
4 minute read
SaNto tirSo
www.JORNALDOAVE.pt
Homem encontrado morto em Rebordões
Advertisement

Um homem com 79 anos foi encontrado morto numa rua de Rebordões, Santo Tirso. Segundo uma fonte da GNR, o homem poderá ter sofrido uma queda.
O alerta foi dado para os Bombeiros Voluntários Tirsenses, pelas 2h52m, que mobilizaram para o local duas viaturas e quatro elementos e foram apoiados pelas equipas da Viatura Médica de Emergência e Reanimação e de Suporte Imediato de Vida do Centro Hospitalar do Médio Ave.
O homem, morador na Rua da Quintinha, no lugar de Aldeia Nova, estava de pijama vestido e tinha sinais visíveis de violência, mas, segundo o que a GNR conseguiu apurar no local, o homem terá caído do telhado da habitação, de uma altura de cerca de dez metros, uma vez que foi encontrado um chinelo no telhado e outro junto ao corpo.
O óbito foi declarado no local e o corpo foi para o Gabinete de Medicina Legal e Ciências Forenses de Guimarães, para ser autopsiado.
A mesma fonte disse ainda que, por não haver indícios de crime, a Polícia Judiciária não foi ao local. 3 de fevereiro de 2022 JORNAL DO AVE 5
AtuAlidAde
// Santo Tirso
Ilibado casal acusado de roubo violento que causou morte de idoso
Por não ter provas que comprovasse a autoria do crime, o casal acusado de aliciar um idoso para uma relação sexual, num episódio que acabou com um roubo violento que resultou na morte da vítima, foi ilibado.
Depois de dado como desaparecido, a 15 de fevereiro de 2021, António Moura, de 88 anos, foi encontrado na Travessa dos Moinhos Novos, conhecida como Quelha da Pêssega, próximo do parque de estacionamento, junto à Câmara de Santo Tirso.
Apresentava várias escoriações no corpo e na cabeça e tinha indícios de ter sido assaltado e violentamente agredido. Foi socorrido pelos bombeiros e transportado para o hospital de Famalicão, onde acabou por falecer, um dia depois.
A PJ iniciou uma investigação que culminou na detenção de duas pessoas, um homem, de 29 anos, e uma mulher, de 26, estrangeiros e sem ocupação profissio-
antónio moura aCabou por morrer vítima das agressões que sofreu
nal. As autoridades acreditavam que os indivíduos atraíram António Moura para “uma casa abandonada na cidade de Santo Tirso” com “intenção de roubar”. “Aproveitando estarem sozinhos em local isolado, os arguidos agrediram o ofendido, apoderando-se de vários bens pessoais daquele e abandonaram-no quase inanimado no local, onde, no dia seguinte, viria a ser encontrado por um popular”, descrevia, na altura, a PJ.
No processo judicial, a acusação referiu que o casal agrediu o idoso a murro e pontapé e subtraiu-lhe uma carteira, anel de ouro e relógio.
O Tribunal de Matosinhos não conseguiu encontrar provas que responsabilizassem o casal pela morte de António Moura, acabando por ilibar os réus.
Sismo sentido em Santo Tirso Detido em flagrante por tráfico de droga em Vila da Aves
Um sismo de magnitude 4.1 na escala de Richter foi sentido em Santo Tirso, ao início da tarde de 27 de janeiro. O abalo teve epicentro a cerca de 35 quilómetros a sul-sudoeste do Cabo Finisterra, em Espanha, e foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o abalo foi sentido, com intensidade máxima III na escala de Mercalli modificada, no concelho de Santo Tirso, mas também nos concelhos de Póvoa de Lanhoso (Braga) e Ponte de Lima (Viana do Castelo).
Um sismo com magnitude entre 4,0 e 4,9 na escala de Richter é considerado “ligeiro”, sendo pouco provável que provoque danos.
A Escala de Mercalli Modificada mede os “graus de intensidade e respetiva descrição”. Um nível III nesta escala diz respeito a um evento “fraco”, que pode ser “sentido dentro de casa”, e a sua “vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados”, lê-se no ‘site’ do IPMA.


Loja do Cidadão entrou em funCionamento a 26 de juLho
A GNR de Vila das Aves deteve, em flagrante, um homem de 24 anos por tráfico de estupefacientes, em Vila das Aves, no dia 24 de janeiro. “No âmbito de uma denúncia a informar que três homens estariam a consumir produtos estupefacientes junto a um edifício devoluto, os militares da Guarda, ao chegarem ao local, abordaram os três suspeitos. No decorrer da ação, foram realizadas revistas pessoais de segurança, tendo sido possível apreender 60 doses de haxixe que um dos suspeitos tinha na sua posse, motivo que levou à sua detenção em flagrante. No seguimento das diligências policiais, foram ainda elaborados dois autos de contraordenação por consumo de produtos estupefacientes”, referiu a Guarda, em comunicado.
O detido foi constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Santo Tirso.
6JORNAL DO AVE 3 DE fEvErEiro DE 2022
Publicidade
www.JORNALDOAVE.pt
