Page 1


2

Acontece Magazine | Outubro 2010

www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na AmĂŠrica


www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na AmĂŠrica

Acontece Magazine | Outubro 2010

3


Í ndice

32 Outubro 2010 Acontece Magazine 2041 NE 211 Street Miami - FL - 33179 Tel: 305.493.1217

www.AconteceMagazine.com

Produzido por

30

PMM-Plus Media & Marketing

31

Equipe

954.779.3072

Diretores: Antonio C. Martins Ana C. Martins Editor Chefe: Carlos Borges editor@acontece.com Direção de Arte: Francisco Martins Jaqueline Proctor Juliana Reigal

45 06 Gente & News 08 Grammy Latino 10 News 12 Comunidade 14 Talento Mirim 15 Esportes 18 Turismo/Aventura 20 Eventos 23 Eleicões 24 História 29 Imperdíveis 30 Cinema 31 Televisão 32 Música 34 Spotlight 36 Aconteceu 44 Beleza/Fashion 46 Humor 47 Culinária/Zodíaco 48 Garoto & Garota 50 Fala Leitor 4

E

Esteja de que lado estiver, tenha votado em qualquer dos candidatos, nós brasileiros ditorial temos que reconhecer que a eleição 2010 para o posto de Presidente da República é um fato extraordinariamente importante para o país. E “Acontece”, cada vez mais uma publicação dedicada a tudo o que acontece e que diz respeito aos brasileiros no mundo, registra esse momento histórico com a nossa reportagem de capa e antecipando as primeiras perspcectivas sobre o segundo turno, que acontecerá dia 31 de Outubro. O embate Dilma x Serra promete ser sensacional. Música, cinema e esportes dominam esta edição, sem descuidar da beleza, porque segue sendo fundamental, não é mesmo? Outro texto especial é o que celebra os 60 anos da TV brasileira, essa extraordinária força que revolucionou os costumes, as artes, a política, os esportes, enfim, a vida dos brasileiros. E não deixem de conferir como anda o processo de eleição dos representantes dos brasileiros no exterior, que deverão ser empossados em dezembro. Boa leitura e diversão!

Acontece Magazine | Outubro 2010

Redação & Diagramação:

Carlos Borges Rita Glass Colaboradores: Antônio Albuquerque - SP Cely Leal - RJ Isabela Mello - BA Fotógrafos: Bill Paparazzi Danielle Buljan Elcyo Simões Jefferson Simizu Capa: José Serra e Dilma Rousseff. Divulgação Representação e vendas: ACM Productions 305.493.1217

44 8

18 www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na América

www.AconteceMagazine.com

As matérias da revista estão disponíveis no web site www.acontecemagazine.com. No site, além de ter acesso às revistas dos meses anteriores, você pode também fazer a sua assinatura para receber o Acontece Magazine em sua residência ou escritório. Os artigos e matérias assinados não refletem necessariamente, o pensamento da direção da revista. Acontece Magazine não se responsabiliza por eles.


www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na AmĂŠrica

Acontece Magazine | Outubro 2010

5


G ente Britto e o Broward Center

Ana Laura

Numa demonstração de carinho e reconhecimento ao sensacional trabalho que o Broward Center for the Performing Arts desenvolve há 10 anos pela Cultura Brasileira nos Estados Unidos, o artista plástico Romero Britto criou para aquela instituição, o logo que comemora 20 anos do BCPA, que serão celebrados em 2011. “O Broward Center se sentiu honradíssimo com a oportunidade de fazer essa parceria com Romero. Além de ser uma marca linda, ela também estará representando a conexão muito relevante que existe entre os brasileiros e o BCPA. Isso é muito positivo para o Brasil e reforça ainda mais o nosso Ponto de Cultura.”, disse a Coordenadora de Marketing da instituição, Maria Fulfaro. O logo comemorativo já está sendo usado.

Ana Laura de Góis, paranaense de apenas 14 anos, acaba de assinar contrato com agência “Models New York”, uma das principais para revelar novos talentos nos Estados Unidos.

Acontece Magazine | Outubro 2010

Pedro Lourenço

A primeira participação de Ana Laura como modelo foi aos quatro anos de idade, quando esteve em um concurso na cidade de Londrina, no Paraná. Com este contrato, a modelo brasileira que nasceu na cidade de Indianápolis, acredita estar dando o primeiro passo para se tornar uma “top” e sonha ganhar destaque. Ana prefere atuar mais como modelo fotográfica. “Gosto mais de fazer fotos do que passarela, mas tanto os desfiles quando campanhas na TV são mais do que bem-vindas”, conclui.

6

A hora e a vez de

www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na América

“Esse garoto brasileiro é quem está fazendo as pessoas levantarem de suas cadeiras nos desfiles de Paris. Seu trabalho é precioso e mesmo quem achava que ele era apenas um bom produto de P.R e Marketing, sai de seus desfiles extasiado com tanto talento e criatividade” (Style.com)


G ente Em sua estreia no calendário oficial da “fashion week” francesa, O estilista paulista Pedro Lourenço, que acaba de completar 20 anos, foi uma das grandes sensações da atual temporada de moda em Paris. Seu desfile de estréia na capital mundial da moda, realizado no Salão da Escola Superior de Belas Artes, em Saint-Germaindes-Prés arrancou elogios entusiasmados de críticos e experts, entre eles Francisco Costa, o importante diretor criativo da Calvin Klein, que o considera “um criador original e muito rigoroso, com grandes chances de estourar mundialmente”. Filho dos fashinistas Reinaldo Lourenço e Glória Coelho, Pedro vive desde cedo no mundo da moda e muitos atribuem a isso sua enorme facilidade e intimidade num mundo em que milhares de jovens no mundo inteiro lutam anos a fio para raramente alcançar o que ele vem alcançado desde os 18 anos. Pedro define sua moda para o verão 2010/2011 como “Vertical”: “Tudo é essencialmente recortado, com transparências dos tules que criam ilusões óticas: ora o braço parece mais fino, ora as pernas ganham desenho

diferente. O comprimento é sempre longo, tanto em vestidos como com o uso das calças. Tudo, porém, é recortado, deixando os pedaços de couro flutuando ou moldando o corpo, em desenhos gráficos e geométricos. Nas costas, volumes criados a partir de um preciso (e precioso) godê que cai ao longo do corpo e forma a parte de trás do top, suspensa na altura do meio das costas, evidenciando as ondas formadas no couro, com efeito quase orgânico”. Com acabamento impecável e materiais de alta qualidade, o objetivo é entrar no mercado de luxo entre os designers independentes. Obstinado, o estilista já planeja os próximos passos, que incluem organizar sua estrutura para dar conta das encomendas e, num futuro próximo, abrir uma loja. E já pensa na coleção da próxima temporada. “Vai ser algo completamente diferente.”

Michael na Globo O super médio Michael Oliveira, de 20 anos de idade, acaba de assinar contrato com a Rede Globo de Televisão para transmissão de suas próximas lutas. O paulistano, que vive em Miami desde bebê, mantém um cartel interessante. Em 12 combates, venceu todos, sendo dez por nocaute. Seu próximo compromisso já está marcado. Ele vai enfrentar um pugilista americano, cujo nome deverá ser confirmado em breve, no dia 20 de novembro, em São Paulo, com transmissão ao vivo pela SportTV. E será um super evento, com convidados VIPs, como artistas da própria Rede Globo e celebridades, com destaque para o ex-campeão dos pesados Evander Hollyfield. O evento marca o retorno da Rede Globo de Televisão

às transmissões de boxe e a TV Globo Internacional também terá acesso à programação, com várias lutas, sendo que a principal delas terá a presença de Michael Oliveira. O paulistano vem sendo apontado por especialistas como uma das grandes promessas do boxe mundial. Ele vem subindo no ranking dos super médios e conta com uma equipe dedicada formada pelo treinador Danny Hawk. O agente é Carlos Oliveira, seu próprio pai. Por falar em dedicação, Michael Oliveira vem treinando intensivamente em Miami visando a luta de 20 de novembro. Quatro semanas antes do combate, ele segue para o Brasil, onde continuará seu treinamento na Companhia Athletica de São Paulo para manter seu peso de 75,5 quilos bem distribuídos em um corpo de 1,75 metros. Obviamente, sua expectativa é vencer mais um obstáculo rumo ao desafio de se tornar campeão da categoria dos super médios, que tem como campeão o argentino Sergio Martinez.

Ninguém, em Paris e nos centros de moda pelo mundo (New York, Milão, Tokyo, Toronto e São Paulo) duvidam que ele não é apenas uma “promessa” e, sim, já tem seu espaço demarcado na arena dos grandes “newcomers”.

www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na América

Acontece Magazine | Outubro 2010

7


G rammy L atino

1

2

3

Nova geração da MPB brilha no GRAMMY

2010

Ao contrário das edições anteriores, um grande número de nomes relativamente novos da MPB, fazem parte da lista de indicados ao Grammy Latino 2010. As cantoras Maria Bethânia e Maria Gadú são destaques com maior número de indicações. A 11ª edição dos prêmios - que tem o uruguaio Jorge Drexler e o espanhol Alejandro Sanz entre os favoritos - será realizada no dia 11 de novembro no hotel Mandalay Bay, de Las Vegas.

5

6

4

Na categoria Internacional, Maria Bethânia concorre a Gravação do Ano por “Tua”, disputando a categoria com Buika (“Se Me Hizo Fácil”), Camila (“Mientes”), Jorge Drexler (“Una Canción Me Trajo Hasta Aquí”) e Alejandro Sanz (“Desde Cuando”). A música “Tua” também foi indicada à categoria de melhor engenharia de gravação. Maria Gadú foi indicada a Revelação do ano, junto com Alex Cuba, Estrella, Jotdog e Koko. Com seu disco de estreia, que leva seu nome, Gadú também disputa o Álbum do Ano de cantor/compositor com Rubén Blades (“Cantares Del Subdesarrollo”), Santiago Cruz (“Cruce de Caminos”), Jorge Drexler (“Amar La Trama”), Pavel Núñez (“El Tiempo Del Viento”) e Silvio Rodríguez (“Segunda Cita”). Na categoria instrumental, os brasileiros são maioria na disputa pelo melhor álbum: Yamandu Costa & Hamilton de Holanda (“Luz da Aurora”), Arthur Maia (“O Tempo e a Música”) e Paulo Moura e Armandinho (“Afrobossanova”). Para melhor álbum de jazz latino está João Donato Trio concorrendo com “Sambolero”. Para Melhor Álbum de Música Cristã em Português concorrem Paulo César Baruk, Marina de Oliveira, Bruna Karla, Kleber Lucas, Soraya Moraes, Rosa de Sarón e Padre Zezinho. Em Melhor Álbum Infantil estão Banda de Boca com “MPB Para Crianças” e o disco “Brasileirinhos”, produzido por Paulo Bira. Nas categorias reservadas somente aos brasileiros os concorrentes são:

9 7

8

11

10 12

Alguns dos artistas brasileiros indicados ao GRAMMY LATINO 2010: 1- Andreas Kisser 2 - Maria Gadú

8

3 - Céu 4 - Arthur Maia 5 - Luan Santana 6 - Sérgio Mendes 7 - Michael Sullivan

Acontece Magazine | Outubro 2010

8 - Sérgio Santos 9 - Yamandu Costa & Hamilton de Hollanda 10 - Paulo Moura & Armandinho 11 - Banda de Boca 12 - Victor & Léo

www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na América

Melhor álbum pop contemporâneo: Céu - “Vagarosa” Sandra de Sá - “Africanatividade - Cheiro de Brasil” Claudia Leitte - “As Máscaras” Sérgio Mendes - “Bom Tempo” Michael Sullivan - “Ao Vivo: Na Linha do Tempo - Vol. 1” Melhor álbum de rock: Charlie Brown Jr - “Camisa 10 Joga Bola Até na Chuva” Capital Inicial - “Das Kapital” Andreas Kisser - “Hubris 1 & 2” Nasi - “Ao Vivo na Cena” NX Zero - “Sete Chaves” Melhor álbum de samba/pagode: Alcione - “Acesa” Martinho da Vila - “Poeta da Cidade: Martinho Canta Noel” Grupo Revelação - “Ao Vivo no Morro” Monobloco - “Monobloco” Diogo Nogueira - “Tô Fazenda a Minha Parte” Zeca Pagodinho - “MTV Especial Zeca Pagodinho - Uma Prova de Amor Ao Vivo” Melhor álbum de música popular brasileira: João Bosco - “Não Vou Pro Céu, Mas Já Não Vivo No Chão” Dori Caymmi - “Inner World” Gilberto Gil - “Banda Dois” Toninho Horta - “Toninho Horta - Harmonia e Vozes” Joyce - “Slow Music” Jorge Vercillo - “D.N.A.” Melhor álbum de música sertaneja: João Bosco & Vinícius - “Coração Apaixonou - Ao Vivo” Chitãozinho e Xororó - “Se For Pra Ser Feliz” Zezé di Camargo & Luciano - “Double Face” Leonardo - “Esse Álguém Sou Eu” César Menotti e Fabiano - “Retrato: Ao Vivo No Estúdio” Luan Santana - “Ao Vivo” Victor & Leo - “Ao Vivo e Em Cores em São Paulo” Melhor álbum de música de raízes brasileiras - Nativa: Frank Aguiar - “Danquele Jeito” Banda Calypso - “10 Anos - CD 2” Gaúcho da Fronteira - “Gaúcho Doble Chapa” Eva - “Lugar da Alegria” Gilberto Gil - “Fé na Festa” Melhor canção: Jorge Vercillo - “Há de Ser” Sérgio Santos - “Litoral e Interior” Dori Caymmi - “Quebra-mar” Edu Lobo - “Tantas Marés” Maria Bethânia - “Tua”


www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na AmĂŠrica

Acontece Magazine | Outubro 2010

9


N ews BB REMESSA introduz “Tarifa Zero” na Flórida e envia remessa para qualquer banco no Brasil

Gerente de Relacionamento com Agentes da BB Money Transfers.

Trabalhando para oferecer sempre o melhor para o imigrante brasileiro nos Estados Unidos, a BB Money Transfers, empresa de remessas do Banco do Brasil, anuncia mais uma novidade.

Agora o BB Remessa pode ser enviado para qualquer banco lá no Brasil”, diz Izabel Bezerra, gerente de relacionamento com agentes da BB Money Transfers.

A partir deste mês de outubro, os clientes podem enviar dinheiro fazendo um BB Remessa para qualquer banco, lá no Brasil. Além disso, na Flórida, também em outubro, o BB Remessa vai ser feito com Tarifa Zero.

A novidade deixa ainda melhor o produto, tendo sido mantidas suas principais características: o BB Remessa continua sendo, de longe, o mais rápido e seguro do mercado. É a maneira mais indicada de enviar dinheiro para quem quer velocidade e confiabilidade. Com o BB Remessa o cliente tem a certeza de que o dinheiro vai chegar ao Brasil. E que vai chegar rápido.

“Muitos de nosso clientes que mandavam dinheiro para contas do Banco do Brasil também queriam utilizar o BB Remessa para enviar dinheiro para contas em outros bancos. Pediram e foram atendidos.

10

Fusão United-Continental não afeta rotas USA-Brasil

Izabel Bezerra,

Izabel ainda falou sobre a promoção da Tarifa Zero na

Acontece Magazine | Outubro 2010

Flórida: “Foi a maneira que encontramos de agradecer a confiança dos brasileiros que vivem nesse estado. A expansão dos negócios aqui tem sido animadora e resolvemos dar um presente aos nossos clientes. Tarifa Zero é um bom presente, não é mesmo?”, concluiu.

Removidos os últimos entraves legais, as fusão entre as duas gigantes Continental Airlines e United Airlines entrou finalmente em seu curso definitivo e já foi até divulgada a nova pintura da fuselagem dos aviões (acima), que confirma a manutenção do logo da Continental e a fonte e o nome United.

Os locais que fazem o BB Remessa, agora para qualquer banco no Brasil e com Tarifa Zero na Flórida, podem ser encontrados no site www.bbmt.com. As novidades também podem ser conferidas no Facebook e Twitter do BB Remessa: www.facebook.com/ bbremessa e www.twitter. com/bbremessa

United e Continental operam separadamente 10 vôos diários entre as cidades de Chicago, News York, Newark, Houston, Miami e Washington, para Rio, São Paulo e Brasília.

www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na América

A nova empresa resultante da fusão passa a Delta Airlines e se torna a número 1 do mundo, voando diariamente para 340 destinos com uma frota de 2.000 aeronaves e 10 “hubs”.

A expectativa é de manutenção desses vôos, porque as duas empresas já não disputavam diretamente nenhuma das rotas. Há inclusive, intenção da United em voar para outras cidades brasileiras, como Manaus, Salvador e Foz do Iguaçu.


www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na AmĂŠrica

Acontece Magazine | Outubro 2010

11


C omunidade

AOTP ajuda no acesso às universidades americanas A American Organization of Teachers of Portuguese (AOTP) vai realizar no dia 23 de outubro, das 9 da manhã às 12 da tarde, na Primeira Igreja Batista da Flórida (Pompano Beach) a segunda palestra anual sobre Admissão em Universidades Americanas. O evento que tem apoio e patrocínio da PIBBF (1103 NE 33rd Street Pompano Beach - FL 33064), alcançou expressivo sucesso em sua primeira edição.

Representantes da Comunidade deverão ser empossados por Lula em Dezembro Se depender da vontade do Presidente Lula, ele mesmo comandará a cerimônia de posse dos 16 primeiros representantes eleitos pelas comunidades brasileiras em várias partes do mundo, formando o Conselho de Representantes dos Brasileiros no Exterior. O Conselho será formado por 16 titurales e 16 suplentes (32 no total), sendo 8 da América do Norte, 8 da Ásia, 8 da América Latina, Oriente Médio e África, e 8 da Europa. Esses critérios foram estabelecidos pela Plenária da II Conferência Brasileiros no mundo, realizada em outubro de 2009, no Rio. Com as eleições previstas para novembro, os representantes eleitos tomariam posse durante a realização da III Conferência Brasileiros no Mundo, prevista para a primeira quinzena de dezembro, na sua sede já tradicional, o Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro. Lula enfatizou a posse desses representantes na mensagem oficial dirigida aos brasileiros residentes no exterior e divulgada durante o 7 de setembro. Na mensagem, transcrita abaixo, o Presidente enumera os pontos que considera como exponenciais de sua gestão na área de atendimento aos emigrantes brasileiros: • Há oito anos, quando ainda era candidato à Presidência da República, redigi a “Carta aos brasileiros que vivem longe de casa”. Ao comemorarmos, hoje, nossa Data Nacional, estou feliz em constatar que os compromissos então assumidos foram plenamente cumpridos. De um lado, buscamos assegurar condições de vida digna no Brasil com a criação de milhões de novos postos de trabalho e, de outro, criamos normas e desenvolvemos projetos concretos em benefício dos que decidiram viver no exterior. Criamos no Itamaraty uma unidade para implementar ações para oferecer atendimento adequado aos emigrados brasileiros. Com isso, foi possível fortalecer os Conselhos de Cidadãos no exterior, implantar programas de regularização migratória na América do Sul e assinar acordos

12

previdenciários com grande número de países. No Japão, inauguramos a Casa do Trabalhador Brasileiro em caráter experimental e lançamos projeto-piloto para permitir saque do FGTS. Melhoramos o atendimento aos brasileiros no exterior com a informatização e a reforma do sistema consular, inclusive para a prestação de serviços nas áreas de educação, previdência, trabalho, saúde e cultura.

Anete Arslanian (Pres. da AOTP), Maria Sahwell (Miami Beach High School) e Beatriz Cariello (VP da AOTP)

Essas ações derivam também de processo de consulta permanente que estabelecemos com nossas comunidades no exterior. Abrimos diferentes canais de comunicação direta, como o Portal Consular, o Portal das Comunidades, e a Ouvidoria Consular, que recebe todo tipo de sugestões e críticas para aprimorarmos o serviço. Mais importante, lançamos o processo das “Conferências Brasileiros no Mundo” e, em junho passado, promulguei o Decreto no. 7.214, que estabelece diretrizes para uma política governamental voltada aos brasileiros no exterior. Com ele foi instituída a “Ata Consolidada” de reivindicações da comunidade e criado um Conselho de Representantes dos Brasileiros no Exterior. Esses representantes, eleitos pelas próprias comunidades no exterior, tomarão posse em dezembro, no Rio de Janeiro, por ocasião da III Conferência Brasileiros no Mundo. Estou certo de que, com a sua colaboração, o trabalho da Conferência adquirirá maior eficácia e dinamismo, com melhor articulação em defesa dos direitos dos brasileiros que vivem fora do país. Saúdo a todos e manifesto a certeza de que a cada ano teremos motivos para celebrar avanços e para nos orgulhar, seja aqui ou no exterior, deste Dia, que é o dia de todos os brasileiros. Nesse momento de celebração não posso deixar de registrar um pensamento por aqueles que deixaram suas vidas ou têm vivenciado situações de penúria na busca de realizações pessoais em outros países. Estamos construindo um país de oportunidades para todos os brasileiros e brasileiras. O Brasil os espera de volta. •

Acontece Magazine | Outubro 2010

Em flagrante do evento anterior, a platéia, composta de estudantes, pais e educadores, acompanha atenta as importantes orientações e informações.

Estarão participando do evento, representantes dos setores de admissão de diversas universidades públicas e particulares da Flórida, assim como a palestrante Maria Sahwell, College Admission Preparation Advisor (conselheira) da Miami Beach Senior High School. Alguns dos assuntos abordados pela Sra. Sahwell são financiamento, bolsas de estudo, requisitos para admissão em universidades e faculdades, dicas de sucesso acadêmico, exames obrigatórios, cursos de pósgraduação, etc. “A AOTP espera alcançar um grande público de jovens que estão cursando o ensino fundamental e médio, assim como pais, e demais pessoas interessadas nas etapas para admissão em universidades americanas,” explicou Anete Arslanian, Presidente da AOTP. Haverá tradução simultânea Português / Inglês e as inscrições devem ser feitas através do e-mail infoaatp@gmail.com até dia 11 de outubro.

Pelo quinto ano consecutivo será realizado o concurso “Focus-Brazil” de monografias, desenhos, fotos e vídeos de temática brasileira, em parceria com a AOTP (American Organization of Teachers of Portuguese) e a PMMPlus Media & Marketing, organizadora dos seminários Focus-Brazil.

Concursos estudantis Focus-Brazil serão lançados em dezembro

A temática do concurso 2011 será divulgada em dezembro e um número ainda maior de escolas e estudantes dos diversos cursos de Português, serão envolvidos. “Esta iniciativa do Focus-Brazil em parceria com a AOTP e patrocínio já há dois anos da Fundação Vamos Falar Português é uma das que mais valorizamos dentro do Focus-Brazil”, diz a coordenadora Rita Glass. Todos os anos centenas de trabalhos são apresentados, concorrendo a prêmios em dinheiro e troféus para os vencedores.

www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na América

André Martins (Presidente da Fundação Vamos Falar Português) faz a entrega dos cheques aos vencedores dos concursos estudantís Focus-Brazil, no evento deste ano.


InterTransfers em Ritmo de Fiesta

vitalead.com

Distribuição interna. Fotos ilustrativas. Veja regulamento afixado nas lojas participantes. Licenças: MASSACHUSSETTS: FT5682, GEORGIA: 19518, NEW JERSEY: 0400632-C22, FLORIDA: FT20800070, CONNECTICUT: 14274.

PRomoção

A InterTransfers entrega um Fiesta atrás do outro.

Você pode ganhar um Ford Fiesta a cada quatro meses. Para concorrer, é só fazer o que todo mundo faz. Mandar dinheiro pela InterTransfers, e nada mais.

A cada 100 dólares enviados ao Brasil você recebe um número para participar. Quanto mais remessas, mais chances de ganhar. Colecione seus cupons. Corra antes que o Fiesta acabe.

1 (877) 565-8667 www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na América

Acontece Magazine | Outubro 2010

13


T alento M irim

Gabrielle & Gabriel: nossas estrelas mirins estão demais! Nada como encerrar um ano de muito esforço, muito trabalho e conquistas, com o título de “Player of the Year”. E se você tem apenas 11 anos, como Gabrielle Xavier, o sabor é ainda melhor porque somente agora o golfe está deixando de ser apenas uma curtição gostosa e se tornando uma grande possibilidade profissional. Além dos muitos troféus e medalhas conquistados em 2010, Gabrielle vem sendo elogiada por profissionais e experts do golfe e sonha em representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, quando terá 17 anos.

Gabrielle Xavier

Entre as performances que mais chamaram a atenção para Gabrielle este ano foi a sua participação nas duas etapas finais do US Kids Gold Tournament. Em Miami, após vitória e melhor pontuação do dia com 34 pontos em 9 buracos, 2 abaixo do “par” no difícil “Jim McClean Signature Golf Course” do Doral, ela conquistou o título de “Player of the Year” da temporada. Gabrielle ficou em 2º lugar na classificação geral, na etapa de Palm Beach e parece cada vez mais entusiasmada com os desafios do golfe para 2011. O sucesso no esporte deixa seus pais, Maria Fulfaro e José Xavier (que é seu manager e grande incentivador), muito orgulhosos.

14

Acontece Magazine | Outubro 2010

O motoqueirinho brasileiro Gabriel da Silva, depois de dar um grande susto em seus familiares e sua equipe, sofrendo uma queda durante o “warm up”, venceu a Final do Campeonato Supermoto da Florida.

Gabriel Da Silva

O susto, aconteceu quando, no aquecimento que antecede a prova, Gabriel sofreu um “high side”, onde a moto o lançou num salto de 360 graus no ar. Porém nada grave sucedeu. A queda de Da Silva no “warm up” da manhã provocou certa preocupação na sua equipe, mas ele acabou por responder de forma excelente na corrida, levando não somente mais uma vitória pra casa, como também a colocação de segundo lugar geral no campeonato! E o êxito do fantástico brasileirinho não ficou por aí. Ele também brilhou no campeonato 305 Motard, finalizado no circuito do Palm Beach International Raceway (Moroso). Mesmo deparando-se ao longo do campeonato com alguns problemas, conquistou o título de campeão nas duas categorias onde competia: Kids A e Kids Shoot Out. Mas para Gabriel sua maior alegria não foi somente estar no pódium. Seu pequeno irmão Philippe, que no mês de Maio começou a competir no 305 Motard, mostrou bastante valentia e conquistou o título de campeão do campeonato na categoria Kids B. Philippe tem aprendido bastante com seu irmão e com seu estilo próprio tem conquistado suas vitórias. Para maiores detalhes visite GabrielDaSilva.com

www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na América


E sportes

Rio 2016 Carlos Nuzman

Nuzman descarta incluir novos esportes no Rio Presente na Primeira Convenção Mundial de Natação realizada no Uruguai, o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos do Rio-2016, Carlos Nuzman, evitou falar sobre a inclusão de novas modalidades no calendário da competição que acontecerá no Brasil.

Fórmula 1 Massa fica na Ferrari apesar do ano instável? Se fofoca ganhasse título, a Fórmula-1 terminava empatada. Por pura falta de assunto, a imprensa se dedicou o ano todo a “antecipar” a saída de Felipe Massa da Ferrari (com quem o brasileiro tem contrato para correr em 2011 e 2012). No lugar de Massa foram colocados Roberti Kubitza e Mark Webber, além de outras alternativas mais esdrúxulas. Massa até se cansou de desmentir isso até que a própria Ferrari decidiu, num comunicado oficial, confirmar que Massa e Alonso seguem como o time oficial para 2011. Alguns analistas lembram, entretanto que, na Fórmula-1, um comunicado de confirmação pode ser desmentido dias depois. A temporada de Massa vem sendo instável.

Uma das federações que pleiteia um novo esporte é a FIBA, (Federação Internacional de Basquete), que pretende implantar a modalidade de 3 contra 3 do esporte. O programa dos Jogos “compete ao Comitê Olímpico Internacional (COI) e nós aprovamos o calendário no momento em que fomos eleitos como sede. A partir de então, qualquer modificação que o COI queira fazer, iremos analisar”, declarou Nuzman. O presidente recordou ainda que em sua 121ª sessão, realizada em outubro de 2009, “o COI decidiu incluir o rúgbi e golfe”, e outras modalidades como o beisebol, futebol de salão, skate e surf, “deverão aguardar nova oportunidade”.

Massa fica mesmo na Ferrari?

Ginástica Diego Hypolito

Todos se unem pela recuperação de Hypolito Inicialmente tratada como menor, a lesão de Diego Hypolito no pé esquerdo mostrou-se mais grave do que o imaginado nos últimos exames. E com o temor de a seriedade do caso tirar o ginasta do Mundial do ano que vem, classificatório para os Jogos Olímpicos de Londres-2012, CBG, COB e Flamengo uniram-se para tentar resolver o mais rápido possível a contusão do atleta. A princípio, o bicampeão mundial passaria pela avaliação de um médico suíço, mas ainda há a possibilidade de um norte-americano fazer os exames. Seja para a Suíça ou para os Estados Unidos, a CBG já resolveu que, inicialmente, arcará com as despesas da viagem e de uma possível intervenção cirúrgica de Diego.

www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na América

Fórmula Indy Quem quer brigar para Miami ficar na Indy? O “big boss” da Fórmula Indy, Tony George, se defendeu dos ataques da imprensa e dos fãs, durante a realização do GP de Miami na Fórmula Indy, em Homestead, que está fora do calendário de 2011: “Miami sempre foi prestigiada por nós, que investimos muito nessa prova. Tentamos diversas fórmulas, mas o GP aqui em Miami nunca foi rentável. Estamos apostando há mais de 15 anos. Temos que buscar as praças que são muito mais lucrativas. E as autoridades de Miami nunca pareceram estar realmente interessadas em manter a prova”. Tony George deixou aberta a possibilidade para a prova voltar em 2012.

Homestead poderia voltar em 2012...

Pugilismo Anderson x Belfort

Duelo Anderson x Belfort na véspera do Superbowl Um dos duelos mais esperados do pugilismo mundial, o enfrentamento entre os brasileiros Anderson Silva e Vitor Belfort, deverá acontecer dia 5 de fevereiro, na véspera do “Superbowl”. O fim de semana em que também está marcado o Super Bowl, final da Liga Profissional de Futebol Americano é uma data estratégica para tentar quebrar o recorde mundial de vendas de pacotes “pay-per-view”. O atual recorde é da luta de boxe entre Oscar de la Hoya e Floyd Mayweather Jr, em 2007, com 2,4 milhões de pacotes vendidos. O UFC 110 vendeu 1,72 milhão. Agora, fica a expectativa pela confirmação da luta entre Maurício Shogun e Rashad Evans pelo cinturão do meio-pesados do torneio para o mesmo card.O lutador brasileiro também confirmou, minutos depois, que a luta acontecerá na cidade norte-americana de Las Vegas, principal casa do Ultimate nos Estados Unidos.

Acontece Magazine | Outubro 2010

15


E sportes

Sem Neymar, “punido” por Mano Menezes, Brasil enfrenta Irã e Ucrânia em amistosos A seleção brasileira, comandada pelo técnico Mano Menezes, fará dois amistosos nos dias 7 e 11 de outubro, respectivamente contra as seleções do Ira e da Ucrânia, ambas de poderio intermediário tanto no futebol do Oriente Médio quanto da Europa.

As atitudes de Neymar no Santos, levaram Mano Menezes a não convocá-lo repetindo o que já havia sido feito por Dunga. O jovem craque santista parece ter deixado o sucesso - e o salário de meio milhão de reais lhe subir à cabeça.

A primeira partida será em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Já o duelo com a Ucrânia acontecerá em Derby, na Inglaterra, no estádio Pride Park, com capacidade para 33,7 mil torcedores. O duelo acontecerá às 4:45PM (hora de Miami). A cidade inglesa de Derby é a que possui o maior número de imigrantes ucranianos na Inglaterra. A seleção brasileira nunca enfrentou esses dois adversários. A expectativa é que ambos os jogos tenham ingressos esgotados, como aconteceu no amistoso da estréia de Mano, contra os Estados Unidos, em Newark, quando 70 mil pagantes viram o show de Alexandre Pato e Neymar, nos 2 a 0 contra a seleção norte-americana. Quando convocou os 23 jogadores para esses duelos Mano já tinha alertado que os rivais conseguidos para enfrentar o Brasil, seriam de “porte médio”. O Irã ocupa a 57ª posição do ranking da Fifa, enquanto a Ucrânia aparece no 26º lugar. Na convocação, Mano deixou de fora o atacante Neymar, do Santos, pivô de recentes polêmicas que culminaram com a mudança de técnico no Santos. Sem se referir à não-convocação como uma “punição”, Mano deixou bem claro que disciplina será um fator crucial na equipe brasileira, inclusive elogiando bastante a forma de agir do treinador anterior, Dunga. A seleção irá se reunir de 6 a 13 de outubro, o que diminuirá o tempo de preparação da equipe para o primeiro jogo. Além disso, diferentemente do que ocorre, o Brasil pode ficar concentrado por dois dias após a realização do segundo amistoso. Até agora, Mano Menezes comandou a seleção em apenas uma partida: no dia 10 de agosto, o Brasil bateu os Estados Unidos por 2 a 0 e em setembro, a equipe se reuniu novamente, mas apenas para um período de treinos em Barcelona, onde triunfou por 3 a 0 em um jogo-treino diante do Barcelona.

Copa 2014

Sedes brasileiras já disputam até quem vai jogar em seus estádios

16

As emoções da Copa de 2010 ainda estão bem “frescas” na memória dos torcedores, mas os bastidores da Copa de 2014, no Brasil já estão “pegando fogo”, até mesmo em áreas que não se imaginaria. Como por exemplo: quem vai jogar aonde? Como se sabe, o “sorteio” dos grupos da Copa, que gera uma cerimônia pomposa e transmitida para todo o mundo, é um evento pré-produzido e onde se ajeita as coisas de uma forma a que haja um mínimo de confronto entre as superpotências, na primeira fase. Também imagina-se que, mesmo tendo que disputar as eliminatórias, times como a Espanha (atual campeã), Alemanha (a maior frequentadora de finais) e Argentina, sempre um grande favorito, terão passaporte carimbado. Por isso, suas presenças já estão sendo “disputadas” pelas futuras sedes brasileira da Copa. Por exemplo, Salvador, cidade brasileira que tem a maior colônia espanhola do país, quer ter a Espanha em seu grupo. Até movimento liderado pela descendente de espanhóis, Ivete Sangalo, já foi iniciado.

Acontece Magazine | Outubro 2010

Porto Alegre sonha com as seleções do Sul: Argentina, Chile e Uruguay. Qualquer uma delas será sinônimo de Beira Rio lotado em todos os jogos. Curitiba planeja atrair a Alemanha, pois está no Paraná a maior comunidade de origem germânica do Brasil. Já Manaus, torce para que um desses países: Colômbia, Venezuela, Peru ou Equador, se classifique e jogue lá, garantindo grande plateia. Recife e Fortaleza, cidades do Nordeste que recebem grande quantidades de turistas italianos e franceses durante todo o ano, se acham “candidatas naturais” a receber essas seleções, caso elas se classifiquem, como sempre ocorre a cada Copa. Sabe-se que a CBF planeja colocar o Brasil, na primeira fase, fora do eixo Rio-São Paulo e especula-se para onde iria o time canarinhos. Nos bastidores, quem está apostando sério nessa possibilidade é Brasília. Sem proximidade com países, Belo Horizonte ainda não se manifestou, mas sabe-se que os mineiros querem mesmo é receber o Brasil na primeira fase da competição.

www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na América


www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na AmĂŠrica

Acontece Magazine | Outubro 2010

17


T urismo & A ventura Cesar Barroso, especial para ACONTECE

Romance

junto à Natureza

Deering Estate at Cutler .

Ao sul de Miami encontra-se um lugar romântico, onde em noites de lua cheia as pessoas se reúnem para apreciar os vinhos da Califórnia e saborear pratos dos chefes  mais famosos de Miami. Nesse mês de outubro, será no dia 23.  O Deering Estate at Cutler é um lugar muito especial, à beira mar, com mansão, belos jardins com fileiras de palmeiras imperiais, e mata nativa onde habitavam no passado os índios Tequesta. O construtor da fazenda foi Charles Deering, irmão do proprietário de Vizcaya(James Deering), o que fica patente pelo bom gosto reinante. O Deering Estate era a fazenda onde Charles, conservacionista e colecionador de arte, desenvolvia projetos de apoio à botânica do sul da Flórida. As atividades do local são inúmeras: •Canoagem até Chicken Key •Tour Histórico •Tour das Áreas de Mata Nativa •Tour Noturno na Floresta •Encontro Infantil com a Brigada Ecológica •Tour pelos Estúdios dos Artistas •Tour pela Trilha dos Tequestas •Tour dos Passarinhos •Tour pela Floresta dos Pinheiros •Tour das Borboletas •Tour Mal-Assombrado “Vozes do Passado” No dia 15 de outubro próximo o Conjunto de Música Clássica do Deering Estate dará concerto com  a artista visitante Bernice Harbaugh, ás sete da noite. O Deering Estate at Cutler pertence atualmente à cidade de Miami e funciona como um parque, aberto todos os dias, exceto Natal e Thanksgiving, de 10 da manhã às cinco da tarde. A entrada custa $12.00 para adultos e $7.00 para gente de idade entre 4-14. As atividades extras têm preços variados, que podem ser encontrados no website www.deeringestate.com O endereço é: 16701 SW 72 Avenue Miami, FL 33157. Telefone: (305) 235-1668

18

Acontece Magazine | Outubro 2010

www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na América


T urismo & A ventura

Dica do Fotógrafo

O Deering Estate era a fazenda onde Charles Deering, conservacionista e colecionador de arte, desenvolvia projetos de apoio à Botânica do sul da Flórida.

Não esqueça de limpar a lente de sua câmara de vez em quando. As lojas de fotografia têm um kit de uma escova macia com um soprador manual, para tirar partículas finas que poderiam arranhar a lente , e lencinhos de papel bem fino e um líquido apropriado. Sujeira na lente pode comprometer a qualidade de suas fotos.

www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na América

Acontece Magazine| Abril 2010 Acontece Magazine | Outubro

19


E ventos

Miss Brasil-USA elege representantes da Flórida, dia 23 A décima-nona edição do concurso Miss Brasil-USA terá uma de suas etapas mais importantes, com a escolha das 6 representantes da Flórida. O evento vai acontecer às 9 da noite do dia 23 de outubro no Marco Polo Beach Resort (Ramada Plaza), em Sunny Isles.

Tânia Azevedo, produtora da Seletiva Sul da Flórida, desde 2006, está feliz de poder voltar a uma casa que já é palco de tantos sucessos e eventos importantes de nossa comunidade:

“O local é chocante, digno das raízes deste evento, que foi criado pelo Carlos Borges

justamente nesta região, e está prestes a completar 20 anos de vida. Neste concurso já passaram Ana Carolina da Fonseca, Sharon Lima, Sharon Meneses, Cherylin Silva, e mais recentemente, Isabelli Oliveira, Marina D’Ávila, Tamara Fuks, Roberta Carvalho, Bianca

Adriane, Ana Cecília, Mariana Pires, e Mariana Ferrari. É muito especial fazer parte desse evento”. “Ana Carolina foi coroada Miss Brasil-USA 1997 no Gusman Center, e eu estava lá, filmando meu programa diário de TV na WLRN. Foram

tempos maravilhosos da nossa comunidade brasileira, quando havia uma economia abundante para todas as profissões”, lembra Marcos Cesar. Antes de chegar à final, dia 23 de outubro, a Seletiva Sul da Flórida já realizou 3 eventos, onde um seleto juri elegeu a Miss Simpatia (Samba Café), Miss Glamour Girl (Oba-Oba), e Miss Top Model (Blue Martini). Os resultados serão apresentados na final. Além do show das candidatas, o evento final contará com apresentação de Marcos César, show de Gilson do Cavaco, e outras atrações a serem anunciadas. Todos os ingredientes estão sendo cuidados para que a festa mantenha a longa tradição de sucesso do Miss Brasil-USA, etapa Flórida. Reservas para quartos devem ser feitas via telefone: (305) 9322233. Mencionar o “Miss BrasilUSA” para tarifas especiais. Para mais informações sobre o evento, ligue para (954) 7826464 ou visite o site www.444. fm

Algumas das candidatas a representar a Flórida no Miss Brasil-USA 2010

Talento Brasil confirma 17 Etapas e Final será em Janeiro Outubro 23 – Newark (NJ) Novembro 06 – Salt Lake City (UT) 07 – Toronto (Canadá) 11 – Bridgeport (CT) 12 – Hartford (CT) 13 – Atlanta (GA) 16 – Los Angeles (CA) 20 – Washington (DC) 21 – Miami (FL) 27 – Fort Myers (FL) 28 – Orlando (FL) 29 – Boston (MA) Dezembro 04 – Broward (FL) 05 – New York (NY) Janeiro 28 – Final Fashion Miami Beach 29 – Final Infantil Broward 29 – Final Adulto Broward

A terceira temporada do Talento Brasil começa a realizar suas seletivas regionais no dia 23 de outubro, em Newark, cidade que nos dois anos anteriores celebrou o maior número de vitórias nas diferentes categorias da competição. A Coordenação Geral do evento, sob o comando este ano do Diretor Artístico Caio Castro,

divulgou a agenda de etapas regionais, que inclui 13 cidades norte-americanas e Toronto, no Canadá.

em todas as etapas até o dia 30 de novembro. A seletiva final está prevista para New York, dia 5 de dezembro.

Apresentado há três anos pela BB Money Transfer/BB Remessa e patrocinado pela TV Globo Internacional, o “Talento Brasil” tem apoio de Acontece Magazine e Acontece.com segue com inscrições abertas

Os finalistas serão reunidos no Sul da Flórida para disputar os 10.000 dólares “cash” e os troféus “Rising Star” que serão entregues aos ganhadores nas categorias cantor, cantora, apresentador, ator e modelo,

tanto adulto como infantil. As finais serão mais uma vez divididas em três eventos distintos, com a Final “Fashion” sendo realizada no dia 28 de janeiro, à noite, e as finais infantil e adulta, na tarde e à noite do dia 29 de janeiro. Nos seus dois primeiros anos de realização o “Talento Brasil” teve mais de 5.000 inscritos e 126 finalistas.

Crianças e adultos podem se inscrever no site: www.talentobrasil.com 20

Acontece Magazine | Outubro 2010

www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na América


www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na AmĂŠrica

Acontece Magazine | Outubro 2010

21


22

Acontece Magazine | Outubro 2010

www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na AmĂŠrica


E leições

Marina Silva se torna “a eleitora com peso em ouro” na disputa entre Dilma e Serra no Segundo Turno Dilma Rousseff

Com quase 20 milhões de votos, a candidata do Partido Verde à Presidência, Marina Silva, terminou o primeiro turno das eleições presidenciais em terceiro lugar, com 19% dos votos válidos, contra 46% de Dilma Rousseff (PT) e 32% de José Serra (PSDB). Dilma e Serra se enfrentam dia 31 no Segundo Turno, mas a “bola” está não mãos de Marina. Será o eleitor da candidata acreana quem vai “decidir” quem será o sucessor de Lula. E a julgar pela coerência das declarações de Marina, que cresceu 70% na preferência popular nas duas últimas semanas antes das eleições, a candidata defenderá a realização de uma sessão plenária de seu partido para definir se o PV apoiará algum candidato no segundo

turno. Segundo a candidata, a plenária no partido é necessária para ouvir todos os “núcleos sociais” envolvidos no PV.

turno. Considerando os votos por Estados, Marina acabou em primeiro lugar no Distrito Federal e em segundo no Rio de Janeiro.

O Partido Verde tem exponentes que se “dividem” entre “governistas” que pendem para apoio a Dilma, (como o atual ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o músico e ex-ministro Gilberto Gil) e “oposicionistas”, que seriam francamente apoiadores de Serra (como o candidato ao governo do Rio, Fernando Gabeira). A decisão do PV não será fácil e difícilmente, unânime.

As pesquisas de “boca-deurna” revelaram que Marina teve um alto grau de preferência dos mais jovens e dos eleitores com maior escolaridade. “Essa jornada nos deixou felizes e nos fez sentir profundamente vitoriosos. Nós nos dispusemos a iniciar um processo político e a quebrar a ideia do plebiscito, e o Brasil ouviu o nosso apelo de pensar duas vezes”, disse Marina Silva durante evento na sede do PV, em São Paulo.

Apesar da terceira posição, que já era prevista nas pesquisas, o resultado foi festejado pelo PV, devido à substancial ascensão da candidata nas últimas semanas (de 11% para 20%) e ao peso que seus votos terão no segundo

Tiririca: 1,3 milhão de votos 2010 pode ficar lembrado como o ano em que o Brasil elegeu um palhaço - de verdade - para o Congresso Nacional. O palhaço Tiririca, codinome do cidadão Francisco Everardo Oliveira Silva, não só foi eleito como foi o candidato com a maior votação entre os postulantes a uma vaga na Câmara dos Deputados em todas as unidades da federação. Concorrendo pelo PR-SP, ele teve de 1,35 milhão. Ficou muito à frente do segundo mais votado do país, Anthony Garotinho (PR-RJ),

Marina Silva

ex-governador do Rio de Janeiro, que beirou 700 mil votos, e teve mais que o dobro do segundo mais votado em SP, Gabriel Chalita (PSB), escolhido por 560 mil eleitores.

“Estamos felizes, ainda que não tenhamos ido ao segundo turno, porque o Brasil foi para o segundo turno, para pensar duas vezes. Quem sair vitorioso, seja Serra ou seja Dilma, sairá mais legitimado”, disse Marina aos jornalistas que a entrevistaram quando já haviam sido contados mais de 98% dos votos. Durante o discurso de Marina, o clima na sede do PV era de euforia. Estavam presentes o vice na chapa presidencial, Guilherme Leal, o candidato do partido ao governo de São Paulo, Fábio Feldmann, e o candidato ao Senado, Ricardo Young. Fernando Gabeira, derrotado na disputa pelo governo do Rio, não compareceu.

www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na América

José Serra

As estratégias para o 2º Turno A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, vai se aproximar mais dos cristãos no segundo turno da disputa ao Palácio do Planalto, visitando igrejas e templos evangélicos, e partirá para o confronto político com o adversário do PSDB, José Serra, auxiliada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A nova estratégia, aprovada por Lula, foi acertada em reunião da candidata do PT à Presidência com coordenadores de sua campanha. Dilma também se reuniu com governadores e senadores eleitos da coligação aliada ao PT, em um hotel de Brasília. Foi um ato para mostrar unidade em torno de sua campanha. A portas fechadas, a candidata do PT pediu a todos que a ajudem a combater a “tática de guerrilha” que circula na internet contra ela. Na avaliação do comando da campanha, Dilma perdeu votos para Marina Silva (PV), evangélica, por conta da polêmica em torno da legalização do aborto. “Vamos disputar palmo a palmo, a partir de agora, todos os fatos e versões”, avisou a candidata, na reunião com os eleitos. Sem citar o nome de Serra, ela disse que a oposição vai querer transformar o segundo turno em uma batalha entre éticos e não éticos. “Eu não vou aceitar isso”, afirmou Dilma, aplaudida pelos aliados. “Tenho 25 anos de vida pública e nunca tive nenhum processo. Esse vale-tudo não é para nós e não vamos entrar nessa baixaria.” Serra busca doadores Após a definição de que haverá segundo turno na campanha presidencial, os tucanos se reuniram em São Paulo, para discutir a estratégia de arrecadação para essa nova etapa da disputa. Com base em um diagnóstico de captação de fundos da primeira fase da eleição, o comando da campanha de José Serra (PSDB) estipulou metas para melhorar o desempenho junto aos arrecadadores. O PSDB espera agora não enfrentar as mesmas dificuldades do primeiro turno da campanha, que resultaram em captação de recursos abaixo do esperado. Os tucanos decidiram ampliar o leque de potenciais doadores e fazer investidas junto aos pequenos e médios empresários, em reunião ontem no escritório do secretário de Cultura, Andrea Matarazzo, na hora do almoço. Participaram do encontro Márcio Fortes, ex-candidato a vicegovernador pelo PSDB no Rio, o vice-presidente do partido, Eduardo Jorge, o tesoureiro da campanha, Luis Sobral, e o responsável pela arrecadação, Sérgio Freitas.

Acontece Magazine | Outubro 2010

23


H istória

TV brasileira: 60 anos de controvérsias revoluções & talento No último dia 18 de setembro a TV brasileira se tornou uma “sessentona”, oficialmente. Isso porque foi exatamente naquele dia, há seis décadas atrás, que um dos maiores empreendedores e mais controversos empresários da História do Brasil, o paraibano Assis Chateaubriand, inaugurava a TV Tupi-Difusora, canal 3 de São Paulo. Marcada por grande pioneirismo, a TV brasileira atravessou os anos 50 como um veículo da elite, ainda sendo menos popular do que o rádio, como entretenimento, e sem a menor chance de sequer ser considerada um veículo “sério” de imprensa. Tudo mudou nos anos 60, quando a emergente classe média brasileira passou a comprar televisores, o número de emissoras de TV se multiplicou pelo país e surgiram as primeiras redes nacionais: Rede Tupi (Diários & Emissoras Associados), REI (Rede de Emissoras Independentes), liderada pela Record, e a Rede Excelsior, que tinha apenas emissoras em São Paulo, Rio e Belo Horizonte. Com a grande popularização da TV nos anos 60, foi sendo gerado o que hoje é um dos maiores fenômenos de comunicação social e influência de comportamento e opinião pública do Brasil: a TV. O salto qualitativo e profissional gerado pelo surgimento da Rede Globo, a partir de 1970, desencadeou um processo industrial-cultural que deu ao Brasil o seu primeiro produto industrial de qualidade internacional: a telenovela. Seis décadas depois de inaugurada, a TV brasileira é hoje o mais sólido setor de comunicação social do país, com uma força capaz de mobilizar todo o território nacional, seja numa

24

“Fábrica de ídolos” d o t e l e j o rnalismo criou a preponderância da “notícia nacional” sobre a “notícia local”. partida decisiva de futebol, numa maratona filantrópica ou nos capítulos decisivos de uma novela. Também ao longo de seis décadas, à medida que a importância dada à TV no dia-a-dia dos brasileiros, foi crescendo, mais se discute seu conteúdo, sua formidável capacidade de influência e mobilização e o legado que essa “máquina intermitente” de informação e entretenimento, gera ao país.

B en Jor, de Wa n d e r l é a a Jair Rodrigues. Quase tudo de relevante que aconteceu na música brasileira entre 1965 e 1970, passou necessáriamente, pelos programas musicais e festivais produzidos pela Record. Já o papel de referência central de informação para os brasileiros, a TV só conquistou na década de 70, com o advento do primeiro telejornal em rede, o “Jornal Nacional”.

“A Televisão brasileira é o motor do Brasil”, diz o legendário comediante Chico Anysio, ele próprio um dos maiores fenômenos da TV, onde trabalha desde a década de 50, primeiro nas funções mais simples dos estúdios, passando a roteirista e finalmente tornando-se uma das maiores estrelas da história do veículo.

Carro-chefe da verdadeira “revolução” gerada pelo “conceito Globo”, a partir da formação da primeira rede nacional “via microondas da Embratel”, o JN criou o hábito do Brasil “se ligar”, entre as novelas das 7 e das 8, institucionalizando o que hoje se considera um dos mais bem bolados formatos de programação e âncoras de audiência em todo o mundo.

A primeira marca cultural forte da TV na sociedade brasileira veio na relação com a música, nos anos 60, e de uma forma muito acentuada na TV Record. No eletrizante “caldeirão de idéias e marketing” gerado pelos antigos donos da emissora paulista, foram gerados os festivais de música, os programas que revelaram toda uma geração de estrelas da MPB, de Elis Regina a Roberto Carlos, de Chico Buarque e Caetano Veloso, a Jorge

“Até o advento do Jornal Nacional, o Brasil só tinha como saber das notícias nacionais, pelo rádio ou pela imprensa escrita que ainda tinha um papel de protagonismo na informação do grande público”, diz o âncora Bóris Casoy, ele mesmo um “jornalista de mídia impressa”, que viria a se tornar um fenômeno de popularidade como âncora de telejornais nas redes SBT, Record e Bandeirantes. A “nacionalização”

Acontece Magazine | Outubro 2010

www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na América

A expansão da TV como “negócio” no Brasil dos anos 70 gerou não só a multiplicação de canais, programações e oportunidades, como consolidou o que viria a se tornar um dos bens mais preciosos de nossa TV: a predominância do produto brasileiro como “estofo” de nossas emissoras. Ainda que o sedutor apelo dos produtos “enlatados” - como se rotulava antigamente os seriados e filmes estrangeiros, basicamente americanos, que infestavam a TV mundial - fosse muito grande, por serem fartos e baratos, o público brasileiro fez com que o “fiel” da balança pendesse para o produto nacional. Até hoje o Brasil é, dos 10 maiores consumidores de produtos de TV do mundo, aquele que tem o segundo maior índice de “nacionalização” de suas grades, perdendo apenas para os Estados Unidos. Por sua vez, o Brasil é um dos maiores “exportadores” de programação de TV para o exterior. Nossas novelas, séries, documentários e especiais, são exibidos regularmente em 138 países. Embora a maior fatia desse mercado seja da Rede Globo, as redes Record, Bandeirantes, SBT e até a novata Rede TV, exportam seus programas e formatos originais.

A TV brasileira cria ídolos e mitos desde seu início, e mesmo quando ainda era um “luxo de poucos”, já emanava sua aura de glamourização e fama. A apresentadora Hebe Camargo, por exemplo, é o mais espetacular ícone de longevidade de nossa TV. Ela, estava lá, ainda uma adolescente, na cerimônia de inauguração da TV Tupi-Difusora, e ao lado das atrizes Lolita Rodrigues e Nair Belo, formaram o “trio” que entoou o “Hino da Televisão”. Hebe foi, é e tudo indica que seguirá sendo mega-estrela da TV brasileira por toda a vida. Passou por todas as grandes redes do país, sempre em horário nobre, com uma das platéias mais fiéis que se tem notícia. Quanto o assunto é “fidelidade”, muitos nomes devem ser lembrados: os dos apre-


H istória

com mais de 70 anos, segue disputando “palmo a palmo” o filé-mignon da audiência brasileira, que é a faixa noturna das noites de domingo. sentadores Flávio Cavalcanti e Jota Silvestre, a comediante Dercy Gonçalves, em tempos mais recentes a apresentadora Xuxa e o maior ícone masculino da nossa TV em todos os tempos, o Silvio Santos. A saga do camelô que se tornou uma grande estrela da TV e biolionário dono do SBT, uma das 3 maiores redes de televisão do país, é um poderoso exemplo de como a soma de empatia popular canalizada através de uma efetivas plataforma de comunicação de massas, é capaz de gerar fenômenos que desafiam pesquisadores e estudiosos. Influente como poucos na História de nossa TV, Silvio Santos foi rei de audiência na Globo dos anos 60, na Tupi dos anos 70, até ganhar suas próprias concessões e montar o SBT, durante décadas a segun-

Alí, no “ringue” mais caro da TV em nosso país, se enfrentam siglas poderosas da TV: o “Fantástico” (um formato originalmente criado pela Globo e que está há décadas no comando da audiência), o “Programa Silvio Santos” (que existe desde 1959), o “Show do Gugu”, com Gugu Liberato, agora na Record, e a insanidade total do “Pânico na TV:, um conceito original que se transformou no maior sucesso de audiência da Rede TV! (ex-Manchete).

Coube também à TV Tupi, que dominou com tranquilidade a audiência das novelas até 1969, dar o “jump” na modernização do gênero, que viria a encontrar na Globo, a base propícia para seu desenvolvimento artístico e como “produto”. A novela “Beto Rockfeller”, de Plínio Marcos, foi uma revolução sem tamanho na TV brasileira. Depois disso, os dramalhões mexicanos, folhetins históricos e temas distantes do dia-a-dia do espectador, foram substituídos por histórias modernas, produzidas com olhar cinematográfico, ágeis, se beneficiando da rápida melhoria dos processos de edição de vídeo-tape e de novas linguagens dentro da própria TV.

Está longe de responder aos que criticam seu conteúdo cada vez mais controverso, apesar de em quase nada diferir do que é exibido pelas TVs de todo o mundo, sejam de primeiro, segundo, terceiro ou milésimo mundo. Mas não abre mão de sua excelência técnica e segue entregando uma respeitável gama de produtos de alta qualidade artística, cultural e informativa. Não há como negar, gostem os críticos ou não, do que ela exibe,

1

A obra genial de Monteiro Lobato se tornou a série “Sítio do Pica-pau Amarelo”, que é exibida, com sucesso, há três décadas

2

Cid Moreira, “âncora” do Jornal Nacional

3

Hebe camargo, “primeira-dama” da TV brasileira, “no ar” há 60 anos!

4

“Vila Sésamo”, um formato importado que revelou Sônia Braga e virou ícone de uma geração

E foi aí que a Globo revolucionou de forma mais radical o gênero.

Se nas áreas de música, shows, variedades, entretenimento e jornalismo, a TV brasileira fincou fortemente suas raízes, em nenhuma outra seu êxito foi

5

Caetano Veloso, uma das revelações dos festivais da Record

mais consistente, avassalador e reconhecido mundialmente c o m o

6

“O Bem Amado”, a primeira novela à cores produzida no Brasil

7

nas telenovelas. da c o locada em audiência geral do país, revelando outros fenômenos como Gugu Liberato e Mara Maravilha, abrindo novas frentes na área das novelas, mas pontuando suas conquistas como um dos mais controversos e instáveis empresários do setor. nada disso, entretanto, jamais abalou a fidelidade de seu público e hoje,

As “novelas” começaram, de fato, a dominar as paixões do telespectador brasileiro com o mega-sucesso “O Direito de Nascer”, um dramalhão cubano que paralisou o Brasil via Rede Tupi entre 1964 e 1965 e cujo capítulo final foi transmitido “ao vivo” do Maracanãzinho, para se ter uma idéia do frenesí em torno das “revelações”, guardadas para os momentos finais da trama envolvendo os personagens “Alberto Limonta” e “Isabel Cristina”.

Passados 60 anos, a TV brasileira é não só reconhecida fora do Brasil como um de nossos produtos de melhor qualidade, mas é inegávelmente a grande vedete dos lares brasileiros. O advento da TV a cabo, por satélite e mais recentemente, a TV digital, ao mesmo tempo que abriram a nossa TV para um imparável acesso de produtos globalizados - há mais “enlatados” do que nunca chegando aos espectadores - também democratizam o acesso e multiplicam as possibilidades de segmentação. Como poucas no mundo, e numa velocidade estonteante, a TV brasileira se reinventa 24 horas por dia.

www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na América

a TV brasileira é um verdadeiro orgulho nacional. Uma “sessentona” cada vez mais cheia de brilho, vitalidade e enorme curiosidade pelo que estar por vir, pelo que pode alcançar. E segue dando ao Brasil uma plataforma de comunicação social soberana, com altíssimo percentual de produções próprias, brasileiríssimas em tudo que isso pode representar de bom ou controverso. Dos especiais musicais, aos “reality shows” de predominante vazio e baixaria. Dos “shows de prêmios” a sensacionais reportagens investigativas. De laboratórios jornalísticos a ousados experimentos artísticos, tudo nela parece caber, ser possível, ser experimentável. Esse é, talvez, o lado mais brilhante de uma instituição que nos espelha de forma diversa e complexa.

Flávio Cavalcanti, um campeão de audiência nas redes Tupi e Bandeirantes

8

Campeão de audiência há 50 anos, Silvio Santos é um dos maiores fenômenos e um ícone vivo da TV brasileira

9

Glória Menezes & Tarcísio Meira, o “casal-símbolo” das novelas. Instituição nacional!

10

Xuxa bateu todos os

récordes dos programas infantis e exportou seu “Xou” para a Argentina e os Estados Unidos.

Acontece Magazine | Outubro 2010

25


26

Acontece Magazine | Outubro 2010

www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na AmĂŠrica


www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na AmĂŠrica

Acontece Magazine | Outubro 2010

27


28

Acontece Magazine | Outubro 2010

www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na AmĂŠrica


imperdíveis

As melhores coberturas e dicas de eventos estão no Acontece.com!

2 For 1Ballet Young People

Internacionalmente aclamado, o Miami City Ballet apresenta dia 16 de outubro, no Arsht Center, o espetáculo “Ballet for Young People”, com 50 dançarinos num programa que inclui a “Fanfarre” de Jerome Robbins e “Western Symphony”de George Ballanchine. arshtcenter.org

3 Stone Temple Pilots

2

Os fãs do rock dos anos 80 certamente vão gostar de rever uma das bandas de maior sucesso daquela década, a “Stone Temple Pilots”, apresenta seus maiores sucesso no Hard Rock Hotel & Casino (Hollywood, FL), dia 12 de outubro, com ingressos que oscilam entre $ 67 e $214, mais taxas. Confiram no site hardrocklivehollywoodfl.com

4

Cabaret Mechanical Theater no MIASci

Mundial de Vôlei Feminino

A cidade japonesa de Hamamatsu, onde vivem cerca de 50 mil brasileiros, será uma das sedes do Mundial de Volei Feminino. Na Primeira Fase o Brasil enfrentará, a partir do dia 29 de Outubro, as seleções do Kênia, República Checa, Holanda, Porto Rico e Itália. A cobertura especial está sendo anunciada pelo canal a cabo/ satélite ESPN 2. espn2.com

5

Young Frankenstein

O hilariante texto de Mel Brooks, que encanta a Broadway e se tornou um clássico da comédia no cinema, chega aos palcos do Sul da Flórida, no Au Rene Theater do Broward Center for the Performing Arts, de 6 a 17 de outubro. www.browardcenter.org

Até o dia 29 de novembro é possível visitar uma das mais criativas e interessantes mostras científicas para todas as idades. Trata-se do “Cabaret Mechanical Theater”, onde 40 esculturas mecânicas funcionais, também batizadas como “Automatas”. As esculturas ganham surpreendente “vida” com um simples toque de um botão, e 20 das esculturas podem ser ativadas pelos próprios visitantes. miamisci.org

www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na América

Acontece Magazine | Outubro 2010

29


C inema Kardecismo em alta nas telas nacionais

“Nosso Lar” segue exemplo de “Chico Xavier” e arrasta multidões

RED traz quatro

corôas aposentados em “ponto de bala” O filme brasileiro “Nosso Lar”, que estreou nas salas de cinema do país há apenas quatro semanas, vem liderando as bilheterias do país e se tornando um novo fenômeno de sucesso do cinema nacional.

Além do recorde de público, também foi indicado, em enquete realizada pelo Ministério da Cultura, como o filme que deveria disputar umas das cinco vagas para concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2011. “Lula, o Filho do Brasil” Segundo a distribuidora acabou vencendo as outras 20th Century Fox, o longa- 22 produções que entraram metragem já superou a na disputa. marca de US$ 20 milhões, o dobro do seu custo, “Nosso Lar” , que introduz que por si já foi o maior no cinema brasileiro os efeitos orçamento da história do especiais de computador de última geração, é baseado cinema brasileiro. na obra de André Luiz , Em quatro semanas a psicografada pelo médium produção já foi vista por Chico Xavier. mais de três milhões de espectadores, e segundo as O longa-metragem conta a projeções dos produtores, trajetória do médico André pode se tornar a maior Luiz (Renato Prieto, de bilheteria de todos os “Bezerra de Menezes: O diário tempos de nosso cinema.  de um espírito”), que desperta

em outro plano após sua morte. Além de Prieto, “Nosso Lar” conta ainda no seu elenco com os atores Paulo Goulart, Werner Schünemann, Chica Xavier, Ana Rosa e Othon Bastos, além de outros.

Quando se imagina que o cinema esgotou sua capacidade de surpreender o público, vem uma surpresa. E “das boas”, já que não é fácil de lembrar de filmes onde cidadãos da terceira idade encarnem personagens letais em tramas de grande intensidade e ação.

A produção dirigida por Wagner de Assis é mais uma de temática espírita que garantiu bons resultados na bilheteria nacional. Neste ano, “Chico Xavier”, inspirado na história do médium mineiro, também movimentou as salas de cinema. Somente nos três primeiros dias de exibição, quase 600 mil brasileiros assistiram à cinebiografia. Mas “Nosso Lar” deve superá-lo, a julgar pelos números iniciais.

A “gang” é liderada por um ex-colaborador da CIA (Bruce Willis) que se vê, de repente, transformado em alvo da própria agência de inteligência norte-americana e recruta seus amigos aposentados (antigos colaboradores ou conectados de alguma forma com a agência no passado), todos aposentados, para se defender da “sentença” de morte decretada pela CIA.

Pois é exatamente isso que acontece em “RED” - que é a abreviatura de “Retired and Extremely Dangerous” (Aposentados e Extremamente Perigosos), uma adaptação da novela de Warren Ellis e que traz para a telona um time de atores da maior qualidade: Ellen Mirren, John Malkovich, Bruce Wills e Morgan Freeman.

“O mais interessante é que cada um dos personagens ‘aposentados’ tem seus mistérios e sua história de vida e isso acaba interferindo na operação para a qual eles se reúnem em torno de ‘salvar a pele’ do amigo perseguido pela CIA”, diz Helen Mirren, ganhadora do “Oscar” de Melhor Atriz em 2007 pelo filme “The Queen”. Repleto de cenas de ação, protagonizadas por elenco, todo ele, acima dos 55 anos - Morgan Freeman, o mais velho, tem 71 - e o que é mais impressionante, sem uso de “stunts” nas cenas mais arriscadas, “RED” tem a receita dos filmes de ação na linha “Duro de Matar”, mas com a inteligência e sofisticação de filmes mais modernos, como a trilogia “Bourne”. O filme tem estréia marcada para 15 de outubro.

Ainda neste mês de Outubro...

Jackass 3-D Para quem gosta do gênero pastelão-violento, esse filme deve agradar em cheio. O mesmo espírito da série da TV, em ultra moderno 3-D. Estreia dia 15.

30

Acontece Magazine | Outubro 2010

Hereafter A “onda” dos filmes sobre a vida além da morte não se limita ao Brasil. Esse projeto vem com a assinatura de Clint Eastwood e Matt Damon estrelando. Dia 20.

www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na América

Paranormal Activity 2 Já em plena “Halloween Season”, a sequência aposta em manter pelo menos 60% da platéia do filme original, repleto de sustos e efeitos. Estreia dia 22.


T elevisão

Record tem novo Centro Exibidor

Walter Negrão promete novela “revolucionária”

O bravo e moderno Oeste brasileiro em “Araguaia”

Foto: Antonio Chahestian

Da mesma forma que a Globo não está acostumada e não aceita os fracassos, ela regrupa o time e parte para o contra-ataque. Por isso, espera-se que a receita de “Araguaia”, novela que estreou na última semana de setembro, seja das mais fortes e inovadoras dentro da emissora.

A Record Internacional, que atualmente atinge mais de 150 países, inaugura oficialmente, no dia 30 de setembro, seu novo Centro Exibidor e sua Central de Produção, em São Paulo. Agora os conteúdos gerados dos masters de São Paulo chegam à Europa, Estados Unidos e África, com mais agilidade e eficiência. O novo Centro Exibidor reúne o que existe de mais moderno no mercado em termos de tecnologia, o que permite melhor qualidade de som e imagem digital. Se antes havia apenas um switcher para enviar todos os sinais, agora existe um para cada País. A mudança afeta também o setor comercial, já que com o novo sistema é possível comercializar os espaços de cada País separadamente. Além disso, agora será possível enviar o sinal da Record Internacional diretamente do Brasil para a maioria dos Países, sem intermediações, “real time”, o que reduz sensivelmente a diferença do tempo de exibição no Brasil com os canais do exterior.

Isso porque “Araguaia”, que conta com pesos pesados como Regina Duarte, Cleo Pires, Edson Celulari, Murilo Rosa, Milena Toscano e Thiago Fragoso, veio para substituir um dos maiores fracassos recentes da teledramaturgia global: “Escrito nas Estrelas”, que foi tão mal de “ibope’ que terminou sendo “encurtada”, fato raro na Globo, que planeja milimetricamente a duração de suas atrações. “Araguaia”, novela de Walter Negrão, não tem nada a ver com “Pantanal”, o célebre sucesso de Jayme Monjardim que, nos anos 80, na Rede Manchete, chegou a balançar a audiência da Globo. Em “Araguaia”, o Oeste do Brasil será mostrado não apenas pela beleza de suas paisagens, mas pelo impacto da modernidade.

calmente diferente daquela que se caracterizava pela vida sertaneja.

Goiás, Mato Grosso e Tocantins são os cenários da novela que além de ir fundo nas carecterísticas culturais da região, mostra como o “oeste moderno” do Brasil abriga hoje uma população radi-

“É o oeste dos superstars sertanejo, da tecnologia de ponta e das fortunas geradas a partir de riquezas agrícolas, pastorís e industriais”, diz Negrão, que promete uma novela “revolucionária”

www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na América

seja em termos de tramas como na edição, além de dedicar um grande espaço aos esportes radicais:

“Nem todo mundo sabe que o oeste do Brasil é um paraíso para os praticantes dos esportes radicais e pretendemos enfatizar isso ao longo de

toda a novela”, diz o autor. Dirigida por Marcos Paulo, “Araguaia” deverá ter locações externas filmadas nas cidades de Santa Terezinha e São Félix do Araguaia, fato que já deixou as populações locais em grande alvoroço para ver de perto as estrelas globais.

Acontece Magazine | Outubro 2010

31


M úsica

Michel Teló

Djavan! O esperadíssimo “Ária” traz para Miami Beach o lado intérprete do mestre alagoano O público, brasileiro, norte-americano e hispânico, que tradicionalmente lota as apresentações do cantor e compositor alagoano Djavan, no Sul da Flórida, terá motivos de sobra para “repetir a dose”, dia 29 de outubro, no Fillmore Miami Beach (1700 Washington Ave, Miami Beach 33139). É que em vez de interpretar seus grandes sucessos em canções novas, como é marca registrada de seus shows, desta vez Djavan trará aos Estados Unidos o repertório do projeto “Ária”, onde ele canta músicas de seus compositores favoritos. No repertório estão canções de Caetano Veloso, Chico Buarque, Vinicius de Moraes, Luiz Gonzaga, Edu lobo, Zé Dantas, Othon Russo e Agenor de Oliveira, além de outras “pérolas” resgatadas por quem é considerado dono de uma das mais belas e afinadas vozes da MPB. Nascido Djavan Caetano Viana, em 1949, em Maceió, Djavan chega aos 61 anos numa posição mais que especial na história da moderna música brasileira. É não só um estável vendedor de discos no Brasil e no exterior, como um dos artistas brasileiros mais consagrados e respeitados fora do país, com premiações e múltiplas indicações ao “Grammy” além de sólidas plateias nos quatro cantos do mundo. Lançado pelo selo “Biscoito Fino”, “Árias” é o primeiro de uma série de CDs que Djavan pretende lançar, cantando grandes sucessos e clássicos da MPB, canções escolhidas “a dedo” pelo próprio Djavan que, é um interprete favorito para muitos compositores brasileiros, entre eles Caetano Veloso, que o considera a voz “mais melodiosa do Brasil”.

A nova sensação do “new-pop-sertanejo” Paranaense de Medianeira, Michel Teló tem cara de adolescente, mas aos 29 anos, já exibe uma carreira de 17 e nos últimos meses vem rivalizando com Luan Santana pelo título de “rei” da mais nova e próspera onda da MPB: “New-pop-sertanejo”. Michel se tornou cantor profissional aos 12 anos de idade ao integrar o Grupo Guri. Mais tarde passou a ser vocalista principal do Grupo Tradição por 12 anos, quando ficou conhecido em todo Brasil, inclusive fez parcerias com grandes nomes da música brasileira: Chitaozinho & Xororó, Bruno & Marrone, Zezé Di Camargo & Luciano. Mas o seu destino era mesmo a carreira solo, que definiu em 2009. Teló canta, dança, toca sanfona e gaita e mexe com o público como poucos. E como não poderia deixar de ser, seu visual de “garoto” atrai um público feminino que tem transformado seus concertos numa grande festa. Ele foi o grande inovador trazendo a estrutura dos trios elétricos para a música sertaneja. Sua performance nos trios revolucionou o mercado e deu origem às apresentações, até então inéditas, de grupos e duplas sertanejas em trios elétricos. Hoje, Michel já tem em seu currículo participações em diversos carnavais fora de época e sempre ao lado das principais referências da música baiana. Depois de fazer sucesso à frente do Grupo Tradição, Michel optou pela carreira solo alcançando destaque como já era esperado devido sua notoriedade no cenário musical. Como cantor solo ele já realizou mais de 25 apresentações com média de público de 20 mil pessoas. Lidar com grandes platéias não é novidade para ele. Em 17 anos de carreira, Michael já foi visto por mais de 5 milhões de pessoas. Os números impressionam, especialmente porque em poucos meses de carreira solo ele já emplacou uma música em primeiro lugar nas paradas de todo o Brasil - “Fugidinha” - assinou contrato com a Som Livre (Sistema Globo) e recebe um tratamento de marketing de “superstar”. Unindo talento musical, completo domínio de palco, uma mensagem musical sertaneja modernizada e um visual que agrada em cheio, Michel parece ter vindo mesmo para se tornar uma grande estrela da MPB. E já tem convites para se apresentar nos Estados Unidos, como acontece com os grandes nomes do “country” brasileiro.

32

Acontece Magazine | Outubro 2010

Mas que ninguém se surpreenda se no repertório do show em Miami Beach (cujos ingressos estão à venda entre $33.50 e 78.50 pelo Ticketmaster.com, pelo telefone 800-745-3000 ou na bilheteria do Fillmore) se Djavan incluir suas canções. Ele é conhecido por sua relação mais que afetiva com a plateia e pode brindar o público com alguns de seus maiores êxitos, numa carreira que inclui “Flor de Lis”, “Sina”, “Pétala”, “Samurai”, “Fato Consumado”, “Faltando um Pedaço”, “Oceano”, “Esquinas” e tantos outros sucessos que se tornaram clássicos modernos da MPB. Para o produtor e radialista Gene de Souza, que comanda o show semanal de MPB, “Café Brasil”, na WDNA de Miami, o contínuo sucesso de Djavan tanto com o público brasileiro quanto com os hispânicos e norte-americano, tem razões profundas:

“Djavan é um dos artistas brasileiros que mais investem, com consistência, em sua carreira internacional, desde os anos 80 e 90, morando aqui, gravando discos aqui e constantemente fazendo turnês. Além disso, sua musicalidade e talento como arranjador, o aproximam muito do público americano, que também se identifica com a sonoridade ‘jazzy’ de Djavan. Ele realmente é um dos artistas brasileiros mais queridos e seus shows são sempre lotados em qualquer parte dos Estados Unidos.”, conclui. Para os fãs, o reencontro com o ídolo é mais do que esperado. Djavan tem uma base muito leal de admiradores de sua música, como atesta a professora Maria Cândida Nóbrega, de Weston: “Moro aqui na Flórida há mais de 15 anos e tive chance de ir a 3 shows de Djavan. É sempre uma emoção muito grande porque a poesia de suas músicas diz muito do que a gente pensa e sente. Acho que ele é o cantor mais sensível de nossa música. Estou curiosa para ver ele cantando músicas de outros autores. Já baixei o CD “Ária” e ficamos, eu e meu marido, que também é super fã, encantados com os arranjos. É um disco muito lindo, sofisticado e romântico. Estamos ansiosos pelo show do dia 29”.

www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na América


T elevisão Uma estréia ansiosamente esperada

Turma da Mônia tem estréia na TV Globo Internacional Depois de conquistar o mundo das revistas de quadrinhos com seus impagáveis personagens infantis, o criador brasileiro Mauricio de Sousa alcança mais um trunfo inédito em sua carreira, ao estrear mundialmente as séres de desenhos animados da “Turma da Mônica” na TV Globo Internacional, criando um novo atrativo para as crianças brasileiras que vivem no exterior. Os assinantes do canal poderão assistir às aventuras vividas pelos personagens Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali, em um divertido programa  de  desenhos animados para toda a família. “A TV Globo Internacional não poderia deixar de prestigiar os assinantes do canal com o que tem de melhor na programação da TV Globo no Brasil. Estamos felizes em poder atender especialmente o público infantil com um desenho que faz parte da nossa cultura”, diz Marcelo Spinola, diretor de Distribuição Internacional da TV Globo. Para os assinantes do “Sinal Américas” da TGI, a “Turma da Mônica” será exibida aos sábados, às 10 da manhã. Para o lançamento do

número de 1 bilhão de revistas publicadas. Mais de 100 empresas nacionais e internacionais são licenciadas para produzir quase 3 mil itens com os personagens de Mauricio de Sousa, suas criações chegam a cerca de 30 países.

programa, a TV Globo Internacional está levando a Mônica e o Cebolinha para passear pelo mundo através da ação promocional, A Turma da Mônica e Você! Por meio do Twitter da TV Globo Internacional, twitter@tvglobo_inter, brasileiros que moram no exterior poderão participar da promoção respondendo a pergunta: “Por que você deve levar Mônica e Cebolinha para passear?”.

Em 2005, lançou o personagem Ronaldinho Gaúcho que em menos de um ano ganhou publicações em mais de 20 países e centenas de produtos infantis lançados na Europa.

As respostas mais criativas para a pergunta concorrem a um passeio pelo principal ponto turístico no roteiro da dupla. As fotos dos vencedores, assim como todas as aventuras da viagem,  podem ser acompanhadas no Flickr do canal: http://www.flickr.com/photos/ tvglobointernacional O roteiro de viagem dos personagens inclui: Nova York, Londres, Lisboa, Roma, Tóquio e Luanda. Para maiores informações sobre essa promoção inédita, acesse o site tvglobointernacional.com.br

Em 2007, num feito inédito, o UNICEF – Fundo das Nações Unidas para Criança e Adolescência – nomeou como embaixadora a personagem Mônica, criação de Mauricio inspirada em sua segunda filha.

Uma carreira espetacular

das Cruzes, próximo de Santa Isabel, onde nasceu. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de S.Paulo) escrevendo reportagens policiais.

Mauricio de Sousa iniciou sua carreira como ilustrador na região de Mogi

Em 1959 criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A

www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na América

partir daí vieram, Cebolinha, Cascão, Mônica, e tantos outros. Em 1970, lançou a revista Mônica, com tiragem de 200 mil exemplares. Depois de passar pela Editora Abril e Editora Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini.

Nesta ocasião, Mauricio de Sousa foi nomeado Escritor para Crianças do UNICEF. Sua mais recente criação foi a Turma da Mônica Jovem com os personagens tradicionais crescidos dos 7 para os 15 anos de idade. É o maior sucesso editorial da área nos últimos 30 anos. Em 2009, Mauricio de Sousa completou 50 anos de carreira. Para mais informações sobre a Turma da Mônica, visite: monica.com.br

O autor já alcançou o extraordinário

Acontece Magazine | Outubro 2010

33


S potlight

Cobertura completa deste e outros eventos no Acontece.com

BACCF Independence Gala Dinner

O “BACCF Independence Gala Dinner” (Jantar de Gala da Independência da Brazilian-American Chamber of Commerce of FloridaBACCF), foi celebrado mais uma vez no magnífico hotel Ritz-Carlton Coconut Grove. O jantar dançante de gala é considerado a maior reunião social anual da comunidade brasileira na Flórida. Esse ano, os convidados contaram com entretenimento proporcionado especialmente por Rose Max, Ramatis e banda, bem como com a animação do DJ Fred. Liderado pelo Embaixador Luiz Augusto de Araujo Castro e pelo Presidente da BACCF, Eduardo Santos, um brinde oficializou a celebração. O evento deste ano foi patrocinado pela Embraer, TAM Airlines, FedEx Express, Odebrecht, Adrienne Arsht Center for the Performing Arts, Banco do Brasil, Broward Center for the Performings Arts, Hewlett-Packard Company, Northwestern Mutual, e FunClick. Fotos: Ronira Fruhstuck

34

Acontece Magazine | Outubro 2010

www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na América


S potlight

Brazil Foundation Gala em NY

Sob a “batuta” da incansável Leona Forman, a Brazil Foundation realizou com absoluto sucesso a versão 2010 de seu Gala Fundraising, em New York, este ano realizada no Metropolitan Museum of Art. O publicitário Nizan Guanaes, Chairman do evento, a modelo Gisele Bündchen e o Maestro João Carlos Martins foram os convidados de honra de um evento que teve 500 convidados e arrecadou 2 milhões de dólares para causas sociais no Brasil. www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na América

Acontece Magazine | Outubro 2010

35


A conteceu

F-indy em Homestead O “adeus” do GP de Miami...

Maria Fulfaro, Hélio Castroneves e Michael Oliveira

Rafael Marques e Bill Paparazzi

Parecia até que foi “de propósito”. Na corrida em que o Autódromo de Homestead e a cidade de Miami se despediam da Fórmula Indy, acontece a mais eletrizante prova já realizada naquela pista, com os pilotos brasileiros protagonizando duelos incríveis, acidentes - sem maiores consequências que tornaram a corrida ainda mais emocionante e muita vibração. O escocês Dario Franchitti levou o título da temporada, embora o vencedor da prova tenha sido o neo-zelandês Scott Dixon. Mas o “grande duelo” foi travado nas voltas finais entre a norte-americana Danica Patrick e o brasileiro Tony Kanaan. Celebridades e o mundo do esporte marcou presença em Homestead, que viveu um clima misto de euforia, pela grande corrida, e tristeza, pela perda do GP de Miami, que não faz mais parte do calendário da Indy. Leia mais sobre esse fato na página 15 • Fotos: Bill Paparazzi

O casal; Ashley Judd e Dario Franchitti

Joe & Jenniffer Tomazzoni com Miriam Kanaan

Francisco, Ana & Antonio Martins

Juan, Linda, Julio, Carlos e Thaisa

Roger Penske

José Luis e Carla Bueno, Claudia e Javier Martins

Mayra, Andrea, Melina, Tati e Danielle

36

Acontece Magazine | Outubro 2010

Priscilla & Wolmer Anjos e Rose Araújo

Marcelo, Teixeira, Eduardo & Eduardo Filho, Eduardo, Kati e Denise Nunes

Bridgette, Nicole, Tiffany e Lauren

www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na América

Javier, Jose, Antonio, Alejandro e Pablo


A conteceu

F-indy em Homestead ...numa corrida eletrizante até a última volta!

Tony Kanaan, Mário Moraes, Vitor Meira e Hélio Castroneves, quatro dos seis brasileiros na Indy em 2010

Ana Beatriz, a piloto brasileira na Indy

Hilário, Nilce, Gabriel, Flávio Corth e Renata Fagundes

Denise e Jairo

Dario Franchitti, campeão da Indy 2010 celebra no pódium

Raphael Mattos, brasileiro na Indy.

Scott Adams venceu a corrida em Homestead mas não levou o título de 2010

Claudia Gil e Karla Bueno

Luana Tevez e Bruno Dobu

www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na América

Thaíra e Janaína

André, Sandra, Joe, Kitty e Hilda

Danielle Cunha

Acontece Magazine | Outubro 2010

37


A conteceu

Cobertura completa deste e outros eventos no Acontece.com

Brasil no “Fundraising” de Obama A Presidente do Centro Cultural Brasileiro de Hartford, Ester Sanches, marcou a presença brasileira no evento liderado pelo Presidente Obama, na capital de Connecticut.

Samba em Clearwater O magnífico Kapoc Gardens em Clearwater, FL, foi palco dos shows de Capoeira, Bateria e Mulatas da empresa de entretenimentos Brazilian & Latin Sound. Mais um grande êxito!

Terapia do Amor O ator mexicano Roberto Levermann dá o exemplo, ele mesmo paciente de câncer, no evento que arrecadou 7 milhões de dólares para a causa. A chegada de Leverman no Kimbara Cumbara foi triunfal! Fotos: Ana Paula Apolônio

38

Acontece Magazine | Outubro 2010

www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na América


Feira Comunitária PIBBF Na Feira Comunitária da PIBBF, realizada no dia 18 de setembro sob a liderança do sempre entusiástico Silair Almeida, diversos serviços foram oferecidos à comunidade brasileira, através dos serviços do Consulado Geral do Brasil em Miami, advogados, dentistas, cabelereiras, troca de óleo, banco de sangue e cadastro de doadores de medula óssea, nutricionista, massagistas, doação de cestas básicas, orientação financeira, entre outros. Um sucesso!

Skindô Brazil brilha na Univision “Índia”, é como se chama em espanhol a novela “Caminho das Indias” que estréia neste começo de outubro na Univision e teve festa de lançamento animada pelo sensacional Skindô Brasil.

www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na América

Acontece Magazine | Outubro 2010

39


A conteceu

Cobertura completa deste e outros eventos no Acontece.com

Celebrando Independência & aniversários Uma animada “Festinha da Independência” levou uma galera numerosa e animada à Cantina 27, em Miami Beach. Lá, vários amigos da nossa comunidade comemoraram seus aniversários: Esterliz Mayer Nunes, Dayane Linhares Martini, Aray Abujamra, Gilvan Carneiro Jr, Karla Vianna e Luiz Felippe Roubach. Confiram as fotos de Jefferson Simizu.

Corrida de “Camas”

Aconteceu durante o feridão de “Labor Day” a “Grove Bed

Race” na Grand Avenue em Coconut Grove, FL. Neste divertido evento, os “carros” são em formato de camas.

CCBUF no “Fall for the Arts O Centro Cultural Brasil-USA marcou presença no evento “Fall for the Arts”, onde anunciou a exposição sobre Oscar Niemeyer.

Festa de “La Virgen de la Caridad” A festa de La Virgen de la Caridad de Cuba no elegantíssimo Seduction Ballroom teve a alegria brasileira presente com o grupo de Paulo Gualano .

40

Acontece Magazine | Outubro 2010

www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na América


A conteceu Feijoada e Kids na festa das Brazilian Voices Sábado, dia 11 de setembro, foi celebrado o aniversário do grupo vocal Brazilian Voices. A comemoração foi no Boteco, um bar brasileiro em Miami muito frequentado pelos brasileiros. Além da feijoada, a comemoração contou com a apresentação do Brazilian Voices Kids.

A grande noite dos gênios Os virtuosos José Carlos Martins e Arthur Moreira Lima protagonizaram um encontro histórico de suas genialidades musicais no Lincoln Center, em New York. Entre as presenças, a cantora Fafá de Belém.

“Viva sua Marca” Aconteceu no Centro de Família da PIB Flórida com o tema “Viva sua Marca” a Conferência de Jovens da Primeira Igreja Batista Brasileira no Sul da Flórida. A proposta do evento foi conscientizar a juventude que pode deixar e viver um marca relevante nessa geração.

Feira da Saúde em Margate Mais de 150 pessoas, entre brasileiros e hispânicos, visitaram a Feira da Saúde, realizada no salão comunitário da Igreja Saint Vincent & Missão Católica Nossa Senhora Aparecida, em Margate.

www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na América

Acontece Magazine | Outubro 2010

41


Espaço Sentimental Doutora Vanusa Xavier, responde... “Minha mãe me trata como se eu fosse sua rival e isso me magoa” Adolescente desolada (Miami Beach)

“Peço que não publiquem meu nome porque se essa carta chegar ao conhecimento de minha mãe, será uma tragédia. Não sei mais o que fazer. Minha mãe está competindo comigo, tenta ter a minha idade, usar as mesmas roupas que eu e até está namorando um ex-namorado meu. Eu sofro, porque sei que ela está querendo negar a própria idade. Ela tem me tratado mal, e eu penso que é por inveja e disputa.” • Querida adolescente desolada de Miami Beach. Seu problema é mais comum do que você imagina. Não é raro que mães, especialmente as que se tornaram mães muito cedo, se comparem em beleza e capacidade atrativa, com sua filhas de 17, 18 anos, porque essas mães, podem estar na faixa dos 38 aos 45 anos, quando a mulher está no auge de sua libido. Mas nada justifica sua mãe estar lhe tratando como uma rival. Quanto a ela estar namorando seu ex-namorado, isso pode ser um sintoma grave ou apenas uma coincidência. Acho que só terapia conjunta poderia resolver. Não seria o caso também de você analisar se não está, você mesma, sendo muito radical com sua mãe? Ficou claro que sua mãe é solteira e temos que entender que se ela gosta de homens mais jovens, se vestir como jovem e ter uma vida ao estilo “jovem’” essa é uma decisão dela. Nada tem a ver com considerar-se sua “rival”, muito menos sua “inimiga”.

42

Acontece Magazine | Outubro 2010

“Será que a minha falta de desejo tem a ver com a ilegalidade” Ariovaldo (Miami Beach)

“Vivo atormentado. Tenho medo de tudo. Só saio de casa para trabalhar, às 5 da manhã, quando não tem ninguém na rua e volto tarde da noite. Tenho medo de ser pego pela imigração. Sou ilegal, mas sou direito. Só não tenho papel. Ah!, o que eu também não tenho há muito tempo é uma vida sexual. Para dizer a verdade, confesso, não sinto desejo sexual, de tanto medo que tenho. Existe algo que eu possa fazer ou remédio para me ajudar?” • Seu problema tem plena justificativa, meu caro Arionaldo (se é que esse é seu nome real, mas isso não importa. Você me escreveu e sabe que eu estou falando com você!). A paranóia vivida por muitos imigrantes ilegais é justificável, afinal de contas as suas vidas podem ser completamente “bagunçadas” da noite para o dia, no caso de uma detenção. Esse estado de pânico leva você a não ter um funcionamento normal de seus sistema neurológico e também o lado emocional sai muito prejudicado. O desejo sexual não é apenas uma coisa “animal” ou “irracional”, existe sim esse componente, mas os cientistas e estudisos já atribuem 90% do desejo sexual ao estado mental e emocional das pessoas. Você deve acalmar-se e procurar se relacionar com quem possa ser sua amiga e, dessa forma, com relaxamento, chegar às vias de fato.

www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na América

O propósito desta coluna é de entretenimento e interatividade com o leitor de ACONTECE. A jornalista, professora e psicóloga Vanusa Xavier, paulista, 38 anos, passa, a partir desta edição de ACONTECE, a colaborar com nossa publicação oferecendo conselhos e sugestões a leitores que trazem seus questionamentos e problemas a esta redação. Seus comentários são de sua inteira responsabilidade, bem como os leitores que escrevem e-mails e cartas para esta seção, concordam com a publicação, integral ou parcial dessa correspondência, dentro dos critérios editoriais da ACONTECE. O objetivo dessa coluna é entretenimento, sem pretensões terapêuticas ou científicas, visando, acima de tudo, oferecer “uma palavra amiga” a nossos leitores. Em função disso, alguns nomes, a pedido de seus autores, podem ser trocados para proteger suas privacidades, sem prejudicar o conteúdo.


A conteceu Verão nos seus olhos! A Optimystic, que fica na 101 South Fort Lauderdale Beach Blvd., realizou um desfile onde os óculos eram a grande atração. As modelos - todas brasileiras fizeram com que até os banhistas deixassem a praia e fossem curtir o desfile com algumas das mais famosas griffes de óculos do mundo. Produção a cargo de Daniela Bujon. FotógrafoZoar22 , Maquiagem-Lulu Makeup com as maquiadoras Natalia Lahud e Carola Seminário.

Rhythm Foundation Aconteceu no dia 24 de setembro a festa “The Road to Everywhere”, o lançamento da nova temporada da Rhythm Foundation, conceituada fundação dedicada a trazer o melhor da música internacional para o sul da Flórida. Associados da fundação se reuniram no belíssimo Miami Beach Botanical Garden para dançar ao som do grupo cubano Conjunto Progresso, degustar de comida indiana e italiana.

Carmem Gusmão Se tem uma festa que reuniu a maior concentração de beleza, charme, inteligência e elegância brasileira no Sul da Flórida, foi a festa de aniversário da artista plástica e designer Carmen Gusmão, em seu espaço no Design District. Lá estiveram as amigas queridas do já famoso grupo “GNO”, familiares, amigos e admiradores da premiada artista mineira e que há quatro anos trocou Los Angeles pelo Sul da Flórida, para deleite dos muitos admiradores que conquistou por aqui.

www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na América

Acontece Magazine | Outubro 2010

43


B eleza

Débora Lyra, Miss Brasil 2010, retoma agenda de trabalho e virá ao Sul da Flórida A Miss Brasil 2010 Débora Lyra está retomando com força total suas atividades como atual rainha da beleza brasileira, depois de disputar o título de Miss Universo em Las Vegas. Apesar de não ter se classificado entre as finalistas do concurso, a capixaba,

residente em Minas Gerais, consciente de que representou bem o Brasil e teve uma experiência que ela qualifica como “inesquecível”. Débora diz que os resultados dos concursos são sempre polêmicos, mas que ela considera a vitória da mexicana Jimena Navarrete como “justíssima”. “Cada comissão de jurados tem seus próprios gostos e critérios. Muita gente comentou que este ano o Miss

Universo demonstrou uma tendência para valorizar as candidatas com um perfil mais de modelo, muito magras, que definitivamente não é o meu estilo, mas eu entendo e respeito perfeitamente”, diz, com o sorriso de quem conquistou não só os fotógrafos como os experts do evento, que a colocavam desde o início do Miss Universo, “seguramente” , entre as 5 finalistas.

co do Miss Brasil-USA.

Entre os planos profissionais de Débora, está um retorno ainda este ano ao Sul da Flórida, para participar da Final Nacional do Talento Brasil Fashion Show (dia 10 de dezembro) como convidada especial. Ela, que apresentou o evento anterior, cuja final foi realizada em janeiro deste ano no Deauville Hotel em Miami Beach, está ansiosa pelo retorno:

Até lá, ela que é estudante de jornalismo e tem como sonho ser âncora de um telejornal em rede nacional, permanecerá afastada dos estudos, por questões contratuais.

“Tenho tantos amigos queridos nos Estados Unidos e em especial no Sul da Flórida onde viví grandes momentos este ano no Talento Brasil e no Press Award. Não vejo a hora de voltar!”

“Sempre fui apaixonada por jornalismo e ao contrário da maioria das misses que eu tenho conhecido, eu optaria pelo jornalismo em vez de uma carreira como modelo ou atriz. Posso até fazer essas duas outras coisas, que são também muito agradáveis e com as quais me identifico, mas o jornalismo é uma paixão”.

Antes de embarcar para Las Vegas, Débora fez cursos de oratória, línguas e enfrentou dietas e academia. Seu “mentor” nos Estados Unidos é o coreógrafo e diretor artístico Caio Castro, que mantém em Atlanta uma clínica de treinamento profissional para modelos e misses e é, há 18 anos, o diretor artísti-

Débora considera seu sonho, plenamente realizado: “Se tivesse trazido a coroa de Miss Universo para o Brasil, teria sido muito mais do que jamais eu poderia sonhar. Ter conquistado o título de Miss Brasil foi a concretização de um sonho dourado, desde que eu era muito pequena”.

0 a 201 d a r o Te m p

Acontece Magazine Outubro 2010 244 Acontece Magazine | |Agosto 2010

www.acontece.com www.acontece.com

maisvisitado visitadoeepremiado premiado site site brasileiro brasileiro na na América América OOmais

De volta ao Brasil, Débora deverá fincar residência no Rio de Janeiro e de lá cumprir uma extensa agenda de eventos, contratos publicitários, programação específica do Miss Brasil, de cuja organização ela é contratada até passar a coroa a sua sucessora, em meados de 2011.

/2011

Florida - Broward Florida - Fort Myers Florida - Orlando Washington D.C Georgia - Atlanta Ontario - Toronto Washington - Seattle New Jersey - Newark Massachusetts - Revere Utah - Salt Lake City New York - New York Connecticut - Bridgeport Connecticut - Hartford California – Los angeles


F ashion

Eleito “o corpo masculino mais belo do mundo”, a estrela de CARLOS FREIRE sobe! Nem só de nossas mulheres maravilhosas vive a fama de beleza do Brasil. Um após o outro, os modelos masculinos do Brasil estão “arrasando quarteirões” mundo afora e abrindo espaços que antes pareciam quase impossíveis. O paraibano Carlos Freire, por exemplo, que já estava entre os novos talentos mais requisitados por agências de publicidade, revistas de moda e

estilistas, acaba de ser apontado pela Liga de Fotógrafos da Europa como “o corpo masculino mais belo do mundo’. Justiça se lhe faça, Carlos é o prótótipo do malhado, com um corpo espetacularmente bem definido, como atestam as fotos acima, em momentos diferentes de seu trabalho, seja em fotos que até poderiam ser retocadas, mas não são, como comprovam suas performances “ao vivo”. Difícil tem sido é conter os ímpetos e

gritinhos que cada vez aumentam mais, quando o modelo brasileiro aponta na passarela. Com 26 anos de idade, Carlos Freire vive no Rio de Janeiro desde que concluiu os estudos em João Pessoa. Hoje desfruta daquele “status” que inclui viagens internacionais o tempo todo e um sucesso que parece estar apenas começando. “Acho que eu faço sucesso por ser um tipo bem brasileiro, bem a mis-

www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na América

tura das raças de nosso povo, que no nordeste se misturam ainda mais”, diz , modestamente, o rapaz que já está muito próximo de faturar 1,5 milhão de dólares por ano em contratos, mas que, se depender de sua atitude simples, não vai se deixar levar pela fama: “Eu tive uma base familar muito boa. Meus pais sempre foram muito liberais e me passaram um grande

senso de independência, mas com responsabilidade. Curto a carreira de modelo e ela vai me ajudar a preparar meu futuro, mas sei que isso pode acabar a qualquer momento”, conclui. A julgar pelo frenesí dos fãs e fotógrafos e pela agenda lotada de convites, o paraibano que abala as passarelas mundiais, ainda tem muitos anos de carreira pela frente.

Acontece Magazine | Outubro 2010

45


H umor

Estas e outras piadas você encontra no site Acontece.com A cobra e o advogado Por que a cobra não pica o advogado? Por pura ética Profissional! A caixa de correio da loira sensual Num domingo pela manhã, o homem cortava sua grama calmamente quando sua vizinha loira e sensual caminhou até a caixa de correio, a abriu, a fechou com força e voltou furiosa para casa.

ção Satisfa

Garantida

ou o seu mau humor de volta!

EMPREGADO

O empregado entrou na sala do patrão e, respeitosamente, disse: - Senhor Estevão, me desculpe, mas há três meses eu não recebo meu salário! O patrão olhou fixamente para o empregado, sorriu rápido e disse: - Está desculpado...

O homem continuou lá, aparando a grama quando, de repente, a musa loira voltou. Ela caminhou bufando até a caixa de correio, a abriu, a socou e voltou pra casa batendo o pé. Poucos minutos se passam quando a loira aparece novamente já vermelha de raiva, abre a caixa de correio, xinga, bate a caixa e volta queixosa. O homem, sem entender a situação, pergunta: Algo errado, vizinha?????? Ao que ela responde: Tudo errado!!!!! Aquele meu computador estúpido não pára de dizer que tem correspondência pra mim!!!!

Bêbado Português Havia um navio que, em sua primeira viagem, naufragou. O único sobrevivente era um bêbado que, nadando, chegou em uma ilha deserta. Chegando lá, tropeçou em algo e, quando percebeu, era uma lâmpada mágica. Quando a esfregou, saiu um gênio que falou: - Você me libertou de um cativeiro de dez mil anos. Como recompensa vou realizar três pedidos para você! O alcoólatra não pensou duas vezes e pediu: - Eu quero uma garrafa de uísque que, por mais que eu beba, não acabe jamais! O gênio: - Seja realizado o seu desejo! catapumm... Realizou-se o desejo. O bêbado, por sua vez, não acreditou e, depois de meia hora bebendo, percebeu que a garrafa continuava cheia. Então ele virou para o gênio e disse: - Essa é boa. Me vê mais duas dessa! 46

Porque Eva comeu a fruta? Não foi assim facinho não!!! No início, Eva não queria comer a fruta. - Come  (disse a serpente astuta)  - e serás como os anjos! - Não - respondeu Eva. Virando a cara para  o lado! - Terás o conhecimento do Bem e do Mal - insistiu a  víbora. - Cruzou os braços, olhou bem na cara da serpente e  respondeu firme: Não!  - Serás imortal. - Não! Já disse! - Serás como Deus!   - NÃO, e NÃO! Já disse que NÃO! Irritadíssima, quase enfiando a fruta goela abaixo, a  serpente já estava desesperada e não sabia mais o que fazer para que aquela  mulher, de princípios tão rígidos e personalidade tão forte, comesse a fruta. Até que teve uma idéia, já que nenhum dos argumentos haviam funcionado... Ofereceu novamente a fruta e disse com um sorrisinho maroto: - Come,boba!!! EMAGRECE!!!! *Foi tiro e queda!!!

A genialidade de Miguel Paiva nas palavras da personagem “RADICAL CHIC” “Certas dietas são simples. É só cortar açúcar, frituras, massas, molhos, bebidas alcoólicas, pães, biscoitos... e os pulsos.” “Que me despreze, me maltrate, me agrida, tudo bem. Mas não falar de mim nem pro analista, é demais.” “Dizem que estou ficando amarga, enjoada, ácida, sem graça. Não é verdade. É só colocar limão, adoçante, sexo, gelo, brilhantes e mexer gostoso, que eu fico maravilhosa!” “Adoro quando os feirantes, os porteiros e os pedreiros do meu bairro me chamam de gostosa. É a comunidade solidária!”

Acontece Magazine | Outubro 2010

www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na América

CAIPIRA 1 Dois caipiras no meio da roça capinando... Um vira para o outro e diz: - Compadre, acho que vou mudar de profissão. - Vai fazer o que compadre, diz o outro. - Vou para cidade grande criar Home Page. E vc? - Vou não. Nem sei o que esse bicho come.

CAIPIRA 2 Um caipira vai na casa do compadre e como a porta estava aberta, foi logo entrando, e eis que encontra o seu compadre no quarto assistindo televisão, então o cumprimenta: - E ai cumpadi, firme? E ele responde: - Não sô, é futebor.

Provérbios Modernos: - A pressa é inimiga da conexão. - Amigos, amigos; senhas à parte. - A arquivo dado não se olha o formato. - Diga-me o seu perfil no Orkut e te direi quem és. - Para bom provedor uma senha basta. - Não adianta chorar sobre arquivo deletado. - Em briga de namorados virtuais não se mete o mouse. - Hacker que ladra, não morde. - Mais vale um arquivo no HD do que dois baixando. - Mouse sujo se limpa em casa. - Melhor prevenir do que formatar. - Quando a esmola é demais, o santo desconfia que tem vírus anexado. - Quem um 486 ama, um Pentium 4 lhe aparece. - Quem clica seus males multiplica. - Quem com vírus infecta, com vírus será infectado. - Quem envia o que quer, recebe o que não quer. - Quem não tem banda larga, caça com modem. - Quem nunca errou, que aperte a primeira tecla. - Quem semeia e-mails, colhe spams. - Quem tem dedo vai a Roma.com - Um é pouco, dois é Messenger, três é Chat. - Vão-se os arquivos, ficam os back-ups. - Há dois tipos de pessoas na informática. Os que perderam o HD e os que ainda vão perder. - Na informática, nada se cria, tudo se copia...e depois, se cola. - Quando um não quer, dois não teclam.


Z odíaco G astronomia

Áries (De 21 de março a 20 de Abril) – Quando razão e sensibilidade caminham juntos, experimenta-se o que nos dias de hoje chamamos de inteligência emocional. É tempo de não contrapor os opostos acreditando que a sabedoria intuitiva é responsável pela criatividade. Touro (De 21 de Abril a 20 de Maio) – Quando descemos às profundezas extraímos de lá forças que nos ajudam a superar a dor. É tempo de deixar de lado a resistência ao novo, ajudando, deste modo, a curar o que está ferido. Gêmeos (De 21 de Maio a 20 de Junho) – É importante que saibamos respeitar as diferentes formas de ser no mundo pois, só assim, chegaremos a obter harmonia nas nossas relações. É tempo de deixar de lado o penoso jogo da dominação.

“Flatbread” delícia superfast

Câncer (21 de Junho a 21 de Julho) – Energia parada degenera. Por isso, quando algo muda e nos toma de surpresa, devemos respeitar este movimento. É tempo de fazer transformações no modo de viver aprendendo com os acontecimentos que fogem do seu controle.

Uma receita que agrada em cheio, sejam seus filhos e sua turma, na reunião informal de fim de tarde ou simplesmente para sentar e curtir um bom filme na TV. Mais: é um rápido, saudável e “costumizado” substituto para a “pizza”, já que você pode colocar recheios e “toppings” a seu gosto e de seus convidados.

Leão (De 22 de Julho a 22 de Agosto) – Uma boa iniciativa é aquela que é feita a partir daquilo que extraímos de nós mesmos. É tempo de concentrar-se numa meta para que possa alcançar os objetivos traçados desde o começo. Virgem (De 23 de Agosto a 22 de Setembro) – Certas decisões só deveriam ser tomadas depois de avaliarmos o que é bom para nós e, também, para os demais. É tempo de compreender que algumas atitudes mudam o destino e influenciam a vida dos outros.

Ingredientes: • 2 copos americanos de farinha de trigo • 1 copo e meio de leite • 1/2 copo de óleo • 1 colher de sopa de fermento em pó • 2 ovos inteiros • Sal a gosto • Orégano e queijo parmesão ralado - o quanto baste para polvilhar por cima da torta

Libra (23 de Setembro a 22 de Outubro) – Nem sempre o conflito é destrutivo. Muitas vezes ele serve para aparar as arestas. É tempo de enfrentar as tensões causadas pelas diferenças, de modo a solidificar cada vez mais as suas relações. Escorpião (23 de Outubro a 21 de Novembro) – Excesso de confiança nem sempre é a melhor maneira de se enfrentar os riscos. É sempre bom saber quando é a hora certa de parar. É tempo de estabelecer limites quando há vestígios de que se está diante do perigo.

Sugestões de recheios: • Queijo, presunto e tomate picadinho com orégano • Atum ou sardinha com cebola picadinha • Frango desfiado e temperado a gosto • Palmito

Sagitário (22 de Novembro a 21 de Dezembro) – Apaixonados enchemos o peito de emoção, somos mais verdadeiros e temos mais motivação para viver bem. É tempo de apontar a flecha na direção daquilo que é capaz de provocar os seus mais intensos desejos.

Como Fazer:

Capricórnio (22 de Dezembro a 20 de Janeiro) – Ainda que haja criatividade, atitudes centralizadoras poderão ofuscar os outros por não saber compartilhar o palco com aqueles que ameaçam sua estabilidade. É tempo de reconhecer que o outro também pode ter um destaque merecido.

• Bater todos os ingredientes no liquidificador • Untar a forma com manteiga e farinha e colocar metade da massa • Acrescentar o recheio • Colocar o restante da massa por cima • Espalhar bem, a camada de massa por ser mole, fica fina, mas a massa cresce • Polvilhar queijo parmesão e orégano • Colocar para assar em forno pré-aquecido por 30 minutos ou até que doure

Aquário (De 21 de Janeiro a 19 de Fevereiro) – As vantagens da impulsividade podem ser perdidas quando não medimos as conseqüências das nossas ações. É tempo de ponderar antes de tomar decisões precipitadas evitando, assim, arrependimentos desnecessários. Peixes (De 20 de Fevereiro a 20 de Março) – Quando é preciso enfrentar causas que, aparentemente, parecem perdidas, não desistir é experimentar, desde o começo, o sabor da vitória. É tempo de encarar as tempestades com a cabeça erguida, confiando na sua capacidade de superação.

Importante: Não abrir o forno antes do tempo para que a massa não murche.

Cartas para esta seção, envie e-mail para astros@pmmsite.com

www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na América

Acontece Magazine | Outubro 2010

47


G aroto A contece

Estas e outras fotos você encontra no site Acontece.com

Rodrigo Nome: Rodrigo Barbosa de Oliveira Data de nascimento: 28 de Fevereiro de 1983 Cidade: Umuarama Estado: Paraná Signo: Peixes Altura: 5.7 Quadril: Calça 30 Sapatos: 7 Esporte: Futebol, Musculação Ídolos: Mãe Time: Corinthians Desde quando você é modelo? Não sou modelo Tem contrato com alguma agência? Não Um sonho a ser realizado: Sucesso empresarial, estabilidade familiar. O que você gosta de fazer para se distrair? Malhar, baladas, praia, viagens O que você mais gosta no brasileiro? Hospitalidade, alegria, modo de vencer dificuldades, criatividade Qual é o seu relacionamento com o Brasil? No momento estou entre Brasil e EUA, numa tentativa de me estabelecer profissionalmente no Brasil, porém jamais deixando os EUA de lado, mantendo laços e sempre as portas americanas abertas a novas oportunidades! Fotografia: Danielle Buljan Figurino: Blue Beauty Fashion Assessorios: Bijou Bijou Maquiagem: Danielle Buljan 48

Acontece Magazine | Outubro 2010

www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na América


G arota A contece

Nome: Natalie Vidal Data de nascimento: 24 de Junho de 1991 Cidade: Belo Horizonte Estado: Minas Gerais Signo: Câncer Altura: 5.9 Busto: 34 Quadril: 35 Sapatos: 8 Esporte: Futebol Ídolos: Minha mãe e minha irmã Time: Atlético Mineiro Desde quando você é modelo? Desde os 14 anos Tem contrato com alguma agência? Buljan Models Um sonho a ser realizado: Me formar, casar e ter filhos O que você gosta de fazer para se distrair? Fazer compras, sair com os amigos e dançar O que mais você gosta do brasileiro? A culinária e o jeito feliz de levar a vida Qual é o seu relacionamento com o Brasil? Saudades da minha família e dos meus amigos

Natalie

Estas e outras fotos você encontra no site Acontece.com

Fotografia: Danielle Buljan Figurino: Blue Beauty Fashion Assessorios: Bijou Bijou Maquiagem: Danielle Buljan

www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na América

Acontece Magazine | Outubro 2010

49


F ala L eitor!

PERGUNTA: “O que você acha que os pais brasileiros devem fazer para que seus filhos não percam as raízes de nossa cultura e nosso idioma?” Yara Cavaignac (Empresária, Miami) - Acho fundamental para o futuro de qualquer criança falar mais de um idioma. No caso dos brasileiros que vivem fora de nosso país, a oportunidade existe. Portanto, os pais tem por obrigaçao de aproveitar esta oportunidade e apresentar ao seus filhos todas as formas de manterem o português e conhecer o seu país de origem, mesmo que tenham nascido aqui. Leitura, filmes, atividades e principalmente manter o idioma em casa. Hoje temos nos EUA várias escolas e cursos que oferecem o conhecimento da cultura e a prática do idioma. Se somos um Brasil promissor, que nossos filhos e netos se destaquem pela cultura. DJ Gilson do Cavaco (Músico, Deerfield Beach) - Os pais devem manter fielmente a comunicação em português com seus filhos, quando estão todos em sua casa e quando estão juntos em familia... Pois o colégio já faz o papel de ensinar o inglês.

Anete Arslanian (Professora, Miami) - Eu acredito que quanto mais expormos nossos filhos a outras culturas e idiomas, mais chances eles terão de aprender sobre diversidade e globalização. É importante que nossos filhos entendam o valor e benefícios de manter as raízes de sua própria cultura ao mesmo tempo que eles estão aprendendo sobre outras. A dificuldade, porém, reside no fato de que muitas crianças preferem comunicar-se somente em uma língua, em sua maioria a língua do país onde estão residindo, no caso aqui, o inglês. Não é tarefa fácil, especialmente se um dos pais, não for brasileiro. Leitura, vídeos, filmes, participação em eventos, bate-papo com parentes brasileiros, e visitas periódicas ao Brasil, só podem ajudar. César Barroso (Fotógrafo, Aventura) - Os pais brasileiros têm que ensinar a seus filhos que ter duas línguas e duas culturas é uma vantagem para quem vive nos Estados Unidos. Devem fazer seus filhos falarem português direito, e não deixar de mandá-los, de vez em quando, ao Brasil para contato direto com nossa língua e cultura. Recomendo ler para as crianças pequenas os livros de Monteiro Lobato, escritos em belo português e que tratam de temas brasileiros. Neusa Martinez (Empresária, Ft. Lauderdale) - Creio que o mais importante é que eles aprendam a falar e a escrever português. Sabendo a língua, o seu filho vai querer ter mais acesso à nossa cultura. Alguns pais não entendem que a criança tem capacidade para aprender vários idiomas. Aqui nos EUA ela será alfabetizada em inglês, em muitos casos fala espanhol com os amiguinhos e em casa pode falar português com os familiares. Para incentivar mais o seu filho, você pode inscrevê-lo em curso de português, levá-lo em eventos, participar de concursos e, sempre que possível, passar férias no Brasil. Como aqui não existe Dia das Crianças, não deixe o dia 12 de outubro passar em branco, proporcione a ele um dia muito especial!

Marcelo Carlos (Empresário, Boca Raton) - Quanto ao idioma, definitivamente tentar manter o português em casa, mais ao mesmo tempo, não proibir as crianças de falar Inglês, será pior se eles pegarem raiva por ser algo obrigatório. Quanto as raízes é super difícil, principalmente para as crianças que nunca foram, ou voltaram ao Brasil, acredito que a curiosidade ajuda muito, meus filhos quando fazem trabalho pra escola que precisam falar sobre outro país, o Brasil sempre é o escolhido e a pesquisa que seria para fins escolares acaba despertando mais o interesse deles por aprender sobre nosso país! Debora Christina (Produtora de Eventos, Coconut Creek) - Primeiramente, nós pais, devemos insistir e persistir para que os nossos americaninhos aprendam o nosso idioma Português. Minha filha tem 3 aninhos, e é uma luta constante para fazê-la entender que o Inglês é falado na rua e na escolinha, e em casa falamos Português! Vídeos vindos do Brasil ajudam muito, e no meu carro, a trilha sonora do momento são as cantigas de roda da nossa época - minha mãe nos presenteou com um CD, com músicas como: Marcha Soldado, Atirei o pau no gato etc. Minha pequena Sunny, dependendo de mim, sambará, falará português, gosta de coxinha, ama futebol... será uma perfeita brasileirinha na terra do tio Sam! Frederico Oliveira (Fotógrafo, Pompano Beach) - Bom, acho que ajuda ver mais novelas e programas brasileiros, ler livros, e navegar na internet, fazendo pesquisas sobre o nosso país.

Envie sua sugestão de enquete: editor@acontecemagazine.com

AconteceMagazine.com

50

Acontece Magazine | Outubro 2010

www.acontece.com Cultura, Lazer, Entretenimento & Turismo O mais visitado e premiado site brasileiro na América


  

 



OCTOBER DOMINGO SUNDAY

SEGUNDA MONDAY

TERÇA TUESDAY

P PARKER AND VANN THOMSON PLAZA

QUARTA WEDNESDAY

QUINTA THURSDA

SEXTA 1

SÁBADO 2

Outubro de 19 a 24

8

RAIN 8:00PM Z “A audiência é capturada pela trilha sonora!

9

Tania Perez-Salas 8:00PM Z A coreógrafa contemporânea latino-americana mais realizada e honrada da dança.

RAIN 2:00PM & 8:00PM

Z

Sing Miami FREE 11:30AM P Um evento familiar

Chicago Tribune

Outubro de 8 a 10

10

RAIN 2:00PM & Z 7:30PM “RAIN é uma extravagância espectacular… a audiência amou? Sim, sim, sim!" The Philadelphia Inquirer

17

Miami City Ballet Program I 2:00PM Z

– The Boston Globe

COMPAÑIA DE DANZA

19

Dreamgirls 8:00PM Z

20

“Esta excursão de Dreangirls é tão estelar que você estará perdendo se não tiver a chance de ver."

Dreamgirls 8:00PM Z “Glamuroso! Espetacular! Vestido maravilhosos e uma apresentação de divina!"

“A nova produção de Dreamgirls é sensacional e te balança!"

Dreamgirls 8:00PM Z

23

“Dreamgirls é eletrizante!"

Dreamgirls 2:00PM & Z 8:00PM “Dreamgirls é sensacional. Plataforma lisa, rapidez impressionante nas trocas de roupas e elenco estelar!"

Entertainment Weekly

Village Voice

30

Outubro de 15 a 17 A nova sinfonia mundial Academia Orquestral America Photo © Steven Caras

Festival Miami 8:00PM K

31

22

Miami City Ballet Ballet para jovens People 2:00PM Z Miami City Ballet Program I 8:00PM Z

Vogue

Z

New World Symphony, America’s Orchestral Academy 2:00PM K

16

Fanfarra, Bugaku, tema e variações

VIVO

Dreamgirls 8:00PM Z

21

Miami City Ballet Program I 8:00PM Z

Chicago Tribune

Chicago Daily Herald

Com os coros da Missa de Miami e da comunidade Batista da rua 93

Dreamgirls 2:00PM & 7:30PM

AO

TANIA PEREZ-SALAS

FREE Gospel SundaySHIRLEY CAESAR 4:00PM K

24

15

“Unabashedly sensual and achingly human!”

Outubro 2

INGRESSOS! 305.949.6722 • arshtcenter.org

C O M E

Outubro 30 e 31

E A R LY ! S T A Y

New World Symphony, America’s Orchestral Academy 8:00PM K O ilustre pianista Emanuel Ax volta a NWS para uma noite dedicada especialmente ao Romantico: Johannes Brahms.

L A T E !

Amplo Estacionamento! A Sophisticated Dining Adventure!

The Ultimate Cocktail Scene!

www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na América

Info: arshtcenter.org/parking

Acontece Magazine | Outubro 2010

51


52

Acontece Magazine | Outubro 2010

www.acontece.com

O mais visitado e premiado site brasileiro na AmĂŠrica

Acontece Magazine Outubro 2010  

Acontece Magazine