1793

Page 1

CULTURA

ESPORTE COMUNIDADE

Paróquia divulga roteiro de visitas em preparação à 46ª Romaria de Aparecida.

Judoca camponovense busca sonho de representar o Brasil.

POLÍTICA

1 Desde 1992 Campos Novos-SC Ano 31 - EDIÇÃO 1793 Quinta-feira 24 de Agosto de 2023 www.jornalceleiro.com.br R$ 2,00 uPág. 07 uPág. 11 uPág. 10 Prefeita de Vargem e Prefeito de Campos Novos visitam a capital federal. uPágs. 08 e 09
Dra. Heloísa Ferro Blasi lança livro com trajetória do seu pai, Aluizio Blasi. uPág. 15

EDITORIAL COLUNISTAS

Pinheiro FC levanta mais uma Taça!

Um domingo nublado onde a chuva ameaçava cair a qualquer momento, mas não se pode dizer que o dia estava feio, afinal, era dia de decisão de campeonato.

TDS Móveis X Pinheiro FC, dois times que passaram por grandes desafios e que enfrentaram fortes adversários, ficaram frente a frente, para decidir quem levantaria o troféu de Campeão Municipal!

Aos poucos a torcida foi chegando, jovens, crianças, famílias que se misturaram nas arquibancadas. Depois de mais de cinco anos o Estádio do Pinheirão voltava a receber uma final de campeonato, pena que as condições do gramado, nem de longe lembravam o seu melhor momento, mas nada que implicasse no ímpeto dos finalistas em vencer a partida.

Antes de rolar a bola, uma bonita homenagem foi prestada a Nelson Luiz de Oliveira, o saudoso Nene. A emoção tomou conta de familiares e amigos, um momento especial, uma bola dentro da organização. A bola fora ficou por conta dos discursos políticos que antecederam a partida, que além de não serem ouvidos pelos torcedores, ainda causaram um atraso ao início do espetáculo.

Quando a bola rolou, o que se viu foi um jogo de muita imposição física, com muita alternância na posse de bola e um primeiro tempo de poucas chances claras de gol. Se a proposta dos jogadores era notável, o que ficou confusa foi o árbitro. A versão genérica do Margarida tentou roubar a cena, ser um personagem engraçado, mas de fato, a única coisa que conseguiu, foi deixar a torcida e os jogadores com os nervos à flor da pele. Até uma cabeçada desferiu a um jogador, qual a necessidade disso?

Voltando à partida, o Pinheiro FC foi mais eficiente, aproveitou melhor as chances criadas e no segundo tempo construiu o placar de 2 a 0. Foi o Bicampeonato consecutivo do clube e o sexto troféu conquistado na Taça 104. O TDS ficou com o vice, em terceiro terminou a Escolinha da Chapecoense e em quarto a Star Proteção Veicular/ Mecânica Palavro.

Parabéns a todos os participantes e em especial aos finalistas, e ficamos na torcida para que o Estádio do Pinheirão continue sendo assistido, para que grandes eventos esportivos voltem a se tornar rotina para o torcedor camponovense!

Por: Orli Ricardo - Jornalista

OAB em Destaque

O abandono afetivo pode ser caracterizado de diversas formas e manifestado a partir da ausência de afeto aos filhos, omissão, discriminação, falta de apoio emocional, psicológico, social, e que possam gerar problemas psicológicos às vítimas. O sofrimento causado por esse dano gera inclusive indenização às vítimas, sendo que o reparo jurídico em razão aos impactos emocionais pode ser realizado por meio de ação judicial.

Por muito tempo nos deparávamos com um quadro jurisdicional onde os pais simplesmente deixavam de prestar o afeto necessário aos seus filhos, causando danos irreparáveis e que dificilmente era reconhecida a possibilidade de reparo por tal conduta, mesmo sendo um direito amparado pelo ECAEstatuto da Criança e Adolescente.

A tutela do abandono afetivo não é material e sim sentimental, é deixar de atender as necessidades emocionais dos filhos, seja na convivência ou até mesmo pelo abandono do direito de visitação.

O amor é opcional, mas o cuidado é obrigatório!

Em princípio, é necessário destacar que não existe legislação específica acerca do abandono afetivo, entretanto, é possível observar a existência de novos projetos de lei que discutem sobre o abandono afetivo, dentre outras disposições legais dentro do Código Civil de 2002, da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente diante da temática.

Por meio da Lei nº 8.069/90, a qual instituiu o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), estabelece em seu art. 4º como dever da família assegurar a efetivação dos direitos referentes aos elementos intrínsecos à vida e à dignidade humana da criança e do adolescente.

Além disso, explícita nos artigos 7º e 19º, como direito fundamental da criança e do adolescente o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência, assegurando a criação e educação destes no âmbito familiar.

A Constituição Federal de 1988 também aborda sobre o tema, quando reafirma o dever que:

Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

No mesmo sentido, o art. 1634 do Código Civil de 2002, estabelece quais são os deveres dos pais em relação aos filhos, bem como o exercício do poder familiar.

A Defensora Pública titular da 13ª Defensoria de Família de Fortaleza, Michele Camelo menciona:

“O dever de cuidar não é uma opção do pai ou da mãe. Dar atenção, cuidado e ter responsabilidade é uma obrigação e, a partir do descumprimento dessa obrigação, é preciso reparar um dano moral que essa criança, esse adolescente sentiu por essa

Por:

ausência paterna e/ou materna. Por essa ausência de quem deveria e teria o dever de estar presente para que o crescimento seja saudável dessa criança e do adolescente”.

Em 2022, o Superior Tribunal de Justiça condenou um pai ao pagamento de indenização por abandono afetivo. A garota processou o pai, que foi condenado a pagar R$ 30.000,00 (trinta mil reais) pelos danos morais causados pelo abandono familiar quando ela tinha 6 anos.

A ministra Nancy Andrighi considerou que os traumas e prejuízos emocionais decorrentes da parentalidade irresponsável podem ser quantificados e qualificados como qualquer outra espécie de reparação moral indenizável. Desse diapasão, o poder judiciário tem reconhecido a possibilidade da supressão do sobrenome paterno/materno em casos de abandono afetivo. O Recurso Especial julgado pela 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (RESP 1.304.718-SP1) deu provimento à retirada do sobrenome paterno, em razão do abandono afetivo e material.

A indenização não vai devolver os dias em que a criança se sentiu abandonada, não visa recuperar o tempo perdido e tampouco aplacar o vazio que a ausência pode ter gerado na criança. A intenção é educativa para quem pratica o abandono afetivo e para promover ao abandonado os meios para diminuir a angústia e a dor sofrida.

A realidade brasileira hoje é que pagar a pensão basta, mas ser pai/mãe é muito mais amplo do que o sustento financeiro, existe a responsabilidade do apoio emocional, onde se possibilita segurança à criança, fora o cuidado, guarda, proteção e educação.

Várias são as decisões contrárias àquelas mencionadas, no sentido de que “ninguém deve ser obrigado a amar”. De fato, não se deve obrigar um pai ou uma mãe a amar seu filho, o afeto é algo dado por livre e espontânea vontade.

Contudo, é possível – e um dever do Estado – garantir às crianças, aos adolescentes, aos jovens os seus direitos. E, uma vez não cumprido pelos próprios pais, deve a Justiça fazê-los lembrar de suas obrigações.

No tocante a legitimidade para propositura, a ação pode ser proposta a qualquer momento pelo responsável da criança e até 3 anos após atingida a maioridade de acordo com os artigos 197 e 206 do código civil. Ou seja, ao completar 18 anos, atingindo a maioridade civil, aquele que se sentiu abandonado afetivamente terá três anos para promover a ação contra quem o abandonou.

Assim sendo, tem-se que o abandono afetivo caracteriza-se não apenas pela omissão nos deveres de cuidado, mas também pela negligência emocional e afetiva. Tal prática não deve ser confundida com a alienação parental, outro fenômeno familiar recorrente.

Por fim, em razão das consequências irreparáveis do abandono afetivo, existem duas medidas legalmente possíveis a serem adotadas: a supressão do sobrenome do genitor responsável pelo abandono e ação judicial indenizatória contra o genitor. Em ambos os casos, a busca pela orientação de um profissional do Direito é imprescindível.

Cláudia Cavichon OAB/SC 39.620, Especialista em Direito Previdenciário

Gidiéla Detofol OAB/SC 48.092, Especialista em Direito de Família e Sucessões

As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti

Diagramação/Arte:

Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC

Jornalista:

Fundado em 25 de Junho de 1992

COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI

CNPJ: 12.188.377/0001-03

Rua: Valentin Suzin, 1056, Bairro Bom Jesus Campos Novos - Cep: 89620.000

Orli Ricardo - MTB 5242/SC

Contatos:

Redação: redacaooceleiro@gmail.com

Comercial: oceleirocomercial@gmail.com

Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com

Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem.

PARCEIROS:

Contato: (49) 9 8828.2224

>Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

>Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan).

>Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori)

Impressão: Gráfica Araucária/Lages-SC . Tiragem: 1000/Exemplares/Semana

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 24 de Agosto de 2023 2 COTIDIANO
08/2023
Abandono afetivo: A possibilidade efetiva da negligência emocional ser transformada em indenização.
Quinta-feira, 24 de Agosto de 2023 www.jornalceleiro.com.br 3 PUBLICIDADE

Agentes Ambientais recebem cesta básica e conhecem projeto de Cooperativa

Neste mês de agosto, aconteceu no Auditório da Secretaria de Educação, dois momentos importantes foram realizados pela Secretaria de Assistência Social de Campos Novos.

O primeiro deles foi a apresentação de um projeto mapeado e estuda-

do pela pasta para atender os Agentes Ambientais de Campos Novos: a criação de uma cooperativa. Mais de 30 Agentes Ambientais estavam presentes e ouviram atentamente a equipe que veio de Otacílio Costa, onde já funciona uma cooperativa, para explicar as vantagens e benefícios da

criação desse modelo de trabalho. Os objetivos foram apresentados e as propostas dos agentes ambientais foram ouvidas, para que o projeto seja desenvolvido da melhor maneira possível, trabalhando sempre em união com os

Agentes Ambientais. O segundo momento da tarde foi a entrega das cestas básicas para eles, que trabalham com muito esforço e dignidade, e merecem a atenção da Administração Municipal de Campos Novos.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 24 de Agosto de 2023 4 COMUNIDADE
*Esta publicação preencheu o espaço de Meia Página. Cumprindo a Lei nº 4517/2019 esta publicação custou para a Administração Municipal o valor de R$ 779,79 (Setecentos e Setenta e Nove Reais e Setenta e Nove Centavos) *Fotos e Informações: ASCOM/PMCN

Horóscopo Semanal

Áries

20/03 a 20/04

Semana para a combater as bagaças com audácia, entusiasmo e zero medo de seguir em frente. No setor amoroso o seu jeito fogoso, ousado e mandão deve ficar muito on, bem no ritmo da música do Michel Teló e Mari Fernandez: “Cê sabe quando eu te chamo. Tu nunca nega fogo. Então vem se queimar nessa fogueira”. Mas talvez sua veia dramática apareça e cause furdunços!

Touro

21/04 a 20/05

Bom momento para dar start em planos e projetos, numa atividade extra ou até abrir algo próprio. A sorte tende a sorrir pra você e há grandes chances de aumentar os seus rendimentos e até bens materiais. você deve contar com garra e visão prática, sem perder tempo com joguinhos nem desistir. Se já tem um môzinho, pode se preocupar mais com os detalhes e em agradar.

Gêmeos

21/05 a 20/06

A comunicação deve passar por altos e baixos. É que a vontade de mostrar suas ideias e se expressar tá no modo on, porém tanta falação talvez incomode. Saiba dosar, ok? Já com a família, você tende a mostrar o seu lado prestativo e engenhoso. E aí sua capacidade inventiva tem tudo pra render coisas boas para o lar.

Câncer

21/06 a 21/07

Bora ter muuuito cuidado com o que diz e evitar rodinhas de fofocas, viu?! Boa semana também pra buscar seus sonhos e planos, sobretudo financeiros e materiais, já que ventos de sorte prometem soprar na sua direção. Mas pra não gastar o que tem e o que não tem, melhor deixar a carteira em casa ao sair com a turma.

Leão

21/07 a 22/08

O Sol segue erguendo a sua bola, trazendo força, confiança e iniciativa pra você brilhar. Talvez seja hora de rever e mudar atitudes, sobretudo orgulhosas, drásticas ou teimosas. Não achou a pessoa certa? Vamos de errada mesmo! Brincadeira à parte, o céu avisa que pode começar um romance delicinha, mas talvez não duradouro. Se tem alguém mostre seu amor.

Virgem

23/07 a 22/09

Semana para melhor ativar seu lado realista e cauteloso pra virar o jogo. Não quer lamentar mais um Dia dos Solteiros? Então bora refletir sobre o que deseja no amor e investir suas fichas num novo contatinho que seja o seu número. Para o romance, as melhores vibes chegam. Vocês podem entrar em sintonia e dedicar muita energia para futuros objetivos.

Libra

23/09 a 22/10

Sua energia talvez oscile e dúvidas apareçam, ainda mais, bora buscar equilíbrio e autoconhecimento: fique um tempo sozinha(o), cuide da sua saúde mental, busque paz interior e invista na sua espiritualidade. Deve ter mais chances de achar seu match se não atirar pra todo lado e investir num só crush. Se já tem um love, momento pra dar um passo mais sério.

Escorpião

23/10 a 21/11

Bora aproveitar a energia proativa do momento e ampliar seus planos, ideias e projetos. Os astros só alertam pra manter seu costumeiro pé-atrás e prudência, pois descuidos ou até deslealdades dos outros talvez acarretem prejuízos. No amor, os sentimentos devem ficar mais firmes e tem tudo pra expandir seu relacionamento, ou para encontrar alguém.

Sagitário

22/11 a 21/12

Semana intensa, seu entusiasmo será pra sair, encontrar a turma e botar o papo em dia! O amor está em alta e pede mais coragem, conversa e desenvoltura. Ótimo momento pra começar um romance ou esquentar a sua relação –como diz o hit do Dennis e Kevin O Chris, “Faz o que quiser fazer, pode até subir e descer. No papin, faz assim, vem ni-vem ni-vem ni mim”.

Capricórnio

22/12 a 20/01

O céu mostra que uma maré de sorte promete chegar e liberar o caminho para o seu sucesso, inclusive financeiro. Então bora sair da sua zona de conforto, dar start e executar suas ideias, planos e empreendimentos, lutar com coragem pelo seu crescimento. No amor tudo indica que vai entrar no modo sensual, sedutor e charmoso.

Aquário

21/01 a 18/02

Uma nova semana vem chegando e com uma energia transformadora no ar! Além de esbanjar pura energia, engenhosidade e astúcia, os astros prometem trazer à tona suas habilidades práticas, objetivas e analíticas, o que deve ser uma mão na roda na hora de negociar, fazer acordos ou cuidar dos recursos de outras pessoas.

Peixes

19/02 a 19/03

Você deve começar a semana no modo comunicativo e habilidoso, podendo se aproximar e fazer contatos com quem te ajude a subir na vida. Errado não tá, mas jogadas individualistas e exageradas talvez causem gol contra, sobretudo na profissão. Suas amizades prometem ser uma collab daquelas! Bora desencalhar, se namora, mostre seu amor!

Fonte: https://joaobidu.com.br/

Quinta-feira, 24 de Agosto de 2023 www.jornalceleiro.com.br 5 VARIEDADES

Fundação Cultural realiza

Curso de Artesanato em Palha

Grupo conhece futura trilha no Parque Estadual Rio Canoas

*Foto: Divulgação

Inscrições se encerram nesta sexta-feira, dia 25 de agosto.

Encerra-se nesta sexta-feira, 25/08, as inscrições para o Curso de artesanato em palha do “Projeto Palha de Luxo”. A iniciativa é da Fundação Cultural Camponovense e será ministrado pela Artesã, Elisabet Capistrano de Oliveira. A superintendente da Fundação, Maria das Graças Zancanaro, informa que o curso terá início já na próxima segunda-feira, dia 28, na Biblioteca Pública Municipal, a partir das 13h30.

“Este curso é destinado para pessoas que gostam de artesanato, o trabalho é feito com a palha natural, da colônia, possuindo originalmente suas próprias tonalidades, nada tingido. Juntamente com

a Marli Becker, estávamos pensando em trazer algo novo para a nossa comunidade, e esta atividade do artesanato em palha resgata origens aqui de Campos Novos”, ressaltou Graça.

Ainda de acordo com a Superintendente, a senhora Doralice Horn, responsável pelo treinamento da colaboradora e artesã, Elisabete Capistrano de Oliveira, tem mais de 40 anos de experiência neste trabalho de artesanato em palha. Com o conhecimento compartilhado no curso, as participantes terão a possibilidade de se especializar na área, para que mais tarde possam agregar na renda familiar através desse trabalho.

Os participantes terão 10 horas de curso, estando distribuídas em dois dias da semana.

A equipe do Parque Rio Canoas em Campos Novos realizou no último final de semana uma trilha experimental de 17 km dentro do parque.

Ao todo, 83 participantes efetuaram a Expedição para as 'Furnas do Parque', que será uma trilha que logo estará aberta à comunidade.

De acordo com Leila Alberti, coordenadora do Parque Estadual Rio Canoas e servidora do IMA, após o resultado do edital de Chamamento Público que tem o objetivo de estabelecer parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSC), essa implantação será iniciada.

Leila comenta que a trilha já existe, e é oferecida para grupos de trilhas e grupos especiais. Atualmente a equipe do parque não leva visitantes, pois a mesma depende de ter mais funcionários para acompanhar a atividade e demonstrar o conhecimento da área.

"Em breve queremos iniciar um cronograma onde vamos fazer uma atividade diferente por mês. Agora em setembro vamos inaugurar a Trilha 'Circuito do Vale dos Angicos', uma área totalmente diferente e que surpreenderá ainda mais os visitantes com a beleza das nossas paisagens", comenta.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 24 de Agosto de 2023 6 CULTURA
*Foto: Divulgação

Dra. Heloísa Ferro Blasi lança livro com episódios históricos da trajetória do seu pai, o camponovense Aluizio Blasi

Obra traz documentos dos seus antepassados, Henrique Rupp e Paulo Blasi, que envolvem a criação da Vila de Campos Novos.

Um lindo evento marcou o lançamento do livro “Pausa e Movimento: Escritos de Aluizio Blasi”, da autora Heloísa Ferro Blasi Rodrigues, uma obra escrita pela filha que resgata memórias de um grande camponovense.

O ato ocorreu na última quinta-feira, 17/08, na Sede da Subseção da OAB Campos Novos e reuniu advogados, admiradores, familiares e amigos próximos da família do homenageado, bem como autoridades municipais.

Segundo Heloisa Blasi, o livro nasceu com o falecimento do pai em 2018, onde ela resolveu organizar a biblioteca dele e começou a encontrar arquivos valiosos. E foi durante a pausa da pandemia, que a advogada decidiu fazer o movimento de escrever, organizar por etapas o legado deixado pelo pai e torná-lo público, dando origem ao título da obra.

“A expressão ‘Pausa e Movimento’ do título, é uma manifestação do espírito vivenciado durante o período do auge da pandemia: 2020 e 2021. O livro foi lançado em Florianópolis em setembro de 2021 e a convite do Dr. Eduardo Martins, hoje retorno a Campos Novos num momento de festa nesta casa tão bonita como é a Subseção da OAB Campos Novos”, ressaltou.

Heloísa é nascida em Florianópolis, formada em Letras e em Direito, com Mestrado em linguística, lecionou

em ambas as áreas até a aposentadoria, e ademais advogou no Escritório de Advocacia da Família. De acordo com a escritora, o livro contempla uma coleção de preciosos escritos, fatos e histórias do seu saudoso pai.

“Voltar a Campos Novos é sempre uma emoção muito grande e uma alegria maior ainda por trazer aos camponovenses, sobretudo aos mais jovens, que não conhecem a história de alguns dos nossos antepassados, a possibilidade de conhecer melhor e poder divulgar os

escritos de Aluizio Blasi. Meu pai é nascido em Campos Novos, assim como toda a família dele, meu pai por parte de mãe é Rupp e por parte de pai é Blasi, ele se radicou em Florianópolis onde foi estudar Direito na década de 50, mas sempre fazia questão de trazer-nos para Campos Novos conhecer e conviver com a família”, comentou.

Aloísio Blasi, neto de Henrique Rupp e de Paulo Blasi, foi originalmente Advogado, se formou em 1955 em Florianóplis na Faculdade de Direito e foi um

dos fundadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Também foi Desembargador do Tribunal de Justiça, Presidente da Seccional Catarinense da OAB, Professor Universitário, Historiador e membro da Academia Catarinense de Letras Jurídicas.

“Ao longo de todos estes anos meu pai foi compilando material porque ele sempre foi um grande orador, e era sempre convidado para palestras, eventos e formaturas, paralelo a isso, ele adorava história, e em cada discurso ele trazia reminiscências históricas, muitas vezes voltadas para Campos Novos, sendo a Guerra do Contestado, um dos assuntos que ele mais se aprofundou, os aspectos jurídicos deste episódio marcante da nossa história”, contou.

O bisavô da autora, Henrique Rupp, por ser agrimensor, também havia guardado uma coleção riquíssima de documentos da época da criação da vila de Campos Novos, nos anos finais de 1800. O avô paterno, Paulo Blasi, guardou tais documentos, estando hoje reunidos na casa da escritora.

"O livro não é uma obra de direito, é um livro de história, ele pode agradar as pessoas das mais variadas profissões que queiram conhecer, entender e valorizar a terra onde nasceram. Desde que o lancei, inúmeras pessoas vieram até a mim externar o sentimento bom em ter conhecido fatos marcantes e desconhecidos da história da vila de Campos Novos. Meu pai amava esta terra e tem muitas coisas bonitas escritas nesta obra, posso dizer com todo a certeza”, finalizou a autora.

Quinta-feira, 24 de Agosto de 2023 www.jornalceleiro.com.br 7 CULTURA
Heloísa Ferro Blasi *Foto: Orli Ricardo/O Celeiro

Agosto Lilás: Procuradoria da Mulher promove ciclo de capacitação para o público feminino

Encontro ocorreu na última semana no Plenário da Câmara de Vereadores de Campos Novos.

Em alusão à Campanha “Agosto Lilás”, campanha que trabalha a prevenção da violência contra a mulher, a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Campos Novos, realizou na tarde da última sexta-feira, 18/08, no

Plenário do Legislativo, mais uma roda de conversa, desta vez com a abordagem do “Ciclo de Capacitação sobre os Direitos das Mulheres”. O evento de capacitação foi coordenado pela Procuradora Especial da Mulher, Vereadora Celina Maria Manfroi Cassiano Barros e reuniu importantes profissionais do Direito.

O encontro levou mais conhe-

cimentos às mulheres, abordando informações sobre direito previdenciário com a Advogada Valquiria Sampaio Mêra, Direito de Família com enfoque na proteção das mulheres com a Advogada Doraci Aparecida Ruks, e Direito Trabalhista com enfoque nas garantias legais às trabalhadoras com a Advogada Zeli Terezinha Dariva.

“Todos nós sabemos que as mulheres são as principais vítimas de violência doméstica e eu abordo justamente o direito previdenciário e assistencial, e procuramos sanar no encontro de hoje muitas dúvidas acerca destes assuntos, com as novas regras seguindo a legislação alterada em 2019. Sabemos que é tudo muito complexo, precisaríamos de um dia todo

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 24 de Agosto de 2023 8 CAPA
*Foto: Divulgação/CVCN

para tratarmos de todos os temas, pois todos os grupos e pessoas tem direito a certos benefícios”, comentou a advogada Valquiria Sampaio Mêra.

A advogada Zeli Dariva, destacou durante o encontro, a temática trabalhista no âmbito à proteção ao trabalho da mulher, abordando as garantias dos direitos da mulher empregada.

“É sabido que ao longo da história a mulher ficou literalmente ao desamparo, a consolidação das leis do trabalho de 1943 já avançou e legalizou a possibilidade da mulher ser inserida no mercado de trabalho, e a partir daí muitos avanços foram sendo, implementados. A Constituição de 1988 também trouxe contribuições significativas, por isso eu costumo abordar a igualdade dos vencimentos, a estabilidade da mulher gestante, o direito à amamentação, entre outros neste aspecto”, ressaltou a advogada Zeli Dariva.

O Plenário da Câmara de Vereadores recebeu

um ótimo público, vindo ao encontro do propósito da coordenação do evento: disseminar informações relevantes ao público feminino.

“Foram momentos ricos de informação e troca de conhecimentos entre as profissionais e mulheres participantes. Quanto mais informadas as mulheres estiverem sobre seus direitos, mais preparadas estarão para este enfrentamento, tornando as relações mais igualitárias, gerando empoderamento e poder de decisão”, declarou a coordenação do encontro.

Alunos do Terceirão do Paulo Blasi realizam caminhada em referência ao Agosto Lilás

Todos nós sabemos que as mulheres são as principais vítimas de violência doméstica e eu abordo justamente o direito previdenciário e assistencial, e procuramos sanar no encontro de hoje muitas dúvidas acerca destes assuntos.

uValquiria Sampaio Mêra

“Na última semana, os alunos do Terceirão do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Paulo Blasi realizaram uma caminhada pelas ruas centrais da cidade em referência à campanha “Agosto Lilás”. Com a divulgação de cartazes e com a distribuição de brindes (balinhas personalizadas) sobre o Disque 180, cerca de 40 estudantes foram às ruas com o objetivo de conscientizar a população sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

De acordo com a Supervisora da escola e coordenadora do Nepre (Núcleo de Política de Educa-

Atendimento às Violências na Escola), Jocelene Gedel Stefanes, os preparativos para a caminhada tiveram início antes mesmo das férias escolares de julho, onde em conversa com a professora Lurdes de Ensino Religioso, decidiram engajar os alunos nesta tema tão im-

“Durante as férias os alunos pesquisaram sobre o Agosto Lilás, e nos primeiros dias do mês teve início a confecção dos cartazes para a caminhada. Também foi produzido um mural aqui na escola, onde nossas talentosas alunas produziram um material à mão livre que

tanto abrilhanta o setor da escola. Sabemos que é um pontinho no meio da multidão, mas se fizermos isso constantemente, as pessoas irão se conscientizar sobre o assunto e terão ciência do respeito que toda a mulher merece em nossa a sociedade”, ressaltou a coordenadora.

Quinta-feira, 24 de Agosto de 2023 www.jornalceleiro.com.br 9 CAPA
*Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

Paróquia divulga roteiro das visitas da imagem de Nossa Senhora Aparecida em preparação à 46ª Romaria

Pároco Dirceu De Rocco anuncia também o tema da Romaria e confirma novenário a partir do dia 3 de outubro, nos bairros.

A Paróquia São João Batista divulgou na última semana o roteiro da peregrinação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas capelas do interior e do novenário nos bairros de Campos Novos. Todo o percurso é em preparação à 46ª Romaria ao Santuário Estadual, que ocorre em 12 de outubro.

O calendário de peregrinações é extenso, são mais de 40 dias de procissões, missas e novenas.

O pároco, Padre Dirceu De Rocco, informa que o roteiro das visitas começa no dia 1º de setembro nas capelas do interior de Campos Novos e vai até 14 de outubro. Serão visitadas 28 capelas, mais a Comunidade Nossa Sra das Dores, na antiga Pedreira.

Na cidade, nas capelas dos bairros, a peregrinação da imagem da padroeira, com o povo caminhando de bairro em bairro, começa no dia 3 de outubro. Essas peregrinações, antes da grande Romaria, reúnem por noite mais de 3 mil pessoas.

Mas antes, no dia 20 de setembro, já tem Missa nos novos loteamentos da cidade de Campos Novos.

Padre Dirceu observa que a preferência será por celebrações campais, para favorecer a participação do maior número de devotos, além disso ele enfatiza que seguindo o Ano Vocacional na Igreja, a Romaria neste ano terá como tema "No Sim de Maria, a Nossa salvação" e como lema "No Meu Sim, a Minha Vocação".

Além das Missas nas comunidades do meio rural e nas capelas da cidade e novos loteamentos, neste ano também haverá visita da imagem de Nossa Sra Aparecida, na Comunidade Terapêutica São Francisco.

Já a Missa dos Cavalarianos de Nossa Sra será no dia 1º de outubro, em frente ao Santuário Estadual.

A programação do dia 12 de outubro prevê várias Missas, quase de hora em hora, com bênção aos romeiros pelos padres e pelos diáconos da Diocese de Joaçaba.

CAPELAS DO INTERIOR:

uDia 2º SETEMBRO, Sexta-feira, 14h30. Capela Nossa Senhora da Saúde - Guarani;

uDia 3 SETEMBRO, Domingo, 15h. Capela São Sebastião - Pito aceso;

uDia 5 SETEMBRO, Terça-feira, 15h, Capela Santa Margarida - Pinhal Preto; 19h, Capela São Pedro - Sarandi;

uDia 6 SETEMBRO, Quarta-Feira, 15h Capela São Simão - S. Simão;

uDia 7 SETEMBRO, Quinta-feira, 19h, Capela Santo Antônio - Caxambu;

uDia 8 SETEMBRO, Sexta-feira, 15h, Capela Santo Antônio - Palmeira; 19h, Capela Sagrado Coração de Jesus - Weiss;

uDia 9 SETEMBRO, Sábado, 15h, Capela Nossa Senhora das DoresB.S. Francisco; 15h, Capela Santa Bárbara - Espigão Branco;

uDia 10 SETEMBRO, Domingo, 10h, Capela Nossa Senhora Aparecida - Encruzilhada;

uDia 13 SETEMBRO, Terça-feira, 15h, Capela São José - Assentamento;

uDia 15 SETEMBRO, Sexta-feira, 19h, Capela Santa Lúcia - Machadinho;

uDia 16 SETEMBRO, Sábado, 15h, Capela Nossa Senhora Salete - Gerasul; 15h, Capela Nossa Senhora Aparecida - Corredeira; 19h, Capela Santa Rita - Ibicuí

uDia 17 SETEMBRO, Domingo, 10h30, Capela Nossa Senhora Aparecida - Aparecidinha;

uDia 19 SETEMBRO, Terça-feira, 19h, Capela Santa Luzia - Betinho

uDia 20 SETEMBRO, Quarta-feira, 15h, Capela Santa Rita - Sarandi;

uDia 22 SETEMBRO, Sexta-feira, 15h, Capea São João Batista Scalabrini - Sepé Tiaraju

uDia 23 SETEMBRO, Sábado, 15h, Capela Aparecida - Fazenda do Manica;

uDia 24 SETEMBRO, Do-

CONFIRA O ROTEIRO - ROMARIA

mingo, 10h, Capela Santa Catarina - Ibicuí

uDia 29 SETEMBRO, Sexta-feira, 19h, Capela Santa Terezinha - Bela Vista;

uDia 30 SETEMBRO, Sábado, 15h, Capela São Miguel - Fazenda Velha

uDia 1º OUTUBRO, Domingo, 14h30, Capela Santa Bárbara - Guarani;

uDia 7 OUTUBRO, Sábado, 15h, Capela São Carlos, Assentamento 30 de outubro;

uDia 8 OUTUBRO, Domingo, 10h30, Capela Nossa Senhora Aparecida, Assentamento 30 de outubro;

uDia 14 OUTUBRO, Sábado, 15h, Pinheiro Chato - Corredeira;

CAPELAS - LOTEAMENTOS

DA CIDADE

uDia 20 SETEMBRO, Quarta-feira, 19h, Capela Santa Rita - Loteamento Santa Rita

uDia 22 SETEMBRO, Sexta-feira, 19h, Capela Santa Clara - Loteamento Santa Clara;

uDia 23 SETEMBRO, Sábado, 15h, Capela Nossa Senhora das DoresPedreira;

uDia 25 SETEMBRO, Segunda-feira, 19h, Capela Santa Edwiges - Loteamento Santa Edwiges;

uDia 26 SETEMBRO, Terça-feira, 19h - Bairro Morada do Sol/Lotea-

mento Novo Orlando;

uDia 27 SETEMBRO, Quarta-feira, 19h, Loteamento Zanata;

uDia 28 SETEMBRO, Quinta-feira, 20h, São Francisco - Comunidade Terapêutica São Francisco

uMissa dos Cavalarianos de Nossa Senhora Aparecida, Dia 1º, Domingo, 15h - Santuário;

NOVENÁRIO

uDia 3, Terça-feira, 19h, 1ª Consoladora dos Aflitos - Integração; uDia 4, Quarta-feira, 19h, 2ª Nossa Senhora de Fátima - Bela Vista; uDia 5, Quinta-feira, 19h, 3ª São José - Aparecida

uDia 6, Sexta-feira, 19h, 4ª São Sebastião - São Sebastião;

uDia 7, Sábado, 19h, 5ª Nossa Senhora das Graças - Boa Vista;

uDia 8, Domingo, 19h, 6ª Nossa Senhora de Lourdes - Nossa Senhora de Lourdes;

uDia 9, Segunda-feira, 19h, 7ª Bom Jesus - Bairro Bom Jesus;

uDia 10, Terça-feira, 19h 8ª Santo Antônio - Bairro Sto Antônio; uDia 11, Quarta-feira, 19h, 9ª São João Batista - Igreja Matriz;

uDIA 12 – MISSAS DURANTE TODO O DIA NO SANTUÁRIO

*Reportagem com colaboração: RÁDIO CULTURA FM

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 24 de Agosto de 2023 10 ESPECIAL
*Foto: Arquivo/O Celeiro

Judoca camponovense busca novas conquistas e mantém vivo o sonho de representar o Brasil

Eloysa Biolchi, atleta de 18 anos, vai competir neste sábado em Campos Novos pelo Sul Brasileiro.

Com conquistas de relevância nacional, como o Campeonato Brasileiro e o Pan Americano, competições estas organizadas pela Liga Nacional de Judô, a atleta camponovense, Eloysa Biolchi, de apenas 18 anos, mira voos ainda maiores, como representar futuramente o seu país. A judoca treina há 8 anos, é faixa roxa e sempre foi destaque nas competições que participou, acumulando vários troféus e medalhas.

O seu início no esporte foi na Escola Paulo Blasi, através do projeto Revelando Talentos da Copercampos, e viu no primo que já lutava, a motivação para praticar judô. Ao se destacar no projeto, Eloysa foi chamada para fazer parte do time da Associação Camponovense de Judô, comandada pelo Sansei Eloi Sur e seu filho Rodolfo.

“Depois de três meses de treinamentos eu já participei da minha primeira competição e medalhei e, dali em diante, não parei mais. Boa parte da minha rotina é dedicada ao judô, treino em dois períodos, faço academia todos os dias da semana, ando de bicicleta e faço judô quatro vezes por semana. Lá no judô, por exemplo, devido à pouca demanda de meninas na modalidade, geralmente treino com os meninos, o que eleva o grau de exigência para mim”, contou Eloysa.

Referente aos torneios que participou, a atleta conta que ganhou medalhas em todas as competições estaduais e Sul Brasileiro que disputou, e as principais conquistas foram o Brasileiro e Pan Americano. Os campeonatos que Eloysa dispu-

ta são organizados pela Liga, mas um dos principais objetivos dela é ingressar nas competições da CBJ (Confederação Brasileira de Judô).

“Infelizmente por uma falha da Secretaria de Esportes com o Edital, não pude participar dos Joguinhos deste ano, no entanto pretendo disputar o próximo JASC, um nível altíssimo, com atletas acima de 18 anos. Pretendo medalhar nos Jo-

gos Abertos e se filiar na seleção, para que eu possa atingir um dos meus objetivos a curto prazo, que é entrar para a seleção de base”, esclareceu.

Eloysa compete pelo peso Meio-Médio, categoria até 63Kg, e no próximo sábado, 26/08, disputa o Sul Brasileiro em casa. A competição será realizada no Ginásio de Esportes Humberto Calgaro, para isso, a rotina de treinos foi intensifi-

cada ao longo do mês.

“Eu trabalho meio período, curso Educação Física, mas o meu sonho é ser atleta profissional. Temos planos de participar de um Pan Americano no Uruguai, tenho outra competição importante em São Paulo, e o meu grande sonho é participar de um Mundial e representar o meu País”, finalizou a judoca.

Quinta-feira, 24 de Agosto de 2023 www.jornalceleiro.com.br 11 ESPORTE
*Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

Reconhecimento ao empreendedorismo feminino

Eventos promovidos por entidades empresariais reuniram mulheres líderes de todas as regiões de SC

O Dia Nacional da Mulher

Empresária, festejado em 17 de agosto, motivou importantes encontros de mulheres, promovido por entidades empresariais catarinenses.

O 1º Encontro de Lideranças

Femininas do Sistema Facisc reuniu cerca de 70 mulheres na sede da Federação, em Florianópolis. A diretora de marketing da Facisc e presidente da Acix de Xanxerê, Irene Sá A olter, foi a mestre de cerimônias do evento e ressaltou que o que vale é o legado que se deixa.

A presidente do Conselho Estadual da Mulher Empresária, Poliana de Oliveira, ressaltou que “Mais do que fazer parte,

PAC

Mudanças: empreendedorismo e cidadania”.

O presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, destacou o mérito e competência das mulheres para assumirem posições de destaque. Segundo Alves, atualmente 37 mulheres estão nas presidências das Associações Empresariais. “São cinco associações empresariais centenárias em Santa Catarina e dessas quatro são presididas por mulheres”, comentou.

femininas de todo o Estado. O evento, realizado na sede da Federação, em Florianópolis, contou com palestra de abertura da vice-governadora de SC, Marilisa Boehm, na sexta-feira, 18h, às 19h30. Na sequência, a palestra de Nubiana Oliveira chacoalhou a plateia com o tema Mulher Real, Livre e Poderosa.

fazemos a nossa parte. A gente não faz isso por reconhecimento, fazemos para inspirar mulheres a chegar onde chegamos”.

Palestras - O poder feminino no terceiro setor foi o tema da

palestra da diretora jurídica da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Luciana Nunes. A empresária e conselheira Monika Hufenussler Conrads fez a palestra “Impulsionando

FCDL

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina promoveu o 1º Encontro Estadual da Mulher Empreendedora, reunindo lideranças

Na manhã de sábado, 19, a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, mostrou a força de uma mulher determinada a conquistar seus objetivos. Palestra sobre Mídias Digitais, com Sabrina Sandoval, da SPC Brasil, e o painel Mulheres que Constroem o Varejo completaram a programação.

deve investir R$ 48,3 bilhões em SC Japão libera importação

Em sua terceira edição, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) deve destinar R$ 48,3 bilhões para obras e serviços em Santa Catarina, conforme anunciou o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima. Ele destacou algumas obras que considera mais importantes. São elas, a nova sede do Instituto de Cardiologia; moradias do Minha Casa, Minha Vida; adequação da BR 470 (Navegantes – Rio do Sul); adequação da BR 280 (São Francisco do Sul – Jaraguá do Sul) e adequação da BR 282 (Florianópolis – São Miguel Do Oeste).

Segundo Décio Lima, a partir de setembro, no âmbito do Novo PAC, o governo federal lançará editais, que somam R$ 136 bilhões para a seleção de outros projetos prioritários de estados e municípios nas seguintes áreas: Cidades: urbanização de favelas, abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos, mobilidade urbana e prevenção a desastres naturais;

Saúde: Unidades Básicas de Saúde, policlínicas e maternidades;

Educação: creches, escolas e ônibus escolares; Cultura: Centros

Educacionais Uni cados (CEUs)

da cultura e projetos de patrimônio histórico; Esporte: espaços esportivos comunitários.

O governador Jorginho Mello informou que o governo do Japão retirou a suspensão sobre a importação de carne de frango catarinense por não considerar aplicável o embargo. A suspensão temporária estava em curso desde o dia 17 de julho. “Santa Catarina está livre da gripe aviária. Somos um estado referência em sanidade animal e essa questão pontual de foco da gripe aviária já é algo superado por nós, e também pelo Ministério da Agricultura”, destacou o governador.

O Japão é o maior importador de carne de frango de Santa Catarina. Conforme as normas sanitárias japonesas, após análise em até 28 dias, não sendo encontrada nenhuma irregularidade, o embargo é suspenso. Ainda assim, a retomada das vendas não é automática e depende do aval do Japão.

No ano passado, as exportações de frango, ovos e seus subprodutos para o país asiático renderam ao estado catarinense cerca de US$ 310,8 milhões, o equivalente a 14,75% da receita total das exportações desses produtos.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 24 de Agosto de 2023 12
A RCN é veiculada semanalmente em 40 jornais de Santa Catarina e vista por mais de 600 mil pessoas
RCN 745 | rcnonline.com.br
Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional Evento do Sistema Facisc reuniu cerca de 70 mulheres ERIVELTON VIANA / AGÊNCIA SEBRAE
PUBLICIDADE? Anuncie em um jornal de GRANDE CIRCULAÇÃO. Entre em contato conosco: (49) 98828.2224 ESTADO
MARIANA GUIMÃRES

As linhas de transmissão são estruturas de grande porte, projetadas para suportar altas tensões, esforços e intempéries Todos os seus componentes são importantes e não devem ser modificados Portanto, ao l idar com essas estruturas, é essencial adotar medidas de precaução adequadas:

Cuidado com as Máquinas e Tratores: Ao mover máquinas ou tratores, faça um reconhecimento do local Verifique se as dimensões do equipamento manterão uma distância segura das torres, da rede e dos cabos de aço que prendem os postes e torres ao chão; Cabos de Aço de Suporte: Os cabos de aço que sustentam as torres não devem ser cortados ou movidos Além disso, não mexa em parafusos, porcas, contrapesos e outras peças que envolvem o sistema; Evite Obras Próximas: Não realize trabalhos como terraplenagem, drenagem, criação de acessos ou melhorias perto das torres, respeitando as restrições e limitações definidas para a faixa de servidão

Quinta-feira, 24 de Agosto de 2023 www.jornalceleiro.com.br 13 PUBLICIDADE Campos Novos • (49) 3541-3222 Rua Marechal Deodoro, 795 - Centro • autoshowchevroletcposnovos.com.br ONIX LT (RGH) TRACKER LT (RFD) PARCELAS DE R$ 899 EM 48X ,00 1.182 + 24X R$ 65% DE ENTRADA +PARCELA FINAL TAXA ZERO 70% PLANO CHEVROLET SEMPRE COM RECOMPRA GARANTIDA ENTRADA DE TAXA REDUZIDA
ouv dor a@uhesaoroque com br Estrada São Roque S/N - Zona Rura - Vargem /SC
CUIDADOS
LINHA DE TRANSMISSÃO
Figura 1 - Torre de Transmissão. (49) 3549-0389
COM A

Projeto Rondon em Vargem: Uma Semana de Aventuras e Aprendizado

de aventuras e aprendizado, os acadêmicos do Projeto Rondon deixaram muitas lembranças em Vargem, demonstrando o poder transformador da educação. O projeto, conhecido por unir conhecimento acadêmico e ações de voluntariado, reuniu um grupo diversificado de estudantes determinados a fazer a diferença.

Durante essa semana intensa, os estudantes se envolveram em uma série de atividades voltadas para o desenvolvimen-

educativas até ações de saúde e bem-estar, os acadêmicos trabalharam incansavelmente para compartilhar seus conhecimentos e habilidades com os moradores locais.

Uma das marcas mais significativas deixadas pelos acadêmicos foi a promoção da educação como uma ferramenta para o progresso. Eles ministraram palestras inspiradoras nas escolas locais, abordando temas diversos. As interações

de entusiasmo e curiosidade, reforçando a ideia de que o aprendizado é um processo contínuo que deve ser alimentado. Além disso, os acadêmicos também se dedicaram a ações de saúde, oferecendo e promovendo a conscientização sobre hábitos saudáveis. O cuidado demonstrado pelos estudantes foi recebido com gratidão pela comunidade, criando laços de confiança e solidariedade.

Eles mergulharam de cabeça na cultura local, compartilhando experiências, ouvindo histórias e participando de

mitiu que eles compreendessem as necessidades reais da comunidade e adaptassem ações de acordo que possam ser implementadas.

Ao final da semana em Vargem, os acadêmicos do Projeto Rondon deixaram uma comunidade mais fortalecida, inspirada e esperançosa. A despedida foi celebrada com um almoço alegre. A Administração Municipal recebeu o projeto de braços abertos, reconhecendo que este intercambio promove aprendizado, bem-estar e muito conhecimento.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 24 de Agosto de 2023 14 VARGEM REGIÃO
-
*INFO: Ascom/Vargem

Prefeita de Vargem e Prefeito de Campos Novos participam de encontro na capital federal

FECAM representou Santa Catarina na Mobilização Municipalista em Brasília.

Diante de um cenário em que 51% das prefeituras brasileiras estão no vermelho, a Federação dos Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) uniu-se à mobilização nacional que ocorreu em Brasília na última semana em defesa dos municípios. A Prefeita de Vargem, e presidente da FECAM, Milena Lopes, e o Prefeito de Campos Novos, Gilmar Marco Pereira, uniram-se aos mais de 1.300 chefes do executivo municipal reunidos na Mobilização organizada pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios).

A principal pauta levada ao Congresso Nacional são os efeitos da Reforma Tributária, que deve entrar em tramitação no Senado Federal nos próximos dias. A PEC 45/2019 já foi aprovada na Câmara dos Deputados e agora aguarda apresentação do plano de trabalho pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM).

Em contato direto com a Frente Parlamentar Catarinense, a presidente da FECAM, Milena Lopes, fez um apelo aos senadores do Estado que não apoiem qualquer emenda ou matéria que resulte em mais despesa ou menos arrecadação para os municípios. “Estamos atuando de forma articulada e mobilizada para que o Senado edite o texto final em favor dos municípios e evitando prejuízos aos cidadãos brasileiros”, ressalta a presidente.

Uma das ações coordenadas pela FECAM foi a adesão dos catarinenses ao abaixo-assinado nacional que apresenta propostas de melhorias à PEC 45/2019. “Queremos agradecer à adesão dos prefeitos catarinenses. Essa mobilização mostra que não estamos preocupados apenas com os nossos mandatos, mas sim com o futuro dos municípios brasileiros”, completa Milena Lopes.

Além da Reforma Tributária, a FECAM levou aos parlamentares catarinenses em Brasília temas que têm preocu-

em déficit

Estudo elaborado pela Confederação Nacional dos Municípios avalia uma série de realidades e elenca as consequências práticas das medidas que oneraram as prefeituras no primeiro semestre de 2023.

pado os gestores municipais de Santa Catarina. Um deles é a compensação de cerca de R$ 10 bilhões que estão sendo descontados das contas municipais, referentes ao cadastro do Bolsa Família.

Outra questão é a distribuição de verbas das emendas parlamentares, que

não estão chegando a cerca de 2 mil prefeituras. Em pauta também a aplicação de reajustes nos pisos salariais. O que se pede ao Congresso Nacional é que somente seja exigido o reajuste quando houver uma garantia de aporte permanente do Governo Federal, não apenas transitório.

O relatório revela, por exemplo, que a cada R$ 100 que são arrecadados por pequenos Municípios, R$ 91 são utilizados para o pagamento de pessoal e custeio da máquina pública. Mais de 51% dos municípios estão no vermelho, índice que era de apenas 7% em 2022. As recentes quedas em receitas relevantes, como no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e no Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), além dos atrasos em emendas parlamentares federais; e do aumento das despesas de pessoal, custeio e investimentos são algumas das causas associadas a esse cenário.

Prefeito de Campos Novos também visitou a capital federal

Acompanhado pelo Secretário do Planejamento, Fernando Buzzi, e pelo Secretário de Obras e Urbanismo, Ricardo Damázio, o Prefeito de Campos Novos, Gilmar Marco Pereira esteve em Brasília em busca de parcerias com o Governo Federal. O chefe do executivo vislumbrava alguns projetos e programas do Governo Federal como fonte de recursos, bem como inovações para o município.

Os representantes do município foram recebidos no Ministério do Urbanismo e aproveitaram para fazer algumas reivindicações nos gabinetes dos deputados federais, haja vista que é um período o qual os parlamentares começam a organizar as emendas impositivas e de bancadas.

“Participei também de algumas pautas, juntamente com a Amusuh (Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados), a qual sou membro, discutindo também cada vez mais a re-

forma tributária, a forma que ela está se constituindo, se ela vai trazer benefícios aos municípios e para a população”, afirmou Marco.

O prefeito também fez parte da Mobilização organizada pela Confederação Nacional dos Municípios. “O anseio dos municípios é porque nós estamos ainda com dois novos governos e estamos atentos aos recursos que serão empregados a cada ministério e de qual forma os encaminhamentos serão dados”, ressaltou.

Marco esteve ainda na unidade Central de Brasília da Caixa Econômica Federal, onde foram recebidos pelo Diretor Nacional do banco, que segundo

Marco, valorizou o município de Campos Novos por ter sido o único do estado a receber selo azul, o qual demonstra a gestão eficiente, na questão de resíduos, governança e princípios básicos de uma boa gestão.

“Fomos buscar também a ideia do poço profundo, discutir a questão das marginais e viadutos, mobilidade urbana, sensibilizando os nossos representantes de Santa Catarina para que sejamos beneficiados. Podemos dizer que tivemos uma ida muito profícua e agora ficamos na torcida pelos projetos que já estão lá cadastrados e organizando inovações para o município”, finalizou Marco.

Quinta-feira, 24 de Agosto de 2023 www.jornalceleiro.com.br 15 POLÍTICA
Municípios
*Fotos: ASCOM
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 24 de Agosto de 2023 16 PUBLICIDADE
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.