4 minute read

PAPADO TEM DURAÇÃO MÉDIA INFERIOR A 10 ANOS

Excluído o mandamento de 38 anos cumprido por Pedro quando criou e dirigiu a Igreja Católica Apostólica Romana, por inspiração de Jesus Cristo, o tempo mais duradouro de um Papado coube a Pio IX. Seu apostolado recorde de 31 anos, seis meses e 20 dias, começou a 16 de junho de 1846 a sete de fevereiro de 1878. Ele foi o 255º Papa e outros 10 geriram a Igreja por mais de 20 anos. Um deles e mais presente em nossa lembrança, o Santo Papa João Paulo II (28 anos) que sucedeu ao Papa de mais curta duração (um mês e dois dias). Em 2023 anos de Igreja de Roma constam 266 Papas com a média de governança inferior aos10 anos agora comemorados pelo argentino Francisco, de 86 anos de idade.

À exemplo de Bento XVI, ele admite vir a renunciar em função da saúde precária em 86 anos de vida. Mais preocupado com sua missão da universalização religiosa e definir a filosofia futura da "Igreja dos Pobres" ele se empenha em reformas estruturais acima da escolha do sucessor, embora tenha criado um Conselho de (10) Cardeais. Inclusive um brasileiro, para conduzir o processo de sua sucessão, que caberá a pouco mais de 200 cardeais-eleitores.

Advertisement

Os Pontificado

A CADA 500 ANOS

Simão, celebrizado como Pedro, mereceu a designação de Jesus Cristo. "Tú és Pedro (pedra) Pe sobre Tú construirei a minha Igreja". E ela teria sido erigida no ano 30, com Pedro vindo a falecer aos 67 ou 68 anos de idade. A Cidade do Vaticano tornou-se Estado independente no Papado de Pio XI (1922/31) reconhecida pelo Tratado de Latrão.

Nos primeiros 500 anos, a Igreja foi dirigida por 51 Papas., o último, Simaco Symmachus assumiu a 22 de novembro de 498 e cumpriu a missão até 19 de julho do ano de 515.

São Silvestre II foi o Papa número 139, assumindo a dois de abril de 999, atravessando o primeiro milênio da História Universal, gerindo a Igreja Católica at[e a 12 de maio de 1003. Nos 500 anos seguintes, já no período da descoberta do "Novo Mundo" (1492) América de Cristóvão Colombo, nasceu para Cristianismo, abençoada pelo Papa Alexandre VI que viveu até 18 de agosto de 1503, sendo o 214º Papa da lista oficial aprovada pelo Vaticano, que ignora as figuras dos Antipapas e até mesmo de uma Papisa

Ap S O S Culo Xx

Os Papas finais do Século XX foram Leão XIII (número 256) investido em 20 de fevereiro de 1878, mas permanecendo 25 anos, até 20 de julho de 1903 sendo sucedido por Pio X, até 20 de agosto de 1914.

Bento XV atravessou a época da Primeira Guerra Mundial e o período da "Peste Espanhola" permanecendo no Vaticano até 22 de janeiro de 1922.

Pio XI foi seu sucessor, até 10 de fevereiro de 1939, já no curso da IIª Guerra, enfrentando o nazifacismo de Hitler e Mussolini e o poderoso comunismo alavancado pelo russo Joseph Stálin;

Pio XII, já na época da Guerra Frias (EUA x URSS) completou o mandato até nove de outubro de 1958, Antes, quando do surgimento da TV (1952) ele advertiu sobre os riscos do desvirtuamento das finalidades do avanço modernista.

Depois veio João XXII, que dirigiu o Vaticano até três de junho de 1963, sendo sucedido por Paulo VI, até seis de agosto de 1978. Consagrado a 26 de agosto daquele ano, o italiano de Forno de Canale, João Paulo I, faleceu um mês e dois após, em

O 'FURO'

A notícia surpreendente foi transmitida as três da manhã do dia 28 de setembro de 1978, pela United Press; "Noticias de Roma dão conta que faleceu o Papa João Paulo".

Ghioldi Jacintho, campista conhecido como Curumim telefonou para "A Tribuna" - onde foi editor - lamentando que Rádio Jornal do Brasil ia sair do ar, como era costume, as três da manhã, mas mandaria, por telefone, as novas informações da agência de notícias que funcionava junto ao JB.

Ainda era nascente a era do "off-´set". A manchete era "composta" em letra set ou recorte de letras grandes. O editor mandou compor o título: "Morreu o Papa" e logo emendou: "ponha um Novo na frente". Partiu para pesquisar a história que havia assumido a um mês; brigando com o relógio, em função do horário de remessa dos exemplares para as bancas e para os Correios, começou a digitar na "Composer Eletrônica", os ante-

16 de outubro de 1978; ainda nos anos 40, sua irmã Lúcia, previu que ele seria Papa, mas por um período curto.

O polonês, Karol Wojtyla, adotou o nome de João Paulo II, permanecendo no comando do Vaticano período até 1978 a dois de abril de 2005.

O alemão Bento XVI foi proclamado Papa a 19 de abril de 2005 e renunciou aos 86 anos de idade, a 28 de fevereiro de 2013.

O argentino Francisco, igualmente com 86 A nos de idade, é o 266º Papa, tendo assumido em 13 de março de 2013.

O Vaticano

O Vaticano foi considerado Estado soberano, encravado em Roma, sob o Papado de Pio XI (1922/31).

Doa 266 Papas, 83 foram canonizados, como o Santo Papa João Paulo II, dez foram beatificados canonizados, um é Venerável (Pio XII) e dois são Servos de Deus.

cedentes, deixando o "lead" para o último momento util.

Com atraso começou a impressão na pioneira rotativa offset. Pegou os primeiros exemplares e partiu para o centro de reunião das chefias das capatazias de jornaleiros.

Já podendo respirar parou numa banca na esquina da Cel. Gomes Machado, onde o exemplar estava exposto.

Um "leitor de banca", vendo a " Última Hora", lado, noticiando que o Bispo D. Aloisio Lorscheider havia passado mal, ironizou: "O Bispo de Brasília passa mal e o jornal de Niterói mata o Papa".

Outro reagiu: "É verdade. Acabo de ouvir a notícia dada em primeira mão pela rádio".

This article is from: