2 minute read

Nacional Hereford e Braford registra crescimento em comparação com edição 2022

A Exposição Nacional Hereford e Braford, que ocorre em Bagé, no parque Visconde de Ribeiro Magalhães, registrou aumento no número de animais inscritos e, também, na participação de expositores e patrocinadores em comparação com a edição 2022.

Evento é uma realização do EEquiUrcamp e NCCC-Bagé

Advertisement

Entre os dias 24 e 25, o evento Ginete x Veterinário – Os caminhos para o Freio de Ouro aconteceu na sede do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé, durante a disputa da Classificatória Gaúcha Sul do Freio de Ouro 2023. O evento teve como objetivo funcionar como uma troca de informações entre profissionais que atuam no segmento da raça Crioula. A atividade foi uma promoção do Grupo de Estudos em Equinos da Urcamp (EEquiUrcamp), em parceria com o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé.

Conforme a coordenadora do EequiUrcamp, Luciana Araújo Lins, o formato do evento foi de uma roda de conversa entre os participantes que abordaram os desafios das etapas do ciclo que vai da criação até a preparação de exemplares para as provas de um evento esportivo como o Freio de Ouro. “Essas conversas foram muito focadas em estabelecer o papel do ginete e do médico veterinário durante a preparação para chegarem até a final do Freio de Ouro, que é o objetivo de todo o criador”, informa a coordenadora.

Luciana explica que, na primeira noite, os médicos veterinários presentes foram Rodrigo Colares e Rolando Péres e os ginetes foram Lindor Colares, Nathan Valadão e o Ricardo Wrege. “O Ricardo Wrege, além de ser ginete, também é veterinário. Assim como ele, o Rolando Péres e o Rodrigo Colares são egressos da Urcamp”, pontua Luciana.

No segundo dia do evento, os participantes foram o médico veterinário Carlos Anselmo e o ginete Lindor Colares. Eles abordaram os desafios sobre a preparação dos cavalos Crioulos para as provas classificatórias à final do Freio de Ouro.

A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) informa que, na edição deste ano, participaram 455 animais concorrendo a prêmios, sendo 309 modalidade Rústicos e 146 modalidade Argola, de 60 propriedades, de 31 cidades, de quatro estados, Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), Paraná (PR) e Sergipe (SE). Sendo 12 propriedades estreantes.

A Associação também destaca que, entre as novidades desta edição, está a presença de empresas locais com produtos para venda, agricultura familiar e a loja oficial da ABHB, além de empresas que se uniram à entidade para colaborar para o sucesso do evento. Ao total são 45 patrocinadores. A mostra nacional ocorre até este domingo, dia 28.

Palestra

O Salão Nobre do Sindicato Rural de Bagé foi palco para a palestra “Procedimentos de Avalia- na Argentina ocorreu no Salão Nobre da Rural

Mais de 450 animais concorrendo a prêmios na mostra ção Genética e Genômica na Argentina”, ministrada por Rodollfo Juan Carlos Cantet e mediada por Fernando Cardoso, chefe geral da Embrapa Pecuária Sul. A palestra aconteceu na manhã da quinta-feira, 25, durante a Exposição Nacional Hereford e Braford.

Cantet é membro de número 31 da Academia Nacional de

Agronomia e Veterinária, ex-professor Titular Plenario de Melhoramento Genético Animal no Departamento de Produção Animal da Faculdade de Agronomia da Universidade de Buenos Aires (FAUBA) e ex-investigador superior do CONICET no Instituto de Investigação em Produção Animal, INPA-UBA.

This article is from: