2 minute read

Prevenção de acidentes domésticos com idosos

pelo sistema, não sendo necessário cadastro prévio.

Saúde da mulher: Outra novidade anunciada pelo governo federal é que, no novo formato do Farmácia Popular, todas as mulheres podem retirar gratuitamente medicamentos indicados para o tratamento da osteoporose, além de contraceptivos. Cálculos do Ministério da Saúde apontam que cerca de 5 milhões de mulheres em todo o país, que antes pagavam a metade do valor por esse tipo de medicamento, devem ser beneficiadas com a retirada dos produtos de graça.

Advertisement

Povos indígenas: O Farmácia Popular também passa a atender a população indígena. A proposta, de acordo com a pasta, é ampliar e facilitar o acesso, de forma complementar, à assistência farmacêutica básica oferecida atualmente nos distritos sanitários especiais indígenas (DSEI). Com a ação, todos os 40 medicamentos do rol do programa passam a ser disponibilizados de forma gratuita para povos originários.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta para a necessidade de identificação de riscos para acidentes com idosos em suas residências.

Diversos tipos de acidentes podem acontecer nos domicílios, como quedas, queimaduras, choques elétricos, acidentes com animais, ferimentos com instrumentos cortantes, intoxicações, etc. Os mais frequentes são as quedas. Cerca de um terço dos idosos cai a cada ano.

“As quedas não são acontecimentos normais no envelhecimento, por esse motivo não se deve omitir sua ocorrência aos profissionais de saúde. Os idosos, suas famílias e cuidadores precisam conhecer os fatores de risco e as formas de prevenção. São ações simples, que podem fazer toda a diferença na vida dessas pessoas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Outro alerta pertinente para época de frio é manter os ambientes sempre ventilados e estar com a manutenção dos

Campanha do Agasalho

aquecedores em dia. Evitar o aquecimento de banheiros e outros ambientes fechados com fogão, forno ou churrasqueira é outra dica essencial – o mesmo vale para fogo feito em latas, pois eles podem liberar monóxido de carbono, um gás sem cor e sem cheiro, resultante da queima de combustíveis e madeira que pode levar a intoxicações graves e até a morte.

“A maioria dos acidentes podem ser prevenidos com medidas simples. Manter a atenção e conhecer os riscos são passos fundamentais para envelhecer com segurança e qualidade de vida”, explicou Beto Preto.

Expectativa: De acordo com as projeções populacionais mais recentes do IBGE, o Brasil tem 33.679.986 idosos, o que equivale a 15,57% da população brasileira total. O Paraná é o Estado com a quinta maior população idosa, formada por 2.002.790 indivíduos, correspondendo a 17,4% da população total.

Nada aquece mais do que a solidariedade. Esse é o slogan da Campanha do Agasalho 2022 da Prefeitura. Durante a ação, que será desenvolvida ao longo do período de frio, o município quer incentivar a população a doar roupas masculinas, cobertores e roupas de cama. As doações serão destinadas pela FAS, coordenadora da campanha, ao atendimento de pessoas em situação de rua, principalmente os homens, que representam 92% da população que vive nesta condição na cidade. Portanto, a doação de roupas masculinas é a mais necessária.

Além de agasalhos, roupas íntimas e calçados que aqueçam os pés, a FAS quer arrecadar cobertores, lençóis, fronhas e toalhas de banho. As roupas de cama serão usadas nas unidades que acolhem pessoas em situação de rua, principalmente durante a Ação Inverno – Curitiba que Acolhe. A campanha conta com mais de 120 pontos de arrecadação que estão em órgãos da administração municipal, lojas das principais redes de supermercados e empresas. Confira a lista em: https://fas.curitiba.pr.gov.br