Jornal MB Zona Leste

Page 1

CLUBE DA COMUNIDADE UNILESTE 47 ANOS DE HISTÓRIA E TRADIÇÃO

No próximo dia 18 de março, o CDC: Clube da Comunidade UNILESTE, situado na R. Dias Penteado, 200, em Jardim Maringá/Vila Matilde, na Zona Leste de São Paulo, única área verde municipal focada na promoção e valorização do esporte da região, vai comemorar 47 anos de fundação. Em 7/09/1977, os saudosos prefeito Olavo Setubal, acompanhado do secretário municipal de esportes Caio Pompeu de Toledo e o vereador João Aparecido de Paula (falecidos) vieram comunicar à população a construção do Unileste através do Carro de Som da MB Publicidade, que contou com a presença do casal Lúcia e Mauro Borges, diretores do Jornal MB. A atual diretoria do UNILESTE, presidida pelo professor Rogério, Vice-Presidente Willian e sua atuante equipe, agradecem à população da região, atletas, Prefeitura de São Paulo, Subprefeitura da Penha, Secretaria Municial de Esportes, Jornal Mais Brasil, Mutirão Droga Mata & Esporte Salva, Campanha Vizinho Legal, CONSEG Vila Matilde, Comerciantes, Empresas e Empresários, Deputada Federal Renata Abreu, que, graças ao empenho do Silvinho Rocha 19, liberou mais de 3 milhões de reais para a reforma parcial do Unileste, além da Quadra de Futsal de Grama Sintética, que está fazendo o maior sucesso. Em breve os moradores e esportistas da região poderão curtir, com seus familiares e amigos, o Clube da Comunidade Unileste muito melhor, com mais conforto e segurança. Aguardem!

Crianças de 6 meses a 2 anos já podem ser vacinadas contra a covid-19.

Crianças de 5 a 11 anos devem tomar a dose de reforço.

Pais ou responsáveis, levem as suas crianças ao posto de vacinação.

Chegou a hora das crianças de 6 meses a 2 anos serem vacinadas contra a covid-19. E a dose de reforço do público de 5 a 11 anos continua. Então, fique atento: pais ou responsáveis, levem as suas crianças ao posto de vacinação. Todas as 470 UBSs da cidade estão preparadas para vacinar a população de todas as idades: crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Baixe o app e-saúdeSP e veja o calendário.

Continue mantendo os cuidados de prevenção à covid-19. Em equipamentos de saúde, transporte coletivo e terminais, o uso de máscara permanece obrigatório.

Rua Rio da Bagagem, 82 - Zona Leste: Mais de 4 Milhões de Habitantes - São Paulo - CEP 03531-060 - Tel: (11) 2653-1806 E-mail: jornalmb@terra.com.br
Edição No 385 SP Fevereiro/2023 Distribuição
Site: www.drogamata.com.br
Fundador: Mauro Borges
Gratuita
prefeitura.sp.gov.br/vacinasampa
Aproxime a câmera do celular e baixe o app e-saúdeSP Foto Arquivo: Gabriel Avelino/Foto Plá No dia 7 de setembro de 1977, os saudosos Prefeito Olavo Egidio Setubal e Ver. João Aparecido de Paula e o Secretário de Esportes Caio Pompeu de Toledo comunicaram a construção do Clube Municipal Unileste, situado na Rua Dias Penteado, 200, em Jd. Maringá

MUNICÍPIOS DEVEM INVESTIR EM PLANEJAMENTO PARA ENFRENTAR MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Os períodos de chuvas torrenciais intercalados com momentos de estiagem extrema é um fenômeno que vem afetando o cotidiano das cidades, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. “Os municípios precisam se preparar para as mudanças climáticas, que vão impactar cada vez mais na vida das localidades.

Por isso, é importante investir em planejamento como forma de prevenir ou atenuar eventuais tragédias”, ressalta o engenheiro Ricardo Lazzari Mendes, presidente da Apecs (Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente).

Entre 1970 e 2019, 44% de todos os desastres e 31% de todas as perdas econômicas estiveram relacionados a inundações, segundo dados da Organização Meteorológica Mundial. “A urbanização e o crescimento acelerado das cidades, sem o adequado planejamento, têm ampliado os desafios para os municípios diante das mudanças climáticas”, analisa o presidente da Apecs.

Mendes reforça a im-

portância de ações de educação ambiental como forma de reverter os impactos causados pelas chuvas e pelas secas: “O cidadão precisa colaborar com a limpeza da cidade não jogando lixo na rua. Com as chuvas, esses resíduos ampliam os estragos. Por outro lado, a economia de água não deve ser estimulada apenas nos períodos de estiagem. Ela deve ser uma atitude adotada no dia a dia, por todos os cidadãos”. O planejamento de curto, médio e longo prazo deve ser outra preocupação dos municípios. A construção de piscinões é uma das iniciativas no combate às enchentes. As prefeituras também podem estimular a construção de residências com áreas de jardins, que contribui para a permeabilidade do solo, por meio da redução do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), por exemplo. As soluções baseadas na natureza também são importantes no combate às enchentes. “Os sistemas de biorretenção, também conhecidos como jardins de chuva, ajudam nos escoamen-

tos superficiais”, explica o engenheiro. Segundo Mendes, os tetos verdes também fazem parte das ferramentas para o escoamento superficial das chuvas, bem como ajudam a reduzir o calor das edificações. Outra solução vem dos parques urbanos, inclusive aqueles que ladeiam corredores

de ônibus. “Diante de uma tempestade desproporcional, algumas soluções não conseguem reter água suficiente. Mas precisamos pensar na multiplicação dessas iniciativas, que podem ajudar a reduzir o impacto de eventuais chuvas”, afirma o presidente da Apecs.

SP Fevereiro/2023 Jornal MB A Voz Forte da Zona Leste/SP Página 2 A VOZ FORTE DA ZONA LESTE: Ligue: 2653-1806 APAREÇA & CRESÇA Anuncie no Jornal MB jornalmb@terra.com.br Diretor Editorial: Mauro Borges Malta Filho Diretor Administrativo: Marcos Borges Malta Jornalista Responsável: Mauro Borges (MTB 40.680/SP) Filiado ao SP Regional  (11) 2653-1806 Rua Rio da Bagagem, 82 Vila Matilde - São Paulo CEP 03531-060 ESTE JORNAL NÃO SE RESPONSABILIZA POR MATÉRIAS ASSINADAS OU POR PUBLICIDADE PAGA Impressão: S/A O Estado de S. Paulo Relações Públicas: Lúcia de Fátima Santos Malta Repórter: Márcio Borges Malta Redação: Lúcia Borges Bueno Revisão: Júlia Borges Bueno Sempre informando com seriedade e imparcialidadeos fatos que são notícia. EXPEDIENTE MB Mais Brasil Editora e Promoções Ltda.
Foto: Tânia Rêgo/EBC BREVE LANÇAMENTO MOOCA APARTAMENTOS: 70m² A 120m² VARANDA GOURMET C/ CHURRASQUEIRA À CARVÃO 2, 3 E 4 DORM 2 A 3 SUÍTES LAZER COMPLETO 11 99267-9768 ANTECIPE-SE E APROVEITE O DESCONTO

SABESP JÁ ARRECADOU MAIS DE 11 TONELADAS DE ALIMENTOS PARA VÍTIMAS

DAS CHUVAS NO LITORAL NORTE

A Sabesp arrecadou mais de 11 toneladas de alimentos em doações para as famílias vítimas das chuvas que caíram sobre o Litoral Norte de São Paulo. Também foram reunidas quase 10 mil peças de roupas e mais de 12 mil itens de higiene e limpeza.

Recebidas em unidades da Empresa no Estado, as doações seguem em caminhões da Companhia para o centro de distribuição em São Sebastião, município com o maior número de vítimas. De lá, serão enviados também para Bertioga, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba. A distribuição em cada cidade está sendo feita com o apoio da Defesa Civil e pelo Fundo Social de Solidariedade do Governo do Estado.

Em outra frente emergencial, a Sabesp entregou desde 18/02 cerca de 142 mil copos de águas para as famílias. Além da arrecadação de doações, a Sabesp vem atuando na manutenção das redes de água e esgoto e recuperação da infraestrutura afetada.

Para receber, separar, embalar, colocar em caixas e transportar as doa-

Nossa preocupação é com a comunidade nesse momento de dificuldade. Temos concentrado nossos esforços nessa frente de solidariedade para atenuar a situação das famílias atingidas pelas chuvas intensas e cobrar punição para venda abusiva de água no Litoral Norte/SP”, explicou André Salcedo, diretor-presidente da Sabesp

ções recebidas, a Sabesp contou com mais de 770 funcionários trabalhando dia e noite para que

ação de solidariedade seja bem-sucedida e levada com rapidez. Para participar da

ENCHENTES: O QUE FAZER SE O CARRO FOR ATINGIDO POR UMA?

campanha, basta levar mantimentos e produtos de higiene e limpeza, para a Sabesp: Avenida Santos

Dumont, 555. Ponte Pequena/SP, ou em qualquer outra unidade da Sabesp no litoral e no interior.

Sabesp: Sempre presente. Agradecemos o apoio e participação de todos.

O verão no Brasil é marcado por tempestades que acabam, muitas vezes, causando enchentes. E além de ser perigoso para o motorista do veículo, enfrentar um alagamento também é muito prejudicial para o carro.

Caso você seja surpreendido por uma enchente e não tenha possibilidade de desvios, a LeasePlan, líder mundial no setor de car as a service, separou algumas dicas. Confira!

1. Deixe o motor desligado

Por mais que a água tenha abaixado, não dê partida no veículo. Isso porque, se a água entrou na câmara de combustão e você acionar o motor, a biela pode empenar. Nesse caso, vai ser necessário a retífica do motor, procedimento que pode custar de 5 a 20 mil reais!

2. Veja o filtro de ar e o filtro de óleo Assim que estiver em um local seguro e livre da enchente, verifique se o filtro de ar está úmido ou se há água no compartimento. Caso esteja, chame imedia-

tamente o reboque. Quando estiver na oficina e o filtro de ar for trocado, peça para trocar o filtro de óleo. Isso porque se o filtro de ar foi atingido, o óleo do motor também foi danificado.

3. Atenção aos componentes elétricos Depois de enfrentar uma enchente, o ideal é que seja feita a troca de todo o chicote elétrico, já que a água pode oxidar toda a fiação - e causar grandes problemas no futuro.

4. Retire os bancos encharcados e o assoalho Não se esqueça de fazer uma limpeza completa nos bancos, passando um pano úmido, depois sabão neutro e retirando o excesso da espuma com outro pano úmido. Deixe o banco secando no sol e, só depois, coloque-os de volta no carro. Também é preciso dar atenção ao assoalho, que se ficar úmido, vai perder a capacidade de isolamento acústico e até virar foco de mofo. Por isso, retire todo o feltro antirruído, passe um pano úmido no “chão do carro” com xampu biode-

gradável neutro e depois, coloque um feltro novo.

5. Seque as borrachas

Retire todas as borrachas das dobradiças das portas, passe um pano úmido na lataria e nas junções das peças, espere secar e, aí sim, recoloque todas as vedações. Assim, você evita a oxidação da carroceria.

6. Evite o mofo no cinto de segurança

Para que o cinto de segurança não fique com mau cheiro ou com mofo, não se esqueça de puxar as tiras e passar um pano úmido. Também é importante deixá-los afivelados enquanto secam.

Dúvida: o seguro do carro cobre enchentes?

Se a sua apólice tiver cobertura para causas naturais, sim! Porém, se você decidir encarar um trecho alagado por conta própria, você pode perder esse direito. Então, nada de arriscar passar com o carro por uma região alagada. Além do risco de perder a vida, há também o risco de não ter seu bem material ressarcido.

SP Fevereiro/2023 Jornal MB A Voz Forte da Zona Leste/SP Página 3
Fotos: Divulgação

HORÓSCOPO MB

SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE

ÁRIES (21/03 a 20/04)

Você sabe que tem potencial e pode crescer na carreira. Atenção aos detalhes das tarefas executadas, evitando erros por distração. Pode se encantar por alguém que não costuma fazer seu tipo.

Mesmo que não ache seu trabalho tão prazeroso, entregue-se, pois os resultados virão. Para compensar, após o serviço, faça algo que realmente goste. Paquera, só se for para ir aos finalmentes.

Fase favorável para trocar conhecimentos no trabalho. Tente pegar leve com críticas, ou deixe para falar em outro momento. Incentive seu bem e verá a retribuição em forma de gratidão e carinho.

TOURO (21/04 a 20/05)

ENTREGA SERVIÇO DE CUIDADOS PROLONGADOS ÁLCOOL E DROGAS

GÊMEOS (21/05 a 20/06) CÂNCER (21/06 a 21/07)

Bom momento para organizar seus planos e pensar no futuro. Ver mentiras e injustiças, contra você ou contra colegas, te abalará. Conte com o apoio do par, isso fortalecerá cada vez mais a relação.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), entregou, no último dia 23/02, o Serviço de Cuidados Prolongados (SCP) Álcool e Drogas (AD) Boracea, iniciativa pioneira no Brasil. Administrado pela Associação Filantrópica Nova Esperança (Afne) e localizado no mesmo prédio em que funciona o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD III Boracea, o novo equipamento oferece acolhimento e tratamento para dependentes de álcool e drogas. O objetivo do SCP é reinserir os pacientes na sociedade do ponto de visto biopsicossocial e econômico. O evento contou com a presença do vice-governador Felício Ramuth, secretários, vereadores e parceiros do novo serviço.

paciente aceitar participar do programa, ele é encaminhado para o SCP onde ficará por até 90 dias, prorrogáveis por mais 30 a depender do estabelecido no projeto terapêutico singular.

G.A. é o paciente que está há mais tempo no programa. Ele chegou ao local em setembro, quando o acolhimento ainda era realizado pelo Caps AD III Boracea, e, hoje, já faz saídas sozinho para ir à igreja. Para G.A, receber visitas o fez restaurar seus vínculos familiares. “Eu não aguentava mais sofrer e hoje eu me sinto muito bem. Meu sonho agora é conseguir me manter sem a dependência, encontrar uma esposa e construir família.”

Momento de alegria, boas mudanças e chances de firmar mais a carreira. Mas não se empolgue muito gastando, pois pode perder a mão e se arrepender. A paquera renderá em festas de empresa.

LEÃO (22/07 a 22/08)

Pode acabar tendo um acúmulo de serviço que gastará suas energias. Evite muitos compromissos e, quando der, tente relaxar. A relação vai fluir, e melhor ainda se dividirem as responsabilidades.

LIBRA (23/09 a 22/10)

Procure trabalhar só e se concentrar. O dia pode ser cansativo, então faça algumas pausas para conseguir recarregar as baterias. No romance, lembre-se de declarar seu amor e pedir carinho e colo.

VIRGEM (23/08 a 22/09)

A unidade, que começou a funcionar em 26 de dezembro de 2022, acolhe, atualmente, 32 pacientes e tem capacidade para atender, diariamente, 39 usuários em acolhimento integral. O serviço conta com quatro dormitórios, quatro consultórios, quadra, sala de ambiência, sala de estar, sala de grupo e refeitório. O tratamento oferecido é multidisciplinar e os pacientes acolhidos possuem rotina com atividades que vão de meditação, musicoterapia, terapia em grupo até arteterapia, atividades físicas, entre outras.

Ele se emociona ainda ao falar do apoio que recebeu da equipe multiprofissional e completa: “É como se fosse uma mãe para a gente. É muito importante ver que eles querem a nossa melhora, eles querem que a gente prospere.”

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11)

Pode de provar seu valor no trabalho e brilhar. Estará mais emotivo(a) com as amizades, deixando que se aproximem mais de você. Na paquera, fale menos, ouça mais e tome uma atitude direta.

O prefeito Ricardo Nunes destacou a relevância do novo equipamento em evento realizado 23/02. “Nosso grande desafio é ofertar serviços que possam ajudar as pessoas a saírem do álcool e das drogas, de ter aqui um atendimento médico e social, que depois vai poder encaminhar as pessoas para ter um trabalho. É um serviço que se soma aos Siats [Serviços Integrados de Acolhida Terapêutica], aos Caps e a toda a rede de atenção da cidade”, declarou.

”Nós temos vários perfis de pacientes em uso de drogadição e a política instituída pelo Ministério da Saúde tem duas frentes, a de redução de danos, que é o serviço que nossos Caps Álcool e Drogas oferece, e abstinência. Aqui, é um serviço focado em abstinência. Hoje, a cidade de São Paulo oferece as duas modalidades de atendimentos”, acrescentou a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Sabino Fonseca.

REDE DE ATENÇÃO

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12)

Dê o seu melhor no serviço, pois pode estar sendo observado. Direcione a sua força para atingir o que tanto deseja. Se tiver um par, mostre interesse em saber como foi seu dia e ajude nas tarefas de casa.

Se tiver clientes, cuide para que paguem antes de entregar seus produtos. O desejo virá repentinamente e sem preliminares. A mesma liberdade que deseja para você deve também dar a seu cônjuge.

AQUÁRIO (21/01 a 19/02)

Favorecido o trabalho com clientes, vendas por internet e imóveis. Evite se sobrecarregar fazendo horas extras no serviço. Evite cenas de ciúmes com o(a) parceiro(a) e confie em sua lealdade.

CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/01)

O espaço, que já atendeu, desde dezembro, 59 pessoas, utiliza a metodologia do projeto terapêutico singular (PTS), um tratamento individualizado e elaborado para cada paciente. Além disso, tanto a adesão ao programa como a permanência são voluntárias.

“É uma ideia que está dando muito certo. Nós tínhamos que arrumar uma solução na Saúde para tirar essa população da rua e dar um tratamento adequado. Nesse

equipamento, nós conseguimos trazer o paciente para ter um cuidado intermediário entre a desintoxicação e a volta para suas atividades”, informou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

M.C., 41 anos, é uma mulher transexual que está há, aproximadamente, um mês no SCP. Ela conta que após um ano e meio sem usar drogas, teve uma recaída e não acreditava mais que poderia

se recuperar. “Eu deixei de acreditar em mim. Achava que se, depois de todo aquele tempo, eu tinha voltado a usar, eu não tinha mais solução, mas aqui eu vi que não. Minha autoestima e minha vaidade, que eu sempre tive, foram reestabelecidas. Eu quero sair daqui e estudar corte e costura, que é o meu sonho.”

O paciente chega ao SCP por meio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD IV Redenção, que o encaminha para o Hospital Cantareira. Após a desintoxicação, se o

A rede municipal dispõe de 26 equipes multidisciplinares do programa Consultório na Rua (CnR), que abrange todas as regiões da cidade, além das seis equipes do programa Redenção na Rua, que fazem parte de uma estratégia de ampliação do acesso e cuidado em saúde destinado à população em situação de rua, integrando e articulando as ações com os diferentes equipamentos da rede. Além disso, há 216 equipamentos que compõem a Rede de Atenção Psicossocial (Raps), sendo 102 Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que, juntamente com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), são portas de entrada para o cuidado em saúde mental no município, atendem as demandas previamente agendadas e as espontâneas, inclusive com atendimento psicológico.

Poderá fazer acordos no trabalho e os amigos poderão ajudar nas suas atividades. Seja mais flexível nas relações. Isso vale para os(as) casados(as) também. Sexo hoje só se for com muito amor.

OS 7 NÃOS PARA A VIDA:

PEIXES (20/02 a 20/03)

SP Fevereiro/2023 Jornal MB A Voz Forte da Zona Leste/SP Página 4
DICA
1. Não reclame; 2. Não critique; 3. Não julgue; 4. Não se sinta incapaz; 5. Não olhe para o ontem;
Não desista;
Não deixe
6.
7.
de ter fé.
Fotos: Divulgação

QUAIS OS MALEFÍCIOS DO SEDENTARISMO PARA O CORAÇÃO?

Entenda como o problema pode afetar a saúde cardiovascular

COMO OS PAIS PODEM

AJUDAR OS FILHOS A ENFRENTAR O BULLYING?

A Organização Mundial da Saúde estima que entre 60% e 85% da população mundial têm um estilo de vida considerado sedentário. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 47% dos brasileiros estão nessa situação.

Mais assustador é que 2 milhões de mortes que acontecem todos os anos podem ser atribuídas à inatividade física. E, até 2030, o sedentarismo pode levar a 500 milhões de pessoas a desenvolverem doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade. Essa projeção foi dada pelo primeiro relatório global da OMS sobre atividade física.

Por isso, o cirurgião

cardiovascular e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Dr. Elcio Pires Junior alerta sobre a importância da prática regular de exercícios e esporte para a saúde do coração, em todas as faixas etárias.

“É considerado como sedentário a pessoa que pratica menos de 150 minutos por semana de atividades físicas de intensidade moderada, ou menos de 75 minutos semanais para atividades intensas”, explica o médico.

O sedentarismo é um dos principais fatores de risco para as doenças do coração, como infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral (AVC). “A prática regular de exercícios é importante para melhorar a qualidade de

vida e a disposição para realizar as suas tarefas do dia a dia, também ajuda a melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o sistema imunológico, fortalece ossos e músculos e ajuda a emagrecer. Estes benefícios podem ser alcançados em cerca de 1 mês após o início da atividade física regular”, diz Elcio.

Ainda segundo o cirurgião cardiovascular, é importante antes de iniciar a prática de atividade física, consultar o médico e realizar todos os exames necessários para que seja verificado o estado geral da saúde daquele indivíduo e assim seja possível indicar o melhor tipo de exercício e a intensidade adequada.

Dr. Elcio Pires Junior é coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital e Maternidade

Sino Brasileiro - Rede D’or - Osasco, e coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital Bom Clima de Guarulhos. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e membro internacional da The Society of Thoracic Surgeons dos EUA. Especialista em Cirurgia Endovascular e Angiorradiologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Para muitos jovens, a volta às aulas, que deveria ser um momento aguardado com muita alegria, pode acabar se transformando em sinônimo de outro sentimento – o medo de ter que lidar com o bullying e a intimidação na escola. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), no mundo inteiro, um em cada três alunos já foi vítima de bullying. Alguns jovens ficam ansiosos só de pensar na rejeição dos colegas e, por causa disso, pensamentos negativos invadem a mente. Mas é possível ajudar os filhos a enfrentar situações como essa com coragem! Fernanda, mãe de três filhas, conta que é difícil lidar com a tristeza delas quando são intimidadas no colégio. Ela relata que uma das filhas sofria preconceito religioso na escola. Ao comentar sobre sua crença com uma colega, a menina foi menosprezada pelos que assistiam a conversa. “Eles usaram linguagens ofensivas, como: ‘Não acreditem nela! Isso é mentira!’ Nesse momento, o grupo formou um círculo em volta da minha filha, e os ataques continuaram”, acrescenta. Para enfrentar essa situação, Fernanda disse que ela e o esposo conversaram bastante com a menina. Eles fizeram bom uso de vídeos e matérias disponibilizadas no site JW.ORG, como os artigos O que fa-

zer se estou sofrendo bullying? e Como posso me proteger na escola?

“Uma boa comunicação e um ambiente familiar sadio ajudou nossa filha a superar esses desafios”, complementa.

Outra família que soube lidar com o bullying é a da Luciana. Recentemente, uma de suas filhas adolescentes sofreu agressões verbais na escola, envolvendo a aparência corporal. Luciana menciona que foi essencial manter a calma. “Quando nossos filhos chegam chorando em casa, é um desafio lidar com isso de maneira adequada”, pontua. A filha de Luciana comentou que a animação no quadro branco “Como enfrentar o bullying sem partir para a briga” a incentivou a procurar ajuda para resolver o problema.

“O vídeo me ensinou que não tenho que enfrentar

isso sozinha. Foi o que fiz: chamei o professor na hora!”, destaca a jovem. Esse vídeo está disponível gratuitamente para todo o público.

O bullying não envolve apenas agressões físicas, ele também pode incluir ofensas verbais, rejeição e o assédio virtual - o cyberbullying. É notório os esforços das organizações, governos e escolas em tentar coibir essas ações maldosas. Infelizmente, não há como impedir alguém de publicar algo depreciativo, de falar ou de fazer algo impróprio. Contudo, é possível ajudar os jovens a lidar com essas situações. Artigos e vídeos, disponibilizados gratuitamente no site JW.ORG têm ajudado muitos pais a conversar com seus filhos sobre esses assuntos. Os que já usaram esses recursos conseguiram ótimos resultados.

SP Fevereiro/2023 Jornal MB A Voz Forte da Zona Leste/SP Página 5

USO EXCESSIVO DO CELULAR: REFLEXOS VÃO DE PROBLEMAS PSICOLÓGICOS, NEUROLÓGICOS, DE COLUNA E ATÉ INTESTINAIS

Pesquisas indicam que adultos têm ficado mais de três horas no celular todos os dias; as consequências no corpo não demoram a aparecer

“Tudo na palma da mão”. Muitos brasileiros aumentaram o tempo de uso de celulares na pandemia da covid-19 e a necessidade de distanciamento social levou a novas formas de relacionamento e de consumo. Uma pesquisa de saúde pública da Faculdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais e publicada no periódico American Journal of Health Promotion indicou que o tempo gasto em lazer no celular, computador ou tablet passou de 1,7 hora para 2,2 horas por dia. A mesma pesquisa mostra que adultos fi-

cam, no mínimo, três horas no celular diariamente e esse tempo excessivo pode acarretar problemas que se refletem no corpo todo.

A psicóloga do Hospital Universitário Cajuru, Aline Oliveira, destaca que a comodidade relacionada a ter “tudo na palma da mão” pode ser maléfica principalmente para o público mais jovem que tem nessas respostas rápidas uma espécie de gatilho, já que existe uma tendência de esperar que no mundo real as respostas sejam tão imediatas quanto no digital. “Temos que ter em mente que não é assim que o mundo real funciona, nem sempre as respostas são imediatas e muito menos elas vêm da maneira como vislumbramos. Por isso as interações

sociais, convívio, são fundamentais”.

Já a neurologista do Hospital Marcelino Champagnat, Patrícia Coral, complementa que essa expectativa e o contato prolongado com o celular podem gerar transtornos de ansiedade, depressão, dificuldade de concentração e insônia. “Além de problemas relacionados ao sono, pelo atraso na produção da melatonina causada pela luminosidade do aparelho, o que nos preocupa são as redes sociais que podem trazer problemas maiores já que a impressão que temos é que a vida dos outros é sempre melhor que a nossa, porque as pessoas só postam o que é bom, são festas, prêmios”, explica. “A moderação deve

ser a palavra-chave nesse ponto. Inclusive há aplicativos com jogos que ajudam a exercitar o cérebro e podem ser benéficos. A tecnologia está aí para nos ajudar e devemos tirar o melhor proveito dela”, complementa a neurologista.

IMPACTO NA POSTURA

As horas passadas de olho na tela podem, em um futuro não muito distante, alterar também nossa postura de forma definitiva. O ortopedista especialista em coluna do Hospital Marcelino Champagnat, Antonio Krieger, explica que a posição do pescoço no momento em que ficamos com o smartphone na mão ou até mesmo no notebook pode causar dores crônicas. “Uma cabeça

média pesa 6 kg quando na posição normal e alinhada à coluna. Mas, ao inclinar a cabeça em 15 graus, esse peso dobra e, dependendo da postura da pessoa, ela pode fazer uma sobrecarga de 30 kg. Quem não faz nenhum trabalho para fortalecer essa musculatura, a médio e longo prazo, vai desenvolver artrose de coluna ou calcificação”, afirma. Segundo o especialista, a dica para evitar esses problemas é manter as telas na linha do horizonte, regular a postura do corpo durante a utilização desses aparelhos e praticar atividade física regularmente. “O exercício físico é nosso maior aliado. Assim conseguimos manter a saúde do corpo e da coluna, pois com

ele fortalecemos a musculatura e o alongamento e isso ajuda a prevenir dores e o desgaste precoce”, frisa Krieger.

PROBLEMAS QUE VÃO ALÉM

E esse uso excessivo pode mexer com outras partes do corpo. O proctologista do Hospital Marcelino Champagnat, Paulo Kotze, alerta sobre os riscos para quem só consegue ir ao banheiro com a companhia do celular. “Uso de celulares, tablets ou até mesmo jornais, faz com que as pessoas fiquem mais tempo sentadas na posição de evacuação e isso é prejudicial. Sentar longamente no vaso pode causar doenças como hemorróidas, fissuras anais e espasmos musculares”, alerta Kotze.

CONSEG

CONHEÇA, APOIE, DIVULGUE, PARTICIPE!

Os CONSEGs foram criados através do Decreto Estadual nº 23.455, de 10 de maio de 1985, e regulamentado pela Resolução SSP-37, de 10 de maio de 1985, e aperfeiçoada, criada a função de Coordenador Estadual dos CONSEGs, para Assuntos dos Conselhos Comunitários de Segurança. Pelo Decreto Estadual nº 25.366, em 11 de junho de 1986. Atualmente, coordenado pelo Coronel PM Termístocles Telmo Ferreira

ATENÇÃO:

Araújo. Cada Conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Segurança Pública, por intermédio da Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança.

Os CONSEGs, em sua fundação, foram implantados em 522 municípios (municípios populosos admitem mais de um conselho). São 84 CONSEGs na

capital, 55 na região metropolitana e 337 no interior e litoral, totalizando 476 conselhos. Novos CONSEGs têm sido homologados pela Segurança Pública. Os Líderes comunitários interessados em participar do CONSEG, devem procurar o Conselho de seu bairro ou município.

A participação da comunidade como um todo é essencial para que a parceria entre a Polícia Civil e a Polícia Militar tenham êxito na prevenção ao combate a criminalidade. E os CONSEGs

exercem papel importante nesta política de governo.

Diretoria do CONSEG

Vila Matilde - Biênio 2021/2023

Presidente: Mauro Borges Malta – Jornalista;

Vice-Presidente: Floris-valdo Ferreira Dos Santos – Consultor de Seguros; 1o Secretário: Lucia de Fatima Santos Malta - Empresária; 2o

Secretário:Manoel Messias de Souza - Empresário; Diretor Social: Jose Roberto Barbosa – Relações Públicas.

PRÓXIMA REUNIÃO: 02 DE MARÇO - QUINTA-FEIRA - ÀS 20:00

Marque na sua agenda: As reuniões deste CONSEG, a partir de agora, serão realizadas toda PRIMEIRA QUINTA-FEIRA de cada mês, às 20 horas, com a presença de autoridades civis e miliares. Participem. Juntos somos mais fortes.

Local: Sociedade Amigos da V. Matilde - ENTRADA LIVRE Rua Dona Matilde, 829 - Próx. Praça da Toco / Metrô V. Matilde Maiores informações: Tel: 2653-1806. E-mail: jornalmb@terra.com.br. Mauro Borges - Presidente.

SP Fevereiro/2023 Jornal MB A Voz Forte da Zona Leste/SP Página 6
DELEGACIA
PRÓXIMA
*DESCUBRA O PRAZER DE SER ÚTIL A VOCÊ MESMO, À SUA FAMÍLIA, À SUA COMUNIDADE E AO BRASIL. SEJA UM VOLUNTÁRIO DO CONSEG: CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA. LEMBRE-SE: NA QUESTÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA, NÃO BASTA CRITICAR. TEM QUE PARTICIPAR. MAIS DE 400 CONSEGs NO ESTADO DE SÃO PAULO. INFORME-SE NA
MAIS
E PARTICIPE !
Foto: Frepik
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.