2 minute read

Opinião

Maio Amarelo mostra que ainda é preciso punição e investimento em educação

Neste mês, diversas cidades brasileiras, entre elas os 12 municípios que compõem um consórcio da região oeste, realizam ações de conscientização com o objetivo de diminuir o número de vítimas fatais e feridas em acidentes de trânsito. A ação ficou conhecida como Maio Amarelo, que surgiu em 2014. Mas, será que estamos avançando nesta questão, já que o número de acidentes continua alto? Sim, tivemos muitas conquistas, como ampliação das fiscalizações e alguns casos de punições mais rígidas para casos graves envolvendo o consumo de bebida alcoólica ao volante. Porém, ainda há um longo caminho a ser percorrido para conseguirmos um trânsito menos letal. Além de continuar a realização de blitz, que ajudam a diminuir acidentes, especialmente os que possuem relação direta com a lei seca. Evitar que um condutor alcoolizado siga sua viagem é, sem dúvida, uma excelente alternativa. Além disso, punições rigorosas e com o risco de prisão ou processo fazem o motorista refletir antes de pegar o carro depois de beber. O Maio Amarelo demonstra ainda que é preciso investimentos em ações educati- vas, seja para formar os futuros condutores ou para requalificar os motoristas que já são habilitados há muito tempo. Apenas a junção efetiva dessas ações pode resultar em diminuição do número de vítimas no trânsito. Mas, será que os governos têm esse interesse? Será que investir em ferramentas para formar os próximos motoristas brasileiros trará o retorno desejado pelos políticos? Então, fica o questionamento e a necessidade de fiscalizarmos as ações dos gestores das nossas cidades para, no futuro, termos um trânsito mais seguro para todos.

Bancos encerram o ano de 2022 com um lucro que ultrapassou R$ 139 bilhões girosa.com.br

Em 2022, os bancos tiveram lucro líquido de R$ 139 bilhões, alta de 2% em relação a 2021. Entretanto, após a recuperação a níveis pré-pandemia em 2021 e um crescimento no primeiro semestre de 2022, a rentabilidade no segundo semestre do ano passado teve redução.

Diretor Executivo: JC ROCHA Publisher: CLÁUDIA AZEVEDO

Editor de impresso: VANESSA DAINESI

Editor de online: JOÃO FELIPE CÂNDIDO

Editor adjunto: NANCI DAINEZI

Repórteres: MARIANA PEREIRA E FERNANDO MARTINEZ

Diagramação e arte: RENATO BRANDÃO E RENÉ CRUZ

Jornalismo: jornalismo@girosa.com.br

Comitê de Política Monetária garante que definição da taxa de juros requer paciência

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central afirmou que a condução da política monetária, de definição dos juros básicos da economia para segurar a inflação, pede “paciência e serenidade”. Mais uma vez, o órgão reforçou a possibilidade de aumentar a taxa Selic.

Distribuição gratuita às quintas-feiras 50 mil exemplares

Nos principais semáforos, centros empresariais e comerciais de Barueri e Santana de Parnaíba (Alphaville, Tamboré, Aldeia da Serra), Cotia (Granja Viana e Raposo Tavares), Osasco (Vila São Francisco, Adalgisa, Parque dos Príncipes, Parque Continental, Vila Yara, Campesina, Jd. Guadalupe e Vila Osasco), Carapicuíba , Jandira e Itapevi , além de orgãos públicos, bancas, restaurantes, cafés, padarias, postos de combustível, shoppings centers, escolas, faculdades e outros.

Administração e Comercial: Rua João Ramalho, 512, Piratininga, Osasco, São Paulo - CEP 06230-030

Anúncio: comercial@girosa.com.br Telefone: (11)3656-2404

This article is from: