2 minute read

Decoração

METAL GANHA ESPAÇO E DIFERENCIAL

Itens vão desde móveis comerciais, estantes para salas, mesas e até escadas

Advertisement

A utilização do metal na decoração tem se tornado destaque. Vários produtos no mercado, atualmente, permitem sua inserção nos projetos de design de interiores e de arquitetura. Um dos principais diferenciais do metal em um item é que ele é um material “forte”, que empresta muita personalidade a qualquer ambiente. Com isso, todo o ambiente com esse tipo de elemento recebe uma carga criativa muito grande que fascina qualquer observador.

Os metais podem despontar em qualquer local e de diversas formas, seja mais discretamente em objetos ou até de maneira mais ostensiva em revestimentos, e eles sempre ganham destaque na decoração pelo design ou brilho, chamando a atenção de quem entra no ambiente.

Serralheiro, Fábio Ouriques Rubim é um desses artistas que transforma o metal em arte. Ele conta que seu primeiro contato profissional com metal foi aos 19 anos, quando trabalhou em uma distribuidora em Tubarão. “Foi pouco tempo porque em alguns meses, através da indicação de um amigo ao qual sou muito grato, fui contratado em caráter temporário como ajudante em uma empresa terceirizada no setor de caldeiraria, da então Tractebel Energia. Acabei entrando para o quadro fixo de funcionários da empresa como caldeireiro. Fiz alguns cursos de especialização e acabei tomando gosto pela profissão”, relembra Fábio.

Como caldeireiro, ele conta que se utiliza do metal para fazer estruturas e peças industriais. “São itens não muito artísticos, porém eu sempre valorizava o acabamento e tentava seguir à risca o desenho técnico. Nessa época aprendi muitas coisas e na busca por uma melhora na minha renda comecei a pegar serviços para fazer fora do expediente, como pequenas grades, prateleiras”, conta.

Mudanças de rumo

Porém, em 2020, Fábio viu sua vida mudar. Ele acabou sendo desligado da empresa e precisou encarar o trabalho como autônomo no ramo de serralheria. O primeiro serviço mais considerável foram os móveis para uma agropecuária, que era projeto de um arquiteto da nossa família. Depois disto, vários serviços foram surgindo”, conta.

Fábio não parou mais. Com o projeto arquitetônico em mãos, ele coloca a criatividade em ação. “Os tipos de serviço que mais tenho feito são os móveis comerciais, estantes para salas, mesas e até escadas geralmente compostos por ferro e madeira, ferro e vidro. O móvel, seja comercial ou residencial, tem que ser criativo, funcional, preferencialmente adaptável e indispensavelmente bonito”, complementa.

Para Fábio, todas as peças têm caráter decorativo e funcional. “As duas características costumam estar juntas na maioria das peças que produzo. Não é difícil integrar o metal, seja qual for o ambiente. Como é muito versátil e pode ser associado à madeira, ao vidro e outros materiais, ele se adequa muito bem ao restante do espaço. É possível inserir um objeto decorativo ou um móvel com ferro em qualquer projeto”, diz.

O profissional

Fábio Ouriques Rubim atua hoje como serralheiro na For Metal Serralheria Criativa. Para entrar em contato com o profissional, o número é (48) 98840-2371 ou @formetal_ no Instagram.