1747

Page 1

1Quinta-feira, 22 de Setembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br Pág. 02 Págs. 04 e 05 Pág. 11Pág. 10 Coocam recolhe 70 toneladas de embala gens de defensivos. OAB em Destaque Voto Consciente: um im portante instrumento de mudança política e social O trabalho do Professor Nereu na formação de atletas e cidadãos. Conheça Norma Pereira, candidata a Deputada Federal. Desde 1992 - Ano XXX - EDIÇÃO 1747 s Campos Novos-SC, Quinta-feira, 22 de Setembro de 2022 s www.jornalceleiro.com.br s R$ 2,00 OCELEIRO R Págs. 06 e 07 AGRONEGÓCIO ELEIÇÕES 2022ESPECIAL PROFESSORES

E como no exemplo dado em relação ao mundo de negócios, a mesma pessoa que reprova o seu relacionamento, perde o seu tempo vendo se o casal da novela vai ficar junto, vibra quando duas pessoas brigam e voltam no BBB, torce para que o casal de celebridade reate o namoro... Isso é loucura, não é?

Apoiamos tantas pessoas que não conhe cemos, seja no aspecto profissional ou pessoal, per demos tempo e energia e, esquecemos de estender a mão para quem está ao nosso lado. Se você já passou por isso, sabe o quanto é difícil essa situação, portan to, que sirva de lição, seja um pulverizador de entu siasmos e faça parte da Torcida do Bem!

O processo eleitoral brasileiro obedece a dois siste mas distintos para cargos políticos: sistema majoritário e pro porcional.No sistema majoritário, são eleitos os seguintes can didatos: presidente da república, governador de estado e do Distrito

A exigência de maioria absoluta visa dar maior re presentatividade ao eleito, ocorrendo nas eleições para presi dente da república, governador de estado e do Distrito Federal e prefeito de município com mais de 200 mil eleitores. Nessas hipóteses, caso o candidato com maior número de votos não obtenha a maioria absoluta, deverá ser realizado segundo tur no entre os dois candidatos mais votados, em razão do dispos to nos artigos. 29, inciso II, e 77 da Constituição Federal.

Vivemos na época da polarização da políti ca, direita contra esquerda, conservadores x liberais, do certo contra o certo, pois no final das contas, nin guém, de maneira alguma, admite estar errado. Fora do cenário político, esta sensação de disputa, continua ditando o ritmo do nosso cotidia no, ninguém admite perder nada para ninguém e ao invés de unir forças, as pessoas preferem perder do que somar.Afinal, num cenário mercadológico, quan to custa para apoiar um amigo empreendedor que acaba de iniciar o seu pequeno negócio? E nem es tou falando de apoio financeiro. Hoje com o mundo virtual em alta, não custa nada curtir um post no Instagram, recomendar o serviço pelo grupo no Fa cebook ou enviar o contato do amigo empreendedor pelo whatsapp.Porque não fazer isso para o seu "amigo"? Você não gostaria de vê-lo bem, prosperando na vida?

colunistas

Isso não significa afirmar, contudo, que nem todo político é igual ou corrupto. Existem candidatos interessados em promover uma mudança social e política, por isso deve mos buscar conhecer as propostas do candidato e do seu par tido e, não menos importante, conhecer o seu passado.

Voto Consciente: um importante instrumento de mudança política e social

Por outro lado, é importante conhecer os sistemas por meio dos quais serão eleitos os candidatos.

Havendo sobra de vagas, divide-se o número de vo tos válidos do partido ou da coligação, conforme o caso, pelo número de lugares obtidos mais um. Quem alcançar o maior resultado assume a cadeira restante. Depois dessas etapas, ve rifica-se quais são os mais votados dentro de cada partido iso lado ou coligação. Disso decorre a importância de se pensar a conveniência ou não de formar coligações.

Faça parte da Torcida do Bem

Fundado em 25 de Junho de 1992 COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI CNPJ: 12.188.377/0001-03 Rua: Valentin Suzin, 1056, Bairro Bom Jesus Campos Novos - Cep: 89620.000 Contato: (49) 9 8828.2224 As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal. Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti Diagramação/Arte: Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC Jornalista: Orli Ricardo - MTB 5242/SC 09/2022 OCELEIRO Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem.

De acordo com a especialista em Direito Eleitoral Renata Livia Arruda de Bessa Dias, conhecer o funciona mento do processo eleitoral brasileiro, entender o sistema por meio do qual os candidatos são eleitos e perceber o que é le gítimo e aquilo que ofende a moralidade da disputa eleitoral contribui para a conscientização do eleitor na escolha de seus representantes.Segundo a autora, é importante que o eleitor procure se informar a respeito das ideias do partido político ao qual o seu candidato está filiado, pois a ideologia partidária – ou seja, os propósitos daquela legenda – está ligada ao que o candidato escolhido realizará se for eleito.

Para se chegar ao resultado final, aplicam-se os cha mados quocientes eleitoral e partidário. O quociente eleitoral é definido pela soma do número de votos válidos, dividida pelo número de cadeiras em disputa. Segundo o TSE, ape nas partidos isolados e coligações que atingem o quociente eleitoral têm direito a alguma vaga. Analisa-se o quociente partidário, que é o resultado do número de votos válidos ob tidos, pelo partido isolado ou pela coligação, dividido pelo quociente eleitoral. O saldo da conta corresponde ao número de cadeiras a serem ocupadas.

O sistema proporcional é utilizado para a eleição de candidatos a deputados estaduais, federais e vereadores. Para isso é adotado o sistema de lista aberta. Os votos computados são os de cada partido ou coligação e, em uma segunda etapa, os de cada candidato. Para conhecer os vencedores, deve-se, antes, saber quais foram os partidos políticos vitoriosos para, depois, dentro de cada agremiação partidária que conseguiu um número mínimo de votos, observar quais são os mais vo tados. Encontram-se, então, os eleitos.

Além disso, o eleitor deve estar atento à atuação de cada candidato. Aqueles que possam tentar comprar votos ou oferecer alguma vantagem em troca de apoio político certa mente continuarão a promover a corrupção se forem eleitos.

A aproximação do pleito eleitoral vem acompanhada do aumento da expectativa de mudanças no cenário político do Brasil, entretanto, ainda é comum encontrar eleitores des motivados e que insistem na ideia de que a corrupção está enraizada no DNA da política brasileira, não sendo possível mudar o curso da história.

Federal, senador e prefeito. Será eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos. A maioria pode ser simples/relativa: é eleito aquele que obtiver o maior número dos votos apurados. Pode ser ainda absoluta, em que é eleito aquele que obtiver mais da metade dos votos apurados, excluídos os votos em branco e os nulos.

São os fatores externos, opiniões não soli citadas ou no português correto: pessoas enxeridas. Pessoas estas, que muitas vezes não são bem resolvi das em relacionamentos e mesmo assim querem dar o seu pitaco na vida alheia. Na maioria das vezes, ao invés de torcer a favor, torcem contra.

Profissão: Advogado - OAB/SC 57133

OAB em Destaque

Brasileiros e brasileiras já têm em outubro um com promisso marcado: as Eleições de 2022. Este ano, cinco cargos estão em disputa para serem escolhidos como os represen tantes políticos do povo: presidente da república, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 22 de Setembro de 2022.2 COTIDIANO

PARCEIROS: oceleirofinanceiro@gmail.com

>Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). >Associação Empresarial, Rural e Cultural >MembroCamponovense(Acircan).daAssociaçãodosJornais do Interior de Santa Catarina (Adjori) Jornal Contatos: Redação: redacaooceleiro@gmail.com Comercial: oceleirocomercial@gmail.com Financeiro:

Por: Murilo Guizzardi Carlesso

Impressão: Gráfica Araucária/Lages-SC Tiragem: 1.500/Exemplares/Semana

Diante das considerações apresentadas, conclui-se que o cidadão, no pleno exercício da democracia, tem um forte papel no destino do seu país, cujo instrumento é o voto consciente. Logo, o eleitor que exercer o seu direito ao voto – a partir de uma decisão madura, refletida e consciente – contri buirá para impedir a eleição de maus políticos e possibilitará o alcance de uma maior legitimidade no processo eleitoral.

Especialização: Especialista em Direito Previdenciário e Administrativo Telefone de Contato: (49) 99985-3179 - E-mail: adv.carlesso@gmail.com

Apesar disso, as eleições deste ano determinarão o futuro dos próximos anos, motivo pelo qual é fundamental que cada eleitor faça a sua opção de modo consciente e com seriedade.Mas como alcançar essa consciência?

EDItoRIal

Por: Orli Ricardo, Jornalista

Em muitas situações, me deparo com pes soas preferindo consumir o mesmo produto de um desconhecido, que vem de fora, do que contribuir para o crescimento de um amigo próximo. Talvez es tejamos esbarrando naquela velha máxima que diz: espero que estejas bem, mas não melhor do que eu!? Essa mentalidade é lamentável, e se vale para o mundo empresarial, vale na mesma propor ção para a situação pessoal. Naturalmente, os rela cionamentos duram muito menos tempo, se forem comparados num período de 15, 20 anos atrás. As separações ocorrem pelos mais variados motivos, contudo, muitas vezes o fator decisivo para que isso aconteça não envolve o casal propriamente dito.

3Quinta-feira, 22 de Setembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br VARIEDADES

*Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

“Eu venho de família muito hu milde, meu pai tem a quarta série primá ria e minha mãe é analfabeta, nenhum dos dois praticaram esporte na vida. Meu pai apesar de ter pouco estudo, sempre foi um cara inteligente e de visão, ele sempre me disse uma coisa que hoje eu digo para meus atletas: a vida é só dois caminhos, o bom e o ruim, você que escolhe o caminho que vai pegar”,

Apesar de ter uma trajetória vi toriosa como ex-atleta, Nereu já tem seu nome marcado na história do Basquetebol camponovense. Há 17 anos trabalhando

Formadorelembrou.emEducação

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 22 de Setembro de 2022.4

Multicampeão como professor do Basquete Feminino, Nereu fala da sua trajetória de vida e da sua contribui ção com o esporte camponovense.

professor da ACAMB (Associação Cam ponovense de Baquetebool), árbitro de handebol, vôlei, basquete, futebol e futsal. Como ex-atleta disputou várias modalida des, mas atingiu resultados expressivos no atletismo, foi corredor de fundo, 5 e 10K, meia maratona e corrida rústica.

Na nossa infância não se tinha celular, não tinha redes sociais, nós fazí amos os nossos próprios brinquedos, jun tava as crianças para jogar bola, nós sim, tivemos infância.Quando criança gostava muito

Nereu Sutil é o Nereu do Bas quete, o Personal Trainer, o ex-atleta, o árbitro... ou para sintetizar, o Professor Nereu. De origem muito simples e com pais com pouca instrução escolar, Nereu seguiu seus instintos e agarrou com unhas e dentes as oportunidades que a vida lhe ofereceu para se tornar um profissional de sucesso.

Disciplina, dedicação e respeito: O trabalho do Professor Nereu na formação de atletas e cidadãos

Tais conquistas, no entanto, não envaidecem Nereu, que elege o seu amigo particular e ex-professor, João Carlos Aro mi, como o grande nome do baquete de Campos Novos, a quem também atribui muito respeito, admiração e gratidão. E os

na modalidade, o professor se orgulha de ter elevado o basquete à modalidade es portiva de Campos Novos com mais con quistas a nível estadual, tanto pela Fespor te, quanto pela Federação Catarinense.

valores do Professor Nereu não param por aí, como é visto a seguir na entrevista con cedida ao Jornal O Celeiro.

uComo era o Nereu na infân cia e na Escola?

Física e Pós Graduado em Fisiologia do Exercício e Treinamento Esportivo, Nereu está com 46 anos e é pai de três meninos. É Perso nal Trainer de atletas de alto rendimento,

No atletismo entrei por acaso, após o adiamento do treino do futebol de campo, me juntei ao James e ao Anselmo e corremos trinta voltas ao redor da pista, e no esporte segui por mais de 20 anos, dei xando de lado mais tarde as demais moda lidades.

uQuanto ainda deve durar esse pique todo do Professor Nereu?

uQuem é o Nereu Sutil?

Na minha vida inteira sempre fui muito bem sucedido profissionalmente, mas nunca consegui conciliar com a mi nha vida particular. Sempre dei uma im portância muito grande para o meu tra balho e é por isso que tive e tenho muita dificuldade de relacionamentos, e enten do, é difícil você estar com alguém que nunca está com você aos finais de semana. Meu filho mais velho vai fazer 21 anos, cursa medicina veterinária e sempre fui muito ausente na vida dele. Com os outros dois eu tento ficar mais próximo, mas é difícil conciliar, pois todo final de semana você tem competição, na verdade eu cui do mais dos filhos dos outros, do que dos meus próprios filhos.

Estou me sentindo cansado, mas preciso deixar um sucessor, como o João fez comigo lá no passado, me entregando o bastão do Basquete para a modalidade seguir. Hoje tenho a Camila que traba lha comigo, que não a considero como o meu braço direito, e sim os dois braços, e o Vinícius que é outro professor da base que está na reta final da faculdade. Mas em suma, pretendo desacelerar bastante, é muita estrada, muito alojamento e pouco tempo para minha família, para meus fi lhos, para minha vida, para mim mesmo. Mas preciso cuidar desta sucessão, porque caso contrário, tudo o que foi construído ao longo do tempo, corre o risco de mor rer.

Para mim as maiores conquistas não são os troféus e medalhas, mas sim recuperar um aluno que não tem compro metimento com os estudos, que dorme até tarde, perde aula, bate de frente com o professor, que não produz nada. Chegar ao final do ano e ver que ele ouviu nossos conselhos e passou sem exame, não tem dinheiro que pague, é gratificante demais. Contudo, se tratando de con quista a nível de competição do Basquete Feminino, temos por exemplo: campeão de JESC de 12 a 14 anos; Campeão Mini sub-12; Campeão Olesc; Vice Estadual sub-15; Terceiro Lugar Estadual do sub13; e 4º lugar do Nacional dos Jogos Esco lares de 12 a 14 anos.

uComo é o professor Nereu?

Do CAIC fui convidado para le cionar 40 horas na Escola Estadual Hen rique Rupp Júnior, e para lá me seguiram vários alunos da antiga escola, que fizeram questão de me acompanhar. Dois anos mais tarde, ainda sem cursar a faculdade, o Colégio Auxiliadora me fez um convite e fui assumir o desafio na escola particular.

É o cara que levanta às 5 horas da manhã, que crê em Deus, que ama os filhos e trabalha muito. Que se orgulha quando vê seus ex-alunos alcançarem conquistas pessoais, muitos deles formados nas mais variadas qualificações profissionais e que são gratos pelas cobranças que fizemos na época de Graçasescola.

No segundo ano de trabalho no Colégio Auxiliadora, casei, e iniciei a fa culdade na UNC Caçador, onde me for mei em bacharel e licenciatura plena para escola e academia. Saí do Colégio Auxilia dora e fui para o Colégio Gasparino Zorzi, onde já iniciei as atividades no Basquete. Paralelo à escola, desenvolvia mais um trabalho voluntário de basquete feminino de base pela Copercampos, e um trabalho que iniciou com 12 crianças, em 40 dias já estava com 60. Pouco tempo depois assu mi também o naipe masculino e, através da administração da época, comecei a tra balhar com turmas no Ginásio da Escola Henrique Rupp QuandoJúnior.jáestava há muito tem po no mercado de trabalho como ACT (Admissão de cargo temporário) em es colas estaduais e municipais, prestei con curso municipal, passei e em 2008 efetivei no município. Terminado a Faculdade dei início a uma Pós-Graduação, Fisiologia do Exercício e treinamento esportivo pela UNC Concórdia.

de futebol, comecei com 12 anos nas es colinhas de futsal, tive a infância voltada para o esporte. Passei pelo handebol, com o professor Jeferson, vôlei com o professor Sérgio Silvestrin, basquete com o profes sor João Carlos Aromi, Atletismo com o João Nunes e com James Pereira, futebol de campo com o professor Everaldo, pelo Futsal com o falecido Nenê e com o Pitini ni.

Sou uma pessoa do certo, de valores, de cobrar atitude. Eu quero que meus alunos tenham a personalidade de tomar decisões rápidas, escolhas corre tas dentro e fora de quadra. O basquete é, das quadras para a vida, a pessoa tem que ser de coração e espírito bom, de alma grande, de valores associados a tudo isso, cidadãos educados para a vida. Também demonstro para eles a nossa simplicidade, que não podemos esquecer as nossas ra ízes, que essa gratidão é reflexo do nosso desenvolvimento como ser humano. Esse

Até chegar no atletismo eu era meio preguiçoso na escola, tirava nota para passar. Até que um dia cheguei na pista para treinar e disse para o James, ‘Bah, eu odeio o português cara, fiz uma prova e não fui bem', e ele falou para mim uma coisa que eu jamais esqueci: ‘o que você quer para a tua vida, cara? Se você não estudar vai se criar um burro!’ Eu não levei para o lado pessoal, dei razão a ele e comecei a mudar. Dali para frente as mi nhas notas nunca ficaram abaixo de 8,5. uQuando decidiu ser profes sor e em quais lugares lecionou?

uComo é o Nereu no dia a dia?

No início eu não pensava em ser professor de educação física, e quando eu estava prestes a completar 18 anos, no Ter ceirão, o prefeito da época decidiu cortar o bolsa atletas da modalidade de atletismo por divergências políticas com o nosso treinador. Fui conversar com o chefe do executivo e falei das minhas necessidades em continuar no esporte e recebendo o incentivo, foi quando ele me arrumou um trabalho de professor de educação física na escola CAIC. Fui com a insegurança de nunca ter trabalhado na área e nunca mais voltei. Já fiquei para o ano seguinte, com 40 horas, e logo depois o professor João Aro mi já me aconselhou em fazer faculdade. Me forme em técnico em con tabilidade, fiz vestibular para a Federal, voltei e fiz magistério. A escola CAIC, na época não era tão fácil de trabalhar com os alunos, muitos professores desistiam, mas comecei a dar escolinha de várias modalidades de forma voluntária depois do turno da criançada e comecei a ganhar o respeito e a confiança delas. Este entro samento logo deu frutos, conquistando o terceiro lugar do JECAM daquele ano.

uQuais foram as principais conquistas no esporte?

5Quinta-feira, 22 de Setembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br

é o Nereu que trabalha dentro de quadra e enxerga a vida lá fora.

a Deus o esporte me deu muitas coisas importantes e nunca foi só correr ou só jogar, como estou no Basque te hoje, são muitos valores associados à minha vida, responsabilidade, seriedade, comprometimento de fazer o seu melhor e bem feito, e esse é um lema que levo na minha vida profissional em todos os ra mos que eu atuo.

Supermercado já está presente em Abdon Batista, Celso Ramos, e agora abre as portas em Erval Velho.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 22 de Setembro de 2022.6 CAPA

Campos Novos

Celso Ramos

que assumiu a empresa, Lucas dedica-se quase que integralmente ao mercado e sempre está de olho, visitan do cidades, olhando plataformas, apren dendo o tempo todo e questionando como melhorar seus processos.

comentou.Desde

Lucas se transformou em um empreendedor ao longo do tempo e, ainda

Um negócio familiar, que se de senvolveu ao longo dos anos com trabalho, comprometimento e alegria, estes são os sentimentos carregados pelo empresário Lucas Cesa, proprietário da rede de super mercados SuperLucas, que continua acre ditando na região e estará abrindo as por tas da sua quarta unidade em Erval Velho.

hoje têm atreladas a visão de empresário e a de cliente, foca em objetivos, ouve, ousa, investe e Presentecresce. em Campos Novos des de 1987, completando 35 anos em 2022, o SuperLucas passou por sucessão desde 2005, quando o Empresário Lucas, após estudos, retornou à cidade para empre ender. “Comecei em todos os setores, em 2012 iniciamos o processo de sucessão que culminou em 2017. Passamos a assu mir os cargos da minha mãe Ulda e em 2019 iniciamos o plano de crescimento e expansão com a unidade de Celso Ramos”,

SuperLucas cresce na região e investe em sua quarta unidade

Segundo Lucas, abrir filiais não foi tão não simples quanto ele imaginava, logo percebeu que envolvia muito trabalho.

*Fotos: Divulgação/SuperLucas

A sua primeira unidade fora de Campos Novos foi no município de Cel so Ramos em 2019, na época, o foco era de investir, proporcionar mais opções de compra e também oportunidades de em prego na região. “Abrimos em Celso Ra mos a primeira filial, em parceria com a

Abdon Batista

“Temos uma marca consolida da, mas ainda estamos construindo essas expansões com muito trabalho. Estamos

família Lorenzi, época em que a Camila comprou este supermercado e após isso começamos um processo de apoio e orga nização. Após encerramos a sociedade, o mercado continuou com suas atividades e após ela ter o primeiro e o segundo filho, decidiu encerrar a empresa. Para nós foi uma oportunidade”, contou Lucas.

Erval Velho

sempre observando o nosso retorno e queremos, mesmo crescendo, continuar com nosso foco. Optamos por um proje to de expansão pensando no volume de vendas e onde podemos começar a gerar um preço melhor. Os municípios em que estamos investindo são próximos a Cam pos Novos e isso nos favorece. Temos um planejamento e uma organização. Todas as unidades contam com padaria, açougue e hortifruti e isso leva comodidade até o cliente”, ressaltou.Emjulho de 2022, o empresário investiu em Abdon Batista, a segunda uni dade era para ser lançada ao final de 2021, mas acabou atrasando e veio abrir as por tas depois. “Quando olhamos para Abdon Batista vimos a logística e observamos o varejo do município, montamos lá uma estrutura do zero. A expansão do super mercado representa uma grande evolução, mas é também um investimento que têm reflexos na economia local dos municí pios”, relata.Agora uma nova oportunidade surgiu em Erval Velho a rede segue expan dindo. “Desde 2017, 2018, conversávamos com o proprietário de um mercado de Er val Velho, pensamos em montar essa loja e após algum tempo vimos que não era o momento. No início de 2022, voltamos a

facilitem a vida do cliente. Nós oferecemos o nosso melhor e percebemos uma res posta positiva. Hoje temos nossos açou gues com carnes selecionadas de gado, de porco ou novilho precoce. Mantemos parceria com fornecedores e criamos um padrão de cortes de carnes. Nossa padaria é 100% artesanal com produtos frescos, isto nos permite oferecer maior qualida de”, lista Lucas.Sobre o desenvolvimento da região, ele reitera que o planejamento é manter investimentos em municípios que cerquem Campos Novos. “Temos a média de um raio de 50Km para ter uma boa lo gística, estamos investindo ainda em um

“Em Campos Novos hoje é cen tralizada parte da produção da padaria e os estoques, a qualidade e o bom atendi mento são referências e a busca de dife renciais são constantes. Assim como em Erval Velho, buscamos oferecer o serviço de padaria, produtos de hortifruti e cortes de carne de qualidade, com métodos que “

uLucas Cesa

Mas apesar de todo crescimento, não deixamos o que é mais importante para trás, que é o fazeràparapadrãotodosobjetivoAtenderpersonalizadoatendimentoaocliente.beméoprincipal.Emaslojasmantemosdeatendimentoqueoclientesesintavontadenahoradeascompras.

conversar com o proprietário Vilmar Se golini e começamos o planejamento. Após abrir em Abdon e em uma conversa rápida fechamos negócio, sendo dia 29 de setem bro a nossa data de inauguração”.

Lucas Cesa

Centro de Distribuição. Atenderemos sempre o mix de produtos que já é sucesso e temos algumas variações. Mas apesar de todo crescimento, não deixamos o que é mais importante para trás, que é o atendi mento personalizado ao cliente. Atender bem é o objetivo principal. Em todos as lojas mantemos padrão de atendimento para que o cliente se sinta à vontade na hora de fazer as compras. Seja em Cam pos Novos, Celso Ramos, Abdon Batista ou agora em Erval Velho, a marca Super Lucas chega para promover o crescimento local e oferecer uma experiência positiva e agradável aos consumidores”, finaliza Lu cas.

A rede SuperLucas já gera apro ximadamente cento e cinquenta empregos diretos, possibilitando uma movimen tação financeira positiva, com isso a de manda aumenta ainda mais no município sede, Campos Novos, pois alguns serviços ficam concentrados diretamente na ma triz. "Nossa empresa é feita de pessoas, graças aos colaboradores, diretoria e da união de todos é que as coisas acontecem".

7Quinta-feira, 22 de Setembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br CAPA

AUTOR: SAO ROQUE ENERGETICA S.A.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 22 de Setembro de 2022.8 PUBLICAÇÕES

eletrônico assinado por MÁRCIA EROTIDES MATTOS PEREIRA, Chefe de Car tório, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006. A conferência da autenti cidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc1g.tjsc.jus.br/eproc/externo_con trolador.php? acao=consulta_autenticidade_documentos, mediante o preenchimento do código verificador 310032920123v5 e do código CRC 9a00353c. Informações adicionais da assinatura: Signatário (a): MÁRCIA EROTIDES MATTOS PEREIRA Data e Hora: 6/9/2022, às 5000822-18.2020.8.24.001419:8:16 310032920123 .V5

JUIZ DO PROCESSO: RUI CESAR LOPES PEITER - Juiz(a) de Direito. Intimando(a)(s): Réus inscritos em lugar incerto e eventuais interessados. Prazo do Edital: 10 dias. Descrição do Bem: Àrea de 3,1497 ha objeto da matrícula de n. 9.149 do Cartório de Imóveis da Comarca de Campos Novos. Resumo do Acordo homologado: Os requeridos reconhecem que a autora tem ligitimidade para implantação e ope ração da Usina Hidrelétrica São Roque (UHE São Roque) pelo pagamento do valor descrito no item 3 do acordo e os honorários sucumbenciais seráo depositados na forma descrita no item3.b. Ficam os requeridos comprometidos à fornecer à autora os documentos necessários atualizados sem pendências ou apontamen tos. As certidões pessoais deverão conter as grafias constantes do Registro de Imóveis, e em caso de haver algum processo/procedimento envolvendo imóvel, deverão ser apresentadas certidões de inteiro teor do processo. Após o pagamento, as partes dão plena e geral quitação do negócio, ficando os requeridos respon sáveis pelos tributos incidentes sobre o imóvel, anteriores à data do referido acordo, se comprometendo a desocupar o imóvel em até 30 dias após o pagamento do preço, livre e desembarçado de pessoais e coisas independentemente de prévia notificação. Fica vetado o desenvolvimento de qualquer atividade, alienação, garantia, alteração ou contrato envolvendo o imóvel, devendo os requeridos preservar o imóvel até a data da entrega, autorizando a autora e/ou preposto a adentrar a área. O acordo é aceito de forma irrevogável e irretratável, sem direito de arrependimento. Sentença: Dispositivo: Ante o exposto, HOMOLOGO o acordo entabulado entre as partes e certificado no Evento 156, ACORDO2, para que surta seus jurídicos e legais efeitos, JULGANDO EXTINTO o feito, com resolução do mérito, na forma do art. 487, inciso III, alínea "b", do Novo Código de Processo Civil. Por via de consequência, DECLARO A DESAPROPRIAÇÃO, em favor da requerente, da área de 3,1497 ha objeto da matrícula de n. 9.149 do Cartório de Imóveis da Comarca de Campos Novos. Expeça-se mandado ao Cartório do Registro de Imóveis desta Comarca para que promova, independente da apresentação de guia de recolhimento de ITBI, por não se tratar de transferência de imóvel, mas de aquisição originária da propriedade, o registro/averbação da desapropriação supra. Ressalta-se que para cumprimento dos atos retro, compete o Cartório Extrajudicial observar os procedimentos legais e ad ministrativos pertinentes, em especial Lei de Registro Públicos e Código de Normas da Corregedoria Geral de Justiça (art. 784-A e seguintes). Observado o laudo entregue no evento 152, expeça-se alvará em favor do expert nomeado no evento 89, da importância faltante a títuto de honorários periciais (R$ 4.300,00). Cumpridas as exigências previstas no art. 34 do Decreto-lei nº 3.365/41, expeça-se o competente alvará, em favor dos requeridos, do saldo remanescente existente em subconta vinculada aos autos (observe-se o devido abatimento do quantum devido ao perito). Custas finais, pela parte autora. Publique-se. Registre-se. Inti me-se. Após o trânsito em julgado, arquivem-se. Pelo presente, ficam a(s) pessoa(s) acima identificada(s), notificadas e aos eventuais interessados, FICA(M) CIENTE(S) de que neste Juízo de Direito tramitam os autos do processo epigrafado. E, para que chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local de costume e publicado 1 vez(es), com intervalo de 0 dias na forma da lei.Documento

RÉU: JOSE FONTANA

RÉU: MARILENE ROSA FONTANA

EDITAL Nº 310032920123

PROCEDIMENTO COMUM CÍVEL Nº 5000822-18.2020.8.24.0014/SC

9Quinta-feira, 22 de Setembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br PUBLICIDADE CONFIRA ALGUMAS DAS OFERTAS

Coocam recolhe cerca de 70 toneladas de embalagens de defensivos químicos

A edição 2022 aconteceu no fi nal do mês de agosto e início de setembro

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 22 de Setembro de 2022.10 AGRONEGÓCIO

A iniciativa acontece na coope rativa há 11 anos e sensibiliza os produtores sobre a importância do destino correto das embalagens vazias.

“A mudança começa por nós. E por isso, realizamos essas ações funda mentais para a construção de um planeta mais sustentável”, comenta a gerente do setor administrativo da Coocam, Kalinka Françoise.Em

adotado para a entrega das embalagens”, completaOKalinka.projeto é realizado nas filiais da cooperativa e desde 2011 já foram re colhidas cerca de 70 toneladas de emba lagens. “Algumas de nossas orientações repassadas aos produtores estão relacio nadas com a importância de realizar a tríplice lavagem, entregar os vasilhames separados das tampas e papelões desmon tados, além do armazenamento correto antes da entrega”, lembra.

A ação de sustentabilidade da cooperativa causa impacto positivo ao meio ambiente, evitando contaminações do solo, água e ainda, simboliza o com promisso da Coocam com a conservação ambiental que está alinhada com os seus valores.

*Fotos e Informações: ASCOM/Coocam

Anualmente a Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam), realiza o projeto Campo Limpo – iniciati va que além de conscientizar os produto res sobre a importância das boas práticas e conservação do meio ambiente, faz o trabalho de logística reversa com recolhi mento e destinação correta das embala

gens vazias de defensivos químicos.

nas filiais de Curitibanos (SC), Lebon Ré gis (SC) e no Barracão (RS). Foram reco lhidos aproximadamente 8 mil quilos de vasilhames e entregues nas Centrais de Recolhimento do impEV – Instituto Na cional de Processamento de Embalagens Vazias.

contrapartida os produtores também estão conscientes da seriedade do projeto e colaboram com os resultados satisfatórios. “A grande maioria deles tem uma visão sustentável a respeito do assun to, e todos os anos aguardam o dia de re colhimento, cumprindo com o protocolo

Nada como União e Cooperação para nós somarmos forças e buscarmos o investimento para termos o desenvolvi mento que merecemos, com qualidade e competitividade.Eusouempreendedora, não sou política por profissão, estou participando deste processo por entender a importân cia dessa região ter uma representante efetiva na Câmara Federal, e que vai olhar por Santa Catarina e pelo Brasil como um todo. Vou ter uma atenção especial com as demandas destas regiões que realmente precisam e não tem esse olhar especial há muito tempo. Serei imensamente parceira, pois esta região me trouxe muitas alegrias nestes 40 anos que vivo aqui.

uQual a sua avaliação do que precisa ser desenvolvido no agronegócio?

passagem pelo município de Campos Novos, Norma concedeu en trevista ao Jornal O Celeiro, e disse estar feliz pela vinda à região, pois sempre que podia, vinha visitar familiares, o destino era também rota de ampanha política, quando apoiou o seu sogro, Acácio Perei ra, quando este foi candidato a Deputado Estadual.

11Quinta-feira, 22 de Setembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br ELEIÇÕES 2022

As nossas SCs, se analisarmos todas, a 120, a 452, a 350, a 355, a 464, a 465, elas precisam urgente de revitalização e dar condições de trafegabilidade para a nossa produção. Nós somos fortíssimos na produção agrícola. Outro fator que a gente ouve sempre, é a conclusão dos aeroportos de Caçador, Joaçaba e o de Videira, assim como há uma necessidade extrema para Campos

tivo do Hospital Santa Cruz de Canoi nhas, como voluntária, e que percebemos que assim como Canoinhas, aqui temos uma necessidade imensa de um hospital infantil, uma UTI infantil. É uma dificul dade muito grande em transportar estas crianças, é muito sofrimento, e podem vir ao óbito por não resistirem às grandes dis tâncias e por não conseguir vaga.

Por onde eu tenho andado, que é por todo estado, o problema mais recor rente é a infraestrutura. Trevos com ele vados, os trevos são um caos, tanto que a quantidade de acidentes que temos visto nos últimos meses, no pós-pandemia, é uma coisa impressionante. Mas a gente vê que realmente está tudo colapsado e, é de extrema importância que isso tenha um olhar especial aqui para a nossa região.

Novos.Outroaspecto, por eu fazer parte há muito tempo do conselho administra

Norma Petermann Pereira é na tural da cidade de Brusque, casada, tem três filhos e duas netas, já foi professora e atualmente é empreendedora na cidade de Canoinhas, onde reside desde o ano de 1982. Filha de agricultores, aos 15 anos saiu da sua terra natal e foi trabalhar e es tudar em Joinville. Foi vereadora por dois mandatos e candidata à Deputada Federal em 2018, ficou como 1ª Suplente, assu mindo por 40 dias a função na Câmara Legislativa.Em

Candidata foi duas vezes vereadora de Canoinhas e atualmente é Deputada Federal Suplente.

Eu acredito que iniciando pela infraestrutura as coisas vão acontecer. Se tiver infraestrutura, o desenvolvimento vem. O que eu tenho conversado e obser vado nesta minha caminhada e com ex periência como empreendedora, percebo que nós temos uma força muito grande no agronegócio, e o futuro de Santa Ca tarina está aqui em nossas regiões. Temos uma agricultura super forte e condições de produzir alimentos em grande quanti dade. Volto a reforçar, nós precisamos da infraestrutura, porque o produtor tem que ter segurança que ele vai escoar a produ ção. Analise, se a infraestrutura está bem, além de dar segurança e competitividade para o nosso produtor, ele vai desenvolver também o turismo rural que é lindo e ma ravilhoso.Assim podemos partir para ou tras economias, e vejo que a nossa prin cipal dificuldade de trazer o turismo rural para cá, é a falta de infraestrutura. Olha quantos quilômetros de estrada de chão e as dificuldades para transitar que nós te mos em nosso interior. Exemplo, Papan duva tem 42 cavernas, mas como faz para chegar até lá? Santa Cruz do Timbó e Por to União, ainda têm estradas que dão con dições de trafegabilidade mesmo sem ser pavimentadas, mas como vamos fazer isso em todos os acessos? Com investimentos, se não houver uma união de forças entre a sociedade, governo estadual e federal, a gente não vai chegar lá. Outro fator é a simplificação

Norma Pereira

contrado?

Com foco na melhoria da infraestrutura do estado, Norma Pereira é Deputada Federal

“ Percebemos que assim como Canoinhas, aqui temos uma necessidade imensa de um hospital infantil, uma UTI infantil. É uma dificuldade muito grande em transportar estas crianças, é muito sofrimento. *Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

uPelas visitas realizadas, qual é o problema mais comum en

Outra dificuldade são as especia lidades médicas, elas precisam ser melho radas e ampliadas.

Precisamos analisar onde estão os gargalos, as maiores deficiências. Se nós olharmos as principais características do Planalto Norte, Serrano, Alto Vale e Meio-Oeste, são praticamente as mesmas e que elas precisam de um olhar especial para o desenvol vimento do futuro.

uNorma Pereira

uQual é a sua mensagem fi nal?

Precisamos analisar onde estão os gargalos, as maiores deficiências. Se nós olharmos as principais características do Planalto Norte, Serrano, Alto Vale e Meio -Oeste, são praticamente as mesmas e que elas precisam de um olhar especial para o desenvolvimento do futuro. As nossas BRs, por exemplo, a BR-470, BR-282 e a BR-153 são federais, que solução que te mos que ter, liberar o acostamento como terceira faixa, por exemplo? Privatizar? Precisa ter uma solução!

uPrincipais objetivos da Candidata caso seja eleita?

tributária, principalmente a unificação do ICMS com o SIMPLES Nacional, a exemplo do que acontece com o Norte e Nordeste do Brasil. Isso é de extrema im portância para que você tenha competi tividade com as regiões onde estão perto da malha viária, perto da embarcação do produto, o que vai reduzir custos, e isso dará competitividade.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 22 de Setembro de 2022.12 PUBLICIDADE

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.