Issuu on Google+


2

Dia do Motorista / Dia do Motociclista

Detran incentiva uso de serviços básicos Todos os dias motoristas aparecem nas agências do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) alegando que receberam notificações de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por conta de infrações que não cometeram. Os argumentos mais comuns são a venda do veículo antes da data da multa e de que a Entregar o carro, mas não fazer a transferência de propriedade pode dar dor de cabeça infração foi cometida por outra pessoa. A maioria das alegações não consegue ser provada, pois os proprietários dos veículos não realizaram serviços básicos do órgão. Serviços como a indicação de condutor infrator, o comunicado de venda do veículo e a mudança de endereço previnem grandes problemas como a suspensão da CNH e o recolhimento do veículo por falta de pagamento de multas e taxas. Para divulgar cada um destes serviços o Detran criou um vídeo de animação, que explica algumas das consequências devido a falta destes procedimentos. O objetivo é alertar os motoristas para os problemas que ele poderá ter. Os vídeos começaram a ser veiculados na sexta-feira, nas principais TVs e cinemas do Espírito Santo. Além do vídeo, a divulgação também ocorre por meio de spots para rádio, e distribuição de folhetos com os serviços da campanha nas agências do Detran.

MUDANÇA DE ENDEREÇO Toda a vez que o proprietário do veículo troca seu endereço ele deve comunicar o fato ao Detran. Sem o endereço correto do motorista as notificações de multas e os boletos de cobrança não serão entregues corretamente. Sem receber o boleto de licenciamento, os proprietários podem se esquecer de pagar a taxa e correm o risco de ter o carro recolhido em uma blitz por falta de pagamento. Além disso, sem o endereço correto as notificações não serão entregues, impossibilitando o proprietário de indicar o real condutor das infrações.

Julho de 2012 Jornal FATO | Cachoeiro de Itapemirim

Comunicado de Venda De todos os serviços prestados pelo Detran, certamente a falta do comunicado de venda do veículo é o que pode gerar mais prejuízos financeiros e emocionais ao proprietário. O comunicado de venda indica ao órgão que o veículo não está mais em posse da pessoa. A partir do momento em que a informação do comunicado é inserida no sistema o antigo proprietário deixa de receber notificações de multas e impostos. Caso o motorista não realize o comunicado de venda ele continuará a ser responsabilizado pelo veículo, podendo ter a CNH suspensa ou cassada, até que o novo proprietário faça a transferência. Se o veículo acumular dívidas em IPVA ele poderá ter o nome inscrito no Cadastro Informativo da Receita Estadual (Cadin), ficando impossibilitado de conseguir financiamento em instituição financeiras do Estado e de retirar a Certidão Negativa de Débitos. A falta de informação da venda junto ao sistema do Detran|ES pode gerar ainda outros inconvenientes. Caso o veículo se envolva em acidente com vítima, ou for identificado em algum crime, a informação disponível no sistema indicará para as autoridades policiais o endereço do antigo proprietário.

CONTRATO DE GAVETA Muitos motoristas não fazem o comunicado e deixam a responsabilidade da transferência de propriedade para o novo comprador, que passa a ter posse do Certificado de Registro do Veículo (CRV). Mesmo querendo realizar o comunicado de venda após identificar problemas, como o recebimento de multas, o antigo proprietário não conseguirá provar a transação, a não ser que tenha cópia autenticada do CRV assinada por ambos os envolvidos na venda. Para evitar problemas desta natureza é melhor prevenir e realizar o comunicado, que é um procedimento simples e tornou-se gratuito desde a redução das taxas do Detran, ocorrida em fevereiro de 2012.


3 Indicação de Condutor Indicação de condutor é frequentemente esquecida por boa parte dos proprietários de veículos que recebem a notificação de uma infração. O proprietário que não cometeu a infração deve indicar o real condutor no verso da notificação, preenchendo todos os campos necessários. É preciso ficar atento também ao prazo da indicação, que é de apenas 15 dias após a expedição da notificação de autuação. O procedimento não exime o proprietário de pagar a multa, contudo, transfere a pontuação para o condutor indicado. Este simples procedimento evita o acúmulo de pontos e a suspensão da CNH. Em alguns casos, apenas uma única infração gravíssima pode causar a suspensão, como é o caso de dirigir motocicleta com a viseira levantada. A indicação de condutor deve ser entregue ao órgão que emitiu a notificação e é o único serviço dentro da campanha que não depende exclusivamente do Detran. É preciso estar atento e regularizar toda a documentação junto ao Detran


4

Dia do Motorista / Dia do Motociclista

Julho de 2012 Jornal FATO | Cachoeiro de Itapemirim

Ação educativa para motociclistas O Dia Nacional do Motociclista, comemorado nesta sexta-feira (27), será de conscientização em Cachoeiro de Itapemirim, município que tem a maior frota de motos por habitante do estado. A prefeitura, com apoio de parceiros, vai promover uma ação no Centro da cidade para mostrar aos motociclistas como podem prevenir acidentes e contribuir para um trânsito mais harmônico. Uma blitz educativa será montada em frente à agência do Banco do Brasil, na praça Jerônimo Monteiro. Das 8h00 às 11h00 e das 14h00 às 17h00, a equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) vai distribuir panfletos com dicas de condução segura e dar orientações aos condutores sobre os serviços de saúde oferecidos na unidade a trabalhadores acidentados. A ação terá apoio de agentes de trânsito. “O objetivo é sensibilizar os motociclistas. Será uma ação educativa, e não punitiva. Vamos destacar a importância do respeito às leis de trânsito como forma de Divulgação/PMCI

Entre as atividades estão dicas para condução segura, com o objetivo de reduzir os índices de acidentes

evitar acidentes envolvendo a categoria. Os índices são elevados e a educação no trânsito é indispensável para reduzi-los”, explica o secretário municipal de Defesa Social, Guilherme Thompson. Uma equipe do banco de sangue da Santa Casa de Cachoeiro vai participar da ação para incentivar a doação de sangue e conscientizar os condutores sobre a necessidade de manter o estoque do banco. “As vítimas de acidentes motociclísticos

estão entre as que mais precisam dos estoques dos bancos de sangue. Além disso, aumentam as taxas de ocupação dos leitos hospitalares. Por isso, nessa atividade, trataremos o trânsito como questão de saúde pública também”, destaca Thompson. A ação ainda terá participação do Sest Senat, que vai divulgar os cursos gratuitos de condução segura para motociclistas que ministra, e apoio da maior revenda de motos do município.


Julho de 2012 Jornal FATO | Cachoeiro de Itapemirim

Dia do Motorista / Dia do Motociclista

5

Inclusão: CNH gratuita para a população Geizy Gomes

O programa CNH Social, que foi implantado em 2010 pelo Detran e governo do Espírito Santo, por meio do Programa Incluir, fornece habilitação gratuita a motoristas novos ou que desejam adicionar mais uma categoria à carteira. A meta é que até 2014 mais de dez mil capixabas sejam atendidos pelo programa. Em Cachoeiro de Itapemirim, apenas O Centro de Formação de Condutores Directran é credenciado para atender pelo programa. Vinte e sete pessoas foram selecionadas para tirar/trocar categoria na instituição neste ano. De acordo com a proprietária da autoescola a instituição foi escolhida por estar com os impostos todos em dia. “Nós fomos selecionados pelo Detran por estarmos com tudo em dia. Cada um dos alunos que foram selecionados está em uma fase de acordo com a disponibilidade, mas alguns já pegaram a sua Carteira Nacional de Habilitação”. Uma das selecionadas pelo programa foi Alini Meirelles Mendonça, 23 anos, beneficiária do programa do Governo Federal, Bolsa Família e desempregada atualmente. “Concluí todo o processo em maio deste ano e a habilitação chegou à minha casa no dia 9 de julho. Eu acho esse programa muito bom, porque atende às pessoas de baixa renda, desempregadas e que não têm como pagar para tirar a habilitação. Agora vou correr para tentar arrumar um emprego”, relata. A previsão é que o próximo período de inscrições comece a partir de agosto. Mais informações no site www.cnhsocial.es.gov.br.

a com a CNH em mãos das pelo programa e já est pla tem con das a um foi ne Ali

PARA SE INSCREVER O candidato deve: morar no Estado; ter renda familiar de até dois salários mínimos ou estar desempregado há mais de dois anos; ser beneficiário do Bolsa Família; ser ex-presidiário ou aluno da rede pública com bom desempenho comprovado.

OUTROS REQUISITOS Saber ler e escrever; ter Carteira de Trabalho, CPF, Carteira de Identidade ou equivalente; ser penalmente responsável por seus atos e não estar judicialmente impedido de ter Carteira de Habilitação.


6

Dia do Motorista / Dia do Motociclista

Julho de 2012 Jornal FATO | Cachoeiro de Itapemirim

Motoristas sob nova legislação Beatriz Caliman

Eles são responsáveis por cruzar as péssimas estradas brasileiras na boleia de um caminhão e tem a responsabilidade de carregar a produção de todo um país. Os caminhoneiros comemoram hoje o seu dia. No entanto, uma nova legislação, ainda pouco conhecida, pretende regulamentar a jornada e aumentar a qualidade de vida da classe. Estima-se que no Sul do Estado há 40 mil rodoviários. Deste número, cinco mil estão associados ao sindicato. O presidente do Sindicato dos Motoristas, Cobradores e Operadores de Maquinas Sobre Pneus do Sul do Espírito Santo, Elias Brito Spoladore ressalta que a nova regulamentação da categoria, sancionada este ano, é pouco conhecida, mas positiva. Ele comenta que com a legislação, a carga horária ficou limitada a 8 horas diárias, podendo ser prorrogada por duas horas extras. Quem descumprir a lei pode perder pontos na carteira, além de pagar multa. “Infelizmente escutamos histórias tristes de uso de drogas, medica-

mentos para viajar por longas horas por uma comissão maior, o que, muitas vezes, acaba em acidentes e mortes”, lembra o sindicalis-

ta, ao afirmar que a legislação contribui para a qualidade de vida dos rodoviários. FESTA Em Cachoeiro, o Dia do Motorista, será comemorado no domingo com evento no Parque de Exposições de Cachoeiro, no bairro Aeroporto. O evento é a quarta edição realiza pelo sindicato, que aproveita a data para orientar os trabalhadores. Entre as atrações deste ano estão o sorteio de duas motos e brindes para todos associados. A festa é aberta a todos os rodoviários e suas famílias. A expectativa do sindicato é atrair sete mil pessoas. Para o presidente do sindicato o número de associados ainda é baixo, pois traduz pequena a representatividade. Ele aponta como motivo a pequena adesão dos rodoviários (que não se limita somente aos motoristas, mas todo o segmento de transporte de passageiros e cargas), “pois a entidade ficou um longo período sem prestigiar a categoria”. Ele acredita ainda que falta informação e que os trabalhadores estão pouco ávidos por questionar, sugerir novas ideias e contribuir com o desenvolvimento da classe.

Para presidente do sindicato, Elias Spoladore, classe ainda é pouco valorizada


Julho de 2012 Jornal FATO | Cachoeiro de Itapemirim

7

Dia do Motorista / Dia do Motociclista

Moto: um veículo ou uma arma? Wanderson Amorim

A cada ano que passa, o número de acidentes envolvendo motociclistas tem aumentado em Cachoeiro de Itapemirim, cidade que possui a segunda maior frota de motos do Estado. A motocicleta nas mãos de quem não sabe utilizá-la com consciência e prudência pode se tornar uma arma letal, conforme mostram as estatísticas fornecidas pela Santa Casa de Misericórdia do município. Somente nos seis primeiros meses deste ano, a Santa Casa registrou um aumento de 32% no número de acidentes de moto. O número de feridos subiu na mesma proporção (30,36%), mas o de mortos disparou (1500%). Em números absolutos, representa

dizer que se nos primeiros seis meses de 2011 foram registrados 709 acidentes, com 806 feridos e uma morte, no mesmo período deste ano, os números saltaram para 936 ocorrências, com 1.051 feridos e 15 mortos, numa média de cinco atendimentos médicos por dia no pronto socorro. Os dados são preocupantes. O segundo semestre apenas começou e já está perto de atingir o número de vítimas fatais registrado em todo o ano passado - 18. Neste ritmo, a «carnificina» de 2011 deve se tornar pequena em comparação com a que já ocorrem 2012. Se os acidentes com vítimas fatais seguirem o ritmo dos seis primeiros meses, no final do ano serão 30 mortos os mortos sobre veículos de duas rodas.

O capitão Avelar, da Polícia Militar, é o único instrutor de motopatrulhamento no Espírito Santo. Ele é responsável por treinar policiais para atuar em situações adversas sobre duas rodas. Em entrevista, o especialista disse que muitas pessoas não se preocupam com a segurança. «Acham que por ter comprado uma moto em uma loja de eletrodomésticos a lei é diferente. Moto não é brincadeira, muitos acham que por ser um veículo de duas rodas é como se fosse uma bicicleta, que é só frear e está tudo certo. É preciso ficar atento às regras de trânsito”, orienta. Avelar garante que a “PM tem feito sua parte, com constantes abordagens a motociclistas, aplicação de autos de infração e recolhimentos de CNHs”.

PILOTAGEM SEGURA O capitão deu algumas dicas para uma pilotagem segura. Confira: *Sempre usar os equipamentos obrigatórios de segurança, principalmente o capacete afivelado sob o queixo. Em muitos casos de acidentes, o capacete sai da cabeça do condutor por não estar preso de forma adequada. Isso pode ser fatal; *Sempre usar calçados fechados. Nunca usar sandálias. A legislação de trânsito permite ao condutor pilotar a moto sem os calçados, mas, no caso de um acidente, o risco de mutilação dos dedos do pé é muito grande;

Número de mortos em acidentes com moto, no semestre, aumentou 1500% em comparação com 2011

*Evite passar nos corredores entre os carros, se tiver que fazê-lo, que seja em velocidade reduzida; *Sempre que possível utilize luvas; *Ande com a viseira do capacete sempre fechada, pois ela protege os olhos. Se preferir, use óculos permitidos por lei.


8

Dia do Motorista / Dia do Motociclista

Julho de 2012 Jornal FATO | Cachoeiro de Itapemirim

Educando condutores para a vida Beatriz Caliman

Educação no trânsito. Está é a principal proposta do Instituto Harmonia no Trânsito, que atua há sete anos em Cachoeiro. Com projetos que devem sair no papel em breve, como o de direção defensiva a motociclistas iniciantes e motoboys, a entidade busca conscientizar e diminuir assim, com

os altos índices de acidentes no trânsito da cidade. O local para o qual o instituto capta recursos, da iniciativa privada, fica ao lado da pista de motocross na localidade de Timbó. A intenção, segundo o gestor de iniciativa do órgão, Ângelo de Souza, é colocar em execução em breve, novos projetos. Um deles é o de direção defensiva para motoboys e motociclistas iniciantes, em parceria com os cursos de formação de condutores (CFC). Souza ressalta que o objetivo é oferecer aulas gratuitas para au-

Condutores de moto têm atenção especial em Cachoeiro

mentar a prática dos condutores e evitar acidentes. Ele comenta que as pistas têm declives e simulam situações comuns do cotidiano na cidade. De acordo com Ângelo de Souza, a primeira turma deve ser aberta no próximo mês. As inscrições devem ser divulgadas em breve. Um dos projetos, em parceria com os CFCs da região, já está em prática, desde abril. Uma pista de 14 mil metros quadrados é usada para o treinamento dos futuros motoristas, de carro e moto. As pistas oficiais são homologadas pelo Detran.

Cuidando do futuro Outra vertente do Instituto Harmonia no Trânsito é o ‘Transitolândia’. Neste projeto, que deve contar com a parceria da Prefeitura, crianças das escolas municipais irão aprender noções de trânsito, nas situações simuladas tanto como pedestres, como de motoristas. O projeto deve funcionar em um galpão, também na localidade de Timbó. Todo o espaço físico foi cedido pelo empresário e mantenedor do projeto, Clemente Sartório, e conta com 70 mil metros quadrados.


suplemento especial caderno de motorista e motociclista