Issuu on Google+

O Jornal

19 Celeiro Anos! O Celeiro Jornal

Ano XIX - Edição 2098 - Campos Novos - SC, 29 de Setembro de 2011 - R$ 2,00

Quinta-feira, 29 de Setembro de 2011

1

Feijoada do PP Mais de mil simpatizantes

Pág. 08

É sucesso a 18ª Edição da Taça Rádio Cultura Pág. 14

Câmara aprova Piso Municipal do Magistério

Construção da UHE São Roque deve iniciar em 2012 Pág. 15

Pág. 03

Promoção Imperdível 3541-0569

Rua: Coronel Farrapo 1025

Venha Confeirir! NOVIDADES DAS MELHORES MARCAS!

3544-1800

Rua: Coronel Farrapo 1098

Auto Elite Campos Novos Fone: (49) 3541 - 0222

Br - 282 Km 343.6 - Bairro Nossa Senhora de Lourdes - www.autoelite.com.br

Prefeito Pila é recebido pelo Governador Colombo

Pág. 17


2

O Celeiro Jornal

Geral

Quinta-feira, 29 de Setembro de 2011

Foto da Semana

Editorial O Tempo urge! Na próxima edição do Jornal O Celeiro, no dia 6 de outubro de 2011, poderemos contar as horas para decisões eleitorais com validade para o ano de 2012. Entre elas, o prazo de filiação partidária. A filiação partidária é o vínculo formal que se estabelece entre um partido político e um determinado eleitor, desde que este aceite o seu programa, preencha os requisitos previstos no seu estatuto e tenha o pedido de inscrição deferido pela agremiação. A filiação só pode ocorrer quando o partido já estiver definitivamente constituído e regularizado perante a Justiça Eleitoral. Dessa forma, somente após o registro do estatuto no TSE, momento em que o partido adquire capacidade eleitoral, torna-se possível o ato de filiação partidária. Cumpre frisar que o ingresso em um novo partido configura justa causa para desfiliação do partido de origem. A filiação partidária é uma das condições constitucionais de elegibilidade, cuja inexistência impede a postulação a qualquer mandato eletivo, uma vez que os partidos políticos possuem o monopólio das candidaturas nos dois sistemas de representação eleitoral vigentes no Brasil: o majoritário e o proporcional de lista aberta. Só pode filiar-se a partido o eleitor que estiver na plenitude do gozo de seus direitos políticos. Para concorrer a cargo eletivo, o eleitor deverá estar filiado ao respectivo partido pelo menos um ano antes da data fixada para as eleições. Para o pleito de 2012, essa exigência deve estar atendida até o dia 7 de outubro de 2011. Atenta ao princípio constitucional da autonomia partidária, a lei faculta ao partido político estabelecer, em seu estatuto, prazo de filiação superior a um ano, com vistas à candidatura a cargo eletivo. Todavia, esse prazo não pode ser alterado no ano da eleição, em homenagem ao princípio da segurança jurídica. O filiado que pretenda desligar-se da legenda, deve fazer um comunicado escrito ao órgão de direção partidária municipal e ao Juiz Eleitoral da Zona em que for inscrito. Decorridos dois dias da data da entrega da comunicação, o vínculo torna-se extinto, para todos os efeitos. O cancelamento imediato da filiação partidária ocorre nos casos de morte, perda dos direitos políticos, expulsão e outras formas dispostas no estatuto, com notificação obrigatória ao excluído no prazo de quarenta e oito horas da decisão. O filiado desidioso que se alistar em outra agremiação deve fazer comunicação ao partido de origem e ao juiz de sua Zona Eleitoral, para cancelar sua filiação primitiva; se não o fizer no dia imediato ao da nova filiação, fica configurada duplicidade de filiação, sendo ambas consideradas nulas para todos os efeitos. Conforme ressabido, sem filiação partidária ninguém pode ser candidato. Portanto, partidos e candidatos, o tempo urge!

Delegação da 8ª SDR participou da III Conferência Estadual do Idoso em Balneário Camboriú. Rita de Cássia Zoldan foi eleita delegada e vai representar o estado em Brasília

Charge

“É preciso atrair novos investimentos, para não deixar que após o término da obra a cidade estacionar e não crescer ainda mais. É preciso projetar a cidade para os próximos 30 anos” Nelson Gasperin Júnior Prefeito de Vargem

“O compromisso maior para chegar à mudança, começa com a força e esforço do partido” Deputado Federal Esperidião Amim

“Foi um momento de resgate da cultura gaúcha, que deve ser comemorada e cultuada”

O Celeiro

Jornal

Quem disse...

Diretor da Unoesc José Fabrício Mello

Fundado em 25 de Junho de 1992

Jornal O Celeiro - CNPJ: 12.188.377/0001-03 Reportagens: Gisiane Agostini, Sérgio Peron, Annie Binotto Diagramação e Arte: Wilhiam Peretti Gráfica: Tipobel / Tiragem: 4.000/mês Rua: Marechal Deodoro, 335 - Campos Novos - SC E-mail: celeiro@brturbo.com.br Circulação: Campos Novos, Ibiam, Vargem, Brunópolis e Zortéa

Fone/Fax: (49) 3541-0597

Associado à Associação Catarinense de Jornais Peridiosidade Vereficada pela Abrajori Brasília (ACJ), Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense (ACIRCAN) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)

- Manutenção e venda de microcomputadores - Acessórios em Geral - Presentes e Decorações - Recargas de cartuchos Laser e Jato de Tinta E-mail: soscart@hotmail.com Rua: Cel. Lucidoro, 1462 - Campos Novos - SC FONE: (49) 3544-3165


Quinta-feira, 29 de Setembro de 2011

Geral

Câmara aprova Piso Municipal do Magistério

A

Professores se manifestam: “Casa de Leis vota contra a Lei?”

conteceu na noite de quinta feira (22), durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores, a votação sobre a Lei que regulamenta o piso do magistério na rede municipal. Com casa cheia devido à presença dos professores da rede municipal, convocados pela comissão formada em defesa da implantação do piso na carreira, conforme lei federal 11.738/2008, a votação aconteceu com ânimos exaltados. O vereador Adavilson Telles, O Mancha (PP), antes do início da votação, fez a leitura de uma recomendação enviada pelo promotor Jean Pierre Campos, solicitando que os legisladores levassem em conta os preceitos constitucionais e o conteúdo instituído pelo STF em conformidade à lei 11.738/2008, válida para todo o território nacional. “O executivo não teve a hombridade e a dignidade de discutir com clareza e a humildade de aceitar as proposições que os profissionais fizeram”, declarou Mancha, em entrevista concedida após a votação.

Antunes (PPS), Cirilo Rupp (PMDB e Mancha), a Lei foi aprovada. A professora Denise Brandão que representou a classe na audiência pública realizada para a discussão deste plano, fala do desgaste dessa negociação com o executivo e do sentimento de derrota: “Nós, enquanto parte da comissão dos professores e como participante ativa na formação de um sindicato, saímos derrotadas com esse resultado, mas felizes em saber que o Ministério Público enviou este documento dizendo que aquilo que não estiver em conformidade com a CF ou mesmo com a Lei 11.738, será vetado. E nós sabemos que a lei determina que a progressão salarial esteja vinculada à carreira.”, desabafou Denise.

Muitos professores estiveram presentes na sessão

O presidente da Câmara, vereador Crespo declarou que a votação daqueles que aprovaram a matéria levou em consideração que, se não aprovada naquele momento, já que vencia o prazo para esta votação, os professores teriam que esperar até fevereiro para que o projeto fosse colocado novamente em votação.

3

Xande Di Domenico

Capacitação no campo Gostaria de parabenizar o Sindicato Rural de Campos Novos, Senar e a Faesc, pelos cursos implementados em Campos Novos e região. São mais de 150 cursos ao ano que vem sendo realizado nos municípios que o Sindicato Rural de Campos Novos abrange. São capacitações de homens, mulheres e jovens nas mais diversificadas áreas, desde cursos de artesanatos e inseminação artificial, até cursos de informáticas, dando oportunidade de estar ligado com as mudanças tecnológicas que o mundo moderno oferece.

Programas como “Com Licença vou a Luta”, envolvendo as mulheres do campo e também o “Programa Empreendedor Rural”, que dá oportunidade aos jovens do meio rural são exemplos de incentivo para o meio rural despertar o empreendedorismo e a capacidade de gerir seus negócios, seja em uma pequena ou grande propriedade. Acabou-se o tempo em que o homem do campo tinha aquela vida pacata e que apenas vivia de safra em safra. Hoje ele é um empreendedor e como todo o bom empreendedor, têm que estar ligado às tecnologias e sistemas de inovações que o mundo proporciona. Cada dia que passa fica mais difícil viver no campo, mas temos que buscar alternativas viáveis para que o mesmo não seja abandonado e que as futuras gerações sejam a diferença para esse novo sentimento que vem assolando o Brasil e principalmente a nossa região com esses novos empresários rurais, pois as propriedades, hoje, devem ser geridas como empresas e nada melhor que parabenizar o Sindicato Rural, Senar e Faesc, que vem fazendo sua parte de treinar e qualificar e principalmente em criar um espírito empreendedor em cada homem e em cada mulher, que vivem no meio rural. O campo sempre será a nossa grande fonte de alimento.

O projeto foi aprovado com cinco votos a favor e três contrarios

Com o resultado de cinco votos a favor: Juliano Recalcatti (PPS), Silvio Henrique de Almeida Lopes Sobrinho (PMDB), Tadeu Guzatti (PMDB), Maurílio Castro Campagnonni (PMDB) e João Valdeni da Silva (DEM) e três contrários à matéria: Jair Fagundes

O Celeiro Jornal

Xande Di Domenico Professores se manifestaram em frente a Câmara

(49) 3541-1907 / 8824-3414 gepetomoveisplanejados@hotmail.com Rua Constantino Silvestrin, 46 - Bairro São Sebastião - Campos Novos - SC - (Próximo a Padaria Bela Gulla)


4

O Celeiro Jornal

Geral

ClassiCELEIRO

Quinta-feira, 29 de Setembro de 2011

Vende-se: Antena via-radio completa. Vende-se: de salão para corte de cabelo. InteContato: Cadeira 8848-8159 ou 9910-8912; ressados entrar em contato pelo fone: (49) 3544-0498;

Maria Prato procura emprego (cuidar de idosos), trabalha à noite. Interessados entrar em contato pelo fone: (49) 91687886.

Vende-se: Golf Flash Amarelo, 2007 Contato: 8832-6878 ou 9928-9521 Aceito troca

Vendo Moto CBR 600 F - Ano 1999. Aceito troca por moto ou carro popular de menor valor. Interessados entrar em contato com Marcos Fone: 99952303 ou 35416100.

Oportunidade: Anuncie Excursão paraAqui: Aparecida do Norte e Rio de Janeiro. Saída de Campos Novos dia 11/11/2011. (49) 3541-0597 Em frente a Igreja Matriz. Chegada Aaparecida do Norte dia 12/11/2011. Rio de Janeiro dia 13/11/2011.Telefonemas para contato: (49) 3541-6100 - (49) 9135-3471 - (49) 8853-0804. Vende-se: Vende-seAcordeon ou aluga-se: Consultório odontológico Todeschini em cima bom da Dipar. Interessados entrar em completo em estado decontato condervapelo fone: (49) 3541-0325; ção e revisado. Preço R$ 8.000,00 (8 Mil reais) - Contato: (49) 354408-38 falar com Antonio.

Vespertino: Educação Infantil e Fundamental 1º a 4º Ano Noturno: Aceleração 5º a 8º Ano e EJA Médio

Fone: 3544.3389

Rua: Cel. Lucidoro, 1026 - Campos Novos

Materiais de Construção

Almoço a Quilo e Buffet livre Segunda à Sábado

O que você precisa para construir e reformar você encontra aqui! O telefone mais fácil da cidade! (49) 3541-0000 - Av. JK, 584 - Campos Novos

Todo dia Buffet de Sorvetes!

Fones: (49) 9135.8039 - 9135.8041

Rua Duque de Caixias, 50 - Próx. Bradesco - Centro Campos Novos


O Celeiro Jornal

Opinião

Quinta-feira, 29 de Setembro de 2011

Coluna Nº 100

aAcesse: http://www.sergioaperon.com.br

Contato: falecom@sergioaperon.com.br - Fone: (49) 9900-8984

Coluna 100

Não poderia escrever a coluna sem fazer o registro: é a de número 100. Tudo começou em 24 de setembro de 2009. Agradeço à direção do Jornal O Celeiro pela confiança e aos leitores e leitoras, multiplicadores e vozes ressonantes de uma página que é opinativa. No entanto e apesar da opinião, muitas vezes nos limitamos a noticiar apenas o fato. De outras vezes, procuramos criar o sentimento de consciência nas pessoas, mostrando os dois lados da mesma moeda. As pessoas precisam estar atentas e ao jornalismo cumpre o mister de chamar a atenção quando isso não ocorre. Fiz grandes amizades em Campos Novos e região: de doutos aos mais humildes. Todos com a mesma importância. Não tenho por costume medir as pessoas por suas posses, grau de instrução ou cargo que ocupa.

Gostar e não gostar Tenho até sido repetitivo na afirmação: “Quem não gosta do que escrevo pode seguir dois caminhos: ficar muito bravo e amansar-se ou não dar motivos para o apontamento”. Não faço jornalismo de agrado e nem oficial, que só escreve o que os ocupantes do Poder gostam de ler. Se o elogio é merecido, não importa se o sujeito nutre antipatia por mim. Se o corretivo é pertinente, pode ser de pessoa de convívio diário. Que o digam meus colegas do Celeiro! Tenho comigo que a sinceridade é o seu cartão de apresentação. Referindo-me ao convívio de dois anos com os leitores e leitoras do jornal O Celeiro, posso afirmar com toda segurança: nunca fui diferente. Tenho uma palavra e uma vez dada, basta.

O editorial O vereador Jair Varela deu nota dez para o editorial que escrevi na edição passada: Voto de Cabresto. Brandiu o Celeiro na sessão da Câmara do dia 22 de setembro, prometendo a leitura completa do texto, muito pertinente. Segundo ele, traduzia “ipsis literis” o momento Legislativo. Não é que o Jair esqueceu os óculos e não conseguiu ler? Citou dois trechos e recomendou a leitura, traído pela visão. - Ô Jair! Use aquela cordinha e pendure os óculos no pescoço homem!! Mas ficamos agradecidos pela citação e reconhecimento.

Erro crasso

Já elogiei algumas posturas do presidente do Legislativo camponovense, vereador José Adelar Carpes-PMDB. No entanto, na sessão do dia 22/09 cometeu um erro crasso, infantil e de desrespeito para como o Promotor de Justiça Dr. Jean Pierre Campos. Usando prerrogativa do Ministério Público e tendo sido provocado por uma Comissão de Professores, o ilustre Promotor recomendou à Câmara de Vereadores, que a votação de Projeto de Lei do Executivo tra-

5

tando do Plano de Carreira, ocorresse em consonância com os ditames legais, inclusive citando súmula vinculante sobre o tema. A recomendação foi enviada via fax e lida na íntegra pelo vereador Adavilson Telles-PP, o Mancha. Chamando a responsabilidade para si, o presidente Carpes, afirmou textualmente: - Fax não é documento! Não reconheço um fax como documento válido. Por prudência e sinal de respeito, deveria ter considerado. Até poderia ter pedido a confirmação, determinando que algum servidor mantivesse contato com o Fórum ou feito ele próprio. Deixou um clima desfavorável! A propósito: se fosse um fax de algum político ligado ao PMDB (o mesmo partido do presidente), seria considerado um documento válido ou não?

Na justiça O caso do Plano de Cargos e Salários dos Servidores na Educação de Campos Novos possui todos os ingredientes para chegar ao Judiciário. Além da inobservância de princípios legais, favorecimentos aos cargos de confiança e incongruências com reflexo em conquistas já sacramentadas, soma-se o descontentamento dos servidores, a falta de justificativa plausível do Executivo, o besteirol dos vereadores pela aprovação e etc. A falácia de que “vamos continuar conversando” é exatamente isso: falácia, conversa mole. Assim como não volta matéria rejeitada, não há emenda do Executivo em projeto de aprovação recente. Entre as justificativas, o prefeito apresentou a de que “não tem dinheiro”, mas não apresentou isso de modo claro. Para ter dinheiro (e já escrevi isso algumas vezes) e como a Educação é prioridade, dever previsto na Constituição, a prefeitura deve demitir servidores que não são concursados, os chamados “apaniguados do Paço”. Se a “continuidade das negociações” for igual à promessa do prefeito de enviar o plano, vamos lembrar: disse em dezembro/2009, que enviaria em março/2010 e chegou em setembro de 2011.

Denúncias

O vereador Adavilson Telles, PP – disse em tribuna que o prefeito Vilibaldo Erich Schmid-PMDB está operando um desgoverno. Segundo Mancha, o prefeito está se complicando sozinho pelos próximos dez anos, tantos são os apontamentos que podem descambar para atos de improbidade administrativa. O vereador citou o caso do prazo perdido em convênio assinado com o governo do Estado para asfaltamento de área no novo frigorífico BR Foods, consequentemente a devolução do dinheiro conveniado e a posterior apresentação de projeto autorizando pagamento para tapar o rombo. O caso foi denunciado ao Ministério Público. Detalhe: ninguém na prefeitura alertou ao prefeito para os riscos.

Outra denúncia

Circula entre algumas pessoas de Campos

Sérgio Peron Novos, e-mail dando conta de possíveis irregularidades cometida por servidora da prefeitura, cuja intenção não é outra senão beneficiar a si mesma, inclusive financeiramente. O documento já está na mesa do Promotor de Justiça. Durante as investigações, o MP deverá verificar se a ocorrência é fato e a sua extensão. Se comprovada, poderá haver a chamada “responsabilidade solidária”. Se de um lado há responsabilidade de quem pratica o ato delituoso, de outro também pode ser responsabilizado quem sabe e nada faz. Quem tem a incumbência de zelar pelo dinheiro público deve estar atento e lembrar nunca é demais: quando se trata de servidor público, há agravantes nas penalidades.

Sobre chuvas

É certo que choveu muito, mas também é certo que há mais de dois anos ouço vereador reclamando das estradas no interior de Campos Novos. Intransitáveis – é o termo que melhor se aplica. Segundo consta, as estradas ruins e que foram citadas como carentes de patrolamento há dois anos, ainda não receberam o benefício. O caso começou a virar motivo de gozação. Dizem que crianças de algumas localidades e que nasceram em 2009, nunca viram uma patrola. - Periga que o guri fique traumatizado quando vir um bicho desses por aqui – dizem alguns. Já outros, explicam de outra maneira: - Tem estrada no interior que, nem tatu de chuteira consegue passar. Se o bicho for 4x4, ainda encalha!!

Por falar em tempo

No dia 20 de maio de 2010, edição do Jornal O Celeiro denunciou a compra de 1.000.000 (Um milhão) de doses de medicamento chamado Fluconeo, um antimicótico. Durante a produção da matéria, liguei para a Secretária Edilamar Salvador – que no período da compra era Secretária de Saúde para ouvi-la. Disse entre outras coisas, que enviaria a nota fiscal dos tais remédios cuja quantidade adquirida, garantia 33 comprimidos por habitante. Um caso gravíssimo de micose de unha (que é a mais demorada para a cura total, prescreve-se seis comprimidos). Bom, até hoje – 29 de setembro de 2011 – a nota fiscal ainda não apareceu. Será que erraram o endereço?

Só para constar

Na sessão da Câmara de vereadores de Campos Novos, dia 22 de setembro, ouvi o vereador João Valdenir da Silva- DEM, o Teco – que antes era oposição e que virou situação – dizendo que sobre o Projeto do Plano de Cargos e Salários dos Servidores da Educação, estava votando com a consciência. Preciso perguntar ao nobre vereador: - Por acaso era “a consciência” de que a esposa conseguiu um carguinho de secretária de escola? Por favor! Não subestime a inteligência das pessoas.


6

O Celeiro Jornal

Profissões

Quinta-feira, 29 de Setembro de 2011

Profissões: Comentarista Esportivo

Um bate papo com o comentarista camponovense eu nome é Fábio Machado, tem 24 anos e é aberto para que eles participem dos quadros com os camponovense nato. Em 2009 entrou na Ráseus comentários e talvez isso seja o segredo do sudio Comunitária 104,9 FM, como apresentacesso”, comenta. dor de um programa sertanejo e no mesmo Além desta cobertura via estúdio dos assunano, foi convidado a integrar o time do esporte da tos relacionados ao esporte, Fábio e o colega Paulo emissora, na época composto por Clemilton Oliveira, também fazem a cobertura dos jogos onde há time Paulo Vezaro e Douglas Antônio Correa. Na cobertude Campos Novos participando. Durante um deles, a ra esportiva, Fábio começou como repórter de campo. Taça 104,9 FM, foi lançado o “Troféu Corneta” para Seu primeiro trabalho foi em Tangará, no jogo entre aqueles que estavam sempre envolvidos com o esTangaraense x Pinheiros. Por ser fora de casa, Fábio porte dentro e fora do campo, fazendo comentários ficou ainda mais nervoso mas conta que foi bem receengraçados. O intuito do troféu, já famoso em seu bido e deu tudo certo. Nesse meio tempo foi ganhanprograma, é levar para o estúdio essa integração entre do a confiança do público e dos colegas de profissão e o torcedor, o ouvinte e a equipe técnica. De lá pra cá em junho do ano passado, com a saída de Clemilton, já são 29 contemplados. Para o final deste ano está Fábio passou a comandar o programa Toque Esporprogramada uma carreata a ser realizada com o cativo, ao lado de Paulo Vezaro. O programa que tem minhão do Corpo de Bombeiros, onde os premiados grande prestígio do público camponovense, acontece de segunda à sexta-feira, das 12h30 as 13h30 e traz Muitas pessoas que o coos resultados de jogos nacionais, regionais e locais. nhecem bem, já se confundiram na “Sempre que estamos apresentando o Toque Esportirua com o irmão de Fábio, o Fabiavo, recebemos visita de ouvintes e deixamos o espaço no. Isso porque os dois são gêmeos idênticos. Fábio e Fabiano sempre foram muito amigos, estudaram no EEB. Paulo Blasi onde ambos se destacaram no esporte como atletas. As modalidades disputadas pelos irmãos eram 800m rasos, revezamento 4x100m e revezamento 4x400m. Foram diversas medalhas em jogos abertos estaduais e regionais. Os

S

Vida pessoal

29°Torféu Corneta entregue dia 27.09.11

Clínica de Olhos

Dr. Maurício Braga

Fone: 3541-1102

Rua: Frei Rogério, 535 - Sala 01 - CN

Fábio Machado

do ano desfilarão pelo centro da cidade. “Inclusive o presidente dos corneteiros é o sargento Dhiêmis M. Pinheiro, chefe da Corporação”, conta Fábio. irmãos inclusive já foram convidados para representar outros municípios no atletismo, como São Bento do Sul e Guaramirim. Mas diferença entre os filhos da dona Zilda e do seu João Pedro também aparece no esporte: Fábio é gremista e Fabiano, corinthiano. E o coração do comentarista esportivo também vai muito bem, obrigado. Fábio é noivo de Elenice e conta que tem planos de casar e constituir uma família ao lado da companheira. No tempo livre o casal aproveita para curtir a companhia um do outro.

Próximas Coberturas

Em outubro, o programa Toque Esportivo, em parceria com a Secretaria de Esportes, está lançando a 2ª edição do Campeonato de Torcedores. Os times são formados por torcedores do Grêmio, Internacional, Flamengo, Palmeiras, Vasco, Corinthians e Santos. Na primeira edição, realizada em 2010, o time do Inter foi quem levou o título para casa. Para quem quiser ficar por dentro desta programação, Fábio dá a dica: “Acompanhe o Toque Esportivo que a gente sempre está trazendo as novidades do que acontece no esporte aqui no município”. O programa vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 12h30.

Comércio de Bebidas Camponovense Revendedor exclusivo da Cerveja Conti Bier e Chopp Conti! Venha conhecer as multimarcas de cervejas e refrigerantes!

Eventos da Semana!

Festa em Honra a N. S. Aparecida – Boiadeiro – Vargem dia 02 de Outubro. Com matine às 14 horas animado pela Banda Asa Delta. 2º Rodeio Crioulo nos dias 14, 15 e 16 de Outubro, na Cancha de Laço do CTG Integração dos Tauras (Placa do Trevo) Monte Carlo. Com ótima premiação. Grandioso Show Baile com José Moraes (Pidão) dia 04 de Novembro, no Salão da Morada do Sol – Bairro Morada do Sol – Campos Novos. Rua Henrique Rupp, 468 Fone: (49) 3541-0363


O Celeiro Jornal

Geral

Quinta-feira, 29 de Setembro de 2011

Solidariedade sem Distância

Com esse tema, pólos da Unopar realizam campanha de arrecadação de alimentos. Em Campos Novos, acadêmicos arrecadaram mais de 200 quilos de alimentos

N

a tarde de quinta feira (22), acadêmicos do 6º semestre do curso de Administração, da Universidade do Norte do Paraná (Unopar), Pólo de Campos Novos, realizaram entrega de donativos alimentícios para o Lar das Meninas Casa do caminho. De acordo com Juarez Santos, um dos acadêmicos, o objetivo da campanha foi, além de pré-requisito do curso, beneficiar uma entidade do município no qual o Pólo está inserido. Mais de 200 quilos de alimentos não perecíveis foram arrecadados nas empresas dos municípios de Campos Novos e Monte Carlo.

Psol de Campos Novos busca novos filiados

Simpatizantes do partido podem entrar em contato com a comissão provisória

N

a manhã de domingo (25), no auditório do Hotel Bebber, representantes do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) se reuniram em Campos Novos. Cerca de 30 filiados participaram da reunião que teve como objetivo a consolidação do partido no município. Durante o encontro foi decidido que até o próximo dia 15 de outubro, simpatizantes do partido podem entrar em contato com a comissão provisória para realizar filiações e assim, o partido ter novos nomes para candidatos a vereador nas próximas eleições. A comissão é formada por sete membros já filiados do Psol em Campos Novos. Telefone para contato: 8837 7791, falar com João Maria Chaves dos Santos.

Farmácia Essencial

Drogaria, Perfumaria e Manipulação

Homeopatia - Ortopédicos “Porque Essencial é Cuidar de você”

Fone: (49) 3541-1575 Rua: Marechal Deodoro, 626 - Sala 02 Campos Novos-SC

Fone: (49) 3541-2979 Automação em Hematologia Cell Dyn e Bioquímica Cobas Mira Plus

Dra. Cristiane Gavazzoni Bioquímica Responsável CRF-SC-4505 Rua: Cel. Farrapos, 349 - S102 (Centro) e Rua: Coração de Maria (Bairro Aparecida) Campos Novos - SC

Dica

7


8

O Celeiro Jornal

Política

Quinta-feira, 29 de Setembro de 2011

Feijoada do PP reúne mais de mil simpatizantes nossas propostas nas eleições”, ressaltou. Ele observou que seu nome está à disposição, no entanto, esclarece que não está nada definido e que outros nomes poderão surgir até a convenção do PP.

agradeceu. Mancha disse que estava emocionado porque com um ano de antecedência, muitos camponovenses estavam reunidos para falar de política e de projetos. “É um movimento de transformação, de trabalho”, disse o presidente municipal do PP, completando que as lideranças do partido pensam no futuro: “estamos pensando no bem estar da nossa gente, não jogando dinheiro público fora e nem desrespeitando a população. Nós queremos a mudança”, salientou.

O evento reuniu mais de mil pessoas no Salão do Romeiro

F

altando pouco mais de um ano para as eleições municipais de 2012, o Partido Progressista de Campos Novos iniciou o trabalho de preparação para o pleito. No último domingo (25), durante a Feijoada do PP, evento que reuniu mais de mil pessoas no Salão do Romeiro, bairro Aparecida, o Partido Progressista lançou a pré-candidatura de Alexandre Alvadi Di Domenico a prefeito de Campos Novos. Xande Di Domenico é o atual presidente regional do PP. Nomes de pré-candidatos a vereadores do PP também foram divulgados, entre eles também, o lançamento de nomes de futuros candidatos ao Legislativo dos partidos: PPS, PSD, PT, DEM, PSDB e PSOL.

Representantes de diversos partidos e autoridades também participaram

Autoridades como o candidato ao senado Hugo Biehl, deputado Federal Esperidião Amin, Deputados estaduais, Joares Ponticelli (Presidente do PP de Santa Catarina), Reno Caramori e Zé Milton Seifer, além de Ângela Amin, prefeitos e outras autoridades dos municípios vizinhos como Joaçaba, Água Doce, Ibiam Herval D’Oeste e a população em geral, prestigiaram o evento. Na opinião de Xande Di Domenico, as pessoas da comunidade de Campos Novos foram os convidados mais ilustres da Feijoada do PP. Sobre a presença das lideranças o pré-candidato acredita que serve de incentivo para a grande caminhada. “Essas lideranças nos dão o aval dessa pré-candidatura, aumentando essa vontade de que o partido nos escolha no dia da convenção para que possamos apresentar

A comunidade da cidade e do interior participou do Encontro

A vontade da população é mudança, renovação e inovação na política Xande Di Domenico camponovense. Presidente Regional do PP

Para o deputado Esperidião Amim, a feijoada do PP foi uma reunião que mostra o quanto povo quer mudança. Ele destacou que novas filiações e a união com outros partidos serão ações fundamentais para o sucesso nas eleições de 2012. “O compromisso maior para chegar à mudança, começa com a força e esforço do partido”, disse Amim.

Xande Di Domenico

Sobre o resultado positivo do evento realizado pelos progressistas, Xande Di Domenico destaca que é o primeiro passo para uma grande caminhada. “Será uma caminhada com dificuldades, mas com certeza vamos encarar, pois temos coragem, determinação e vontade de trabalhar por Campos Novos. Entendo que chegou o momento dos camponovenses ter vez e voz”. Segundo o pré-candidato do PP, o partido vai elaborar um Plano de Governo com sugestões da população. “A vontade da população é mudança, renovação e inovação na política camponovense. Juntamente com outros partidos que certamente serão convidados, queremos propor uma nova opção para o eleitor de Campos Novos”, disse. Durante a solenidade de abertura do evento, o presidente do PP em Campos Novos, vereador Adavilson Telles, o Mancha, agradeceu a presença de todos. “Obrigado aos nossos amigos e todas as pessoas que aceitaram nosso convite e na manhã de hoje estão aqui conosco, obrigado a cada um por estar aqui”,

O deputado estadual Joares Ponticelli, descreveu o evento como histórico, ressaltando que o dia foi especial para o Partido Progressista. O presidente do PP de Santa Catarina ressaltou que as lideranças do Partido estarão apoiando o projeto do PP de Campos Novos. “Estaremos juntos nessa caminhada cívica pelo projeto do PP de Campos Novos, pelo nosso projeto, por uma nova Campos Novos”, confirmou. Ponticelli lembrou que há um ano e 11 dias, contando da data do evento, dia 25 de setembro, acontecerá a eleição municipal. “Não foi por acaso que iniciamos está caminhada, é a primeira largada e é chegada a hora da mudança”.

Xande Di Domenico declarou que seu nome esta à disposição do Partido

Organização

Uma equipe com cerca de 40 pessoas colaboraram na organização do evento. Os preparativos iniciaram na manhã de sábado e encerraram no final do domingo. Os membros do Partido Progressista agradecem às pessoas que fizeram da Feijoada um sucesso.


Quinta-feira, 29 de Setembro de 2011

Publicidade

O Celeiro Jornal

9


10 O Celeiro Jornal

Variedades

COLUNA DE

MODA

Por Thays Caroline Sabei: Designer de Moda

Bom dia leitores!

Quinta-feira, 29 de Setembro de 2011

Curso de Maquiagem

N

o último sábado (24), o Salão de Beleza Juliani, no município de Vargem, realizou o 1º Curso de Maquiagem. O evento foi em parceria com o Boticário de Campos Novos. As colaboradoras do Boticário deixaram as vargenses ainda mais belas. Juliani Faedo, proprietária do Salão de Beleza destaca que o Curso de Maquiagem foi sucesso e que a parceria com o Boticário deverá continuar.

Rock in Rio é o acontecimento(e assunto) da vez! E se alguém vai encarar aquela LOUCURA maratona de shows... aqui vão dicas de look pra você se inspirar! Estilo é importante, ok. Mas pense em unir ao estilo, conforto e praticidade. Camisetas de banda são as clássicas, pense em personalizá-las.. Corte a peça deixando mini, borde paetês nos ombros ou no desenho. Calças jeans escuras ou rasgadas. A legging é perfeita, já que é super confortável. Use sob bermudas jeans ou com blusas mais compridas.

Blusas soltinhas e mais compridas são ótimas também. Para adicionar estilo, use sobre um top colorido ou de brilho. Outra opção é usar um colete. Para aquecer, jaquetas de couro ou moletons. Se quer deixar mais feminino, opte por jaquetas coloridas, e um moleton com aplicações.

Salão de Beleza Juliani Rua: Benjamin Margott, 289 - Vargem Fone: (49) 3549-0289 - 8824-4479

NAKISSKA Dúvidas? Entre em contato pelo e-mail: celeiro@brturbo.com.br e no blog http://fashionswhatuwant.wordpress.com e deixe um comentário, que eu respondo!

www.maisnovacasa.com.br

(49) - 3544-3368

u (49) 3544-2929

u

RUA: CEL. FARRAPO, 1021 - CENTRO - CAMPOS NOVOS - SC

Aluguéis: Apto 2 dorm, Av JK, 1 g, ........................................................................R$ 450,00

TUDO com Juros Zero

Apto centro, 4 dorm, ste, 3 WC, 1 g, sala festa....................................R$ 800,00 Apto centro, 3 dorm, ste, 2 g, churr. Ar cond.....................................R$ 1000,00 Apto novo Sto Antonio, 2 dorm. 1g, churr..........................................R$ 1000,00 Kitinet, b. Senhor B. J. mobiliada, 1 dorm, 1WC, 1 garagem..............R$ 350,00 Casa parte baixo, centro, 2 dorm, 1 g, .................................................R$ 350,00 Casa nova, B. Ernesto Zortea, 3 dorm, 1 g, 1WC, moderna...............R$ 500,00 Casa parte cima, centro, 3 dorm. Ste, 1 g, ........................................R$ 1500,00 Casa São Sebastião, 3 dorm, ste, 2 g, prox, rodoviaria...................R$ 2.000,00 Casa nova São Sebastião, 3 dorm, ste, 1 g, alto padrão..................R$ 2500,00 Casa alto padrão, 2 pav. 4 dorm. Ste, 4 g, cozinha embutida..........R$ 3500,00

Condomino fechado no centro

Apartamentos no Centro

Aptos na planta

Venda minha casa minha vida

Rua: Cel. Farrapo, 1407 - Centro - Campos Novos

U 10

uBrinquedos uUtilidades para o Lar uCD’s e DVD’s uPresentes para todas as idades uDecorações e Matrial Escolar uAcessórios para Informática

Pagamentos

3541-0034

Cel. Farrapo, 1301 - Campos Novos - SC


Variedades

Quinta-feira, 29 de Setembro de 2011

Fonte: João Bidu

Horóscopo Semanal Áries

Seu progresso no setor profissional vai depender das parcerias que fizer. Em família, você terá que agir com bastante sensibilidade para evitar atritos. No amor sorte.

Câncer

O período será determinante para quem precisa resolver assuntos ligados a seguro ou herança. Você estará mais sensível que de costume, por isso, tudo o que acontecer releve.

Libra

Durante esta semana, você terá facilidade para motivar as pessoas com quem trabalha. O astral familiar será especial. Entretanto, o relacionamento com pessoas estará complicado.

Touro

Os astros indicam que será necessário concentrar-se e estabelecer prioridades em seu dia a dia. Nada cairá do céu, por isso, mãos à obra. Em família, alguns assuntos tem ansiedade.

Leão

Faça contatos em sua profissão: novas portas vão se abrir para você. Os astros vão incentivá-lo(a) a se aproximar dos parentes. Seja mais tolerante para que a harmonia prevaleça.

Assuntos ligados a pesquisas e mistérios vão atrair sua atenção. Na rotina familiar, você terá que lutar contra seu desejo de isolamento. No romance, a palavra de ordem é discrição.

Agir discretamente no ambiente de trabalho será fundamental para que você consiga conquistar seus objetivos. Seu coração pede cumplicidade. Nem tudo será como você gostaria.

Aquário

Some forças com quem tem os mesmos interesses que você. A convivência com a família será das melhores e viagem com pessoas queridas pode trazer grandes alegrias.

11

Arquivo: Benito Zandoná

Nossa História em Fotos

Gêmeos

Dê mais velocidade às suas atividades profissionais e desconfie de promessas de dinheiro fácil. Encontros com parentes prometem ser divertidos. Faça passeios diferentes.

Virgem

A carreira estará bem-amparada e você terá a chance de concretizar suas ideias. Boa fase para organizar sua rotina, colocar as tarefas em dia e batalhar pelos seus interesses financeiros.

Escorpião

Capricórnio

O Celeiro Jornal

Sagitário Tempo de investir em novos projetos. Evite depender dos colegas no ambiente de trabalho. Em família, o melhor a fazer é manter o sigilo sobre sua vida amorosa.

Peixes

Os astros indicam que é o momento de dar mais atenção às questões profissionais e melhorar o convívio com seus colegas. A dois, a indiferença pode incomodar.

Assine - Jornal O Celeiro: (49) 3541-0597

No centro o Cel. Gasparino Zorzi e seus soldados

Feliz Aniversário!

01/10 Luiz Carlos Devilla - Allan Boff Jacomel 01/10 Luiz Carlos Devila - Angelo Matos da Cass 01/10 Gustavo André Machado 03/10 Regis Grahl Ogliari - José Maria Gonçalves de Lima 04/10 Francisco Carlos Mattos 04/10 Carolina Mattos 05/10 Celso Antônio Rambo 06/10 Cleudes R. de Oliveira - Marli Becker - Clorimar Vitor Melotti

Receita da Semana Ingredientes:

Pé-de-moleque

v2 xícaras de açúcar v1 lata de leite condensado v3 xícaras de amendoim (torrado e sem pele)

Modo de Preparo:

Derreta o açúcar, cuidando para não queimar e não ficar bolinhas; Colocar devagar o leite condensado; Em seguida, o amendoim, mexa até desprender da panela; Passar margarina na pia e despejar; Depois de frio, Você tem uma receita deliciosa? cortar em quadrados. Mande para celeiro@brturbo.com.br

Venha conferir nossas novidades! Tudo que você precisa! Rua: Coronel Farrapo, 1073 FONE: (49) 3541-0325

MARMOGAS Distribuidor

Rua: Tiradentes, 140

Fone: (49) 3541-0118 - Campos Novos - SC

TELE-GÁS E ÁGUA MINERAL

3544-1003 8811-7600


12 O Celeiro Jornal

Publicidade

Quinta-feira, 29 de Setembro de 2011


Geral

Quinta-feira, 29 de Setembro de 2011

N

ascimento Imobiliária e Construtora Ltda

CRECI-3132-J

Fones: (49) 3544-3030 9996-3002 8849-9493

Projetos e Execuções Financiamentos Compra e Venda Avaliações Averbação

Nascimento IV Nascimento II

O Celeiro Jornal

Casas Geminadas, com 03 quartos, sala, cozinnha, lavanderia, banheiro e garagem. Bairro Zortéa

13

Enercan traz Pedágio do Brinquedo à região

Cidades do entorno da Usina Hidrelétrica Campos Novos serão palco de ação para doação de brinquedos e felicidade às crianças de baixa renda través de uma iniciativa da Enercan – Campos Novos Energia foi possível trazer às cidades do entorno da Usina Hidrelétrica Campos Novos e região o Pedágio do Brinquedo: ação com o intuito de arrecadar brinquedos para o Dia das Crianças, dando a oportunidade às crianças de baixa renda receberem um presente em seu dia.

A

O Projeto ainda conta com o apoio de estrutura do SESC e a realização da RBS TV e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Bairro: Santo Antonio. Aptos. com 2 e 3 dormitórios.

Já em construção, Venha conferir! Localizado na rua Cel. Pedro Carlos.

Dessa forma, a sociedade é convidada a participar da ação doando brinquedos nos postos de coleta ou diretamente para crianças carentes. Todos os itens arrecadados nestes postos serão doados a entidades cadastradas no projeto. Haverá em cada cidade contemplada pelo projeto, postos de coleta em que os brinquedos poderão ser destinados até o dia 12 de outubro.

Nereu Ramos, 826 - Campos Novos

Frase da Semana “O mundo é perigoso não por causa daqueles que fazem o mal,mas por causa daqueles que vêem e deixam o mal ser feito.” Albert Einstein

Nos dias de ação do projeto será montada uma estrutura com piscina de bolinha, cama elástica, pintura facial e palhaços nas praças onde o evento se realizará, trazendo além dos brinquedos, diversão e alegria para as crianças presentes. A atuação do projeto já começou nessa semana. No dia 27, terça-feira, a equipe da Enercan e do Pedágio do Brinquedo estiveram presentes em

Abdon Batista. Ontem, dia 28, a ação seguiu a Celso Ramos e chegará a Anita Garibaldi no próximo domingo, dia 02 de outubro, das 13h30 às 17h. No dia 08 de outubro, sábado, Campos Novos recebe a equipe do Pedágio do Brinquedo para desenvolver as ações das 13h30 às 17h. As doações já podem ser feitas desde agora até o dia 12 de outubro. Abaixo segue relação dos postos de coleta de cada cidade: Em Campos Novos, os postos de coletas são: no CARE (Centro de Atendimento Regional Enercan), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Unoesc e Usina Hidrelétrica Campos Novos;

Giga Feirão Vem aí!

ÚLTIMA SEMANA!

Novos e Semi Novos Primeira parcela para Janeiro! Avenida JK, 460 - Campos Novos-SC - Fone: 3541-1192

Brinde: Tanque cheio Transferência


14 O Celeiro Jornal

Esporte

É sucesso a 18ª Edição da Taça Rádio Cultura

C

om objetivo de integrar a comunidade regional e incentivar a prática esportiva, há 18 anos a Rádio Cultura de Campos Novos marca presença em transmissões esportivas, com sua equipe atual formada por Cleber Luiz, Douglas Tony, Victor Zoldam, Ivair Pereira, com apoio do responsável técnico Sidney Carvalho de Almeida e da gerente Maria Rossi. Neste ano, o tradicional evento esportivo contou com a participação de 72 equipes em seis categorias, sendo que o maior número foi registrado na categoria livre com 28 equipes. Parte dos jogos das finais da Taça Rádio Cultura aconteceu no último final de semana, sendo nas categorias sub 09, sub 11, sub 13, livre e

veteranos (veja a tabela com os resultados). Estão marcados para o próximo sábado (01) os jogos das finais das categorias participantes: sub 15 e feminino. O maior público das finais foi registrado no Domingo (25) com 90% da capacidade do ginásio Humberto Calgaro ocupado. As equipes classificadas em 1º, 2º, 3º e 4º Lugares receberam troféus, medalhas e um bonificação em dinheiro. A Taça Radio Cultura de Futsal foi organizada pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer em parceria com apoio da equipe esportiva da emissora. O evento teve o incentivo, através de patrocínio de empresas camponovenses.

Confira a classificação: CATEGORIA LIVRE

CATEGORIA VETERANO

MASCULINO

MASCULINO

1º LUGAR – PINHEIRO F. C.

1º LUGAR – PINHEIRO F. C.

2º LUGAR – PÉRTILLE TRANSPORTE

2º LUGAR – AMB JBV / TÉCNOLAR

3º LUGAR – AMB JBV / TÉCNOLAR

3º LUGAR – 21 DE ABRIL / CELSO RAMOS

4º LUGAR – COACER

4º LUGAR – TOP SPORT / MAXI UNIFORMES

CATEGORIA SUB 09

CATEGORIA SUB 11

CATEGORIA SUB 13

MASCULINO

MASCULINO

MASCULINO

1º LUGAR – AUXILIADORA

1º LUGAR – PINHEIRO

1º LUGAR – A. A. COPERCAMPOS

2º LUGAR – PINHEIRO B

2º LUGAR – VARGEM

2º LUGAR – PINHEIRO CASTANHEL

3º LUGAR – PINHEIRO A

3º LUGAR – CELSO RAMOS 3º LUGAR – COPERCAMPOS

4º LUGAR – ABDONENSE

4º LUGAR – AUXILIADORA

4º LUGAR – CELSO RAMOS

11º Circuito de Xadrez Rápido de Lacerdópolis

F

oi realizado no último dia 17 (sábado) no Ginásio Municipal de Esportes de Lacerdópolis, a 3ª etapa do 11º Circuito de Xadrez de Lacerdópolis. As competições foram divididas em 6 torneios por categorias de idade, sendo que todos os torneios foram realizados em 6 rodadas com partidas de 40 minutos. Participaram da 3ª etapa, um total de 202 jogadores de 12 municípios: Campos Novos, Capinzal, Chapecó, Concórdia, Fraiburgo, Joaçaba, Lacerdópolis, Lages, Luzerna, Seara, Xaxim e Zortéa. De Campos Novos saíram medalhistas Alex Eduardo de Souza Marques (3º lugar na categoria sub-14), Gabriela Alves de Jesus (5º lugar-sub-12 fem.), Juliano Souza (5º lugar - Sub-12 masculino), Amanda Gonçalves Lima (4º lugar-sub-12 feminino) e Rony Sanguanini(4º lugar – Sub-10 masculino). I Copa Redosul

A Praça de Alimentação do Angeloni, em Lages, foi palco da I Copa Redosul de Xadrez. O

Diretora da Escola Novos Campos, Rose Pasqualoto, Luiz Felipe Canônica, Alex Eduardo de Souza Marques, Rony Sanguanini, Anderson Moroni de Souza Marques e Professor Jorge Futigami

evento, foi no sábado (24) e reuniu 62 enxadristas de Lages, Fraiburgo e Campos Novos. O professor Jorge Futigami, parabeniza os jovens enxadristas camponovenses: Rony Sanguanini (Campeão sub-10), Igor Alves Lima (vice-campeão sub-10), Anderson Moroni de Souza Marques (vice campeão sub-12) e Gleiseane Rosa (3º lugar sub-14 feminino).

Quinta-feira, 29 de Setembro de 2011

Torneio Zortéa Open de Tênis Construtora Zortéa foi patrocinadora do último campeonato de Tênis

C

om a participação especial de competidores do municípios visinhos, Joaçaba e Capinzal, além dos tenistas de Campos Novos, a Escola de Tênis Marques Gonzatto, realizou neste último final de semana, dias 24 e 25 o Torneio Zortéa Open de Tênis Regional. O campeonato foi patrocinado pela empresa camponovense, Construtora Zortéa. O evento teve a participação de 34 competidores nas categorias: A, B e infantil. Os tenistas destaques foram: Categoria A – 1º Lugar, Eduardo de Campos Novos; 2º Lugar, Otávio de Joaçaba. Categoria B – 1º Lugar, Charles de Joaçaba; 2º Lugar, Bruno de Joaçaba. Categoria Infantil – 1º Lugar, Lucas Proner de Campos Novos; 2º Lugar João Henrique Zanquetta Nossol de Campos Novos. O professor Marques Gonzatto agradece a participação dos tenistas e destaca que o próximo torneio já esta sendo organizado para o final do mês de outubro. O professor de Tênis Junico de Joaçaba colaborou com o evento. Trouxe os tenistas de Joaçaba. A Escola de Tênis Marques Gonzatto assinou contrato com o Aqua Camponovense para desenvolver as atividades com o esporte no Clube. As aulas de tênis iniciam a partir do mês de outubro com aulas no sábado das 8hs00 às 20hs00. Informações e inscrições diretamente na Escola Marques Gonzatto, ou pelos telefones: 8803-1045 ou 3541-1127.

Tudo de ótima qualidade para você e sua Família!

-Pães -Massas -Doces -Salgados Rua Vergílio Stefanes - 3544-1551 Rua Cel. Farrapo - 3541-1044


Quinta-feira, 29 de Setembro de 2011

Vargem

Região

O Celeiro Jornal

15

Construção da UHE São Roque deve iniciar em 2012

Prefeito de Vargem, afirma que Aneel já concede licença para leiloar a obra m entrevista ao Jornal O Celeiro na semana passada o prefeito do município de Vargem, Nelson Gasperin Junior, o Peixe (PP), confirmou que o leilão para construção da Usina Hidrelétrica São Roque, deverá acontecer no final deste ano. O leilão é feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que aprovou a licença e, portanto, no mês de dezembro será conhecida a empresa que administrará a obra. O aproveitamento Hidrelétrico São Roque está situado no rio Canoas, entre os municípios de Vargem e São José do Cerrito. Sua área de alagamento atingirá os municípios de São José do Cerrito na margem esquerda e Vargem, Brunópolis, Frei Rogério e Curitibanos na margem direita do rio Canoas. O Projeto da UHE São Roque cadastrados. “Precisamos levar todas que será arrecadado com a compensaconstitui-se basicamente de reservatóas informações ao conhecimento dos ção financeira e ISS será transformado rio, estrutura do barramento, vertedouproprietários atingidos pela UHE São em obras. “Com isso vamos dar um inro, circuito hidráulico de geração prinRoque, para que não sejam lesados nas cremento na nossa cidade, onde todas cipal e dispositivo de vazão sanitária. indenizações. Isso é nosso dever como as obras que estão sendo feitas com No município de Vargem a área afetaprefeito”, esclarece Peixe. sacrifício vai ser bem mais fácil fazer da pelo reservatório será de 45 quilô Sobre os recursos que a UHE com a nova fonte de receita”. Serão R$ metros, 11,79%, onde 57 famílias das São Roque trará ao município, o pre3,3 milhões de compensação financeicomunidades de Gasperin, Boiadeiro e feito destaca que os interesses em prol ra, além do ISS, já que o canteiro da São Roque que serão atingidas já estão da Vargem serão defendidos e o valor obra será no município de Vargem.

E

Conforme estudos realizados pela empresa ETS, responsáveis pelos levantamentos serão contratados aproximadamente 1800 funcionários e segundo o prefeito, é preciso que o município esteja preparado para a demanda e movimentação a partir do início da construção. “Precisaremos de suporte para pessoas de fora”. Serão cerca de mais 1500 pessoas, além dos munícipes. Para o prefeito a UHE São Roque incentivará os jovens para pertencerem na cidade. “Pra aquele jovem que não tem espaço para trabalhar nas propriedades rurais, com a vinda dessa obra, vai ter um emprego certo”, disse. Nelson Gasperin Junior destaca que será preciso trabalhar para o crescimento constante do município. “É preciso atrair novos investimentos, para não deixar que após o término da obra a cidade estacionar e não crescer ainda mais. É preciso projetar a cidade para os próximos 30 anos”, observa. A obra deve durar cerca de 48 meses, com previsão de conclusão no final de 2016. A UHE São Roque está prevista para ter altura de 56 metros, com potência de 154 megawatts.

Prefeitura Municipal de Vargem

Rua: Benjamin Margotti, 289 - Centro CEP: 89638-000 CNPJ: 95.995.130/0001-18 E-mail: prefeitura@vargem.sc.gov.br Telefone: (49) 3549 0068 Fax: (49) 3549 0018

Valorizando o passado e investindo no futuro!


16 O Celeiro Jornal

Ibiam

Região

Quinta-feira, 29 de Setembro de 2011

Prefeitura aguarda liberação técnica para utilizar implementos agrícolas

A

Administração do Município está aguardando liberação técnica por parte da Caixa Econômica Federal, para poder efetuar a entrega de implementos agrícolas aos grupos de agricultores. Os equipamentos foram adquiridos via convênio com o Governo Federal, através de emenda parlamentar, porem como a União ainda não efetuou os pagamentos aos fornecedores e a Caixa não fez a liberação técnica, o Município não poderá utilizar os implementos. Com isso, o Município se vê obrigado a manter os equipamentos armazenados junto ao parque de máquinas, sem poder ajudar os produtores rurais no preparo do solo e plantio da safra em curso. Segundo a Secretária Municipal de Agricultura, Maria Aparecida de Oliveira (Marica), o atraso na liberação prejudica o Município, especialmente por que o objetivo do Poder Público Municipal é ajudar os agricultores, motivo da aquisição dos implementos agrícolas. “Estamos tentando viabilizar junto ao Governo Federal e a Caixa Econômica Federal a liberação o quanto antes, pois, sabemos da importância destes equipamentos para a agricultura de nosso Município”, explica Marica. De acordo com o Prefeito Nelson Mario

Equipamentos aguardando liberação técnica da Caixa

Grassi (Pila), os equipamentos estão protegidos com lonas e assim que o Governo Federal efetuar o pagamento aos fornecedores a Caixa fará a liberação téc-

nica e no mesmo dia serão entregues os equipamentos aos grupos de agricultores para uso dos mesmos nas lavouras.

Serviço Social de Ibiam investe em capacitação dos servidores e colaboradores

E

leitos pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Campos Novos, para representar o Município de Ibiam na 3º Conferência Estadual do Idoso, que aconteceu em Florianópolis, nos dias 14 e 15 de setembro, Hilton Rinaldi e Gorete Rinaldi estiveram na Capital do Estado, defendendo políticas publicas em favor dos Idosos do Município. A Conferência teve como principal objetivo avaliar e propor diretrizes para a implementação da Política Nacional do Idoso em Santa Catarina. Durante a Conferência foram eleitos os delegados para a conferência nacional. No dia 19 de setembro a Assistente Social Giseli Seffer A. de Anhaia representou o Município de Ibiam na Conferência de Emprego e Trabalho Decente, realizado na cidade de Lages – SC. A Conferência teve como tema gerar emprego e trabalho decente para combater a pobreza e as desigualdades sociais, sendo escolhidas para participar da Conferência Estadual Giseli e Carmem Lúcia. A Assistente Social de Ibiam Giseli tambem CONTRATO Nº 025/2011 – SETOR DE PESSOAL Contratante – PREFEITURA MUNICIPAL DE IBIAM 01.612.745/0001-74 - Contratado – MARLY SALETE FRESCHI LUTHEMEIER - CPF do Contratado: 537.199.309-63 Objeto – Professor ACT-I – carga horária: 20 (vinte) horas semanais Vigência: de 05.09.2011 até 16.12.2011 - Valor Mensal: R$ 912,12 (novecentos e doze reais e doze centavos) - Publicado no Mural Público da Prefeitura: 05.09.2011

representou o Município de Ibiam de capacitação de Instrutores de Entrevistadores dos novos formulários do Cadúnico, realizado nos dias 29 de agosto a 02 de setembro nos Ingleses em Florianópolis. A capacitação tem como foco principal capacitar os agentes de saúde do município e alguns técnicos para preencherem os novos formulários. O Cadastro Único possibilita conhecer a realidade socioeconômica das famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características

Mecanica Auto Peças Varela Serviços: Cambagem - Suspenção - Freios - Injeção Eletrônica Retifica de motores - Troca de óleo - Venda de pneus - Baterias Geometria e balanceamento computadorizado SC-455, KM 13 - Ibiam-SC - Fone: (49) 3534-0129

do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e também dados de cada um dos componentes da família. O Governo Federal, por meio de um sistema informatizado, consolida os dados coletados no Cadastro Único. A partir daí, possibilita ao poder público formular e implementar políticas específicas, que possam contribuir para a redução das vulnerabilidades sociais a que essas famílias estão expostas e desenvolver suas potencialidades.


Região

Quinta-feira, 29 de Setembro de 2011

Ibiam

O

O Celeiro Jornal

17

Prefeito Pila é recebido pelo Governador Colombo

Prefeito Nelson Mario Grassi (Pila) foi recebido na terça-feira, 13 de setembro, em Florianópolis, pelo Governador do Estado de Santa Catarina Raimundo Colombo, para um jantar no Palácio Agronômica- residência oficial do Governador, onde estiveram presentes diversos Prefeitos e Deputados Estaduais do Partido Progressista (PP). Durante o encontro, o Governador deixou os Prefeitos animados, especialmente por mostrar que o objetivo do Governo é tratar a todos os Executivos Municipais de forma igualitária. Junto com o Prefeito de Ibiam estiveram presentes no evento 48 dos 55 prefeitos progressistas e segundo o presidente estadual do PP, Deputado Joares Ponticelli, o encontro foi muito produtivo e promissor para o futuro dos Municípios catarinenses. Pois o Governador agradeceu o apoio que vem recebendo na Assembléia Legislativa e reiterou parceria do Governo com os Prefeitos. Para o Prefeito Pila a iniciativa do Governador em convidar os Prefeitos Progressistas para um encontro oficial na Casa D´Agronômica, na Capital do Estado é um gesto importante para aproximar ainda mais os Executivos Municipais do Governo Estadual e vislumbra boas parcerias do Estado com o Município para que cidades como Ibiam possam ser melhor reconhecidas pelo Estado. Na residência oficial, para os prefeitos, vice-prefeitos e deputados progressistas. O objetivo foi ouvir dos prefeitos quais são os pleitos de suas ad-

ministrações, além de aproximar o governo estadual das prefeituras. Assuntos relacionados a convênios e projetos foram discutidos no jantar. No início do ano a bancada do PP atendeu o chamamento do governador para integrar a base de apoio. "Nós não aceitamos nenhum tipo de cargo

PP com um pé no governo Colombo

Duas reuniões promovidas pelo governador Raimundo Colombo (DEM) nas últimas 48 horas sinalizam que a participação do Partido Progressista no governo é só uma questão de tempo. E há quem faça previsões que esta possibilidade não está muito distante. Líderes chegam a admitir que seja no fim do ano. Outros, mais cautelosos, indicam o mês de fevereiro de 2012, prazo fixado por Colombo para a substituição de todos os secretários e diretores que decidirem disputar as eleições municipais. Os dois encontros aconteceram na Casa da

Agronômica. Ambos inéditos. E históricos. O primeiro, com o oferecimento de um jantar pelo governador aos deputados e prefeitos do PP, presente o líder e coordenador desta aproximação politica, o presidente estadual Joares Ponticelli. O segundo, com almoço aos deputados estaduais de todos os partidos, exclusivamente para uma prestação de contas sobre as ações do governo estadual na delicada questão das enchentes que castigam o Estado. A conversa exclusiva com os progressistas teve a expressiva participação de 48 dos 55 prefeitos municipais. Só não foram os que estavam impedidos.

no governo, na ocasião pedimos ao governador que acabesse de vez com a discriminação que nossas administrações estavam sofrendo nos últimos 8 longos anos. Este evento mostra a resposta do Raimundo", destacou o presidente estadual da sigla, deputado Joares Ponticelli.

Jandir Bellini, de Itajaí, porque recepcionava o ministro da Pesca, Luiz Sérgio de Oliveira, e outros porque estavam viajando ou com compromissos em Brasilia. Dois deputados faltaram porque também cumpriam missões no Planalto Central. Colombo agradeceu o apoio que vem recebendo da bancada do PP na Assembleia, fez um relato das ações iniciais e sinalizou que o governo deverá deslanchar nos próximos meses com vários projetos inovadores. Não foi explícito, mas deixou claro aos novos aliados que recebeu uma pesada herança politico-administrativa.

Prefeitura Municipal de Ibiam Invista no comércio de nossa cidade, assim você estará contribuindo com o desenvolvimento de nossa gente!

16 Anos de Trabalho em favor de nossa gente!


18 O Celeiro Jornal

Geral

Quinta-feira, 29 de Setembro de 2011

Programa Selo Ambiental

Mecânicas de Campos Novos participam do Projeto “Mecânicas Agrícolas e Pesadas do Meio Oeste Catarinense”

O

Loterias Jacomel

Pague Aqui: Água, Luz, GPS, Telefone, Boletos

LotoFácil 26/09 Concurso 673

Dupla Sena 27/09 Concurso 1006

Informa

02-04-05-07-08-09-10 11-12-13-14-15-17-19-20 Quina 27/09 Concurso 2707

11-15-29-48-67

Primeiro Sorteio 19-24-32-36-48-49 Segundo Sorteio 04-30-31-34-45-48

BISCOITO ISABELA MINI MARIA RECH. 120G..................1,49 NECTAR MAGUARY 1L...........................................................3,49 FAROFA PRONTA YOKI 250G.................................................1,89 MASSA GALO VERMELHA ESPAGUETE 500G...................1,89 FILÉ DE TILAPIA CONG. RIO VIVO 500G.............................7,35 LASANHAS SADIA SABORES 650G......................................6,99 KIT DOVE SHAMPOO+CONDICIONADOR 400ML...........17,65 SHAMPOO PANTENE 200ML..................................................5,89 DETERGENTE YPĘ 500ML......................................................0,99 SACOS P/LIXO STAR ROLL 100/50/30/15LITROS................5,69 26/09

01/10

Programa Selo Ambiental, uma ação do Programa de Sustentabilidade Social da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) que nasceu em 2008 com o setor de auto-mecânicas, e desde então, cresce e se fortalece para auxiliar no desenvolvimento das micro e pequenas empresas catarinenses que através do Projeto “Mecânicas Agrícolas e Pesadas do Meio Oeste Catarinense”, está atendendo empresas de Campos Novos que ao final receberão selo verde. Para aplicar as ações o Consultor Ambiental da Facisc e o Engenheiro Sanitarista e Ambiental e Consultor da Facisc, Kleber Juarez Areas, estão trabalhando dentro do Projeto com 19 empresas de mecânicas pesadas da região meio oeste catarinense. Em Campos Novos estão participando: a Mecânica Palavro, Mecânica Agrícola Talamini e a Mecânica Tracan. Na semana passada os consultores da Facisc, estiveram visitando as

empresas de Campos Novos para trabalhar com a parte de documentos na parte ambiental. Segundo os profissionais da Facisc, a maioria das empresas do ramo não possui licença ambiental e não trabalham conforme as regras da Fundação do Meio Ambiente (Fatma). As empresas que não cumprem as regras podem receber multa por irregularidade. O objetivo desse trabalho é visualizar o que está errado nessas empresas que querem trabalhar conforme as Leis. Os consultores estão trabalhando com análise e editoria. Na primeira fase já concluída, eles vistoriaram as mecânicas para adequação. A segunda etapa é elaborar um diagnóstico e ver os itens de melhorias para as empresas. Neste período haverá capacitação e no final a empresa recebe o selo Facisc com reconhecimento da Fatma. O trabalho tem contrapartida das empresas e após o termino, os consultores continuarão prestando assessoria para que continuem trabalhando corretamente.

AMA - ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS AUTISTAS DE CAMPOS NOVOS – SC EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 001/2011 A Presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Campos Novos – SC, no uso de suas atribuições previstas no Art. 40, Item I, do Estatuto Social, convoca os Sócios Fundadores e Ativos, para participarem da Assembléia Geral Ordinária. Em conformidade com o estabelecido no Art. 28, Item I, Letra C, do Estatuto Social, encontra-se abertas até o dia 19 de Outubro de 2011, às 14 horas, as inscrições para concorrerem aos cargos eletivos constantes do art. 39 e 48 do mesmo Estatuto Social. As Chapas deverão serem protocoladas junto a Secretaria da AMA e homologadas conforme atribuições do secretário previstos no Art. 42, Item IV. Assembléia Geral Ordinária: Local: Sede da AMA, Rua Barão de Itapetininga, nº 316, Centro Participantes:Sócios Fundadores, Sócios Ativos e comunidade Camponovense. Data: 28 de Outubro de 2011. Horário: 19 horas - Pauta: •Leitura da Ata da assembléia anterior; •Aprovação do Balanço Financeiro – biênio 2010 / 2011; •Apresentação dos Projetos elaborados e ações – biênio2010 / 2011; •Assuntos diversos de interesse da Associação; •Eleição do Conselho Diretor para o biênio 2012 / 2013. Campos Novos, 28 de setembro de 2011.

Já está na hora de entregar sua declaração de ITR, lembrando você e seus amigos!

ITR – IMPOSTO TERRITORIAL RURAL 2011 Pessoa Física / Pessoa Jurídica O escritório de Contabilidade ORCATÉA lhe auxilia em mais esta tarefa. Não deixe para o último dia (30/09/2011) Multa para quem entregar fora do prazo é de R$ 50,00 Entre em contato (49) 3541-0047 / (49) 3544-2771 ouvisite nosso escritório! Rua Cel. Lucidoro, em frente a Câmara Municipal

Germano Foppa e Cia Ltda. Seu Distribuidor de Bebidas para Campos Novos e Região!

E-mail: foppa.bebidas@san.psi.br PROGRAMAÇÃO

1. Convidamos para uma grandiosa festa na Capela São Francisco – Arroio Bonito dia 02 de outubro 2011 haverá missa, almoço c/ churrasco, bebidas e a tarde matinê animado pelo Grupo Karicias. Desde já a diretoria agradece! 2.Grande festa em honra a Padroeira Nossa Senhora Aparecida, na comunidade do Comum, município de Lebon Régis dia 09 de outubro de 2011. Missa ás 10h30min, almoço ao meio dia, 14h tarde dançante animada pelo conjunto Marca Veia. Desde já os organizadores agradecem. 3.34ª ROMARIA! Dia 12 de outubro de 2011. Participe dessa manifestação de fé. Venha caminhar com Nossa Senhora Aparecida. Inicio da Procissão ás 9h. 4. Grandioso matinê no salão da Capela Nossa Senhora Aparecida – Abdon Batista – dia 23 de outubro de 2011 animado pelo grupo Karicias. Contamos com sua presença. A diretoria agradece.

Rua: Germano Foppa, 470 - Sala 01-Campos Novos Fone: 3541-0341


O Celeiro Jornal

Agronegócio

Quinta-feira, 29 de Setembro de 2011

19

Inverno prejudicou a pecuária

N

A crise que afetou a Europa fez com que o bônus por arroba que era em torna de R$ 10,00 (em torno de R$120,00 por boi) caísse para R$3,00 a R$4,00 (em torno de R$48,00) atualmente. Além disso, as exigências para ser

este ano, o inverno, um dos mais rigorosos dos últimos tempos, prejudicou o setor pecuarista em Campos Novos. O gado sofreu com as baixas temperaturas e com o excesso de chuva, especialmente nos meses de julho e agosto, onde muitas pastagens de inverno ficaram cobertas pela água, ou foram prejudicadas pelas geadas e assim, reduziram a produtividade comprometendo o planejamento alimentar do rebanho. “As chuvas em excesso prejudicaram os pastos, dificultando o manejo do rebanho e aumentou incidência de enfermidades como as pneumonias, pododermatites (frieiras) e verminoses pulmonares”, comenta o Médico Veterinário, Jair Noriler. Jair Noriler explica que as baixas temperaturas além de influenciar no desenvolvimento das pastagens fazem com que os animais consumam mais energia para manter a temperatura corporal. Segundo o Médico Veterinário, as temperaturas extremamente baixas chegam causar mortalidade de animais mais jovens e mais fracos, enquanto fortes geadas chegam a destruir as pastagens e assim, ambos são prejudicados. O produtor pelas perdas financeiras e o gado pelo sofrimento. “Os vendavais além de danificar as construções rurais provocam quedas de energia que chegam há quase dois dias levando a prejuízos como a perda de leite que fica sem resfriamento”, lembrou Noriler. Campos Novos envia para o abate anualmente em torno de 9 mil bovinos, mas neste ano a redução diminuiu em torno de 20 % . Em virtude da escassez

“Em consequência do ríspido inverno, muitos animais não ficaram prontos para abate, além dos atrasos na terminação”

Jair Noriler

O inverno foi um dos mais rigorosos dos últimos tempos, prejudicou o setor pecuarista em Campos Novos

de animais para engorda e os altos custos do confinamento muitos produtores optaram por não engordar animais. “Em consequência do ríspido inverno, muitos animais não ficaram prontos para abate, além dos atrasos na terminação”, observou. Deve-se lembrar que neste mês começou o plantio das lavouras de verão e muitos produtores não tiveram os bovinos prontos para o abate. Quanto aos preços do boi gordo, como vinha se afirmando, já superou o preço de R$100,00 por arroba, mas não chegou a R$120,00 por arroba ou R$4,00 por kg que seria o preço justo para que os produtores tivessem uma renda que permitisse maiores investimentos na propriedade. Jair Noriler lembra que o preço esta em torno de R$3,60 a R$3,70 por kg, mas deve manter-se firme e até aumentar. “Essa fase de prewww.quimioter.com.br

QUIMIOTER

Análises e tratamentos em água e efluentes Análise de Solo

e-mail: vendas@quimioter.com.br Rua: Don Daniel Hostin, 345 - 1ºandar - Centro Campos Novos (SC)

(49) 3544-3590

ços bons deve ir até meados de 2014, tempo necessário para a recomposição do rebanho brasileiro. O aumento do consumo interno pelas classes C e D que passaram a consumir mais carne bovina”. De acordo com Noriler, as exportações não têm remunerado bem o produtor.

habilitado para exportar são grandes; é preciso manter registro de brincos, apresentação de nota fiscal de rações, medicamentos e vacinas e submeter-se a vistorias periódicas do Ministério da Agricultura. Ele ressalta que o Brasil tem 2 mil e 95 fazendas habilitadas para exportar carne para União Européia. “Se a união européia é um mercado difícil, outros mercados se abrem como é o oriente médio e com foco de aftosa no Paraguai que é um importante player na exportação, exportando 40 % de toda a carne que produz abre-se possibilidades do Brasil conquistar esse espaço na venda de carne bovina para o Chile e Rússia”.

Criadores de Charolês estão satisfeitos com a comercialização de reprodutores e matrizes Os últimos leilões da raça têm mostrado que o Charolês voltou a crescer na preferência dos criadores. Toda a oferta vendeu muito bem, em todos os leilões que aconteceram. Em Água Doce, Abelardo Luz e Caçador touros de 2 anos foram vendidos por preços que variaram entre R$6.500,00 a R$8.500,0 e os terneiros foram vendidos por preços médios de R$4.500,00 . As terneiras foram

vendidas na média de R$4.000,00 e a tendência é melhorar ainda mais com os leilões da Expolages em outubro. Outro indicativo importante do crescimento da raça é o ingresso de novos criadores que atentos as possibilidades de lucros com o Charolês nos próximos anos, estão investindo e adquirindo as poucas matrizes que estão sendo ofertadas pelos criadores tradicionais.

CORUJÃO Posto de Serviços, Restaurante e Lanchonete

Aceitamos: Rodovia BR-282 - Km 342, Caixa Postal: 188, Cep: 89620-000 - Fone: 49.3541-0007/ Fax: 49.3541-0226

BR - 282 Campos Novos - SC - Fone: 3541 - 0980


20 O Celeiro Jornal

Geral

Quinta-feira, 29 de Setembro de 2011

Rio Canoas Energia nas atividades da Semana da Árvore

Cerca de 250 alunos de escolas da rede pública da região de influência da UHE Garibaldi participaram de programação especial

Cerca de 250 estudantes com idade entre nove e doze anos, de cinco escolas públicas municipais, participaram de uma programação especial que envolveu palestras, brincadeiras e dinâmicas de grupo, com o tema meio ambiente e o Dia da Árvore, comemorado no último dia 21

D

urante a ultima semana, a equipe do programa de Educação Socioambiental da Rio Canoas Energia S.A. realizou atividades em comemoração à semana da árvore nos cinco municípios abrangidos pelo empreendimento – Abdon Batista, Cerro Negro, Campo Belo do Sul, São José do Cerrito e Vargem. Cerca de 250 estudantes com idade entre nove e doze anos, de cinco escolas públicas municipais, participaram de uma programação especial que envolveu palestras, brincadeiras e dinâmicas de grupo, com o tema meio ambiente e o Dia da Árvore, comemorado no último dia 21.

VI Semana da Agronomia será em outubro

E

ntre os dias 3 e 7 de outubro, será realizada a VI Semana da Agronomia na Universidade do Oeste Catarinense (Unoesc) de Campos Novos. A programação contará com palestras e minicursos sobre produção animal, retratando as preocupações atuais e tendências futuras dos sistemas de produção e comercialização de proteínas de origem animal. A programação completa pode ser conferida no site da Unoesc (www.unoesc.edu.br), no espaço de eventos. Ela traz temas como a inserção do engenheiro agrônomo na agropecuária brasileira, as exigências mercadológicas mundiais, melhoramento animal em bovinocultura de leite, pesquisa discente no Curso de Agronomia, equinocultura e ovinocultura. As inscrições para a semana custam R$ 20 para estudantes e são gratuitas para profissionais.

Durante as palestras, a bióloga Deborha Matos reforçou com as crianças a importância da árvore no contexto da preservação do meio ambiente, utilizando brincadeiras no processo de aprendizagem. “Percebemos que trabalhar nas crianças o conceito de preservação gera um excelente resultado, pois elas repassam aos pais e colegas o conhecimento recebido em atividades lúdicas de sala de aula”, explica a bióloga. “É muito importante o que aprendemos, precisamos preservar as matas e acabar com as formas de poluição”, disse a aluna Josiele Pereira Mendes, da Escola Multisseriada da Barra do Aterrado Grande, em Campo Belo do Sul. Ao final das atividades em sala os estudantes

fizeram o plantio de uma muda de árvore nativa nos jardins da escola. Dentre as espécies utilizadas, estão Araçá, Pitangueira, Goiabeira Serrana, Guabiju e Araucária. A atividade foi realizada nos dias 19, 20, 21,22 e 23 em escolas dos cinco municípios da área de influência direta da Usina, priorizando aquelas comunidades próximas às áreas do futuro reservatório. O programa de Educação Socioambiental da Usina Hidrelétrica Garibaldi tem a finalidade de promover atividades voltadas aos estudantes, professores, trabalhadores do empreendimento, comunidades da área do futuro reservatório e população em geral. Cerca de 2100 alunos das redes públicas e 400 trabalhadores da obra já receberam atividades do projeto.

Unoesc Campos Novos promove a III Mostra da Cultura Gaúcha

N

a última sexta-feira (23), a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) de Campos Novos promoveu a III Mostra de Tradição Gaúcha, atividade que contou com apresentações de poesias, músicas tradicionalistas e danças típicas do Rio Grande do Sul, além do arroz carreteiro, prato típico gaúcho preparado para o evento.

Apresentações de poesias, músicas tradicionalistas e danças típicas do Rio Grande do Sul

O evento foi alusivo à Semana Farroupilha, comemorada entre os dias 13 e 20 de setembro em todo o Rio Grande do Sul. Sua realização levou em consideração o grande número de gaúchos que estudam no

Campus Aproximado da Unoesc em Campos Novos ou residem na cidade. “Foi um momento de resgate da cultura gaúcha, que deve ser comemorada e cultuada”, enfatizou o diretor da Unoesc, professor José Fabrício Melo.

Cooperativa Agropecuária Camponovense

www.coocam.com.br

Fone: (49) 3541-7000 - BR-470 - Km 319 - Campos Novos


Jornal O Celeiro