1 minute read

Sanepar retoma corte do fornecimento de água

A Sanepar retomou o corte do fornecimento de água para os inadimplentes, após 41 meses sem interrupções. Desde janeiro de 2020, devido à pandemia e, depois, pela dificuldade econômica das famílias.

A suspensão será para aqueles com débitos superiores a 48 dias.

Advertisement

A Companhia tem oferecido um programa de refinanciamento para facilitar o pagamento das faturas em atraso, com prazo de até 60 meses e condições especiais. com a abertura do sistema para os credores. Haverá um leilão entre os bancos, e quem der mais desconto irá participar. O programa prevê a divulgação da lista de dívidas passíveis de negociação, a sua situação e o montante do desconto oferecido pelo credor, além do período de renegociação. As operações contratadas no âmbito do programa estarão isentas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Antes do corte, os clientes receberão avisos e terão a oportunidade de quitar suas dívidas ou negociar o parcelamento com a Sanepar.

A empresa também oferece o programa Água Solidária, com desconto para famílias em situação de vulnerabilidade.

Segundo o governo, o beneficiário poderá escolher, entre as instituições habilitadas, em qual pretende pagar ou renegociar a dívida, o que estimularia a competição e a oferta de melhores condições aos devedores. Se o devedor não cumprir sua parte da renegociação, poderá voltar a ficar negativado.