1783

Page 1

EMPRESARIAL

Loteamento Novo Orlando iniciará construção de Nova Central de Negócios.

POLÍTICA SAÚDE

Oftalmologista alerta para problemas de visão na época do frio.

Deputada Federal Julia Zanatta visita e colhe demandas do município.

CAMPONOVENSES

Conheça a história de João Alexandre Vieira no Circo e Teatro.

1 Desde 1992 Campos Novos-SC Ano 31
EDIÇÃO
Quinta-feira 15 de Junho
www.jornalceleiro.com.br R$ 2,00 uPág. 05 uPág. 08 uPág. 15 uPág. 13
-
1783
de 2023
uPág.
11

Santo Antônio nunca teve tanto trabalho!

Relacionamentos leais e pautados na fidelidade, casamentos duradouros... artigos de luxo neste mundo moderno.

Nesta semana dos namorados, as redes sociais se encheram de fotos e declarações amorosas entre os casais apaixonados (pelo menos é o sentimento que transmitem no mundo virtual). Enquanto isso, no mundo real, os parceiros resistem a todas as adversidades para permanecerem juntos, como as intrigas, inveja, ciúme e principalmente, as atitudes, das outras pessoas e do próprio casal.

Num mundo de diferenças, os opostos continuam se atraindo, entretanto, as pessoas que convergem os pensamentos têm maiores possibilidades de permanecerem juntas, sobretudo no que se refere a práticas, princípios e valores.

Partindo do pressuposto de que quem ama não trai, hoje, para um relacionamento dar certo é necessário, além do amor verdadeiro, ter muita maturidade. O desafio é grande, tal qual a insegurança em dividir os sonhos e querer construir um futuro ao lado de outra pessoa. O medo de escolher a companhia errada e quebrar a cara, muitas vezes é o impedimento de tentar ser feliz a dois.

E em meio a avalanche de publicações afetivas nesta última semana, um vídeo do Escritor Marcos Bulhões, que fala dos relacionamentos rasos, me chamou a atenção. Ele dizia assim: Quanto mais interessante você é, mais sozinho você fica, e tá tudo bem. Muita gente acha que quanto mais interessante você se torna, mais as pessoas se aproximam de você, mas eu preciso te frustrar. Afinal, quanto mais você foca em si, mais sozinho você fica e quero te dizer que isso faz parte do plano! Uma vida interessante não é marcada pela quantidade, mas pela qualidade! Amadurecimento é aprender que se você tem muitos amigos, você não tem nenhum, se você tem muita gente correndo atrás de você, elas não querem você, elas querem usar você para matar uma vontade, e depois que a vontade passar, elas vão sumir. Pessoas interessantes estão ocupadas construindo a sua melhor versão, e por isso pessoas ocupadas são vistas como difíceis. E isso é um ponto poderoso na atração! Sua melhor versão tem um filtro que afasta quem não se importa, e embora você pense que poucas pessoas vão se importar, a verdade é que são poucas as pessoas que se importam. Amadurecer é ser grato quando as pessoas se afastam de você. Pois o maior sinal da sua luz é exatamente quando as sombras vão embora! Prossiga! E seja a sua melhor companhia, pois quem vem, vem pra ficar. Visto isso, se você está com alguém especial ao seu lado e que te faz sentir especial, valorize, não é preciso ficar sem essa pessoa para perceber o quanto ela te fazia bem.

Por: Orli Ricardo - Jornalista

Fundado em 25 de Junho de 1992

COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI

CNPJ: 12.188.377/0001-03

Rua: Valentin Suzin, 1056, Bairro Bom Jesus Campos Novos - Cep: 89620.000

A verdadeira imagem do agro

O Brasil é um país continental marcado por fortes contrastes entre as diferentes regiões brasileiras. A integração desse imenso território é resultado, basicamente, de dois fatores: uma mesma língua falada de norte a sul e a comunicação social oportunizada pelas telecomunicações e pela radiodifusão. O Rádio e a Televisão contribuíram muito na formação da cidadania brasileira e no fortalecimento de símbolos nacionais.

Esse universo de atores e protagonistas exerceu papel fundamental na interiorização do desenvolvimento nacional à população rural. As famílias do campo ocuparam extensas áreas do hinterland brasileiro, fundaram vilas e cidades, instalaram processos de produção e geraram riquezas. Em 1980, aproximadamente 36% da população brasileira viviam em áreas rurais. A migração para as cidades – fenômeno verificado em todo o mundo – reduziu esse percentual para 15%, em 2020, mas a importância econômica e social desse estamento agigantou-se.

Eficientes cadeias produtivas surgiram, como as de grãos (soja, milho, feijão, arroz), de avicultura, suinocultura, bovinocultura de leite e de corte, silvicultura etc., garantindo autossuficiência ao País e segurança alimentar para a população. Os excedentes exportáveis catapultaram o Brasil a grande player no mercado mundial, como exportador de alimentos capaz de nutrir cerca de 1 bilhão de habitantes do Planeta.

O agronegócio brasileiro tornou-se, nas últimas décadas, o responsável pela geração de eloquentes superávits na balança comercial (mais de 141 bilhões de dólares em 2022). A agropecuária e a agroindústria sustentam milhões de empregos no País. O produtor rural é o agente dessa transformação.

Entretanto, avaliações ambíguas e superficiais, fruto do mais completo desconhecimento, estimularam por parte da população, uma visão equivocada da agricultura e do agronegócio. Parte da sociedade acredita que o agro é formado somente por grandes produtores e

empresários rurais, interessados apenas no lucro e sem qualquer responsabilidade social ou ambiental. Para desfazer essa percepção injusta e defeituosa, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) estão desenvolvendo uma campanha nos meios de comunicação de massa para mostrar a verdadeira face do agro.

A agricultura e a pecuária – segmentos essenciais do setor primário da economia brasileira – têm como atores pequenos, médios e grandes produtores. O primeiro compromisso dessa parcela da população é a proteção aos recursos naturais (solo, água, flora e fauna) porque somente assim é possível perpetuar a atividade agrícola, pastoril e extrativa.

A grande verdade é que o produtor rural é o maior defensor da natureza e, inclusive, mantêm áreas de proteção permanente (APP) e de reserva legal (RL), em cumprimento a uma das legislações ambientais mais severas do mundo.

Outro aspecto relevante é o crescente emprego de ciência e tecnologia nas atividades rurais. De forma integralmente gratuita, o Senar treina anualmente, em todos os rincões do País, mais de 2 milhões de produtores rurais e suas famílias. Mais de 4 mil técnicos, instrutores e orientadores vão ao campo e fazem das lavouras e dos estabelecimentos rurais as verdadeiras salas de aula, onde a teoria e a prática se complementam, capacitando, qualificando e requalificando homens e mulheres, jovens e adultos, para que a produção no campo torne-se, a cada dia, mais sustentável e com ascendente produtividade.

Estabelece-se, assim, um círculo virtuoso. O fortalecimento da consciência ambiental e a expansão do conhecimento técnico repercutem na melhoria da renda do produtor que, assim, efetivamente conquista maior qualidade de vida.

Reconhecer os pequenos, médios ou grandes produtores rurais como verdadeiros ambientalistas e os responsáveis pela comida farta e de qualidade que os brasileiros consomem todos os dias é uma questão de justiça – pois essa é a verdadeira imagem do agro.

Por:JOSÉ ZEFERINO PEDROZO

Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/ SC)

As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti

Diagramação/Arte:

Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC

Jornalista:

Orli Ricardo - MTB 5242/SC

Contatos:

Redação: redacaooceleiro@gmail.com

Comercial: oceleirocomercial@gmail.com

Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com

Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem.

Contato: (49) 9 8828.2224

06/2023

PARCEIROS:

>Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

>Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan).

>Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori)

Impressão: Gráfica Araucária/Lages-SC . Tiragem: 1.500/Exemplares/Semana

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 15 de Junho de 2023 2 COTIDIANO ARTIGO
EDITORIAL

Horóscopo Semanal

Áries

20/03 a 20/04

E como cantam o Chitãozinho & Xororó, “Quem tem amor na vida tem sorte”. Se já se amarrou, o clima promete ser de curtição e fogo! Tá na pista? Nem deve precisar de Santo Antônio. Brincadeira à tarde, seu jeito seduzente deve ficar on e te ajudar a fisgar um crush. a saúde o céu te incentiva a parar, ficar na sua e cuidar tanto do seu corpo quanto da sua mente.

Touro

21/04 a 20/05

Boas chances de ter notícia, inclusive de um parente, sobre um dinheiro caindo na sua conta. Com o love, talvez prefira ficar namorandinho no sossego do lar. Pode até receber um “oi, sumida(o)” e curtir um remember. Tá na pista? A vontade de se divertir deve te ajudar a achar um amorzinho, sobretudo em festas ou churras de parentes.

Gêmeos

21/05 a 20/06

céu revela que mudanças tendem a pintar e atazanar sua vida. De quebra, pode curtir prosa boa e ter ideias, sobretudo nos estudos ou viagem rápida. Solteirou? Sua boa lábia tá on e talvez te ajude a arranjar um (ou mais!) contatinho. Só cautela com seu jeito instável pra não levar dislike. Se já se amarrou, sinal de papos animados, mas tudo indica que vai querer atenção.

Câncer

21/06 a 21/07

Bora aprender com os erros. Tá na luta pra desencalhar? Tudo indica que vai mostrar mais desinibição e poder de atração, e aí talvez arrume um date, inclusive no Dia dos Namorados. Com o mozão, pode contar com muita criatividade e pitadas de chantagem emocional pra conseguir o que deseja. Se vai dar um rolê ou viajar, perrengues não estão descartados, ainda mais no fim de semana.

Leão

21/07 a 22/08

Com uma força de atração enorme, tende a trocar boas ideias e fazer amizades fácil e rápido. Seja com o contatinho ou o love, tudo indica que vai faltar modéstia e sobrar confiança, extroversão, seducência e vontade de ser mimada(o) – como diz aquela música da Marília Mendonça, “O que falta em você sou eu. Seu sorriso precisa do meu”.

Virgem

23/07 a 22/09

Sinal de mudanças no amor, algumas prometem deixar seu coração quentinho, já outras podem trazer sofrência. Eita! Aproveite pra ficar a sós com o crush, mostrar seu charme e tentar superar as bagaças. No romance as melhores vibes devem rolar no início da semana. Aproveite! Semana de ativar sua sorte, deve trazer notícias de apertos, urgências e ansiedades financeiras.

Libra

23/09 a 22/10

Tá free? Talvez entre na vibe da música do Guga Nandes e Péricles: “O amor, quando ele chega, chega de um jeito mais louco, sem avisar”, e aí deve fazer contatinhos aonde quer que vá. Se tem um love, pode fazer de tudo pra agradar e comemorar o Dia dos Namorados a semana toda. Credo, que delícia! Já com a família, sinal de turbulências e mudanças.

Escorpião

23/10 a 21/11

Procure também se expressar com mais cuidado, tá? Tô vendo aqui que deve querer o melhor e ostentar um romance maravilindo. Com um jeito mais expansivo, tende a atrair crushes de A a Z, inclusive no trabalho. Aproveita, pois as coisas talvez desandem no fim da semana e receba notícias decepcionantes. Tá amarrado!

Sagitário

22/11 a 21/12

Sinal de aventuras, rolês e até viagem, com chances de conhecer gente nova. Se está free, talvez dê play na canção do João Gomes, “sei que a minha fama não é boa e o povo me chama de beijo safado, mas eu não quero mais essa vida de farra”. E aí deve se amarrar. Tudo indica que não vão faltar ideias de programas com o mozão.

Capricórnio

22/12 a 20/01

Vejo oportunidades, sobretudo se atua com comércio. Nos estudos há risco de atrasos e dificuldades, então bora redobrar o foco e dedicação. Quer notícias maravigold no amor? Pois a energia é boa pra pegar, ficar, namorar! Tem chance de rolar uma química de milhões com alguém atraente ou misterioso. Já com o mozão, tende a mostrar que é um vulcão intenso, mas mandão também.

Aquário

21/01 a 18/02

Cansou de ser solteira(o)? O céu trabalha a seu favor e talvez nem precise da ajuda do santo casamenteiro, já que deve ser mamão com açúcar para chegar junto do crush. Com o mozão, sua originalidade tá on e pode deixar a relação bem delicinha – e aí é “bola na rede pra fazer o gol”, como diz o Skank. Só não deixe de dedicar um tempinho pra sossegar, pensar, organizar as ideias.

Peixes

19/02 a 19/03

Sua mente tende a ficar inquieta e cheia de ideias, porém pode ter dificuldade pra se expressar, sobretudo com a família. Quer ficar de lovezinho, inclusive no dia 12? Talvez nem precise correr atrás de simpatia já que seu jeito alegre e generoso deve fazer sucesso. No romance o clima promete ficar bem mais gostosinho, só não espere demais pra não se decepcionar depois, hein!

Fonte: https://joaobidu.com.br/

Quinta-feira, 15 de Junho de 2023. www.jornalceleiro.com.br 3 VARIEDADES

Marvintec e Cruzeiro do Sul unem forças para oferecer cursos de graduação em Campos Novos

Mercado de trabalho está cada vez mais exigente e busca por profissionais qualificados.

Em um mundo cada vez mais dinâmico e competitivo, a busca por conhecimento e qualificação nunca foi tão relevante como nos dias de hoje. Reconhecendo a importância da educação na preparação para o mercado de trabalho, a Marvintec, renomada escola técnica de Campos Novos, anunciou na última semana, sua nova parceria com a Cruzeiro do Sul Certificadora Universidade Positivo, uma instituição de ensino superior reconhecida nacionalmente.

' Através dessa parceria estratégica, a Marvintec amplia significativamente suas oportunidades, passando a oferecer cursos de graduação. Essa expansão visa atender à crescente demanda por profissionais qualificados em diversas áreas do conhecimento. Agora, os estudantes de Campos Novos terão acesso a uma formação acadêmica de qualidade, unindo a tradição da Marvintec na formação técnica à excelência acadêmica da Cruzeiro do Sul. “Investir em educação é investir no próprio futuro. O mercado de trabalho está em constante evolução e as empresas bus-

cam cada vez mais profissionais capacitados e atualizados. Os cursos de graduação oferecidos pela Marvintec em parceria com a Cruzeiro do Sul Certificadora Universidade Positivo, fornecem uma base sólida para o desenvolvimento de habilidades técnicas, teóricas e práticas, preparando os estudantes para os desafios do mercado atual”, afirma a direção da Marvintec.

Além disso, a qualificação profissional vai além da obtenção de um diploma. Ela envolve o desenvolvimento de competências essenciais, o aprimora-

mento das habilidades de comunicação, trabalho em equipe e pensamento crítico. Estudar e se qualificar permite que os indivíduos ampliem suas perspectivas de carreira, abrindo portas para oportunidades de crescimento e progresso pessoal.

Nesse contexto, essa parceria representa um passo significativo para o fortalecimento da educação na região de Campos Novos. A união dessas instituições renomadas resultará em uma formação acadêmica de excelência, possibilitando que mais pessoas tenham acesso a cursos de graduação de qualidade.

Fica evidente, portanto, a importância de estudar e se qualificar nos dias atuais. A educação é o alicerce para o desenvolvimento pessoal e profissional, e a oportunidade de cursar uma graduação por meio da parceria entre a Marvintec e a Cruzeiro do Sul é um caminho promissor para aqueles que buscam alcançar o sucesso.

“Invista em seu futuro, adquira conhecimento e esteja preparado para os desafios e oportunidades que o mercado de trabalho oferece”, ressalta o gestor da Marvintec.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 15 de Junho de 2023 4 EMPRESARIAL
*Imagem: Divulgação

Loteamento Novo Orlando iniciará construção de Nova Central de Negócios

Nos últimos anos, o município de Campos Novos vem se destacando por sediar importantes eventos. Com isso, observa-se o desenvolvimento nos ramos gastronômico e hoteleiro, contudo, um dos gargalos que ainda persistem, está relacionado aos locais para receber o público. Diante de tal realidade, e a fim de atender esta demanda, o empresário João Orlando dos Santos Neto, proprietário do Loteamento Novo Orlando, vai construir no local uma sede social para receber

Local também vai atuar como sede social para eventos em geral. eventos. De acordo com o Gestor de Vendas do Loteamento Novo Orlando, Jacó Stefanes, o novo espaço será multiuso, e ficará disponível para locação dos clientes, bem como atuará, inclusive, como uma Central de Negócios da empresa.

“Em breve Campos Novos contará com um espaço aconchegante para eventos sociais. A Nova Central de Negócios, 'Novo Invest', será a sede social da empresa, onde receberemos nossos clientes e também disponibilizaremos para eventos. Este espaço foi idealizado para sediar festas, eventos gastronômicos, es-

paço para palestras, enfim, ele contemplará de uma estrutura única e de muito bom gosto”, afirmou

As obras têm previsão de iniciarem já no próximo mês e o prazo de conclusão será de 12 meses. A demanda no setor também contempla a excelente localização do loteamento que oferece também uma visão panorâmica de Campos Novos e também alia a cidade e o campo com a integração das lavouras e plantações.

O loteamento também terá o primeiro bairro planejado de Campos Novos. Desde que iniciaram as atividades de habitabilidade a equipe de vendas se surpreen-

deu com o sucesso das negociações.

Um bairro planejado é um local pensado por profissionais, elaborado para promover segurança, bem-estar, conforto e comodidade aos moradores. Com Infraestrutura completa, os bairros planejados serão entregues com rede elétrica e iluminação; paisagismo; rede de drenagem pluvial; meio fio; rede de água; 100% asfaltado e lotes escriturados e legalizados.

Para investidores, que queiram saber mais sobre este novo empreendimento, pode-se entrar em contato com a equipe através do telefone (49) 99918.3330 e agendar uma visita.

Quinta-feira, 15 de Junho de 2023. www.jornalceleiro.com.br 5 EMPRESARIAL
*Imagens: Divulgação/Loteamento Novo Orlando

Ortodontista alerta população para sinais de lesões na cavidade bucal

No último mês foi realizada Campanha sobre a conscientização do Câncer de Boca.

Maio já passou, mas vale ressaltar a importância dessa campanha para a saúde bucal. 'Maio Vermelho' é uma campanha de promoção da saúde, cujo objetivo é conscientizar a população sobre o câncer bucal, doença que atinge um quinto da população brasileira. Dia 31 de maio é lembrado nacionalmente como o dia de Luta Contra o Câncer Bucal, marco para que a população fique atenta a sinais de lesões na cavidade bucal e para que profissionais de saúde ampliem as discussões sobre diagnóstico e tratamento da doença. Este projeto nasceu na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no departamento de Mestrado e Doutorado em Estomatologia Clínica Odontológica e vem ganhando força e respaldo de conscientização entre os Cirurgiões-Dentistas de todo o Brasil.

De acordo com a Ortodontista, Dr. Andressa Dallanora Wrubel, a conscientização para esta doença, tem como o seu principal foco o diagnóstico precoce da mesma, uma maneira fundamental para um melhor prognóstico e sucesso no

tratamento da doença. “Vale ressaltar que os principais fatores de risco associados são o tabagismo, consumo de bebidas alcóolicas com frequência e exposição contínua à luz solar sem fator de proteção”, informou.

O Câncer de Boca é um tumor maligno, ou seja, uma célula do organismo passa a se replicar de maneira desordenada e descontrolada, geralmente eles crescem rapidamente e podem se espalhar pelo corpo, invadindo tecidos vizinhos, agravando a doença. O câncer da boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. É o quarto tumor mais frequente no sexo masculino na região Sul e infelizmente a maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados. Sobrepeso, obesidade, exposição ao amianto, poeira de madeira, poeira de cimento, formaldeído, sílica, agrotóxicos sem equipamentos de proteção adequados também aumentam o risco para o aparecimento da doença e vale ressaltar que alguns casos de câncer em cavidade de orofaringe ( boca, garganta e estruturas

associadas), também estão relacionados à infecção pelo vírus HPV.

Estima-se que para o triênio de 2023 a 2025, surjam 704 mil novos casos de câncer maligno no Brasil, aonde 70% deles podem vir a ser diagnosticados no Sul do Brasil. Em 2022 foram diagnosticados 15.100 novos casos em todo o Brasil, sendo 10.900 casos em homens e 4.200 casos em mulheres, destes 6.192 perderam a vida em decorrência da doença. Para prevenir a doença, a população deve evitar o tabagismo, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, manter o peso corporal adequado, manter boa hi-

giene bucal e usar preservativos. Os sinais e sintomas são silenciosos, mas pode-se observar que, lesões (feridas) na cavidade oral ou lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, apresentam sangramento, estejam crescendo ou aparecem e desaparecem no mesmo local com certa frequência. Manchas ou placas avermelhadas, esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas também podem ser um indicativo que algo não está normal. Em estágios mais avançados, se observa nódulos no pescoço, rouquidão persistente, dificuldade para mastigar, engolir, algo preso na garganta, dificuldade na fala e de movimentação na língua. Mau hálito persistente pode estar associado também.

A Dra. Andressa Dallanora orienta para ficar atento a qualquer mudança, manter-se vigilante a esses sinais e às mudanças na coloração ou aspecto da boca. “No caso de anormalidades, ou a qualquer desconfiança, procure seu cirurgião-dentista para realizar uma consulta e sanar suas dúvidas. Os profissionais nucleados na Neocam estão preparados para sanar qualquer dúvida a respeito”, finalizou.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 15 de Junho de 2023 6 SAÚDE
Dra. Andressa Dallanora (CRO-SC: 10797 *Foto: Wilhiam Peretti/O Celeiro

Estudos apontam crescimento de Parto Domiciliar Planejado no Brasil

O parto domiciliar planejado tem crescido cada vez mais no Brasil, especialmente em grandes centros, diante da crescente insatisfação das mulheres com o sistema obstétrico hospitalar vigente. De acordo com os estudos mais recentes, o parto domiciliar planejado representa uma importante prática de exercício da autonomia da mulher em contraponto ao sistema convencional e se apresenta como uma alternativa segura de local de parto, com alto grau de satisfação para as mulheres e para as famílias, não oferecendo riscos adicionais de saúde, nem para a mulher nem para o bebê.

No Brasil a porcentagem destes partos domiciliares é muito pequena, sendo maior nas regiões Norte e Nordeste, onde estes partos ainda são assistidos por parteiras tradicionais, e no restante do país essa porcentagem está relacionada à assistência de partos domiciliares planejados realizados por enfermeiras obstétricas e obstetrizes. Vale ressaltar que, enfermeiras obstétricas e obstetrizes, são respaldadas pela Lei de exercício profissional para a realização de procedimentos desta natureza.

Em Campos Novos, no último dia 07 de junho, a Enfermeira Obstetra Kelly Silveira realizou o seu primeiro parto domiciliar planejado. De acordo com a profissional, a família lhe procurou com cerca de 28 semanas de gestação, e a partir dali deram início ao planejamento do parto. O direito de escolha do local do parto é garantido pelo Ministério da Saúde e também recomendado pela OMS.

“Nós fizemos o acompanhamento Pré-Natal das últimas semanas de ges-

tação intercalado com as consultas com o seu médico Obstetra. A gestação era de baixo risco, com vitalidade fetal adequada, o crescimento do bebê era bom. A paciente estava com 39 semanas e quatro dias de gestação e desde as 37 semanas já vinha apresentando sinais de que o trabalho de parto estaria próximo”, relatou Kelly.

O trabalho de parto ativo ocorreu na noite do dia 07 de junho e aconteceu de forma muito rápida. Segundo a Enfermeira Kelly, em menos de duas horas de contrações intensas e regulares, de forma natural e sem interferência externa, o bebê nasceu de forma espontânea e em total segurança.

“Quando as contrações começaram, fui comunicada, fomos monitorando as contrações e foi neste momento que a bolsa rompeu. Me desloquei até o local, fiz a avaliação do bebê, que se movimentava em meio às contrações, e apresentava um bom batimento cardíaco. Na hora da avaliação a gestante estava com 8 centímetros

de dilatação e logo o nascimento aconteceu”, contou.

Ainda conforme a enfermeira, a mãe ficou extremamente satisfeita com a sua escolha. “Após a hora de ouro (a primeira hora da mãe com o seu recém-

-nascido), decidimos se deslocar até ao hospital, por uma questão burocrática da declaração do ‘nascido vivo’ e também para que fosse avaliado pelo pediatra, que é importante nas primeiras horas de vida”, ressaltou.

uOs critérios de elegibilidade para o parto domiciliar são:

uQue seja uma gestação de baixo risco ou de risco habitual;

uUma gestação única (apenas um bebê) que esteja em apresentação cefálica (com a cabeça virada para baixo);

uQue esteja numa idade gestacional maior ou igual a 37 semanas e menor que 42 semanas;

uQue exista um termo de consentimento assinado da mãe e do seu parceiro. Por fim, ainda sobre o parto domiciliar planejado, a profissional explica que sempre é preciso ter um plano B, plano de transferência em caso de complicação. “Tudo o que temos hoje de recomendação para parto domiciliar planejado é que estejamos a pelo menos 30 minutos do hospital de referência. Em Campos Novos temos essa facilidade e estávamos cerca de 5 minutos da unidade de saúde e na ocorrência de qualquer complicação, que não ocorreu neste caso em específico, nos deslocaríamos até ao hospital, que tem por obrigação receber estes pacientes para tratamento de urgência e emergência”, esclareceu.

Quinta-feira, 15 de Junho de 2023. www.jornalceleiro.com.br 7 SAÚDE
Enfermeira Obstetra Kelly Silveira realizou este procedimento no último dia 07 em Campos Novos. A fotógrafa Gabriela Maciel registrou os momentos em família e o parto Elizandra Souza e Andrio Rech *Fotos: @gabrielamacielfotografias

Oftalmologista alerta para problemas de visão na época do frio

Especialista da Clínica Dr. Seiko faz recomendações que devem ser adotadas no período outono-inverno.

As baixas temperaturas registradas nos últimos dias confirmam que o período mais frio do ano está se aproximando. Nessa época, algumas doenças oculares são mais propensas a aparecer, por isso a importância de adotar alguns cuidados específicos com os olhos. Alergias, conjuntivite alérgica e conjuntivite viral são os principais agentes irritantes da visão neste período de frio.

De acordo com o Dr. Daniel Nunes Aguilar (CRM: 26355) Oftalmologista, Especialista em Plástica Ocular e Retina da Clínica Dr. Seiko de Campos Novos, nesta época do ano a superfície ocular é a mais afetada. Segundo o oftalmologista, casos de pessoas com olhos secos ou irritados podem se tornar mais comuns do que de costume.

“O inverno é o período que aparecem mais alguns vírus e que também podem acometer o olho. Quanto às alergias, nessa época vamos resgatar as roupas de frio que ficaram guardadas por muito tempo, roupas de lã e que soltam pelos, poeira, ácaros, e isso pode levar a sintomas alérgicos. Na conjuntivite, em linhas gerais, o paciente tem mais secreção ocular, fica com o olho vermelho e pregando o dia todo. Na alergia é um pouco diferente, é muito lacrimejamento e muita coceira no olho e também pode ter um pouco de secreção pela manhã”, informou o especialista.

Ainda de acordo com o Oftalmologista, quando diz respeito aos principais problemas identificados nessa época do ano, a conjuntivite alérgica em crianças é muito frequente, já a conjuntivite viral há anos não vem se desenvolvendo para uma epidemia, mas neste ano, tiveram alguns casos isolados, principalmente em crianças. Nos pacientes mais idosos a irritação da pálpebra (blefarite) é a que lidera os casos de irritação nos olhos.

Típico dos moradores da região é

o habito de utilizar o fogão à lenha como um grande aliado nos dias de baixas temperaturas. O utensílio auxilia no aquecimento do ambiente, traz aconchego para o lar, entretanto, pode oferecer riscos para a visão. “A fumaça do fogão à lenha pode causar irritação e também ser mais prejudicial ao idoso, que pode desenvolver uma

O inverno é o período que aparecem mais alguns vírus e que também podem acometer o olho. Quanto às alergias, nessa época vamos resgatar as roupas de frio que ficaram guardadas por muito tempo, roupas de lã e que soltam pelos, poeira, ácaros, e isso pode levar a sintomas alérgicos.

doença da retina que chama degeneração relacionada à idade, e a fumaça é um fator agravante à esta doença”, explica.

Em caso de irritação ocular, Dr. Daniel indica utilizar incialmente um colírio lubrificante no olho, a depender da alergia, também recomenda fazer uma compressa de água filtrada fria no local. O especialista alerta, que coçar o olho nunca é bom, pois é um fator de risco que pode levar ao astigmatismo, principalmente em crianças e adolescentes.

“O pessoal tem costume de usar água boricada, eu particularmente não gosto. Em casos de secreções mais inten sas, dificuldades, dor ocular, é recomen dado procurar o oftalmologista para um diagnóstico, uma conjuntivite viral, por exemplo, é uma infecção viral e ela pode ser transmitida para outras pessoas, por isso a importância da avaliação de um especialista”, comentou.

Por fim, Dr. Daniel Nunes alerta para uma prática do cotidiano familiar: o excessivo uso de telas. O brilho do aparelho em ambientes escuros também leva ao cansaço visual, automaticamen te sendo prejudicial à visão.

“O excesso de atividades de perto tem muita relação com o grau chamado miopia. Assim como o astigmatismo, é desencadeada pelo fator genético e ambiental, sendo assim, o astigmatismo pode estar relacionado à coceira no olho, já no caso da miopia, ao excesso de atividades de perto, por isso a importância de incentivar atividades ao ar livre para preservar e fortalecer a visão”, finalizou.

A Clínica de Olhos Dr. Seiko, fica em Campos Novos, atende na Rua: Coronel Farrapo, 408, 4º andar - Sala 405, no Edifício Santa Clara. Para agendamentos, basta entrar em contato pelo: (49) 3563.1060. O empreendimento trabalha com Consultas Oftalmológicas e Exames.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 15 de Junho de 2023 8 SAÚDE
Dr. Daniel Nunes Aguilar CRM: 26355) *Foto: Wilhiam Peretti/O Celeiro
Quinta-feira, 15 de Junho de 2023. www.jornalceleiro.com.br 9 PUBLICIDADE

Enfrentamento

Audiência Pública debate prevenção e combate à violência, ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Com plenário lotado, foi realizada na tarde de segunda-feira (12) na Câmara de Vereadores de Campos Novos, audiência púbica para discutir a prevenção e combate à violência, ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Informações importantíssimas voltadas à esta temática foram apresentadas pelos palestrantes participantes: Fernando Marin Silva (Advogado), com abordagem dos “Perigos das Redes Sociais”; Júlia Gimenes Pedrollo (Defensora Pública do Estado de Santa Catarina) sobre “Legislação de Proteção à Criança e ao Adolescente”; Lucimar Maria Baldissera Walter (Assistente Social) com abordagem sobre “Formas de Prevenção e a atuação do Poder Público Municipal”; Tatiana Becker (Oficial da Infância e Juventude) sobre “Escuta Especializada”.

A audiência foi promovida pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação final da Câmara, numa proposição da Presidente da CCJR, vereadora Celina Maria Manfroi Cassiano Barros.

Entre os apontamentos estão

as motivações da maior incidência em crimes sexuais e contra crianças e adolescentes, consideradas como cifras ocultas: Questões morais (culpabilização da vítima, vergonha, tabu); Dificuldade de compreensão da violência; Dificuldade de acesso às instâncias oficiais; Alta incidência em ambiente privado; Ameaças, barganhas e manipulações concomitantes.

Abordou-se também a importância da escuta especializada nos casos de crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, além dos cuidados que os pais devem adotar em relação ao uso de redes sociais como Instagram e Tiktok, plataformas como Discord e jogos como Roblox, pois o abusador está pre-

sente em todos os lugares. É de fundamental importância que os pais acompanhem a rotina virtual dos seus filhos.

Foram apresentados no espaço cedido ao público pela coordenação do CREAS, dados sobre a violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Campos Novos. De 2022 para 2023 foram 7 vítimas meninas, com idade entre 9, 10, 14 e 15 anos. 12 meninas são acompanhadas no CREAS na faixa etária entre 1 e 15 anos. Há um caso de exploração sexual de uma adolescente de 14 anos. As denúncias de casos de abusos, violência e exploração sexual podem ser feitas junto à Delegacia de Polícia Civil, Conselho Tutelar e CREAS.

uApontamentos ao Executivo

A audiência pública na Câmara de Vereadores, tirou encaminhamentos ao Poder Executivo, a fim de prevenir e enfrentar os casos envolvendo violência, abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes.

Entre os encaminhamentos anunciados ao final da audiência pela presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, vereadora Celina Manfroi Cassiano Barros, estão: uAumentar a equipe de profissionais mantidos pela prefeitura no CRAS e no CREAS, para atendimento a casos suspeitos ou identificados;

uDar mais agilidade e prioridade no atendimento psicológico na Secretaria de Saúde para vítimas ou casos suspeitos;

uElaborar um protocolo de atendimento à criança e ao adolescente para os profissionais da Rede de Proteção, seja de escolas, da Saúde, Conselho Tutelar, polícia e Judiciário, entre outros; uAmpliação do número de servidores para a Escuta Especializada das vítimas.

VARGEM

Prefeita e servidores participam de inauguração da Clínica Cis-Amures

Felizes com a inauguração da nova clínica do Cis-Amures - Consórcio Intermunicipal de Saúde que atende o município de Vargem, a prefeita Milena Lopes, presidente do Cis-Amures, além de presidente da Fecam, a Secretária de Saúde Adriana Correa e a servidora Mari Tânia, participaram do ato solene ao lado do Governador Jorginho Mello e da Secretária Estadual de Saúde Carmen Zanotto.

A Administração Municipal de Vargem está sempre na linha de frente para proporcionar as melhores condições para os munícipes e por meio do consórcio é possível proporcionar diversos serviços em saúde para a população. Durante o encontro com as autoridades, Milena e Adriana aproveitaram para solicitar uma ambulância ao município de Vargem.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 15 de Junho de 2023 10 COMUNIDADE
*Esta publicação preencheu o espaço de 1/4 (Um Quarto) de Página. Cumprindo a Lei nº 4517/2019 esta publicação custou para a Administração Municipal o valor de R$ 389,89 (Trezentos e Oitenta e Nove Reais e Oitenta e Nove Centavos) *Esta publicação preencheu o espaço de 1/4 (Um Quarto) de Página. Cumprindo a Lei nº 4517/2019 esta publicação custou para o Poder Legislativo Municipal o valor de R$ 354,45 (Trezentos e Cinquenta e Quatro Reais e Quarenta e Cinco Centavos) *Fotos e Informações: ASCOM/CVCN

Administração Municipal realiza apresentação técnica do PPP Cidade Inteligente

Instituto responsável pelo estudo de viabilidade tirou as dúvidas dos presentes.

Com o objetivo de tirar dúvidas em relação a PPP de Cidade Inteligente, na tarde da última segunda-feira, 12/06, a Administração Municipal realizou um encontro que reuniu representantes do executivo, do legislativo e empresários locais de Campos Novos, além das associações Acircan e CDL. O Projeto de Lei da PPP (Parceria Público-Privada) está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Vereadores e poderá ir à votação já na próxima semana.

Em nome do Executivo Municipal se pronunciariam o Prefeito Gilmar Marco Pereira, o Secretário de Planejamento, Fernando Buzzi, e o Secretário de Administração e Fazenda, Vilmar Antônio Ferrão Júnior. O Poder Legislativo Camponovense foi representado pelo Presidente João Batista Ramos de Almeida (Tita) e a Vereadora Celina Manfroi Cassiano Barros. A fim de maiores esclarecimentos, representantes do IPGC (Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades), de Minas Gerais, responsável pelo estudo de viabilidade do PPP Cidade Inteligente, de maneira online, esclareceram tecnicamente as dúvidas dos presentes.

O projeto de Cidade Inteligente Campos Novos consiste na concessão administrativa de 25 anos dos serviços de eficientização, operação e manutenção do parque de iluminação pública de Campos Novos, implantação, operação e manutenção da infraestrutura de telecomunicações e geração de energia fotovoltaica para atender a demanda municipal.

Em números, o projeto prevê a troca de mais de 6.500 lâmpadas de iluminação para Led; implantação de 70 câmeras de videomonitoramento; extensão de 34 Km de fibra óptica – infraestrutura de telecomunicações - rede será interligada e atenderá 60 prédios públicos da cidade; a criação de 27 pontos de wi-fi gratuitos; fornecimento de 880 kW de potência nominal na usina fotovoltaica.

De acordo com o Prefeito Marco

Pereira, a discussão sobre este projeto vem acontecendo desde a Administração do ex-Prefeito Zancanaro, e que neste ano inclusive, já foi realizada consulta pública na Câmara de Vereadores, e que a viabilidade jurídica, passa pela aprovação do Projeto de Lei que está nas mãos do Legislativo.

“Há mais de dois anos e meio nós começamos a tratar e discutir essa possibilidade de dar uma concessão para uma

empresa prestar esse serviço para Campos Novos, para melhorarmos cada vez mais a nossa iluminação pública e segurança pública através das câmeras de inteligência.

O objetivo do Executivo é trazer cada vez mais alternativas para facilitar a vida das pessoas, o bom investimento do recurso público para que a comunidade camponovense possa ter benefícios com tudo isso, e pedimos a sensibilidade da Câmara

de Vereadores para que possa aprovar esse projeto”, solicitou Marco.

Alguns pontos acerca do projeto são defendidos pelos representantes do Poder Executivo, como: otimização dos recursos públicos; economia na despesa de energia elétrica; mais eficiência nos serviços públicos; previsibilidade orçamentária; mão de obra qualificada; energia limpa (sustentabilidade); segurança pública; segurança jurídica; e transferência de risco.

“Essa ideia de trazer o parceiro privado para as ações do município é de aproveitar a expertise dessas empresas e tornar alguns setores da administração pública mais eficientes. Com a usina fotovoltaica, e produção própria de energia do município, por exemplo, teremos uma previsibilidade bem maior no orçamento e isso é importante inclusive para o planejamento da gestão pública”, comentou o Secretário Fernando Buzzi.

Os representantes do Legislativo que estiveram presentes no encontro, também entendem a importância em dar andamento ao projeto do PPP Cidade Inteligente Campos Novos. Apesar do amplo debate, e com grande período aberto para contribuições, permanecem algumas dúvidas por parte de alguns parlamentares, o que pode vir a comprometer a aprovação na Câmara Municipal.

“Eu entendo que quanto legislativo municipal é importante que a gente dê voz a esse projeto e dê essa oportunidade ao município de Campos Novos, e aqui eu externo a minha concepção e o meu voto a respeito desse projeto, que é um projeto inovador que vai trazer soluções, têm riscos sim, porém vai trazer ferramentas para que a gente possa fiscalizar caso a empresa não cumpra com a sua obrigação. Eu vejo como uma iniciativa bem importante do Executivo e falo porque também formei convicção a partir do estudo deste projeto”, afirmou Vereadora Celina.

Após ouvir a sociedade de maneira geral, caso o Projeto de Lei seja aprovado na Câmara de Vereadores, o projeto deverá ser finalizado e submetido ao processo licitatório.

Quinta-feira, 15 de Junho de 2023. www.jornalceleiro.com.br 11 COMUNIDADE *Esta
Lei
4517/2019 esta
a Administração Municipal o valor de R$ 1.556,92 (Mil e Quinhentos Reais e Noventa e Dois Centavos)
publicação preencheu o espaço de Uma Página. Cumprindo a
publicação custou para
Prefeito de Campos Novos, Gilmar Marco Pereira Secretário de Administração e Fazenda, Vilmar Antônio Ferrão Júnior Secretário de Planejamento, Fernando Buzzi *Informações: ASCOM/Prefeitura Municipal de Campos Novos

SC abriu mais de 77 mil empresas nos primeiros quatro meses de 2023

Com apenas 1,1% do território nacional, Santa Catarina ficou na quinta posição na abertura de empresas no primeiro quadrimestre de 2023 em relação aos demais estados da federação. Foram 77.056 novas organizações empresariais e 37.115 baixas. O saldo de 39.941 empresas abertas só perde para São Paulo (176.251), Minas Gerais (58.267), Rio de Janeiro (48.632) e Paraná (44.691).

Os dados foram divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e mostram também que o tempo médio para abrir em-

presas em Santa Catarina diminuiu 14 horas em relação ao primeiro quadrimestre de 2022. Considerando todos os municípios catarinenses, a média, atualmente, é de 1 dia e 7 horas. Na Capital, Florianópolis, o tempo médio de abertura de empresa é de apenas 5 horas.

“Santa Catarina é empreendedora. A abertu-

Empregos

Secretário de infraestrutura fala sobre obras já contratadas

ra de empresas mostra a confiança do empreendedor nas ações de Estado, que serão reforçadas nesta gestão, comprometidas com o fortalecimento da economia, com o desenvolvimento do estado e a qualidade de vida dos catarinenses”, destacou o governador Jorginho Mello.

Outro dado importante que demonstra o fôlego da economia catarinense é a geração de empregos. Só em abril, foram registrados 7.012 mil novos postos de trabalho, sendo o quarto mês consecutivo de aumento de empregos formais. No acumulado do primeiro quadrimestre do ano, Santa Catarina apresenta saldo de 55.675 vagas, o terceiro melhor resultado do Brasil, atrás apenas dos dois estados mais populosos do país: São Paulo (190.094) e Minas Gerais (92.205). Só a indústria garantiu 28.340 empregos nos primeiros quatro meses do ano.

ExpoSuper 2023 prevê gerar R$ 1 bilhão em negócios

A ExpoSuper 2023 –Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados espera atrair 22 mil visitantes, de 17 estados, no Expocentro Julio Tedesco, em Balneário Camboriú, no período de 20 a 22 de junho próximo.

O evento promovido pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) reunirá empresários e pro ssionais deste segmento para apresentar os lançamentos em produtos, serviços, inovações e tecnologias do setor de supermercados.

Além da âncora dos negócios, cuja expectativa é atingir R$ 1 bilhão nos três dias de exposição, o evento foca também nas atividades de congresso e em oportunidades de relacionamentos pessoais e prossionais. A Convenção

Catarinense de Supermercadistas, realizada simultaneamente, terá na atividade de abertura, dia 20 de junho, a partir das 10h, um painel sobre o Cenário Econômico: “Situação Atual, Contexto e Perspectivas do Setor Supermercadista”.

Em reunião promovida pela Federação das Associações Empresariais - Facisc na quarta-feira, 7, o secretário estadual de infraestrutura e mobilidade, Jerry Comper, tomou conhecimento das principais demandas de obras em rodovias estaduais apontadas pelo empresariado. Segundo o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves. o estudo realizado pela Federação listou as prioridades em cada uma das regiões do Estado.

Na oportunidade, o secretário apresentou as ações que já vêm sendo realizadas, que envolvem 77 convênios em andamento com 56 municípios e 3 consórcios municipais. “ Os valores das transferências superam R$ 1,5 bilhão e o acervo de obras contratadas pela secretaria totaliza mais de R $3,8 bilhões”, assinalou Jerry Comper.

Jornalistas, estudantes de jornalismo e convidados lotaram a sede da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) para o lançamento do Prêmio ACI OCESC de Jornalismo, que chega à 3ª edição, numa parceria com a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC). O evento promovido na terça-feira, 6, contou com debate sobre os desa os da imprensa, o impacto da tecnologia no trabalho dos repórteres e o futuro da pro ssão. O presidente da Adjori/SC e Adjori Brasil, José Roberto Deschamps, prestigiou o lançamento da premiação.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 15 de Junho de 2023 12
A
pessoas SC www.adjorisc.com.br
RCN é veiculada semanalmente em 40 jornais de Santa Catarina e vista por mais de 600 mil
Considerando as baixas, o saldo de quase 40 mil novas organizações empresariais é o quinto maior do país nesse período
RCN 735 | rcnonline.com.br EDUARDO MARQUES
Tempo médio de abertura de empresa diminuiu em 14 horas
DIVULGAÇÃO / FACISC
KARIME LIMEIRA PUBLICIDADE? Anuncie em um jornal de GRANDE CIRCULAÇÃO. Entre em contato conosco: (49) 98828.2224 ESTADO
Lançamento do Prêmio ACI OCESC

Deputada Federal Julia Zanatta visita Campos Novos e colhe demandas do município

Parlamentar que já esteve na cidade no período de pré-campanha retorna após conquistar a sexta maior votação em Santa Catarina.

A região de Campos Novos foi o destino escolhido pela Deputada Federal Julia Zanata (PL/SC) para passar alguns dias do feriadão de Corpus Christi. A parlamentar que trabalha no Congresso Federal em Brasília, ficou hospedada na propriedade da Família Di Domenico e aproveitou a visita ao município para fazer uma agenda institucional, conversar com moradores, entidades e lideranças políticas, para ver como o seu mandato pode contribuir com o desenvolvimento da cidade e região.

Julia Zanatta é natural de Criciúma, é advogada e jornalista, já foi candidata à prefeita em sua terra natal (foi a terceira mais votada de sete candidatos) e está cumprindo o seu primeiro mandato como Deputada Federal. Em Campos Novos, a parlamentar obteve 268 do total de 111.588 votos nas últimas eleições, o que lhe permitiram alcançar a sexta maior votação para a função em Santa Catarina.

Em visita à Câmara de Vereadores de Campos Novos, a parlamentar concedeu entrevista à imprensa e abordou assuntos referentes ao desenvolvimento da região e estado, além abordar temas da esfera federal, como a sua relação com o Governo Lula, como veremos a seguir: uComo a parlamentar pode contribuir com a infraestrutura rodoviária de Santa Catarina?

É uma questão que há tempos preocupa os catarinenses, nós mandamos muito dinheiro para Brasília e recebemos pouco do pacto federativo, onde o próprio Presidente Lula diz que o Nordeste deve ser tratado da mesma forma que o Sul e o Sudeste, ninguém é melhor do que ninguém, mas o que mandamos é muito maior do que recebemos. Além de cobrar o executivo federal, a bancada parlamentar de SC tem tido reuniões junto com o Governador Jorginho Mello, que está

fazendo essa relação institucional diretamente com o Ministério da Infraestrutura do Governo Lula.

A gente vai cobrar neste sentido, que seja dada atenção à Santa Catarina, independente do Governo que esteja lá, pois Santa Catarina merece mais. Em nenhum governo petista foi feito um quilometro sequer da BR-470.

uQual a sua opinião sobre o Arcabolço Fiscal?

O meu voto foi contrário para o Arcabolço Fiscal que vai nos colocar numa situação econômica bem complicada porque implica no aumento na carga tributária. Podemos até fazer a seguinte relação, em casa a gente ganha X e gasta dentro do X, não pode gastar mais do que a gente ganha, e o Governo está planejando exatamente isso, gastar mais do que arrecada, isso vai elevar a inflação, os juros, carga tributária. Com tudo isso eles estão anunciando investimentos na casa dos R$ 800 milhões para Santa Catarina, estaremos de olho.

uComo vê a relação do atual governo com o Agro?

Eu, uma deputada de primeiro mandato, fiz questão de fazer parte da

frente parlamentar da agropecuária, sendo esta a maior do congresso nacional, e o meu primeiro embate foi com a suspensão dos financiamentos via BNDS para o AGRO. O que me preocupa muito são as falas do presidente da república, de que o AGRO é fascista, declarações que são desastrosas. A gente tem cobrado mais respeito para o produtor e repudiamos essa posição do Lula e de outros membros do governo dele. O Ministro da Agricultura é uma pessoa mais equilibrada, que tem aberto mais diálogo com a frente parlamentar agropecuária, diferentemente de boa parte do governo que faz a opção de partir para o ataque ao AGRO, e isso não é papel do governo.

uO direito ao porte de arma para o cidadão de bem foi uma das suas principais bandeiras durante a campanha, teme que o Governo tire esse direito da população?

A minha pauta principal quando lembra Julia Zanatta é a questão da legítima defesa do cidadão de bem e isso chama muito a atenção por partir de um posicionamento de uma mulher. O Governo, na figura do Flávio Dino e Lula, quis criminalizar os colecionadores, atiradores e caça-

dores, diziam que os CACs (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador) estavam vendendo armas para o crime organizado, o que não tem cabimento. Por que um traficante que pode comprar uma arma ilegal vai passar pela burocracia de um CAC. Estamos na expectativa de sair um novo decreto, saíram duas datas e não cumpriram, não adianta esperar coisas boas de um governo desarmamentista, condena quem quer defender a família e propriedade, aliás, eles são contra a família e contra a propriedade, mas estamos aguardando esse novo decreto e acredito que não vai vir nenhuma maravilha, pois o governo é caçador de liberdade.

uQual é o seu ponto de vista em relação ao Projeto de Lei da Fake News?

Vejo muitos pontos negativos nesta PL 2630, da forma que está apresentada é a PL da Censura. A começar pelo relator, Orlando Silva que é do Partido Comunista do Brasil, não tem como ser bom o negócio, o comunismo não defende a liberdade. Consideramos que foi a maior vitória da oposição a retirada do PL da Censura da pauta, o povo pressionou os deputados nas redes sociais e eles com medo acabaram recuando e falaram que votariam contra. A gente consegue muita coisa com o apoio popular e é justamente por isso que eles querem censurar as redes sociais. Já falamos abertamente que estamos dispostos a conversar, construir um novo projeto com amplo debate, não podemos passar um negócio tão sério como a regulamentação das redes sociais, sem debate democrático na Casa Legislativa. Contudo, esse assunto estagnou por enquanto, deu uma esfriada na discussão, mas com certeza estamos vigilantes. Eu não defendo que a Internet seja uma terra sem lei, antes de ser deputada eu já era atacada nas redes sociais pelos meus posicionamentos fortes, tem gente que gosta de mim e tem gente que me odeia, que me chama de nazista, que quer minha morte, ameaça minha filha e para isso eu uso a lei que já existe.

Quinta-feira, 15 de Junho de 2023. www.jornalceleiro.com.br 13 POLÍTICA
Deputada Federal Julia Zanata (PL/SC) *Foto: Orli Ricardo/O Celeiro

A vida é um espetáculo: Camponovense conquista o Brasil na arte de fazer rir

Como o talento de ator, projetou Alexandre Vieira para os principais Circos Teatros do país.

Quase trinta anos dedicados à arte, levando alegria para pessoas de todo o Brasil, essa é a trajetória do camponovense João Alexandre Vieira, 45 anos, que atualmente trabalha no Circo Teatro Tubinho, um dos mais famosos do país.

Suas raízes são todas de Campos Novos, seus avós moravam na Usina Velha, já Alexandre morava junto com sua mãe e seus irmãos no Bairro Nossa Senhora de Lourdes. Na infância estudou nas Escolas Nelson Serpa, Gasparino Zorzi, Cipe (atual Henrique Rupp Jr.) e Paulo Blasi, e mantém até hoje contato com seus antigos colegas de classe.

O nosso personagem do “Especial Camponovenses” conta que até hoje preserva vínculos na sua terra natal. Todo final de ano faz questão de vir para Campos Novos, rever familiares e amigos, em especial a sua irmã, Sabrina, que ainda reside na cidade. Seu irmão mais velho, inclusive, Marcos Roberto Vieira, o Marcolino, foi um grande atleta e fez história no esporte camponovense.

Atualmente, boa parte da família de Alexandre reside no Noroeste Catarinense. Após o falecimento da Vó, o terre-

no onde moravam foi vendido, e sua mãe, foi embora para São Lourenço d’Oeste, onde vive até hoje. Mas, Alexandre não foi junto, pois aos 16 anos, resolveu mudar de vida, embarcou num sonho, aceitou o desafio de viver da arte, e hoje brilha nos espetáculos Brasil à fora, como veremos em detalhes na entrevista a seguir: uComo começou a sua trajetória no mundo artístico?

Em Campos Novos já participava de grupos de teatro, e foi no grupo

de jovens dos Carismáticos da Igreja Matriz, onde promovíamos diversas peças teatrais, que desenvolvi esse meu talento para a arte. Ainda adolescente, também fiz apresentações de capoeira e esquetes de palhaço.

Profissionalmente comecei no Teatro Pisca-Pisca, me fizeram um convite através do Sandro e do Gilson, na época, como eu era menor de idade, consegui a autorização da minha mãe e a partir daquele momento não saí mais do meio artístico.

Quando saí de casa a minha mãe apoiou, era o que eu queria, e ela entendeu que na minha cidade eu não teria muita chance e graças a Deus eu fui e venci. Quanto aos estudos, cada cidade que a gente ia, tentava conciliar, mas acabei parando pouco tempo depois. Meus filhos nasceram neste ambiente do circo e também sempre frequentaram a escola, tive três filhos, um deles infelizmente acabei perdendo quando tinha três anos.

Em certa oportunidade, até retornei para Campos Novos, para realizar um trabalho na Casa da Cultura, onde escrevi uma peça de teatro, mas o projeto acabou não sendo executado.

uEm quais Circos Teatros você já esteve?

Comecei aos 16 anos com o Circo de Teatro Pisca-Pisca, em Campos Novos, depois viajei com eles pelo estado de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais, onde a gente fez vários espetáculos. No ano de 2000, fiz uma turnê com Geraldo Passos, o Biriba, nos estados de Mato Grosso e Rondônia, em mais de 30 cidades. No ano de 2002 conheci a minha esposa Juliana, no Circo teatro Pisca-Pisca, onde me casei. No ano de 2008 eu mudei para o Circo Teatro Casquinha e por lá permaneci por três anos, e depois que saí de lá, vim trabalhar com o Tubinho, onde estou há 12 anos.

uPode me falar um pouco do seu repertório profissional?

Há mais de 20 anos sou ator profissional, meus filhos também nasceram neste universo e já têm, inclusive, DRT. Na minha carreira tenho mais de 250 personagens diferentes, atualmente faço cerca de 100 personagens com o Circo Teatro Tubinho. Na vida de espetáculos já me apresentei em diversos estados do Brasil, só em São Paulo foram mais de 80 cidades.

Trabalhei com várias pessoas famosas, já contracenei com artistas do “Programa do Ratinho” e da “A Praça é Nossa”, como Milene Pavorô, Murilo Bordoni, Valentina Francavilla, Marlei Cevada, Marcelo de Nobrega, o próprio apresentador Ratinho, além do eterno Trapalhão Dedé Santana. Temos, inclu-

sive, um programa no SBT que vai ao ar para o estado de São Paulo, chamado “Condomínio do Tubinho”, que também é reproduzido no seu Canal do YouTube. E por conta disso, como temos o programa no SBT local e pela turma do Tubinho fazer as participações nos programas do SBT, não podemos deixar de morar no estado de São Paulo, mas carrego Santa Catarina e, em especial Campos Novos, no meu coração.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 15 de Junho de 2023 14 ESPECIAL
João Alexandre Vieira, no Banco da 'Praça é Nossa', SBT *Fotos: Arquivo Pessoal - Redes Sociais
Quinta-feira, 15 de Junho de 2023. www.jornalceleiro.com.br 15 PUBLICIDADE
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 15 de Junho de 2023 16 PUBLICIDADE
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.