Page 1

O Celeiro

O Celeiro

1

uQUINTA-FEIRA, 10 DE AGOSTO DE 2017

QUINTA-FEIRA, 10 de Agosto de 2017 . Campos Novos, SC . Ano XXV - R$ 4,00 , EDIÇÃO 1491

www.jornalceleiro.com.br

uSaúde

Saldo Positivo

Cresce a procura por implantes dentários. Saiba mais sobre o procedimento. Pág. 07

uComunidade Mancha defende reavaliação pelo executivo de projeto que altera cobrança de água. >Pág. 08

Campos Novos fecha primeiro semestre com saldo positivo na geração de vagas de emprego.

uPág. 09

uAgronegócio Dia Nacional do Campo Limpo tem programação definida em Campos Novos. Pág.23


2

Cotidiano

QUINTA-FEIRA, 10 DE AGOSTO DE 2017t

Editorial

Falta de qualificação ainda é desafio na busca por emprego

O Celeiro

Coluna de Moda Por: Bethania Marin Nº 107 Contatos em redes sociais: Instagram: @bethania_marin,

Quem acompanha pelas redes sociais sabe que toda a semana o Posto do Sine em Campos Novos divulga as vagas de emprego no município e outros municípios da região. Sabe também que há dificuldade no preenchimento dessas vagas, em função da falta de qualificação dos trabalhadores, que em alguns casos, está aliada à baixa escolaridade. Num mercado globalizado, as exigências de qualificação da mão de obra, são maiores a cada dia. Nossa reportagem de capa desta semana mostra que o saldo no mercado de trabalho em Campos Novos foi positivo no primeiro semestre de 2017, conforme dados do Sistema Nacional de Emprego. O município fechou o semestre com mais admissões do que desligamentos e sempre há vagas disponíveis, porém, em algumas há dificuldade de preenchimento pela falta de qualificação. Para a responsável pelo Sine, Dilse Bortoli, é um problema cultural, afirmando que embora existam cursos disponíveis, a maioria dos trabalhadores não manifesta interesse em participar, mesmo quando estimu-

lados para isso. Cada vez mais os trabalhadores encontram-se frente a frente com uma realidade onde o ritmo das transformações se intensifica a cada dia, as mudanças são implantadas rapidamente e o tempo de adaptação a estes processos está se tornando menor. Este cenário exige que o trabalhador não só se qualifique, mas se mantenha em constante atualização, para superar os novos desafios impostos pelas empresas e pelo mercado de trabalho. A evolução do processo de inovação tecnológica também influencia diretamente na necessidade do trabalhador aprimorar suas qualificações profissionais e se adequar a esta nova realidade. Ressalte-se aqui também que é justo e é uma ação que vem sendo adotada pelas organizações, de incentivar a qualificação do seu quadro de trabalhadores, auxiliando nesta busca, valorizando e investindo no fator humano.

Blog: www.bethaniamarin.com, E-mail: contato@bethaniamarin.com, Facebook:https://www.facebook.com/sitebethaniamarin.

Ringer Tree! Depois da febre das maxi t-shirts, um novo modelo não para de aparecer no street style e nos looks das it girls. Com uma pegada retrô e inspirada na década de 70, a ringer tee é descolada e vai deixar qualquer look básico mais estiloso! Bem coladinha, com estampas e frases old, alguns modelos vêm com um detalhe nas mangas e na gola, geralmente em tons fortes e que contrastam com a cor da t-shirt ou da estampa. Para deixar a produção ainda mais 70's, as calças e shorts de cintura alta combinam super bem com o modelo, além das saias que vão do jeans ao couro!

Por Antônia Claudete Martins - Editora Chefe

Programe-se: uComilança “Celeiro da Poesia” A Organização do “Celeiro da Poesia” promove almoço dia 26 de agosto às 12h no Clube 7 de Setembro. Cardápio: Carne de panela, Arroz, Feijão, Farofa de Cuscuz, Batata caramelizada e saladas. Almoço no dia 27 de agosto: Cardápio: Macarronada com Galeto e Saladas. Na noite do mesmo dia tem Sopa de Agnolini e Feijão com Show de Fábio Soares às 20h. Todos os eventos serão no Clube 7 de Setembro, Ingressos R$ 20,00. Realizaçaõ: Celeiro da Poesia, Apoio: Associação Celeiro da Tradição.

u8º Remate Destaques Angus A Fazenda Renascença realizada oitava edição do Remate Destaques Angus no dia 12 de agosto. A novidade desse ano é que o evento ocorre no Parque de Exposições Leônidas Rupp, na BR-282, em Campos Novos. A programação tem início às 13h com a revisão dos animais e, em seguida, às 14h, o leilão, que também terá transmissão ao vivo pela internet pelo site www.z5.com.br. Serão comercializados, ao todo, 240 exemplares: 45 touros Angus vermelhos e pretos registrados, 40 fêmeas Angus vermelhas e pretas registradas, 110 terneiros e terneiras cruza Angus e 45 fêmeas Brahman registradas. Participe.

Divulgue seu evento aqui: oceleirocomercial@gmail.com Jornal

O CELEIRO

Fundado em 25 de Junho de 1992 CNPJ: 12.188.377/0001-03 Caixa Postal: 96 CEP: 89620-000 - Campos Novos/SC Redação: redacaooceleiro@gmail.com Comercial: oceleirocomercial@gmail.com Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com Skype: jornaloceleiro - Facebook: OCeleiro.cn Edição Digital/Issu: http://issuu.com/jornaloceleiro

EXPEDIENTE

CIRCULAÇÃO

Diretor: Alexandre Alvadi Di Domenico Editora Chefe: Antonia Claudete Martins - 0002305SC Assinaturas: Ana Carolina Pereira Diagramação/Arte: Wilhiam Rodolfo Peretti Fechamento da edição: às terças-feiras à tarde

Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos, Celso Ramos, Ibiam, Monte Carlo, Vargem e Zortéa.

Impressão: Gráfica Araucária/Lages-SC Tiragem: 1.500/Exemplares/Semana

Fone: (49) 3541-0597

As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

Associado à Associação Catarinense de Jornais Periodicidade Verificada pela Abrajori Brasília (ACJ) Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan) Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).


O Celeiro

uQUINTA-FEIRA, 10 DE AGOSTO DE 2017

Publicidade

3


4

Curtas

QUINTA-FEIRA, 10 DE AGOSTO DE 2017t

O Celeiro

Curtas

Prefeito de Campos Novos visita Centro de Bem-Estar “Minha Essência” Foto: Wilhiam Peretti/O Celeiro

O Prefeito de Campos Novos, Silvio Alexandre Zancanaro esteve juntamente com o vice-prefeito Gilmar Marco Pereira visitando na tarde de quinta-feira, 03, o Centro de Bem-Estar "Minha Essência". O objetivo da visita foi conhecer a estrutura e o funcionamento dos serviços do Centro de Saúde. Após conhecer o espaço, Zancanaro manifestou-se impressionado com a estrutura. Questionado quanto à carência de alguns atendimentos que não são oferecidos na Rede Pública Municipal e uma possível parceria com o Minha Essência que supre algumas dessas demandas, o prefeito se manifestou: “Temos que avaliar, ir devagar, eu já solicitei à Secretaria de Saúde que faça juntamente com o Centro um levantamento de profissionais, consultas e procedimentos que estamos encaminhando para fora e que poderíamos ter aqui em Campos Novos através

do Minha Essência, após isso veremos a legalidade para que não tenhamos problemas futuros”. Umas das demandas seria na área da pediatria. Segundo Silvio Alexandre Zancanaro, no primeiro semestre a Secretaria de Saúde teve mais de 700 procedimentos encaminhados para fora do município e este investimento de transporte e outros custos poderiam ser evitados se houvesse a parceria tanto com o Minha Essência, quanto com outros profissionais. Bruno de Medeiros da Silva, médico e Presidente do Concelho Diretor do Grupo Minha Essência colocou o Centro à disposição da Administração Municipal para o que for necessário, reforçando que foi duplicado o número de médicos que estão atendendo em Campos Novos nos últimos sessenta dias, com mais de 1.500 atendimentos.

Westgarage 51 inaugura em Campos Novos Fotos: Bruna Fagundes/O Celeiro

Os amantes do motociclismo agora contam com um local próprio para customização de suas motos. Inaugurou no sábado, (05) em Campos Novos, na rua Salvador Viera, Bairro Nossa Senhora de Lourdes, ao lado da Auto Elétrica Romeu, a Westgarage 51 manutenção e customização. A inauguração reuniu amigos e clientes num momento de confraternização. A Westgarage 51 pertence aos sócios Jean Simon (Tuco) e Nilton Peixoto, amigos apaixonados pelo motociclismo que atuavam em oficinas separadas com serviços semelhantes e decidiram unir forças e conhecimentos abrindo um novo empreendimento no município. “Vamos trabalhar na manutenção e customização em geral, não apenas motos de altas cilindradas, mas também nos demais estilos. Nosso estabelecimento conta com um diferencial, um barzinho onde os clientes podem se sentir mais à vontade”, destaca Nilton. A Westgarage 51 atende de segunda a sábado em horário comercial.


O Celeiro

Variedades

uQUINTA-FEIRA, 10 DE AGOSTO DE 2017

5

Coluna Semanal

Nossa História em Fotos Foto: Benito Zandoná

Cuidados com Pets Vanessa Barcarolo Médica Veterinária - CRMV-SC 5411

Benefícios da castração de cães e gatos

Final da década de 60. Na foto: Olavo Mantovani, eterno colaborador do esporte camponovense, Vardinho Fagundes e amigos.

Receita da Semana Frango à Passarinho Ingredientes u12 pedaços de frango cortados na junta (passarinho); u5 dentes de alho amassados com sal a gosto; u1 cebola bem picada; u4 colheres (sopa) de cheiro verde bem picado; u5 colheres (sopa) de suco de limão; u1 colher (café) de tempero baiano; u1 xícara de farinha de trigo; u1 colher (sopa) de orégano; u1 colher (chá) de fermento em pó.

Modo de Preparo Misture em tigela, com os pedaços de frango, o alho amassado, a cebola, o cheiro verde, o limão e tempero baiano. Deixe descansar por 10 minutos. Em uma tigela à parte, misture a farinha de trigo, o orégano e o fermento. Coloque a segunda mistura em cima da primeira e tampe, agitando bem, para que a farinha e os ingredientes se misturem bem aos pedaços de frango. Frite em panela alta, com óleo quente, deixando dourar (aproximadamente 15 minutos). Retire, coloque em papel toalha para escorrer e disponha numa travessa, enfeitando com salsa picada. Ficam bem crocantes, tais os que são feitos em lanchonetes especializadas, a grande diferença é o sabor bem mais agradável e caseiro. O óleo deve estar quente, mas não quente demais, pois não queremos que o frango fique dourado por fora e cru por dentro. Falando nisso, você é daqueles que lavam o frango antes de cozinhá-lo? Veja por que não devemos lavar o frango antes do cozimento. Fonte: Tudo Gostoso

Como Fazer

A castração trata-se da remoção cirúrgica dos órgãos sexuais, que incapacita o animal de reproduzir-se sexualmente, ou seja, é a supressão dos hormônios sexuais (testosterona, no macho e estrógeno, na fêmea). Nos machos essa cirurgia denomina-se orquiectomia (remoção dos testículos), na fêmea é denominado de ovariohisterectomia (remoção de útero e ovários). Tanto uma, como a outra, são cirurgias leves, mas que devem ser feitas com anestesia geral no paciente e realizadas sob controle de um médico veterinário, em sala cirúrgica devidamente equipada e com materiais esterilizados. Existem muitos mitos sobre a castração de cães e gatos, sendo uma delas, é que as fêmeas (para serem mais saudáveis) devem ter ao menos uma ninhada antes de serem castradas. Já no caso dos machos, acredita-se que a castração torna o animal triste e frustrado, pois não conseguirá mais cruzar. No entanto, estas afirmações não têm veracidade, pois são mais sentimentos de humanos. Cães agem por instinto e estão mais sujeitos a frustação se não forem castrados. Por outro lado, a castração traz uma série de benefícios para nossos animais de estimação e para sociedade, tais como: •Nas fêmeas, o procedimento diminui o rico de câncer de mama. Inclusive já está comprovado que 99% das fêmeas castradas antes do primeiro cio não desenvolvem a doença. Em gatas, a castração reduz a chance de câncer de mama entre 40% a 60%. •Nos machos, reduz os problemas de próstata e câncer de testículo. •Nas fêmeas evita-se a gravidez psicológica, que gera um estresse físico (dor e produção de leite), como psicológico, processo que muitas vezes necessita medicação. •Nos machos a castração reduz a frustação sexual e a necessidade de sair em busca de “namoradas”. Assim diminui fugas, atropelamentos e brigas com outros machos. •As fêmeas também não ficam vulneráveis a infecções uterinas graves, como a piometra, uma vez que o útero é removido durante o procedimento. •A castração melhora a higiene da sua casa, pois os machos marcarão muito menos território com urina. As fêmeas não entram mais no cio, assim não tem mais sangramentos. •Seu animal de estimação também pode ficar mais dócil, facilitando a interação e reduzindo brigas com outros machos ou fêmeas. •A castração contribui para reduzir a quantidade de ninhadas indesejáveis. Esses filhotes frequentemente acabam abandonados ou em situação de maustratos. Castrar seu animal de estimação é um ato de amor e responsabilidade, pois traz benefícios para saúde do seu pet e para sociedade.

Dica de Leitura

Lima Barreto Triste Visionário Lília Moritz Schwarcz Durante mais de dez anos, Lilia Moritz Schwarcz mergulhou na obra de Afonso Henriques de Lima Barreto, com seu afiado olhar de antropóloga e historiadora, para realizar um perfil biográfico que abrangesse o corpo, a alma e os livros do escritor de Todos os Santos. Esta, que é a mais completa biografia de Lima Barreto desde o trabalho pioneiro de Francisco de Assis Barbosa, lançado em 1952, resulta da apaixonada intimidade de Schwarcz com o criador de Policarpo Quaresma - e de um olhar aguçado que busca compreender a trajetória do biografado a partir da questão racial, ainda pouco discutida nos trabalhos sobre sua vida. Abarcando a íntegra dos livros e publicações na imprensa, além dos diários e de outros papéis pessoais de Lima Barreto, muitos deles inéditos, a autora equilibra o rigor interpretativo demonstrado em Brasil: Uma biografia e As barbas do imperador com uma rara sensibilidade para as sutilezas que temperam as relações entre contexto biográfico e criação literária..

Sessões de Cinema VIDEIRA - Videira Shoping uHomen Aranha:De Voltda ao Lar 3D - Dub. Todos os Dias às 17h30; uMeu Malvado Favorito 3 3D - Dub. Todos os Dias às 16h50; uCarros 3 2D - Dub. Todos os Dias às 15h15; uTransformers - O último cavaleiro - 3D - Dub. Qui. Seg. Ter. e Qua. às 20h30; uPlaneta dos Macaros: A Guerra - 3D- Dub. Sex. às 15h00 e 17h50; Qui. seg. Ter. Qua. Sab. e Dom. Às 15h00, 17h50 e 20h45; uPlaneta dos Macaros: A Guerra - 2D- Leg. Sex. às 20h45; Fonte: Editora Cultura

LAGES - Arcoíris Marrocos uPlaneta dos Macacos: A Guerra - Dub. 2D Quarta às 20h30; uTransformers: O Último Cavaleiro - Dub. 2D Quarta às 17h40; FRAIBURGO - Grupo Cine uTransformers: O último cavaleiro - 3D - Dub. Qui. Sáb. Dom. Seg. Ter. e Qua. às 14h50;


6

Educação

QUINTA-FEIRA, 10 DE AGOSTO DE 2017t

O Celeiro

Biblioteca e Fundação Cultural promovem Concurso Soletrando Primeiro concurso Soletrando acontece em Campos Novos, incentivando os alunos a se aprofundarem na Língua Portuguesa. O I Concurso Soletrando é um projeto da Fundação Cultural Camponovense em conjunto com a Biblioteca Municipal Luiz Henrique da Silveira que está acontecendo de 08 a 11 de agosto, no auditório 02 da Biblioteca. O projeto faz parte da programação da Cultura para o mês do estudante, e tem por objetivo envolver os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das redes pública e privada de ensino da cidade, em uma oportunidade de testarem e ampliarem seus conhecimentos sobre as variadas palavras que compõem nosso dicionário, inclusive após a implantação da nova ortografia. Entre os jurados tem uma re-

Foto: Bruna Fagundes/O Celeiro

presentante da Secretaria de Educação e os demais são diretores e professores das escolas participantes. Sendo regra, cada escola participar com no máximo três estudantes por modalidade. O evento divide-se em palavras que são fáceis, médias e difíceis de serem soletradas. O erro desclassifica o aluno. São 4 modalidades, sendo uma para cada ano do Fundamental séries finais, com a premiação de 1 notebook para o primeiro colocado de cada categoria.


O Celeiro

Saúde

uQUINTA-FEIRA, 10 DE AGOSTO DE 2017

7

Sorriso bonito aliado ao conforto e bem estar Foio: Jornal O Celeiro

Cresce a procura por implantes dentários. Mais que estética, a busca é por qualidade de vida. O uso de implantes dentários vem se tornando comum entre os brasileiros e a busca não se dá apenas por uma questão estética, mas para garantir mais conforto e qualidade de vida. O aumento na demanda pela reabilitação oral com implantes também se dá pelo crescimento de especialistas habilitados para realizar o procedimento. A crescente demanda é confirmada pelo cirurgião dentista, especialista em implantes dentários, André César Oliveira, da VipDent Clínicas Odontológicas. Com o avanço da odontologia, afirma André, o implante dentário se tornou uma das melhores formas de tratamento para quem perdeu seus dentes. “Hoje está sendo bastante procurado o implante dentário, uma das melhores formas de tratamento para dentes perdidos. Dá pra trabalhar com dentes fixos sem grandes extensões de próteses que causam grande desconforto ao paciente. Isso gera um conforto na estética e na mastigação e o paciente tem a sensação de estar com o dente novamente, são os relatos de pacientes que nos chegam. A odontologia avançou muito e hoje oferece o que há de melhor em implantes dentários”. André César Oliveira esclarece também que qualquer pessoa pode fazer o implante dentário, mas existem alguns pontos a serem observados. É fundamental que o paciente esteja com sua saúde sistêmica sob controle. Por exemplo, aqueles que têm cardiopatias e diabetes podem fazer o procedimento desde que essas do-

André César Oliveira

enças estejam controladas. Outro fator é a idade. É importante esperar o término do crescimento ósseo. “O implante dentário está indicado para pacientes de 18 anos acima, que já terminaram o crescimento ósseo. A limitação ocorre mais pela parte cirúrgica. Pessoas com diabetes não controladas, hipertensão e osteoporose. Pessoas que fazem radioterapia também tem essa limitação para fazer os implantes. Mas claro que o ideal é que seja feita uma avaliação de exames clínicos, cardiológicos e radiográficos”, observou. O procedimento para implante dentário é rápido, sendo mais tranquilo que um tratamento de canal, observou ainda o odontólogo. Com a perda do dente há um processo fisiológico de reabsorção óssea que varia de pessoa para pessoa, podendo prejudicar a instalação do implante caso haja demora em colocá-lo. Quando isso acontece, pode se tornar necessário fazer um enxerto ósseo, aumentando a complexidade do caso, o que não significa

que não seja possível o procedimento. André explica que existem alguns mitos em relação ao implante dentário, entre eles, a questão da rejeição. Neste caso, ele esclarece que não existe rejeição dos implantes pelo organismo. Os implantes são feitos de titânio e esse material é inerte ao osso. Os insucessos, que são raros, podem ocorrer devido a problemas na cirurgia, no pós-operatório, pela qualidade do osso que impede a osseointegração ou problemas mecânicos relacionados à prótese, mas não por rejeição. Conforme o odontólogo, a taxa de sucesso dos implantes dentários é de 92%. “A taxa de sucesso do implante é muito alta, está em torno de 92%, ou seja, de cada 10 implantes, em 9 há sucesso, dados estatísticos comprovados pela literatura”. O implante dentário é um “parafuso ou pino” de titânio, geralmente com forma semelhante à raiz dentária. É utilizado, em odontologia, como suporte para algum tipo de prótese dentária. Esse suporte é colocado no osso do paciente, na mandíbula inferior ou na maxila superior, abaixo da gengiva. Sobre o implante, o cirurgião colocará alguma prótese dentária, esta sim, similar aos dentes e coroas perdidos. André César Oliveira esclarece ainda que o período de adaptação após a colocação do “parafuso ou pino” de titânio é necessário, antes da colocação da prótese. “E necessário um período de 3 a 6 meses para a osseointegração, que será grudar no osso para depois ser colocada a carga que nós chamamos, que é a prótese definitiva. Pode até colocar uma prótese provisória, mas a carga, que é o dente definitivo, o paciente tem que aguardar de 3 a

6 meses”. Quanto ao custo do procedimento de implantes dentários, André afirma que o investimento já está bem mais acessível. “O preço está muito mais acessível do que já foi. No início quando o procedimento começou a ser adotado no Brasil, o implante era cotado em dólar. Hoje embora o custo não seja tão baixo, há condições de pagamento que viabilizam o tratamento”, concluiu o cirurgião dentista. André César Oliveira Cirurgião Dentista especialista em Implantes Dentários Rua: Cel. Lucidoro, 1098 Fone: (49) 3541.0417


8

Comunidade

QUINTA-FEIRA, 10 DE AGOSTO DE 2017t

O Celeiro

Vereador Mancha quer retirada e reavaliação pelo executivo de projeto que altera modo de cobrança da tarifa de água Projeto que altera a forma de cobrança tramita na Câmara de Vereadores e estabelece novos parâmetros para cobrança da tarifa de água e esgoto por meio da TSD (Taxa sobre Serviços). O diretor do Samae, Alexandre Kunen e o engenheiro da autarquia, apresentaram na sessão do legislativo de terçafeira, 08, o Projeto de Lei 3.972, que regulamenta a prestação de serviços públicos de água e esgoto. Entre vários outros itens, a lei prevê alteração na forma de cobrança do consumo de água dos consumidores camponovenses. Na prática, a tarifa passa a ser cobrada conforme o consumo de cada usuário, por meio da TSD (Taxa so-

bre Serviços). A alteração foi questionada pelo líder do prefeito, Adavilson Telles (Mancha), justificando que pelos novos parâmetros, 2/3 da população será onerada. Conforme o vereador nos documentos apresentados pelo Samae ao legislativo, a autarquia prevê um incremento de 5,3%, em torno de R$ 40 mil/mês, que vai sair do bolso do contribuinte. “Isso é lógico que vai sair do bolso do contribuinte. Nós temos hoje 11.218 unidades consumidoras de água no município de Campos Novos. Pelos dados do Samae, pelas contas apresentadas, iríamos reduzir o valor da fatura final de água para aproximadamente 3.600 unidades e ficaríamos com quase 8 mil unidades pagando a mais, ou seja,

dois terços. Beneficia um terço e dois terços pagam a mais”. O vereador também questionou a margem de corte, proposta no projeto. “Outro ponto que me chama atenção é o ponto de corte, que é 6 mil metros cúbicos. Quem consome até 6 mil metros cúbicos são 3.600 unidades. Mas de 6 metros cúbicos a 10 metros cúbicos, nós temos 4 mil unidades e esta seria a grande parcela da população que vai pagar a conta, representa algo em torno de 17% para quem consome 10 mil metros cúbicos. Famílias de classe média, que infelizmente nesse Brasil, são sempre quem paga a conta. Então 4 mil famílias estão na margem de corte do projeto que o Samae nos apresenta”, afirmou Mancha. Para o vereador, não há como transferir a conta para o consumidor, reforçando que em janeiro deste ano já foi dado um aumento de 6,57% na tarifa de água, referente ao INPC de 2016. “Aí nós vamos transferir mais até 17% para esta classe trabalhadora”? questionou. Conforme Mancha, as famílias que estão nesta margem de corte, vão ter uma média de incremento na conta de água que vai variar de 5 % chegando a 17% para quem gasta 10m3.

Mancha também se referiu à parcela da população que não consome o valor da taxa mínima a paga da mesma forma os 10 mil metros cúbicos. “Nós temos hoje algo em torno de 330 unidades consumidoras que não consomem água, só estão pagando a taxa. Aí tem que ser estudado, se o consumidor não consumiu nada, porque tem que pagar o valor integral? Porém, eu entendo que se eu gasto 10 mil metros cúbicos hoje e me custa R$ 46,28, após aprovada a lei, tem que custar os mesmos R$ 46,28. Aí eu compreendo que realmente o projeto visa única e exclusivamente mudar a forma de cobrança. Diferente disso, eu estou taxando o consumidor e impondo cobranças a mais, não concordo e não voto. Vou encaminhar pedido ao prefeito Silvio Alexandre Zancanro para que retire o projeto da Câmara, análise de novo e reveja esses valores, beneficiando essas pessoas que consomem menos, mas não onerando os demais”, justificou o vereador. Na tribuna, o Diretor do Samae, Alexandre Kunen afirmou que a autarquia fez um estudo detalhado, avaliando a sustentabilidade do sistema para a implantação do novo método de cobrança da tarifa de água.

Publicações Legais?

Faça como manda a Lei. Publique em um jornal de grande circulação!

“O Celeiro” (49) 3541.0597

A diretoria da Capela Nossa Senhora de Fátima, Jardim Bela Vista, convida à todos os casais para um Jantar Dançante. Dia 09 de Setembro de 2017, no salão da capela. Ingressos à venda pelo telefone: (49) 9 8851.7333 ou 9 8830.6900. Á Todos os nossos amigos e clientes que estiverem de aniversario ou est arão aniversariando nesta semana, desejamos muitas felicidades e muitos anos de vida! Desejamos também um ótimo inicio de semana, de Germano Foppa & Cia Ltda.


O Celeiro

Economia

uQUINTA-FEIRA, 10 DE AGOSTO DE 2017

9

Saldo positivo Fotos: Antonia Claudete Martins/O Celeiro

Campos Novos fecha primeiro semestre com saldo positivo na geração de vagas de emprego. O primeiro semestre de 2017 apresentou saldo positivo na geração de emprego em Campos Novos, conforme dados repassados pelo Posto do Sine (Sistema Nacional de Emprego) do município. Os dados, que representam o saldo entre profissionais admitidos e desligados no período, foram divulgados pela Diretora de Departamento do Sine, Dilse Bortoli. Foram 2.324 admissões contra 2.077 desligamentos, fechando o primeiro semestre com um saldo positivo de 247 contratações. Para Dilse Bortoli, Campos Novos ostenta uma situação privilegiada. “Nós estamos numa situação privilegiada porque ainda é positivo nosso índice de admissões no primeiro semestre. Em nível de Campos Novos, 247 admissões a mais que demissões é um número interessante e otimista, levando em consideração a atual conjuntura. Santa Catarina, Paraná e

Rio Grande do Sul, ainda são estados que tem um nível de empregabilidade maior em relação aos demais estados brasileiros”. De janeiro a junho de 2017, o Posto do Sine registrou 8.271 atendimentos, entre os quais, 630 carteiras de trabalho emitidas e 498 entregues, 1.103 requisições de seguro desemprego encaminhadas, 965 vagas captadas para emprego e 762 trabalhadores colocados no mercado de trabalho. Em julho, o saldo de emprego reduziu, porém, Campos Novos ainda

Dilse Bortoli

está entre os municípios com boa oferta de vagas. Dilse Bortoli afirma que sempre há vagas disponíveis no Sine, mas avalia que a dificuldade no preenchimento ainda se dá pela falta de qualificação da mão de obra. “A vaga braçal, que não precisa experiência e tal, temos a BRF que contrata bastante. Mas a maioria das vagas que temos, 90%, exige experiência e qualificação. Sempre temos vagas no Posto do Sine e a dificuldade no preenchimento é a falta de qualificação profissional, especialização. A maioria das pessoas que estão desempregadas, não possui qualificação pro-

fissional e tem baixa escolaridade. É um desafio a qualificação, é cultural, mesmo havendo cursos disponíveis, o trabalhador não tem interesse em se qualificar, mesmo quando a gente busca. Quem já possui alguma qualificação, experiência profissional, está sempre buscando se aperfeiçoar mais”, avaliou a diretora. Dilse informou ainda que para contratações na BRF, todas as quintas-feiras, há inscrições no Sine para o processo seletivo com a presença de uma psicóloga da empresa, a partir das 13 horas.

Confira as vagas disponibilizadas pelo Sine em Campos Novos: Ambos os sexos: 40 vagas para Auxiliar de Produção. (BRF); 01 vaga para Vendedor de Serviços, com experiência; 01 vaga para Massoterapeuta; 01 vaga para Acupunturista; 01 vaga para Assistente Administrativo (Joaçaba); 01 vaga para Assistente de Laboratório de Controle de Qualidade (Joaçaba); 01 vaga para Analista de Crédito, com curso de Administração, Ciências Contábeis, com experiência. Masculino: 01 vaga para Vendedor Pracista, com experiência em venda externa; 01 vaga para Promotor de Vendas, possuir moto, com experiência; 02 vagas para Mecânico de Máquinas Pesadas e Caminhão, com experiência; 02 vagas para Torneiro Mecânico, com experiência comprovada; 01 vaga para Serralheiro, com experiência comprovada; 01 vaga para Eletricista Profissional, com experiência comprovada; 01 vaga para Ajudante de Eletricista, com carteira de habilitação e conhecimento na área; 01 vaga para Operador de Pá Carregadeira, com experiência; 01 vaga para Soldador MIG e TIG com experiência (Joaçaba); 01 vaga para Operador de Policorte ou Serra (preparação de peças de metal) (Joaçaba); 01 vaga para Programador de Máquina de Corte Laser (Joaçaba); 01 vaga para Mecânico de Manutenção de Implementos Agrícolas (Erval Velho); 01 vaga para Mecânico Caldeireiro (Erval Velho); 01 vaga para Soldador (Erval Velho). Feminino: 01 vaga para Atendente de Farmácia, acima de 25 anos, com experiência em carteira 2 anos; 01 vaga para Cozinheira de Restaurante, com experiência comprovada em carteira.


10

Opinião/Publicidade

QUINTA-FEIRA, 10 DE AGOSTO DE 2017t

O Celeiro

O cavalo de Doria

Frase

Jogo combinado

Embora seja cristão novo na política-partidário -eleitoral, o prefeito paulistano, João Doria Junior, de fato está incomodando lideranças tradicionais da política no Sul do mundo. Com Aécio Neves fora do páreo em função das gravíssimas denúncias que apontam para condutas irreparáveis, sob o ponto de vista das urnas, o tucanato esperava ungir o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, como seu candidato presidencial. Os tucanos correm contra si mesmos e contra o tempo. Lula da Silva nunca desceu do palanque e é a única opção daqueles que se autointitulam a “esquerda” brasileira. Cada passo do ex-metalúrgico tem repercussão na imprensa, nas redes sociais, nas rodas de conversa. Na outra ponta, o PSDB bate-cabeça. Também porque o próprio Alckmin já foi chamuscado pela Lava Jato, ainda que suas pretensões não estejam comprometidas. O que aguça o apetite do dinâmico e midiático prefeito da maior cidade da América do Sul. Na segunda-feira, depois de ter sido alvo de Rodrigo Maia que, com outras palavras, o chamou de cavalo paraguaio, Doria trocou afagos com Michel Temer. Sempre se aconselha a um presidenciável, seja tucano ou petista, ficar numa boa com pelo menos parte do Manda Brasa. E o PT segue sua marcha em prol do ex-presidente, candidato único deste campo “ideológico”. E não se sabe se Doria é cavalo paraguaio, cavalo de trote para chegar longe ou um verdadeiro cavalo de Troia.

“Tenho orgulho de me equiparar às atitudes do meu amigo Doria, de tomar atitudes paralisadas há anos”. Michel Temer, nesta segunda, em São Paulo.

Como o próprio PMDB vai assumir o DNIT, cargo do qual o PR foi desbancado depois de Jorginho votar contra Temer na apreciação da denúncia por corrupção passiva, o parlamentar ganhou visibilidade nacional. Há quem veja que o jogo poderia já estar meio combinado. O parlamentar ganha potencial eleitoral (o que também poderia favorecer o Manda Brasa em 2018), e o PMDB passa a comandar o segundo cargo federal mais importante no território catarinense. A conferir!

Aves Exportações catarinenses de carnes de aves seguem em crescimento e fecham o mês de julho com alta de 7,6% no faturamento. Principal produto na pauta de exportações de Santa Catarina, os envios de carne de aves geraram uma receita de US$ 164,4 milhões no último mês, com 93,9 mil toneladas vendidas para o exterior, 13,7% a mais do que em junho.

Morde-assopra O PMDB projeta ter como um dos aliados em 2018, o PR, partido presidido pelo deputado federal Jorginho Mello no Estado. Em novembro do ano passado, o parlamentar rompeu com Raimundo Colombo, depois de apoiar Gean Loureiro na Capital e lançar candidato a prefeito em Lages, o que quase comprometeu a vitória de Antônio Ceron, amigo de longa data do governador.

Oportunidade Já que os poderes Executivo e Legislativo estão sendo passados a limpo, aleuia (!), bem que o país poderia aproveitar a oportunidade e passar a limpo também o Judiciário e o Ministério Público. Principalmente depois da estrondosa repercussão, a bordo das denúncias feitas pelo advogado catarinense Felisberto Córdova.

Um mesmo olhar O registro é do competente, lendário e querido repórter-fotográfico Antonio Carlos Malfada. Feito durante a solenidade de inauguração do Centro Administrativo de Segurança Pública, na região continental da Capital. Nesta terça, Raimundo Colombo viajou para os EUA e o vice Eduardo Moreira (D) assumiu por cinco dias. Os dois parecem falar a mesma linguagem administrativa, apesar das divergências partidárias! E estavam com o mesmo olhar, olhando para o mesmo rumo!

Com a Adjori você fala com todo o Estado

www.adjorisc.com.br twitter.com/adjorisc

facebook.com/Adjorisc

(48) 3298-7979

~~~~~~~~~~~~~~~~HORÓSCOPO SEMANAL~~~~~~~~~~~~~~~~ Áries

20/03 a 20/04 As suas relações afetivas vão situar-se preferencialmente no campo social. No plano profissional e material: Poderá obter compensações dos projetos que tem vindo a desenvolver ultimamente. Alcançará o apoio financeiro necessário para a boa concretização de um projeto de instalação por conta própria.

Touro 21/04 a 20/05 Terá perfeita consciência de todas as situações. Melhorias globais, ainda que alguns resultados não sejam imediatos. No plano profissional e material: Aparentes perdas não deverão afetá-lo, já que por vezes é necessário parar ou retroceder um pouco para o avanço ser maior. Questões de orgulho poderão criar posições profissionais difíceis. Não facilite na gestão da vida economica.

Gêmeos 21/05 a 20/06 As suas ideias vão fluir em abundância, o que facilitará a sua vida nos momentos cruciais. Seja muito objetivo e direto e não se disperse, aproveite os bons recursos de que dispõe ou que conseguirá criar. No plano profissional e material: Semana conturbada, apenas com muito empenho conseguirá solucionar todas as questões profissionais com que vai se deparar.

Câncer 21/06 a 21/07 A conjuntura permite bons progressos. Todas as suas ideias e projetos serão alvo de bom acolhimento e desenvolvimento. Não deve de forma alguma impor barreiras à sua mente e à capacidade empreendedora. No plano afetivo: Sonhar é positivo e pode dar forte impulso à sua vida sentimental. Pode permitir-se encarar com otimismo novos relacionamentos.

Leão 21/07 a 22/08 A semana não define uma conjuntura brilhante, mas traz meios de superação. Verifique se está a seguir as opções mais indicadas e sempre que estiver seguro atue sem margem para dúvidas. No plano afetivo: Terá de enfrentar um período morno e desmotivado o que lhe traz insatisfação, procure dar um pouco mais para poder receber na mesma medida.

Fonte: http://www.portalangels.com/

Sagitário 22/11 a 21/12 A conjuntura traz amplas perspectivas de melhorias. Os problemas tendem a desaparecer ou a simplificarem-se. No plano profissional e material: Semana bastante positiva. Deve fazer tudo com clareza, explicando os pontos de vista e intenções. Aproveite para fazer investimentos ou lançar bases de novos projetos.

Virgem

Capricórnio

23/07 a 22/09

22/12 a 20/01

Esta semana todos os acontecimentos se sucederão a um ritmo mais rápido do que o habitual, mesmo que se coloque numa atitude passiva. Vai se sentir inspirado e com iniciativa. No plano afetivo: Momento favorável ao combate de saudosismo e pessimismo. Os obstáculos podem ser vitórias se encarar as situações com clareza e evitar ligações.

Libra 23/09 a 22/10 No decurso desta semana nenhum acontecimento por mais tenue ou insignificante que pareça deixará Libra indiferente, a conjuntura reforça a forte sensibilidade destes nativos e tudo lhe tocará intensamente. No plano profissional e material: À sua volta o ambiente será totalmente leal e pode confiar naquilo que for dito ou sugerido.

Escorpião 23/10 a 21/11 Esta semana terá de aliar prudência e reflexão a uma boa capacidade de intervenção, resolução de tarefas e imprevistos de última hora. Deve atuar rapidamente, mas sem impulsividade. No plano profissional e material: Deve guardar muito bem os seus trunfos e ideias até à última hora, de forma alguma deve correr riscos.

Conjuntura com bastante dificuldade, há indícios de instabilidade geral, sobretudo se deixar-se influenciar por ambientes ou pessoas. No plano afetivo: Para manter a harmonia afetiva faltam-lhe paciência e flexibilidade, os seus comportamentos podem afetar uma relação. Na saúde corre risco de inflamações e contágios. A conjuntura está desfavorável.

Aquário 21/01 a 18/02 Aproveite as boas influências desta conjuntura para tomar iniciativas e pôr os seus planos em prática. Não se dedique apenas a uma coisa na sua vida, é necessário que disperse as suas atenções em várias direções. No plano afetivo: Pode ser confrontado com alguns comentários ou gestos difíceis de digerir, reaja com sentido de humor e tudo será mais fácil. Aceite convites.

Peixes 19/02 a 19/03 Conjuntura intensa e radiosa, esta semana conseguirá ter os melhores comportamentos e atingir em pleno os seus objetivos. Novas situações surgem no horizonte sendo muito auspiciosas. No plano afetivo: Excelente momento sentimental. Melhore as suas vivências quebrando rotinas e modificando atitudes, será bem sucedido. Dê mais força aos afetos.


O Celeiro

O Celeiro

uQUINTA-FEIRA, 10 DE AGOSTO DE 2017

11

da Cultura

Ano 2 - Edição: 55, Campos Novos, Quinta-feira, 10 de Agosto de 2017

ModA como Identidade e Cultura Foto: Wilhiam Peretti/O Celeiro

Em constante evolução, a Moda dentro e fora das passarelas representa hábitos, costumes e a identidade de determinada época, representando um fenômeno cultural.


12

O Celeiro O Celeiro da Cultura

QUINTA-FEIRA, 10 DE AGOSTOQUINTA-FEIRA, DE 2017 10 DE AGOSTO DE 2017t

Moda como Identidade e Cultura Foto: Wilhiam Peretti/O Celeiro

Em constante evolução, a Moda dentro e fora das passarelas representa hábitos, costumes e a identidade de determinada época, representando um fenômeno cultural. Quem nunca ouviu dizer que Moda dita tendências? Embora a primeira impressão que nos chega quando se fala em Moda é o fator consumo, há muitos outros aspectos a se considerar. Em constante evolução, a Moda além de satisfazer as necessidades do ser humano, abrange em sua essência elementos estruturais de uma sociedade. Para a estudante, blogueira e colunista de Moda do Jornal O Celeiro, Bethânia Marin, a Moda traduz ao longo dos séculos, uma ligação cultural, social e história da humanidade. “A moda não é algo

supérfluo, que pode passar despercebido ou ser vista simplesmente como bonito e estético. Está relacionada diretamente à cultura e história da sociedade em épocas distintas. Muitos estilistas abordam em seus desfiles, por exemplo, por meio de frases em camisetas, problemas sociais e denunciam outros fatos que interferem diretamente na vida das pessoas, almejando por mudanças”. Bethânia considera também que o modo de vestir mostra muito da identidade e cultura de um povo, além da construção do modo de ser das pessoas, a forma como elas se apresentam à sociedade e querem ser vistas. “Cada povo tem uma característica, uma história, que pode ser visualizada por meio da Moda, ou seja, da forma como se vestem. Muitos adereços tem um significado profundo sobre a cultura, religião e modo de vida, que devem

Bethania Marin


O Celeiro O Celeiro da Cultura

uQUINTA-FEIRA, 10 DE AGOSTOQUINTA-FEIRA, DE 2017 10 DE AGOSTO DE 2017

13

Empresarial

Fotos: Wilhiam Peretti/O Celeiro

ser respeitados. O jeito que a pessoa se veste revela muito sobre a imagem que ela deseja passar e a cada nova tendência, as pessoas procuram novas inspirações”. Conforme a blogueira, a cada movimento social e mudança de comportamento, a Moda esteve e está presente, não só na forma de vestir, mas também no uso de adereços, estilos de corte de cabelos e maquiagem. Na conquista pela igualdade, Bethânia cita a trajetória das mulheres, que muitas vezes se manifestaram por meio da Moda, como forma de protestar e exigir seus direitos. Proporciona ainda o encontro de gerações. “Por exemplo, nós estamos em 2017, mas a Moda nos possibilita usar roupas que marcaram época nos anos 70, 80 ou 90, contando a história de várias gerações. Conhecendo as tendências de determinada época, nos aprofundamos na história, a forma como as pessoas se vestiam, como arrumavam os cabelos e a influência musical, tudo isso abrange a Moda”, afirmou ainda a colunista. A Moda varia de acordo com o comportamento humano, a forma de comunicação da sociedade, os avanços da tecnologia, a arte e diversos outros fatores, representando, dessa forma, um fenômeno cultural. Pode inclusive segmentar grupos e desta forma, influenciar no mercado. Com o advento da internet e redes sociais, a Moda ganhou ainda mais visi-

bilidade. “Temos sim os influenciadores digitais, que influenciam no pensamento das pessoas e na maneira das lojas anunciarem e venderem seus produtos”, analisou também a blogueira. A moda, portanto, altera a identidade mundial e também a identidade pessoal de cada ser humano dentro da sociedade de consumo. O processo de globalização é o principal responsável por essa transformação da identidade cultural da sociedade. As mudanças são rápidas, constantes e reflexivas. Desse modo, a moda apresenta uma relação particular com a sociedade, possuindo um código próprio, representando uma linguagem

cultural. A cultura na moda está intimamente relacionada à ideia por trás das vestimentas e não apenas ao que elas são. O jogo de combinar peças e acessórios de moda permite passar um recado, uma mensagem a quem observa o propósito e não apenas vestir as pessoas, afirmam os estilistas. Dessa forma, fica ainda mais evidente a força que a moda possui nas relações sociais como geradora de opinião. Por exemplo, consideremos uma coleção de moda de determinada marca. Uma coleção é muito mais que um conjunto de peças para o vestuário, ela representa um conceito e permite infinitas

interpretações. É uma mensagem que o estilista deseja transmitir, ou seja, é uma ideia que ele pretende fixar no imaginário das pessoas. Estilistas consideram ainda que a diversidade de códigos existentes na sociedade proporciona inspiração suficiente para suprir todas as necessidades humanas de maneira concreta dentro da Moda. É uma forma de comunicação e arte em cada época específica. A cultura, portanto, dita a moda e é fonte inspiradora para diversos estilistas famosos nos seus processos criativos de coleções. Agradecimentos: Fundação Cultural Camponovense Loja Nakisska Calçados

7º Rodeio de Laço em Vaca Mecânica do Piquete Almedorino Melo no CTG Magoa de Boiadeiro – BR 470, Encruzilhada, nos dias 11, 12 e 13 de Agosto, mais de R$ 9000,00 em Premios, traga sua família e participe. A Patronagem do Piquete Antonio Teixera tem a honra de convidar a todos para o 1º Fandango Gaúcho a realizar-se no dia 19 de Agosto no Salão Paroquial de Celso Ramos com inicio as 22:30h animado por: Cantar Galponeiro. Em Campos Novos ingressos com Ivan Estofaria. A Patronagem do Piquete São Gabriel convida a todos para o 5º Rodeio de Laço em Vaca Mecanica, na Cancha de Laço do CTG Querencia Amada -Distrito de Ibicui a realizar-se nos dias 26 e 27 de Agosto.


14

O Celeiro O Celeiro da Cultura

10 DE AGOSTO DE 2017t QUINTA-FEIRA, 10 DE AGOSTO QUINTA-FEIRA, DE 2017

Beleza infanto-juvenil em destaque em Campos Novos Foto: Bruna Fagundes/O Celeiro

competir”. Já Eliamar Mayer afirmou encerrar o evento com sensação de dever cumprido, observando que nesse ano tudo foi mais difícil, em função de não fazer mais parte da Fundação Cultural Camponovense. A organização do evento foi para ela e Antônia Amarante Walter um desafio, porém, a recompensa das organizadoras foi sentida ao compartilhar da vibração dos concorrentes e familiares. “Todos estavam

Concurso de Beleza Infantil/ Teen Miss e Mister Municipal movimentou as passarelas na última sexta-feira. O Concurso de Beleza Infantil/ Teen, Miss e Mister Municipal foi realizado na noite de sexta-feira (04), na sede da Associação Atlética Copercampos em Campos Novos. O evento escolheu candidatos em seis categorias com idades entre 01 e 24 anos. Com 19 inscritos, três não participaram. O Coordenador do Mister Tenn Santa Catarina Mundo, Marcelo Borchadt, que esteve presente no evento, foi quem entregou a faixa para o Mister Lucas Menegazzo, que irá participar do Mister Teen SC. O evento foi organizado e promovido por Antônia Amarante Walter e Eliamar Mayer e contou com patrocínios privados. Marcelo enfatiza o poder da família na realização de eventos como esse. “Quando a criança vai para um concurso de beleza, não significa apenas que ela vai expor a beleza, que está sendo avaliada, tem também a questão da postura, de conviver com os demais, desenvolver o espírito de equipe, isso tudo é de grande

valia. Não é somente ganhar ou vencer e sim participar, que como muitos aqui afirmam, era o sonho deles", observa. O Coordenador do Mister Tenn Santa Catarina Mundo, também afirma que há tempos, os concursos de beleza eram vistos como futilidade, para pessoas ricas em beleza, porém, não muitos inteligentes. E hoje, vários concursos utilizam o recurso de que para competir, tem que ter propósitos de envolvimento social. Questionado sobre sua trajetória, Marcelo conta que se envolveu no meio por influência de um amigo que queria participar e como ele, já organizava concursos típicos da região onde mora. Lucas Menegazzo que conquistou o título de Mister irá participar do Mister Teen Santa Catarina, que acontece em Blumenau, de 07 a 09 de setembro, caso seja eleito, em outubro representará o estado em São Paulo no Mister Teen Brasil. A mensagem que Marcelo deixa é: “Eu acredito que o mais importante é realmente eles persistirem, acredito que quando a criança tem essa vontade, não é algo que vem dos pais, a gente percebe isso nos filhos, que eles tem esse dom e quando existe isso deve-se colocar e incentivar a

FISK CAMPOS NOVOS Tel.:

3541-2930

Rua Duque de Caxias, 151

muito preparados para assumir qualquer lugar, a diferença entre os vencedores, e os sucessores foram décimos”, salienta Lia. Ela ressalta também que o tempo de preparação foi de dois meses desde a inscrição até o desfile. E em relação às despesas, o concurso não contou com apoio do poder público, foram as famílias que ajudaram, além de lojas que patrocinaram. “Sendo assim todos puderam vender um pouco sua marca e imagem”, concluiu.

Confira quem foram os vencedores do Concurso Miss e Mister Municipal:

 -Baby: de 01 a 03 anos de idade:

Miss Baby: Nicoly de Souza Mecabo. 

Mister Baby: Enzo Miguel Schaly da Silva. 

 -Mini: de 04 a 06 anos:

Mini Miss: Larissa Antunes Menegazzo. 

1ª Princesa Mini e Miss Stars Regional 2017:

Evelyn Matos Demarchi. 

2ª Princesa Mini: Brenda Belicio. 

Mini Mister: Lucas Davi Brisch. 

 -Infantil: de 07 a 09 anos:

Miss Infantil: Maria Luiza Walter.

1ª Princesa Infantil: Maria Clara Marques. 

-Pré-teen: de 10 a 13 anos:

Miss Pré-Teen: Camille Cristine Becker da Silveira.

1ªPrincesa Pré-Teen: Emily Carlesso.

2ª Princesa Pré-Teen: Nathalia Larissa Rucks.

Mister Pré-Teen: Matheus Felipe Spohn Comarú.

-Juvenil: de 14 a 16 anos: 

Mister Juvenil: Jean Victor Brandalise.

Sucessor Juvenil: Ramsés Beletto de Mendonça. 

-Categoria especial:

Miss Especial: Sarah Gabriela Rucks. 

Mister: Lucas Menegazzo. 


O Celeiro

uQUINTA-FEIRA, 10 DE AGOSTO DE 2017

Publicidade

Fazer

Juntos por

Tradição

Fazer juntos por você é trabalhar pela força do campo há mais de 114 anos. Isso significa conhecer o perfil de cada produtor e oferecer as soluções financeiras mais adequadas. Abra uma conta e cresça com a gente.

sicredi.com.br SAC Sicredi - 0800 724 7220 / Deficientes Auditivos ou de Fala - 0800 724 0525. Ouvidoria Sicredi - 0800 646 2519.

15


16

Notícias

QUINTA-FEIRA, 10 DE AGOSTO DE 2017t

RCN - 430 Edição de Agosto 2017 Semana II

rcn@adjorisc.com.br

O Celeiro

adjorisc adjori

SC

A notícia que você lê aqui, mais de 800 mil pessoas também leem em toda Santa Catarina

PRESIDENTE DO PMDB EM SANTA CATARINA, MAURO MARIANI

“Eu me sinto preparado para ser governador” Em entrevista à Agência Adjori de Jornalismo, o deputado federal falou sobre a précandidatura, o apoio do partido e a descentralização Agência Adjori/SC de Jornalismo – Indo direto ao ponto: o senhor quer ser governador? Mauro Mariani - Olha, eu me sinto preparado para o tamanho do desafio, da responsabilidade. Tenho, já, uma trajetória de 20 anos de vida pública. Passei por prefeitura no interior do Estado, Assembleia Legislativa, fui secretário de Estado em um momento importante da história recente de Santa Catarina, quando foi implantado o processo de descentralização pelo saudoso governador Luiz Henrique da Silveira. Estive à frente de um dos programas mais importantes do governo, que foi o dos acessos aos municípios. Agora, no terceiro mandato na Câmara, estou entendendo também como funciona a dinâmica da política em Brasília. Me sinto preparado para ser governador. O partido está fazendo essa discussão. Eu tenho convicção daquilo que precisa ser feito, das dificuldades que vamos enfrentar, mas também das grandes possibilidades

DIVULGAÇÃO

Lojistas otimistas com a economia Conforme levantamento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), com 400 empresas de varejo em 20 cidades catarinenses, a expectativa para o Dia dos Pais e para o segundo semestre são otimistas. Quando perguntados sobre a expectativa para o Dias dos Pais, a maioria (52,5%) acredita que não haverá crescimento e nem recuo nas suas vendas. Por outro lado, pode-se destacar que 39,7% dos entrevistados acreditam que haverá crescimento.

Feira Nacional de Educação Florianópolis recebe, entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, a Expo Estudar, a maior feira de educação do Sul do Brasil, que reunirá instituições de ensino do país. Cerca de 50 expositores apresentarão cursos, diretrizes pedagógicas e plataformas de ensino a quem já estuda, quer retomar os estudos, precisa de estágio ou quer ter uma nova experiência estudando ou trabalhando fora do Brasil. Entre os expositores estão Sesi/Senai, Fiesc, agências de intercâmbio, universidades e editoras.

que nós temos em Santa Catarina. Precisamos fazer uma gestão de realidade. Foi-se o tempo de esconder, de debater só aquilo que interessa. O próximo governador, seja quem for, vai ter que enfrentar velhos problemas, como o da saúde pública. Adjori - Ser governador é um sonho? É um objetivo? Mariani - Não é que seja um sonho, nem um objetivo. Eu penso que eu posso contribuir mais como governador. Eu me sinto melhor no Executivo do que no Legislativo. Adjori – O vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, tem manifestado apoio à sua candidatura. Isso parece ótimo, internamente, no partido. Mariani - É importante o apoio do Eduardo, que presidiu o partido por 10 anos, que é o

vice-governador e que tem uma penetração muito forte nas bases partidárias. É um apoio indispensável e fundamental. Adjori – As Agências de Desenvolvimento Regional (ADR’s) têm sido foco de polêmica: há quem defenda que é melhor extinguí-las. O que o senhor acha disso? Mariani - Essa foi a última política pública aqui de Santa Catarina. De lá para cá, eu não vi mais nada de novo. Inegavelmente, a descentralização espalhou obras por toda Santa Catarina. A descentralização equalizou as ações do governo pelo Estado, foi uma experiência muito positiva. Agora, o que nós temos que discutir é a forma da descentralização. Extinguir a descentralização é um retrocesso para Santa Catarina e para o Interior do Estado.

Mais educação é mais renda, defende Côrte ao lançar campanha de elevação da escolaridade “Sabemos o quanto o estudo impacta positivamente na vida das pessoas. Um ano a mais de escolaridade aumenta em 15% a renda de um brasileiro. Se ele tem o curso de graduação completo, esse impacto é de 47%”, frisou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, ao lançar campanha estadual para escolarizar catarinenses que ainda não concluíram a educação básica. A iniciativa do Movimento SC pela Educação reúne as federações empresariais em conjunto com a Undime-SC e a Secretaria Estadual de Educação.

SENAI tem 875 vagas em cursos técnicos em SC

Rota Global está com inscrições abertas

O SENAI está com inscrições abertas para 875 vagas em 25 cursos técnicos em todas as regiões de Santa Catarina, com foco em carreiras profissionais na indústria. A novidade são os cursos à distância, de manutenção industrial. Para mais informações, acesse sc.senai.br/ cursos ou ligue no 0800 48 1212.

Estão abertas as inscrições para o Rota Global, que oferecerá consultoria gratuita para empresas atuarem no comércio internacional. As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de setembro, no site do programa http://www.portaldaindustria.com.br/cni/canais/rotaglobal/o-que-e-o-rota-global/.

Assessoria de Imprensa FIESC: f (48) 3231 4670 w www.fiesc.com.br


O Celeiro

uQUINTA-FEIRA, 10 DE AGOSTO DE 2017

Abdon Batista

Obras do Parque Aquático de Abdon Batista em ritmo acelerado

As obras do Parque Aquático de Abdon Batista seguem em ritmo acelerado. Na última semana foram realizadas as marcações dos desenhos das piscinas sobre o solo, e nessa segunda-feira (07), iniciaram as escavações. A construção da área de atendimento do parque que comportará sala para exames médicos e área de alimentação já está adiantada. O prazo de entrega da obra é de um ano e meio, mas se as

obras seguirem neste ritmo, a prazo poderá ser antecipado. De acordo com o prefeito de Abdon Batista Lucimar Salmória, o Parque Aquático vai atender não apenas o município de Abdon Batista, mas a toda região. “Nós vamos fazer a construção de maneira gradual e eu tenho convicção: este será o marco divisor para a economia do município, proporcionando alternativas de renda para os empreendedores de Abdon

Batista” salienta Lucimar. Lucimar destaca ainda que o Parque Aquático foi pensado em razão de no município existir água termal. "A preocupação agora é manter a água sempre aquecida nas piscinas, para isso um trabalho técnico está sendo realizado, a fim

17

Fotos: Divulgação/PMAB

de viabilizar mecanismos de aquecimento solar", ressalta Lucimar Salmória. Além de se tornar uma atração ao município, a facilidade de acesso com vias asfaltadas e a localização junto ao Parque de Eventos, deve atrair um grande número de visitantes.


18

Campos Novos

Entrega de Materiais Didáticos

Os alunos da Escola Municipal André Rebouças, do distrito da Barra do Leão, foram contemplados nesta semana com kits de materiais didáticos referentes ao projeto Escola No Campo. A direção da unidade escolar já procura trabalhar em seu planejamento ações voltadas ao que propõe o programa no seu contexto. Como exemplo são as ações no jardim e na horta escolar. O Projeto Escola no Campo é realizado pela Coocam e pela Syngenta em parceria com Fundação Abrinq.

Limpeza de Terrenos

Buscando deixar nossa cidade mais bonita e apresentável, a secretaria de obras realizou recentemente a limpeza de alguns lotes nos Bairros Nossa Senhora de Lurdes, Senhor Bom Jesus, e Avenida JK. Muitos desses espaços poderão vir a ser utilizados para estacionamento como já vem ocorrendo em outros pontos da área central e proximidades.

QUINTA-FEIRA, 10 DE AGOSTO DE 2017t

O Celeiro

CREAS realiza encontro com adolescentes

A equipe técnica do Sistema Municipal de Medidas Socioeducativas realizou na semana que passou nas dependências do CREAS, um encontro com adolescentes e seus pais que estão inseridos neste serviço. Na ocasião foi exibido um vídeo “O Sol não é quadrado”, e trabalhou com o objetivo de que todos têm uma segunda chance. A equipe técnica do CREAS faz parte desta segunda chance e tem por objetivo auxiliar os adolescentes a encontrar um direcionamento e que eles consigam refletir sobre suas ações.

Torneio de Basquetebol Trio Street

A Secretaria de Esporte e Lazer realizou a competição no domingo (06/08) em parceria com a OAB-SC, na Rua São João Batista. 16 equipes marcaram presença do torneio de basquete de rua do município e da região. RESULTADO FINAL: 1º TEXAS BALL - Herval D’Oeste/Joaçaba 2º LIGA DAS SOMBRAS - Canoinhas 3º TIME DUILLIAN - Campos Novos 4º TIME PAULISTA - Campos Novos. *Texto, Fotos e Informações: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Municipal de Campos Novos


O Celeiro

19

Celso Ramos

uQUINTA-FEIRA, 10 DE AGOSTO DE 2017

Ponte Pênsil e estradas de acesso à travessia são revitalizadas em Celso Ramos No período de 04 a 07 de agosto, a Prefeitura Municipal de Celso Ramos por meio da Secretaria Municipal de Obras realizou a revitalização da Ponte Pênsil e a manutenção das estradas que dão acesso à travessia, em Celso Ramos. Conforme o Secretário Municipal de Obras, Danilo da Silva, foi feita a manutenção de cerca de 5 km de estradas e a substituição de cerca de 20 tábuas de madeira da estrutura física da Ponte Pênsil. O Vice-Prefeito Élcio Junior Pelozatto deu detalhes sobre as obras de melhorias. “Nós procuramos fazer a revitalização de um dos pontos turísticos da nossa cidade, a Ponte Pênsil, a qual estava em condições precárias de acesso, pelo lado de Celso Ramos. Utilizamos toda a frota de maquinário da Secretaria Municipal de Obras, com o acompanhamento do Secretário Danilo e assim fizemos a revitalização. Foi feito o alargamento das estradas utilizando escavadeira hidráulica e carregadeira, limpeza dos barrancos, abertura de boeiros que estavam trancados, colocação de cascalho nos pontos que precisavam de manutenção, pois haviam

sido danificados com a ação das chuvas e o roleamento das estradas”. Élcio Junior Pelozatto destacou que o acesso à Ponte Pênsil por meio das estradas celso-ramanenses está liberado, enfatizando que também foi realizada a revitalização da Ponte Pênsil, a qual está apta à usabilidade e visitação pela população de Celso Ramos e turistas. Sobre as ações contínuas de trabalho da Prefeitura Municipal de Celso Ramos por meio da Secretaria Municipal de Obras, o Prefeito Ondino de Medeiros destacou que uma das prioridades é realizar a manutenção das estradas e pontes do município, deixando-as em boas condições de trafegabilidade, de modo a garantir mais segurança aos usuários e visitantes do município. Já em relação à manutenção e revitalização das estradas e da Ponte Pênsil, o prefeito afirmou que a parte que compe-

Fotos: Divulgação/PMCR

te ao município de Celso Ramos foi feita. “A parte de Celso Ramos foi revitalizada e em contrapartida esperamos que o município de Campos Novos faça o mesmo, revitalizando o seu perímetro, o qual liga o município a Celso Ramos”.

Sobre a Ponte Pênsil Considerada um dos mais belos cartões postais e um dos principais pontos turísticos de Celso Ramos, a Ponte Pênsil (popular pinguela), foi construída e inau-

gurada em novembro de 2001. Possuindo 250 metros de extensão e chegando a suportar veículos de até 2.500 kg, transitando em apenas um sentido, a obra foi idealizada para substituir a antiga ligação rodoviária entre os municípios de Celso Ramos e Campos Novos, que na época ficou submersa com as obras da Usina Hidrelétrica Campos Novos. Com a restauração, a Ponte Pênsil possui plenas condições para a trafegabilidade de pedestres e veículos.

R$ 4,4 BILHÕES INVESTIDOS. São 178 obras em todo o estado para Santa Catarina ir mais longe. Os catarinenses estão ganhando mais qualidade de vida com a ampliação, recuperação e pavimentação de quase 30% da malha viária do estado. São obras que atraem investimentos, melhoram a competitividade de Santa Catarina e trazem mais mobilidade para as pessoas.

PAVIMENTAÇÃO DA SC-390, ENTRE ANITA GARIBALDI E CELSO RAMOS

PLANALTO

RESTAURAÇÃO DA SC-114, DE OTACÍLIO COSTA À BR-282

PLANALTO

PAVIMENTAÇÃO DA SC-120, ENTRE SÃO JOSÉ DO CERRITO E CURITIBANOS

PLANALTO

Acompanhe todas as obras em:

178obras.com.br


20

Ibiam

QUINTA-FEIRA, 10 DE AGOSTO DE 2017t

O Celeiro

Câmara de Vereadores de Ibiam Foi realizada na noite de terçafeira (08), sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Ibiam. Após a Presidente Marcia Gomes de Oliveira (PP), abrir os trabalhos e fazer a chamada de todos os vereadores que estavam presentes, foi lida a ata da sessão anterior pelo primeiro secretário, vereador Mauri Dissegna (PT), sendo aprovada por todos. Leram-se os expedientes recebidos e em seguida foram lidas pelo secretário, colocadas em votação e aprovadas duas indicações: - Indicação 021/17 de autoria do vereador Miguel Felicetti (PMDB), que sugere ao Poder Executivo, através da Secretaria de Obras que seja feita limpeza do pátio da empresa do Douglas, popular “Dunga”, no Parque Industrial. - Indicação 022/17 do vereador Clodomir Parise (PMDB), Sugere ao Poder Executivo, através da Secretaria de Obras seja feita a abertura de fossa para lixo orgânico, patrolamento e cascalhamento da estrada de acesso à propriedade do Sr. Silvio Parise, além da colocação de tubos no acesso a residência. Leu-se então o Requerimento 020/17 que requer que enviado Oficio ao Poder Executivo solicitando o encami-

nhamento à Câmara Municipal, de cópia do contrato celebrado entre o município de Ibiam e a empresa Lorisnei França, prestação de serviços no período de 02/01/2017 à 08/08/2017. Cópia das notas fiscais empenhadas, liquidação e ordem de pagamento dos serviços prestados pela empresa Lorisnei França e cópia do processo de dispensa de licitação ou do processo licitatório para contratação da empresa Lorisnei França para o período de 02/01/2017 à 08/08/2017. O Requerimento é de autoria do vereador Miguel Felicetti e foi aprovado em plenário. A Presidente Marcia Gomes de Oliveira nomeou os vereadores, José Henrique Ramos Moreira (PSD), Sérgio Ramos (PSDB), e Jocimar Tesck de Oliveira (PMDB) para comporem a Comissão Especial e encaminhou o Projeto de Lei 678/17 (Dispões sobre Abertura de Crédito Adicional e dá outras Providências) para que emitam seu parecer. A Presidente também nomeou os vereadores Irineu Salvadori (PDT), Daniel Andrique (PP) e Mauri Dissegna para comporem a Comissão Especial e encaminhou o Projeto de Lei 677/17 (Dispõe sobre o Plano Plurianual do Município de Ibiam, para os exercícios de 2018/2021 e

Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa/Câmara de Vereadores de Ibiam

dá outras Providências) para emitirem seu parecer. Não houve Ordem do Dia, na Palavra Livre, o vereador Jocimar parabenizou o vereador Clodomir pela indicação e comentou que a empresa do “Dunga” vai gerar muitos empregos então é importante que se efetive o serviço pela Secretaria de Obras da limpeza do pátio, também fez uma indicação verbal para o cascalhamento da última rua do Loteamento Santa Rita. Mauri Dissegna comentou e parabenizou a todos Epagri, Administração Municipal e Câmara de Vereadores pela parceria firmada na realização da Palestra sobre Gado e Agricultura com os agricultores de Ibiam. “Quero dizer que são ações

como essa que levam os nossos agricultores a conhecer mais tecnologias e também aprender mais sobre a área em que atuam”. Já o Vereador Daniel Andrique comentou que “Apesar das pessoas terem falado que a Administração não comemorou o Aniversário do Município, muitas vezes elas não observam a situação atual. “Não acredito que ninguém esteja necessitado de saúde, educação e estradas, pois o município vem atendendo a todos nesse quesito, um bolo todo mundo dá jeito em casa, desde que não falte o essencial para a população”. A próxima sessão do legislativo de Ibiam acontece na terça-feira, 15 de agosto, às 18h30min.

Assine “O Celeiro” (49) 3541-0597


O Celeiro

Vargem

uQUINTA-FEIRA, 10 DE AGOSTO DE 2017

21

Prefeitura mais próxima da comunidade Fotos: Divulgação/PMV

Administração Municipal lança em Vargem o Projeto “Prefeitura na Comunidade”. Com o intuito de aproximar a administração da população, a Administração Municipal de Vargem iniciou no sábado, 05, o Projeto “Prefeitura na Comunidade”. O roteiro foi aberto em Marodin e também envolveu as Comunidades de Boiadeiros, Gasperim, Fazenda dos Domingos, Carazinho e Seis Milhão. Nesse dia, vários serviços foram oferecidos em forma de mutirão, quando

todas as secretarias estiveram à disposição da população rural destas comunidades, informou a prefeita Milena Becher. “Prefeitura na Comunidade tem o intuito de envolver, aproximar o setor governamental da comunidade rural, facilitar o acesso das pessoas aos serviços, além de aproximar a população do nosso governo. Além de oferecer um mutirão de serviços, estamos colocando a administração a serviço dos nossos munícipes para que eles nos tragam suas demandas e necessidades. Propusemos então que todos os serviços possíveis de serem levados até a comunidade sejam prestados neste sentido de descentralização do governo”, explicou a prefeita Milena Becher. As comunidades foram divididas em grupos para receber os serviços, com transporte pela manhã e à tarde. Pelo Samae foram oferecidos os serviços de coleta e análise de água. A prefeita esteve presente com o gabinete móvel. Na Saúde foram oferecidos Testes Rápidos (hepatite, HIV, glicemia, pressão arterial), Odontomóvel, Vacinas do Sus, além da presença de Psicólogas, Fonoaudióloga, Fisioterapeutas e consultório médico. Pela chefia de gabine-

Assine “O Celeiro” (49) 3541-0597

te foram ofertados os serviços de Defensoria Pública, Iluminação pública, Defesa Civil e Cidadania. Na Agricultura, Diagnostico do Programa Caxambu, Regularização do CCIR, Bloco de Notas, Coleta e Análise de Solo. Na Educação, reunião com os pais, jogos recreativos, biblioteca móvel e discussão sobre transporte. Na Assistência Social, Emissão de Documentos, Programa Bolsa Família e orientações. No Setor de Obras, limpeza, manutenção de estradas e coleta de embalagens de agrotóxicos.


22

Publicidade

QUINTA-FEIRA, 10 DE AGOSTO DE 2017t

O Celeiro


O Celeiro

uQUINTA-FEIRA, 10 DE AGOSTO DE 2017

23

Agronegócio

Sensibilização pela preservação Central Redutora de Embalagens de Agrotóxicos abre as portas para visitação em 18 de agosto, Dia Nacional do Campo Limpo. Programação da ARARCAM também envolve concurso em escolas.

O Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) é a data para celebrar os excelentes resultados da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil, além de reconhecer os elos da cadeia do Sistema Campo Limpo (agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria fabricante e Poder Público). Comemorado anualmente em 18 de agosto, o DNCL faz parte do Calendário Nacional desde 2008 e é sinônimo de integração e sensibilização. Em torno dessa data, a celebração do DNCL é estendida às comunidades locais, por meio de ações comunitárias, concursos em escolas, palestras em universidades, entre outras ações, no intuito de levar à região do entorno das unidades de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas, reflexão, sensibilização e participação em atividades relacionadas à conservação do meio ambiente. Em Campos Novos, a Central Redutora de Embalagens de Agrotóxicos é administrada pela Associação das Revendas de Agrotóxicos da Região de Campos Novos (ARARCAM), que além de abrir as portas da Central para visitação em 18 de agosto, também desenvolve durante todo o ano, projeto de Educação Ambiental junto às escolas da rede municipal de ensino. Neste ano o concurso de redação (para alunos do 5º ano) e de desenho (para alunos do 4º ano), envolve seis escolas da rede pública e trata do tema “Resíduos Sólidos – Responsabilidade Compartilhada”. A premiação do concurso será entregue durante a programação do dia 18 na Central Redutora, sendo que os primeiros colocados em cada categoria receberão uma bicicleta. O responsável técnico e geren-

te da Central Redutora de Embalagens de Agrotóxicos, Engenheiro Agrônomo Marco Antônio Ubaldo Filho, fala sobre a iniciativa. “No programa de educação ambiental se fala sobre todo tipo de embalagem e todo tipo de resíduo sólido, porque o único lixo mesmo que a gente tem em casa é o lixo do banheiro, que não se pode aproveitar. Restos de comida se utilizam em compostagem, plástico, metal, e papelão, tudo é reciclável e o programa de educação ambiental fala sobre o tempo que isso demora no meio ambiente para decomposição. Fala também sobre toda a parte do meio ambiente, é um projeto que desenvolvemos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação há cerca de 5 anos. Inscrevemos a escola no programa, o professor recebe o material e desenvolve o projeto”. O Engenheiro Agrônomo também informou que em 2016 a Central Redutora recebeu 100 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos, mesma previsão para 2017. Em relação a 2014 e 2015, houve redução no número de embalagens recebidas, observou Marco. “Acabou diminuindo em relação a 2014 e 2015. Tem tecnologias novas que ajudaram a diminuir, mas a gente vê que ainda estamos com uma percentagem abaixo do que deveríamos receber. Ainda falta sensibilização e a fiscalização tem que ser mais eficiente. No Brasil é 94% de toda a embalagem que tem contato direto com o produtor que retorna para a Central. Na nossa região a gente não chega a esta realidade, eu acredito que Foto: Wilhiam Peretti/O Celeiro

Foto: Bruna Fagundes/O Celeiro

fica entre 60 e 70%, tem que melhorar”. A estrutura da Central de Campos Novos tem capacidade para receber mais embalagens e se estuda uma ampliação, a fim de reduzir os prazos de agendamento de entrega pelo produtor. Das embalagens de plástico tríplice-lavadas (rígidas), 95% podem ser recicladas. A Central recebe também as embalagens flexíveis, que não são laváveis e vão para incineração, assim como as de tratamento de sementes, que também são incineradas. O responsável técnico anunciou que é intenção da ARARCAM passar a receber também produtos impróprios na Central. “Até o final do ano queremos estar com a licença ambiental liberada para o recebimento de produtos impróprios, que são embalagens com restos e vencidos. Mas aí terá toda uma regra para destinação, tem que fazer um agendamento só para este tipo de produtos e só podemos receber do consumidor final, que é o produtor. Também não podemos receber misturas e o produto terá que ser devolvido com rótulo”, explicou Marco Ubaldo Filho. A Central Redutora abre a programação do dia 18 de agosto às 09hs da manhã e deve receber a visita aproximadamente 500 alunos.

Semana do Campo Limpo na Coocam A Cooperativa Agropecuária Camponovense também realiza em parceria com a ARARCAM, a Semana do Campo Limpo na Coocam. Trata-se do

Kalinka Françoise da Silva

recolhimento de embalagens vazias nas filias da cooperativa com uma agenda prédeterminada. A Engenheira Agrônoma da Coocam, responsável pela ação, Kalinka Françoise da Silva, reforça que a ação visa à sensibilização. “É uma forma de comemoração da Semana do Campo Limpo, nós fazemos um dia em cada filial, vamos até lá, orientamos o produtor, transportamos essas embalagens até Campos Novos e o recebimento é feito na Central Redutora pela ARARCAM. No dia da ação nas filiais, nós recebemos os produtores, orientamos, porque alguns ainda precisam de mais esclarecimentos. Essa ação da Coocam é muito importante porque o produtor se sensibiliza da necessidade da destinação correta das embalagens, a fim de evitar a contaminação do meio ambiente com resíduos de agrotóxicos. Então a Coocam tem essa preocupação de que a sustentabilidade realmente aconteça na prática”, reforçou Kalinka.

Confira a programação da Semana do Campo Limpo da Coocam:

Marco Antônio Ubaldo Filho

-14/08/2017 - SEGUNDA FEIRA: Recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos na Filial de LEBON RÉGIS. - 15/08/2017 - TERÇA FEIRA: Recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos na Filial de CURITIBANOS. - 16/08/2017 – QUARTA-FEIRA: Recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos na Filial de BARRACÃO / RS. As embalagens devem estar lavadas adequadamente e com as tampas separadas dos vasilhames.


24

Publicidade

QUINTA-FEIRA, 10 DE AGOSTO DE 2017t

O Celeiro

1491  

Jornal O Celeiro, Edição 1091 de 10 de Agosto de 2017.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you