Page 1

OCELEIRO OCELEIRO

1

www.jornalceleiro.com.br

05 de Setembro de 2019

Quinta-feira, 05 de Setembro de 2019 - R$ 3,00

Desde 1992 Ano XXVII EDIÇÃO 1594 Campos Novos, SC

www.jornalceleiro.com.br

COMUNIDADE

Conselho Municipal da Mulher atuará em prol de politicas voltadas a classe feminina. Página 06 empresarial

Gerent’S Multimarcas abre as portas em Capinzal. Página 08 REGIÃO

Procuradoria de Vargem informa medidas tomadas sobre decisão do afastamento do médico. Página 13 agronegócio

*Foto: Paulo Pinto

PÁGINA 07

Ocesc completa 48 anos de atuação em Santa Catarina. Página 15


2

OC

Cotidiano

www.jornalceleiro.com.br

05 de Setembro de 2019

Editorial

Coluna

Ações e Resultados

Cuidados com Pets

O

ser humano está em constante movimento em busca de evolução e progresso, tanto de forma individual quanto coletiva. Administradores e gestores estão sempre pensando ações e iniciativas para melhorar o ambiente e promover mudanças que tornem seu ambiente um lugar melhor. Algumas iniciativas são vistas em forma de campanhas, mobilizações, movimentos, criação de núcleos, conselhos, e entidades voltadas a defender uma causa e a conscientizar as pessoas. No jornal O celeiro dessa semana noticiamos duas realizações que acontecem no município. A primeira trata-se de da criação do Conselho Municipal do Direito da Mulher e o segundo diz respeito a campanha Setembro Amarelo, que trata da luta contra o suicídio. As ações são dignas de elogios, pois tratam de temas de extrema importância ao cenário atual. No mundo, no Brasil e na localidade, a questão do suicídio tem se tornado assustadora. Mesmo aqueles aparentemente bem-sucedidos decidem pôr um fim a vida. Nem mesmo pessoas famosas e ricas estão imunes a serem acometidos pela tristeza profunda, e cometem o suicídio. Saber disso é chocante e para as famílias que passaram por isso é ainda mais difícil ainda. Ficar calado diante de tantos casos não é uma decisão sábia. Falar sobre esse tema pode ser pode salvar vidas. A violência contra a mulher é outro tema que requer uma repercussão incansável e insistente afim de impedir a perpetuação do discurso machista que permeia a mente masculina e feminina e determina a mulher como um ser inferior e a disposição integral dos homens. Já chega disso. Os homens e as próprias mulheres precisam reconhecer que elas são dignas de respeito e valorização. As mobilizações em volta disso merecem veemente destaque. Porém, há que se destacar que discursar sobre os temas é fácil. Mas os resultados são efetivos? O suicídio diminui conforme as campanhas vão sendo realizadas? A violência contra a mulher está sendo erradicada conforme o conhecimento aumenta e as leis as defendem? A ajuda prática está sendo prestada apenas de forma coletiva ou de forma individual? Como cada pessoa tem reagido aos movimentos? Há compadecimento quando se vê noticiado os fatos já consumados, ou há quando vemos alguém do lado que carece de ajuda? O discurso coletivo é importante, é conscientizador, mas ele só fará real diferença se for colocado em prática em caráter individual. Compartilhar matérias, postagens e cartilhas sobre os temas difunde o conhecimento, mas não salva vidas. Se há uma vida precisando de ajuda, estenda a mão.

Ansiedade de separação em cães Quem não adora chegar em casa depois de um dia cansativo e ser recebido com muita alegria pelo o seu cachorro? Mas, quando olha a sua volta percebe que a almofada predileta está destruída, tem xixi e coco por todos os lugares e havaianas virou uma peça moderna sem definição. Enquanto a arrumação da casa começa, o cachorro fica o tempo todo atrás de você, te acompanhando. Finalmente você deixa a casa em ordem e vai tomar aquele tão desejado banho, e o seu cãozinho te acompanha até o banheiro e não sai dali por nada.Finalmente hora de dormir, e claro que junto com seu peludo na cama. Afinal ele passou o dia inteiro sozinho e está carente. Provavelmente seu cachorro está sofrendo de um distúrbio comportamental conhecido como Síndrome de Ansiedade de Separação (SAS) ou ansiedade de separação em cães. Basicamente, o animal se comporta inadequadamente (destruição, latidos em excesso, xixi no lugar errado, coco no lugar errado etc.) em reposta ao estresse de separação do seu dono. Uma das principais causas para esse tipo de distúrbio é mimar o cachorro exageradamente e não acostumar o seu peludo a ficar um período de tempo sozinho, criando por fim uma relação extremamente dependente entre cão e dono. É importante ressaltar que cada caso é um caso e deve ser analisado por um profissional, fazendo um levantamento da saúde e histórico do comportamento do animal para que seja possível chegar ao diagnóstico de síndrome de ansiedade de separação. Pode ser que o motivo do seu cãozinho fazer xixi fora do lugar seja um problema de saúde e não comportamental. Quando o cachorro manifesta comportamentos ansiosos na ausência do proprietário, mesmo com outras pessoas presentes, já se pode suspeitar de síndrome de ansiedade de separação. Alguns motivos que podem vir a causar a síndrome de ansiedade de separação em cães são: • Não acostumar o peludo a ficar sozinho durante alguns períodos do dia; • Separação precoce da mãe e da ninhada; • Evento traumático na ausência do proprietário (ficar preso em algum lugar, tempestades, fogos de artifício, explosões, invasões na residência etc); • Alteração do ambiente em que o cachorro vive; • Chegada de um novo animal na casa. TRATAMENTO: Primeiramente é necessário compreender qual real motivo desencadeou esse estresse e ansiedade e mostrar apoio ao animal, mudando alguns aspectos de seu próprio comportamento bem como atacando a origem do problema do bichinho. Se o animal está nesse estado foi porque o estímulo comportamental do cão foi reforçado a estar assim, desse modo, é necessário identificar os estímulos certos para que o cachorro consiga superar o trauma, fazendo reforço positivo. O tratamento multidisciplinar, que combina ações do proprietário junto a profissionais, também é recomendado, pois é possível a realização do treino para obediência e a prática de estímulos que antecedem a partida do dono.

Por: Alexandra Niec Médica Veretinária - CRMV/SC 5056 Veterinária da Clínica Bicho Mania

Por: Priscila Nascimento, Jornalista

OCELEIRO www.jornalceleiro.com.br

Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti Diagramação/Arte: Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC Jornalista: Priscila Nascimento RP: 0002761/PA

Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan) Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori)

Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem.

Impressão: Gráfica Araucária/Lages-SC Tiragem: 1.000/Exemplares/Semana

Fundado em 25 de Junho de 1992 COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI CNPJ: 12.188.377/0001-03 Rua. Cel. Farrapo, 743, Centro, Campos Novos - Cep: 89620.000 Redação: redacaooceleiro@gmail.com Comercial: oceleirocomercial@gmail.com Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com Edição Digital/Issu: http://issuu.com/jornaloceleiro

As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

Fechamento da edição: Às terças-feiras à tarde

Fone: (49) 3541-0597

08/2019


OCELEIRO

www.jornalceleiro.com.br

05 de Setembro de 2019

Publicidade

3


4

Varidades

Horóscopo Semanal Áries

Fonte: http://www.portalangels.com/

20/03 a 20/04 Poderá retirar um prazer muito especial com alguém ligado ao mundo das artes. No plano afetivo: As situações de dualidade são extremamente perigosas neste período. A insatisfação que poderá sentir na sua relação amorosa poderá ter origem apenas em si próprio. Auto analise-se e estabeleça um diálogo aberto com a pessoa amada.

Touro 21/04 a 20/05 Tente quebrar com a rotina do seu cotidiano, surpreenda o ser amado. No plano afetivo: Semana repleta de bons humores em que os novos encontros serão benéfi cos e podem evoluir para relações sérias e concretas. Dê todo o seu amor sem esperar qualquer retorno. Dê tempo ao tempo a estabilidade virá sem demora.

Gêmeos

21/05 a 20/06

Para trazer alguma alegria á sua vida afetiva, deverá analisar as suas ações com serenidade. No plano afetivo: Serão colocados novos pontos de partida. As suas decisões serão cruciais para uma nova mudança de rumo na sua vida. Se pretende terminar um relacionamento, seja diplomático na forma como o faz para não magoar ou ser ofendido.

Câncer

21/06 a 21/07

Terá tendência para ser desvalorizado pelos seus parceiros profissionais. No plano profi ssional e material: Se sentirá confi ante o sufi ciente para desafi ar tudo e todos até á concretização dos seus projetos. Não abdique dos seus valores, aja de acordo com aquilo que pensa ser o mais correto. Nas fi nanças terá uma semana prometedora.

Leão 21/07 a 22/08 Algumas boas notícias poderão ajudá-lo a ultrapassar dificuldades pontuais. No plano profi ssional e material: O seu sentido prático pode fazer maravilhas no desenrolar das suas tarefas. Não leve sempre em boa conta tudo aquilo que dizem. Em termos financeiros será melhor analisar e refletir bem antes de entrar em ação.

Virgem

23/07 a 22/09

Procure ser mais diplomático para poder afastar situações de desentendimento. No plano profi ssional e material: A sua forma de atuar perante os seus colegas será duramente criticada e fará exaltar os ânimos. Controle bem os seus impulsos e emoções. A sua conta bancária sofrerá um rude golpe. Na saúde: Pequenos acidentes são de prever, esteja sempre alerta.

Libra 23/09 a 22/10 Os afetos serão maioritariamente vividos no campo social o que o fará brilhar em termos sociais. No plano afetivo: Vai se sentir um pouco desgastado e sem grande capacidade de compreensão e tolerância para com o ser amado. Deverá dizer aquilo que sente no seu íntimo, ultrapassar dúvidas e fazer as suas opções.

Escorpião 23/10 a 21/11 Poderá empreender um compromisso amoroso estável, sem interferências de terceiros. No plano afetivo: A tranquilidade vai instalar-se no seu coração. Um novo amor poderá surgir anunciando-se de alguma forma duradouro e de acordo com todas as suas expectativas neste campo. Viva a felicidade destes dias.

Sagitário 22/11 a 21/12 Não adie o inevitável. Partilhe as suas alegrias com quem merece a sua atenção. No plano afetivo: Alguns confl itos podem surgir. Poderá sofrer acusações infundadas e deve acalmar-se para ter energia para as combater. Separe os seus sentimentos da vida material. Avalie se vale a pena continuar uma relação iniciada recentemente.

Capricórnio 22/12 a 20/01 Os conhecimentos adquiridos no passado serão particularmente úteis se pretender iniciar um novo projeto profi ssional. No plano profi ssional e material: Serão dias bons em termos economicos, porém há que fazer atenção nos novos investimentos. Poderá fazer planos para uma viagem longa, onde trabalho prazer se podem conjugar perfeitamente.

Aquário 21/01 a 18/02

Para obter bons resultados da sua atividade profissional, saberá lutar com energia e efi cácia. No plano profi ssional e material: Alguns confl itos podem surgir, derivados a faltas de atenção. Tome decisões de cabeça fria após análise aprofundada das situações. Conseguir o equilíbrio das suas economias será a sua tarefa prioritária nestes dias.

Peixes 19/02 a 19/03 Em nome do bem-estar familiar, dedicará algum do seu tempo a pequenos trabalhos domésticos. No plano profi ssional e material: Este será um período em que será avaliado pelos seus superiores e deverá ter em atenção todos os pormenores. A economia doméstica pode trazer algumas situações urgentes a cuidar. Não faça gastos supérfl uos.

OC

www.jornalceleiro.com.br

05 de Setembro de 2019

Coluna de Moda Por: Ana Kantovick Contatos em redes sociais: Instagram: @anakantovick Facebook: Ana Kantovick Site: anakantovick.wordpress.com - (49) 998238633

Closet cápsula sem mistério Hello garotas, na dica desta semana um tema super atual, o closet cápsula. Quem nunca abriu o armário e ficou totalmente perdida? Quem nunca experimentou trinta roupas e não conseguiu fazer nenhuma combinação ideal? Isso acontece não por não ter opções de escolha, mas ao contrário, por termos muitas opções e estas não “conversarem” entre si. Há uma montagem de closet que pode facilitar estas escolhas e hoje você vai aprender como conseguir isso em alguns passos simples. Apesar de parecer algo super novo, este conceito nasceu na década de 70 e consiste basicamente em montar um guarda-roupa minimalista que se encaixe com facilidade em suas necessidades. O primeiro ponto sobre esta técnica é que a escolha em quantidade será muito mais limitada do que em outro estilo de montagem e focaremos na qualidade e adequação de cores. Para começar, faça uma análise nas peças que você possui e pense naquelas que você mais usou no último ano, procurando por padrões de cor e tecidos (coisas que te agradam ou não). Esta será então, nossa base de montagem. A partir dai, escolha as peças com mais neutralidade possível, com poucas estampas e em cores mais sóbrias, que possibilitem maiores combinações entre si, sem deixar de levar em conta sua personalidde, sua rotina e atividades desenvolvidas. A principal dica para facilitar este processo é começar e manter-se pelo menos no inicio em uma paleta de cores única, assim, mesmo peças mais estampadas terão

combinações mais efetivas. Por exemplo, branco, cinza e azul, que estão na mesma paleta e proporcionam um visual harmônico e adequado para qualquer situação e evento. Na escolha de calçados e acessórios em geral, opte por cores neutras, qualidade e conforto. Lembre-se que aqui o ponto central não é quantidade de peças, mas as escolhas. Ainda, mantenha uma maior quantidade de peças “superiores” do que inferiores, pois é a parte de cima que visualmente mais aparece. Na parte de baixo, peças mais neutras, com maior durabilidade e pouca estampa são as escolhas ideiais. O maior benefício trazido por esta mudança é o da sofisticação e elegância, mas é importante saber que esta escolha gera economia, facilidade nas escolhas e ainda é sustentável, mas este é um assunto para a próxima semana. Até lá!


OCELEIRO

www.jornalceleiro.com.br

05 de Setembro de 2019

5

Variedades

Nossa História em Fotos

*Foto: Acervo/Benito Zandoná

1972 - Primeira turma do Banco do Brasil. Hoje em dia a Caixa Econômica atua no mesmo local.


6

Comunidade

OC

www.jornalceleiro.com.br

05 de Setembro de 2019

Em defesa dos direitos femininos: Conselho Municipal da Mulher atuará em prol de politicas públicas *Fotos: Divulgação

Envolvimento da comunidade é importante para promover ações de valorização da mulher Recentemente o município de Campos Novos ganhou destaque nacional na imprensa depois de registrar um caso de feminicídio na região. O ex-companheiro foi acusado de matar a mulher com dois tiros porque não aceitava o fim da relação. A mulher estava debaixo de medida protetiva ao registar boletim de ocorrência a Policia Civil por estar sendo perseguida pelo homem. Mesmo assim, ela foi alvejada e perdeu o teve seu direito a vida desrespeitado. Notícias como essa são lamentáveis, mas também soam o alarme quanto a este assunto que tem se tornado pauta constante. Infelizmente ainda existe um discurso enraizado que prega a mulher como um objetivo de propriedade masculina, sem direitos nenhum perante a sociedade. A violência contra a mulher é uma realidade que deve ser combatida. Não há justifi cativas para que sejam aceitos atos cruéis. Se uma mulher sofre agressão a culpa é sempre do agressor e não da vítima. Enquanto esse pensamento de que a mulher é a culpada existir, mais casos podem continuar acontecendo. Para ajudar a promover o debate e pensar políticas públicas voltadas a mulher, a Administração Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, criou o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. A ideia de criação do conselho surgiu há algum tempo e se concretizou somente neste ano. Foi feito uma chamada pública para que mais entidades participassem do conselho, além dos órgãos governamentais. Participam do projeto representantes das seguintes entidades: Bethel Ketzia 07 Campos Novos, ACIRCAN, Casa da

Amizade, Rede feminina de Combate ao Câncer, OAB, DPCAMI, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e a idealizadora Secretaria de Assistência Social. O Conselho não possui sede e as reuniões mensais são itinerantes. A presidente do Conselho Municipal, Sibeli Wrubel, que é representante do Bethel Ktezia, falou sobre a importância dessa iniciativa e de como ele irá atuar em prol desta causa. Ela destacou a principal missão do conselho que é pensar políticas públicas que beneficiem e garantam os direitos da mulher. As metas de trabalho prioritárias nesse primeiro momento são a saúde da mulher, a violência contra a mulher e o empreendedorismo feminino. Segundo Sibele, estas são as demandas principais que devem ser trabalhadas. “Queremos ser um conselho atuante no município. Queremos ajudar as pessoas para que elas tenham mais esclarecimentos sobre o assunto e as mulheres vejam que elas têm valor em qualquer área. Algumas mulheres não tem essa noção, elas se sentem reprimidas. A comunidade

também está aberta para que tragam as demandas e nós possamos auxiliar. Não somo um grupo de autoajuda, somos um conselho que vamos trabalhar políticas públicas para ajudar as mulheres do município. O Conselho Municipal é muito importante para as mulheres. Quando necessário é importante buscar ajuda das conselheiras”, ressaltou. Sibeli ainda acrescenta que uma das ideias é trazer homens para participar do conselho e abraçar a causa. O dia 6 de

dezembro foi instituído como o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pela Fim da Violência Doméstica contra Mulheres, e esta iniciativa será pensada junto aos homens para que eles entendam que o desejo de toda mulher é ter seus direitos assistidos de igual forma. A presidente espera que o conselho alcance o toda a comunidade para que todos participem e ajudem a ecoar o discurso de igualdade entre os gêneros. No dia 8 de outubro o Conselho Municipal se prepara para realizar a primeira reunião aberta, um Café- Bazar, a realizar-se na Associação dos Servidores Públicos Municipais SPM, as 19h30. Todos estão convidados a participar.

Presidente destaca importância de desmitificar discurso feminista As mulheres tem aos poucos conquistado seu espaço na sociedade, e isso vem alavancando o discurso do feminismo. Porém, esse discurso tem se mostrado confuso e, algumas vezes, agressivo, transmitindo a ideia de que a mulher é superior ao homem. De acordo com Sibele esse é um discurso inverso a ideia do feminismo, e o Conselho não compactua desse pensamento. “Queremos desmitificar o discurso do feminismo. Tem se passado uma ideia de que ser feminista é algo negativo, como se as mulheres quisessem passar por cima dos homens. Os valores se inverteram e não é isso que o conselho quer. O conselho quer mostrar que as mulheres não querem ser melhores do que os homens, não existe essa visão. Queremos andar lado a lado, e promover a igualdade de direitos”, defendeu a presidente do Conselho.


OCELEIRO

www.jornalceleiro.com.br

Saúde

05 de Setembro de 2019

7

Setembro Amarelo: Falar ou não falar sobre suicídio? Psicóloga diz que assunto deve ser debatido para quebrar tabus “Sempre tive o que eu precisava. Tinha todos os motivos para ser uma pessoa feliz. Mas eu não era. Sentia um vazio enorme, uma angustia e um desejo imenso de sumir do mundo. Queria dormir e não mais acordar. Por fora eu estava sorrindo, mas por dentro eu estava sangrando. Eu não tinha mais vontade de Viver. Eu não conseguia me animar nem mesmo estando rodeada de pessoas. Eu estava cansada e só queria acabar com tudo de uma vez”. P.A.N. O suicídio tem acabado com a vida de milhares de pessoas no mundo todo. Esta também é uma realidade local. Não é um ato de covardia ou de fraqueza, é um ato de quem lutou por muito tempo, mas se perdeu no meio a desesperança. O suicídio não foi uma vingança contra a vida. Quem decide tirar a própria vida não quer deixar de viver, apenas quer acabar com a dor. O breve relato descrito acima foi dito por alguém que talvez você conheça. Algum amigo, parente ou conhecido que você talvez nem imagine que sente toda essa angústia. Talvez seja, até mesmo, alguém que você encare como uma pessoa de bem com a vida e extrovertida. O mês de setembro é dedicado a prevenção mundial do suicídio, chamado também de setembro Amarelo. O assunto ainda é um tabu devido ao preconceito e a falta de informação acerca do tema. A psicóloga Carla Fabiana Pereira afi rma que este é um assunto que deve ser debatido para que mais pessoas conheçam, entendam e deem a ajuda correta para quem apresenta sinais que podem levar ao suicídio, um problema cada vez mais comum na atualidade. “É preciso falar e dar espaço ao assunto. Este fato existe e deve ser falado. Está tomando uma proporção grande. A Organização Mundial de Saúde vê isso como um problema grave, e é preciso falar sim. Falar sobre o suicídio é uma forma de incentivar as pessoas a procurar ajuda”, defende a profissional. Mas o que é preciso saber sobre isso? O que leva alguns a cometer suicídio? Que sinais podem ser observados? De que forma ajudar pessoas que pensam em suicídio? Carla responde as principais dúvidas. O suicídio acontece entre pessoas de todas as idades, de adolescentes a

idosos, mas o que leva alguns a terem o desejo de tirar a própria vida? Momentos de tristeza são naturais na vida de todo o ser humano. Porém, em alguns casos a tristeza, a aflição e angústia se tornam uma constante tornando a pessoa emocionalmente doente. A luta contra esses sentimentos pode levar anos e geralmente decorre por vários motivos, nunca por um único fato, conforme explica a psicóloga Carla explica. “O suicídio resulta da junção de vários fatores que podem ser sociais, pessoais e ambientais. Ninguém comete o suicídio por um único motivo e ninguém comete sem antes ter tido a ideação suicida, após isso há a tentativa de suicídio para posteriormente ocorrer o ato c ons u m a d o do suicídio. A pessoa que comete o suicídio geralmente apresenta uma vulnerabilidade e outros fatores que não são percebidos e já faziam parte da história de vida dessa pessoa. O suicida não é covarde, na verdade ele foi alguém forte durante muito tempo e tentou lutar contra aquele sentimento. Por estar vulnerável e doente a pessoa só quer pôr fim a dor”, explica. Carla deixa claro que quem pensa em suicídio sempre dá sinais de que algo está errado, mas ressalta que nem sempre os sinais são tão evidentes, o que requer uma atenção maior para identificar a situação e prestar ajuda o mais breve possível. Que sinais podem ser observados? A psicóloga diz que é comum haver o isolamento, fato que pode começar aos poucos, a falta de interesse em atividades que antes eram prazerosas, e uso de frases que expressam seu desejo de morrer, mas que são ignoradas. Alguns demostram esses sinais de forma bem clara, mas há aqueles que mascaram os sentimentos e tentam levar uma vida normal, mas mesmo assim a psicóloga descreve alguns sinais que podem ser observados. “Às vezes

pessoas que são exageradamente muito extrovertidas usam isso como máscara para atender a expectativa que outros tinham em relação a ela. As pessoas costumam querer se olhar como super-heróis, mas nenhum de nós é, ninguém é forte o tempo todo, somos uma reação aquilo que estamos sentindo. A pessoa pode ter uma vida normal, ter amigos e pareça estar bem, mas aos poucos ele vai se distanciando do que costumava fazer, diminuem as idas as festas, começam a recusar convites de amigos, se vão as festas voltam mais cedo para casa. É preciso prestar muita atenção aos pequenos detalhes”, alerta. Sendo assim, se notar que alguém está passando por uma situação provadora, de que forma dar ajuda prática? Carla aponta três atitudes que podem resgatar quem está idealizando o suicídio. “A escuta, a aproximação e o olhar devem ser essenciais. Saber ouvir uma pessoa adoecida e compreende-la é importante. O ser humano não deveria abafar sentimentos e memórias. A fala é a maior parte da cura de uma patologia. A pessoa adoece por tentar engolir palavras e sentimentos e abafar dentro de si mesma aquilo que não preci-

sa ser abafado. É importante e necessário dar oportunidade para a pessoa se expressar. Alguns tentam falar e não são escutados como deveriam, por isso acabam se culpando e escondem o sofrimento que carregam”, declara Carla. Assim como é preciso falar sobre esse assunto, aqueles que enfrentam sentimentos de dor, devem ainda mais ser incentivados a falar sobre suas angustias. A pessoa citada na abertura da nossa matéria, afirmou que idealizou várias o suicídio, mas que por receber a ajuda apropriada, hoje tem uma vida melhor. “Ser ouvida e compreendida foi essencial para que eu me sentisse a vontade para desabafar. Sentia vergonha de estar naquela situação e tinha medo de ser julgada. Mas para a minha surpresa não fui. Foi preciso paciência para lidar comigo, mas não desistiram de mim. Desabafar sobre o que eu sentia foi libertador”, conclui.

Sinais que devem ser percebidos:

Desejo de isolamento. Perda de interesse por atividades prazerosas. Desesperança. Falta de planejamento. Perda da expectativa de futuro. Verbalização: Queria sumir. Tenho vontade de morrer. Não aguento mais. Pensamento e expressões negativas e pessimistas.

O que fazer e dizer a pessoa vulnerável? Realizar a escuta de forma compreensiva, sem julgamentos. Não minimize os sentimentos da pessoa. Algumas até tentam falar com alguém, mas acaba sendo menosprezada, desvalorizada e ridicularizada. Orientar e incentivar a pessoa a buscar ajuda profi ssional. O doente está fragilizado e não tem forças para procurar ajuda, por isso é importante a ajuda prática e incentivo para buscar ajuda. Afi rme que ela é merecedora de ajuda. O sentimento de desvalorização com relação a si mesma faz com que não se sinta merecedora de ajuda. Evite frase: Você tem que se ajudar. Dizer para a pessoa doente que ela precisa de ajudar vai fazer com que ela se sinta impotente, inútil, e incapaz, ela vai concluir que não consegue por estar num estado que não consegue visualizar outra saída ao sofrimento que não seja a morte. A intenção de alguém que diz para o doente se ajudar é boa, mas a verbalização pode ser percebida como algo muito negativo. Se perceber que uma pessoa que está apresentando sinais e não somos seus familiares, devemos informar alguém da família sobre a situação. Os familiares que perceberem os sinais não devem deixar que esta pessoa fique sozinha.


8

Empresarial/Comunidade

OC

www.jornalceleiro.com.br

05 de Setembro de 2019

Acadav promove curso de dança para deficientes visuais

Gerent’S Multimarcas abre as portas em Capinzal

*Foto: Divulgação/Acadav *Foto: Fly More Edition/Cristyofer Oliveira

Loja especializada em seminovos inaugura sua primeira unidade fora do município de atuação. No dia 19 de outubro a Gerent'S Multimarcas completa dois anos em Campos Novos, mas os empresários Lucas Pietrobelli, João Rodrigues e Anderson Canani, já puderam aproveitar na noite de ontem o presente fruto do projeto empreendedor e audacioso que conquistou a região. O novo empreendimento em Capinzal segue no segmento de automóveis seminovos e novos e nasceu de uma análise de mercado e de uma vasta experiência no setor. “Nós somos em três gerentes e temos grande experiência no mercado de automóveis. Trabalhávamos em uma outra marca onde eu tinha 7 anos de empresa, e atuava como Gerente Geral, o Anderson fazia 8 anos que estava no grupo como Gerente de Vendas de novos de Joaçaba e o Lucas era Gerente Comercial de uma Loja em Campos Novos. Essa união já é um sucesso e ter esse novo conceito de vendas de automóveis em Campos Novos e agora em Capinzal é uma alegria, fruto é claro de muito trabalho e de um atendimento superior”, comenta João Rodrigues, que também tem atuação de 18

anos no mercado de venda de veículos. A Gerent’S Multimarcas chega a Capinzal com a proposta da venda de veículos seminovos e novos de todas as marcas. O empresário Lucas Pietrobelli, comenta que a satisfação do cliente é o que vai comandar o empreendimento desde o atendimento inicial ao pós-venda. “Nosso atendimento já é direcionado à satisfação do cliente. Abordamos e conduzimos a negociação com o cliente de uma forma simples e diferenciada, sem burocracia, em que ele se sinta acolhido como numa família, com a qualidade que merece". Sobre a escolha de Capinzal ele afi rma “Os números da economia de Capinzal chamam bastante a atenção e é visível um crescimento neste segmento. O ponto de localização da nossa loja foi planejado, de acordo com a demanda, estamos trabalhando com um espaço imponente, climatizado e moderno". A Gerent”S Multimarcas está localizada na Rua Luiz Doniri, 292 no Centro. O telefone é, (49) 3555.1526 e o atendimento será das 8h ao meio dia e das 13h30 às 18h.

Projeto ‘Mais Cultura, Um Direito de Todos’ dará oportunidades para que os deficientes explorem novas possibilidades Os frequentadores da Associação Camponovense de Apoio aos Defi cientes Auditivos e Visuais (ACADAV) que apresentam problemas visuais estão participando do projeto “ACESSO A CULTURA, UM DIREITO DE TODOS” que oferece aulas de música e dança gaúcha, uma vez por semana. O projeto também contempla a confecção de roupas para participação em eventos. O Projeto tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida, a saúde física e mental das pessoas cegas e com visão subnormal, possibilitando uma interação entre os sujeitos, promovendo autonomia e prazer de viver aos 22 cegos e de visão subnormal e uma surdacega frequentadores da instituição. Apesar de suas limitações visuais, o indivíduo cego possui outras fontes de percepções que estão intactas e possibilitam a aprendizagem. Solange Pinheiro, colaboradora da ACADAV, defende a iniciativa de inclusão aos deficientes. “Aqui a regra válida é que cada indivíduo tenha a possibilidade de explorar o ambiente, buscando novas formas de interação, ampliando suas capacidades multissensoriais para uma aprendizagem significativa. É

Participe da 42º Romaria ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida dia 12 de outubro, com procissão, e programação religiosa no Santuário durante todo dia. Vem Aí a Tradicional Festa de Nossa Senhora Aparecida na Comunidade de “Aparecidinha”, Distrito de Bela Vista. Dia 12 de janeiro de 2020.

necessário entender que as capacidades e habilidades do indivíduo cego não estão limitadas. A organização perceptiva é que se processa de maneira diferente devido à ausência da visão. Não se trata aqui de assistencialismo e sim de oportunidades para que eles exerçam o seu papel de cidadão”, destaca Solange. Os valores do projeto foram destinados a ACADAV através das Emendas Impositivas na lei Orçamentaria Anual de 2019 no valor de R$ 20 mil. Os vereadores Cassio Campagnoni e Irineu Armando Osorio Junior, foram os que destinaram o valor para entidade. Com este valor foi possível contratar um professor especializado. O curso terá a duração de 4 meses. O projeto também contempla a confecção de 22 roupas típicas gaúchas que serão feitas sob medida para os participantes, que em breve deverão se apresentar em eventos devidamente trajados.

Curso avançado de Libras Iniciou no dia 3 de setembro o módulo avançado do curso de Libras oferecido na escola Paulo Blasi. O curso é gratuito e aberto a toda comunidade. As aulas serão ministradas as terças e quintas-feiras. Interessados em aprender a Libras podem ir até a escola e obter mais informações sobre os cursos.


OCELEIRO

www.jornalceleiro.com.br

05 de Setembro de 2019

Publicidade

9


10

OC

Notícias

www.jornalceleiro.com.br

05 de Setembro de 2019

RCN - 538 | Edição de Setembro 2019 | Semana I | www.rcnonline.com.br

SC

A notícia que você lê aqui, mais de 800 mil pessoas também leem em toda Santa Catarina

PODER

Alesc estuda emendas para MP A Alesc está estudando a adição de emendas à Medida Provisória 226, que trata, entre outros assuntos, da nova regra para cobrança de ICMS sobre agrotóxicos. Segundo o relator da proposta, deputado Romildo Titon (MDB), uma das opções é estender a validade da isenção de tributos até 30 de abril de 2020, a fim de alinhar o prazo ao vencimento do convênio com o Confaz. Outra alternativa é suprimir o artigo que define as novas alíquotas para transformá-lo em projeto de lei. "Já estamos fazendo os estudos para apresentar uma emenda que possa salvar a produção em Santa Catarina", disse Titon (foto). Segundo ele, existe ainda a expectativa de que até abril o

YURI SANTOS/AGÊNCIA AL

O governo do Estado prevê para 2020 um aumento no déficit da Previdência de 6,4%, o que representa um gasto extra de R$ 244 milhões no ano. Pela primeira vez na história, a despesa previdenciária ultrapassará a marca de R$ 7 bilhões, e deve gerar um déficit estimado em R$ 4 bilhões. A expectativa é de que a despesa cresça 4,2%, contra um aumento de receita de apenas 1,4%. O gasto com pagamento de inativos representará 24,1% da receita total.

Lojistas de olho na Semana do Brasil

Congresso Nacional vote uma reforma tributária que padronize a cobrança nos estados, o que esvaziaria a discussão em Santa Catarina. Antes da MP ser votada, a Alesc deve convocar representantes do setor produtivo. "O que precisa é a gente construir um canal de diálogo que não

teve entre a classe e o governo", afirmou. Apesar da importância do assunto, a Alesc não tem pressa nem previsão para votação da matéria. O motivo é que a MP já está em vigor e, portanto, o aumento de alíquota para agrotóxicos e também para produtos da cesta básica está suspenso.

mostrou que 32% deixam de pagar uma conta para fazer uma nova compra e 36% dizem que compram produtos para se sentirem valorizados em dias em que não estão muito bem. “O consumo como mecanismo de alívio emocional é uma armadilha perigosa. No dia seguinte os problemas continuam os mesmos, com a diferença de que agora há mais um compromisso a pagar", disse a economista do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

De 6 a 14 de setembro acontece a primeira edição da Semana do Brasil, ação do governo federal para animar o varejo durante as comemorações do Dia da Independência. No Estado, a Federação das CDLs (FCDL/SC) aderiu à campanha e está otimista com possível aquecimento do comércio em um mês tradicionalmente mais fraco em vendas. Também chamado de Black Friday da Independência, o período deve ter promoções e condições especiais de pagamento.

Estudantes realizam encontro estadual Florianópolis sediou no último sábado (31) o 9º Encontro Estadual do CREAjr-SC (Enesc). O evento reuniu estudantes das áreas de atuação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) de diversas regiões do Estado para uma programação de palestras, painéis e ações sociais. O CREAjr tem representação em mais de 100 cursos de 54 instituições de ensino do Estado e reúne 20 mil membros ativos.

NOTÍCIAS FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Foto: José Paulo Lacerda

MURICI BALBINOT

45% dos consumidores ultrapassam o próprio orçamento No Brasil, 46% dos consumidores sabem pouco ou nada sobre contas básicas do dia a dia como água, luz, telefone, segundo uma pesquisa nacional realizada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). A falta de controle faz com que quase metade (45%) dos brasileiros extrapolem o próprio orçamento, principalmente em compras por impulso. O estudo

Déficit na Previdência chegará a R$ 4 bi

Raíssa e Jean comemoram a conquista do bronze

Medalhas na Rússia atestam a qualidade da formação profissional do SENAI Os estudantes do SENAI/SC Raissa Marcon Constante e Jean Carlos Nicoletti Novak conquistaram a medalha de bronze em Segurança Cibernética na 45ª WorldSkills Competition, o torneio mundial de educação profissional, encerrado em agosto, na Rússia. Outros cinco catarinenses conquistaram medalhas de excelência. Com esse desempenho, SC contribuiu para que o Brasil chegasse à terceira posição na classificação geral, resultado que atesta o alto nível de excelência da educação profissional brasileira e da proposta de ação do SENAI, que é conectar a capacitação técnica às necessidades do mercado de trabalho, sobretudo da indústria. Os competidores demonstraram a importância da educação profissional, que ajuda a inserir os jovens no mercado de trabalho e é imprescindível para a competitividade das indústrias. O evento envolveu 1.354 estudantes de 62 países. Assessoria de Imprensa FIESC:

f 0800 48 1212 w www.fiesc.com.br


OCELEIRO

www.jornalceleiro.com.br

05 de Setembro de 2019

Geral

11


12

Região

OC

>Abdon Batista

Administração de Abdon Batista realiza prestação de contas na Comunidade de Bom Jesus

O prefeito de Abdon Batista Lucimar Antônio Salmória, o Vice Ile juntamente com a equipe de secretários, assessores e diretores do município participaram na última sexta-feira (30/08) do jantar de prestação de contas realizada com moradores na comunidade de Bom Jesus. Na oportunidade a Administração Municipal apresentou as principais obras,

ações e investimentos realizados em cada pasta no município. " Nosso objetivo com esses encontros, é aproximar a comunidade e da administração municipal, para juntos construirmos um Abdon diferente. Desde já agradecemos a todos os moradores que participaram desse importante encontro", ressalta o prefeito Lucimar Salmória.

www.jornalceleiro.com.br

05 de Setembro de 2019

Prefeito Lucimar anuncia construção de Quadra Coberta na Comunidade de Bom Jesus *Fotos e Informações: ASCOM/PMAB

A Administração Municipal de Abdon Batista irá investir cerca de R$ 340 mil de recursos próprios na construção de um quadra esportiva coberta na comunidade de Bom Jesus. A assinatura da ordem para abertura de processo licitatório para construção, ocorreu durante o jantar de prestação de contas realizado na última sexta-feira (30).

"Esta obra é uma reivindicação da comunidade e irá oferecer melhor qualidade de vidas aos moradores, através das praticas esportivas. Estamos empreendendo um ritmo de obras importante em nosso município, mais um investimento com recursos próprios, fruto do planejamento da austeridade financeira e principalmente do trabalho em equipe", destaca o prefeito Lucimar Salmória.

>Vargem

Procuradoria do município de Vargem informa sobre medidas que estão sendo tomadas em razão da decisão judicial que determinou afastamento de médico *Foto e Informações: ASCOM/Vargem

Milena Lopes, Prefeita de Vargem A Prefeita Milena Lopes manifestou preocupação com a decisão liminar da Justiça da 2ª Vara da Comarca de Campos Novos, a partir de denúncia dos vereadores acolhida pelo promotor Giancarlo Rosa Oliveira. A decisão determinou num prazo de 15 dias a suspensão do contrato com o médico Marco Aurélio Becher, que presta atendimento na Unidade Básica de Saúde e que também é responsável técnico

da Unidade. Prefeita Milena informou que todas as medidas pertinentes estão sendo adotadas, pois a ausência de médico na Unidade de Saúde Municipal afetaria o atendimento emergencial à comunidade. O Procurador-Geral do Município, Dr. Vinicius Brandalise, informou que irá solicitar ao juiz do processo um prazo maior para cumprimento da liminar, uma

vez que o concedido não é suficiente para concluir o concurso público que já se encontra em andamento e tampouco para qualquer outra medida temporária. O Procurador também informou que será interposto um recurso de agravo de instrumento junto ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina, objetivando a suspensão da decisão proferida pelo Exmo. Magistrado.

Segundo ele, tais medidas são de fundamental importância para a manutenção dos serviços médicos à comunidade, porquanto, caso a liminar persista nos termos em que está, fatalmente o Município de Vargem terá que suspender o atendimento da Unidade de Saúde à população, até que um novo profissional seja contratado por meio de Concurso.


OCELEIRO

www.jornalceleiro.com.br

Geral

05 de Setembro de 2019

13

Agiliza CN é apresentado como case de sucesso em evento do Sebrae-SC *Fotos e Informações: ASCOM/PMCN

A Central de Atendimentos ao Cidadão- Agiliza Campos Novos já é uma referência para o Estado de Santa Catarina. O modelo em que é apresentada à população já chama a atenção de outros municípios, pois traz aos serviços públicos oferecidos uma nova forma de atuação e gestão, onde é possível fazer o acompanhamento de todos os processos, desde o protocolo Inicial do cidadão. Com sete meses de atuação o Agiliza já realizou aproximadamente 50 mil atendimentos. Nesta terça-feira (27), o Prefeito Silvio Alexandre Zancanaro apresentou o projeto para os Atores de Desenvolvimento Econômico da Regional Foz do Itajaí,

em um evento promovido pelo Sebrae -SC, em Porto Belo. Na ocasião, o Analista Técnico do Sebrae, Fábio Zanuzzi, realizou um demonstrativo geral sobre o Programa Cidade Empreendedora e usou o Município de Campos Novos como exemplo das ações que estão dando certo. "Campos Novos já é referência no eixo de Compras Governamentais e também nas compras de Agricultura Familiar, com o case de sucesso dos trailers, que foi reconhecido com o selo do Prefeito Empreendedor. E também na inovação, onde apresenta o Agiliza", reforçou. Para o prefeito Zancanaro, o tra-

balho e o engajamento da equipe são fundamentais para o funcionamento da Central. "O trabalho do Agiliza foi construído por várias mãos. Tínhamos a necessidade de facilitar a vida dos cidadãos, que anteriormente tinham que se deslocar para vários lugares, para resolver as suas demandas. Atualmente, além da economia de aluguéis, conseguimos economizar o tempo, que é o bem mais precioso das pessoas. O Agiliza é a porta única de entrada ao cidadão, onde ele é o centro de tudo e os processos têm como o objetivo de facilitar a vida dele, pois em um único lugar mais de 400 serviços públicos municipais, estaduais e federais, podem ser encontrados.

E o sucesso do Programa, já reconhecido em eventos Estaduais, já reconhecido por outros Prefeitos e também deputados, se deve ao trabalho das equipes, parceiros e jovens que atuam na Central", enfatizou. Outro diferencial do Programa, é a oportunidade oferecida para 40 jovens do Município, que participam do "Agiliza Jovem Meu Primeiro Emprego", onde além de estagiarem na Central, ainda ganham um curso técnico de administração. O Agiliza é supervisionado pelas Secretarias de Planejamento e Coordenação Geral e Administração e Fazenda. Atualmente a central tem 97% de aprovação da população que utiliza os serviços.

*Esta publicação preencheu o espaço de Meia Página. Cumprindo a Lei Nº 4517/18 esta publicação custou para a Administração Municipal o valor de R$ 697,26 (Seissentos e Noventa e Sete Reais e Vinte e Seis Centavos)

A Comunidade de Nossa Senhora da Saúde (Palmeira) convida o povo em geral para uma festa, a realizar-se no dia 20 de Outubro de 2019, com a seguinte programação: - 10:30 hs – Santa Missa - 12:00 hs – Churrasco, saladas e bebidas em geral. - 14:00 hs – Matinê com ótima animação. A comissão organizadora e festeiros agradecem desde já a sua presença e colaboração.


14

Empresarial

OC

www.jornalceleiro.com.br

05 de Setembro de 2019

Clínica de emagrecimento saudável é premiada

Em sua 29ª edição, o Selo de Excelência em Franchising, entregue pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), anunciou as marcas chanceladas que se destacaram no mercado em 2019, e a Rede Magrass recebeu o prêmio na categoria MASTER: redes com mais de 60 unidades e operam no setor há mais de 10 anos. O Selo da ABF é uma referência no mercado indicando a excelência da marca frente ao mercado de atuação. Por meio de pesquisa, avaliam a marca e, de acordo com a pontuação obtida, premiam a marca pela sua atuação. Segundo a ABF, no Brasil existem cerca de duas mil e oitocentas redes de franquias, e menos de dez por cento delas fazem parte deste grupo de chanceladas. A unidade Magrass CAMPOS NOVOS, atuando há 5 anos na cidade teve a honra de receber da Magrass Franchising

*Foto e Informações: Magras/CN

este troféu, reconhecendo a sua importância e seus excelentes resultados na cidade. Já foram 5 toneladas de peso eliminados pela unidade de CAMPOS NOVOS. “Para nós é um orgulho saber que a Magrass CAMPOS NOVOS está contribuindo com a saúde da população. Sabemos que o sobrepeso é um problema em nosso país e diversas doenças surgem através dele, oferecer um serviço que ensina as pessoas a levar uma vida de forma saudável sem restrições radicais é gratificante”, afirma CRISTINA PICCOLI de CAMPOS NOVOS. Com metodologia própria, a Magrass comemora em setembro 12 anos de atuação, com mais de 370 unidades em todo o Brasil e mais de 35 mil atendimentos diários, através de um conceito exclusivo para atingir resultados reais e garantir a satisfação dos clientes.


OCELEIRO

www.jornalceleiro.com.br

OCESC completa 48 anos *Fotos e Informações: MB Comunicação

15

Agronegócio

05 de Setembro de 2019

Agricultores de Abdon Batista são capacitados em viticultura *Foto e Informações: Adelino Cristiano Paulo

Luiz Vicente Suzin A partir da Lei 5.764/71, que defi niu a Política Nacional do Cooperativismo, foi constituída, em 28 de agosto de 1971, a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), atuando como braço estadual da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), com autonomia administrativa e operacional. Nesses 48 anos, a Organização contribuiu para o crescimento das cooperativas, trabalhando no registro, na representação institucional e sindical patronal construindo soluções com o poder público, instituições privadas, divulgando a doutrina cooperativista e fomentando a criação de novas cooperativas. Atualmente, 258 cooperativas são registradas na Organização, reunindo cerca de 2,4 milhões de cooperados e 63.348 mil empregos diretos, com receitas de R$ 35 bilhões em movimentação econômica. Para o presidente da OCESC, Luiz Vicente Suzin, o cooperativismo de Santa Catarina se consolidou ao longo dos

tempos através do constante aperfeiçoamento da gestão e atualização das práticas de mercado. “A OCESC surgiu para fortalecer e unir as cooperativas em torno de um objetivo em comum. A Organização é a voz do cooperativismo catarinense, defendendo os interesses do sistema”, destacou. Uma das ações fundamentais para auxiliar no desenvolvimento das cooperativas é o trabalho da OCESC como Sindicato Patronal. Desde 1999, a Organização passou a prestar serviços jurídicos como legítima representante das cooperativas nas negociações dos acordos coletivos e trabalhistas que envolvem cooperativas e seus funcionários. “Queremos continuar atuando em prol do cooperativismo catarinense. O trabalho da OCESC é reconhecido nacionalmente e vem trazendo ganhos às cooperativas, seja pela confiança na responsabilidade dos negócios, ou pela qualidade intrínseca de seus produtos e serviços”, finalizou Suzin.

Epagri disponibiliza extensionistas para levar mais conhecimento para os produtores Um dia de campo sobre cultivo de uva ralizado pela Epagri em Abdon Batista reuniu agricultores e técnicos para aprender sobre nutrição, tratos culturais e manejo da videira. O evento foi realizado no dia 21 de agosto na propriedade de Jacó Petri, em Linha Santa Terezinha, que cultiva uva há vários anos. Os participantes puderam aprender sobre a nutrição e adubação da videira, manejo, tratos culturais e poda. “Cumprimos o objetivo de despertar nos agricultores o interesse em manejar adequadamente os seus vinhedos”, conta Adelino Cristiano Paulo, extensionista da Epagri no município, e organizador da capacitação. Na ocasião as famílias rurais foram incentivadas a refletir sobre a atividade e despertaram o interesse em adequar o processo produtivo. Participaram do evento cerca de 19 jovens agricultores e as palestras abordaram os temas Nutrição e Adubação da Videira, ministrada pelo instrutor Eduardo Zago, Tratos Culturais e Poda da Videira, ministrada pelos instrutores Adelino Cristiano Paulo e Eduardo Zago, e Manejo

e Resultados da Propriedade, ministrada pelo instrutor, Adelino Cristiano Paulo. A próxima etapa do trabalho é apoiar os agricultores na implantação, na renovação e no manejo de seus vinhedos. Os profissionais se colocaram a disposição para esclarecer dúvidas e ajudar todos os presentes. A metodologia de extensão utilizada foi dia de campo contando com três estações. Em cada estação um ou mais instrutores apresentou um respectivo tema. Os participantes dialogaram diretamente com o instrutor e também visualizaram os assuntos técnicos, presentes no vinhedo, na prática. O evento cumpriu com as expectativas, visto que o público presente pôde visualizar na prática as questões técnicas apresentadas, já que há vários anos ocorre o cultivo de uva na propriedade onde foi realizado o dia de campo, gerando discussão sobre o assunto e sensibilizando os agricultores em torno do tema gerador “viticultura” na região meio oeste catarinense. A ação também leva reflexão de como a atividade vem sendo praticada, ao mesmo tempo em que desperta em alguns a necessidade de adequar os processos produtivos.

OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS COMARCA DE CAMPOS NOVOS- SC Oficial Interventora: Regiane Nistler Rua Coronel Lucidoro, n. 755, Edifício Paradiso, salas 101 à 104, centro Campos Novos-SC, CEP 89.620-000 Tel.: (49) 3544-3076 - E-mail: registroimoveiscn@hotmail.com EDITAL DE INTIMAÇÃO A Oficial Substituta do Ofício de Registro de Imóveis da Comarca de Campos Novos/SC, nos termos do art. 26 da Lei n. 9.514/97, INTIMA o Sr. RODRIGO DORINI, a comparecer neste Cartório, na Rua Coronel Lucidoro, n. 755, Edifício Paradiso, salas 101 à 104, centro, Campos Novos/SC, no prazo improrrogável de 15 (quinze) dias, a contar deste Edital, para PAGAMENTO (purgação da mora) dos valores devidos em atraso no montante de R$ 26.538,67 (vinte e seis mil, quinhentos e trinta e oito reais e sessenta e sete centavos) (cálculo datado de 22/08/2019), acrescidos das despesas legais, bem como as parcelas que vencerem até a data do pagamento, referente à Cédula de Crédito Bancário com Pacto Adjeto de Alienação Fiduciária em Garantia n. 2013102637, datado de 18/10/2013, registrado no “R-4” da matrícula n. 22.560, livro 02, deste Oficio, sendo credor Banco Intermedium S/A, sob pena de vencimento antecipado de toda a dívida, consolidação da propriedade do imóvel em favor do credor e imediata execução da dívida através de leilão extrajudicial do imóvel. Campos Novos/SC, 22 de agosto de 2019. Oficial Substituta: Silmara Lizote. O referido é verdade e dou fé. Silmara Lizote Oficial Substituta

Acesse sicoobconsorcios.com.br e saiba mais. Serviço de atendimento ao consorciado: Atendimento de seg. a sex. das 9h às 18h | Deficientes auditivos ou de fala - 0800 940 0458 | 4007 1905 Capitais e regiões metropolitanas 0800 607 3636 - Demais regiões | 0800 722 6555 - Ouvidoria | Entidade responsável: Ponta Administradora de Consórcios Ltda, CNPJ nº 16.551.061/0001-87. Fiscalizada e Autorizada pelo Banco Central do Brasil e associada ABAC.


16

Publicidade

OC

www.jornalceleiro.com.br

05 de Setembro de 2019

Profile for Jornal O Celeiro

1594  

Jornal "O Celeiro", Edição 1594 de 05 de Setembro de 2019.

1594  

Jornal "O Celeiro", Edição 1594 de 05 de Setembro de 2019.

Advertisement