1754

Page 1

ESPECIAL

1 Quinta-feira, 10 de Novembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br Pág. 04 Pág. 06 Pág. 10 Pág. 07
Homens são convocados para cuidar da saúde.
Novembro Azul:
Governo
SC libera R$ 32 Milhões para modal ferroviário. Desde 1992 - Ano XXX - EDIÇÃO 1754 s Campos Novos-SC, Quinta-feira, 10 de Novembro de 2022 s www.jornalceleiro.com.br s R$ 2,00 OCELEIRO R Pág. 09 COMUNIDADE SAÚDE ESTADO
Carol Berlanda é a nova referência feminina do Agro Brasileiro. Centro de Equoterapia da AMA é o maior do Brasil em atendimentos.
de

EDItORIal

Uma importante parcela da população bra sileira está com medo de se expressar. É proibido se pronunciar, fazer questionamentos, se posicionar. Ma nifestações permitidas pela nossa Constituição, de um Estado Democrático de Direito, são chamados de anti democráticos; o cidadão brasileiro está calado, e expe rimenta discutir as decisões que vem lá de cima?! - Gol pista! Para aprender, fique sem suas redes sociais e não ouse voltar ao assunto!

No ano da Copa, em pleno 2022, faltando menos de 10 dias para o início dos jogos, a sociedade brasileira permanece imbuída em outras pautas, e pou co interesse manifesta para a nossa seleção. Já estão de finidos quem serão os nossos adversários, quem será o nosso treinador e quem ele vai levar para o Catar. Mas pera aí, Daniel Alves vai para a Copa?! A convocação do futuro camisa 13 da seleção vem sofrendo grandes objeções por parte da opinião pública, mas não se atreva a pedir para o Tite os motivos que o fizeram colocá-lo na lista final!

Ninguém questiona a carreira vitoriosa de Daniel Alves, o jogador com mais títulos oficiais na história do futebol mundial! Porém, o assunto não está relacionado ao passado, mas sim à convocação de um atleta de 39 anos, que atua na Liga Mexicana de Futebol e que desde setembro está em inatividade. Mas por quê Tite resolveu levá-lo e não outro atleta, em melhor fase e que estivesse disputando uma liga mais forte?

A jornalista Patrícia Lopes, da beIN Sports (rede de televisão por assinatura), usou uma enquete publicada no Twitter para exemplificar a desaprovação pelo chamado do experiente lateral-direito. Em segui da, perguntou ao comandante do Brasil como ele lidava com a 'pressão popular'.

Tite por sua vez, deixou a postura elegante de lado para responder de forma sarcástica a indagação. Como se estivesse falando para uma iniciante na profis são, sugeriu que a jornalista fizesse uma pergunta pró pria dela. O técnico da seleção ainda deu entender que a manifestação dos internautas não refletia na opinião dos 220 milhões de brasileiros e completou dizendo que não estava ali para agradar as pessoas.

Tite, vai para a segunda Copa do Mundo, ja mais um treinador brasileiro que perdeu um Mundial com a seleção teve uma segunda chance, mas o Sr. Ade nor Bachi terá. Com todos estes anos no ambiente do futebol, como atleta e como técnico, Tite deveria saber que é ofício do jornalista perguntar e, como neste caso, atuar como canal de comunicação da opinião pública, por isso, muitos manuais chamam os meios de comuni cação de quarto poder.

O treinador do Brasil também foi elogiado pela convocação, a maioria dos atletas presentes na lista são inquestionáveis, mas e os questionáveis, não pode remos questionar, Tite? O torcedor brasileiro que já não se interessa mais pela seleção como outrora, agora está se perguntando: o treinador da nossa seleção também aderiu à censura ou só está proibido questionar?

PARCEIROS:

Pessoas & Empresas cOlunistas

A nova métrica para avaliação das empresas que os investi dores usam para avaliar seus investimentos é o ranking ESG (Environ mental, Social, Governance) ou ASG (Ambiental, Social e Governança - em português)

Essas 3 palavras definem um conjunto de padrões, compor tamentos e ações nas áreas do cuidado ambiental, dos valores sociais e da gestão que a empresa pratica e é um critério usado para ranquear as empresas e ajudar pessoas a investir, o que também pode ser um diferencial para profissionais na hora de decidir acessar um cargo.

VAMOS PARA O S: O SOCIAL

Para um município, ter em seu território uma empresa bem posicionada dentro desses padrões, também é motivo de valorização da cidade.

Para a empresa, como é possível subir no ranking, sem inves tir todo seu lucro em ações ambientais, sociais e de governanças?

Para algumas ações, não tem jeito, a empresa precisa colocar a mão no bolso e fazer, mas para muitas outras, existem as chamadas LEIS DE INCENTIVOS FISCAIS.

COMO FUNCIONAM ou COMO A EMPRESA PODE ACESSAR

ESSES BENEFICIOS??

As empresas tributadas no lucro Real, podem destinar em torno de 10% do IR devido para projetos previamente aprovados em órgãos competentes e abater no momento do pagamento desse impos to, sendo:

- 4% em projetos Culturais; - 1% em projetos Esportivos (a partir de 2023 será 2%) - 1% para o Fundo da Infância e da Adolescência; - 1% para o Fundo do Idoso;

- 1% para o Pronas (suspensa - em processo de revisão); - 1% para o PRONON (suspensa - em processo de revisão); - 1% para projetos de reciclagem (a partir de 2023);

As empresas tributadas no lucro presumido e que pagam ICMS, podem destinar percentuais desse imposto para projetos pre viamente aprovados, de acordo com as normas internas de cada estado da Federação (nem todos os estados adotam essa política de leis de incentivos fiscais);

OU SEJA

É possível fazer ações sociais e ambientais investindo em pro jetos e abatendo dos impostos.

Por: Magna Regina Coach Empresarial Empreendedora Presidente do Instituto Humaniza Contato: (54) 9977-2062

As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

de Novembro de 2022. 2
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 10
COTIDIANO
Tite, você fala muito, muito, muito!
Como sua empresa pode cumprir o S da sigla ESG, sem tirar dinheiro do caixa
Fundado em 25 de Junho de 1992 COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI CNPJ: 12.188.377/0001-03 Rua: Valentin Suzin, 1056, Bairro Bom Jesus Campos Novos - Cep: 89620.000 Contato: (49) 9 8828.2224 As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal. Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti Diagramação/Arte: Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC Jornalista: Orli Ricardo - MTB 5242/SC 11/2022 OCELEIRO Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem.
>Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). >Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan).
Jornal
>Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori)
Gráfica Araucária/Lages-SC
Contatos: Redação: redacaooceleiro@gmail.com Comercial: oceleirocomercial@gmail.com Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com Impressão:
Tiragem: 1.500/Exemplares/Semana
3 Quinta-feira, 10 de Novembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br COPA DO MUNDO

Dedicação e Liderança: A trajetória da mais nova referência feminina do Agro Brasileiro

É impossível falar da vida de Carolini Berlanda sem falar do Agro. Há 16 anos atua no ramo do cooperativismo e agronegócio com programas de desen volvimento para lideranças, funcionários e quadro social. É palestrante e instruto ra, treinadora e mentora de Lideranças em empresas do agronegócio e coopera tivas brasileiras. Carolini roda o Brasil e, inclusive, concede entrevista ao Jornal O Celeiro, diretamente da cidade de Jataí, no estado de Goiás, local onde ministrou pa lestra para a empresa Núcleo Agrícola, em parceria com a multinacional BAYER, no programa Conexão Mulheres no Agro.

Filha de produtor rural, viveu a infância dentro do agronegócio no muni cípio de Vargem – SC e foi de lá, que veio o amor pelo Agro e pelo Cooperativismo. O trabalho e os estudos a fizeram pegar as malas e se mudar para Campos Novos, atuou por nove anos numa cooperativa, onde teve oportunidade de conhecer me lhor o segmento e ter contato com produ tores de várias regiões.

Após essa trajetória de mui ta expertise e conhecimento, criou a sua própria empresa, com foco em trabalhos no cooperativismo e no agronegócio. Por meio dela, trabalhou por alguns anos em uma das maiores empresas de Consulto rias do Agro do País, com sede no estado de Minas Gerais, a parceria a levou a rodar vários estados brasileiros, conhecendo as cooperativas de quase todo o Brasil.

Ao longo destes anos, acumulou muita bagagem na prática e vasto conheci mento, alinhado às experiências a campo, sempre esteve investindo em capacitação,

através de especializações, MBA, forma ções e participações em grandes eventos e congressos do agro e de desenvolvimento pessoal.

Moradora de Campos Novos, Carolini é mais uma personalidade local que vem ganhando destaque por todo o Brasil, por meio de seus treinamentos, pa lestras e mentorias voltadas ao segmento do Agronegócio, atendendo cooperati vas, multinacionais como BAYER e BASF, além de revendas e demais empresas do agro em todo o Brasil, como veremos a seguir na nossa Reportagem Especial: Como você despontou pro fissionalmente? Tudo na minha vida aconteceu muito rápido, de forma natural, no tempo certo e da forma certa. Acredito muito na proteção divina e nos direciona mentos de Deus. E minha vida sempre foi direcionada pelas ações de Deus.

Desde os meus 21 anos fui pro fessora em cursos técnicos focados em liderança e desenvolvimento pessoal, pos teriormente ministrei algumas aulas em universidades da nossa região.

Falar para as pessoas, trans formar e ajudá-las a encontrarem o seu potencial e a sua transformação pessoal sempre foi minha paixão. E no agro não foi diferente.

Eu fui me especializando, no iní cio batendo em algumas portas mostran do meu trabalho e tentando ser conheci da no agro. Tive muitas oportunidades e mãos estendidas, clientes maravilhosos que o agro me deu e que permanecem co migo até hoje, clientes de muitos anos.

Assim as coisas foram aconte cendo e os trabalhos foram se expandindo de um cliente para outro, de um estado para outro, até atingir o Brasil como um todo.

Sempre tive como lema de vida “baixe sua cabeça, trabalhe, dê o seu me lhor e não se desvie do caminho que você traçou”, e através desse pensamento mui tas coisas foram acontecendo na minha vida profissional.

Atualmente eu atendo cooperati vas, multinacionais, revendas, proprieda des rurais, fazendas de todo o Brasil. O Sul ainda é a minha região mais atuante por questões de logística, mas também execu to projetos em outros estados como Goiás, São Paulo, Mato Grosso, entre outros.

Quais trabalhos você oferece atualmente? Atualmente eu atuo com trabalhos de consultoria, treinamentos e palestras. Com foco em Projetos para liderança feminina no Agro, bem como projetos para Jovens Sucessores no Agro; Planejamento estratégico e organização de processos nas propriedades rurais, visto

que uma propriedade rural é uma empre sa a céu aberto e precisa ser profissiona lizada cada vez mais; Projetos em Desen volvimento de LIDERANÇA; Projetos em Alta Performance em Vendas; Projetos em Excelência no Atendimento ao Cliente; e demais, todos com foco em Desenvolvi mento Humano e Alta Performance pes soal e profissional.

De onde surgiu a ideia? Sem pre tive o sonho de ter minha própria em presa, ser empreendedora, lembro de um curso que fiz de Auto desenvolvimento que falava sobre sonhos, e que eu coloquei como foco, ter uma empresa de Consulto ria e Treinamento.

Mas a ideia estava somente na minha cabeça, dois anos mais tarde, a vida me levou para esse caminho, a ideia que já existia teve a possibilidade de ser concreti zada. E com a alta demanda por trabalhos, projetos novos, tudo foi acontecendo de forma natural.

Agradeço hoje a Deus, pois atra vés disso, hoje eu faço o que eu amo, ajudo as pessoas e contribuo para um mundo e um AGRO melhor.

Você tem um público espe cífico? Atuo com todos os públicos, em presas privadas, associações comerciais, atendimentos individuais de Coaching e Mentorias com foco em empreendedo rismo, desenvolvimento de carreira e li derança. Pela expertise e experiência no AGRO , atualmente meu público maior e principal são cooperativas (agropecuárias, e bancos cooperativos), multinacionais e empresas do Agro, como revendas agrí colas, propriedades rurais e fazendas com trabalhos e projetos in loco.

O amor pelo AGRO e a experiên cia me levou a focar mais nessa área, mas atuo em todos os setores e empresas.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 10 de Novembro de 2022. 4 ESPECIAL
Carolini Berlanda fala da sua história de vida e a missão de levar o Agro para todo o País. Carolini Berlanda *Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal
5 Quinta-feira, 10 de Novembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br VARIEDADES

Centro de Equoterapia da AMA é o maior do Brasil em atendimentos

Estrutura física de qualidade e profis sionais capacitados permitem evolu ção a curto prazo dos praticantes.

Com pouco mais de 1 ano e meio de atividades, o Centro de Equoterapia da AMA (Associação dos Pais e Amigos dos Autistas), localizado no município de Campos Novos, é o maior do Brasil em números de atendimentos, são 400 pes soas atendidas de forma gratuita de 15 municípios do entorno. O centro é filiado à ANDE Brasil e nesta primeira fase de projeto, conta com 16 funcionários, sen do um deles o Coordenador Pedagógico, Fernando Calil, que coordena o projeto juntamente com a Diretora da AMA, Vera Ottoneli Durli.

De acordo com Vera, para a construção do Centro de Equoterapia, foi captado o valor através de incentivos fiscais via FIA (Fundo para Infância e Adolescência), por meio de doações de grandes empresas, sendo a ENERCAN e BB Seguros, as maiores patrocinadoras deste projeto, empresas de porte nacional que acreditaram no município de Campos Novos para que fosse possível concluir esta parte física do projeto.

Ainda conforme a Diretora, toda

equipe que trabalha no centro de equo terapia possui capacitação avançada e certificação da ANDE Brasil (Associação Nacional de Equoterapia). Vera, também enaltece os resultados obtidos pelos prati cantes por meio da equoterapia.

“A terapia em cavalos é de extre ma importância, o que a equoterapia traz de benefício para o praticante, para o au tista, a pessoa com deficiência, é fantásti co. Para se ter uma ideia, numa sessão de 30 a 40 minutos, são quase 3 mil ajustes tônicos, é muito positivo e os benefícios

que ela traz a curto prazo”, ressalta Vera.

Para o funcionamento do centro neste formato, com estes profissionais e com o atual número de atendimentos, só foi possível devido à captação de um alto investimento via PRONAS, o que vai sus tentar a manutenção dos primeiros dois anos do projeto, ou seja, até fevereiro de 2023.

“Temos este vínculo via PRO NAS até fevereiro do ano que vem, após este período ele permanece para a ins tituição AMA e vai continuar sendo um dos maiores do Brasil em número de aten dimentos. Quando se encerrar o recurso do PRONAS, não serão mais abertas as vagas para municípios do entorno de for ma gratuita, depois ficará sendo oferecido para usuários da AMA e temos a intenção de estarmos realizando alguns convênios com algumas instituições aqui do muni cípio, como a ACADAV, além de outros municípios que vem nos procurando para firmarmos convênio, mas aguardamos o Ministério da Saúde para sabermos como iremos proceder no prosseguimento deste projeto” explicou Vera.

Quanto à equipe, as contratações também dependerão da fonte de recurso

desta nova etapa do projeto. A título de informação, para funcionar um Centro de Equoterapia, a equipe mínima exigida pela ANDE Brasil é de um fisioterapeuta, um pedagogo, um profissional de equita ção e alguns profissionais da área de psico logia e medicina. Hoje o local conta com uma equipe de 16 funcionários, sendo a equipe mais completa que um centro de equoterapia pode possuir.

“Hoje nós temos um médico res ponsável por toda a equipe e pela primeira avaliação do praticante, um médico vete rinário, uma tratadora responsável pelos animais, nós temos pedagogos, dois pro fissionais da psicologia, dois da fonoau diologia, dois de fisioterapia, um terapeuta ocupacional, e o nosso Coordenador Pe dagógico que também é um TO”, comple mentou Vera.

Para a prática das terapias o cen tro dispõe de seis animais, todos eles fruto de doação de criadores do município. “Fo ram oferecidos mais de 14 cavalos, lindos e com ótima saúde, mas devido à limita ção de espaço e recursos, não foi possível aceitar todos. Atualmente são atendidos 20 usuários pela manhã e 20 usuários pela tarde, todos os dias”, concluiu a Diretora.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 10 de Novembro de 2022. 6 COMUNIDADE
*Foto: Arquivo/O Celeiro

Novembro Azul: Homens são convocados para cuidar da saúde e prevenir doenças

Secretaria Municipal de Saúde vai realizar “Dia D da Saúde” no próximo dia 19 de novembro.

Após o trabalho voltado ao pú blico feminino, no “Outubro Rosa”, as atenções neste mês estão direcionadas aos homens com a campanha do “Novembro Azul”. A campanha tem como principal objetivo informar, conscientizar e preve nir doenças, com foco no combate ao cân cer de próstata, um dos cânceres que mais ceifam a vida dos homens.

Em Campos Novos, desde o iní cio do mês de novembro, as equipes de saúde estão preparadas e esperando o pú blico masculino. De acordo com a Coor denadora da APS (Atenção Primária em Saúde), Isabela Prato, está sendo realizada ao longo do mês, uma programação espe cial para os homens nas Unidades de Saú de.

“Sempre é muito importante falar em saúde e ainda mais prevenção. Preven ção e saúde é a chave principal da atenção básica, por isso incentivamos os homens a procurarem as Unidades Básicas de Saúde. Para tanto, estaremos realizando consultas de rotina, aferições de sinais vitais, exames de sangue, além de liberarmos o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), um exame capaz de diagnosticar o câncer de próstata, antes mesmo que os homens apresentem sintomas”, informou a Coor denadora.

Outra importante ação que acon tece neste mês é o “Dia D da Saúde” que ocorrerá no sábado, dia 19 de novembro. Todos os Postos de Saúde dos bairros de Campos Novos, e as Unidades da Bela Vis

ta e Encruzilhada, no interior do municí pio, estarão atendendo das 8h às 12h e das 13h às 16h. “Não será uma consulta de ro tina apenas com exames, terá teste rápido, avaliação odontológica, aferição de sinais vitais e o mais importante, a prevenção juntamente com a equipe de saúde”, com plementou Isabela.

A expectativa do Secretário Mu nicipal de Saúde, Vinícius Serena, é de um aumento na procura das Unidades Básicas de Saúde por parte do público masculino neste mês de novembro. Porém, ele lem bra que esta preocupação com a saúde do homem é realizada ao longo de todo ano, com programas desenvolvidos pelas equi pes de saúde do município.

“Sábado dia 19 é um dia especial, destinado à conscientização do homem, sobre a importância de ir até o posto de saúde, fazer a sua consulta e tirar as dúvi das com nossos profissionais, entretanto, a gente entende que já acontece a preven ção e a promoção ao longo dos 12 meses do ano. A saúde do homem é muito im pactada no programa Saúde do Trabalha dor, por exemplo, realizado dentro das empresas, e que através dele é alcançado um grande percentual de atendimentos ao longo do ano”, comentou o secretário.

Em relação ao exame de Prósta ta, o Secretário afirma que com a dissemi nação de informações sobre o tema, aos poucos e ao longo dos anos, o tabu vem dando lugar à prevenção e conscientiza ção, afinal se trata se um problema de saú de que muitas vezes é silencioso.

“Os tabus sempre irão existir relacionados à saúde do homem, mas a tendência é diminuir ao longo do tempo.

Com a ampliação das informações, algu mas resistências vão caindo e a saúde deve estar acima de qualquer tabu, quando se trata de saúde, o profissional de saúde está lá para fazer o seu melhor e resguardar o bem-estar de seus pacientes”, ressaltou Vi nícius.

O exame, inclusive, é destinado aos homens com mais de 50 anos de idade ou acima de 45 anos, nos casos que pos suem algum histórico familiar e fatores de risco. De acordo com Isabela Prato, de vem ficar atentos os homens que possuem casos na família, sobretudo em parentes cos próximos.

“A doença pode estar ligada sim à hereditariedade, a família tem o fator de risco maior, quando essa doença as sola um pai ou avô, é uma preocupação a mais. Outros fatores estão relacionados ao fumo, vida sedentária e a má alimentação. Hábitos saudáveis diminuem as chances de ter câncer, uma vida mais tranquila no que diz respeito ao stress, também afas tam as probabilidades de desenvolver o câncer”, saleinta a Coordenadora da APS.

Quanto aos sinais de problemas na próstata, Isabela explica que o homem depois de certa idade tende a apre sentar uma atrofia natural na re gião prostática. Ainda de acor do com a profissional, torna-se mais nítido um problema prostático na hora de fazer xixi, um certo desconfor to, dor leve, dificuldade de urinar e até em níveis mais elevados, com a identifica ção de sangramentos na re gião.

Vinícius Serena também apro veita para reforçar a preocupação com o bem-estar dos homens, que naturalmente procuram as unidades de saúde em pro porção bem menores em comparação às mulheres, e lembra que uma consulta de rotina é indicada pelo menos uma vez ao ano, em ambos os sexos.

“Reforçamos o pedido para que os homens procurem os atendimentos diante de alguma dificuldade ou anorma lidade, hoje os postos de saúde têm um sistema de agendamento para casos prio ritários, além de uma grande demanda diária das pessoas que vão logo cedo aos postos de saúde, contudo, insistimos, não deixe de cuidar de sua saúde”, concluiu o Secretário.

7 Quinta-feira, 10 de Novembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br SAÚDE

VaRGEM

Administração realiza homenagem às crianças

O sábado foi de sol e mui tas brincadeiras em Vargem para fi nalizar o mês das crianças. Desde o início de outubro, a Administração Municipal preparou várias ativida des para celebrar e homenageá-las. Na frente da Prefeitura, foram co locados diversos brinquedos, além de personagens de filmes que fize ram a alegria de todos. A criança da ficou empolgada e aproveitou bastante, principalmente o perso nagem Bumblebee, do filme Trans formers. Todos fizeram fila para ga rantir uma foto com o carro- robô. Através da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Educação e Esporte, as crianças participaram de piqueniques, rodí zio de pizzas, foram ao circo, além das atividades regulares pensadas especialmente para elas. Atividades voltadas para as crianças são uma marca da Administração Municipal que se preocupa em proporcionar um ambiente agradável e saudável para que as crianças cresçam feli

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 10 de Novembro de 2022. 8 REGIÃO
e Informações: ASCOM/PMV
*Fotos

Copercampos comemora 52 anos com novos projetos voltados à sustentabilidade no campo

Diretor-Presidente, Luiz Carlos Chiocca, avalia que os percalços do corrente ano não vão impedir o crescimento da cooperativa.

A Copercampos comemorou no último dia 08 de novembro, 52 anos de fundação, junto com a data, celebrou as conquistas e a promoção de um agronegó cio sustentável nos municípios onde atua, além de levar toda a tecnologia em semen tes produzidas, para diferentes estados do Brasil e também ao exterior.

Os 100 agropecuaristas fundado res, lá em 1970, jamais imaginaram que a Copercampos se tornaria esta gigante do agro brasileiro, com faturamento em 2021 acima de R$ 3,9 bilhões, mais de 80 uni dades em 34 municípios nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, con tando com mais de 1.700 funcionários e um número superior a 1.880 associados.

De acordo com o Diretor-Presi dente, Luiz Carlos Chiocca, apesar de um ano complicado, com períodos de seca e outros momentos com excesso de chuva, a cooperativa não parou de crescer.

“Mesmo com todos os percalços que passamos neste ano, as questões cli máticas e até mesmo as eleições, estamos otimistas, fazendo obras, continuamos no nosso ritmo, com a nossa missão de produzir alimentos e, assim estamos con fiantes para atingirmos novamente nossas metas ao final do ano”, destacou Chiocca.

O crescimento da Copercampos é resultado do compromisso do agricultor com o cooperativismo, da força das mãos de pessoas guerreiras que desenvolvem a agropecuária de forma sustentável. É no campo que se produz alimentos e é para o campo que todos os projetos são desen volvidos para formar propriedades sus tentáveis.

Pensando na sustentabilidade das atividades, a Copercampos tem desen volvido nos últimos anos, muitos projetos. Em destaque, neste último semestre, estão o Clube do Carbono, que tem o objetivo de estimular a agricultura sustentável com

o resgate da adoção do sistema de plantio direto na palha, gerando receitas e viabili zando o ingresso dos associados no mer cado de crédito de carbono.

Propriedades sustentáveis

Além deste, a Copercampos esta rá nos próximos dias, implantando proje to piloto para formação de “Propriedades Sustentáveis”, com capacitações dos agri cultores em programas específicos, além de participação no Clube do Carbono. O objetivo é desenvolver conhecimentos para que os associados atinjam a sustenta bilidade em suas áreas de negócios, envol

vendo processos ambientais e de gestão, gerando certificação nas propriedades ru rais.

Planta para envasamento de Biogás

A Copercampos firmou nos últi mos dias, contrato com empresa privada para instalação de uma planta de produ ção, purificação e pressurização de biogás, oriunda dos sistemas de biodigestores existentes na Granja Floresta e Granja dos Pinheiros, localizadas em Campos Novos/ SC.

O projeto prevê a geração de bio metano a partir do gás gerado na decom

posição de dejetos suínos e a sua utilização para gerar energia, como para movimen tar veículos automotores, em substituição a combustíveis fósseis. A Copercampos utiliza o biogás produzido pelos biogera dores como energia no aquecimento das granjas.

Sucesso no Agro

A Copercampos comemora 52 Anos com solidez em suas atividades. São muitas conquistas aos associados, aos fun cionários e à comunidade de toda região. A Copercampos é referência na produção de sementes e cereais, com uso da agricul tura de precisão, cada vez mais digital. Na produção de suínos e aves (que iniciou em 2022 com a instalação do Núcleo de Pro dução de Ovos Férteis), há preocupação com bem-estar animal. Além disso, conta com Indústria de Rações, Usinas Fotovol taicas, Posto de Combustíveis, rede de Lo jas Agropecuárias e Supermercados. Projetos voltados aos associa dos(a) como o Núcleo Feminino Coper campos, Jovens Empreendedores Coper campos – JEC e Comitês Tecnológicos, e também à comunidade como o projeto social Alegria de Viver – Revelando Ta lentos, demonstram que a diretoria da Co percampos é preocupada com o desenvol vimento de conhecimentos e também em integrar a população ao cooperativismo.

9 Quinta-feira, 10 de Novembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br AGRONEGÓCIO
Claudio Hartmann e Luiz Carlos Chiocca
Divulgação/Copercampos
*Foto: *Foto: Orli Ricardo/O Celeiro

Governo de Santa Catarina libera R$ 32 milhões para o modal ferroviário

30 anos da Fundação Empreender

A Fundação Empreender, entidade catarinense, braço técnico da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), completa 30 anos de trajetória com foco no empreendedorismo, no desenvolvimento das empresas com destaque para internacionalização, gestão e vivência empresarial e sucessão. O momento histórico foi comemorado no dia 8 de novembro, em Joinville, com a presença de empresários de todo o estado que contribuíram e contribuem para a trajetória da entidade.

A Fundação Empreender deu a largada para o nasci mento do Programa Empreender, iniciativa catarinense que hoje está em todo o Brasil e em diversos países.

Sebrae promove palestra gratuita sobre criatividade e inovação

O Sebrae/SC promove no dia 17 de novembro, às 10h30, a palestra "Apimente os resultados da sua empre sa com inovação”, com Caito Maia, um dos empresários mais influentes do Brasil, para falar sobre estratégias de inovação para as empresas. Proprietário da Chilli Beans, empresa do segmento de óculos e relógios, Caito expan diu seus produtos para mais de mil pontos de venda no Brasil e no exterior. O empresário é referência quando se trata de inovação, faturando mais de R$700 milhões com o seu negócio, que surgiu de uma ideia há 20 anos. A palestra será online e gratuita. Para participar, o empre sário deve fazer a inscrição por meio do http://sebrae.sc/ palestra-caito-maia.

Já está assinada a or dem de serviço que coloca em andamento dois novos projetos do modal ferroviário em Santa Catarina, com investimento previsto de R$32 milhões. Um deles é o Corredor Fer roviário, ligando Cha pecó, no Oeste catari nense, a Correia Pinto, no Planalto Serrano. Serão 319 km de trilhos destinados a auxiliar o transporte do agrone gócio. A expectativa é que mais de 20 milhões de toneladas por ano se jam transportadas com a nova infraestrutura, para abastecer a agroin dústria catarinense com grãos e insumos agríco

las e industriais. A nova rota será uma alternati va para a exportação de produtos catarinenses para o mercado do Su deste e Centro-Oeste do Brasil, com uma esti mativa de custo menor, comparado ao transpor te rodoviário.

O outro projeto refe re-se à Ferrovia Inter portos, que terá 62 qui lômetros, ligando Itajaí, o segundo maior com plexo portuário do país, a Araquari, no Norte do Estado. Atualmen te, os portos de Santa Catarina movimentam mais de 40 milhões de toneladas, sendo 60% em contêineres. Desse volume, apenas 3% são

distribuídos por ferro vias. De acordo com os técnicos da Secretaria de Estado de Infraestru tura e Mobilidade (SIE), a Ferrovia Interportos poderá transportar até 15 milhões de tonela das por ano, com menor custo e alívio do tráfego nas rodovias.

FCDL

A ordem de serviço para a execução dos dois projetos para novas fer rovias foi assinada pelo governador Carlos Moi sés, em 27 de outubro, em evento realizado na Casa D’Agronômica, com a presença de secre tários de estado e demais representantes de enti

dades ligadas à indús tria, transporte, comér cio e logística.

O Vice-Presidente de Assuntos Públicos e Políticos da FCDL/SC, Walmor Jung Junior, e a Assessora Parlamentar, Christiane Vega, partici param do encontro. “Foi uma noite importan te para Santa Catarina. Todos os investimentos trarão benefícios para setores primordiais ao nosso estado. Estamos com grandes expecta tivas para que as obras saiam do papel e auxi liem no crescimento da economia, e na logística da indústria e comér cio”, ressaltou o Vice -Presidente Walmor.

A gestora da iniciativa no Sebrae/SC, Carolina Ceza ri, reforça que essa é uma excelente oportunidade para os empresários catarinenses. “Sempre que oferecemos aos empresários conteúdos gratuitos ministrados por empre sários reconhecidos nacional e internacionalmente, bus camos inspirar os empreendedores catarinenses, para que eles vejam como é possível crescer e ter sucesso com a sua empresa", afirma.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 10 de Novembro de 2022. 10 ESTADO
RCN 704 | rcnonline.com.br
600
pessoas SC www.adjorisc.com.br
A RCN é veiculada semanalmente em 40 jornais de Santa Catarina e
vista por mais de
mil
O investimento será destinado à construção de dois novos corredores ferroviários que vão auxiliar no transporte de produtos do agronegócio
RICARDO WOLFFENBUTTEL/SECOM
ASSINE JORNAL O CELEIRO E RECEBA TODA QUINTA-FEIRA SEU EXEMPLAR. ENTRE EM CONTATO CONOSCO: (49) 9 8828.2224
A ordem de serviço foi assinada pelo governador Moisés com a presença de secretários de estado e representantes de entidades de classe
11 Quinta-feira, 10 de Novembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br PUBLICIDADE
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 10 de Novembro de 2022. 12 PUBLICIDADE

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.