Issuu on Google+

O Celeiro

O Celeiro

1

uQUINTA-FEIRA, 16 DE FEVEREIRO DE 2017

QUINTA-FEIRA, 16 de Fevereiro de 2017 . Campos Novos, SC . Ano XXV - R$ 4,00 , EDIÇÃO 1466

www.jornalceleiro.com.br

Tecnologias disponíveis ao homem do campo

uPágs. 22 e 23

uSaúde

uEducação

uComunidade

Volta às aulas: Pais devem estar atentos ao excesso de peso das mochilas. Ortopedista dá dicas.

Juvilde Padilha reforça necessidade de adequação do plano de cargos e salários para realização de concurso.

Procon reúne revendas e informa sobre preços do gás de cozinha praticados em Campos Novos.

Pág. 07

Pág. 13

Pág. 15

Foto: Felipe Götz

Coocam realiza 10º Dia de Campo em Barracão – RS.


2

Cotidiano

QUINTA-FEIRA, 16 DE FEVEREIRO DE 2017t

Editorial

A visibilidade e o fortalecimento do agronegócio Tão importante quanto investir em tecnologia, assistência técnica e melhorar os resultados no campo, é oportunizar que os produtores conheçam estas iniciativas de perto. A realização dos Dias de Campo, eventos já tradicionais organizados pelas Cooperativas de Campos Novos (Copercampos e Coocam) e da região (Copermap em Brunópolis), é uma excelente oportunidade para se informar sobre as principais novidades e conhecer as potencialidades do agronegócio. Preocupados em manter o produtor bem informado sobre os benefícios do uso da tecnologia na produção agrícola e como a realidade do campo mudou com a visibilidade e a força das cooperativas, os Dias de Campo se consolidam cada vez mais, apresentando as melhores empresas do setor e trazendo nomes reconhecidos nacionalmente para a realização de palestras sobre o que reservam as tendências de mercado e a influência do clima. Por meio dos Dias de Campos, o produtor tem referências para o planejamento de suas áreas de produção, visando produzir com maior precisão e eficiência, reduzindo custos e ampliando resultados. Além disso, o formato dos eventos potencializa a comunicação direta entre produtores, técnicos e pesquisadores, propiciando maior confiabilidade, valorizando o homem do campo e fortalecendo cada vez mais o agronegócio. Um eficiente método de difusão de tecnologias agropecuárias. Todos ganham com o Dia de Campo, que além de produtores também alcançam outros públicos. Uma verdadeira vitrine tecnológica do agronegócio. Por Antônia Claudete Martins - Editora Chefe

Coluna de Moda Por: Bethania Marin Nº 84 Contatos em redes sociais: Instagram: @bethania_marin, Blog: www.bethaniamarin.com, E-mail: contato@bethaniamarin.com, Facebook:https://www.facebook.com/sitebethaniamarin.

O jeans certo para cada tipo de corpo O jeans é e sempre será nosso melhor amigo! Clássico, estiloso e versátil, é a peça certa para vários looks, indo do mais básico até o mais elaborado. Hoje, já são vários modelos por aí, e para você escolher o certo e que mais combina com você, aqui vão algumas dicas! Quadril Largo: Jeans com muitos detalhes. bolsos e bordados aumentam o quadril, por isso, aposte nos modelos clássicos e simples.

Altas: Para quem é alta e tem pernas longas, a melhor escolha é um jeans com cintura baixa e dá até pra investir em um modelo boca de sino!

Para mostrar as curvas: O skinny é aquele modelo perfeito para quem quer um look sexy e cool! E também já é uma peça essencial no closet!

Programe-se: uSolenidade de Posse

Baixinhas: O jeans com corte reto nas pernas é o modelo certo para valorizar quem é mais baixinha! Tachas e muitos detalhes podem atrapalhar a produção, inclusiva usar a calça por dentro da bota, pois isso faz parecer mais baixa.

Plus Size: A cintura alta ajuda a dar mais segurança, além de ser moderna e aquela peça que combina com qualquer outra! Fuja dos modelos de cintura baixa e aposte no preto!

A Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense (Acircan) convida a todos para a posse da Diretoria e Assembléia Geral Ordinária. Dia: 17 de Fevereiro no Clube Camponovense. Horário 19h00: 1º Convocação, 19h30: Início da Solenidade. Eleição e Posse da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Coordenação de Núcleos Empresariais - Gestão 2017/2018. Ingressos na Acircan.

uFood Park Food Park Campos Novos. Dia 18 e19 de março. Local: Pátio Bernardon Móveis. 1º Encontro de Chef´s de Rua e 1º Beer Day, praça de alimentação formada por Food Trucks, programação artística e espaço kids.

Divulgue seu evento! Envie um e-mail para: oceleirocomercial@gmail.com. Jornal

O CELEIRO

Fundado em 25 de Junho de 1992 CNPJ: 12.188.377/0001-03 Caixa Postal: 96 CEP: 89620-000 - Campos Novos/SC Redação: redacaooceleiro@gmail.com Comercial: oceleirocomercial@gmail.com Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com Skype: jornaloceleiro - Facebook: OCeleiro.cn Edição Digital/Issu: http://issuu.com/jornaloceleiro

EXPEDIENTE

CIRCULAÇÃO

Diretor: Alexandre Alvadi Di Domenico Editora Chefe: Antonia Claudete Martins Jornalista: Felipe Götz - JP 03410 SC Assinaturas: Ana Carolina Pereira Diagramação/Arte: Wilhiam Rodolfo Peretti Fechamento da edição: às terças-feiras à tarde

Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos, Celso Ramos, Ibiam, Monte Carlo, Vargem e Zortéa.

Impressão: Gráfica Araucária/Lages-SC Tiragem: 1.500/Exemplares/Semana

O Celeiro

Fone: (49) 3541-0597

As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

Associado à Associação Catarinense de Jornais Periodicidade Verificada pela Abrajori Brasília (ACJ) Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan) Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).


O Celeiro

uQUINTA-FEIRA, 16 DE FEVEREIRO DE 2017

Publicidade

3


4

Geral

QUINTA-FEIRA, 16 DE FEVEREIRO DE 2017t

Curtas

O Celeiro

Seletiva oficial da Companhia Municipal de Teatro é na segunda-feira Marcada para segunda-feira, 20 de fevereiro, a seletiva oficial da Companhia Municipal de Teatro de Campos Novos, um novo projeto desenvolvido pela Biblioteca Pública Municipal e Fundação Cultural Camponovense. A seletiva acontece às 09h30min e às 14hs na Biblioteca. Conforme a coordenadora de projetos da Biblioteca Pública Municipal, Roscely Scheffer Silva, a professora de teatro Liliane Almeida, está

percorrendo as escolas de Campos Novos nesta semana para pré-selecionar alunos de 05 a 15 anos de idade, que vão participar da seletiva oficial. Cerca de 250 alunos serão pré-selecionados para a seletiva. A proposta inicial é a participação dos selecionados em oficinas de teatro e contação de histórias. Esses alunos serão observados durante as oficinas, para que ocorra a escolha dos que irão integrar a Companhia Municipal de Teatro.

PM realiza apreensão de cigarros contrabandeados Uma Mega apreensão foi realizada pela Polícia Militar de Campos Novos na tarde de sexta-feira, 10 de fevereiro, no Bairro Aparecida. Conforme o Comandante da Terceira Companhia da PM, Tenente Rodrigo Pedroso, a ação resultou numa apreensão de 400 a 500 mil maços de cigarro contrabandeado. O contrabando foi localizado dentro de quatro veículos e na casa do morador no Bairro Aparecida, E.R.M de 28 anos, na rua Erval do Oeste. O homem foi preso em flagrante após fugir da PM, na região do Distrito Industrial. O acusado dirigia o caminhão Iveco, placas MGX

0343 de Jaraguá do Sul, que tombou às margens da via. Dentro do veículo que tinha registro de roubo, a PM encontrou grande quantidade de cigarro contrabandeado. Na casa do acusado, os policiais localizaram outros três carros, todos carregados de cigarros. Segundo Pedroso, os veículos têm sinais que são clonados, com adulteração das características. Além da quantidade gigantesca de cigarros apreendida e dos quatro veículos, foram apreendidos aproximadamente R$ 150 mil, um revólver calibre 38, munições, 4 celulares e radiocomunicadores.

Fiscalização é ampliada para coibir furto de gado na região Na tarde desta segunda-feira, 13, por volta das 14hs, a Polícia Civil, com o apoio da Vigilância Sanitária do Município de Campos Novos, cumpriu um mandado de busca e apreensão em um estabelecimento comercial situado na região central da cidade. O trabalho realizado teve por objetivo a verificação da eventual venda de produtos sem origem, especialmente, carnes e seus derivados, o que configura o crime previsto no art. 7º, IX, da Lei n°

8.137/90. No local, nada de ilícito foi encontrado (não foram localizados produtos sem inspeção), ou seja, o estabelecimento vistoriado está atuando de acordo com o que prevê a legislação vigente. A fiscalização faz parte de um programa de ações que serão desenvolvidas pela Polícia Civil, em conjunto com a Vigilância Sanitária e CIDASC, com a finalidade de coibir o furto de gado na região, haja vista que grande parte dos animais subtraídos, acabam sendo abatidos e comercializados ilegalmente.


O Celeiro

Variedades/Artigo

uQUINTA-FEIRA, 16 DE FEVEREIRO DE 2017

5

Coluna Semanal

Nossa História em Fotos

Cuidados com Pets

Foto: Benito Zandoná

Vanessa Barcarolo Médica Veterinária - CRMV-SC 5411

A importância da vacinação em cães

Na década de 20 este era o Clube Democrata, na década de 40 foi o 1º Colégio das Freiras. No local, hoje é a Prefeitura Municipal de Campos Novos.

Receita da Semana Pastel de forno Ingredientes u2 xícaras (chá) 200g de farinha de trigo integral; u½ xícara (chá) de farinha de aveia; u½ xícara (chá) de fubá; u1 colher (chá) sal marinho; u½ xícara(chá) de óleo de coco ou manteiga ghee (temperatura ambiente / líquido); u1/4 xícara (chá) de água morna; óleo para untar; farinha extra para untar e polvilhar.

Modo de Preparo Em um recipiente peneire junto: a farinha de trigo integral, a farinha de aveia, o fubá e o sal. Distribua uniformemente o óleo de coco sobre as farinhas peneiradas. Com as pontas dos dedos misture a gordura e as farinhas. Aos poucos, adicione a água morna e trabalhe com a massa até ficar lisa e homogênea. Faça um retângulo, cubra com filme plástico e deixe descansar por aproximadamente 2 horas. Pré-aqueça o forno à 180ºC, unte uma forma com óleo e farinh e reserve. Prepare o recheio de sua escolha, coloque-o na geladeira. Em uma superfície lisa, polvilhe um pouco de farinha e abra a massa na espessura de 2mm e corte discos com 10 a 15cm de diâmetro. Sobre a metade de cada disco, coloque de 2 a 3 colheres do recheio, deixando uma margem de aproximadamente 1 dedo para poder fechar a massa. Antes de fechar, umedeça a margem com água e dobre a metade (sem recheio) sobre o recheio. Una as laterais com a ponta dos dedos e depois pressione os dentes do garfo para finalizar e decorar. Disponha os pasteis sobre a assadeira untada, deixando o espaço de pelo menos 1 dedo entre eles. Asse até a massa estar dourada, aproximadamente 15 minutos.

A vacinação é a melhor forma de proteger os cães contra doenças infecciosas, causadas por vírus, bactérias e outros microorganismos. Antes de receber a vacina, o veterinário deve fazer um exame clínico para verificar se o cão está saudável e apto a receber a vacina. Nos filhotes a vacinação inicia-se aos 45 dias de idade, pois até esta idade tem a imunidade herdada da mãe. Os cães adultos que nunca foram vacinados ou os filhotes devem receber 3 doses de vacina múltipla ( com intervalo de 20 a 30 dias entre elas) e uma dose de vacina antirrábica. Ambas as vacinas (v10+ raiva) devem ser refeitas todo ano. A vacina múltipla (v8-v10) protege os cães contra 7 doenças: cinomose, coronavirose, parvovirose (vírus que causa diarreia e vômito), hepatite infecciosa, leptospirose, além de influenza e do adenovírus, que são patógenos virais do sistema respiratório. Além dessas vacinas obrigatórias , é possível imunizar o cão contra a traqueobronquite (tosse dos canis), giárdia e leishmaniose ( zoonose de alta gravidade). As vacinas podem causar reações adversas como dor no local, febre e sonolência. Se o animal tiver uma reação alérgica mais forte (choque anafilático) é importante leva- ló ao veterinário. Os cães só devem passear na rua após 15 dias da última dose da vacina múltipla. Antes de acabar o esquema vacinal, evite contato com cães que você desconheça a procedência ou que não estejam vacinados. Em relação à qualidade, sempre opte por vacinas éticas (importadas), estas são armazenadas em geladeira com temperatura controlada entre 2 e 8 graus, e são aplicadas somente por médicos veterinários. As vacinas nacionais são encontradas em agropecuárias e aplicadas por leigos (vendedor ou balconistas) e muitas vezes não tem um controle rígido de temperatura. A vacinação é de extrema importância para a saúde do cão, evitando a ocorrência de doenças infecciosas, que podem levar a morte ou causar sequelas graves e irreversíveis.

Fonte: www..natue.com.br

Como Fazer

Dica de Leitura

Jango e Eu - (Joao Vicente Goulart) Aos 7 anos, João Vicente, filho de Jango e de Maria Thereza, foi, junto com a irmã Denize, testemunha e vítima das circunstâncias que levaram a família ao exílio. Agora, mais de 50 anos depois, João recupera as memórias de um período turbulento, desde a vida no Uruguai, onde foi alfabetizado, até a idade adulta. Neste inventário afetivo da família Goulart, o registro histórico se relaciona ao pessoal. A incerteza, a falta de notícias, a difícil adaptação ao cotidiano uruguaio. O terrível momento no qual ficou claro que o golpe era muito mais do que uma quartelada – e que duraria décadas. O avanço dos governos totalitários nas Américas. O fim da relativa liberdade com a queda da democracia uruguaia, no início da década de 1970, e a subsequente mudança dos Goulart para a Argentina. Os encontros com Paulo Freire, Glauber Rocha, Juan Domingo Perón, entre outros amigos ilustres de Jango. Mais do que um livro de memórias escrito pelo filho de João Goulart, este é um valioso registro sobre as consequências da perda das liberdades individuais e um lembrete para ficarmos sempre atentos aos rumos políticos do país, de maneira a assegurar a manutenção da democracia.

Sessões de Cinema

Fonte: www.zoom.com.br.

VIDEIRA - Videira Shoping

LAGES - Arcoíris Marrocos

uO Chamado 3 - 2D - Dub. Todos os dias às 17h00 e 21h30; uCinquenta tons mais escuros - 2D - Dub. Qui, Seg, Ter, Qua. às 16h20, 18h50 e 21h20; Sab, Dom. às 14h00, 16h20, 18:50 e 21h20; Sexta às 16h20 e 1h:50; uCinquenta Tosn mais escuros - 2D - Leg. Sexta às 21h20; uA Bailarina 3D - Dub. Todos os Dias às 15h00; uResident Evil:O Capitulo Final - 3D - Dub. Todos os Dias às 19h15.

uCinquenta Tons Mais Escuros - Dub. Quarta às 17h00 e 20h30; uMinha Mãe é uma Peça 2 Quarta às 20h30;

FRAIBURGO - Grupo Cine uCinquenta Tons Mais Escuros - Dub. Quin. às 18h45 e 21h15; Sex. às 18h45; Sáb e Dom. às 18h45 e 21h15; Seg. Ter. e Qua. às 18h45 e 21h15; uCinquenta Tons Mais Escuros - Leg. Sex. às 21h15; uLego Batman - O Filme - 3D - Dub. Qui. Sex. às 16h30; Sáb. Dom. às 14h15 e 16h30 Seg. Ter. e Quar. às 16h30;


6

Geral

QUINTA-FEIRA, 16 DE FEVEREIRO DE 2017t

O Celeiro

Lucas Cesa toma posse como presidente da CDL positada pelos associados em sua pessoa. “Estou ciente da enorme responsabilidade em dar prosseguimento ao ilustre trabalho realizado pelos outros presidentes. A CDL é uma das entidades mais importantes e respeitadas da nossa cidade e nossos trabalhos foram iniciados ainda no mês de agosto, quando fomos em busca da nova diretoria e precisamos pensar no comércio como um todo, vamos trabalhar com

todos os setores. Temos o desafio de construir uma CDL mais forte, mais respeitada e daremos apoio e suporte ao comércio”, afirmou. A CDL conta com mais de 400 associados e tem um amplo portfólio de serviços ofertados. Além do ato de posse, o evento contou com um show de stand -up comedy e show com a banda Johnny Size. Fotos: Felipe Götz

Lucas Cesa Presidente do CDL Campos Novos

Evento especial contou com show de stand-up e apresentação musical. Eleita em novembro de 2016, a nova diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Campos Novos, tomou posse na quinta-feira, 09 de fevereiro, em evento na South Music Hall. Eleita para o biênio 2017/2018,

a nova diretoria que já está trabalhando desde o dia 1º de janeiro, tem como presidente Lucas Cesa e vice-presidente Altair Granzotto. O ato de posse da diretoria contou com a presença de associados da CDL e representantes de Câmaras da região. Deixou a presidência da entidade, a empresária Dalva Bebber. Lucas Cesa enalteceu a honra em presidir a CDL e agradeceu a confiança de-

Confira quem faz parte da nova diretoria: Presidente – Lucas Cesa; Vice Presidente – Altair Granzotto; Diretora de SPC – Silvia Besen; Diretor Secretário – Reginaldo Del Castanhel; 1º Diretor Financeiro – Silvio Kemer; 2º Diretor Financeiro – Alexandre Rossa Ribeiro; Diretora Comercial – Grazieli Lorenzoni; Diretoria Assessoria de Imprensa e Comunicação: Annie Binotto Murakami; Diretor Jurídico – Maike Fagundes; Diretores de Esportes: Luiz Carlos Recalcatti e Giovani Iarrocheski; Diretora Aperfeiçoamento Profissional: Maria Eduarda Zoldan Arruda; Diretor de Inovação e Tecnologia: Marcos Giovani da Silva; Diretor de Eventos: Antônio Chiochetta; Diretora de Integração: Manoela Retori; Diretoras de Agronegócios: Sidreana da Silva e Leticia Silveira; Diretor para assuntos tributários: Fernando Semin; Diretor de FCDL – José Valdomiro Pinheiro; Conselho Fiscal: Jandir Antônio Zonta, Zeide Gris, Vilmar Matté. Conselho Diretor : Dalva Bebber, Janio Pereira e Marlene Martins de Souza.


O Celeiro

Saúde

uQUINTA-FEIRA, 16 DE FEVEREIRO DE 2017

7

Volta às aulas: pais devem estar atentos ao excesso de peso das mochilas Ortopedista alerta não só para o peso, mas também para a mochila ideal, prevenindo dores nas costas e problemas nas articulações. Prevenção nunca é demais. O retorno das aulas traz, entre outras preocupações, a precaução com o excesso de peso das mochilas. Conforme o ortopedista e traumatologista Raniero Magnobosco Laghi, que presta atendimento na Multimedi Clínica de Especialidades Médicas, a Organização Mundial da Saúde estima que 85% da população mundial sofrem ou sofrerão com algum tipo de dor nas costas, principalmente dores lombares. Um dos fatores que contribui para esta estimativa pode ser prevenido a partir da infância, evitando o excesso de peso na mochila escolar, que pode levar à má postura e problemas em articulações. O recomendado é de até 10% do peso do estudante. “De uma maneira geral a gente nunca deveria carregar numa mochila mais que 10% do nosso peso corporal, principalmente se associarmos esse peso à má postura que é comum principalmente nos pré-adolescentes e adolescentes, a chance de lesionar a coluna é muito grande”, alertou Dr. Raniero. Na maioria das vezes, as crianças nem percebem o excesso de esforço para levar as mochilas. Cabe, portanto aos pais e à escola, a solução para tornar a mochila mais leve. O ortopedista deixa algumas dicas. “Uma das medidas é a escola disponibilizar armários para os estudantes guar-

darem esse material pesado, ou seja, os alunos levariam somente aqueles livros e cadernos que usariam para atividades em casa. Outra possibilidade, que talvez não se reflita tanto no nosso meio por causa da condição financeira, seria os alunos terem material diferenciado para uso pela internet, como CDs. interativos, por exemplo, ou até mesmo as gráficas utilizarem um material mais leve na fabricação do material escolar”. Além de prevenir o excesso de peso, os pais também devem se preocupar em comprar mochilas adequadas para os filhos utilizarem. “A mochila ideal deve ser o mais leve possível, não pode em momento algum pesar mais que meio quilo. Às vezes os pais vão lá e compram aquelas bonitas, coloridas, cheias de ferros e luzes,

Raniero Magnobosco Laghi

Imagem: Divulgação

só que tudo isso aumenta o peso das mochilas”, orientou. Mochilas com rodinhas ou com alças? O profissional é enfático ao afirmar que as crianças devem utilizar mochilas com alças. “Sempre com alça, teoricamente não importaria nem o tamanho das crianças. O ideal das mochilas é elas terem as duas alças, acolchoadas e confortáveis e com pelo menos 4cm de largura. A mochila também deve ter a alça que vai presa na altura da barriga, que proporciona a divisão do peso em relação ao ombro e região lombar. E ainda: a mochila deve ter várias repartições e com isso o peso seria distribuído em todas as partes. Quanto à mochila de rodinhas, se por ventura a criança tiver que atravessar escadas, está contra indicada, por dois motivos: primeiro é geralmente mais pesada que a de alças e a criança terá que puxar com um braço só, o que vai forçar ainda mais a coluna. Então a mochila de rodinha provoca má postura e se tiver que ser erguida do chão,

aí não tem sentido nenhum utilizar”. Se a criança ou adolescente realmente necessitar carregar livros mais pesados, o ideal é acondicioná-los na mochila o mais próximo possível das costas. Além disso, as alças devem ser reguláveis para que a mochila fique bem rente ao corpo e 5 cm acima da linha da cintura. Outra orientação é que os pais estejam atentos às queixas dos filhos. “Os pais deve dar importância às queixas da criança quanto às dores nas costas. Estes primeiros sintomas são extremamente importantes, porque a criança está dizendo pra gente, olha está ruim e ela precisa ser examinada, a fim de descobrir se é má postura, excesso de peso da mochila ou algum outro problema”, concluiu o ortopedista. E é bom reforçar que as consequências causadas pelo excesso de peso não afetam somente jovens estudantes. Os adultos também podem sofrer com o uso de mochilas ou bolsas pesadas demais.


8

Empresarial

QUINTA-FEIRA, 16 DE FEVEREIRO DE 2017t

O Celeiro

“Laboratório Becker: Há 40 anos cuidando da sua saúde” Foto: Felipe Götz

Com este slogan e profissionais especializados, o Laboratório de Análises Clínicas comemora 40 anos neste mês de fevereiro. Fundado em 1º de fevereiro de 1.977, ao completar 40 anos, a equipe do Laboratório de Análises Clínicas Becker renova a missão de realizar exames laboratoriais com qualidade, excelência e precisão, tendo o reconhecimento da sociedade e proporcionando um atendimento humanizado, eficiente e seguro. O laboratório foi fundado com a denominação inicial de Laboratório Clínico Patológico Martins Ltda. Em julho de Ana Carla Becker, João Carlos Rossa Becker e Carlos Vicente Becker

1983, foi adquirido pelo atual proprietário João Carlos Rossa Becker, Bioquímico Farmacêutico, formado em 1979 pela Universidade Federal de Santa Catarina e a empresa passou a ter a atual denominação. João Carlos recorda que na época a coleta, análises e preparação de todo material reativo, eram praticamente de forma “artesanal”. “Nesta época a gente iniciou também com o serviço de atendimento aos dois hospitais do município, o Dr. José Athanázio e Santa Brígida. Fazíamos plantão, foi um período de muito trabalho, até porque neste iní-

FISK CAMPOS NOVOS Tel.:

3541-2930

Rua Duque de Caxias, 151

cio não tínhamos mão de obra, tinha que preparar. E não era só a mão de obra, as dificuldades existiam em todos os sentidos. Hoje a facilidade é muito grande, existem reativos prontos, equipamentos que fazem praticamente tudo. Na época a gente fazia tudo no laboratório, a coleta, todos os preparativos de reativos e a limpeza do material. Todos os reativos utilizados eram preparados no laboratório, quase não existia nada pronto e o que existia era muito caro. Eu tinha que preparar tudo, testar, fazer o controle de qualidade para posteriormente fazer as análises. Era quase “artesanal”. O despertar da paixão pela profissão de bioquímico nasceu do trabalho com o farmacêutico Adelar Amantino Antunes, que também trabalhou com análises clínicas, contou João Carlos. “Foi

uma pessoa que me inspirou a amar esta profissão de farmacêutico e bioquímico”. Mesma paixão que foi despertada por João nos filhos Carlos Vicente Becker e Ana Carla Becker, que hoje administram e prestam serviços no laboratório. “Hoje está nas mãos dos meus filhos, eu me aposentei e o Vicente e a Ana assumiram. O sentimento é de missão cumprida, sempre me dediquei à profissão, sempre fiz aquilo que gostava, com muito amor e sempre procurei atender bem às pessoas, independentemente de condições financeiras dos clientes”. O Laboratório Becker é filiado à Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) e ao Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), que através do controle de qualidade, atesta os serviços oferecidos à população. Com mão de obra especializada, profissionais altamente qualificados, a empresa investe constantemente em treinamentos para atender as necessidades e demandas de seus clientes. Todos os serviços laboratoriais em análises clínicas são disponibilizados. “A gente oferece todos os exames. Existe a rotina que é feita aqui no laboratório e os terceirizados, mais elaborados são encaminhados. E durante todo este período atendemos o hospital também”, concluiu João Carlos. O Laboratório Becker está situado há 40 anos na Rua Coronel Lucidoro, Centro de Campos Novos com o compromisso de evoluir constantemente e oferecer o que há de melhor em seu campo de atuação e prestação de serviços.


O Celeiro

Educação

uQUINTA-FEIRA, 16 DE FEVEREIRO DE 2017

9

Alimentação escolar quer chegar a 100% de produtos de CN na agricultura familiar Foto: Wilhiam Peretti

Chamada pública e licitação para aquisição de alimentos destinados à merenda escolar na Rede Municipal de Ensino já foram realizadas. Responsáveis pelo setor garantem qualidade e orientação na manipulação correta e para preparo das refeições. Na última sexta-feira, merendeiras que atuam nas Escolas da Rede Municipal de Ensino, receberam capacitação sobre boas práticas de fabricação, higiene e manipulação de alimentos. A capacitação aconteceu no Centro de Treinamento – Cetrecampos, numa parceria do município com a Epagri e reuniu cerca de 60 pessoas. As orientações integram a proposta da oferta de uma alimentação de qualidade às crianças que frequentam a Rede Municipal de Ensino na Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio. Na capacitação além das profissionais do Setor de Alimentação Escolar do Município, colaboraram os profissionais da Epagri, André Sarturi, Neide Corrêa dos Santos Durini e Ezequiel Nunes. A reportagem do Jornal O Celeiro conversou com as responsáveis pelo Setor de Alimentação Escolar, Odete Tormen Jacomel – Gerente de Alimentação Escolar, Ana Carolina Viel Matté – Nutricionista da Merenda Escolar e Inara Durigon Surdi – Auxiliar Administrativa do Setor. A nutricionista Ana Carolina, explica que a aquisição de alimentos para a merenda escolar é feita por semestre em duas modalidades, chamada pública para aquisição de produtos da agricultura familiar e licitação para compra dos demais produtos alimentícios. Na chamada pública é obrigatória a aquisição de no mínimo 30% de produtos da agricultura familiar, porém a proposta é chegar a 100% dos produtos deste setor em Campos Novos. “Vamos já receber mais de 30%, mas o objetivo é atingir os 100% da verba federal com a agricultura familiar. Só vai depender na verdade dos agricultores se organizarem e

Ana Carolina Viel Matté , Odete Tormen Jacomel e Inara Durigon Surdi

ter uma produção variada, se todos produzirem o mesmo produto fica impossível. A adequação teria que ser também na parte de panificação, doces de frutas e massas. Cada agricultor pode entregar R$ 20 mil por DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), então R$ 20 mil de pão, por exemplo, é pouca quantidade, são poucas entregas, tendo espaço para outros produtores entregarem. Então nós precisamos de uma variedade maior de produtos. Todos os produtos, porém, vem de Campos Novos pela chamada pública”, informou a nutricionista. Além da DAP, retirada na Epagri, o produtor que queira participar da chamada pública também deve possuir o bloco de produtor rural. A fim de incentivar o produtor a diversificar a sua produção, reuniões mensais serão realizadas numa

parceria entre o Setor de Alimentação, Secretaria Municipal de Agricultura e Epagri. Já a licitação é aberta, empresas interessadas tanto de Campos Novos, como de outros municípios podem participar. E para garantir a qualidade dos produtos fornecidos, o Setor de Alimentação faz a análise das amostras dos alimentos fornecidos e na última semana houve reprovação de alguns itens, desclassificando algumas empresas com a chamada da segunda colocada, procedimento que deve atrasar em alguns dias, a entrega de alguns alimentos às escolas. Ana Carolina Viel Matté reforça ainda que o cardápio fornecido às merendeiras foi elaborado com base no censo de matrículas de 2016 e inclui todas as dietas voltadas a crianças que sofrem de algum tipo de intolerância alimentar. A novidade Foto: Divulgação/PMCN

Capacitação sobre boas práticas de fabricação, higiene e manipulação de alimentos

este ano é que a administração também irá fornecer o tipo de leite adequado para cada idade na educação infantil. “É elaborado o cardápio para cada faixa etária e levando em consideração a questão de crianças que tem algum tipo de intolerância alimentar, são portadores de diabetes ou possuem colesterol alto. Na ficha de matrícula os pais já informam se o filho tem alergia ou intolerância a algum tipo de alimento ou outros problemas de saúde. E esse ano a novidade é que pela primeira vez na merenda escolar, as crianças da educação vão receber o leite apropriado para cada fase, é um produto bem caro, mas será fornecido pela administração”, enfatizou a nutricionista. A proposta da administração declarou a Gerente de Alimentação Escolar, Odete Tormen Jacomel, é a prevenção por meio da oferta de uma alimentação de qualidade. Crianças do ensino fundamental recebem uma refeição por período, ensino infantil quatro refeições, do pré-escolar recebem duas refeições e crianças do Projeto Mais Educação, recebem três refeições diárias. A nutricionista Ana Carolina reforçou ainda que a escola pode contribuir por meio da merenda, para a reeducação alimentar. “Fornecendo alimentos que sejam saudáveis, para que a criança adquira o hábito, desde o tempero e a questão do açúcar, controlando a quantidade. Na escola vai acabar formando o paladar das crianças, a escola pode contribuir para uma reeducação alimentar. É preciso também sensibilizar os professores e pais para que isto aconteça. Na escola é proibido levar lanche de casa. A gente tenta sempre resgatar os hábitos alimentares, por exemplo, polenta, a quirera, aipim, a batata doce, trazer esses alimentos que hoje muitas crianças nem conhecem. Conhecem o que? miojo!”. E para atender a demanda das escolas municipais, o Setor de Alimentação Escolar também contará com mais uma nutricionista. O investimento na merenda escolar na Rede Municipal de Ensino fica próximo a R$ 1 milhão no primeiro semestre de 2017.


10

Geral

QUINTA-FEIRA, 16 DE FEVEREIRO DE 2017t

O Celeiro

Zancanaro diz que recebeu prefeitura com pouco mais de R$ 5 mil líquidos em caixa Queda estimada no orçamento de 2017 é de R$ 6 milhões e esclareceu que dos R$ 5,6 milhões deixados em caixa pela administração passada, restaram pouco mais de R$ 5 mil em recursos líquidos, tendo 95% da verba comprometida com despesas já previstas. O prefeito Silvio Alexandre Zancanaro esclareceu os motivos do contingenciamento de 20% no Orçamento do Poder Executivo Municipal do exercício de 2017. O contingenciamento foi determinado por meio de decreto, número 7.676 de 01 de fevereiro e vai abranger todos os setores da prefeitura. Conforme Zancanaro, o município de Campos Novos fechou o ano de 2016 com saldo em conta de R$ 5,6 milhões, porém, quase a totalidade destes valores, 95%, estão comprometidos com despesas já previstas. “Realmente fechou o ano passado com um saldo em conta de R$ 5.599.044,00, porém este saldo não é disponível, está com mais de 95% dos valores comprometidos. Ou seja, nós temos um passivo a pagar, obrigações a pagar de R$

5.593.562,00, sobrando uma liquidez de R$ 5.481,00. Essas obrigações são projetos que já tinham sido executados, como asfaltos, recapeamento, pavimentações, passeios, praça, reforma de praça, ampliação da Escola da Barra do Leão. Então esses investimentos que foram realizados já estavam com o dinheiro comprometido e foram assumidas propriamente ditas estas circunstâncias de pagamento. Fora isso nós temos também, R$ 1.792.000,00, que são os precatórios que temos que pagar ao longo de 2017. Então para esclarecer à sociedade que recebemos a prefeitura com R$ 5.481,00, disponíveis, ao invés dos R$ 5,6 milhões”, informou o prefeito. Com base nesta realidade e também levando em conta a crise financeira que o país enfrenta, técnicos da prefeitura fizeram uma nova projeção de receita e despesa para o ano de 2017, com base em levantamento das finanças do município nos últimos 3 anos. Com esse estudo, a previsão orçamentária que hoje está R$ 115,9 milhões não deve ser atingida em 2017, com estimativa de queda de 5,8%, ou seja, cerca de R$ 6 milhões de reais. Da mesma forma, os técnicos realizaram o levantamento das despesas, que devem ficar

acima do previsto, estimando um déficit de R$ 8 milhões. “As despesas previstas são de R$ 108.443.000,00, só que aí há um outro agravante, nós projetando novamente as despesas elas ficarão em torno de R$ 118 milhões pelo histórico levantando dos três últimos anos, corrigidos, ou seja, nós temos aí quase R$ 8 milhões de diferença de despesas, um déficit de R$ 8 milhões. Por isso a necessidade de readequarmos as nossas ações. A LOA (Lei Orçamentária Anual), tinha uma previsão de investimentos de R$ 7 milhões e se nós pegarmos a diferença da receita e a despesa projetada, nós teríamos uma diferença muito impactante, não teríamos dinheiro para investir. Diante desta análise, desse nosso planejamento, fizemos um decreto estabelecendo o contingenciamento de despesas no orçamento de até 20% em cada secretaria”, esclareceu Silvio Alexandre Zancanaro. O prefeito ressaltou, porém, que os cortes não atingem as despesas obrigatórias, tais como salários de servidores, encargos patronais, as despesas com o mínimo da saúde e da educação, entre outras. As decisões são gerenciais, para or-

Foto: Antonia Claudete Martins

Alexandre Zancanaro

ganizar e manter as secretarias, ressaltou o prefeito. Cada pasta será orientada em que setores poderão reduzir despesas operacionais, a fim de garantir uma economia e equilibrar as finanças até o mês de junho de 2017. “A previsão é que nos 6 primeiros meses nós já recuperarmos o poder de investimento. A nossa meta é até a metade do ano, em junho, fazermos uma reavaliação para podermos liberar alguma coisa aos secretários”, estimou Zancanaro.


O Celeiro

Opinião/Variedades

uQUINTA-FEIRA, 16 DE FEVEREIRO DE 2017

Política x Economia Depois de um longo e tenebroso inverno, a economia, indiscutivelmente, vem apresentando sinais positivos. A inflação de janeiro foi a menor desde 1979, as contas públicas estão sendo enxugadas, apesar de alguns Estados estarem falidos; os juros continuam caindo e o ambiente geral de negócios é de expectativa positiva. A retomada do crescimento, de forma mais contundente, deve ocorrer a partir do segundo semestre. Mas no campo político, as notícias andam na contramão do que ocorre na seara econômica. No Planalto, no Congresso e no próprio Judiciário a movimentação é escancarada no sentido de apagar as luzes da Lava Jato. Não por acaso, o ministro Edson Fachin, novo relator dos processos atinentes à força-tarefa no STF, aceitou o pedido de inquérito contra os senadores Renan Calheiros e Romero Jucá, e o ex-presidente José Sarney, trinca dourada do PMDB. O partido pilota as manobras e rasteiras que visam a ferir de morte as investigações. Aí estão Edson Lobão na presidência da CCJ do Senado e Renan na liderança da legenda na Casa. Nesta batida, a tendência é a temperatura subir, gerando novos e delicados conflitos entre a banda boa do Judiciário e a classe política do Sul do Mundo. Resta ajoelhar e rezar para que a economia sobreviva à contaminação a partir do ambiente político.

Sintonia O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (PMDB), aproveitou a inauguração da reforma e ampliação da Escola de Educação de Básica Paulo Bauer para colocar em dia a agenda do município com o governador Raimundo Colombo (PSD). A cada dia que passa aumenta a sinergia entre os dois. A expectativa é de parceria tanto no campo político quanto no administrativo na atualidade e com perspectivas futuras.

Blocos na rua Logo no vácuo do lançamento da candidatura de Gelson Merísio ao governo do Estado pelo PSD, o PMDB definiu um calendário de mobilizações. Na próxima segunda, estarão juntas as bancadas estadual e federal, mais Eduardo Moreira, Dário Berger, Casildo Maldaner e Paulo Afonso Vieira. Em março, a movimentação sai da cúpula e ganha o Estado. O PMDB vai reunir todos os seus prefeitos e vice-prefeitos. A cada novo encontro, repete-se o mantra: o partido terá cabeça de chape em 2018.

Morde-assopra Enquanto Gelson Merísio lidera a movimentação anti -PMDB no Estado, o governador Raimundo Colombo afaga a turma do Manda Brasa. Até porque deseja preservar maioria folgada na Assembleia durante o ano.

11

Reta final Hoje tem reunião do Colegiado estadual, em Lages. A informação é a de um evento preparatório para planejar o “último ano” do governo Raimundo Colombo. As conversas entre as autoridades só acabarão amanhã, dia 16.

É barra Erguida na gestão do ex-prefeito Edson Renato Dias, o Piriquito, a passarela da Barra, em Balneário Camboriú, originou uma ação do MPF e da PF que foi chamada de Trato Feito. Várias cabeças coroadas da prefeitura, à época, foram detidas ou levadas coercitivamente para depor. Para o MP, havia se formado ali uma “organização criminosa”. Mas o político do PMDB passou incólume.

Furo Agora, o TCE decidiu, por unanimidade, converter em tomada especial de contas o resultado de uma auditoria minuciosa sobre a obra. A corte de contas responsabiliza Piriquito e outras seis pessoas “solidariamente”. Os envolvidos estão sujeitos a pesadas multas e sanções administrativas, pois foram constatadas irregularidades na aplicação de R$ 8 milhões na obra, que custou mais de R$ 30 milhões.

Com a Adjori você fala com todo o Estado

www.adjorisc.com.br twitter.com/adjorisc

facebook.com/Adjorisc

(48) 3298-7979

~~~~~~~~~~~~~~~~HORÓSCOPO SEMANAL~~~~~~~~~~~~~~~~ Áries

20/03 a 20/04 O amor poderá desviá-lo das suas obrigações profissionais. No plano afetivo: As manifestações de afeto e carinho serão uma constante na sua vida. Se tiver uma relação duradoura, esta conhecerá uma maior solidez ou uma transformação num sentido muito positivo. Entregue-se à pessoa eleita pelo seu coração.

Touro 21/04 a 20/05 Nada deixará ao acaso. Tudo será efetuado com ordem e regras bem precisas. No plano afetivo: O seu poder de sedução está no seu ponto alto, usufrua dele com inteligência, aproveite-o no dia-a-dia em seu benefício. Espera-o uma semana agitada onde deverá conviver, rever os seus amigos que já há muito não vê. Novas paixões podem surgir.

Gêmeos 21/05 a 20/06 Saberá ajustar energia e inteligência para conseguir os seus intentos profissionais. No plano afetivo: Vai requerer muita energia e muito dinamismo para poder confrontar com algumas situações desagradáveis. Atue com base no conhecimento concreto das mesmas e não em informações dadas a conhecer por terceiros.

Câncer 21/06 a 21/07 Seja paciente, os seus desejos necessitam de algum tempo para obter a sua concretização. No plano profissional e material: Seja prudente o quanto baste, nos passos que dá e na forma como avança para atingir as suas metas. Invista naquilo que parece sólido e não em meras especulações. Não corra riscos desnecessários, poupe dinheiro e energias.

Leão 21/07 a 22/08 Faça escolhas sobre quem deve ou não acompanhar os seus dias. A superficialidade dos relacionamentos deverá ser banida. No plano profissional e material: Contenha os seus impulsos, pois poderá criar situações de conflito. Não está num período muito favorável para impor as suas ideias. Se as compras são uma forma de terapia, faça-as, mas cuidado ptra não estourar o cartão.

Fonte: http://www.portalangels.com/

Sagitário 22/11 a 21/12 Um sentimento de solidão poderá trazer alguma sombra aos seus dias, porém também poderá transportar a recordação de momentos felizes. No plano afetivo: Amor e compreensão mútuas estão na ordem do dia, viva a sua paixão intensamente. Os momentos do início de uma relação são momentos inesquecíveis. Partilhe essa alegria interior com a pessoa de quem mais gosta.

Virgem

Capricórnio

23/07 a 22/09

22/12 a 20/01

As suas relações afetivas vão situar-se preferencialmente no campo social. No plano profissional e material: Poderá obter compensações dos projetos que tem vindo a desenvolver ultimamente. Alcançará o apoio financeiro necessário para a boa concretização de um projeto de instalação por conta própria.

Libra 23/09 a 22/10 A sua evolução profissional terá por base a experiência, mas também o empenho que demonstra. No plano afetivo: Não peça aos outros aquilo que não pode dar. Tente ser autocrítico e analise as situações com clareza. De forma tranquila e sem dramas, defina um pouco melhor os sentimentos que nutre pelo ser amado. Evite dessa forma as repetidas decepções.

Escorpião 23/10 a 21/11 Procure repousar e recarregar baterias para os tempos vindouros. No plano afetivo: Poderá se sentir desmotivado, habitado por uma baixa de vitalidade, as suas energias não permitirão sair e partir à conquista. Procure os mimos do ser que partilha a sua vida e em conjunto dedique-se a atividades caseiras que dão prazer.

Para uma boa evolução da sua relação afetiva, deverá agir com inteligência. No plano profissional e material: Terá uma semana próspera tanto em negociações como nos resultados que já esperava há algum tempo. Seja arrojado e corajoso em novos desafios. Embora a vida financeira esteja protegida, não abuse da sorte.

Aquário 21/01 a 18/02 A nível profissional viverá dias de luta constante na busca da orientação certa para atingir os seus objetivos. No plano profissional e material: Deverá colocar as suas metas pessoais e profissionais um pouco mais alto. Os comentários que possam tecer em torno das mesmas não deverão ser entendidos como negativos, mas sim, como sinais de que está no caminho certo.

Peixes 19/02 a 19/03 Para evoluir profissionalmente deverá explorar ao máximo a sua experiência e sabedoria. No plano profissional e material: Poderá instalar-se alguma rotina ou mesmo monotonia no campo profissional. Aproveite para dar asas à sua imaginação e construir algo de novo. No campo financeiro, tenha algum cuidado com gastos extra.


12

Cultura

QUINTA-FEIRA, 16 DE FEVEREIRO DE 2017t

O Celeiro

Investimentos em cultura Projetos apoiados pela Enercan, por meio da Lei Rouanet tem sequência em Campos Novos. Novos projetos são apoiados neste ano. A Enercan – Campos Novos Energia S.A., apoia diversos projetos de educação e cultura em todos os municípios do entorno do lago da usina hidrelétrica. Por meio da Lei Rouanet, o Instituto Humaniza, possibilita que toda a comunidade seja beneficiada com projetos culturais e de educação. Neste ano, alguns projetos já foram retomados, como o “Lapidando Talentos II”, em que 80 crianças participam de oficinas e aulas de violino, acordeão, percussão e canto, além de integrar a orquestra sanfoclássica. Durante a segunda-feira, 13 de fevereiro, a representante da Enercan, Alexsandra Antoniazzi, e a diretora do Instituto Humaniza, Magna Barp, juntamente com os professores e coordenadores dos projetos apoiados pela Enercan, apresentaram na sede do Projeto Lapidando Talentos, a programação de alguns destes projetos. No projeto Lapidando Talentos II, o público alvo são as crianças do 5º ao 9º ano da rede pública de ensino, devendo estar regularmente matriculadas e frequentando as aulas. Com aulas na antiga Unoesc, o projeto tem praticamente todas as vagas preenchidas, porém, se seu filho

tem interesse em participar, basta procurar o professor Rafael Fachim e obter mais informações. Apoiadora do Festival de Mùsica Amigos do Comad (Femac), a Enercan, neste ano, amplia sua atuação na prevenção. Em parceria com o órgão, acontece em 2017, o projeto “II Semana Mais Cultura, Mais Prevenção”, que tem como objetivo despertar o gosto dos adolescentes pela cultura, encontrando nela motivação para a vida e mecanismos de inserção social e, assim, prevenir o uso das drogas. Diversas ações serão oferecidas para que os adolescentes com as mais diversas habilidades artísticas e culturais possam expressar sua arte e sentirem incluídos no meio em que vivem ao mesmo tempo em que previne o uso das drogas e entorpecentes. As ações são teatro, palestras, concursos e o festival de música. A mobilização deve atender mais de 600 alunos, 300 pais e 150 professores na produção e aproveitamento de produtos culturais. O Femac está agendado para acontecer nos dias 30 de junho, 1º e 02 de julho. A quinta edição do Celeiro da Poesia, receberá apoio da Enercan. Voltado à preservação do patrimônio imaterial do gaúcho, aos estudos da arte declamatória e poética regional, tem características únicas e é desenvolvido em Santa Catarina, apenas em Campos Novos. O V Celeiro da Poesia acontece de 24 a 27 de agosto, com oficinas e show nativista.

Foto: Divulgação/Ebnercan

Outro projeto apoiado neste ano é “A Cultura da Sustentabilidade II”, que visa a valorização da arte como ferramenta de mudança cultural e tem como objetivo geral disseminar duas ideias: a primeira é que na arte e na cultura encontram-se formas eficientes de sensibilizar para a urgência da questão ambiental, fomentando a adoção de comportamentos ambientalmente corretos para promover a melhoria do meio ambiente e com isso preservar a vida. E a segunda ideia é que o grande desenvolvimento cultural que o país vive hoje, só terá sustentabilidade em um ambiente preservado. No projeto será realizado Teatro Fórum para educadores, lideranças e monitores culturais de municípios do entorno da UHE Campos Novos, além de palestras e esquetes improvisadas para o público. Também haverá a reedição do livro Planeta Energia, obras com muitas

atividades e jogos para serem distribuídos e trabalhados nas escolas. O projeto “Sabe o lixo? Virou arte!”, tem como objetivo despertar o gosto pela música instrumental e pelo teatro nas crianças, associando-os a práticas de sustentabilidade. Entre as atividades do projeto está prevista a oficina de música instrumental com a construção de instrumentos a partir de material reciclado, e oficina de teatro com a construção de cenários e figurinos também com material reciclado. O projeto será para alunos da rede pública. Ao final haverá apresentações de teatro e de música instrumental com premiação, de acordo com o júri. Outro aspecto do projeto é gerar emprego e renda a oficineiros e fornecedores de material, além de oportunizar o contato com a arte e a cultura a cerca de 1000 crianças de escolas públicas.


O Celeiro

Educação

uQUINTA-FEIRA, 16 DE FEVEREIRO DE 2017

13

Há necessidade de concurso público para professores Foto: Felipe Götz

Com toda a polêmica no processo seletivo para contratação de professores, Secretária de Educação de Campos Novos, Juvilde Padilha reforça necessidade de adequação do plano de cargos e salários para realização de concurso.

Na terça-feira, 14 de fevereiro, a Amplasc divulgou a listagem de candidatos classificados no processo seletivo para contratação de professores na rede municipal de ensino de Campos Novos. O processo foi polêmico, com profissionais questionando a forma de elaboração da prova. Durante a segunda-feira, 13, a Secretária de Educação Juvilde Padilha concedeu entrevista aos veículos de comunicação do município. Juvilde explicou, entre outras coisas, que o processo foi elaborado com base na prova e não por qualificações dos profissionais, ou seja, se classificou melhor, quem foi mais eficiente na avaliação. Questionada sobre a falta de professores em escolas de ensino fundamental e do porque não atrasar o início das aulas, assim como aconteceu nas unidades de educação infantil, que abrem na próxima segunda-feira, 20, Juvilde afirmou que o calendário obrigatório de 200 dias/aula está apertado e que os professores obrigatoriamente participarão nas férias de julho, de capacitações e por isso, houve a necessidade de iniciar as aulas no dia 13,

Juvilde Padilha

mesmo com a deficiência de professores em algumas unidades educacionais. Além disso, a rede municipal ainda não conta com merenda escolar completa para os alunos. “O processo de licitação também saiu de uma forma meio apertada em termos de cronograma e nós ainda estamos com esse probleminha que ainda não está sendo liberada merenda para as unidades escolares. O que foi levado para as escolas foi um pouco de merenda que ficou da gestão anterior que estava em perfeito estado de utilização. Isso é o que as escolas têm, mas não é uma merenda, vamos dizer assim, a vontade, na quantidade necessária e de toda aquela qualidade que nós esperamos distribuir durante nosso processo nas escolas”, afirmou a secretária. Com um processo de transição de governo realizado, a secretária acompanhou a mudança de gestores no muni-

cípio e foi questionada também do porque não ter sido lançado o edital de processo seletivo ainda em 2016. Juvilde afirmou que não pode responder o porquê, mas que o antigo prefeito havia sido procurado para lançar esse edital. “Por várias vezes ele foi procurado para lançar esse edital. E nós nos preocupamos muito porque ficamos pressionados por um tempo, sim, mas o mais prejudicado foi a própria população, os profissionais de educação, foram as nossas escolas que agora estamos iniciando o ano letivo com deficiência de profissionais dentro das escolas, mas por outro lado temos que cumprir a legislação. Estamos iniciando o ano letivo com deficiência de professores sim, mas vamos a partir deste edital suprir todas as vagas até porque temos obrigação de fazer isso”, explicou Juvilde. Juvilde lembrou que caso os professores aprovados no processo seletivo,

com nota mínima de 5, não supram as vagas existentes, a administração fará um edital de chamada pública com profissionais sendo escolhidos por sua qualificação e títulos. A secretária afirmou ainda que nestes primeiros dias de pasta, levantamentos estão sendo realizados, mas que há uma necessidade de se realizar concurso público para professores, porém, é preciso antes, rever e adequar o plano de cargos e salários. “No nosso processo de gestão, cumprindo até o que o prefeito Alexandre e vice Marco, tinham no seu plano de governo, de nós lançarmos no segundo semestre o concurso propriamente dito, até para suprirmos principalmente na educação infantil, o número de professores ACT’s. Para isso nós vamos ter que fazer um estudo minucioso no plano de cargos e salários. A partir disso, nós já temos algumas capacitações pré-avaliadas, com alguns institutos habilitados e para educação infantil, toda a capacitação que vai ser feita, vai ser pelo instituto positivo, que é o instituto que estamos implantando na rede municipal, o material produzido por essa instituição”, afirmou. A prefeitura investiu ainda em janeiro de 2017, R$ 514 mil na aquisição de livros didáticos para alunos e professores, com acesso a ambiente digital para formação dos professores, além de sistema de gestão das informações educacionais, da Editora Positivo. A licitação foi realizada na forma de inexigibilidade, ou seja, direta.

Mais segurança para seu lar e sua empresa. SEGURO PATRIMONIAL Venha a uma agência do Sicoob e saiba mais. www.segurosicoob.com.br | Ouvidoria 0800 725 0996


14

Geral

QUINTA-FEIRA, 16 DE FEVEREIRO DE 2017t

Assembleia de Deus comemora Bodas de Esmeralda do pastor presidente Com o templo lotado no sábado, 11, Ações de Graças foram dadas a Deus pelo matrimônio do Coordenador da 12ª Região e Pastor Presidente João Ribeiro e de sua esposa Edit Ribeiro, que em janeiro comemoraram 40 anos de casamento. Além disso, os dois também fazem aniversário no início do ano, mas as comemorações ficaram para esse mês, devido às férias de muitos pastores. Na ocasião, o deputado estadual Ismael dos Santos, o prefeito de Campos Novos Silvio Alexandre Zancanaro, o vice -prefeito de Campos Novos Gilmar Marco Pereira, e mais de 30 pastores de diversas cidades, inclusive membros das duas diretorias da Convenção das Assembleias de Deus de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná- Ciadescp e Ceadescp, estiveram presentes e prestaram a sua homenagem. João e Edit residem há quase 10

Retomadas obras da Unidade Operacional da PRF de Campos Novos Foto: Felipe Götz

Fotos: Cláudio Wolfart

anos em Campos Novos e durante os 40 anos de casamento, construíram uma linda trajetória, marcada por uma vida entregue a Deus e dedicada ao povo. Ao fazer uso da palavra o pastor João declarou: “Agradeço a Deus pela oportunidade, agradeço a Ele pelo nosso casamento e agradeço a cada um que está aqui, o nosso presente são vocês presentes em nossas vidas. É uma honra receber nossas autoridades neste culto, mas não posso deixar de dizer que o Culto é para Deus e toda honra e Glória devem ser dadas a Ele”, enfatizou. *Matéria: Débora Tibes Fagundes Assessora de Comunicação da AD Campos Novos.

A Comunidade Luterana Cristo Rei, do Reassentamento Gerasul, convida para tradicional almoço no dia 19 de Fevereiro, com a seguinte programação: 10:00h = Culto, logo após será servido linguiça campeira. 12:00h = Almoço com carnes de gado, ovelha, frango, buffet de saladas e após o almoço também delicioso buffet de sobremesas e serviço completo de copa. Desde já os organizadores agradecem a sua presença. Almoço com Musica ao Vivo dia 19 de Fevereiro no Salão do Bairro Morada do Sol, com inicio as 11:00 horas, participe! Os organizadores convidam a todos para grandioso baile com o grupo Os Monarcas, a realizar-se no dia 24 de Fevereiro no Galpão Crioulo, com inicio as 23:00 horas. Desde já, agradecem a presença de todos. Faça do seu evento um sucesso. Contrate Bebidas Camponovense!

O Celeiro

Prazo de conclusão é de 180 dias e orçamento máximo previsto é de R$ 2,9 milhões. Estão sendo retomadas as obras das Unidades Operacionais da Polícia Rodoviária Federal de Campos Novos e Joaçaba. Paralisadas desde agosto de 2014, depois que a empresa responsável pediu a rescisão do contrato, houve inúmeros atrasos e uma nova licitação foi realizada no final de 2015, com a participação de apenas uma empresa, que foi considerada inabilitada. Em entrevista ao Jornal o Celeiro, o inspetor do Núcleo de Comunicação da PRF/SC, Adriano Fiamoncini, confirmou que duas Construtoras de Concórdia venceram a nova licitação. A Empresa Soberana para o novo contrato de Campos Novos e a Empresa Foscarini para o novo contrato de Joaçaba. O inspetor explicou que neste primeiro momento o trabalho é de limpeza e de avaliação do que ainda pode ser aproveitado da estrutura já construída e a partir de março, a população já poderá visualizar obras em andamento. “Dia 30 de janeiro foi assinada a ordem de serviço, autorizando a empresa a retomar as obras. A licitação foi feita ano passado, foram selecionadas duas empresas, uma que vai cuidar do Posto de Joaçaba e outra que vai cuidar de Campos Novos. A partir desta ordem de serviço,

as empresas tem 180 dias de prazo para entregar das obras. Nesse primeiro momento vai ser feito um trabalho mais de limpeza do terreno, avaliação da estrutura antiga, do que já havia sido feito em 2014, 2015, avaliação do que pode ser aproveitado ainda da estrutura e a partir de março, aí sim vai ser possível observar as obras andando, para que talvez no mês de agosto possamos entregar as unidades à comunidade”, informou Adriano. As duas Unidades Operacionais começaram a ser construídas em janeiro de 2014, com prazo de seis meses para a entrega. Apesar de a empreiteira ter pedido para prolongar o prazo em 120 dias, acabou abandonando o trabalho. Os novos contratos preveem investimentos máximos orçados em R$ 2,9 milhões para a nova unidade de Campos Novos e de R$ 2,8 milhões para a de Joaçaba. O inspetor Adriano Fiamoncini afirma ainda que as novas unidades vão garantir melhores condições de trabalho aos policiais rodoviários federais e mais segurança à população. “Essas duas unidades vão ser muito úteis não só pelas melhores condições de trabalho aos policiais, mas também para a comunidade, que tem no Posto da PRF um ponto de apoio, de parada, um ponto seguro para informações e apoio para qualquer emergência. A obra não é só para os policiais, mas para a comunidade do Meio Oeste e Oeste do Estado”, concluiu o Inspetor.


O Celeiro

uQUINTA-FEIRA, 16 DE FEVEREIRO DE 2017

15

Comunidade

Procon informa sobre preços do gás de cozinha praticados em CN Reunião com representantes de revendas de gás de cozinha de Campos Novos resultou em ata com novos preços que passaram a ser praticados na quarta-feira, 14 de fevereiro. A nova coordenadora Gabriela Andrioni e a nova Assessora Jurídica, advogada Juliane França, do Procon de Campos Novos, se manifestaram na manhã de quarta-feira, 15, a respeito das tratativas com os representantes das Revendas de Gás de Cozinha em Campos Novos, no que se refere aos preços praticados no município. O procedimento para averiguação dos preços teve início ainda em outubro de 2016, quando o vereador Adavilson Telles (Mancha) do PP, protocolou ofício aos então responsáveis pelo Procon de Campos Novos, solicitando um levantamento sobre os preços praticados na comercialização do gás de cozinha no município. No documento, o vereador afirma que vinha recebendo várias reclamações da população de que o valor do botijão de gás estava mais caro em Campos Novos do que em municípios vizinhos. A então coordenadora do Procon, informou na

época à reportagem do Jornal O Celeiro, que as revendas foram notificadas a prestar esclarecimentos. A nova Coordenadora e Assessora Jurídica do Procon, informaram, que entraram em contato novamente com as revendas agora em fevereiro, a fim de retomar as tratativas e em reunião na terçafeira, informou Gabriela Andrioni, foram elaboradas atas de cada revenda, a fim de informar à população os preços praticados. “Nós fizemos uma reunião com os fornecedores de gás do município de Campos Novos e eles passaram o valor para informarmos à população, que foi o que gente conseguiu acordar com eles”. Pelo que foi acordado, informou a coordenadora, os preços praticados são os seguintes: - Empresa SS Comércio de Gás: Com entrega R$ 68,00; sem entrega R$ 65,00 à vista. Nas vendas à prazo, no cheque à R$ 67,00 com 30 dias ou no cartão à R$ 65,00. - As empresas Liquigás, JB Comércio de Gás e Só Gás: R$ 70,00 com convênio, R$ 68,00 com entrega, R$ 65,00 sem entrega, no cheque R$ 70,00 e com 30 dias e no cartão R$ 70,00. - Empresa Marmogás: R$

CONVITE A Administração Municipal convida todos os Munícipes para participar da Audiência Pública para Explanação do Cumprimento das Metas do 3º Quadrimestre do exercício 2016. DIA: 22 de fevereiro de 2017 (quarta-feira) HORA: 19h LOCAL: Plenário da Câmara de Vereadores Rua Cel. Lucidoro. 1301

Silvio Alexandre Zancanaro Prefeito Municipal

Foto: Antonia Claudete Martins

Gabriela Andrioni e a nova Assessora Jurídica, advogada Juliane França, do Procon de Campos Novos

70,00 e com convênio R$ 68,00, R$ 65,00 sem entrega. No cheque R$ 65,00 com 30 dias e no cartão R$ 65,00. - Empresa Ferrari Distribuidora de Gás: R$ 70,00 com entrega, R$ 65,00 sem entrega, R$ 70,00 com cheque para 30 dias e no cartão também R$ 70,00. - Martins Comércio de Gás: R$ 68,00 com entrega e R$ 65,00 sem entrega, no cheque R$ 70,00 com 30 dias e no cartão R$ 68,00. De acordo com a Assessora Jurídica do Procon, Juliane França, existe a lei da oferta e da procura e a orientação, inclusive recomendada pelo Ministério Público, é que o consumidor fiscalize e pesquise preço, além de solicitar a nota fiscal da compra do produto. “O consumidor tem que fiscalizar. Existe a lei da oferta e da procura, então o que a gente orienta é que o consumidor pesquise preço, peça a nota fiscal quando compra o produto e se ocorrer algo em que acredite ser abusivo que se dirija ao Procon, mas munido da nota fiscal, sem documentação o órgão não pode tomar providência nenhuma”.

Juliane confirmou que os preços praticados anteriormente às tratativas com o Procon, eram outros. “Eles começaram a ser praticados agora esses preços, a partir da reunião que a gente teve com eles ontem (3ª feira), aqui no Procon. O problema não era no preço à vista, era na nota. Eles alegam que tem problema com a nota, para o consumidor comprar no prazo, então o valor teria que ser acrescido. Por isso a orientação é que o consumidor compre à vista ou no cartão de crédito e cabe ao consumidor comprar onde ele ache que é o melhor preço. As revendas não são obrigados a vender à prazo pelo Código de Defesa do Consumidor. Para eles receberem em 30 dias existe um custo maior, além de custos com deslocamento, funcionários e veículos”, acrescentou. Há diferenciação de preços praticados em Campos Novos para outros municípios. Em Joaçaba, por exemplo, os preços praticados são de R$ 66,00 com entrega e R$ 60,00 sem entrega; Curitibanos R$ 58,00 com entrega e R$ 50,00 sem entrega; Lages R$ 60,00 com entrega e R$ 55,00 sem entrega.


16

Notícias

QUINTA-FEIRA, 16 DE FEVEREIRO DE 2017t

RCN - 405 Edição de Fevereiro 2017 Semana III

rcn@adjorisc.com.br

O Celeiro

adjorisc adjori

SC

A notícia que você lê aqui, mais de 800 mil pessoas também leem em toda Santa Catarina

ARQUIVO/AGÊNCIA ADJORI/SC

Inadimplência 1 A região Sul do Brasil é a terceira no 'ranking' do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). A pesquisa aponta o Sudeste como a região que mais concentrou inadimplentes em janeiro: são 24,2 milhões de consumidores negativados, o que representa 37,3% da população adulta entre 18 e 95 anos na região.

Inadimplência 2

Artigos de vestuário tiveram contribuição positiva, com deflação de 0,36%, conforme pesquisa

Janeiro teve a inflação mais baixa desde 1979 Dado é do IBGE, que avaliou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor ao longo da história. Baixa demanda do consumidor foi um dos fatores da queda Murici Balbinot

Agência Adjori de Jornalismo

A inflação de janeiro foi a menor registrada para o mês desde o início das medições pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em dezembro de 1979. Com variação de 0,38% na comparação com dezembro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mantém a trajetória de queda desde agosto: caiu para 5,35% no acumulado de 12 meses. Em janeiro de 2016, a taxa havia atingido 1,27%. O dado é animador, mas pode ser considerado um reflexo da crise que o país atravessa: um dos fatores que impactou na baixa dos preços foi a queda na demanda de consumo. Ou seja, o brasileiro está comprando menos. Os artigos de vestuário tiveram a contribuição mais positiva, com uma deflação de 0,36%. A energia elétri-

ca, que desde dezembro está com bandeira verde, também influenciou. De acordo com o economista da Fecomércio-SC Luciano Córdova, a expectativa é de que a inflação continue em queda, o que a levará ao centro da meta de 4,5% até o fim do ano. “Este movimento trará mais reduções da taxa básica de juros nas próximas reuniões do Copom, permitindo, assim, uma maior expansão do crédito e possível retomada do consumo”, afirma. O presidente da FCDL, Ivan Tauffer, também vê o dado com otimismo. Para ele, a desaceleração do consumo vai forçar o aumento do crediário e consequente acesso maior ao consumidor. Tauffer diz que a inflação baixa devido à queda de vendas “não seria a melhor maneira de crescer, mas, qualquer coisa que estimule o consumo e melhore a economia é positiva neste momento”.

O quadro favorável deve reencorajar não só consumidores, como também os empresários, já que eles também terão crédito novamente para investir. “Esperamos que seja retomado inclusive o consumo do setor de vestuário”, avaliou o presidente da FCDL. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) variou 0,42% em janeiro e ficou acima da taxa de 0,14% de dezembro. A aceleração dos preços na passagem de dezembro para janeiro, no segmento de alimentação e bebidas foi de 0,08% para 0,35% e, na habitação, de -0,59% para 0,17%. Já as tarifas dos ônibus urbanos, que subiram 2,84%, pesaram na alta da variação na comparação com dezembro do ano passado. Importante na despesa do consumidor, o transporte público tem expressiva participação de 2,61% na formação do IPCA.

A segunda região com maior número absoluto de devedores é o Nordeste, que conta com 15,8 milhões de negativados (39,9% da população). Em seguida, aparece o Sul, com 8,0 milhões de inadimplentes (36,0%); o Norte, com 5,3 milhões de devedores (46,6%) e o Centro-Oeste, por sua vez, aparece com um total de 5,0 milhões de inadimplentes, ou 43,80% da população.

Crédito mais barato As cooperativas têm sido uma alternativa aos bancos na hora de contratar crédito. O volume de empréstimos nessas instituições aumentou 8,5% no terceiro trimestre de 2016, em relação ao mesmo período de 2015, segundo os dados mais recentes do Banco Central (BC). Os juros menores são um dos principais atrativos das cooperativas, dizem os especialistas. Para se ter uma ideia, a taxa cobrada pelo Bancoob, braço financeiro do Sicoob, é de 2,27% ao mês no empréstimo pessoal. Outra cooperativa que atua com crédito em Santa Catarina é o Sicredi, que anunciou, recentemente, expansão da área de cobertura por aqui.

Abertas inscrições para missão prospectiva ao Panamá Estão abertas as inscrições para missão prospectiva ao Panamá, que levará indústrias brasileiras à Expocomer, uma das maiores feiras multissetoriais da América Central. O evento reúne os segmentos alimentos e bebidas, confecção, têxtil e calçados, materiais de construção e decoração, higiene pessoal, cosméticos, tecnologia e serviços. A missão, que será de 21 a 26 de março, na Cidade do Panamá, é promovida pela FIESC em parceria com a CNI e a Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN). Mais informações no telefone (48) 3231-4663.

SENAI/SC oferece 8,5 mil vagas em cursos

FIESC certifica Empresa amiga do Novos Caminhos

O SENAI está com inscrições abertas para 8,5 mil vagas em cursos técnicos, ensino médio e cursos superiores de tecnologia, em todas as regiões de SC. No total, são 218 opções de cursos, em 43 cidades. Informações adicionais podem ser obtidas no site www.sc.senai.br/cursos ou no telefone 0800 48 1212.

A casa de Acolhimento Institucional Municipal de São Bento do Sul recebeu em janeiro contribuições da Buddemeyer e Oxford Porcelanas. A iniciativa faz parte da campanha Empresa Amiga do Programa Novos Caminhos, que incentiva contribuições para melhorar a infraestrutura das casas de acolhimento de SC.

Assessoria de Imprensa FIESC: f (48) 3231 4670 w www.fiesc.com.br


O Celeiro

uQUINTA-FEIRA, 16 DE FEVEREIRO DE 2017

Abdon Batista

17

Vice-prefeito Altair Busnello assume Prefeitura de Abdon Batista O Vice-prefeito de Abdon Batista, Altair Busnello, assumiu a Prefeitura a na segunda-feira dia 13 de fevereiro pelo período oito dias, durante viagem do prefeito Lucimar Salmória, a Brasília (DF). “Minha atuação seguirá a mesma linha do prefeito Lucimar, quero dar continuidade ao seu plano de trabalho durante estes dias”, enfatiza Altair Busnello. Na oportunidade Lucimar Salmória, assumiu na quarta-feira, dia 15, o cargo de presidente da Associação dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas - AMUSUH. Os novos representantes e dirigentes da Associação, cumpriram diversas audiências agendadas e confirmadas com Ministros e Câmara dos Deputados. A Associação trabalha com afinco para representar os 175 municípios sedes de usinas que alagam 722 municípios. São 23 anos de lutas e conquistas somadas a grandes vitorias.

Foto: Divulgação/PMAB

Altair Busnello assume a prefeitura de Abdon Batista


18

Vargem

QUINTA-FEIRA, 16 DE FEVEREIRO DE 2017t

O Celeiro

Gravidez na adolescência: Secretaria de Saúde vai trabalhar na prevenção Foto: Felipe Götz

A gravidez na adolescência, na maioria das vezes não é nada planejada e o pior, pode gerar riscos à saúde da gestante adolescente e também para o bebê. Preocupados com alguns casos de gravidez na adolescência em Vargem, a Secretaria de Saúde do Município, envolvendo os profissionais que atuam na pasta, farão palestras em escolas para desmistificar alguns conceitos e apresentar os métodos de prevenção aos adolescentes. De acordo com o médico Marco Aurélio Becher, que fará a coordenação dos encontros e palestras, dois casos chamaram a atenção no município. “É um problema social, educacional, cultural e extremamente lesivo se nós considerarmos uma gravidez tão precoce e principalmente com danos para o futuro, por ter

Marco Aurélio Becher

uma mãe tão jovem, com uma quebra da estrutura familiar. São fatos que nos preocupam”, informou Marco. O caminho encontrado inicialmente pela Secretaria de Saúde é trabalhar com o público de crianças e adolescentes.

“Vamos trabalhar com palestras educativas, vídeos, conferencias na faixa etária de 10 a 16 anos e dentro desse protocolo de intenções para prevenir a gravidez na adolescência, porque o nosso índice de alunos que terminam o ensino médio é restrito”, ressaltou o médico Marco Aurélio Becher. O melhor método de prevenção para gravidez seja na adolescência ou em qualquer idade é o uso da camisinha. Para chegar ao público alvo, Marco explica que a linguagem utilizada nas palestras será dos jovens. “Nós precisamos utilizar os termos que eles falam e explicar como funciona a tabelinha (controle dos dias férteis pelo calendário), quando está fértil? Se está menstruada pode engravidar? E eu sinto falta dessa abordagem e precisamos trabalhar isso com os adolescentes”. Corpo de mulher, porém, ainda em formação. Marco explica que as adolescentes, embora apresentem estrutura

física de mulher, ainda tem alguns membros em desenvolvimento. “Existem riscos de abortamento e trabalho de parto precoce, fato que ocorreu com nossa paciente aqui e para o bebê há risco de morte. Para nossa sorte a mãe e o bebê estão bem, mas poderia não ter sido a realidade. Nós fizemos todo um acompanhamento após a menina contar que estava grávida, nós intensificamos o trabalho e mesmo assim a criança nasceu no oitavo mês e são casos de saúde pública”. O fato é cultural e educacional e por isso, Marco vê na prevenção o melhor caminho para obter resultados e diminuir os casos de gravidez na adolescência. “Nós já vimos casos de avós com 30 anos de idade. Há um direcionamento cultural e educacional pra formação de família, mas essa questão deve ser trabalhada para que primeiro se estude, por exemplo, para que depois se forme a família”, finalizou.

Turismo em Vargem Projeto para identificar potenciais do município já iniciou. Eleito como um dos setores portadores de futuro para a indústria catarinense, o segmento de Turismo se destaca pelas amplas oportunidades que pode trazer a economia de Santa Catarina. Não só pela participação do Produto Interno Bruto (PIB) estadual – da ordem de 12.5% - mas pelo impacto que gera em diferentes atividades empresariais. Carente de divulgação e identificação dos potenciais no setor, a Prefeitura de Vargem iniciou neste ano, o projeto para desenvolver o Turismo no Município. De acordo com Fagner Passos, responsável pelo mapeamento e trabalhos na área, há um grande potencial para ser aproveitado na cidade. “Temos ótimo potencial turístico desde o Turismo Religioso até o Turismo Rural. Nos próximos dias será feito um diagnóstico completo destes pontos em potencial, para que se de início ao planejamento estratégico para o desenvolvimento do turismo aqui em nossa região”, expli-

Fotos: Divulga ção

/PMV

cou. Para receber o turista, a prefeitura pretende realizar um trabalho em todas as áreas. “Falamos não só em infraestrutura, mas também em infraestrutura de saneamento, de acessos e de saúde, que são premissas básicas necessárias para o desenvolvimento de qualquer comunidade ou região. Sendo assim para o desenvolvimento do Turismo serão tomadas ações de médio e curto prazo. Estamos no caminho certo, com dedicação, empenho

ESTADO DE SANTA CATARINA | PREFEITURA MUNICIPAL DE VARGEM Processo Licitatório n° 04/2017 | Edital de Pregão Presencial nº 04/2017 Objeto: Aquisição de materiais hidráulicos para rede de água e rede de esgoto. Data e horário: O recebimento dos envelopes nº 01 “proposta” e nº 02 “documentos” será até às 13h30min do dia 02/03/2017, sendo que a abertura e julgamento da licitação será no mesmo dia e horário. Local: Setor de Compras e Licitações, na Prefeitura Municipal de Vargem, Rua Benjamin Margotti, 214, Centro, Vargem, SC, CEP 89638-000 mesmo local onde pode ser lido e obtido o Edital. Maiores informações podem ser obtidas no telefone (049) 3549-0068 ou no endereço citado. Milena Andersen Lopes Becher, Prefeita Municipal.

e planejamento conseguiremos ótimos resultados”, informou Fagner. Um dos setores que oportunizam renda às famílias, identificado pela prefeita Milena Becher, o turismo vai receber atenção especial. Com profissionais atuando na área, o objetivo é reunir a comunidade para que estes aproveitem os recursos naturais existentes, por exemplo, com os lagos de usinas, trilhas até cachoeiras e incentivo para a produção de alimen-

tos típicos. Segundo a prefeita, explorar o turismo é fundamental. “Estamos buscando formas de desenvolver o turismo em nosso município e neste primeiro momento estamos realizando o planejamento e mapeamento dos locais, além de Vargem estar já integrando a rota do cicloturismo da Amplasc. São ações que vão gerar emprego e consequentemente renda a nossa população”, informou Milena.


O Celeiro

uQUINTA-FEIRA, 16 DE FEVEREIRO DE 2017

Agricultores de Vargem são beneficiados com ensiladeira Foto: Divulgação/PMV

Secretário de Agricultura Luiz Cordeiro e a prefeita Milena

Em busca de recursos e melhorias para o município, a prefeita de Vargem Milena Becher foi até a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca em Florianópolis e recebeu na sexta-feira, 10, através do Deputado Federal Jorginho Mello e Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca Moacir Sopelsa, o seu primeiro implemento, uma ensiladeira para uso dos agropecuaristas do município. Voltada para o corte, recolhimen-

to e picagem de milho, sorgo e demais variedades plantadas em linha, a ensiladeira proporciona um excelente desempenho no campo, produz uma forragem de alta qualidade, beneficiando grande parcela dos produtores de gado de corte e leite do município. Este equipamento já está disponível aos agricultores dentro dos programas de apoio a pecuária da Secretaria de Agricultura de Vargem.

Vargem/Abdon Batista

19

Lucimar Salmória assume presidência da Associação dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados Foto: Divulgação/PMAB

A Associação dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH) elegeu na última terçafeira (14) por aclamação a nova Diretoria e os Conselhos Fiscal e Legislativo. A solenidade foi realizada em Brasília (DF) e reuniu prefeitos e autoridades. A nova direção da Associação vai representar os 727 municípios que geram mais de 60% da energia elétrica do país. A nova presidência e os conselheiros destacaram a importância da mobilização política dos prefeitos para garantir avanços econômicos e sociais. Para o

novo presidente da AMUSUH, prefeito de Abdon Batista, Lucimar Salmória, a união das forças políticas é imprescindível para os avanços. “Assumimos a AMUSUH com muito otimismo e entendo que o trabalho coletivo será o ponto forte. Temos muitas etapas para serem cumpridas, principalmente no aprimoramento legislativo em que vamos buscar intensificar junto aos parlamentares a proteção dos direitos adquiridos e a expansão daqueles direitos que são justos. Confio e acredito que teremos um grande trabalho”, afirmou o presidente Salmória.


20

Agronegócio

QUINTA-FEIRA, 16 DE FEVEREIRO DE 2017t

O Celeiro

Mais próximos das tecnologias e da cooperativa Fotos: Felipe Götz

Copermap realiza 5º Dia de Campo e recebe mais de 400 visitantes em Brunópolis. A Cooperativa Múltipla de Agricultura e Pecuária – Copermap, realizou na quarta-feira, 15 de fevereiro, a 5ª edição do Dia de Campo. Realizado ao lado da filial 02 da cooperativa, às margens da BR 470, km 286, em Brunópolis, o evento deste ano contou com a participação de 32 empresas, como multiplicadoras de sementes, híbridos de milho, fertilizantes, agroquímicos, máquinas e implementos, veículos, instituições financeiras, empresas de pesquisa e de educação. O Dia de Campo Copermap é uma oportunidade para que associados,

parceiros e clientes se aproximem e realizem bons negócios, além de ser um evento especial para a promoção do conhecimento e divulgação de tecnologias fundamentais para o sucesso na atividade agropecuária. De acordo com o Presidente da Copermap, Jaison dos Passos, o objetivo é oportunizar a participação de produtores em eventos de difusão de tecnologias e aproximá-los da empresa. “Em nome de toda a diretoria da Copermap, agradecemos a todos que de forma direta ou indireta contribuíram para esse evento. O 5º Dia de Campo Copermap é um evento tradicional que tem por objetivo trazer novas tecnologias para o homem do campo, aproximar a cooperativa dos seu associados e fornecedores, com isso nosso

produtor terá mais segurança para tomar decisões dentro da sua propriedade. Participam do dia de campo, empresas ligadas ao agronegócio dentre elas empresas de sementes, defensivos, máquinas, serviços, entre outras, e este é um momento único para os agricultores e pecuarista de Brunópolis e toda região e neste ano participaram do evento mais de 400 visitantes de diversas regiões que sanaram muitas dúvidas e assim, terão melhores condições de desenvolver suas atividades e obter renda no campo”, afirmou Jaison. Uma das novidades no Dia de Campo foi a apresentação de novas cultivares de soja. “Temos cultivares novas da TMG, da Bayer, Brasmax, Nidera, em parceria com a empresa I.Riede do Paraná, que a Copermap vem pelo segundo ano

multiplicando sementes, e é uma novidade bastante atrativa para os agricultores, além de ter instituições de ensino expondo, como a Unoesc, de pesquisa que é a Epagri e isso cria um respaldo para a cooperativa e também para os associados que tem mais confiança e credibilidade. Durante todo o dia, mais de 400 visitantes passaram pelo Campo Demonstrativo da Copermap e receberam informações sobre soja, milho, feijão e agroquímicos. Com um atendimento especial, os agricultores presentes no evento também puderam realizar negócios. Com um balcão de negócios montado pela cooperativa no Dia de Campo, os produtores rurais tiveram a oportunidade de adquirir insumos para o manejo das lavouras com descontos especiais.

Palestra sobre mercado é realizada A empresa França Júnior Consultoria realizou palestra de formação e atualização sobre o mercado de grãos e insumos para os participantes do Dia de Campo Copermap. Durante o encontro, foi apresentado o cenário de produção, e perspectivas

A C omunidade da Capela Santa Rita Sarandi, convida a todos para a tradicional festa em Honra à Santa Rita. Dia 05 de março de 2017, com a seguinte programação: Às 10:30 hrs. santa missa, ao meio dia churrasco, saladas e bebidas em geral, a tarde jogos e diversões. Desde já a comunidade agradece. Participe da Romaria em honra à São Peregrino, padroeiro da cura do Câncer a realizar-se em São José do Ouro no Jardim Alegre -RS. Dia 12 de março de 2017. Reservas de passagens com Valdecir Manfron: Fones: (49) 988749123 ou (49) 98891-5090. Ou na Rua Juvelino Fernandes da Silva nº692, Bairro Aparecida.

para a safra e comercialização de soja e milho. Os fatores de oferta e demanda, externos e internos de mercado que determinam os preços foram apresentados, além de sugestões sobre como pode ser o fluxo comercial na safra.


O Celeiro

Agronegócio

uQUINTA-FEIRA, 16 DE FEVEREIRO DE 2017

21

22º Dia de Campo Copercampos O agronegócio em destaque Foto: Divulgação/Copercampos

Conrfira a Programação

DIA 21 de fevereiro:

DIA 22 de fevereiro:

8 horas – Abertura dos portões; Visitação livre; 11 horas – Abertura Oficial - Local: Lona do restaurante 12 horas – Almoço; 13h 30min – Palestra: “Manejo de Pragas na Cultura da Soja” com Prof. Dr. Jerson Carús Guedes do Departamento de Defesa Fitossanitária da Universidade Federal de Santa Maria/RS - Local: Auditório em anexo a Lanchonete; 18 horas - Fechamento dos portões.

Evento referência no agronegócio, o 22º Dia de Campo da Copercampos, acontecerá de 21 a 23 de fevereiro, no Campo Demonstrativo da cooperativa, localizado as margens da BR 282 em Campos Novos/SC. Serão mais de 140 empresas participantes, apresentando novidades e tecnologias para auxiliar e aprimorar ainda mais a produção nas lavouras. Através da área de agroquímicos o Dia de Campo traz variedades em produtos no combate a pragas e doenças nas lavouras, além de empresas de sementes nas culturas de soja, milho e feijão que investem em tecnologias e diferenciais para a adaptação das cultivares, e o bom desenvolvimento nas lavouras. Através dessas vitrines experimentais os produtores conferem os resultados e tiram suas dúvidas com equipe técnica especializada. O evento conta ainda com área de máquinas e implementos agrícolas, voltados para facilitar as atividades, otimizando tempo, evitando desperdícios, e garantindo melhor qualidade e rentabilidade no campo. Totalmente focado no agronegócio, o 22º Dia de Campo, também contará

com área de pecuária, onde cerca de 120 animais entre bovinos, ovinos e suínos serão expostos para a visualização e comercialização. O setor traz novidades com a exposição das raças, Simental e Simbrasil, e juntamente com a Associação Catarinense de Criadores, realizarão o julgamento desses animais no dia 22 de fevereiro às 9 horas. Além das novidades da pecuária, o evento também traz inovações em tecnologias nas vitrines Copercampos, onde serão apresentados manejos para doenças da soja, e crescimento, além de demonstrar a qualidade das sementes Copercampos, apresentando os diferentes resultados de vigor nas sementes. Já na cultura do feijão, serão apresentadas as melhores técnicas de plantio. Com toda a parte prática demonstrada nas vitrines expositoras, os três dias do evento contarão com palestras referentes a vários temas ligados ao agronegócio. Na área de exposição, diversas empresas estarão apresentando suas atividades e serviços. O evento será gratuito e contará com área de alimentação para maior comodidade do público visitante.

Às 8 horas - Abertura dos portões; Visitação livre; 10 horas - Palestra: “Benefícios da Rotação de Culturas com Milho na Produtividade de Soja” com Bernardo Tisot, Eng. Agr. pela Universidade de Passo Fundo/RS, Pós Graduação em Proteção de Plantas pela Universidade de Viçosa/MG e Mestrado em Produção Vegetal pela Universidade de Passo Fundo/RS - Local: Auditório anexo a Lanchonete; 2 horas – Almoço; 13h 30min – Palestra: “Soja – Caminhos para alta produtividade” com Luiz Gustavo Floss, Engenheiro Agrônomo e Mestre em Produção Vegetal, professor, diretor da Floss Consultoria e Assessoria em Agronegócios Ltda e diretor da Seeds Pesquisa e Desenvolvimento Agrícola Ltda – Passo Fundo/RS - Local: Auditório em anexo a Lanchonete; 15 horas - Palestra: “Bem-Estar em Suinocultura” com Dr. Osmar Antônio Dalla Costa, Pesquisador da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia/SC, Zootecnista, Mestre pela Universidade Federal de Viçosa/MG, Doutor em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita/SP - Local: Auditório em anexo a Lanchonete; 18 horas - Fechamento dos portões; 19 horas – Jantar de Confraternização com empresas expositoras. DIA 23 de fevereiro: 8 horas – Abertura dos portões; Visitação livre; 10 horas – Palestra: “Prognóstico meteorológico para a safra verão 2016/17” com Luiz Renato Lazinski, Meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia INMET – Curitiba/PR - Local: Auditório anexo a Lanchonete; 12 horas – Almoço; 13h 30min – Palestra: “Tendências e Perspectivas do Agronegócio x Copercampos” com Clebi Renato Dias, Diretor Executivo da Copercampos, formado em Gestão Empresarial pela Unoesc Joaçaba/SC, Pós Graduado em Comércio Exterior e MBA em Mercado de Capitais e Finanças Coorporativas - Campos Novos/SC (Palestra direcionada para o JEC – Jovens Empreendedores Copercampos.) - Local: Auditório em anexo a Lanchonete; 17 horas – Fechamento dos portões e encerramento do evento.


22

Agronegócio

QUINTA-FEIRA, 16 DE FEVEREIRO DE 2017t

O Celeiro

10º Dia de Campo Coocam, em Barracão – RS, apresenta tecnologias disponíveis ao homem do campo Foto: Felipe Götz

Evento realizado no sábado, 11 de fevereiro, contou com a presença de mais de 250 produtores rurais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. São 10 anos de parceria. Uma década de transmissão de conhecimentos, difusão de tecnologias e de geração de oportunidades para que o homem do campo obtenha a máxima produtividade nas lavouras e consequentemente rentabilidade. A Cooperativa Agropecuária Camponovense – Coocam, organizou no sábado, 11 de fevereiro, no Campo Demonstrativo da Unidade de Barracão – Rio Grande do Sul, a 10ª edição do Dia de Campo. O evento que oportuniza o conhecimento e apresenta as novidades do agronegócio contou com a presença de mais de 250 agricultores gaúchos e catarinenses. Nesta 10ª edição, o Dia de Campo Coocam foi ainda mais especial. Mesmo com a chuva, os visitantes compareceram e puderam conferir novas variedades de soja, híbridos de milho e seu posiciona-

mento ideal, além de apresentação de produtos químicos que possibilitam o melhor manejo da lavoura. Com um atendimento especial, os agricultores receberam orientações, tiraram dúvidas de plantio e manejo das lavouras, como de controle de pragas e doenças, e puderam saber mais sobre o mercado de grãos, pois os diretores da Coocam e gerentes da área estiveram no

evento, e tendo o contato direto com os produtores. De acordo com o Presidente da Coocam, João Carlos Di Domênico, o Dia de Campo em Barracão tem o objetivo de apresentar as altas tecnologias ao homem do campo. “Esta é a 10ª edição e o dia de campo de Barracão continua com o propósito de apresentar as tecnologias para aumentar a produtividade e renda do ho-

mem do campo. Aqui nesta região, o gaúcho é muito aguerrido na busca de tecnologias para poder melhorar sua condição de produtividade dentro da propriedade e é por isso que o evento sempre teve sucesso e o campo sempre foi essa maravilha que vemos aqui. Muito bem cuidado, com capricho, para levar ao homem do campo aquele conhecimento disponibilizado todo ano nos institutos de tecnologia. É


O Celeiro

uQUINTA-FEIRA, 16 DE FEVEREIRO DE 2017

muito importante ver aqui no Rio Grande do Sul que conseguimos manter a cultura gaúcha, do nosso produtor, que está de bota e bombacha, mas em busca de conhecimento para melhorar sua condição de vida. É isso que temos que ter em mente sempre, de melhorar nossa condição econômica da propriedade e a Coocam se propõe a isso, a levar conhecimento e tecnologia até o agricultor”, ressaltou João Carlos. Neste ano, nove empresas participaram do evento (Basf, Bayer, Syngenta, FMC, Nortox, Fecoagro, Microquímica, Brasmax e Pioneer Sementes). Para o gerente da unidade de Barracão, Engenheiro Agrônomo Régis Bergamo, a parceria e união existentes entre cooperativa, empresas e agricultor, refletem no sucesso do Dia de Campo. “O Dia de Campo atendeu nossas expectativas porque é um evento em particular, onde os agricultores conseguem sanar suas dúvidas, aproveitar o máximo das palestras e tem um ambiente amigável. A Coocam valoriza o produtor e quer o seu crescimento e aqui, é uma oportunidade para conhecer as novidades e utiliza-las na propriedade para obter lucratividade”, afirmou Régis Bergamo. Assíduo visitante do Dia de Campo Coocam em Barracão, o produtor Waldemar Menegola destaca que o evento mantém os produtores informados. “Ve-

nho para ficar informado, para conhecer as novas variedades de soja, de produtos novos como herbicidas e inseticidas e para estar atualizado sobre o mercado. Os técnicos nos repassam sempre informações novas e precisamos disso para trabalhar melhor no campo”, destacou. Participante de todos os eventos da Coocam em Barracão, Maicon Ricardo Vieira busca no Dia de Campo, conhecer as novas tecnologias. “É muito interessante estar aqui todo ano, porque tem coisas novas, tecnologias que aproveitamos muito na atividade diária da lavoura e não perco um Dia de Campo por ter essa assistência direta da cooperativa e dos técnicos das empresas”. O Prefeito de Barracão, Aldir Zanella da Silva (Dile), reforçou a necessidade da realização de eventos técnicos. “Os técnicos fazem essa aproximação entre a pesquisa e o produtor e o Dia de Campo da Coocam serve pra isso. Hoje se pesquisa muito e a cada ano batemos recordes de produção porque temos técnicos que fazem esse elo. Eu acredito que o agronegócio é que mantem o Brasil em pé, pois atravessamos uma crise muito grande e seria muito maior se não fosse o agronegócio. E é por isso que precisamos buscar tecnologias para produzir mais e contribuir para o desenvolvimento do Brasil”, destacou Dile.

Agronegócio

23 Fotos: Felipe Götz

AGRO DIVEL - BR 282 - KM 345 - TREVO OESTE - CAMPOS NOVOS . FONE: (49) 3541.0480 . WWW.AGRODIVEL.COM.BR


24

Publicidade

QUINTA-FEIRA, 16 DE FEVEREIRO DE 2017t

O Celeiro


1466