1809

Page 1

1

Desde 1992 Campos Novos-SC Ano 31 - EDIÇÃO 1809 Quinta-feira 14 de Dezembro de 2023 www.jornalceleiro.com.br R$ 2,00

Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2023 www.jornalceleiro.com.br

CULTURA

ESTADO

Lançada na região da Amplasc, cartilha, 'Passo do Pontão SC/RS'. uPág. 04

Presidente da Faesc, fala sobre ano marcado por revezes. uPág. 08

EMPRESARIAL

AGRONEGÓCIO

Orcatéa reinaugura escritório em Campos Novos.

Copercampos distribui mais de R$ 25 milhões em Bonificação de Sementes; uPág. 09

uPág. 11


2 EDITORIAL

COTIDIANO

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2023

COLUNISTAS

A comprovação da qualificação técnica da Pessoa Jurídica em processos licitatórios

Doenças Crônicas Não Transmissíveis - (DCNT) Você tem uma vida saudável? Ou tem hábitos de risco que podem ser associados à morte prematura? São perguntas extremamente essenciais no meu ponto de vista, quando pensamos em viver mais e especialmente com saúde. Nesta semana o médico responsável pela Unidade de Terapia Intensiva de Campos Novos (UTI), Dr. Rodrigo Longuinho ministrou uma palestra para os funcionários do hospital e convidados, falando sobre o tema “Estilo de vida, família e trabalho: para onde estamos indo”. Inclusive parabenizo a direção do hospital por essa iniciativa de pensar no bem estar e qualidade de vida de seus funcionários. Voltando a questão dos dados abordados, um fato muito importante nos chama atenção, visto que, as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são consideradas uma epidemia, pois no mundo todo são mais de 17 milhões de pessoas nessa condição. E dados apontam que adultos jovens (de 18 a 34 anos) apresentam 21% mais comportamentos de risco para as doenças crônicas não transmissíveis, que podem causar a perda prematura de jovens. E quais são as DCNT? Uso abusivo de álcool, tabagismo, refrigerantes, sedentarismo, sono irregular e também a solidão, ou dificuldade que uma pessoa tem de socializar, entre outras. Esses pontos foram abordados pelo médico Rodrigo Longuinho, e mostram que esses hábitos errados podem causar problemas como: a diabetes, doenças do coração, cânceres, doenças respiratórias crônicas e obesidade entre outros. Então quando chega no final do ano, normalmente todos fazem uma reflexão sobre os projetos de vida, as conquistas e o planejamento para o próximo ano. E cabe uma reflexão de fato: sobre para onde estamos indo? Temos um equilíbrio entre a vida, profissional, espiritual e pessoal? De fato, queremos viver mais, porém, é preciso dar o primeiro passo. É claro que estou junto com todos que necessitam melhorar os hábitos saudáveis, para ter mais tempo de vida. Os números apresentados são dados reais, com base cientifica e comprovado. Tudo na vida tem causa e efeito. Então temos a oportunidade de fazer o melhor, para mudar esse cenário que é preocupante. O trabalho de conscientização da população e o acesso aos serviços de prevenção e tratamento adequados também são fundamentais para reverter o quadro e melhorar a saúde de uma comunidade. Podemos melhorar os hábitos com a reeducação alimentar, aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes; iniciar o exercício físico e aos poucos mudar nossos hábitos e torna-los saudáveis. Lembre-se! Sempre pensando em nossa qualidade de vida e nas pessoas que nos amam e querem nossa presença! Então vamos cuidar da nossa maior riqueza! A nossa saúde!

OAB em Destaque

Como é conhecido, a capacidade técnica operacional da Pessoa Jurídica é obtida por meio dos Atestados de Capacidade Técnica e/ou Acervo Técnico, devidamente registrados no CREA, dos profissionais responsáveis técnicos de nível superior pertencentes ao quadro permanente da empresa (ou a ela vinculados), de acordo com a Resolução nº 1.025/2009 do CONFEA que, em seu artigo 48 define claramente o que é a capacidade técnico-profissional de uma pessoa jurídica: Art. 48. A capacidade técnico-profissional de uma pessoa jurídica é representada pelo conjunto dos acervos técnicos dos profissionais integrantes de seu quadro técnico. Nesta senda, é bom que se tenha em mente que a análise a ser feita pela Administração Pública deve se referir à habilitação técnica da empresa para executar o contrato, e, portanto, é de extrema importância a apresentação de atestados válidos e idôneos que atendam ao exigido no edital convocatório, relativos à execução de serviços que apresentem as características de acordo com o termo de referência. Vale ressaltar o que diz a Súmula 24 do Tribunal de Contas, in verbis: Em procedimento licitatório, é possível a exigência de comprovação da qualificação operacional, nos termos do inciso II, do artigo 30 da Lei Federal nº 8.666/93, a ser realizada mediante apresentação de atestados fornecidos por pessoas jurídicas de direito público ou privado, devidamente registrados nas entidades profissionais competentes, admitindo-se a imposição de quantitativos mínimos de prova de execução de serviços similares, desde que em quantidades razoáveis, assim consideradas 50% a 60% da execução pretendida, ou outro percentual que venha devida e tecnicamente justificado. Destarte, à Administração Pública, segundo dispõe o Art. 30 da Lei nº 8666/93, é facultada a solicitação de atestados de capacidade técnica,

Por: Anne Arithuza Alves

limitados à comprovação de aptidão para desempenho de atividade pertinente e compatível em características, quantidades e prazos com o objeto da licitação, o que significa dizer que, limita a amplitude do que pode ser solicitado dos licitantes como quesito habilitatório, ou seja, a Administração pode exigir o que atende de forma rigorosa a legalidade e contempla o princípio que impõe preservar a isonomia e estimular a maior competitividade possível segundo os ditames do art. 3º DA LEI 8.666/93. Portanto, visando o atendimento de suas necessidades por bens e serviços, em face do regramento constitucional do art. 37/CF, a Administração limitará suas exigências, compatibilizando-as com o mínimo de segurança, e deverá evitar formalidades excessivas e desnecessárias quanto à qualificação técnica, de maneira que não se restrinja a liberdade de qualquer interessado em participar do certame. De acordo com a jurisprudência do TCU, algumas restrições podem ser excessivamente restritivas ao caráter competitivo do certame, não atendendo as finalidades almejadas pela Constituição e pela Lei. Ao dar concretude à diretriz fixada pelo artigo 37, inciso XXI, da Carta Magna, segundo a qual a licitação de obras, serviços, compras e alienações devem ser precedidas de exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações, o Tribunal firmou entendimento de que as condições de comprovação da capacidade técnico profissional da licitante, previstas no artigo 30, inciso II, § 1º, inciso I, da Lei 8.666/1993, não podem ser desarrazoadas a ponto de comprometer o ambiente concorrencial das licitações. Importante frisar que a exigência da qualificação técnica a ser exposta no edital tem por finalidade assegurar a adequada execução do contrato e é requisito objetivo, logo, se apresentados atestados similares ao objeto da licitação, estes representarão a necessidade atual, pertinente e compatível ao objeto, sendo que, dessa forma, tal requisito restará efetivamente cumprido pelo licitante.

Por: Myllana Ferreira Dutra ADVOGADA – OAB/SC 56.713

As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

Fundado em 25 de Junho de 1992 COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI CNPJ: 12.188.377/0001-03 Rua: Valentin Suzin, 1056, Bairro Bom Jesus Campos Novos - Cep: 89620.000

Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti Diagramação/Arte: Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC Jornalista: Anne Arithuza Alves - MTB 4509/SC Contatos: Redação: redacaooceleiro@gmail.com Comercial: oceleirocomercial@gmail.com Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com

Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem.

Contato: (49) 9 8828.2224 PARCEIROS: >Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). >Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan). >Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori)

Impressão: Gráfica Araucária/Lages-SC . Tiragem: 1000/Exemplares/Semana

12/2023


Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2023 www.jornalceleiro.com.br

Horóscopo Semanal Áries

20/03 a 20/04 O céu avisa que você tem chances de conseguir bons ganhos e zerar algumas contas. Além de contar com muita criatividade e excelentes instintos, os astros mandam avisar que deve levar tudo a sério, avaliar e negociar com calma e esperteza. Pode ser bom abrir os seus horizontes e investir na sua fé e religião. No amor, tende a ir atrás de uma ligação mais intensa e quente. Seja no romance, rolo ou conquista, deve mandar a real sem pudor. Reserve momentos para você e para refletir!

Gêmeos 21/05 a 20/06

Além de esbanjar criatividade, você tende a se dedicar e mostrar mais paciência, discrição e solidariedade. Os cuidados com a saúde prometem ser atualizados com sucesso! É possível que intensifique sua rotina e se empenhe pra valer pra alcançar suas metas. E além de dar atenção ao corpo externo, o céu te incentiva a olhar para o seu interior. Para o seu bolso, trago notícias boas! Suas habilidades comunicativas prometem facilitar negociações.

Leão 21/07 a 22/08 Vejo aqui que deve contar com a sua versão prática, concentrada e perspicaz na hora de fazer seus corres, resolver os pepinos e deixar tudo em ordem. Êxitos e melhores oportunidades tendem a surgir. No lar, tende a se dedicar mais e aprofundar a relação com todos. Mas como pode exagerar na dose, ainda mais no fim da semana, há risco de pintar chabu. Com a criatividade e inspiração no modo on, talvez tenha ótimas ideias pra melhorar sua renda.

Libra 23/09 a 22/10 Vejo aqui que você tende a se dedicar pra valer no emprego e não deve fazer suas tarefas de maneira superficial. Pelo contrário, pode contar com muita criatividade, inspiração e empatia, ainda mais em trabalho em equipe ou se atua com comércio, artes, música, etc. Seu signo deve se mostrar mais espontâneo e impulsivo. Em casa, sinal de atividades e diálogos bem tranquilinhos.

Sagitário 22/11 a 21/12

Alguns astros talvez tragam uma energia mais borocoxô, mas o Sol tá on no seu signo e promete te deixar no modo turbo, com sua vitalidade, entusiasmo, otimismo e espírito de aventura ativados. Sua boa lábia, sinceridade, mente fértil e senso prático tendem a trazer êxitos, inclusive financeiros. Bom também pra cuidar mais de você, do seu corpo externo e interno. Tudo indica que vai mostrar mais compaixão e irá levar a sério suas responsabilidades.

Aquário 21/01 a 18/02

Os os assuntos profissionais devem ganhar destaque nos próximos dias e você tende a demonstrar paixão pelo que faz, além de muita criatividade e comprometimento. Atividades intelectuais e bons papos prometem rolar aos montes no lar, mas perrengues também. O céu avisa que talvez seja hora de finalizar pendências, deixar pra trás certas coisas e começar a planejar o futuro que tá logo aí.

Touro

21/04 a 20/05

Metade de você tá na preguiça e a outra metade, também? Bora olhar pra pilha de boletos, lista compras e presentes de fim de ano que logo a moleza passa. O momento é propício pra resolver pendências. Os relacionamentos pessoais e profissionais ganham destaque e tudo indica que você vai fazer sucesso, podendo até receber convites para parcerias. Mas talvez precise vencer a desconfiança e comodismo pra ver seus contatos crescerem e amadurecerem. O céu te convida a sair da zona de conforto!

Câncer

21/06 a 21/07

No trabalho, talvez não se contente com pouco e saia em busca de novas oportunidades ou até uma vaga mais interessante, inclusive em outro lugar. E tudo indica que vai contar com altas doses de confiança, otimismo e sexto sentido. Os astros mostram que sua boa lábia e mente fértil devem te render muita coisa boa, sobretudo contatos, alianças e ajuda pra realizar seus planos e sonhos. Uma fase sortuda promete chegar e você pode se dar bem!

Virgem

23/07 a 22/09

Começando com tudo, seu poder de comunicação deve ficar ativo e sua mente, bem mais criativa. E aí tende a argumentar e expor suas ideias de um jeito bastante aprofundado, seguro e convincente. Boas chances de usar sua inteligência e boa lábia de maneira produtiva e fazer bons contatos profissionais, parcerias, trabalhos artísticos ou até vendas. Só será bom acionar seu lado racional, pé no chão e cauteloso.

Escorpião 23/10 a 21/11 Você vai estar no modo ambicioso e cheio de ideias, mas tende a mostrar mais cautela, paciência e disciplina. E aí não deve perder tempo com fofocas, buscando se concentrar nas suas coisas. Os próximos dias prometem diversão, vantagens e sorte! Talvez seja um bom momento também pra buscar um entendimento mais sincero e profundo com todos e dividir seus sentimentos,

Capricórnio 22/12 a 20/01 O céu mostra que você deve mostrar um lado mais compreensivo, sensível e intuitivo, além de responsabilidade e cautela com as palavras e a maneira de se expressar. O resultado? Tem tudo pra fazer ótimos contatos e alcançar excelência profissional. Não quer terminar o ano com dívidas? A energia é favorável pra desenrolar as contas, fazer um balanço financeiro e colocar a prudência que o seu signo tem de sobra pra não se deixar levar pelos gastos de fim de ano.

Peixes

19/02 a 19/03 Bora dar uma segurada na generosidade e desconfiar de ofertas boas demais. Este também deve ser um momento pra estimular sua vida social, sair da rotina, viajar e planejar seus rolês. Os astros avisam que você tem tudo pra curtir momentos pra lá de gostosinhos, conhecer gente nova e ampliar suas amizades. Saia de casa, respire, tire um tempo para aproveitar! Fonte: https://joaobidu.com.br/

VARIEDADES

3


4

CULTURA

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2023

Iniciou em Campos Novos o cronograma do Seminário do Passo do Pontão *Fotos: Anne Arithuza Alves/O Celeiro

Durante o evento foi apresentada a cartilha que contém o inventário preliminar do Passo do Pontão SC/RS – com o tema Raízes Culturais. Com objetivo de resgatar a história da rota dos tropeiros nas regiões Nordeste do Rio Grande do Sul e da região Planalto Sul, iniciou em Campos Novos o cronograma do Seminário para a apresentação da Cartilha do inventário preliminar do Passo do Pontão SC/RS – Raízes Culturais. Conforme informou uma das fomentadoras do projeto Terezinha Benvinda Fornari Carneiro, o trabalho iniciou em 2012 com um grupo de amigos, após uma reunião realizada na Antiga Biblioteca de Campos. Foi mais de uma década de estudos. A Epagri por meio de seus técnicos também foi grande apoiadora desse projeto. De acordo com o descrito no inventário, o caminho das Tropas do Passo do Pontão, é uma proposta de preservação histórica, que contextualiza as origens de povoamento vivenciados no primeiro e segundo ciclo econômico do tropeirismo do Sul do Brasil. O projeto também busca fomentar a economia regional, propondo

um atual ciclo econômico com investimentos no turismo. Terezinha Benvinda Fornari Carneiro, explicou que o projeto foi apresentado na prefeitura de Campos Novos e na sequência para a AMPLASC, sendo inserido em 2017 em discussão no plano regional de turismo. Os municípios participantes são: Campos Novos, Celso Ramos, Zortéa, Capinzal e Barracão (RS), tornando o projeto interestadual. Ao longo dos estudos também foram incluídos os municípios de Brunópolis, Curitibanos e o circuito do Mate das Tropas/RS (EMATER), devido a relevância territorial e cultural.

Em 2019 o projeto foi apresentado às autoridades, imprensa, moradores e apoiadores, em reunião onde foi criado o Grupo de Cooperação Passo do Pontão (que tem mais de 60 colaboradores). A realização do inventário foi possível, porque o grupo cadastrou o projeto no Edital Elisabete Anderle de Estímulo a Cultura em 2019, onde obtiveram os recursos necessários para a realização do trabalho. Terezinha Carneiro explicou que a principal intenção é deixar um legado e que “a comunidade se aproprie da sua própria história”, com foco principal no Sítio Histórico do Passo do Pontão, na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina.

Essa primeira parte do projeto é o resgate do Patrimonio Imaterial, ou seja, “esse trabalho é um subsidio para a elaboração do plano regional de turismo da AMPLASC, somos um grupo de cooperação voluntário” explicou dona Terezinha. Na oportunidade teve uma palestra com o historiador Fabiano Teixeira dos Santos, que fez a apresentação dos resultados publicados no inventário aos participantes do Seminário, e também da museóloga Carla Souza. O Seminário será realizado em Celso Ramos, Zortéa, Capinzal e Barracão/RS com encerramento previsto para este dia 14 de dezembro.


Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2023 www.jornalceleiro.com.br

EMPRESARIAL

5

Senac de Campos Novos oferta mais de 25 mil vagas gratuitas em cursos técnicos e de qualificação profissional Fotos: Wilhiam Peretti/O Celeiro

Aulas terão início em 2024 e investimentos ultrapassam R$ 100 milhões. O Senac SC está lançando o maior programa de capacitação gratuito da sua história. Serão mais de 25 mil vagas em cursos técnicos e também cursos de qualificação profissional, que são mais curtos, em todas as 27 unidades do estado. Ao todo, serão investidos mais de R$ 100 milhões e os cursos terão início em 2024. O Programa de Qualificação Profissional Gratuito é uma parceria entre a Confederação Nacional do Comércio (CNC), Fecomércio SC, Senac SC e Sin-

dicatos Catarinenses, que juntos identificaram com os empresários das áreas em que os cursos estão sendo ofertados, a necessidade de mão de obra qualificada para atuarem nessas empresas. “O interessante deste programa é que além de dar oportunidade para as pessoas com baixa renda que querem melhorar no campo profissional, também conseguimos atender essa necessidade do mercado do comércio de bens, serviços e turismo. Ou seja, toda a cadeia é beneficiada e isso, acima de tudo, colabora para a melhoria da economia local”, analisa o

presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni.

Os cursos Os cursos técnicos são programas de nível médio com o propósito de capacitar o aluno proporcionando conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo. Eles simulam situações reais do cotidiano profissional, além do estudo de casos e aulas em laboratórios específicos. Já os cursos de qualificação profissional são organizados para preparar

as pessoas para a vida produtiva e social, promovendo a inserção e reinserção de jovens e adultos no mercado de trabalho. Isso inclui cursos de capacitação, aperfeiçoamento e atualização profissional de trabalhadores em todos os níveis de escolaridade. Na unidade de Campos Novos, há atualmente mais de 18 cursos disponpiveis. Para se inscrever basta ir até a unidade que funciona no prédio em anexo ao AGILIZA. Outras informações no site: www.sc.senac.br/psg/#/programa-senac-de-gratuidade.


6

CAPA

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2023

Reconhecimento e Valorização do Esporte

31 homenagens são concedidas com a comenda do esporte camponovense. O esporte camponovense viveu momentos especiais na noite de quarta-feira (06), com a Sessão Solene de Entrega da Comenda do Esporte Camponoven-

se. Foram 31 homenagens na edição de 2023, uma forma de reconhecimento da Câmara a essas pessoas que levam o nome de Campos Novos a vários cantos do estado, do país e do mundo. A Comenda do Esporte Campononovense foi instituída por meio de pro-

Gabriel Dias de Siqueira – Atleta Revelação

Associação Camponovense de Basquetebol – ACAMB – Melhor Equipe;

*Esta publicação preencheu o espaço de 1/4 (Um Quarto) de Página. Cumprindo a Lei nº 4517/2019 esta publicação custou para o Poder Legislativo Municipal o valor de R$ 354,45 (Trezentos e Cinquenta e Quatro Reais e Quarenta e Cinco Centavos)

AGRO DIVEL É SUSTENTÁVEL

A AGRO DIVEL REALIZOU NO ÚLTIMO SÁBADO (9), UMA CONFRATERNIZAÇÃO PARA FAMILIARES E FUNCIONÁRIOS DA LOJA DE CAMPOS NOVOS. NA OPORTUNIDADE FOI REALIZADA UMA AÇÃO SUSTENTÁVEL, ONDE OS COLABORADORES

RECEBERAM MUDAS DE ÁRVORES NATIVAS E FRUTÍFERAS COMO JACARANDÁ, PITANGA, ANGICO E IPÊ.

ALÉM PROMOVER A CONFRATERNIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO ENTRE OS COLABORADORES E FAMILIARES, A AGRO DIVEL TAMBÉM PROMOVEU CONSCIENTIZAÇÃO, POIS OS BENEFÍCIOS QUE PLANTAR UMA ÁRVORE TRAZEM PARA O PLANETA SÃO IMENSURÁVEIS.

posição de autoria do vereador João Nilso de Oliveira do PSD, com apoio de todos os demais vereadores. A honraria foi concedida neste ano a homenageados nas categorias: Atleta Destaque/Revelação; .Atletismo; Basquete; .Bocha; Capoeira; Ciclismo; Desta-

*Fotos: ASCOM/CVCN

que da Imprensa; Enduro; Fisiculturismo; Futebol de Campo; Futsal; Grã Mérito Esportista; Handebol; Jiu Jitsu; Judô; Melhor Equipe; .Muay Thai; Paratleta; Prêmio Incentivo ao Esporte Camponovense; Pawerlifting; Tênis de Mesa; Tiro ao Prato; Velocross e Vôlei.

Israel Tiago Mecabo – Atletismo *Rrepresentado pelo sogro Antonio de Souza

*Esta publicação preencheu o espaço de 1/4 (Um Quarto) de Página. Cumprindo a Lei nº 4517/2019 esta publicação custou para o Poder Legislativo Municipal o valor de R$ 354,45 (Trezentos e Cinquenta e Quatro Reais e Quarenta e Cinco Centavos)


Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2023 www.jornalceleiro.com.br

7

CAPA

*Fotos: ASCOM/CVCN

July Sthefany Lopes Cordeiro – Basquete

Adelir Rodrigues (FIA) – Bocha

Kauã Wallace de Campos Oliveira – Capoeira

João Altair dos Santos – (JOTA) – Ciclismo

Vinícius Dalapria – Basquete

Bruno Scotti Dos Santos – Bocha

James Daniel Figueiredo – Ciclismo

Gerson José Paggi - Destaque da imprensa

Marcelo Schmitz – Enduro

José Eduardo Roque Teixeira – Fisiculturismo

Jorge Henrique Collonbeli Bodanese Futebol de Campo

Aline Soares Garcia – Futsal

Bruno Otávio Comin de Mattia – Futsal

Renê Jacomel – Gran Mérito Esportista

Matheus Stéfano Carafa – Handebol

Otávio Henrique Pacheco chiari - Handebol

Lorenzo Hoffmann Nunes – Jiu Jitsu

Vinícius Rodrigues Harz – Judô

Jhonatam Gonçalves Walter – Muay Thai

Felipe Tiago Antunes de Lima – Paratleta

Davi Medeiros – Tênis de Mesa

Eduardo Dias Fachin – Powerlifting

Supermercado Castanhel Prêmio Incentivo ao Esporte

Marilia Gabriela Mergarefo Farias - Atletismo

Jadel Venancio Anastacio – Velocross

André Luiz Radtke – Voleibol

Emanuel Peixoto Corrêa – Voleibol

Deivid Fabrício Rucks – Tiro ao Prato

*Esta publicação preencheu o espaço de 01 (Uma Página). Cumprindo a Lei nº 4517/2019, informamos que esta inserção não teve custo ao Poder Legislativo.


8

ESTADO

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2023

RCN 761 | rcnonline.com.br A RCN é veiculada semanalmente em 40 jornais de Santa Catarina e vista por mais de 600 mil pessoas

Um ano marcado por reveses

Faesc. Para José Zeferino Pedrozo, o agronegócio é resiliente, mas o cenário continua desafiador

Nascido em Campos Novos em 15 de abril de 1941, José Zeferino Pedrozo é uma liderança empresarial com extensa experiência na área. Além de ocupar o cargo de presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) desde 1990, ele também desempenha papéis de destaque como presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/ SC), vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e vice-presidente do Conselho Deliberativo Nacional do SEBRAE. Em meio a um cenário desafiador para o agronegócio, marcado por reveses significativos, José Zeferino Pedrozo destaca, em entrevista exclusiva à Rede Catarinense de Notícias, a complexidade enfrentada pelo setor, especialmente na região sul do país.

Sem lucro

Quarto maior produtor de leite do Brasil, Santa Catarina viu-se impactada, conforme Pedrozo, pela falta de uma política efetiva de importação e exportação, resultando em preços achatados devido a maior disponibilidade do produto no mercado. A atipicidade do ano ainda é evidenciada “pela ausência de margem de lucro para os produtores de leite, grãos e na pecuária de corte”, pontua Pedrozo. Para o presidente da Faesc, historicamente, o setor do agronegócio

Presidente da FAESC, José Zeferino Pedrozo, mantém o otimismo segue firme na resiliência. Compartilhando a experiência como produtor, menciona a considerável queda nos preços do gado gordo, mas reforça que o agro, acostumado a desafios, permanece consolidado e desempenha papel fundamental na economia nacional, fornecendo alimentos tanto para o consumo interno quanto para o mercado internacional.

Lula

Sobre a recente nota da Frente Parlamentar do Agronegócio criticando o discurso do presidente Lula na COP28, José ZeferiEstamos vivendo um ano muito atípico; só no sul do país são mais de R$ 20 bilhões de prejuízos no Pedrozo destacou a posição da FAESC. "Nós somos vinculados à Confederação Nacional da Agricultura, que

é nosso órgão de cúpula. Nesses assuntos nacionais, geralmente, a resposta vem através da manifestação do presidente de todo o sistema do agro brasileiro. Eu Esperamos que 2024 traga novamente condições de ganho para a nossa atividade acho que foi infeliz essa manifestação, mas a resposta definitiva, certamente, a Confederação, se já não deu, vai dar. E também a nossa representação da Frente Parlamentar da Agricultura já se manifestou, demonstrando também a sua divergência com essa fala do presidente da República”, observou.

Marco temporal

Quanto ao veto do marco temporal e às expectativas para o agronegócio em 2024, José Zeferino Pedrozo afirmou que o setor é favorável ao veto. "

Nós, lógico, só podemos ser favoráveis, estamos confiantes na derrubada do veto do presidente da República e vai chegar uma hora que a verdade tem que aparecer. É artigo constitucional o direito de propriedade, nós sentimos que essas situações tenham sido modificadas, depois de já confirmadas num passado não muito remoto, e agora vem o nosso Supremo, que é o responsável pela Justiça Nacional, deixar em dúvida e colocar as propriedades rurais numa situação constrangedora e de incerteza sobre o seu futuro. Mas, nós confiamos naqueles que fazem as leis brasileiras e esperamos que essas leis sejam cumpridas, vindo o exemplo da maior corte de Justiça Nacional”, ponderou o líder da Faesc.

reconheceu os desafios enfrentados. "Nós estamos vivendo um ano muito atípico, só no sul do país são vinte e tantos bilhões de prejuízos no agronegócio no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Mas, mesmo assim, nós confiamos que nós tenhamos ainda um saldo favorável, superior a setenta bilhões, que é a expectativa que o agronegócio tem até o final do ano, que já estamos na contagem regressiva. Então, fatores adversos, como as intempéries, fatores climáticos, têm atingido toda a região sul que tem sofrido esse revés de chuvas, além da média, em grande quantidade. E o Norte também sofreu pelo inverso do que nós estamos passando aqui no Sul, com a estiagem que atrasou os plantios. Mas, nós confiamos na tecnologia que hoje é aplicada no agronegócio, principalmente na área da lavoura, e nós

contamos para o ano que vem, apesar de todas as adversidades, que nós tenhamos ainda um ano com saldo positivo”, ressaltou Pedrozo.

2024

Ao projetar 2024, Zeferino Pedrozo demonstrou confiança na resiliência do setor. No entanto, manifestou preocupação em relação às linhas de crédito e ao seguro agrícola, considerado muito necessário ao setor. “Tem dado tanta catástrofe que até as seguradoras certamente estão hoje com dificuldades”, assinalou. Finalizando em tom otimista, o presidente da Faesc acentuou: “Nós estamos numa encruzilhada e esperamos que nós possamos ter, em 2024, um ano com produção, se não farta, mas que traga novamente condições de ganho para a nossa atividade”. Leia a entrevista completa no portal rcnonline.com.br

2023

Sobre o desempenho do agronegócio em 2023, o presidente

Conheça mais o BRDE, acesse:

brde.com.br

PUBLICIDADE? Anuncie em um jornal de GRANDE CIRCULAÇÃO. Entre em contato conosco: (49) 98828.2224


Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2023 www.jornalceleiro.com.br

9

EMPRESARIAL

Orcatéa reinaugura escritório em Campos Novos *Fotos: Wilhiam Peretti/O Celeiro

Empresa destaque na área contábil investe no conforto e qualidade dos serviços. A equipe da Orcatéa Escritório de Contabilidade já está trabalhando em um espaço renovado, moderno e aconchegante. A reinauguração do escritório aconteceu na terça-feira, 12 de dezembro. De acordo com o proprietário, Silvio Alexandre Zancanaro, o momento é especial, “iniciamos este projeto há três ou quatro anos. Tínhamos já nessa época a ideia de reestruturação da nossa sede, devido a quantidade de colaboradores e também para melhorar nosso atendimento e qualidade nos serviços, oferecendo conforto aos nossos funcionários e também aos nossos clientes”. Zancanaro explicou que tinha colaboradores que estavam trabalhando no sistema “home office”, e que agora poderão prestar o seu serviço dentro da empresa. “Além do espaço novo, teremos ampliação de projetos em 2024, principalmente através de um aplicativo específico na área de ‘Gestão do Agronegócio’, e também ampliação das áreas de Gestão Tributária e Auxílio na Gestão de Propriedades

A empresa foi fundada por Hilário Zancanaro (In memoriam). De pai para filho, apresenta liderança que acompanha gerações.

Tecnologia

Silvio Alexandre e Maria das Graças Zancanaro

Rurais. Além disso a ampliação da Certificação Digital, onde a empresa não será mais uma ‘agência’, e sim será a representante completa da certificação na região”. O empresário informou que a nova estrutura permitirá a ampliação dos serviços focados na Gestão de Condomínios, setor este, já atendido com diversos diferenciais em Campos Novos e nas outras unidades da empresa. “Todos os serviços serão ampliados em 2024 e nos próximos anos, queremos aumentar nosso portifólio. Todo esse

investimento em Campos Novos, se deve, como um retorno a tudo que a cidade e os clientes nos proporcionam, aliando nossos serviços a confiança e credibilidade nos fornecida por eles”, afirmou Zancanaro. A Orcatéa atua há 54 anos, “hoje colhemos esse investimento como fruto do trabalho em equipe, um novo espaço, novas tecnologias, hardwares, um ambiente inovador, moderno e acolhedor, na intenção de atender bem a todos”, concluiu o empresário.

Zancanaro explicou que investiu em sistemas de automação para facilitar a comunicação entre o escritório e os clientes, com foco no fornecimento de novas ferramentas para agilizar o atendimento. “Atualmente se comunicar, informar, é nossa missão, os nossos clientes podem ter suas informações em qualquer lugar a qualquer momento, essa interação facilita com softwares, sistemas que otimizam o tempo e dão facilidade. Atualizamos nosso site com novo layout e lá também oferecemos acesso a informações e conteúdo”. Para o ano de 2024, a empresa adotará novas ‘rotinas’, como incorporação, holding, além de treinamentos e acolhimento para os clientes atuais e para os novos, com a intenção de ampliar o relacionamento, entender e integrar todos. O escritório oferece uma contabilidade personalizada para auxiliar os gestores a potencializar seus lucros.


10 VARGEM

REGIÃO

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2023

Educação e Criatividade: Mostra Cultural da escola Chapeuzinho Vermelho *Fotos e Info: ASCOM/PMV

O Centro de Educação Infantil, Chapeuzinho Vermelho de Vargem, realizou neste mês de dezembro, a sua Primeira Mostra Cultural da Educação Infantil O evento contou com a participação da equipe escolar, de algumas autoridades locais, dos alunos, seus familiares e convidados. Na ocasião, teve diversas apresentações culturais, mostra dos trabalhos realizados durante o ano, apresentação dos brinquedos produzidos pelas crianças e suas famílias, com material reciclável, entre outros. Após as apresentações, aconteceu um grandioso bingo.

A diretora da creche municipal, Luciane C. Maziero, avalia positivamente o evento, dizendo que o objetivo principal dessa ação, que seria trazer as famílias para a escola, foi atingido com sucesso, pois além de um evento de caráter pedagógico, foi um momento de lazer e descontração para as famílias, afinal a cultura proporciona prazer em Ser, Fazer e Pertencer. Para o próximo ano, o evento será realizado em outro local, com uma estrutura mais apropriada para melhor atender as famílias. "Foi um momento único, com

muita dedicação da equipe, onde todo o esforço foi válido, pois atingimos nosso objetivo e esperamos que esse evento se torne tradição na nossa escola. Gratidão a todos que de uma forma ou de outra colaboraram para o sucesso da Primeira Mostra Cultural da Educação Infantil", fi-

nalizou. A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação presta total apoio aos centros educativos visando proporcionar a comunidade escolar um ambiente acolhedor, educativo e cheio de alegria.

Participe e concorra a prêmios em sorteios

exclusivos.

Saiba mais acessando o QR Code à esquerda ou fale com seu gerente.

Confira o regulamento em unicred.com.br/centralconexao/festivaldepremios. * Imagens meramente ilustrativas; Os prêmios (automóveis) serão pagos através de Recibo de Depósito Cooperativo (RDC), com carência de 30 dias para saque, com sugestão de compra.


Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2023 www.jornalceleiro.com.br

11

AGRONEGÓCIO

Copercampos distribui mais de R$ 25 milhões em Bonificação de Sementes A Copercampos promoveu na última semana, o tradicional jantar com associados que multiplicam sementes de soja e trigo, a fim de repassar os valores do Programa de Bonificação de Sementes safra 2022/2023. Na safra passada, a Copercampos produziu mais de 1,9 milhão de sacos/40kg de sementes de soja, com 68 cultivares sendo multiplicadas por 500 agricultores. De sementes de trigo, foram produzidos 275 mil sacos na safra 2022, com a participação de 115 associados. O valor distribuído neste ano é recorde, ultrapassando os R$ 25 milhões. O Diretor Executivo Laerte Izaias Thibes Júnior apresentou os dados aos associados, repassando ainda informações sobre o mercado sementeiro e as conquistas da Copercampos na safra 2022/2023. “A cada safra entregamos neste programa valores recordes graças ao trabalho desenvolvido por todos os elos da cooperativa. Associados, equipe técnica e funcionários das unidades de beneficiamento são comprometidos com este negócio e fazem com que a Copercampos tenha o sucesso e o reconhecimento do mercado. A Semente Copercampos é sinônimo de qualidade, de confiança para produzir mais, e nós só temos que agradecer ao agricultor associado por seu compromisso em produzir sementes com alto valor, acima dos padrões. Na safra 2022/2023, da semente que os clientes estão plantando agora em suas propriedades, as Sementes Copercampos tiveram 93% de germinação média e vigor de 91%, o maior vigor já alcançado da história de produção, e isso é resultado da cooperação em produzir qualidade. Obrigado a todos por estes resultados e parabéns por fazerem as melhores sementes do Brasil”,

*Fotos e Informações: ASCOM/COPERCAMPOS

Palestra sobre ESG

ressalta Laerte. Além de apresentar os resultados da safra passada, foram apresentadas as expectativas da safra 2023/2024, onde a Copercampos deve produzir mais de 2 milhões de sacos de sementes de soja. Para esta safra, são mais de 47 mil hectares inscritos como campos sementeiros de multiplicação nos órgãos competentes, com 12 filiais envolvidas na produção, 61 técnicos de campo e mais de 500 produtores rurais. A Copercampos trabalha hoje em parceria com 11 empresas obtentoras de tecnologias de sementes de soja e trigo. O Diretor Presidente da Copercampos detalhou no evento, algumas ações para manter o setor em crescimento, garantindo qualidade as sementes produzidas. “Em 2024, iniciam as obras para construção da nova Indústria de Beneficiamento de Sementes – IBS, na Unidade 71, em Campos Novos/SC, com investi-

mentos superiores a R$ 50 milhões. Além desta, estão em construção a unidade de recebimento de sementes em Bom Retiro e em Cerro Negro, ambas em Santa Catarina. São projetos para que tenhamos cada vez mais, eficiência no processo de beneficiamento para garantir ao produtor sementes de qualidade. Os resultados desta safra são ótimos, valores recordes e tenho a certeza de que os sócios vão destinar corretamente estes recursos para que se tenha melhoria nas operações ou processos de produção”, comenta Chiocca. Os valores distribuídos no Programa de Bonificação 22/23 serão creditados na conta dos multiplicadores de sementes em 19 de dezembro. Além de produzir sementes de soja e trigo, a Copercampos produz sementes de aveia branca, aveia preta, triticale, azevém, centeio, nabo forrageiro, capim sudão e milheto.

Além da confraternização e apresentação dos resultados da produção de sementes, a Copercampos promoveu no evento uma palestra sobre ‘O Presente e o Futuro das propriedades rurais’, com o Dr. Jean Carlos Budke. Jean destacou especialmente o desenvolvimento de práticas sustentáveis, com atenção as necessidades em atender o mercado, além de focar em ESG - práticas ambientais, sociais e de governança.

Pescaria na Argentina A Copercampos sorteou aos multiplicadores de sementes uma viagem e pescaria para Paso de La Patria, na Argentina. 15 associados foram sorteados. Confira os ganhadores: Leonardo Chiamolera – Campos Novos; Maria Julia de Souza Santos – Campo Belo do Sul; Lucas Gonçalves Raysel – Campos Novos; Itacir Francisco Menegat – São José do Ouro; Clodoveu Pucci de Moraes – Campo Belo do Sul; Célio Roberto Zornitta – Tangará; Edilson Tonello – São José do Ouro; Sady Antônio Deitos – Campos Novos; José Ademir Gonçalves – Campos Novos; Ulisses Lemos França – Campos Novos; Lucas Chiocca – Campos Novos; Fernanda Thais da Rosa – Brunópolis; Silvio Araldi – Tangará; e Volni Mânica – Campos Novos.


12

PUBLICIDADE

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2023


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.