Joral MB Mais Brasil

Page 1

Para mais informações, acesse:MASvacinaja.sp.gov.brLEMBRE-SE:ÉPRECISOTERTOMADOADOSEANTERIORHÁNOMÍNIMO4MESES.SÓ COM A VACINA E AS DOSES DE REFORÇO VOCÊ CONTINUA PROTEGIDO DO CORONAVÍRUS. ESSA É A MELHOR FORMA DE VIVER A VIDA. CONSULTE O CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO DA SUA CIDADE, VÁ ATÉ O POSTO DE SAÚDE MAIS PRÓXIMO E COMPLETE O SEU ESQUEMA VACINAL. A DOSE DE REFORÇO DA VACINA JÁ ESTÁ DISPONÍVEL PARA A POPULAÇÃO DE SÃO PAULO. TOMAR A VACINA CONTRA A COVID-19 É ABRAÇAR A VIDA. ffi)

MEIA ENTRADA EM EVENTOS PARA JOVENS DE 15 A 29 ANOS

porque elas ainda estão na fase de desenvolvimento, in cluindo o sistema imunológi co, que não está completa mente pronto para combater infecções de origem externa, como vírus e bactérias. O de senvolvimento da imunidade é um processo que acontece ao longo dos primeiros anos de vida. Nesse sentido, qual quer infecção pode ser mais grave nas crianças. A primeira maneira de proteger os pe quenos, portanto, é evitar o contato deles com pessoas em que há suspeita ou confirma ção da dos macacos.

pelo Ministério das Relações Ex teriores, via Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e Embai xada do Brasil em Washington, e as providências para interna lização realizadas junto à Anvi sa. Até o momento, 8 pacientes elegíveis graves já receberam o medicamento para início do tra tamento. O fluxo para avaliação dos critérios de elegibilidade dos pacientes para recebimento do tratamento é realizado por meio de solicitação via Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde - CIEVS dos Estados em contato com o CIEVS Nacional.

varíola

VARÍOLA DOS MACACOS: CRIANÇAS PODEM TER SINTOMAS MAIS GRAVES

Normalmente, os sintomas da varíola dos macacos são os mesmos em adultos e em crian ças e incluem: febre, dores no corpo, dor de cabeça; calafrio, fraqueza, adenomegalia: linfo nodos inchados (ínguas), erup ções cutânea ou lesões de pele, Tratamento.OMinistério da Saúde re cebeu, no último dia 26, os primeiros antivirais contra a varíola dos macacos, sendo o Tecovirimat o indicado para ca sos graves da doença. Os 12 tratamentos foram doados ao Brasil pelo laboratório fabri cante. O envio foi intermediado

Avaríola dos macacos, tam bém conhecida como monkey pox, é uma doença transmitida, principalmente, por meio do contato direto pessoa a pessoa (pele e secreções) e exposição próxima e prolongada com go tículas e outras secreções res piratórias. Portanto, qualquer pessoa que tenha contato físico próximo com alguém infecta do está em risco, inclusive as crianças, que são tipicamente mais propensas a ter sinais e sintomas mais graves do que adolescentes e adultos.

O maior risco de compli cação nas crianças acontece

Rua Rio da Bagagem, 82 - Zona Leste: 4,5 Milhões de Habitantes - São Paulo - CEP 03531-060 - Tel: (11) 2653-1806 EDIÇÃO ESPECIAL São EdiçãoPaulo-No Distribuição519Gratuita MauroFundador:Borges SP Setembro/2022 Site: www.drogamata.com.br Blog: mbmauroborges.blogspot.com E-mail: jornalmb@terra.com.br E-mail: mutiraodrogamata@terra.com.br

DonaLourdes.Escolástica

Dona Matilde, filha de Dona Escolástica e mulher do Dr. Macedo Soares, aconteceram

Além do crescimento físico, o nosso bairro, a querida V. Matilde, aliou-se ao tradicional Carnaval de V. Esperança e a Sociedade Amigos de V. Matilde era figura indispensável nesse carnaval. V. Matilde colabora va com esse Carnaval de V. Esperança, de várias formas, pois os nossos carros alegóri cos (Sociedade, Ipiranguinha, Vilinha), desfilavam nas ruas de V. Matilde, por volta de 1962, e o povo matildense acompanhava-os até a V. Es perança, onde se juntavam aos carros alegóricos daquele bairro vizinho (Cinco de Julho, V. Esperança, etc.) e víamos na época gente de todos os bair ros de SP, que vinham para V. Esperança apreciar toda beleza dos desfiles carnavalescos.

Matilde, filha de Dona Escolástica, foi homenageada pela mãe com a colocação de seu nome na Vila.

VILA MATILDE CRESCENDO

E continuando a crescer, Vila Matilde passou a ter homens trabalhadores que começavam a pensar seria mente na fixação de suas re sidências e nas melhorias que poderiam ter. Foi o caso do Dr. Benedito Pinheiro dos Pas-sos que fundou em abril de 1940 o Cartório de Registro Civil de 43a Zona de Vila Matilde o que posteriormente passou a ser o 38º Sub-distrito de Vila Matilde. Em 1964 o Dr. Be nedito aposentou tendo o Dr. Nelson Pinheiro dos Passos e Oficial Maior a Dona Maria de Lourdes Pinheiro dos Passos.

também, em 4 de junho de 1933, por intermédio de sua filha Dona Matilde de M. Soares, fez uma doação de um quarteirão intei ro na rua que tinha seu nome, ou seja Rua Dona Escolástica Melchert da Fonseca, para um grupo de freiras da Ordem das Filhas de São José, com a con dição de que elas construíssem uma escola para educação dos que na Vila Matilde viessem morar.Assim foi que, um lugar de nominado de fazenda Gavião, (hoje Rua 29 de outubro até a Rua capitão José Leite), onde o Quartel do Tiro de Guerra,vinha fazer exercícios de tiro, para seus soldados, na Revolução de 24 foram estrategicamente co locados 2 canhões na área onde é ocupado pela Escola Municipal João Pinheiro, transformou-se num2, loteamento de 1ª, 2ª e 3ª secção denominado de VILA MATILDE.

No começo não tínhamos padaria, farmácia, médico, açougue, lojas, etc., tudo era comprado na Rua Guaiaúna, na Penha, ou na cidade, mas na verdade, para sair de Vila Matilde e ir para Penha ou Guaiaúna somente a pé, e de

Bazílio. Esses homens, mais inúmeros outros moradores como João Rigobelo, Agenor Paulino, Alcides de Barros, Florindo Furlanetto, Antônio Espada, José Alarcon, Hugo Cordeiro Rosa e tantos outros trabalharam com afinco para criar uma organização (Socie dade Amigos Vila Matilde) que viria tentar trazer benfeitorias para a Vila Matilde, a exemplo de outros bairros na época.

Os nossos três informan-tes moravam:O Sr. João e o Sr. Venâncio perto do Aricanduva e o Sr. Dias na Rua Dona Es colástica Melchert da Fonseca perto da Estação.

Nenê de Vila Matilde, que nasceu no Largo do Peixe, começava a projetar o nome do bairro para o mundo. Escerveu: Dr. Israel Caldeira é advogado e exmorador de Vila Matilde Fotos: Acervo S.A.V.M. Diretor Editorial: Mauro Borges Malta Filho Diretor Administrativo: Marcos Borges Malta Jornalista Responsável: Mauro Borges (MTB 40.680/SP)Filiado ao SP Regional  (11) 2653-1806 Rua Rio da Bagagem, 82 Vila Matilde - São Paulo CEP 03531-060 ESTE JORNAL NÃO SE RESPONSABILIZA POR MATÉRIAS ASSINADAS OU POR PUBLICIDADE PAGA Impressão: S/A O Estado de S. Paulo Relações Públicas: Lúcia de Fátima Santos Malta Repórter: Márcio Borges Malta Redação: Lúcia Borges Bueno Revisão: Júlia Borges Bueno Sempre informando com seriedade e imparcialidadeos fatos que são notícia. EXPEDIENTE MB Mais Brasil Editora e Promoções Ltda.

Página 2 SP Setembro/2022

Mas, ainda assim, naquela época, quando chovia, as pes soas pisavam barro em todas as ruas de Vila Matilde, pois não tínhamos nenhum melho

Foi feita, também uma do ação da Praça onde hoje se situa a Igreja Nossa Sra. do Belo Ramo, porém como já existia a Capela Nossa Sra. de Lourdes a igreja não foi construída de imediato e na época posterior, o então pre feito Jânio Quadros determinou a construção da Igreja Nossa Sra. do Belo Ramo, por sinal arquitetonicamente uma Igreja todaMuitoespecial.grande a área lote ada, os primeiros adquirentes foram formando vários núcleos de moradias, destacando-se dois núcleos que formaram chamadas de baixada ou barro ca, perto de onde hoje se situa a Av. Aricanduva, antiga Ponte Preta e o núcleo perto da Esta ção de Vila Matilde. Em 1926, a Rua Dona Escolástica Melchert da Fonseca já possuía algumas dezenas de casas.

Matilde, 829, que foi inaugurada em 08/06/1950

Na área perto da estação, o Sr. Dias informou que no início, o pão que comiam vinha da Rua Cachoeira; a carne era vendida numa charrete de um açougueiro de Vila Esperança. A primeira farmácia de Vila Matilde, pertinho da Estação, pertenceu ao farmacêutico Sr. Álvaro Queiroz (farmácia do Queiroz,como era conhe cida). A parteira que atendia na época era a Dona Estela; o cinema mais próximo era o “Goteira” do Sr. Manoel, na Vila Esperança.Osprimeiros moradores da Vila Matilde, já falecidos, eram o Sr. Luiz Raposo Pimentel e sua mulher Dona Maria Rosa Pimentel, que a 31 de dezem bro de 1920 vieram construir sua casa na Vila Matilde, e

inúmeros fatos, tais como: um desastre ferroviário, exatamen te no local onde situa-se a Es tação de Vila Matilde (meados de 1921) e Dona Escolástica, por intermédio do Dr. Diogo doou as terras daquela locali dade para o governo ali fazer uma parada ou uma estação de trens, com a exigência de que se chamasse ESTAÇÃO DE VILA MA-TILDE, em homenagem ao loteamento Vila Matilde, que iria crescer e também em ho menagem a sua filha. Dona Es colástica era católica e por isso doou o terreno onde o Dr. Diogo construiu a primeira Igreja no loteamento Vila Matilde, que hoje se chama Capela Nossa Sra. de

Havia na época um concur so de melhores carros alegó ricos e melhores fantasias. A Sociedade Amigos de V. Matilde foi tri-campeã e trouxe a taça para sua sede na V. Matilde, em definitivo.

Esta foi a primeira residência construída em Vila Matilde em 1920, na Rua José Fernandes, 18.

Como a fazenda era muito grande, o Dr. Diogo vendeu algumas partes dela, em nome de Dona Escolástica, e os nos sos narradores lembram-se do *Asseguinte:terras onde se denomina hoje Jardim Maringá foram vendidas na época ao Sr. Juve nal Ferreira (cunhado de Dona *OutraEscolástica);parte, hoje denominada Vila Savoy - Jadim Brasília, até perto da Av. Aricanduva, foi vendida para família Matarazzo, Guilherme Giorge e a área onde situase Vila Dalila, Vila Esther e Vila Eutália, foi vendida para a família Fachinni; * O Sr. Joaquim Marra, amigo da família de Dona Escolástica comprou uma gleba de terra que tinha mais ou menos 7 alqueires, dando o nome de Chácara 6 de Outubro.

Vila Matilde ia crescendo as sustadoramente, pois ela fazia parte de São Paulo “A cidade que mais cresce no Mundo” (legenda da época).

O Dr. Diogo de Carvalho, se associou ao Sr. José Mas carenhas e ambos criaram a firma denominada CARVALHO & MASCARENHAS, tendo se instalado na Praça da Sé, no 3 - 4º andar, sendo o Dr. Dio go o “agrimensor” e o Sr. José Mascarenhas o “corretor”. Es -sa empresa passou a lotear as terras remanescentes de Dona Escolástica dividindo-as em 3 secções.Nolugar onde hoje se situa a Rua José Mascarenhas existia uma grande cerca de arame farpado que separava a 1a das 2a e 3a secções, pois nestas duas últimas existia uma gran de criação de gado bovino. Nes sa imensidão de terras, antes de lotear, existia um caminho que se chamava “Caminho Guaiaúna” que ligava a Penha a Itaquera. Posteriormente o nome desse caminho mudouse para Estrada de Guaiaúna. No início do loteamento, só se conseguia aqui chegar a pé ou a cavalo, pois condução só existia até a Penha ou a Rua Guaiaúna. Enquanto se pre parava toda MATILDE,mento,aprovaçãolevantamentosdocumentação,topográficos,evendadeloteaquesechamariaVILAemhomenagema

lá para cidade tínhamos ônibus e bondes tradicionais, pois não tínhamos condução aqui na Vila Matilde, até que a empresa do Anunciato, como era conhecida na época, colocou um ônibus que ia até a Penha. A Central do Brasil, com o crescimento do bairro de Vila Matilde colo cou alguns trens especiais no período da manhã, para trans portar alguns trabalhadores, para a cidade, como o famoso “especial das sete”.

Além do que, depois de al guns anos ficava mais difícil e mais caro fazer uma alegoria, houve na época alguns rumo res de desentendimentos entre os organizadores do Carnaval de V. Esperança, que esfriou aquela ativa participação da V. Matilde. Oxalá pudéssemos contar hoje com gente bastante dinâmica e tentar reativar os belos blocos de Carnaval da nossa Zona Leste, para alegria, distração e lazer do povo tão trabalhador dessa Zona. Será isso um sonho? Ou poderá se transformar em realidade?

Tinha também Dona Esco lástica um afilhado de nome Diogo de Carvalho, filho do Coronel Bento José de Carva lho, era “agrimensor” e poste riormente procurador de sua madrinha. Homem de negócios e muito ativo, o Dr. Diogo era na verdade quem cuidava des sa grande gleba de terra, que anteriormente fora chamada de Fazenda do Gavião.

O primeiro assento de nascimento foi feito em 21 de abril de 1940, do menor Luiz Suiter Júnior, que, como pudemos apurar já é falecido. O 1o casamento realizado em Vila Matilde foi o de Francisco Hermenegildo da Hora com Francisca Carolina Theodoro em 25 de maio de 1940, e o primeiro assento de óbito foi efetuado em 24 de abril de 1940 da falecida Aparecida Esther Bertolani.

EVOLUÇÃO LOTEAMENTODO

canduva, onde existia algumas olarias, apesar das lagoas que existiam, onde muita gente ia se banhar, foi sendo ocupada pouco a pouco por casas novas que se iam construindo por novos adquirentes de lotes, abrigando, também naquela localidade, inúmeros campos de futebol de várzea, onde po demos destacar alguns clubes mais recentes como o “Rapid”, o Ponte Preta Futebol Club, o Paulistinha Futebol Club e Também o Vera Cruz de Vila Matilde. Tivemos também na zona alta do bairro o Triângulo F.C., que tinha sua sede na Rua Marcondes de Brito onde havia um lugar denominado de “Ta blado” local onde muitos jovens matildenses iam para dançar.

VILA MATILDE NO CARNAVAL

Os frutos dos trabalhos executados por todos na épo ca e logo após a fundação da Sociedade Amigos de Vila Matilde, começaram a surgir, tais como: Linha de Ônibus da CMTC até o Parque Dom Pedro II, nivelamento de ruas, guias, sarjetas, oficialização das ruas, Agência do Correio, etc., além de um bem montado salão de festa que até hoje é sede social da Sociedade Amigos de Vila Matilde, onde grande parte dos atuais moradores já passaram comemorando algum evento.

CONHEÇA UM POUCO DAHISTÓRIA DE VILA MATILDE

ramento. Ao contrário, o que tínhamos eram verdadeiras crateras provocadas pelas águas pluviais, sendo a maior delas o “buracão” como era chamado na Rua Capitão José Leite, onde inúmeras pessoas se machucaram, pois para atravessar esse buracão só existia uma pinguela feita de madeira.Foi,também, o prefeito Jânio Quadros, na época, que começou fazendo melhorias que o bairro de Vila Matilde precisava. Era o prefeito Jânio Quadros sempre assediado pelo Deputado Farabuline Jú nior, que era morador de Vila Guilhermina.Tambémem 1940 um outro morador tentava isoladamente conseguir alguma benfeitoria para a Vila Matilde, mas re almente pouco conseguia. As ruas continuavam lamacentas e, a escada da estação era um verdadeiro convite para tombos e quedas de pessoas quando chovia, pois tudo era de terra. Por volta do ano de 1945, surge o tenente Pereira que ini ciou um movimento associativo no bairro, através da fundação de um clube de futebol, o São Leopoldo, na praça onde hoje se situa a Igreja Nossa Sra. do BeloEmRamo.8de junho de 1950 foi fundada a Sociedade Amigos de Vila Matilde, cuja ata de fundação foi assinada pelos 18 fundadores: José Gimenes, André Lanzaro, Capitão Manoel Pereira, Bernardino Brito de Carvalho, Maximiniano Jorge, Benedito Baggio, Oswaldo Car doso, Antônio Jorge, Octávio Caserta, Antônio Campos, Wil son P. da Silva, Antônio Luiz de

Existia uma gleba de terra muito grande, que ia desde a Guaiaúna até a Fazenda do Carmo, hoje Parque do Carmo em EssaItaquera.grande gleba de terra pertencia a Dona Escolástica Melchert da Fonseca, senhora muito rica na época.Dona Esco lástica tinha uma filha de nome “MATILDE”, que foi casada com o ex-ministro Macedo Soares.

O prefeito Ricardo Nu nes autorizou, no último dia 26, o início das obras de mais três conjuntos ha bitacionais, em São Mateus

Página 3SP Setembro/2022

Esse é um compromisso firmado desde o nosso sau doso Bruno Covas e que es tamos realizando pela nossa população”, disse o prefeito.

ver a emoção dessas fa mílias prestes a conquistar sua casa própria enquanto muitos estavam descrentes. Estavam desacreditadas

e Guaianazes, por meio do maior programa habitacio nal do município, o Pode Entrar.“Éuma alegria imensa

porque, de 2013 a 2016, as entregas ficaram paradas. Foram apenas 5,5 mil uni dades habitacionais inaugu radas. De 2017 até agora,

ZONA LESTE TERÁ MAIS 1.568 MORADIAS POPULARES

entregamos 19.727, e em um ano entreguei 4.420 moradias. Nosso compro misso é entregar 49 mil até 2024.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12)

Por fim, como uma ro tina de autocuidado, a es

Tome cui dado com a cartadas.estãofamíliaBrigasteimosia.nanãodes

pecialista recomenda que as pessoas invistam em atividades físicas e ações prazerosas, que propor cionem o relaxamento do corpo e da mente, e evitem situações que estimulem a ansiedade, como com petitividade e relações tóxicas. “A melhor forma de lidar com a ansiedade é reconher, primeiramen te, se você vivencia um processo natural ou se é algo que já lhe gera uma dificuldade de se contro lar, um sofrimento psí quico. Compreender seu próprio funcionamento, por meio de uma autoa nálise das emoções ajuda a verificar se há necessi dade de auxílio profissio nal para trabalhar o re conhecimento de gatilhos que geram a ansiedade, bem como estratégias de enfrentamento do proble ma”, adverte a psicóloga.

ÁRIES (21/03 a 20/04)

rece ber muita aju da do seu par ou chegam.conselhosSaibavice-versa.ouvirosqueAlém

preciso diferenciar a an siedade natural de uma crise: “Apesar de apresen tar alguns sintomas pare cidos, a ansiedade natural pode ser mais bem admi nistrada e normalmente tende a se dissipar con forme o motivo que gera essa reação é resolvido”. Mais do que fatores emo cionais, a ansiedade pode desencadear alguns com portamentos e frio.comvontadeacelerado;desconfortáveis,sensaçõescomo:•Roerunhas;•Palpitaçõesecoração•Sudorese;•Inquietação;•Bocaseca;•Dordebarrigaoudeiraobanheirofrequência;•Tremores;•Insônia;•Faltadear;•Bruxismo;•Ondasdecaloroude

(21/06 a 21/07)

VIRGEM (23/08 a 22/09)

(21/05 a 20/06)

As relações vão exigir muito da sua presença,

Tome cuidado com a tendên cia a mudar de ideia o tempo todo a respeito do que dese ja, porque isso pode cansar seu par. Saiba dialogar e evite autoritaris mos. Casais podem decidir se casar e/ou morar juntos. Existe um novo passo a ser dado em relações antigas, inclusive a chegada de um bebê não está descartada. A semana favorece a famí lia, mas também os amigos.

disso, você poderá conquistar ou reconquistar alguém com seu jogo de cintura nesta se mana. Os casais terão um final de semana mais român tico e íntimo. Tome cuidado para não levar trabalho extra para casa e saiba manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

GÊMEOS

A semana está mais voltada para o trabalho, mas os ami gos podem trazer um brilho especial com convites e passeios. Cuidado com a tendência a se sobrecarregar e não ter tempo para o la zer. Pessoas podem te ajudar diante de alguma dificuldade. Saiba ser grato e generoso. Abandone ansiedades e a ne cessidade de controlar.

quem você ama, você vai mais longe, cuidado com atitudes egoístas ou individualistas de mais. O ideal é dividir seu brilho pessoal. Para quem está à procu ra de um amor ou com intenção de conquistar, saiba se colocar à disposição. Quanto mais ajudar e estiver disponível, mais pode rá atrair a atenção dos outros.

O amor pode chegar quan do você me nos espe rar. Saiba se abrir, senão você tende a se fechar ao novo. O mo mento é de cura do passado e de renovação. Vale a pena perceber os movimentos em sua direção e aproveitar essa onda de sorte, principalmen te se você estiver solteiro. Relações antigas podem se fortalecer, mas é preci so generosidade e diálogo.

cura. É momento de oferecer proteção, ter paciência e de monstrar o mais puro amor à família e ao ser amado. Existe reconexão afetiva aos casais antigos. Aos que estão à pro cura de um amor, a semana favorece as paqueras, mas mantenha uma postura desa pegada e não crie expectativas.

AQUÁRIO (21/01 a 19/02) PEIXES(20/02a20/03)

Pode ser uma semana de muito cari nho e ajuda do ser ama do. A tambémfamíliaestá potencializada. Você pode não conseguir fazer nada se não tiver um espírito altru ísta. Tome cuidado com bri gas que podem desarmonizar muito a sua relação e levar o outro a repensar a permanên cia nela. Planos de viagens ou atividades em conjunto podem fortalecer a relação.

Evite fofocas ou a dificulda de de se decidir. O excesso de trabalho pode fazer você se desconectar um pouco das suas relações nesta se mana — e você ser cobrado por isso. Como a comunica ção está ativada, vale a pena conversar e resolver as coi sas de maneira diplomática.

No caso de uma cri se de ansiedade, por sua vez, o indivíduo muitas vezes não tem um moti vo específico para o sofri mento emocional, e lida com uma sensação mais intensa e constante. De acordo com a especialista, “é importante dar atenção a este quadro quando ele passa a gerar sofrimento, dificultar a execução de planos, a funcionalidade e impedir realizações pes soais”. Dependendo da frequência e da intensida de que as reações apare cem, é necessário buscar auxílio profissional, con forme descrito no Manual de Classificação de Do enças Mentais, o DSM IV, que designa os graus ele vados de ansiedade como Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).

LEÃO (22/07 a 22/08)

A semana não decomunitárioseumances,muitofavoreceosromassensoajudaros

amigos e os familiares pode te aproximar mais deles. Al gum amigo pode começar a se mostrar interessante. Para quem já está em uma relação estável, tome cuidado para que os problemas cotidianos não interfiram na sua vida conjugal. Saiba conversar!

TOURO (21/04 a 20/05)

CÂNCER

HORÓSCOPO MB

relações.Vocêpode

Você pode con quistar alguém, pois está com energia de mag netismo e cora gem para tomar uma atitude, então deve agir se está a fim de alguém, mas mantenha o equilíbrio e saiba recuar, se for preciso. Sua ca pacidade de viver a vida plena mente está no ápice, mas tome cuidado apenas para não esque cer das obrigações em nome da diversão e do prazer. Mantenha sua alegria e seu amor-próprio.

verdade. Pessoas podem se afastar e novas podem chegar. O amor pode trazer conforto para você, então não se afaste de quem você ama por orgulho bobo. Saiba aceitar pedidos de desculpas. Momento de novidades afeti vas, mas tome cuidado com a dificuldade de escolher.

BRASIL É O PAÍS MAIS ANSIOSO DO MUNDO SEGUNDO A OMS

Página 4 SP Setembro/2022

Tome com ciúme tenhaximas.pessoasinclusivefalsidades,oudepróManasua

A queparar,Podeparcerias.amorfavorecesemanaoeassepreporjuntode

Tome cuida do com brigas nesta sema na, pois elas podem cau sar rupturas. É preciso não ter dúvidas ou desconfianças para que a relação navegue em mares emocionais calmos. Aposte na força em conjunto e sai ba ceder e fazer um pouco a vontade das pessoas à sua volta. Quanto mais conseguir ser generoso, mais favorece rá as suas

ESCORPIÃO(23/10a21/11)

CAPRICÓRNIO(22/12a20/01 )

aprendizadodepossibilidaademuitoe

Medo de avião, provas e resultados de exames, apresentações em públi co, entrevistas de em prego e até términos de relacionamento: essas são algumas das situa ções mais comuns que desencadeiam ansieda de, apontadas por quem sofre de um grau natural dessa condição psíquica. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) alertam que, somente no Brasil,cerca de 18,6 mi lhões de pessoas sofrem de ansiedade – o que coloca o país no topo do rankingPsicólogamundial.Pro Ativa do São Cristóvão Saúde, Aline Melo explica que a ansiedade é uma reação normal do ser humano, que surge frequentemen te com um foco direciona do, gerando expectativa ou um impacto na vida do indivíduo. Segundo ela, é

LIBRA (23/09 a 22/10)

UDESP ENTREGA PROPOSTA DE MELHORIAS AO CANDIDATO A GOVERNO DE SP TARCÍSIO DE FREITAS

Se você sofre com vari zes, já pode ter ouvido al guns mitos como: elas apa recem porque você cruza muito as pernas ou porque você usa salto alto. Mas, fi que tranquila, você não deve ser a única pessoa a receber desinformações desse tipo.

A primeira grande men tira é acreditar que o trata mento de varizes não tem resultado e que elas sempre voltam.“Oque acontece é que, por algum motivo, a parede da veia se enfraquece e isso faz com que ela se dilate e fique inchada, deformada e dolorida. Quando tratamos essa veia cirurgicamente, ela é retirada e, por isso, não pode voltar. O tratamen to é essencial para evitarmos uma evolução das varizes para uma úlcera venosa, por exemplo. Mas, o que a cirur gia não impede é que outra veia também fique doente

Cremes e remédios são suficientes para que as varizes desapareçam Muitas pessoas ainda acreditam em cremes má gicos e, quando o assunto é varizes, não é diferente. Mas, é válido ressaltar que as loções não têm a capa cidade de regenerar uma veia doente e nem os remé dios orais o poder de fazer a veia voltar ao seu calibre original depois que ela so freu uma deformidade.

Se não fizer aplicação, os vasinhos crescem e se tornam varizes

Esse é um grande mito que circula nas rodas de conversa. Mas que, fisiologi camente, não é possível. Os pequenos e finos vasinhos não podem crescer a ponto de se tornarem uma veia ro busta, causando deformida des na pele.

A UDESP ainda toma a iniciativa de se apre sentar e se colocar à dis posição do governo es tadual para criarem as melhores contrapartidas e auxiliar o Detran.SP, além de levar aos cida dãos um atendimento de

Página 5SP Setembro/2022

cular e membro da SBACV, separou 4 mentiras que te contam sobre o tratamento

“A varizes acometem veias mais profundas que fazem o retorno do sangue ao coração. Porém, o surgi mento de vasinhos pode ser um indicativo que levará o médico a investigar e, possi velmente, diagnosticar uma

“O que não podemos fa zer é associar a constrição que o frio causa nos vasos a uma excelente recupe ração. A qualidade do pós operatório e da recupera ção, nestes casos, sempre irão depender do repouso e do uso da meia elástica da maneira correta recomenda da pelo cirurgião vascular”.

O documento ainda solicita que, caso o en tão candidato vença as eleições, possa inserir à categoria dos despa chantes documentalis tas nos planos do novo governo estadual, pois, como empresários, são geradores de empregos, negócios e renda.

Uma estimativa da Socieda de Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBA CV) revelou que, cerca de 38% da população brasilei ra, convive com as varizes, sendo 45% de mulheres e 30% de homens.

base a vasta experiência que a Associação dos Despa chantes possui, um pla no bem delineado e es truturado foi idealizado para que tanto o governo estadual, quanto despa chantes e principalmente a população, possam se beneficiar, ganhar tempo e principalmente diminuir custos com a parceria.

Cirurgião vascular explica sobre a necessidade de cuidar da saúde vascular e fugir dos mitos que rodeiam o assunto

de varizes.

Para entender melhor so bre essa alteração, é impor tante saber que a principal causa é de origem genética: alguns têm a predisposição e outros não. Alguns hábitos de vida, como sedentarismo e longas horas de pé por dia só aceleram o surgimento e o processo de avanço da do ença, mas não são conside radosParacausas.esclarecer o assunto no “Agosto Azul Vermelho”, mês de conscientização da saúde vascular, o Dr. Márcio Steinbruch, cirurgião vas

“O que as loções e os me dicamentos fazem é ajudar no alívio dos sintomas rela cionados à doença como o inchaço e a dor. Nós receita mos como um complemento durante o tratamento para melhorar o bem-estar do paciente. Porém, as varizes precisam de intervenção mé dica para não progredirem”, comenta.

doença vascular. Por isso, sempre vale a pena passar por avaliação, mesmo quan do se percebe somente a presença de pequenos va sos”, explicou.

Passar por cirurgia de varizes no frio acelera a recuperação

Passar por uma cirurgia durante as estações mais frias do ano é uma boa op ção para o paciente de vari zes, pois é a melhor época para evitar a exposição solar e para que os pacientes fi quem mais confortáveis para esconder as marquinhas da cirurgia até elas sumirem.

O Dr. Márcio Steinbruch reforça que as doenças vas culares exigem avaliação, exames, diagnósticos e tra tamentos realizados por um profissional habilitado. Por tanto, faça check-up uma vez por ano, mesmo na ausência de sintomas.Dr.Márcio Steinbruch –formado pela Universidade de SP (USP), é médico com especialização em cirurgia vascular pelo Hospital das Clí nicas da FMUSP. Além disso, possui título de especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascu lar e é membro efetivo da Sociedade Brasileira de An giologia e Cirurgia Vascular.

excelência e fácil acessibi lidade.Atualmente existem mais de 3.500 escritórios e Despachantes Documen talistas posicionados nos mais diversos municípios

tempos depois. E, por isso, as pessoas acham que o tra tamento não funcionou”, es clareceu.

A UDESP esteve em evento com o candidato a governador pelo Esta do de São Paulo Tarcísio de Freitas e entregou Proposta de Melhorias para melhorar gerencia mento e emissão de do cumentos do Detran.SP / Poupatempo.Tendocomo

4 MENTIRAS QUE TE CONTAM SOBRE O TRATAMENTO DAS VARIZES

Não adianta tratar varizes porque elas voltam

de São Paulo, gerando mais de 10 mil empregos diretos e indiretos, sen do esse trabalho respon sável por levar o susten to para mais de 20 mil famílias.

Rei Roberto Carlos *É melhor ser um careta vivo do que um drogado morto *Vizinhos unidos, bandidos falidos.

Chitãozinho e Xororó

Ricardo Nunes Paulo

Neymar JR

Wesley Safadão

Prefeito de São

Rodrigo GovernadorGarciadeSP

Página 6 SP Setembro/2022 CAMPANHA DROGA MATA: DO BRASIL PARA O MUNDO O POVO E AS MAIORES PERSONALIDADES ESTÃO APOIANDO O MUTIRÃO MB CONTRA AS DROGAS E A VIOLÊNCIA NO BRASIL

Zezé di Camargo & Luciano

PELÉ: O eterno Rei do Futebol Milton Leite - Presidente da Câmara Municipal de SP Ex-presidente da Fiesp A VOZ FORTE DA ZONA LESTE - SP  (11) 2653-1806 E-mail: jornalmb@terra.com.br Site: www.drogamata.com.br REALIZAÇÃO:General João Camilo Campos, Sec. da Segurança do Est/SP * CAMPANHA AUTORIZADA PELO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO, SECRETARIA DA JUSTIÇA/CONEN/SP, DESDE 10/09/1993. * MAURO BORGES, AUTOR E COORDENADOR NACIONAL DA PREMIADA CAMPANHA DROGA MATA & ESPORTE SALVA Marcos Penido - Secretário de A PREVEÇÃO É A MELHOR E MAIS BARATA VACINA CONTRA AS DROGAS FRANCA, RIBEIRÃO PRETO, ARARAQUARA, GUARULHOS, SÃO PAULO, SANTOS, PRAIA GRANDE, FERRAZ DE VASCONCELOS, CAMPINAS, SÃO VICENTE, OSASCO, SÃO CAETANO DO SUL, SANTO ANDRÉ. *APOIE, DIVULGUE, PATROCINE. JUNTOS SOMOS MAIS FORTES. CONHEÇA: www.drogamata.com.br Cel. PM Ronaldo Miguel Vieira Cmt. Geral da PM/SP e MB Michel Ex-presidenteTemerdoBrasil

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.