue o liquidificador só para misturar. Despeje a massa nas forminhas e leve ao forno pré-aquecido, por 25 minutos na temperatura de 180ºC. Recheie com doce de leite e banhe cada um com cobertura de chocolate 50% ao leite e 50% meio amargo.

9


Empreendedorismo

10

Quinta-feira, 02 de agosto de 2012

SS Distribuidora de Gás e Água Mineral cresce 300% em dois anos de atividade Sucesso da SS Gás e Água mostra que ser modelo de negócio é questão de dedicação e paixão A vontade de empreender, de ter um negócio próprio, sempre nasce de alguns motivos percebidos por quem quer contribuir com seus serviços para o desenvolvimento local. No caso da SS Distribuidora de Gás e Água Mineral, o desejo por independência falou mais alto. O principal motivador nesse caso é não precisar trabalhar para ninguém, tendo a responsabilidade de conduzir a

empresa, de tal forma que funcione e alcance o sucesso. Comprometidos e obstinados, os sócios Paulo Sérgio da Silva e Célio Tibes Scheleder fundam a SS em 14 de Junho de 2010, com apenas uma certeza: de que a vitória dependeria única e exclusivamente deles. Contando com ferramentas como trabalho e dedicação, os dois deixam a segurança de seus empregos O Celeiro

para se dedicarem a atividade empreendedora. Paulo já tinha experiência como funcionário de uma distribuidora de gás e Célio, tinha um emprego estável, com horário fixo e ganhos garantidos. Os dois resolvem investir tudo o que tinham na possibilidade de crescer, assumindo a direção de uma revenda de gás que já existia em Campos Novos, em parceria comercial com a companhia Nacional Gás. Apesar da concorrência no setor, os dois ativaram o ‘disk’ gás, com a certeza de uma boa oportunidade, já que gás de cozinha não escolhe hora para acabar. É nessas horas que um disk gás é lembrado pelo consumidor e com a vantagem de não precisar sair de casa para comprar o produto. E é mais lembrado ainda, quando este serviço é prestado com o prazer em atender bem o cliente, com eficiência e agilidade na entrega. Esses foram os diferenciais que fizeram o empreendimento crescer, com foco no que é essencial para o sucesso de qualquer empresa: o consumidor. A venda e entrega de água mineral também deu força a empresa, in-

crementando os serviços oferecidos com mais este produto. De início, ações de marketing foram desenvolvidas através da distribuição de materiais de propaganda, tais como imãs de geladeiras, com o telefone da empresa e panfletos para clientes em potencial. Como Paulo era conhecido na atividade, recebeu todo o apoio dos camponovenses, quando era recebido nas residências, se apresentando como proprietário do disk gás. Paulo destaca que ter um negócio próprio é muito prazeroso, porque o crescimento depende apenas dele. “É preciso arregaçar as mangas e atender bem o cliente”. Ele, o sócio Célio, juntamente com Jairo de Souza, que também é dono de uma prestadora de serviços de tele-entrega viabilizaram uma infraestrutura de distribuição, que, segundo eles, permite a entrega do gás em até 10 minutos. Para alcançar o quesito agilidade, a empresa possui um Call Center, onde organiza todas as entregas, a partir de dados dos Divulgação Fotos: O Celeiro


Quinta-feira, 02 de agosto de 2012

clientes. Eles ainda dividiram a cidade estrategicamente em três grandes regiões, onde cada um dos três fica responsável por atender uma região específica. “O cliente dá muita importância ao tempo. Por isso, temos que estar preparados para atendê-lo rapidamente”, explica Célio. As entregas funcionam em regime de plantão, ou seja, 24 horas. Ao longo de apenas dois anos, a empresa teve um crescimento significativo, em torno de 300%, em relação ao número de clientes. De 300 consumidores atendidos no primeiro mês de funcionamento da empresa, atualmente sua carteira de clientes soma 1200, com perspectiva de dobrar esse número nos próximos meses. Tudo porque os esforços da empresa no momento se concentram no aumento do depósito, com obras já iniciadas, o que aumentará a capacidade de armazenamento e consequentemente, reduzirá o preço do botijão de gás para o consumidor. A SS Gás e Água Mineral ainda possui uma filial em Ibiam. Quer ser mais um cliente da SS Gás e Água Mineral? Você será bem vindo! A empresa fica na Rua João Altair Granzoto, 285, no Bairro Santo Antônio e ao seu lado, quando você mais precisar. Telefone: 8855-0000.

Empreendedorismo

11

Satisfação do Cliente A excelência da SS Gás e Água pode ser medida levando em conta os investimentos para a satisfação completa do consumidor final. Agora a SS conta com a comodidade da máquina de cartão de crédito, que é levada até a casa do cliente que opta por este tipo de pagamento. As principais bandeiras de cartões de crédito que circulam no país são aceitas pelo sistema. O Celeiro


Publicidade

12

INFORMATIVO SÃO ROQUE ENERGÉTICA S/A

REVISÃO DO CADASTRO SOCIOECONÔMICO DA UHE SÃO ROQUE É PROTOCOLADO NA FATMA A São Roque Energética informa que foi finalizado o recadastramento socioeconômico na área potencialmente atingida pela Usina Hidrelétrica São Roque, que é composta por cinco municípios situados na região do Planalto Catarinense: Brunópolis, Curitibanos, Frei Rogério, São José do Cerrito e Vargem. O Cadastro Socioeconômico realizado no período de 26 de março a 1º de junho de 2012, em cumprimento ao Decreto 7.342/2010, de 26 de outubro de 2010, identificou 458 propriedades rurais (parcial ou totalmente atingidas), com 730 cadastros efetuados.

O documento “Revisão do Cadastro Socioeconômico - Julho de 2012” foi protocolado no dia 25 de julho na Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA) - órgão responsável pelo licenciamento ambiental do empreendimento - e estará disponível nas prefeituras dos municípios afetados pelo empreendimento a partir da próxima semana. A lista com a relação dos proprietários e famílias cadastradas também estará disponível para consulta através do link www.etseng.com.br.

Imagem do rio Canoas, onde será instalada a Usina Hidrelétrica São Roque

Rua TenenTe SilveiRa, 94 / 9º andaR • CenTRo • 88010-300 • FloRianópoliS • SC • (48) 3031.2500

Quinta-feira, 02 de agosto de 2012


Social

Quinta-feira, 02 de agosto de 2012

13

ia e h c a s a C e o s s e c u S

Fotos: Jornal O Celeiro

Sucesso, Casa cheia e gente animada. Assim pode ser descrito o evento do Kabuki da última semana. O som do Pop Rock e do Sertanejo Universitário, ouvido na voz de Clayson, vocalista da Banda Seven, foi conferido pela galera que prestigiou o Kabuki Bar na sexta-feira (27).

II BAILE À MODA ANTIGA Início às 21h 11 de agosto de 2012 Centro de Eventos Galpão Crioulo

Animação Musical: Grupo Entreveiro Tudo à luz de velas! Danças Tradicionais Antigas com o CTG Porteira Camponovense e Conjunto Folclórico os Riograndenses de Espumoso RS. Buffet livre com Bolo Frito de Pão, Bolo frito de Fubá, Bolo Assado de Banana, Salgadinhos, Brodo e Café de Chaleira.

Mesas pelo fone: (49) 8810 - 2025 com Giovani Primieri Apoio:


14

Geral

Quinta-feira, 02 de agosto de 2012

TCE promove ciclo de palestras em Campos Novos

Tribunal de Contas do estado de Santa Catarina orienta agentes públicos e representantes da sociedade civil Com objetivo de abordar as peculiaridades do último ano de mandato, com a finalidade de esclarecer pontos polêmicos das legislações e indicar os melhores caminhos de gerenciamento das contas públicas, que o Tribunal de Contas (TCE) de Santa Catarina, está realizando ciclos de palestras em Santa Catarina. O XIV Ciclo oferece quatro oficinas técnicas com os seguintes temas centrais: contabilidade e controle interno; licitações, contratos, obras e serviços; atos de pessoal; e questões relacionadas aos direitos da criança e do adolescente e aos repasses a entidades privadas sem fins lucrativos e suas prestações de contas. O formato facilita o aprofundamento das abordagens, conforme o interesse de cada segmento do público e favorece o diálogo entre quem fiscaliza e quem deve aplicar corretamente o dinheiro público. A programação está sendo desenvolvida em 13 municípios catarinenses e a meta é disseminar a cultura da correta aplicação dos recursos, da responsabilidade fiscal e da participação da sociedade no controle dos gastos públicos. Em Campos Novos o encontro foi na última quinta-feira (26) na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) Unidade de Campos Novos e reuniu mais de 220 profissionais de órgãos públicos, entre eles, conselheiros municipais de direitos da criança e do adolescente, agentes públicos, além de representantes de entidades civis sem fins lucrativos, dos municípios da Amplasc (Associação do Planalto Sul Catarinense e da Associação do Meio Oeste Catarinense (Ammoc). Para o Presidente do TCE/SC, Conselheiro Cesar Filomeno Fontes, presente na 9ª etapa em Campos Novos, as organizações não governamentais tiveram oportunidade para elucidar dúvidas sobre a organização das suas prestações de contas. Na opinião de Fontes, a prática pode refletir na melhora do desempenho, no reconhecimento da opinião pública e na maior capacidade de mobilizar recursos, permitindo que essas entidades cumpram plenamente seu papel essencial nesse espaço de colaboração com o Estado. O Conselheiro passou nas salas

Fotos: O Celeiro

A 9ª etapa do Ciclo foi em Campos Novos e reuniu mais de 220 profissionais da Amplasc e Ammoc. para dar boas vindas aos participantes e reforçar a importância da participação de todos para o resultado positivo da ação de capacitação e aperfeiçoamento da gestão dos recursos públicos no Estado. Ele explica quais os temas estudados no Ciclo. “A ideia é que o Tribunal de Contas sai de Florianópolis e vá de encontro dos Prefeitos, Vereadores, especialmente, os Servidores desses órgãos públicos, com finalidade pedagógica”. Fontes observa que os palestrantes do TCE orientam os profissionais para que não haja erros nas administrações públicas, o chamado trabalho preventivo. O presidente da Amplasc e Prefeito de Campos Novos, Vilibaldo Erich Schimid, ressalta a importância do evento de capacitação, porque vai contribuir para uma maior transparência da aplicação dos impostos pagos pelo cidadão. “Nós sabemos que a responsabilidade do Prefeito

O Presidente do TCE de SC (C) com o Presidente e a Secretária da Amplasc.

é muito grande, mas por consequência o Servidor capacitado haverão de dar um contexto de eficiência para a Administração”. O Presidente da Amplasc confessa que acontece erros, no entanto, acredita que não são voluntários. “Muitos erros que acontecem são

por falta de conhecimentos e não por negligência ou erro voluntário”. As próximas etapas do Ciclo de Estudos serão realizadas em Jaraguá do Sul, Rio do Sul, Blumenau e Itajaí. Até o momento são mais de dois mil participantes.

Tribunal de Contas Todo o dinheiro púbico federal, estadual ou municipal é fiscalizado pelo Tribunal de Contas, seja da União, do estado ou do município. “Não interessa de onde vem, se o dinheiro sai dos cofres públicos, precisa ser prestadas contas, isso tudo dentro de um regulamento”. Observa o Presidente do TCE/SC. Segundo ele a fiscalização é burocrática, mas se faz necessário para não se perder o controle.

César Filomeno Fontes ressalta a função que o papel do Tribunal de Contas é estar ao lado do cidadão, fiscalizando qualquer órgão que receba recursos públicos. “O Tribunal de Contas é uma instituição criada pela Constituição justamente para fiscalizar o dinheiro público. Somos representantes da sociedade, do cidadão”. O Tribunal de Contas do Estado é fiscalizado pela Assembleia Legislativa.


Quinta-feira, 02 de agosto de 2012

Geral

15

Acaert e Sert promovem encontro Regional O evento foi em Campos Novos e reuniu radiodifusores afiliados do Meio-Oeste Foi na última sexta-feira (27) que gestores, radiodifusores e profissionais da comunicação de 26 emissoras de rádio da região se reuniram em Campos Novos para discutir assuntos inerentes da classe de profissionais. Foram duas reuniões, sendo que a primeira foi no período da tarde no Auditório Gilda Bebber e a segunda realizada à noite no Restaurante Hikari, ambas no Hotel Bebber. No encontro realizado à noite, estiveram presidindo a reunião, o Presidente do Sindicato das Empresas de Radiodifusão e Televisão do Estado de Santa Catarina, Rubens Olbrisch e o Vice-Presidente da Regional Cinco da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão, que corresponde a 35 municípios do Meio Oeste, Nereu Lopes de Lima. Esses encontros itinerantes tem objetivo de fortalecer o associativismo entre as emissoras da região, focando em assuntos importantes, como temas Administrativos, Trabalhistas e Técnicos para melhorar a gestão das emissoras, além de outros assuntos, como a Convenção Coletiva de Trabalho deste ano, orientações sobre propaganda eleitoral nas eleições 2012 e atendimento as emissoras. O Presidente do Sert falou do projeto encaminhado pelo Sindicato pela atualização da Lei do Radialista de 1978. Para ele as alterações na Lei que regula a profissão dos radialistas é necessária, porque foi criada há 33

O Celeiro

Mais de 20 emissoras da região são afiliadas da Acaert e Sert na região. anos e muitas mudanças são percebidas neste intervalo de tempo, como a introdução de computadores nas emissoras, trazendo mudanças às atividades laborais desses profissionais. Uma das principais alterações sugeridas está relacionada ao aumento da carga horária dos locutores de rádio. A Acaert trouxe informações de seu trabalho em Brasília, quando participou do Congresso Brasileiro de Radiodifusão promovido pela Abert neste mês, entidade de rádio e televisão que representa mais de 3 mil emissoras comerciais no país. Uma das lutas da Acaert é pela flexibilização do horário de transmissão

do Programa a Voz do Brasil em que as emissoras passariam a transmitir o programa no período entre as 19 e 22 horas e não obrigatoriamente, das 19 às 20 horas, como é atualmente. O principal motivo alegado é a queda acentuada da audiência neste horário. O Vice-presidente da regional Meio Oeste da Acaert, Nereu Lopes de Lima explicou que o projeto pela flexibilização seria votado pela Câmara dos Deputados durante o Congresso da Abert, mas foi adiado, deixando os radiodifusores sem uma definição. A Acaert está acionando o Ministério Público contra Rádios Comuni-

O Melhor preço está aqui! Venha Conferir! Fone: 3541.2929 Coronel Farrapo - Campos Novos

tárias que atuam de forma irregular. As irregularidades denunciadas são a comercialização de espaços publicitários na programação, cobertura maior que um quilômetro a partir da antena de transmissão e captação de apoio cultural fora do raio de abrangência. Segundo Nereu a Acaert está organizada para receber denúncias de rádios comunitárias operando dessa forma. A cada dois meses, a Acaert envia um profissional até Brasília para negociar junto ao Ministério das Comunicações e Anatel, sobre as ações de renovação de concessão, operações contratuais, pedido de aumento de potência, entre outros.


Geral

16

Caixa reduz juros e amplia prazo do crédito A alteração é direcionada para a linha de crédito do Construcard Linha de financiamento de materiais de construção oferecida pelo banco está mais barato. A informação é da própria Caixa econômica Federal. Serão R$ 5 bilhões destinados para o Construcard até o final do ano. Com a nova redução, a taxa mínima de juros do Construcard passa de 1,96% ao mês para 1,40% ao mês e a máxima, de 2,35% ao mês para 1,85% ao mês, dependendo do prazo de pagamento escolhido pelo cliente. Antes esse prazo era limitado em 60 meses, sendo que após o anuncio

de ontem, foi estendido para até 96 meses, podendo o cliente optar por ter seis meses de carência para execução da obra. O financiamento é direcionado para construção ou reforma. O Construcard é encaminhado pelo cliente, direto nas lojas de materiais de construção conveniadas a Caixa. Além da compra de material de construção em geral, o Construcard também se destina à aquisição de móveis embutidos e sistemas de aquecimento solar.

Curso de cupcakes Enercan promove evento aos colaboradores Na próxima semana, dia 10, a Enercan – Campos Novos Energia promove às famílias dos colaboradores da Usina Hidrelétrica Campos Novos o curso de confeitaria de cupcakes doces e salgados, ministrado pela profissional Isamara Amâncio. Isamara já teve passagens pela televisão em canais como Globo, Bandeirantes, Record e Rede TV, participando de programas como o da Ana Maria

Braga para ensinar algumas de suas receitas. O curso que acontecerá em Campos Novos servirá às famílias dos colaboradores da UHE Campos Novos como forma de obter uma fonte a mais de renda, podendo confeitar os cupcakes para venda na região. Foram preenchidas as 30 vagas para o curso que terá a duração de 8 horas e será realizado no Centro de Convivência Padre Quintilho.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO EMPRESA DE PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA CAMPOS NOVOS EMPREENDIMENTOS S.A O Presidente da Empresa de participação Comunitária Campos Novos Empreendimentos S.A, inscrita no CNPJ nº 01.548.517/0001-82, Sady Jacomel, no uso das atribuições que lhe confere, convoca os senhores Associados para a Assembleia Extraordinária a realizar-se nas dependências do Auditório João Carlos Bebber (CDL/Acircan) no dia 08 de agosto de 2012 com primeira chamada, às 20hs00, segunda chamada às 20hs30 para deliberarem sobre a seguinte ordem:Venda do Fricem. Campos Novos, 05 de Junho de 2012. Sady Jacomel Presidente

Quinta-feira, 02 de agosto de 2012

EDITAL DE LEILÃO/PRAÇA E INTIMAÇÃO 1º Leilão/Praça: 16 de Agosto de 2012, às 15:30 hs 2º Leilão/Praça: 30 de Agosto de 2012, às 15:30 hs LOCAL: Átrio do Forum da Comarca de Campos Novos/SC DANIELA FELZKE, Leiloeira Pública Oficial, Mat. AARC/161, devidamente autorizada pelo Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da Segunda Vara Cível da Comarca de Campos Novos, VENDERÁ em Hasta Pública, no dia, hora e local acima mencionados, os bens abaixo descritos: 1 – Um veículo Santana/VW CG, placa ADN 2397, ano/modelo 1986, cor verde metálico. R$ 5.000,00. Proc. 014.11.003196-6. Estado de Santa Catarina X Irineu Feliche Longhi. Depositário: Irineu Feliche Longhi. 2 – 68 m² (sessenta e oito metros quadrados) de vidro temperado, 8mm e 10mm. R$ 9.180,00. Proc. 014.10.002789-3. Estado de Santa Catarina X Indústria e Comércio de Massas para Vidros São Pedro Ltda. Depositário: Jonelson Petry. 3 – Um veículo Ford/Escort L “SE”, placas ACQ 3605, ano 1989, em péssimo estado de conservação. R$ 1.200,00. Proc. 014.11.003891-0. Estado de Santa Catarina X José Ailton Lima. Depositário: José Ailton Lima. 4 – Um amplificador para som automotivo digital, marca Som Digital, modelo SD 2500. R$ 1.300,00. Proc. 014.11.004670-0. Estado de Santa Catarina X Jeferson João de Almeida-ME. Depositário: Jeferson João de Almeida. 5 – 50 sacos de feijão para consumo, Carioca, safra 2010/2011, depositados em nome de Ivan Antonio Fiorin, junto à Agropecuária Campos. R$ 5.000,00. Proc. 014.11.000196-0. Estado de Santa Catarina X Ivanor Marcelo Fiorin. Depositário: Ivanor Fiorin. 6 – A) Um aparelho de fax, marca Sharp, Mod.X 4270, em bom estado de cosnervação. R$ 400,00. B) Um Kit portão eletrônico, marca PPA. R$ 700,00. Proc. 014.06.000543-6. Fazenda Pública do Município de Campos Novos X Com. De Eletro-Eletrônicos Vepaulo Ltda. Depositário: Paulo Vezaro. 7 – Um terreno urbano com área de 200,00 m², em Campos Novos, confrontando: ao Norte numa extensão de 10,00m com a Rua Humberto Calgaro, ao Sul em 10,00m com Idalvina Cesa Rambo, ao Leste em 20,00m com Estrada Velha saída para Joaçaba e a Oeste em 20,00 com Luiz Fernando Rambo, matrícula 16.144 do Cartório de Registro de Imóveis de Campos Novos-SC. R$ 30.000,00. Credor Hipotecário: Banco do Brasil S/A.Proc. 014.10.004159-4. Estado de Santa Catarina X Luiz Fernando Rambo. Depositário: Luiz Fernando Rambo. 10 – A) Um terreno urbano com a área de 450m², sem benfeitorias, situado no Loteamento Casagrande Ltda, nesta cidade, sendo o lote nº04, da quadra nº0I, com as seguintes confrontações, ao Norte com a Rua Beatriz Antunes, em 15,00m, ao Sul com o lote nº05, de Empreiteira Casagrande Ltda, em 15,00m, ao Leste com o lote nº03 de Empreiteira Casagrande Ltda, em 30,00m e ao Oeste com a Rua projetada, em 30,00m da esquina com a Rua projetada, lado ímpar. Mat. 10.435 do R.I Desta Comarca. Com edificação de uma casa de alvenaria com aproximadamente 120 m². R$ 190.000,00. B) O lote urbano nº03, da quadra nº01 do Loteamento Casagrande, com área de 450 m² situado do lado impar da Rua Beatris Antunes Stefanes, a 35,00m da esquina mais próxima que é a Rua projetada, nesta cidade, confrontando: ao Norte com o lote nº 01 e 02 de Ivo Fortunato Nada e 02 de Empreiteira de Mão de Obra Casagrande em 30,00m; ao Sul com o lote nº 04 de Genoir Elisio Bionchi em 30,00m e ao Leste com o lote nº 05 de Antonio Jairo Mecabô em 15,00m e ao Oeste com a Rua Beatriz Antunes Stefanes em 15,00m. Mat. 14.630 do R.I. Desta Comarca, com uma edificação em alvenaria com aproximadamente 108 m². R$ 120.000,00. Total das avaliações: R$ 310.000,00 . Proc. 014.99.002252-1; 014.99.002253-0 e 014.99.002254-8. União X Odair Machado de Quadros e outros. Depositário: Irineu Antonio Albara. 11 – Fração ideal de um terreno urbano com área de 77,6m², dentro de uma área maior de 380 m², situado do lado par da Rua Borges de Medeiros, esquina com a Rua Benjamim Constant, nesta cidade, de propriedade do executado Vanderley José Capelari, matrícula nº 7.236, do Cartório de Registro de Imóveis de Campos Novos. Valor total do imóvel R$ 80.000,00, valor referente a fração R$ 16.000,00. Proc. 014.08.003746-5. Estado de Santa Catarina X Vanderley José Capelari. Depositário: Vanderley José Capelari. 12 – Fração ideal de um terreno urbano com área de 77,6m², dentro de uma área maior de 380 m², situado do lado par da Rua Borges de Medeiros, esquina com a Rua Benjamim Constant, nesta cidade, de propriedade do executado Vanderley José Capelari, matrícula nº 7.236, do Cartório de Registro de Imóveis de Campos Novos. R$ 20.000,00. Proc. 014.03.002259-6 e 014.03.002260-0. Instituto Nacional do Seguro Social – INSS X Trator Locomóvel Ltda e outros. Depositário: Vanderlei José Capelari. 13 – Fração ideal do imóvel, em comum com área de 593,77m², somente a área de 293,776m², sem benfeitorias, situado do lado ímpar da Rua Francisco Danilo Valente, à 54,58 metros da esquina mais próxima que é a Rua Benjamim Constant, nesta cidade, confronta: ao Norte com a Rua Francisco Danilo Valente, ao Sul com Paulo Roberto Barbosa e Luiz Carlos Borges Vieira, a Leste com Rosemery Vieira e ao Oeste com Nelson Luiz de Souza. Matrícula no Registro de Imóveis desta Comarca nº 23.578. R$ 10.000,00. Proc. 014.10.004153-5. Estado de Santa Catarina X Nelson Luiz de Souza. Depositário: Nelson Luiz de Souza. 14 – Uma televisão Semp Toshiba, 29 polegadas”. R$ 300,00. Proc. 014.11.001549-9. Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA X Jossuí Helena Nogueira. Depositária: Jossuí Helena Nogueira. 16 – Um veículo VW/Fusca 1300, placas LXR 8798, chassi BJ844881, ano 1978, em péssimo estado de conservação. R$ 1.500,00. Proc. 014.05.000393-7. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais – IBAMA X José Celso da Silva. Depositário: José Celso da Silva. Em não havendo licitantes pelo valor de avaliação em primeiro leilão, os bens serão vendidos em segundo leilão a quem mais der, inadmitido preço vil. Os tributos que incidirem sobre os bens móveis e imóveis, bem como, multas sobre os automóveis e contas vinculadas a concessionárias telefônicas, serão por conta exclusiva do arrematante. A comissão da Leiloeira será de 5% sobre o valor da venda e é por conta do comprador, remitente ou adjudicante, conforme portaria desta Comarca. Ficam as partes e seus cônjuges, se casados forem, bem como, demais interessados intimados pelo presente edital, para todos os atos aqui mencionados, caso encontrem-se em lugar incerto e não sabido ou não venham a ser localizados pelo Sr. Oficial de Justiça, suprindo-se determinações contidas no § 5º do art. 687 do CPC. Informações com a leiloeira pelos fones: (47) 3332-5183 ou (47) 8402-6006. Home Page:http:www.felzke.lel.br Campos Novos/SC, 26 de Maio de 2012. Maycon Rangel Favareto Juiz de Direito

Daniela Felzke Leiloeira Oficial


Região

Quinta-feira, 02 de agosto de 2012

Nova opção de renda na agricultura de Ibiam Indústria da região proprõe parceria com agricultores para produção de pepino A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município de Ibiam está trabalhando para levar aos produtores rurais novas oportunidades de renda na agricultura familiar e fixar o homem no campo com possibilidades de aumento na renda e na qualidade de vida. Para isso, comunica aos interessados em efetuar plantio de novas culturas, para que comuniquem a Secretaria, pois, uma indústria do setor de alimentos da região do Meio Oeste de Santa Catarina está interessada em formalizar parcerias com os agricul-

tores de Ibiam, para o plantio de lavouras de pepinos. De acordo com a Secretária Municipal de Agricultura, Maria Ivete Gomes de Oliveira (Marica), a indústria fornece as mudas, insumos e assistência técnica, bem como adquirirá toda produção da propriedade com preço garantido no contrato da parceria. Os interessados podem entrar em contato através do fone (49) 3534-0239 ou pessoalmente na Secretaria Municipal de Agricultura.

17

Rodovia que liga Monte Carlo a Tangará ficará pronta até 2016 Empresa responsável apresentou o projeto em evento em Tangará Cerca de 70 pessoas acompanharam a consulta pública de apresentação do projeto de engenharia para a implantação e pavimentação da rodovia SC 453, entre Tangará e Monte Carlo, na noite da última quinta-feira (26) no Centro Multiuso, em Tangará. Durante o encontro, a empresa responsável pela elaboração do projeto, Iguatemi Construtora e Serviços de Engenharia Ltda, apresentou detalhadamente como ficarão os 33,5 quilômetros do trecho. O marco zero do projeto está situado em Monte Carlo e segue pelo em direção oeste até chegar a Tangará. O projeto está de acordo com

as normas do Deinfra e prevê a pavimentação, a construção de três pontes (Rio Caçador – 66m; Rio Leãozinho – 35m e Rio Bonito – 66m), 40 abrigos de ônibus, 13,9 km de faixa adicional (terceira pista). A maior parte da pavimentação vai ocorrer por cima da estrada já existente, contudo, serão melhorados os acessos e as curvas acentuadas serão corrigidas, diminuindo os chamados cotovelos. Depois de aprovado o projeto, será feita a licitação da obra – prevista para final de 2013. A expectativa é que a rodovia seja concluída no início de 2016. O custo total da obra está orçado em R$ 1,2 milhão.

Polyphonia Khronos faz apresentações na região Em Campos Novos a apresentação será neste domingo Com apoio da Enercan – Campos Novos Energia, a sociedade dos municípios de Campos Novos, Anita Garibaldi e Celso Ramos terão oportunidade de assistir a Polyphonia Khoros, que apresentará concertos de coros sacros acompanhados pelo Octeto de Cordas da Camerata Florianópolis e Cravo. A apresentação terá a regência da maestrina Mércia Mafra Ferreira e será dividida em duas partes: a primeira com o coro e os instrumentistas realizando o Gloria, de Antonio Vivaldi e a segunda com uma seleção de música coral e instrumental sacra de compositores austríacos entre os séculos 17 e 19. O primeiro concerto da

Polyphonia Khronos acontecerá em Campos Novos, no próximo domingo (05), às 18hs00, no Santuário Nossa Senhora Aparecida. No dia seguinte (06), às 19hs00, o show será em Celso Ramos, na Igreja Matriz São Paulo Apóstolo. Fechando as apresentações na região, Anita Garibaldi recebe o coral e o octeto de cordas no dia 07 de agosto, às 19hs30, na Igreja Matriz Santa Bárbara.

Polyphonia Khronos faz apresentações em agosto com entrada gratuita.

Divulgação


Geral

18

Quinta-feira, 02 de agosto de 2012

SC é o 1º Estado da Região Sul a ter o Cartão BNDES em todos os municípios A conquista foi comemorada em Campos Novos Santa Catarina é o primeiro Estado da região Sul a ter Cartões BNDES em todos os seus municípios. A marca foi atingida na quarta-feira (25), com a entrega do Cartão BNDES ao Auto Posto Brudiesel, da cidade de Brunópolis. O evento de comemoração foi na Associação do Banco do Brasil de Campos Novos e reuniu empresários da região, representantes da Agência do Banco do Brasil local e regional e representantes do BNDES. Para atingir a meta, o BNDES contou com a parceria do Sebrae de Santa Catarina e do Banco do Brasil, agente financeiro emissor do Cartão entregue. O Estado se junta agora a Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Distrito Federal, que também já tinham cobertura de 100%. Nos últimos 12 meses, foram realizadas em Santa Catarina mais de 45.400 operações com o Cartão BNDES, totalizando R$ 605,3 milhões em financiamentos aprovados. Esta soma corresponde a um crescimento de 46,3% no valor total transacionado, se comparado ao

mesmo período anterior. Desde seu lançamento, em 2003, já foram emitidos 33.158 Cartões para o Estado, somando cerca de R$ 1,8 bilhão em limite de crédito pré-aprovado. Do total de emissões, 48,2% foram para micro, pequenas ou médias empresas do setor de comércio. Os demais 51,8% ficaram com os setores de indústria (27%) e serviços (24,8%). Aproximadamente 88% das empresas detentoras do Cartão BNDES no estado são microempresas. Os fornecedores de Santa Catarina (3.738 credenciados até o momento) ocuparam a primeira colocação na preferência das empresas beneficiadas por essa linha de crédito. Do total das transações, 43% foram realizadas com fornecedores do próprio Estado, que venderam R$ 345 milhões no período (sendo 41% para compradores catarinenses). O Banco do Brasil, com 62,7%, foi o agente financeiro que mais emitiu Cartões BNDES no Estado até o momento. Outras cinco instituições bancárias também oferecem o cartão BNDES em Santa Catarina.

Vem aí 2º MEGA BINGÃO. Vai acontecer no dia 4 no Centro de Eventos Galpão Crioulo. Com a premiação de R$12.000 e mais prêmios na quina. Promoção Grêmio 25 de Agosto. A comunidade da Corredeira/Invernada dos Negros, convidam todos para um Jogo de Futebol que será realizado no dia 5. Haverá 4 prêmios para os melhores jogadores. Ás 12hs00 Churrasco, 15hs00 Matinê animado. O Centro de Convivência do Idoso Padre Quntilho Costini de Campos Novos, tem o prazer de convidar os Grupos da Terceira Idade para um grandioso Matine, dia 12 de agosto no Centro de Eventos Galpão Crioulo. Início às 14hs00, animado pelo Conjunto Didi e Companhia Vieira. Os ingressos são no valor de R$6,00. Fone/Fax (49) 3541-0341 / 3541-0479 - E-mail: germanofoppa1@hotmail.com

Compra-se

Aluga-se:

Vende-se máquinas de costura: uma caloneira, duas overlock, duas reta (Marca Síruba). Preço a combinar. Aceita propostas para adquirir as cinco máquinas. Interessados entrar em contato pelo telefone (47) 8834-7038 ou (47) 9250-9662. Ligar após às 17h.

Carro financiado. Interessados entrar em contato pelos telefones (49) 8887-5138 ou 84318020.

Aluga-se:

Apartamento em frente ao Restaurante Real. Três quartos e demais dependências. Interessados entrar em contato pelos telefones (49) 8852-8080 ou 3544-1053.

Disk Xucro

Corto grama; limpo grades; puxo terras; entre outros serviços gerais. Entre em contato pelo telefone 8838-9658.

Maria Prates Procura emprego. Cuida de idosos no período noturno. Contato (49) 9168-7886 ou 8885-5198.

Exclusivo para Micro, Pequenas e Médias Empresas, o Cartão BNDES é uma linha de crédito pré-aprovada, com limite de até R$ 1 milhão por banco emissor, prestações fixas, prazo de pagamento de 3 a 48 meses e taxa de juros atrativa. Por meio do Cartão, as empresas podem comprar bens e serviços

cadastrados no portal www.cartaobndes.gov.br, onde há cerca de 200 mil itens disponíveis para compra. Atualmente, os produtos mais comercializados são máquinas e equipamentos, computadores, softwares, móveis comerciais, veículos utilitários e motocicletas para serviços de entrega. O Celeiro

Evento reuniu empresários, representantes do Banco do Brasil e BNDES.


Quinta-feira, 02 de agosto de 2012

Agronegócio

19

AEASC deverá ser federalizada

Presidente da Associação de Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina iniciou uma série de reuniões nas regionais do estado para tornar o projeto realidade. Em Campos Novos o encontro foi na última semana e foi o segundo de 13 encontros Na tarde de sexta-feira (27), Raul Zucatto, Presidente da Associação Estadual dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (AEASC) esteve reunido com os Engenheiros Agrônomos representantes da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campos Novos. O encontro foi no Centro de Treinamentos (Cetrecampos) da Epagri, Regional de Campos Novos, e teve como tema central a discussão da possível federalização da AEASC. “Se transformarmos a Associação em Federação vamos crescer e aumentar o número de Associações regionais, além disso, poderíamos ter uma entidade estadual de segundo grau para se preocupar com as coisas maiores como, assessoramento das regionais e defender as questões de maior relevância dos Engenheiros Agrônomos e do desenvolvimento

Os Engenheiros Agrônomos são imprescindíveis e indispensáveis para o crescimento regional”

agropecuário do estado de Santa Catarina”, destacou Zucatto. Para se tornar realidade esse projeto, outras reuniões regionais estão acontecendo no estado. No total serão 13 encontros em diversas regiões do estado de Santa Catarina, todos semelhantes ao que ocorreu em Campos Novos. Para o Presidente da Associação, Engenheiro Agrônomo Marcelo Luiz Capelari, a federalização da Associação Catarinense aumenta a possibilidade de regionalizar a Associação de Campos Novos. “Após a federalização muda o estatuto e é provável que sejam trazidos mais profissionais da região da Amplasc para nossa Associação”, ressaltou Capelari. Para dar continuidade ao projeto, está marcado para os dias 04 e 05 de outubro, um seminário estadual com representantes das 11 associações de Santa Catarina. Pela localização geográfica, o evento será em Campos Novos. Para finalizar, no dia 11 de dezembro acontecerá Assembleia geral para formalizar a ideia. “Até lá vamos fazendo as reuniões com as Associações”, disse Zucatto. Outros assuntos de interesse dos profissionais da área foram discutidos, entre eles, uma maior atuação entre os representantes do estado com os asso-

Reunião em Campos Novos. ciados das regionais. O intuito é fortalecer a Classe e juntos terem mais oportunidade e aperfeiçoamento profissional. Sobre a atuação dos Engenheiros Agrônomos de Campos Novos, Zucatto, destaca o comprometimento dos profissionais para o desenvolvimento local. “Os Engenheiros Agrônomos são imprescindíveis e indispensáveis para o crescimento regional, além disso, entendemos que esses profissionais representam muito bem as cooperativas, Epagri, Cidasc e outras empresas do segmento. Por esse motivo sabemos da importância de melhores aperfeiçoamentos dos Engenheiros Agrônomos”. A Associação de Engenheiros Agrônomos de Campos Novos conta hoje, com 80 associados, isso representa cerca de 80% dos profissionais do mu-

nicípio. “Nossa Associação é uma das mais antigas do estado”, disse Capelari. Zucatto complementa dizendo que a assistência personalizada faz com que Campos Novos fique na vanguarda da produtividade alcançando níveis elevados, se considerado com outros municípios do país. As principais ações do AEASC, além do aperfeiçoamento profissional dos Engenheiros, estão ligadas a integração e fortalecimento das entidades regionais, defesa das grandes bandeiras do setor agropecuário. “Lutamos para que tenhamos, cada vez mais, força nas questões de desenvolvimento sustentável, melhorias com os cuidados com o meio ambiente e a produção de alimentos sadios. Esses são os principais fatores que nos preocupam nesse momento”, finalizou.


Geral

20

Quinta-feira, 02 de agosto de 2012

2ª Etapa Circuito Catarinense de MMA e Kinck Boxing será no próximo mês em Campos Novos Lançamento do evento estadual foi no último sábado O Celeiro

Atletas de Campos Novos irão participar do 2ª Etapa Circuito Catarinense de MMA e Kinck Boxing. Com objetivo de mostrar o material de marketing, aos patrocinadores e apoiadores da 2ª Etapa Circuito Catarinense de MMA e Kinck Boxing, que acontecerá em Campos Novos no próximo mês, a Academia Biodinâmica realizou lançamento do evento no sábado passado (28).

De acordo com o Professor da Academia Biodinâmica, Nelson Martins, o investimento em mídia é alto, no entanto, está havendo apoio dos meios de comunicação local e dos patrocinadores. Nelson ressalta ainda que os organizadores esperam um grande número de participantes de outras regiões do

estado, além dos atletas de Campos Novos. “Nosso evento é oficial e temos todo o respaldo das federações catarinense, brasileira e internacional”, observa. De acordo com Nelson Martins as lutas serão travadas por categoria, ou seja, não é um campeonato e cada atleta destaque receberá troféu de 1º lugar. O vencedor do MMA receberá o cinturão do Campeonato. Durante o dia de sexta-feira que antecede o evento, dia 07 de setembro, haverá pedágio no centro da cidade e à noite pesagem dos atletas no Boliche Center. A 2ª Etapa Circuito Catarinense de MMA e Kinck Boxing acontece dia 08 de setembro no Ginásio de Esportes Humberto Calgaro. A equipe de Campos Novos, representada pelos atletas Jaison Matos, Paulo Padilha, Charles Aguida e Domicilio Fernandes Fonseca, estará participando no dia 11 de agosto do 4º Fight Champion em Curitibanos. Os camponovenses estão entre os favoritos e vão em busca de grandes resultados. Charles busca o cinturão do MMA do 4º Fight Champion Curitibanos.

O Celeiro

Nelson Martins apresentou o material de divulgação e o troféu que será entregue aos competidores campeões.


Jornal, O Celeiro