2 minute read

Educação, inovação e sustentabilidade, pilares da Bracco no diagnóstico por imagem

Esses são os três pilares estratégicos da companhia para fomentar o mercado de diagnóstico por imagem e inspirar a futura geração de profissionais. E, isso ficou bem claro em sua participação no evento de 2023, na mais recente edição da Jornada Paulista de Radiologia (JPR'2023).

Aempresa apresentou aos visitantes uma abordagem multidisciplinar sobre o segmento de diagnóstico por imagem por meio de seu novo mote, “unlocking the invisible” (desbloqueando o invisível, em tradução livre).

Advertisement

O ID entrevistou Duccio Manetti, Diretor Global de Comunicação da Bracco, com exclusividade, para falar sobre esse compromisso da companhia com o futuro da radiologia.

Com a missão de fomentar temas como o fortalecimento e a sustentabilidade não só da radiologia em si, mas principalmente das próximas gerações de profissionais da área, a Bracco esteve na JPR com seu estande e promoveu variadas oportunidades de conexão com os presentes, como o fórum de sustentabilidade, feito em parceria com a Abramed, e o Simpósio sobre o uso atual da ultrassonografia contrastada (CEUS), com o professor Dirk-André Clevert, do Hospital Universitário Grosshadern (Munique, Alemanha).

“A Bracco entende que a melhor forma de fazer negócios é por meio da construção de parcerias e de relacionamentos duradouros com radiologistas e com instituições que entendem a importância da radiologia para o futuro da medicina e para a melhor gestão dos pacientes. É uma conexão emocional com a comunidade de radiologistas, que são os profissionais capazes de ver o que está invisível. Por isso, o nome de nossa campanha”, explica Duccio Manetti.

Para assegurar essa construção quase simbiótica com os radiologistas, a estratégia da Bracco passa por três pilares: inovação, sustentabilidade e educação. Segundo o Diretor Global de Comunicação, a educação é um valor fundamental para que toda a cadeia de valor envolvida com a radiologia esteja sempre atualizada em questão de conhecimento, seja ele sobre equipamentos, sobre tecnologia, sobre contrastes, sobre redução de radiação, sobre IA etc.

“Temos investido na criação, apoio e suporte de seminários, fóruns e programas para auxiliar a formação constante dos profissionais, ainda mais hoje, num momento ímpar do diagnóstico por imagem, tão impactado por tecnologias digitais e pela inteligência artificial”, completa.

A respeito do segundo pilar, Manetti afirma que 10% de toda a receita da Bracco é destinada à pesquisa e desenvolvimento (P&D), de forma a possibilitar novos caminhos e oportunidades inovadoras ao mercado. Manetti conta que somente por meio da inovação é possível fornecer novos produtos em diferentes segmentos da radiologia como a medicina nuclear.

“Recentemente, anunciamos uma parceria com a Guerbet para um novo agente de contraste para ressonância magnética e esperamos poder lançá-lo no Brasil em breve”.

O terceiro pilar, por sua vez, reside em uma buzzword, mas que faz todo sentido para as futuras gerações de radiologistas: sustentabilidade. De acordo com o diretor global de Comunicação, a Bracco possui um firme compromisso com a sustentabilidade para que não haja a prática de greenwashing, ou seja, que a questão sustentável seja tratada a partir de fatos, não de achismos.

“Precisamos pensar sobre toda a produção, distribuição e manutenção da radiologia em um cenário que falamos de eficiência, seja nas plantas de produção, na manufatura, na fabricação de frascos para contrastes... É imprescindível pensar em reciclagem, em circularidade, em gestão de resíduos químicos. E isso só pode ser feito junto aos parceiros e aos terceiros, todos que fazem parte da cadeia radiológica no mundo. E como Bracco, no desenvolvimento de um portfólio de soluções personalizadas, essa preocupação deve ser prioridade”, arremata.