2 minute read

Prefeitura anuncia providências após arrombamentos em dois prédios da Saúde

Dois crimes contra unidades de Saúde foram registrados, no final de semana, em Bagé. O primeiro ocorreu junto ao Centro Especializado em Fisioterapia (CESF), alvo de criminosos na madrugada de sábado, dia 4. Segundo nota oficial emitida pela Prefeitura, prédio foi arrombado e uma televisão furtada. Consta, ainda, que o encanamento de uma pia foi danificado, o que provocou alagamento.

como ele apresentava ferimentos na região da cabeça e havia sangue no local, técnicos do Instituto Geral de Perícias (IGP) foram chamados. A causa da morte será apresentada no laudo técnico, após a necropsia no Departamento Médico Legal (DML). A Polícia Civil confirmou que irá investigar o fato.

Advertisement

CLAUDIO BARBOSA, 77 anos, casado. Residia na rua Caldas Júnior, bairro Mascarenhas de Moraes. Deixa os filhos Clodoaldo Saraiva Barbosa, Claudiomiro Saraiva Barbosa e Renata Saraiva Barbosa.

JERÔNIMO DIAS DOS SANTOS, 40 anos, autônomo, solteiro. Residia na rua Monteiro Alves, bairro Getúlio Vargas. Deixa o filho Ben-Hur.

JOSÉ LUIZ SILVEIRA, 84 anos, autônomo aposentado, solteiro. Residia na rua Marcílio Dias.

LEANDRO SOARES BARCELOS, 39 anos, solteiro. Residia na rua Edegar Pereira Pinto, bairro Menino Deus.

MANOEL MARINS SOARES, 79 anos, solteiro. Residia na rua Ernesto Médici, 773, bairro Getúlio Vargas.

A coordenadora do CESF, Clarissa Collares, foi a primeira a chegar ao local. Logo em seguida, a polícia foi chamada. “Vamos ter que esperar secar para ligar os equipamentos e ver se estragou alguma coisa. E esperar os fisioterapeutas para saber se levaram mais alguma coisa, porque todas as gavetas foram mexidas”, explica ela.

O secretário de Saúde, Ronaldo Hoesel, salienta que o prédio ficará fechado para atendimento até a próxima quarta-feira (8). “O que fizeram aqui prejudica, principalmente, a população. O Cesf atende mais de 60 pessoas por dia. São pessoas que precisam de um tratamento contínuo e terão de ficar ao menos dois dias sem atendimento”, afirmou.

Já na manhã de segunda-feira, dia 6, ao chegarem no prédio do Centro de Referência Materno-Infantil Camilo Gomes, na manhã desta segunda-feira (6), os funcionários perceberam que o local foi arrombado e teve aparelhos danificados. O secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Ronaldo Hoesel, foi até o local acompanhar o caso.

Foram destruídos três aparelhos de ar condicionado, que ficaram com as peças e carcaças espalhadas pelo pátio do local. A estimativa é de um prejuízo de R$ 20 mil reais. Esta é a terceira vez que o posto sofre avarias nos últimos meses. Lembrando que, no dia 4 de fevereiro, o Centro Especializado em Fisioterapia também foi arrombado e um aparelho televisor foi furtado.

“Quem tiver qualquer informação sobre os casos deve denunciar à polícia. A comunidade é a principal prejudicada com isso. O Camilo Gomes é um Centro de Referência e, como tal, recebe centenas de pessoas, principalmente grávidas e crianças, sendo também um local para vacinação contra diversas doenças e este tipo de ação prejudica o trabalho dos profissionais e diminui o conforto dos pa- cientes”, destacou Hoesel. Segundo o secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Ronaldo Hoesel, nos dois locais não há câmeras de vigilância e nem seguranças, mas providências já estão sendo tomadas. “Na manhã desta segunda-feira, dia 6, nos reunimos para tratar deste assunto. No CESF, já colocamos seguranças provisoriamente, pela parte da noite, até arrumarmos, e pedimos que a comunidade denuncie para a Polícia, pois estes casos são criminosos”, ressaltou.

This article is from: