Jornal de Marau 21.03.2020

Page 1

Ano XXXV | Nº 1.159 | 21 de março de 2020 | R$ 2,00

UM INIMIGO INVISÍVEL

Marau une forças e, junto ao resto do mundo, luta contra o novo coronavírus (COVID-19).

Edição Especial


2

EDITORIAL

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 21 DE MARÇO DE 2020

Isolamento Social

O

Jornalismo está mostrando sua força. Sua penetração e seu reconhecimento está sendo visto. O Coronavírus está entre nós e cabe a nós das redações, dos estúdios e das fontes repassar ao público a informação sobre a real situação. Na Vang um show multimídia. Unindo rádio e redes sociais, em vídeo, foi a Portugal, França, Peru, Itália e passeou pelo Brasil mapeando pessoas para trazer sua ótica e contar suas mudanças de hábitos nos últimos dias. A Vang atingiu em rede social a marca de 100 mil seguidores (Facebook). Até o fechamento dessa edição alcançava mais precisamente o número de 104.657 pessoas que acompanham o trabalho de uma equipe dedicada e competente que, até por recomendação das autoridades em saúde, não aparece toda no registro fotográfico. Estamos de rodízio, com o mínimo de pessoas possíveis compartilhando do mesmo espaço. A hora é de cuidar de si e do próximo. A hora nossa, como em todas, mas mais do que nunca AGORA, é de informar você e a todos.

Tudo, por um bem maior: o bem comum. Continue acompanhando a nossa informação a qualquer hora do dia. No rádio e nas redes sociais. Nas próximas semanas, teremos alterações na circulação da edição imprensa, visando a saúde de todos. Mas, no rádio e na internet, seguimos mantendo atualizado nossos leitores e ouvintes 24 horas por dia. Estamos na linha de frente e acreditamos na informação com responsabilidade e credibilidade. Principalmente em momentos difíceis como este.

Comunicado

De forma reduzida e alternada, equipe da Vang FM e JM/Jornal de Marau trabalha na atualização de dados

O JM/Jornal de Marau comunica que passará a circular de forma quinzenal nas próximas semanas. Desta forma, não haverá edição no dia 27 de março. A próxima edição circula no dia 03 de abril. A decisão é uma medida para preservar a saúde dos nossos leitores, uma vez que o material impresso tem grande circulação entre um grande número de pessoas. Neste período, todas as informações poderão ser acompanhadas pelo rádio, nos 93.7, ou nas plataformas digitais: site vangfm.com.br e pelas redes sociais da Vang FM.


JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 21 DE MARÇO DE 2020

GERAL

3

Novo Coronavírus: o que se sabe até agora?

A Prefeitura de Marau, em negociação com a empresa Stacione, está buscando aperfeiçoar o serviço na cidade

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31 de dezembro de 2019, após casos registrados na China. Ele provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19). Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1. Porém, o COVID-19 é um coronavírus novo para a comunidade científica e, com isso, ainda não há um tratamento específico para a doença.

Como o coronavírus é transmitido?

Como prevenir o coronavírus?

As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo. Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção. É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada. Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são menos. Ainda não está claro com que facilidade o coronavírus se espalha de pessoa para pessoa. Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão: -Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool. -Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos. O período médio de incubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção. A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARSCoV é em média de 7 dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas. Até o momento, não há informaçõesção suficientes de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus.

-Evitar aglomerações de pessoas. -Ficar em casa quando estiver doente.-Mantenha ambientes bem ventilados. -Não compartilhe objetos pessoais. -Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. -Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência. -Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).


4

GERAL

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 21 DE MARÇO DE 2020

Novo coronavírus: Marau aposta na prevenção

Uma série de medidas foram anunciadas

A comissão do Centro de Operações de Emergências – COVID-19, constituída no Município de Marau anunciou ainda na terça-feira (17), resolução no intuito de sugerir ao Poder Público as medidas que poderão ser adotadas no âmbito do Poder Executivo e recomendar à população do município de Marau sobre as medidas temporárias de prevenção da disseminação do COVID-19. A Comissão é formada pela Coordenadora da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Lisiane Dallagnese; Coordenadora de Ações em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Fernanda Garbin; Secretário Municipal

de Saúde, Douglas Kurtz; Secretária Municipal de Educação, Simone Costenaro; Chefe de Gabinete, Naura Bordignon; Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Silvio Confortin; Diretor do Hospital Cristo Redentor Marcelo Borghetti, Representante da ACIM, Ricardo Fraccanabia, além dos médicos Guilherme Garcia Vieira e Marcio Carnieletto. Na mesma semana, na quinta-feira (19), o prefeito de Marau, Iura Kurtz com o aval da comissão do COE/Centro de Operações de Emergência COVID-19, publicou um novo decreto reforçando as medidas emergenciais para enfrentar o

avanço do Coronavírus. O descumprimento das normas poderá acarretar em multa e até na cassação do alvará de funcionamento. Dessa forma, a partir desta sexta-feira (20) foi decretado o fechamento de quaisquer estabelecimentos comerciais e de serviços que não estejam expressamente previstos para atender necessidades básicas. “É uma decisão dura, difícil de ser tomada, mas necessária. Sempre pensando na vida das pessoas e na prevenção contra esse vírus fatal que vem causando mortes em todo o Mundo”, declarou Iura Kurtz. Assim, fica autorizada a abertura e o funcionamento apenas dos seguintes estabelecimentos: tratamento e abastecimento de água; geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis; assistência médica e hospitalar; distribuição e comercialização de medicamentos e gêneros alimentícios, tais como farmácias, supermercados, mercados e minimercado; serviços funerários, captação e tratamento de esgoto e coleta lixo; telecomunicações; processamento de dados ligados a serviços essenciais; segurança privada r imprensa em geral.Os estabelecimentos previstos para abertura também devem adotar medidas rigorosas de higiene conforme o decreto.

Os estabelecimentos de restaurantes, lojas de conveniência, bares com alimentação e lanchonetes poderão se manter em atividade para venda de alimentos e bebidas nas seguintes condições: entrega em domicílio (tele-entrega) ou para retirada no local de alimentos prontos e embalados e bebidas lacradas, sendo vedado o consumo no local do estabelecimento. Fica vedado o funcionamento de academias, centros de treinamento, centros de ginástica, clubes, centros de tradições gaúchas, igrejas, templos ou similares, museus, centros culturais, bibliotecas e entidades de representação sindical Demais medidas Os eventos em vias e logradouros públicos ficam igualmente cancelados, inclusive feiras ao ar livre ou em ambientes fechados. Ainda, o decreto dispõe sobre o atendimento das secretarias do município. Indústrias Também foi publicado uma Portaria com recomendações de prevenção e higiene para todas as indústrias de Marau, que por ora mantem suas atividades, porém com número reduzido, dispensando grupos de risco e seguindo ordens de higienização.

HCR apresenta Plano de Contingência aos colaboradores Foi apresentado na tarde de sexta-feira (13), aos gestores e líderes de equipe do HCR, o Plano de Contingência para Infecção Humana (COVID-19) Coronavírus. O material foi elaborado pela CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar), a partir de orientações da OMS- Organização Mundial de Saúde e em consonância com as medidas tomadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Marau.As orientações para atendimento em casos suspeitos e biossegurança foram repassadas pelas integrantes da CCIH, Enfermeira Gestora, Marla Nunes do Nascimento e pela Farmacêutica, Luci Bavaresco. Alguns dos principais itens repassados circundou entorno da padronização de rotinas nos atendimentos e orientação aos pacientes que chegam através da Urgência e Emergência e nos demais setores. Em sua fala inicial, o Diretor

Administrativo do HCR, Marcelo Borghetti, reiterou sobre a necessidade de passar informação real e adequada aos pacientes e também sobre a procura consciente e racional dos serviços de saúde do Hospital Cristo Redentor. Além disso ele informou sobre a necessidade do repasse de informações com responsabilidade por parte dos colaboradores: “Devemos tratar com seriedade e total responsabilidade as informações que são repassadas, a fim de tranquilizar e facilitar os processos de prevenção”, explicou. Conforme a Diretoria do Hospital Cristo Redentor, outras medidas poderão ser tomadas ainda, em casos de possível suspeita ou confirmação de algum caso na instituição. Até o momento não há casos suspeitos ou confirmados atendidos no HCR. As orientações

Diversas orientações foram repassadas à comunidade hospitalar

Entre vários pormenores e orientações passadas diretamente à gestores e colaboradores; foi definido que:os atendimentos de urgência e emergência passarão por pré-triagem em guichê ao lado da porta de acesso, as visitas à pacientes internados estão suspensas por tempo

indeterminado e a orientação é para que se acesse o ambiente hospitalar somente em caso de real necessidade. Ainda, os colaboradores e gestores estão orientados corretamente quanto ao contato com os pacientes e todos seguem as orientações do Ministério da Saúde.


JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 21 DE MARÇO DE 2020

GERAL

5

Primeiros casos de coronavírus são confirmados na região

Casos foram registrados em Serafina Corrêa e Erechim

Em vídeo na tarde desta quarta-feira (18), o Centro de Operações de Emergência COVID 19 em Marau atualizou a situação do município em relação à pandemia do novo coronavírus. Na oportunidade, foi confirmado o primeiro caso na região, em uma pessoa de Serafina Côrrea. Trata-se de um empresário,

63 anos, que está hospitalizado na CTI do Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves. Ainda, o paciente teria viajado de ônibus para o Paraguai, junto com 12 marauenses. Dessa forma, todas as pessoas que tiveram contato com o paciente foram contatadas e devidamente orientadas.

Além disso, no início da noite desta quinta-feira (19) a Secretaria Estadual da Saúde confirmou a existência de mais três casos de Coronavírus na região. Conforme divulgação, um homem de 50 anos, natural de Serafina Corrêa, também encontrava-se no ônibus que regressou do Paraguai, na última semana. Já em Erechim, os casos são de um homem que viajou recentemente para Dubai e o outro positivado viajou para São Paulo e Bahia. Estes três novos casos não são considerados graves, estando no momento os pacientes em isolamento domiciliar. Em Marau Ainda, a enfermeira da Vigilância em Saúde do Município, Lisiane Dalagnese, atualizou a situação em Marau e relatou que não há nenhum caso confirmado em Marau. Apenas três casos suspeitos estão isolados e, por apresentarem sintomas compatíveis, é aguardado resultado do exame.

Novo serviço O município confirmou desde quinta-feira (19) um novo serviço está disponibilizado em Marau em relação ao COVID-19. De acordo com a enfermeira Fernanda Garbin, será destinado um local exclusivo de triagem para pessoas com sintomas respiratórios, junto à Secretaria de Saúde. O objetivo é proteger as unidades de saúde e o Hospital Cristo Redentor de uma possível difusão do vírus. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 156. Além disso, o Centro de Operações de Emergência COVID 19 em Marau reforçou mais uma vez os cuidados com a higiene. “É impossível a gente conter a chegada do vírus, ele vai chegar ao Município independente dos nossos esforços. Nossa ideia é que o vírus chegue de forma ordenada, de forma que o sistema de saúde consiga absorver, sem maiores danos, ao contrário do que está acontecendo na Itália”, ressaltou Fernanda.

Karatê de Vila Maria se destaca Na 3° Copa Goshinkai de Karatê-Do, em Constantina/RS, que aconteceu no último sábado (07), 10 atletas representaram o município de Vila Maria. Retornaram com 11 medalhas, nas seguintes colocações: Gabriel De Lima - 1 Lugar Kumite, 1 Lugar Kata; Artur Cuccoloto Risso 1 Lugar Kumite, 2 Lugar Kata; Luisa Santin Risson -2 Lugar Kata, 3 Lu

Conta Jovem Associado, você abre uma conta para seu filho sem pagar nada e ainda o incentiva a poupar e realizar sonhos. Fale com seu gerente.

Válido para Cooperativa Sicredi Aliança RS/SC SAC - 0800 724 7220 Deficientes Auditivos ou de Fala - 0800 724 0525 Ouvidoria - 0800 646 2519


6

GERAL

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 21 DE MARÇO DE 2020

Eventos sociais são alterados em razão do COVID-19

Festival Nacional do Salame foi um dos eventos afetados e deve acontecer apenas em 2021

Entre as consequências da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) está o cancelamento de diversos eventos sociais em Marau, programados para as próximas semanas. O objetivo é diminuir o máximo possível a aglomeração de pessoas, uma vez que o isolamento social é uma das formas mais eficazes de barrar a transmissão da nova doença. Festival Nacional do Salame Ainda na tarde de terça-feira (17), o Prefeito Iura Kurtz recebeu em seu gabinete o Presidente da Rota das Salamarias, Henrique Câmera e conjuntamente acertaram a decisão e o Festival Nacional do Salame está oficialmente cancelado em Marau, no ano de 2020. A 10ª edição ocorreria no mês de junho e em virtude de recomendações alertando que a pandemia do novo coronavírus deverá permanecer por semanas, o que compromete qualquer aglomeração e realização de eventos, foi decidido pelo cancelamento.

Este evento necessita de tempo para angariar recursos e organizar toda a estrutura, ficando inviável a sua realização. “Reiteramos nosso compromisso com as pessoas e a vida como prioridade. O momento é extremamente delicado e a epidemia deve avançar por semanas. É melhor sempre a prevenção, preservando nossa gente. Certamente em 2021 a décima edição do Festival será um sucesso”, afirmou o Prefeito Iura Kurtz. Cultura 24 horas O Cultura 24 Horas 2020 não vai acontecer em abril como previsto. A decisão foi publicada em nota através das redes sociais. Ainda, em breve deverá ser anunciada uma nova data para este evento que é sempre tão aguardado pela comunidade local e regional e também por artistas de todos os segmentos. As inscrições continuam valendo e assim que a nova data for definida, a organização entrará em contato com todos os inscritos para organização da programação.

Eventos municipais Todos os eventos da Prefeitura estão suspensos, tais como competições esportivas, seminários, inaugurações de obras e ações culturais. As escolas e creches de toda rede pública, projetos AABB Comunidade, Lazer e Conviência, Centro do Idoso, Museu e Biblioteca também estão com atividades suspensas. Comenda do Gel Buscando atuar de forma preventiva na disseminação do vírus COVID-19 e atendendo as recomendações da OMS, os comendadores da Comenda do Gel 2020 anunciaram nesta quarta-feira (18), o adiamento do baile. Ainda não há uma data definida. O evento seria realizado no dia 23 de maio, no salão nobre do Grêmio Esportivo Liberdade. Nesta edição, o tema será Moulin Rouge. Os comendadores são Jankiel Rigo e Sirlei Rigo, Josicler Durante Rodrigues e Francine Casanova, Marcelo Vazaro e Michele Martini Vazaro, Márcio Alberto Balbinot e Patricia E. Goedel Balbinot, Pércio Broco e Márcia Zilli Broco e Ricardo José Piccini e Simone Romani Piccini. Marau Bike Também nesta semana foi confirmado o cancelamento da quarta edição do Marau Bike, evento promovido pela Associação dos Ciclistas de Marau. Dessa forma, uma nova data em 2021 será anunciada, após a pandemia. Todos os inscritos serão contatados para a devolução dos valores. Eventos religiosos Aindam, nesta quarta-feira (18), a Arquidiocese de Passo Fundo divulgou nota sobre a prevenção ao coronavírus (COVID-19). Dessa forma, em sintonia com órgãos oficiais de saúde, em toda a área de abrangência da arquidiocese estão suspensas diversas atividades até o dia 31 de março. Entre as atividades suspensas estão todas as celebrações eucarísticas ordinárias com fiés, a catequese, eventos formativos das pastorais, encontro de movimentos, festas de padroeiros e todas as celebrações, reuniões ou eventos promovidos pela Igreja.


JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 21 DE MARÇO DE 2020

7


8

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 21 DE MARÇO DE 2020


JORNAL DE MARAU | SEXTA-FEIRA, 20 DE MARÇO DE 2020

GERAL

9

ACIM se posiciona diante da pandemia de Coronavírus

A ACIM integra o Comitê de Gestão de Crise criado pela Prefeitura Municipal

Em decorrência do novo Coronavírus (Covid-19), a ACIM - Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Marau veio a público manifestar sua posição

diante da pandemia. O presidente da entidade, Gustavo Ferreira, declarou que as empresas devem adotar medidas protetivas para prevenir a disseminação do vírus. Portanto, é neces-

sário reavaliar a maneira de interagir com seus colaboradores. A recomendação é promover palestras de curta duração durante o expediente com o objetivo de conscientizar as equipes de trabalho. Além disso, se possível, convidar profissionais de saúde para oferecer mais credibilidade às informações repassadas. Gustavo Ferreira destaca que é importante orientar os funcionários sobre a necessidade de higienização das mãos, bem como outras ações para evitar o contágio. Além disso, pessoas que apresentarem os sintomas do coronavirus: febre, tosse seca, dificuldade para respirar e cansaço, devem entrar em contato telefônico com sua unidade de saúde de referência. Ele ressalta que, é de extrema importância compreender que

cada empresa tem suas peculiaridades e cabe a cada uma se posicionar com autonomia, liberdade e responsabilidade diante de seus colaboradores e clientes. Portanto, levando as informações corretas será possível evitar a propagação do vírus, bem como outras consequências mais drásticas como demissões e até o fechamento de empresas. A ACIM integra o Comitê de Gestão de Crise criado pela Prefeitura Municipal de Marau, reiterando sua responsabilidade social de atuar junto à administração pública nas decisões relacionadas à prevenção e combate ao Coronavírus. Por fim, a ACIM se dispõe em colaborar com todas as esferas do poder público no que diz respeito às medidas direcionadas às empresas para a prevenção do Coronavírus.

Fórum de Marau suspende Legislativo adota medidas de totalmente as atividades prevenção do Coronavírus Em resolução, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul regulamentou em caráter temporário o sistema diferenciado de urgência no Poder Judiciário, em razão do risco de propagação do novo coronavírus (COVID-19). Desta forma, o Fórum de Marau está fechado e fica suspenso o expediente forense, com o fechamento dos foros e unidades administrativas judicias de primeira e se-

gunda instâncias, no período de 19 de março a 19 de abril. Assim, ficarão suspensos os prazos processuais, administrativos e jurisdicionais e a publicação de acórdãos, sentenças e decisões, bem como a intimação de partes ou advogados. Ainda, o atendimento aos casos urgentes, novos ou em curo, serã realizado em dias úteis, das 9h `sa 18h, por meio do sistema diferenciado de atendimento de urgência. Medidas terão prazo de vigência de 30 dias Marau, 18 de março de 2020

NOTA DE CANCELAMENTO ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

Prezados Associados, Em decorrência da pandemia do COVID – 19 e seguindo as orientações dos órgãos de saúde, de evitar aglomerações, foi decidido a SUSPENSÃO da Assembleia Geral Ordinária, desta Entidade, prevista para o dia 26 de março de 2020. Entendemos que o momento é de prevenção e de adoção de medidas efetivas que apoiem no combate à proliferação do vírus. Agradecemos a compreensão de todos, estaremos acompanhando o andamento da situação e de novas orientações dos órgãos competentes da saúde para que então possamos definir nova data para a Assembleia.

GUSTAVO JOSÉ MORSOLIN FERREIRA Presidente 2019/2021

O Poder Legislativo publicou nesta segunda-feira (16), uma resolução contendo procedimentos e regras para prevenção à infecção e à propagação do Covid-19, o Coronavírus: as sessões ordinárias serão mantidas às segundas-feiras, a partir das 20 horas, não sendo permitido o acesso de público; fica suspensa a realização, nas dependências da Câmara, de eventos coletivos não-diretamente relacionados às atividades legislativas do Plenário e das comissões; ficam suspensas: a participação de servidores e agentes políticos em atividades de capacitação, treinamentos, cursos e eventos coletivos, que impliquem em aglomeração de pessoas; A participação de servido-

res e agentes políticos em eventos ou viagens interestaduais e internacionais; A participação de servidores e agentes políticos em eventos ou viagens intermunicipais, excetuando-se aquelas previamente justificadas; A realização de eventos externos pelo Poder Legislativo Municipal que impliquem em aglomeração de pessoas; os servidores que tenham contato ou convívio direto com caso suspeito ou confirmado de Coronavírus (COVID -19) devem informar o fato à chefia imediata; os Vereadores, servidores e demais colaboradores que apresentarem sintomas, sem prejuízos na remuneração/subsídios e no Plano de Carreira do Servidor Público, serão afastados administrativamente.


10

OPINIÃO

JORNAL DE MARAU | SEXTA-FEIRA, 20 DE MARÇO DE 2020

Reflexões da vida Giovanni Novello

Emmanuel Reichert

Presidente em Municipio de Isola Vicentina - Italia do Comitê do Gemellaggio Marau – Isola Vicentina

Pesquisador e Doutor em História

Itália no tempo do Coronavirus

A

Itália está quase fechada. Após o decreto do primeiro-ministro Giuseppe Conte, de 12 de março, todos os bares, restaurantes, lojas que vendem roupas e todos os outros que vendem itens desnecessários foram fechados. Os escritórios públicos trabalham mediante agendamento e para serviços urgentes e necessários. Fábricas e empresas estão abertas, mas os trabalhadores, de acordo com o acordo alcançado em 14 de março entre o governo e os principais sindicatos, devem estar sujeitos a protocolos rígidos de proteção à saúde. Escolas e universidades foram fechadas em 20 de fevereiro e não se sabe quando serão reabertas. Casamentos e funerais são permitidos, mas apenas para um número limitado de participantes e, em qualquer caso, todos devem estar a pelo menos um metro de distância. É proibido sair de casa, a menos que por um motivo válido: fazer suprimentos alimentares, ajudar pessoas doentes, fazer consultas médicas, trabalhar ou retornar à casa se você for de um país estrangeiro. Toda vez que você sai de casa, deve preencher uma declaração de responsabilidade indicando a rota e os motivos pelos quais você sai de casa. Em muitas cidades, incluindo Isola Vicentina, os prefeitos fecharam instalações esportivas, parques públicos e outros locais para as pessoas se reunirem. Cemitérios e igrejas também estão fechados. Eles estão abertos apenas para funerais e as pessoas devem sempre respeitar a distância de um metro entre elas. Em 14 de março chegamos a mais de 15.000 pessoas contaminadas e mais de 1.300 mortes. No entanto, as pessoas curadas pelo vírus estão aumentando e o sistema de saúde está aguentando. Por favor, não subestime o problema. Os governadores regionais das regiões mais afetadas (Lombardia e Veneto) inicialmente subestimaram o problema dizendo que o vírus era menos perigoso que uma gripe normal. O governo central teve que emitir legislação de emergência para tentar impedir a epidemia. O vírus é muito contagioso, mesmo que não tenha efeitos fortes em pessoas que estão com boa saúde. O coronavírus atua com frequência em pessoas com patologias anteriores, como pneumonia, bronquite, problemas cardiovasculares, diabetes etc. O verdadeiro problema é que, sendo muito contagioso, muitas vezes as pessoas infectadas, mesmo que se recuperem mais tarde, precisam de tratamento hospitalar. Após 30 anos de cortes na saúde pública, os leitos para qualquer paciente em terapia não são suficientes e, portanto, essas medidas estritas de isolamento foram impostas precisamente para evitar o colapso de hospitais. A polícia monitora todos os movimentos nas ruas e locais públicos e em breve será auxiliada pelo exército. Quem não possui a autodeclaração de responsabilidade ou não sabe como justificar seus movimentos é denunciado ao procurador da república italiana e multado em 206 euros (cerca de 1.000 reais). A situação que estamos enfrentando é verdadeiramente surreal. Para nós italianos, não nos encontrarmos e estarmos juntos é o máximo de punição. No entanto, estamos confiantes. No passado, a Itália passou por muitas situações de emergência e perigo, sempre conseguindo lidar muito bem. Eu acho que vamos conseguir dessa vez também. Tudo vai ficar bem. Uma saudação grande para todos vocês. Vamos ficar juntos amigos marauenses.

“Queria ver vocês tendo que marcá-lo”

Jerome Boatag, zagueiro do Bayern Munich, sobre o famoso drible que levou de Messi

Paulo H.

O

Fraternidade

lema da Revolução Francesa de 1789, todos já ouviram falar, era “liberdade, igualdade, fraternidade”. No século seguinte, a política se dividiu em três grandes ramos que vemos até hoje, com as inevitáveis modificações: os liberais, que deram destaque à liberdade, os socialistas, que preferiram a igualdade, e os conservadores, que rejeitaram os ideais revolucionários em prol da autoridade e da tradição. Ninguém abraçou a bandeira da fraternidade como uma prioridade absoluta. Talvez os fanatismos que se viram desde aquela época sejam em boa parte resultado dessa negligência. Quando se coloca um ideal abstrato acima das pessoas de carne e osso, surge a tentação de tratar as pessoas como simples meios para atingir o ideal e logo vem o desastre. O coronavírus, por pior que seja, pode ter o lado bom de nos forçar a repensar sobre o que realmente importa. A pandemia mostra como somos pequenos em nossa grandeza. Como espécie, somos capazes de exterminar a vida no planeta com as armas que criamos, mas também sentimos medo, muito medo diante do ataque de uma criaturinha minúscula. Um vírus microscópico esvazia as ruas, provoca pânico e ameaça a vida e a economia. Nem os mais poderosos estão a salvo do perigo. A doença também força a tirar as máscaras de civilidade que usamos no dia a dia e revela do que realmente somos feitos, o que fazemos no momento em que se exigem atos além de palavras. Muitos que em tempos de bonança ostentam virtude provaram estar preocupados apenas consigo mesmos, sejam as autoridades que não levaram a sério o alerta, os lojistas que multiplicaram o preço de produtos essenciais, ou aqueles que se isolam sem querer saber como estão sobrevivendo as pessoas ao redor. Em compensação, a solidariedade também vem à tona nos momentos de provação. Os profissionais da saúde que continuam trabalhando enquanto se expõem ao perigo, os comerciantes que ajudam os necessitados, aqueles que se oferecem para fazer as compras pelos vizinhos idosos. A catástrofe expõe o melhor e o pior da humanidade. É a oportunidade de entender de uma vez por todas que o que fazemos afeta os outros e ninguém está sozinho nessa. Já basta o vírus para nos ameaçar, não precisamos ser os lobos uns dos outros. Podemos fazer a opção pela fraternidade.

G

Santarém

Sidra e cidra

osta de resolver palavras cruzadas? Eu gosto. Bem, depende. Odeio aquelas em que as linhas horizontais e verticais e as dicas estão separadas, com números indicando onde se deve responder. Prefiro aquelas em que as pistas estão em um dos quadradinhos (eu sei que em tempos de Netflix e outros passatempos via internet, palavras-cruzadas estão no fim da fila. Mesmo assim ainda acho legal. Coisa de velho? Ah, vá se fundir com sua turma, então!). As que tem todas as respostas ao lado são ruins, mas as ajudas são sempre bem-vindas. Às vezes é preciso escrever da direita pra esquerda. É complicado quando se está de ressaca! E tem uma coisa bem irritante: aquela pessoa quer te ajudar a resolver e fica dizendo “essa eu sei”. Pois bem. Estava eu resolvendo as cruzadinhas do jornal Correio do Povo (com algumas rasuras, pois o cara acha que sabe tudo antes de ler a dica inteira). E aquela palavra esquisita que se formou em uma linha aproveitando letras de outras três colunas? Existe mesmo ou eu errei nas repostas anteriores? Um exemplo? Outro dia descobri que “escol” é um sinônimo de “elite”. Quando vi essa palavra, achei que o pessoal que organizou aquela edição tinha esquecido um quadradinho final para a letra “a”. Voltamos. Tava quase completando as palavras cruzadas, não lembro o dia. Algumas fáceis. Outras que deviam estar no nível difícil e me irritam, pois é certo que quase ninguém sabe! Pra que colocar uma palavra assim! Bom, me lembro que pra completar sobrou uma dica: “cítrico de compotas”. Com ajudas das outras linhas e colunas, restou apenas a primeira letra pra completar. “_idra”. Fruta parente do limão e da laranja. O que seria? Eu sei o que é sidra, aquele vinho espumante de maçã. Sei? Será que sidra é uma fruta e eu sempre estive equivocado? Dicionário. Escrevi “sidra”. É aquela bebida mesmo. Depois digitei “cidra”. Resposta: fruto da cidreira, usado comumente em compotas. Ainda não gosta de palavras cruzadas? Tudo bem! Pelo menos agora tu sabe que o suco da cidra não é base da sidra.


Sábado, 21 de março de 2020 Suplemento da edição 1.159 do Jornal de Marau

Governo faz campanha de vacinação contra febre amarela

O

Ministério da Saúde faz até o dia 31 de março a Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela em seis estados brasileiros. Entre eles, está o Rio Grande do Sul, além de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Pará. A estimativa é de que aproximadamente 4,7 milhões de pessoas não são vacinadas nesses estados. A vacina é a forma mais segura e eficaz de evitar a doença e é indicada para pessoas entre nove meses e 59 anos de idade. Contudo, grávidas ou pessoas com 60 anos de idade ou mais devem procurar orientações no serviço de saúde para avaliar a pertinência da vacinação. Para prevenir a doença, a população pode buscar um dos 43 mil postos de saúde no país para fazer a imuniza-

ção. Em Marau, o posto de vacinação está localizado junto ao ESF do bairro Planalto. O coordenador-geral de Vigilância em Arbovirose do Ministério da Saúde, Rodrigo Said, alertou que “a febre amarela apresenta alta letalidade, por isso é importante que a população atenda aos alertas dos serviços de saúde para vacinação, e desta forma prevenir a ocorrência de casos, óbitos e surtos de maior magnitude”. Segundo ele, a vacina é segura e tem eficácia acima de 95%. De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente 33 municípios estão afetados pela circulação do vírus sendo 24 no Paraná; três em São Paulo; cinco em Santa Catarina, e um no Pará. Em 119 municípios vizinhos àqueles afetados e que por isso precisam de vacina-

ção estão localizados nos estados do Paraná (55), São Paulo (27), Santa Catarina (27) e Pará (10). “Além desses estados, o Ministério da Saúde decidiu incluir os estados da Região Sul por causa da dispersão do vírus para esses locais, por meio dos chamados corredores ecológicos, faixas de vegetação interligadas que possibilitam o deslocamento da fauna e flora”, diz nota do ministério. Segundo o ministério, a estimativa de não vacinados contra a febre amarela em todo o país é de 118,2 milhões de pessoas e a meta de cobertura vacinal é de alcançar pelo menos 95% desse total. *Com informações do Ministério da Saúde


2

Sábado, 21 de março de 2020

Coronavírus não foi criado em laboratório, mostra estudo

A pandemia da Covid-19 já fez as primeiras vítimas no Brasil. Mas a situação não traz apenas medo. Ele também está sendo usado para espalhar uma onda de teorias da conspiração, a mais notória delas diz que o novo coronavírus foi supostamente criado artificialmente em laboratório. O boato é disseminado pelo WhatsApp e aponta a China, que seria a origem do vírus. Porém, todos estão errados. E a prova veio de onde a gente mais espera: do laboratório de um cientista. Pesquisadores de universidades dos Estados Unidos, Austrália e Reino Unido constataram que o SARS-CoV-2, nome técnico do novo coronavírus, surgiu a partir de processos naturais, resultado de seleção natural. As conclusões da pesquisa, publicada na renomada revista Nature Medicine nesta terça-feira (17), descartam as teses de que a doença teria nascido na bancada de alguém mal intencionado. O causador da Covid-19 é o sétimo vírus da família do coronavírus. Antes dele, surgiram MERS-CoV (síndrome respiratória

do Oriente Médio), SARS-CoV (síndrome aguda respiratória severa), HKU1, NL63, OC43 e 229E. A hipótese da manipulação em laboratório foi afastada, porque a estrutura do novo coronavírus é bastante diferente das dos outros vírus da mesma família. O mais provável é que o causador da Covid-19 tenha evoluído naturalmente, já que possui adaptações para se ligar a uma enzima humana. Essa capacidade, pontuam os cientistas, foi essencial para o novo coronavírus atingir alto grau de transmissão entre humanos. Para entender como essa melhoria ocorreu, os cientistas levantam duas hipóteses para o surgimento do SARS-CoV-2 a partir de sua estrutura genética. A primeira é que ele tenha sido originado por meio de seleção natural dentro de um hospedeiro animal e, a partir daí, infectado seres humanos. A outra tese é que o processo de adaptação tenha ocorrido no organismo de um ser humano. Fonte: UOL Notícias


3

Sábado, 21 de março de 2020

DICA DE SAÚDE

FIQUE ATENTO!

O limão é uma excelente fonte de vitamina C, um dos antioxidantes mais importantes na natureza. A vitamina C é um dos principais antioxidantes solúveis encontrados em alimentos. Ela circula nos meios aquosos do humano neutralizando os radicais livres com os quais entra em contato, dentro e fora das células. Os ra-

dicais livres podem interagir com as células saudáveis ​​do corpo, danificando suas membranas e diminuindo a sua integridade. Eles também podem causar uma variedade de inflamações, inchaço e dores. Esta é uma das razões pela qual a vitamina C tem sido usada na redução de alguns dos sintomas de osteoartrose e artrite reumatoide.

Um simples descuido já pode ser suficiente para o sistema imunológico não dar conta de fechar todas as “portas” de nosso corpo, que são suscetíveis a alguma infecção ou vírus. Por isso, é muito importante ter consciência dos hábitos que podem blindar nossa imunidade contra qualquer complicação. Hidrate-se: é importante ingerir líquidos constantemente, mesmo antes de sentir sede. A ingestão de água melhora a resistência física e retira as impurezas do organismo, prevenindo doenças. Tenha uma alimentação saudável: manter uma dieta que inclui todos os grupos alimentares é fundamental para fortalecer a imunidade. De acordo com pesquisas, os micronutrientes essenciais para o fortalecimento da imunidade são as vitaminas A, B6, B12, C, D, E, ácido fólico, zinco, ferro, selênio e cobre. Eles restauram a proteção contra infecções, fortalecem as células do sistema imunológico e aumentam a produção de anticorpos. Passe longe dos vícios: evitar vícios, como álcool e tabaco, aumenta - e muito - a imunidade. Já existem estudos que comprovam que algumas bebidas podem, inclusive, fazer bem à saúde, mas desde que ingeridas com moderação. O vinho é o principal exemplo. Porém, todo excesso é prejudicial e a bebida alcoólica não foge dessa regra. De bem com você: de acordo com os especialistas, a saúde mental está muito relacionada à imunidade. A baixa autoestima faz com que seu sistema imunológico trabalhe menos, além de atrapalhar nosso corpo no combate aos radicais livres, facilitando o aparecimento de doenças. Faça exercícios! Você sabia que um estilo de vida sedentário está associado a 28% das mortes por doenças crônicas, perdendo apenas para o tabagismo? Por isso, mexa-se e passe longe de doenças. Fuja do estresse: viver com tensões relacionadas ao trabalho e outras obrigações do dia é um dos fatores decisivos para a baixa da imunidade. Assim como a baixa autoestima, o estresse impede o sistema imunológico de funcionar a todo vapor. Cuide da sua higiene: estamos expostos a vírus e bactérias 24 horas por dia, em todos os lugares que frequentamos. Lembre de lavar as mãos antes de manusear alimentos, de levá-las a boca e aos olhos e sempre depois de dirigir ou usar o transporte público. Ao chegar em casa, vale tomar um banho para mandar todas as impurezas embora.


4

Sábado, 21 de março de 2020

DICA PET A chegada do novo coronavírus ao Brasil despertou muitas dúvidas e preocupações. Inclusive sobre a possibilidade de os animais de estimação pegarem o agente infeccioso causador da Covid-19. Daí a importância de fazer os esclarecimentos com base no que a ciência já descobriu até agora.

Cães e gatos podem contrair um coronavírus próprio de suas espécies. Ele nada tem a ver com a Covid-19 e não é transmitido para o ser humano. Por ora não há evidência de que pets estejam adoecendo pelo novo coronavírus nem que sejam capazes de propagar a doença. Envie foto com seu pet para jornaldemarau@gmail.com

www.hcrmarau.com.br (54) 3342-9400 hcr_marau HCRmarau

CORONAVÍRUS A PREVENÇÃO DEPENDE DE CADA UM DE NÓS

NADA DE PÂNICO

SEM FAKE NEWS

A pandemia já era eminente, mas podemos fazer essa história ser diferente aqui no Brasil

O site do Ministério da Saúde (saude.gov.br) possui informações confiáveis. Consulte antes de divulgar algo.

LAVE AS MÃOS COM FREQUÊNCIA E EVITE TOCAR NO ROSTO

CUBRA O ROSTO AO TOSSIR

Utilize água e sabão ou álcool gel

De preferência usando lenço descartável, ombros ou braços

SEM ABRAÇO, BEIJO E APERTO DE MÃO Todos vão entender a necessidade da mudança de hábito. Cumprimente apenas com um sorriso. Evite contato físico.

EVITE AGLOMERAÇÕES Se puder permanecer em casa, evite locais fechados e com muitas pessoas. Se possível, opte por home-office

Idosos, crianÇas e pessoas com doenÇas crÔnicas: Não acessar o ambiente hospitalar nesse período para visitas e acompanhamento de outro paciente.

EVITE O HOSPITAL Somente procure a unidade hospitalar em caso de real necessidade.


GERAL

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 21 DE MARÇO DE 2020

11

Centro Empresarial da FABE adota medidas para atendimentos

Medida foi adotada em razão da pandemia de Novo Coronavírus (Covid - 19)

O Centro Empresarial da FABE adotou desde quarta-feira (18) alteração nos atendimentos. A medida foi adotada em razão da pandemia de Novo Coronavírus (Covid – 19). Diante disso, os atendimentos estão sendo feitos pelo telefone (54) 3342 – 8301 e whatsapp (54) 9 8439 – 1019. E caso específico que exige atendimento presencial deve ser feito agendamento pelos canais de comunicação mencionados. A iniciativa visa contribuir nas ações de prevenção contra a proliferação da doença. Os contatos, telefônico ou de whatsapp podem ser feitos no horário das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas.

Faculdade CESURG Marau adia eventos do seu calendário Diante da disseminação do Coronavírus (COVID -19) no país, a Faculdade CESURG Marau decidiu por adiar alguns cursos que seriam realizados nos meses de março e abril. Os cursos Master em Investimentos e CREO Parametric 6.0, que teriam início nos dias 16 e 21 de março respectivamente, foram adiados por tempo indeterminado. Além disso, o curso Mestre Cervejeiro para Iniciantes que aconteceria no dia 04 de abril, também foi adiado sem a previsão de nova data. Ainda, foi decidido pelo adiamento da Colação de Grau da turma de Ciências Contábeis 2019/02, que seria realizada na Casa de Cultura de Marau. Sendo assim, será realizada a formatura de Gabinete nas mediações da Faculdade CESURG Marau, no dia 28 de março. Todas as

Eventos que seriam realizados em março e abril foram adiados

medidas tomadas, seguem as orientações dos órgãos responsáveis, evitando assim, aglomeração

de pessoas e a propagação do vírus.

Novo coronavírus: IBGE adia Censo 2020 para o próximo ano

Mudança é devido avanço do coronavírus

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a realização do Censo Demográfico foi adiada para 2021 diante do avanço do surto coronavírus no país. A coleta de dados estava programada para neste ano. Segundo

o IBGE, o próximo Censo terá como data de referência 31 de julho de 2021. A coleta será realizada entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2021. O concurso com 208 mil vagas destinado para a realização do levantamento foi suspenso. Os

candidatos que já fizeram o pagamento da inscrição serão reembolsados. O Censo Demográfico é feito a cada 10 anos e tem abrangência nacional. Pesquisadores do órgão visitam os domicílios pelo país para obter dados sobre as características dos moradores – nível de estudo, trabalho, entre outras informações. De acordo com o órgão, a suspensão da pesquisa também leva em conta a impossibilidade de realizar o treinamento necessário para quem participaria da coleta dos dados. A primeira etapa estava prevista para abril. Em julho, os treinamentos seriam realizados em polos regionais. O orçamento que seria destinado ao Censo será transferido para o Ministério da Saúde para combater o avanço do coronavírus, segundo o IBGE. O orçamento do Censo era de R$ 2,3 bilhões.


12 7

GERAL

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 21 DE MARÇO DE 2020

Vacinação contra influenza Prefeitura concede 50% de começa na próxima semana desconto em curso do SENAI

A estimativa é de que o público-alvo seja de 4,4 milhões de pessoas

Curso de Montador de Estruturas Metálicas está com inscrições abertas

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa na próxima segunda-feira (23) e vai até 22 de maio. A imunização será feita em três etapas destinadas a grupos prioritários considerados mais vulneráveis aos vírus que causam a gripe (Influenza A-H1N1, Influenza A-H3N2 e Influenza B). No Rio Grande do Sul, a estimativa é de que o público-alvo seja de aproximadamente 4,4 milhões de pessoas. A meta do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) é vacinar 90% dos grupos prioritários. No Brasil, o total da população-alvo é de 67,6 milhões de pessoas. Idosos e trabalhadores em saúde são os primeiros grupos a serem vacinados, a partir de 23 de março. A população de idosos do

A Prefeitura está oferecendo 50% de desconto em mais um curso profissionalizante do SENAI, na área de Montador de Estruturas Metálicas (básico). Para participar é preciso ter 18 anos completos. A escolaridade mínima exigida é Ensino Fundamental incompleto. O curso inicia no dia 27 de abril, sendo que as aulas acontecerão de segunda a quinta-feira, das 19h às 22h. O curso segue até o dia 24 de junho. É possível que haja

Estado soma 1,4 milhão de pessoas, sendo o grupo mais numeroso do calendário de vacinação de 2020. O segundo grupo, a partir de 16 de abril, é formado por professores de escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento. Na terceira fase, a partir de 9 de maio, mesma data do Dia D de mobilização, começa a vacinação de crianças com idade entre seis meses e seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

um maior adiamento devido ao coronavírus (COVID-19). As inscrições seguem até que haja vagas disponíveis sendo realizadas diretamente na agência do SENAI, localizada na Rua Honorino Pereira Borges, nº 599. Informações podem ser obtidas através do telefone: 3342-6239, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente ou pelo 3371-1810, no SENAI.

Eleitor deve ficar atento aos prazos para atualizar dados

Tarifa do transporte coletivo não terá reajuste em 2020

Cartório Eleitoral funciona apenas com agendamento

Empresa Marisul é a detentora do serviço de transporte coletivo urbano

O prefeito de Marau, Iura Kurtz, recebeu na manhã de sexta-feira (13) os diretores da empresa Marisul, detentora do serviço de transporte coletivo urbano de Marau, onde ficou definido que este ano não haverá aumento no valor da

tarifa cobrada. Atualmente a passagem custa R$ 4,10 se comprada antecipadamente no escritório da Marisul ou na lotérica Pote de Ouro e R$ 4,20 adquirida diretamente na catraca dos ônibus.

Termina no dia 06 de maio o prazo para operações no Cartório Eleitoral, como mudança de domicílio, regularizações e alterações, para que o eleitor possa estar em dia para as Eleições Municipais 2020. Após este período, prazo só será possível a emissão de 2ª via do título eleitoral, com a reimpressão sem alteração. Ainda, para os vereadores que quiserem mudar de partido o prazo é ainda mais curto: até o próximo mês, abril. Até o momento, na Comarca de Marau, nenhum

caso de troca de partido foi registrado. Além disso, é preciso ficar atendo uma vez que o Tribunal Regional Estadual do Rio Grande do Sul (TRE-RS) informou que, desde segunda-feira (16), os cartórios eleitorais, centrais e postos de atendimento ao eleitor vão funcionar somente com agendamentos. As medidas são para prevenir o contágio do Covid-19. Em Marau, mais informações podem ser obtidas pelo (054)3342-2255.


JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 21 DE MARÇO DE 2020

GERAL

13

AMF realiza jantar de apresentação e suspende atividades

Biskui

Bruno

Cris Zaparoli

Emerson

Esquerda

Jean Junior

Jean Risson

Jefe

Kassio

Kiko

Lucas

Luiz Kurtz

Pato

Rafa Poffo

Romulo

Saymon

Tatim

Vagner

William

Nuno - técnico

Em jantar no último sábado (14), no bairro Guadalupe, a AMF - Associação Marauense de Futsal apresentou todos os patrocinadores para a temporada, além de divulgar os nomes da direção, comissão técnica e jogadores. Ainda, em seu pronunciamento, o presidente Maurício Franceschi exaltou a importância das empresas que apoiam o projeto e destacou que a última temporada foi de caixa positivo em Marau. Também fizeram o uso da palavra o secretário de cultura, esporte e lazer Josias Trento, representando o Poder Executivo, e o presidente da Câmara de Vereadores, Zigomar Zanin, representando o Poder Legislativo. Ainda, a equipe também apresentou o uniforme principal para a temporada. A primeira camisa seguirá as cores azul marinho com detalhes em vermelho, já a segunda camisa será branca, também com

detalhes em vermelho. Já os goleiros, terão dois uniformes: um na cor roxa e outro na cor vermelha. Além disso, o uniforme de treinos será na cor azul e a comissão técnica vestirá cinza. Por fim, também aconteceu o sorteio de brindes entre os presentes. Estreia indefinida Seguindo orientação da Liga Gaúcha de Futsal, de forma a prevenir aglomeração de pessoas devido a pandemia do coronavírus, o jogo que aconteceria neste domingo (15), em Marau, foi cancelado. A AMF enfrentaria a ASF pela estreia da Copa Regional. Até o momento, toda a rodada está suspensa e temporariamente não há data definida para a retomada das disputas. Além disso, desde a quinta-feira (19), todas as atividades envolvendo a AMF, na equipe adulta e de base, estão suspensas.

O maior portal de notícias A credibilidade de décadas tradição unida ao da região nadepalma da sua mão comprometimento e à tecnologia.

Mais de 4 milhões Em todas plataformas, de views porasmês

nosso objetivo é um só: deixar você bem informado.

Cerca de 40 mil visitantes únicos/mês Mais de 120.000 visualizações/dia

www.vangfm.com.br

INFORMAÇÃO é o que nos

CONECTA


14 HIMBA

SOCIAL Fotos: Matheus Ceresoli

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 21 DE MARÇO DE 2020

HORÓSCOPO Áries O conselho dos astros pra você superar essa fase é: fale menos e ouça mais. Desconfie e investigue! Isso vale para todos os setores da sua vida. No trabalho, guarde seus projetos a sete chaves. Touro O astro da comunicação volta para a sua 11ª casa astral esta semana e facilita sua vida, trazendo harmonia. Pra ajudar, Vênus continua em seu signo, botando no modo turbo seu lado carinhoso. Gêmeos No trabalho, Mercúrio vai acentuar sua inteligência e versatilidade: você terá ótimas ideias e vai mostrar muita agilidade nas tarefas. Aproveite para mostrar todo o seu potencia e se aperfeiçoar naquilo que faz. Câncer Com Mercúrio em Peixes, Câncer não quer guerra com ninguém e esta promete ser uma semana recheada de muita harmonia. No trabalho, você vai demonstrar muita facilidade para aprender coisas novas. Leão No trabalho você vai ter malandragem suficiente para contornar os obstáculos, colocar suas tarefas em dia, se destacar e, com isso, pode crescer e aparecer. Mas, por outro lado, podem rolar alguns imprevistos. Virgem Com tanto entusiasmo, as tarefas mais complicadas vão parecer fáceis e prazerosas. E se nada disso funcionar, relaxe e tenha em mente que nada está sob controle! No amor, uma dose extra de ousadia para você. Libra O planeta das comunicações promete deixar seu raciocínio mais rápido, acentuar sua criatividade, destacar suas habilidades. Apesar dessa influência positiva, é bom ter cuidado com fofocas e mal-entendidos. Escorpião No trabalho, sua criatividade e empenho estarão em alta e eu vejo boas oportunidades de crescimento. Acordos de compra e venda também terão uma forcinha extra do céu. Sagitário No trabalho e na saúde, Vênus avisa que bons ventos sopram a seu favor. Então, aproveite e explore todo o seu potencial e criatividade para se livrar dos problemas. E, pra terminar, alerta nas finanças. Capricórnio Vem aí uma influência muito positiva, que promete um convívio cheio de harmonia e de felicidade. Mercúrio também acentua seu poder de comunicação e te dá uma forcinha extra para se expressar. Aquário Agradeça a Mercúrio, que entra em sua segunda casa astral - a casa do dinheiro, das posses e dos recursos financeiros. Isso vai fazer com que você mergulhe no trabalho e se dedique pra valer nos próximos dias. Peixes O destaque desta semana está relacionado às coisas ligadas à beleza e à aparência. Então, aproveite para cuidar melhor de você. Vai lá e dá um tapa na peruca. O importante é se sentir bem.


JORNAL DE MARAU | SEXTA-FEIRA, 20 DE MARÇO DE 2020

OPINIÃO

15

A quarentena Italiana

A maior palavra da Língua Portuguesa

“Os efeitos imediatos da quarentena Italiana no âmbito do Direito Penal”. Lá na Itália, que é o país que mais mortes apresenta pelo Coronavirus, o não cumprimento de qualquer norma em relação à saúde pública é passível de pena de prisão de até três meses. O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, assinou dois “decretos ministeriais”, nos dias 8 e 11 de março, que entraram em vigor no dia imediato, sem necessidade de aprovação do Parlamento. As normas criaram medidas drásticas para a contenção de gestão emergência epidemiológica. Lá, quem não respeita a regra de permanecer isolado e sem contato com outras pessoas pode ser punido pelo Códice Penale: O artigo 452, que trata dos “ crimes culposos

Sempre sabíamos que a maior das palavras da língua portuguesa era inconstitussionalissimamente.(de modo absolutamente inconstitucional) Pois agora não é. Pois por conta, de problemas de doença pulmonar contraída por inspiração de cinzas vulcânicas, o dicionário Houaiss já registra uma palavra com 46 letras, distribuídas em 20 sílabas. Taí: PNEUMOULTRAMICROSCOPICOSSILICOVULCANOCONIÓTICO. Claro que nossos leitores devem ter lido com normalidade. Mas quem não conseguiu pode tentar mais algumas vezes...

Chá & Rezas

Estamos diante de algo desconhecido. O que vem por aí, extrapola o imaginário e a crença popular. O brasileiro tem uma capacidade criativa incomum diante de tantas crises. De-

contra a saúde pública, prevê reclusão de três a 12 anos. Já no Brasil, ainda existe quem está brincando com o desconhecido.

pendendo do caminhar ou do correr do coronavirus, ele tende a voltar à rotina. Se os números da epidemia não obedecerem aos padrões do que foi divulgado, ele voltará a frequentar o que hoje está vedado. Uma parcela da população brasileira não quer ir aos postos de saúde, mesmo tendo sintomas. Ela prefere ficar em casa tomando chazinho que a vovó ensinou, e que cura tudo, mesmo unha encravada. Como acompanhamento, reza fervorosamente para seu santo predileto. A filosofia que consola é entreguei a Deus. E a conformação definitiva de que Deus quis assim. Na dúvida: vamos continuar se lavando.

Tempo de sexo virtual Como está tudo parado, quem sofre também são as casas de tolerância. Assim a senhora Soraia Maria Saloum Ross, mais conhecida como Tia Carmem, resume o seu negócio em Porto Alegre com seu bordel. Ela criou uma alternativa que está entrando no ar neste fim de semana, um streaming de vídeos eróticos, para assistir pela internet.

A novidade contempla planos de assinaturas. Entre os conteúdos, há lap dance, strip-tease, shows e performances. Dependendo do plano, o assinante terá acesso a vídeos 360 graus. Os que gostam de divulgar suas performances e pornochanchadas está aberta um mercado novo, já que se fala tanto em quarentena.

Pequeno, mas derruba Com a derrubada da economia mundial, cabe lembrar uma quadrinha medieval, que, na tradução, diz o seguinte: por causa de uma ferradura, perdeu-se o cavalo,

por causa do cavalo, perdeu-se o cavaleiro; por causa do cavaleiro, perdeu-se a batalha: por causa da batalha, perdeu-se a guerra; e tudo por causa de uma ferradura.


16

GERAL

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 21 DE MARÇO DE 2020

Começa campanha antecipada de vacinação contra febre aftosa

A expectativa é que 12,6 milhões de animais sejam imunizados no RS

A primeira etapa da campanha de vacinação da febre aftosa, prevista para maio, começou nesta segunda-feira (16) e prosseguirá até 14 de abril. A antecipação foi solicitada pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, e autorizada em parecer do Ministério da Agricultura. A dose da vacina segue a mesma das etapas anteriores, de 2 ml – a vacina passou a ser bivalente, permanecendo a proteção contra os vírus tipo A e O. “Estamos motivando nossos pecuaristas para que não deixem a vacinação do rebanho para a última hora.

A mobilização é para que a imunização seja feita em sua maior parte até o final de março”, destaca Covatti Filho. Em todo o Rio Grande do Sul a expectativa é que 12,6 milhões de animais sejam imunizados, entre bovinos e bubalinos. Os produtores devem comprar as doses necessárias para a vacinação do seu rebanho em casas agropecuárias credenciadas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). Após, deverão comprovar a vacinação através da apresentação da nota fiscal até 22 de abril.


JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 21 DE MARÇO DE 2020

SEGURANÇA

17

Delegacia de Polícia Civil orienta sobre ocorrências online

Sede deve ser procurada apenas em ocorrências graves

A Polícia Civil de Marau informa à população que, devido o surto de corona vírus, a Delegacia continua funcionando, em horário restrito, das 13h às 19h. Porém, as pessoas devem procurar ir ao órgão policial somente para registro de ocorrências graves. Apenas casos de roubos, homicídios, latrocínios ou estupros devem ter registro presencial. O restante das ocorrências pode ser feito pela delegacia on line, na internet. Ainda, se verifica se haverá restrição de horário de atendimento no local, uma vez que já está se evitando atendimentos e reuniões, podendo o contato ser via telefone. A Delegacia Online RS funciona no site pc.rs.gov.br e o registro de ocorrência é feito em até duas horas. Podem ser registrados casos de perda e localização, desaparecimento e localização de pessoas, acidente de trânsito sem feridos, furto, ofensas, maus-tratos contra animais, dano, abigeato e vias de fato, ameaça, perturbação, entre outros.

Seapen/Susepe restringe acesso aos presídios por conta do Coronavírus A Secretaria de Administração Penitenciária e a Superintendência dos Serviços Penitenciários editaram, no final da tarde de segunda-feira (16), uma Nota Técnica contendo recomendações voltadas à garantia da integridade física dos indivíduos em privação de liberdade, suas famílias, bem como dos servidores responsáveis pela custódia e escolta dos apenados. Todas as medidas estão baseadas em recomendações dos órgãos de saúde e do próprio Departamento Penitenciário Nacional. Leia o material aqui. Os termos da Nota Técnica foram validados pelo Governador do Estado em reunião realizada no Palácio Piratini, com as presenças do Secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli. do Superintendente da Susepe, César da Veiga, do Governador Eduardo Leite, do vice-Governador e Secretário de Segurança, Ranolfo Vieira Júnior, e da

Secretária da Saúde, Arita Bergmann. Faccioli sugeriu, ainda, a criação de um comitê interinstitucional de monitoramento das ações sobre o Covid 19, com a participação de todos os poderes e instituições com atuação no sistema prisional. “Neste momento a prevenção é um ato de responsabilidade que deve ser compartilhado por todos”, afirmou o secretário da Seapen. Entre as principais medidas contidas na NT estão a suspensão de visitas pelo prazo de 15 dias, a contar do dia 23 de março de 2020. Antes disso, porém, já serão implementados protocolos de restrições preventivas. Desde terça-feira (17) até o dia 22, serão suspensas as visitas de idosos, acima de 60 anos, e de crianças até 12 anos incompletos, além de gestantes. Além disso, fica estabelecido o limite de um visitante por preso. Também estão suspensas visitas de OSC e de instituições religiosas, bem

Acesso às casas prisionais ficará restrito no RS

como aulas do EJA. Haverá, ainda, a publicação de orientação conjunta com o Judiciário, tratando da suspensão temporária da realização de audiências com escolta de presos. Como ação imediata, foi

criada uma central de informações para o sistema prisional, bem como adquiridos lotes de máscaras e de álcool gel. A distribuição deste material dar-se-á pela Susepe.


18

REGIÃO

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 21 DE MARÇO DE 2020

Vila Maria adota medidas Camargo finaliza o campara enfrentar COVID-19 peonato de Futebol Sete

O objetivo das medidas é evitar aglomerações

Militros ergueu a taça de campeão

Profissionais da saúde e poder público de Vila Maria estão se reunindo diariamente para encontrar alternativas, a fim de enfrentar a situação e evitar que o vírus chegue ao município e se propague. Em vídeo publicado na página do município no Facebook, o Médico que atende no Hospital Municipal (PADU), João Carlos M. Brandão esclarece a maioria das dúvidas. De acordo com o profissional, as pessoas que apresentarem sintomas de tosse, coriza e febre devem manter a calma, evitar contato direto com outras pessoas, assim como evitar procurar o posto de saúde imediatamente. A indicação é permanecer em repouso e isolamento em casa. Caso os sintomas persistam e seja constatada piora, acarretando também em dificuldades respiratórias, devem entrar em contato com as unidades de saúde para buscar orientação. Constatando-se a necessidade, serão realizados testes, comprovando ou descartando a hipótese de contaminação com o coronavírus. A Farmacêutica Ana Celina Foresti explica que o município vem articulando medidas para amenizar os riscos, direcionadas principalmente

Após vencer por 2 a 1 da equipe do EeF Casa e Construção/FJB Net em um jogo bastante equilibrado, Militros ergueu a taça de campeão do III Campeonato Municipal de Futebol Sete Taça Jovino Daros Zanela. A final ocorreu no campo da Linha São Victor, no domingo, 8 de março. Na disputa pelo terceiro lugar, a equipe Real Matismo marcou 3 a 0 no time Santo Antônio.

aos idosos. Sobre a retirada de medicação na farmácia do Posto de Saúde, foi decidido que: medicamentos de uso contínuo, de receita amarela, que não sejam controlados, terão a retirada flexibilizada, de forma que a receita seja válida por mais tempo, sem necessidade de renovação; e medicamentos de uso contínuo controlados, poderão ser retirados a partir das 15 horas, de segunda a sexta-feira. O objetivo das medidas são evitar aglomerações e combater a disseminação do vírus. O Prefeito Maico Betto também se pronunciou, pedindo seriedade e colaboração da comunidade para enfrentarem juntos a epidemia. Também orientou que as unidades de saúde, os postos, sejam a referência para os atendimentos. “As equipes estão preparadas para atender a comunidade”, afirmou. O gestor reforçou o pedido para que a população procure as unidades de saúde apenas em casos de real necessidade, “para que seja possível concentrar nossas energias no combate ao coronavírus nesse período”, afirmou o Prefeito. Informou ainda que os canais de comunicação do município serão as principais ferramentais para orientar a comunidade.

Ao todo, foram 19 jogos, sendo a defessa menos vazada o Real Matismo, com sete gols sofridos, e o goleador foi Jamir de Lima, de Santo Antônio, com nove gols marcados. O campeonato foi organizado pela Administração Municipal, por meio do Departamento de Esportes de Camargo com o apoio do Concelho Municipal de Desporto (CMD) e o Palmeiras São Vitor.

Vila Maria bem representada em campeonato de enduro No último domingo (15), cinco munícipes participaram da 1ª etapa do Campeonato Gaúcho de Enduro, em Bento Gonçalves. Obtiveram as seguintes colocações: 2° lugar Kids Youht – Alisson dos Santos, 3º lugar Kids Juvenil – Djulian Seben, 3° lugar Kids Youht – Vitor Triches, 3° lugar E5 – Maurício Quadros, 8° lugar E7 – Eduardo Gazola.O Vice-Prefeito, Adroaldo Seben, acompanhou esta primeira etapa do Campeonato. De acordo com ele, “nossos atletas se destacaram em meio a cerca de 200 participantes, com ótimas colocações”, afirmou

Competição aconteceu domingo (15)

Gentil tem pedido de situação de emergência devido à estiagem reconhecido pelo Estado Gentil teve o pedido de Situação de Emergência devido à estiagem reconhecido pelo Governo do Estado. O Decreto Estadual de homologação foi publicado na sexta-feira (13) no DOE - Diário Oficial do Estado. No mês de fevereiro, o prefeito Alcenir Dalmago esteve na capital gaúcha pleiteado o reconhecimento, através de reuniões na Defesa Civil do Estado e Secretaria Estadual da Agricultura. A homologação chega após a administração municipal ter iniciado o

processo de pedido em janeiro, tendo em vista, que na época a estiagem já estava causando escassez de água para o consumo humano e animal trazendo prejuízos econômicos e sociais, além de afetar a produção de soja, milho e bacia leiteira. Sendo que hoje as condições estão ainda mais prejudicadas pela estiagem, informações que já estão sendo atualizadas pela Emater/ASCAR -RS.


JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 21 DE MARÇO DE 2020

Projetos esportivos são suspensos

ESPORTE

19

Pelo mundo do esporte Alessandra Formagini Jornalista

Preocupação é que crianças e adolescentes fiquem em casa

Ao entender a importância de adotar medidas de proteção da saúde e da segurança da comunidade em relação à propagação do coronavírus (COVID-19), diversas entidades esportivas estã suspendendo as atividades. O projeto social da AMF (Associação Marauense de Futsal), que atende crianças e adolescentes de forma gratuita em turno inverso ao escolar, teve seu início neste ano suspenso. A previsão é que as atividades iniciariam neste mês de março, mas foram adiadas após a suspensão das aulas na rede municipal de ensino. Assim que retomadas as atividades nas escolas em Marau, o projeto social terá seguimento. Já a Escola de Futebol Marau/

AMF também informou que as aulas estão suspensas até o fim do mês. Após este prazo, a situação será analisada e informada posteriormente. No Safurfa, que oportuniza aulas de futebol às crianças e adolescentes, as atividades também estão suspensas com as categorias sub-11, sub-13 e sub-15 por tempo indeterminado. Essa determinação é válida para os dois núcleos de Marau e para o núcleo de Camargo. Além disso, a escola Shobu-Kan de Karate suspendeu, desde a quinta-feira (19), as atividades nos quatro núcleos da entidade. Ainda, houve o cancelamento por tempo indeterminado dos Jogos do SESI.

Grêmio Marau leva virada em Lagoa Vermelha

Sevila celebra ótima fase com goleada por 4 a 0

Equipe marauense foi derrotada por 4 a 3

Equipe enfrentou o Secc Casquense

Em partida realizada no sábado (14) em Lagoa Vermelha, o Grêmio Marau foi derrotado pela equipe do Auri Verde, de virada, pelo placar de 4 a 3. Os gols marauenses foram marcados pelo Alencar Soso, Márcio Solda e Edimar Vargas. A equipe sob o comando do Técnico interino Volnei Brocco, iniciou com: Vilmar, Carlos, Teti, Serginho e Jaime, Alencar, Cleiton, Junior e Edimar, Clodo e Márcio Soldá. No decorrer da partida, entraram: Verde e Thamaco. Teti Soldá foi eleito o craque do jogo. Nesta temporada 2020, foram realizados quatro jogos, com uma vitória, um empate e duas derrotas.

A temporada 2020 do Sevila impressiona pelos números conquistados, são sete vitórias consecutivas sendo detentora de uma invencibilidade de quatro meses. A vítima da vez foi o Secc Casquense, no estádio Pedro Zandoná. A equipe venceu por 4 a 0 com gols de Bigode, Lata, Zilli e Pedrinho. O Sevila informa que no período de 15 dias as atividades esportivas previstas estão suspensas devido a pandemia do Corona Vírus, permaneceremos informando nossos atletas, nossos torcedores, aos setoristas esportivos e à sociedade sobre as nossas rotinas e novidades.

Ao chegar aqui, na penúltima página da edição do JM/Jornal de Marau, você já leu, pelo menos, uma dezena de vezes sobre o novo coronavírus (COVID-19). Ao ligar a televisão ou o rádio, acessar as redes sociais ou os sites na internet, o assunto também não é outro. No campo esportivo não é diferente. O mundo parou e se isolou contra uma onda que contamina e mata milhares de pessoas. O esporte ficou de lado. Os calendários apertados, as contratações milionárias e os estádios lotados não são pauta agora. Em esfera internacional, a Copa América, que seria disputada entre junho e julho, e a Eurocopa, prevista para o mesmo período, estão suspensas e devem acontecer apenas em 2021. No Brasil, a CBF suspendeu por tempo indeterminado todas as competições sob sua coordenação, nas categorias masculina e feminina. E, entre os estaduais, que já ocorriam, há a possibilidade de não haverem campeões definidos. Em Marau, a situação não se difere. Todos os projetos esportivos envolvendo crianças estão suspensos. As equipes amadoras e os campeonatos municipais também estão parados. No campo profissional, a AMF já anunciou a suspensão das atividades e a estreia da equipe não tem data definida. Na região, os demais times de futsal também seguem a orientação de não realizar treinos. Tudo parou. Aos amantes do esporte, assim como eu, resta a esperança de que o COVID-19 deixe de fazer vítimas. Não há espaço para outra prioridade. Sigam a orientação acima de tudo: lave as mãos, evite contato com pessoas, procure orientação via telefone caso apresente sintomas respiratórios. E fiquem em casa. Salvem o mundo do seu sofá, caso isso seja possível para você. Reveja a final preferida do seu time ou aquele jogo inesquecível. Leia um livro. Assiste um filme. Jogue videogame. Nós, amantes do esporte, temos uma infinidade de opções. Aos que não podem permanecer em casa, meu desejo de esperança e fé para os que atuam na linha de frente nesta situação. A humanidade está enfrentando uma "partida decisiva" e torço para que sejamos todos campeões nesta disputa. Para que posssamos voltar, o mais breve possível, a comemorarmos gols e nos abraçarmos nos estádios e ginásios de todo o mundo. E não esquece de higienizar as mãos e seguir todas as orientações de saúde, ok?


JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 21 DE MARÇO DE 2020

www.vangfm.com.br | 93.7 | Aplicativos iOS e Android ESPORTE

Projetos esportivos são suspensos em Marau Página 19

GERAL

Vacinação contra influenza começa na próxima semana Página 12

SEGURANÇA

Delegacia de Polícia Civil orienta sobre ocorrências online Página 17

REGIÃO

Vila Maria adota medidas para enfrentar COVID-19 Página 18

SAÚDE

Governo faz campanha de vacinação contra febre amarela Caderno Especial


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.