1781

Page 1

Roberto Amaral, o homem que trouxe o sinal da TV em cores para o Brasil.

Cresce o apoio financeiro do BRDE à região Sul Catarinense.

1 Desde 1992 Campos Novos-SC Ano 31 - EDIÇÃO 1781 Quinta-feira 01 de Junho de 2023 www.jornalceleiro.com.br R$ 2,00 uPág. 04 uPág. 05 uPág. 09 uPág. 08
Festa de São João
lançada
Novos.
CULTURA uPág. 11 ESTADO
Camponovense dá primeiros passos na carreira de modelo.
Batista é
em Campos
ESPECIAL

EDITORIAL

Contra fatos, sempre há narrativas...

E aí meu povo brasileiro, essa vergonha vamos passar no crédito ou no débito?

Enquanto os Estados Unidos oferecem recompensa de 15 milhões de dólares pela captura do Ditador Venezuelano Nicolás Maduro, o chefe de estado brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, não só retoma as relações com Maduro, bem como o recebe no Brasil como se fosse uma estrela internacional.

É bem verdade que as relações diplomáticas internacionais são salutares, exigem estratégia e pragmatismo, é normal e faz parte conversar com as outras nações, entretanto, o acolhimento feito pelo presidente brasileiro, e as falas proferidas por Lula, dão um recado ao mundo que o nosso país apoia e chancela a existência de regimes ditatoriais mundo afora.

Durante seu discurso, Lula mencionou por várias vezes que aquilo que acontece na Venezuela é fruto de narrativas, ou seja, falácias, criações fantasiosas que arranham a imagem do Chefe de Estado venezuelano. Lula ainda incentiva que Maduro crie as suas próprias narrativas, e olha que o líder da federação brasileira sabe muito bem o que está falando.

O ato de proteger um amigo e parceiro é algo comum de se ver em sociedade, ainda mais se tratando do universo político. Mas, quando Lula fala que todas as acusações contra o Governo de Nicolás Maduro são meras narrativas, automaticamente desconsidera os números calamitosos da Venezuela.

Para se ter uma ideia, mais de 6 milhões de venezuelanos já deixaram o país em razão da miséria instaurada pelo regime socialista de Maduro. Em dados históricos, em 2017, a queda do PIB Venezuelano foi de 15%, em 2018 caiu 19% e em 2020, durante a pandemia, caiu 27%. Em efeito comparativo, mesmo com a situação catastrófica que o Brasil enfrentou em 2020, com a mesma pandemia, o PIB nacional teve queda de 4%.

O socialismo destrói não só as economias, mas também o tecido social dos países. Para se ter uma dimensão de quão nefasta está sendo a crise na Venezuela, entre 1959 e 1983, o desemprego no país era um dos mais baixos da América Latina; em 1970, os venezuelanos tinham um poder de aquisição três vezes maior do que nós brasileiros. Antes do socialismo a Venezuela tinha a maior reserva de petróleo do mundo, e hoje como eles se encontram?

O companheirismo de Lula e Maduro só faz criar insegurança nos países que ainda pensavam em apostar no Brasil. Enquanto nós brasileiros, continuamos trabalhando, pagando impostos, para que o chefe da nossa federação pegue o nosso dinheiro e financie obras no exterior, como foi o metrô de Caracas. A amizade é tudo!

Por: Orli Ricardo - Jornalista

Fundado em 25 de Junho de 1992

COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI

CNPJ: 12.188.377/0001-03

Rua: Valentin Suzin, 1056, Bairro Bom Jesus Campos Novos - Cep: 89620.000

Evoluir Empresarial COLUNISTAS Qual é a importância do BPO financeiro no seu negócio?

Você já se perguntou o que é um BPO financeiro? É comum que alguns empreendedores não consigam cuidar corretamente da área financeira do seu negócio. Isso acontece por inúmeras razões, dentre as principais estão a complexidade das tarefas envolvidas, a falta de tempo e a falta de estrutura.

Esse é um problema que afeta, principalmente, as pequenas empresas. Para alcançar bons resultados, é essencial que negócios desse porte contem com sistemas e processos que otimizem e facilitem as tarefas financeiras, contábeis e administrativas. Assim, eles redobram ainda mais a atenção e obtêm dados mais assertivos para a tomada de decisão estratégica.

O Business Process Outsourcing (ou BPO, como é mais conhecido) é um termo em inglês que tem seu significado relacionado à terceirização dos serviços de gestão de um determinado processo. Sendo assim, podemos definir o BPO financeiro como a contratação de uma empresa terceirizada para realizar o gerenciamento das finanças de um negócio.

Como um serviço de gestão, o BPO financeiro é responsável por controlar todos os processos da área financeira, integrando-os com as atividades contábeis e com as obrigações tributárias. Isso se torna fundamental em um empreendimento, pois sempre que os sistemas e as áreas contábeis e financeiras se integram, o olhar estratégico sobre os relatórios do negócio aumenta e a tomada de decisão fica mais assertiva.

Algumas empresas sofrem muito com as funções comuns da área financeira. Esse problema acaba levando ao acúmulo de tarefas e atrapalhando a gestão do negócio, sendo essa uma das principais razões para a contratação de um BPO financeiro

Por:

Douglas Rayzer -Contador RB Contabilidade

Serve para gerir diariamente todas as entradas e saídas de um negócio. Também é muito importante para fazer a gestão de pagamentos dos fornecedores, incluindo o lançamento das contas a pagar no sistema de gestão financeira. Além disso, é possível ter acesso ao banco da empresa e realizar o agendamento dos pagamentos e cuidar da folha de pagamentos e da emissão de notas fiscais. Existem ainda outros serviços prestados. Os principais são: cuidar do fluxo de caixa; fazer a análise de métricas; gerenciamento de documentos; fazer a análise de crédito.

Ou seja, o BPO, dentro da área financeira, realiza todas as atividades que devem ser executadas, desde as mais burocráticas até as mais tranquilas.

Uma pergunta sempre acontece: Só as grandes empresas devem contratar um BPO financeiro? Na verdade, não! Como já citamos anteriormente, um BPO financeiro é uma excelente opção para as empresas que buscam tornar os processos mais assertivos, com a integração entre as questões da contabilidade. Isso vale tanto para as pequenas empresas, quanto para as médias e grandes, principalmente pela segurança que oferece e, é claro, pela circulação dos dados de forma mais estratégica e direcionada. Sendo assim, a terceirização das atividades financeiras, contábeis e administrativas integradas de uma empresa podem e devem ser utilizadas por negócios de todos os portes.

Como você pôde perceber ao longo deste conteúdo, utilizar o BPO financeiro e terceirizar a gestão pode ser uma enorme chance para centrar-se em outras áreas da empresa, e não somente na financeira.

BPO financeiro, um grande aliado para as empresas.

Gabriela Canonica - Assistente Financeiro - BPO Financeiro

Contato: (49) 99907.8738

As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti

Diagramação/Arte:

Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC

Jornalista:

Orli Ricardo - MTB 5242/SC

Contatos:

Redação: redacaooceleiro@gmail.com

Comercial: oceleirocomercial@gmail.com

Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com

Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem.

Contato: (49) 9 8828.2224

06/2023

PARCEIROS:

>Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

>Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan).

>Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori)

Impressão: Gráfica Araucária/Lages-SC . Tiragem: 1.500/Exemplares/Semana

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 01 de Junho de 2023 2 COTIDIANO

Horóscopo Semanal

Áries

20/03 a 20/04

Tem previsão nova vindo aí e o clima promete ser tudo de bom, arianjo! O céu deve deixar a sua capacidade de tomar a iniciativa, agilidade e agitação no modo turbo. Aproveita, pois a energia é fortíssima pra agir e ter resultados rápidos. Além desse enorme pique, seu lado imaginativo e curioso tende a ficar on, o que talvez facilite a comunicação com todo mundo.

Touro

21/04 a 20/05

Com vários astros de rolê no seu signo, prepare-se pra ficar arrasane! Tudo indica que não vai ter pressa em tomar decisões, mas tende a pensar e agir com determinação e prudência, focando no que possa dar resultados práticos, materiais e seguros. Errado não tá! Pra ficar ainda melhor, o céu indica oportunidadespra aumentar seus recursos, dindim e bens.

Gêmeos

21/05 a 20/06

Se você é da turma que não tem ranço de ser pobre, tem é raiva mesmo, trago notícias maravilindas, coleguinha: o céu promete ativar seus dotes e deve lidar melhor com as finanças, sem contar que tende a esbanjar imaginação, versatilidade, bons instintos e ótima lábia para atrair mais recursos. Semana com o bolso bem mais recheado, sobretudo se atua com artes ou comércio.

Câncer

21/06 a 21/07

Se você é da turma que não tem ranço de ser pobre, tem é raiva mesmo, trago notícias maravilindas, coleguinha: o céu promete ativar seus dotes e deve lidar melhor com as finanças, sem contar que tende a esbanjar imaginação, versatilidade, bons instintos e ótima lábia para atrair mais recursos. Semana com o bolso bem mais recheado, sobretudo se atua com artes ou comércio.

Leão

21/07 a 22/08

Você tem tudo pra subir na carreira e na vida! Os astros prometem deixar on o seu lado focado, prático, seguro e habilidoso, o que talvez melhore ainda mais a sua imagem no ambiente de trabalho. Vejo chances de receber notícia de uma mudança bem boa na sua situação profissional ou até aquela vaga de emprego que queria.

Virgem

23/07 a 22/09

Os astros prometem chuva de bênçãos! E para o choque do Zodíaco, seu signo deve se mostrar mais livre, leve e solto: aberto a mudanças, sem papas na língua e com uma vontade tremenda de aprender, ficar por dentro de tudo e trocar informações. Com esse espírito perspicaz, as chances de se destacar, ganhar prestígio e subir na carreira são enormes.

Libra

23/09 a 22/10

Os astros enviam ótimas energias pra você dar uma guinada na sua vida profissional e financeira. Tudo indica que seu jeito mais amistoso, generoso e atencioso vai fazer um bem danado pra sua reputação e irá atrair colegas, chefes e pessoas importantes. E melhora? O céu indica que sim! Há sinal de transformações sensacionais, com oportunidades.

Escorpião

23/10 a 21/11

Vejo mudanças chegando, mas pode ficar zen, escorpica, pois tudo indica que vão te beneficiar. Além de mostrar mente aberta, criatividade e capacidade de adaptação, o céu avisa que seu signo não deve ficar parado nem calado, e aí tende a se jogar nas mais diferentes ideias, projetos e negociações. Boas chances de fechar acordos, alianças e associações vantajosas.

Sagitário

22/11 a 21/12

Tô vendo aqui que os assuntos de trabalho, grana e saúde devem entrar em foco nesta semana, coleguinha. Na profissão tudo indica que seu poder de comunicação vai ficar tinindo e você vai usar muito bem esse dom, podendo aumentar seus ganhos, bônus, comissões, etc. De quebra, tem chance até de receber uma grana inesperada, inclusive de herança.

Capricórnio

22/12 a 20/01

Vambora que chegou a sua hora de divar, cabrinha! Além de contar com mais flexibilidade, resiliência e agilidade, seu poder de comunicação e criatividade devem bombar no trabalho. Com tantas habilidades ativadas, você tem chance de ser cotada(o) para um cargo mais alto ou até de chefia. Busca emprego? Pode receber uma notícia importantíssima.

Aquário

21/01 a 18/02

Nova semana tá na área e os planetas trazem notícias sensacionais, aquariangel. Tudo indica que seu signo vai ficar no modo criativo, versátil, curioso e tagarela, e aí os contatos tendem a fluir fácil, fácil. No trabalho deve combinar uma poderosa imaginação e personalidade agradável com boa capacidade de avaliação, intuição e empenho, isso promete te ajudar a ganhar mais dindim.

Peixes

19/02 a 19/03

Trago as previsões de milhões para o seu signo! O céu mostra que a semana deve ser boa pra pensar com atenção, calma e zero pressa. As ideias tendem a fluir melhor e você pode desenvolver bem suas habilidades, sobretudo artísticas, criativas e inventivas, para aperfeiçoar o serviço e conquistar prosperidade,vantagens materiais e estabilidade financeira.

Fonte: https://joaobidu.com.br/

Quinta-feira, 01 de Junho de 2023. www.jornalceleiro.com.br 3 VARIEDADES

Camponovense de apenas 3 anos dá primeiros passos na carreira de modelo

Hellena da Silva Barbosa ganhou destaque em Mega Evento no Rio Grande do Sul.

As passarelas estão conhecendo uma nova estrela. Com apenas 3 anos e cinco meses, Hellena Aparecida da Silva Barbosa, já coleciona experiências como modelo fotográfica e de moda, com várias apresentações no currículo, uma delas inclusive, fora do estado. Dona de um olhar encantador e o seu jeito meigo de ser, a Super Star Mirim despertou o interesse de agências de modelo, ganhando destaque em eventos do segmento.

O pai, Rudimar Inácio Barbosa e a mãe Ângela Maria Silva Barbosa, são os maiores incentivadores. Hellena é natural de Campos Novos e desde pequenininha gostou de fotos e segundo o pai, foi através deste talento divulgado nas redes sociais que uma agência de Porto Alegre-RS entrou em contato com a família, para que Hellena participasse de trabalhos como modelo.

“A agência da Hazzy viu algumas fotos dela e nos convidou pra participar no dia 22 de janeiro em Joaçaba, onde ela se saiu muito bem, por conta disso foi convidada pra participar no dia 22 de feverei-

ro de uma nova etapa em Concórdia, que consistia em fotos e desfile. Passando essa etapa, ela foi escolhida junto com outras crianças para o grande evento final, no último dia 30 de abril, em Canoas-RS, um mega evento da Hazzy onde estavam presentes várias agências nacionais e internacionais”, comentou o pai Rudimar.

A Hazzy Top Talent é uma empresa de Talentos e Artistas, com mais de

30 anos no mercado brasileiro, constituída por grandes profissionais de renome na moda, publicidade e Televisão. Desenvolvem trabalhos em Porto Alegre e demais estados brasileiros, possui também parcerias nos 2 grandes centros artísticos do país São Paulo e Rio de Janeiro. A gestão da Maison de Moda e TV é do maior especialista Brasileiro, o missólogo Evandro Hazzy, dono de uma carreira reconhecida

internacionalmente, com grandes descobertas no mundo model, entre elas, Ana Hickmann e Renata Fan.

Por fim, Rudimar explica ainda, que após a apresentação no Mega evento da Hazzy em Canoas, chegaram três convites das agências presentes, onde a família fez a opção pelo Estúdio Models RC, de Porto Alegre, o qual dará continuidade na carreira de modelo da pequena Hellena.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 01 de Junho de 2023 4 ESPECIAL
*Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

Honrando as origens, Roberto Amaral continua fazendo história na comunicação

Em entrevista, Presidente do Grupo SCC diz ter carinho especial com a cidade de Campos Novos.

Na segunda edição do “Conecta Campos Novos”, realizado em meados de maio, um importante nome da comunicação brasileira esteve marcando presença no município e, mais que isso, deu um show de conhecimento e simpatia. Roberto Amaral, atual Presidente do Grupo SCC SBT (Sistema Catarinense de Comunicações), carrega a façanha de ser um dos responsáveis por trazer a TV colorida para o Brasil.

Em entrevista concedida ao Jornal O Celeiro, Dr. Roberto falou de suas origens, da influência do pai em sua vida e o seu entendimento em relação ao desenvolvimento da comunicação, como você confere a seguir:

uDe onde são suas origens e qual é a sua trajetória acadêmica e profissional?

Nasci em São Paulo, no dia 8 de junho de 1947, por uma casualidade do destino. Minha mãe, Ilse Amaral, tinha ido até a cidade natal de meu pai, Carlos Joffre Amaral, para conhecer sua família, já que devido à distância e os escassos meios de transporte, não puderam comparecer ao casamento.

Meu pai iniciou os trabalhos com comunicação na cidade de Lages em 1939, local que escolheu para viver.

Sua história deixou um grande legado para a comunicação. Seu sistema de alto-falantes instalados no centro de Lages, logo tornou-se popular e surgiu “A voz da cidade”. Uma dinâmica que envolvia desde dedicatórias de músicas até a transmissão de notícias importantes, como as da Segunda Guerra Mundial.

Posteriormente, através de uma comitiva de pessoas interessadas em ampliar o sistema de comunicação de Lages, fundaram a Rádio Clube, rádio que até hoje, mais de 50 anos depois, continua líder de audiência na região.

Cresci em meio a sistemas de comunicação, acompanhando a evolução e

estudando o seu aprimoramento e inovação.

Em 1970, após minha formação acadêmica em engenharia, pelo Instituto Nacional de Telecomunicações, em Minas Gerais, segui com meus estudos, sempre me atualizando e acompanhando as evoluções tecnológicas.

Aos 23 anos, já exercendo a profissão como engenheiro da RBS de Porto Alegre, fui estudar televisão a cores na The Thomson Foundation Television College, na Escócia, visto que a televisão no Brasil ainda era em preto e branco. Voltando ao Brasil comecei um novo emprego na Cotesc – Companhia de Telecomunicações de Santa Catarina.

Dando continuidade aos meus estudos comecei o curso de Administração de Empresas na UDESC – ESAG, em Florianópolis, concluindo na Uniplac, em Lages. A nível de pós-graduação me especializei em gestão e Mestrado em Administração, na UDESC e Doutorado e Pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

uQual a relação que Campos Novos tem com a sua vida?

Minha relação com a cidade de Campos Novos é muito especial, já que foi onde meu pai e minha mãe iniciaram o namoro e onde residiam meus tios, irmãos da dona Ilse – Lico, Érico e Vadico Machado e minhas tias - Ondina Coninck e Diva Camargo. Em 1945, após conhecê-la em Curitibanos, em uma de suas idas para instalar cataventos e produzir energia eólica, visto que não existia eletricidade comercial nas pequenas cidades na época. Joffre então observou uma moça na janela e pediu à sobrinha da garota, que entregasse um recado - “Diga pra ela que eu vou casar com ela”.

Em uma festa da Igreja Matriz de Campos Novos, contratado pela Cúria Diocesana, onde ele descobriu que ela estaria presente, iniciaram o namoro. Então considero Campos Novos a origem de nossa família, por isso, esta cidade tão prospera e desenvolvida é parte fundamental da minha história.

uQuem é a sua maior refe-

rência no ramo da comunicação?

Meu pai sem dúvida foi minha maior referência. Com todos os desafios da época, a falta de estrutura e de recursos, ele conseguiu implantar um sistema de comunicação bem sucedido, inclusive uma rádio na região da Serra Catarinense. Com esse exemplo de empreendedorismo e persistência, dediquei minha vida a ampliar esse trabalho. Sempre inovando e procurando participar da vida econômica e comunitária do estado de Santa Catarina.

uComo iniciou a sua história no Grupo SCC?

Minha história com o SCC inicia com o falecimento do meu pai, 47 anos atrás. Sentia-me responsável por manter minha mãe e seguir com o legado deixado por ele. Nesse momento decidi sair da Telesc, empresa em que trabalhava, para consolidar o Sistema Catarinense de Comunicações - SCC.

No início dos anos 80 implantamos, a partir de Lages, uma rede de televisão com cobertura em todo o estado. Nossa central de conteúdo está localizada em Florianópolis e temos sedes nas principais cidades – Joinville, Blumenau, Criciúma, Chapecó e Lages.

Além da emissora de Televisão, hoje o SCC é constituído de três emissoras de rádio – Clube e Massa em Lages e Gralha em Urubici, o portal de notícias SCC10 e da DITEC Smart Solution - empresa de tecnologia especializada em comunicação crítica de voz, vídeo e dados. uComo é sua rotina de palestras e workshop?

Sempre que possível procuro compartilhar o conhecimento adquirido na minha trajetória. Divido meu tempo entre a empresa e o associativismo. uComo vê a comunicação atual?

Mesmo com o advento da internet e as consequentes mudanças estabelecidas, a comunicação de um para todos continuará a ser provida pela televisão e rádio, ancorada pelas redes sociais.

Quinta-feira, 01 de Junho de 2023. www.jornalceleiro.com.br 5 ESPECIAL
Roberto Rogério do Amaral, palestrando no evento 'Conecta Campos Novos' *Foto: Divulgação/RB Contabilidade

Vereadores Mirins recebem treinamento sobre Educação Digital

Capacitações levam conhecimento e aprendizado aos alunos.

A Câmara de Vereadores recebeu na segunda-feira (29), os advogados Isabela Silochi e Fernando Marim Silva do Projeto a OAB vai à Escola, para treinamento sobre Educação Digital, voltado aos vereadores mirins. O treinamento foi realizado de forma híbrida, possibilitando que alunos mirins das escolas da Zona Rural participassem de forma online.

' Fernando Marim Silva além de advogado, também é entusiasta e estudioso das redes sociais. Numa conversa informal, provocando a participação dos

vereadores mirins, trouxe várias temáticas voltadas à Educação Digital, com ênfase nas redes sociais.

Entre as informações repassadas estão as formas de engajamento, notificações e de que maneira funcionam os algoritmos das redes sociais, que identificam quais publicações devem ser entregues para mais ou menos pessoas. Eles decidem como ranquear os resultados de um feed, a partir do grau de relevância daquele conteúdo para cada usuário. Desta forma, Dr. Fernando chamou atenção para o bom uso das redes sociais, no sentido da busca de conteúdos positivos e os cuidados com

trends (tendências) e desafios viriais. Por fim, um questionamento foi deixado aos vereadores mirins pelo advogado, que pode ser estendido a todos os usuários das redes sociais: O que você está consumindo nas redes sociais está te fazendo bem? Reforçando que os conteúdos pesquisados pelos usuários nas redes sociais é o que os algoritmos irão disponibilizar como novas sugestões de consumo no seu feed.

A educação digital é importante para todos, desde crianças a pessoas idosas. É fundamental para diminuir a exclusão digital e garantir que todas as pessoas

tenham acesso equitativo às informações, oportunidades de trabalho e serviços digitais. Além disso, a educação digital é essencial para garantir a segurança online e evitar problemas, como cyberbullying, roubo de identidade e outros crimes digitais como fake news. Tão importante quanto o que você consome nas redes, é o que você posta.

O Poder Legislativo e os vereadores mirins agradecem a participação dos parceiros da OAB neste projeto que está levando conhecimento gratuito aos nossos estudantes que estão participando do projeto, agregando em formação cidadã.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 01 de Junho de 2023 6 COMUNIDADE
*Esta publicação preencheu o espaço de 1/4 (Um Quarto) de Página. Cumprindo a Lei nº 4517/2019 esta publicação custou para a Administração Municipal o valor de R$ 389,89 (Trezentos e Oitenta e Nove Reais e Oitenta e Nove Centavos) *Esta publicação preencheu o espaço de 1/4 (Um Quarto) de Página. Cumprindo a Lei nº 4517/2019 esta publicação custou para o Poder Legislativo Municipal o valor de R$ 354,45 (Trezentos e Cinquenta e Quatro Reais e Quarenta e Cinco Centavos) *Fotos e Informações: ASCOM/Câmara de Vereadores

“O Vento nas Escolas” está de volta a Campos Novos

Projeto levará música, palestra e teatro para alunos da Rede Pública de Ensino.

Por iniciativa do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes), em pareceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Secretaria do Estado, um importante projeto retorna à rede escolar de Campos Novos. O projeto “O Vento nas Escolas” existe desde 2009 e tem um formato show, pois reúne música, palestra e teatro. No município, as apresentações ocorrerão na primeira quinzena de junho e serão beneficiados os alunos das Redes Municipal e Estadual de Ensino, de 6º ao 9º ano, além do Ensino Médio.

Conforme a Presidente do CMDCA, Solange Fagundes Lima, o retorno do projeto após cinco anos, faz parte da promoção de ações de políticas públicas que visam proporcionar mais melhoria e bem-estar aos estudantes. A iniciativa também busca causar uma transformação na vida deles, haja vista que, aborda temas que ainda são considerados tabus nesta faixa etária, além de trazer uma mensagem de amor, explorando os aspectos emocionais dos alunos e professores.

“A palestra contempla vários assuntos bem pertinentes do nosso cotidiano, como drogas, bullying, violência sexual, violência doméstica e mutilações. Estes temas são abordados através de um espetáculo divertido e efetivo, que atua na prevenção e transformação social e apoia os jovens e adolescentes através da arte”, afirmou Solange.

Ao todo serão 12 apresentações, deste total, três serão gratuitas e serão destinadas aos alunos do Ensino Médio. Embora o conselho do CMDCA seja direcionado para adolescentes de até 17 anos,

os profissionais da educação sentem a necessidade de englobar no projeto os alunos que já atingiram 18 anos ou mais.

“Trazendo o Vento nas Escolas a gente sabe que vai mexer bastante com o socioemocional de nossos alunos e dessa vez teremos um preparo um pouco diferente. Com esse impacto que o projeto vai proporcionar, vai aparecer demandas relacionadas às drogas, violência sexual ou doméstica, ansiedade, e com isso, a nossa equipe multiprofissional, tanto do estado quanto do município, vai poder entrar em ação”, ressaltou.

O próximo passo do conselho de educação, é trabalhar uma palestra para os pais. O projeto já foi apresentado, faltando apenas detalhes para ser concretizado.

uCronograma

u05/06: EEB Henrique Rupp Jr.

u06/06: EEB Gasparino Zorzi

u07/06: EEB Paulo Blasi

u12/06: Escola Santa Júlia

u13/06: Escola CAIC

u14/06: Outras escolas no ginásio do CAIC. Horário de início às 8 horas e às 13 horas.

Quinta-feira, 01 de Junho de 2023. www.jornalceleiro.com.br 7 EDUCAÇÃO
*Fotos: Divulgação

Cresce o apoio financeiro do BRDE à região Sul catarinense

Nos últimos cinco anos foram realizadas operações de crédito da ordem de R$ 395 milhões, beneficiando diversos setores econômicos

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) se consolida como um parceiro importante no desenvolvimento de ações na região Sul de Santa Catarina. Em 2022, a agência catarinense nanciou projetos que totalizaram R$ 82,1 milhões, mais do que o dobro se comparado a 2020. O valor acumulado de contratações nesta região catarinense, nos últimos cinco anos, chega a R$ 395 milhões, contemplando 473 contratos nas microrregiões de Araranguá, Criciúma e Tubarão.

Entre os destaques operacionais estão investimentos para projetos nas cooperativas agropecuárias e de crédito, além de nanciamentos para indústrias, prefeituras e universidades. Junto a Co-

operativa Cooperja, o banco garantiu recursos na ordem de R$ 34,7 milhões para a construção de uma fábrica de rações no município de Praia Grande. No campo de investimentos na educação, o BRDE rmou parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) onde os recursos nanciados serão aplicados com foco no investi-

mento em ciência, tecnologia e inovação. Com mais de 13 mil alunos, a Unesc é uma das maiores universidades comunitárias de Santa Catarina. “Trabalhar com o BRDE é um desejo já antigo da Universidade, que se empenhou, junto dos técnicos do banco, para viabilizar o projeto”, a rmou a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Os números do banco

reforçam a importância do apoio à região, como ressalta o diretor nanceiro do BRDE, Eduardo Pinho Moreira. “Entendemos a necessidade da presença ativa do banco junto a essa região que se desenvolve e precisa de apoio para que os projetos saiam do papel, gerando renda e emprego no Sul do Estado”, assinalou.

Presidente Lula promete veto à retirada de recursos do Sesc e Senac

Uma grande mobilização promovida pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e por todo o Sistema do Comércio dos estados resultou em importante acordo para barrar a subtração de 5% dos recursos do Sesc e do Senac em favor da Embratur. A Medida Provisória

1.147/2022 foi aprovada na quarta-feira (24) no Senado e segue para a sanção presidencial, com o compromisso do Governo Federal de vetar os artigos 11 e 12, que transferem recursos para a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo.

Em Brasília desde o início daquela semana, o presidente da Fecomércio SC , Hélio Dagnoni, atuou junto à bancada catarinense e participou de reunião, ao lado de outras lideranças do Sistema, com o presidente da Câmara, Arthur

Lira, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, onde costuraram o acordo de aprovação da MP garantindo os demais temas, porém com o veto aos artigos que traziam prejuízos ao Sesc e o Senac.

A contrapartida do Sis-

O arcabouço scal foi aprovado esta semana pela Câmara dos Deputados. O texto traz uma série de medidas para substituir o teto de gastos, visando impedir o descontrole das contas públicas pelo Governo Federal. Uma emenda substitutiva apresentada pelo relator da matéria, o deputado Cláudio Cajado (PP-BA), tornou a proposta menos exível e agora segue para análise do Senado. Em Santa Catarina, a Facisc - federação que reúne as entidades empresariais do Estado - acompanha de perto o tema. A entidade vê vários pontos positivos alcançados até agora, tais como a redução das exceções à regra, ao inserir o Fundeb, o piso da Enfermagem e o Fundo Constitucional do Distrito Federal nas normas do arcabouço. A criação de punições em caso de descumprimento das metas, limitando gastos até que as metas sejam cumpridas, e a volta da obrigatoriedade dos bloqueios de verbas periódicas ao longo do ano para garantir o cumprimento das metas de gastos e receitas, também receberam elogios. Para o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, é importante acompanhar como cará o texto no Senado de modo a trazer mais tranquilidade para o Banco Central reduzir juros e facilitar o acesso ao crédito.

Novo presidente da SCGás

Considerado o representante do Sul no governo catarinense, Otmar Josef Müller assumiu a presidência da Companhia de Gás de Santa Catarina - SCGás, na quarta-feira, 24. A posse o cial só vai ocorrer no início de junho, por conta da agenda do governador.

Müller é formado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná, atuando há mais de 30 anos no setor cerâmico catarinense. É especialista em engenharia de produção pela UFSC e com MBA em Logística Empresarial.

tema Comércio será em serviços, não mais em repasse nanceiro, com a realização de cursos e gratuidades da ordem de R$ 100 milhões ao ano.

“Foi uma importante vitória do nosso Sistema, dos empresários e de toda a sociedade que se bene ciam dos serviços do Sesc e do Senac”, ressaltou Dagnoni.

Jorginho Mello esteve em Brasília apoiando a iniciativa, que contou com um abaixo assinado com mais de um milhão de assinaturas. Os senadores Esperidião Amin (PP) e Jorge Seif (PL) também saíram em defesa do Sesc/Senac.

Unicrea lança nova plataforma com 63 cursos inéditos

Já está no ar a nova plataforma da Unicrea – Universidade Corporativa do CREA-SC. Ela foi totalmente remodelada para oferecer uma melhor experiência ao usuário, com um ambiente ainda mais intuitivo e interativo. O programa cresceu e os alunos têm à sua disposição 63 novos cursos. Com isso a Unicrea passa a oferecer mais de 130 cursos on line e gratuitos em diversas áreas. O programa visa ao aperfeiçoamento constante e a valorização pro ssional, com oportunidades para os diferentes públicos do setor tecnológico.

A Unicrea completou um ano em abril e já conta com cerca de três mil usuários. Somente no mês de fevereiro deste ano foram emitidos mais de 600 certi cados. “Mais uma vez, somos pioneiros e referência para o Brasil e para o Sistema Confea/Crea e Mútua, ampliando e inovando este programa para os nossos pro ssionais e usuários”, assinala o presidente do Crea-SC, Eng. Civil e de Seg. Trab. Kita Xavier.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 01 de Junho de 2023 8 ESTADO
A RCN é veiculada semanalmente em 40 jornais de Santa Catarina e vista por mais de 600 mil pessoas
SC www.adjorisc.com.br
RCN 733 | rcnonline.com.br
Nos primeiros cem dias do ano, nos três estados do Sul, o BRDE já alcançou o valor de R$ 1 bilhão em contratações Presidente da CNC, Roberto Tadros; governador Jorginho Mello e o presidente da Fecomércio SC , Hélio Dagnoni
PUBLICIDADE? Anuncie em um jornal de GRANDE CIRCULAÇÃO. Entre em contato conosco: (49) 98828.2224
Setor empresarial vê pontos positivos nas novas regras scais
RICARDO DIAS DIVULGAÇÃO/ CNC

Festa de São João Batista é lançada em Campos Novos repleta de atrações

produção e venda das tradicionais cucas, além da produção de bolos artesanais. No dia 23, serão entregues as fichas do churrasco de suíno e ovelha e no dia 24, almoço com churrasco e salada. A Paróquia,

uPROGRAMAÇÃO

uDia 21 de junho de 2023 - Quarta-feira

inclusive, já está recebendo as tradicionais prendas, que podem ser feitas em doação de produtos ou em dinheiro. A doações poderão ser destinadas à Casa Paroquial, ou por meio das zeladoras das capelinhas.

Quatro dias de muitas atrações e religiosidade. Assim será a realização dos Festejos de São João Batista, da Igreja Matriz de Campos Novos, que resgata neste ano, uma programação tradicional do município. As comemorações do Padroeiro da cidade, iniciam na quarta-feira, 21/06, e seguem até no sábado, 24 de junho, dia de São João Batista.

A retomada da grande festa junina de Campos Novos deve muito à organização dos novos festeiros da Paróquia São João Batista. Há cerca de dois meses, um grupo de casais foram convidados pela comissão da paróquia para serem os festeiros do evento de São João. De lá para cá, o grupo vem se reunido de uma a duas vezes por semana com a finalidade de organizar os preparativos do festejo.

De acordo com Camila Pereira Rodrigues, que faz parte da organização, o grupo teve o intuito de resgatar o que já existia no passado, trazendo novamente o tríduo de São João Batista para a Igreja, fazendo uma missa especial e dando oportunidade para todos participarem por meio de apresentações.

“As apresentações foram abertas para todas as organizações do município

que quisessem participar, enviamos um ofício para todas as escolas do município e para as entidades, como CTG, Lar dos Idosos, entre outros, com o objetivo de trazê-los para esta comemoração tão importante da nossa igreja. Vale lembrar que a festa além de oferecer um pouco de lazer à nossa comunidade, tem um sentido maior, afinal é uma homenagem ao Padroeiro da nossa Paróquia”, afirmou Camila.

Os atrativos da festa contemplam atividades religiosas, culturais e gastronômicas, com tríduo, danças e apresentações, comidas típicas e a Missa Solene no dia 24 de junho. Os festejos serão concentrados na Igreja Matriz, Salão Paroquial e Rua São João Batista e preveem também o acendimento das fogueiras, bandeirolas, e tendas para a praça de alimentação.

“Na última semana estivemos na Rádio Cultura fazendo o lançamento da programação oficial da festa, bem como concedendo entrevista na Rádio 104,9. Também estamos divulgando nas escolas e nas redes sociais para que toda a comunidade possa participar dos festejos de São João Batista que retornam depois de alguns anos”, comentou Daniele Dalagnol Cunha, uma das festeiras e responsáveis pela divulgação da festa.

Às vésperas do início da festa, nos dias 19, 20 e 21 de junho, haverá a

u19h: Missa na Igreja Matriz, com Primeiro Dia de Tríduo em Honra a São João Batista;

u20h: Apresentações culturais diversas e alusivas a São João, no Salão Paroquial: Abertura cultural da Festa de São João Batista; Danças com Invernada Artística Celeiro da Tradição; Músicas de instrumentos de acordeom, piano, guitarra e violão, com alunos da Fundação Cultural Camponovense; Músicas com o Coral da Fundação Cultural Camponovense; Danças urbanas e tradicionalistas gaúchas com alunos da Fundação Cultural Camponovense;

No local serão servidos bebidas, quentão, pastel, cachorro quente, canjica, bolo e cuca. Haverá exposição para votação, do concurso de cartaz, da rede municipal de ensino.

uDia 22 de junho de 2023 - Quinta-feira

u19h: Missa na Igreja Matriz, com Segundo Dia de Tríduo em Honra a São João Batista;

u20h: Apresentações culturais diversas e alusivas a São João, no Salão Paroquial: Canto com grupo de idosos do Centro de Convivencia Padre Quintilio Costini; Canto com alunos da Fundação Cultural Camponovense; Danças e Declamações com Invernada Artística Porteira Camponovense; Danças rítmicas com alunos da Fundação Cultural Camponovense.

No local serão servidos bebidas, quentão, pastel, cachorro quente, canjica, bolo e cuca. Haverá exposição, para votação, do concurso de cartaz, da rede municipal de ensino.

uDia 23 de junho de 2023- Sexta-feira

u19h: Missa na Igreja Matriz com Terceiro Dia de Tríduo em Honra a São João Batista

u20h: Apresentações culturais diversas e alusivas a São João, no Salão Paroquial: Abertura com Pároco Padre Dirceu; Teatro sobre vida de São João Batista com Grupo de Jovens Água Viva; Declamação de Poesia, sobre anunciação de João Batista, com Invernada Artística Celeiro da Tradição; Acendimento da Fogueira com Grupo Escoteiro Araucária; Atrações Musicais, na praça de alimentação. Haverá exposição, para votação, do concurso de cartaz, da rede municipal de ensino.

uDia 24 de junho de 2023 - Sábado

u10h30: Santa Missa na Igreja Matriz em Honra a São João Batista u12h: Churrasco, com pão e saladas

u13h: Apresentações culturais diversas e alusivas a São João: Abertura oficial da Festa; Escolha do Rei e da Rainha, Infantil, de São João; Danças com alunos das escolas; Escolha do Rei e da Rainha, Idoso, de São João; Músicas com alunos das escolas; Escolha do Rei e da Rainha, do Ensino Fundamental, de São João; Brincadeiras; Resultado do Concurso de Cartaz; Encerramento da Festa prevista para cerca das 20h.

Quinta-feira, 01 de Junho de 2023. www.jornalceleiro.com.br 9 CULTURA
Festejos serão realizados na Igreja Matriz, Salão Paroquial e Rua São João Batista. *Imagem: Jornal O Celeiro

DESAPROPRIACAO Nº 5000940-91.2020.8.24.0014/SC

AUTOR: SAO ROQUE ENERGETICA S.A.

RÉU: NILZA ALVES CARNEIRO

RÉU: SEBASTIAO ALVES CARNEIRO

RÉU: JOAO CARLOS PRIMON

RÉU: SEBASTIAO ALVES DE OLIVEIRA

RÉU: SEBASTIAO BORBA

RÉU: AMILTO ALVES FERREIRA

RÉU: CARMOSINO ALVES FERREIRA

RÉU: JANETE APARECIDA PRIMON

RÉU: LEONIDA ALVES DE OLIVEIRA

RÉU: IMIDIA ALVES FERNANDES FERREIRA

RÉU: IVANDINA FERREIRA BORBA

RÉU: LEONIR ALVES RODRIGUES

RÉU: SERVINO OLIVEIRA CARNEIRO

RÉU: IVANIR ALVES CARNEIRO

RÉU: MARIZETE DOS SANTOS

RÉU: MIGUEL ANTONIO ALVES DE OLIVEIRA

RÉU: OTAVIO ALVES FERREIRA

EDITAL Nº 310041820323

JUIZ DO PROCESSO: RUI CESAR LOPES PEITER - Juiz(a) de Direito Citando(a)(s):

Reús e terceiros interessados. Prazo do Edital: 10 dias. Descrição dos Bens: Bem 01 - Um terreno rural com área de 3,4557 ha, dentro de uma área maior, 133.100m², localizado na comunidade de Ramo Verde, interior da cidade de Brunópolis, SC, com as confrontações descritas na matrícula n. 27.253 do CRI da Comarca de Campos Novos - SC. Bem 02 - Um terreno rural com área de 2,375 ha, dentro de uma área maior, 121.000,00m², localizado na comunidade de Ramo Verde, interior da cidade de Brunópolis, SC, com as confrontações descritas na matrícula n. 39.148 do CRI da Comarca de Campos Novos - SC; Bem 03 - Um terreno rural, com área de 23.7827 ha, dentro de uma área maior, 289.267,33m², localizado na comunidade de Lageado dos Borbas, interior da cidade de Brunópolis, SC, com as confrontações descritas na matrícula n. 3.695 do CRI da Comarca de Campos Novos - SC. Medida Liminar Concedida: Isto posto: Ante requerimento de gratuidade judiciária formulada em sede de contestação, com fulcro no art. 99 do CPC, intime-se a parte expropriada para, no prazo de 15 (quinze) dia, colacionar aos autos documentos a fim de comprovarem sua alegada hipossuficiência, a exemplo de comprovante de rendimentos, declaração de imposto de renda, certidão positiva/negativa de bens móveis e imóveis, sob pena de não concessão do benefício. DEPOSITADO o valor apurado na avaliação prévia, com base no art. 15 do Decreto Lei acima citado, DEFIRO a liminar pleiteada na inicial. Expeça-se o competente mandado de imissão da posse da área elencada na inicial e descrita nos mapas e memoriais descritivos, podendo o Oficial de Justiça valer-se da força policial caso necessário. Cumpridas as formalidades legais atinentes à imissão provisória da autora na posse da terra, oficie-se ao Registro de Imóveis para que proceda a averbação provisória. Atentando-se ao acima explanado, encerrada a ação de inventário de n. 0301616-61.2019.8.24.0022, prejudicado, por ora, o requerimento de levantamento de valores; Sem prejuízo de habilitação pela parte ré, intime-se as parte autora para, no prazo de 15 (quinze) dias, proceder a devida adequação do polo passivo, com consequente habilitação dos sucessores/herdeiros de Imidia Alves Fernandes Ferreira e atuais proprietários dos imóveis objeto da desapropriação (vide plano de partilha anexado nos autos 0301616-61.2019.8.24.0022). Colacionada referida informação, cite-se. Na mesma oportunidade, intime-se da avaliação efetivada. Tudo cumprido, voltem conclusos com a devida urgência para determinação do que de direito. Intime-se. Cumprase. Pelo presente, a(s) pessoa(s) acima identificada(s), atualmente em local incerto ou não sabido, FICA(M) CIENTE(S) de que neste Juízo de Direito tramitam os autos do processo epigrafado e também INTIMADA(S) da concessão da medida liminar, com imissão de posse provisória do autor sobre a área litigiosa, transcrita na parte superior deste edital. E para que chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local de costume e publicado 1 (uma) vez(es), sem intervalo de dias, na forma da lei.

Documento eletrônico assinado por MÁRCIA EROTIDES MATTOS PEREIRA, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc1g.tjsc.jus.br/eproc/ externo_controlador.php? acao=consulta_autenticidade_documentos, mediante o preenchimento do código verificador 310041820323v2 e do código CRC c4cd3e78.

Informações adicionais da assinatura:

Signatário (a): MÁRCIA EROTIDES MATTOS PEREIRA

Data e Hora: 17/4/2023, às 17:32:9

5000940-91.2020.8.24.0014 310041820323 .V2

Milena

reforça compromisso de fortalecer Assistência Social

No 12º Seminário da Assistência Social, promovido pela Fecam (Federação Catarinense de Municípios), ocorreram discussões relevantes sobre a área, com a participação de Milena Lopes, prefeita de Vargem e presidente da entidade.

Durante o seminário, especialistas, gestores municipais, profissionais da área e representantes da sociedade civil se reuniram para debater políticas e práticas, visando garantir a inclusão social e o amparo às pessoas em situação de vulnerabi-

Educação e Saúde:

lidade. Temas como acesso aos serviços, combate à pobreza, direitos sociais, proteção à infância e à terceira idade estiveram em destaque.

Como presidente da Fecam, Milena Lopes desempenhou um papel crucial ao trazer sua experiência e liderança para o evento. Sua presença enfatizou o compromisso da entidade em promover ações efetivas e colaborativas que fortaleçam a assistência social nos municípios catarinenses.

Alerta sobre riscos da dengue

As profissionais de saúde realizaram uma palestra educativa sobre o mosquito da dengue, conscientizando as crianças sobre os perigos dessa doença e como preveni-la. Enquanto todos estavam atentos à palestra, algo surpreendente aconteceu: o personagem do mosquito da dengue surgiu entre as crianças. Com sua presença lúdica e interativa, o personagem envolveu todos os alunos, tornando o aprendizado ainda mais divertido e envolvente.

As crianças se encantaram com o personagem do mosquito da dengue, que não apenas as fez rir, mas também as fez refletir sobre a importância de elimi-

nar possíveis criadouros e adotar medidas preventivas em suas casas.

A experiência proporcionada pela visita da Secretaria da Saúde à Escola Municipal Padre Alberto certamente deixará uma lembrança positiva nas mentes das crianças, reforçando a importância do combate à dengue e estimulando-as a se tornarem agentes multiplicadores das informações aprendidas.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 01 de Junho de 2023 10 REGIÃO
VARGEM
*Fotos e Informações: ASCOM/PMV

Doença da Raiva: Conheça características e medidas de prevenção

Cidasc faz alerta sobre o risco da doença da Raiva em animais e seres humanos.

A Raiva é uma doença fatal que acomete todos os mamíferos, inclusive os humanos. É transmitida por animais domésticos, animais de produção e animais silvestres infectados. O vírus ataca o Sistema Nervoso Central com sinais clínicos iniciais de isolamento e apatia, evoluindo para incoordenação motora (dificuldade para se locomover) e salivação intensa devido à dificuldade para deglutir, hiperexcitabilidade nos herbívoros e agressividade nos carnívoros e quirópteros (morcegos), por fim, o animal perde a capacidade de se locomover e vem a óbito.

O animal doente elimina o vírus rábico pela saliva e o inocula durante a mordedura ou pelo simples contato com a saliva durante a inspeção da boca de animais doentes. Por esse motivo orienta-se não colocar a mão na boca de bovinos e equinos que estejam com dificuldade de locomoção ou salivação intensa.

A médica veterinária, Aracéli Zanandrea, responsável pelo Departamento Regional da Cidasc de Campos Novos, aconselha que jamais deve-se tocar em morcegos que estejam caídos ou moribundos, pois podem morder ao serem tocados.

“Os cães, gatos e animais silvestres transmitem a doença pela mordida ou arranhadura. Em casos de acidentes com um desses animais procure um hospital ou posto de saúde, relate o ocorrido e exija o tratamento adequado. O período de incubação do vírus, tempo entre a sua inoculação até o aparecimento dos primeiros sinais clínicos, é longo e varia de 20 a 180 dias”, explica Aracéli.

O ciclo rural da raiva, dos animais de produção, geralmente ocorre pelo ataque do morcego 'vampiro' (Desmodus rotundus) que morde os animais do rebanho para se alimentar, e que se aloja em locais como cavernas, foges e buracos. A mordida causa intenso sangramento no local da ferida, porém, apenas provocará a

doença no animal mordido se o morcego estiver doente e eliminando o vírus rábico em sua saliva.

A médica veterinária ressalta ainda que existem muitas espécies de morcegos. Eles são animais silvestres protegidos por lei e realizam importantes funções ecológicas como polinização, dis-

persão de sementes e redução de pragas e insetos, por isso não devem ser capturados e mortos pela população. Apenas o SVO-Serviço Veterinário Oficial pode realizar o controle populacional dos morcegos hematófagos no ambiente rural/silvestre. A ocorrência de morcegos em áreas urbanas deve ser reportada ao setor de competência da Vigilância Sanitária Municipal.

A raiva dos herbívoros é endêmica em Santa Catarina e é uma doença de notificação obrigatória. Para contribuir no controle da raiva é importante realizar a vacinação dos animais, comunicar a CIDASC sempre que observar animais com sinais clínicos neurológicos ou com marcas de mordidas de morcego “vampiro” e também, caso identificar locais que abrigam essa espécie, como grutas, foges ou bueiros.

O controle da Raiva dos Herbívoros em Santa Catarina é realizado pela CIDASC e tem como estratégias de atuação: o controle da população de transmissores (morcegos hematófagos da espécie Desmodus rotundus); a vacinação sistemática dos rebanhos; a vigilância epidemiológica; o monitoramento sistemático de abrigos de morcegos; e a educação em saúde da população, especialmente dos proprietários de animais, além da permanente capacitação dos profissionais do SVO-Serviço Veterinário Oficial.

O produtor também deve observar se há marcas de mordedura nos animais, que podem indicar que foram espoliados por morcegos. A Cidasc deve ser notificada quanto à existência de animais com possíveis sintomas da doença ou do ataque de morcegos, para que as medidas necessárias para evitar novos casos sejam adotadas.

Quinta-feira, 01 de Junho de 2023. www.jornalceleiro.com.br 11 AGRONEGÓCIO
Foto:Uwe Schmidt [CC BY-SA 4.0], via Wikimedia Commons *Imagens: Divulgação Desmodus rotundus
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 01 de Junho de 2023 12 PUBLICIDADE
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.