Page 1

Parece brincadeira, mas ĂŠ pura ciĂŞncia


2

ES DE FATO, SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013

WWW.JORNALFATO.COM.BR Divulgação/PMCI

Alunos de Cachoeiro se destacam na Olimpíada Brasileira de Astronomia Três alunos da rede municipal de Cachoeiro de Itapemirim conquistaram medalhas na XVI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que contou a participação de mais de 775 mil estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país. João Pedro Silva Vieira e Daniel Bizi Gonçalves Filho, da escola Galdino Theodoro da Silva, e Jataniel Luciano dos Santos, da escola Luiz Marques Pinto, ganharam o bronze pelo desempenho alcançado na prova aplicada em maio deste ano, nas próprias unidades de ensino. A entrega das medalhas aos alunos foi realizada ontem, pelo prefeito Carlos Casteglione, durante a inauguração da Praça da Ciência, que fica no Museu de Ciência e Tecnologia, bairro Independência.

ESPAÇO PARA aprender brincando Beatriz Caliman

Ontem pela manhã, a Prefeitura de Cachoeiro, em parceria com o Centro Universitário São Camilo e a Samarco Mineradora, inaugurou o mais novo espaço educativo do município – a Praça da Ciência. O local auxiliará gratuitamente o público interessado, professores e alunos da região a aprender conceitos físicos de forma prática e lúdica. Ao todo, 23 equipamentos – quatro no pátio e 19 nas dependências do Museu de Ciência e Tecnologia, no bairro Independência - já estão à disposição das escolas, que devem agendar as visitas junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Os agendamentos permitem grupos de até 30 pessoas para cada exibição nos equipamentos. Ontem, durante a solenidade de inauguração, dezenas de alunos da rede municipal de ensino estiveram presentes na demonstração dos aparelhos. Quatro monitores, alunos do Centro Universitário São Camilo, realizam o trabalho de ex-

Público aprende conceitos físicos na prática em espaço interativo em Cachoeiro

Beatriz Caliman

Na Praça da Ciência estão disponíveis 23 equipamentos

plicação do funcionamento dos equipamentos. Um deles é o Gyrotec. O aparelho simula, através do movimento combinado de dois anéis, a falta de gravidade, que permite a sensação de flutuar no espaço, como acontece com os astronautas. Além dele, há ainda Fogão Solar, Atrito Zero, Sombra Congelada, Sombra Colorida, Poço Infinito, Buraco Negro, Elevador Humano, Imã Flutuante, Teste de Nervos, Pilha Humana e outros.

“De forma simples, o que é aprendido em sala de aula é demonstrado na prática, auxiliando no aprendizado escolar”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho. O investimento, de R$ 90 mil, é resultado de convênio entre a Prefeitura e a Samarco. O recurso foi conquistado por meio da aprovação do projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em edital social da mineradora.

Para conhecer o local, é preciso agendar visita com a Prefeitura

AGENDAMENTO

DE VISITAS As visitas podem ser agendadas, inicialmente, para o período das 7h00 às 13h00, de segunda a sexta-feira. O telefone é 3155-5365.

Prefeitura incentiva o cultivo de laranja Doze agricultores familiares de Cachoeiro de Itapemirim estão recebendo apoio da Prefeitura para produzir laranja. Entre as ações previstas para desenvolver a cultura está a implantação de uma unidade demonstrativa do cultivo da fruta, que está sendo montada em Moitãozinho, no distrito de Córrego dos Monos, e contará com 400 mudas. A intenção da Prefeitura é incentivar e diversificar a produção rural, que hoje é muito voltada para o cultivo de café. O Censo Rural de 2010 aponta que 48,2% dos agricultores de Cachoeiro apostam na cafeicultura. Mas, segundo a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, a maioria dos agricultores familiares tem o desejo de diversificar a produção, enveredando para a área da fruticultura, inicialmente, com o culti-

vo da laranja. A unidade demonstrativa vai ajudar os técnicos da Prefeitura a acompanharem, de perto, o desenvolvimento da cultura no solo de Cachoeiro, ao mesmo tempo que ajudará o produtor a avaliar melhor os pontos positivos e negativos do cultivo, diminuindo os riscos de investimento e incentivando a diversificação da produção. Para o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, José Arcanjo Nunes, “diversificar é muito importante, principalmente nesse momento em que os preços do café estão em baixa”. Ele acrescenta: “com mais uma atividade na propriedade, o agricultor tem condições de enfrentar melhor as crises que surgem, sejam elas de preços baixos ou condições climáticas adversas”.

MIL MUDAS PARA pequenos agricultores

O incentivo para apostar na laranja partiu de uma parceria da Prefeitura de Cachoeiro com o Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), que ofereceu mil mudas das variedades folha murcha e pera para 12 agricultores familiares no mês de setembro. Muitos deles não teriam condições de pagar por isso, pois cada uma está sendo comercializada, em

média, a R$ 8,00 no mercado. Hoje, um mês depois, eles estão cuidando das mudas, fazendo a análise do solo e a adubação para começar o plantio. A expectativa é que os pés comecem a produzir daqui a três anos. O lucro depende do manejo e da produtividade de cada pé. Estima-se que em uma área de 1 hectare (ha), a produção chegue a cerca de 12 toneladas, a partir do quarto ano.


OPINIÃO

WWW.JORNALFATO.COM.BR

3

ES DE FATO, SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013

Como é que as crianças pequenas são tão espertas e os homens tão estúpidos? Deve ser a educação que faz isso. Alexandre Dumas

Por Wagner Santos - wagnersantos25@hotmail.com SOBE

DESCE

Diversificação

Saúde

O plantio de laranja terá incentivo em Cachoeiro de Itapemirim, na acertada política de diversificar a produção, hoje muito concentrada no café, atualmente em baixa.

Quando a coisa começava a se acertar, a redução no expediente nos postos de saúde pode complicar tudo, obrigando os pacientes a buscarem os pronto-atendimentos.

CENTRO VELHO O esvaziamento do Centro de Cachoeiro, que ainda não ocorre, parece ser irreversível. Mesmo as alterações hoje bem sucedidas para o fluxo de carros e ônibus, têm exíguo prazo de validade. A região cresceu desordenadamente, muito por culpa do descaso (ou caso pensado) das diversas administrações que permitiram

DEMANDAS O deputado estadual, Rodrigo Coelho (PT), faz mandato diferente. Dedica-se a pautas complexas, de extrema importância para o futuro do Estado e região, como o ramal ferroviário para Cachoeiro e a revisão da distribuição do ICMS entre os municípios. Assuntos importantes, embora distantes do dia a dia do eleitor médio.

DESTAQUE. Todo o encanto de Eduarda Ferreira Marquezini

Foto: Regiane Prado

o atulhamento de educandários, shoppings e prédios residenciais e comerciais na área que já não mais os comporta. Uma solução será a migração gradual, principalmente dos serviços públicos, para áreas que ainda possam ser planejadas, levando consigo boa parte do público que frequenta estas repartições.

Vias de FATO 1

Depois dizem que é exagero dizer que não se pode contar com recursos federais. Obras em três bairros de Cachoeiro estão paradas por falta de repasses.

2

O Gyrotec, aparelho instalado no pátio do Museu da Ciência e Tecnologia, e que simula a ausência de gravidade é, de longe, o que mais chama atenção.

Desde 14 de março de 2003

3

O deputado estadual, Rodrigo Coelho (PT), anda bem afinado com o ex-governador Paulo Hartung (PMDB), que virá, no dia 20, participar de seu aniversário.

4

Coelho, assim, sai em vantagem, caso se confirme a possibilidade de PT e PMDB se juntarem para a disputa do governo do Estado nas eleições do ano que vem.

Diretor e editor - Wagner Santos wagnersantos25@hotmail.com

Elenir Atalaia Editorador - Wagner Gomes Lopes

Revisor: Marcos Leão

Repórter - Beatriz Caliman

Departamento Comercial - Lília Argeu e

Colaboradores - Elyan Peçanha, Regina

5

O deputado estadual Glauber Coelho (PR) reduziu, nas últimas semanas, o ritmo frenético de trabalho dos últimos meses. Deve estar recarregando as baterias.

Monteiro, Antonio Miranda, Evandro Moreira, Moacyr Duarte, Edgard Baião, Janine França Bastos, Marilene Depes, Sergio Damião; Higner Mansur, Valquiria Volpato, Raphael Santana, Salmo Salazans e Maurílio Carvalho

Jornal Espírito Santo de FATO - CNPJ.: 06056026000138 - (28) 3515-1067 es.fato@terra.com.br - Bernardo Horta, 81, sala 101, Guandu, CEP 29.300-782 - www.jornalfato.com.br

6

Pode não ter sido bom negócio para o pastor Marcos Mansur (PSDB) trocar o cargo de vereador pelo de deputado, em que tem atuação apagada.

MAS, HEIN?!

Alguém baixou decreto que proíba adoecer após as 14h00?


4

OPINIÃO

ES DE FATO, SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013

CONEXÃO Um Político Sério

MANSUR Ano 6 - nº 287

HIGNER MANSUR hmansur@mansureassociados.com.br

Higner Mansur Pessoalmente, dois episódios fizeram-me com que, em algum momento da vida, a minha se cruzasse com a do ex-Senador Jefferson de Aguiar, uma das expressões políticas mais dignas do Estado e do Brasil. A primeira delas, tinha eu pouco mais de 18 anos, já eleitor. Talvez nas eleições de 1966, se não me falha a memória. Não me lembro o cargo político que o Dr. Jefferson se candidatara e nem se ganhou aquelas eleições. Apenas votei nele, orgulhoso de votar, por tudo que dele ouvira falar, da parte de meu pai. Foi o voto de cabresto mais honesto que conheci – o meu próprio. Dizia meu pai, e disso me lembro bem, das qualidades pessoais e de homem público do Senador, que eu nunca vira até então, mas não me furtei de votar. Voto que dei e repeti em muitos outros cidadãos da

Plano de Saúde: Nulidade de Cláusula Thalyson Inácio de Araújo Rocha Quando se fala em plano de saúde, a primeiro coisa que vem à mente, são os reajustes que, na maioria das vezes aparecem de surpresa, seja pela falta de previsão, seja em percentual maior que o permitido – nos dois casos, surpresas desagradáveis. Tornou-se rotineiro a ilegal e imoral aplicação de reajustes em planos de saúde dos idosos (60 anos ou mais). Algo que não se sabe o motivo, talvez pelo fato de que é justamente nesta fase que mais precisam do plano de saúde, o que aumenta ou custos da operadora. No início da contratação o valor é pequeno, com o passar do tempo e da idade, vai aumentando. Enfim, não sabemos se tal desrespeito aos idosos é doloso ou culposo. Insta ressaltar que este reajuste é proibido, simplesmente pelo fato de que é vedada discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores

diferenciados em razão da idade – é o que diz o Estatuto do Idoso. Como consequência desta vedação, cabe ao Poder Judiciário a declaração de nulidade de cláusula contratual de plano de saúde que estabeleça reajuste aos idosos, pelo simples fato de serem idosos. E o Poder Judiciário, como não poderia deixar de ser, considera nula a cláusula contratual que reajusta planos de saúde em razão da faixa etária em percentuais altos, o que desequilibra e muito a relação contratual, onerando excessivamente os consumidores. O abuso da operadora do plano de saúde torna possível a devolução dos valores pagos, em razão da abusividade cometida por elas. É o que dizem o Código de Defesa do Consumidor e do Estatuto do Idoso. (Thalyson Inácio de Araújo Rocha é advogado em Cachoeiro de Itapemirim, do Escritório Mansur e Associados).

mais alta dignidade, como o Dr. Dirceu Cardoso e o Dr. Gilson Caroni, que cito apenas como exemplo, pois não conheço (modéstia às favas) um voto que tenha desperdiçado. Eleições, perdi muitas, voto, nenhum. A segunda vez que cruzei com o Dr. Jefferson de Aguiar foi alguns anos depois, ele já velhinho (embora da minha perspectiva de hoje, não tão velhinho), quando fui atrás dele no Hotel Imperador, em Campinho, que ele voltara a administrar. A minha memória, horrível para fatos comezinhos, me impede de recordar o motivo pelo qual fora até lá, pegando carona até em caminhão de estrada. Mas o ouvido bom para as coisas boas (outra vez, modéstias às favas) me permitiu ouvir do Dr. Jefferson uma aula sobre o turismo no Espírito Santo, a qual jamais me esqueci ou esquecerei. Dizia-me o Dr. Jefferson que, fosse ele Governador do

WWW.JORNALFATO.COM.BR

Estado, em vez de se preocupar com a rodovia federal que corta de norte a sul o Espírito Santo, cuidaria de construir uma meia dúzia de estradas asfaltadas, desde as praias do nosso litoral até as bordas da fronteira com o Estado de Minas Gerais, canalizando, por boas estradas, a paixão dos mineiros por um pedaço de areia de praia. Com isso, orgulhava-se ele de dizer - e já vão mais de trinta anos desde quando ele disse - o turismo, vocação histórica e geográfica do Espírito Santo alcançaria o devido e merecido lugar. E com ele viria o progresso do qual tanto somos necessitados, espalhando-se por margens e caminhos de leste a oeste, bem estar para toda população capixaba. E agora, depois de longos anos, leio, em curtas matérias dos jornais da capital, a notícia de sua morte, ocorrida em 10 de março. Jefferson

de Aguiar foi um marco na história política do Espírito Santo. Deputado Estadual, Deputado Federal e Senador da República, venceu seu período de homem público e foi descansar com dignidade nas montanhas de Domingos Martins, com os parcos frutos pessoais do seu trabalho e com a imensa riqueza do seu caráter. Exemplo para tantos e quantos se aventuram nos perigosos caminhos da política. Política que não é só lixo, cqd. (Crônica que publiquei em março de 2000, mais de treze anos passados, que reproduzo agora, em momento em que se fala em renovação política no país com Eduardo Campos e Marina Silva; no momento em que o Partido dos Trabalhadores nos tem decepcionado desde o escândalo do mensalão e no momento em que turismo é a bola da vez no nosso Estado do Espírito Santo).

Viagem ao Consumo Victor de Moura Banco do Brasil de uma cidade com aspirações cosmopolitas, mas de essência bucólica. Aquele movimento intenso do horário de almoço. As muitas portas da agência abertas. Um salão enorme, uns quatrocentos metros quadrados, com um não-sei-quantos caixas eletrônicos. Pessoas ao celular; outras aos celulares. Bolsas, carteiras, cartões. Um grande falatório, mas aquelas quase cem pessoas não falavam entre si. No meio do salão uma senhora de aparência simples, roupas surradas, guarda-chuva nas mãos e braços servindo de cabides para uma dezena de sacolas: observava atentamente aquelas máquinas que engoliam plásticos e, após pressionados alguns botões, cuspiam papel-

-moeda. Ficou ali, olhando, uns cinco minutos. Esperou vagar um caixa e foi tentar a sorte. Encarando aquele aparelho cheio de letras que, provavelmente, não sabia o significado, apertava incessantemente as teclas e, na sequência, abaixava-se para olhar o compartimento que lançava as notas. Repetiu o movimento algumas vezes até se dar conta que o plástico era fundamental. No templo de consumo de uma metrópole de ares provincianos, lojas e mais lojas, muitas lojas. Luzes, pessoas felizes, comida do mundo inteiro, modelos de sucesso, publicidade agressiva, roupas e bolsas de grife, tênis descolados, perfumes e tudo mais que o dinheiro - o que se tem e o que não se tem - pode comprar. Sacolas também aos montes. Umas dez mil

pessoas circulando, uma média de uma sacola por pessoa. Uns com mais, outros com menos; vai do bolso ou do olho, do juízo ou da falta dele. Entre as dez mil, centenas, milhares de trabalhadores daquele templo. Muitos uniformizados, claramente distinguidos. Um em especial chamou a atenção. Empurrava um carrinho com materiais de limpeza. O olhar era distante e até triste. Parecia mirar aquelas pessoas felizes, famílias inteiras, e parecia imaginar quando estaria ali com esposa e filhos empurrando um carrinho de compras ou segurando algumas sacolas. (Victor de Moura, que estréia por aqui, com essa ótima crônica de costumes, é historiador e mora em Marataizes – espero que continue assim).


ES DE FATO, SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013

WWW.JORNALFATO.COM.BR Divulgação

5

Ministério identifica 2.168 políticos que continuam recebendo Bolsa Família Levantamento feito pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDA) cruzando dados do cadastro de beneficiários do Bolsa Família e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) identificou que 2.168 políticos eleitos no pleito municipal do ano passado continuaram a receber o benefício mesmo depois de empossados. Depois de constatada a irregularidade, em janeiro deste ano, o ministério suspendeu o pagamento do benefício em fevereiro. A estimativa do MDS é que tenham sido sacados aproximadamente R$ 308 mil de forma irregular. O montante representa R$ 142,00 por parlamentar. De acordo com as regras do Bolsa Família, o beneficiário que passar a ocupar cargo eletivo terá que ser desligado do programa. Segundo o ministério, a área técnica responsável pelo cadastro dos beneficiários ainda está analisando se aqueles que receberam o benefício de forma irregular terão que devolver o valor.

Postos de saúde só atendem até as 14h00 Arquivo FATO

População reclama de restrição no atendimento e Prefeitura promete reavaliar modelo Beatriz Caliman

A redução da carga horária nas repartições públicas da Prefeitura de Cachoeiro, para conter gastos diante da crise financeira, cada vez mais compromete a qualidade dos serviços prestados. Até as unidades de saúde básica, que não se enquadrariam na redução de expediente, fecham mais cedo, o que obriga os pacientes a buscarem os pronto-atendimentos, que continuam a funcionar 24 horas. Vinte e quatro postos de Secretário de Saúde Abel Sant’anna garante continuidade a atendimentos emergenciais Estratégia Saúde da Famí- Itaoca continuam funcio- lise do horário alternativo integração foi sugerida e lia trabalharam nas duas nando em horário habitual. deve ser feita na próxima aprovada pela comunidaprimeiras semanas desde A babá Maria Juriatto terça-feira. de local, que deve receber o anúncio dos cortes até as Santos, do bairro União, só “Apesar de estarem ‘fe- no próximo ano uma uni14h00. A demanda pelos soube da restrição quando chadas’ após este horário dade de saúde. Ele inforserviços nestas unidades foi procurar atendimento (14h00), um funcionário ma que o posto está em deve ser avaliada na pró- e leu a informação em um ficou nestas unidades para fase final da construção. xima semana e o horário cartaz no posto, fechado. atender demandas emerSegundo o secretário de restrito pode ser mantido. “Fui levar o requeri- genciais, assim como na Saúde, outros bairros deMas, o atendimento em mento de um exame e me secretaria administrati- vem receber em breve período deparei com a va, que funciona até as unidades locais, como é o reduzido porta fechada. 13h00”, explica. caso do Abelardo MachaAlteração deve desagrada Tive de pedir do, Novo Parque e Gilson ser avaliada na à populafavor a outra CORAMARA Carone. O investimento é terça-feira pela ção, que pessoa para No bairro Coramara, o de R$ 3,3 milhões, com reSecretaria de teme pela fazer isso por posto local não vai mais cursos da segunda fase do Saúde superlomim. A po- abrir. O atendimento está Programa de Aceleração tação nas pulação está integrado ao do bairro do Crescimento (PAC 2). unidades indignada. Se BNH. A recente mudança, Outros, como os postos de pronto socorro. antes estava difícil con- conforme o secretário, foi do distrito de Burarama, Apenas as unidades do seguir médico, imagina tomada por conta do alto Córrego dos Monos e pronto atendimento Paulo agora”, reclama. valor pago pela Prefeitura Conduru e ainda o bairro Pereira Gomes, Centro De acordo com o se- no aluguel do local, de Village da Luz, passam Municipal de Saúde e o cretário de Saúde Abel mais de R$ 2 mil por mês. por ampliações e melhoPronto Atendimento de Sant’anna Junior, a anáSant’anna alega que a rias, assegura Sant’anna.

IVILISE SOARES O rato roeu a roupa do rei de Roma Nunca d’antes na história de Marataízes um prefeito abriu tanto espaço e deu tantos privilégios ao Partido dos Trabalhadores, como Jander Nunes Vidal. Numa frente de mais ou menos quatorze partidos que o apoiaram no último pleito, alguns anões, é verdade, composto apenas da comissão provisória e mais meia dúzia de candidatos a algum emprego na Prefeitura, o PT foi escolhido como a noiva ideal e o casamento tinhas ares de resistir aos desgastes comuns de uma relação mais duradoura. Prefeito eleito com o vice do PT, fato inédito nessas paragens, o partido de Lula ocupou secretarias, cargos comissionados e, como de praxe, espalhou seus tentáculos por diversos departamentos da prefeitura, inclusive dando emprego a parentes ou membros da direção municipal. Até aí tudo como sempre foi na política, é dando que se recebe. Nada que beirasse a um mensalão. Mas, bastou o afastamento de Jander, por questões que ainda não foram julgadas pelo Poder Judiciário, inclusive não havendo sequer a audiência de instrução no município, o PT se acomodou de forma confortável na cadeira do Executivo Municipal, como se ela houvesse sido talhada por um competente marceneiro, com a medida exata da buzanfa do prefeito em exercício, haja vista que a buzanfa do prefeito afastado é magrinha e pouco acolchoada de tecido adiposo. A lua de mel acabou, e tenho a terrível sensação que ninguém usufruiu de um bom orgasmo nessa história. Tudo muito rápido, sem tempo suficiente para as essenciais preliminares ou para um creminho que permitisse uma ferrada menos dolorida. E, desembainhando o seu canivete, a degola começou. A princípio pelos cavaleiros do apocalipse, os responsáveis por toda a desgraça que se abateu sobre a administração: Vilcimar, Sandro e Moacir. Logo após, vários anjos decaídos foram sendo eliminados, terminando com Chaguinha e seus blocos. Comenta-se, aliás, que no próximo carnaval, os Blocos Alegria Alegria e Esplendor da Noite não desfilarão porque foram desviados para outro município. Talvez desfilem em Itaipava. O fato é que o prefeito em exercício afastou todas as lideranças partidárias que deram apoio a eleição do prefeito Jander e, consequentemente, a sua própria, independente de estarem ou não envolvidos nas acusações que estão sendo investigadas. Outra constatação é que o PT estadual achou, afinal, o caminho para Marataízes. Nunca d’antes na história deste município, recebemos tantas visitas ilustres , inclusive com o vice-governador (PT) vindo fazer a abertura da festa do abacaxi em Brejo dos Patos na sexta feira à noite, voltando logo cedo, no sábado, para falar na rádio da cidade. Ahhhhh o poder. Que delícia ter uma prefeitura com um excelente saldo de royalties às vésperas de uma eleição onde iremos eleger deputados e governador. Mas o golpe de misericórdia ficou por conta da torcida contida e escondida do PT de Marataízes para que Jander fosse degolado pela Câmara Municipal na última sessão. Não houve uma manifestação sequer , por mais frouxa ou singela, de apoio ao homem que abriu os braços e o coração para o Partido dos Trabalhadores em Marataízes. Como se não bastassem os frustrados “Tonietes” e os que gostariam de estar no contra-cheque da prefeitura municipal e não estão, os petistas perderam uma ótima oportunidade de mostrar claramente a posição que ocupam hoje , que é a de oposição a Jander Nunes Vidal. Morder e assoprar não convence mais. O fato é que o rato roeu a roupa do rei de Roma e ouviu-se um grito saído de algum buraco: O rei está nu! Na política, vale quem tem mandato, quem tem a caneta na mão para decidir. Independente das responsabilidades que possam ser atribuídas ao prefeito Jander nos processos que estão em posse da justiça, e que a justiça possa ser feita de forma cautelosa e imparcial, o PT em Marataízes jamais teria chegado onde está não fosse o carinho com que foi abraçado pelo prefeito afastado. E isso tem valor, merece respeito, gratidão, mesmo que este prefeito seja julgado e condenado. Ivilise Soares Azevedo, psicóloga


6

ES DE FATO, SĂ BADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013

WWW.JORNALFATO.COM.BR Divulgação/PMM

Marataízes abre seleção para 120 guarda-vidas A Prefeitura de Marataízes abriu inscriçþes para processo seletivo simplificado visando à formação e contratação temporåria de 120 guarda-vidas, para atuar na temporada de verão 2014. As inscriçþes vão atÊ o dia 25 de outubro, na sede da Prefeitura, de 8h30 as 11h30 e das 13h00 às 16h30. Os candidatos passam por teste de aptidão física, ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar e pelo curso de Salvamar. A documentação necessåria e demais informaçþes estão no edital da Secretaria de Defesa Social, disponível no site www.marataizes.es.gov.br. Mais informaçþes pelo telefone (28) 3532-2006.

CIVIL ALERTA OBRAS PARAM POR DEFESA para ĂŠpoca de chuva falta de pagamento Arquivo FATO

Sete ruas em três bairros de Cachoeiro tiveram interrompida a pavimentação Leandro Moreira

A pavimentação de sete ruas de três bairros de Cachoeiro de Itapemirim estå paralisada desde o dia 2 deste mês, por falta da liberação do pagamento por parte da Caixa Econômica Federal. A empresa responsåvel pelo serviço se recusou a prosseguir e não hå previsão de retorno. A intervenção Ê feita com recursos do MinistÊrio das Cidades, da ordem de R$ 355.822,83. A empresa ALPS Construtora Eireli firmou contrato com a Prefeitura no dia 25 de junho deste ano, quando ficou estabelecido que a obra de pavimentação das ruas deveria ser entregue no prazo de 90 dias. As ruas contempladas no projeto são Mimoso do Sul, Amålia C. Passamai, Sargento Waldemir Simþes, Maria Dias da Silva, Projetada, Mileto

O bairro Zumbi ĂŠ um dos que teve as obras paralisadas no inĂ­cio deste mĂŞs

Louzada e Nossa Senho“Esta liberação ĂŠ feira Aparecida, nos bairros ta pela GerĂŞncia de DeZumbi, Alto Eucalipto senvolvimento Urbanoe Otto Ma-Engenharia rins. (Gidur) e Recurso para p o d e h a O secret ĂĄ r i o d e obras ĂŠ do go- ver alguma Obras, Braz verno federal p e n d ĂŞ n c i a Barros, extravando o plicou que a pagamento. empresa estĂĄ sem receber Quero destacar que nĂŁo as duas primeiras parcelas hĂĄ, por parte da Prefeido pagamento. tura, qualquer problema

   

                     

            !        "        # $   %     !    & ' ( )   * *   +       

 ,-.,/.0/,1  2 3  

com desembolsoâ€?, disse o secretĂĄrio. Braz acredita tambĂŠm que a greve dos bancĂĄrios pode ter influenciado no atraso. “O prefeito Carlos Casteglione estĂĄ se movimentando para tentar agilizar a liberação dos recursos a serem pagos Ă empresa, que, assim que solucionado, retomarĂĄ as obrasâ€?.

Os bairros e distritos de Cachoeiro de Itapemirim mais propensos a serem afetados pelo perĂ­odo chuvoso que se aproxima vĂŁo receber a visita da Defesa Civil. TĂŠcnicos vĂŁo orientar sobre como identificar indĂ­cios de eventos naturais, como deslizamentos e inundaçþes, e prevenir problemas mais graves. As comunidades atendidas foram escolhidas com base no mapa de ĂĄreas de risco do municĂ­pio. Segundo o gerente de Vistorias e Infraestrutura da Defesa Civil, Cleidson Rosa Marcelino, a Prefeitura jĂĄ atua preventivamente em ĂĄreas como essas, realizando obras de infraestrutura. “Foram feitos 113 muros de contenção e 40 quilĂ´metros de obras de drenagem e pavimentação pelo municĂ­pio. No entanto, existem problemas particulares que inspiram cuidados. HĂĄ casas, principalmente na regiĂŁo de encostas, construĂ­das sem

o aval de engenheiros ou sem estrutura adequada. Jå nas åreas próximas ao rio e córregos, a preocupação Ê com as inundaçþes�. De acordo com os institutos de climatologia, as chuvas devem ficar dentro da mÊdia. No entanto, a previsão não descarta a necessidade de atenção redobrada, principalmente de outubro a março. Em regiþes de encosta, como nos bairros Abelardo Machado, Zumbi, Village da Luz e União, a Defesa Civil recomenda atenção à inclinação de postes, de årvores, fissuras e rachaduras na residência. Jå na região próximo a rios e córregos, Ê fundamental monitorar o nível da ågua. Em caso de necessidade, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones: 199 (das 7h00 às 13h00) e 9999-0199 (24h). O Corpo de Bombeiros tambÊm pode ser acionado, a qualquer momento, pelo 193.

REUNIĂ•ES MARCADAS Quarta-feira (16) Itaoca – Ă s 19h00, no SalĂŁo da ParĂłquia Nossa Senhora Aparecida Quinta-feira (17) UniĂŁo e Monte Belo – Ă s 19h00, na escola municipal “Monteiro Lobatoâ€? Sexta-feira (18) Village da Luz e Rubem

Braga – às 19h00, no Cras do Village Outras comunidades que receberão orientaçþes ao longo do mês de outubro: Gilson Carone, Parque Laranjeiras, Aeroporto, Ruy Pinto Bandeira, Zumbi, Tijuca, Pacotuba, Conduru, São Vicente, Coronel Borges e Nossa Senhora Aparecida.


ES DE FATO, SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013

WWW.JORNALFATO.COM.BR Ronaldo Índio

7

Acidente deixa dois feridos em Cachoeiro Duas pessoas se machucaram após se envolverem em acidentes de trânsito ontem, em Cachoeiro. O primeiro caso ocorreu por volta das 9h00, no bairro Nossa Senhora Aparecida, na Linha Vermelha (foto). O motociclista Erivam Rezende da Silva, de 28 anos, sofreu ferimento no tórax ao colidir com um Fiat Uno. O segundo acidente aconteceu no bairro Aeroporto. Simone Brito Toledo de Barros, de 26 anos, moradora de Córrego dos Monos, foi atropelada por um veículo não identificado. Precisou ser hospitalizada.

Corpo em decomposição é encontrado em praia

Polícia prende seis por tráfico Fotos: Divulgação/PC

Fotos: Luciana Maximo

A perícia acredita que a vítima tenha morrido há pelo menos dois meses Os urubus, que sobrevoavam o local, e o mau cheiro fizeram os moradores, desconfiados, chamarem a Polícia Militar, que encontrou corpo em decomposição no acesso à Praia da Maria Neném, no bairro Monte Agha, em Itapemirim. Segundo a perícia técnica da Polícia Civil, a ossada pode ser do andarilho Márcio Ribeiro, 39 anos. Havia, ao lado dos restos mortais, uma bolsa com documentos neste nome. Pelo estado em que foram encontrados os ossos, a perícia acredita que ele tenha morrido há pelo menos dois meses. A família de Márcio, que é de Presidente Kennedy, já havia feito boletim de ocorrências, em Cachoeiro de Itapemirim, informando

A polícia investiga o caso em Itapemirim

o desaparecimento dele. Ainda não foi possível definir o que causou a morte. A ossada foi levada para o Departamento Médico Legal de Cachoeiro

Corpo pode ser de andarilho desaparecido

de Itapemirim. A família de Márcio é conhecida em Presidente Kennedy. Ele era sobrinho da ex-vereadora Verinha.

MEGA OPERAÇÃO DIVULGA RESULTADO O saldo final da “Operação Athos” foi divulgado ontem. Durante a mega ação policial, dos 1.080 veículos abordados, 88 foram apreendidos, além de nove carteiras de habilitação e dez documentos de carros. Foram cumpridos 16 mandados judiciais, abordadas 769 pessoas, das quais 18 foram detidas. Além disso, foram encontradas em posse de suspeitos 5.528 pedras de crack, 2,5 kg de crack e

139 buchas de maconha. Dando continuidade às buscas, foram apreendidos 390 CDs e DVDs piratas, três máquinas caça-níqueis e um artefato explosivo, destruído. A operação, realizada quinta-feira e ontem, por cerca de 800 policiais militares do Comando de Policiamento Ostensivo Sul, em 34 municípios do Sul do Estado, teve como objetivo intensificar as ações da PM e

a redução do índice de criminalidade da região.

O trabalho teve o suporte de um helicóptero.

Homem é morto a tiros em Itaipava Everton Machado Siqueira, de 20 anos, foi morto a tiros na noite de quinta-feira, em Itaipava, balneário de Itapemirim. A polícia encontrou seu corpo em uma rua paralela à praia, com cinco perfurações. De acordo com o de-

legado Edson Lopes Junior, “as investigações estão avançadas e o mais rápido possível o assassino será identificado e preso”. Ele suspeita que a vítima tenha sido morta por dívida relacionada à compra de drogas.

A Polícia Civil prendeu, em Itaipava, seis pessoas acusadas de tráfico de drogas. Os policiais cumpriam ordem judicial para revistar imóvel, no qual, se confirmou, eram armazenados entorpecentes. Na casa havia maconha e ainda dois revólveres. Os suspeitos - entre eles, três menores de idade - estavam na esquina e foram abordados. Eles portavam pedras de crack. Alguns já haviam sido presos antes pelo mesmo motivo. Os adultos foram identificados como Pedro Henrique Martins, 19 anos, Marcos Dias Oliveira, também de 19, e Tiago

Rocha Rosário, 27. A polícia os encarcerou no Centro de Detenção Provisória de Marataízes. Mas antes foram autuados por tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse ilegal de arma de fogo e formação de quadrilha. ASSALTANTE Na manha de ontem, a Polícia Civil de Marataízes prendeu em flagrante Thiago Teixeira da Silva (foto), considerado um dos principais assaltantes da região. O acusado foi encarcerado no CDP de Marataízes. Contra ele havia mandado de prisão.


8

SOCIAL

ES DE FATO, SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013

AGENDA 01 # REGISTROS > Hoje é o Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida / DIA DA CRIANÇA / Dia da Raça, do Mar, do Basquete, do Engenheiro Agrônomo, do Cirurgião Pediátrico (Alô Dr. José Renato); do Corretor de Seguro (Alô Emiliano!); Descobrimento da América (519 anos): Dia da Hispanidade / Projeto Criança Basiléia (Parabéns Dr. Abelzinho Sant´Anna Jr., fundador!) completa 15 anos de atividades como escolinha de futebol, no bairro Basílio Pimenta./ Dia Nacional da Leitura, a partir de 2009 - Lei nº 11.899: - alô Mansur!

VIVA A MAGIA DO DIA DA CRIANÇA! Aparecida do Norte/Vera Peçanha

B. Gosto/Elyan

Não poderia ser diferente, para ilustrar - toda iluminada cheia de magia e alegria - a coluna do DIA DA CRIANÇA, a figura de nosso denguinho, amor maiúsculo, a neta MARIA LAURA, filhota querida do filhão, o Capitão BM Guilherme Lourenço Peçanha e da enfermeira-chefe Marcela Peçanha

SELITA: DESTAQUE EM NITERÓI

Parabéns Maria Jamile!

GENTE NOSSA

02 # PARABÉNS > Aniversariando: Em Vitória, Paulo Renato Fonseca Filho, diretor da agência de turismo receptivo, a FOMATUR, e o jornalista Rogério Medeiros ( jornal eletrônico “Século Diário”) / MARIA JAMILE, (destaque) esposa do rotariano , o José Henrique Dutra Rezende, titular da Casa da Borracha, efetiva parceira deste espaço social. / ALINE, filha de Rita e Vitório Buzatto, ele contador do Café Campeão. / Niver de casamento de Rosana e Ronaldo Ferreira (Alta Publicidade). / CL Luiz Carlos Farias. / Bruna Ultramar / Sayonara Pícoli.

TOP LINE

Horto União/ELYAN

A SELITA marcou presença durante evento realizado pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Nitéroi (RJ), que comemorou o Dia Mundial do Pão. No destaque, da esquerda para direita, Murilo Veridiano e Sérgio Barreto (Selita), Sérgio Bousquet (presidente Sindicato Panificadores de Niterói, Região dos Lagos e Campos), José Onofre Lopes (presidente Selita), Ilson Guidi (gerente comercial Selita) e Udirley de Moraes (Selita)

Rosana Del Mondo

A PID CaL Rosana T. Janke Vailatti, na foto ao lado do nosso Governador do Distrito LC-11, CL Deocleciano Andrade Filho, recebeu o endosso do Distrito Múltiplo LD para disputar o cargo de II Vice-Presidência da Associação Internacional de Lions Clubes, durante Convenção Extraordinária, realizada nos dias 21 e 22 de Setembro em Foz do Iguaçu, PR. - Os delegados presentes à Convenção acataram proposta do Lions Clube Jaraguá do Sul, do Distrito LD-5 por unanimidade. A CaL, muito emocionada pelo apoio recebido, afirmou que vai continuar na busca da candidatura do mais alto posto do Lions Internacional com todo entusiasmo.

Foto Briefing

TEMPERATURA MÁXIMA Na próxima segunda, 19h00 a Unimed Sul Capixaba estará promovendo coquetel para apresentação da nova base operacional do SOS UNIMED. Será na Rua Albano Custódio, 21 – bairro Gilberto Machado. – Confirmamos presença. // Quarenta meninas de Cachoeiro de Itapemirim vão estudar dança de graça. Elas fazem parte do projeto Balé Social, que está sendo realizado pelo Instituto Compassos, em parceria com a prefeitura, com o objetivo de oferecer mais cidadania a crianças e adolescentes de famílias em situação de risco social e, também, garimpar novos talentos. // A Associação de Morado-

res do bairro Zumbi está convidando para a Fedo bairro Zumbi “Criança Consciente”, que acontecerá amanhã à partir das 15hs em razão da comemoração do dia das crianças na linha vermelha (bairro Zumbi), na altura do Posto de gasolina Hangar. // O Projeto “Mente Tranquila”, idealizado pela Dra. Daniela Perutti e executado com adequações e adaptações feitas pela psicóloga do Hifa, a Dra. Marcela Baptista, deu continuidade às suas atividades e recebeu, nesta quarta-feira (09) a visita de acadêmicos de psicologia da UNES.// Coluna tropeçou na quinta: na verdade, quem está para lançar seu novo livro de poesias

gospel, dia 29 agora, na FDCI, é o acadêmico Salmo Calazans. – Já o livro de poesias do Estelemar Martins, “Rapsódia Brasiliana”, ainda não tem data de lançamento. // Logo mais as 23h30m, no Polentão de Venda Nova do Imigrante tem show com a famosa dupla de cantores João Bôsco & Vinícius, fechando a programação da 35ª Festa da Polenta. // Ontem na redação da coluna no Boulevard Aquidaban, com satisfação, recebemos o Cel. José Carlos Dias e a nossa afilhada Carminha Casteglione. // BOM DIA Maria Jamile, Sra. José Henrique Dutra Rezende, aniversariante. // ELYAN PEÇANHA.

Dr. ABEL SANTANA JUNIOR


ES entrada da Vila Rica com 4 quartos, sala de jantar, sala de estar, 2 banheiros, copa, cozinha, dependência de empregada e ampla área de serviço (sem garagem). Telefone para contato: (28) 3521-4417 ou 9254-4848. (Obs: ótimo para escritório ou consultório).

2 vagas de garagem.

Aluga-se um apartamento próximo ao centro da cidade. Sala, copa, 03 quartos e demais dependências. Favor fazer contato com Luciano. Fone: 9941-2239, ou 3511-0418. Rua Jose Cupertino Batista, 85, Basileia.

Aluga-se apartamento 401 - João Monteiro nº 27 - Ferroviários - 02 quartos, sala, copa + cozinha, banheiro com armário + área serviço, 01 vaga garagem (4º andar). Contato: (28) 9886-3586 / (28) 8113-0984.

KIT NET (Ref. - 3-627), Paraíso, prox. a São Camilo, com quarto, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e garagem.

Aluga-se apartamento com 1 quarto mobiliado, no bairro Alto Independência, R$ 700,00. Telefones: 3522-9808 / 9920-1480.

Alugo área para depósito (170m²). Próximo ao Centro de Cachoeiro. Tel: (28) 3511-9101 e (28) 3036-4155 (horário comercial).

Aluga-se apartamento com 3 quartos e demais dependentes, ideal para clínicas e consultórios, próximo ao Hospital Evangélico. Telefones: 9885-1480 / 3517-2636.

Aluga-se apartamentos 201/301 - João Monteiro nº 27 - Ferroviários - cada um com 01 quarto, sala, cozinha, banheiro, área serviço, 01 vaga garagem (2º e 3º andar). Contato: (28) 9886-3586 / (28) 8113-0984.

Aluga-se apartamento de dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço, com garagem e sem garagem, no bairro Recanto. Contato: 3521-0634, (Leila). Apartamento, 3 quartos, cozinha, banheiro, copa, 1 garagem, localizado próximo ao Detran, no bairro Ferroviários, R$ 680,00. Tel 9905-2200 (Regina). Aluga-se apartamento, novo, Bairro Amarelo. Com dois quartos, banheiro, cozinha, sala, área serviço, garagem: (próximo ao Jaraguá). Contato: (28) 9985 2341 - Jair. Aluga-se apartamento, novo, Bairro Monte Cristo. Com dois quartos, banheiro, cozinha, sala, área serviço, garagem: (próximo ao Hiper Perim). Contato: (28) 9985 2341 - Jair. Aluga-se sala comercial edifício San Pablo, sala nº 102. Interessados falar com Dr. Ubaldo. (28) 3511-0304. ALUGUEL APARTAMENTO, NOVO, 02 QUARTO (01 SUÍTE), GARAGEM, ÁREA DE SERVIÇO, VARANDA, CEL. BORGES, R$ 650,00. TEL. (28) 9979-7766. Alugo ponto comercial, próximo ao Perim de cima, rua Tio Bola lanches. Valor R$ 500,00. Contato Michele (28) 3511-1026 ou (28) 9973-4710. Alugo clínica odontológica (nova) preparada para receber três consultórios dentários com um escritório de administração, sala de esterilização, sala de arquivo, cozinha, banheiro e recepção, Shopping Cachoeiro, 3º andar. Tratar pelo telefone: (28) 9945-4184 / 3521-0619. Aluga-se apartamento e quitinete em frente ao colégio Inah Werneck, no Aquidaban. “NÃO COBRAMOS CONDOMÍNIO”. Tratar com Geraldo ou Néia pelo tel: 9959-6393 / 9956-2073. Alugo apartamento 2 quartos no Coronel Borges. Contato: (28) 9956-4322. Aluga-se aptº na Rua Newton Prado, 04, Ibitiquara, com 3 quartos, sala, cozinha, banheiro, terraço, sem garagem. Valor R$ 500,00. Contato (28) 3511-5644 / 9976-2070, Édna. Aluga-se ponto comercial em frente ao Fórum, rua: Monte Castelo,59 - Independência, tel para contato: (28)9985-4870, tratar com Paulo. Alugo apartamento 3 quartos, 3 banheiros/ salão – copa – cozinha – 2 áreas de serviço – 1 vaga de garagem. Contato: (28) 9985-7080.

Imóvel comercial - Cachoeiro. Locação. 3 salas amplas, cozinha modulada, 2 banheiros, área para depósito. Localização estratégica: próximo ao centro (Morro Farias). Semi-mobiliado. Recém-pintado. Ideal para escritórios. Detalhes: (28)9222-8734. Alugam-se salas comerciais, na rua Moreira, Independência. Tel: 28 3522-2969 ou 3515-1670. Alugo um apartamento de frente para a praia com uma linda vista panorâmica (dá para ver o Monte Aghá em Piúma), no 8º andar do edifício Carone (praia do IATE). Quarto e sala com cozinha americana todo reformado e mobiliado, inclusive com geladeira e fogão inox novos. Prédio com porteiro 24 horas (segurança). Tratar com Lorena (28) 9900-7372, (28) 3511-7194 e (28) 3532-3505. Casa para alugar em Marataízes, toda mobiliada, 03 quartos (07 camas de solteiro e 01 de casal), 03 banheiros, garagem para 05 carros (sem cobertura), na esquina com a Pousada Miramar, a 50 metros da praia (na altura do 3 quiosque), a 100 metros da avenida principal e Padaria Big Pão. Contato: (28) 9976-2786, Flávia, (28)9919-5159 - Nilton. MARATAÍZES ALUGUEL DE APARTAMENTO ÓTIMO PREÇO! Alugo dois apartamentos novos em Marataízes. Quarto e sala com cozinha americana e varanda sendo que um possui cama, sofá e televisão. Tratar com Pollyanna ou Liana nos telefones (28) 3532-4349 e (28) 9255-7215 (31) 9857-6308.

CASA COMERCIAL (Ref. – 3-562), Centro da Cidade, prox. a Santa Casa, com 3 pavimentos, o 1° é composto por quarto, sala, cozinha, banheiro social e garagem para 4 carros, o 2° tem 5 quartos (sendo 1 suíte), sala, copa, cozinha,banheiro social, área de serviço, e o 3° pavimento é um terraço com 4 quartos e banheiro.

APARTAMENTO (Ref. - 3-621), Residencial Paraíso 2 quartos (armários, e um com 2 camas de solteiro), sala ampla com rack, cozinha com armário, banheiro social, área de serviço e vaga de garagem.

Alugam-se pontos comerciais com diversos tamanhos. Área central de Cachoeiro. Contato: 3522-5069 Sr. Mauro. Alugam-se salas, vários m² no Ed. Broadway. Contato: 3522-5069 Sr. Ary. Aluga-se salão com 270 m², na Rua Capitão Deslandes, nº 28, 1º andar. Contato: 3521-0837. Aluga-se ponto comercial na Linha Vermelha, próprio para depósito ou igreja, próximo ao Centro. Tratar com Luciano: 3511-0659 ou 9991-4242. Passo um ponto comercial na rua 25 de março (em frente ao Shopping Cachoeiro), luva R$ 30 mil. Tel 3521-594 ou 9923-8373. Alugo um apartamento na Av. Jones dos Santos Neves (em cima da Casa Elétrica)

APARTAMENTO (Ref. – 3-572) Ed. Caravelle (Apart° 607) prox. a ilha da luz, com aprox. 65m², 2(dois) quartos, sala, cozinha c/ armários, banheiro social, área de serviço e vaga de garagem, condomínio com salão de festas, 2 elevadores e portaria 24 horas.

APARTAMENTO (Ref. – 3-632), Independência, Ed Veneza próximo Ao conjunto Atila Vivaqua com 3 quartos(sendo um suíte), sala para 2 ambientes com varanda, cozinha com armários, banheiro social e área de serviço e

CASA DUPLEX (Ref. - 3-639), Nossa Sra. da Penha, prox. ao Hospital Evangélico 3 quartos armários (1 suíte com hidromassagem e varanda), sala 2 ambientes com oratório e varanda, cozinha modulada, 2 banheiros social, área de serviço, área externa, terraço e 4 vagas de garagem. Sistema de alarme e aquecedor solar.

APARTAMENTO (Ref. – 3-537), no centro da cidade no Ed. Satélite (Apart° 904) encima do Banco do Brasil com 3 quartos(1 suíte armário), sala, cozinha com armários, banheiro social, área de serviço e vaga de garagem.

LOJA (Ref. 3-606), Shopping Sul, praça de alimentação, bem localizada com 32 m², balcão e cozinha e área externa com vista privilegiada.

banheiros, área de serviço, duas vagas garagem, excelente acabamento, próximo ao Jaraguá e ao Shopping Sul, R$ 260.000,00 (valor para entregar quitado) – Jair (28) 9985 2341. Vende-se uma casa com dois pavimentos, em fase de acabamento, com estrutura para três andares. Medindo 27,5 nas laterais esquerda e direita, 7,50 mts de fundos, localizada na Rua: Jose Turini, 37, fundos – Recanto - Cachoeiro de Itapemirim. Próximo ao centro da cidade. Valor: R$ 45.000,00. Tratar com Lucia tel: (28)9971-5166. Vende terreno no bairro Boa Vista (em frente o conjunto do Aeroporto), na rua Pedro de Amorim Prates, escriturado sob o número: 52.395, registro na Prefeitura: 25, tamanho: 288², contato: (28) 9955-3760 / 9965-1860, valor: R$: 50.000,00, ótima localização. Vende-se terreno no bairro Boa Vista (em frente o conjunto do Aeroporto), na rua Pedro de Amorim Prates, escriturado sob o número: 52.399, registro na Prefeitura: 21, tamanho: 360², contato: (28) 9955-3760 / 9965-1860, valor: R$ 45.000,00, ótima localização. Casa duplex, bairro Recanto, escriturada, 3 quartos, 2 banheiros, sala, copa, cozinha, área serviço, terraço coberto com banheiro e área churrasco e garagem. Contato: 28-9959-1638.

Vendo terreno 100% plano, 200 m², com duas casas antigas que podem ser aproveitadas ou demolidas para empreendimentos maiores. Excelente localização próxima ao comércio e ao Museu da Ciência e Tecnologia, Único Terreno Plano da Rua, Rua Ângelo Bôss, 22 – Baiminas. Telefone: (28) 9996-2662 – Nelsa, (21) 9548-2140 – Solange. VENDE-SE UM PRÉDIO DE 2 ANDARES NA AVENIDA CÂNDIDO CÂMARA, EM CONDURU-CENTRO. PREÇO A COMBINAR. TELEFONE (28) 9251-9211 / 3539-5208. Bairro Gilberto Machado, aptº 100 m². Todo em granito. Fr, s manhã, 3 quartos (1 suíte). Quartos e cozinha mont. var, elev, gar, dir. prop. Tel. (28) 9885-8042. Vendo casa em Piúma com 5 qts/site com 2 lotes.300 mts da praia. Doc. OK. Valor R$ 160.000,00 Ver fotos em www.gilbertocorretor. com.br, cod 3509. Gilberto (27) 9986-2827. Área nobre em Piúma, 06 lotes juntos de frente para o mar. Doc. OK. Troco por imóvel de menor valor. Valor R$ 350.000,00. Ver fotos em www.gilbertocorretor.com.br, cod 3510. Gilberto (27) 9986-2827.

Vendo um imóvel com área construída, 2 pavimentos e quintal. 320m², bairro São Lucas, próximo ao ponto final. Tel: (28) 9976-9481. Vendo casa no bairro Recanto, com 2 quartos, sala grande, copa e cozinha, banheiro, garagem, área de serviço, varanda e terraço toda engradada. Não financio pela Caixa. Tratar com Evandro (28) 9961-7721. Vende-se uma área Industrial, grande parte plana na Rod. Cachº x Frade, próximo a Empresa Decolores, com água, energia, telefone. Medindo 22 mil m², no valor R$ 230.000,00. Telefone para contato: 28 2101-7053 / 28 9971-5950. Vende-se uma propriedade rural com 4 alqueires, no lugar Estação de Soturno. Valor R$ 90.000,00. Tel: (28) 9959-1638. Vende-se uma área de 600 metros, com 50 metros de fundo e 12 de frente. Nela a uma casa de 7 cômodos, garagem para 2 carros, terraço com 3 cômodos. Fica localizada no Distrito de São Joaquim. Contato 9903-8370. Vendo apto no IBC c/ 03 qts, suíte, sala 02 ambientes, coz., área de serviço, garagem, varanda, terraço c/ box de serviço, piso todo em granito. Prédio novo. R$ 200.000,00. Contato 9938-7588/3521-2410.

Imóvel de 2 pavimentos, bairro Recanto, escritura terreno, apartamento 101, com 1 quarto, 1 banheiro, sala, cozinha, área serviço. Apartamento 201, com 2 quartos, 1 banheiro, sala, cozinha, área serviço, terraço coberto e garagem. Contato: 28-9959-1638. Imóvel residencial Bairro Recanto, escritura terreno. Sendo casa com 3 quartos, 1 banheiro, sala, cozinha, área serviço, terraço coberto com banheiro e garagem, mais um sobrado com 1 quarto, sala, copa/cozinha, banheiro. Contato: (28) 9222-4111.

MARATAÍZES Lotes 300 mts, em Lagoa Funda, com escritura, próximo da praia, R$ 35.000,00. Tel. (28) 9971-8727 / 9905-9530.

Vende-se um prédio com 3 andares, 3 apartamentos com 2 quartos, sala, cozinha, banheiro, área e varanda e espaço para garagem, a 3 minutos do centro, esquina com 2 ruas Basílio Pimenta e Pedro Estelita Herquenhoff, nº 8. Financio, troco por casa em Marataízes e carro. Valor R$ 250.000.00. Tel. (28) 9962-0933 (falar com Arthur). Casa Marataízes, - Rua Soares, 85, Centro R$ 350.000,00. Excelente oportunidade - sala, 3 quartos, 2 banheiros, toda avarandada, reformadíssima, vaga pra até 4 carros, ótima localização (rua atrás do Restaurante Sal e Mel), ESCRITURADA, fotos por email. Contatos: (28) 9986--1891 - Gleide e (21) 8831-0647, Daniel. Vende-se uma casa no bairro Ibitiquara com 3 quartos, sendo uma suíte, todos com ar, sala, opa, cozinha, varanda, dependência de empregada e garagem para 4 carros. Contato (28) 3521-1556. Vende-se aptº próximo a Pizzaria Carvalho, sendo 2 quartos, sala, copa, cozinha, banheiro. Valor R$ 130.000,00. Contato: (28) 9962-0022 / 9271-8345. Vende-se lote próximo prefeitura, cada lote tem 200 m². Valor 190.000,00. Contato: (28) 9962-0022 / 9271-8345.

Vende-se uma casa de 2 andares, com 2 quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço, garagem e escadas de acesso interna e externa e o pavimento superior contendo: 2 quartos, cozinha e banheiro, situada com trezentos e dezenove (319 m²) metros quadrados no terreno localizado na rua Derlucia Duarte Ribeiro, 100 metros da praça, 300 metros da praia Lagoa Funda, Marataizes (ES). Preço a combinar. Contato: 9901-0580 / 9986-3273. Em Nova Jerusalém: vende-se uma área com 1.600 m², com casa, 6 quartos, sala, cozinha, banheiro, varanda e garagem. Com mais de 60 pés de frutas, água e luz etc. Valor R$ 110.000,00. Tratar (28) 9962-0933 / (28) 3518-5809 ou Gumercindo: (28) 9977-6092. Terreno de 20 x 40 (800 m²) próximo a Lagoa de Siri, em Marataizes, a 50 metros da praia, asfalto na porta. Somente interessados 99236754 e falar com Cássio. Vende-se casa com 01 Suíte, 02 quartos, Sala, copa, 02 banheiros sociais e Quintal - Valor R$ 220.000,00 - localizada Prox. ao Centro de Marataízes - Contato (28) 99620022 (28) 9271-8345 - Ricardo Duarte. Vende-se 02 lotes no condomínio Village Marataízes, 288m²cada lote, valor de 125.000,00 (cada) a ser negociado. Contato (28) 99620022 (28) 9271-8345 - Ricardo Duarte.

Vende-se aptº com 3 quartos, sala, cozinha, 2 banheiros, garagem, área de serviço, com elevador. No Ed. Tinah, nº 163, 5º andar, aptº 501, Av. Beira Rio-Guandú. Contato (28) 3511-0340/ (28) 9881-9781.

Vende-se casa em Macaé, bairro Jardim Aeroporto, com dois quartos, sala e demais dependências, com escritura. Aceitamos troca por casa em Marataízes. Telefone: (21) 2717-7075 / (21) 9823-9757.

Vende-se um apartamento com 3 quartos de 124m², no Bairro Independência, ótima localização, financiável. Tratar (28) 9279-8700.

Vendo casa área comercial na Avenida Aristides Campos, 600m² ao lado do correio do Nova Brasília. Contato: Eduardo Bonadiman 9984-7272. CRECI:6602/ES.

Vende-se um casa com 2 quartos, sala, copa, cozinha, banheiro, área de serviço, varanda e garagem. Rua Antonio Fernandes, Bairro: Baiminas. Valor a combinar. Tel: (28) 9915-3142 ou (28) 9952-6918. (Helena ou Amarildo).

DE

OUTUBRO

DE

2013

banheiro social, 1 vaga, 1 Box n° 602.

APARTAMENTO (Ref. – 3-779), Ed. Pólo Sul, IBC, 2 quartos, sala 0 ambientes, banheiro social, cozinha, área de serviço e 1 vaga de garagem coberta.

APARTAMENTO (Ref. – 3-777), Ed. Saveiro, 110,00 m², Gilberto Machado, 3 quartos, 1 suíte, sala 2 ambientes, banheiro social, cozinha, área de serviço, DCE, 2 vagas de garagem.

APARTAMENTO (Ref. – 3-764), Ed. Cúrio no Marbrasa, 2 quartos, Sala, Cozinha, Área de Serviço, Banheiro Social e 01 vaga de garagem.

CASA (Ref. – 3-766) Ferroviários, sendo Primeiro Pavimento: 3 vagas de garagem, Segundo Pavimento: Escritório com sala e banheiro social, Terceiro Pavimento: Sala 3 ambientes com varanda climatizada, Cozinha, Área de serviço, Área externa com varanda gourmet, Quarto Pavimento: 4 quartos, sendo 1 suíte com closet e Banheiro social.

2 CASAS (Ref. – 3-778 ) Bairro Aquidaban. Primeira Casa composta: 3 quartos, 1 suíte, sala, banheiro social, copa/cozinha, despensa, área de serviço, escada de acesso ao terraço coberto e 1 vaga de garagem. Segunda Casa composta: 2 quartos, sala, copa/cozinha, banheiro social e escritório.

CASA DUPLEX (Ref. – 3-763), Bairro Amaral, sendo o Primeiro Pavimento: Cozinha, Área de Serviço, Lavabo, Sala ampla. Segundo Pavimento: 2 quartos, sendo 1 com suíte e varanda, Hall de circulação, Banheiro social e Sala para TV.

MARATAÍZES/ITAPEMIRIM Vende-se duas casas, seminova, próximo antigo Skol. R$ 270.000,00 (à negociar). Tel: (28) 9962-0022 (28) 9271-8345 - Ricardo Duarte.

Vende – se uma área de terra 43.000.00m², situado no Frade próximo ao cartório ao lado da BR 101. Contato: 9923-9103 ou 3522-2253.

VENDE-SE UMA CASA DUPLEX, NA BARRA, 1º ANDAR, SALA, QUARTO, COZINHA, BANHEIRO, SALA DE JANTAR, GARGEM PARA 2 CARROS, ÁREA DE SERVIÇOS, JARDIM, BANHEIRO SOCIAL, 2º ANDAR, 2 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, SALA DE JANTAR, VARANDA, TERRAÇO MEIO COBERTO, TUDO DE PISO. Valor R$ 120.000 mil. Telefone: (28) 3532-2610 / 9907-4052.

Vendo apartamento em construção, entrega Julho 2014, com 97 M², três quartos sendo uma suíte, sala/copa, cozinha,

FATO, SÁBADO, 12

MARATAÍZES Vende-se casa em Marataízes, 3 quartos, suíte, duplex, sala para 3 ambientes, varanda com vista para o mar á 50m da praia, casa de caseiro, piscina com azulejo, sauna à vapor, jardim, construção 364m², área do terreno 720m². Valor 650.000,00 (estudo negócio). Contato (28) 9912-9219.

Vendo duas casas lotéricas (matriz e filial), uma na vila e outra na Barra de Itapemirim. Motivo aposentadoria. R$ 400.000,00 as duas. Tel. (28)9885-2324/9923-7992.

Vende-se um terreno de aproximadamente 8 mil m² em Vargem Alta. Contato (28) 99810047 (Agostinho).

DE

APARTAMENTO (Ref. – 3-729), Gilberto Machado, Ed La Corunã (aprt° 502), prox. ao Jaraguá, 3 quartos (1 suíte), sala 2 ambientes varanda, cozinha armários, banheiro social, área de serviço, dependência de empregada com banheiro e 2 vagas, salão de festas, piscina.

TERRENO (Ref. 3-765) Gilberto Machado. 2 lotes de terreno, com a área total de 600,00 m², Terreno com frente para 02 duas Ruas. Ótima localização, na subida do Jaraguá Tênis Clube.

TERRENO (Ref. 3-738), Vila Rica, 240,00 m², medindo 12,00 m de frente e de fundos, por 20,00 m em cada uma das linhas laterais.

APARTAMENTO (Ref. – 3-741), Gilberto Machado, Edifício Maria Luiza (apt° 602), 3 quartos (1 suíte com closet), sala 2 ambientes varanda, cozinha, área de serviço, despensa,


10

ES DE FATO, SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013

CLASSIFICADOS

POPOZUDO VIOLÃO EMPINADINHO (TENTAÇÃO) Procura, um homem ativo de 23 anos à 45 anos, que queira um relacionamento sério ou curtir à vida a dois. Interessados entrar em contato com Fernando (28) 9983-1973. Você vai gostar. PRECISA-SE DE COZINHEIRA COM EXPERIÊNCIA EM ALARCATE. TELEFONE: 9979-4962. TRATAR COM MICHELE.

SÓ VENDO - Escort SW, doc ok, 4 portas, prata, completo, tudo funcionando, valor R$ 8.500,00. Contato: (28) 9924-2080.

Vende-se um playstation 2, semi-novo, com controle, cartão de memória, R$ 240,00. contato: 9975-4304.

Parati, 16 v, turbo, ano 2001. Completo. Contato tel: 8113-0306.

REGIÃO – SUL LAUDO DE AVALIAÇÃO E PERICIA DE IMOVEIS PARA INVENTARIO, DIVORCIO, HIPOTECA, GARANTIA, PENHORA, PARTICULARES, EMPRESAS, E OUTROS (QUALQUER REGIAO), PERITO AVALIADOR. TEL: (28) 9971-8727 / (28) 9276-0475. Vendo um portão de ferro estilo colonial de 2,40m² por 1m², todo de ferro, e 9m de grade, também estilo colonial e de ferro. Contato: 9925-2548, Mozart Sampaio. Precisa-se de vendedora, interessadas entrar em contato: tel (28) 3517-1000 ou (28) 30362049 ou enviar e-mail para zakacomercio@ yahoo.com.br.

VENDO ASTRA SEDAN ADVANTAGE 2010, PRATA, COMPLETO, AIR BAG, CD, KIT GÁS, 2º DONO, DOCUMENTAÇÃO OK, LIVRETO E MANUAL DO PROPRIETÁRIO, R$ 33.000,00 - Jorge - 28-9272-8798. Vende-se um Corsa Sedan Premium, prata, 1.4, 2009/10, em excelente estado, com rodas de liga leve, completo. Telefones: 3522-4248 / 9972-7171. Vende-se Fiesta Hatch, ano 2005, completo, motor 1.0, cor preta, super conservado, R$ 16.000,00. Contato (28) 3518-3960, Elivaldo. Vendo EcoSport 03/04, aceito trocar por Gol. Telefones: 3522-1159 / 9883-4305, falar com João Luis.

COMUNICADO Laccheng Enegnharia LTDA, CNPJ Nº 09.110.878/0001-54, torna público que obteve da Secretaria Municipal De Meio Ambiente-SEMMA a licença prévia LP Nº 080/2013, com validade até 24 de outubro de 2013, licença de instalação LI Nº 086/2013, com validade até 24 de novembro de 2013, e a licença de operação LO Nº 090/2013, com validade até 24 de setembro de 2015, para atividade Nº 18.05 - terraplanagem (corte e/ou aterro), exclusivamente quando vinculada a atividade não sujeita ao licenciamento ambiental. Localizada na Rua Alberico Guilherme Rosa, S/Nº - Paraíso - Cachoeiro de Itapemirim/ES.

CARTÓRIO FERNANDO VIEIRA 1º OFÍCIO DA SEDE DESTA EDITAL DE PROCLAMAS Faço saber pretendem contrair matrimônio os noivos: 1 - Jairson Amaral e Maria do Livramento da Silva, ele maior, solteiro, natural de Londrina-PR, filho de João Batista Amaral e Ana Maria Roza, ela maior, divorciada, natural de Ceará-CE, filha de Antonio Gonzaga da Silva e Eugenia dos Santos Silva. 2 - Jonathan Assad Nacimento e Aline Ozelami de Jesus, ele maior, solteiro, natural de Cachoeiro de Itapemirim –ES,filho de Salim Vieira Nacimento e Adriana Assad, ela maior, solteira, natural de Cachoeiro de Itapemirim-ES, filha de Aderildo Carvalho de Jesus e Marcilene Victor Ozelami. 3 - Salvador de Souza Oliveira e Silvânia Mezini Curitiba, ele maior, divorciado, natural de Mimoso do Sul, ela maior, solteira, natural de Cachoeiro de Itapemirim, filho de Valdir Curitiba e Tarcilia Mezini Curitiba. Se alguém souber de algum impedimento oponha-o na forma da lei. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 11 de Outubro de 2013 FERNANDO BRANDÃO COELHO VIEIRA-OFICIAL

OPORTUNIDADE LOTES FINANCIADOS PARCELAS A PARTIR DE R$ 552,00 MENSAIS. FINANCIAMENTO PRÓPRIO. TEL: 3511-3885 / 35321810 / 9989-3178

VENDAS

SERVIÇO NOTARIAL E REGISTRAL SERVENTIA EXTRAJUDICIAL 1° OFÍCIO - 1ª Zona

EDITAL DE INTIMAÇÃO Acham-se nesta Serventia, na Rua Rui Barbosa, 16 Ed. Santa Cecília, nesta cidade, para serem protestados após a publicação deste Edital, títulos de responsabilidade das seguintes pessoas:

N C COELHO ME CNPJ - 11.170.124/0001-31 OSVALDO DA SILVA CNPJ - 14.904.501/0001-07 Por não ter sido possível encontrá-las, intimo-as (§ 1º art. 15 da lei 9492/97) para os fins de direito, e não sendo atendida a presente em até 24 horas, notifico-as do protesto. Cachoeiro de Itapemirim, 12 de outubro de 2013 Cecília Simonato - Tabeliã Horário de pagamento: Das 9:00hs às 18:00hs TELEFONE: (28) 3521-0611

VENDA Imóveis Residenciais: Ref: 2-665 – ALTO VILAGE: Prédio c 2 andares: Pav. Inferior c/ 3 quartos, banh. social, sala, cozinha, copa, área de serviço; Térreo c/ 3 quartos, sala, copa, cozinha, banh social, área de serviço, garagem p 2 carros e terraço c/ cobertura metálica, terreno c 350,00m2; Ref: 2-683 – IBC: 2 pav. Casa: térreo, c/ 2 quartos, sala, copa/cozinha, banh social, varanda e garagem. 1ºandar, aptº. C/ 2 quartos (suíte), sala, copa, cozinha, banh., varandas e terraço. Ref. 2-727 – CORONEL BORGES: Prédio 2 pavimentos, aprox. 250 m², cada andar, com terreno aprox. 800m²; Ref. 2- 732- SAMUEL LEVI: Prédio residencial, cada um contendo 2 quartos, sala/copa, cozinha, banheiro social, circulação, terraço com área de serviço; Ref.2-736 –GUANDUED: DAVID DE OLIVEIRA: Apartamento c/ 3 quartos (1 suíte), sala de estar, jantar, varanda, circulação, banh. Social, cozinha, área de serviço e 2 vagas de garagem; Ref.2.752- TEIXEIRA LEITE: próxima a casa das Meninas: Casa c/ 3 quartos (suíte), sala, cozinha, banh. social e garagem; Ref. 2-761- CENTRO: rua atrás do Banestes: Apartamento com 3 quartos, sala, copa, cozinha, banheiro e garagem, excelente localização; Ref. 2-758 – ED. VERDES ARES: Apartamento em construção com 2 quartos, cond. fechado, preço de custo.

Ref. 2-768 – MARATAÍZES (BAIRRO BOA VISTA): 3 quartos, 2 banheiros, copa, cozinha, sala, varanda, garagem para 5 carros, salão de festas na área externa com churrasqueira, laje para 2º andar, a 50 metros do mar. Ref. 2-781 –AMARELO: casa com 2 quartos, sala, copa, banheiro social, varanda e 1 vaga de garagem. Ref. 2-797 – CENTRO: apartamento com 2 quartos (suíte), sala, cozinha, banheiro social, área de serviço e terraço; Ref.2-799 – IBC - ED POLO SUL: apartamento c/ 2 quartos, cozinha, sala, banheiro social, área de serviço e garagem. Ref 2-806 – JACU – Sitio com aproximadamente 4.000 m2, com pomar, casa e boa localização; VENDA Imóveis Comerciais: Ref. 2-773 – MORRO GRANDE – SOTURNO – VARGEM ALTA – PROSPERIDADE: Indústria de mármore e granito completa e em funcionamento. Ref. 2-791 – PRAÇA JERÔNIMO MONTEIRO: Sala comercial 202, medindo 31,31 m²; Sala comercial 203, medindo 23,90 m² e Sala comercial 204, medindo 17,90 m². VENDA Terrenos e Áreas: Ref. 2-665 – MARATAIZES: Terreno c 240m² c/ obra inacabada, frente p/ duas ruas; Ref. 2-706 – VILA RICA: Terreno com aproximadamente 440m²; Ref. 2-714 – GILBERTO MACHADO: Terreno / Lote com aproximadamente 300m²; Ref. 2-744 – AEROPORTO: Lote Terreno com aproximadamente 266m², todo murado; Ref. 2-772 – AEROPORTO: Área plana medindo 17.000 m². Próximo a pista do Aeroporto Ref. 2-774 – AEROPORTO: Terreno com 900 m²,

COMPRE SEU LOTE FINANCIADO NA PRAIA-FINANCIAMENTO, DIRETO COM O PROPRIETÁRIO. PARCELAMOS EM ATÉ 60 MESES. LIGUE JÁ 28-3532 3558 OU 28 9989-3178.

WWW.JORNALFATO.COM.BR

de frente para avenida, próximo à exposição, medindo aprox. 900 m². Ref. 2-776 – NOVO PARQUE: Terreno medindo aprox. 300 m². ALUGUEL Imóveis Comerciais Ref. 2-592 – GUANDÚ (próximo ao supermercado Casa Grande): salas diversas, 1° andar; Ref. 2-703 – AQUIDABÃN: Casa comercial c/ 4 salas, 2 banheiros e 1 vaga de garagem; Ref.2-729 – CENTRO: Loja comercial com aprox. 70m², com instalação e 2 banheiros; Ref.2-751 – IBITIQUARA (Edifício Santa Rosa): Sala comercial com aproximadamente 70m², com banheiro, cozinha e garagem; Ref. 2-762 – INDEPENDÊNCIA (próximo ao fórum): Sala comercial bem localizada com aproximadamente 150m²; Ref. 2-797 – CENTRO (Ed Itapuã): Sala montada para escritório, com garagem; Ref.2-802 – AV. JONES DOS SANTOS NEVES: casa comercial com 6 quartos, sala ampla, piscina, estacionamento para vários carros. (especialmente para clinica médica). Ref.2-803 – AEROPORTO – Galpão com 1.000 m², com ponte rolante e escritório. Ref.2-804 – AEROPORTO – Galpão com 500 m², com ponte rolante e escritório.

Imóveis Residenciais: Ref. 2-771: BOA ESPERANÇA (JACIGUA): casa com 3 quartos, sala, cozinha, banheiro social, área de serviço. Ref. 2-607 : CENTRO – ED PORTO SEGURO: apartamento c/ 3 quartos (suíte), sala, copa, cozinha, área de serviço, DCE e garagem. Ref. 2-515: GILBERTO MACHADO ED SAVEIRO: apartamento com 3 quartos(suíte), varanda, sala de estar e jantar, banh. social, copa, cozinha c/ armários, DCE e 2 vagas de garagem; Ref.2-796- CENTRO: ED SATELITE – (prédio do Banco do Brasil): apartamento c/ 2quartos (suíte), sala,cozinha, banheiro social, área de serviço; Ref. 2-800 – INDEPENDÊNCIA: Ed Adélia Fiorio - Aptº com 3 quartos (1 suíte), sala, copa, cozinha, banheiro social, área de serviço, dependência de empregada. 2 vagas de garagem. Ref . 2-805 – GILBERTO MACHADO - ED BOUNGANVILLE, aptº c/ 3 quartos (suíte), sala de estar e jantar, cozinha, dependência de empregada, 2 vagas de garagem.

MARATAÍZES LOTE COM 360 METROS QUADRADOS. ÓTIMA LOCALIZAÇÃO, APENAS R$ 16 MIL, COM ESCRITURA. TEL. 9938-7588.


WWW.JORNALFATO.COM.BR

CLASSIFICADOS CARTÓRIO FERNANDO VIEIRA 1º OFÍCIO DA SEDE DESTA EDITAL DE PROCLAMAS Faço saber que pretendem contrair matrimônio os noivos: FABRÍCIO SOARES PORTO E ELIZANGELA AMORIM RIBEIRO, ele maior, solteiro, natural de Cachoeiro de Itapemirim-ES, filho de Euraci Alves Porto e Jerusiene Soares Porto; e ela maior, solteira, natural de Cachoeiro de Itapemirim-ES, filha de Genesio Gomes Ribeiro e Sadimar de Amorim Ribeiro. MARCOS JOSÉ DE ASSIS CALDONHO E EDIANA LOPES BARROZO, ele maior, solteiro, natural de Rio de Janeiro -RJ, filho de Vitorino Antonio Caldonho e Marlene de Assis Caldonho ; e ela maior, solteira, natural de Cachoeiro de Itapemirim-ES, filha de Pedro Paulo Barrozo e Tereza Lopes Barrozo. PAULO SERGIO RIBEIRO SANT’ANA E MARCELA APARECIDA ROSA SANTANA, ele maior, solteiro, natural de Mimoso do Sul-ES, filho de Asant’Ana e Ana Aparecida Ribeiro Sant’Ana; e ela maior, solteira, natural de Cachoeiro de Itapemirim-ES, filha de Marcelo Rodovalho Santâna e Maria Inês Rosa Santâna. Se alguém souber de algum impedimento oponha-o na forma da lei. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 11 de outubro de 2013 Fernando Brandão Coelho Vieira - Oficial

ES DE FATO, SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013

11

CARTÓRIO DE PROTESTO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS - 2ª ZONA ROGÉRIO LUGON VALLADÃO - PRAÇA JERÔNIMO MONTEIRO, 73, CENTRO - CEP 29300-170, CACHOEIRO FONE (28) 3521-6720

EDITAL DE INTIMAÇÃO Acham-se nesta Serventia, à Praça Jeronimo Monteiro, 73, Centro, nesta cidade de Cachoeiro de Itapemirim-ES, para serem protestados, títulos de responsabilidade das seguintes pessoas:

LUIZ FERNANDO FONSECA CPF/CNPJ: 958.721.087-53 MG RIZZO LTDA ME CPF/CNPJ: 10.696.746/0001-35 SEBASTIAO COSTA CPF/CNPJ: 027.780.597-09 SILVANIA VIANA CPF/CNPJ: 000.721.667-03 Por não ter sido possível encontrá-las, intimo-as, na forma do art. 15,§ 1º, da lei 9492/97, para os devidos fins de direito. Não sendo os referidos títulos pagos até o fim do expediente do próximo dia útil, notifico-as do protesto. CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, 12 de outubro de 2013 Rogério Lugon Valladão - Tabelião Horário de pagamento: De 9:00h às 18:00h.

OPORTUNIDADE DE EMPREGO EMPRESA DO RAMO DE VENDAS PRECISA DE VENDEDOR COM EXPERIÊNCIA PARA ADMISSÃO IMEDIATA. CONTATO: departamentopessoal_vendas@hotmail.com

OPORTUNIDADE

* APARTAMENTOS DE 2 E 3 QUARTOS COM SUÍTE. * BAIRRO PARAÍSO A 5 MINUTOS DO CENTRO * FINANCIAMENTO: CAIXA ECONÔMICA *PRESTAÇÃO QUE CABE NO SEU BOLSO *ÓTIMO ACABAMENTO *LIGUE: (28) 3511-3885 OU (28) 9938-7588

RESIDENCIAL VICTORIA FANTINATO. BAIRRO JARDIM AMÉRICA – KM 90. VENDO APTOS COM SUÍTES, GARAGEM NUMERADA, LUZ, ÁGUA E GÁS INDIVIDUAIS. DOCUMENTAÇÃO EM DIA. 02 QTS. R$ 150 MIL, 03 QTS. R$ 160 MIL. TRATAR C/ PROPRIETÁRIO, TELS: 027 9941-0068 / 027 3349-3808.

OPORTUNIDADE DE EMPREGO

EMPRESA EM CACHOEIRO CONTRATA MECÂNICO DE MÁQUINA PESADA (carregadeira e escavadeira) COM EXPERIÊNCIA COMPROVADA NA CARTEIRA. INTERRESADOS ENVIAR CURRICULUM PARA AGÊNCIA DOS CORREIOS DO CENTRO – CAIXA POSTAL 93.

CARTÓRIO FERNANDO VIEIRA 1º OFÍCIO DA SEDE DESTA EDOTAL DE PROCLAMAS Faço saber que pretendem contrair matrimônio os noivos: FLAVIO DOS SANTOS LEAL E LETÍCIA DA SILVA ALMEIDA, ele maior, solteiro, natural de Cachoeiro de Itapemirim-ES, filho de Samuel Souza Leal e Ilza Pereira dos Santos; e ela maior, solteira, natural de Cachoeiro de Itapemirim-ES, filha de Izaias Adão de Almeida e Sandra Maria Lima da Silva. HÉLIO CARLOS PAES GRIFFO E LEILIAN RAMOS FERNANDES, ele maior, divorciado, natural de Cachoeiro de Itapemirim-ES, filho de Arisio Ventura Griffo e Zilda Paes Griffo; e ela maior, divorciada, natural de Cachoeiro de Itapemirim-ES, filha de Evaristo Fernandes e Leila Maria Ramos. EDENILSON CEZANHOCK NASCIMENTO E DENEILSA MAGALHÃES DA SILVA, ele maior, divorciado, natural de Cachoeiro de Itapemirim-ES, filho de Nilton Nascimento e Maria da Penha Cezanhock do Nascimento; e ela maior, divorciada, natural de Cachoeiro de Itapemirim-ES, filha de Ademilton Pereira da Silva e Ceci Magalhães da Silva. Se alguém souber de algum impedimento oponha-o na forma da lei. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 11 de outubro de 2013 Fernando Brandão Coelho Vieira - Oficial

OPORTUNIDADE DE EMPREGO

DESCONTOS DE ATÉ 17 MIL COMUNICADO VITAL TECNO SERVIÇOS LTDA, CNPJ: 02.380.460/0001-72, torna público que requereu a Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMMA a Licença de Operação – LO, por meio do protocolo nº 38341/2012 para atividade 10.03 - fabricação de artefatos, correias, canos, tubos, artigos para uso doméstico, galochas, botas e outros. Localizada na Av. Mauro Miranda Madureira, nº 586- Fundos, Coramara – Cachoeiro de Itapemirim-ES.

A VIAÇÃO REAL ITA LTDA COMUNICA QUE ESTÁ CONTRATANDO PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS. OS INTERESSADOS DEVERÃO ENVIAR CURRÍCULO PARA A EMPRESA OU ENCAMINHAR PARA O EMAIL SAC@ VIACAOREALITA.COM

OPORTUNIDADE DE EMPREGO

EMPRESA DO RAMO IMOBILIÁRIO CONTRATA PARA ADMISSÃO IMEDIATA, PROFISSIONAL PARA O CARGO DE GERENTE (COM CRECI) SALÁRIO FIXO MAIS COMISSÃO SOBRE VENDAS. ENVIAR CURRÍCULO PARA: DEPARTAMENTO PESSOAL_VENDAS@HOTMAIL.COM.

Oportunidade de negócio (trabalhe em casa). Informação: 9968-6955, joelherbali@yahoo.com.br

CARTÓRIO FERNANDO VIEIRA 1º OFÍCIO DA SEDE DESTA EDITAL DE PROCLAMAS Faço saber que pretendem contrair matrimônio os noivos: PAULO HENRIQUE BARRETO DOS SANTOS E GLEICIANE NEVES, ele maior, solteiro, natural de Presidente Kennedy-ES, filho de Paulo Roberto Batista dos Santos e Rosa Barreto dos Santos; e ela maior, solteira, natural de Cachoeiro de Itapemirim-ES, filha de Domingos Sávio Neves e Ana Lúcia Celestrini. MOYSÉS DE MORAES FERREIRA E JANINE BRAGANÇA PEREIRA, ele maior, divorciado, natural de Cachoeiro de Itapemirim-ES, filho de Benicio de Jesus Ferreira e Maria Helena Pereira de Moraes; e ela maior, solteira, natural de Alegre-ES, filha de Sebastião Pereira Sobrinho e Alinge Bragança Pereira. HUMBERTO GABRIELO E GISELI ALVES DA SILVA, ele maior, solteiro, natural de Cachoeiro de Itapemirim-ES, filho de Antonio Pedro Gabrieli e Maria Goreti Sian Gabrieli; e ela maior, solteira, natural de Cachoeiro de Itapemirim-ES, filha de Genis Carlos Alves da Silva e Terezinha de Jesus da Silva. Se alguém souber de algum impedimento oponha-o na forma da lei. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 11 de outubro de 2013 Fernando Brandão Coelho Vieira – Oficial


Divulgação/PMCI

ES

DE

FATO, SÁBADO, 12

DE

OUTUBRO

DE

2013

artefato arte fato A abertura, na noite de quarta-feira, contou com apresentação de balé

DANÇA PELA

CIDADANIA Meninas em situação de vulnerabilidade social terão aulas gratuitas de balé, em Cachoeiro Quarenta meninas de Cachoeiro de Itapemirim vão estudar dança de graça. Elas fazem parte do projeto Balé Social. Além de ajudar crianças e adolescentes de famílias em situação de risco social, o objetivo é garimpar talentos. O Instituto Compasso, que realiza o projeto, vai oferecer as aulas e a Prefeitura entra como parceira, oferece roupas apropriadas, sapatilhas e lanche. O Balé Social é um dos projetos aprovados pelo Conselho Municipal de Assistência Social neste ano. A abertura oficial foi realizada na quarta-feira, no Centro de Referência da Juventude, na Praça de

Fátima, Centro. Todas as participantes têm entre 8 e 12 anos. As meninas foram escolhidas no mês passado, em seletivas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Jardim Itapemirim, e na escola estadual Rotary, no Zumbi. Algumas das vagas também foram destinadas ao abrigo Aprisco Rei Davi. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Leonardo Pacheco, os critérios mais relevantes para a escolha foram a vontade de participar das aulas e a situação de vulnerabilidade social das famílias. “Procuramos envolver as que mais precisavam. Nosso propósito é gerar cidadania, dignidade. Naturalmente, para as meninas que se destacarem, o próprio instituto dará prosseguimento ao trabalho”.

Jornal fato 1210 13  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you