2 minute read

O legado de Paulo Borba para a Radiologia de Pernambuco

A radiologia pernambucana perdeu em 25 de fevereiro deste ano o radiologista Paulo de Queiroz Borba Filho. Paulo Borba, como era conhecido, adorava o campo e era apaixonado pelo sítio onde morava há mais de 30 anos em Aldeia, Camaragibe-PE. Em 2022 recebeu o título de Membro Honorário da Sociedade de Radiologia de Pernambuco, sua última homenagem em vida.

Nascido em Recife no dia 29/04/1950, o médico era conhecido pela sua simpatia e sorriso abertos, sempre exaltados por todos que o conheceram. Fazia amizades com facilidade, do porteiro ao presidente, do garçom ao dono do restaurante e até nos diversos congressos internacionais que frequentou. Todos aprendiam seu nome e o tratavam como um grande amigo.

Advertisement

Dedicado ao seu ofício, ao longo de sua carreira sempre contribuiu para a efetivação e desenvolvimento da radiologia pernambucana, na qual deixa um grande legado em prol da especialidade. Detentor do título de Especialista em Radiodiagnóstico pelo Colégio Brasileiro de Radiologia foi professor de radiologia na Disciplina de Métodos Complementares, do Departamento de Medicina Clínica do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) de 1978 até sua aposentadoria em 2017, tendo sido Coordenador dessa disciplina. Foi autor e coautor de diversos trabalhos com publicações nacionais e internacionais. Participou de várias bancas de concurso para professor das universidades federais e da Comissão de Ensino do Colégio Brasileiro de Radiologia.

Borba também chefiou o Serviço de Radiologia do Hospital das Clínicas da UFPE por vários anos além de ser Supervisor do Programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem e vice-coordenador da residência do Hospital das Clínicas, contribuindo para a formação de grande parte dos médicos radiologistas do estado, sendo muito querido por todos os residentes que passaram pelo serviço. Organizou vários cursos no Hospital das Clínicas, trazendo profissionais renomados para o treinamento dos seus residentes, particularmente os “hands on” de US e embora não fizesse oficialmente parte do quadro de preceptores do Hospital da Restauração, foi preceptor voluntário ensinando radiologia aos novos residentes desta instituição, inclusive, levando-os para serviços privados dos quais fazia parte e ainda ajudou a organizar cursos “hands on” de ultrassom neste hospital.

O radiologista estudou no Colégio Militar de Recife, na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro e no Colégio Nóbrega em Recife – PE. Em 1975, graduou-se em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco. Sob a orientação do Dr. Abércio Arantes Pereira, fez estágio no Instituto Estadual de Radiologia e Medicina Nuclear Manoel de Abreu, no período de julho a novembro de 1975 e no Serviço de Radiologia Pediátrica do Hospital Municipal Jesus, de julho a agosto de 1977. Fez Residência Médica em Radiodiagnóstico no Instituto Nacional do Câncer, nos anos de 1976 e 1977. Registramos com pesar essa grande perda, de um amigo, de um grande parceiro e incentivador, concedendo-nos o título de Membro Honorário da Sociedade de Radiologia de Pernambuco.