Page 1

OCELEIRO OCELEIRO

1

www.jornalceleiro.com.br

12 de Setembro de 2019

Quinta-feira, 12 de Setembro de 2019 - R$ 3,00

Desde 1992 Ano XXVII EDIÇÃO 1595 Campos Novos, SC

www.jornalceleiro.com.br

saúde

Baixa procura pela vacina provoca surto de sarampo e preocupa OMS. Página 06 Comunidade

Novo Marco Regulatório completa um ano de vigência em Campos Novos.

REVOLUÇÃO

Página 08

DA BELEZA

Cultura

Encontro dos Gaiteiros chega a sua 14° Edicão e comemora sucesso. Página 11

Harmonização Facial revoluciona busca pela beleza. Atual, rápido e indolor procedimento devolve a autoestima e juventude da face.

agronegócio

PÁGINA 07

Relator da MP dos agrotóxicos, deputado Romildo Titon fala sobre emendas do projeto na Alesc. Página 15


2

OC

Cotidiano

www.jornalceleiro.com.br

12 de Setembro de 2019

Editorial

Coluna

Em busca da verdadeira beleza

Coluna Livre

N

unca na história da humanidade se deu tanta importância a estética como se dá hoje. O mercado da beleza vive em contínua ascendência. No Brasil nem se fala, basta fazer uma busca rápida na internet para ver o status que o país mantém quando se trata de procedimentos estéticos. A busca frenética em busca pelo ‘belo’ atualmente tem alcançado todas classes. Com a facilidade de pagamento promovidas, até mesmo as classes menos favorecidas podem sonhar em realizar certos procedimentos, antes inalcançáveis. Além das cirurgias plásticas e procedimentos menos invasivos ainda é possível notar o crescimento e produção de informações com dicas sobre maquiagens, estilo, produtos de cabelo, e tutoriais sobre tudo que você imaginar quando se trata de beleza. Com toda essa gama de conteúdoaumentou-se os padrões e elevou-se as exigências das pessoas. Não adianta apenas ter um cabelo chapado e pintado, ele também precisa ser saudável. Não adiantar investir em makes para disfarçar as imperfeições, as pessoas também querem uma pele perfeita, com ou sem make. Haja criatividade dos empresários do setor para dar a essa comunidade tudo o que precisam. Quem sabe um dia alguém esteja satisfeito nesse sentido. Não há nada de errado em querer ser mais bonito e investir nisso. Pelo contrário, investir em si mesmo contribui bastante para a autoestima. Mas analisar friamente o cenário que as pessoas estão expostas pode levar a um ponto de vista mais equilibrado e crítico sobre o que é imposto. O mercado da beleza difunde com rigor a ditadura do belo a ponto de escravizar aqueles que nele acreditam cegamente. E nas mãos das ‘personalidades mais influentes da mídia’ eles conseguem fazer uma ‘pedra’ se tornar um utensilio de grande necessidade e importância na vida das pessoas. Quando irão acordar e perceber essa dominação pacifica? Dai começam as comparações com a pele, com o cabelo, com o abdômen, com os glúteos, com os dentes, com o sorriso do outro. E a busca parece incessante. Nunca se chega ao resultado esperado, nunca se tem o que quer, porque cada vez vão surgindo mais e mais novidades. E a frustração continua. Felizes aqueles que entendem que a beleza é um conjunto de fatores. Beleza envolve autossatisfação e alegria. Envolve o físico e o interior de cada um. Envolve ir no salão de beleza, na academia, no spa, realizar procedimentos estéticos, mas sempre com um único fim: agradar a si e não para buscar ‘likes’ ou ficar se comparando com os demais. A beleza deve refletir um bem-estar interior. Deve ser uma busca que vai além da aparência.

Saúde em Cheque Todos sabemos que o brasileiro que depende unicamente do SUS (sistema único de saúde) deve necessariamente ter fé redobrada e torcer para jamais ser acometido por um problema de saúde. Essa realidade figura em todo o território nacional, mas aparentemente nos estados da Região Sul a condição é menos gravosa do que no restante do pais, mas longe de não ser preocupante. Ocorre que atualmente a situação não tem se mostrado muito diferente para os beneficiários de planos de saúde. Quem de nós nunca precisou - ou viu alguém precisar - recorrer a consultas particulares em determinadas especialidades médicas pois, pelo plano de saúde a disponibilidade de agenda era impossível de ser aguardada? De fato tal situação é revoltante, afinal de contas a contraprestação paga pelo beneficiário não prevê, em seus termos contratuais, tamanha espera. Além disso a burocracia para realização de exames simples e a necessidade constante de “autorização” do plano é algo que impacienta qualquer um. A situação não é boa nem para os próprios planos de saúde. Na última sexta-feira, por exemplo, a AGEMED teve sua comercialização impedida em alguns planos específicos por parte da Agência Nacional de Saúde (ANS) em função do excesso de reclamações realizados por seus conveniados. O problema é tão sério que em maio deste ano o fundo Starboard Asset Ltda realizou um aporte de R$ 150 milhões na citada operadora de plano de saúde, em troca de participação em seu capital social. Na época a AGEMED publicou nota oficial dizendo que “Os recursos serão destinados prioritariamente ao atendimento do marco regulatório do setor, com a recomposição das margens de solvência, e a investimentos necessários na operação. Em paralelo está em andamento plano de readequação da rede assistencial e a negociação de acordos com prestadores de serviços” Aparentemente o resultado passou bem longe do esperado. Na prática boa parte dos credores sequer foram procurados pela AGEMED para quitação do passivo. O plano em alguns casos isolados ofereceu para clínicas e médicos conveniados parcelamentos a perder de vista e condições negociais absurdas, em total desacordo com os termos contratuais e até mesmo com o bom senso. O que se observa na prática é a política da autoproteção. Os médicos justificadamente suspendem ou restringem os atendimentos pela insegurança nos recebimentos, as clínicas criam procedimentos internos para tentar evitar as glosas (recusas de pagamento) e a conta acaba chegando, como sempre, no cidadão comum, que paga a fatura. Por: Pedro Augusto Neves da Fontoura Advogado. OAB/SC 31.170 Teske, Lara & Neves da Fontoura Advogados Associados

Por: Priscila Nascimento, Jornalista

OCELEIRO www.jornalceleiro.com.br

Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti Diagramação/Arte: Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC Jornalista: Priscila Nascimento RP: 0002761/PA

Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan) Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori)

Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem.

Impressão: Gráfica Araucária/Lages-SC Tiragem: 1.000/Exemplares/Semana

Fundado em 25 de Junho de 1992 COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI CNPJ: 12.188.377/0001-03 Rua. Cel. Farrapo, 743, Centro, Campos Novos - Cep: 89620.000 Redação: redacaooceleiro@gmail.com Comercial: oceleirocomercial@gmail.com Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com Edição Digital/Issu: http://issuu.com/jornaloceleiro

As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

Fechamento da edição: Às terças-feiras à tarde

Fone: (49) 3541-0597

08/2019


OCELEIRO

www.jornalceleiro.com.br

12 de Setembro de 2019

Publicidade

3


4

Varidades

Horóscopo Semanal Áries

Fonte: http://www.portalangels.com/

20/03 a 20/04 Use de toda sua intuição e aproveite todas as oportunidade que possam aparecer esta semana. Todos os setores estarão protegidos. No plano profissional e material: Semana tensa neste setor, vai estar muito nervoso e isso pode atrapalhar o bom andamento do seu serviço. Preste atenção em todos os detalhes e não misture sua vida profissional com a pessoal.

Touro 21/04 a 20/05 Poderá esta semana andar um pouco desanimado devido a sua vida sentimental, sair e encontrar novos amigos será muito bom para você. No plano profissional e material: Semana promissora neste setor, ideias e projetos poderão seguir adiante com a ajuda de pessoas que estarão dispostos a orientá-lo. Tenha coragem e confiança, tudo dará certo.

Gêmeos

21/05 a 20/06

Durante essa semana poderá passar momentos agradáveis com pessoas próximas, aproveite os bons momentos. No plano profissional e material: Pense e estude muito bem caso queira entrar em um novo negócio. Veja e calcule tudo nos minimos detalhes para não ter perdas futuras. Na saúde: Tente passear junto a natureza para descarregar energias negativas acumuladas.

Câncer

21/06 a 21/07

Semana muito promissora em todos os sentidos. Seja confiante e determinado para aproveitar ao máximo este momento. No plano afetivo: Cuidado para não deixar que sua vaidade estrague seu relacionamento. Pense muito bem antes de falar ou agir, pois pode magoar pessoas queridas. Na saúde: Poderá chegar ao final da semana com muito cansaço, principalmente mental.

Leão 21/07 a 22/08 Terá ótimas oportunidades pra aperfeiçoar seus conhecimentos. Sua carreira vai depender muito de seu esforço esta semana. No plano afetivo: Cuidado para não confundir entusiasmo com algo mais sério. Não troque um relacionamento duradouro por aventuras passageiras. Na saúde: Preste atenção em tudo que fizer, estará um pouco distraído e isso pode causar acidentes.

Virgem

23/07 a 22/09

A semana promete ser de muitos compromissos, principalmente com familiares. Permita que o entusiasmo tome conta de você e tudo dará certo. No plano afetivo: Caso tem problemas na sua relação, procure não se isolar de pessoas que podem ajudar você em qualquer situação. Procure o diálogo sincero com a pessoa amada.

Libra 23/09 a 22/10 Esta semana seu principal pensamento será em relação ao amor, só tenha cuidado para não deixar passar oportunidsades em outros setores da sua vida. No plano profissional e material: Todos os problemas e obstáculos que possam aparecer esta semana serão ultrapassados facilmente. Obterá bons resultados em todsos os seus projetos.

Escorpião Os problemas e obstáculos que possam aparecer esta semana, serão ultrapassados se você agir com entusiasmo. Não desanime, vá a luta. No plano profissional e material: Cuide melhor de suas finanças, não gaste por impulso. Poderá ter problemas se não souber controlar suas vontades momentâneas e esquecer das obrigações.

Sagitário 22/11 a 21/12 Não se isole, procur a companhia de amigos e familiares e passe momentos agradáveis e relaxantes. No plano profissional e material: O momento não oportuno para tomada de decisões importantes. Tenha calma e aguarde melhores momentos, tanto profissionalmente como financeiramente. Na saúde: Tente relaxar mais, procure sair e se libertar do estresse.

Capricórnio 22/12 a 20/01 Cuidado esta semana com pessoas que estarão do seu lado só para tirar vantagem, saiba separar o joio do trigo. No plano afetivo: Não deixe ninguém interferir no seu relacionamento, cuidado com pessoas invejosas. Confie sempre na sua intuição para que nada atrapalhe sua vida amorosa. Na saúde: Cuide melhor de sua saúde, em caso de algum mal estar procure um parecer médico.

Aquário 21/01 a 18/02

Poderá demorar um pouco mais para que você possa ser reconhecido profissionalmente, não desanime, continue sua luta. No plano afetivo: Se está com dúvidas sobre seu relacionamento, o melhor caminho é o diálogo sincero. Diga o que sente para a pessoa amada. Na saúde: Descanse mais para que o estresse não tome conta de você.

Peixes 19/02 a 19/03 Cuidado com brigas e intrigas que possam aparecer durante esta semana, tenha calma e conseguirá que sua vida volte ao normal. No plano afetivo: Algo pode incomodar você neste setor durante esta semana. Não fique com dúvidas e nem tenha receio, o melhor caminho será o diálogo sincero com a pessoa amada.

12 de Setembro de 2019

Coluna de Moda Por: Ana Kantovick Contatos em redes sociais: Instagram: @anakantovick Facebook: Ana Kantovick Site: anakantovick.wordpress.com - (49) 998238633

Moda consciente Hello garotas, na coluna desta semana vamos seguir falando sobre um olhar da moda mais sustentável. Na semana passada falamos sobre o closet cápsula e como montar o seu de maneira descomplicada. Hoje, vamos aprender a diferença entre os conceitos e conhecer produtos que seguem esta linha mais limpa no nosso Brasil. O conceito de moda consciente é bem abrangente e aplica-se às marcas que adéquam sua produção para gerar impacto positivo na sociedade, por exemplo, priorizando por produção em pequena escala ao invés no fast fashion. Fora dos centros urbanos, os brechós são a melhor alternativa para garimpar peças cheias de estilo e personalidade. O bom deste tipo de “compra” é que normalmente terá uma exclusividade e você ainda pode customizar a peça e deixar ainda mais parecida com você. Ainda, nesta tendência fashion da consciência, você pode fazer uma análise daquilo que está adequado ao seu estilo e realidade (vide coluna anterior) e a ajustar aquilo que não está nos trilhos. Esta técnica é chamada de upcycling e pode ser uma grande aliada na hora de montar o closet dos sonhos, gerando economia e ajudando você à vestir-se mais alinhada à mensagem que deseja transmitir ao mundo. Ainda, existem muitas opções de marcas que estão trabalhando na linha sustentável, tênis feito de garrafas pet, roupas tecnológicas que regulam a temperatura corporal, tecidos inteligentes e mil opções. A regra para este tipo de escolha é basicamente ir fazendo trocas dentro da sua personalidade e gosto pessoal para gerar um impacto positivo. Pega o exemplo do tênis de pet, imagina o seu look de academia continuar lindo, mas você saber que está ajudando à construir um futuro sustentável. Incrível né?! Afinal, queremos estar sempre lindas, mas queremos um mundo melhor também.

Se você se interessou por este tema ou já é adepta da moda consciente, escreve nas nossas redes sociais. Se não é, que tal se inspirar na coluna e buscar alternativas para as suas próximas compras. Não esqueça de fotografar tudo e marcar o jornal, nós queremos conhecer você e saber qual o tipo de moda que te encanta. Até a próxima semana!

Coleção de Moda Recriada

*Imagens: Divulgação

23/10 a 21/11

OC

www.jornalceleiro.com.br

Tenis de garrafa PET


OCELEIRO

www.jornalceleiro.com.br

12 de Setembro de 2019

Variedades

Nossa História em Fotos

1980 - Desfile de 07 de Setembro Cavaleiros da Semana Farroupilha.

5

*Foto: Acervo/Benito Zandoná


6

Saúde/Educação

OC

www.jornalceleiro.com.br

12 de Setembro de 2019

Baixa procura por vacina provoca surto de sarampo e preocupa OMS Casos da doença triplicam em 2019 e acendem alerta sobre importância da imunização O mundo está enfrentando um surto de casos de sarampo que tem chamado a atenção e causando preocupação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que emitiu um relatório apontando um aumentado de casos em relação aos anos anteriores. No ano de 2019 os casos triplicaram, e o motivo foi a baixa cobertura vacinal. Uma doença que pode ser facialmente combatida através da vacinação, tem encontrado brechas para ressurgir e causar pânico. No Brasil os casos também não são poucos, hoje o país registra 907 casos. O estado de Santa Catarina registra 17 casos confirmados, sendo que 10 deles aconteceram em Florianópolis. Em Campos Novos ainda não há casos registrados. O sarampo é uma doença respiratória extremamente contagiosa, que pode evoluir com gravidade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar. O contágio

tem sido descrito por dispersão de aerossóis com partículas virais no ar, em ambientes fechados. É importante ficar atento aos sintomas da doença que são: febre, tosse, coriza, aparecimento de manchas vermelhas no corpo e olhos avermelhados. Apresentando os sintomas do sarampo, o paciente deve procurar atendimento médico imediatamente para que seja feito o diagnóstico e o tratamento da doença. Os números atuais são significativos e causam grande preocupação, pois demonstram que o país baixou a guarda na prevenção do sarampo. No ano de 2016 o Brasil recebeu a certificação da OMS como país com o vírus do sarampo erradicado. Entre 2016 e 2017 nenhum caso da doença foi registrado e, talvez por isso, houve pouco caso para manter a cobertura vacinal. Com essa cobertura baixa, em 2018 foram surgindo os primeiros casos da doença no Brasil, isso porque o país recebeu um número grande de pessoas não vacinadas que contribuíram para o surto que segue até este ano. Cerca de 90% das pessoas sem imunidade que comparti-

*Imagem: Divulgação

lham espaço com pessoas contaminadas acabam contraindo a doença. Qualquer pessoa, independente do sexo ou idade, pode ser acometida pelo sarampo caso não esteja imunizado, porém os grupos mais suscetíveis são as crianças, jovens e imunodeprimidos. As complicações decorrentes do sarampo podem deixar sequelas ou mesmo levar a morte. A gravidade da evolução ocorre conforme a faixa etária do paciente, sendo que as crianças podem, em virtude

do sarampo, ter também pneumonia, otite e encefalite aguda. Os adultos também podem, a partir do sarampo, ter pneumonia. No caso das gestantes, as que não são vacinadas podem ter um parto prematuro. É importante que, entre as mulheres em idade fértil, a vacina seja dada antes da gestação, pois é contraindicada durante o período gestacional. Em virtude dos riscos e para alcançar novamente o status de país erradicado é importante conscientizar as pessoas sobre a importância da vacinação. ] As vacinas que previnem o sarampo são a Tríplice Viral e a Tetra Viral. A Tríplice deve ser tomada aos 12 meses de idade, além do sarampo ela também protege a criança da caxumba e da rubéola. A Tetra deve ser tomada aos 15 meses de vida, sendo a ultima dose a ser tomada. Se alguém tiver tomado apenas uma dose ou não tiver tomado nenhuma, deve procurar uma sala de vacina e tomar as duas doses contra o vírus, obedecendo o intervalo mínimo de 30 dias. As vacinas são gratuitas e estão disponíveis em todo o estado.

Estudantes da Escola Gasparino Zorzi realizam 9° Seminário de Administração *Foto: Wilhiam Peretti/O Celeiro

O evento teve a Tecnologia e a Inovação como tema central Alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Gasparino Zorzi realizam o 9° Seminário de Administração, que neste ano abordará a Inovação e Tecnoogia. O evento começou no dia 9 e seqgue até a noite desta quinta-feira (12). Após a abertura oficial na segunda-feira (9), o primeiro palestrante do seminário, foi o administrador Jair Noriler, falou sobre o tema: ‘Tecnologia na Pecuária, Evolução da Genética Animal’. Palestraram també o diretor da Unoesc, Diego Gadler, que falou sobre ‘Inovação e Tecnologia: Pequenas e

Médias Empresas’; Liane Agostini Souza abordou o tema ‘Tecnologia Educacional: Evolução e Adequação; Analu Mantovani discursou sobre ‘Agricultura 4.0 - Solo e Manejo: Novas Alternativas Tecnológicas’; e o empresário Paulo Sernajoto que falou sobre ‘Tecnologia Digital: Marketing na

Comunicação’. O evento finalizará com às 19h com Workshop realizado pelos alunos do 1° ano do Ensino Médio. O seminário foi coordenado pelo professor Célio Barbosa, que juntamente com outros professores, decidiu escolher a Tecnologia e a Inovação como

tema central. Este assunto é de interesse e de grande aceitação na atualidade e vem servido de base e facilitado todos os segmentos profissionais. A diretora Marines Martendal de Sá, que abriu o evento, falou sobre a importância do evento e da escolha do tema. “Temos a tecnologia na indústria, na pecuária, na educação e na inovação. Escolhemos palestrantes para todos os eixos. Pensamos em temas que chamassem a atenção dos estudantes e ao mesmo tempo tenha uma correlação com a comunidade camponovense”, afirmou. O seminário busca aumentar o conhecimento e proporcionar um ambiente que vá além dos limites que a sala de aula permite.


12 de Setembro de 2019 OCELEIRO Sem bisturi e sem dor: Harmonização Facial revoluciona busca pela beleza www.jornalceleiro.com.br

Saúde

7

*Imagem: Divulgação/Excelence

Atual, rápido e indolor, procedimento devolve a autoestima e juventude da face Não importa a idade ou o sexo da pessoa, todas elas sempre estarão em busca de encontrar o melhor de si, e quando isso é refletido no espelho, melhor ainda. Não é à toa que a indústria da beleza vem crescendo sem precedentes, afinal quem não gosta de se ver mais jovem e mais bonito? Atire a primeira pedra aquele que não se sente mais confiante e de bem com a autoestima quando se vê mais atraente. Há alguns anos atrás, a busca pela beleza e por mudanças na face só poderiam ser promovidas por meio de cirurgias plásticas, porém o desejo de muitos era limitado pelos altos valores, pelo medo da dor e pela demora no pós-operatório. Com o passar dos anos, outros procedimentos foram surgindo para facilitar a busca por melhorias estéticas. Tão comum e muito procurada atualmente, a Harmonização Facial tem se popularizado e se tornou a queridinha de muitas famosas e famosos, que optaram pelo procedimento e ganharam muitos elogios nas redes. E é justamente nas mídias sociais que há grande exposição, fato que aumentou a insatisfação e a exigência das pessoas com relação a estética. E claro, a tecnologia tem andado a passos largos para atender este público mais exigente. Mas, afinal, o que é a Harmonização Facial? Conversamos com a odontóloga Gabrieli Guisolfi, proprietária da Clínica Excelence Odontologia Avançada, que contou um pouco mais sobre esse método de transformação que tem proporcionado resultados surpreendentes. Dra. Gabrieli explica que a Harmonização Facial é o conjunto de procedimentos no qual são realizadas aplicações da Toxina Botulínica (Botox) e do Ácido Hialurônico com o objetivo de promover a simetria e a harmonização da face. Ou seja, troca-se o bisturi

Antes

Depois

Preenchimmento labial e os cortes por agulhadas em lugares específicos, e pronto, a transformação acontece. As intervenções são realizadas em uma única sessão que dura cerca de uma hora. As substâncias inseridas dão mais viço, expressão e definem o contorno do rosto, realçando a beleza e dando um aspecto mais jovial. Através da harmonização é possível mudar o tamanho dos lábios, mudar o formato do nariz, disfarçar olheiras, diminuir as marcas de expressão, modificar a mandíbula, entre outros. O ácido hialurônico, por estar presente no corpo humano, será reabsorvido pelo organismo, portanto, os procedimentos, além de causarem uma transformação, também irão ajudar a retardar o envelhecimento. Quais profissionais estão habilitados para realizar os procedimentos? A harmonização facial pode ser feita por médicos dermatologistas, cirurgiões dentistas e biomédicos. Sendo que um diferencial dos cirurgiões dentistas é a aplicação de anestesia na face, já que eles conhecem bem a anatomia do rosto e podem aplicar a anestesia bucal. O profissional especializado irá fazer uma análise e avaliação e recomendar as áreas que realmente precisam de aplicações. Dra. Gabrieli, que realiza o procedimento em sua clínica, diz que já realizou o procedimento

em vários pacientes, e comenta a alegria deles ao final da sessão. “Os pacientes esperam os melhores e mais diferentes resultados. E nós entregamos isso a eles. Eles ficam muito felizes quando se olham no espelho e veem o resultado que eles tanto esperavam. Os tratamentos, independentes de quais sejam, ajudam na autoestima e na qualidade de vida do paciente. É gratificante fazer parte disso”, declara. A Harmonização Facial é indicada para quem? Qualquer pessoa pode se submeter aos procedimentos, independentemente da idade e do sexo. Eles são indicados para quem está insatisfeita com um ou mais pontos do rosto e desejam ter resultados imediatos. Dra. Grabrieli atende pacientes de várias faixas etárias, e relata que os procedimentos mais procurados são o de preenchimento labial e de preenchimento de queixo e botox. A profissional ainda destaca que os procedimentos podem ser realizados logo nos primeiros sinais de envelhecimento, para que as mudanças aconteçam de forma mais natural possível. Os procedimentos que envolvem a Harmonização Facial surgem como uma alternativa as cirurgias plásticas, e apresentam grandes vantagens aos pacientes. Além de diminuir os efeitos do envelhe*Foto: Wilhiam Peretti/O Celeiro

Gabrieli e Daniel

cimento, os procedimentos são quase indolores, em função da aplicação de anestesias locais e odontológicas, as aplicações são realizadas de forma rápida, sem necessidade de pós-operatório. Além disso os custos são bem menores se comparados as cirurgias plásticas. Os valores das intervenções variam conforme a quantidade de pontos modificados e de substância utilizada. Para saber mais informações e fazer uma avaliação procure um profissional apto para tirar suas dúvidas.

Harmonização Facial em Campos Novos A Dra. Gabrieli Guisolfi é cirurgiã-dentista, socia-proprietária da Clínica Excelence Odontologia Avançada, um espaço voltado a saúde bucal e procedimentos estéticos da face, como a Harmonização Facial. Nos últimos anos a odontologia expandiu os seus nortes e não se limita apenas aos tratamentos dentários, hoje os odontólogos também atuam na área estética. A clínica é revolucionaria na região e oferece aos pacientes os mais modernos serviços, além de profissionais especializados. A profissional é certificada em quatro cursos com profissionais renomados e conhecidos no mundo todo, e investe em estudos para se manter sempre atualizada sobre os procedimentos maios modernos no mundo da odontologia e estética. Além da Dra. Gabrieli, que atua nas áreas de clínica geral, harmonização facial, próteses e estética dental, a clínica conta também com a Dra. Jessica Fernanda Bizzotto, especialista em Endodontia (tratamento de canal), Dra. Sara Ortiz Pinheiro, especialista em ortodontia, Dr. Gerônimo da Silva Perin, especialista em implantes, Dr. Moacir Caragnato Perin, especialista em implantes, Daniel Felipe Galiotto, Técnico em prótese dental e sócio proprietário da clínica e Patricía Fagundes Oterbach, Gerente Administrativa.


8

OC

Comunidade

www.jornalceleiro.com.br

12 de Setembro de 2019

Novo Marco Regulatório completa um ano de vigência em Campos Novos *Imagem: Divulgação

Legislação estabelecia novas regras sobre a relação entre a administração e entidades sem fins lucrativos Em agosto de 2018 entrava em vigor no município de Campos Novos a Lei Federal 13.019/2014, que regulamenta, o Novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, legislação que estabelece a relação e parcerias da Administração Municipal com as associações sem fins lucrativos. Com a implantação desta lei as parcerias firmadas se tornaram mais transparentes e organizadas. A partir de então, as entidades seriam responsáveis por estabelecer seu orçamento anual e deveriam administrar os recursos repassados pela administração de forma autônoma. No início houve um certo receio e medo por parte das entidades, pois as mesmas não recebiam os valores em mãos, a administração esra responsável por providenciar os materiais e profissionais que elas precisariam. A gestora de parcerias e responsável pelo Novo Marco Regulatório, Roscely Schefer Silva, relatou que este ano foi um período de muita aprendizagem e de experiência, mas que com o apoio prestado as entidades, hoje elas estão se tornado mais autônomas. Em entrevista ao jornal O Celeiro, Roscely comenta como foi o processo de adaptação entre os gestores e as entidades. “No início foi um pouco trabalhoso porque as entidades tiveram que elaborar os seus planos de trabalho, deviam fazer uma estimativa dos gastos que teriam com cada coisa que elas precisariam durante todo o ano, e isso era algo novo para elas, pois nunca haviam recebido o

recurso para gastar conforme as suas necessidades. Prevêr os custos foi uma dificuldade para elas”, iniciou Roscely sobre os primeiros momentos após a lei entrar em vigor. A gestora continuou relatando que este foi um momento de dificuldade para ambas as partes, pois as entidades achavam que não teriam recursos suficientes, não conseguiriam administrar os valores e nem dariam conta da fazer a prestação de contas exigida pela lei. No entanto, foi

Roscely Schefer Silva

feito uma estimativa do valor que cada entidade recebia a partir do que o município já gastava com cada uma delas e de acordo com a previsão orçamentaria. Durante este momento todas as entidades foram assistidas pela gerência do Novo Marco Regulatório, e até hoje, quando necessário, elas são ajudadas. Após um ano de implantação, as principais dúvidas foram dissipadas atualmente os responsáveis pelas entidades se veem mais seguros e, aos poucos estão se tornando mais independentes. Porém, Roscely ressalta que a lei impõe limitações que exige que haja um contato constante entre as partes. Mas a evolução foi grande por parte das entidades, tanto que desde já elas já estão construindo o Plano de Trabalho para 2020. “Dentro do que é possível elas estão caminhando bem. Elas fazem a prestação de contas, administram os recursos. Foi um ano de crescimento para todos. Sentamos com as entidades e ajudamos a todas e até hoje assistimos as entidades quando elas precisam. Mas foi um desenvolvimento natural. Nenhuma entidade ficou sem recursos e todas elas estão aplicando muito bem os valores conforme as necessidades e metas previstas. Agora elas já sabem o que é mais

Participe da 42º Romaria ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida dia 12 de outubro, com procissão, e programação religiosa no Santuário durante todo dia. Vem Aí a Tradicional Festa de Nossa Senhora Aparecida na Comunidade de “Aparecidinha”, Distrito de Bela Vista. Dia 12 de janeiro de 2020.

importante, o que faltou, o que não precisa. Podemos dizer que a implantação da lei no município foi um sucesso nesse primeiro ano. Elas estão construindo o plano de trabalho de 2020 com base na experiência de 2019. Ainda temos muito o que crescer juntos, mas em vista de como começamos estamos bem. Somos uma referência para outros municípios catarinenses”, afirmou.

Emendas Impositivas

As entidades sem fins lucrativos de Campos Novos foram beneficiadas pela destinação de recursos advindos por meio das emendas impositivas propostas pelos vereadores. As emendas também se enquadram na lei do Novo Marco Regulatório, portanto para estarem aptas a receber os valores elas deveriam criar um plano de trabalho específico para ser aplicado o valor. A decisão pegou alguns de surpresa, algumas entidades não sabiam de que forma iriam utilizar a verba e nem todas estavam legalmente aptas, pois a lei estabelece que elas precisam estar regulares na esfera federal, estadual e municipal. “No processo para repassar as emendas tivemos algumas dificuldades. Mas temos uma equipe que esta ajudando todas elas neste sentido”, conclui Roscely.


OCELEIRO

www.jornalceleiro.com.br

12 de Setembro de 2019

Publicidade

9


10

OC

Notícias

www.jornalceleiro.com.br

12 de Setembro de 2019

RCN - 539 | Edição de Setembro 2019 | Semana II | www.rcnonline.com.br A notícia que você lê aqui, mais de 800 mil pessoas também leem em toda Santa Catarina

SEGURANÇA PÚBLICA

MURICI BALBINOT

SC

Aproximação com o setor industrial I A Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS) realizará nos próximos meses mais uma edição do programa Troca de Ideias, que aproxima a distribuidora de indústrias que utilizam gás natural. Em pauta, estará o novo panorama do mercado, que atravessa um processo de abertura comercial e terá novo contrato em 2020. Segundo a empresa, 300 indústrias representam 80% do gás natural consumido em Santa Catarina.

Aproximação com o setor industrial II

PM foca em redução de índices Segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública, o número de homicídios no Estado caiu 19,4% entre janeiro e agosto. Para o titular da pasta e comandante-geral da PM, coronel Carlos Alberto Araújo Gomes Júnior (foto), a redução de índices de homicídios, e também de roubos, furtos e latrocínios em Santa Cataina é fruto "de uma estratégia mais agressiva e de posicionamento nas comunidades". Segundo ele, a PM está realizando "choques de ordem em áreas que tradicionalmente tinham índices altos".

O foco inicial foram cidades com os piores números, principalmente Florianópolis e Joinville. A estratégia da PM foi aumentar o volume de policiais e o trabalho de inteligência para gerar resultados imediatos. No período, o número de detenções mais do que triplicou. Passou da média de quatro prisões diárias, para 14. Araújo Gomes diz que o próximo passo são operações voltadas à prisão de agentes do crime, como traficantes, redução de agressões e de casos de violência doméstica. "Há uma tendência

nacional de crescimento de feminicídio. Enquanto nós conseguimos controlar a criminalidade no espaço público, a gente começa a evidenciar a criminalidade do espaço privado", disse. No Estado, o número de feminicídios passou de 25 para 38 na comparação com o ano passado. Também é superior na relação com 2017, quando foram registrados 32 casos. Segundo ele, a solução para o problema é a integração com outros órgãos e a fiscalização de medidas protetivas às mulheres vítimas de violência.

Estados buscam soluções para combater roubo de carga MURICI BALBINOT

O Estado também diminuiu o número de crime nas estradas. Segundo dados da Polícia Civil, foram 606 ocorrências de roubo de cargas em 2015, contra 423 em 2018. No país também houve redução: quase 4 mil casos a menos entre 2017 e 2018. Apesar do recuo, o tema preocupa o setor de transportes. A falta de segurança nas estradas traz risco aos trabalhadores e encarece o seguro e outros custos. A consequência é o aumento do preço do frete. Santa Catarina é um dos estados mais seguros do país neste

quesito, mas muitas empresas catarinenses fazem rotas por São Paulo e Rio de Janeiro, onde o problema é grave. Segundo o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de SC (Fetran-

cesc), Ari Rabaiolli, o status catarinense tem duas causas. A primeira é uma lei estadual de 2017 que pune o receptador com mais rigor. A segunda é a criação de uma divisão especializada junto à PM. "O roubo de cargas tem sucesso porque tem receptador. O bandido atende a um pedido. Depois [das ações] notamos uma redução significativa", disse. Devido ao sucesso, o Estado vai sediar o 3º Encontro de Segurança do Transporte Rodoviário de Cargas Sudeste-Sul. O evento acontece na Capital, nos dias 24 e 25 de setembro.

O presidente da Câmara de Energia da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Otmar Josef Müller, comemorou a abertura comercial do mercado de gás. Para ele, "o simples fato de haver concorrência é extremamente positivo" para os consumidores. Müller diz que, para o mercado avançar mais, faltaria ainda a conclusão de regras de acesso aos gasodutos e modernização nos contratos de concessão.

Áreas cível e da família lideram ações Mais de 45% dos casos atendidos pela Defensoria Pública de Santa Catarina se concentram nas áreas cível e da família. Entre as principais solicitações, estão a guarda de filhos e o pagamento de pensão alimentícia. Somente nos primeiros seis meses de 2019, foram 143 mil ações nessas áreas, de um total de 306 mil. A instituição já está muito próxima de atingir o mesmo patamar de 2018, quando foram realizadas 365 mil ações no Estado.

Investimentos viabilizados pelo BRDE no primeiro semestre atingem R$ 1,4 bilhão Banco de desenvolvimento apura o maior resultado registrado em um primeiro semestre de sua história O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul BRDE encerrou o primeiro semestre deste ano com R$ 1,1 bilhão em operações de crédito contratadas. O montante representa um crescimento de 35,1% em comparação com igual período do ano anterior. Só em Santa Catarina, o BRDE contratou R$ 356,8 milhões em operações, sendo R$ 144 milhões na Indústria, R$ 106,8 milhões em Infraestrutura, R$ 65,6 milhões em Comércio e Serviços e R$ 38,3 milhões no segmento Agropecuário. Somados às contrapartidas dos próprios empreendedores, os financiamentos viabilizaram R$ 1,4 bilhão em investimentos na Região Sul, dos quais R$ 406 milhões em SC. Esses investimentos foram responsáveis pela manutenção e geração de mais de 20 mil postos de trabalho e o incremento de R$ 162 milhões/ano em impostos para a Região Sul. Aqui no Estado, foram 5,7 mil empregos mantidos ou gerados.

INFORME PUBLICITÁRIO


OCELEIRO

www.jornalceleiro.com.br

Cultura

12 de Setembro de 2019

11

Encontro dos Gaiteiros chega a sua 14° Edicão e comemora sucesso *Foto: Wilhiam Peretti/O Celeiro

Programação alusiva a Semana Farroupilha contará também com 2° Tertulhão Cultural O tradicional Encontro dos Gaiteiros chega a sua 14° edição e comemora o sucesso que vem tendo desde que foi realizado pela primeira vez. Este ano o evento acontecerá nos dias 19, 21 e 22 de setembro, no centro de eventos Galpão Crioulo. A programação alusiva a Semana Farroupilha conta também com a realização do 2° Tertulhão Cultural. O idealizador do projeto, Benito Zandoná, relembra a evolução do evento que hoje é imprescindível na Semana Farroupilha. Estão confirmadas as presenças de Paulo Siqueira, Miguel Silva, Marcos Moraes e Rafael Faquim, Tauras do Fandango, Orquestra Lapidando Talentos, Conjunto Folclórico Flor do Ipê, Grupo de dança Triveneta Di Celso ramos, Grupo Folclórico Polonês Auresovia, CTG Invernada Porteira Camponovense e CTG Celeiro da Tradição. O encontro tem o apoio do Ministério da Cidadania, da Enercan e do Instituto Humaniza. O evento que começou na garagem do senhor Benito Zandoná, contava apenas com pouquíssimos gaiteiros, mas aos poucos, ele foi se tornando conhecido a atraindo mais amantes da cultura tradi-

ao Galpão Crioulo e estamos lá até hoje. No início o galpão era grande, mas agora já está pequeno para nosso evento”, relatou. O crescimento do evento é motivo de comemoração para Benito, principalmente pelo significado que ele tem na região e porque ao longo dos anos ele tem promovido o resgate da cultura gaúcha

que é muito forte no município. Segundo Benito, “Na década de 80 teve início a Semana Farroupilha, mas com o tempo ela deixou de ser comemorada. Após alguns anos começamos a realizá-la novamente e o Encontro dos Gaiteiros surgiu para resgatar esse evento. É uma grande alegria realizar a 14° edição com o apoio que recebemos dos patrocinadores”, contou.

Programação

Benito Zandoná cionalista. Hoje o número de participantes mais que triplicou e Benito relembra com alegria a história do encontro. “Realizamos o encontro durante quatro anos na minha garagem. Mas daí foram aparecendo cada vez mais pessoas, e naquele local não dava mais para comportar o povo. Então, fomos para outro local, que era um pouco maior, e aos poucos o lugar foi ficando pequeno também, porque apareceu mais gente, então íamos buscando um lugar maior. Após alguns anos fomos

19 de Setembro (Quinta-Feira): 20h - Jantar por adesão no Restaurante Real com reencontro do Conjunto “Os Tauras do Fandango”; Organização: Jel Santin e Orival; Acendimento da Chama Crioula; 20 de Setembro (Sexta-Feira): 21h - Jantar dançante por adesão organizado pela Invernada Artística “CTG Porteira Camponovense” e “Centro de Eventos Galpão Crioulo”. Animação: Marcos Moraes e Rafael Fachin com participação do “Conjunto Velha Porteira”, Paulo Siqueira e Miguel Silva; Local: Centro de Eventos Galpão Crioulo; 22 de Setembro (Domingo); 9h - Mateada com ervateira Mazzuti; 2º Terulhão Cultural (Apresentações de Grupos de Danças); 12h - Almoço a cargo da Invernada Artística, “CTG Porteira Camponovense” e Galpão Crioulo, (Por adesão); 13h - Início do Encontro de Gaiteiros do “Caipora Viu” com músicos de Campos Novos e Região; Show com a Orquestra Sanfoclássica “Lapidando Talentos”; Show com Paulo Siqueira e Miguel Silva; Show com Baitaca - Fundo da Grota.


12

Região

OC

www.jornalceleiro.com.br

12 de Setembro de 2019

>Abdon Batista

Programa Bebê a Bordo: Gestantes de Abdon Batista participam de encontro

CRAS realiza ação voltada a prevenção as deficiências e inclusão social *Fotos e Informações: Comunicação/PMAB

Administração municipal de Abdon Batista realizou na tarde de terça-feira (03/09), o primeiro encontro do programa "Bebê a Bordo". O programa é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social em conjunto com a Secretaria da Saúde e tem o objetivo de interagir e levar informações para as gestantes durante o período de gravidez. Dentro desta iniciativa serão realizadas palestras ministradas por uma

equipe multidisciplinar que levam às mulheres temas relacionados a gravidez e também trabalhos artesanais. "Toda mulher tem direito a uma gravidez saudável e a um parto seguro, nesse sentido, um dos objetivos do projeto é prestar apoio à gestante, por meio de palestras educativas e expositivas, dinâmicas em grupo e rodas de conversa, ampliando a visão sobre gestação e potencializando suas práticas em saúde", enfatiza o prefeito.

Durante o mês de agosto os participantes do SCFV BPC e do SCFV Pequeno Cidadão do CRAS, participaram de ações voltadas a prevenção das deficiências e inclusão. A atividade aconteceu nas dependências da Apae Vida Nova e proporcionou aos participantes conhecerem a instituição e os serviços ofertados no município, assim como, despertou para a importância do tema para toda sociedade. Durante a visita institucional a Psicóloga da APAE Jamila Busnello de Lima explanou sobre o mês de conscientização das deficiências, e falou sobre o Projeto Prevenir, o qual consiste em desenvolver ações relacionadas à prevenção

das deficiências, sendo que cerca de 70% das deficiências podem ser evitadas, de acordo a Organização Mundial da Saúde. As professoras também relataram sobre as ações que serão desenvolvidas neste projeto ainda neste ano. Por fim, a equipe realizou dinâmicas e brincadeiras gerando desta maneira muita interação e discussão sobre o tema. Destacou-se também a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla que acontece todos os anos durante o período de 21 a 28 de agosto. O objetivo da Semana Nacional é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.

>Vargem

O amor à Pátria se cultiva desde a infância!

A Celebração dos 197 anos da Independência do Brasil reuniu representantes de escolas, entidades, instituições e projetos no município de Vargem. O Desfile Cívico organizado pela Secretaria Municipal de Educação, trouxe emoção, civismo e lindas demonstrações de patriotismo!

Momentos únicos que reuniram a comunidade e a família para lembrar o momento histórico da Proclamação da Independência do Brasil. Além disso, estimula em todos o sentimento de amor e respeito ao país e aos símbolos nacionais como o hino e a bandeira, reafirmando os valores de cidadão.

*Fotos e Informações: ASCOM/PMV


OCELEIRO

www.jornalceleiro.com.br

Geral

12 de Setembro de 2019

9° Festança do Gaúcho movimenta Campos Novos neste mês de setembro

13

Lançamento do JECAM com escolha de Rei e Rainha acontece nesta Sexta-feira *Foto e Informações: ASCOM/PMCN

As homenagens ao tradicionalismo gaúcho irão movimentar o município neste mês de setembro. As programações da 9° Festança do Gaúcho iniciarão no dia 16 até o dia 22 de setembro, com uma programação especial e diferenciada, bem como, a participação de diversos restaurantes do município, que estarão produzindo pratos típicos durante a semana. A Semana Farroupilha é um momento especial de culto às tradições gaúchas, transcendendo o próprio movimento tradicionalista gaúcho. A identidade cultural do povo camponovense está intimamente ligada as manifestações gaúchas.

Fique por dentro da programação completa da Semana Farroupilha: 19/set – Quinta-feira: 8h ás 11h30min e das 13h às 17h – 3° Contos e Danças Gauchescas na Escola Coronel Gasparino Zorzi. (Realização: Escola de Ensino Básica Coronel Gasparino Zorzi) 19h- Salão Paroquial- Sessão So-

lene da Câmara de Vereadores Alusiva à Semana Farroupilha com apresentações culturais e homenagens aos tradicionalistas. (Realização: Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal e Fundação Cultural Camponovense) 21h – Jantar Beneficente no Salão Paroquial; (Realização: Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Campos Novos - AMA) 20/set – Sexta-feira: 19h – Missa Crioula no Salão Paroquial; (Realização: Paróquia São João Batista, Conjunto Folclórico Celeiro da Tradição e Fundação Cultural Camponovense) 20h30min – Jantar Típico: 2° Vaca Atolada no Salão Paroquial; (Realização: Conjunto Folclórico Celeiro da Tradição) 21/set – Sábado: 21h – Jantar Dançante no Galpão Crioulo. Animação: Marcos Moraes e Rafael Fachin com participação do conjunto Velha Porteira Paulo Siqueira e Miguel Silva. (Realização: Invernada Artística CTG Porteira Camponovense e Centro de Eventos Galpão Crioulo).

A Secretaria de Esporte e Lazer convida toda a comunidade para prestigiar o lançamento da 37ª Edição do Jecam com a escolha do Rei e Rainha que acontecerá na próxima sexta-feira (13). O evento será realizado no Clube Camponovense, a partir das 19h. Conforme explicou o Secretário de Esporte e Lazer, João Nilso de Oliveira, essa é uma grande novidade para o ano de 2019. “Costumeiramente sempre realizávamos a escolha do Rei e Rainha na abertura, mas nesta edição decidimos inovar. Abrindo o espaço para as entidades comercializarem as bebidas e lanches e na abertura do Jecam apresentaremos ao pú-

blico muitas surpresas. Agradeço o apoio do Prefeito Zancanaro e do Vice Marco para a realização deste evento, bem como a todas as escolas, professores, diretores e atletas participantes”, disse. A 37ª Edição do Jecam acontecerá no período de 27 de setembro à 6 de outubro. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Esportes e conta com a parceria da Secretaria de Educação, Fundação Cultural Camponovense, Gered e todas as escolas municipais, estaduais e particulares. Em 2019 os Jogos contarão com a participação de mais de 1200 atletas de 10 modalidades.

*Esta publicação preencheu o espaço de Meia Página. Cumprindo a Lei Nº 4517/18 esta publicação custou para a Administração Municipal o valor de R$ 697,26 (Seissentos e Noventa e Sete Reais e Vinte e Seis Centavos)

A Comunidade de Nossa Senhora da Saúde (Palmeira) convida o povo em geral para uma festa, a realizar-se no dia 20 de Outubro de 2019, com a seguinte programação: - 10:30 hs – Santa Missa - 12:00 hs – Churrasco, saladas e bebidas em geral. - 14:00 hs – Matinê com ótima animação. A comissão organizadora e festeiros agradecem desde já a sua presença e colaboração.


14

Agronegócio

OC

www.jornalceleiro.com.br

12 de Setembro de 2019

Epagri realizou curso voltado para jovens empreendedores rurais Ao final do curso será selecionado o melhor projeto desenvolvido Todo ano a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) realiza um curso voltado aos jovens empreendedores rurais. O curso acontece em inúmeras etapas que inclui o conhecimento teórico, prático e ao final cada participante apresenta um projeto de vida, referente a um empreendimento que eles gostariam de implantar na propriedade, no qual o melhor será escolhido pelos organizadores do curso. O curso é aberto para jovens de entre os 19 a 29 anos. Interessados em participar da próxima turma poderão procurar o escritório municipal e fazer a pré-inscrição e garantir uma vaga para o ano de 2020.

O jovem que tiver seu projeto selecionado receberá recursos via estado para que possa financiar, sem juros, e desenvolva o projeto proposto O sétimo período da turma de 2019 deu inicio no dia 3 e comtemplou conhecimento sobre educação Financeira, práticas e manejo sanitário de pecuária, sistema de produção à pasto, e incluiu visita à Unidade de Referência de Gado de Corte em Zortéa, na propriedade de Hiran Luis da Rosa dos Santos, jovem produtor que fez o curso em 2016. O jovem Fabio Mayer, que está participando desta turma relatou os benefícios de participar deste treinamento. “Esse curso será muito importante para mim e para todos os jovens. O projeto que vamos desenvolver vai dar um rumo para

*Foto: Divulgação/Epagri

nossa vida. Isso nos ajudará a melhorar a nossa propriedade. Vou fazer um projeto de pastagem perene, e isso irá melhorar a produção de leite na minha propriedade, porque com a pastagem anual você fica um período sem pasto. Vamos fazer visitas em propriedades e isso será interessante, desperta a nossa curiosidade e vamos aprender bastante”, afirmou. O jovem Ozyel, é outro que compartilhou os benefícios do curso. “A parte prática ajuda a aprender ainda mais. Queremos aumentar o conhecimento, pois iremos levar para a vida inteira. Eu lido com pecuária de corte, vou conhecer mais técnicas diferentes”, declarou.

A Epagri auxilia os produtores rurais por meio de mais conhecimento na área do campo. O trabalho feito com os mais jovens visa incentiva-los a se profissionalizar para que permaneçam em atividades no campo, evitando o êxodo rural. A agricultura familiar é de grande importância para a economia estadual, e a sucessão deste trabalho é uma preocupação combatida por meio de ações de profissionalização dos jovens. O gerente regional da Epagri. O gerente regional da Epagri, Maykol Ouriques, diz que esta iniciativa é de grande importância para incentivar os jovens a continuar tocando em frente a propriedade.


OCELEIRO

www.jornalceleiro.com.br

Agronegócio

12 de Setembro de 2019

15

Alesc estuda emendas para MP dos agrotóxicos Relator da proposta, deputado Romildo Titon (MDB), deve esperar o consenso entre parlamentares antes de colocar o texto em votação A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) está estudando a adição de emendas à Medida Provisória 226, que trata, entre outros assuntos, da nova regra para cobrança de ICMS sobre agrotóxicos. Segundo o relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Romildo Titon (MDB), uma das opções é estender a validade da isenção de tributos até 30 de abril de 2020, a fim de alinhar o prazo ao vencimento do convênio com o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Outra alternativa é suprimir o artigo que define as novas alíquotas para transformá-lo em projeto de lei. "Já estamos fazendo os estudos para apresentar uma emenda que possa salvar a produção em Santa Catarina", disse Titon, em entrevista à Rede Catarinense de Notícias. Segundo ele, existe ainda a expectativa de que até abril o Congresso Nacional vote uma reforma tributária que padronize a cobrança nos estados, o que esvaziaria a discussão em Santa Catarina. Antes da MP ser votada, a Alesc deve convocar representantes do setor produtivo. "O que precisa é a gente construir um canal de diálogo que não teve entre a classe e o governo", afirmou. Apesar da importância do assunto, a Alesc não tem pressa nem previsão para votação da matéria. O motivo é que a MP já está em vigor e, portanto, o aumento de alíquota para agrotóxicos e também

para produtos da cesta básica está suspenso. Rede Catarinense de Notícias - O senhor já analisou o conteúdo da Medida Provisória? Qual deve ser o encaminhamento? Romildo Titon - Nós já estamos estudando a matéria. Essa Medida Provisória vem referendando aquilo que todo mundo está sabendo que o governo quer: a partir do dia 1º de janeiro, começar a taxar os defensivos de acordo com o grau dependendo da cor que chega até o vermelho que é 17%. Nós estamos analisando agora a constitucionalidade, depois vai a plenário... e o plenário vai referendar. Depois volta para a nossa comissão e a gente vai trabalhar no mérito, onde provavelmente vai surgir as emendas que a gente está começando a debater aqui dentro para ter alguma coisa bem consistente e que tenha a maioria dos votos. O relator sou eu. Não fiz a relatoria [para a reunião da CCJ do dia 4] porque não temos pressa em apreciar essa matéria porque a Medida Provisória já está em vigor. Então, não precisamos ter pressa. O que precisa é a gente construir um canal de diálogo que não teve junto com o governo e a classe. Já estamos fazendo os estudos para apresentar uma emenda que possa salvar a nossa produção e não colocar o estado de Santa Catarina em condição de desigualdade com os vizinhos Paraná e Rio Grande do Sul. RCN - Qual seria essa emenda? Titon - Nós temos três possibilidades de emendas. A gente está estudando. Seria uma alternativa não passar ao vigor a partir do dia 1º de janeiro e sim

OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS COMARCA DE CAMPOS NOVOS- SC Oficial Interventora: Regiane Nistler Rua Coronel Lucidoro, n. 755, Edifício Paradiso, salas 101 à 104, centro Campos Novos-SC, CEP 89.620-000 Tel.: (49) 3544-3076 - E-mail: registroimoveiscn@hotmail.com EDITAL DE INTIMAÇÃO A Oficial Substituta do Ofício de Registro de Imóveis da Comarca de Campos Novos/SC, nos termos do art. 26 da Lei n. 9.514/97, INTIMA o Sr. RODRIGO DORINI, a comparecer neste Cartório, na Rua Coronel Lucidoro, n. 755, Edifício Paradiso, salas 101 à 104, centro, Campos Novos/SC, no prazo improrrogável de 15 (quinze) dias, a contar deste Edital, para PAGAMENTO (purgação da mora) dos valores devidos em atraso no montante de R$ 26.538,67 (vinte e seis mil, quinhentos e trinta e oito reais e sessenta e sete centavos) (cálculo datado de 22/08/2019), acrescidos das despesas legais, bem como as parcelas que vencerem até a data do pagamento, referente à Cédula de Crédito Bancário com Pacto Adjeto de Alienação Fiduciária em Garantia n. 2013102637, datado de 18/10/2013, registrado no “R-4” da matrícula n. 22.560, livro 02, deste Oficio, sendo credor Banco Intermedium S/A, sob pena de vencimento antecipado de toda a dívida, consolidação da propriedade do imóvel em favor do credor e imediata execução da dívida através de leilão extrajudicial do imóvel. Campos Novos/SC, 22 de agosto de 2019. Oficial Substituta: Silmara Lizote. O referido é verdade e dou fé. Silmara Lizote Oficial Substituta

*Fotos e Informações: Rede Catarinense de Notícias

Romildo Titon 30 de abril, para coincidir com o convênio do Confaz. Se acontecer de ficar para o dia 1º, não adianta a categoria vir fazer mobilização porque nós vamos estar em recesso, vão ficar sem amparo, sem proteção, porque eles estão acreditando que a Assembleia vai resolver o problema. Essa seria uma alternativa. E até numa expectativa de que o Congresso Nacional resolva e vote a reforma tributária que é o que nós estamos achando que vai acontecer e vai ter uma regra para todo mundo no Brasil inteiro. E aí acaba essa disputa entre os estados. Outra alternativa seria sacar fora o artigo primeiro, onde acaba o incentivo fiscal e vai com aquela tabela de progressão de ICMS. Nós tiraríamos esse artigo primeiro porque não tem relevância, nem urgência na minha visão, porque o convênio vai até fim de abril. E depois, um projeto de lei específico sobre isso. E nós estamos construindo outras [emendas] também, tentando ver o que vai ser mais favorável para fazer esse debate. RCN - Sobre a admissibilidade não há nenhum problema? Titon - Não vejo nada de inconstitucionalidade. Eu vou dar o parecer favorável pela constitucionalidade. A Medida Provisória não tem o que discutir: ela é legal. Ela não é boa para Santa Catarina,

Acesse sicoobconsorcios.com.br e saiba mais. Serviço de atendimento ao consorciado: Atendimento de seg. a sex. das 9h às 18h | Deficientes auditivos ou de fala - 0800 940 0458 | 4007 1905 Capitais e regiões metropolitanas 0800 607 3636 - Demais regiões | 0800 722 6555 - Ouvidoria | Entidade responsável: Ponta Administradora de Consórcios Ltda, CNPJ nº 16.551.061/0001-87. Fiscalizada e Autorizada pelo Banco Central do Brasil e associada ABAC.

para a classe produtora. Mas ela é legal... nos conforta até porque eu também tenho em minhas mãos os decretos de sustação que estão parados por aqui e vão acabar porque a Medida Provisória absorveu tudo isso aí. Já está em vigor e não tem taxação nenhuma até janeiro. RCN - Alguém do governo entrou em contato com o senhor para falar sobre esses assuntos? Titon - Não. Até agora não conversamos com ninguém. RCN - O senhor pretende conversar com eles sobre esse assunto? Titon - Eu acho que na medida do possível a gente vai conversar. Porque se a gente encontrar um caminho sem nenhum trauma, sem nenhuma disputa, é muito melhor. Não acredito que o governador vá ceder. Mas nós vamos mostrar claramente o rumo que nós pretendemos levar antes de ser votado. RCN - O presidente da Casa pediu que se conversasse também com o setor antes da votação... Titon - As ideias estão surgindo de todos os lados para qual caminho que vamos seguir. Mas eu acho que foi exaustivamente ouvida a categoria. Todos nós conhecemos de cabo a rabo onde vai prejudicar a produção de Santa Catarina. Isso, para mim, está claro, e para a grande maioria aqui. Mas não temos que ter pressa. RCN - Mas na próxima reunião da CCJ o senhor já levaria o parecer? Titon - É possível que eu leve e é possível que eu não leve. Vai depender das conversas que nós temos aqui dentro. Nós vamos primeiro construir alguma coisa. Ou seja, construir um consenso entre os parlamentares. Essa é uma discussão que eu como relator vou fazer. RCN - Há alguma sugestão de emenda para mudança de alíquota? Titon - Não chegou o momento de se fazer porque nem a admissibilidade fizemos ainda. No momento em que aceitarmos, aí sim abrem os prazos para as emendas. Mas eu pretenderia até lá estar com alguma coisa costurada de consenso.


16

Publicidade

OC

www.jornalceleiro.com.br

12 de Setembro de 2019

Profile for Jornal O Celeiro

1595  

Jornal O Celeiro, Edição 1595 de 12 de Setembro de 2019

1595  

Jornal O Celeiro, Edição 1595 de 12 de Setembro de 2019

Advertisement