6 minute read

educação

www.JORNALDOAVE.pt 7 de outubro de 2021 JORNAL DO AVE 5

CENFIM ganha medalhas no Campeonato Europeu das Profissões

Advertisement

Uma medalha de ouro, três de medalhas de Excelência e uma medalha de “Best of the Nation” (a melhor pontuação da Seleção Portuguesa) foram o rico espólio arrecadado pelos empenhados Concorrentes do CENFIM que integraram a Seleção Nacional, que representou Portugal no EuroSkills – 2021, Campeonato Europeu das Profissões, que se realizaram na cidade de Graz na Áustria. O CENFIM participou nas profissões de Controlo Industrial (4º Lugar), Refrigeração e Ar Condicionado (Medalha de Excelência), Mecatrónica Industrial (Medo 19 países.

A Seleção Nacional, integrou 18 concorrentes, em 15 profissões (havendo 3 equipas de 2 elementos) e dentro desta o CENFIM foi representado por 5 concorrentes em 4 profissões.

O Edgar Monteiro, foi acompanhado pelo Diretor do Núcleo da Trofa, Adelino Santos, mas neste caso também como seu jurado, acumulando ainda com a responsabilidade de “Chief- Expert” da profissão de Industrial Control (Eletromecânica Industrial), tendo ainda um relevante apoio à preparação do Rui Martins, tam-

Educação

// Região

Equipa do CENFiM dE CiNCo CoNCorrENtEs E quatro jurados, CoM o dirEtor MaNuEl Grilo, No FiNal do EvENto

EdGar MoNtEiro (à dir.) CoM o sEu jurado dalha de Excelência) e Desenho Industrial CAD (Medalha de ouro).

O Campeonato Europeu das Profissões, EuroSkills – Graz 2021, decorreu de 22 a 26 de setembro e envolveu cerca de 300 jovens concorrentes, que competiram em 48 profissões, representanbém uma ex-concorrente premiado no campeonato mundial da Rússia/Kazan em 2019. O Edgar Monteiro teve uma prestação superior, obtendo a melhor pontuação de sempre da profissão por parte dos concorrentes do CENFIM a nível internacional, mas só a aritmética lhe negou uma merecida medalha, ficando a escassos 0,5 pontos da medalha de excelência.

A prestação do CENFIM foi muito meritória, pois 80% dos seus elementos foram premiados e o CENFIM, que representava 28% da Seleção Nacional obteve 50% dos prémios que foram atribuídos à Seleção Nacional!

A Equipa está de Parabéns e o CENFIM está orgulhoso dos resultados obtidos por estes jovens concorrentes todos oriundo do Sistema de Aprendizagem em Alternância.

Quando nos referimos à Equipa, falamos não só dos elementos aqui referidos, mas toda a Equipa Formadora que, em cada Núcleo trabalhou direta e indirectamente, permitindo que estes excelentes resultados fossem alcançados. Parabéns e bem hajam!!

CENFIM Trofa

CaMpEão EuropEu E “BEst oF thE NatioN”, joão tEixEira

6JORNAL DO AVE 7 DE outubro DE 2021

AtuAlidAde

// Vila Nova de Famalicão www.JORNALDOAVE.pt

Dia do Concelho colhe frutos e lança sementes com distinção de projetos inovadores

“A melhor forma de homenagearmos o passado, de reconhecermos os feitos, é continuar a crescer, é chegar cada vez mais longe, é ter cada vez mais sucesso. Tenho a certeza que os nossos antepassados ficariam orgulhosos por saber que aquilo que fizeram lá atrás teve consequências. Que aquela semente que plantaram deu fruto e produziu mais semente, ainda melhor. É esta vocação que devemos ter de olhar para a frente e fazer sempre mais e melhor”. Foi com os sentimentos de orgulho e otimismo no futuro, e já em jeito de despedida, que o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, discursou na sessão solene do Dia do Concelho, que celebrou os 186 anos da criação do concelho.

A iniciativa, que este ano teve lugar no adro da Igreja de Arnoso Santa Maria, também ficou marcada pela entrega dos selos Famalicão Visão’25, que visam distinguir iniciativas, ações e projetos que estimulam os valores de comunidade e identidade famalicense.

Numa tarde fria de outono, numa das suas últimas intervenções enquanto presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, elogiou a união, a coesão e a participação da comunidade famalicense nesta iniciativa. “É bom saber que instituições, empresas, autarquias, movimentos de cidadãos se voluntariam para que as suas ideias sejam escrutinadas, avaliadas. É importante que as pessoas tenham este arrojo, esta audácia, esta vontade de evoluir e esta perspetiva empreendedora”, disse.

“Desde 2016, que aproveitámos esta data para premiar com os Selos Famalicão’25 projetos e iniciativas inspiradoras. O objetivo é fazer uma associação entre o passado, o presente e o futuro”, explicou o autarca, salientando que esta é “uma das dimensões da estratégia de desenvolvimento e uma das formas de constatar o quanto a comunidade está vibrante, disponível e entusiasmada com esta participação coletiva”.

O presidente da União das Freguesias de Arnoso Santa Maria, Santa Eulália e Sezures, Jorge Amaral, aproveitou a oportunidade para elogiar a “abertura de Paulo Cunha para a resolução dos problemas das freguesias” e referir que a “zona norte do concelho ganhou uma maior qualidade de vida nos últimos anos”.

Por sua vez, o presidente do júri dos selos Famalicão Visão’25, João Cerejeira, sublinhou que estas distinções visam “reconhecer as ações que marcam a potencialidade do território para novos patamares de liderança e excelência, que estimulem o valor da comunidade, em consonância com a estratégia concelhia, para obter um concelho vibrante e inovador”. Ao todo, os selos Famalicão Visão’25 distinguiram 16 projetos, distribuídos por quatro categorias: Famalicão Made IN (5 projetos), B-Smart Famalicão (5 projetos), Famalicão Força V (3 projetos) e Famalicão Comunitário (3 projetos). As entidades distinguidas foram as seguintes: CM Socks – Peúgas Carlos Maia; Injex – Pinheiro de Lacerda; Partteam Oemkiosks; Hindu – Technical Textiles; Agrupamento de Escolas D. Sancho I; ECOnnect Portugal; Teatro da Didascália; Cooperativa de Solidariedade Social Recreio do João; Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco; Jardim de Infância de Seide S. Miguel; Associação MusicVillage; Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco; Cooperativa Elétrica Vale D’Este; Centro Social e Paroquial de Requião; Associação Famalicense de Prevenção e Apoio à Deficiência e PASEC.

No próximo ano, ditou o sorteio, a sessão solene do Dia do Conelho realiza-se na vila de Joane.

Paulo Cunha disCursou já em jeito de desPedida

Requião inaugurou pavilhão multiusos

A freguesia de Requião está dotada de um novo espaço polivalente para a realização de atividades de natureza cultural, recreativa e desportiva. O pavilhão Multiusos de Requião foi inaugurado a 3 de outubro, pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, e pelo presidente da Junta de Freguesia, João Pereira, com a bênção do pároco, Pe. Domingos Machado.

O Multiusos de Requião permite o desenvolvimento de uma programação cultural e dinamização de atividades de foro recreativo e desportivo naquela comunidade, em consonância com a política de descentralização levada a cabo pela autarquia famalicense, sendo o resultado de um investimento de 217 mil euros, que contou com um apoio financeiro da parte do Município de Famalicão na ordem dos 204 mil euros.

O novo espaço polivalente está localizado no coração da freguesia, em frente ao Centro Social

infraestrutura foi inaugurada a 3 de outubro

Paroquial de Requião e tem uma área total de 600 m2. O investimento abrangeu a edificação do espaço polivalente e construção de estruturas de apoio como receção, instalações sanitárias, arrumos, entre outros, assim como o arranjo do espaço exterior envolvente e colocação de sistema de som. “Tudo o que fazemos é para as pessoas. Mais do que um novo espaço, Requião ganhou uma nova valência, (…) estamos perante um equipamento que está à disposição das pessoas, da sua criatividade, do seu empoderamento, da criação ou melhoria das suas competências”, referiu Paulo Cunha, acrescentando que “as pessoas precisam de espaços onde se possam encontrar, onde possam estar umas com as outras (…) onde possam beneficiar de atividades e eventos”.

Requião homenageou cidadãos e instituições

Nesta mesma sessão, a Junta de Freguesia atribuiu a medalha de honra da freguesia ao presidente da Câmara Municipal cessante, Paulo Cunha, assim como, ao empresário, comendador Manuel Gonçalves, a título póstumo. Foram ainda entregues as medalhas de mérito Cultural, Desportivo, Social, Benemerência e Autárquico a 23 cidadãos e instituições locais.

Este ato de reconhecimento público foi realizado pela primeira vez pelo referido órgão autárquico, como forma de homenagem aos cidadãos e instituições que se destacaram pela sua prática e postura cívica em diversos domínios, havendo a pretensão de o repetir anualmente.

This article is from: