Page 1

OCELEIRO OCELEIRO

1

www.jornalceleiro.com.br

19 de Setembro de 2019

Quinta-feira, 19 de Setembro de 2019 - R$ 3,00

Desde 1992 Ano XXVII EDIÇÃO 1596 Campos Novos, SC

www.jornalceleiro.com.br

cultura

Ivone Zanella Cordeiro lança ‘O Segredo de Luna’, sua terceira obra literária. Página 06 saúde

Administração assina ordem para reforma da ala SUS e anuncia licitação de UTI. Página 07 especial

Parque Rio Canoas abre as portas para I Mostra de Biodiversidade. Página 08 comunidade

Rotary Club de Campos Novos comemora 50 anos. PÁGINAS 14 E 15

Página 11


2

OC

Cotidiano

www.jornalceleiro.com.br

19 de Setembro de 2019

Editorial

Coluna

Viva o verde

Coluna Evoluir

N

ão precisa ser biólogo, geólogo, engenheiro ambiental, entre outras profissões, para concluir que o estado de Santa Catarina é cercado por uma natureza linda e exuberante. Ao viajar pelas estradas do estado é possível enxergar um verde apaixonante. Porém, é por meio de muitos profissionais que conhecemos e aprendemos que a natureza é composta por muito mais do se imagina e do se pode ver. A biodiversidade catarinense é de extrema riqueza. Conhecer sobre a fauna e a flora de região ajudará a sociedade a ter real ciência sobre o que o rodeia e de que forma é possível conservar e prezar o meio em que vivemos. A sociedade está vivendo um momento de grandes mudanças e revolução na economia, na política e tecnologia, e nesse contexto, é preciso se atentar sobre a importância de preservar a natureza. Analisando localmente, Campos Novos tem o privilégio de abrigar um território que detém uma biodiversidade gigantesca. Parte dessa riqueza pode ser vista na Mostra de Biodiversidade realizada pelo Parque Estadual Rio Canoas. O jornal dessa semana apresentou a matéria que fala sobre esse importante evento que acontecerá de 25 a 29 de setembro. Esta será uma ótima oportunidade para que todos apreciem e conheçam de perto o que a natureza carrega. Iniciativas como essa são importantes, não apenas para mostrar a biodiversidade da região, mas, acima de tudo, incentivar as pessoas a respeitar, cuidar e amar o meio ambiente. A educação cientifica-ambiental deve ser um passo importante para conscientizar todos sobre esse importante tema, que é essencial a vida. Falta uma alfabetização científica, para que seja possível formar cidadãos que façam uma leitura correta do mundo que os cerca. Viver o Verde não é apenas admirar a natureza, e cultiva-la dia a dia. É ter ciência de que ela é essencial a vida humana. O ser humano é totalmente dependente do meio ambiente. Quando todos eles souberem e reconhecerem essa verdade absoluta, a natureza será ainda mais linda do que já é.

Quantas são as versões do seu eu? Nos comunicamos constantemente, mesmo quando não queremos nos comunicar. Falamos através de gestos, postura, expressões faciais, movimento dos olhos etc. Quando alguém nos faz uma pergunta e decidimos permanecer calados, estamos dando direito à livre interpretação, mesmo assim estamos nos comunicando. Aquela frase, “quem cala consente”, certamente foi criado por alguém que precisava de uma aprovação em determinado momento e como não obteve essa resposta verbal usou a seu favor a livre interpretação, isso não quer dizer que não transmitimos o que estamos pensando nos gestos ou na face. Nosso corpo fala o que sentimos e pensamos, e dependendo do indivíduo pode ser mais explícito ou não, de acordo com a situação, o perfil de cada um ou se treinou a maneira de comunicar, ou seja, se tem habilidades necessárias para emitir somente o que deseja. Nossa comunicação como já sabemos é constante, expressaremos nossas emoções o tempo todo e o tempo todo teremos as reações das pessoas que estamos interagindo. Exercemos muitos papéis no dia-a-dia, em cada momento externamos traços relevantes do nosso perfil e estes são diferentes dependendo da situação. Entender as emoções básicas e principalmente o que, e porque cada ação desencadeia tal emoção, nos ajuda a dominar o impulso e direciona para o que desejamos comunicar naquele momento, saindo de uma reação irracional para uma resposta treinada e racional. O ser humano é provido de cinco emoções básicas: raiva, medo, tristeza, alegria e afeto. Diante de um estímulo, nosso corpo reage de acordo com a circunstância e intensidade, desencadeando uma das cinco emoções. É nesse momento que teremos a capacidade de reagir de forma impulsiva ou frear e raciocinar sobre o que estamos sentindo. Muitas vezes aparentamos ser quem não somos para não expor às pessoas nossas falhas, dificuldades, medos e frustrações. Criamos personagens e máscaras convenientes para conviver diariamente com os outros, porém o que nos atinge é o que realmente importa. Até que ponto conseguimos lidar com estas personagens e até onde estas são agradáveis e vantajosas já que recebemos respostas baseadas no que comunicamos. Temos as mesmas emoções e sentimentos, o que nos diferencia é a maneira como lidamos com elas. Que versão de nós mesmos estamos mostrando para o mundo? Eu sou Simone Manfroi e estudo o comportamento humano há cerca de treze anos, iniciei meus estudos com a Programação Neurolinguística e continuei meus estudos com o Coaching Pessoal e Coaching Financeiro. Sou graduada em Gestão de Recursos Humanos estou cursando Pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas, tenho ainda formação em Constelação Organizacional Sistêmica e participo constantemente de capacitações que abranjam temas sobre o desenvolvimento humano. Ministro treinamentos, palestras e atendo de forma individual com o Coaching, Constelação e Programação Neurolinguística.

Por: Simone Manfroi Coach, Consteladora e Training Fone: (49) 3544.0043

Por: Priscila Nascimento, Jornalista

OCELEIRO www.jornalceleiro.com.br

Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti Diagramação/Arte: Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC Jornalista: Priscila Nascimento RP: 0002761/PA

Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan) Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori)

Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem.

Impressão: Gráfica Araucária/Lages-SC Tiragem: 1.000/Exemplares/Semana

Fundado em 25 de Junho de 1992 COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI CNPJ: 12.188.377/0001-03 Rua. Cel. Farrapo, 743, Centro, Campos Novos - Cep: 89620.000 Redação: redacaooceleiro@gmail.com Comercial: oceleirocomercial@gmail.com Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com Edição Digital/Issu: http://issuu.com/jornaloceleiro

As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

Fechamento da edição: Às terças-feiras à tarde

Fone: (49) 3541-0597

08/2019


OCELEIRO

www.jornalceleiro.com.br

19 de Setembro de 2019

Publicidade

3


4

Varidades

Horóscopo Semanal Áries

Fonte: http://www.portalangels.com/

20/03 a 20/04 Estará esta semana com uma maior auto estima devido ao equilíbrio e a tranquilidade apresentada na sua relação amorosa. No plano afetivo: Viverá momentos de muito carinho e paixão, aproveite e viva intensamente o amor. Para aqueles que estão à procura de um parceiro a semana promete encontros que podem resultar num grande amor.

Touro 21/04 a 20/05 Tente passar mais tempo junto da pessoa amada, aproveite o tempo juntos e viva intensamente sua relação. No plano afetivo: O afeto e o crinho serão essenciais para a harmonia, tanto no relacionamento com na vida familiar. Dedique mais do seu tempo às pessoas que lhe são queridas. Na saúde: Precisa prestar mais atenção na sua alimentação. Cuide melhor de sua saúde.

Gêmeos

21/05 a 20/06

A semana poderá ser complicada se você não ouvir opiniões diferentes das suas. Lembre-se que você não é o dono da verdade. No plano afetivo: Afaste as energias negativas fazendo o que gosta junto de amigos e familiares. Eles vão ajudar para que a semana seja menos estressante. Na saúde: Precisa achar um meio de extravas a ansiedade e o estresse. Faça passeios junto a natureza.

Câncer

21/06 a 21/07

Sair da rotina do cotidiano pode ser uma boa maneira de melhorar seu relacionamento. Aproveite a semana e surpreenda a pessoa amada. No plano profissional e material: A semana é favorável para novos investimentos e projetos. Ótimo momento para quem quer comprar ou mudar de imóvel. Na saúde: Cuide melhor de seu corpo, tenha uma alimentação mais balanceada.

Leão 21/07 a 22/08 Não deixe velhos problemas atrapalhar seus caminhos, tente achar uma solução para depois começar algo novo. No plano profissional e material: O sucesso poderá chegar mais rápido para aqueles que procurarem investir mais em conhecimento e confiança. Pense positivo e o futuro será bem melhor. Na saúde: Cuidado com alergias, procure um especialista e não deixe o problema evoluir.

Virgem

23/07 a 22/09

A semana promete ser benéfica em todos os setores de sua vida. Aproveite o momento e faça tudo que lhe dá prazer. No plano profissional e material: Se futuro depende das decisões que tomar esta semana. Procure estudar e abrir o leque para projetos profissionais. Arregasse as mangas e o sucesso chegará para você.

Libra 23/09 a 22/10 Semana de grandes realizações, todos os projetos que tem em mente poderão dar frutos se agir com auto-confiança. No plano afetivo: Não dê ouvidos a opiniões de terceiros. Siga seu coração e será feliz no amor. Não se afaste da sua família, o convívio será benéfico para todos. Na saúde: Anda muito ansioso e estressado, procure descansar sua mente.

Escorpião 23/10 a 21/11 Cuidado com intrigas e discussões no decorrer desta semana, sua relação pode ficar abalada. Pense bem no que quer antes de agir. No plano afetivo: Algumas atitudes podem gerar conflitos a nível conjugal. Eles serão na sua maior parte originados pela sua forma rígida de ver as coisas. Na saúde: Observe melhor a forma que está cuidando de sua saúde.

Sagitário 22/11 a 21/12 A semana promete ser de realizações, coloque todos os projetos que tem em mente. A sua força de vontade será a sua melhor arma para um futuro promissor. No plano afetivo: Para aqueles que estão à procura da alma gêmea este é o melhor momento, um novo amor pode surgir trazendo um novo alento ao seu cotidiano.

Capricórnio 22/12 a 20/01 A semana promete ser de harmonia em relação à família e as amizades. Aproveite os bons momentos junto daqueles que lhe são queridos. No plano profissional e material: Semana que se anuncia próspera no campo profissional. Se está ligado ao comércio, os negócios e as grandes transações comerciais estão substancialmente favorecidas. Prevê-se uma forte estabilidade financeira.

Aquário 21/01 a 18/02

Estará confuso quanto ao seu relacionamento neste período, não dê ouvidos a intrigas e fofocas. No plano profissional e material: Semana cheia de desafios na vida profissional. Seja confiante e siga em frente. Bons momentos para quem está querendo investir, aproveite a ótima fase. Na saúde: Cuidado com sua alimentação. Terá tendência para o aumento de peso.

Peixes 19/02 a 19/03 Cuidado com suas atitudes, isso pode abalar seus relacionamentos. Não crie brigas e discussões sem sentido. No plano profissional e material: Se está com dúvidas em relação a sua vida profissional, peça opinão de pessoas mais experientes. Muitas vezes um conselho pode fazer a diferença. Na saúde: Está muito descuidado com a sua alimentação, cuide melhor de sua saúde.

OC

www.jornalceleiro.com.br

19 de Setembro de 2019

Coluna de Moda Por: Ana Kantovick Contatos em redes sociais: Instagram: @anakantovick Facebook: Ana Kantovick Site: anakantovick.wordpress.com - (49) 998238633

As cores de 2019 Hello girls, vamos colorir sua vida com a coluna desta semana. Falaremos das principais aparições e apostas de cor para o restinho deste ano. Então, já vamos começando com ele que é aposta máxima para as estações mais quentes que vêm chegando. Amarelo, ele que é a cor da alegria e do frescor e possui uma capacidade de iluminar o look, clareando e dando um ar de jovialidade. Apareceu nas passarelas em sua maioria nos tons mais queimados e promete tomar as ruas ainda na primavera. Já no lado contrário da tabela de cores, a nossa segunda aposta é o purple/roxo/lavanda. Ele foi a cor do ano em 2018 mas acabou agradando a todos e por isso volta com tudo nas próximas estações. Do ultra Violet (escuro) do ano anterior ao lavanda quase branco deste ano, a cor confere feminilidade com um toque mais adulto, diferente do rosa que têm aquela pegada “menininha”, o purple é super cool e uma aposta certeira para look estilosos de balada. Dica bônus é combinar o purple com acessórios metalizados para uma composição garota do futuro sabe?! Amamos! Por último mas não menos importante o clássico azul pastel, ele apareceu nas passarelas e eventos em

tons mais neutros, deixando o look versátil e com carinha arrumada sem muito esforço. Adoro esta cor, é uma das melhores para fazer combinações, vai bem com um jeans para uma coisa meio monocromática ou um para mega contraste, aposte em uma combinação com vermelho por exemplo, ou, com branco e para uma pegada meio “Alice” (bombou nas semanas de moda). Obviamente, além destas três cores, alguns clássicos se mantêm, como o vermelho e as cores neutras, looks monocromáticos em cinza ou branco devem aparecer muito também e são uma alternativa mega cool para quem não pretende exagerar nas cores. Um look White combinado com acessórios ou make purple, por exemplo, é uma pedida incrível para entrar nesta onda sem exagero. Aposte nas corres e arrase!


OCELEIRO

www.jornalceleiro.com.br

19 de Setembro de 2019

5

Variedades

Nossa Histรณria em Fotos

*Foto: Acervo/Benito Zandonรก

1980 - Primeira Chama Crioula trazida de Vacaria/RS para Campos Novos especialmente para a Semana Farroupilha. Na foto o prefeito Sebastiรฃo Correa.


OC 6 Ivone Zanella Cordeiro lança ‘O Segredo de Luna’, sua terceira obra literária www.jornalceleiro.com.br

Cultura

Para a escritora suas obras são a concretização de um sonho. Aproxima-se a data do lançamento do livro ‘O segredo de Luna’, que acontece no dia 21 de setembro, na Biblioteca Municipal, às 19h30. O livro é de autoria da camponovense Ivone Zanella Cordeiro, que assina sua terceira obra literária, sendo que este é o primeiro no gênero romance. A autora aguarda com grande expectativa e afirma que se sente orgulhosa e satisfeita por ter chegado a esse momento. “Para mim esse lançamento tem um sabor especial, pelo fato de que é meu primeiro romance”, diz. Apaixonada pelas letras e pelas artes, Ivone vê a literatura atualmente como o principal meio de expandir seus horizontes. “Literatura é vida, é conhecimento, é poder viajar sem sair do lugar, é poder lapidar a pedra bruta que existe em cada ser humano. O estudo da literatura ajuda muito na construção de uma sociedade, pois a partir do momento que analisamos obras literárias adquirimos um amplo conhecimento interdisciplinar e com isso podemos aumentar nosso índice de educação e de percepção das coisas. A importância da literatura, na atualidade, é o poder de desenvolver o senso crítico, pela leitura, tão necessário para melhores escolhas, tão importante, despertando o leitor para novas experiências”, declarou. A ideia de escrever o livro ‘O Segredo de Luna’ surgiu de alguns fatos isolados no qual a autora criou em seu imaginário uma historia que acabou ganhando vida nas páginas do livro. O Segredo de Luna conta a saga de duas famílias de imi-

19 de Setembro de 2019

grantes italianos, no final da II Guerra Mundial. Inicia com uma excursão de alunos com os professores para a Basílica Santa Croce. Desta forma Ivone, consegue rememorar fatos históricos do renascimento e criar um cenário para o início do romance que termina no Brasil. A trama passa por encontros e desencontros, traições, tragédias, armadilhas, surpresas e amores, que vão se revelando através de ações colocadas nos personagens para dar vida ao enredo. “O livro está classificado como ficção, porém pode-se dizer que é misto, pois os cenários com fatos históricos são verídicos. Sobre eles coloco a narrativa onde insiro minha imaginação e devaneios”, destaca Ivone. A escritora é também autora de mais dois livros: o primeiro intitulado ‘Literarte– Nas linhas e entrelinhas da imaginação’ e o segundo com o titulo ‘Ser e Vencer. Sobre suas obras a autora fala com emoção e alegria. “O primeiro livro faz uma combinação entre a literatura e artes plásticas, onde a inserção de imagens de telas de sua autoria fazem do livro, dois em um, uma vez que as telas podem servir de inspiração para alguém que ama a pintura e queira fazer uma releitura e/ou motivar-se para criar. O livro apresenta poesias de homenagens, mas está classificado como ficção haja vista que, nos contos toma proporções totalmente fantasiosas. É uma viagem pelo imaginário onde o leitor pode, em muitos momentos, identificar-se. O segundo livro traz a temática referente à mente humana. É um portal com uma ideia inovadora de incentivo à autoconfiança e autoestima. Há uma seleção de frases motivacionais, reflexivas e

*Imagem: Divulgação/Facebook

Ivone Zanella Cordeiro inspiradoras, que têm a proposta de questionar realidades e lembrar o leitor de que cada um é um mundo de possibilidades. É livro de ficção e tem o propósito de fazer com que o leitor encontre estímulo para fazer de seu potencial e do talento que já tem, uma realidade exitosa”, explica. Suas obras são a concretização de um sonho de poder levar as pessoas as ideias que se passam em sua mente e coração. Leitora nata, Ivone após a sua aposentadoria, decidiu experimentar novos desafios e fez da literatura seu atual oficio. “Quando criança e na sequência da vida, via em um escritor como alguém de um dom especial, inatingível. Escrevia algumas poesias só para mim. Depois da aposentadoria passei a pintar telas e a escrever poesias, contos e a armazenar o conteúdo. Por incentivo de quem lia mi-

nhas poesias, aventurei-me a escrever meu primeiro livro. Depois, virou necessidade. Enfrentando desafios, escrevi um livro no gênero romance. Traz-me uma satisfação imensa a realização desse sonho. Fui motivada pelo meu próprio livro Ser e vencer, cuja temática aborda o poder da mente, que tudo pode. Assim, eu que estava acostumada com narrativas breves do conto, passei a encarar o desafio de fazer algo bem mais complexo”, conclui. O lançamento do livro com sessão de autografo e coquetel acontece na Biblioteca Municipal, as 19h30, no dia 21 de setembro. O livro pode ser adquirido na ocasião pelo valor de R$ 40,00. Na noite de autógrafos, haverá uma promoção, para quem quiser adquirir os três livros por R$ 100,00. Posteriormente pode ser adquirido com a própria autora.


OCELEIRO

www.jornalceleiro.com.br

Saúde

19 de Setembro de 2019

7

Administração assina ordem para reforma da ala SUS e anuncia que projeto da UTI deverá ser licitado em 15 dias *Fotos: Priscila Nascimento/O Celeiro

Assinatura aconteceu na manha de terça-feira (17) em uma das salas da ala SUS O prefeito Alexandre Zananaro convocou a imprensa Camponovense para registrar, na manhã desta terça-feira (17), a assinatura da Ordem de Serviço da reforma da Ala SUS do Hospital Dr. José Athanázio. Na ocasião, além da presença de membros da Administração Municipal, estiveram alguns representantes do Poder Legislativo que participaram do ato simbólico de assinatura. A obra foi orçada em R$ 450 mil, recurso que será utilizado para a infraestrutura e compra de mobiliários. Após assinatura, o prefeito anunciou que o projeto estrutural e físico da Unidade de tratamento Intensivo (UTI) já estava no departamento de Compras e Licitações da Prefeitura e o processo licitatório deve ser aberto nos próximos 15 dias. O projeto foi entregue pelo setor de engenharia e pelo IMAS com a planta e o quantitativo para que possam ser iniciadas as tratativas. O Hospital Dr. José Atanházio tem passado por uma evolução constante nos últimos anos, com obras de melhorias. As mudanças estão sendo percebidas e na ocasião foram elogiadas por alguns vereadores que falaram sobre as condições da fundação desde sua criação. Há anos a ala SUS do Hospital Dr. José Athanázio não passava por uma reforma, e as condições das salas estão precárias. O prefeito recebeu a imprensa e os demais presentes em uma das salas da ala SUS, e foi percebido as condições precárias em que se encontram. O piso, as paredes e a pintura do local não oferecem um ambiente aconchegante para receber os doentes e suas famílias. Com a reforma será possível oferecer um tratamento mais humanizado para a comunidade. Na ocasião, ressaltou-se

importância dessa obra em benefício da população. “Será uma reforma completa na ala SUS que há muito tempo estava abandonada. Estamos buscando a humanização daqueles que estão passando por um momento delicado e ali estão acomodados. Desde o início nos sensibilizamos com essa situação e hoje estamos felizes em estar assinando essa ordem. Esperamos que a obra se inicie tão logo e seja concluída”, afirmou o prefeito.

Com a assinatura da ordem, a previsão, segundo o prefeito, é de que a obra seja concluída em quatro meses, porém o responsável pela obra, Dirley da Rocha, falou da possibilidade de ser concluída em 90 dias. “Essa é mais uma grande etapa, mais um sonho que parecia distante, mas agora está cada vez mais próximo. Os próximos quatro meses serão intensos, é uma reforma ampla de toda a ala, desde o piso, paredes e encanamentos. Torcemos

Edson Martins, Diretor do Hospital, Dircey Rocha proprietário da empresa B&P Construtora e Incorporadora e Luana Coninck Souza Dalla Costa Diretora da Fundação Hospitalar

para que o quanto antes a obra seja concluída, porém, não abrimos mão da qualidade de serviço ou que a obra seja atropelada. Contamos os quatro meses, mas se recebermos a obra até o final do ano seria um presente muito bom”, ponderou Zancanaro. O anúncio sobre a reforma da ala SUS da fundação foi dado julho deste ano. Esta ala contém 22 leitos que deverão ganhar uma nova roupagem. Serão renovados os equipamentos, as camas, o oxigênio, a parte da comunicação, o piso, o teto, iluminação e as acomodações. Desde o início da gestão compartilhada com o Instituto Imas, o Hospital Dr. José Athanázio tem evoluído e empreendendo ações de melhorias tanto na estrutura quanto no atendimento. De fato, a população precisa deste investimento em saúde. Além de bons profissionais, um hospital deve oferecer boas e aconchegantes instalações para ajudar o paciente a se recuperar mais rapidamente. Com a reforma e implantação de uma UTI em Campos Novos o hospital estará mais preparado para receber os pacientes e, em contrapartida, as pessoas se sentirão mais confiantes em serem atendidas num hospital acolhedor e moderno.


8

Especial

OC

www.jornalceleiro.com.br

19 de Setembro de 2019

Parque Rio Canoas abre as portas para I Mostra de Biodiversidade *Imagens: Divulgação/Parque Rio Canoas

O evento é uma realização do Governo Estadual de Santa Catarina, através do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina e do Grupo Grimpeiro, e conta com o apoio da UNOESC (Campus Joaçaba) - Curso de Ciências Biológicas, Prefeitura Municipal de Campos Novos, Agricultura Familiar de Campos Novos e outras entidades, escolas estaduais e municipais de Campos Novos e região.

Evento é aberto ao público, com entrada gratuita. Grupos maiores deverão agendar visitação. De 25 a 29 de setembro o Parque Estadual Rio Canoas realizará a I Mostra de Biodiversidade. O objetivo da programação é apresentar para o público a grande diversidade de fauna, flora, recursos hídricos e belezas cênicas do Parque Estadual Rio Canoas (PAERC), Unidade de Conservação de Proteção Integral administrada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). A ideia de realização do evento surgiu através dos resultados adquiridos pelo Grupo GRIMPEIRO no monitoramento de fauna, flora e dos recursos hídricos que caracterizam o ecossistema da Unidade de Conservação. A programação começa às 9h do dia 25 com ato solene de abertura. Haverá venda de lanches e bebidas não alcoólicas no local, comercializado pela Agricultura Familiar de Campos Novos. A entrada é gratuita. O agendamento prévio somente é necessário para grupos maiores e para as redes de ensino público e privado, através do telefone (49) 998364969. O projeto está sendo patrocinado pela CTG Brasil (UHE Garibaldi) e pela Enercan (Campos Novos). A I Mostra de Biodiversidade será conduzida pelos colaboradores do GRIMPEIRO, professores e acadêmicos de Ciências Biológicas da UNOESC de

Joaçaba e demais profissionais do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Enercan e da CTG Brasil. A gestora do parque, Leila Alberti, contou sobre as principais espécies encontradas na região e ricamente presentes no Parque Rio Canoas. “Boa parte das riquezas naturais de Santa Catarina está abrigada nessa área. Pertencente ao Bioma Mata Atlântica. Esta Unidade de Conservação tem a finalidade de proteger a biodiversidade da Floresta Ombrófila Mista (Floresta de Araucária), formada por araucária (Araucaria angustifolia), xaxim (Dicksonia sellowiana), imbuia (Ocotea porosa), cedro (Cedrela fissilis) e demais espécies arbóreas. Ela Serve de abrigo para diversas espécies da fauna, desde aves, como o urubu-rei (Sarcoramphus papa), cervídeos (Mazama sp.) a felinos, dentre eles o gato-maracajá (Leopardus wiedii),

a jaguatirica (Leopardus pardalis), gatomourisco (Puma yagouaroundi) e a onça-parda (Puma concolor). Espécies que fazem parte de uma paisagem exuberante, formada por paredões rochosos e cânions, onde se predomina a presença de cactos, como o Ora-pro-nóbis (Notocactus linkii)”, lista Leila.

Participe da 42º Romaria ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida dia 12 de outubro, com procissão, e programação religiosa no Santuário durante todo dia. Vem Aí a Tradicional Festa de Nossa Senhora Aparecida na Comunidade de “Aparecidinha”, Distrito de Bela Vista. Dia 12 de janeiro de 2020.

Durante os dias de evento acontecerão as seguintes exposições: • Exposição da I Mostra da Biodiversidade do Parque Estadual Rio Canoas, através de totens interativos representando toda a biodiversidade de fauna, flora, recursos hídricos e paisagens cênicas. • Exposição dos melhores registros de fauna, pelas câmeras de monitoramento do Parque Estadual Rio Canoas • Exposição dos recursos hídricos que fazem parte das mais lindas paisagens do Estado de Santa Catarina, principalmente de nossa região • Exposição de animais taxidermizados e demais materiais biológicos, pelo Curso de Ciências Biológicas da UNOESC de Joaçaba • Exposição de plantas, exsicatas e troncos, demonstrando os estágios sucessionais da formação florestal da Unidade de Conservação.


OCELEIRO

www.jornalceleiro.com.br

19 de Setembro de 2019

Publicidade

9


10

Notícias

OC

www.jornalceleiro.com.br

19 de Setembro de 2019

RCN - 540 | www.rcnonline.com.br

17/Set/2019

Os recursos das contas de FGTS, que começaram a ser pagos na última sexta-feira (13), devem ter como destino o pagamento de dívidas para cerca de 9,7 milhões de brasileiros. A parcela de interessados em quitar contas representa 38% dos beneficiários que têm direito a sacar valor. A expectativa do mercado é de que esse movimente gere uma redução da inadimplência. Os dados compõe uma pesquisa nacional realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao

MURICI BALBINOT

Crédito (SPC Brasil), que também revelou que outra parcela, de 33%, deve guardar ou investir os recursos. Ainda há 24% que devem direcionar o dinheiro para contas básicas do dia a dia, 17% para compras em supermercados, e 10% que anteciparão pagamentos como prestação

da casa ou carro. O setor de comércio está otimista com a liberação do recurso, mesmo que com efeitos a curto prazo. Com a redução da inadimplência, os lojistas esperam que muitos consumidores limpem o nome e tenham condições de recuperar o crédito e voltar a comprar.

Data: 24 a 26 de setembro Local: Arena Petry Grande Florianópolis São José | SC Inscrições Gratuitas

Realização:

Execução:

Patrocínio Bronze:

Apoio:

Patrocínio Ouro:

BRDE apoia projeto em defesa da conscientização ambiental e sustentabilidade O desejo de preservar o meio ambiente e a necessidade de adotar medidas que utilizem melhor os recursos naturais levaram o BRDE a apoiar o projeto Preservar, lançado na última quarta-feira (4) em Florianópolis. Idealizado pelo SBT/SC o principal objetivo é conscientizar os catarinenses sobre a importância do desenvolvimento sustentável como diferencial competitivo para as empresas locais e sobre a necessidade de estimular o consumo consciente. De acordo com cálculos da ONG Global Footprint Network, já no final de julho a humanidade consumiu os recursos naturais disponíveis para o ano - dois meses antes do que 20 anos atrás. Nunca se poluiu tanto como agora e os efeitos já são sentidos nas mudanças climáticas que fazem de Santa Catarina um dos estados mais atingidos pelos fenômenos climáticos extremos. O BRDE decidiu apoiar o projeto, explica o diretor-presidente Marcelo Haendchen Dutra, por acreditar que a iniciativa está em conformidade com a Política de Responsabilidade Socioambiental do banco. Internamente a instituição engaja os colaboradores em ações para redução e destinação correta do lixo, além de outras práticas ecologicamente sustentáveis. Na área de negócios há a preocupação de financiar projetos como os de energia renovável. "Através do BRDE PCS, por exemplo, foram aplicados R$ 132,6 milhões em 2018 e outros 107,3 milhões em 2019 em Santa Catarina" destaca o executivo. Alguns dos projetos financiados pelo BRDE devem ser mostrados em reportagens do SBT Meio-Dia e SBT News. Além disso, eventos de conscientização vão ser realizados.

O

futuro do gás natural em Santa Catarina será debatido na Federação das Indústrias (Fiesc). A Câmara de Assuntos de Energia da Federação receberá de outubro mais uma edição do evento Troca de Ideias da SCGÁS, que neste ano tratará das modernizações pelas quais o setor do gás natural no Brasil está passando, bem como dos efeitos causados por estas mudanças ao mercado catarinense. A agenda incluirá a participação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e, ainda a ser confirmada, da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás). Entre os temas estão previstos “Novo Mercado de Gás” e “Chamada Pública do Gasoduto de Transporte Bolívia-Brasil (Gasbol)”, que abastece o Sul do país. Caberá a SCGÁS detalhar os avanços da Chamada Pública de Gás Natural, que resultará na assinatura de novos contratos de suprimento para o estado a partir de abril de 2020. No mesmo evento, marcado para o dia 23 de outubro, a Assembleia Legislativa lançará a Frente Parlamentar do Gás Natural, proposta pelo deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB), que será seu coordenador.

Apoio a Bolsonaro Divulgação

Dinheiro extra cobrirá dívidas

Definições sobre o gás natural

Deputado federal Coronel Armando (PSL-SC) está se empenhando na defesa do nome do também deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para assumir a Embaixada do Brasil nos Estados Unidos. Foi veemente em seu posicionamento durante reunião da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e partiu para cima de quem critica a indicação feita pelo presidente Bolsonaro. O parlamentar catarinense rechaçou o enquadramento como nepotismo e apontou a metralhadora de críticas à ex-ministra e ex-senadora nos governos petistas Ideli Salvatti. Para Armando, o fato de o marido de Ideli, Jefferson de Figueiredo, 2º Tenente Músico do Exército, para avaliar mísseis em missão à Rússia, sim, caracteriza nepotismo. Assim como na ocasião em que Ideli foi nomeada para cargo na Organização dos Estados Americanos (OEA), período durante o qual, segundo o deputado, Jefferson ocupou uma “vaga criada para ele”.

A aprovação da reforma não está condicionada à aprovação das medidas previstas no novo pacto federativo, cujas ações, todas elas, são importantes para melhorar a situação fiscal de estados e municípios.

Bater no PT e em petistas foi uma estratégia exitosa nas eleições de 2018. Como o deputado Coronel Armando tem tido o nome apontado como possível candidato à prefeitura de Joinville nas eleições municipais de 2020, pode também ser estratégico já definir um inimigo. Na mesa O deputado Romildo Titon (MDB), relator da Medida Provisória 226, que cria uma tabela escalonada de alíquotas de ICMS para agrotóxicos, apresenta parecer sobre a matéria na reunião da Comissão de Constituição e Justiça desta terça-feira (17). Por enquanto, a discussão é quanto à constitucionalidade. Segundo o deputado, a MP é legal, mas “não é boa para Santa Catarina”. A discussão deve definir também o destino das propostas de sustação dos decretos 1.866 e 1.867. Infraestrutura Comitiva organizada pelo deputado Valdir Cobalchini (MDB), com a participação do secretário de Estado de Infraestrutura, Carlos Hassler, visitou a West Rock, empresa de celu-

Integração Editorial

INFORME PUBLICITÁRIO

Líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), ao reconhecer que a reforma da Previdência e o novo pacto federativo caminham no mesmo ritmo. Os dois temas são importantes para a retomada do equilíbrio financeiro de estados e municípios

lose que está investindo R$ 1,3 bilhão na planta industrial de Três Barras. O motivo para a presença do secretário foi mostrar a necessidade da construção de um elevado para separar o trânsito pesado da empresa do tráfego local. A obra envolve cerca de mil trabalhadores e deve estar concluída em um ano. No momento, é maior investimento privado em execução em Santa Catarina. Valorização Há mais de cinco anos sem reposição salarial, os praças militares do Estado se mobilizam na cobrança das perdas salariais junto ao governo do Estado. A Associação dos Praças Militares de SC, presidida pelo subtenente João Carlos Pawlick, explicou que uma proposta está sendo elaborada pelo grupo e será levada ao governador Carlos Moisés. “Santa Catarina é um dos estados mais seguros para se viver graças às suas forças de segurança, principalmente os praças, que estão na ponta. Mas o nosso policial está desmotivado e ele só quer o que tem direito”, destacou Pawlick. A Aprasc tem hoje cerca de 15 mil associados.

Jornalistas responsáveis

Andréa Leonora | redacao@peloestado.com.br Murici Balbinot | jornalismo@adjorisc.com.br


OCELEIRO

www.jornalceleiro.com.br

Comunidade

19 de Setembro de 2019

11

Rotary Club de Campos Novos comemora 50 anos *Fotos: Divulgação/Rotary Club

Comemoração aconteceu no último sábado (14) no Espaço Nobre A noite do dia 14 de setembro foi de grande comemoração em Campos Novos em virtude do aniversário de 50 anos de atuação do Clube Rotary no município. A solenidade de comemoração aconteceu no Espaço Nobre, no último sábado (14). Além desta grande comemoração, para marcar esta data será realizado, no próximo sábado (21), o plantio de 50 árvores cerejeiras em vários locais da cidade, estrategicamente escolhidos pelo departamento de engenharia da Prefeitura Municipal. A data corresponde ao dia Nacional da Árvore. Neste ano do cinquentenário, o Rotary Club de Campos Novos escolheu como Governador do Distrito 4740, João Carlos Rossa Becker, que sob o lema “O Rotary Conecta o Mundo”, propaga a ideologia de Rotary, tendo como regra primordial o servir ao próximo. O presidente Carlos Vicente Becker conceitua que o Rotary Club de Campos Novos, nestes 50 anos, cumpriu o seu papel em fazer o bem sem olhar a quem, difundindo o primeiro lema rotário: “Dar de si antes de pensar em si”. Criado em 1969, o Rotary Club de Campos Novos elegeu como seu presi-

dente provisório o Sr. Sady Assad, onde em 1970 elegeu seu primeiro conselho diretor, presidido pelo Dr. Edson Nelson Ubaldo. Nesses 50 anos de história, o Rotary Club de Campos Novos sempre foi referência por participar de debates que decidiram o futuro de Campos Novos e do Estado de Santa Catarina, além de sua mobilização para a promoção de ações sociais regionais. Sobre as ações desenvolvidas durantes este período, Carlos Vicente comenta o importante trabalho que o Clube Rotary desenvolveu. “Um exemplo dessa atuação que ficou registrada como uma das grandes ações do Rotary Club de Campos Novos foi a campanha em prol da construção da rodovia BR 470, trecho Campos Novos (SC) – Barracão (RS), e a ponte sobre o Rio Uruguay, que liga os dois municípios, quando no domingo do dia 26 de julho de 1970, em uma reunião do Rotary Club de Campos Novos, foi assinado o contrato de

construção, firmado pelo Plano de Metas de Santa Catarina (FLAMEG) com a empreiteira C.R. Almeida S/A”, destacou o presidente Carlos Vicente. O Rotary Club segue todos esses anos desenvolvendo um trabalho voltado ao desenvolvimento humano e a promoção da paz, e inclui nessas ações os jovens da localidade. “O Rotary Club de Campos Novos possui uma grande tradição de trazer e enviar jovens para realizar intercâmbio. Através desse maravilhoso programa

Ex-presidentes homenageados

aos jovens, é dada a oportunidade de desenvolvimento, seja do ponto de vista social ou cultural, além de oportunizar a convivência com diferentes famílias ao redor do mundo, estreitando assim os vínculos entre as nações e a promoção da paz mundial. O Rotary Club de Campos Novos, nestes 50 anos, pode ser resumido na formalização do mais alto nível de solidariedade humana, a capacidade de estender a mão, de auxiliar o próximo, de amparar, de ensinar”, declarou.


12

OC

Geral

www.jornalceleiro.com.br

19 de Setembro de 2019

Revitalização da Comunidade Nossa Senhora das Dores será realizada neste sábado (21) A Administração Municipal, por meio das Secretarias de Assistência Social e Habitação, Transporte, Obras e Urbanismo, Planejamento e Coordenação Geral e Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto-Samae, inaugura neste sábado (21) a revitalização da Comunidade Nossa Senhora das Dores (antiga Pedreira). O evento acontecerá às 10h e toda a população Camponovense está convidada para participar. Na ocasião, serão inauguradas as 8 moradias, das 14 que estão sendo construídas, além da infraestrutura urbana, serviço de água e esgoto, estação de tratamento de esgoto, iluminação pública, ponto de ônibus, e acima de tudo, dignidade para os moradores. “Não realizamos apenas a construção de casas, mas a revitalização de uma comunidade inteira”, ressaltou a Secretária de Assistência Social e Habitação, Celina Manfroi, sobre o Programa Habitacional Bem Viver. Além da obra física e estrutural, foi realizado um trabalho social intenso na comunidade com o intuito de fortale-

*Fotos e Informações: ASCOM/PMCN

cer as famílias e resgatar a autoestima dos moradores. No início de 2019 a equipe de habitação, organizou um cronograma, onde diversos Setores Públicos e até Privados estiveram envolvidos. “Quando o projeto foi lançado, nos comprometemos em trabalhar com a comunidade, investindo não apenas no material, mas nas famílias, contamos então com profissionais dedicados em me-

lhorar a saúde dos moradores e o ambiente que eles vivem. Diversos setores foram até a comunidade e palestraram sobre os mais variados assuntos, relacionados ao relacionamento familiar, planejamento, prevenção de incêndios, saúde, dentre outros”, explicou a Secretária. A revitalização da comunidade contou com o apoio do Cras, Secretarias de Saúde, Agricultura e Meio Ambiente,

Fundema, Departamento de Engenharia da Prefeitura, Nutricionista Ana Carolina Viel Matte, Diretor de Departamento Douglas Rayzer, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Celesc, Amplasc e Unoesc- através de uma parceria firmada com a Secretaria de Agricultura, realizando de forma gratuita, a castração de cães e gatos do local.

*Esta publicação preencheu o espaço de Meia Página. Cumprindo a Lei Nº 4517/18 esta publicação custou para a Administração Municipal o valor de R$ 697,26 (Seissentos e Noventa e Sete Reais e Vinte e Seis Centavos)

‘Geração Mimimi‘ é tema de palestra que acontecerá em Campos Novos

Veículos cedidos a Secretaria de Agricultura foram devolvidos ao Estado *Imagem Ilustrativa: Divulgação/Internet

*Foto: Divulgação/Facebook

Palestrante falará sobre os desafios atuais das organizações na gestão de pessoas A Associação Empresarial, Cultural e Rural Camponovense (Acircan) em parceria com a Rede Usifarma de Farmácia estão promovendo a palestra ‘Geração “Mimimi” – e E os Desafios Atuais na Gestão de Pessoas’, que acontecerá no dia 26 de setembro, às 19h30, no auditório da Acircan. Fabio Centeno é o palestrante convidado para discorrer sobre o tema. As inscrições para participar do evento devem ser feitas na Acircan e nas farmácias da Rede Usifarma, as farmácias Becker e Popular. Em sua expertise, o palestrante falará sobre a disparidade entre as gerações e os meios de buscar o equilíbrio entre elas, principalmente no meio organizacional. O valor da entrada será de 1 kg de alimento não perecível. Tanto na sociedade atual quanto no meio corporativo é difícil lidar com uma geração tão complicada. Qual seria a solução para lidar com esse desafio? Através da palestra será possível buscar os meios para isso. “Essa ruptura entre as gerações sempre exis-

Fabio Centeno tiu, mas agora parece que o degrau está maior e a impressão que a gente tem é que nunca na história tivemos uma geração tão desconectada. A solução neste caso não é forçar ou bater de frente, porque só vai piorar as coisas. Não se deve ir de encontro, é preciso é ir ao encontro buscando fazer a leitura das reais demandas e adequando a realidade das organizações. É uma geração com problemas, mas é uma geração que traz soluções, o desafio é encontrar este equilíbrio”, declarou Fábio.

A Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura, realizou, no início da gestão, um contrato com o Governo do Estado para a cessão de duas máquinas ao município: uma motoniveladora e uma retroescavadeira. Os veículos foram cedidos para serem utilizados pelos produtores rurais em atividades como abertura de valetas, tubulações, fossas sépticas e demais serviços realizados na propriedade. Porém, o comodato venceu e a secretaria devolveu na semana passada as máquinas ao Estado, pois o governo não quis renovar o contrato, afirmando que as máquinas deverão ser utilizadas em

outros municípios. Os veículos foram cedidos a Campos Novos para reforçar o maquinário que o município já tinha, portanto, o secretário de agricultura, João Batista, afirmou que não serão adquiridas novas máquinas em substituição as que foram devolvidas, mas afirmou que a secretaria comprou recentemente duas retroescavadeiras. “As máquinas foram entregues ao governo na semana passada. Não faremos a reposição delas, pois elas eram algo a mais que oferecemos para ajudar o produtor no setor agrícola”, afirmou o secretário.


OCELEIRO

www.jornalceleiro.com.br

19 de Setembro de 2019

I Mostra dos Clubes de Mães está acontecendo em Vargem

Vargem

13

Setembro Amarelo ‘Não se cale, peça ajuda’ *Fotos e Informações: ASCOM/PMV

Um espaço montado para mostrar o que há de mais belo em artesanato, crochê, tricô, bordado, pintura e peças de decoração com produtos recicláveis. Estas são algumas das atividades dos Clubes de Mães de Vargem, com a realização da I Mostra na sede da Secretaria de Assistência Social. A Mostra fica aberta até o final do mês de setembro para visitação. São peças lindíssimas, resultado da dedicação e talento das mulheres que frequentam os Clubes de Mães em Vargem, orientadas por meio da Secretaria de Assistência

Social com a disponibilidade de duas instrutoras, Nilcéia Tonin e Silvalina Bettin Vezaro, que também é diretora de Assistência Social. Na última semana, a prefeita Milena Lopes visitou a Mostra. Na oportunidade estavam presentes também o Secretário de Assistência Social Divo Cardoso, Ivonete dos Passos, tesoureira do Clube de Mães de Santa Rita e Marilene Saurin, presidente do Clube de Mães de Santa Lúcia. Em Vargem são 8 Clubes de Mães em funcionamento, reunindo mais de 80 mulheres.

A Comunidade de Nossa Senhora da Saúde (Palmeira) convida o povo em geral para uma festa, a realizar-se no dia 20 de Outubro de 2019, com a seguinte programação: - 10:30 hs – Santa Missa - 12:00 hs – Churrasco, saladas e bebidas em geral. - 14:00 hs – Matinê com ótima animação. A comissão organizadora e festeiros agradecem desde já a sua presença e colaboração.

A Campanha Setembro Amarelo, alusiva à prevenção ao suicídio, tem desencadeado ações em todo o Brasil. Na escala entre os países, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa o 6º lugar no ranking de suicidas, com 11 mil mortes por ano. O fator que mais está relacionado a esses casos, é a doença psiquiátrica crônica chamada de depressão, que vem atingindo mais 300 milhões de jovens e adultos ao redor do mundo. Em Vargem, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu no último dia 11, uma

caminhada alusiva ao Setembro Amarelo, visando chamar atenção a esta problemática, alertando para a necessidade da pessoa não se calar e pedir ajuda. “Nós enquanto unidade básica de saúde buscamos chamar a atenção de toda a população para que se alguma pessoa passa por um momento difícil de tristeza profunda e tenha pensamentos suicidas, venha para a UBS. Não se cale, venha até nós, peça ajuda”, orientou a psicóloga da UBS de Vargem, Suzana Stefanes, enfatizando que a população também pode ligar ao 188. A Caminhada em Vargem reuniu escolas e profissionais


14

Região

OC

www.jornalceleiro.com.br

19 de Setembro de 2019

Obras em Abdon Batista avançam e previsão é de conclusão ainda em 2019 *Foto: Divulgação/ASCOMPMAB

Projetos para alavancar o turismo aumentará demanda hoteleira. Prefeitura fará chamada pública para hospedagem alternativa As obras do Parque Aquático e do Mirante do município de Abdon Batista estão a todo vapor, e de acordo com o prefeito Lucimar Salmória a previsão é de que as obras sejam concluídas no final de 2019. Todo investimento feito para a edificação das obras fazem parte do Plano Municipal do Turismo do Município para fomentar o turismo da região. Abdon Batista faz parte da Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc), que juntos aos demais municípios idealizaram propostas para incrementar o turismo da região e desta forma tornarem-se uma rota de grande atratividade no Planalto Sul do estado. O município tem cumprido bem seu papel dentro deste projeto, pois as obras idealizadas são uma realidade e trarão a região ainda mais beleza, aproximando as pessoas de paisagens paradisíacas. Abdon Batista será um município que vai atender as expectativas de quem busca paz, natureza e diversão.

Parque Aquático de Abdon Batista O administrador municipal falou sobre as obras em andamento, as que deverão ser iniciadas em breve e sobre os benefícios desse investimento. O Parque Aquático, que teve investimentos de mais de R$ 1,5 milhão, apenas com recursos próprios, está com a obra avançada, as piscinas já estão concretadas, os testes de carga já foram realizados e a última etapa será a de impermeabilização e o contrapiso. Serão piscinas para crianças e para adultos com um projeto de

paisagismo já pensado para atrair os visitantes. O prefeito acredita que este espaço poderá ser inaugurado e aberto ainda esse ano para que seja aproveitado durante a temporada de verão, que já se aproxima. Além das piscinas, o Parque Aquático contará com vestiário, banheiros e lanchonete. Apesar desta ser uma obra da prefeitura, após conclusão do parque o mesmo será administrado por uma empresa que será contratada por edital. “O patrimônio é público, porém vamos fazer um edital

de concessão para que a iniciativa privada faça a operação do Parque Aquático. Somos articuladores do desenvolvimento e a operação será passada para profissionais que façam funcionar e tragam para nós os benefícios do desenvolvimento social, econômico e humano que desejamos”, afirmou Lucimar. Para as obras do Mirante a Prefeitura Municipal conseguiu recursos junto ao Ministério do Turismo, mas investirá com recursos próprios o valor de R$ 70 mil, além de cerca de R$ 500 mil para pavimentação, iluminação e paisagismo da rodovia que liga o Mirante. O projeto está com a infraestrutura pronta, e logo serão iniciadas as próximas etapas que levarão a finalização do projeto. “Este será um projeto ousado, num lugar em que a natureza é presente. É uma paisagem fantástica. São cinco patamares para conclusão da obra. A última etapa será o fechamento do assoalho e a parte de iluminação e paisagismo. O Mirante é uma obra de contemplação maravilhosa dado a sua localização próximo ao lago da Hidrelétrica Garibaldi”, declarou. Um diferencial nesta obra é o fato dela levar em consideração a sus-


OCELEIRO

www.jornalceleiro.com.br

19 de Setembro de 2019 *Foto: Divulgação/ASCOMPMAB

A partir dessas obras vamos desencadear o desenvolvimento econômico e social do município. As pessoas tem que ter um atrativo para virem até aqui. Lucimar Salmória

Mirante de Abdon Batista tentabilidade, pois para a construção do assoalho serão utilizadas madeiras feitas com lixo reciclável. “Optamos na gestão trabalhar com obras com sustentabilidade. A Praça Central da cidade não utilizamos madeira vegetal, utilizamos madeira plástica de lixo reciclado. A mesma madeira será utilizada também no Mirante. Vamos utilizar para o fechamento a madeira plástica, dando um apelo a sustentabilidade”, enfatizou. Além dessas duas grandes obras em fases avançadas o prefeito ainda tem duas outras obras para serem iniciadas em breve com o objetivo de fomentar cada vez mais o turismo na região. Se trata primeiramente da revitalização da Casa da Memória, antigo colégio da cidade, que será transformado em museu que contará a história do município. O Local também abrigará a Secretaria Municipal de Cultura. Logo será feita a licitação para iniciar a primeira etapa da Casa da Memória. Esta será uma obra com recursos mistos, sendo

R$ 439 mil advindos do Ministério do Turismo e R$ 452 mil de recursos próprios. A próxima grande obra será a construção de uma Marina. No momento o prefeito Lucimar está captando recursos para que a partir de 2020 as obras sejam iniciadas. “A Marina é uma obra que ainda não saiu do papel, já temos as licenças ambientais e estamos agora nas tratativas para recebimento da propriedade da área aonde nós queremos edificar a marina. Agora vamos trabalhar para viabilização de recursos”, afirmou o prefeito. No início da gestão, transformar o município em um polo de turismo parecia um sonho, mas hoje está perto de se tornar realidade, e o prefeito reflete sobre todos os benefícios que isso trará, não só para Abdon Batista, mas para toda região. “A partir dessas obras vamos desencadear o desenvolvimento econômico e social do município. As pessoas tem que ter um atrativo para virem até aqui. Além dessas obras que estamos edificando, somados

OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS COMARCA DE CAMPOS NOVOS- SC Oficial Interventora: Regiane Nistler Rua Coronel Lucidoro, n. 755, Edifício Paradiso, salas 101 à 104, centro Campos Novos-SC, CEP 89.620-000 Tel.: (49) 3544-3076 - E-mail: registroimoveiscn@hotmail.com EDITAL DE INTIMAÇÃO A Oficial Substituta do Ofício de Registro de Imóveis da Comarca de Campos Novos/SC, nos termos do art. 26 da Lei n. 9.514/97, INTIMA o Sr. RODRIGO DORINI, a comparecer neste Cartório, na Rua Coronel Lucidoro, n. 755, Edifício Paradiso, salas 101 à 104, centro, Campos Novos/SC, no prazo improrrogável de 15 (quinze) dias, a contar deste Edital, para PAGAMENTO (purgação da mora) dos valores devidos em atraso no montante de R$ 26.538,67 (vinte e seis mil, quinhentos e trinta e oito reais e sessenta e sete centavos) (cálculo datado de 22/08/2019), acrescidos das despesas legais, bem como as parcelas que vencerem até a data do pagamento, referente à Cédula de Crédito Bancário com Pacto Adjeto de Alienação Fiduciária em Garantia n. 2013102637, datado de 18/10/2013, registrado no “R-4” da matrícula n. 22.560, livro 02, deste Oficio, sendo credor Banco Intermedium S/A, sob pena de vencimento antecipado de toda a dívida, consolidação da propriedade do imóvel em favor do credor e imediata execução da dívida através de leilão extrajudicial do imóvel. Campos Novos/SC, 22 de agosto de 2019. Oficial Substituta: Silmara Lizote. O referido é verdade e dou fé. Silmara Lizote Oficial Substituta

Sicoob descontos Cheques Boletos

aos demais projetos, não temos dúvidas que as pessoas virão até Abdon Batista, elas terão opções, como o Parque Aquático, O Mirante, a Casa da Memória que é um grande museu. Temos condições de fazer com que a partir dessas obras as perspectivas de crescimento, de emprego e renda aumentem”, destacou. O município desde já apresenta um leque de atrações culturais que fomentam o turismo, e com a inauguração das obras o calendário contemplará atividades durante quase todos os meses do ano. “Podemos vislumbrar através do nosso Plano Municipal de Turismo um calendário de atividades ao longo do ano. Com o Parque Aquático concluído teremos a partir de outubro até março eventos. Os eventos em nível de município atraem muitas pessoas, como o aniversário do município em

Região

15

abril, em junho temos o Rodeio Artístico Nacional, dentro do Rodeio temos o Celeiro da Poesia. Somos uma referência na cultura nativista”, comemora o prefeito sobre todas as atividades que são realizadas no município para alancar o turismo.

Como atender esta demanda? Com obras deste porte o município receberá visitantes do estado, do país e do mundo para conhecer e apreciar o que a cidade tem de melhor. Porém, o município conta com uma pousada apenas. Como se preparar para receber os visitantes? Pensando nessa situação, o prefeito lançará um projeto de Hospedagem Alternativa. “Lançamos um programa em parceria com o Sebrae e o Sicoob de Hospedagem Alternativa, aonde vamos aportar recursos para revitalização de 40 leitos nas casas das pessoas. Vamos disponibilizar para cada leito até R$ 5 mil sem juros para a compra de infraestrutura para que recebam o turista. Os interessados irão participar de uma chamada pública com os critérios para inscrição. Queremos um atendimento de qualidade padronizada. Os aprovados irão passar por uma qualificação para receber o turista”, explicou Lucimar. De acordo com o prefeito, neste primeiro momento, esta iniciativa irá suprir a demanda. Com o tempo o município abrirá as portas para que investidores construam hotéis para receber os visitantes. *Foto: Wilhiam Peretti/O Celeiro

Prefeito de Abdon Batista Lucimar Salmória

MÊS PROMOCIONAL

1,20 %

ao mês

16/set a 18/out

Informe-se em um de nossos pontos de atendimento: Campos Novos, Curitibanos, Capinzal, Brunópolis, Zortéa e Monte Carlo. Ouvidoria: 0800 725 0996 - Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 20h - www.ouvidoriasicoob.com.br | Deficientes auditivos ou de fala: 0800 940 0458 Demais serviços de atendimento: www.sicoob.com.br/fale-conosco | Operações de crédito sujeitas à análise e aprovação.


16

Publicidade

OC

www.jornalceleiro.com.br

19 de Setembro de 2019

Profile for Jornal O Celeiro

1596  

Jornal "O Celeiro", Edição 1596 de 19 de Setembro de 2019.

1596  

Jornal "O Celeiro", Edição 1596 de 19 de Setembro de 2019.

Advertisement