
6 minute read
Saúde do adolescente e os desafios de uma nova geração
Lives promovidas na página do instagram @ projetoadolescentesaude
Projeto Saúde do adolescente e os desafios de uma nova geração Contação - Aprende-se ensinando nos Vales e Gerais
Advertisement
Coordenadora: Juliana Teixeira Antunes Discentes bolsistas: Vitória Salustiano de Souza e Pamella Carolina Tavares Silva Campus: Januária Público-alvo: Docentes e discentes do IFNMG - Campus Januária, discentes de instituições de cursos de especialização ou pós graduação e comunidade em geral
Autora do Relato de Extensão:
Juliana Teixeira Antunes Período: 23/06/2021 a 14/12/2021
Este projeto oportunizou diversas reflexões sobre a saúde dos adolescentes frente as mudanças e desafios vivenciados nessa fase de vida, por meio da construção de uma página em rede social para a divulgação de posts, pela promoção de lives e a realização de um seminário com a participação de diversos especialistas.
Aadolescência é uma fase cheia de mudanças, aventuras e descobrimentos. Na saúde, é uma fase de vida marcada por modificações físicas e mentais dos indivíduos, o que requer grande atenção dos pais, professores e profissionais da saúde. Hoje, a Organização Mundial de Saúde (OMS) a considera como uma fase de grande vulnerabilidade a diversos fatores de risco, como uso de drogas, violência, transtornos mentais, inatividade física, problemas com a alimentação, sexualidade, enfim, riscos que podem ser evitados por meio da informação. Assim, o projeto “Saúde do adolescente e os desafios de uma nova geração” contou com a colaboração de diversos profissionais da área da saúde, direito e educação, para informar a comunidade sobre os desafios enfrentados pelos adolescentes e orientar as medidas de superação desses desafios.
Por meio da criação do perfil “projetoadolescentesaude” na rede social Instagram, foram divulgados diversos posts com informações relacionadas à saúde dos adolescentes e promoções de brindes e lives, com a participação de mestres em Ciências da Saúde, em Engenharia Elétrica, além do promotor de justiça, sobre temas como: comunicação, cyberbullying e violência.
Além das lives e post publicados no perfil “projetoadolescentesaude” e no canal do Youtube do IFNMG/Campus Januária, o projeto “Saúde do adolescente e os desafios de uma nova geração” promoveu um seminário, com o encontro de diversos palestrantes nas áreas de sociologia, artes, psicologia, psicopedagogia, enfermagem, nutrição e filosofia, trazendo temas como:

Programação do I Seminário Saúde do Adolescente
- adolescência, tempo e memória; - comportamento do adolescente: o que é e não é normal; - o adolescente e sua relação com a escola e amigos; - representações sociais dos adolescentes sobre a sexualidade nas mídias sociais virtuais; - associação entre consumo e hábitos alimentares com a ansiedade e a depressão em adolescentes; - como adolescer o pensamento para ser mais empático com os jovens.
O seminário aconteceu de forma online com transmissão, ao vivo, pelo canal do Youtube do IFNMG/ Campus Januária. Durante o evento, tivemos falas, como:
“Estamos vivendo tempos muito marcados por dois fatores: a veloci-

Programação do I Seminário Saúde do Adolescente

dade, essa sensação de que o tempo está acelerado [...] e um excesso de estímulos [...]. Se, na adolescência, uma das características mais importantes é o fato de a gente, justamente, precisar elaborar uma chuva de questões, é um momento de ruptura significativa com os ideais dados pela família, pais e de construção de novas perspectivas de apropriação [...], seu tempo de criação de sentidos e memórias cada vez mais diminuídos pelas demandas da velocidade e do imediatismo [...], gerando sentimentos de vazios de sentido, sentimentos de inexistência [...] e uma grande necessidade de validação que vem do outro.”(Renée Maia, doutora em Memória Social)
“É errado dizer aborrecência![...] A adolescência hoje, segundo a Organização Mundial da Saúde, vai até, aproximadamente, os 24, 25 anos de idade. Os adolescentes esquecem coisas[...], os adolescentes não têm muita paciência para ficarem ouvindo sermões [... ], os pais precisam ter uma certa criatividade para se comunicarem com o adolescente de uma maneira mais lúdica, mais leve, menos rançosa. Isso vai trazer leveza para o relacionamento familiar. [...]” (Sônia Portes, escritora, mestre em Psicologia)
“Para os adolescentes, a sexualidade nas mídias sociais virtuais faz parte do seu cotidiano, tanto pelo consumo quanto pela autoprodução de conteúdos sexuais. Essas mídias virtuais influenciam a construção da identidade dos adolescentes e de sua sexualidade, incluindo relacionamentos afetivos e comportamentos sexuais de risco”. (Gabriela Prado, enfermeira, educadora em Saúde Sexual de adolescentes)
“Para o adolescente, amizade significa criar laços entre as pessoas que têm sentimentos de lealdade, proteção, intimidade, reciprocidade, ajuda mútua, compreensão e confiança [...]. As relações com os amigos nessa fase constituem um dos principais fatores para a construção da identidade e para a definição de valores, ideias e opiniões sobre os outros e o mundo”. (Márcia Zakur Ayres, psicopedagoga, mestre em Promoção da Saúde)
“A geração Z, primeira geração nascida dentro de um mundo online e móvel. Depressão e ansiedade generalizada são duas das mais comuns preocupações em saúde mental na juventude [...]. Hábitos e comportamentos podem diminuir as chances de depressão e ansiedade: refeição em família e com alimentos saudáveis, limitar o tempo de tela a 3 h/dia, dormir por tempo adequado (8 a 10h/dia) e praticar atividades físicas. O Brasil tem o melhor guia nutricional do mundo!”. ( Lúcia Helena Almeida Gratão, nutricionista e mestre em Ciências da Saúde)
“Adolescer o pensamento perpas-
sa pelo ato de amar, que é muito mais do que um sentimento: é um verbo, uma ação, de quem acolhe, educa e orienta para a vida.”(Juliana Micheletti, mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional)
O seminário contou com a inscrição de 103 participantes, entre estudantes, professores e comunidade em geral, que receberam seus certificados de participação no evento. As palestras e lives foram gravadas e estão disponíveis nas redes sociais do IFNMG/Campus Januária, contando, até o momento, com, aproximadamente, 673 visualizações.
O projeto permitiu uma aproximação da comunidade acadêmica com especialistas e estudiosos da área de saúde do adolescente e trouxe informações sobre temáticas importantes para essa fase de vida. Além disso, contribuiu para a inserção de alunos do Curso Técnico de Enfermagem no universo da adolescência e na elaboração e divulgação de eventos científicos, despertando-os para a importância da divulgação de informações sobre saúde à comunidade. Podemos perceber, pelas falas abaixo, que o projeto permitiu uma maior compreensão da saúde do adolescente pelas alunas participantes.
“O projeto foi de extrema importância, tanto no quesito pessoal como profissional, pois através dele aprendi muitas coisas sobre os adolescentes, tais como seu desenvolvimento físico e emocional, a importância de uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos, os benefícios de uma boa relação com os familiares e os amigos. [...] tive a oportunidade de passar todos esses assuntos para o público através de postagens feitas no Instagram e através de lives, que foram realizadas no YouTube”. (Vitória Salustiano de Souza, bolsista)
“O projeto saúde do adolescente foi de grande importância para o

Equipe organizadora do I Seminário Saúde do Adolescente e participantes do projeto Adolescente e saúde
meu desenvolvimento, tanto pessoal como profissional [...] creio que todos que participaram e que conferiram as lives e seguiram a página do projeto estão satisfeitos com todo o conteúdo disponibilizado, pois serviram de alerta e de ensinamentos, tanto para os adolescentes quanto para os pais. As pesquisas, os assuntos selecionados e pesquisados com todo carinho me fizeram compreender melhor a vida do adolescente e suas transformações [...]” (Pamella Carolina Tavares Silva, bolsista).
Diante das falas apresentadas, percebemos a importância de se falar sobre saúde e, principalmente, a dos adolescentes. O projeto “Saúde do adolescente e os desafios de uma nova geração” oportunizou momentos para a reflexão sobre a saúde desses jovens, imersos em um cotidiano cheio de novidades e desafios. Espera-se que seja um primeiro passo para o despertar de novas propostas voltadas para a saúde dos adolescentes, uma fase de vida esquecida pelas políticas públicas.