7 minute read

Em outubro, o resultado fi cou aquém do registrado em setembro, com mais carteiras

SETEMBRO NO MÊS PASSADO FORAM 13 MIL POSTOS CRIADOS, COM SALDO POSITIVO DE 2,3 MIL CARTEIRAS ASSINADAS

Em outubro, região gera menos empregos que no mês anterior

Advertisement

Por Giovanna Figueiredo giovannafigueiredo@leiaogazeta.com.br

O Alto Tietê gerou 12.730 empregos em outubro, no entanto, houve 10.497 demissões, gerando um saldo positivo de 2.233. O número é menor que no mês anterior. Os dados de geração de emprego no Brasil são do Caged (Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados) e foram divulgados terça-feira (30).

No mês passado, ocorreram 13.391 admissões – o maior número do ano -, e 11.030 demissões, gerando um saldo positivo de 2.368 empregos. O melhor mês no quesito saldo de empregos, até o momento, é fevereiro, quando foram gerados 12.770 e houve 10.250, com saldo positivo de 2.520 carteiras de trabalho assinadas.

Neste ano, a região já gerou mais de 120 mil empregos e tem saldo positivo de 17,8 mil postos de trabalho. O número é muito maior do que no ano anterior, haja vista que 2020 terminou com saldo negativo de 515 empregos, ou seja, houve mais demissões que contratações.

Em decorrência das festas de final de ano, que movimentam diversos setores da sociedade, principalmente o comércio – um dos principais empregadores da região -, a expectativa é que o saldo de emprego em novembro seja maior que nos meses anteriores.

CIDADES DESTAQUES - O Alto Tietê tem 301.845 postos de empregos ativos. Mogi detém a maioria das vagas ocupadas: só no município, são mais de 100 mil postos ocupados. Em relação ao período analisado, Suzano, mais uma vez, tem o maior saldo positivo da região: são 708 empregos em outubro.

INFRAESTRUTURA SETOR TEM SETE ESPAÇOS, COM A RECEPÇÃO, PARA ATENDER ATÉ 1,5 MIL MULHERES POR MÊS Hospital Santa Maria de Suzano inaugura Espaço da Mulher para grávidas da região

Por Will Siqueira willsiqueira@leiaogazeta.com.br

“A saúde de Suzano vem melhorando e é um esforço de todos, do poder público e da iniciativa privada. Fico muito feliz de ter uma instituição do tamanho, da envergadura do Santa Maria, que vem investindo muito na cidade. O grupo Santa Maria vem se consolidando, não só em Suzano, como na região, como um dos maiores, se não for o maior hospital particular”. Com essas palavras que o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) enalteceu a abertura do Espaço da Mulher, dentro do Hospital Santa Maria de Suzano, na sexta (3), cujo objetivo é acompanhar e dar apoio às grávidas durante a gestação.

O Hospital Santa Maria de Suzano, por intermédio de sua diretoria, investiu R$ 800 mil na construção do Espaço da Mulher, que tem capacidade para executar 1,5 mil atendimentos mensais. A nova ala do

CARINHO

O Hospital Santa Maria investiu R$ 800 mil no Espaço da Mulher

BRUNO ARIB

hospital conta com seis setores, mais uma recepção, para atender apenas mulheres grávidas – somente a maternidade possui 180 vagas.

A utilização do novo setor de atendimento às gestantes ocorrerá, de fato, a partir desta segunda-feira (6). Sobre a importância do Espaço da Mulher, a médica e diretora do Hospital Santa Maria de Suza-

O objetivo do serviço é cuidar das mamães da forma mais humanizada possível

no, Esther Tormin Sarro, afirmou ser “super importante ter um espaço separado” onde a mulher fique à vontade e haja um atendimento diferenciado para ela. “Quando a mamãe estiver com a gente, que seja numa hora boa, que seja muito bem acolhida. A grande importância desse espaço é justamente poder olhar particularmente para cada uma das mamães e preparar esse momento para que seja sempre uma boa experiência.”

“A gente quer que quando a gestante venha para cá, possa proporcionar o melhor atendimento possível para ela, com um espaço muito acolhedor, com pessoas treinadas, capacitadas, para que possamos oferecer o melhor que a gente tem. Esse é o nosso objetivo”, garantiu Marcello Cusatis, diretor do Grupo Santa Maria.

O Espaço da Mulher – que receberá qualquer gestante do Alto Tietê, de acordo com a demanda – tem como prioridade cuidar das mamães da forma mais humanizada possível.

ESPELHO, ESPELHO MEU PROJETO DO HOSPITAL MUNICIPAL DE ARUJÁ DEIXA GRÁVIDAS SEM MARCAS DE CESÁREA

Grávidas podem se livrar de cicatrizes

O ITDM (Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento da Medicina) inaugurou na quarta-feira (1), em uma sala da Maternidade Municipal Dalila Ferreira Barbosa – da qual a organização social é gestora –, em Arujá, o Projeto Sem Cicatrizes, que consiste tratar as cicatrizes de partos feitos por meio de cesariana.

A dermoterapeuta e gestora de qualidade do ITDM, Liliane Almeida, contou detalhes sobre o projeto.

“O Projeto Sem Cicatrizes nasceu de uma iniciativa nossa, do grupo de qualidade; a gente identificou nas mulheres de pós-parto a preocupação com a marca da cicatriz, se o biquíni iria cobrir, se iria ficar uma coisa visivelmente ruim, porque a percepção de autoimagem é muito presente na vida da mulher.”

Segundo Liliane, a autoestima reflete na saúde psicológica das pacientes e a cicatriz

FOTOS: BRUNO ARIB

FOCO

Espaço foi idealizado para as mães que ganham filhos em Arujá

da cesárea pode ser algo muito perturbador. Assim, Liliane buscou mais conhecimento para prestar esse serviço, que é muito caro, de forma gratuita por intermédio do ITDM.

“Nós, da gestão, fizemos um curso de capacitação e, hoje, a gente está podendo oferecer a essas mulheres que, no seu período pós-parto, ficarem com cicatriz, o tratamento de reparo para atenua-la e elas se

ATENÇÃO

O ITDM faz questão de oferecer sempre o melhor aos pacientes sentirem mais empoderadas diante do espelho”, explicou.

O procedimento é feito, depois de 180 dias do parto, com uma caneta digital que possui uma agulha pela qual saem pigmentos que escondem a cicatriz, e dura de três a quatro sessões. “É feita uma limpeza da área, a gente pinga a caneta e distribui o pigmento, a gente também chama de camuflagem”, descreveu Liliane.

Iniciativa é do ITDM, que é gestora de serviços de saúde em Arujá

DESTAQUE – Arujá é, hoje, destaque regional pela qualidade na área da saúde, e o ITDM contribui para isso. “A gente vê isso pela satisfação dos pacientes. A empresa trabalha com humanização, boa estrutura e foram feitos vários investimentos. Isso favorece”, comentou Priscila Araújo, responsável técnica de enfermagem do ITDM. (W.S.)

COLUNA

Dani de Paula

colunasocial@leiaogazeta.com.br (11) 94737-3481

VOU PRO SERENO, GAAB E A DUPLA MARCOS E BUENO AGITARAM O VILLA SUZANO

A primeira Vibezinha do Villa foi um verdadeiro sucesso, com shows de Gaab, Vou Pro Sereno, da dupla Marcos & Bueno e a participação do cantor Netinho de Paula. Trago nesta edição alguns momentos da festa que agitou o Alto Tietê no último dia 28 de novembro, registrados por Lune Photo & Vídeo.

A dupla Marcos & Bueno lançou no último dia 03 de dezembro “Aí tu me liga”, o novo hit que conta com a participação de Matheus Fernandes. Fãs da dupla podem conferir a nova música em todas as plataformas digitais. O single aposta em uma sonoridade com batidas eletrônicas e infl uências do forró e do piseiro. Além disso, conta com a produção musical de Igor Costa, um dos maiores produtores do país e que atualmente é produtor de diversos sucessos no Top 50 do Spotify Brasil 2021.

MARCOS E BUENO VOU PRO SERENO COM VERENA E CLEBER

LETÍCIA, GAAB, RODRIGUINHO E MARIA EDUARDA NUNA COM DANI DE PAULA LÍVIA MOUCO E AMANDA FIGUEIREDO NETINHO DE PAULA

EXPECTATIVAS DA ACIDI DE ITAQUÁ PARA AS VENDAS DE FINAL DE ANO

A presidente da Associação Comercial de Itaquaquecetuba, Dra. Valéria Marchione, projeta excelentes resultados para o melhor período de vendas. O comércio está preparado e a expectativa de retomada é grande em um ano desafi ador e cheio de incertezas.

LANÇAMENTO

CLÍNICA DE PILATES E ESTÉTICA

This article is from: