Page 1

OCELEIRO

OCELEIRO

1

www.jornalceleiro.com.br

09 de Maio de 2019

Quinta-feira, 09 de Maio de 2019 - R$ 3,00

Desde 1992

Ano XXVII EDIÇÃO 1577 Campos Novos, SC

www.jornalceleiro.com.br

saúde

Após um mês de gestão, diretor da O.S fala sobre ações a frente da Fundação Hospitalar. Página 06 especial

Feirão do Imposto 2019 abordará tema “Menos é Mais”. Página 08 empresarial

Minami Gastronomia inaugura novo espaço e opções. Página 11 comunidade

Pesquisa com idosos aponta que cerca de 90% deles estão satisfeitos com a própria saúde. Página 15 Agronegócio

PÁGINA 07

Feira do Terneiro e da Terneira traz novidades em sua 36° edição.

Página 19


2

OC

Cotidiano

www.jornalceleiro.com.br

09 de Maio de 2019

Editorial Solidariedade

COLUNA

olidariedade é uma palavra que está na moda. Ações de grande repercussão feita por famosos demonstram suas boas ações em prol dos mais carentes. Solidariedade é um sentimento que leva a ação. É reconhecer uma situação difícil e estender a mão na tentativa de ajudar. Algumas personades doam e incentivam a doação para pessoas até mesmo de outros continentes. Há também entidades sem fins lucrativos que realizam campanhas de fraternidade para auxiliar os mais desfavorecidos. A solidariedade é de fato uma qualidade admirável, seja ela aplicada publicamente ou não. Recentemente o jornal O Celeiro publicou algumas notinhas e matérias com o selo ‘Celeiro Solidário’, como forma de contribuir com a divulgação de casos de pessoas que precisam de ajuda para realizar tratamentos de saúde essenciais. A divulgação mostra a situação e dificuldades enfrentadas por alguns camponovenses e incentiva todos a praticarem um ato de solidariedade por doarem o que estiver em suas possibilidades. O site Vakinha tem se popularizado, pois através dele é possível fazer uma ‘vaquinha’ via internet. A maioria das campanhas tem um cunho assistencial com objetivo de arrecadar fundos para custeio de alguma necessidade especificada pelo interessado. O dinheiro arrecadado fica atrelado a sua conta dentro do site Vakinha. Essas vaquinhas já ajudaram muitos a realizar cirurgias, a comprar remédios e a manter tratamentos médicos de alto valor. A condição financeira e a situação da saúde no país são precárias, quem é acometido por problemas de saúde nem sempre tem condições de custear procedimentos recomendados pelos médicos. Há casos tão graves e debilitantes que não é possível esperar pelo atendimento via Sistema Único de Saúde. A solidariedade, mesmo em atos e contribuições pequenas, pode fazer a diferença na vida de alguns. Essas ferramentas para arrecadação de recursos podem ser bem utilizadas para ajudar a salvar vidas. Mas não custa lembrar aos usuários o bom senso e a boa consciência ao promover uma campanha como estas. A má fé pode criar receio nas pessoas. Portanto, não faça mau uso da solidariedade alheia. Se realmente precisa, peça ajuda, mas jamais se aproveite da boa vontade das pessoas.

N

S

Coluna Livre Enfrentar Thanos diariamente os últimos dias o mundo acompanhou o enorme frenesi causado pelo lançamento do mais novo filme da série Os Vingadores. Em Ultimato, o supervilão Thanos, estrelado pelo ator Josh Brolin, elimina metade das criaturas terrestres, cabendo aos Vingadores unirem forças para tentar derrotá-lo. O lançamento, que já é sucesso de bilheteria em pouco mais de uma semana, desbancando o também badalado Avatar, demonstra a força oriunda da resignação dos heróis para a superação dos desafios impostos pelo enredo. Guardadas as devidas proporções, é o que acontece no dia a dia de nós mortais. Nosso Thanos vem mensalmente disfarçado em prestação do carro, escolas dos filhos, aluguel e uma série de responsabilidades. O grande problema é que, ao contrário daqueles nascidos nas páginas da Marvel, os Vingadores de carne e osso não contam com o auxílio de superpoderes para, no final do mês, sempre conseguir prevalecer sobre os inimigos. Na verdade, pensando bem, até temos o superpoder de acordar cedo, de aturar aquele chefe ou cliente chato, o poder de um sorriso, ou até mesmo o formidável poder da paciência, mas o fato é que a nossa história infelizmente se repete, com o ressurgimento de Thanos a cada 30 dias, tornando a batalha ingratamente cansativa. É exatamente este o ponto fraco dos Vingadores reais, nossa criptonita. É isso que faz com que, às vezes, precisemos recorrer ao exílio de uma viagem ainda que curta, de um final de semana no sítio, ou até mesmo aquela ida para a praia, para relaxar e recarregar as baterias. Dois exemplos muito claros ocorreram nessa semana: As mortes precoces dos dois modelos, ambos no topo de suas carreiras e com toda a vida pela frente, deve ser tida como um claro indicativo de que a nossa batalha é necessária, mas às vezes precisamos buscar a segurança de um final de semana em paz e aproveitar, porque, a qualquer momento, a batalha daquele mês pode ser, de fato, a última.

Por: Pedro Augusto Neves da Fontoura Advogado. OAB/SC 31.170 Teske, Lara & Neves da Fontoura Advogados Associados

Por: Priscila Nascimento Jornalista

OCELEIRO www.jornalceleiro.com.br

Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti Diagramação/Arte: Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC Jornalista: Priscila Nascimento RP: 0002761/PA

Associado à Associação Catarinense de Jornais Periodicidade Verificada pela Abrajori Brasília (ACJ) Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan) Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori)

Impressão: Gráfica Araucária/Lages-SC Tiragem: 1.500/Exemplares/Semana

Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos, Celso Ramos, Ibiam, Monte Carlo, Vargem e Zortéa.

Fundado em 25 de Junho de 1992 COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI CNPJ: 12.188.377/0001-03 Rua. Cel. Farrapo, 743, Centro, Campos Novos - Cep: 89620.000 Redação: redacaooceleiro@gmail.com Comercial: oceleirocomercial@gmail.com Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com Edição Digital/Issu: http://issuu.com/jornaloceleiro

As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

Fechamento da edição: Às terças-feiras à tarde

Fone: (49) 3541-0597

04/2019


OCELEIRO

www.jornalceleiro.com.br

09 de Maio de 2019

Publicidade

3


4

Varidades

Horóscopo Semanal Áries

Fonte: http://www.portalangels.com/

20/03 a 20/04 A sua evolução profissional terá por base a experiência, mas também o empenho que demonstra. No plano profissional e material: Tome bons conselhos junto de pessoas mais experientes dentro da área em que trabalha. Deverá tomar decisões, apoiando-se em pareceres sérios. Terá capacidade financeira para projetar algumas compras importantes para o seu bem-estar.

Touro 21/04 a 20/05 A família dará toda a segurança e conforto necessários para o seu bem-estar. No plano profissional e material: Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje, implemente um método de trabalho seguro para trabalhos que necessitam do seu cuidado. Seja meticuloso para que não lhe façam advertências. Na saúde: Respeite as suas horas de repouso e faça uma alimentação correta.

Gêmeos

OC

www.jornalceleiro.com.br

09 de Maio de 2019

Coluna de Moda Por: Ana Kantovick Contatos em redes sociais: Instagram: @anakantovick Facebook: Ana Kantovick Site: anakantovick.wordpress.com - (49) 998238633

ALL Jeans

21/05 a 20/06

Terá todas as forças do seu lado para promover bons resultados da sua atividade profissional. No plano profissional e material: Se pretender dar um novo rumo á sua orientação profissional, não tema e siga em frente. Seja perseverante nos seus esforços, embora não seja sempre fácil, a sua coragem será recompensada no futuro. Poupe o seu dinheiro.

Câncer

21/06 a 21/07

Excelentes notícias vão trazer-lhe maior confiança para a execução das suas tarefas. No plano afetivo: Se está sozinho, não tenha pressa em ocupar o seu coração. Viva a sua vida de acordo com os seus anseios. A seu tempo terá o seu príncipe encantado nos seus braços. Prepare uma viagem a um lugar distante, ele poderá estar lá á sua espera.

Leão 21/07 a 22/08 Nem sempre encontrará uma boa recepção das suas ideias. Seja paciente e persistente. No plano afetivo: O amor abre as portas, porém os conselhos de alguém próximo levam-no a tomar decisões contrárias aos seus interesses. Afirme a sua personalidade e não permita a interferência de terceiros na sua vida amorosa. Seja mais racional.

Virgem

23/07 a 22/09

A paixão com que tende a envolver as suas actuações levam-no tentar realizar os seus sonhos. No plano afetivo: Terá uma vida social agitada e o romance está no ar. A sensualidade vai ser um trunfo a não desperdiçar. Saia, reveja amigos que já não vê há algum tempo. Lembre-se que deve aproveitar as coisas boas que a vida lhe pode dar.

Libra 23/09 a 22/10 Mantenha sempre viva a esperança de uma vida repleta de amor, afeto, ternura e felicidade. No plano profissional e material: Seja responsável pelos seus atos. Não exija dos seus colegas aquilo que não lhes consegue dar. Acalme os ânimos e concentre-se nas suas tarefas. Não compense a sua insatisfação pessoal com compras inúteis, faça economias.

Escorpião 23/10 a 21/11 Um convite para um almoço especial poderá ajudar a ampliar uma amizade. No plano profissional e material: Não deixe de esclarecer todas as dúvidas que possa ter em relação ao trabalho que está a executar. As responsabilidades que assume, poderão ser a mola impulsionadora de uma futura promoção ou aumento de salário.

Sagitário 22/11 a 21/12 Esta semana terá que exercer uma ação mais direta e forte sobre a evolução dos acontecimentos. No plano profissional e material: Altura indicada para se preocupar com investimentos ou aquisições a longo prazo: ocupar-se só com o presente ou a curto prazo é limitativo. Não invoque o desconhecimento de circunstâncias como desculpa.

Capricórnio 22/12 a 20/01 Aproveite as boas influências desta conjuntura para tomar iniciativas e pôr os seus planos em prática. Não se dedique apenas a uma coisa na sua vida, é necessário que disperse as suas atenções em várias direções. No plano afetivo: Pode ser confrontado com alguns comentários ou gestos difíceis de digerir, reaja com sentido de humor e tudo será mais fácil. Aceite convites.

Aquário 21/01 a 18/02

A conjuntura traz esta semana compensações e benefícios que são inteiramente merecidos. Prepare com rigor novas atividades ou investimentos. No plano afetivo: Embora fatores condicionantes persistam na sua vida sentimental, o desaparecimento de alguns entraves é previsível. Uma anterior ligação ou atração pode renascer.

Peixes 19/02 a 19/03 Deverá fazer um esforço para controlar todas as suas energias que estarão exaltadas e poderão mesmo ser a causa para algumas reações inesperadas. No plano afetivo: Terá boas manifestações afetivas, mas tende a desinteressar-se de uma situação que abraçou anteriormente. Na saúde, dores de cabeça podem ocorrer com muita frequência.

O ano é 1837 e marca a criação de um ícone da moda, o jeans. Mais do que um simples tecido, a traça azulada tomou conta das nossas vidas e se consagra até hoje como o modelo de calça mais usada por todas as gerações. Ela foi patenteada pelo Alemão Levi Strauss e era a roupa de trabalho dos mineradores. Anos depois ele apareceu nos cinemas na pele de Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo e bombou com a pegada mais moderna criada pela Levi’s. De lá para cá, ele foi reinventado por diversas marcas, deixou de ser roupa de trabalho para tornar-se item fashion e está presente no closet de todas as pessoas. Digo todas, pois é extremamente difícil que alguém não tenha ou nunca tenha usado uma peça de jeans. Hoje ele reina absoluto e de “calça jeans de trabalho” transformouse no tecido mais utilizado da moda. Por ser uma peça extremamente versátil, ele foi sendo adaptados para criar

jaquetas, saias, vestidos, e claro, modelos de calça surgiram aos montes. E vamos falar a verdade, um belo jeans faz toda diferença no seu closet. Quando falamos de um clássico como este, dificilmente existirão erros. Porém, as lavagens (cores) do jeans podem te dar uma dica certeira sobre o local no qual cada um se encaixa melhor. Um exemplo é o “destroyed” que é aquele mais manchado e com rasgos, ele tem uma pegada super moderna, mas também informal, ou seja, cai super bem em looks de passeio ou balada. Já os clássicos vão até ao office look com perfeição. A proposta de hoje é que você de apaixone pelo jeans e monte looks divertidos e que crie muito a partir deste “básico”. Aposte em mesclas com tecidos mais finos ou em looks total jeans. Acrescente acessório e sapatos diferentes, lenços, sobreposições e maxi brincos. Faça do jeans um laboratório fashion. Confira aqui alguns exemplos e experimente!


OCELEIRO

www.jornalceleiro.com.br

09 de Maio de 2019

Variedades

Nossa História em Fotos

Família de Leco e Alminda Fagundes.

5

*Foto: Acervo/Benito Zandoná


6

Saúde

OC

www.jornalceleiro.com.br

09 de Maio de 2019

Após um mês da gestão, diretor da O.S fala sobre ações frente a Fundação Hospitalar *Foto: Wilhiam Peretti/O Celeiro

Diretor diz que com a implantação do protocolo de cores pacientes poderão esperar até 3 horas para serem atendidos Desde o ano passado a Administração Municipal vinha destacando a intenção e vantagens de contratar um Organização Social para gerir a Fundação Hospitalar Dr. José Athanázio. Em março foi anunciado que a empresa escolhida foi o Instituto Maria Schmidt, e no dia 1 de abril o Instituto iniciou oficialmente a gestão compartilhada. O diretor Edson Martins, conversou com o jornal O Celeiro e falou sobre as ações que já foram tomadas durante este primeiro mês e as principais demandas do hospital. Sobre a questão do protocolo de atendimento por cores, ele afirmou que em breve os pacientes serão atendidos não mais por ordem de chegada, mas por prioridade. Treinamentos com o corpo de funcionários, contratação de mais médicos e cirurgias forma alguns temas levantados. Em sua avaliação, os primeiros dias a frente da fundação tem um saldo positivo. Em debate há muito tempo, a demora nos atendimentos do Hospital Dr. José Athanázio é uma das principais reclamações das pessoas que precisam de atendimento. Quem vai ao local reclama que esperara por horas para ser atendido. Porém, conforme diz o diretor, nem todos os casos que dão entrada no hospital se configuram como urgência e emergência, e com a implantação do protocolo de cores, que é uma das ações propostas pelo IMAS, será identificado o grau de emergência de cada um. A cor vermelha indicará os casos mais urgentes e o atendimento precisa ser imediato, no caso das demais cores é possível que o paciente tenha que esperar por mais de duas horas. Daqui há algumas semanas este procedimento será adotado pelo hospital, que irá treinar os funcionários para estarem aptos para fazer esta avaliação. “Em breve vamos implantar o acolhimento por cores. O paciente será acolhido e identificado seu grau de emergência. Vamos fazer um treinamento com os funcionários e uma divulgação para a

comunidade para ver como vão receber a mudança. A nossa emergência é pra quem tem risco de vida imediato”, afirmou. Com relação as cirurgias, a intenção é dobrar o número delas. Por semana o hospital realizava em torno de 40 cirurgias, portanto, espera-se que sejam feitas bem mais que isso. Em abril, Edson diz que este número já aumentou, mas não precisou exatamente a quantidade de cirurgias. A meta é que sejam realizadas cerca de 600 intervenções cirúrgicas por mês. Para garantir este aumento o hospital acabou de adquirir uma autoclave nova com maior capacidade para higienizar os equipamentos cirúrgicos. “Esta compra foi feita prevendo o aumento das demandas. Temos esta meta e queremos alcançá-la a curto prazo”, garantiu. Até o momento nenhum outro médico foi contratado para aumentar o corpo clínico do hospital. A prioridade do hospital é pela contratação de um pediatra, que é uma necessidade que precisa ser suprida. Para este fim estão sendo feitos contatos com médicos até do estado do Paraná e de São Paulo, pois existe uma carência desta especialidade. Além do médico pediatra, outras especialidades são esperadas para atuar na fundação. “Temos em mente algumas especialidades para trazer ao hospital. Conforme o tempo vai passando e a gente vai analisando as dificuldades necessidades e vamos trabalhando para trazer novas especialidades”, comentou. Uma das mudanças já implantadas pelo instituto refere-se a jornada de trabalho dos funcionários do hospital que

agora será de 12/36, aonde os profissionais irão trabalhar por 12 horas e descansarão por 36 horas. A realização de treinamento também já tem sido realizada, e o objetivo é que todos estejam constantemente passando por algum tipo de aprimoramento. “Todos os funcionários da fundação vão passar por treinamento, principalmente o corpo de enfermagem. Promovemos educação continuada para que se atualizem dentro das técnicas e das normas do Ministério da Saúde. Na velocidade de informação e inovação que acontecem temos que nos atualizar para poder aplicar as melhores formas de trabalho dentro da instituição”, declara. Atualmente o hospital possui um quadro de cerca de 190 funcionários. Cerca de 118 comissionados do hospital foram contratados com o regime baseado na CLT. Quanto aos efetivos, Edson diz que a maioria aceitou bem as mudanças ocorridas. “Tivemos problemas insignificantes que não vieram a atrapalhar em nada o funcionamento do hospital. A recepção do Imas pelo corpo de funcionários do hospital foi muito boa”, considerou. Ainda se ouve algumas reclamações por parte da população com relação ao Hospital, uma das medidas para poder atender o público reclamante seria instituir uma Ouvidoria, que também é uma ação que deverá ser implantada. No entanto, o diretor afirma que as pessoas que estiverem insatisfeitas com alguma situação podem procura-lo no Hospital e relatar sua queixa. Edson diz que muita coisa

ainda precisa ser feita e que as melhorias fazem parte de um processo contínuo. “Nesta fase estamos começando do zero. Reorganizamos as equipes de trabalho, instituímos uma nova jornada de trabalho. Pretendemos instalar o acolhimento por cores, pretendemos trazer especialidades novas, realizar os mutirões com maior frequência, qualificar a mão de obra do hospital, qualificar a recepção, melhorar a estrutura, principalmente a parte de internação do SUS. São objetivos que não se resolvem de uma hora para outra. São coisas que demandam tempo e um trabalho persistente. Ainda não conseguimos fazer tudo que queremos, mas fizemos uma boa parte do que planejamos. Iniciamos dia 1 de abril e não tem data para terminar”, ponderou. Apesar do pouco tempo, Edson considera que o andamento do hospital tem evoluído e aponta dois fatores que demonstram que o trabalho já tem dado bons resultados. “Percebemos que a situação melhorou pelo espirito colaborativo dos funcionários e devido ao volume de atendimento no ambulatório estar crescendo dia a dia. Neste primeiro mês percebemos que as cirurgias aumentaram, e aumentou o atendimento no hospital, em abril chegou há mais de 6 mil atendimentos no mês”, relatou. Para analisar o andamento de tudo que tem acontecido no hospital o corpo diretivo se reúne semanalmente para discutir e pensar iniciativas para melhorar o atendimento.

Mutirão O Hospital Dr. José Athanázio realizará na segunda quinzena do mês um mutirão aonde serão realizadas 600 cirurgias de catarata. A realização dos mutirões depende das demandas, e o instituto pretende promover estes mutirões com a maior frequência possível. Serão atendidas pessoas de Campos Novos e região de Lages e Joaçaba. “Levantamos o problema da oftalmologia, e vamos tentar resolver essa demanda o por meio do mutirão. A cada dois meses queremos realizar um mutirão para atender a população”, pontuou Edson.


OCELEIRO

www.jornalceleiro.com.br

Saúde

09 de Maio de 2019

7

Desafio das mães: Como fazer meu bebê dormir bem? Rotina com a criança precisa ser estabelecida para conseguir e manter a qualidade de sono Um sonho se realizou, o bebê nasceu! As mães de primeira viagem não se contêm de alegria ao ter seus pequenos nos braços. Apesar de toda a emoção, as mães não escondem que esta também é uma fase difícil. Na semana passada o jornal O Celeiro publicou uma matéria falando sobre a expectativa do primeiro encontro entre mãe e filho. Duas mamães relataram os problemas que tiveram na gravidez, um deles foi a dificuldade para encontrar uma posição para dormir, o que prejudicava a qualidade no sono da gestante. Bem, a notícia é que as noites vão continuar sendo difíceis, pois os bebês funcionam como verdadeiros despertadores, e quando querem mamar não hesitam em chorar alto. Seria ótimo se simplesmente colocassem o bebê no berço e ele já caísse num sono profundo e acordasse somente no outro dia. Mas calma, tudo não passa de uma fase, e com algumas atitudes é possível estabelecer uma rotina que irá propiciar qualidade de sono para mãe e filho. O primeiro passo para lidar com essa situação é compreender as reais necessidade da criança. A médica pediatra Juliana Nardelli, que atua em Campos Novos no Centro Médico Minha Essência, conversou com a equipe do jornal O Celeiro e contou um pouco sobre esses desafios e quais medidas podem ser eficazes para melhorar o período de sono do bebê. Nos primeiros meses é importante que os pais saibam que a criança tem a necessidade fisiológica de se alimentar a cada duas ou três horas. Portanto, é bom ser realista e saber que será preciso interromper o sono para amamentar a criança. Se o bebê estiver se desenvolvendo bem, após os três meses o sono dele ficará mais regularizado e aos poucos os intervalos entre uma mamada e outra serão maiores, e ele dormirá por mais tempo. Porém, o sono do bebê

deverá ficar mais consolidado a partir dos 12 meses. “Isso não significa que o bebê vai ficar acordando a noite inteira até os 12 meses. Significa que os ciclos do sono vão se estabilizar após os 12 meses, dependendo da rotina da família”, afirma. Se após essa fase a criança, mesmo se desenvolvendo bem, continuar a acordar de três em três horas para mamar, a médica alerta sobre os riscos de obesidade. No entanto, Dra. Juliana esclarece que o sono do bebê não se estabiliza por si só, é preciso que a rotina dele seja estabelecida e a família deverá contribuir para isso. A médica relata que cerca de 95% das famílias não tem uma rotina adequada, fato que faz com que a criança acorde constantemente, diminuindo a qualidade de sono da mãe e da criança. A pediatra recomenda para os pais o que ela chama de ‘higiene do sono’, que envolve uma pequena lista de ações que favorecem e estimulam o sono da criança durante o ritual do sono que deve começar cerca de uma a duas horas antes de colocar a criança no berço ou na cama. A higiene do sono pode começar por estabelecer um horário especifico para dormir, no caso das crianças a pedia-

Juliana Nardelli, pediatra

*Fotos: Divulgação

tra recomenda que a partir das 20h elas devem ser colocadas para dormir. “O ambiente do sono precisa ser adequado para o bebê. É importante que este ambiente tenha pouquíssimo ruídos e pouca luz. Os pais podem fazer uma oração num tom baixo, colocar uma música de ninar bem baixa, fazer uso de pijama nas crianças e evitar utilizar aparelhos eletrônicos neste momento. Alimente-os cerca de 40min. a 1 hora antes de irem para cama. Todas as crianças precisam ter rotina de sono, em qualquer idade para ter um sono reparador e saudável. A higiene do sono ajuda bastante, pois vai doutrinar o cérebro para que as crianças saibam que o momento do sono está chegando e elas vão entender que é hora de dormir”, aconselha Juliana. Sobre a importância de manter o ambiente escuro, Juliana explica que o hormônio melatonina, responsável pelo sono, só é liberado no escuro, por isso a necessidade de evitar a claridade. Atualmente é possível encontrar cosméticos infantis a base de ervas medicinais com efeito calmante, como óleos e shampoos, que também podem ser utilizados para acalmar o bebê. Assim como existem medidas oportunas e eficazes, existem lembretes de coisas que devem ser evitados, um deles é evitar acostumar o bebe a dormir na cama com os pais. Juliana alerta que isto pode

ser perigoso para a segurança do bebe devido o risco de sufocamento involuntário que pode acontecer durante o sono dos pais, além disso com a movimentação dos pais é provável que a criança acorde mais vezes durante a noite, o mais recomendado é que desde o nascimento o bebê durma no seu próprio berço. Outra situação que deve ser evitada é o costume de embalar a criança na hora de dormir. O ideal é que a criança seja colocada no berço ou cama para ser ensinado a entender o momento do sono. Ela ressalta ainda a posição correta para o beber dormir. “A posição mais adequada para o bebe dormir é sempre de barriga para cima e pescoço para o lado, porque é a posição mais segura para evitar sufocamento e uma doença chamada morte súbita do lactente, e sem objetos soltos no berço. O colchão deve estar elevado cerca de 30 a 45 graus”, explica. Com o bebê dormindo bem, consequentemente a mamãe vão dormir bem. As menos experientes costumam ficar mais preocupadas e ansiosas, e o uso de uma baba eletrônica pode ser de ajuda. Mas, Juliana dá algumas dicas para que o uso da ferramenta não atrapalhe o sono da mãe. “Quando a mãe percebe a criança se mexendo na baba eletrônica a mãe não dorme. Daí a mãe quando ouve vai até o bebe e acaba despertando-o. A babá eletrônica deve ficar ligada por uma questão de segurança, mas sem o ruído ligado. Não é preciso interferir quando o bebe se movimentar, pois na maioria das vezes ele está dormindo. Trocar falda a noite desperta o bebê, não precisa checar a criança o tempo todo, apenas em casos pontuais. O mais indicado é que na hora do sono a mãe manipule a criança o mínimo necessário”, ressalta a pediatra. A privação do sono é prejudicial para todos, mas mesmo com crianças pequenas é possível contribuir para que todos durmam bem, desde que a família tenha uma rotina adequada, pois a criança sempre vai absorver a rotina a que ela está submetida.


8

OC

Especial

www.jornalceleiro.com.br

09 de Maio de 2019

FeirĂŁo do Imposto 2019 abordarĂĄ tema “Menos ĂŠ Maisâ€? Em Campos Novos, “NĂşcleo Jovemâ€? promoverĂĄ o evento que acontece junto Ă Expocampos de 17 a 19 de maio O NĂşcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense (Acircan) estĂĄ se preparando para a realização do FeirĂŁo do Imposto 2019, que acontecerĂĄ de 17 a 19 de maio, junto a 14° edição da Expocampos. O FeirĂŁo do Imposto foi criado no ano de 2012 com o objetivo de propor uma ação de mobilização nacional com propĂłsito de disseminar informação tributĂĄria de forma simplificada Ă  população. Capitaneada pela Confederação Nacional dos Jovens EmpresĂĄrios, o evento acontece em 24 estados da federação e mais de 100 cidades do Brasil e tem o tema “Menos ĂŠ Maisâ€?. Em Campos Novos o evento ĂŠ patrocinado pelos parceiros: Copercampos, Super Lucas, Semoc Contabilidade, Acircan, Posto Coelho, Auto Escola e Centro de Formação de Condutores Sinal Livre, R & B Assessoria e Consultoria, Nobre Treinamentos, DZN Publicidade, Jornal O Celeiro, Comercial Juruna, JV Casa da Eletricidade e PersonalitĂŠ MĂłveis Projetados e Decoraçþes, alĂŠm dos apoiadores, RĂĄdio Cultura 93,9 FM, RĂĄdio 104,9 FM, Folha Independente e RĂĄdio Simpatia 105.5 FM. Andre Krutzmann, Coordena-

dor do NĂşcleo de Jovens em Campos Novos, explica que o tema ĂŠ uma analogia que, simplificadamente, quer dizer: Menos burocratização e mais eficiĂŞncia. “Este tema tem como analogia a teoria da “Curva de Laerâ€? que ĂŠ uma representação teĂłrica da relação entre o valor arrecadado com um imposto a diferentes AlĂ­quotas. É usada para ilustrar o conceito de "elasticidade da receita tachĂĄvel, ou seja, mostra que se aumentarem as alĂ­quotas alĂŠm de certo ponto torna-se improdutivo, Ă medida que a receita tambĂŠm passa a diminuir. AlĂŠm de outras analogias possĂ­veis como, que com a desburocratização hĂĄ o aumento da eficiĂŞnciaâ€?, explica. No evento haverĂĄ um stand do feirĂŁo onde serĂĄ apresentado, alĂŠm do tema norteador, informaçþes como um painel “Impostometroâ€?, que ĂŠ uma ferramenta criada em parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento TributĂĄrio (IBPT), onde ĂŠ possĂ­vel acompanhar quanto o paĂ­s, os estados e os municĂ­pios estĂŁo arrecadando com tributos e tambĂŠm saber o que ĂŠ destinado para os governos. AlĂŠm disso haverĂĄ um painel informativo de conscientização, e divulgação das atividades do nĂşcleo atravĂŠs da Acircan, dos patrocinadores e outras informaçþes. Quem visitar o local receberĂĄ um mate-

*Imagem: Divulgação

rial especial com as redes sociais e canais de comunicação, bem como apoiadores e patrocinadores alĂŠm de ter informaçþes sobre os “15 Ganhos com a Reforma TributĂĄriaâ€?. O nucleado e Cordenador do FeirĂŁo 2019, GenĂŠsio Cassol, relatou que em 2018 o evento foi um sucesso e espera que este ano os resultados tambĂŠm sejam positivos. “Ano passado o feirĂŁo foi realizado na Expocampos e este ano decidimos fazer novamente devido aos Ăłtimos resultados. Em um evento como esse estamos diretamente ligados Ă s pessoas, empresas e empresĂĄrios que sabem a importância que ĂŠ revermos e lutarmos por uma “Reforma

ACIRCAN ASSOCIAĂ‡ĂƒO EMPRESARIAL DE CAMPOS NOVOS

PATROCĂ?NIOS









TributĂĄriaâ€?. Este setor ĂŠ o mais afetado pelos autos impostos e as pessoas que visitarem nosso stand, desde a dona de casa atĂŠ o dono de uma cooperativa vai ver o destaque que devemos dar ao movimento contra os impostosâ€?, declarou. Dia 25 de maio serĂĄ o dia “Dâ€? do FeirĂŁo do Imposto, data que corresponde ao Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte e da Liberdade de Impostos. Em 2012 o esforço dessa ação teve uma grande conquista. A aprovação da “Lei do Imposto na Notaâ€? (Lei 12.741/12), essa Lei, obriga todos os estabelecimentos a incluir nos documentos fiscais o percentual e o valor aproximado de impostos pagos.


OCELEIRO

www.jornalceleiro.com.br

09 de Maio de 2019

Publicidade

9


10

Comunidade

OC

www.jornalceleiro.com.br

09 de Maio de 2019

Rádio 104,9 FM completa 14 anos com programação especial de aniversário *Fotos: Divulgação/Rádio 104,9FM

Rádio atua em Campos Novos diretamente dentro da comunidade. Após vários anos de atividades ligadas diretamente a comunidade a Rádio 104,9 FM chega aos seus 14 anos e para isso lançou na semana passada a programação "Especial de Aniversário". A primeira atividade foi o Campeonato de futebol de campo "Taça 104,9 FM" que encerrou último domingo (5). Para os próximos dias a rádio também está programando um baile e mais um torneio de futebol. O Campeonato do fim de semana foi organizado em parceria entre a Se-

cretaria Municipal de Esportes e Lazer e Rádio Ascucca 104,9 FM. A competição teve início no mês de fevereiro, com a participação de 11 equipes envolvendo entorno de 250 atletas e neste ano a competição contou com a participação de uma equipe de Haitianos. Na decisão do 3°/4° Lugar as equipes do São Carlos e Mercado Toigo e Ferrari/ Mecânica Palavro/ Sucatas Demarchi empataram em 2 x 2 e nos pênaltis a equipe do Mercado Toigo e Ferrari venceu por 4x 3. Na decisão do título a equipe do Mercado Oliveira/Tranças e Pinheiro/ Copercampos empataram em 2 x 2 e nos

pênaltis deu Mercado Oliveira vencendo por 4 x 3. De acordo com o Presidente da Rádio, Osorio Gomes, o evento proporcionou um momento especial. "Todos os anos em que fazemos aniversário, para nós é uma data mais que especial. Cada ano que passamos sabemos que a confiança e parceria com toda a comunidade cresce e isso é um desafio. Realizar um campeonato como o nosso não é fácil e nem a programação, mas sabemos que sempre podemos contar com todos aqueles que nos ajudam dentro do nosso trabalho com

os Apoios Culturais e todas as doações e parcerias desde o começo", destacou. O próximo evento organizando pela rádio é o "1º Rádio Baile 104,9FM" que acontece nesta sexta 10 no Salão do Bairro "Morada do Sol" com a Banda Universitária. A programação segue 11/05 com "Torneio 88" de Futebol de Campo que acontece no dia 11 no Estádio Municipal Cid Pedroso com equipes convidadas. E no dia 26 será realizado o "Aniversário Rádio 104,9FM" no palco da Praça Lauro Muller com Shows locais e sorteio de brindes.


OCELEIRO

www.jornalceleiro.com.br

Empresarial

09 de Maio de 2019

11

Minami Gastronomia inaugura novo espaço e opções *Foto: Wilhiam Peretti/O Celeiro

Culinária regional e japonesa disponível dia e noite em dois ambientes aconchegantes

Minami Grill e Minami Garden, (Antigo Cidadella)

que as pessoas façam suas refeições ao ar livre nos dias mais quentes. Fernando Hatano conta que a mudança de endereço se deu principalmente devido as reclamações quanto a dificuldade de acesso ao restaurante. “Este novo local é muito bom, tem um ótimo acesso, é bem localizado, ventilado e iluminado”, conta. Fernando foi responsável por trazer e difundir a culinária japonesa a Campos Novos que, a princípio, não agradou a todos, mas hoje se consagra entre as mais pedidas. Hoje seu empreendimento conta com uma marca que alia a culinária regional que todos conhecem com a culinária oriental que caiu no gosto da população, tendo nas receitas e no sabor um toque

diferenciado. Há anos Fernando promove de uma a duas vezes ao mês o “Festival de Sushi”, que traz pessoas de outras cidades como Joaçaba e Videira. Agora com o Minami Garden não será mais preciso esperar com ansiedade pelo Festival, pois será possível encontrar as iguarias toda semana. “Trouxemos a culinária japonesa para Campos Novos, e aos poucos a população foi aceitando e hoje pessoas de várias cidades nos procuram. Com os novos espaços pretendemos aumentar o número de clientes”, afirma. O proprietário conta que fez um grande investimento para construir uma cozinha completamente nova, que atenderá os dois espaços, além da locação do *Imagem: Fotos 360º/Éliton Torri

O Conselho da Capela e a Comunidade da Corredeira, convidam o povo em geral para a Tradicional Festa em Honra Nossa Senhora Aparecida dia 12 de maio 2019, com Santa Missa ás 10:30 hrs. Meio Dia churrasco e completo serviço de cozinha. A tarde jogos e matinê com a Banda - 10. A Comunidade de São Pedro Sarandi, convidam a todos para a tradicional Festa Em Honra Padroeiro São Pedro, dia 30 de junho 2019 com a seguinte programação: 09 hrs Futebol, 11 hrs. Santa Missa, Ao meio Dia Almoço com tradicional churrasco e completo serviço de cozinha e as 14 hrs. Matine com Embalo do Som de Herval D.Oeste.

*Imagens: Gabriela Hatano

A Minami Gastronomia inicia o mês de maio cheia de novidades boas para seus clientes: A mudança de endereço e a reformulação de seu restaurante que a partir de agora se chamará “Minami Grill” e a inauguração do “Minami Garden”, um bar-restaurante que funcionará nas noites de quinta, sexta e sábados com serviços “À la carte”, das 19h às 23h. O novo empreendimento foi pensando no fácil acesso e no conforto do cliente, mas a qualidade das refeições continua a mesma. A marca oferece a culinária regional e a cultura gastronômica japonesa trazida pelo proprietário Fernando Hatano, que apostou nessa tendência e hoje tem clientes fiéis tanto no almoço com cardápio variado quanto no sushi com especiarias orientais. O novo espaço da Miami Gastronomia está localizado na Rua Benjamim Constant e conta com dois ambientes. O Minami Grill, será aberto todos os dias das 11h30 às 13h30. O Minami Garden, que já inaugurou na última quinta-feira (2), oferecerá refeições a La Carte, tendo como carro chefe o sushi, mas também será possível encontrar um vasto cardápio de alimentos como Yakissoba, Cogumelos e Filé Mignon, além de uma carta variada de bebidas, um espaço planejado para amigos, e que poderá ser ambiente de reuniões e eventos. O Minami Grill atenderá no mesmo formato de antes com buffet variado oferecendo cerca de 18 opções de pratos e saladas todos os dias, sendo que às quartas, sábados e domingos é possível encontrar sushi também no almoço. O local dispõe de um deck amplo que permite

ambiente que já é considerado diferenciado, bonito e aconchegante. O espaço Minami Grill também tem o objetivo de receber eventos maiores como jantares e palestras que deverão ser pré-agendados. A equipe de Fernando é composta de 12 profissionais que trabalham de forma eficiente para preparar pratos saborosos e diferenciados. Seja para almoçar, para um happy hour com os amigos ou para realização de eventos, o atendimento e os serviços são sempre de qualidade. Faça uma visita e conheça.


12

Segurança

OC

www.jornalceleiro.com.br

09 de Maio de 2019

Camponovenses recebem condecoração no aniversário de 184 anos da PMSC *Foto: Divulgação/PMSC

Solenidade aconteceu no município de Herval d’Oeste na última sexta-feira (4). A Polícia Militar de Santa Catarina completou 184 anos na última sexta-feira (4). Em todo o estado foram realizadas solenidades em alusão ao aniversario da entidade. Na região a PM realizou o ato no município de Herval d’Oeste, na ocasião foram condecorados como amigos da Polícia Militar dois camponovenses, Luiz Carlos Chiocca, presidente da Copercampos, e Reginaldo José Del Castanhel, proprietário do supermercado Castanhel. O título de Amigo da PM reconhece os agraciados por sua contribuição para o engrandecimento moral ou material da Polícia Militar catarinense. O Presidente Luiz Carlos Chiocca ressaltou a importância do título. “Esse título representa o quanto estimamos a Polícia Militar que está sempre trabalhando pela segurança da população. Nós da Copercampos reconhecemos o trabalho da Polícia Militar e vamos continuar apoiando as ações da instituição para que esta tenha todas as condições e o aparelhamento necessário para atender a sociedade”, ressaltou. Durante o evento também foram entregues 2 viaturas ao 26º BPM, adquiridas com verbas oriundas do Po-

der Judiciário da Vara Criminal de Joaçaba. Na ocasião, o Exmo. Sr. Juiz de Direito, Márcio Umberto Bragalia e o Sr. Promotor de Justiça, Protásio Campos Neto, realizaram a entrega formal das chaves dessas viaturas ao Comandante do 26º BPM, Maj. PM Valdeci Oliveira da Silva, acompanhado do Comandante da 10ª RPM, Cel PM Luiz Roberto Muller. Na sequência, foi concedido os Certificados de Honra ao Mérito ao 2º Sgt PM RR Adair e ao 3º Sgt PM RR De Moura, como forma de homenageá-los pelos serviços prestados à PMSC. O comandante da 10ª Região de Polícia Militar, coronel Luiz Roberto Müller, que coordenou a solenidade, destacou o compromisso dos policiais militares nas atividades de controle social e proteção. “Atendemos, assistimos, defendemos e protegemos os cidadãos nos momentos mais extremos de suas vidas. Nos posicionamos como forças estaduais militares e confiáveis na crise e isso só é possível graças ao trabalho de cada um de nossos policiais militares. Homenageamos policiais e também a estas pessoas que colaboram com a instituição da Polícia Militar e por isso entregamos o diploma ao senhor Reginaldo José Del Castanhel e ao senhor Luiz Carlos Chiocca. Aos senhores homenageados o nosso sincero muito obrigado”, explanou.


OCELEIRO

www.jornalceleiro.com.br

09 de Maio de 2019

Publicidade

13


14

OC

Notícias

www.jornalceleiro.com.br

09 de Maio de 2019

RCN - 521 | Edição de Maio 2019 | Semana II | www.rcnonline.com.br A notícia que você lê aqui, mais de 800 mil pessoas também leem em toda Santa Catarina

MERCADO INTERNACIONAL MURICI BALBINOT

Exportações têm melhor resultado desde 2014

De janeiro a abril, vendas ao mercado externo geraram um faturamento de US$ 2,74 bilhões ao Estado. Crescimento foi puxado pelo agronegócio Segundo dados do Ministério da Economia, as exportações de Santa Catarina no primeiro quadrimestre registraram o melhor resultado dos últimos cinco anos. O faturamento no período foi de US$ 2,74 bilhões, 3,3% acima dos US$ 2,65 bilhões de 2018. O desempenho também foi melhor do que em 2017 (US$ 2,63 bi), 2016 (US$ 2,24 bi), e 2015 (US$ 2,55 bi). Com o resultado, o Estado atinge números semelhantes aos de 2014, quando registrou US$ 2,78 bilhões em vendas, e se aproxima do patamar de exportações do período considerado pré-crise. A alta foi puxada mais uma vez pelo agronegócio. O faturamento cresceu 24,8% no comércio de soja, 17,2% no mercado de suínos, e 15% no mercado de frangos. O bom desempenho do setor serviu para compensar a queda de

outros produtos, como madeira, tabaco, e máquinas e equipamentos. Outro fator foi o crescimento significativo registrado em abril. O faturamento foi de US$ 812,9 milhões, 11,1% maior do que o mês anterior, que atingiu US$ 731,2 milhões, e 17,3% superior a abril de 2018, que registrou US$ 692,6 milhões. O Estado foi na contramão do país, que encolheu o faturamento em 3% no período.

FATURAMENTO - JAN A ABR 2014

US$ 2,78 bi

2015

US$ 2,55 bi

2016

US$ 2,24 bi

2017

US$ 2,63 bi

2018

US$ 2,65 bi

2019

US$ 2,74 bi FONTE: MINISTÉRIO DA ECONOMIA

Segundo a presidente da Câmara de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Maria Teresa Bustamante, o momento é propício para o crescimento. Entre os motivos estão o câmbio favorável e a disputa de mercado entre China e EUA que tem beneficiado o Brasil. “Outro sinal positivo é que as importações se mantêm em alta”, diz. Para ela, isso significa que os empresários estão confiantes em uma retomada mais sólida, mas ainda vê dificuldade do setor em lidar com incertezas. “O desafio é tornar a exportação mais constante, que ele se mantenha procurando outros mercados. E não só pelo aumento da receita, mas também por conhecer os concorrentes e melhorar o seu produto, fazer parcerias, e encontrar novos nichos de vendas”, completa.

SC

Conteúdo da MP 220 está de volta O secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli (foto), confirmou que o conteúdo da Medida Provisória 220 estará presente na proposta de nova legislação para benefícios fiscais em Santa Catarina. O governo está debatendo a proposta com o setor industrial e deve apresentar um projeto de lei até o final do ano contendo essa e outras medidas para reduzir a renúncia de receita. O objetivo é combater o déficit do Estado, previsto hoje em R$ 2,5 bilhões. A Medida editada pelo então governador Eduardo Pinho Moreira no ano passado foi rejeitada pelos deputados na Assembleia e perdeu validade, mas não sem antes gerar muito debate entre os parlamentares e entre o setor produtivo. A matéria contrapôs interesse das indústrias e de

RODOLFO ESPINOLA/ALESC

grandes redes de varejo do Estado ao reduzir o crédito de ICMS repassado ao longo da cadeia produtiva. Na prática, o governo esperava equalizar a cobrança ao reduzir a alíquota na indústria de 17% para 12% e, com isso, arrecadar cerca de R$ 59 milhões a mais por ano. O valor, segundo Eli, é fruto da redução do incentivo fiscal para empresas do comércio.

BRDE financia mais de R$ 200 milhões por meio do programa BRDE Municípios. O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul BRDE é um dos maiores agentes repassadores de recursos do programa Avançar Cidades, do Governo Federal. Desde o início de 2018 até o fim de abril, o banco de fomento havia formalizado a contratação de financiamentos de R$ 149,6 milhões por meio do programa Avançar Cidades, com recursos do FGTS. O BRDE também fechou operações com recursos do BNDES para os municípios de mais de R$ 50,9 milhões. Considerando as duas fontes de recursos, o programa BRDE Municípios atingiu a marca de mais de R$ 200 milhões em contratos com prefeituras catarinenses. Na última semana de abril, a prefeitura de Lauro Muller assinou contrato de financiamento de mais de R$ 5 milhões para projetos de mobilidade urbana, com a pavimentação de 17 ruas. O projeto compreende pavimentações, drenagens, confecção de calçadas com acessibilidade, arborização e a reformulação de uma praça no centro da cidade. As operações de crédito para municípios são uma importante contribuição do banco para o desenvolvimento do Estado, segundo o presidente da instituição, Neuto Fausto De Conto. "As pessoas vivem nas cidades, e ao financiarmos os municípios, temos a certeza de que estamos financiando a melhoria da qualidade de vida da população, afirma De Conto.

INFORME PUBLICITÁRIO


OCELEIRO

www.jornalceleiro.com.br

09 de Maio de 2019

Comunidade

15

Pesquisa com idosos aponta que cerca de 90% deles estão satisfeitos com a própria saúde *Fotos: Divulgação/Instituto Humaniza

Projeto idealizado pela Instituto Humaniza apresentou o diagnóstico das pessoas idosas de Campos Novos O Instituto Humaniza, em parceria com o Conselho Municipal de Direito do Idoso de Campos Novos – SC, Universidade do Oeste Catarinense - UNOESC, e patrocínio da ENERCAN – Campos Novos Energia – SA, apresentou o relatório sobre o Diagnóstico Situacional dos Idosos de Campos Novos. Na ocasião foram apresentados indicadores Socioeconômicos e Demográficos, Sociais e de Saúde dos idosos camponovenses, além de sugestões para melhorar o atendimento desse público. De acordo com o IBGE a população idosa de Campos Novos é de 1650. Para chegar aos resultados foi realizada uma pesquisa qualitativa com 508 idosos residentes em bairros, região central, distritos, e zona rural. Segundo os dados apresentados, a maioria dos idosos se mostrou satisfeito com a própria saúde, mas apesar disso, quase metade deles dizem ter sentimentos de tristeza. Através deste diagnóstico é possível idealizar projetos que garantam a eles um estilo de vida mais saudável retardando o aparecimento de doenças. A maioria dos idosos entrevistados são brancos, casados, tem ensino fundamental incompleto, ganha até um salário mínimo, mora fora do centro, em casa própria, com água encanada, esgoto, banheiro e energia elétrica. Existe um baixo índice de idosos que contratam empre-

gada doméstica, e ou cuidador de idosos, para os auxiliarem. Em relação à saúde, a maioria não tem plano de saúde, e usa principalmente o SUS. No geral eles estão satisfeitos com o atendimento de saúde da cidade de Campos Novos e teve consulta com médico da Unidade Básica de Saúde nos últimos 3 meses. A maioria é sedentário e dormem bem. Poucos fumantes, mas muitos ex fumantes. As doenças mais frequentes são as reumáticas, pneumonias/ problemas respiratórios, hipertensão e diabetes. A maior parte deles recebeu a vacina da gripe, e o motivo mais frequente daqueles que não fizeram foi por achar que não é necessária. A maior incapacidade física é para curvar-se/agachar-se/ ajoelhar-se e fazer serviço doméstico. No que se refere a visitações da ACS, apenas 16,5% afirmam ter recebido visitas nos últimos 3 meses. Nos casos daqueles que apontam insatisfação com a vida, os mo-

tivos são devidos principalmente a problemas de saúde. Comparado aos últimos 5 anos, acham que a sua saúde está igual ou pior. Visão, audição e situação da boca estão regulares. A maioria não precisa de auxílio nas atividades do dia a dia, e aqueles que precisam são principalmente para compras, deslocamento, tomar remédios, arrumar a casa e cuidar do dinheiro. Grande parte afirma não sofrer violência domestica e se mostram satisfeitos com diferentes aspectos da vida. Mesmo com um diagnostico predominantemente positivo, a maioria diz desconhecer os direitos das pessoas idosas e os órgãos e serviços disponíveis para eles. A Lei nº 8.842/1994 dispõe sobre a Política Nacional do Idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências. Por essa Lei, da Política Nacional do Idoso, definiu-se os conselhos nacional, estaduais, do Distrito Federal e municipais como “órgãos permanentes,

paritários e deliberativos” (artigo 6º) e responsáveis pela “formulação, coordenação, supervisão e avaliação da política nacional do idoso. O Brasil está na lista dos dez países com maior população de pessoas idosas em termos absolutos do mundo. As projeções do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), sobre o envelhecimento populacional brasileiro para o ano de 2050, é de que a população jovem vai decrescer de 28,6% para 17,2%, haverá pequeno declínio na população adulta de 66,0% para 64,4%. Esta transição epidemiológica que ocorre mundialmente, é consequência do declínio da mortalidade, diminuição da natalidade, vacinações, saneamento básico e avanços da medicina, mas traz consigo aumento das demandas por serviços sociais e de saúde, capazes de atender a esta população mais idosa. Ainda que a experiência do envelhecimento seja individual e afetada por fatores físicos, psicológicos e sociais, é dever das instituições promover estrutura e mecanismos que identifiquem e auxiliem o idoso neste processo, garantindo um envelhecimento saudável, por meio de políticas públicas voltadas para o alcance de um envelhecimento bem-sucedido e reconhecimento das vantagens em se investir na promoção da saúde e na redução de riscos Desta forma, pesquisas que investiguem o perfil dos idosos, suas dificuldades e expetativas tem sido incentivada em todo Brasil, e foram o objetivo principal deste estudo populacional realizado em Campos Novos.


16

OC

Região

www.jornalceleiro.com.br

09 de Maio de 2019

>Abdon Batista

2º Rodeio Artístico Nacional de Abdon Batista e 7º Celeiro da Poesia supera expectativa de inscrições *Imagem e Informações: Ascom/Abdon Batista

Mais de 500 apresentações acontecerão em dois dias de festa divididas em 6 palcos. Evento será dias 8 e 9 de junho Abdon Batista mostrou seu valor na 1ª Edição do Rodeio Nacional Artístico e no Celeiro da Poesia com uma hospitalidade e organização que fez com que em 2019 batesse todas as expectativas de inscritos que querem fazer parte desta festa de arte gaúcha, comungando sua alegria e tradicionalismo. O 2º Rodeio Artístico Nacional de Abdon Batista e 7º Celeiro da Poesia, é um projeto aprovado Pela Lei de Incentivo à Cultura com Realização do Governo Federal com Produção do Instituto Humaniza, Patrocínio da ENERCAN – Campos Novos Energia S/A e Prefeitura de Abdon Batista e Apoio do Conjunto Folclórico Flor de Ipê, Estancia Virtual, Livraria Martins Livreiro, Fênix Fotografias entre outros apoiadores. “Estamos preocupados em oferecer o melhor para nossos amigos visitantes, seja em estrutura física, alojamentos, pontualidade na programação e condições para que todos se sintam abraçados por Abdon Batista”, enfatiza o prefeito Lucimar Antônio Salmória, que comemora o su-

cesso do evento. Giovani Primieri, idealizador e coordenador geral do Rodeio Artístico e Celeiro da Poesia, conta que as equipes avaliativas, diretores de palco, apresentadores e assistentes foram escolhidos com base em seus currículos tradicionalistas e todos de renome no meio e que terão novidades este ano como os concursos de trova, violão e troféu destaque para as 4 melhores danças do Rodeio Artístico. Na Praça de Alimentação do evento haverá uma representação de um antigo Bolicho onde serão comercializados produtos locais como cachacinhas artesanais, salame, frutos da época, torresmo, pé de moleque e tantos outros quitutes da época, valorizando a agricultura familiar que também fará uma feirinha para vender produtos como pão caseiro, cucas, temperos, hortifrútis e demais produtos que as invernadas em vez de trazer nos ônibus poderão comprar no local mesmo. O artesanato gaúcho também terá lugar especial em Abdon Batista, e será disponibilizado nos próximos dias um Edital de Fomento ao Artesanato que definirá quem serão os artesãos que poderão expor seus produtos para apreciação e venda.

>Vargem

Conheça os classificados para o Estadual dos JASTI *Foto e Informações: Ascom/Vargem

Confira os resultados e quem são os classificados para a Etapa Estadual:

Uma linda festa! Assim foi classificada a 12ª Edição dos Jogos Abertos da 3ª Idade de Santa Catarina, Etapa Microrregional, que aconteceu na sexta-feira (03), no município de Vargem. O evento esportivo foi realizado pela Fundação Catarinense de Esporte FESPORTE, coordenado pela Gerência Regional de Educação - GERED em parceria com a Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina – AMPLASC , juntamente com a Prefeitura Municipal de Vargem. Conforme a Coordenadora de Esportes da 8ª Gerência Regional de Educação - GERED, Clarice Luvison, a Etapa Microrregional reuniu 180 atletas dos

municípios de Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos, Celso Ramos, Ibiam, Monte Carlo, Vargem e Zortéa, que através das Secretarias de Assistência Social e Secretarias de Esportes com apoio dos Prefeitos Municipais proporcionaram aos seus idosos essa oportunidade de integração e confraternização. Os classificados estarão representando seus municípios e a região na Etapa Estadual dos Jogos da 3ª Idade na cidade de Gaspar que acontecerá de 19 a 24 deste mês de maio. Na modalidade de truco, canastra e dominó classifica 1º e 2º lugar, na Bocha, Bolão e nas Danças somente o 1º Lugar classifica para o Estadual.

Bocha, naipe masculino: em 1º Lugar ABDON BATISTA; Bocha, naipe feminino: em 1º Lugar ZORTÉA; Canastra, naipe masculino: 1º Lugar CAMPOS NOVOS e em 2º Lugar ZORTÉA; Canastra, naipe feminino: 1º Lugar CAMPOS NOVOS e em 2º Lugar CELSO RAMOS; Dominó, naipe masculino: 1º Lugar ABDON BATISTA e em 2º Lugar BRUNÓPOLIS; Dominó, naipe feminino: 1º Lugar CELSO RAMOS e em 2º Lugar BRUNÓPOLIS; Truco, naipe masculino:1º Lugar ZORTÉA e em 2º Lugar IBIAM; Truco, naipe feminino:1º Lugar CELSO RAMOS e em 2º Lugar VARGEM; Dança de Salão: Categoria 60 a 69 anos CAMPOS NOVOS; Dança de Salão: Categoria 70 anos acima CAMPOS NOVOS; Equipes automaticamente classificadas para o Estadual em Gaspar: Bolão 23 masculino: CAMPOS NOVOS Bolão 23 feminino: IBIAM Dança popular: ABDON BATISTA Voleibol masculino: IBIAM

A organização dos JASTI Etapa Microrregional agradeceu ao município de Vargem, através da Prefeita Milena Becher e toda sua equipe que organizaram uma linda festa aos Atletas da Melhor Idade de toda a região. Agradeceu também à AMPLASC por mais um ano de parceria e equipe da GERED, pelo apoio na realização do evento.


OCELEIRO

www.jornalceleiro.com.br

Unoesc Joaçaba tem vídeo selecionado para participar de Concurso Internacional Objetivo da iniciativa é reconhecer e propagar trabalhos inovadores na área contábil A Receita Federal do Brasil lançou a Portaria RFB 759/2019 para promover a seleção de vídeos das Universidades envolvidas com os Núcleos de apoio Contábil e Fiscal – NAF. O objetivo foi realizar uma pré-seleção de 4 vídeos que representarão o Brasil no concurso promovido pelo programa de cooperação da União Europeia para a coesão social na América Latina - EUROsociAL+, o Concurso Audiovisual Innovación Social #NAF 2.0. O acadêmico Bruno Kuhnen, da 7 fase de Ciências Contábeis foi selecionado pela produção do vídeo ‘Mutirão DIRPF’, contando sobre a orientação e atendimento gratuito ao contribuinte de baixa renda pelos acadêmicos e professores do curso de Ciências Contábeis da Unoesc Joaçaba. O Concurso pretende ampliar a visibilidade e o reconhecimento dos trabalhos inovadores realizados por universidades, professores e alunos dos diversos países da América Latina por meio dos

Núcleos de Apoio Contábil Fiscal – NAF. Além disso, o impacto social sobre os acadêmicos e a comunidade local e regional. A coordenadora do curso, profa. Ardinete Rover, destaca que esse mutirão é realizado desde 2006 e que agora com a implantação do NAF houve um aumento significativo dos atendimentos. E relata que a participação de todos os acadêmicos e professores tem sido o motivo do sucesso desse projeto. “Um agradecimento especial a nossa secretária do curso, Roberta Nardi Bittencourt”. A coordenadora geral do NAF, profa. Marcia Marcondes Diniz de Freitas, entende que uma das formas mais efetivas de ensinar o exercício da cidadania para o acadêmico, que será futuro profissional consciente de seu papel, é pela prática no auxílio ao contribuinte, vivenciando a aplicação das leis tributárias, e, ao mesmo tempo, internalizando e disseminando a educação fiscal ao explicar para o contribuinte sua situação fiscal. Toda a equipe do curso de Ciências Contábeis de Joaçaba e os setores da Universidade que são apoiadores desse projeto, estão de parabéns!

17

Geral

09 de Maio de 2019

Tumor no ouvido faz camponovense perder 90% da audição Patrícia precisa fazer uma cirurgia para evitar evolução do tumor e diminuir as dores. Vakinha foi criada para ajudar Após cinco anos lutando contra uma forte dor de cabeça e ouvindo vários diagnósticos errados, Patrícia Ribeiro descobriu no dia 6 de março que estava com um tumor no ouvido que lhe custou a perda de 90% da audição. Além das fortes dores de cabeça ela sangrava pelo ouvido e suas idas ao médico nunca resolviam definitivamente seus problemas. No início do mês de março, ao ser encaminhada para Joaçaba, Patrícia foi diagnosticada com um colesteatoma no ouvido direito, um tumor que, apesar de benigno, apresenta uma bactéria que se prolifera rapidamente. O médico indicou cirurgia para retirada do tumor e para aliviar a dor que é constante. O valor total da cirurgia é de R$ 12 mil. Ela já conseguiu parte do valor, mas ainda faltam R$ 5 mil. Por isso Patrícia criou a Vakinha Virtual para arrecadar a quantia. Patrícia, que é casada e mãe de dois filhos, conta que está na lista de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização da cirurgia, mas devido a longa espera ela tem tentado todos os meios para realizar o procedimento o mais rápido possível para que possa se ver livre das dores. “Sinto dores de cabeça constantes todos os dias, também sinto tontura, náuseas e fraqueza. O tratamento que faço com remédios serve apenas para amenizar dor com antibióticos e anti-inflamatórios. Eu me meu marido juntamos o

que tínhamos para fazer a cirurgia, vai faltar R$ 5 mil para completar esse valor. Tenho medo de que meu quadro se complique mais. Tomo remédios fortes para amenizar a dor, mas quase sempre não adiantam de nada. Tenho medo que demore”, lamenta. Ela está entre os 30 pacientes que estão na lista de espera do estado. O encaminhamento da cirurgia foi feito com pedido de urgência, mas até o momento não tem data para acontecer. A doença se não for logo combatida evolui constantemente. O crescimento contínuo da massa tumoral pode levar à corrosão de partes do ouvido médio e de seus ossículos, invadindo a mastóide, que é a porção pneumatizada, ou oca, do osso temporal do crânio, no qual o ouvido está inserido. Se esse crescimento não for detido, sérias complicações podem ocorrer. Os que puderem ajudar Patrícia a conseguir completar o valor de R$ 5 mil poderão doar através do site: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ colesteatoma-patricia ou por deposito Bancário direto na conta: Conta: 00001661-2, Ag: 0851, Op: 023 . Caixa Fácil em nome de Rosani Rodrigues.

InglêsfocoOXFORD em CONVERSAÇÃO Turma nova adultos

INICIANTES

decole com a

3544.2837 98417.5800

em 2019.

vagas limitadas


18

Agronegócio

OC

www.jornalceleiro.com.br

09 de Maio de 2019

O que esperar da 14° Edição da Expocampos? *Foto: Divulgação/PMCN

Evento promoverá a agropecuária, indústria, comercio e entretenimento Falta pouco para começar a 14 Edição da Expocampos, maior evento ocorrido no município de Campos Novos, promovido pela Administração Municipal em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Campos Novos, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e da Associação Empresarial Camponovense (Acircan). O evento, que acontece no Parque de Exposições Leônidas Rupp, nos dias 17 a 19 de maio, foi retomado no ano de 2017 com o intuito de alavancar os negócios na área da agropecuária, comercio, indústria e turismo destacando todos os pontos fortes encontrados no município, além de proporcionar oportunidade de entretenimento para a população. Estão confirmados shows nacionais de Felipe Araújo, da dupla Matheus e Kauan e da banda Revelação. A entrada para os shows será 1Kg de alimento não perecível que serão doados para famílias carentes. A Expocampos traz exposições diversas de empresas locais, de industrias, leilões de gado, de equinos, gastronomia e shows nacionais e locais. O evento recebe pessoas de vários estados que comparecem para ver de perto as potencialidades

do município que é reconhecido como o Celeiro de Santa Catarina. Os dias 17, 18 e 19 serão dias de grande movimentação de turistas que vem para conhecer e realizar negócios. Os preparativos para o evento começaram a ser feitos desde o inicio do ano. Sendo a CDL e a Acircan responsáveis pela comercialização de stands, o Sindicato dos Produtores cuida da Agropecuária e a Administração Municipal se responsabiliza pela estrutura do parque. Mais investimentos e mudanças estão sendo feitas para propiciar aos visitantes uma boa experiência, como espaços cobertos para proteger da chuva, já que neste período é comum chover. Para este ano o público pode esperar muitas novidades, uma delas é a realização do festival Regional de Dança

em parceria com o CTG Porteira Camponovense, que fará uma das etapas regionais de dança na Expocampos. Além de fomentar os setores do município, o lazer também foi pautado para atrair e agradar todos os gostos. “Trouxemos shows inéditos na região oportunizando também o lazer para a comunidade de Campos Novos. Uma novidade é o Festival de Dança qual estará sediando uma das etapas no município, com isso trazendo aproximadamente 4 mil pessoas para participar do festival. Isso irá agradar todos os tradicionalistas e é mais um atrativo inédito para dentro da Expocampos”, afirmou o prefeito Zancanaro. O primeiro dia de Expo será na sexta-feira (17) e quem abrirá as atrações será o sertanejo Felipe Araújo que tem

conquistado o Brasil com suas últimas canções. No sábado (18) terá mais uma atração sertaneja com a dupla Matheus e Kauan. No domingo (19) o sertanejo dará espaço para pagode do grupo Revelação. As atrações nacionais serão intercaladas pelos shows regionais, como o grupo Tchê Garotos, apresentação de Djs e encontros de Tradições e Invernadas, projeto que faz parte de uma das etapas do festival regional de Santa Catarina. A prefeitura de Campos Novos, através da Secretaria de Industria, Comércio e Turismo, como já publicado na última edição do jornal, tem se empenhado e investido cada vez mais para a realização da Expocampos, pois a exposição a cada ano se torna uma vitrine dentro do estado de Santa Catarina, e abre portas para que as empresas locais ganhem visibilidade alavancando o comércio do município. “Nos empenhamos para fazer uma feira em Campos Novos para promover a parte artística e cultural, que tem grande importância. Porém o mais importante para nós é recuperar uma pecuária que já foi referência para o estado e para a região sul. A exposição será ventilada para todo o estado de Santa Catarina dando espaço para os empresários expandirem seus negócios”, conclui o prefeito Zancanaro.


OCELEIRO

www.jornalceleiro.com.br

Agronegócio

09 de Maio de 2019

19

Feira do Terneiro e da Terneira traz novidades em sua 36° edição *Foto: Associação Brasileira de Criadores de Devon

Paralelo a Expocampos, evento traz o que há de melhor e mais moderno em tecnologia para desenvolvimento da pecuária O Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Novos se prepara para a 36° edição da Feira do Terneiro e da Terneira que acontece em paralelo a 14° Expocampos nos dias 17 a 19 de maio no Parque de exposições Leônidas Rupp. Este ano a Feira irá trazer algumas novidades como a exposição e o leilão de Equinos multiraças e stands de empresas que apresentarão o que há de mais moderno em tecnologia no segmento pecuarista. O presidente do Sindicato, Luiz Sergio Gris, afirma que a expectativa é de que os números sejam maiores que no ano passado. A movimentação financeira em 2018 girou em torno de 950 mil e contou com 528 animais. “Pretendemos fazer uma evolução comparativa com o ano passado tanto financeira quanto em número de animais. Queremos ultrapassar a barreira de pelo menos R$ 1 milhão e chegar a quase 600 animais”, afirmou Gris. As inscrições de animais ainda estão abertas e vão ate o dia 14. A maioria dos produtores que participarão do evento são de Campos Novos. A Feira do Terneiro e da Terneira surgiu como um fomentador da pecuária local ajudando os produtores de pequeno, médio e grande porte a ter acesso a novos conhecimentos na área. Serão três dias de evento no qual acontecem a exposição, o julgamento e o leilão de animais. Nos dias 15 e 16 os animais inscritos chegam à feira aonde seráo pesados e preparados para o evento. Na sexta-feira (17), será realizado o julgamento de animais a galpão. Serão julgadas as raças: Charolês, Simental, Angus, Hereford e Bradford. A exposição que acontecerá no sábado (18) será com as raças Angus, Charolês, Devon, Hereford, Bradford e Simental. Ainda no sábado, às 13h, acontece o Leilão de terneiros e terneiras na Pista de Arremate do Parque. Na sexta-feira, às 19h30, acontece a primeira exposição e leilão de Equinos, que é uma

das grandes novidades do evento. A participação de cavalos surgiu da união de criadores que se movimentaram para que houvesse um espaço para a apresentação de equinos. Cerca de 80% dos criadores são oriundos do município. Outra inovação neste ano é a presença de empresas do segmento da pecuária que estarão alocadas em stands para apresentar seus serviços. Será um shopping da pecuária a céu aberto disponível para todos os produtores e para quem pensa em investir na atividade. As empresas participantes trarão novidades e tendências em tecnologia, inseminação artificial e protocolos de IATF para o produtor usar em suas propriedades. “Será feito uma logística aonde as empresas oferecerão seus serviços aos produtores em stands alocados num espa-

Luiz Sergio Gris

ço especifico”, explicou Gris. Ano passado a raça Angus fez seu maior julgamento de animais de argola em Campos Novos na expocampos. Mas, além de toda a força conquistada pela raça Angus, a Expocampos contará com o julgamento de outras raças de grande potencial. “A raça Angus vem com o maior número de animais, mas dentro da Expocampos vamos ter as outras raças que são importantes e valorizadas. Nós vamos ter inovações de outras raças que não tinham julgamento como Hereford e Bradford, e um maior número de animais da raça Simental e o charolês que vem se reinventando e vai estar presente fortemente na Expocampos”, acrescentou o presidente. Nestes eventos é possível verificar quais animais tem mais vantagens e qual deles será melhor aproveitado nas propriedades de acordo coma realidade e intenções do produtor. No geral os pecuaristas buscam animais que apresentem fertilidade, aptidão materna, rusticidade, rendimento de carcaça, que seja um animal precoce, com evolução rápida e que sua conversão em carne aconteça em pouco tempo e que sejam menos suscetíveis a doenças. E por meio da amostra de animais na feira o produtor pode ficar por dentro do que pode ser mais vantajoso para ele. “Vamos tentar oferecer o que o produtor quer dentro da Expocampos. Vamos oferecer as tecnologias, seja por meio de amostra de animais, seja por meio de tecnologias

apresentadas pelas empresas, como tipo s de sêmen para se adaptar a realidade de cada produtor. Essas raças apresentadas tem um grande potencial produtivo e se adaptam a região”, ressaltou. Os valores dos animais comercializados são bem relativos e dependem do sexo, da idade, dos títulos conquistados, do potencial reprodutivo e da raça, cada animal tem um valor agregado. Para este ano as empresas e associações de produtores organizarão treinamentos e palestras para os pecuaristas. De acordo com Gris, eles terão autonomia para organizar o que for do interesse de cada associação, assim como para definir e organizar as raças e os critérios a serem julgados. O Sindicato dos Produtores dos Rurais é responsável somente pela parte de fomento e organizacional do evento. “As associações de cada raça é que vão estabelecer seus próprios critérios. Algumas empresas participantes estão organizando palestras e treinamentos para os pecuaristas. Não é mais de responsabilidade do Sindicato”, explicou. Gris adiantou que o parque já está sendo preparado para receber os animais. Estão sendo construidas 25 novas baias com recursos próprios do sindicato para atender o leilão e a Prefeitura estará organizando as tendas. Gris, em seu segundo ano como presidente do sindicato, destaca a importância do evento para o município e para a pecuária e ressalta a importância dos recursos investidos para a realização do evento. “O evento vem se aperfeiçoando ao longo dos anos. Neste período a Expocampos serviu como um fomentador do setor pecuário através dos leilões e das exposições, mostrando aos pecuaristas que mesmo com o avanço das lavouras a pecuária evoluiu bastante e ainda pode ser rentável ao produtor. Tem um custo alto, mas temos um retorno muito maior que nem dá para mensurar. A visibilidade dos julgamentos das raças e da qualidade dos animais atrai muitas pessoas de fora para comprar os animais. É um evento que sempre tem que ter continuidade porque é bom para o município”, conclui.

SEGURO VIDA INDIVIDUAL

Para você garantir a tranquilidade da família. Central de Atendimento Sicoob | Atendimento 24h | Capitais e regiões metropolitanas: 4000-1111 | Demais localidades: 0800 642 0000 | Ouvidoria Sicoob | Atendimento seg. a sex. de 8h às 20h 0800 725 0996 www.ouvidoriasicoob.com.br | Deficientes auditivos ou de fala | Atendimento seg. a sex. de 8h às 20h 0800 940 0458 Demais serviços de atendimento | www.sicoob.com.br


20

Publicidade

OC

www.jornalceleiro.com.br

09 de Maio de 2019

Profile for Jornal O Celeiro

1577  

Jornal "O Celeiro", Edição 1577 de 09 de maio de 2019

1577  

Jornal "O Celeiro", Edição 1577 de 09 de maio de 2019

Advertisement