Page 1

O Celeiro jornal

Quinta-feira, 14 de junho de 2012

Ano XX - Edição 2132 - Campos Novos - SC, 14 de junho de 2012 - r$ 2,00

1

Zona Azul em Campos Novos

Uma realidade próxima? Página 7 Educação

Lazer

Agronegócio

2º Encontro do Movimento Girassol reúne mais de 70 crianças P. 3

Clube Caça e Tiro Esportivo é inaugurado em Campos Novos P. 4

X Seminário sobre Plantio Direto será na próxima terça-feira P. 22


2

Quinta-feira, 14 de junho de 2012

Editorial H1N1 – É preciso conhecimento e prevenção A Influenza A H1N1 é uma gripe pandêmica que está presente em inúmeros países. A doença causada pelo vírus influenza A H1N1 foi inicialmente detectada no México no final de março de 2009 e desde então se alastrou por diversos países. Desde junho de 2009 a Organização Mundial de Saúde (OMS) elevou o nível de alerta de pandemia para fase 06, indicando ampla transmissão. O contágio da Gripe H1N1 é através do ar, por vias aéreas e através de contato direto com pessoas contaminadas com o vírus. Os sintomas da Gripe A são similares aos sinais da gripe convencional, no entanto, com maior ênfase nos sintomas que são febre, tosse, dores musculares, cansaço, diarreia, vômito, irritação nos olhos e fluxo nasal. Ter hábitos de higiene regulares, como lavar as mãos, é uma das formas de prevenir a transmissão da doença. Além disso, deve-se evitar o contato das mãos com olhos, nariz e boca depois de tocar em superfícies, usar lenços descartáveis ao tossir ou espirrar, evitar aglomerações e ambientes fechados e ter hábitos saudáveis como hidratação corporal, alimentação equilibrada e atividade física. Caso ocorra a contaminação, o paciente deve evitar sair de casa até cinco dias após o início dos sintomas, pois este é o período de transmissão da gripe A. Para se proteger da Gripe H1N1 você pode tomar a vacina da gripe convencional para ajudar na prevenção já que aumentam a imunidade do corpo. É de extrema importância evitar a automedicação. O uso dos remédios sem orientação médica pode facilitar o aparecimento organismos resistentes à medicação. Cuide-se, busque orientações e tratamentos médicos. Previna-se.

Expediente

Reportagem: Gisiane Agostini

Jornal O Celeiro

Comunidade de Campos Novos se úne na preparação das ruas para celebrar Corpus Christi.

“Quando assumi o Conselho Municipal de Trânsito em Campos Novos, em 2003, a frota de veículos registrada no município era de sete mil oitocentos e noventa e dois veículos; hoje é de dezesseis mil e oitocentos carros; um crescimento de 112% em nove anos”. Roseli Sutil de Oliveira – Presidente do Conselho Municipal de Transito, falando sobre o aumento na frota de veículos de passeio em Campos Novos.

“O seminário é uma oportunidade para os agricultores de toda região investirem ainda mais no plantio direto, pois há financiamentos disponíveis para os praticantes deste sistema de manejo do solo”. Marcelo Luiz Capelari – Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campos Novos, falando do evento que acontecerá na próxima terça-feira.

Leia reportagem nas página 7

Leia reportagem na página 22

Diagramação: Herton Farias Circulação: Abdon Batista, Celso Ramos, Campos Novos, Ibiam, Vargem, Brunópolis, Monte Carlo e Zortéa. E-mail: celeiro@brturbo.com.br Fone/Fax: (49) 3541-0597 Rua Marechal Deodoro, 335 - Centro - Campos Novos (SC)

Espaço do leitor Quer nos ajudar a fazer o seu jornal? Sugira reportagens, faça sua crítica ou elogio. As mensagens irão aparecer neste espaço. Escreva para celeiro@brturbo.com.br, ligue para 3541- 0597 ou se conecte com O Celeiro através da nossa página no facebook. Se o contato ocorrer por e-mail, não esqueça de deixar o seu nome completo e um telefone para contato. Esperamos a sua colaboração!


3

Quinta-feira, 14 de junho de 2012

2º Encontro do Movimento Girassol reúne mais de 70 crianças Evento realizado pela Paróquia São João Batista aconteceu no último final de semana em Campos Novos Foi sábado e domingo passado, dias 09 e 10 que a mais de 70 crianças cm idade entre 8 e 10 anos participaram do 2º Encontro do Movimento Girassol em Campos Novos. A iniciativa surgiu na cidade de Quaraí na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e foi idealizado pelo Padre Xirú, que mais tarde veio desenvolvê-lo na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, onde atuava como professor, sempre ligado a Pastoral Universitária e a questão dos jovens. Os Coordenadores do Movimento vieram para acompanhar o evento que teve ajuda de mais de 180 colaboradores na organização. O 2º Encontro do Movimento Girassol aconteceu no Salão Paroquial e no Centro de Formação da Igreja Matriz São João Batista. Segundo o Pároco, Alcides Angonese, o principal objetivo do movimento é colaborar com os pais na educação integral das crianças. Ele ressalta também a importância da participação dos pais na educação dos filhos e no cultivo das sementes do bem, uma missão concedida por Deus. Durante o curso por meio de palestras, músicas, brincadeiras e teatro as crianças tiveram oportunidade de saber mais sobre os valores da educação para melhorar a vivência dos valores evangélicos. “Foram abordados temas como a verdadeira fé, a amizade, a família, a união, o perdão e a oração e tantas outras atividades, que desenvolvem o interesse da criança em conhecer os ensinamentos de Deus, na maneira que eles entendem”. Durante a manhã de Sábado (09), o Bispo Diocesano Dom Mário Marquês, esteve interagindo com as crianças. Padre Alcides explica que o bispo ficou entusiasmado com as atividades desenvolvidas pelo programa Girassol, abençoando a ideia inovadora desenvolvida pela Paróquia São João Batista.

Foto Imagem/Divulgação

As crianças tiveram oportunidade de saber mais sobre os valores da educação. O programa do Girassol foi repassado por uma equipe de doze missionários leigos de São Leopoldo, que fazem parte da Associação Nossa Senhora de Guadalupe, responsável por repassar todos os cursos desenvolvidos pelo Padre Xirú. Padre Alexandre Biolchi, Scalabriniano e camponovense e atua em Passo Fundo (RS) no serviço vocacional, também participou do encontro no final de semana e colaborou com a evangelização das crianças. No encerramento do Encontro, Padre Alcides celebrou a Missa de domingo. Posteriormente as reuniões acontecerão no primeiro domingo de cada mês no Centro de Formação, coordenadas pelo Grupo de Jovens Água Viva. Cada Encontro será desenvolvido com temas diferentes. O Pároco e as irmãs também irão acompanhar o desenvolvimento do Movimento Girassol.

Foram abordados temas como a verdadeira fé, a amizade, a família, a união, o perdão e a oração e tantas outras atividades, que desenvolvem o interesse da criança em conhecer os ensinamentos de Deus” PBF 15 anos em Campos Novos

5 hear-old girls at a Birthay class em April de 2012


Geral

4

Quinta-feira, 14 de junho de 2012

Clube Caça e tiro Esportivo é inaugurado em Campos Novos Imagem ilustrativa/Arquivo

A estrutura física do local conta com três campos para a prática das diversas modalidades de tiro Segundo a Wikipédia, o tiro esportivo é uma modalidade desportiva que envolve teste de precisão e velocidade no manejo de uma arma de fogo ou de ar comprimido, no entanto, a prática dessa modalidade requer treinamento e disciplina. É um hobby que requer precisão e velocidade em atirar com uma arma em determinado alvo. Para os amantes dessa modalidade de esporte, nasceu em Campos Novos o Clube Camponovense de Caça e Tiro Esportivo. A inauguração da sede foi no último domingo (10) e contou com a presença de convidados e associados. O almoço de confraternização aconteceu no Grêmio Esportivo Zortéa (GEZ), em virtude do tempo chuvoso do final de semana. O Clube está localizado no interior de Campos Novos, na SC 455, sentido Distrito do Ibicui, cerca de quinze quilômetros do Centro da cidade. Juliano Zortéa, Presidente do Clube Camponovense de Caça e Tiro Esportivo, explica que o espaço era um sonho antigo de muitos cam-

Prática

ponovenses, é uma das intenções da formação do Clube é oferecer eventos diferenciados a sociedade camponovense. Hoje são mais de 70 associados, que usufruirão juntamente com seus familiares do local. A estrutura física do local conta com três campos para a prática das diversas modalidades de tiro, mas futuramente, e futuramente será implantada uma área de recreação para as o bem-estar das famílias

Um método perigoso

Festa em Honra a Santo Antonio – Lageado dos Borba – Brunópolis dia 17 de Junho. Matine às 14 hs00. Grupo Intrevero. Festa na Capela São Pedro – Vargem dia 01 de Julho. Matine às 14hs30. Banda Alto Vale. Bingo na Capela São Simão dia 14 de Julho. Início às 20 hs00. Prêmio: R$ 800,00. Promoção do Clube de Mães do São Simão. Festa em Honra a São José – Marombas Via Caçador – Curitibanos dia 26 de Agosto.

O jovem psicanalista Carl Jung (Michael Fassbender) é orientado por seu mestre Sigmund Freud (Viggo Mortensen) no tratamento inovador que realiza em Sabina Spielrein (Keira Knigthley). Ao mesmo tempo Jung se entrega a um romance alucinante com a bela Sabina.

A prática do tiro existe desde quando o homem inventou a pólvora, na China, no século IX. No início, as armas de fogo eram utilizadas apenas para fins militares. Assim, o treino para a prática era feito apenas com o objetivo de aprimorar as técnicas de soldados.

dos associados. Juliano Zortéa explica que o Clube passou por uma análise criteriosa para sua abertura, conseguindo bom êxito em todas as exigências. A pretensão do Clube é sediar o campeonato brasileiro de

Para técnica do esporte é preciso treinamento e para isso, é necessário o uso de equipamentos como óculos protetor, ter mais de 25 anos, apresentar bons antecedentes criminais, passar por teste psicológico e teste de tiro, além de ter sua arma legalizada junto ao Exército.

tiro esportivo. O Clube funciona durante todos os dias, com funcionário no local, atendendo aos associados autorizados para atirar. O Caça e tiro está aberto para visitações.


5

Quinta-feira, 14 de junho de 2012

Acesse www. sergioaperon. com.br falecom@sergioaperon.com.br

Muitos aplausos O Ministério Público e a Fundema de Joinville se uniram para coibir o abandono de animais naquele município. O crime que prevê punição de até 4 anos de prisão, com prática recorrente de muitos, acaba ficando impune. A iniciativa de buscar o apoio do MP foi da Fundema, prontamente atendida. A intenção, segundo o promotor Alexandre Piazza, é determinar penas alternativas para aqueles que cometerem crimes contra animais, já que as denúncias atualmente encaminhadas às delegacias ficam acumuladas e acabam não resultando em condenações. Segundo o Promotor que responde pela Curadoria do Meio Ambiente de Joinville , alguém que abandonou um cão, por exemplo, teria que providenciar abrigo descente para o animal e ainda realizar uma doação de ração para um abrigo de animais. Fotos, anotações de placas de carro, são instrumentos importantes para identificar o infrator. Todos os municípios deveriam adotar a prática.

Falando nisso! O que virou aquela intenção da administração de Campos Novos de criar a Fundação do Meio-Ambiente? Só na intenção? Pelo visto, tudo não passou de balão de ensaio. Falaram, negociaram, justificaram e até o presente momento, só falácia. A ação para a proteção dos animais e punição dos desumanos estaria afeta ao órgão, se existisse.

Campanha Eleitoral 2012 Tenho recebido ligações de interessados em disputar a campanha eleitoral de 2012. Pelo menos quatro deles querem disputar uma vaga na Câmara de Vereadores de Campos Novos e buscam apresentar propostas diferenciadas. Não existe mágica para ganhar uma eleição. Os candidatos devem assumir compromissos que atendam aos anseios da comunidade. Também não devem prometer o que está fora do papel de vereador, como obras, por exemplo. Vereador faz leis e fiscaliza o cumprimento delas pelo Executivo. Um bom vereador é aquele que está vigilante quanto à aplicação dos recursos públicos.

(49) 9900.8984

por

Sérgio Peron

Venda do voto O eleitor que troca o voto por favores ou produtos como: areia, brita, telhas, cestas básicas, é tão corrupto quanto o candidato que faz a oferta infame. Quem vende o voto, seja por dinheiro ou qualquer outra coisa, não poderá cobrar nada do candidato, caso ele seja eleito. O voto já foi devidamente pago. Também não poderá buscar interferência do suposto vereador, se precisar de médico, melhorias na rua do seu bairro, creche, escola. O voto precisa ser consciente e a escolha deve recair sobre quem apresenta proposta de trabalho em prol da comunidade.

Vinicultura Passou por mais uma comissão e está praticamente pronto para votação no plenário da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, projeto de lei do deputado Dado Cherem (PSDB), que acrescenta dispositivos à lei que instituiu os fundos de incentivo à Cultura (Funcultural), do Turismo (Funturismo) e do Esporte (Fundesporte). A proposta assegura espaço de 20% para as cervejarias artesanais e vinhos catarinenses em eventos nos quais haja participação do poder público, por meio de recursos que compõem os fundos de incentivo. A região de Campos Novos vem se firmando como produtora de vinhos de excelente qualidade. Os produtores precisam de organização e atenção ao projeto. Depois, ocupar os espaços garantidos por Lei e ampliar a produção para o mercado.

Mobilidade urbana O termo deverá ocupar os Planos de Governo de muitos candidatos em todos os cantos do Brasil. Tudo o que envolve e facilita a vida da população em termos de deslocamentos está contida na expressão “Mobilidade Urbana”. Trata das questões de acessibilidade, transporte coletivo, conservação de ruas e calçadas, além das questões habitacionais. Tudo lincado com o Plano Diretor – que é uma espécie de Bíblia da administração pública e norteia todas as ações do Poder Executivo. Pelo menos deveria ser assim.

O desejo das pessoas Se o político parar e pensar de modo simples e eficaz, vai descobrir o desejo das pessoas: 1 – Saúde: O cidadão quer – diante da necessidade – ser atendido nas suas necessidades básicas de saúde. Ninguém quer madrugar num posto de saúde para tentar uma consulta que muitas vezes não consegue. 2 – Escolas e creches: Os pais que trabalha só querem uma escola ou uma creche para deixar os filhos. 3 – Qualidade de Vida: As pessoas querem asfalto nas ruas, água de qualidade, saneamento básico. 4 – Lazer e Cultura: Locais com brinquedos e onde se possa reunir a família. Atividades culturais e de lazer – que seja acessível e que envolva a comunidade. 5 – Desenvolvimento Econômico/ Qualificação: Ofertas de cursos de qualificação e consecutivo incentivo para a instalação de empresas com novas atividades. Ou não é assim? Quem complica são os políticos.


Profissão

6

Quinta-feira, 14 de junho de 2012

Agrônomo

a agricultura em boas mãos Conheça a carreira profissional do Engenheiro Agrônomo Cristiano do Nascimento, que tem como papel principal dar melhor condição de vida ao produtor e ao trabalhador rural, aliando o respeito à natureza. Você já pensou que as técnicas de Agronomia acompanham o homem desde a pré-história e permitem sua existência no planeta? Ela foi fator fundamental para que o homem deixasse de ser nômade/caçador, para se tornar sedentário/cultivador de alimentos. A princípio, o mais importante era produzir o máximo de alimentos possível. Depois, passou-se a observar, também, a qualidade do que era produzido. Por fim, hoje em dia, a necessidade global alia a preocupação com quantidade e qualidade. É grande o desafio de alimentar toda a população mundial e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente. Por isso, conversamos nesta semana com o Engenheiro Agrônomo Cristiano do Nascimento, reconhecendo a importância desse profissional. Campos Novos respira Agricultura e Cristiano orgulha-se de fazer parte deste cenário, sentindo-se recompensado em desenvolver sua carreira trabalhando diretamente com essa questão tão relevante para o mundo. Nativo de Florianópolis, o sotaque característico torna-se impossível negar suas origens, mas já amenizado pelos oito anos que reside e convive com o povo camponovense. “Considero-me camponovense, fui muito bem aceito pelo município”, disse Cristiano, que já não imagina sua vida em uma cidade grande. Sua família foi formada praticamente aqui, pois quando chegou era noivo da Karina, vindo a casar-se pouco tempo depois, tornando-se neste ínterim, pai do Bernardo e da Sofia, esta camponovense e que fala sem sotaque, conta o Agrônomo. Sua carreira profissional iniciou cedo, por volta dos 15 anos, como Office-Boy da multinacional Xerox. Mas seu contato com a Agronomia aconteceu através do curso de Agrimensura feito na Escola Técnica Federal de Santa Catarina, aos 17 anos, que possibilitou o emprego em uma empresa privada, que prestava serviço ao Governo em projetos rodoviários. Cristiano viajava bastante, realizando estudos topográficos para a abertura de estradas de rodagem. Participou de projetos na região, como a elaboração do anel viário de Joaçaba, obra que não saiu do papel e também no trecho de Tangará a Ibiam, que faz parte da SC-455. Nessas viagens de trabalho em que muitas vezes tinha que permanecer meses em algumas cidades, era constante o contato com propriedades e produtores rurais, e também, com Agrônomos. Essas experiências e encontros vivenciados por Cristiano, estreitamente ligados a Agronomia, foram o caminho natural para a escolha da atividade que queria desenvolver para o resto de sua vida. Ingressou aos 23 anos, no curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Catarina, onde estudou em período integral, durante cinco anos. Em 2001, no mesmo dia que se formou teve sua carteira assinada pela mesma empresa onde atuava como Topógrafo, agora como responsável técnico pelos projetos ambientais. “Mas algo me incomodava, não estava feliz”, confessa Cristiano, pois esse trabalho era desenvolvido no escritório, longe daquilo que mais gostava: o campo, a natureza, trabalhar a céu aberto. “Porque não tentar o mundo lá fora?”, essa indagação virou um impulso, que fez o Engenheiro Agrônomo chegar até Campos Novos, o maior produtor de grãos do

Fotos: Arquivo pessoal Cristiano do Nascimento/ Cedidas

Cristiano do nascimento estado. Trabalhou inicialmente como assistente técnico de vendas para fomentar um fungicida de uma multinacional, que tinha como cliente principal a Coocam Cooperativa Agropecuária Camponovense e suas filiais. Depois atuou mais dois anos na Syngenta-Seeds, na venda de sementes de milho, também focado na cooperativa e no atendimento de um terço do estado catarinense. O convite para se tornar funcionário efetivo da Coocam, veio do presidente João Carlos Di Domenico, conta Cristiano. Atualmente, o Engenheiro Agrônomo é o Responsável Técnico pela produção de sementes da Coocam e presta assistência técnica a uma carta de produtores associados. “Passei de um vendedor para um recomendador técnico. Hoje minha missão não é mais provar que este ou aquele produto é bom, e sim recomendar

“Passei de um vendedor para um recomendador técnico. Não preciso mais provar que aquele produto é bom, os produtores adquirem os defensivos agrícolas porque eu recomendo”

aos produtores, que tem confiança no meu trabalho, qual o defensivo agrícola mais indicado para atender as necessidades deles”, resume Cristiano, sobre sua evolução profissional dentro da cooperativa. O primeiro ano que trabalhou na cidade foi o mais difícil da sua carreira, ressalta o Agrônomo. “Tinha uma bagagem acadêmica boa na parte teórica, mas tinha pouco ou talvez quase nenhum conhecimento da parte prática da Agronomia”. O ponto primordial para superar esse desafio e permanecer em Campos Novos, de acordo com Cristiano, foi a acolhida e os bons relacionamentos com agrônomos e técnicos mais experientes. “Além de aprender com o corpo técnico da Coocam, aprendi muito também com o peão do campo, com o gerente da fazenda, que esta lá, dia a dia trabalhando na produção”, destaca. Uma das qualidades dos Agrônomos é saber lidar com aqueles que têm menor grau de escolaridade até um nível mais elevado, como doutores, e Cristiano tem essa qualidade. No campo das habilidades, ele destaca que um Agrônomo precisa emprestar algumas de outras profissões: “ele tem que ser um pouco metereologista, mecânico, psicólogo, economista, além de entender de lavoura, é claro”. A Agronomia tem a especificidade de permitir que o profissional alie o estudo a prática no dia a dia, e neste sentido, Campos Novos é uma verdadeira escola. Pioneiro no uso das tecnologias de ponta assim que lançadas no mercado, com acesso fácil e rápido a informação, Cristiano explica que Campos Novos é um polo de tecnologia agrícola na região Sul, comparado com Chapecó (SC), Londrina (PR) e Passo Fundo (RS). E isso, graças ao agricultor camponovense que é aberto a utilização desses recursos. As novas tecnologias informatizaram a Agronomia e criaram a demanda por profissionais mais preparados. O maquinário agrícola está cada dia mais moderno, é comum o uso do GPS nas plantações, e as sementes estão mais “turbinadas”, por meio do melhoramento genético. “É uma profissão muito dinâmica, porque a Agricultura se moderniza muito rápido. Coisas impensáveis e até absurdas há alguns anos, são realidade hoje nas propriedades”, ressalta. Cristiano do Nascimento é um Agrônomo que gosta também de ser cervejeiro. Há alguns anos fabrica cervejas artesanais como hobby pessoal, no intuito de fugir da rotina diária.


Quinta-feira, 14 de junho de 2012

Geral

7

Zona Azul em Campos Novos: uma realidade próxima? Estacionamento pago em Campos Novos poderá ser implantado em breve. A sociedade organizada deve decidir sobre a implantação As opiniões da sociedade divergem uma das outras. As ideias de profissionais da área também são dissentes. O Poder Público Municipal acredita que o estacionamento alternativo deverá ser implantado em Campos Novos. Por isso, o tema referente a possível implantação de Zona Azul em Campos Novos esteve em pauta ontem à noite (após o fechamento dessa edição), durante a reunião sobre o Planejamento Estratégico Campos Novos 150 anos, evento que ocorreu no Auditório João Carlos Bebber. O debate foi aberto ao público presente e a reportagem do O Celeiro trará detalhes na edição da próxima semana. Em entrevista a uma emissora local, na tarde de terça-feira (12), o Prefeito de Campos Novos, Vilibaldo Schmid afirmou que houve alguns pedidos por parte de pessoas da sociedade, para que o Executivo estude formas que aprimorem o problema de estacionamento no centro da cidade. A decisão da implantação da Zona Azul, segundo Vilibaldo será por meio da opinião da sociedade, através das lideranças representativas. “Mesmo tendo algumas ruas em 45°, não há mais espaços para veículos. Em função disso a gente quer abrir esse debate principalmente com CDL, Acircan e o Conselho Municipal de Trânsito haverão de acolher as propostas”, enfatizou o Prefeito na entrevista. De acordo com Vilibaldo Schmid, a implantação da Zona Azul em Campos Novos deverá acontecer mais cedo ou mais tarde. “Entendo que chegou a hora”. Já o Presidente do Conselho Municipal de Trânsito em Campos Novos (Comutran), Roseli Sutil de Oliveira, acredita que o problema maior é não se vê a possibilidade das pessoas caminharem alguns metros ou até mesmo uma quadra. “A cidade é bastante ampla e aos arredores existem muitos lugares de estacionar”, destaca. Mesmo assim ele concorda que o fluxo de veículos aumentou e mostra dados que compravam o aumento da frota. “Em 2.003, a frota de veículos registrada no município era de 7.892 veículos; hoje é de 16.800 carros;

um crescimento de 112% em nove anos”. Ele acrescenta ainda a necessidade de somar veículos de municípios da Oitava SDR, que juntando passa de 21.379 carros. “Hoje podemos considerar Campos Novos, como uma cidade polo”. Na opinião do Comutran, a finalidade de ter um estacionamento rotativo em Campos Novos é fazer com os usuários utilizem os estacionamentos em via pública, sem distinção, quebrando monopólios de alguns que utilizam o estacionamento o dia todo, como se fosse vaga privada. “Mas isso ainda é uma possibilidade a ser discutida com mais atenção por todas as classes da sociedade camponovense”, destaca Roseli Sutil de Oliveira. Jean Carlos Menogazzo, Especialista em Gestão de Trânsito concorda com o Presidente do Comutran quando fala que algumas pessoas utilizam as vagas públicas como se fossem privadas. “O objetivo nesse formato, de termos estacionamentos rotativos, é coibir essa situação”. No ponto de vista do Especialista em Trânsito, parte dos problemas de falta de vagas está relacionada a comodidade, já que muitas pessoas vão trabalhar de carro e acabam tirando a vaga dos clientes do comércio.

Outro problema citado por Jean Carlos Menegazo é a falta de planejamento. “As cidades estão crescendo de forma desordenada, sem planejamento não estão tendo espaço físico e isso dificulta tanto nos estacionamentos como também a circulação de veículos. A falta de espaço é um grande transtorno em cidades em desenvolvimento”. Para Jean Carlos a Zona Azul seria uma alternativa emergencial e ajudaria no crescimento da economia local, já que o estacionamento rotativo permite que um veículo permaneça, no máximo duas horas no mesmo local. Menegazzo acredita que as mudanças irão trazer transtornos inicialmente, mas, poderia ser uma forma de conscientizar as pessoas a ir trabalhar à pé. No entanto, ele repete que é preciso planejamento urbano e incentivo para o uso do transporte coletivo. Realizar projetos para a possibilidade implantar uma ciclovia também é uma alternativa viável. “É preciso muito trabalho e investimento público para reorganizar e se fazer um planejamento urbano adequado e que atenda o crescimento de uma cidade”, acredita o Especialista em Gestão de Trânsito.

Especialista em Gestão de trânsito diz que é preciso muito trabalho e investimento público para reorganizar e se fazer um planejamento urbano adequado que atenda o crescimento da cidade”


Esporte

8

Copercampos empata com SEr AjAP na primeira partida do mata-mata

Quinta-feira, 14 de junho de 2012

XII Copa IEE Sul brasileira de judô O evento foi em Florianópolis e os judocas de Campos Novos trouxeram 15 medalhas

Divulgação

Equipe da Copercampos em busca do Título 2012.

Mesmo com muita chuva, um bom público se fez presente no Estádio da SER AJAP em Pinhalzinho no domingo passado, dia 10. A primeira partida da 2ª Fase (mata-mata) do Campeonato Estadual de Amadores 2012 “Taça Copercampos” (Região Oeste) contou com muita disposição das duas equipes. A Copercampos abriu o placar com menos de três minutos de jogo, porém, a arbitragem anulou o gol, marcando impedimento do atacante estreante Clodoaldo, conhecido como Ernestina. Porém, aos cinco minutos do primeiro tempo a equipe da casa marcou. O atacante oportunista Edson Boi aproveitou rebote do goleiro Mauro e fez o primeiro gol válido do jogo para delírio da torcida da SER AJAP. Em um jogo disputado a Copercampos conseguiu marcar o gol de empate aos 46 minutos da etapa inicial. No bate e rebate na área, o atacante

Luis cruzou para Ernestina marcar de cabeça o seu primeiro gol no Campeonato Estadual. No segundo tempo, a Copercampos teve várias oportunidades, mas não conseguiu a virada. A SER AJAP tentou pressionar nos últimos minutos da partida, mas a zaga da Copercampos não deu oportunidades para que os atletas de Pinhalzinho conseguissem chegar ao gol do bom goleiro Mauro. Domingo é em Campos Novos, a partir das 15hs no Estádio Municipal Cid Pedroso.

“Maior evento e melhores resultados”. A avaliação é do Professor Eloi Surdi que comparou as atuais conquistas com os demais anos das participações em outras etapas da Copa IEE Sul-brasileira. “Nos demais anos passado todos os judocas foram medalhistas, no entanto, a maioria era prata e pronze e neste ano foram nove medalhas de ouro, cinco de prata e uma de pronze”, lembrou. O evento foi no final de semana, em Florianópolis com a participação de judocas dos três estados do Sul do Brasil. Cerca de três mil atletas participaram da XII Copa IEE Sul brasileira de Judô que iniciou na sexta-

-feira (08) e encerrou no domingo (10). Campos Novos participou nas categorias de 11 à 17 anos e as competições foram no dia 09 (sábado). Para participar da XII Copa IEE Sul brasileira os judocas de Campos Novos, tiveram apoio da Copercampos e Secretaria Municipal de Esportes. A Copercampos é patrocinadora do Projeto Judô na Escola. Os medalhistas de Campos Novos sãos: Medalha de Ouro – Gabriel, Lucas, Victor, Vitor, Maick, Mateus, Mariana, Jeniffer e Júlia. Medalha de Prata – Luana, Pedro, Rafael, João e Claudecir. Medalha de Bronze – Rodolfo. Divulgação

AtLÉtICO

A equipe do Atlético Camponovense jogou em casa no último domingo e segue em 3º lugar na Chave D. O jogo foi contra o time Bom Jesus CME, onde o Atlético venceu por 2x0. O jogo de volta será neste domingo (10) em Bom Jesus, a partir das 15hs00.

Camponovenses trazem 15 medalhas no Judô.

O Melhor preço está aqui! Venha Conferir! Fone: 3541.2929 Coronel Farrapo - Campos Novos


Geral

Quinta-feira, 14 de junho de 2012

9

Projeto Escola no Campo distribui material didático para mais de 400 alunos Todos já estão envolvidos para a formação dos agentes ambientais na região de Campos Novos neste ano. Isso porque, os mais de 400 alunos participantes da edição 2012 do Projeto Escola no Campo já receberam a visita dos representantes da Coocam e da Syngenta, empresas promotoras do Projeto. Nas últimas semanas, a equipe do Projeto Escola no Campo esteve visitando as 19 escolas participantes, e levando para os estudantes o kit que contem todo material didático que vai ser trabalhado no ano de 2012. Na oportunidade, ainda foram debatidas ideias para o desenrolar do projeto, já que neste ano, além de apresentar um vídeo produzido pela Coocam, de introdução do Projeto, as empresas ainda vão dar um salto maior no Escola no Campo, e fazer com que ele ultrapasse os muros das escolas e também envolva as comunidades de Lebon Régis, Frei Rogério, Vargem, Campos Novos, Celso Ramos, Ibiam e Barracão no Rio Grande do Sul. “Essa é nossa intenção para este ano de trabalho, fazer com que os pais dos alunos e toda a comunidade escolar se envolvam neste processo de promoção da sustentabilidade”, lembrou a assessora de comunicação da Coocam, Camila Bebber Gomes. Com base nisso, diversas escolas já estão iniciando ações que vão desde a revitalização de trevos de acesso nos municípios, até a formação de grupos de pais para o auxílio na produção de sabão, de revitalização dos jardins escolares e da manutenção da horta escolar. Este ano, o Projeto Escola no Campo também aliou a sustentabilidade e as boas práticas do campo com a tecnologia. Para isso, criou um blog onde os alunos e professores devem fazer um verdadeiro in-

tercâmbio de idéias e atividades que dão certo. “Com isso, os alunos terão a possibilidade de visualizar a grandiosidade do projeto e ainda participar das ações realizadas nos outros municípios participantes. Sem contar na oportunidade de colocar os alunos das escolas rurais em contato com a internet e o meio digital”, explicou a coordenadora do Projeto na Coocam, Cristiane Moro.

O Projeto O projeto Escola no Campo tem como objetivo a formação de agentes ambientais que contribuam com a preservação ambiental e disseminem a ideia de sustentabilidade frente a comunidade escolar, família e sociedade. Para isso, a Coocam e Syngenta trabalham já há 9 anos em parceria, nas cidades de atuação da Coocam, levando este projeto que é o carro chefe em responsabilidade social. “Acreditamos que a boa formação e as melhores modificações de comportamento acontecem a partir das crianças. São elas que chegam em casa e conseguem cobrar dos pais e familiares que as coisas aconteçam de forma diferente. Por isso, a Coocam investe em um projeto voltado para elas. Acreditando que formando crianças com consciência ambiental estaremos mais próximos de promover uma sociedade com mais cultura de responsabilidade”, explicou o Presidente da Coocam, João Carlos Di Domenico. Ao longo dos anos já foram formados algo em torno de 6 mil agentes ambientais na região, que durante todo o ano letivo recebem informações e desenvolvem atividades ligadas ao tema. Aliado a isso, as empresas dão suporte no quesito material didático, atividades extraclasse, promoção da cultura e de ações de preservação ambiental e forma-

ção de consciência coletiva. “Todo o trabalho envolve uma equipe das duas empresas que ficam, durante todo o ano, monitorando e acompanhando o trabalho dos alunos e suas escolas. São visitas in loco, promoção de eventos para as crianças, capacitação dos professores que trabalham com elas e investimentos feitos em parceria com um só objetivo, formar crianças e

adolescentes conscientes das suas responsabilidades diante do meio ambiente”, explicou a engenheira agrônoma da Syngenta, Franciele Toniello, responsável pelo projeto em Campos Novos e região. O projeto acontece com os alunos das escolas municipais, de preferência do meio rural, do 4º, 5º e 6º ano, de acordo com a demanda da escola e do município.


10

Quinta-feira, 14 de junho de 2012

Nem só de cores sóbrias sobrevive o inverno. Na semana que o “amor está no ar”, que tal um pouco de cor?! Passei na Boutique Via Ouro nesta semana e montamos uma proposta de looks invernais mais coloridos, alegres. Dá uma olhada:

Vestido de “chamois” nude + Jaqueta perfecto laranja + Maxicolar de pedras “Candy colors”

Camisa de seda com estampa lenço + Calça de veludo (super quentinha e estilosa).

Complemente com meia calça opaca e e botas.

Tricô + Maxicolar + Calça jeans resinada - sem deixar de lado o conforto do jeans, mas com o estilo do couro!

Casaco de lã + Pashmina Oncinha + Calça social chumbo (uma opção mais formal). O casaco é o que dá o tom do look. O lenço foi usado de modo que pareça uma gola, e dê estilo!

Se souber usar a sua criatividade e habilidade, fazendo as suas atividades de um modo diferente, vai ter sucesso. Evite gastos desnecessários agora, refaça suas contas antes de se entusiasmar e comprar o que não precisa.

Procure não se irritar com cobranças no trabalho, arregace as mangas e faça o seu melhor. Não tenha medo de investir em atividades mais difíceis. Fique longe de pessoas invejosas e de mal-entendidos.

Boa semana para trabalhar sem ficar na dependência de ninguém. Cumpra com suas tarefas e tome as iniciativas necessárias. Muito cuidado com discussões com amigos, pois podem gerar consequências desagradáveis.

É um bom momento para mostrar seus projetos e ideias aos superiores. Mas ouvir opiniões diferentes das suas aumenta as chances de sucesso. Obstáculos serão superados com facilidade nesta semana. Dê mais atenção à família.

Semana próspera no trabalho. Não tenha receio de pedir um aumento ou de se aproximar de chefes e superiores. Só uma dica: evite ficar na dependência de outros para realizar seu serviço. Saia mais com os amigos.

Não tenha medo de imprevistos que possam acontecer no serviço, confie na sua habilidade e criatividade para resolvê-los. Terá prazer em compartilhar as suas ideias. A semana está favorável para trabalhar com pequenos grupos.

O trabalho vai exigir mais de você, mantenha a calma e concentre-se em suas atividades para não precisar refazer suas tarefas. Cuidado com as palavras, poderá se envolver em mal-entendidos. Dedique-se a atividades que tragam prazer.

Sua determinação no serviço vai ajudar você a resolver pendências e deixar preocupações para trás. Não descarte a ajuda dos colegas para realizar certas atividades e ajude-os no que eles precisarem. Cuide melhor da sua saúde.

Mantenha a discrição e muito cuidado com as palavras para não arrumar confusão sem necessidade. Foque em suas atividades e os resultados vão aparecer. Bom momento para fazer planos financeiros.

No trabalho, conseguirá dividir seu tempo entre todas as suas responsabilidades. Aproxime-se de chefes e superiores e troque ideias, eles vão valorizar. Assuntos que envolvam o lar estão em destaque nesta semana. Relaxe e divirta-se.

No trabalho, conseguirá dividir seu tempo entre todas as suas responsabilidades. Aproxime-se de chefes e superiores e troque ideias, eles vão valorizar. Assuntos que envolvam o lar estão em destaque nesta semana. Relaxe e divirta-se!

Vai precisar de iniciativa para solucionar problemas corriqueiros no trabalho. Momento ideal para traçar prioridades e conquistar seus objetivos com mais facilidade. Se precisar de um ombro amigo, conte com o apoio da família.


Quinta-feira, 14 de junho de 2012

Rodoviária de Campos Novos na década de 30. O prédio era de propriedade do Senhor Joaquim Lemos, depois foi vendido para o Senhor Olívo Pertussati. Na década de 60 o Senhor Ceni comprou. Hoje é o Hotel Ceni.

Brigadeirão de morango 2 caixas de leite condensado 1 caixa de creme de leite 9 colheres de chocolate em pó 1 colher de sopa de margarina 500 g de morango 1 xícara de açúcar

Em uma panela misture as 2 caixas de leite condensado, a margarina e o chocolate em pó, aqueça em fogo médio, sempre mexendo, até ficar no ponto. Desligue o fogo e misture o creme de leite até a mistura ficar homogênea. Coloque a mistura em um refratário e reserve, em outra panela coloque os morangos já limpos e picados, junto com o açúcar, misture em fogo médio até formar uma calda com pequenos pedaços de morango semi-desmanchados. Assim que pronto cubra o brigadeirão com a calda de morango.

11


Empreendedorismo

12

Farmácia Nossa Senhora Aparecida Mais uma aposta no desenvolvimento de Campos Novos abre suas portas: a Farmácia Nossa Senhora Aparecida. A empresa trás na bagagem 27 anos de experiência no ramo farmacêutico, com metas bem traçadas e foco na excelência no atendimento aos clientes, que promete se diferenciar no mercado por meio de fórmulas inovadoras, de eficácia comprovada pelos anos de atuação, conhecendo de perto a realidade da região. A Farmácia Nossa Senhora Aparecida de Campos Novos é a oitava da rede e nasceu no município de Curitibanos (SC). Atentos e preparados para interpretar todas as nuances do mercado de farmácia, três irmãos da família Righes decidem abandonar a segurança de seus empregos para investirem em um negócio próprio. Atuando no ramo como atendente de Farmácia, uma das proprietárias, Lorena Righes, foi uma das responsáveis pelo sucesso do empreendimento. Lorena prestava uma verdadeira assistência aos pacientes, indo além de um simples atendimento, prezando sempre pelos valores éticos e pela qualidade de vida das pessoas que procuravam a farmácia, seja para comprar um simples comprimido para dor de cabeça ou aplicar uma injeção. Baseado neste conhecimento, afinado a experiência dos irmãos Luis Carlos e Protásio Antônio na área administrativa e contábil, firmaram a parceria de sucesso no ano de 1985, com crescimento vertical ao longo desses 27 anos de história empreendedora. A ótima localização na Avenida Salomão Carneiro, uma das principais avenidas de Curitibanos teve caráter decisivo. Mas o ponto ainda não era adequado, com tamanho muito pequeno para a vontade de empreender dos Irmãos Righes. Em pouco tempo, veio a reformulação, depois a mudança para um espaço mais amplo, na mesma avenida, com layout moderno, com balcões de perfumaria, extremamente inovador para a épo-

Quinta-feira, 14 de junho de 2012

27 anos de história empreendedora chega em Campos Novos

ca. Pensando nos clientes do Bairro Aparecida, um dos maiores bairros de Curitibanos, os empresários abriram a primeira filial e assim, se posicionando em direção à expansão, estão em Campos Novos, com sua oitava filial. No final dos anos 80, com a Matriz localizada em instalações próprias, mais uma vez conceitos novos de exploração do negócio foram implementados, possibilitando alternativas criativas de atuação. As Farmácias Nossa Senhora Aparecida foram as primeiras a usar o sistema de autosserviço ou autoatendimento, (categoria de venda que engloba os medicamentos que a farmácia vende fora do balcão e não necessitam de receita médica), saindo daquele modelo de cliente-balcão-atendente, bem como a padronização de uniformes e do layout interno e externo. Isso foi possibilitado graças

Os irmãos Luiz Carlos, Lorena Maria e Protásio sócios fundadores da Farmácia Nossa Senhora Aparecida.

“Sempre procuramos inovar, trabalhando dentro dos princípios da qualidade nos serviços e ética, acompanhando a evolução do mercado”


Quinta-feira, 14 de junho de 2012

ao engajamento da diretoria em atualização, participando de treinamentos, feiras e cursos, se posicionando definitivamente no mercado, ocupando um lugar bem definido na mente dos clientes e no mercado como um todo, não parando no tempo. Em 1989, a informatização já chegava às farmácias da rede, contemporânea a informatização que iniciava no Brasil. “Sempre procuramos inovar, trabalhando dentro dos princípios da qualidade nos serviços e ética, acompanhando a evolução do mercado”, destaca Roberto Molin de Almeida, Supervisor de Vendas da Master Farma na região Meio Oeste, que iniciou sua vida profissional na Farmácia Nossa Senhora Aparecida como cobrador e cresceu juntamente com a rede. Outro passo importante foi dado no ano de 2.000: adicionaram ao nome reconhecido da Farmácia Nossa Senhora Aparecida, a franquia com a rede associativista de farmácias Master Farma. Um terreno desconhecido ainda para a época, o que causava algum receio, pois dividiria um nome já consolidado com outra marca. Mais uma vez, a ousadia dos diretores os tornou pioneiros neste tipo de parceria, fundamental para a competitividade frente às grandes redes de farmácia, persistindo a continuidade do sonho de prosperar no mercado farmacêutico. Com este tipo de ação, cria-se uma marca única, estampada em todos os pontos de venda.

Empreendedorismo

Padroniza-se o layout das lojas participantes e organizam-se compras em conjunto. Assim, as forças são unidas, podendo-se investir mais em comunicação e promoções, fortalecendo a imagem das farmácias participantes da rede. Além disso, o poder de barganha com a indústria farmacêutica aumenta, possibilitando às farmácias da rede maior margem de lucro e preços mais atraentes, tornando-as mais competitivas, e é neste ponto que o cliente tem mais vantagens – no preço. A Master Farma está há 15 anos no mercado e congrega quase 600 farmácias na região Sul sob a mesma bandeira. Os proprietários da Farmácia Nossa Senhora Aparecida fazem parte do conselho da Masterfarma, auxiliando em todas as decisões da rede, por ser uma das principais associadas, com forte potencial de compra e venda de medicamentos. Durante a incessante busca pela satisfação de seus clientes, um benefício oferecido é o Cartão Convênio, que facilita para as empresas administrar o convênio com a farmácia junto a seus funcioná-

13 rios. Também possui o Cartão Fidelidade, onde cada pessoa recebe inúmeros benefícios, como descontos. São 11 mil Cartões Fidelidade distribuídos nas oito farmácias da rede. A Farmácia Nossa Senhora Aparecida chega a Campos Novos apostando na excelência do atendimento, prestando serviços de qualidade ao cliente, como aferição de pressão e diabetes, Cartão Convênio, Programa Farmácia Popular, Cartão Crediário, ter qualidade no atendimento, com orientação para aviar a receita dada pelo médico, além do principal de ter um preço competitivo no mercado. “Queremos cada vez mais nos relacionar com a comunidade de Campos Novos, da região e interior, mostrar nossos serviços, nossa qualidade, vivenciar e participar do convívio da comunidade. Esperamos ter boa atividade, evoluindo como nos outros municípios”, destaca Roberto Molin de Almeida. A Farmácia Nossa Senhora Aparecida localiza-se na Rua Coronel Farrapo, próximo ao Banco do Brasil.

Nilva Rigon e Cleide Junho com o Supervisor da Master Farma, Roberto Molin de Almeida.


14

Publicidade

Quinta-feira, 14 de junho de 2012


INFORMATIVO SÃO ROQUE ENERGÉTICA S/A

Atividades para implantação da Usina São Roque estão em andamento

cONQUISTA!

A São Roque Energética S/A – empresa responsável pela implantação da Usina Hidrelétrica (UHE) São Roque – está desenvolvendo uma série de atividades em Brunópolis, Curitibanos, Frei Rogério, São José do Cerrito e Vargem, municípios que integram a área de influência da hidrelétrica. Essas atividades fazem parte do processo de implantação do empreendimento, seguindo as etapas necessárias para o licenciamento ambiental junto à Fundação do Meio Ambiente – FATMA.

Pesquisa de Preços

Reunião com lideranças dos municípios atingidos para início da pesquisa de preços, em 14 de maio de 2012 – São José do Cerrito

Cadastro Socioeconômico

Entre os meses de março e maio de 2012, a empresa ETS Energia, Transporte e Saneamento Ltda atualizou o cadastro socioeconômico na área de influência. O trabalho foi realizado por técnicos capacitados, que visitaram as famílias para a aplicação do questionário detalhado.

Está em execução a Pesquisa de Preços das terras e benfeitorias nos municípios da região, a qual servirá de base para as avaliações e indenizações das propriedades atingidas pelo futuro reservatório da UHE São Roque. O trabalho é acompanhado por lideranças das comunidades atingidas.

Topografia No mês de maio, a empresa Legtop iniciou os levantamentos topográficos – que são as medições e demarcações das propriedades – no local onde será instalado o canteiro de obras. Nas próximas colunas informaremos mais detalhes sobre o desenvolvimento dessa atividade.

Rua TenenTe SilveiRa, 94 / 9º andaR • CenTRo • 88010-300 • FloRianópoliS • SC • (48) 3031.2500

xADREZ É DESTAQUE A equipe de xadrez de Campos Novos esteve neste último sábado, dia 09, participando XIV Circuito Catarinense de Xadrez Rápido na cidade de Lages. A competição reuniu 222 enxadristas. Os atletas camponovenses conquistaram 9 medalhas e 2 troféus. Parabéns aos enxadristas: Leonardo Barbosa, Ronaldo Barbosa, Carlos Alexandre Amaral, Amanda Lima, Alexandra Lima, Amanda Alves Betin e Renan Augusto da Silva.

15

Jornal O Celeiro

Geral

Quinta-feira, 14 de junho de 2012


Geral

16

Quinta-feira, 14 de junho de 2012

Campanha da Coleta seletiva de Campos Novos é lançada nas escolas Na última semana foi a vez dos alunos das escolas públicas e privadas conhecer mais sobre a importância da coleta e reciclagem de lixo O Poder Público Municipal realizou mais uma etapa da Coleta Seletiva de lixo em Campos Novos. Para isso, na quarta-feira (06), aconteceu o lançamento oficial da Campanha com os alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino. O evento foi no auditório da Fundação Cultural Camponovense. Com o tema “Coletar e Reciclar, é só Começar”, a Campanha tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância da separação do lixo seco do lixo orgânico. Conforme a reunião em meados de maio, os supermercadistas discutiram formas de parcerias para implantação da co-

leta seletiva no município. O objetivo é o fato dos Supermercados serem os maiores distribuidores de sacolas plásticas, que na maioria das vezes são utilizadas para colocar lixos domésticos. Os empresários querem contribuir e durante a reunião ficou decido que os Mercados de Campos Novos, distribuíram sacolas verdes para coleta de lixos. A ideia é distribuir 70% de sacolas verdes, os demais 30% continuarão com as tradicionais sacolas brancas. Conforme a decisão dos participantes, as sacolas verdes serão utilizadas pelas donas de casas para colocar o lixo seco e as brancas para lixo orgânico. Da mesma forma os estudantes

SÃO MAtErIAIS rECICLÁVEIS

foram orientados e conscientizados de como as famílias devem fazer a colate seletiva no município. Todo lixo seco, ou seja, materiais recicláveis serão separados e na sequência recolhidos pelos agentes ambientais. Gerando assim, fonte de renda aos trabalhadores da Associação Agentes Ambientais e ainda colaborando com a limpeza do município, e consequentemente contribuindo com o meio ambiente. Para que a campanha realmente funcione cada um deve fazer a sua parte. Para a Organizadora da Campanha, Maria das Vitórias Néri Mantovani, a principal ação da Administração Pública é conscientizar os moradores.

O grupo de palestras e treinamentos “Actus”, da cidade de Videira, realizou apresentação teatral durante o lançamento da Campanha às crianças. O Grupo trabalhou o tema da Coleta com os estudantes, que interagiram todo o tempo, inclusive cantando o jingle da Campanha. A equipe do Sistema de Água e Esgoto de Campos novos (Samae) também esteve presente. O mascote “Zequinha” além de brincar com a criançada entregou folders explicativos com dicas de economia e preservação da água. O Prefeito de Campos Novos, Vilibaldo Schmid destacou que a Campanha é um salto na qualidade de vida das pessoas.

Vidro: garrafas, copos, potes e frascos de produtos alimentícios, de limpeza e higiene, entre outros.

Papéis: cadernos, jornais, caixas de papel, papelão, embalagens tetra pak, formulários de computador, revistas, saco de papel, etc.

Plástico: garrafas PET de refrigerante e água, tubos de PVC, brinquedos, baldes, bacias, frascos e potes de produtos de limpeza, perfumaria e alimentos, entre outros.

Metal: latas de bebidas e alimentos em conserva, panelas (sem cabo), pregos, parafusos, objetos de cobre, zinco ou ferro, entre outros.

Com menos desperdício e mais respeito ao meio ambiente, você melhora e transforma o mundo.

Dia Internacional de Combate às Drogas Com a proximidade do Dia Internacional de Combate às Drogas (26 de Junho) e da Semana de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, realizada no Brasil nos dias que envolvem o dia 26 de Junho, o Município de Campos Novos está se estruturando, através do COMAD e suas entidades parceiras, para a comemoração dessa semana, que será realizada nos dias 25 à 29 de Junho de 2012. Como cidadãos preocupados com a convivência em ambiente saudável, seguro e com maior qualidade de vida, é necessário que sejamos participativos nas atividades da nossa comunidade como forma de mostrarmos nossa união e interesse em resolver os problemas que são de todos e não se restringem apenas aos meus vizinhos ou amigos dos meus filhos mas que acabam por atingir á mim e a minha família, direta ou indiretamente. Só o fato de pertencermos a uma mesma comunidade e estarmos inseridos enquanto pessoas, profissionais, pais, professores, trabalhadores e cidadãos conscientes, faz de nós responsáveis pelos su-

cessos, derrotas, alegrias, satisfações e bem estar de nossos entes queridos e de nossa população. Como seres humanos temos necessidade também de dividirmos alegrias e tristezas uma vez que almejamos viver em comunidade, com tranquilidade, saúde e segurança, livre dos problemas principalmente os consequentes do uso de drogas, que geram violência, maus tratos ás crianças, acidentes de trabalho, no trânsito, mortes precoces de nossos jovens, problemas de saúde, transmissão do vírus HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada assim como toda sorte de criminalidade. Se falarmos de 10% da população Mundial que seriam dependentes de drogas, teríamos uma população estimada em 700 milhões de pessoas dependentes de drogas. É muita gente! Mas é muito distante de nós, para sentirmos “na própria carne” o que isso significa. Ao nos aproximarmos desses números, teremos em volta de 3 mil e quatrocentas pessoas do nosso convívio, entre nossos fa-

miliares, vizinhos, nas escolas, igrejas, trabalho, amigos de profissão e vida social, em nosso Município. Pessoas essas que estão impedidas de compartilhar plenamente de nossas alegrias e sem capacidade de contribuir na construção de um ambiente saudável e um mundo melhor pelas consequências do uso indevido de álcool e de droga e a alteração da capacidade de desempenho em todas as situações da vida. A Semana de Prevenção é uma ocasião em que juntos poderemos repensar nossos conceitos, a eficácia de nossas ações, pensar sobre o que estamos fazendo e o que não estamos fazendo pela Prevenção. O problema se agrava a cada dia, apesar de alguns esforços de projetos bem sucedidos mas insuficientes frente a dificuldade para deter a entrada de crianças e jovens para o mundo das drogas; impedir que usuários venham a se tornar dependentes; que dependentes sejam incapacitados para exercerem seus diferentes papéis na sociedade e a complexa e difícil tarefa de combater o tráfico de drogas. Vamos trabalhar para que Campos No-

vos faça de todos os dias do ano um esforço contínuo para estabelecer uma política de prevenção ao uso indevido de drogas, e que os profissionais e entidades se organizem em torno de um programa de prevenção que venha contemplar todos os seus níveis: a informação, a orientação, o tratamento e a reinserção social, como promoção de vida saudável. Sobretudo pensar nas crianças e jovens para que possamos proporcionar á eles oportunidades de lazer, de ocupação sadia fora e dentro de casa para que possam desfrutar de uma vida mais alegre e feliz. Lôise M. de Albuquerque e Cordi – Assistente Social, atuou na Universidade Federal do Paraná em Prevenção ao Uso de Álcool e Outras drogas: Fundadora e membro da Comissão de Estudos de Álcool e Outras Drogas da UFPR; Fundadora e Membro do Fórum Permanente de Prevenção do Estado do Pr; Participante da Equipe de tratamento do Ambulatório de Alcoolismo do Hospital de Clínicas da UFPR; Docente da disciplina de Métodos e Técnicas de Prevenção ao Uso Indevido de drogas - UFPR.


Quinta-feira, 14 de junho de 2012

Geral

17

DESPEDIDA

Subtenente Oliveira é homenageado A Placa de reconhecimento pelos trabalhos prestados foi entregue pelos colegas no último dia de trabalho na PM Comando e policiais militares da Terceira Companhia do 26º Batalhão da Polícia Militar prestam homenagem ao Subtenente Oliveira pelos 30 anos de trabalho em Campos Novos. Sargento Oliveira como é conhecido iniciou seus trabalhos em 1.984 e no último dia de serviço na ativa da Polícia Militar, na quarta-feira (06) recebeu a homenagem. A amizade e o respeito do profissional também foram lembrado pelos colegas de trabalho. Roseli Sutil de Oliveira recebeu uma Placa em forma de agradecimento pelos 30 anos de serviços prestados a instituição Policia Militar e a Comunidade Camponovense. Além de suas funções como Policial Militar o Subtenente também atua em outros setores da comunidade, como o cargo de Presidente do Conselho Municipal de Trânsito. Fez parte da diretoria de Associações de Moradores, Associações de Futebol e Associações de Pais e Professores. Já esteve à frente do Conselho Municipal Ati drogas (Comen) de Campos Novos e fundador do Conselho Municipal Anti Drogas (Comad), onde teve participação fundamental para a implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Campos Novos.

Conquistas Roseli Sutil de Oliveira, nascido

Divulgação

A Placa homenageia os 30 anos de trabalho do Subtenente Oliveira na PM.

em 23 de fevereiro de 1.962, ingressou na Polícia Militar em 27 de Julho de 1.984, na graduação de Soldado PM; Em novembro de 1.989 prestou concurso ao Curso de Formação de Sargento PM, o qual foi aprovado; Em 05 de março de 1.990 iniciou o Curso de Sargento PM no Centro de Formação de Praças da Polícia Militar de Santa Catarina em Florianópolis; Em 12 de Julho de 1.991, depois de terminado o curso e aprovado foi promovido a

graduação de 3º Sargento PM; Em 05 de maio de 2.002 foi promovido a 2º Sargento PM; Em 28 de maio de 2.007 iniciou o Curso de Aperfeiçoamento de Sargento PM no Centro de Formação de Sargento na cidade de Florianópolis, curso exigido para a promoção de 1º Sargento PM, se formando em 27 de julho de 2.007; Em 11 de Agosto de 2008 foi promovido a 1º Sargento PM; Em 03 de maio de 2.012, promovido a graduação máxima do quadro de pra-

ças da Polícia Militar de Santa Catarina, a graduação de Subtenente PM. Durante sua carreira Militar teve várias condecorações, entre elas medalhas de honra ao mérito, dos 10 anos de serviço (Bronze), 20 anos de serviço (prata) e os brasões de mérito pessoal de 3ª categoria em 10 de maio de 1999; brasão de mérito pessoal 2ª categoria em 31 de maio de 2006; e brasão de mérito pessoal 1ª categoria em 03 de maio de 2012.

Coocam marca presença na Festa do Pinhão em Barracão No ultimo final de semana a Coocam esteve participando da 9ª edição da Festa do Pinhão e 10ª Expo-Feira em Barracão, no Rio Grande do Sul. Tradicional na cidade o evento destaca a cultura local, a gastronomia a base de pinhão e a economia do município, com a exposição de empresas e investidores do local. Em contato com os produtores daquela localidade, a Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam) aproveitou a oportunidade para receber seus clientes e amigos em

seu stand e prestigiar o evento da cidade, que acontece de dois em dois anos. Com programação diversificada, a festa trouxe atrações ao palco de shows, e contou com a participação em massa da comunidade nos dias três dias de evento. A Coocam possui filial em Barracão com unidade recebedora e armazenadora de grãos, e é lá também que desenvolve o modelo de Dia da Campo da Cooperativa, duas vezes ao ano, apresentando as culturas de inverno e verão.

Divulgação

Espaço da Coocam na Festa do Pinhão em Barracão.


Geral

18

Quinta-feira, 14 de junho de 2012

SDR Campos Novos recebe fiscais do Deinfra Profissionais deram orientações para a construção da paralela de acesso ao terreno onde está instalada a Vinicampos N a t ar de de s egunda -feira ( 11), a S DR Cam pos Novos re c e b e u o s f is cais do Deinfra de Ca ç a d o r, Adair A ndrade B ariv i e i ra , e de Videir a, Luiz Ade m i r P e ri , a f im de dar orie nt a ç õ e s p ar a a construçã o da p a r a l e l a de aces s o a o te rreno o n d e e st á ins talada a Vinic amp o s e se rá ins talado a Unidade d a U n o e sc de Cam pos Novos. Em v i s tor ia no loc al, os téc n i c o s d o D einf r a verific aram a d e m a n d a e ainda repassa ra m o r i en t a ç õ es par a a Ge re nte de I nf r a e s t rutur a da SDR , enge n h e i ra C ris tiane Care zia, pa ra c o n s t ru ç ão do ponto de ac esso. I s so , p o rque a par alela e stá prev i st a d e n tr o da f aixa de domín i o d a S C- 455.

C onform e o S ecret ári o d e De se nvolv i m en t o R eg i o n al , Alaor Göt z, a v i s i t a d o s fi s cai s foi produti v a n o s en t i d o d e repa ssar os p ro ced i m en t o s q u e prec isam s er t o m ad o s a fi m d e da r c ontin u i d ad e à v i ab i l i d ad e que foi sol i ci t ad a p el a P refei t u ra Municip al d e C am p o s No v o s , em c onjun t o co m a S ecret ari a de Desenv o l v i m en t o R eg i o n al de C ampos No v o s . “E n cam i nhamos u m o fí ci o ao Dei n fra solicita ndo p ro v i d ên ci as q u an to à nec ess i d ad e d es t a p aral ela , e ra pid am en t e es t am o s s en do a te ndido s ”, ex p l i co u Al ao r. “Estamos ag o ra, rep as s an d o as informaç õ es p ara a P refei t u ra Municipa l d e C am p o s No v o s , pa ra que el a s i g a o s p ro ced i -

m en t o s p rev i s t o s p el a n o r m a d e co n s t ru ção d e aces s o à s r o d o -

vias estaduais”, finalizou a Gerente.

                                             

    

Aqui em Santa Catarina tem um Brasil melhor. O Governo Federal, em parceria com o Estado e os Municípios, investe para melhorar a sua vida e a de todos os brasileiros.

Para superar a pobreza extrema Bolsa Família amplia benefícios chegando a 139 mil famílias. Brasil Carinhoso tira da miséria 15 mil famílias com filhos de 0 a 6 anos, garantindo renda mínima de 70 reais por pessoa. Amplia o acesso à saúde e aumenta vagas em creches. Com o Pronatec 15.262 pessoas ganham a oportunidade de aprender uma profissão.

Brasil Carinhoso

Pronatec

Para melhorar a Saúde Medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes atendem 138.418 catarinenses. Proinfância

Para melhorar a qualidade da Educação Novas creches e pré-escolas dão atenção à primeira infância. Até 2014, 107 unidades serão entregues. O Mais Educação leva reforço escolar e atividades complementares para 31.979 alunos. 29 mil bolsas de estudo do ProUni para estudantes catarinenses.

Medicamentos gratuitos


Quinta-feira, 14 de junho de 2012

Região

19

Abdon Batista recebe o Projeto “Música em Movimento” Evento cultural vai contar com o show do grupo Os Fagundes e do Maestro Telmo Jaconi O município de Abdon Batista vai receber o Projeto Música em Movimento, evento cultural itinerante que acontece nas localidades de atuação da empresa Souza Cruz na próximo domingo, dia 17, a partir das 13hs30, no Centro Comunitário, com o show do grupo Os Fagundes, com entrada franca. “A Souza Cruz busca através desta iniciativa valorizar a herança cultural regional, bem como proporcionar lazer e cultura à comunidade de Abdon Batista, assim como estreitar nosso relacionamento com o município e com os nossos produtores integrados desta região”, ressalta o gerente de Assuntos Corporativos da Souza Cruz, Carlos Palma. O Projeto Música em Movimento teve início em 2010, levando mais de 12 mil pessoas nos espetáculos realizados em cidades gaúchas. No ano passado, o evento reuniu mais de 11,5 mil espectadores em solo gaúcho, bem como ultrapassou as

Divulgação

Os Fagundes fronteiras do Rio Grande do Sul e percorreu também cidades de Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais, reunindo mais de 16 mil pessoas. Em 2012, o projeto iniciou-se em março no município de Santa Cruz do Sul (RS), com o show nacional de Toquinho e da Camerata Porto Alegre.

O grupo Os Fagundes é liderado por Neto e Ernesto Fagundes, que vão apresentar em Abdon Batista clássicos da música nativista gaúcha, que tornaram o grupo conhecido além das fronteiras do Rio Grande do Sul. A banda reúne alguns dos maiores conhecedores da cultura gaúcha, igualmente premiados e reconhecidos dentro e fora das fronteiras brasileiras. O grupo, que já participou de diversas edições do Música em Movimento, também é a atração da terceira edição deste ano do evento, que acontecerá dia 24 de junho, em Camaquã. Mais informações sobre Os Fagundes, acesse: www.osfagundes.com.br

Prefeitura Municipal de Vargem

Valorizando o passado e investindo no futuro! Rua: Benjamin Margotti, 289 - Centro CEP: 89638-000 CNPJ: 95.995.130/0001-18 E-mail: prefeitura@vargem.sc.gov.br Telefone: (49) 3549 0068 Fax: (49) 3549 0018


Região

20

Quinta-feira, 14 de junho de 2012

Posse do Conselho tutelar do Município de Ibiam

Solenidade aconteceu na quarta-feira, dia 06, no auditório do Poder Legislativo Municipal A cerimônia de posse contou com a presença de autoridades e personalidades do município de Ibiam, os quais compuseram a mesa, sendo: o Prefeito Municipal, Nelson Mario Grassi (Pila), a Primeira Dama, Terezinha Grassi, o Presidente da Câmara de Ibiam, Celmo Laidnes. Ainda estavam presentes na cerimônia a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Cácia Gonzato, a Secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Leila Ramos Araldi, a Assistente Social, Sonia Mara Cordeiro, Secretários Municipais, Vereadores e demais convidados. Em seu discurso, o Prefeito destacou a importância do processo eleitoral que escolheu as Conselheiras e se colocou à disposição para apoiar e atuar no que for preciso, e couber ao Poder Público. Também lembrou aos Conselheiros a missão que a eles fora confiada, onde devem ser testemunhas diante da sociedade com muita responsabilidade. Já a Primeira Dama enalteceu a função do Conselho Tutelar para a harmonia de uma sociedade e destacou o trabalho das Conselheiras para que tenham compromisso para com aqueles que mais necessitam da ajuda social para conviverem em sociedade. A Assistente Social Sônia fez coro as declarações do Prefeito e Primeira

Divulgação

Dama, e ao coordenar o juramento de posse das Conselheiras, as lembrou do trabalho que os aguardam e da importância de atuarem na prevenção e quando necessário na solução dos possíveis problemas que vierem a acontecer no Município, especialmente voltados para a infância e juventude. A Secretária de Saúde e Assistência Social disse contar com as Conselheiras para ajudar o Município colocar em prática as políticas públicas

Conselheiras fazem juramento da posse

Novo Conselho Tutelar de Ibiam

em prática em defesa das crianças e adolescentes. De acordo com Leila, o Conselho Tutelar tem um papel fundamental na prevenção e quando necessário atuar junto com a Saúde, Educação e com toda Sociedade na promoção de serviços públicos eficientes e no cumprimento do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

Objetivo do CMDCA O Conselho Tutelar foi eleito através do processo de eleição direta, em 26/05/2012. A eleição foi bastante concorrida, mas transcorreu com normalidade, tendo se transformado num acontecimento cívico e impresso para o município.

O objetivo desse novo órgão implantado em Ibiam é, de, junto com outros órgãos municipais, constituir um sistema de proteção integral à criança e o adolescente; empreender uma luta acirrada para fazer com que se cumpram os direitos desses pequenos, mas promissores cidadãos. O Conselho Tutelar foi composto por 05 membros titulares e 01 suplente, sendo : Conselheiras – Andreia Lamperti, Marilene Salvadori, Marizani Ramos, Maria Goreti Rinaldi, Débora Rossatto. Suplente – Maria Felippi.

Incentivos para plantio de árvores frutíferas em Ibiam Agricultores podem comprar de mudas de plantas frutíferas e ornamentais a preços reduzidos

Outra boa notícia para a Agricultura de Ibiam é novamente a possibilidade dos agricultores efetuarem a compra de mudas de plantas frutíferas e ornamentais a preços reduzidos. Para tanto quem desejar fazer a

aquisição deverá fazer os pedidos junto ao escritório da Epagri até o dia 15 de julho. De acordo com a Secretária de Agricultura no Município, Maria Ivete Gomes de Oliveira (Marica),

o objetivo é incentivar e apoiar o plantio de mudas de plantas frutíferas e ornamentais, ambas ajuda na conservação do meio ambiente e proporcionam bem estar às pessoas.


Quinta-feira, 14 de junho de 2012

Região

21

Dia D contra pólio em Ibiam acontece neste sábado A intenção é vacinar no mínino 95% das crianças ibianenses com até 5 anos de idade A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, conhecida como paralisia infantil, será realizada entre os dias 11 e 22 de junho na Unidade de Saúde de Ibiam. Crianças que ainda não tomaram a segunda dose da vacinação contra a gripe influenza também poderão ser imunizadas durante a campanha contra a poliomielite. A Secretaria Municipal de Saúde já definiu o roteiro de vacinação nas comunidades do interior, como ocorre todos os anos, evitando deslocamentos até o Centro. A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, causada e transmitida por um vírus (o polioví-

rus). A contaminação se dá principalmente por via oral e, na maioria das vezes, não é letal. Em geral, o doente adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. Entretanto, de acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está livre do vírus causador da pólio desde 1989, quando o último caso da doença foi registrado. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial de Saúde o certificado de eliminação da poliomielite. Porém, é necessária a vacinação enquanto o vírus circular em outros países.

DIA D

Imagem Ilustrativa

O Dia D da campanha será realizado neste sábado, dia 16, com a Unidade Sanitária Central e nas comunidades do interior como consta no cronograma. A intenção é vacinar, ao menos, 95% das crianças ibianenses nesta faixa etária (0 a 5 anos). A imunização é fundamental para a saúde da criança. Neste sábado Dia D o Posto de Saúde atenderá das 8h às 17 horas.

Ibiam recebe viatura para PM Veículo foi recebido pelo Prefeito Nelson Mario Grassi (Pila). A solenidade aconteceu em Herval d’ Oeste A 10ª Região de Polícia Militar (RPM) entregou, na tarde da quinta-feira (31), 18 viaturas para municípios das áreas de abrangência das Secretarias de Desenvolvimento Regional de Campos Novos, Joaçaba, Videira e Caçador. A solenidade aconteceu em Herval d’ Oeste, no 26º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Os

veículos contemplam 16 municípios das Regionais, e dentre eles quatro da 8ª Regional, Campos Novos, Ibiam, Monte Carlo e Vargem, que receberam uma viatura cada. Conforme o Coronel Turíbio Skonieczny, comandante da 10ª Região de Polícia Militar, as novas viaturas vão aperfeiçoar o trabalho desenvolvido pela PM no Meio-Oeste.

Para Ibiam, o veículo foi recebido pelo Prefeito Nelson Mario Grassi (Pila) e pelo Comandante da Polícia Militar no Município, Cabo Eudes Vilmar Trindade. Ambos destacaram que era uma necessidade, já que o veículo existente está desgastado e precisava ser substituído. De acordo com o prefeito Pila, a entrega do veículo, além de dar

16 anos de trabalho em favor da nossa gente!

mais eficiência aos trabalhos de segurança pública mostra que o Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública faz investimento que vem de encontro com as necessidades dos cidadãos, além de dar mais condições de trabalho a Polícia Militar, refletindo em mais segurança para toda cidade.


Agronegócio

22

Quinta-feira, 14 de junho de 2012

X Seminário Regional sobre Plantio Direto discute agricultura sustentável

A Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campos Novos promove no dia 19 de junho, o X Seminário Regional sobre Plantio Direto, abordando o tema “Agricultura de baixo carbono: Inserção do SPD e linhas de financiamento”. O evento contará com a participação de profissionais especializados no tema e tem por objetivo estimular a prática da agricultura sustentável por agricultores e técnicos da região. O Programa ABC pretende aliar produção de alimentos e bioenergia, com redução da emissão dos gases de efeito estufa. Além disso, o projeto incentiva processos tecnológicos que neutralizam ou minimizam os efeitos

dos gases de efeito estufa no campo, a serem adotados pelos agricultores nos próximos anos. Para o presidente da Associação, Engenheiro Agrônomo Marcelo Luiz Capelari, o seminário é uma oportunidade para os agricultores de toda região investirem ainda mais no plantio direto, pois há financiamentos disponíveis para os praticantes deste sistema de manejo do solo. “Estaremos realizando este seminário para informar e sensibilizar agricultores e profissionais da área sobre a importância de se realizar plantio direto na palha”. A técnica do plantio direto dispensa o revolvimento do solo e evita

Tradicional jantar de São João Batista. Dia 16 no Salão Paroquial. Ingresso à venda, no valor de R$20,00. Baile de São João. Dia 22. Os ingressos antecipados no valor de R$12,00. No Salão Paroquial. Promoção Lion Club Aliança Tríduo de São João Batista, dias 21, 22 e 23, Missa de Ação de Graças, e no domingo dia 24 de junho, Missa Festiva do Padroeiro, com início às 10hs30, animado pelo Grupo Girassol e as crianças da catequese. Tradicional almoço Porco Pizza, a realizar-se no dia 24 na Sede da Comunidade. Os ingressos antecipados, R$15,00 para adultos e no dia R$18,00. Ingresso infantil R$7,00 (6 a 10 anos). Festa do Padroeiro São Pedro Sarandi, a realizar-se no dia 01 de julho. Programação: 10hs00, Santa Missa na Capela São Pedro, 12hs00, almoço e à tarde Diversões.

Fone/Fax (49) 3541-0341 / 3541-0479 - E-mail: germanofoppa1@hotmail.com

Disk Xucro Corto grama; limpo grades; puxo terras; entre outros serviços gerais. Entre em contato pelo telefone 8838-9658.

Loterias

Últimos resultados LotoFácil (09/06) Concurso 764 01 03 04 06 08 09 11 12 14 16 17 19 23 24 25 Quina 11/06 Concurso 2919 05 - 23 - 51 - 63 - 72

Pague Aqui: Água, Luz, GPS, Telefone, Boletos Dupla Sena 08/06 Concurso 1079

Primeiro Sorteio

09 - 10 - 12 - 15 - 17 - 39

Segundo Sorteio

05 - 06 - 13 - 30 - 43 - 47

à erosão, por manter a palha da cultura anterior sobre o solo. A técnica protege o solo, reduz o uso de água, aumenta a produtividade da lavoura e diminui despesas com maquinário e combustível. A programação inicia às 08hs00 com inscrição dos participantes. A abertura será às 09hs00 e prossegue com diversas atividades como discussões do Plano e Programa para

Agricultura de Baixo Carbono no Brasil e em Santa Catarina, no período da manhã. A partir das 13hs será abordado o tema Programa ABC: Linhas de Financiamento, Exigibilidades e Monitoramento. Encerramento às 16hs00. Taxa de inscrição: R$ 20,00 (geral) e R$ 10,00 (estudantes), com almoço. Mais informações: (49) 3541-0748 (Milton da Veiga) e 3541-6040 (Marcelo Capelari). Imagem ilustrativa/Arquivo

Com a participação de profissionais especializados, o evento tem como objetivo orientar e estimular os agricultores â prática da agricultura sustentável

A técnica do plantio direto dispensa o revolvimento do solo e evita à erosão.


Quinta-feira, 14 de junho de 2012

Geral

23

Workshop em Campos Novos ensina a produzir cerveja artesanal Evento direcionado para iniciantes e para quem já está no mercado será dia 23 A cerveja artesanal é muito comum em países de primeiro mundo, como por exemplo, Estados Unidos e Japão. No Brasil ainda é uma grande novidade, no entanto, vem ganhando espaço nas mesas de bares brasileiros. Com uma tradição milenar, a cerveja é uma bebida produzida a partir da fermentação de cereais, onde os principais ingredientes são água, malte, lúpulo e fermento. As cervejas artesanais e especiais são opções ricas em sabores e variedades. Se você conhece apenas as “estupidamente geladas”, prepare-se para se surpreender. Cervejas não são todas iguais. Há uma variedade de estilos, características e marcas tão grande quanto a dos vinhos. Quem só conhece a “loira gelada” está perdendo uma ótima oportunidade de experimentar as cervejas chamadas especiais, ou cervejas gourmet. Essas cervejas procuram seguir estilos, cada um com suas características gerais de aparência, aromas e sabores, É um produto com o qual a cervejaria ou o cervejeiro artesanal busca agradar o paladar do bebedor, ser fiel a um estilo e não buscar somente massificação, como nas cervejas mais comuns. A qualidade vem em primeiro plano. Não há garantias de que por serem especiais elas vão agradar a todos da mesma forma. No entanto, na

grande variedade de estilos há uma grande possibilidade de se encontrar alguns de que se goste. O que é essencial para quem está começando nesse universo é: esteja aberto à experimentação. Caso contrário, você pode perder a chance de se surpreender com os sabores das cervejas especiais. Tão valorizada, a arte de produzir cerveja tornou-se um sucesso e, hoje, as chamadas cervejas artesanais fazem a cabeça e o paladar dos brasileiros. Nesse enfoque é que a Associação dos Cervejeiros Artesanais de Santa Catarina (Acerva) promove em Campos Novos o “Workshop Produção de Cerveja Artesanal”. O evento será dia 23 de junho (sábado) na Associação Recreativa da Coocam e tem apoio da WE Consultoria Assessoria e Representação, Quimioter e Coocam. Um dia inteiro de muito aprendizado e troca de experiência; uma oportunidade ímpar de conhecer e se aprofundar nesse universo das cervejas caseiras e especiais. Além de todo o conhecimento compartilhado, os participantes contarão com café da manhã, almoço, beer-brake, camisa e copo personalizados, brindes e uma agradável confraternização ao final do evento. Participe você também. Mais informações e inscrições no site: www.acervacatarinense.com.br.

Divulgação

Serão dois módulos paralelos Módulo básico

Módulo avançado

Um curso de produção de cerveja artesanal para iniciantes, no mesmo modelo da tradicional Oficina Cervejeira da Acerva Catarinense, com toda teoria e prática de fabricação de uma cerveja estilo Blonde Ale, empregando equipamentos de simples obtenção, destinado a pessoas que estejam começando ou mesmo que nunca tenham feito cerveja.

Revisão do processo de produção artesanal, ministrado por Paulo Schiaveto. Destina-se aos cervejeiros com alguma experiência, e aborda, de maneira aprofundada, desde a escolha e o manuseio das matérias-primas até o envase e envelhecimento da cerveja.


24

Publicidade

Quinta-feira, 14 de junho de 2012


Jornal, O Celeiro  

Edição 2133 - 14 de junho de 2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you