1765

Page 1

POLÍTICA

Legislativo inicia trabalhos focando em união e construção.

Levier Investimentos ajuda pessoas a alavancarem seu capital.

1 Desde 1992 Campos Novos-SC Ano 31 - EDIÇÃO 1765 Quinta-feira 09 de Fevereiro de 2023 www.jornalceleiro.com.br R$ 2,00 u
u
Pág. 06
Pág. 07 uPág. 12 uPágs. 10
Vargem investe em ações de Saúde, Agricultura e Projetos. Saiba quem vai comandar a Câmara Federal, o Senado e a Alesc.
REGIÃO
uPág. 05
EMPRESARIAL ESTADO

EDITORIAL COLUNISTAS

A competição é com você mesmo

Está circulando nas redes sociais um vídeo do empresário e apresentador Roberto Justus ministrando uma das suas palestras. Na gravação, Justus aparece indignado com as pessoas que não se mostram competitivos, ou seja, para elas, o perder e o ganhar tem o mesmo valor. No “corte”, o empresário afirma: “Eu odeio aquele cara que chega e fala: ‘Eu jogo para competir, o importante é competir’. Isso é discurso de perdedor, ninguém tem que jogar para competir, tem que jogar para ganhar”.

Entendo que o perder, o empatar, e o ganhar é do jogo, mas concordo veementemente com as palavras de Justus. Ora, quem não entra com sangue nos olhos para vencer, automaticamente não entra para competir, entra para participar. Como diz o ditado, água morna não serve nem para fazer chá. E não estamos falando necessariamente de esporte, estou me referindo sobre uma competição chamada vida.

Antes mesmo de nascer já estamos competindo. Demos sorte de vir ao mundo, pois a concorrência era com milhões de espermatozoides e nós fomos privilegiados de sermos agraciados com a oportunidade de viver. E já que recebemos este prêmio, devemos honrá-lo diariamente, se dedicando e buscando ser um ser humano cada dia melhor.

Imagina só se todos os dias melhorarmos 1%, aperfeiçoarmos algo que apresentamos dificuldade, aprendermos uma nova habilidade, não chegaremos bem melhor preparados ao final do ano?

Porém, se você não consegue vencer a procrastinação, a preguiça, não consegue vencer a sua falta de

Por: Orli Ricardo - Jornalista

vontade, como você acha que vai conseguir estar à frente do seu concorrente?

Esta semana foi marcada com o reinício das aulas, e neste sentido, penso que esta doutrina de um mundo capitalista e competitivo, deve ser inserida cada vez mais cedo na vida das crianças. Devemos identificar as dificuldades que elas apresentam e incentivar que possam melhorar o seu desempenho e assim prepará-las para os desafios que vão encontrar ao longo da vida.

Mas deixo claro, incentivar não significa simplesmente, bater palmas para toda e qualquer ação que o seu filho faça, seja ela certa ou errada. Como por exemplo, o filho foi mal na prova, os pais vão lá e o parabenizam para incentivá-lo mesmo tirando a nota baixa. Mas, calma aí, no tempo livre que o seu filho tinha, ele deixou de lado o celular, o futebol ou o vídeo game para dedicar algumas horinhas da sua folga para estudar? E em sala de aula, como é o seu comportamento, ele é participativo ou pelo menos presta atenção no professor?

Portanto, este senso de competitividade deve estar inserido cada vez mais cedo na vida das pessoas, o que não quer dizer que tenhamos que adotar uma postura arrogante e prepotente, não é isso, entretanto se faz necessário conscientizarmos os nossos filhos que o mundo não é só um mar de rosas e que as coisas não caem do céu.

Ninguém precisa passar por cima de ninguém para crescer na vida, mas se faz indispensável buscar a evolução para conquistar o seu espaço, ou seja, a competição é com você mesmo.

Direito Ambiental

Corte de madeira em Reserva Legal

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou, em novembro passado, projeto de lei que amplia a exploração de madeira em reserva legal (área com cobertura de vegetação nativa), sem propósito comercial, para consumo no próprio imóvel ou em propriedade de parente em primeiro grau.

Conceito de reserva legal: A Lei 12.651/2012 (Código Florestal) define “Reserva Legal” como a área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, que tem a função de assegurar “o uso econômico de modo sustentável dos recursos naturais do imóvel rural, auxiliar a conservação e a reabilitação dos processos ecológicos e promover a conservação da biodiversidade, bem como o abrigo e a proteção de fauna silvestre e da flora nativa” (art. 3º, inc. III).

Parente em primeiro grau: Na linha reta, o grau é determinado, na ascendência ou descendência, pela evidência de cada geração, tendo por base o autor comum. Assim, o pai e o filho estão no primeiro grau, porque entre eles há apenas uma geração. O avô e o neto têm parentesco de segundo grau.

Pelo texto, os agricultores familiares poderão extrair da reserva legal da sua propriedade (permitindo a utilização em imóvel de parente em primeiro grau) até 40 metros cúbicos de madeira por ano, sem necessidade de autorização ou comunicação aos órgãos am-

bientais.

Hoje, o Código Florestal dispensa a autorização para o manejo sustentável, mas exige a declaração prévia ao órgão ambiental. O código também limita, atualmente, a exploração de madeira nas pequenas propriedades familiares a 15 metros cúbicos por ano para uso no próprio imóvel.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Informação sobre a tramitação de projetos (fonte: câmara.leg.br): Um projeto de lei pode ser apresentado por qualquer deputado ou senador, comissão da Câmara, do Senado ou do Congresso, pelo presidente da República, pelo procurador-geral da República, pelo Supremo Tribunal Federal, por tribunais superiores e cidadãos. Os projetos são distribuídos às comissões conforme os assuntos de que tratam. Além das comissões de mérito, existem duas que podem analisar mérito e/ou admissibilidade, que são as comissões de Finanças e tributação (análise de adequação financeira e orçamentária) e de Constituição e Justiça (análise de constitucionalidade). Os projetos de lei ordinária são aprovados com maioria de votos (maioria simples), desde que esteja presente no Plenário a maioria absoluta dos deputados. Os projetos de lei aprovados nas duas Casas são enviados ao Presidente da República para sanção. O Presidente tem 15 dias úteis para sancionar ou vetar. O veto pode ser total ou parcial. Todos os vetos têm de ser votados pelo Congresso. Para rejeitar um veto, é preciso o voto da maioria absoluta de deputados e senadores.

Por: Fabrício Carvalho

Advogado . OAB/SC 15.269

Especialista em Direito Ambiental

Fundado em 25 de Junho de 1992

COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI

CNPJ: 12.188.377/0001-03

Rua: Valentin Suzin, 1056, Bairro Bom Jesus Campos Novos - Cep: 89620.000

Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti

Diagramação/Arte:

Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC

Jornalista:

Orli Ricardo - MTB 5242/SC

Contatos:

Redação: redacaooceleiro@gmail.com

Comercial: oceleirocomercial@gmail.com

Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com

Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem.

PARCEIROS:

Contato: (49) 9 8828.2224

>Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

>Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan).

>Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori)

Impressão: Gráfica Araucária/Lages-SC . Tiragem: 1.500/Exemplares/Semana

02/2023

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2023 2 COTIDIANO

Horóscopo Semanal

Áries

20/03 a 20/04

Os astros enviam ótimas energias pra você dar uma guinada na sua vida profissional, ariangel. Além de colocar em ação a sua forte imaginação e astúcia, tende a se expressar de maneira convincente. Seu jeito mais intuitivo, ágil e dominador deve ser bastante útil na concretização de metas e ambições. E há sinal de mudanças na sua carreira ou situação.

Touro

21/04 a 20/05

Amada e amado, tudo indica que você não vai dormir no ponto e irá expandir seus horizontes nos próximos dias. É que os planetas prometem ativar o seu lado imaginativo, inquieto e astuto, incentivando a realização de seus planos e projetos, inclusive aquela viagem dos sonhos. Além de contar com a mente a todo vapor, sua capacidade de falar bem e influenciar as pessoas tende a ficar marcante.

Gêmeos

21/05 a 20/06

O cenário astral é bastante propício pra você melhorar seu status profissional e financeiro. Para o choque de zero pessoas, deve contar com muita inspiração e habilidade pra se comunicar, seja pessoalmente, online, pelas redes sociais. Se está na pista, seu jeito mais falante, flexível e criativo pode atrair uma pessoa conhecida, inclusive do seu serviço.

Câncer

21/06 a 21/07

Os planetas ativam sua capacidade de percepção, inspiração e sensibilidade na hora de se expressar e tudo indica que irá se relacionar numa boa com todos, inclusive na profissão. Com uma presença mais marcante, pode ser mamão com açúcar fechar alianças, parcerias e associações vantajosas. Só cuidado pra não ficar batendo numa mesma tecla e causar mal-estar ou afastar os outros.

Leão

21/07 a 22/08

Semana promete começar com transformações, principalmente no trabalho. Mas fica sussa pois devem deixar tudo melhor. Aí sim! Contando com altas doses de genialidade, magnetismo e autoridade, tudo indica que saberá usar sua boa lábia pra resolver qualquer bagaça e tirar proveito das situações. Boas chances de cair bufunfa na sua conta bancária, um dindim inesperado.

Virgem

23/07 a 22/09

Tudo indica que o seu signo ficará mais falante, sensível e inspirado, expressando-se com facilidade e buscando ligações ideais. Com sua criatividade mental e pensamento moderno no modo on, tende a fazer ótimos contatos, alianças no serviço e até parcerias profissionais vantajosas. Prepare-se pra marcar golaços no trabalho, sobretudo comunicação, design, propaganda ou ensino.

Libra

23/09 a 22/10

Além de contar a mente fértil e facilidade pra expressar suas ideias, seu bom gosto e perfeccionismo prometem ficar on. E aí o combo personalidade agradável + habilidades criativas devem rendem uma grana a mais, especialmente se trabalha com cosméticos, moda, objetos de arte ou de higiene. Em casa, podem rolar boas conversas e descobertas, seu dom de observação deve marcar presença.

Escorpião

23/10 a 21/11

No amor pode ficar um perigo (no bom sentido, claro!). Tudo indica que vai deixar uma fila de crushes babando por você e será difícil ficar só. Se já se amarrou, não deve ter dificuldade em ajudar, cuidar e deixar a relação bem divertida e gostosinha. elhor não ficar remoendo as coisas e mudar de ares pra tirar os perrengues de foco, tá?

Sagitário

22/11 a 21/12

Você conta com facilidade de se comunicar de alguma forma, fazer contatos, unir forças e se envolver em atividades em grupos. Se está na pista, alguém pode chegar em você, sobretudo em reunião, festa, churras ou através de um parente. Só cautela com embustes, que também podem pintar. Agora se já vive um romance, talvez sossegue o facho e prefira curtir seu amorzinho.

Capricórnio

22/12 a 20/01

Há chance de rolar match onde menos espera, seja num passeio, viagem rápida, rua ou ponto de ônibus. Ouça sua intuição, que tá on! Se já tem um love pra chamar de seu, tem tudo pra se dedicar mais ao romance, estimular o diálogo e mostrar seu afeto. Tudo indica que saberá unir raciocínio lógico com inovação pra ganhar um dinheiro.

Aquário

21/01 a 18/02

Pode ser uma boa hora pra encarar suas ansiedades e se livrar do que não faz mais sentido. E com Mercúrio embarcando no seu signo, sua curiosidade, habilidade de trocar ideias e expressar suas opiniões deve entrar no modo turbo. Sinal de agitos, bate-papos e até viagem, sobretudo no fim de semana. Com o mozão, o clima promete ser de mais companheirismo e compreensão.

Peixes

19/02 a 19/03

Abra beeem os olhos e fuja de promessas de ganhos milagrosos. Os próximos dias serão ótimos pra ficar junto, trocar carícias e mimar seu love – afinal, como diz a música do Gusttavo Lima, “Quem ama dá valor”. Ainda na luta pra desencalhar? Seu charme tá on e pode atrair um crush. Mas ouça sua intuição pra não entrar numa canoa furada, hein!

Fonte: https://joaobidu.com.br/

Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2023. www.jornalceleiro.com.br 3 VARIEDADES

Governo do Estado lança programa para zerar fila de cirurgias ainda em 2023

Essa foi uma das principais promessas de campanha de Jorginho Mello.

O governador Jorginho Mello e a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, apresentaram nesta segunda-feira, 6, o Programa Estadual de Cirurgias Eletivas, com a meta de zerar, em até seis meses, a lista de espera por procedimentos cirúrgicos na rede pública de saúde do Estado.

O orçamento previsto é de R$ 235 milhões para o Fila Zero até 2026. Estão incluídas no Programa também as pessoas que aguardam por consultas cirúrgicas, exames e diagnósticos, assegurando atendimento prioritário aos pacientes oncológicos. Mais de 225 mil catarinenses serão diretamente beneficiados.

“Não há nada mais importante nem mais urgente que atender quem sente dor e quem luta pela vida. Temos condições, temos vontade política e vamos fazer já, vamos tirar as pessoas do sofrimento, esse é o papel do Estado”, disse o governador Jorginho.

Durante a apresentação a dirigentes de organizações de saúde do estado e à imprensa, a secretária apontou a situação atual, objetivos, diretrizes, prioridades, ações em andamento e as fontes de recursos do Programa.

uO Programa

Sob a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde, o Grupo de Trabalho, criado no dia 13 de janeiro com a participação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde; rede hospitalar credenciada de prestadores de serviços, vinculada ao SUS (Ahesc, Fehosc e Fehoesc), além do colegiado de Consórcios Públicos de Santa Catarina, identificou os principais

gargalos na lista de espera do sistema de regulação, levantou a capacidade contratualizada nos hospitais sob gestão estadual e a média de procedimentos dos últimos meses e identificou as fontes de recursos. Com isso, foi possível estabelecer as prioridades e as diretrizes do Plano, que já começou a ser executado pelos envolvidos.

uDiagnóstico – cenário atual

Pacientes em fila de espera para cirurgias eletivas: 105 mil; Pacientes em fila de espera para cirurgias oftalmológicas ambulatoriais: 4,7 mil; Pacientes aguardando consultas com a especialidade cirúrgica: 117 mil; Média de cirurgias eletivas (dez/2021 a nov/2022): 8,7 mil/ mês.; Taxa de não comparecimento em consultas cirúrgicas: 33,13%; Capacidade dos hospitais sob gestão estadual (91 contratos): 21 mil cirurgias eletivas/mês.

As demandas mais reprimidas estão relacionadas a ortopedia, cirurgia geral e geniturinário: joelho, quadril, ombro e coluna; aparelho digestivo: vesícula e vias biliares, hérnias, gastroplastias;

uPrioridade e ações

A política e o protocolo de atendimento aos pacientes oncológicos estão sendo revisados: as cirurgias de câncer serão inseridas no sistema de regulação quando for oportuno o tratamento cirúrgico. “Quem tem câncer tem pressa. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, as chances de cura serão maiores. Como secretária da Saúde, estou trabalhando para que as leis federais, de minha autoria, que garantem mais agilidade no diagnóstico e tratamento contra o câncer sejam cumpridas”, ressalta Carmen Zanotto.

Entre as prioridades apontadas no diagnóstico do Programa, está a ampliação da oferta de procedimentos cirúrgicos do sistema digestivo, vias aéreas superiores e geniturinário (rede própria ou conveniada) para agilizar o atendimento.

Está em andamento também a

revisão do plano para a reorganização da Rede Estadual de Atenção em Alta Complexidade na Cardiologia, que vai promover a habilitação estadual de novos serviços em Alta Complexidade Cardiovascular, seguindo os critérios do Ministério da Saúde, para a realização de procedimentos executados apenas no centro de referência, como CDI (Cardioversor/ desfibrilador) e cirurgias de válvula.

Diante do grande volume de pacientes que lideram a lista de espera (21,7%) a Rede Estadual de Atenção em Alta Complexidade em Ortopedia promoverá a habilitação estadual, por meio de edital, de novos serviços hospitalares, seguindo os critérios do Ministério da Saúde.

Será autorizado o processamento das autorizações de internação hospitalar cirúrgicas eletivas represadas para pagamento, respeitando os prazos de faturamento. É considerada prioridade a conclusão de salas cirúrgicas e centrais de materiais esterilizados, ampliando a oferta dos procedimentos e também a ampliação da capacidade da rede própria e conveniada na atenção ambulatorial e procedimentos diagnósticos.

uFontes de financiamento Fundo Estadual de Saúde e Fundo dos Hospitais Filantrópicos: R$ 135 milhões, Recursos Extras do Fundo Nacional de Saúde: R$ 70 milhões, Recursos Fundos Municipais: R$ 30 milhões (MAC/PPI)

Execução: A Secretaria de Estado da Saúde é autora da Política e estão envolvidos na execução o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, a rede hospital e o colegiado de Consórcios Públicos de Santa Catarina.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2023 4 SAÚDE
histerectomias, vasectomias, laqueaduras e cálculos renais; varizes, angioplastias e ablações. Jorginho Mello apresentou o programa junto a Secretária de Saúde, Carmen Zanotto *Foto e Informações: ASCOM/GOV-SC

Prestes a completar um ano, Diretor da FHJA faz avaliação da UTI em Campos Novos

Rodrigo Bet faz uma abordagem da estrutura física, equipe de profissionais e atendimentos realizados neste período.

Com início das atividades em 1º de abril de 2022, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Dr. José Athanásio (HJA), localizada no município de Campos Novos, entra no seu décimo primeiro mês de funcionamento. “Trata-se, acima de tudo, de uma conquista para a população local, para a instituição hospitalar HJA, para o município de Campos Novos e para a região que envolve os municípios vizinhos”, declara o Diretor da Fundação, Rodrigo Bet.

Todo seu funcionamento, definição de fluxos e processos, bem como a constituição de seu serviço de apoio, disponibilização de materiais de tecnologia avançada (como material de monitorização hemodinâmica invasiva e ventilação mecânica), prestadores de serviço técnico profissional estão amparadas pela Resolução da Diretoria Colegiada nº 7 de 2010 e atualizada pela Resolução da Diretoria Colegiada n º 137 de 2017, em todos os seus itens, ambas publicadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

No que diz respeito à equipe de trabalho, a UTI-HJA conta hoje com a atuação da equipe interdisciplinar composta por diretoria administrativa, diretoria técnica e clínica da instituição hospitalar, coordenação médica e responsabilidade técnica, médico diarista, médicos plantonistas, equipe de enfermagem, equipe de técnicos de enfermagem, equipe de fisioterapia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, assistente social, núcleo de regulação interna, equipe de tecnologia da informação, escriturário, equipe de higienização e limpeza.

Dentre as comissões com participação direta dos profissionais da UTI, contempla a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Comissão Hospitalar de Transplantes, Comissão de Óbitos, Comissão de Revisão de Prontuários, Co-

missão de Ética Multidisciplinar, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, Comissão de Farmácia e Terapêutica.

Vale ressaltar que, mensalmente a UTI emite um relatório com seus indicadores de qualidade e produtividade. Através destes, pode-se informar que a UTI atende, em média, 30 pacientes ao mês. Também é possível afirmar que a taxa de mortalidade observada dos pacientes tem sido inferior à taxa de mortalidade esperada, desde o início de seu funcionamento.

De acordo com o Diretor, os índices de infecção de origem hospitalar (como pneumonia associada à ventilação mecânica, infecção relacionadas ao cateter venoso central e infecção urinária relacionada ao uso de sonda vesical de demora) existentes na UTI, tem valores inferiores aos descritos pela literatura médica e é mensalmente acompanhada e monitora-

da pela Secretaria do Estado de Saúde de Santa Catarina.

“Dentre os serviços que se destacam temos o Serviço de Nefrologia e Hemodiálise, a Comissão Hospitalar de Transplantes, o Serviço de Cuidados Paliativos, o Serviço de Cirurgia Geral e Serviço de Ortopedia que prestam serviço na unidade quando solicitado, mantendo plena qualidade e comprometimento. Cito também, a determinação e o entrosamento com que a Equipe Interdisciplinar da UTI-HJA atua diariamente”, informa Rodrigo.

Em síntese, conforme Rodrigo Bet, considerando o cumprimento das normativas RDC07 e RDC137 estas foram as metas definidas e alcançadas por um trabalho que envolve muitos profissionais, desde equipe de diretoria e gestão, até a equipe operacional-assistencial. E com o apoio e intenso trabalho de todos os seus membros, estas metas foram alcançadas com muita vontade, dedicação e aprendizado.

“Realizamos reuniões de capacitações e discussão dos indicadores de qualidade apresentados pela UTI, juntamente com sua equipe. E em prol da comunidade local, continuamos em pleno crescimento e aperfeiçoamento. Pois os desafios são diários. Cada vez mais pacientes, sejam jovens ou idosos, precisam de cuidados intensivos (de UTI) para poderem dar sequência às suas vidas. Temos que estar

“Lidar com a vulnerabilidade do ser humano e com doenças ameaçadoras, a vida tem sido o propósito incansável destes profissionais, que dentro e fora da UTI, procuram manter a chama da vida acesa. uRodrigo Bet

preparados para recebê-los e continuarmos a fazer o nosso melhor”, destacou Rodrigo.

Atualmente, em linhas gerais, 80% das internações vem do município de Campos Novos, 17% dos municípios da Amplasc e outros 3% vem de outras localidades.

“No âmbito dos recursos financeiros, basicamente hoje temos um déficit mensal de aproximado de R$ 220 mil reais, este comparado com o contrato com o governo do estado, esta diferença aportada pela prefeitura de Campos Novos. Ressaltamos que a prefeitura, juntamente com o prefeito Marco tem total ciência destes valores e vai trabalhar para o bom funcionamento e continuidade da UTI”, ressalta.

A UTI tem exercido um papel fundamental na comunidade local, através deste trabalho, muitas vidas são salvas e muitas famílias são acolhidas. Rodrigo complementa dizendo que mesmo diante da perda de um ente querido, a equipe da UTI procura prestar um atendimento digno e respeitoso a seus pacientes e familiares.

“Lidar com a vulnerabilidade do ser humano e com doenças ameaçadoras, a vida tem sido o propósito incansável destes profissionais, que dentro e fora da UTI, procuram manter a chama da vida acesa”, finaliza o Diretor.

Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2023. www.jornalceleiro.com.br 5 SAÚDE
Rodrigo Bet *Fotos: Arquivo/O Celeiro

Legislativo inicia trabalhos focando em união e construção de uma Câmara mais participativa

A primeira sessão aconteceu nesta última terça-feira com a presença do prefeito Gilmar Marco Pereira.

Com fôlego renovado e com novos objetivos aconteceu nesta semana o retorno das Sessões Ordinárias da Câmara de Vereadores de Campos Novos. Os vereadores, assessores e toda a equipe da Casa Legislativa estavam animados e ratificaram o convite à população, para que acompanhe os trabalhos nas demais sessões do ano, presencialmente ou pelos canais digitais.

O novo Presidente da Câmara, João Batista Ramos de Almeida, “Tita”, abriu os trabalhos e agradeceu a presença dos vereadores e do Prefeito Gilmar Marco Pereira, que usou da palavra para desejar as boas-vindas ao novo período legislativo e colocou o Poder Executivo à disposição.

Esta foi a primeira sessão do novo presidente eleito para o Biênio 20232024, que representa o partido União Brasil. Também passam a integrar a Mesa Diretora, na função de Vice-Presidente, o Vereador Darcy Rodrigo Pedroso (MDB), como 1º Secretário, o Vereador José Tadeu Guzatti, e como 2º Secretário, o Vereador Marciano Dalmolin (PSD).

No expediente de terça-feira, estavam programadas 30 indicações, 01 requerimento e 02 pedidos de informações, totalizando 33 proposições. Também foram lidos na ocasião os Projetos de Lei encaminhados pelo Executivo e as correspondências recebidas.

As Sessões Ordinárias podem ser acompanhadas ao vivo pelo Facebook ou YouTube da Câmara de Campos Novos.

uMudanças

O vereador João Nilso de Oliveira participou da primeira Sessão Ordinária como protocolo, o mesmo deixará a Câmara para assumir a Secretaria de Esportes. No lugar de João Nilso assumirá o Suplente Jair Varela.

Outra mudança foi o retorno do Vereador, Claudiomir da Silva, o “Mochila”, que deixou a Secretaria de Obras e retornou aos trabalhos no Legislativo. O vereador Irineu Armando Osório Júnior, 'Piratuba', estava em seu lugar.

uDiscurso

Durante o seu pronunciamento, o presidente Tita, agradeceu o apoio e o prestígio. "Agradeço a você Prefeito Marco por ouvir nossas demandas, com certe-

za você tem o apoio dos nove vereadores e nós estaremos trabalhando em conjunto para que a comunidade de Campos Novos ganhe com isso. Vou fazer de tudo para não decepcionar os vereadores, todos têm direito de falar e cobrar, levar essa harmonia entre o Executivo e o Legislativo, esse será o maior legado que deixaremos nessa casa. À todas as pessoas informamos que estamos à disposição para que nos busquem e nos cobrem. Esta semana já estaremos indo a Florianópolis, na Secretaria de Agricultura e na Assembleia, levando um oficio para apoio da Expocampos e mos-

trar o que nós temos de bom. É assim que pretendemos trabalhar, com união, apoio e construindo novos momentos e oportunidades", discursou.

Tita também destacou a conquista do asfalto no interior, uma demanda conquistada através da sua movimentação e que contou com a participação do ex-Deputado Titon. O parlamentar reforçou ainda, que já tem mais um recurso para continuidade no projeto, oriundo do Deputado Jerry Comper, onde levará à comunidade do Caxambu mais oportunidades.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2023 6 POLÍTICA
*Foto: Wilhiam Peretti/O Celeiro

Escritório de Investimentos indica oportunidades de ganho no cenário econômico atual

Levier Investimentos atua há um ano e meio em Campos Novos e ajuda pessoas a alavancarem seu capital.

Entender a economia brasileira sempre foi um grande desafio para a maior parte da população. Saber o que fazer com o dinheiro, aplicar, poupar ou investir, são dúvidas recorrentes que afetam diretamente quem tem um determinado capital em mãos. Não é segredo para ninguém que o cenário econômico atual provoca preocupação, taxas de juros elevadas, piora nas expectativas de inflação e, se comparado ao ano passado, estagnação do crescimento da nossa moeda. Apesar disso, especialistas em investimentos encaram este momento como uma grande oportunidade, neste sentido, ajudam pessoas a fazer o seu dinheiro trabalhar por elas mesmas. E é justamente com esse intuito que nasceu em 2021 a Levier Investimentos, escritório situado em Campos Novos e credenciado à Órama Investimentos, uma das maiores e mais premiada corretora de valores do Brasil.

De acordo com o empresário e sócio da Levier, Felipe Sbrussi, o escritório surgiu de uma ideia do empresário e sócio Vinícius Zoldan, que sempre gostou da área de investimentos e estudava com propósito de investidor próprio. Conhecendo um pouco mais das corretoras de investimentos, Vinícius teve a iniciativa de voltar para Campos Novos e se juntar aos empresários Felipe Sbrussi e Leonardo Baretta, para criarem a Levier Investimentos.

“A marca tem origem da palavra alavancagem, que justamente esse é o intuito do escritório, alavancar os investimentos, sair de baixo e tomar impulso e chegar ao topo, sempre respeitando o perfil de cada investidor, sabendo que existem investimentos que envolvem menores e maiores riscos, mas a ideia é identificar o perfil e poder potencializar o ganho financeiro dele. A Órama é uma corretora de valores que está ligada à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) corretora 100% fiscalizada e legalizada, também já ganhou alguns prêmios como melhor corretora, melhor atendimento, melhor aplicativo e

melhor corretora para começar a investir”, explica Felipe.

A Levier trabalha com investimentos de toda ordem, dos mais conservadores até o mais arrojado, tendo como investimentos principais a Renda Fixa, Fundos de Investimento, Renda Variável e Fundos de Investimentos Imobiliários.

“Trabalhamos com títulos bancários (CDB, LCI, LCA), os quais são cobertos pelo Fundo Garantidor de Crédito – FGC, dentro da Renda Fixa ainda possui a parte de debentures (títulos de dívidas de empresas), possui os Fundos de Renda Fixa. Indo para o segmento da Renda Variável, o trabalho com Ações de Empresas (Ações Nacionais e BDRs – títulos ligados a empresas internacionais), os Fundos Imobiliários (fatias de grandes imóveis no Brasil), Multimercado de Ações, reunindo uma gama muito grande de investimentos”, complementa Felipe.

Para entender mais sobre este universo dos investimentos e se aprofundar nos serviços oferecidos pela Levier, Felipe Sbrussi concedeu uma entrevista ao Jornal O Celeiro, a qual você confere a seguir.

uQuem pode abrir conta na Levier?

Qualquer pessoa pode abrir a sua conta na Levier e com isso ter acesso a todos estes títulos. Esse é um dos nossos diferenciais, não estamos aqui para atender

só os grandes investidores, mas sim, abertos à toda a população, não só para efetuar aplicações, mas também para levar informação, fomentar a educação financeira e expandir esse leque de opções que temos em investimentos.

uHá um valor mínimo para começar a investir?

Hoje a partir de 100 reais já conseguimos operar em alguns títulos. Não existe custo nenhum para abrir a conta, não tem taxa de manutenção e hoje a partir do próprio Tesouro Direto, que é um título do próprio governo, já é possível aplicar a partir de 100 reais e colocar um pé neste mundo dos investimentos.

uQual é o nível de segurança do investidor?

O primeiro ponto que fazemos questão de deixar claro é que este dinheiro não vem para o escritório, nós trabalhamos como corretores, esse dinheiro vai ser aplicado no banco ou na empresa que detém o título. É claro que esse investimento passa por um registro dentro dos órgãos fiscalizadores; você recebe uma nota de negociação que confirma a sua posse sobre este título para ficar tudo registrado. O segundo ponto vai muito do nosso papel como assessor, que é a gente conhecer os diferentes perfis de investidores e saber até que ponto ele pode estar correndo risco, e é por isso que os perfis se dividem em conservador, moderado ou arrojado.

Num perfil conservador, vamos optar por títulos de uma segurança maior, que talvez tenha um pouco menos de rendimento perante a outros, porém é um rendimento seguro, com menor risco de oscilações, menor risco de inadimplência, e assim por diante.

Partindo para outra ponta, que é o perfil arrojado, muitas vezes os investimentos são de renda variável, que possibilitam um retorno maior, só que com a oscilação do mercado com esse momento de turbulência econômica e política, pode sofrer oscilações maiores. O investidor precisa estar preparado, se enquadrar dentro deste perfil para almejar ganhos maiores.

uQual porcentagem de faturamento um investidor pode obter?

Estamos num momento muito bom para investimentos, principalmente da renda fixa, a taxa Selic foi mantida pelo COPOM em 13,75% e este é um dos balizadores dos investimentos. Outro fator importante quando vai se investir é a liquidez, que é o período que este dinheiro vai ficar aplicado. Quanto maior este tempo de aplicação, melhor serão as taxas de juros, o prazo que ele tem disponível vai impactar diretamente nos retornos. Hoje a gente consegue títulos em torno de 15 a 16% ao ano, com prazos de dois anos.

uEm caso de emergência, o investidor de longo prazo consegue resgatar o valor aplicado?

Varia de caso a caso, porém, em torno de 90% dos investimentos isso é possível; através do mercado secundário, um outro investidor pode ter comprado esse título seu, e isso pode tirar um pouco do rendimento que você teria lá no final, isso vai depender do andamento do mercado. Os investimentos de longo prazo possuem a marcação a mercado, que é o valor do título negociado dia-a-dia, e conforme o mercado variou neste período, esse título de longo prazo pode estar rendendo mais ou menos do que o previsto.

A Levier Investimentos está localizada na R. Cel. Farrapo, 525 - Centro, (em frente a Farmácia Santa Rita, próximo a Odontotop) - Contato: Felipe (49) 98834.1983; Vinicius (49) 99970-7317 e Leonardo (49) 99978-6232.

Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2023. www.jornalceleiro.com.br 7 EMPRESARIAL
Leonardo Baretta Vinicius Zoldan Felipe Sbrussi *Fotos: Divulgação/Levier Investimentos

Prefeitura divulga programação artística da Expocampos e do Aniversário de Campos Novos

Eventos acontecem com programação conjunta, mas serão realizados em lugares diferentes.

O Prefeito de Campos Novos, Gilmar Marco Pereira, reuniu a imprensa na última semana, durante Reunião de Secretários da Administração Municipal, para falar das ações do Poder Executivo, em especial, do aniversário dos 142 anos do Município e da realização da Expocampos 2023.

Pela primeira vez, a Expocampos, que tradicionalmente é realizada em maio, ocorrerá em uma programação conjunta com as festividades do Aniversário de Campos Novos. Uma das novidades é que a programação acontecerá em locais distintos, enquanto o aniversário do município estará concentrado na Praça Lauro Müller, com Show Gospel e Show Religioso, a Expocampos será mantida no Parque de Exposições Leônidas Rupp, com shows nacionais.

O evento ocorrerá entre os dias 31 de março a 02 de abril. Segundo Fernando Buzzi, Secretário de Planejamento e Coordenação Geral e Presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), a prefeitura, junto com o CDL e a Acircan,

já definiram as ações.

“Já no mês de março o nosso planejamento é ter em todos os finais de semana eventos de aniversário, no início do mês teremos abertura com divulgação promocional, ações e horários definidos. Teremos um evento estadual de Motocross, Encontro de Carros Antigos, Feira de Artesanato Regional e também a primeira Feira Gastronômica do município, que será uma parceria com o Núcleo de

Gastronomia da Acircan”, comentou Fernando.

A festa de 142 anos de Campos Novos, será realizada na Praça Lauro Müller sendo que no dia 29 de março a Banda Opus Dei será a atração, e no dia 30 de março, o show fica por conta do Padre Ezequiel Dalpozo. De acordo com Buzzi, neste dia também haverá apresentações dos artistas da terra ao longo do dia.

“No que se refere ao aniversário,

queremos que as famílias venham até a praça, participem do corte do bolo, interajam com os serviços que nossos parceiros oferecerão, prestigiem as exposições, comprem produtos do município, tragam as crianças para brincarem nos brinquedos infláveis. Que esse momento seja das famílias”, enfatizou.

Haverá também na programação eventos ligados ao esporte como o Passeio Ciclístico e a Corrida Rústica.

IMPORTANTE

Informamos que é expressamente proibida a entrada de pessoas não autorizadas nas áreas de operação da UHE São Roque, incluindo a barragem e áreas próximas, escritórios e casa de máquinas Além de invasão de propriedade privada, o acesso de pessoas não autorizadas representa sérios riscos à saúde e integridade dos invasores Caso seja identificado o acesso de pessoas não autorizadas nas áreas de operação da usina, as autoridades serão acionadas para que sejam tomadas as medidas legais.

PROGRAMA DE MONITORAMENTO E MANEJO DA FAUNA

OTERRESTEPrograma de Monitoramento e Manejo da Fauna possui o objetivo de monitorar a fauna silvestre nas áreas de influência da UHE São Roque Através de campanhas trimestrais é avaliada a distribuição, densidade e saúde de espécies de anfíbios, répteis, aves e mamíferos, presentes nas Áreas de Influência da UHE São Roque As atividades de monitoramento são importantes para a conservação da biodiversidade e para entender como as alterações no ambiente afetam as populações animais.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2023 8 COMUNIDADE
(49) 3549-0389 ouv doria uhesaoroque@uhesaoroque com br Estrada São Roque S/N - Zona Rural - Vargem /SC
Figura 1- Acesso restrito
Fonte: Programa
Mon toramento
fauna Terrestre
UHE São Roque - ECOAMA 2022
Figura 2- Onça-Parda (Puma concolor)
de
e Manejo da
da
Banda Opus Dei e Padre Ezequiel Dalpozo serão as atrações da Festa Campos Novos 142 anos *Fotos: Divulgação

uEXPOCAMPOS

A realização da Expocampos 2023 é de responsabilidade da Prefeitura de Campos Novos, juntamente com o Sindicato dos Produtores Rurais, Câmara de Dirigentes Lojistas e Acircan. O evento será realizado no Parque de Exposições Leônidas Rupp, com a seguinte programação:

uSexta-feira 31/03: Paulinho Mocelin e Diego & Victor Hugo;

uSábado 01/04: PPA (Pedro Paulo e Alex) e Gustavo Mioto;

uDomingo 02/04: Reference Band e Projeto Infantil Princesa do Gelo e César Menotti e Fabiano;

O Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Luiz Sérgio Gris, explanou à imprensa que a intenção do sindicato, junto com a prefeitura, é realizar o evento com menos recursos e a ideia da mudança de data já está causando esse impacto.

“Mesmo sendo uma época difícil para o produtor rural devido à colheita, nós vamos nos adequar e inovaremos trazendo exposições de animais rústicos, julgamento de raças, leilão e o Ovelhaço, tudo isso fazendo cada vez mais, com menos recursos”, comentou Gris.

Segundo o Secretário de Administração e Finanças, Vilmar Antônio Ferrão Júnior, o investimento total será praticamente o mesmo do ano passado.

“A nossa última edição custou

aproximadamente um milhão e seiscentos mil reais, neste ano estaremos trabalhando com esses valores, essa rúbrica não recebe grandes incrementos e nós fazemos a reposição. Nossa intenção é buscar os parceiros, patrocinadores, investidores de stands e espaços. Este ano também teremos uma diferenciação na nossa Praça de Alimentação, antigamente repassávamos para as entidades e nesta edição estaremos fazendo uma licitação. O recurso é público e será usado da melhor forma”, ressaltou o Secretário.

Ferrão informou ainda que as estruturas atuais de alimentação no parque serão demolidas, e através de licitação, tudo será de responsabilidade de quem participar, nisso estão cadeiras, mesas, barracas e outros itens. Dentro do edital ainda está sendo estudado uma forma de reservar alguns espaços para investidores camponovenses.

“Queremos sim ter essa programação de shows em destaque, mas é também trazer movimento econômico, mostrar nossas empresas, produtos, ani-

mais, o que temos de melhor. Mostrar nossa economia, fomento, fazer network conversar com o consumidor, mostrar o que cada um produz. Além disso, este ano queremos destacar nossa gastronomia e um ambiente para compartilhar com a família”, destacou Ferrão.

O secretário também relatou que em 2022, a administração usou o mesmo valor de base, mas com um número menor de artistas. Somente na Expocampos serão 06 shows, somando as bandas da festa do município (02 bandas), o valor ficará em 942 mil reais.

Os valores de cada show ficaram definidos da seguinte forma: Paulinho Mocelin (30 MIL), Diego & Victor Hugo (205 MIL); PPA (Pedro Paulo e Alex) (210MIL), e Gustavo Mioto (260MIL) e Cesar Menotti e Fabiano (273 MIL) e Reference Band e Projeto Infantil Princesa do Gelo (15 MIL); Para a festa do município ficaram os shows: Banda Opus Dei (25 MIL) e Padre Ezequiel Dalpozo (24 MIL).

Segundo o Prefeito Marco, a administração pretende fazer maiores investimentos em segurança e principalmente nos estacionamentos. A infraestrutura elétrica também ganhará incremento, sendo de responsabilidade do Sindicato dos Produtores Rurais.

A Expocampos terá programação gratuita. As alas ‘VIPS’ para os shows terão comercialização e uma parte dos lucros será destinada à Fundação Hospitalar Dr. José Athanázio.

Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2023. www.jornalceleiro.com.br 9 COMUNIDADE
*Fotos: Divulgação

VARGEM

Serviços de Saúde e bem-estar são oferecidos

pela Administração

Agricultura: Produtores utilizam horas/máquinas para silagem

Pilates e Fisioterapia são oferecidos gratuitamente através da Secretaria de Saúde.

Profissionais qualificados e um espaço adequado foram pensados cuidadosamente pela Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, para levar serviços de Pilates e Fisioterapia gratuitamente para a população vargense. Força muscular, capacidade respirató-

ria, flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora e consciência corporal são alguns dos benefícios da prática das modalidades.

Como profissional de saúde por formação, a prefeita Milena Lopes entende que disponibilizar tais serviços proporciona mais saúde e bem-estar da população. Ladeada por uma equipe competente, a chefe do Executivo preza pela qualidade e o cuidado das pessoas.

Administração promoveu ações focadas em saúde mental

Máquinas da Administração Municipal trabalham nas propriedades rurais nas comunidades do interior. Com as horas/máquinas, agricultores tem economia de 50% nos custos de produção.

A Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura, oferece o serviço de horas/máquinas para auxiliar o produtor no corte de silagem, que vem sendo realizado desde o início de janeiro, a partir das demandas marcadas. Com o apoio da Administração, o homem do campo já está trabalhando para garantir a reserva de alimentos para seus animais.

Na última semana, as máquinas da Secretaria entraram em ação em uma propriedade com atividade de bovinocultura de leite. Foram 2,5 hectares de milho plantados para garantir a silagem para os animais.

Com forte potencial agropecuário, a Secretaria atua para contribuir com a produtividade e rentabilidade do produtor rural. O suporte dado pela Administração Municipal é importante para a economia, pois com as horas cedidas, o produtor consegue diminuir os gastos em até 50%, ou seja, os custos de produção são diminuídos.

Secretárias se reúnem com Fiesc/Sesc para alinhar projetos

'Ter saúde mental é fator imprescindível para a qualidade de vida das pessoas". Como a campanha deste mês foi focada neste tema, a Administração Social, através da Secretaria de Saúde, promoveu ações em saúde voltadas para a saúde mental.

Na última semana de janeiro, os profissionais de saúde realizaram uma tarde com muitas atividades relaxantes: massagens com pedras quentes, aromaterapia, auriculoterapia, reike e acupuntura. A comunidade compareceu e aproveitou bastante os serviços oferecidos.

Visionária e eficiente, a Administração Municipal é focada no crescimento e desenvolvimento do município e da população vargense.

Para promover mais oportunidades para o município, são realizadas parcerias com diversas entidades que desenvolvem e fomentam inovações e novos serviços.

Durante a semana, as secretarias

Daniele Cavali (Administração), Isaura Dalcanalle (Educação) e Adriana Correa (Saúde), se reuniram com representante da Fiesc/Sesc para alinhar projetos para o ano de 2023. Saúde, Educação, Assistência Social, Administração, Agricultura, Obras e demais demandas estiveram na pauta da reunião. Na oportunidade, as secretarias também definiram o calendário de obras, serviços e melhorias de 2023.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2023 10 REGIÃO
*Fotos e Informações: ASCOM/PMV *Fotos e Informações: ASCOM/PMV

É tempo de colheita.

Neste dia 21 de janeiro, a Coocam completa 30 anos de história. Durante todos esses anos, semeamos confiança e, agora, é tempo de colher os resultados dessa trajetória de muito trabalho, cooperação e crescimento. Porque, para nós, essa conquista é de todos: associados, produtores parceiros, fornecedores, colaboradores e comunidade.

E certos de que a nossa cooperativa é terra fértil, estamos felizes em celebrar esse marco apresentando a atualização da nossa marca, redesenhada para fortalecer a comunicação dos nossos valores e a relação com você.

É tempo de colheita - e o início de um novo ciclo de prosperidade.

Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2023. www.jornalceleiro.com.br 11 PUBLICIDADE
Conheça a nossa
história

Quem vai comandar a Câmara Federal, o Senado e a Alesc

Os presidentes das Casas Legislativas, eleitos por seus pares na abertura da atividade parlamentar, discursaram falando em harmonia dos Poderes e preservação da democracia

Fevereiro teve início com a posse de parlamentares eleitos em outubro passado, marcando a abertura do ano legislativo e a definição da presidência e da mesa diretora da Câmara Federal, do Senado e das assembléias estaduais, para o biênio 2023–2024.

CÂMARA FEDERAL

Apoiado por um único bloco parlamentar reunindo 20 partidos, incluindo duas federações, o deputado Arthur Lira (PP-AL), foi reeleito para a presidência da Câmara Federal. Ele obteve 464 votos no painel eletrônico da Casa, a maior votação absoluta de um candidato à Presidência da Câmara, considerados os registros dos últimos 50 anos.

O bloco parlamentar que apoiou Arthur Lira reúne a Federação Brasil da Esperança (PT, do presidente Lula, PCdoB e PV) e o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro. Também integram o bloco: União Brasil, PP, MDB, PSD, Republicanos, Federação PS-

DB-Cidadania, Podemos, PSC, PDT, PSB, Avante, Solidariedade, Pros, Patriota e PTB. De fora desse elástico arco partidário, o deputado Chico Alencar (Psol-RJ), obteve 21; e o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) 19 Mesa diretora - Os deputados elegeram ainda os demais membros da Mesa Diretora, em acordo previamente realizado: Foram

eleitos:

sidente e vice-presidente da República, o presidente da Câmara dos Deputados tem o decisivo papel de fazer o governo andar, colocando em pauta para votação as propostas vindas do Executivo ou dos próprios deputados. Cabe à Câmara também, fiscalizar a aplicação dos recursos pelos Poderes da União.

SENADO

(MDB-PB): 2ª Vice-Presidência: Rodrigo Cunha (União-AL); 1ª Secretaria: Rogério Carvalho (PT-SE); 2ª Secretaria: Weverton (PDT-MA); 3ª Secretaria: Chico Rodrigues (PSB-RR); 4ª Secretaria: Styvenson Valentim (Podemos-RN).

pressão dos parlamentares ao confirmar o voto em Nadal.

1ª Secretaria:

1ª Vice-Presidência: Marcos Pereira (Republicanos-SP); 2ª Vice-Presidência: Sóstenes Cavalcante (PL-RJ);

Luciano Bivar (União-PE);

2ª Secretaria: Maria do Rosário (PT-RS); 3ª Secretaria: Júlio Cesar (PSD-PI);

4ª Secretaria: Lucio Mosquini (MDB-RO). Na suplência, ficaram: Gilberto Nascimento (PSC-SP), Pompeo de Mattos (PDT-RS), Beto Pereira (PSDB-MS) e André Ferreira (PL-PE).

Vital - Terceiro na linha sucessória, em caso de vacância nos cargos de pre-

Com o declarado empenho do Governo Federal e com plena satisfação do Supremo Tribunal Federal (STF), Rodrigo Pacheco (PSD-MG) irá comandar a Casa por mais dois anos. Conquistou 49 votos, ficando à frente de seu adversário, Rogério Marinho (PL-RN), que obteve o apoio de outros 32 parlamentares. Também na disputa, Eduardo Girão (Podemos-CE) desistiu em favor da candidatura de Marinho.

Mesa Diretora - Na votação da chapa única apresentada, foram eleitos:

1ª Vice-Presidência: Veneziano Vital do Rêgo

Mesmo com a maior bancada de senadores (14), o PL, partido do ex-presidente Bolsonaro, não teve representante na mesa diretora. Estava na disputa do cargo com o União Brasil, mas abriu mão da indicação em nome do consenso da chapa única, que não contemplou mulheres nem representantes das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Sem freios - Além de legislar, cabe ao Senado, dentre outras funções, processar e julgar o presidente da República e o vice, os ministros de Estado, o procurador-geral da República, o advogado-geral da União e os ministros do STF, nos crimes de responsabilidade. Em função da

vigência do foro por prerrogativa de função (o chamado foro privilegiado) os senadores (e todos os que se enquadram no foro privilegiado) são julgados pelo STF. Em vista disso, muitos parlamentares defendem a derrubada desse foro para que os senadores possam exercer com mais independência o papel de freios e contrapesos na atuação dos Poderes, em especial do STF.

ALESC

A eleição da presidência e da mesa diretora da Assembleia Legislativa para o biênio 2023-2024 foi resultado de muita conversa. Dos 40 deputados, 38 deles votaram favoravelmente ao nome do deputado Mauro de Nadal (MDB), candidato único, uma vez que o outro postulante, José Milton Scheffer, também do MDB, abriu mão da candidatura em favor de seu correligionário. A necessidade de união, de harmonia e de fortalecimento da Assembleia Legislativa de Santa Catarina foi a ex-

Agradecendo a todos os parlamentares que o levaram ao posto, em especial ao José Milton Scheffer, que abriu mão da candidatura, Nadal reiterou que manterá relacionamento de alto nível, respeitoso e de muita harmonia entre os Poderes. Disse esperar uma grande legislatura em favor dos municípios, estreitando a parceria com a Fecam, e que manterá seu gabinete de portas abertas a todos os parlamentares.

Mesa diretora - A chapa de consenso eleita ficou assim constituída:

1ª Vice-Presidência:

Maurício Eskudlark (PL);

2ª Vice-Presidência: Rodrigo Minotto (PDT); 1ª

Secretaria: Paulinha (Podemos);

2ª Secretaria: Padre Pedro Baldissera (PT);

3ª Secretaria: Marcos da Rosa (União Brasil); 4ª

Secretaria: Delegado Egídio Ferrari (PTB).

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2023 12 ESTADO
A RCN é veiculada semanalmente em 40 jornais de Santa Catarina e vista por mais de 600 mil pessoas
SC www.adjorisc.com.br
RCN 717 | rcnonline.com.br RODOLFO
AL
ESPÍNOLA / AGÊNCIA
Mauro de Nadal (MDB) será o presidente da ALESC no biênio 2023-2024 Na Camarâ dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL) foi reeleito por mais dois anos No Senado, Rodrigo Pacheco (PSD/MG) também foi reeleito para presidência da Casa
PUBLICIDADE? Anuncie em um jornal de GRANDE CIRCULAÇÃO. Entre em contato conosco: (49) 98828.2224
JEFFERSON RUDY/AGÊNCIA SENADO

Tá na mão decidir e transformar.

Você sabe porquê a sua participação na Assembleia é importante?

No Sicredi você pode decidir e transformar junto um futuro mais próspero para todos. Por meio das Assembleias, os associados participam das decisões da Cooperativa, o que reflete na sua vida e na região onde você vive. Isso acontece através do ciclo virtuoso de desenvolvimento, em que você investe no Sicredi e os resultados são reinvestidos na comunidade.

Como associado Sicredi, você tem um poder especial. Confira a data das Assembleias 2023 no seu município.

sicredi.com.br/altosdaserra/assembleias

Para saber mais, procure a sua agência.

Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2023. www.jornalceleiro.com.br 13 PUBLICIDADE

Dias de Campo Coocam iniciam neste final de semana no Mato Grosso

Os eventos técnicos iniciam neste sábado (11), na filial de Ribeirão Cascalheira.

Vitrine de inovações e tecnologias disponíveis no mercado do agro serão apresentadas nos eventos técnicos da Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam), a partir do próximo sábado (11). Os parceiros comerciais irão exibir as novidades em manejo de culturas, grãos, produtos e insumos, os quais auxiliam na rentabilidade e produtividade das lavouras, facilitando a vida do produtor rural.

A filial do estado do Mato Grosso abre o calendário. O evento técnico acontecerá em Ribeirão Cascalheira, na Fazenda Floresta, a partir das 9h da manhã.

No município de Curitibanos (SC), o Dia de Campo acontecerá dia 25 de fevereiro, com transmissão ao vivo pelo Canal da TV Coop. O evento também ocorrerá na filial do Barracão (RS), dia 02 de março.

Os Dias de Campo Coocam são

PROCEDIMENTO COMUM CÍVEL Nº 5000931-32.2020.8.24.0014/SC

AUTOR: SAO ROQUE ENERGETICA S.A.

RÉU: KAROLINE APARECIDA RAUEN DE GOSS

RÉU: ANTONIO AUGUSTO NUNES GOSS

RÉU: ANA VITORIA NUNES GOSS (CIVILMENTE INCAPAZ - ART. 110, 8.213/91)

RÉU: CLEOMAR DE FATIMA NUNES (CÔNJUGE, PAI, MÃE, TUTOR, CURADOR OU HERDEIRO NECESSÁRIO)

RÉU: MAURICIO GOETTEN DE GOSS

RÉU: MAICON ROBERTO GOETTEN GOSS

RÉU: JOSE ARNILTON GOSS

RÉU: KATHLEEN CRISTINE RAUEN DE GOSS

RÉU: IRINEU ALVES DE GOES (SUCESSOR)

RÉU: KARINE TERESINHA RAUEN DE GOSS CONSTANTINI

RÉU: VERA LUCIA RAUEN

RÉU: MARIA DAS DORES DE GOSS

RÉU: FRANCISCO DE ASSIS GOSS

RÉU: CLARA RAMOS DE GOSS (ESPÓLIO)

RÉU: ESPÓLIO DE HENRIQUE ALVES DE GOES (ESPÓLIO, SUCESSÃO)

EDITAL Nº 310038469545

JUIZ DO PROCESSO: CARLOS HENRIQUE GUTZ LEITE DE CASTROJuiz de Direito. Citando(a)(s): Eventuais interessados. Prazo do Edital: 10 dias. Descrição do Bem: Um terreno rural com área de 3,0087 ha, de área localizada na comunidade de Sítio dos Linhares, Ma rombas, município de Brunópolis - SC, conforme matrícula n. 2.879 do CRI da Comarca de Campos Novos - SC. Medida Liminar Concedida: Isto posto: DEPOSITADO o valor apurado na avaliação prévia, com base no art. 15 do Decreto Lei acima citado, DEFIRO a liminar pleiteada na inicial, independentemente da citação dos requeridos. Expeçase o competente mandado de imissão da posse da área elencada na inicial e descrita nos mapas e memoriais descritivos, podendo o Oficial de Justiça valer-se da força policial caso necessário. Cumpridas as formalidades legais atinentes à imissão provisória da autora na posse da terra, ofi cie-se ao Registro de Imóveis para que proceda a averbação provisória. IV - Proceda-se a inclusão, no polo passivo, dos sucessores de Irineu Alves de Goes elencados no evento 48, quais sejam, Vera Lúcia Rauen, Ka rine Teresinha Rauen de Goss Constantini, Karoline Aparecida Rauen de Goss e Kathleen Cristine Rauen de Goss. Na mesma oportunidade, proceda-se o cadastro do procurador constituído. V - Atentando-se aos avisos de recebimento colacionados nos eventos 51/52, cite-se a parte requerida, Clara Ramos de Goss e Maria Ramos de Goss, por mandado. Na mesma oportunidade, intime-se acerca da avaliação efetivada no evento 63. VI - Sem perder de vista que o aviso de recebimento anexado no evento 42 foi recebido por terceira pessoa, renove-se a citação de Francisco de Assis Goss, por mandado ou ARMP. Na mesma opor tunidade intime-se acerca da avaliação efetivada no evento 63. VII - Em relação ao sucessor José Arnilton, a fim de obter seus dados cadastrais/endereço, determino a consulta por meio do sistema Infoseg, utilizan do-se como parâmetro o nome de sua mãe Clara Ramos de Goss. Com a informação, cite-se e intime-se da avaliação efetivada. Inexitosa a providência, desde já defiro sua citação por edital. Decorrido o prazo sem oferecimento de manifestação, determino a nomeação de curador, por meio do Sistema de Assistência Judi ciária Gratuita do Poder Judiciário de Santa Catarina (AJG/PJSC). VIII- Tudo cumprido, retornem os autos conclusos para saneamento. IX - Intime-se. Cumpra-se. Pelo presente, a(s) pessoa(s) acima identificada(s), atualmente em local incerto ou não sabido. Pelo presente, a(s) pessoa(s) acima identificada(s), atualmente em local incerto ou não sabido, FICA(M) CIENTE(S) de que neste Juízo de Direito tramitam os autos do processo epigrafado e INTIMADA(S) da concessão da medida liminar, com imissão de posse provisória do autor sobre a área litigiosa, transcrita na parte superior deste edital.

Documento eletrônico assinado por LUCINÉIA CRISTINA TALAMINI, Chefe de Cartório Substituta, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc1g.tjsc.jus.br/eproc/externo_controlador.php? acao=consulta_autenticidade_documentos, mediante o preenchimento do código verificador 310038469545v3 e do código CRC 46e7f37c.

Informações adicionais da assinatura:

Signatário (a): LUCINÉIA CRISTINA TALAMINI Data e Hora: 6/2/2023, às 12:25:9

eventos diferenciados, onde o foco principal é beneficiar os clientes da cooperativa, através de conhecimento. “Os Dias de Campo buscam aproximar o homem do campo à cooperativa, com informações sobre novos produtos das empresas parceiras e as novas técnicas disponíveis no mercado, isso tudo, nos campos de-

coordenador dos Dias de Campo. Os eventos técnicos da cooperativa acontecem de maneira participativa, no formato de grupos, onde juntos os produtores avaliam os campos das empresas parceiras e a maneira de aplicabilidade dos produtos, além de conhecer as inovações tecnológicas e os novos cultivares. O

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2023 14
5000931-32.2020.8.24.0014 310038469545 .V3
*Foto e Info: ASCOM/COOCAM AGRONEGÓCIO
Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2023. www.jornalceleiro.com.br 15 PUBLICIDADE
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2023 16 PUBLICIDADE
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.