2 minute read

Presidentes divergem sobre aumento de cadeiras nas Câmaras

Com o aumento da população indicado pelo Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um assunto voltou a surgir nos corredores das Câmaras Municipais e sede de partidos políticos da região: o aumento do número de vereadores.

Em Barueri, por exemplo, a prévia do Censo divulgada no final de 2022 aponta que a população passou de 262.275 para 342.613. Com isso, a Câmara poderia, segundo a Constituição Federal, ter até 23 parlamentares. Atualmente, são 21 vereadores.

“Precisamos ter prudência com as contas. Então, em Ba-

ConsórCio

Presidentes das Câmaras Municipais das cidades que compõem o consórcio Cioeste participaram na segundafeira (13) de encontro para eleger o presidente do Parlamento Oeste.

O presidente da Câmara de Itapevi, vereador Thiaguinho Silva (União), foi eleito para comandar a entidade. Já o presidente da Câmara de Pirapora do Bom Jesus, Rodrigo Brito (Cidadania), foi escolhido como vice-presidente. “Temos muito trabalho pela nossa região.

LeiA +

rueri não teremos aumento”, garante o presidente Toninho Furlan (PDT). Já os dados preliminares do Censo em Osasco apontam 777.048 habitantes. Com esse número, a cidade pode ter um legislativo composto por 29 parlamentares. Ao Giro, o presidente Carmônio Bastos (Podemos) explicou que o assunto já é discutido entre os parlamentares. “É necessário abrirmos um debate com a população, realizar audiências púbicas e explicar a necessidade de aumentar a representativida- de na Câmara”, apontou.

Na região, a Câmara de Carapicuíba foi a primeira a aprovar um aumento de cadeiras para a Legislatura de 2025. Veja mais no QR Code.

Anistia em osasco

Qr CoDe Use o leitor de QR Code e leia a reportagem completa em girosa.com.br

Josué ramos, Lins, sato e Marcos neves em Brasília eLeiÇÃo Votação ocorreu na sede do Cioeste, em Alphaville Entre as reivindicações está a reativação do pronto atendimento nos hospitais vinculados ao governo do Estado.

Prefeitos das cidades que compõem o Cioeste estiveram, nesta semana, em Brasília para solicitar recursos. Rogério Lins (Osasco), Henri Sato (Jandira), Josué Ramos (Vargem Grande) e Marcos Neves (Carapicuíba) participaram de reuniões.

Essa é uma bandeira que podemos abraçar e lutar juntos”, garantiu. Leia a matéria completa no QR Code. (VD)

Obra do novo prédio começa em 60 dias

Em entrevista ao jornal Giro S/A, o presidente da Câmara de Osasco, vereador Carônio Bastos (Podemos), revelou que pode iniciar em 60 dias as obras do novo prédio do Poder Legislativo. “Vamos construir a nova sede. Estamos em um prédio de 1940 com uma situação precária em algumas salas. Então, acredito que, no máximo, em 60 dias a licitação estará finalizando e as obras devem ser iniciadas”, revelou o presidente. Leia a matéria completa acessando o QR Code. (VD)

Os vereadores de Osasco devem levar para segunda discussão no plenário da Câmara Municipal, nesta quinta-feira (16), o projeto que concede anistia de débitos anteriores a 2007 e a renegociação de débitos posteriores a 2008, além da troca da dívida pela prestação de serviços e congelamento do IPTU nos exercícios de 2023 e 2024, bem como o desconto para quem pagar o tributo à vista ou em dia.

Base da GCM em Carapicuíba

O vereador Dr. João Naves (PSDB) solicitou, durante sessão, que o prefeito Marcos Neves (PSDB) faça um estudo para que seja instalada uma base da Guarda Municipal no Calçadão de Carapicuíba. A medida é uma tentativa de coibir crimes e a perturbação da ordem.