Page 1

Vacinação contra a pólio atrai multidão Beatriz Caliman

6 Ontem foi o dia D da campanha que também imuniza contra o sarampo

PAIXÃO SOBRE RODAS Fotos: Beatriz Caliman

7 Aficionados por motocicletas se reúnem em Cachoeiro de Itapemirim pela segunda vez, nesta final de semana Divulgação Divulgação

CANDOMBLÉ pede respeito Curta metragem, contemplado por lei de incentivo cultural, fala sobre resistência ao racismo e à intolerância religiosa

16

10

Atualmente, muitos pais não se contentam apenas com o papel de provedor. Há casos assim em Cachoeiro

Pais que são mães Choque de motos AO MESMO TEMPO MATA APOSENTADO 15

As motocicletas bateram em um trevo, no bairro Coramara, na noite de sexta-feira


2 SOCIAL

ES DE FATO, DOMINGO, 14 DE AGOSTO DE 2011

Reflexão Ser Pai Ser pai é mais do que somente cumprir um papel dentro da família e da sociedade. Ser pai é acima de tudo ser o amigo de todas as horas... é estar sempre próximo, acessível, buscando sempre estar presente na vida do filho. Ser pai é uma missão divina, que coloca o ser humano próximo de seu criador, pois assim como o Ser Supremo que nos guia, o pai deve ser o farol dentro da vida de seus filhos, encaminhando-os no difícil trilhar dessa existência. Ser pai é aceitar as responsabilidades que ultrapassem o limite de suas forças, mas mesmo arquejado pelo peso que o sufoca se ergue empedernido e supera, sempre lutando e alcança a vitória. Ser pai é além de educar estar constantemente ao lado de seus filhos, abdicando muitas vezes de responsabilidades para desfrutar um jogo de bola, brincar de carrinhos, empinar pipas, andar de mãos dadas... Ser pai é vencer o cansaço de um dia de trabalho e com o coração em festa sentar com o filho para ver um desenho animado, uma prosinha maneira, ouví-lo falar de seus aprendizados de vida, tal como eu ouvi meu filho dizendo a muitos anos atrás, como: "Pai, a "tia" nos ensinou hoje que primeiro deve estar sempre a obrigação depois a diversão". Ser pai é vivenciar os gatinhar de seu filho, recordar-se de suas primeiras palavras e muitas vezes gargalhar quanto a palavra dita lhe causa um sobressalto, como : "Pai vamos na putaria", quanto o seu desejo era dizer : " Pai vamos na portaria "... sorrisos. Ah... O tempo passa os primeiros passinhos transformam-se em largas passadas e o garoto que um dia era um pirralho hoje lhe ultrapassa a altura. Sim a missão é pesada e difícil, mas a recompensa virá no êxito do filho amado, no despertar e ver o homem que você criou. IN MEMORIAM (SR. MANOEL / MEU PAI) (Texto de Ailton Carlos)

Se me contar eu falo pro mundo!!!" Aos Pais Nossas homenagens de hoje são destinadas aos pais. Que todos tenham um excelente dia, repletos de amor, carinho e paz. Festa dos Imprensados Na próxima edição, traremos a cobertura completa da 12ª Festa dos Imprensados. O sucesso ficou por conta da alegria dos amigos da imprensa e pela colaboração de nossos parceiros e colaboradores. Sabe quem colaborou com a Festa dos Imprensados? Rozane Barreto Decorações, Devassa, Dom Garcia, Padaria Canal, Padaria Top, Belas Artes, By Riva Buffet, River's Grill, Dom Tonico, Cerimonial Vitória, Doce Lar, Buffet Bom Gosto, Selita, Regina Grafanassi, Regina Carlette, Afrodisíaca Alimentos, Mirella Misse Buffet, Renata Bechepeche, Jercílio Cypriano, La Fést Buffet e o cerimonialista Márcio Ceccon. A todos, os nossos agradecimentos. Maria Helena Nemer A talentosa artista plástica Maria Helena Nemer Salles, inspirou-se nos poemas de Newton Braga, para fazer 24 aquarelas, as quais estão expostas na Sala Levino Fanzeres, do Palácio Bernardino Monteiro. A exposição intitulada "Inquietudes" poderá ser conferida até o dia 30 de setembro, das 8h às 18h. Belíssima!

Moema Baptista A renomada advogada Moema Baptista é a Cachoeirense Ausente mais Presente nesta terra de Rubem Braga. Chegou do Rio de Janeiro, onde reside, especialmente para participar das comemorações do Centenário de Newton Braga. Ela honra Cachoeiro e Cachoeiro a ama.

A nossa homenagem aos Pais!

Um novo conceito de moradia Gosto de gente que inova e que trabalha para que as pessoas vivam bem e melhor. Por isso, gosto dos empreendimentos do Group Creta Construções, Incorporações & Vendas. Os prédios que estão sendo edificados na Cidade imprimem um novo conceito ao mercado imobiliário, com espaços para convivência harmônica, dotados de estruturas completas e com alto padrão de qualidade. Uma nova maneira de se viver e morar. A Creta é Cachoeiro. Fácil, fácil, fácil Fala sério! Você já sabe que é fácil, muito fácil, extremamente fácil falar com Regina Monteiro. Ligue: (028) 9988-2211, ou acesse: colunareginamonteiro@gmail.com ou no twitter @colunistaregina, ou seja mais um amigo do Facebook. Desejo a todos uma ótima semana de paz, saúde e muitas felicidades.


ES DE FATO, DOMINGO, 14 DE AGOSTO DE 2011

SOCIAL 3


4 OPINIÃO

ES DE FATO, DOMINGO, 14 DE AGOSTO DE 2011

Cantares e Provérbios

Sergio Damião

De Salmo Calazans

Meu pai Ele era como todo pai, como a maioria dos pais. Com erros e acertos. Muito mais acertos do que erros. Exagerado nos elogios à prole. Considerava o primogênito um craque da bola e contava histórias de jogos inexistentes. Um torcedor alternante: ora flamengo; ora fluminense. Tricolor de coração e flamenguista pelos filhos. Uma imaginação fértil. Um falar sem parar. Irritava-se com os que competiam na verborragia. Gostava daqueles que tinham paciência para ouvi-lo. Era assim, diferente no espírito. Altruísta. Espírito irrequieto. Falante. Eloqüente. Impaciente. Difícil no lidar. Não aceitava argumentos. Com o desejo, uma decisão. Os conhecimentos eram muitos, provenientes da leitura. Menos dos anos em bancos escolares. Diploma não possuía. Possuía a memória forte e raciocínio rápido. Dos filhos exigia o estudo. Única riqueza a ser deixada, afirmava. Na minha geração poucos pais fugiam a um comportamento: severidade. Os limites eram rígidos. Maleabilidade dependia da mãe, o ponto de equilíbrio. Eles não precisavam ser tão rígidos, nem tão sérios, demoraram a perceber o que nós aprendemos com seus exageros. Mas, as vezes, tenho dúvidas se realmente aprendemos. No envelhecimento, com os cabelos brancos e ralos, a paciência com os filhos dos filhos. Interessante como mudamos comportamento com o passar dos anos. Com a doença, a aceitação da mudança no hábito alimentar, a abstinência do fumo e a procura do exercício físico não mais possível.

Impossível definir um pai. Podemos descrevê-lo. Como as castanheiras que se espalham por Cachoeiro. Encontra-se com folhas avermelhadas alternadas com as alaranjadas. Belas, nesses meses, com suas folhas esparramadas pelo chão anunciam um ser em metamorfose, um pai em formação, um velho senhor desnudo. As histórias de nossas vidas se misturam como as folhas vermelhas e alaranjadas pelo chão. O tempo destrói a carne, os músculos e ossos, fica a alma e as lembranças. Assim como uma nova castanheira, mais forte e bela. O pai orienta. Sem saber vamos absorvendo coisas boas e ruins. Com o tempo retiramos os espinhos, porém, demoram a cicatrizar. A relação com um pai transcende. Sempre me perguntei sobre a transcendência. Acho que é a sensação visual, os traços físicos no outro, a hereditariedade, a imortalidade. Quando perdemos o elo físico com o pai, algo se desgarra, sentimo-nos sozinhos em qualquer idade. Se me dessem uma escolha: gostaria da eternidade como pai, e nos momentos tristes e inseguros, ser o filho. Gostaria dos momentos da inocência da infância, onde tudo o pai pode e resolve. Os poderes do nosso pai. Muitas são as histórias. A primeira vez que provei um mistoquente, estávamos a caminho de um jogo de futebol, não sei se foi o lanche ou a presença dele. Só sei que nunca mais provei um sanduíche como aquele. Nunca mais fui o mesmo. Pensando bem, como filhos, muitas vezes, não há mais tempo para mudar. Como pais, podemos aprender. O difícil é vencer as distâncias.

Sergio Damião Santana Moraes

Para você, pai! Pai [Do lat. Pater, atr. das f. padre, pade e pae.] s.m. Homem que deu vida a outro; homem que tem um ou mais filhos; genitor, progenitor. "Para onde fores, Pai, para onde fores / Irei também, trilhando as mesmas ruas... / Tu, para amenizar as dores tuas, / Eu, para amenizar as minhas dores". Augusto dos Anjos (1884-1914)

Desde 14 de março de 2003

Diretor Wagner Santos wagnersantos25@hotmail.com Editor - Marcos Leão Departamento Comercial Lília Argeu Editorador Wagner Gomes Lopes Repórteres - Beatriz Caliman, Jackson Soares e Wanderson Amorim Jornalista Colaborador - Elyan Peçanha, Regina Monteiro e Célia Ferreira Colaboradores - Evandro Moreira; Moacyr Duarte; João Bicalho Curcio; Marilene Depes; Sergio Damião; Higner Mansur, Valquiria Rigon Volpato, Raphael Santana e Salmo Calazans Jornal Espírito Santo de FATO CNPJ.: 06056026000138 (28) 35151067 es.fato@terra.com.br - Bernardo Horta, 81, sala 101, Guandu, CEP 29.300-782 www.jornalfato.com.br

Infelizmente, se muitos de nós fôssemos meditar nessas belas palavras de Augusto dos Anjos, qual não seria a nossa surpresa ao percebermos que elas não têm mais o valor, o sentimento e o verdadeiro significado que gostaríamos que tivessem... Naquele momento, perceberíamos com um misto de tristeza, arrependimento, saudade e dor, quantas oportunidades perdemos quando ainda contávamos com a presença física de nossos pais... Já repararam como, muitas vezes somos injustos com aquele que, usado por Deus, foi responsável pela nossa existência? Oh! Como seria maravilhoso se todos nós tivéssemos a consciência tranquila ao fazermos uma sincera reflexão sobre os ensinamentos de Deus em relação aos nossos deveres para com o nosso pai. Em Provérbios 1: 8 encontramos o seguinte ensinamento: Filho meu, ouve a instrução de teu pai... Em Provérbios 10: 1 ...O filho sábio alegra a seu pai... No livro de Efésios 6: 1 Vós, filhos, sedes obedientes aos vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Tenho plena convicção de que todos nós seríamos mais felizes se realmente estivéssemos seguindo esses preceitos maravilhosos do nosso Criador. Entretanto, o que observamos atualmente é sintomaticamente o contrário desses ensinamentos bíblicos. O homem, para tentar aliviar um pouco a consciência, criou um dia específico para que os filhos possam homenagear a seu pai, como se os nossos genitores só necessitassem de amor, afeto e carinho apenas em determinado dia do ano. Nesse dia, alguns filhos se reúnem, sim, eu disse alguns, porque, na realidade, nem nesse dia a maioria dos filhos se presta a se penitenciar diante da figura paterna para emprestar-lhe, por alguns minutos, um pouco de sua presença física ou, quem sabe, mesmo forçando um pouco, uma fração de seu calor humano. Quando penso nisso, francamente, não posso evitar a imensa tristeza que invade minha alma. Incontáveis são os filhos que se enchem de fictícia razão para agirem dessa forma... Muitos até procuram apontar certos procedimentos de seus pais, classificando-os como erros, para poderem justificar a própria falha, ou melhor, dizendo, a desobediência aos preceitos de nosso Deus. Será que esses filhos ainda não pararam para pensar e arguir a si mesmos se realmente eles são tão perfeitos que têm até o direito de julgar os procedimentos de seus próprios pais?! E aqueles que dedicam apenas um pouco de seu "precioso" tempo a seus pais somente naquele dia do ano que foi convencionado de "Dia dos Pais?". Será que já esqueceram os sacrifícios que seus progenitores dedicam, ou dedicaram, para poder proporcionar-lhes um futu-

ro mais promissor? Será que olvidaram o dia-a-dia de trabalho árduo e cansativo que seus pais enfrentaram, ou, quem sabe, enfrentam até hoje, com a única finalidade de poder dar-lhes uma qualidade de vida mais digna? Existem também aqueles filhos que, quando seus pais não estão mais produzindo, sem ao menos ouvirem a opinião deles, e sem hesitarem, na primeira oportunidade, os internam em asilos para idosos. Quanta insensatez, meu Deus! Quanta maldade... Colocam-lhes naquele ambiente "frio", abandonados à própria sorte, apenas com suas recordações, e, constantemente, orando a Deus pela felicidade dos filhos que os abandonaram. E o pior de todos é aquele filho que durante toda a vida de seu pai jamais teve uma palavra de carinho para com ele, procurando-o apenas quando necessitava de algum bem material. Há também aquele que, além de não ouvir os sábios ensinamentos do seu pai, durante toda a existência dele, trouxe-lhe dissabores, tristezas e desonra ao nome que ele, com muito cuidado, soube preservar durante todos os seus dias aqui na terra. Encontramos também aqueles que, talvez por peso na consciência, ou até quem sabe, para dar uma satisfação a seus filhos, esforçam-se para fazer de conta que, com muita "saudade", recordam-se dos pais que "infelizmente" já partiram para a eternidade. Que hipocrisia... Será que não imaginam que seus filhos, amanhã, seguindo este exemplo, também poderão agir exatamente como aprenderam com eles? Oh! Como seria bem melhor se, a partir de hoje, prestássemos mais atenção em alguns pequeninos detalhes e meditássemos sobre como o tempo passa tão rapidamente... Por que não seguirmos os conselhos que Jesus nos ensinou, que é procurarmos honrar mais os nossos pais enquanto eles estão ao nosso lado? Por que não lhes dedicarmos mais carinho, mais atenção, mais um pouco do nosso tempo para ouvir o que eles há muito desejam nos confidenciar? Por que não tirarmos pelo menos uns cinco minutos de cada dia para sentarmos ao lado do nosso pai, apenas para que ele sinta a transfusão de amor que com a nossa presença imaginamos estar proporcionando a ele. Se achar que esses gestos são difíceis para praticar e que, na realidade, não sente amor nenhum pelo seu pai, por favor, pense pelo menos em você mesmo. Pense em que, agindo dessa forma, quem sabe, nalgum dia, um dos seus filhos, quando você já estiver na situação que seu pai se encontra hoje, poderá, com esse mesmo sentimento, retribuir-lhe "tudo de bom" que você está proporcionando, hoje, a seu pai. Para finalizar, gostaria de deixar registrado, o meu carinho, o meu respeito, o meu sincero amor, e todo o meu agradecimento a meu pai e a todos vocês, pais que, muitas vezes, esquecendo ingratidões, no silêncio de sua solidão, jamais deixaram de amar aqueles que foram gerados por vocês. Parabéns, pai, e muito obrigado por tudo... (Do livro EU CREIO!)

O autor é membro Efetivo da Academia Cachoeirense de Letras E-mail: salmocalazans@yahoo.com.br http://salmoblog.blog.terra.com.br/ http://blogcalazans.blog.terra.com.br/ http://salmodecalazansesantos.blogspot.com/


ES DE FATO, DOMINGO, 14 DE AGOSTO DE 2011

POLÍTICA 5

FERRAÇO CRITICA COALIZÃO Arquivo FATO

Diante das sucessivas denúncias de irregularidades em órgãos do Executivo, o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) afirmou, em pronunciamento em Plenário na quinta-feira, que é hora de o país repensar o atual modelo de gestão pública, baseada no governo "de coalização" e na "governabilidade a todo e qualquer custo". Para o senador, esse modelo trouxe, historicamente, benefícios ao país ao assegurar ao governo sustentabilidade para adoção de suas políticas públicas. Mas, hoje, o pragmatismo nesta relação entre Executivo e Legislativo estaria "no limite da irresponsabilidade", uma vez que, no governo, o apadrinhamento político estaria se sobrepondo às contratações por mérito e competência. "Sabemos todos que as negociações que garantem o apoio parlamentar nem sempre são exatamente republicanas e podem acabar comprometendo a gestão e os resultados da máquina pública. É o que podemos comprovar à luz das últimas denúncias que têm ocupado as manchetes da mídia brasileira. Se podemos tirar uma lição da atual crise, essa lição é que o modelo de presidencialismo de coalizão ou da governabilidade a todo e qualquer custo, que fundamenta nossa democracia, está

esgotado e abre brechas para o descaminho e para a falta de resultados na administração pública", argumentou o senador. Ricardo Ferraço explicou que não é contrário a alianças políticas, mas elas deveriam basear-se apenas em compromissos em torno de um projeto nacional baseado no interesse público. Além disso, as indicações partidárias, que o senador considera legítimas, deveriam atender somente a critérios éticos e de competência técnica. O senador questionou ainda o número "escandaloso" de cargos comissionados existentes no governo federal. São mais de 20 mil cargos de confiança, que dispensam o filtro do concurso público. Ferraço comparou esse número ao de países como França e Alemanha, que contam apenas com 500 cargos comissionados. "Reduzir o inchaço da máquina pública não é apenas cortar gastos desnecessários, mas colocar um freio no aparelhamento desmedido do Estado. É permitir um controle mais eficiente da gestão pública", cobrou o senador, que concluiu o pronunciamento indagando quantas crises mais serão necessárias até o país perceber que este modelo de gestão está esgotado.

CARTÓRIO FERNANDO VIEIRA 1º OFÍCIO DA SEDE DESTA EDITAL DE PROCLAMAS Faço saber que pretendem contrair matrimonio HERCULES DE LIMA COELHO JUNIOR, maior, solteiro, filho de Hercules de Lima Coelho e Maria Margarida Silva Coelho; e VANEIDE MARIA ELEUTÉRIO, maior, divorciada, filha de Agostinho de Souza Eleutério e Mariquinha Rosa Eleutério. Se alguém souber de algum impedimento oponha-o na forma da lei. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 09 de agosto de 2011 Fernando Brandão Coelho Vieira - Oficial

CARTÓRIO FERNADO VIEIRA 1º OFÍCIO DA SEDE DESTA EDITAL DE PROCLAMAS Faço saber que pretendem contrair matrimonio RAFAEL FIGUEIREDO ADVERSI DA SILVA, maior, solteiro, filho de Edilson Teodoro da Silva e Cristina Figueiredo Adversi; e TUANY MASCARELO POLÊTO, maior, solteira, filha de Getúlio Polêto e Maria Aparecida Mascarelo. Se alguém souber de algum impedimento oponha-o na forma da lei. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 10 de agosto de 2011 Fernando Brandão Coelho Vieira - Oficial

O senador Ricardo Ferraço afirmou que é hora de o país repensar o atual modelo de gestão pública

PDM já tem novo conselho Já estão definidas as 14 novas entidades integrantes do Conselho do Plano Diretor Municipal (PDM) de Cachoeiro de Itapemirim. Elas foram eleitas em evento foi promovido no Teatro Municipal Rubem Braga, na quarta-feira. As entidades integram a metade do conselho que tem vagas voltadas à sociedade civil organizada. Outras 14 cadeiras são ocupadas por representantes do poder público. "A votação foi tranquila, rápida e sem polêmica. E isso é mérito também das equipes do conselho do PDM e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, que deram todo o suporte necessário para o evento", elogiou Paulo Mendes Glória, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano. A presidenta do conselho,

Emilene Rovetta, destacou a satisfação do grupo com a participação popular na eleição. "A população de Cachoeiro entendeu de que a construção da cidade está em nossas mãos, no apoio aos governantes e na discussão incansável na qual se busca sem-

pre a qualidade de vida com desenvolvimento econômico da cidade. Esses são o norte seguro para que possamos viver num município grande, bonito, desenvolvido, onde as pessoas se orgulhem dele e sejam felizes", afirma.

Entidades eleitas para o CPDM Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares de Cachoeiro de Itapemirim (Fammopoci) Associação de Moradores do Bairro Coronel Borges Associação de Deficientes do Espírito Santo (Adesa) Associação dos Consumidores de Energia Elétrica (Aceel) Segmento de sindicato patronal do setor urbanístico: Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES) Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Sul do Espírito Santo Associação de Micro e Pequenas Empresas da Cidade de Cachoeiro de Itapemirim

Associação Comercial Industrial e de Serviços de Cachoeiro de Itapemirim Associação dos Contabilistas do Sul do Estado do Espírito Santo (Ascosul) Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Espírito Santo (Crea) Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag) Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Mármores, Granitos e Calcário do Estado do Espírito Santo. Diocese de Cachoeiro de Itapemirim


6 GERAL

ES DE FATO, DOMINGO, 14 DE AGOSTO DE 2011

Valquiria Volpato Homem: prisioneiro de si Organizando algumas pastas, reencontrei este "velho amigo". Senti saudades, convidei-o para entrar e tomar um café, enquanto juntos relembrávamos antigas histórias. Disse-me ele assim, em um de seus curtos monólogos entre nosso diálogo: "Estar encarcerado não significa que haja paredes ou grades ao redor. O cárcere é proveniente, também, das prisões que o próprio homem cria para si, seja em jaulas ou mesmo em sentimentos. Nem todo cárcere é forçoso; há aqueles que preferem as trancas de um "seguro" cárcere, às asas de uma "temida" liberdade. Ser livre também não significa estar fora das grades, longe de paredes, imune às prisões. Ser livre, e mais, ter liberdade, é sentir a alma fresca, como sentir entre os cabelos o passar dos dedos da brisa suave. Liberdade, assim como o cárcere, é um estado de espírito, onde a autoridade de tirá-la ou concede-la cabe a si. Cárcere e liberdade são paradoxos, como o são amor e ódio. Há quem diga que os sentimentos paradoxais se atraem, se complementam numa órbita de possibilidades. Um prisioneiro só almeja liberdade quando julga não tê-la, quando ao longe vê o sol pequeno esconderse no horizonte, através de uma estreita janela, de sua cela ou de sua alma. Na agitação da contempora-

neidade, os homens vivem numa grande prisão, e não importa para onde vão, sempre estão presos à materialidade que julgam ser indispensável à sobrevivência. Desaprenderam a conviver com a natureza, fazendo dela sua mais ilustre prisioneira, entretanto, se esqueceram que não podem caminhar além de suas pernas, e aos poucos ela recupera sua liberdade. Se toda canção de liberdade vem do cárcere, é certo que, neste momento, muitos estão cantando, enquanto outros jamais aprenderam a cantar. Engraçado é que nessa vã filosofia humana, há tentativas frustradas de se determinar o indeterminável, decifrar o indecifrável e tudo isso porque o homem busca liberdade, pois sabe que aí está o seu pior cárcere: o medo. Medo do desconhecido, por só saber lidar com aquilo que conhece. Não haveria liberdade se não fosse o cárcere e vice-versa. A dependência é do ser humano, assim como as amarras também é ele quem cria. O homem, nada mais é, do que prisioneiro de si". Homenagem: Pai! Você foi (é) meu herói, meu bandido (porque todo o dia me rouba sorrisos). Hoje é mais, muito mais que um amigo (e por isso) nem você (nem eu) nem ninguém tá sozinho. Você faz parte desse (meu) caminho, que hoje eu sigo em paz... Pai! Feliz dia, Papai!

BLOG: www.valquiriavolpato.blogspot.com. E-mail: val.volpato@gmail.com

Pais lotam salas de vacina no Dia D

Beatriz Caliman

BEATRIZ CALIMAN

Centenas de pais já haviam passado pelo Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, no bairro Guandu para o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Seguimento contra Sarampo, na manhã de ontem. A campanha vai até o dia 16 de setembro nas salas de vacina do município, que devem funcionar em dias úteis das 7h00 às 16h00 em bairros e distritos. O movimento foi intenso durante toda a manhã, segundo os enfermeiros do Centro Municipal de Saúde. Mas, o dia não se limitou apenas à unidade, outro posto foi montado na praça Jerônimo Monteiro, centro da cidade, e em mais 20 pontos de vacinação. Para combater à poliomielite (doença que pode causar paralisia infantil), que está em sua segunda etapa, devem receber a dose as crianças com idade até cinco anos. Já a vacina contra o sarampo é voltada para as crianças com idade superior a um ano e inferior a sete anos. O pai, Luis Fabiano Souza Macedo, que tem dois filhos, um bebê de um ano e uma menina com quatro, aproveitou a folga para participar da campanha. "Apesar do movimento, o atendimento está sendo bem rápido. Como trabalho durante a semana, aproveitei o momento para passar mais tempo com eles e fazer um passeio depois", conta Luis. Josiane Martins Ferreira também levou sua filha Vitória Cecília, ao Centro de Saúde. Ela ressalta a importância da campanha. "Com um simples gesto podemos evitar doenças tão graves", comenta. ORIENTAÇÃO A Secretaria de Saúde orienta que as crianças que estejam com febre ou vômito devem deixar para receber a dose em outro dia. "Na próxima quartafeira, vamos fazer uma ação especial em localidades como Monte Verde e Independência, no distrito de São Vicente", informa a secretária municipal de Saúde, Márcia Fardim.

Pais aproveitaram a campanha para vacinar os filhos

Salas de vacina abertas em dias úteis Unidades dos bairros Abelardo Machado, Aeroporto, Amaral, Aquidaban, Dr. Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima), Jardim Itapemirim, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Penha, São Luiz Gonzaga, União, Vila Rica, Village da Luz e Zumbi, dos distritos de Burarama, Córrego dos Monos, Itaoca, Pacotuba e Soturno

e o Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, no bairro Guandu. Além destes, Agostinho Simonato, Waldir Furtado Amorim (BNH de Baixo), Coramara, Gilson Caroni, Novo Parque, Otton Marins e Paraíso e do distrito de São Vicente também estarão abertos, mas somente em dias úteis durante a campanha.


Cem vezes Newton

Divulgação/PMCI

O público lotou o Teatro Municipal Rubem Braga, na noite de quinta-feira (11), centenário de nascimento do poeta cachoeirense Newton Braga. AAcademia Cachoeirense de Letras (ACL) realizou sessão solene para lembrar a data. Além da apresentação cultural preparada pelos

alunos da escola Newton Braga, a programação da noite incluiu a premiação do concurso Newton Braga de produção de texto e o lançamento do livro "Newton Braga, um cachoeirense ausente", de autoria de Marília, Rachel e Edson Braga, filhos do poeta.

Cachoeiro de Itapemirim, Domingo, de 14 agosto de 2011. Edição 175

Motos roncam forte na terra do Rei BEATRIZ CALIMAN

Mais de 1,5 mil motociclistas se reúnem no Pavilhão de Eventos da Ilha da Luz neste final de semana. O que atrai este público é a emoção de viajar sobre duas rodas e desbravar lugares desconhecidos. Desta vez, o destino dos aventureiros é o 2º Encontro Motociclístico na Terra do Rei (Roberto Carlos). A festa reúne participantes de

várias partes do país. "Além de motociclistas dos Estados da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco, integrantes dos 26 motoclubes de Cachoeiro estão no evento", conta Edgard Baião, um dos organizadores. Shows de rock com as bandas Jurassic Band, Gelo Seco e Chico Bode animaram o público durante as duas primeiras noites. Durante o dia, os

visitantes aproveitaram para conhecer os pontos turísticos e as belezas naturais da região. Além das lembranças e fotos, que vão na bagagem, no encerramento do evento, hoje, os clubes motociclísticos participantes receberão troféus, às 18h00. A entrada é franca. De acordo com Baião, pela segunda vez os organizadores, do motoclube Rabugentos, enfrentaram uma série de desafiFotos: Beatriz Caliman

os para montar uma boa estrutura de palco, praça de alimentação, orientação e segurança aos visitantes. Ele alega que os capixabas ainda não têm o hábito de participar e prestigiar eventos motociclísticos, como o que está acontecendo. "Não é apenas o motoclube que ganha com o encontro. Toda a cidade é beneficiada - comércio, pontos turísticos e hotéis ganham com

a chegada de turistas", analisa Baião, que, ao lado de Cássio Paixão, realiza a festa. O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Samuel Pereira Barbosa, titular da pasta, reconhece que festas do tipo contribuem para o reconhecimento da cidade, principalmente do turismo, além de movimentar favoravelmente a economia local.

360 quilômetros até a terra do Rei O casal Deocenir Bini, 60 anos, e Detiléia Taixeirão Bini, 55 anos, chegou ao meio dia de sexta-feira. Foram 360 quilômetros percorridos, de Nova Friburgo, na região Serrana do Rio de Janeiro, até Cachoeiro. "Participamos sempre de eventos como este, mas é a primeira vez que estamos em Cachoeiro, a terra do Rei. Pretendo ir à casa de Roberto Carlos e visitar outros pon-

tos turísticos", diz Detiléia. O marido destaca que o clima quente de Cachoeiro, atípico para o inverno da região serrana fluminense, foi o fator que mais chamou a atenção do casal. "Estou gostando do clima e da receptividade do povo. A organização também está de parabéns, adorei a estrutura", conta Bini, que já curte viajar de moto nos fins de semana há 10 anos.

O casal Deocenir e Detiléia vieram de Nova Friburgo

Passeios turísticos e shows de rock dão tônica em segunda edição de encontro de motociclistas em Cachoeiro


8 SOCIAL

ES DE FATO, DOMINGO, 14 DE AGOSTO DE 2011

Elyan Peçanha

Álbum de Familia

AGENDA 01 - REGISTROS > Hoje é Dia da Unidade Humana; do Combate à Poluição; Dia Estadual do Evangélico; do Protesto e do Solista. / Vigília da Assunção de Nossa Senhora / Santos: Maximiliano Maria Kobe / Atanásia / Eberaldo e Stanislau Kostka / Niver de famosos: Ana Mozer (atleta) e a cantora Eliana Pittman faz 66 anos. Na Santa Missa celebra-se o XX Domingo do Tempo Comum Inicio da Semana Nacional da Família. 02 - PARABÉNS > Semana cheia de radialistas aniversariantes; Nelson Pereira (8); Parraro Scherrer e Mauro Roger (10) e João Carlos dos Santos (16). / HOJE: no Rio, Dra. Maria Claudia Simão / Na capital, Dr. João Gilberto Machado Moura, Cachoeirense Ausente N. 1 de 2007. / Garotão LUCAS faz seis aninhos, filho de Marcelo Macedo (DATASUL) / DM Elisângela, domadora do CL Vitor Andrade, do Lions Clube Frade e a Freira. 03 - PARABENS II > AMANHA (15) é o Dia Nacional das Santas Casas de Misericórdia, Dia dos Solteiros e da Informática. / Nessa data foi fundado o já extinto conjunto musical 007 (Alô Ruy Guedes!). / Dia do Hino dos Lions Clube. / Dia da Boa Semente / Em Minas, Dia Estadual de Nossa Senhora do Rosário. \ Coluna cumprimenta os aniversariantes de hoje (15/08) - Arquiteta Dra. Maria da Glória Oliveira / Sra. Flávia, esposa do José Gilberto Bernardes / Na capital, Alexandre Moura Oliveira / Em Macaé (RJ), o PGB (exgovernador) do Lions Distrito LC-11 Gumercindo Moura / Do Lions "Frade e a Freira", CL Célio Pereira. 04 - TOME NOTA > A Foz do Brasil, concessionária de água e esgoto de Cachoeiro, vai tornar-se auto-suficiente em energia elétrica em 2012. Para isso, está construindo a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) na Ilha da Luz, ação que faz parte do Programa de Eficiência Energética, com uma capacidade de produção de 2,8 megawatts, suficiente até para uma cidade de 30 mil habitantes. 05 - DAQUI & DALI > Soubemos que uma grande rede de lojas de departamentos estaria vivamente interessada em se instalar no local do atual Unimed Hall. A conferir. \ Cantora Amelinha ensaiando firme na capital com seu quarteto que tem o excelente violonista Julinho Santos, visando marcar nova agenda de shows pelo sul capixaba. \ Paulo Renato Fonseca circulou na cidade e fez questão de saborear os vinhos da Adega do Cirene Justi. \ Shows de hoje na Festa de Jacu (Burarama) > 11h20 - Marquinhos Macedo/ 16h00 - Trio Parada Dura e 18h00 - Os Gargantas de Ouro.

BIOTESTE recebe pr

Nosso companheiro de Lions Clube Frade e a Freira, CL Célio Pereira, aniversariante de amanhã, no registro com a sua Cal Sheila Mara Petri EP Comunicações

Claudia Simão Elyan

Casal Denise - Dr. Celso Gonç Recal/Gazeta em festa de luxo, empresa mais lembrada na pes Laboratório de Pesquisas Clínic Nossa homenagem ao CL Renato Luiz dos Santos pelo seu aniversário no flagrante ao lado de sua CaL Zélia dos Santos. Ele é titular da empresa Renato Escapamentos Elyan Peçanha

Casal CaL Ivana - CL Alcides Zerbone Soares, Diretor Social do Lions Clube Frade e a Freira que nos enviou um belo cartão pelo Dia dos Pais

Cal Rita de Cássia Costa

Cantora AMELINHA, mantendo shows com o quarteto formad Julinho Santos (violão); Serg Na foto com o músico e prod


SOCIAL 9

ES DE FATO, DOMINGO, 14 DE AGOSTO DE 2011

Elyan

Lions/Elyan Peçanha

TEMPERATURA MÁXIMA

rêmio Recal/Gazeta

DM Glória Silvia e CL José Onofre Lopes (Zito). Presidente da Cooperativa de Laticínios SELITA Belas Artes/Elyan

CaL Edy Bressan de Souza Elyan

çalves Alves recebem o troféu no Jaraguá Temis Clube, como squisa realizada pela categoria cas: sucesso total da BIOTESTE Caçadores/ELYAN

ensaios para nova agenda de do por Fausto Lessa (baixo); gio (piano) e Tita (bateria). dutor musical Afonso Abreu

Duas figuras que se destacam no movimento cultural da cidade: OS PROFESSORES Athayr Cagnin (E) e Dr. Wilson Lopes de Resende

CaL Soraya de Andrade

Deputado Federal Camilo Cola ao lado do Vice Presidente Michel Temer (PMDB)

A Prefeitura de Cachoeiro manda convite para os eventos do dia 17 de agosto, quarta-feira, II Conferência LGBT, as 08h00, no CRAS "Renato César Targa", em Jardim Itapemirim e apresentação das Obras do Orçamento Participativo, às 19 horas, no Auditório do SENAI. \\ |Hoje [e dia do Pagode da Cidade, as 10h00 pela Radio Cidade FM com animação Mauro Nelson: CL Nelsinho Somcar é ouvinte de carteirinha. // Uma boa pedida é almoçar, neste domingo, no "Sitio Moitão" // Programe sua festa no Cerimonial EVIDENCE. // O ator cômico Paulo Beleza passou a sua banca de jornais e revistas: vai se dedicar a s seus shows circences. // Espaço Cacique também que promover suas "Noites de Serestas". // Nossos companheiros de leonismo Cal Kalinca e Cl Eliseu Turini na expectativa da chegada do (a) primeiro (a) herdeiro (a). // Osvaldo Oleari, jornalista dos bons na capital, não vê a hora de voltar à capital secreta. // Mario Herkenhoff Coelho trabalhando duro em Bêagá.- Solange Romanelli, esposa, está lá com ele. // Cheio de gaz, Adilson Conti assumiu a presidência do Estrela do Norte FC. // Serrinha, não é de hoje, vem espalhando pela cidade a sua candidatura a vereador. // Praça Elysio Imperial, no Boulevard do Aquidaban, reinaugurada sexta feira, ficou um brinco: Prefeito Casteglione mandou caprichar. // Festa dos Pais do Lions "Frade e a Freira" foi um encanto no Ita Campestre. - Parabéns ao Presidente CL Nelsinho Costa e Cal Rita de Cássia! // Cel. BM José Carlos Dias mantendo contato com a coluna: saudades de Cachoeiro. // Em Itapemirim, Luciá Sampaio, sempre ligada neste espaço social. // Revista "Stillus" do editor César Magalhães, onde também temos uma coluna, avançando fronteiras e fazendo ensaio fotográfico com a turma do BBB/11. // Miguel Bassul e Marilia, rotarianos, giraram pelas cidades históricas de Minas e ainda não mandaram notícias. // E , pelo andar da carruagem, soubemos, a TV Record terá sua bandeira fixa em Cachoeiro. Empreitada do empresário Ruy Baromeu. // Hoje é dia de "Itália Canta", com Adilson Lázaro, pela Rádio Diocesana-AM a partir das 08h00 da manhã. // Agencia de publicidade Power, do Basílio Coelho Machado, dando amplo apoio a este espaço social. // Bom Dia Especial para Dr. Celso Gonçalves Alves, da BIOTESTE. // Elyan Peçanha (28) 9222.4621.


CMYK

10 CULTURA

ES DE FATO, DOMINGO, 14 DE AGOSTO DE 2011

Cur ta retrata candomblé Fotos: divulgação

O vídeo "Ilê Axé Obá Airá - Candonblé e Resistência contra o Racismo e a Intolerância Religiosa", será lançado no próximo dia 27 JACKSON SOARES

Mostrar a beleza do Candomblé, proporcionar o reconhecimento religioso e cultural do rito e dissipar a imagem satanista criada sobre a religião. Este é o objetivo da produção do curta metragem que conta a história do Centro de Cultura Afro-brasileira - Ilê

Axé Obá Airá", contemplado pela Lei Rubem Braga, em Cachoeiro. O vídeo, de nome "Ilê Axé Obá Airá - Candonblé e Resistência contra o Racismo e a Intolerância Religiosa", será lançado no próximo dia 27, às 14h00, no cine Shopping Cachoeiro, e segundo o Ogan Henrique Boaventura, respon-

sável pela casa, o candomblé tem muito a mostrar. "As pessoas tem uma imagem distorcida de nossa religião. Nossa concepção religiosa não faz distinção de raça ou classe social. Desejamos, a todos, paz, harmonia, respeito e benevolência. Acreditamos que nossos caminhos e ritos, bem como os das demais reli-

giões, também nos levam ao encontro de Deus", explicou Henrique. No vídeo, serão retratados encontros, ritos e movimentos culturais e religiosos do candomblé. Todo o material é parte do acervo do Centro de Cultura Afro-brasileira de Cachoeiro, maior representante do segmento no Sul do Estado.

Hoje, a casa conta com um efetivo de aproximadamente 600 adeptos ao culto. O curta, produzido por Willian Costa Silva, já se encontra em fase final de produção, e é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura - através da Lei Rubem Braga, e a casa Ilê Axé Obá Airá. O vídeo teve custo de R$ 15 mil.


Alugo aptº 401 - Ferroviários, 02 quartos, sala, copa, cozinha, banheiro, área serviço + 01 vaga garagem. Tel: (28) 9986-3586 / 8813-0984. _________________________________________________ Alugo aptº 402, Ferroviários, 02 quartos, sala, cozinha, banheiro, área serviço + 01 vaga garagem. Tratar (28) 9886-3586 / 8113-0984. _______________________________________________ PASSA-SE PONTO DE BAR EM MARATAÍZES Bar Cantinho do Paulista, com ótimo movimento. Tratar com Daniela (28) 3532-6917/ 9254-4270. _____________________________________________ Alugam-se salas comerciais no Ed. Broadway. Tratar visita pelo telefone (28) 3522-5069. ______________________________________ Aluga-se apartamento com 3 quartos na Rua Sergipe, no bairro Santo Antônio. Com todas as dependências. Tel: (28) 3522-5069, Ary. ______________________________________ Aluga-se apartamento no Centro, ao lado do Bando Itaú, 2º andar, com 4 quartos, serve como residência e escritório. Tel: (28) 35225069. _____________________________________ Aluga-se apartamento na Samuel Levy, 338, 2º andar, com 4 quartos, todas as dependências. Visita (28) 3522-5069, Raul. ________________________________________ Aluga-se casa na Samuel Levy, 159, com 2 quartos e demais dependências. Tel: (28) 35225069. _______________________________________ MARATAÍZES Alugam-se casas anualmente no Centro de Marataízes. Tel: (28) 9962-0022 / (28) 92718345. ________________________________________ Aluga-se apartamento e quitinete em frente ao colégio Inah Werneck, no Aquidaban. "NÃO COBRAMOS CONDOMÍNIO". Tratar com Geraldo ou Néia pelo tel: 9959-6393 / 9956-2073 / 3522-0287. ________________________________________________ Alugo apartamento no Gilberto Machado, 4 quartos, sendo 2 suites, DCE, 4 vagas de garagem e ótima área de lazer. Tel: (28) 99565151, C/ 05537. __________________________________________ MARATAÍZES Apartamento 2 e 3 quartos na Cidade Nova, aluga-se mensal ou anual. Tel: (28) 3522-5069. ______________________________________ Alugo apartamento de um quarto e demais dependências com mobília (opcional), próximo ao Hospital Evangélico/Detran/Receita Federal. Tel: (28) 9885-1480 / 9945-4629 / 98846900 / 3517-2636. ___________________________________ Alugam-se apartamentos no centro, rua Alziro Viana, com 2 e 4 quartos e demais dependências. Tratar (28) 3522-5069. __________________________________ Aluga-se casa na Rua Coronel Borges, nº 04, com 3 quartos. Tratar (28) 3522-5069. __________________________________ MARATAÍZES - Apartamentos com 2,3 e 4 quartos todas as dependências. Bairro Cidade Nova, aluguel mensal ou anual. Tratar (28) 3522-5069. __________________________________________ Alugam-se salas comerciais, na rua Moreira, Independência. Tel: 28 3522-2969 ou 35151670.

VENDO LAVA JATO Em pleno funcionamento, desde 1996, Licença Ambiental, bem conceituado e com grande movimento em Cachoeiro. Tel: (28) 3036-3651. PIÚMA Vendo linda casa, com 3 andares, terraço colonial, com uma casa em anexo. Banheiro social, suíte, sala, cozinha copa, garagem para 5 carros. Motivos: saída do Brasil. Contato (28) 9963-6379 / (28) 9992-3666, Rogério. ___________________________________________ Vendo 86m² de granito Iberê Gold Polido, tipo exportação. Contato: (28) 9985-8107. ___________________________________________ Vende-se uma propriedade de 2 alqueires na localidade da Gruta, produzindo café e banana com residência. Contato (28) 9923-4658 / (28) 3521-9774. ______________________________________

Vendo lote no Gilberto Machado, próximo ao Jaraguá. Tel: (28) 9956-5151, C/05537. _____________________________________________ Vendo lote 390m², bairro Gilberto Machado, excelente localização. Tel: (28) 9956-5151 C/ 05537. _______________________________________________ MARATAÍZES/BARRA 3 quartos, 1 suíte, sala para 3 ambientes, 2 andares. 720 m², 4 varandas, vista para o mar 50 m da praia com piscina, sauna, jardim. Estudo permuta. Tel: (28) 8113-3081. _______________________________________ MARATAÍZES Vende-se uma área de 12.000m² com vista para o mar em Marataízes. Valor de R$ 250.000,00. Tel: (28) 9962-0022 / (28) 92718345. _______________________________________ MARATAÍZES Vende-se uma casa no Centro de Marataízes, próximo ao Banco do Brasil. Tel: (28) 99620022 / (28) 9271-8345. _______________________________________ ITAÓCA Vende-se 1 casa em Itaóca, documentada e registrada com 2 quartos, sendo 1 suíte, sala, copa, cozinha, área serviço, quintal e garagem para 3 carros no valor de R$ 180.000,00 próxima ao Centro. Tel: (28) 9962-0022 / (28) 9271-8345. ______________________________________ MARATAÍZES Vende-se 12 lotes na Cidade Nova, R$ 60.000,00 cada. Tel: (28) 9962-0022 / (28) 92718345. __________________________________________ MARATAÍZES Vende-se 2 casas na Cidade Nova. R$ 120.000,00. Tel: (28) 9962-0022 / (28) 92718345. ____________________________________ MARATAÍZES Vende-se aptº com 3 quartos, sala, copa, cozinha, banheiro social. No centro, próximo ao Hortosul Supermercado. Contato (28) 92718345 / (28) 9962-0022. ________________________________________ MARATAÍZES Vende-se 2 lotes no bairro Acapulco, sendo um R$ 30.000,00 e outro R$ 25.000,00. Tel: (28) 9962-0022 / (28) 9271-8345.. _________________________________________ MARATAÍZES Vende-se um lote na praia de Marobá com 420m². R$ 50.000,00. Tel: (28) 9962-0022 / (28) 9271-8345. ________________________________________ GUARAPARI Vende-se 1 lote com 576 m² próximo a praia de Setiba. 200 metros da praia. R$ 70.000,00. Tel: (28) 9962-0022 / (28) 9271-8345. ________________________________________ MARATAÍZES Vende-se uma casa próximo ao Via Sul, com 3 quartos, sendo 1 suíte, copa, cozinha, 2 banheiros sociais, garagem para 6 carros, janelas em blindex. Contato (28) 9271- 8345 / (28) 9962-0022. _________________________________________________ MARATAÍZES Vende-se uma área com 600 m², próxima a Prefeitura e ao Fórum. Valor R$ 150.000,00. Aceito proposta. Contato (28) 9271-8345/ (28) 9962-0022. ____________________________________ Vende-se pizzaria completa, 30 jogos de mesa, forno, self-service, masseira, cilindro, fogão, freezer, chapa, vendo barato. Motivos: saída do Brasil. Contato (28) 9963-6379 / (28) 99923666, Rogério. ____________________________________ VENDO APARTAMENTO com piscina, 5 quartos, 3 banheiros, sala, copa, cozinha, área para churrasqueira e mesa de sinuca. Acabamento em IPE e granito, sem condomínio, garagem para 3 carros, aproximadamente 170 m², excelente localização. Próximo ao Hotel Castelinho. Valor de R$ 380.000,00, aceito oferta. Contato: (28) 8114-1000, Alexandre. _____________________________________________ MARATAÍZES Vende-se um ponto comercial tipo garagem, com moradia, 2 quartos, 200 m da praia. Rua Helena Valadão, nº 222 (rua da delegacia). Valor R$ 25.000,00. Aceito carro no negócio. 9962-0933 / 3518-5809, falar com Arthur. ______________________________________ Vende-se casa em Cariacica, bairro Alto da Boa Vista, com 130m². Valor R$ 85.000,00. Não financia. Aceito troca por chácara em Cachoeiro ou proposta. Contato (28) 3521-0384/ 8803-0212. Site: www.vende.com.br/busca/ casacariacica/2. ______________________________________________ Vendem-se dois terrenos em Vargem Alta, na localidade de Richmond, na Cachoeiro do Caiado, medindo 20 mil metros quadrados cada um. Tel: (28) 3522-6661 / 9962-0238. _____________________________________________ Vende-se um terreno de 4 alqueires, próximo a Cachoeira do Caiado, em Vargem Alta, na localidade de Richmond, com duas Cachoeiras. Tel: (28) 3522-6661 / 9962-0238.

_____________________________________________________________________________ VARGEM ALTA Vende-se um terreno c/80.900m2, (terra nua) com pastagens, próximo ao centro de Vargem Alta. Tel 3522-6849. _______________________________________________ Vende-se uma área Industrial, grande parte plana na Rod. Cachº x Frade, próximo a Empresa Decolores, com água, energia, telefone. Medindo 22 mil m², no valor R$ 230.000,00. Telefone para contato: 28 2101-7053 / 28 99715950. ___________________________________________ Vende-se uma casa em Marataízes (perto da praia e comércio, ônibus circular na porta de meia em meia hora), com 3 quartos, sendo 2 suítes, banheiro social, garagem para 2 carros, dependências completas, cobertura com planta para construir já aprovada pela prefeitura. Todos os documentos em ordem. Casa bem ventilada e iluminada pelo sol, rua em fase de calçamento. Chave com proprietário. Preço a combinar. Aceito parcelamento. Contato: (28) 3532-2610. ______________________________________________ Vende-se os terrenos 6081 e 3484, no jardim orquídeas, no Cemitério Parque, no bairro IBC, em Cachoeiro. Tratar com Jossiel. Tel: 3517-1418. _________________________________________________ LOTES FINANCIADOS? LIGUE: 28-3532 3558 E 28 9989 3178 ________________________________________________________ MARATAÍZES Aut-7017- ACAPULCO/MARATAÍZES - Casa c/ sala, 03 quartos sendo uma suíte, 01 banheiro social, copa, cozinha, área de serviço, garagem e quintal. Tem grade, forro de PVC, laje coberta, terreno de 200 m². R$85.000,00. Recibo de compra e venda. 28-9989-3178/28-3532-1810. ___________________________________________ MARATAÍZES AUT-7014- BARRA/MARATAÍZES - CASA NA AVENIDA PRINCIPAL DE MARATÍZES COM SALA, 02 QUARTOS, 01 BANHEIRO, COZINHA, COPA, ÁREA DE SERVIÇO, GARAGEM PARA 04 CARROS, TERRAÇO, 01 LOJA COMERCIAL. ESCRITURADA E AVERBADA R$ 225.000,00. 28-9989-3178/28-3532-1810. _____________________________________________ MARATAÍZES AUT - 5510 - LAGOA DO SIRI/MARATAÍZES - LOTE COM 312.50M². COM VISTA PARA O MAR E LAGOA. R$ 20.000,00. 28-9989-3178/ 28-3532-1810. ___________________________________________ MARATAÍZES AUT -7011- BELO HORIZONTE/MARATAÍZES - Casa com sala, 02 quartos (sendo 01 suíte) copa, cozinha, varanda, área de serviço, garagem e quintal com horta e fruteiras. Casa averbada escritura registrada. R$ 75.000,00. 28-9989-3178/28-3532-1810. ___________________________________________ MARATAÍZES AUT-7012- BELVEDERE/MARATAÍZES Casa com varanda, uma sala de visita, uma sala de estar conjugada com a sala de jantar, 01 cozinha, 01 banheiro social, 03 quartos sendo uma suíte. Área de serviço e garagem para 03 carros. Escriturada e averbada. R$ 85.000,0028-99893178/28-3532-1810. __________________________________________ MARATAÍZES Aut: 5357- BARRA/MARATAÍZES - Casa de frente para o mar c/ 03 salas, varanda, 03 quartos sendo uma suíte c/ closet, banheiro social, copa, cozinha, dep. de empregada, quintal e jardim todo gramado. Escritura do terreno e casa averbada. R$ 200.000,0028-9989-3178/28-3532-1810. ___________________________________________ MARATAÍZES AUT-7016- ACAPULCO/MARATAÍZES - PONTO COMERCIAL COM COZINHA COMPLETA: BALCÃO NOVO TODO EM GRANITO, BALCÃO FRIGORIFICO, 01 FREEZER, ESTUFA PARA SALGADOS, 06 JOGOS DE MESA (SENDO 04 DE GRANITO) & FOGÃO. R$ 15.000,00 E ALUGUEL um SALÁRIO. MÍNIMO. 28-9989-3178/28-3532-1810. _________________________________________ MARATAÍZES AUT: 5867- ILMENITA/MARATAÍZES - 03 casas sendo a 1ª com dois quartos, sala, varanda, copa, cozinha, banheiro social, área de serviço. A 2ª com dois quartos, sala, varanda, copa, cozinha, banheiro social, área de serviço. A 3ª com um quarto, sala, banheiro, cozinha, área grande, com cobertura, garagem para 03 carros e portão eletrônico de alumínio. R$ 250.000,00. Escritura do Terreno. 28-9989-3178/28-3532-1810. ___________________________________________ MARATAÍZES Aut: 5684- XODO/MARATAÍZES - Apto c/ sala, varanda, 02 quartos sendo uma suíte, copa, cozinha, banheiro social, área de serviço, dep. empregada WC, 02 vagas na garagem, área de lazer e churrasqueira. Escritura do terreno. R$ 95.000,00. 28-9989-3178/28-3532-1810. _____________________________________

ES de Fato, Domingo, 14 de Agosto de 2011 Vende-se um apartamento na cidade nova Marataizes (rua da igreja católica), com 2 quartos, suíte, sala, cozinha, terraço com ampla área de serviço, vaga de garagem para dois carros, varanda com vista para o mar, à 50 metros da praia. Obs: rua calçada. Tel: 3521-4417. _________________________________________ Vende-se uma casa no bairro Gilson Carone com 3 quartos, sala, cozinha, banheiro e terreno escriturado. Tel: (28) 3511-0657 / (28) 9959-1638. _________________________________________ Vende-se um prédio com 3 andares - 3 apartamentos - com 2 quartos, 1 sala, cozinha, banheiro, área de serviços, precisando fazer reforma. Valor de R$ 100.000,00. Aceito carro no negócio. Tel: (28) 3518-5809 / 9962-0933 com Arthur. ____________________________________ VILA RICA - vendo apartamento, novo, amplo, com 2 quartos, sala para 2 ambientes, banheiro social, cozinha, área de serviço, garagem, vista panorâmica. R$ 95 mil - não financia Caixa. Falar com Roberto: 9253-5734. _____________________________________________ VILA RICA - Vende-se casa duplex, com 3 quartos, sendo uma suíte completa (banheiro, quarto e varanda) 2 quartos, banheiro social, sala 2 ambientes, cozinha, lavabo, área de serviço, área de churrasco, vaga em garagem, coberto para 2 carros. Financie-se pela Caixa. Contato: (28) 9963-0111. _____________________________________ 2 lotes de 296m², Itapemirim, bairro Maraguá. R$ 20.000,00, próximo a praia. Contato 99521578 / 8809-0812. _________________________________________ BARRA / MARATAÍZES Vendo uma casa simples de laje. 1º pavimento 6 cômodos, com quintal, sem garagem, na Barra de Marataízes. Próximo da praia. Aceita troca por outra em Cahoeiro. Tel: (28) 9974-5209 (Chico / Terezinha). ____________________________________ Vende-se um imóvel rural com 80.900 m², perto do centro de Vargem Alta. Tel. (28) 35210410 / 9981-7876. _____________________________________ Vende-se um galpão de 1200 m² em Itaóca (Pedra), distrito de Cachoeiro de ItapemirimES, no Centro, rua Ademar Cosse. E mais dois lotes laterais com 400 m² com água, energia, esgoto, telefone, calçamento e documento. Tel: (28) 3522-4528 (das 8h30 às 11h00). ___________________________________ OPORTUNIDADES Vendo sítios e chácaras na região de Cachoeiro. Sítio com 5 alqueires, formado; chácara de meio alqueire e sítio de 6 alqueires. Tenho outros imóveis rurais no sul do estado. Contato: Gilberto (27) 9986 2827 ou gilberto@gilbertocorretor.com.br. _______________________________________ Vendo um apartamento em Marataízes, localizado na Cidade Nova (rua da igreja católica),

com 2 quartos, uma suíte com varanda de vista para o mar, banheiro social, sala, cozinha, ampla área de serviço no andar de cima, 2 vagas de garagem, ótimo preço, R$ 66.000,00. Telefones 9254-4848 ou 9904-6822 ou 3521-4417. ________________________________________ Vende-se uma propriedade rural com 4 alqueires, no lugar Estação de Soturno. Valor R$ 90.000,00. Tel: (28) 9959-1638. _______________________________________ Marataízes 03 casas com garagem, jardim, murada, por R$120.000. Cel: (28) 92738313. Motivo: mudança. _______________________________________ Vende-se uma casa no bairro Amarelo com 2 quartos, sala, cozinha, banheiro, 2 áreas de serviço e quintal. Tratar no telefone 3522-8861. _______________________________________ Vende-se uma área de 600 metros, com 50 metros de fundo e 12 de frente. Nela a uma casa de 7 cômodos, garagem para 2 carros, terraço com 3 cômodos. Fica localizada no Distrito de São Joaquim. Contato 9903-8370. ____________________________________________ Vende-se uma casa no bairro Coramara com 2 quartos, sala, copa, cozinha e uma área. Ótima localização, perto do ponto do ônibus. Preço a combinar. Fone: 9901-2333 falar com Marcelo. __________________________________________ Terreno de 20 x 40 (800 m²) próximo a Lagoa de Siri, em Marataizes, a 50 metros da praia, asfalto na porta. Somente interessados 99236754 e falar com Cássio. __________________________________________ Vendo um sobrado, 2 residências, 2 garagens e um terraço. Rua Coronel Lobato, s/nº, Em frente à lavanderia em Muqui. Tel: (28) 3554-1332. __________________________________________ Vendo lote no KM 90 c/ 850m², 22 metros de frente ótima topografia, vista maravilhosa, troco por carro, moto, sítio ou casa na praia. R$ 60.000,00. Contato 99387588/ 3521-2410. _________________________________________ Vendo apto no IBC c/ 03 qts, suíte, sala 02 ambientes, coz., área de serviço, garagem, varanda, terraço c/ box de serviço, piso todo em granito. Prédio novo. R$ 130.000,00. Contato 9938-7588/3521-2410. ______________________________________ Vendo um apartamento na avenida Jones dos Santos Neves, nº 66, próximo ao Perim Supermercados. Com 3 quartos, sala grande, copa, cozinha, área de serviços com banheiro. (sem taxa de condomínio). Ótimo preço! Contatos no tel: (28) 3521-4417 ou 9254-4848.

OPORTUNIDADE Aulas particulares de inglês. Contato: (28) 35220742 / 9276-6053, Ana Maria. _______________________________________ Passa-se farmácia montada. Para reais interessados. Tel. (28) 9918-6044. _______________________________________________ EMPRESA DO RAMO DE CONSÓRCIO, PRECISA DE VENDEDOR COM CARRO PRÓPRIO PARA ADMISSÃO IMEDIATA. SALÁRIO MAIS COMISSÕES. CONTATO PELO TELEFONE 28 9976 0700 OU PELO EMAILDECCONSORCIO@ HOTMAIL.COM. _______________________________________ Vende-se uma máquina Canon EOS Rebel 2000 (analógica) portando lente 28-90mm e alça, valor R$ 500,00. Tel. (28) 9966-8331. __________________________________________ Vendo geladeira, fogão, armário, sofá, mesa com 4 cadeiras, rack e mesa de centro. Contato: (28) 9271-2414. ____________________________________ Vende-se Balança Balmak Antropometrica capacidade 150 kg no valor de R$ 300,00. Falar com Gina (28) 9985-9592 ou 3522-9544.

Fiorino furgão flex 1.3, branca, 2008, troco Fiorino por chapa de mármore branco. Contato: José Luiz (11) 9653-2937. ______________________________________________ Vende-se um Santana, 2.0, prata, com ar, vidro, trava, desembaçador traseiro, direção hidráulica, alarme, retrovisores elétricos, banco de couro e rodas liga leve aro 15. Carro de garagem e em excelente estado de conservação. Tel. 99537277 / 9256-3938, falar com Wanderson. ___________________________________________ OPORTUNIDADE Vende-se Gol Bolinha 02/03, 2 portas, R$ 12.000,00 e uma moto PG Trilha XR R$ 2.200,00. Tel: (28) 8115-3433. _____________________________________ Vende-se TOWNER, em ótimo estado, na cor cinza - ano 96 - gasolina, motor (novo), ótimo estofamento, pneus novos e documentação em dia. Propaganda volante - som profissional, pronta para trabalhar. Kit hot-dog e Kit churros - ótima para ser adaptada para trabalhar com kit hot-dog novo. Contato: (28) 9961-2959, falar com Rodrigo. ___________________________________________ Vende-se uma CB 300 2010 dourada, com ABS. Tel: (28) 9982-0811. __________________________________________ Vende-se Volkswagem Saveiro, ano 97/98, motor 1.6 AP, cor vermelha. Carro inteiro, com alarme e travas elétricas, bancos de couro, faróis de neblina, reboque, capota marítima, rodas de liga leve e aro 15. R$ 14.500,00. Tratar com Jackson (28) 9976-8914. _____________________________________________ Vende-se um Chevete ano 1976, todo original, mecânica e lanternagem 100%, pneus seminovos. Tel: (28) 9885-8413. _________________________________________ Vende-se um Peugeot 206, ano 05/06, prata Feline, 1.6, 16v, flex, com ar digital. Tel. 9961-8691. ____________________________________ Vende-se uma Twister, preta, com 15 mil km rodados, documentação em dia, 2007. Valor R$ 7.500,00. Falar com Nei no telefone 99866510. ___________________________________ Vende-se um carro Corsa Sedan, branco, com 4 portas, trava e alarme, 1.0, em ótimo estado, 2001, em conservação. Tel. 9882-9791.

ATENÇÃO

Para vendedores que tenham interesse em arroz, feijão, sabão em pó e outros produtos para limpeza. Entrar em contato pelos telefones (28) 35220148 ou 9255-9350 entre 10h00 e 18h00. Paga-se comissão dividida. Ótima oportunidade.

VILLAGE MARATAIZES LOTES EM CONDOMINIO FECHADO - ÓTIMA OPORTUNIDADE DE TER SUA CASA NA PRAIA COM SEGURANÇA O ANO INTEIRO. VILLAGE MARATAIZES A 250 METROS DA PRAIA, TOTAL INFRA-ESTRUTURA - PORTARIA 24 HORAS, PISCINA, CAMPO SOCIETY,SQUASH,SAUNA,SALÃO DE FESTAS. VENDAS D&C IMÓVEIS WWW.DEC-IMOVEL.COM.BR 28-3511-3885 28-9976-0700

ALUGA-SE LOJA 35m² com mezanino excel. localização no 2º piso Shop. Cachoeiro. Aluguel a combinar. (28) 9968-3145.


12 CLASSIFICADOS

ES DE FATO, DOMINGO, 14 DE AGOSTO DE 2011


ES DE FATO, DOMINGO, 14 DE AGOSTO DE 2011

CLASSIFICADOS 13


14 CLASSIFICADOS

CASA CASA 26-AUT:5751- casa duplex-1º pav copa, cozinha, sala, qtos wc social,area de livre, c garagem.2ºpav 03 qtos sendo 01 suite, wc social, area total do terreno c/ 250 m² construção 185 m2 outra garagem coberto com telha colonial.R$ 160.000.00 27-AUT:5042Casa duplex,com sala, varanda, 03 qts, 03 banheiros, cozinha,areia de serviço e garagem, OBS: Recibo de compra e venda,R$ 60.000.00 28-AUT:4143- Duas casas c/ sala,varanda, 02qts,banheiro social,copa,cozinha, área de serviço, garagem e terraço,R$ 80.000.0 29-Aut:5682-Casa c/ sala,02 qtrs sendo uma suíte,cozinha, varanda e área de serviço.Obs.recibo de compra e venda, R$ 35.000.00 30-Aut: 5689-Casa c/ sala, varanda, 02 qtrs, 01 banheiro social, copa, cozinha, área de serviço e quintal, uma kitnete nos fundos, lote 360 m, c/ pomar, Obs. escritura do terreno e RG. R$ 60.000.00.

MARATAÍZES /ITAPEMIRIM LOTES FINANCIADOS FINANCIAMENTO DIRETO COM A EMPRESA EM ATÉ 62 VEZES - SEM BUROCRACIA SEM COMPROVAÇAO DE RENDA LIGUE E COMPROVE: (28) 3532.1810/(28) 9989.3178 21-Aut:5816- Casa c/ sala, varanda, 03 qtr sendo uma suite, banheiro social, copa, cozinha,área de srviço e garagem p/ 04 carros,quintal e terraço,2º casa,sala varanda,03 qtrs,banheiro social, copa, cozinha, area de serviço e garagem.Obs: recibo e compra e venda do lote,R$ 90.000.00 22-AUT:5813- casa c/ sala, varanda, 03 qtos sendo 01 suite, wc social, copa, cozinha, área de serviço, garagem e quintal.OBS:escritura do terreno,R$ 60.000.00 23-AUT:5810-casa duplex c/ sala,varanda,copa,cozinha,wc social,area de serviço,garagem e quintal.2º pav c/3 qtos, c/ varanda,sendo uma suite wc social,R$ 168.000.00

ES DE FATO, DOMINGO, 14 DE AGOSTO DE 2011

24- AUT:5806- Bar c/97m² de esquina c/salao,cozinha,2wc social e area livre,R$ 100.000.00 25-AUT:5802casa c/ sala,copa,cozinha,wc social,2qtos,dispensa,dependência de empregada,garagem p/8carros c/ piso de granito,R$ 125.000.00 ‘LOTES – CONDOMINIO FECHADO –- LAZER – SEGURANÇA – TOTAL INFRA-ESTRUTURA – FINANCIAMENTO DIRETO COM PROPRIETARIO EM ATÉ 62X (28) 3511-3885 /(28) 9938-7588 16- Aut:5844-casa duplex:c/sala, varanda, 04 qtos sendo 01 suite, copa, cozinha, 01 wc social, garagem p 02 carros e cobertura colonial,oBS:Escritura do terreno,R$ 110.000.00 17-Aut:5822- casa c/ sala, varanda c/ hidromassagem esterna,sauna, 03 qtrs, 02 banheiro social, copa, cozinha, área de churrasqueira e garagem p/ 04 qtrs,OBS:escritura da casa planta,não fin,R$ 180.000.00 18-AUT:5818-Aptº duplex c/ sala, varanda, quartos, sala de jantar, lavado, copa, cozinha e area de serviço,2º pav.sala, varanda, 03 qtrs sendo uma suíte, banheiro social, terraço c/ qtr e banheiro,garagem p/ 03 carros,01qtr e banheiro.Obs:escritura do terreno, R$ 230.000.00 19-Aut:5817- Casa c/ sala, varanda, 02 qtrs sendo um suite,copa,cozinha, área de serviço,garagem e quintal c/ horta, R$ 45.000.00 20-AUT:5815- 02 casas :01° casa c/ sala, varanda, 04 qtos, copa, cozinha, area de serviço,wc social, garagem e quintal,02° casa c/ sala, varanda, 03 qtos, wc social, copa, cozinha, area de serviço e garagem.OBS:recibo de compra e venda.R$ 60.000.00 MARATAÍZES /ITAPEMIRIM LOTES FINANCIADOS - FINANCIAMENTO DIRETO COM A EMPRESA EM ATÉ 62 VEZES - SEM BUROCRACIA - SEM COMPROVAÇAO DE RENDA LIGUE E COMPROVE: (28) 3532.1810/(28) 9989.3178 01- Aut: 5872- Casa c/ sala, 02 qtrs, cozinha, área de serviço, banheiro social e outra na parte supe-

rior c/ 02 qtrs, cozinha e banheiro.R$ 35.000.00 02-Aut:5873- Casa c/ sala , varanda, 03 qtrs sendo uma suíte, copa, cozinha, banheiro social, área de serviço e quinta e uma duplex em construção c/ 42 MT quadrado, 02 qtrs, sala, cozinha e área de serviço.R$ 60.000.00 03-Aut: 5874- 02 casas c/ 1º c/ sala, varanda, 03 qtrs, banheiro social, copa, cozinha, area de serviço e garagem, 2º casa c/ sala, varanda, 02 qtrs, cozinha, área de serviço, 01 banheiro e garagem, Obs: escritura do terreno.R$ 120.000.00 04-Aut:5875- Casa c/ sala, varanda, 03 qtrs, 01 banheiro, copa, cozinha, área de serviço e garagem,Obs: escritura do terreno, R$ 27.000.00 05-Aut: 5876- Casa c/ sala, varanda, 03 qtrs sendo uma suite, 01 banheiro social, copa, cozinha e quintal, R$ 65.000.00 ‘LOTES – CONDOMINIO FECHADO –- LAZER – SEGURANÇA – TOTAL INFRA-ESTRUTURA – FINANCIAMENTO DIRETO COM PROPRIETARIO EM ATÉ 62X (28) 3511-3885 /(28) 9938-7588 AUT-5577-MARAGUA-ITAPEMIRIM - 03QUARTO, SENDO 02SUITES, 01BH.SOCIAL,COPA, COZINHA, ÁREA DE SERVIÇO, QUINTAL, GARAGEM P/06 CARROS E LAJE C/ BASE P/ 03 CASAS. OBS:ALUGUEL MENSAL OU TEMPORADA.R$250.000,00. .AUT-5250- ROSA MEIRELLESITAPEMIRIM- CASA COM 02 QUARTOS, 01 SUITE, SALA ,COZINHA,BANHEIRO ,VARANDA,RECIBO DE COMPRA E VENDA.CAPTAÇÃO; DE MÁRCIO E RUTH.VALIDADE;21\02\2011 até 21/08/2011. R$15.000.00 AUT- 5605-ITAIPAVA- ITAPEMIRIM - CASA COM SALA, 3QUARTOS,1 COM SUITE, GARAGEM PARA 03 CARROS,1 BANHEIRO SOCIAL,VARANDA GRANDE, COPA, COZINHA, QUINTAL COM ÁREA,PISO GRANITO, ARMÁRIOS EMBUTIDOS. TERRENO COM 270 METROS QUADRADOS, ÁREA CONSTRUIDA COM 120 METROS QUADRADOS. R$100.000.00 AUT-5547-ITAOCA-ITAPEMIRIMCASA COM VARANDA,SALA, COZINHA,02 QUARTOS,1 BANHEIRO, NA FRENTE GARAGEM PARA

4 CARROS,QUINTAL NOS FUNDOS ÁREA TOTAL 216 METROS AO QUADRADO.R$65.000.00 AUT-5515-ITAOCA-ITAPEMIRIMCASA COM SALA, COZINHA, VARANDA COM ÁREA COBERTA,03 QUARTOS SENDO 01 COM SUITE,01 BANHEIRO SOCIAL,ÁREA DE SERVIÇO COBERTA, GARAGEM,TERRENO 30*25 METROS QUADRADOS.R$ 160.000.00 MARATAÍZES /ITAPEMIRIM LOTES FINANCIADOS - FINANCIAMENTO DIRETO COM A EMPRESA EM ATÉ 62 VEZES SEM BUROCRACIA - SEM COMPROVAÇAO DE RENDA LIGUE E COMPROVE: (28) 3532.1810/ (28) 9989.3178 AUT- 5223-ITAOCA-ITAPEMIRIMDuas casas c/ 1º sala, varanda, 03 quartos sendo uma suite, 01 banheiro social, copa, cozinha, área de serviço e garagem. 2º sala, varanda, 03 quartos, banheiro social, copa, cozinha, área de serviço, garagem e quintal c/ telhado colonial. Escritura do terreno. R$ 170.000.00 AUT- 5938-GRAÚNA-ITAPEMIRIM- Casa c/ sala, varanda, 02 quartos, banheiro social, copa, cozinha, área de serviço, quintal e uma área c/ 200 m². Recibo de comprar e venda. R$ 12.000.00 AUT-5242-PONTAL-ITAPEMIRIM-Casa c/ ponto e comércio, 1º c/ sala, 2 quartos sendo uma suíte, banheiro social, copa e cozinha. 2º sala, 01 quarto, banheiro social, cozinha e área de serviço. Recibo de compra e venda. R$ 80.000.00 AUT-5236-PONTAL-ITAPEMIRIM- Casa c/ 02 cômodos, banheiro e cozinha. Recibo de compra e venda. R$ 75.000.00 AUT-5243-PONTAL-ITAPEMIRIM-04 casas ambas c/ sala, 02 quartos, banheiro social, cozinha e área de serviço. Recibo de compra e venda. R$ 110.000.00 APARTAMENTOS AUT- 5684-XODÓ-MARATAIZESApto c/sala, varanda, 02 quartos sendo uma suíte, copa, cozinha, banheiro social, área de serviço, dep. empregada WC, 02 vagas na garagem, área de lazer e churrasqueira. Escritura do terreno. R$ 80.000.00 AUT- 5828-CANCELAS-MARA-

TAIZES-02 aptos: 1º c/ sala, varanda, 03 qrtos, copa, cozinha, área de serviço, WC social e garagem. 2ºc/ sala, varanda, 02 qtros, copa, cozinha, WC social, área de serviço e garagem. Recibo de compra e venda R$ 50.000.00 AUT- 5879-BARRA-MARATAIZES- Apto c/ sala, varanda, 03 quartos, copa, cozinha e área de serviço. Vende só a frente por R$ 40.000.00. Escritura do terreno. R$ 60.000.00 AUT- 5686-CENTRO-MARATAIZES-Apto c/sala, 02 quartos, copa, cozinha, banheiro e lavanderia. Escritura e RG. R$ 45.000.00 AUT- 5661-CENTRO-MARATAIZES- Apto c/ sala, varanda, 02 quartos, 01 banheiro social, copa, cozinha, área de serviço, dependência de empregada, wc e garagem. C/ escritura pode ser financiado. R$ 95.000.00 ‘LOTES – CONDOMINIO FECHADO –- LAZER – SEGURANÇA – TOTAL INFRA-ESTRUTURA – FINANCIAMENTO DIRETO COM PRÓPRIETARIO EM ATÉ 62X (28) 3511-3885 /(28) 9938-7588’ AUT- 3523-XODÓ-MARATAIZESApto no 2º andar, c/ 02 quartos, WC, sala, copa, cozinha, área de serviço, garagem, varanda de frente p/ o mar, piso em granito. Escritura do terreno. R$ 70.000.00 AUT- 5362-CIDADE NOVA- MARATAIZES- Apto c/ sala, varanda, 02 quartos sendo uma suíte, 01 banheiro social, copa, cozinha e garagem. Recibo de compra e venda. R$ 42.000.00 AUT- 5677-CENTRO-MARATAIZES-Prédio c/ 03 pav. Sala, varanda, 05 suítes c/ closes e varanda, 01 banheiro social, copa, cozinha, área de serviço e garagem p/ 05 carros. Escritura do terreno e prédio averbado. R$ 220.000.00 AUT- 5393-CENTRO-MARATAIZES-Prédio de 04 pav. C/ sala, varanda, 05 quartos sendo 02 suítes, copa, cozinha, 07 banheiros, área de serviço, área de lazer, garagem. Escritura do terreno. R$ 120.000.00 MARATAÍZES /ITAPEMIRIM LOTES FINANCIADOS - FINANCIAMENTO DIRETO COM A EMPRESA EM ATÉ 62 VEZES SEM BUROCRACIA - SEM COMPROVAÇAO DE RENDA LIGUE E COMPROVE: (28) 3532.1810/ (28) 9989.3178 TERRENOS AUT- 5655-LAGOA FUNDA-MARATAIZES- Terreno com 240 m². Escritura do terreno. R$ 20.000.00 AUT- 4103-BELO HORIZONTEMARATAIZES-Terreno c/ 200m² todo cercado. Aceita proposta. R$ 16.000.00 AUT – 5510 – LAGOA DO SIRIMARATAIZES - LOTE COM

312.50M² COM VISTA PARA O MAR E LAGOA R$ 20.000.00 AUT –5529 –SANTA RITA-MARATAIZES -TERRENO COM 300M²(COM ESCRITURA)R$ 40.000.00 AUT -3797 –NOVA MARATAIZES-MARATAIZES- Terreno c/ 240m². Escritura do terreno. R$ 15.000.00 AUT- 5692- ATLÂNTICO-MARATAIZES- Terreno c/ 240 m². Escritura do terreno- R$ 45.000.00 AUT- 5657-NOVA MARATAIZESMARATAIZES- Loteamento c/1.600 m². Vende separado. Escritura e RG. R$ 185.000.00 AUT- 5406-ILMENITA-MARATAIZES- 02 Terrenos juntos c/ 300 m², recibo de compra e venda. R$ 20.000.00 LOTES FINANCIADOS - FINANCIAMENTO DIRETO COM A EMPRESA EM ATÉ 62 VEZES SEM BUROCRACIA - SEM COMPROVAÇAO DE RENDA LIGUE E COMPROVE: (28) 3532.1810/ (28) 9989.3178 AUT- 5405-BARRA-MARATAIZES- Terreno c/ 300 m². Escritura do terreno e RG. R$ 40.000.00 AUT- 5659-SANTA RITA-MARATAIZES- Terreno c/ 300 m². Escritura do terreno. R$ 18.000.00 AUT- 5441-SANTA RITA-MARATAIZES- 02 Terrenos c/ 240 m². Recibo de compra e venda. R$ 13.000.00 AUT- 5355-SANTA RITA-MARATAIZES- 01 terreno c/ 240 m².Com escritura. 10.000.00 AUT- 5382-ACAPULCO-MARATAIZES- Terreno medindo 13x24. Recibo de compra e venda. RS 15.000.00 AUT- 5392-LAGOA DO SIRIMARATAIZES- Sitio c/ 3.000 m². Recibo de compra e venda. Recibo de compra e venda. R$ 40.000.00 AUT-5679-LAGOA FUNDAMARATAIZES- Lote medindo 300 m². Recibo de compra e venda. R$ 7.000.00 AUT- 5681-CANDINHA-MARATAIZES- Lote todo murado medindo 360 m² 15x24. R$ 20.000.00. Com escritura AUT-5399-AREIAS NEGRASMARATAIZES-Terreno medindo 200 mº todo murado c/ poste, energia e fossa. Com escritura. R$ 60.000.00 AUT- 5389-ACAPULCO-MARATAIZES- Lote todo murado medindo 200 m². Escritura do terreno. R$ 10.000.00 AUT- 5450-CENTRO-MARATAIZES-Terreno de esquina 270 m². Com escritura. R$ 55.000.00 ‘LOTES – CONDOMINIO FECHADO –- LAZER – SEGURANÇA – TOTAL INFRA-ESTRUTURA – FINANCIAMENTO DIRETO COM PRÓPRIETARIO EM ATÉ 62X (28) 3511-3885 /(28) 99387588’


ES DE FATO, DOMINGO, 14 DE AGOSTO DE 2011

MOTO BATE EM OUTRA

e aposentado morre

POLÍCIA 15

MAIS DE 2 MIL

denúncias em julho Divulgação

Wanderson Amorim

WANDERSON AMORIM WACOMUNICACAO@GMAIL.COM

Duas motocicletas se chocaram na noite de sexta-feira, na Rodovia Mauro Miranda Madureira, no bairro Coramara, em Cachoeiro de Itapemirim. O aposentado Reclino Aquimo, 71 anos, que guiava uma delas, morreu no local. O outro motociclista, Weverton Souza Silva, foi socorrido pelos bombeiros e encaminhado para um hospital do município, onde até ontem permanecia internado. O acidente ocorreu no trevo da Coca Cola. De acordo com a polícia, por volta das 19h00, reclino conduzia uma CG Titan e Weverton uma CG Fan. O aposentado residia na localidade de Salgadinho, em Itaóca.

O Disque-Denúncia recebeu 2.226 chamadas com informações relevantes a respeito de crimes e localização de criminosos, no mês de julho

O aposentado Reclino Aquimo, 71 anos, morreu na noite de sexta-feira, após colidir com sua moto em outra, no trevo da Coca-Cola, em Cachoeiro

Vendedor morre em carro desgovernado O vendedor William Mateus Bicalho, 22 anos, morreu em um acidente de carro na noite de sexta-feira em São José de Fruteiras, Vargem Alta. Exis-

te a suspeita de que a quebra da barra de direção do automóvel tenha ocasionado a tragédia. Willian fazia a distribuição das bebidas que vendia quando

perdeu o controle do carro, que, desgovernado, saiu da pista e desceu por uma ribanceira. O vendedor morreu no local.

Homem tenta matar o irmão com foice Uma bebedeira por pouco não termina em tragédia familiar em Castelo. Na noite de sexta-feira, Paulo Soares do Nascimento, 52 anos, tentou matar, com um golpe de foice, o próprio ir-

mão, Américo do Nascimento, 41 anos. O crime aconteceu no bairro Niterói. O agressor, de acordo com a polícia, estava embriagado. O golpe não foi certeiro. Mas ape-

sar disso, ele foi preso em flagrante pela Polícia Militar e encaminhado para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Cachoeiro de Itapemirim.

Moto recuperada horas após roubada A Polícia recuperou na madrugada de ontem uma motocicleta que havia sido roubada na noite anterior. A

moto, uma moto CG Titan, de cor Azul, placa MRH 8756, roubada da frente da casa do dono, às 23h00, no bairro Ae-

roporto foi na vizinhança, apenas com pequenas avarias causadas por queda. Ninguém foi preso.

O Disque-Denúncia recebeu 2.226 chamadas com informações relevantes a respeito de crimes e localização de criminosos, no mês de julho. Do total de ligações, 1.996 foram relativas a novas denúncias e 230 relacionadas a informações complementares às denuncias feitas anteriormente, superando em 8% os registros no mês de junho. Os dados foram divulgados pela Central Disque-Denúncia (181). A partir das informações repassadas pela população, foram contabilizadas 70 denúncias de crimes contra o patrimônio, sendo este o maior número de registros

desde janeiro. Já o número de denúncias de crimes contra os costumes, que foi de 26 registros em junho, apresentou um acréscimo de 42,3% no mês de julho. O Disque-Denúncia atende a todo o Espírito Santo por meio do telefone 181. A ligação é gratuita e o anonimato é garantido ao denunciante. O horário de atendimento do serviço é das 7 às 22 horas, todos os dias, ininterruptamente. As denúncias feitas pela população são fundamentais para subsidiar as instituições policiais, Civil e Militar, com informações pertinentes a crimes.

Balanço de apreensões em julho Graças ao apoio da população, que continua colaborando com informações referentes à localização de criminosos e atividades ilícitas, foi possível apreender, no mês de julho, quatro de armas de fogo e 11 munições de diversos cali-

bres; 5,452 kg de drogas; R$ 6.488,40; três veículos; 80 máquinas de jogos proibido (caça-níquel e vídeo bingo); 3.498 mídias falsificadas (CD/ DVD); 13 aparelhos de telefonia celular; além de materiais diversos.


16 ESPECIAL

ES DE FATO, DOMINGO, 14 DE AGOSTO DE 2011

QUANDO OS PAIS TAMBÉM SÃO MÃES BEATRIZ CALIMAN

Ele não carrega o bebê por nove meses na barriga e nem sente as dores do parto. Apesar disso, em algumas famílias, são

os homens que precisam "se virar" sozinhos para criar dos filhos, como verdadeiras "mães", ou melhor, 'pães'. Aqueles que vivem a experiência garantem que se trata de um grande de-

safio, que intimida no começo, mas os enche de orgulho. Atualmente, muitos pais não se contentam apenas com o papel de provedor. Com a separação de casais, e a independência feminiRogério Burock

na, é cada vez mais comum no país ver o pai arcando com a responsabilidade de cuidar dos filhos. Bruno de Oliveira Amaral, 29 anos, é um exemplo disso. Há cinco anos ele cuida dos filhos Marcos Henrique, de cinco anos, e Daiane, de sete anos, frutos do primeiro casamento. Após a separação, Bruno pas-

sou a cuidar dos filhos. Para ele, o maior desafio foi conciliar o trabalho com a vida das crianças, principalmente nas atividades escolares. "Sei que minha presença é fundamental na vida deles, por isso, foi difícil me adaptar. Hoje, em tudo que faço, eles estão sempre em primeiro lugar", conta o pai orgulhoso.

Separado, mas presente

Inversão de papéis: mesmo após a separação do casal, pais estão cada vez mais presentes na vida dos filhos. Bruno se orgulha de ser "pãe" de Marcos Henrique e Daiane há cinco anos

Segundo especialistas, a separação dos pais representa para uma criança uma fase marcante na vida. Dessa forma, os pais devem permanecer como um casal, para que exista uma relação sem conflitos, pois torna o crescimento da criança mais saudável. Quando isto acontece, as crianças são favorecidas. Rogério Machado Burock, 34 anos, também é um paimãe. Ele já não é mais casado com a mãe de sua filha há três anos, mas não abre mão de

estar presente na vida de Mariana, de oito anos. "No início foi difícil, pois os filhos sempre querem ver os pais juntos. No entanto, hoje temos um ótimo relacionamento, nos vemos e conversamos todos os dias. Estar presente em seu desenvolvimento é fundamental", conta Burock. Para Rogério, o dia dos pais será especial. "Vamos passar o dia juntos, participaremos de uma gincana em homenagem aos pais na escola. Certamente será emocionante".

Edição 2.174  

espirito santo de fato

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you