
1 minute read
NITERÓI FORMOU HISTÓRIA C
Nas décadas anteriores ao "boom" imobiliário mais de 50 clubes eram ativos em Niterói, alguns operando há mais de um século, como o Iate Clube Brasileiro, o Rio Cricket, o Regatas e o Gragoatá. O Recreio de São Domingos seria do século XVI, pois era usado, na primeira década do Século XVIII, em festas com a participação de João VI e D. Pedro I
O Grupo de Regatas Gragoatá, fundado em 1895, teve a glória ser o "campeão do século", com seus tradicionais remadores. Bem à beira mar, havia a opção pela motonáutica através do Audax Clube. Ambos perderam o acesso ao mar em 1972. O Audax tem um prédio usado para a guarda de barcos, inclusive a remo.
Advertisement
No início do Século XX surgiram clubes como o Canto do Rio, o Central, o IPC, o Cinco de Julho, Humaitá, Byron, o Arariboia, o Fonseca, o Niteroiense, o Ypiranga, o Fluminensinho (nascido antes do tricolor carioca),
Rio Yatch Club (Sailling), Barreirinha, Barradas e o Centro Pró-Cubango.
Sem precisão de data surgiram o Country, o Itacoatiara, o Clube Hípico Fluminense, o Aero Clube Charitas, o Marítimo, o IPC, o Azul e Branco, o Barradas, o Marajoara, o Alameda, o Figueira, a Associação Atlética Universitária, o Pioneiros, etc.
A diversificação era tão grande que surgiram os clubes Português de Niterói, o Español, a Sociedade Hebraica, a ADAF, além do Clube Italiano, o Líbano Fluminense e a Sociedade Antiquioense.
São marcantes as lembranças do Jurujuba Iate Clube e, do Clube Naval e da ativa Associação Atlética do Banco do Brasil, que substituiu o Satélite, em 1957. Também foi ativa a ABANERJ, até a fusão GB-RJ.


O "boom imobiliário" da década de 80, gerando academias nos condomínios residenciais, afetou as estruturas dos clubes que vendiam títulos de propriedade e rateavam as despesas através de taxas de manutenção, com valores sempre elevados em função da expansão e das obras melhoramentos exigidos por famílias mais sofisticadas e já oneradas pelas duplas despesas com os crescentes valores das taxas de condomínio residenciais.
Muitos cessaram atividades em função dos valores de cobrança de taxas pelo Escritório de Arrecadação de Direitos Atorais (ECAD).
Também eram operantes o Clube dos Sargentos e Sub- tenentes do Exército (CSSERJ), o Clube dos Oficiais da PM e o Clube de Caça e Tiro, este, tendo como associado ativo, o governador Geremias de Mattos Fontes.
Niterói se orgulhava de ser uma cidade cosmopolita com gafieiras (Mimoso do Manacá e Arariboia) e grupos de candomblé. Em 1957, superando o valioso Satélite, surgiu a poderosa AABB, com duas