1775

Page 1

COMUNIDADE

Saiba quem são os vereadores mirins titulares e suplentes de 2023.

uPág. 07 SEGURANÇA EMPRESARIAL

Autoridades de Campos Novos apresentam “Plano de Segurança Escolar”.

Jump Up promove Curso, Foco em Inglês e Conversação em Italiano.

1 Desde 1992 Campos Novos-SC Ano 31 - EDIÇÃO 1775 Quinta-feira 20 de Abril de 2023
R$ 2,00
www.jornalceleiro.com.br
uPág. 04
uPágs. 06 uPág. 11 uPág. 09
Presidente da Cidasc, visita Campos Novos e fala sobre 'Selo Arte'. AGRONEGÓCIO

EDITORIAL COLUNISTAS

Atenção pais para a chamada!

Se passaram mais de 15 dias, porém o episódio trágico ocorrido na creche em Blumenau ainda é a pauta número 01 da agenda setting da nossa comunidade. É claro, que o fato repercute mais em nosso estado, principalmente devido à proximidade, e no jornalismo aprendemos que, quanto mais próximo da gente (geograficamente falando) o ocorrido acontece, mais nos sentimos tocados.

E este sim é um assunto que merece todo esse espaço público de debate, pois aborda como tema central a segurança dos nossos filhos. E o que me chamou a atenção, ao ouvir autoridades e principalmente professores, foi uma opinião unânime entre eles, que se refere ao distanciamento dos pais perante seus filhos e sobretudo, o distanciamento do ambiente escolar.

Nesta semana, em contato com professoras “das antigas”, lembrava das gincanas que reuniam pais e alunos na escola; das salas lotadas durante as reuniões de pais e mestres; das entregas de boletins aos pais; mutirões ecológicos e tantas outras atividades que promoviam o encontro dos profissionais da educação, alunos e pais.

Estas ações interativas, entretanto, estão cada vez mais escassas. Recentemente tivemos a semana da família na escola, e faço aqui uma menção honrosa a todos os pais que dedicaram o seu tempo para estarem ao lado dos seus filhos no ambiente escolar. Como fora dito na última reunião do colegiado, têm muitos pais que não sabem como é o comportamento do filho em sala de aula, como se chamam os seus professores, e nem ao menos, qual série seu filho estuda.

A escola é um local de ensino, lá existem profissionais capacitados para passar ensinamentos de diversas áreas que contribuirão com o desenvolvimento intelectual do seu filho, contudo, a responsabilidade por educá-los nunca deixou de ser uma atribuição dos próprios pais.

Portanto pais, não terceirizem aos professores as suas responsabilidades. Assumam seus compromissos com os seus filhos, monitorem, protejam, orientem e nunca estejam ausentes de suas escolhas. As figuras de um pai e de uma mãe são importantíssimas para moldar o caráter e criar a personalidade de uma criança. Isso faz toda a diferença.

Aos pais, que já são próximos dos seus filhos, dedico os parabéns e que este comportamento contagie cada vez mais pessoas.

Pessoas & Empresas

O QUE EU POSSO SENDO QUEM EU SOU?

Tema de uma das minhas palestras para os adolescentes dentro dos projetos do Instituto Humaniza, essa pergunta deveria e poderia ser feita por todos nós: O que eu posso sendo quem eu sou?

Existem muitas crenças instaladas lá nas profundezas do porão da inconsciência de cada ser humano que podem ser potencializadoras ou limitantes. Elas podem limitar seu potencial e te fazem viver com menos do que você é capaz e merece, como também podem te frustrar quando acredita que é e consegue mais do que realmente pode. Vejamos o que acontece.

Quando os gurus do sucesso aparecem nas redes sociais e dizem de forma enfática que você pode tudo o que deseja... acredite em mim, é enganação. Se eu hoje desejasse ser recordista de salto em altura, e acreditasse piamente nos grandes gurus, eu seria mais uma frustrada. Posso acreditar em mim, treinar muito e melhorar muito o meu desempenho em salto em altura, mas daí a achar que posso ser recordista, medalhista, seria falta de autoconhecimento, de bom senso e de noção do que eu posso sendo quem eu sou.

Por que eu não poderia? Por vários motivos: minha inteligência corporal é bem menor do que minha inteligência interpessoal e linguística, minhas habilidades são mais intelectuais do que físicas

e a minha maior vulnerabilidade é a gula. Assim sendo, sabendo quem eu sou, eu acredito que posso ser campeã em sudoku e canastra, mas nunca em salto e altura. Agora, vamos para o universo do trabalho.

Muitas empresas contratam acreditando que podem fazer transformações, assim também muitas pessoas, seguindo os gurus da internet, os quais, sem estudos, sem conhecimento e sem pesquisas vendem esses milagres. O resultado? É a frustração!

Porque aqueles que prosperaram daquela forma, o fizeram porque tem as características necessárias. Criaram um curso, por exemplo, venderam e alcançaram resultados positivos. Outras pessoas, não têm as mesmas características, não conseguem vender, não conseguem comunicar de forma assertiva, não tem perfil ou sua inteligência profissional é outra. Então, qual é o grande segredo da prosperidade?

- Primeiro, definir o que é sucesso para você (ter uma casa e um carro, viver feliz com pouco num sitio ou ter grandes extensões de terras...);

- Segundo, identificar o que você pode sendo quem é: qual sua inteligência, seu perfil, suas habilidades;

- Terceiro, colocando seu talento à disposição da humanidade. O que você pode, sendo quem é? Descubra e poderá ser feliz fazendo o que nasceu para fazer!

Por: Magna Regina Coach Empresarial, Empreendedora Presidente do Instituto Humaniza

Contato: (54) 9977-2062

As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti

Diagramação/Arte:

Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC

Jornalista:

Fundado em 25 de Junho de 1992

COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI

CNPJ: 12.188.377/0001-03

Rua: Valentin Suzin, 1056, Bairro Bom Jesus

Campos Novos - Cep: 89620.000

Orli Ricardo - MTB 5242/SC

Contatos:

Redação: redacaooceleiro@gmail.com

Comercial: oceleirocomercial@gmail.com

Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com

Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem.

Contato: (49) 9 8828.2224

04/2023

PARCEIROS:

>Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

>Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan).

>Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori)

Impressão: Gráfica Araucária/Lages-SC . Tiragem: 1.500/Exemplares/Semana

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 20 de Abril de 2023 2 COTIDIANO
Por: Orli Ricardo - Jornalista

Horóscopo Semanal

Áries

20/03 a 20/04

Seu pique pode sofrer um baque nos primeiros dias e talvez precise dar seus pulos pra finalizar as tarefas, arianjo. Mas com o eclipse rolando no seu signo, tudo indica que irá abastecer sua energia e ter gás de sobra pra dar start em novas ideias, projetos e objetivos. Já com o Sol indo pra sua Casa da Bufunfa, o sinal tá verdinho pra engordar o bolso.

Touro

21/04 a 20/05

Momento propício pra cuidar mais de si, desintoxicar tanto o corpo quanto a mente. Então bora investir numa reeducação alimentar e se recolher a fim de relaxar, avaliar ideias e (re)começar o que precisar. Persistência, disciplina e paciência não devem faltar, sobretudo no fim de semana. Mas trago um alerta real: com sua teimosia, corre o risco de empacar.

Gêmeos

21/05 a 20/06

A semana pode ser boa, mas não tããão boa. Talvez falte pique e sobre vontade de ficar na sua nos primeiros dias. Mas bora aproveitar pra refletir e pensar em formas de ter estabilidade, inclusive profissional. Depois de atividades em grupo, trabalho em equipe e sociedades devem ser estimulados, ainda mais após o dia 20. Vibe propícia pra rever metas, jogar de escanteio o que não decola.

Câncer

21/06 a 21/07

Vejo altos e baixos nos próximos dias. Com o ânimo lá embaixo no início da semana, bora se libertar do passado e se preparar pra um novo ciclo que tá logo aí. E há sinal de atualizações na sua vida, com novas possibilidades, oportunidades e recomeços a partir do dia 20, especialmente na carreira. Tudo indica que valorizará mais a sua segurança e estabilidade.

Leão

21/07 a 22/08

Tudo indica que sua disposição estará em baixa nos primeiros dias, mas deve ser o suficiente pra resolver pendências, fazer aquelas coisas chatinhas e deixar tudo em ordem pra nada te impedir de brilhar. Com as energias renovadas após o dia 20, o momento será perfeito pra ir atrás do seu sucesso. Bora abrir a mente e expandir seus horizontes, projeto, curso, faculdade ou viagem.

Virgem

23/07 a 22/09

A energia será favorável pra fazer revisões no trabalho e uma limpeza no seu emocional, e assim se preparar para um novo ciclo que vem logo aí. Com o céu derramando good vibes, ainda mais depois do dia 20, bora dar start na sua planilha de objetivos, ideias, etc. Afinal você deve contar com muita organização e planejamento pra concretizar seus desejos e ir longe, inclusive outra cidade.

Libra

23/09 a 22/10

Sua energia não deve ser alta no início da semana, porém você tem tudo pra despachar e ir atrás do seu lugar ao sol com toda a sua audácia e coragem. De quebra, pode juntar forças no trabalho ou iniciar parcerias pra lá de vantajosas. Com seu lado prudente, materialista e disciplinado ativado, há chance de ver sua conta bancária aumentando, inclusive com uma grana que nem esperava.

Escorpião

23/10 a 21/11

O céu te incentiva a olhar para o seu interior, emoções e desejos. Afinal, com seus anseios mais claros, pode ser mais fácil traçar o melhor caminho a seguir, sobretudo após o dia 20. Também será uma ótima oportunidade pra despachar aspirações passadas no trabalho, dar start numa nova etapa na sua vida e até iniciar um novo emprego.

Sagitário

22/11 a 21/12

Não tenho bola de cristal, mas vejo aqui que a semana deve começar sem grandes novidades e com o seu signo desacelerado. Calma que logo o céu renova suas energias e te deixa tinindo, sagita. Ufa! Além de nadar na sorte, recursos materiais podem pintar na área. Alianças, contratos ou assuntos legais tendem a render uma grana. Bora fazer uma fezinha pra dar um empurrão no destino!

Capricórnio

22/12 a 20/01

Trago spoilers bons e spoilers chatinhos, caprica. Talvez comece a semana com a bateria em carga mínima, mas pode ser uma boa hora pra finalizar pendências e resolver o que precisa com calma. Depois a energia promete ser ótima pra dar start em novas ideias, projetos e ambições, com maior produtividade e capacidade de realização, além de uma vibe agradável no ambiente de trabalho.

Aquário

21/01 a 18/02

Talvez comece a semana com a bola meio murcha. Mas o momento promete ser favorável pra zerar pendências, boletos e dívidas. Falando em dinheiro, a sorte tende a sorrir pra você ao longo dos dias e vejo chances reais oficiais de se dar bem, seja com uma aposta, sorteio, rifa, etc. Espere, com a energia renovada, pode ser hora de fazer novos contatos, arrumar clientes, investir em você.

Peixes

19/02 a 19/03

Nova semana entra em campo e há sinal de golaços, impedimentos e até gols contra. Uma vibe de recolhimento tá na área nos primeiros dias e deve te estimular a fazer um detox: eliminar sentimentos ruins e tudo que não serve mais. E aí pode iniciar o segundo tempo com energias restauradas e colocar em prática suas táticas, planos e sonhos.

Fonte: https://joaobidu.com.br/

Quinta-feira, 20 de Abril de 2023. www.jornalceleiro.com.br 3 VARIEDADES

Saiba quem são os vereadores mirins titulares e suplentes de 2023

uConheça os empossados

-E.E.B. PROFESSORA ANTONIA CORREA MENDES:

uTitular: Maria Clara Ribeiro Pimentel Da Silva

uSuplente: Ruan Trevisol

- ESCOLA MUNICIPAL CAIC PROFª NAIR DA SILVA GRIS:

uTitular: Elisa de Oliveira Ferreira

uSuplente: Luis Vinicius Machado

-CENTRO EDUCACIONAL POTENCIAL:

uTitular: Felipe Lazzarotti

uSuplente: Lorenza Zoldan Gadler Zabloski

- E.E.B. CORONEL GASPARINO ZORZI:

uTitular: Bernardo Donatti Stradiotti

uSuplente: Samuel Henrique Souza Pardim

-E.B.M. SANTA JULIA BILIART:

mara. Foram eleitos um titular e um suplente por escola.

uTitular: João Augusto Pedroso Coito

Com tranquilidade, lisura e transparência, foi realizada na segunda-feira (17), a eleição para escolha dos vereadores mirins titulares e suplentes, através do Projeto “Vereador Mirim – A Escola vai à Câmara”. A dedicação e organização dos servidores do legislativo, assim como o empenho das escolas e estudantes envolvidos, foram fundamentais para o sucesso do pleito.

A votação e apuração dos votos aconteceu nas 9 escolas participantes, com posterior conferência da contagem na Câ-

O Projeto Vereador Mirim tem o objetivo geral de promover a interação entre a Câmara Municipal e escola, permitindo ao estudante participar do processo e compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive, contribuindo assim para a formação de sua cidadania, compreensão dos aspectos políticos da sociedade e, consequentemente, impactando seu futuro e realidade do meio social.

A posse dos eleitos aconteceu quarta-feira (19), às 17h15min no plenário Domingos Rigo, da Câmara de Vereadores de Campos Novos.

uSuplente: Kariny Grattieri

- ESCOLA MUNICIPAL NOVOS CAMPOS

uTitular: Elisson Vitor Camargo

uSuplente: Luiza Eduarda Garipuna Rosa

-E.E.B. RAFAEL DAL PAI

uTitular: Valdir Alves Ribeiro Junior

uSuplente: João Vitor Gervásio

-E.E.B. PROFESSORA JOSÉ FARIA NETO

uTitular: Gabriela Bonamigo

uSuplente: Jenifer Isabelly Aparecida Alves Prunhiak

- COLÉGIO AUXILIADORA

uTitular: Maria Amélia Klaus

uSuplente: Thiago Emanuel Fernandes

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 20 de Abril de 2023 4 COMUNIDADE
*Esta publicação preencheu o espaço de 1/4 (Um Quarto) de Página. Cumprindo a Lei nº 4517/2019 esta publicação custou para o Poder Legislativo Municipal o valor de R$ 354,45 (Trezentos e Cinquenta e Quatro Reais e Quarenta e Cinco Centavos) *Esta publicação preencheu o espaço de 1/4 (Um Quarto) de Página e não teve custo ao Poder Legislativo pois se trata de uma bonificação. Neste ano, 9 escolas participam do Projeto “Vereador Mirim – A Escola vai à Câmara”.
*Imagem
e Informações: ASCOM/CVCN

Iniciou nesta semana a 9ª Edição do Programa Mãe Camponovense

Projeto realiza ações de saúde, social, segurança alimentar e qualidade de vida para gestantes.

Nesta semana iniciou em Campos Novos, mais uma edição do Programa 'Mãe Camponovense'. O projeto é uma parceria entre as Secretarias de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Saúde, e teve sua abertura realizada na Biblioteca Pública Municipal.

Neste ano, mais de 50 inscrições para o programa já foram efetuadas, serão prestados os atendimentos nas áreas de pediatria, obstetrícia, fisioterapia, nutrição, além de todo o suporte psicológico

necessário para as mães participantes do programa.

O prefeito Gilmar Marco Pereira acompanhou a abertura do programa. “Elas chefiam famílias, empresas e países. Elas aprendem, ensinam e pesquisam, geram vidas, conhecimento e soluções. Elas trabalham, cuidam e inovam. E, por serem tantas e tão diversas, jamais caberiam apenas em apenas um programa, razão pela qual esse programa já está mais que consolidado em Campos Novos, servindo inclusive de modelo para programas em nível estadual”, salientou o prefeito.

Na abertura, a enfermeira obstetra e doula Jaqueline Vicente realizou a

primeira palestra para as mães inscritas no programa, que irá acontecer a cada 15 dias. O evento contou ainda com a participação da Secretária de Assistência So-

cial, Camila Girardi Borges, do Secretário Municipal de Saúde, Vinicius Serena e da Coordenadora do Clube de Mães, Carina Lagni.

Entidades entregam recurso da Expocampos e Festa dos 142 anos de Campos Novos para o Hospital

Eventos foram realizados de forma conjunta em março.

Aconteceu na última semana, no Hospital Dr. José Athanázio, a entrega dos valores arrecadados pela Festa de 142 anos do Município, em parceria com as entidades e também pela ExpoCampos.

O presidente da Comissão Central Organizadora da Expocampos, Vilmar Antônio Ferrão Jr, afirmou que, a ação de

assegurar percentual no contrato de venda dos ingressos dos shows da Expocampos para o hospital, foi da Comissão Central Organizadora.

A Agência C3, por sua vez, agradeceu à população por adquirir ingressos para os espaços reservados e por se fazer presente no evento.

O valor total repassado foi de R$ 54.777,00, destes, R$ 49.548,00 foram

recursos da venda de ingressos da Expocampos, onde cada camponovense que comprou o ingresso apoiou o Hospital Dr José Athanázio; R$ 1.452,00 foram destinados ao hospital pela empresa C3 Sul; R$ 708,00 foram arrecadados do Festival Gastronômico realizado pelo Núcleo de Gastronomia. Além do hospital o núcleo destinou recursos a AMA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas); R$ 1.069,00

foi arrecadado com a ação das entidades na festa dos 142 anos de Campos Novos e R$ 2.000,00 através do Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Novos. As entidades que fizeram parte dos festejos são: Bethel, Tênis de Mesa, Atletismo Rede Feminina, Unicampo , Grupo de Escoteiros, Águia Dourada, Rotary/Casa da Amizade, CTG Porteira Camponovense e Lions Centenário.

Quinta-feira, 20 de Abril de 2023. www.jornalceleiro.com.br 5 COMUNIDADE
*Esta publicação preencheu o espaço de Meia Página. Cumprindo a Lei nº 4517/2019 esta publicação custou para a Administração Municipal o valor de R$ 779,79 (Setecentos e Setenta e Nove Reais e Setenta e Nove Centavos) *Esta publicação preencheu o espaço de Meia Página. Cumprindo a Lei nº 4517/2019 esta publicação custou para a Administração Municipal o valor de R$ 779,79 (Setecentos e Setenta e Nove Reais e Setenta e Nove Centavos)
*Fotos e Informações: ASCOM/PMCN

Autoridades de Campos Novos apresentam “Plano de Segurança Escolar”

Pais também foram ouvidos e participaram da última reunião do colegiado que visa promover mais segurança nas escolas.

Com o objetivo de apresentar propostas mais concretas em relação à segurança nas escolas, na última semana, foi realizada na sala de reuniões da Prefeitura de Campos Novos, o segundo encontro com autoridades do município. A reunião contou com a presença das forças de segurança, representantes da educação, pais, Ministério Público, conselhos e os poderes Executivo e Legislativo.

O conjunto de ações e medidas discutidas e aprovadas foram inseridas num material denominado “Plano de Segurança Escolar”, cujo qual, passa a valer para as unidades de ensino municipais, estaduais e privadas de Campos Novos. De acordo com o prefeito, Gilmar Marco Pereira, o encontro foi de extrema importância, pois foi possível identificar um grande avanço nas ideias de uma semana para a outra.

“Juntamente com a Secretaria de Educação foi feito um levantamento nas escolas, verificando a necessidade de alarmes, câmera de segurança e o botão do pânico, que uma vez acionado, avisa diretamente a Polícia Militar sobre uma ocorrência de risco. Em Campos Novos, todas as escolas da rede municipal contam com câmeras de monitoramento e botão de pânico, é necessário implantar nas demais unidades, e também existe a previsão de instalarmos câmeras de reconhecimento facial”, comentou Marco.

Outra medida assegurada pelo gestor do município, foi o de intensificar as ações de rondas nas unidades escolares com a guarda municipal. Atualmente o Executivo conta com 38 guardas patrimoniais, porém, diferentemente das ações do Governo do Estado, os agentes que farão este patrulhamento não estarão armados, pois para o prefeito, não existe esta necessidade.

“Respeito a opinião do Governador, mas discordo. Nós quanto município vamos adotar medidas diferentes, como a câmera de reconhecimento facial, estamos autorizados a apresentar esse projeto, e assim usar a tecnologia a nosso favor. Outra

ação se assemelha ao Programa Rede de vizinhos da Polícia Militar, e iremos chamar de ‘Amigos da Escola’, onde teremos grupos de mensagens que estarão nos auxiliando com informações em tempo real do que está ocorrendo no entorno das escolas”, explanou o Prefeito.

A Polícia Militar esteve representada pelo comandante da 3° Companhia da PM de Campos Novos, Capitão Francisco, que informou que a corporação deu início à operação “Minha Escola”, que tem por finalidade, no período de 60 dias, colocar todo o seu efetivo operacional de rua com prioridade máxima na atuação escolar, em período integral, ou seja, manhã, tarde e noite.

“Estamos atendendo simultaneamente oito escolas a cada uma hora, cidade e interior, onde nós vamos até o local com o objetivo de identificar as vulnerabilidades naquele ambiente e propor medidas de segurança. Nestes 60 dias iremos propor medidas concretas e apresentar ao Poder Executivo. Depois disso, o poder público juntamente com outras entidades, devem chegar a um consenso de quais medidas serão tomadas e que sejam de forma permanentes”, afirmou Capitão Francisco.

Capitão Francisco afirmou ainda que a PM de Campos Novos encontra dificuldade por contar com um efetivo bem restrito, mas que através de ações estratégicas, isso não será problema para a realização das rondas escolares. Para isso, os agentes estarão se deslocando individualmente, para que o maior número de escolas seja monitorada, em vários momentos do dia, num menor intervalo de tempo.

Diferentemente da primeira reunião, desta vez, os pais também foram representados no ambiente de debate. Duas mães de alunos tiveram a oportunidade de entregaram um documento com os pedidos dos pais, constando sugestões que, segundo elas, garantem mais segurança para os seus filhos.

“O encontro foi muito bom e muito produtivo, com as respostas que obtivemos aqui vamos poder acalmar os pais que estão preocupados com essa situação. Dentre as nossas reivindicações, conta os seguintes pedidos: presença de vigilantes; limpeza e roçadas dos arredores das escolas, principalmente do interior; e instalação de detectores de metais”, relatou Leni Zílio, mãe de estudante.

Como mencionado à Reportagem do Jornal O Celeiro, na semana passada, uma das ações do município visa capacitar monitores e gestores de segurança, sejam eles educadores ou os próprios pais de alunos. Neste sentido, segundo o Prefeito, até a realização da segunda reunião, nenhum pai ou profissional da educação havia se oferecido para passar pelo treinamento.

“A segurança é feita conjuntamente, não somente pela prefeitura, Polícia Militar ou Guarda Patrimonial Municipal, é de extrema importância que os pais participem da vida educacional dos

seus filhos. Recebemos com todo o carinho as reivindicações dos pais, algumas delas já estamos providenciando, outras, como a porta giratória, por hora está descartada, mas estaremos trabalhando para identificar as vulnerabilidades, e assim adotar medidas seguras para impedir uma possível maldade”, afirmou Marco Pereira.

O Presidente da Câmara Municipal, o Vereador João Batista Ramos de Almeida, (Tita), parabenizou o Poder Executivo, Polícia Militar e as demais entidades envolvidas no Plano de Segurança, lamentou o ocorrido em Blumenau e manifestou a necessidade de retomar de forma tranquila e segura às atividades escolares.

“Como vereador peço que não seja mais instalado o caos, a monstruosidade já aconteceu, nossos filhos precisam ir para a escola estudar e nós juntos precisamos dar a segurança a eles. O município e o estado já estão fazendo o seu papel, precisamos dar treinamento aos nossos professores, fazermos o uso da inteligência e não adianta trancafiarmos nossos filhos dentro de nossas casas”, afirmou. Com o objetivo de dar mais um suporte aos alunos e professores afetados psicologicamente com o trágico episódio ocorrido em Blumenau, o município autorizou a contratação de mais um psicólogo para atender a demanda da rede de ensino.

uEntrada e saída das escolas: Cada diretor deverá organizar, bem como, o fechamento total do espaço interno da escola;

uApós o fechamento dos portões: alunos só terão acesso mediante comunicação dos pais, com os profissionais da escola ou por meio de interfone;

uCâmeras e Botão de Pânico em todas as unidades escolares municipais (urbano e rural);

uGuarda Patrimonial já em serviço nas escolas (segurança armada sob análise);

uChave de emergência para cada sala de aula;

uDois psicólogos e uma assistente social para atender os estudantes;

uTreinamento para todos da comunidade escolar, com mapeamento e estratégia de rotas de fuga e esconderijos;

uGrupos de WhatsApp com a comunidade escolar, similar à Rede de Vizinhos da PM;

uLevantamento de todos os pontos vulneráveis em parceria com a Polícia Militar;

uEstudo sobre a legalidade de instalação de arame concertina nas escolas municipais;

uExigência de uniforme para todos os alunos;

uInício do projeto sobre a Cultura da Paz.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 20 de Abril de 2023 6 SEGURANÇA
Confira abaixo as medidas previstas no “Plano de Segurança Escolar”:
*Imagem: Divulgação

Baixa procura por vacinas liga sinal de alerta no município

Quase metade das pessoas que tomaram a primeira vacina contra Covid, não chegaram na terceira dose.

Toda aquela mobilização em busca por vacinas, visto num passado nem tão distante, lembra a realidade atual do nosso município. O contraste é tão grande, que em comparação aos últimos dois anos, a busca por vacinas de Covid, por exemplo, representa uma queda de aproximadamente 90%. A informação é da Enfermeira Francieli Osório de Moraes, que ressalta que a vacinação contra a Covid-19 não parou em nenhum momento no município, e que as três salas de vacina (PAM, Nossa Senhora de Lourdes e Aparecida) possuem doses disponíveis para adultos e crianças.

“Desde o ano passado estamos dando continuidade à vacinação, os mutirões foram suspensos, uma vez que as salas de vacinas dão todo esse suporte e também porque não vimos mais essa necessidade, devido à baixa procura. A maior demanda hoje é por pessoas que estão entrando em empresas que exigem determinadas doses ou ter o esquema vacinal completo”, afirmou Francieli.

Para a profissional, essa queda na procura por vacinas se deve a um conjunto de fatores, um deles é a taxa de letalidade da doença, que caiu exponencialmente neste último ano.

“Como os casos diminuíram, os óbitos diminuíram, as pessoas pararam de ver isso como risco, antes a incidência de óbitos era muito maior. A Covid acabou se tornando um sintoma gripal, mas assim como a H1N1, a Covid vem sofrendo mutações, como já passou pela Ômicron, os vírus se transformam e ocasionam outros tipos de agravos à saúde, principalmente não estando imunizada, e isso nos preocupa”, comentou.

Para o governo, o país ainda continua em estado de pandemia, por isso a necessidade de produzir relatórios diários e enviá-los para o Ministério de Saúde. De acordo com a enfermeira, Campos Novos passou um bom período sem registrar novos pacientes contaminados com o Coronavírus, mas a partir de dezembro retornaram os casos e atualmente são em média de 5 a 6 pacientes positivados por dia.

“Nossas salas de vacinas contam com as doses Bivalente para Covid, diferentemente da Monovalente, já tem a proteção contra a Ômicron. O esquema da bivalente será como a da Influenza, uma vez ao ano, porém, para tomar uma dose da bivalente necessita ter duas doses da monovalente. A bivalente está disponível para grupos prioritários, idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e pessoas com comorbidades”, esclareceu Francieli.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, até o momento o município já aplicou cerca de 600 vacinas Bivalente, sendo 323 doses em pessoas

de 70 anos ou mais; 266 doses em pessoas de 60 a 70 anos; 10 doses em imunossupressor; e 03 doses em profissionais da saúde.

“É importante que todos estejam imunizados com a vacina Bivalente, principalmente o profissional da saúde, que tem o contato direto com as pessoas doentes e em virtude disso está colocando em risco a sua saúde e de pessoas próximas ao seu convívio”, ressaltou.

Vacinação contra a Influenza

A vacinação para Influenza no município iniciou no último dia 11 de abril. Conforme a enfermeira Francieli, a procura de início foi alta, porém deu uma diminuída considerável na última semana. Ela explica, que diferente dos anos anteriores, a vacinação contra Influenza neste ano foi liberada para todos os grupos prioritários de uma única vez. A meta é imunizar 95% da população.

“Tem nos chamado a atenção os casos de Influenza, em sua maioria apresentam sintomas gripais, e o que nos preocupa é que em 2019 tivemos óbitos pela

influenza, e a procura pela vacina da Influenza, a exemplo da Covid, também é muito baixa”, salientou.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação da Influenza não é considerada obrigatória para crianças, porém os profissionais da saúde recomendam a aplicação, inclusive no público infantil. A enfermeira esclarece que a vacina não impede o resfriado comum, mas é eficaz no combate à H3N2, um vírus que pode levar ao óbito, e que é mais propício ainda em crianças e idosos.

A baixa procura também traz preocupações quanto ao prazo de validade das vacinas. Mesmo realizando grandes forças-tarefas, como a realizada no último final de semana, com o Sábado D Imunização, o risco de perder vacinas é iminente.

“A gente sempre deixa as vacinas com menor prazo para frente, como somos um município com bastante população, a regional nos manda as vacinas com um prazo de vencer mais curto, tem casos que por esse motivo acabam indo vacinas fora, neste ano, cerca de mil vacinas da Influenza foram jogadas fora, mesmo realizando os mutirões de incentivo à vacinação”, informou Francieli.

Por fim, a profissional faz um apelo à comunidade camponovense, que se conscientizem sobre a importância de se imunizar e cuidar da própria saúde.

“Indicamos a vacinação a todos os públicos, é importante que todos estejam imunizados. Neste sentido, também recomendamos às pessoas que mantenham os ambientes o mais ventilados possíveis, se já estiver com sintomas gripais, se proteja, use máscara, inicie com antigripal, evite contato físico com outras pessoas, mantenha as mãos higienizadas e procurem adotar hábitos saudáveis, prática de exercícios físicos e uma alimentação adequada”, complementou.

Quinta-feira, 20 de Abril de 2023. www.jornalceleiro.com.br 7 SAÚDE
*Colaboração de Informações: Secretaria Municipal de Saúde

VARGEM

Crianças participam de projeto de Grafite e combate ao bullying

Milena Lopes participa de mais uma

Marcha dos prefeitos, em Brasília

A prefeita Milena Lopes teve uma participação ativa e expressiva na Marcha dos Prefeitos, defendendo o municipalismo catarinense. Durante o evento, a prefeita de Vargem e presidente da Fecam destacou a importância da autonomia dos municípios e da valorização do papel dos gestores locais na implementação de políticas públicas efetivas e adequadas às necessidades da população.

“A arte transcende a inclusão social”. Com esta frase a prefeita Milena Lopes denota a importância da arte como indutora da inclusão e valorização dos jovens. Entusiasta da cultura, arte e educação, a Administração Municipal trouxe para Vargem o projeto Grafite que introduziu as crianças, participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, em uma atividade divertida e ao mesmo tempo instrutiva.

O tema abordado nas oficinas foi

o bullying, um problema muito presente nas escolas. O trabalho foi concluído com a pintura temática do prédio do Centro dos Idosos.

A prefeita Milena Lopes acompanhou tudo de perto e até participou na pintura com as crianças. O cuidado e o zelo com os pequenos, refletem a preocupação da Administração com as crianças. O investimento em conhecimento e educação irá ter impacto significativo na vida dos menores.

Milena Lopes enfatizou a atuação dos prefeitos em gerir de forma responsável os recursos públicos e zelar pela promoção do desenvolvimento econômico e social de seus municípios, e que é fundamental garantir a participação dos gestores municipais nas discussões sobre políticas públicas. Entusiasta deste tema, a gestora enfatizou a necessidade de fortalecer a união entre os municípios e de buscar soluções conjuntas para os desafios comuns. Ao final da Marcha dos Prefeitos, Milena Lopes reafirmou seu compromisso com o municipalismo e com o fortalecimento dos municípios catarinenses para garantir o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população.

“A Marcha tem sido muito pro-

dutiva. Temos conseguido estabelecer canais de diálogo para defesa das principais pautas do municipalismo catarinense. Ontem, com o Fórum Parlamentar, o senador e os deputados presentes puderam ouvir nossas demandas, levando em consideração a nossa realidade e as necessidades dos nossos municípios. Essa interlocução que a FECAM faz com governo federal, estadual, parlamentares e demais instituições de controle, é muito importante. A Marcha a Brasília em defesa dos municípios vai até amanhã, e estamos recebendo proposições dos nossos prefeitos para apresentar junto ao documento síntese que será consolidado após o evento”, defendeu Milena.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

A DIRETORIA EXECUTIVA DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL COMUNITÁRIA CAMPONOVENSE- ASCUCCA, na pessoa da presidente Sra Ivonete Corona, nos termos dos artigos 10, 11, "a", c/c 13 e 37, e demais regras do Estatuto Social da Entidade aplicáveis, convoca todos os seus membros associados para participar das ASSEMBLÉIAS GERAIS aprazadas para o dia 13 de maio de 2023, Ordinariamente às 14:00 horas, em primeira convocação e, não havendo quórum estatutário, às 14:30 horas, em segunda convocação, e Extraordinariamente as 15:00 horas em primeira convocação ou 15:30 horas em segunda convocação, a serem realizadas na sede da Rádio 104,9 FM sito na rua Caetano Carlos, n° 588, Edifício Phoenix, Sala 02 nesta cidade, para tratar da seguinte ORDEM DO DIA: Ordinariamente: 1 Prestação de Contas; Extraordinariamente: 1- Eleição dos novos membros da Diretoria Executiva, do Conselho Fiscal e do Conselho de Ética, podendo ser inscritas as chapas até àquela data ou, inexistindo inscrições, será composta a mesma dentre os membros presentes, que serão empossados na mesma ocasião, deliberando-se, em segunda convocação, conforme Estatutos.

Ressalta-se que as entidades civis, sócias da ASCUCCA, deverão se fazer representar munidas com documento interno comprobatório (Ata de Posse) devidamente registrado e, recaindo a representação em pessoa diversa do Presidente, deverá estar munido de Carta de Indicação/Representação, assinada por aquele. Publique-se internamente, por meio eletrônico e durante a programação da emissora 104,9 FM.

Campos Novos, 17 de abril de 2023.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 20 de Abril de 2023 8 REGIÃO
*Fotos e Informações: ASCOM/PMV

Inglês com Foco em Conversação ou Italiano?

Jump Up oferece cursos de linguagem com entendimento prático e fácil e de qualidade.

APERTO PER LE ISCRIZIONI ou SUBSCRIPTIONS: Faça sua escolha, aperte seu cinto e ganhe o mundo com os cursos de idiomas com inscrições abertas na JUMP-UP Cursos.

Aprender um novo idioma pode trazer mais benefícios do que você imagina. Não é à toa que o aprendizado de uma segunda língua tem sido incentivado cada vez mais. Afinal, diante da globalização e do aumento da competitividade, saber duas línguas é o mínimo.

Além disso, estudar um novo idioma auxilia no desenvolvimento da memória, proporciona grandes oportunidades, satisfação pessoal, entre outros benefícios. A boa notícia é que já existe uma opção acessível e efetiva para o aprendizado de uma língua estrangeira.

Provavelmente você já deve ter ouvido a frase “as pessoas podem tirar tudo de você, menos o seu conhecimento”, geralmente atribuída ao cientista Albert Einstein. Mas não precisa ser nenhum gênio ou gênia para saber que quanto mais se aprende, maior é o seu potencial pessoal e profissional.

Uma maneira muito eficaz de trabalhar o desenvolvimento em diferen-

tes âmbitos é aprendendo um segundo idioma, desde os tradicionais, como inglês até os mais diferentes, como Italiano. Para ajudar na sua trajetória, a Jump Up Cursos prepara os alunos para não só aprender o idioma e a linguagem, mas sim qualifica os mesmos para explorar e conhecer a nova língua.

Devemos lembrar que estudar um novo idioma Também auxilia no desenvolvimento da memória, proporciona grandes oportunidades, satisfação pessoal, entre outros benefícios.

uInglês

Pode ser sincero: você acha que é difícil aprender a falar em inglês, certo? Então você pode começar a mudar seu

pensamento agora mesmo. O inglês até pode parecer um bicho de sete cabeças, mas quando você estuda em uma escola com um ótimo método, começa a entender e exercitar, as coisas fluem muito facilmente.

O inglês é um dos idiomas mais falados no mundo, facilitando a comunicação entre nações, o fechamento de negócios no mercado financeiro, no meio acadêmico, entre outras áreas.

No geral, as pessoas procuram ser fluentes no inglês por vários motivos. Algumas pretendem conhecer o mundo, outras querem melhorar o currículo ou ampliar a comunicação com pessoas de qualquer lugar do mundo. Cada um tem seu motivo e, independente do seu, o

importante é que o inglês pode te trazer MUITAS vantagens na vida.

Vamos continuar sendo sinceros? Você tem vontade, mas nunca teve a iniciativa em estudar italiano, não é? A língua italiana te dá várias vantagens em diversos aspectos culturais, acadêmicos e profissionais.

O italiano é uma língua derivada do latim, assim como o nosso português, o que deixa o aprendizado desse idioma muito mais facilitado. Aprender italiano vai tornar qualquer outra língua latina, incluindo espanhol, francês, romeno, mais acessível e fácil de aprender.

A motivação mais comum para o aprendizado de italiano é o enriquecimento cultural, seguido de exigências de estudo ou trabalho, passando por turismo ou mesmo por razões afetivas e familiares.

O italiano é uma língua de cultura, é a língua de Dante Alighieri, do canto, da opera, da lírica. É a língua de grandes artistas, pintores, poetas, escritores, filósofos. É a língua do Papa, sendo a língua oficial junto com o Latim, da Cidade do Vaticano.

Quer saber mais? Entre em contato (49) 3544-2837 ou visite a Jump Up, Rua: Coronel Pedro Carlos, 885, Campos Novos, SC.

Quinta-feira, 20 de Abril de 2023. www.jornalceleiro.com.br 9 EMPRESARIAL
uItaliano
*Imagem: Divulgação

Região sediará evento sobre

'Comércio de Carbono e Mercado Agrícola de Cereais'

Intensão é abordar sistemas e esclarecer dúvidas de produtores e cooperativistas.

As Associações dos Engenheiros Agrônomos da Região de Joaçaba e de Campos Novos, com o apoio da MUTUA/SC e CREA – SC, realizarão o evento técnico denominado “COMÉRCIO DE CARBONO e PERSPECTIVA do MERCADO AGRÍCOLA de CEREAIS”, no dia 25 de abril , no Salão de eventos do Gringo Hotel em Erval Velho , a partir das 19h. O evento tem como objetivo a capacitação técnica dos associados da AEAJO e AEACN, profissionais ligados ao agronegócio, lideranças do setor, produtores rurais e estudantes da área agropecuária, oferecendo a oportunidade do aprimoramento e a busca pela eficiência cada vez maior na atividade produtiva primaria, condição fundamental ao sucesso e lucratividade do agronegócio.

oportunidade, serão abordados assuntos cujo temas serão, de lavouras com alta eficiência e produtividade, intensificação de sistemas de produção, de uma agricultura mais inteligente visando melhores resultados financeiros, pelo especialista da EMBRAPA -Trigo/ PhD Giovani Stefani Faé. Já o Eng.º Agr.º Rosnei Alberto Soder – Diretor da Copercampos, fará a apresentação/índices sobre o mercado agrícola de cereais.

O evento conta com a parceria e apoio financeiro do CREA-SC por meio do Política de Patrocínio/2023, e o braço financeiro da instituição, MUTUA/SC, cuja finalidade é contribuir para o fortalecimento e valorização das profissões da área, bem como promover a interação entre estes profissionais, empresas e instituições científicas, além do incentivo às entidades de classe.

São organizadores, correspon-

sáveis e apoiadores, as associações dos profissionais da Agronomia da região de Joaçaba e de Campos Novos, buscando informações atualizadas ao setor agrícola, no qual estão inseridos.

Para o evento dia 25 de abril em Erval Velho, haverá limite de vagas. As inscrições deverão ser feitas antecipadamente, através no link:

https://api.whatsapp.com/ send?phone=5549998012653

Sicoob está entre os melhores bancos do mundo segundo Forbes

Ranking inclui categorias como serviços digitais, atendimento ao cliente, assessoria financeira e confiança.

O Sicoob foi nomeado como a terceira melhor instituição financeira brasileira segundo o ranking divulgado pela Forbes, em parceria com a empresa de pesquisa de mercado Statista.

A lista da Forbes "Melhores Bancos de 2023" reflete tendências da indústria e é baseada em uma pesquisa mundial feita com 48 mil consumidores em 32 paí-

ses.

Foram listadas 415 instituições do mundo todo e, dentre elas, dez são brasileiras. As instituições foram avaliadas em categorias como serviços digitais, atendimento ao consumidor, assessoria financeira e confiança.

A posição do Sicoob na pesquisa evidencia como o cooperativismo financeiro tem chegado cada vez mais longe e como nossos pilares focados na sociedade e no cooperado têm tido resultados positivos.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 20 de Abril de 2023 10 AGRONEGÓCIO
*Informações: Eng.º Agr.º Valmir Pavesi *Imagem e Informações: ASCOM/Sicoob

Em visita a Campos Novos, presidente da CIDASC enaltece trabalho da Charcutaria Da Quinta

Empresa instalada no Distrito de Bela Vista é finalista e concorre a prêmio a nível nacional.

Em roteiro pelo Estado, a Presidente da CIDASC (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina), Celles Regina de Matos, esteve visitando Campos Novos na última semana e aproveitou para enaltecer o trabalho realizado pela Charcutaria Da Quinta, finalista do Prêmio CNA Brasil Artesanal.

Em entrevista ao Jornal O Celeiro, a presidente afirmou que o objetivo neste primeiro ano à frente da instituição pública é visitar todos os escritórios regionais da CIDASC e manter as certificações alcançadas até o momento, bem como conquistar outras.

“Estamos rodando o estado na medida que a agenda permite e fazendo um esforço para ir em todos os 19 escritórios regionais da CIDASC. Eu assumi este compromisso com esse status sanitário muito positivo, até exemplar para o país em relação à Febre Aftosa e também por sermos livres de peste suína clássica. Estes dois títulos concedem certificações que nos permitem exportar para mais de 150 países”, comentou.

Conforme a presidente, no momento, existe uma atenção especial para o controle da tuberculose bovina e na erradicação da brucelose bovina. Segundo ela, são duas doenças que podem atingir o ser humano e afetar diretamente a atividade leiteira do estado, a qual é muito pujante e está em franca expansão.

A CIDASC conta com uma estrutura com mais de mil colaboradores, possui 147 municípios com médicos veterinários e mais de 250 escritórios espalhados pelo estado. Além destes números, tem instalado o total de 58 postos fixos de fiscalização que ficam no entorno de Santa Catarina, fazendo divisa com Paraná, Rio Grande do Sul e com a Argentina.

“Vai levar um tempo para visitar

toda essa estrutura e neste trabalho temos a atenção não só com a saúde animal, mas também temos um trabalho muito forte na sanidade vegetal, em especial, trabalhos bem destacados que permitem a exportação da maçã, da banana e de citrus. No Planalto Lageado também trabalhamos forte com a indústria madeireira no controle da vespa”, explanou.

A efeito de esclarecimento, a Presidente da CIDASC explicou ainda que os produtores rurais que possuem seus produtos coloniais, devem contar com a parceria da CIDASC para que possam realizar o processo de comercialização.

“Quando se trata de um produto tradicional, como na linha de queijos, por exemplo, neste caso o produtor procura a CIDASC buscando serviço de inspeção estadual ou serviço de SISB (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), uma certificação que te permite comercializar no Brasil todo. O SIE (Serviço de Inspeção Estadual), atende a legislação e abre negócios dentro do estado, já o Selo Arte é para todo o Brasil”, explicou.

A CIDASC, por meio de seus médicos veterinários, possui profissionais

PEDIDO DE LICENÇA AMBIENTAL - REQUERIMENTO DE LICENÇA PRÉVIA

A empresa CGH DOM BOSCO ENERGIA ELETRICA SPE LTDA., torna público que requereu a Prefeitura Municipal de Abdon Batista/SC, a Licença Prévia para o empreendimento CGH DOM BOSCO, localizada no Lajeado do Salto, no município de Abdon Batista/SC.

especializados nestas áreas de inspeção de produção de alimentos e estes profissionais orientam o produtor tendo por base naquilo que ele pretende produzir. A CIDASC ajuda a viabilizar toda a parte de planta e documentos para que o produtor consiga trabalhar de modo legal e comercializar dentro do seuespaço.

“Os nossos veterinários são consultores neste momento, um serviço que a Secretaria de Agricultura do Estado disponibiliza gratuitamente para quem tiver a intenção de comercializar e depois de regularizado, com esse produto sendo produzido, rotulado conforme à legislação, a CIDASC continua fazendo a inspeção para a manutenção da qualidade nutricional, higiênica e sanitária dos produtos, e assim garante a segurança para o consumidor”, complementou.

uPrêmio CNA Brasil Artesanal

A Charcutaria Da Quinta, do proprietário, Rafael Brognoli, trabalha há dois anos com uma produção artesanal, contemplando produtos de origem suína, na linha de salames fermentados, presuntos crus, presuntos cozidos, entre outras variedades.

A empresa, que está instalada no Distrito de Bela Vista, está entre as 07 finalistas, classificadas para a etapa de avaliação pelo Júri Popular do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2023 – Categoria Charcutaria. Focado nos pequenos e médios

produtores, o prêmio é organizado em três etapas de seleção e classificação dos melhores salames brasileiros, sendo: etapa de júri técnico, etapa de júri popular e análise da história do produto. Além do reconhecimento da marca através do Selo do Prêmio CNA Brasil Artesanal, os primeiros colocados recebem premiação em dinheiro.

Ao todo foram 32 inscritos em todo o Brasil, sendo nove de Santa Catarina e treze do Rio Grande do Sul. A Da Quinta é a empresa que tem mais Selo Arte no estado, contabilizando 09 produtos com a certificação.

“A CIDASC trabalha com a saúde animal, saúde vegetal e humana. A CIDASC viabiliza negócios que são voltados à produção de alimentos de origem animal ou vegetal para consumo humano e é o caso aqui da Charcutaria Da Quinta. Além de produzirem alimentos à base de proteína animal, que atendem os requisitos higiênicos, sanitários, nutricionais regulamentares, a empresa também traz nos produtos um componente cultural. A Da Quinta traz reminiscências de antepassados, de costumes que marcam região, tempo e povos. E esse Selo Arte que carregam, é uma combinação do atendimento dos requisitos de segurança de alimentos, com mais aquele toque cultural que remetem a receitas antigas, históricas, costumes regionais ou tradição de povos”, explicou a presidente da CIDASC.

Quinta-feira, 20 de Abril de 2023. www.jornalceleiro.com.br 11 AGRONEGÓCIO
*Foto: Wilhiam Peretti/O Celeiro
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 20 de Abril de 2023 12 PUBLICIDADE

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.