












apocalipse, fim do mundo. Na maioria dos versos há um verdadeiro hermetismo, o jogo livre de palavras e metáforas, em âmbito poético, repletas de figuras de linguagem e simbologias.
José Ramalho Neto nasceu aos 3 de outubro de 1949, na cidade de Brejo do Cruz, PB (bem perto de Patu, RN). Revelando, desde cedo, a sua vocação para a música, transferiu-se, ainda jovem, para João Pessoa, onde atuou, como cantor e instrumentista, com o nome artístico Zé Ramalho da Paraíba. Em meados da década de 1970, já morando no Rio de Janeiro, integrou a banda de Alceu Valença e teve a sua composição "Avôhai", gravada pela cantora Vanusa; mas a sua carreira artística começa, de fato, em termos nacionais com o lançamento do disco "Zé Ramalho", que logo ganhou as paradas de sucessos. Daí em diante sua estrela não parou de subir.
Zé Ramalho lançou, em 1982, "Força Verde", considerado um dos seus melhores discos, tendo em vista a fase áurea em que o artista paraibano passava, vindo de uma verdadeira sequência de sucessos decorrentes de seus três LP anteriores. Músicas como "Avôhai", "Vila do Sossego", "Chão de Giz", "Bicho de 7 Cabeças", "Admirável Gado Novo", "Beira-Mar", "Garoto de Aluguel", "Frevo Mulher", "Kamikaze", "Canção Agalopada", eram frequentes nas rádios de todo o país.
"Força Verde" foi, talvez, o trabalho mais místico, digamos assim, de Zé Ramalho; observem as letras das canções, passando também pela capa do disco, a obra é repleta de histórias com referências à mitologia grega, à Bíblia, ao cangaço e ao sertão, ao
A primeira faixa, "Força Verde", que dá título ao disco, virou processo por plágio. Segundo a Revista Veja (21-07-1982), a letra da música é uma tradução de um poema do escritor irlandês William Butler Yeats, porém é bom dizer que Zé Ramalho não conhecia o poema original, e na verdade transcreveu a letra de um gibi do "Incrível Hulk", do qual ele era fã, pois a própria revista não tinha dado a fonte. Curiosamente, à época, o caso foi descoberto por um colecionador de revistas em quadrinhos que viu a letra e a comparou com a HQ.
O caso rendeu um processo judicial, e o escritor irlandês foi posteriormente citado como autor da letra, em álbuns seguintes. Contudo, as acusações de plágio não ofuscaram a obra de Zé Ramalho.
Enfim, deixando esse detalhe curioso de lado, "Força Verde" está completando 40 anos e merece ser festejado.
Ainda há pouco, era apenas uma estrela Uma imensa tocha antes do mergulho Agora vem à tona Sua ira é intensa E você deseja saber Se há algo Que possa acalmá-lo outra vez
A lua cheia e todo o céu leitoso E todas as formas da natureza Mostravam a grandeza do mundo Em lágrimas...
A seguir todas as faixas do disco, publicado em abril de 1982, gravado nos Estúdios SIGLA, Rio de Janeiro, pela gravadora Epic (CBS – Sony Music) e produzido por Zé Ramalho e Mauro Motta.
Todas as músicas compostas por Zé Ramalho.
“Força Verde”
“Eternas Ondas”
“O Monte Olímpia”
“Visões de Zé Limeira Sobre o Final do Século XX”
“Banquete de Signos”
“Pepitas de Fogo”
“Beira-Mar – Capítulo II”
“Os Segredos de Sumé”
“Amálgama”
“Cristais do Tempo”
Atrês dias das eleições, mais um instituto de pesquisa aponta para vitória da governa dora Fátima Bezerra (PT) em primeiro tur no. Segundo o Instituto Item, a petista tem 51,4% dos votos válidos. Na sequência vem Styvenson Valentim (Podemos), com 21,7%; e Fábio Dantas (Solidariedade), com 21,2%.
Na pesquisa estimula da, segundo o Instituto Item, Fátima tem 46%; Styvenson, 19,5%; Fábio, 19%; Clorisa Linhares, 2%; Rodrigo Vieira, Da
niel Morais e Antônio Bento, 1% cada; Rosália Fernandes, 0,5%; e Naza reno Neris não pontuou. Indecisos, brancos e nu los somaram 10%.
Segundo a pesquisa Item, a disputa está bem acirrada para o Senado, com tríplice empate: Ro gério Marinho (PL), 25,5%; Carlos Eduardo (PDT), 24%; e Rafael
Motta (PSB), 20,25%. Os demais candidatos estão fora do páreo. Os indeci sos, que somam 22%, vão eleger o futuro sena dor do Rio Grande do Norte.
Os dez candidatos mais citados para deputado fe deral na pesquisa Item foram: Natália Bonavides (PT), 3,5%; Garibaldi (MDB), 3,25%; Carla Dickson (União), 3%; General Girão (PL), 3%; Beto Rosado (PP), 2,75%; Lawrence (SDD), 2,75%; Benes Leocádio (União), 2,5%; Mineiro (PT), 2,5%; Kelps Lima (SDD), 2,25%; e Robinson Faria (PL), 2,25%.
Oúltimo debate entre os candidatos à Pre sidência da Repú blica, antes do primeiro turno das eleições, ocorre nesta quinta-feira, 29, na TV Globo, logo após a novela Pantanal, às 22h30. Com mediação do jornalista William Bonner, o embate colocará os presidenciáveis em confronto direto, por quatro blocos seguidos. O evento será transmitido pe la televisão, no canal aberto da Globo, pelo Globoplay e ao vivo pelo g1. De acordo com a programação da TV Globo, o debate poderá du rar até as 1h40 da sextafeira, 30.
Sete presidenciáveis fo ram convidados para o de bate, escolhidos por meio do critério de representativida de dos partidos no Congres so Nacional — de no mínimo cinco parlamentares. Além disso, a Globo informou que os convidados precisavam apresentar nenhum impedi mento na Justiça — eleitoral ou comum.
Assim, Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Padre Kelmon (PTB), Feli pe D’Ávila (Novo), Lula (PT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União) são os candidatos que par ticiparão do embate.
De acordo com a emisso
ra, a posição dos candidatos no estúdio foi definida por meio de ordem alfabética. Assim, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), que lideram as pesqui sas eleitorais, estarão posi cionados longe um do outro, mas ficarão próximos dos dois adversários que se al ternam no terceiro lugar: Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB).
Em geral, as bancadas serão posicionadas dessa forma: Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL) e Padre Kelmon (PTB) serão os pri meiros e estarão lado a la do; na sequência, Felipe D’Ávila (Novo), Lula (PT), Simone Tebet (MDB) e So raya Thronicke (União) completam os púlpitos.
O debate será dividido
em quatro blocos. O segun do e o quarto terão pergun tas, obrigatoriamente, de temas definidos por sorteio, feito pelo mediador William Bonner. No início de cada um dos blocos, Bonner se dirigirá a uma urna e esco lherá o tema.
Os outros blocos — o pri meiro e o terceiro — terão perguntas de temas livres. Ao final do quarto bloco, cada candidato fará suas considerações finais.
Diferente de outros de bates, o último embate entre os presidenciáveis terá ape nas o confronto direto entre eles. Ou seja, apenas os can didatos farão as perguntas — sem a participação de per guntas feitas por profissio nais da imprensa.
A ordem de quem fará as perguntas será sortea da previamente. O candi dato escolhe para quem direciona sua pergunta — o escolhido não poderá ter respondido a uma pergun ta anteriormente no mes mo bloco.
Os candidatos deverão fazer a pergunta em até 30 segundos e terão um mi nuto para a réplica. Já o candidato que responder terá três minutos para di vidir como quiser entre a resposta e a tréplica.
A dinâmica é a mesma nos blocos com temas de finidos. A diferença é que o tema das perguntas se rá sorteado antes dos can didatos iniciarem os em bates.
Para deputado estadual, os dez candidatos mais citados pelos entrevista dos da pesquisa Item fo ram: Ezequiel Ferreira (PSDB), 4%; Ubaldo Fer nandes (PSDB), 3,75%; Francisco do PT, 3,5%; Gustavo Carvalho (PSDB), 3%; Adjunto Dias (MDB), 2,75%; Coronel Azevedo (PL), 2,75%; Isolda (PT), 2,75%; Tomba (PSDB), 2,5%; Kleber Rodrigues (PSDB), 2,5%; e George Soares (PV), 2,2%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de setembro de 2022, entrevistando 1.600 eleitores. A mar gem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa tem o registro sob os protocolos RN-00472/2022 no Tribunal Regional Eleitoral e BR05201/2022 No Tribunal Superior Eleitoral.
Iniciada no dia 16 de agosto, a propaganda elei toral de candidatas e can didatos às Eleições 2022 se encerra nesta quintafeira, 29. O calendário eleitoral prevê para esta data:
- Último dia para a divul
gação da propaganda elei toral gratuita no rádio e na televisão relativa ao primei ro turno (Lei nº 9.504/1997, art. 47, caput e Código Elei toral, art. 240, parágrafo único e Res.-TSE n º 23.610/19, art. 49).
- Último dia para pro
paganda política median te reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, entre as 8h (oito horas) e as 24h (vinte e quatro horas), com exceção do comício de en cerramento da campanha,
que poderá ser prorroga do por mais 2 (duas) horas (Código Eleitoral, art. 240, parágrafo único e Lei n º 9.504/1997, art. 39, §§ 4 º e Res.-TSE n º 23.610/19, art. 15, § 1 º ).
- Último dia para a rea lização de debate no rádio e na televisão, admitida sua extensão até as 7h (se te horas) do dia 30 de se tembro de 2022 (Res.-TSE n º 21.223/2002 e Res.-TSE n º 23.610/19 art. 46, IV).
>> a lém dos dois principais candidatos à p residência, debate terá outros cinco concorrentes ao cargo máximo do PaístALItA DE souzA Correio Braziliense lula (pt) Bolsonaro (pl) Soraya thronicke (União) ciro Gomes (pDt) Felipe D’Ávila (Novo) Simone tebet (MDB) padre Kelmon (ptB)
o DEbAtE tErá?quAnto tEmpo As pErGuntAs E As rEspostAs DEVEm DurAr?
>> União Brasil vem tendo êxito com o eleitorado de direita que se frustrou com o extremismo de Bolsonaro
AnA FláviA PilAr E lUcAs Altino O GloboAs pesquisas Ipec mais recentes reve lam que há um ce nário de possibilidade de decisão em primeiro turno em 16 estados, onde o lí der das pesquisas tem mais de 50% dos votos válidos ou está dentro da margem de erro para atin gir esse patamar.
O União Brasil, partido formado este ano com a fusão de PSL e DEM, está no topo desse ranking, à frente de quatro unidades da federação. Dona da maior fatia do fundo elei toral — R$ 758 milhões, ou 15% do total —, a legenda aproveitou a herança das siglas que se fundiram em estados onde elas eram fortes, e tem ainda chan ces de desbancar o PT na Bahia e no Piauí.
Já PL ganhou tração após a filiação do presi dente Jair Bolsonaro e pode levar governos iné ditos, como no Rio de Ja neiro e em Sergipe. E o PSDB pode ser um dos grandes derrotados em outubro, já que hoje está no comando de três esta dos, mas tem chance ape nas no Rio Grande do Sul.
Os últimos resultados do Ipec apontam empate no Ceará e em Santa Catarina.
O número de candida tos e candidatas declara dos indígenas em eleições federais, apesar de tímido, apresenta aumento cons tante desde 2014, ano em que começou a série histó rica por recorte étnico no Tribunal Superior Eleito
ral (TSE). De 2014 a 2022, os registros passaram de 85 para os atuais 186, com nomes concorrendo a to dos os cargos, com exce ção de presidente da Re pública. Destes, 164 estão deferidos.
O PT e o Psol são os
campeões em candidatu ras indígenas em 2022, cada um com 20 nomes deferidos. Na sequência está a Rede, com 19 can didatos, e o PDT, com 14. Sete partidos empatam com apenas um indígena candidato: o PP, o DC, o
O União Brasil aposta nos candidatos à reeleição Wilson Lima (AM), Ronal do Caiado (GO), Mauro Mendes (MT) e Coronel Marcos Rocha (RO) — em 2018, Lima venceu pelo PSC; Caiado e Mendes eram do DEM; e Rocha, do PSL. No Nordeste, o par tido trava duelos impor tantes com o PT: na Bahia, ACM Neto (União), cacifa do pelo histórico como prefeito de Salvador, lar gou como franco favorito na disputa, mas nas últi mas semanas viu a perfor
mance de Jerônimo Ro drigues (PT) melhorar, ao mesmo tempo em que en frenta críticas por ter se autodeclarado pardo.
No Piauí, Sílvio Men des (União) manteve até aqui uma distância acima de dez pontos sobre Rafa el Fonteles (PT). Há qua tro anos, Wellington Dias (PT) havia sido eleito go vernador ainda no primei ro turno.
— Na Bahia, conforme o candidato do PT se as sociar mais ao Lula, é ca paz de ganhar mais mus
culatura. No Piauí, a força do orçamento federal des tinada à base do governo está surtindo resultados — diz o cientista político e professor do Insper, Car los Mello, numa referência ao orçamento secreto, que teve como um dos princi pais articuladores o minis tro Ciro Nogueira, apoia dor de Sílvio Mendes.
O União Brasil nasceu como a maior bancada da Câmara, em fevereiro, mas foi desbancado pelo PL. Ainda assim, conti nuou com a maior fatia do fundo eleitoral.
— Ter o maior fundo faz diferença. Somado a isso, o União tem candidatos bem avaliados disputando a reeleição. Na pandemia, houve espaço para os go vernadores aparecerem mais, porque o presidente se omitiu — avalia Eduar do Grin, cientista político da FGV-SP. — Por outro lado, Wilson Lima, ainda que na liderança, tem situ ação mais difícil porque enfrenta candidatos de mais peso, e o Amazonas teve graves problemas na pandemia.
Além disso, Grin con clui que o União Brasil vem tendo êxito com o eleitorado de direita que se frustrou com o extre mismo de Bolsonaro. No Piauí, ele destaca que hou ve conflitos internos que impediram a construção de uma sucessão sólida a Wellington Dias. Na Bahia, ACM Neto é uma figura tradicional do estado e ainda conta com um des gaste natural do PT, que já comanda o governo há oi to anos.
Contudo, se as derro tas no Nordeste se confir marem para o PT, a legen da poderá compensar com uma inédita vitória em São Paulo, afirma o cientista político: “Depois da eleição presidencial, essa é a maior prioridade do PT.”
Avante, o PRTB, o PCB, o Agir e a UP.
Quanto aos cargos, 50 concorrem a deputado fe deral, 101 para deputado estadual e distrital, três ao Senado, dois para gover nador, três para vice-go vernador e uma para vicepresidente da República. Até hoje o Congresso Na cional teve apenas dois indígenas entre seus re presentantes: o ex-deputa do Mário Juruna (PDT-RJ) e a atual deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), candidata à reeleição.
Ao todo, seis candida turas são para cargos do po der Executivo. Entre elas, um nome concorre à vice-presidência da Repú blica: a maranhense Kunã Yporã, do PSTU, registra da como Raquel Tremem bé. Sua candidatura vem atrelada à pauta da de marcação de terras tradi cionais e indígenas, pro metendo assegurar tam bém a titulação e posse dessas terras aos respec tivos povos.
Dois concorrem a go vernador: Dr. Israel Tuyuka, do Psol do Ama zonas, e Jerônimo, do PT da Bahia. Natural do de São Gabriel da Cachoeira, Tuyuka é o primeiro indí gena amazonense a con correr ao governo de seu estado. Atuou durante 14 anos como professor em seu estado, e tem a educa ção como uma de suas pautas prioritárias de sua campanha. Também é mé dico, tendo iniciado sua atuação no ápice da pan demia da covid-19.
Reprodução!O União Brasil nasceu como a maior bancada da Câmara, em fevereiro, mas foi desbancado pelo PL.
Ainda assim, continuou com a maior fatia do fundo eleitoral.Acm neto é um dos nomes do União brasil favorito na bahia
Havia uma expectativa que o de bate da InterTV Cabugi, o últi mo da presente campanha elei toral, pudesse alterar o cenário da disputa pelo Governo do Rio Grande do Norte. Esperava-se dos adversários de Fátima Bezerra (PT) algo que afetasse o favoritismo da atual governadora. Seria a bala de ouro. Não aconteceu.
Os participantes também não coloca ram em discussão propostas para a edu cação, saúde, economia, meio ambiente, infraestutura, turismo... O debate foi des perdiçado.Não alterou o rumo eleitoral.
Melhor para Fátima Bezerra. As pes quisas apontam para a possibilidade de reeleição já no primeiro turno. A três dias do pleito, sem ser incomodada pelos ad versários, a governadora precisa apenas mantero ritmo que ela vem cumprindo desde o início da campanha.
Dois pontos justificam a ampla lideran
ça de Fátima na disputa eleitoral:
1 – O seu governo recuperou a boa avaliação, mantendo números acima de 50%, e tem esclarecido com competência como recuperou as finanças do estado para honrar compromissos e pagar dívi das deixadas pela gestão passada, entre elas, 1 bilhão de reais de salários atrasa dos.
2 – Os candidatos concorrentes não estão à altura da disputa ao governo. Isso ficou bem claro no debate da InterTV. Eles não conseguiram construir uma linha de confronto à governadora e sequer estabe leceram uma pauta de discussão capaz de mudar a opinião do eleitor. Poderiam ter se arriscado, partido para o tudo ou nada. Como diz a sabedoria popular, para quem está se afogando, jacaré é tronco.
Veja que o segundo colocado nas pes quisas, senador Styvenson Valentim (Po demos), mostra-se despreparado e desin teressado na campanha. Virou candidato porque manda no partido. Fosse o contrá rio, não teria legenda para ser postulante que não faz campanha, não participa da propaganda eleitoral, não realiza comí cios, caminhadas ou carreatas e não pede votos. Um modelo mal acabado do antis sistema, do antipolítico.
Já o ex-vice-governador Fábio Dantas
(Solidariedade) rema contra o passado recente que o condena. Ele foi vice do exgovernador Robinson Faria, na gestão apontada como responsável por todas as desgraças que o RN enfrentou recente mente. Difícil para ele provar que não teve culpa, que vice não manda em nada, quando o cidadão não consegue esquecer as mazelas do governo Robinson/Fábio.
As outras opções ao governo estadu al pouco acrescentam. A professora Clo risa Linhares (PMB) é esforçada e só. A sindicalista Rosália Fernandes cumpre apenas o papel delegado pelo PSTU de ter candidatura própria em todas as elei ções. Danniel do Psol se apresenta como um “puxadinho” da esquerda que está com Fátima Bezerra, e os demais sequer têm um currículo de atividade pública para apresentar.
Portanto, o debate da InterTV Cabugi não aconteceu de forma palpável. As can didatas e candidatos não colaboraram. De positivo, apenas a boa vontade da afiliada da Rede Globo de colaborar com o pro cesso democrático.
Assim sendo, as 72 horas que restam para o dia do voto serão direcionadas pa ra a disputa da vaga ao Senado, que está em aberta e promete emoções até o último momento.
Há 30 anos, a Câmara dos Deputados autorizava o Se nado a processar o presi dente Fernando Collor de Mello, que era afastado do cargo naquele momento. Por consequência, veio o impeachment do primeiro presidente eleito pelo voto direto após a redemocrati zação. Itamar Franco assu miu o poder.
A Globo espera recorde de audiência na noite desta quinta-feira, 29, quando le vará ao ar o último debate entre os presidenciáveis no primeiro turno. A três dias das eleições, o debate é vis to como fator decisivo sobre eventual segundo turno. O debate começa às 22h30, logo após a novela Panta nal.
Acontece hoje a última apresentação do Auto da Liberdade, es petáculo que narra os atos históricos e libertários da cidade de Mossoró. Na Estação das Artes Elizeu Ventania, às 20h. Assista.
Nesta data, em 1993, o então governador José Agripino Maia inaugurava a ampliação do Aero porto Dix-sept Rosado, de Mos soró, com pista ampliada e cons truída a estação de passageiros. A última grande obra do velho aeroporto está completando 31 anos. Hoje, o “campo de aviação” está superado, não atende ao pro cesso de desenvolvimento local e regional. É preciso um novo aeroporto urgentemente.
Mais de 10 mil agentes pú blicos atuarão na guarda de urnas e segurança no primeiro turno das eleições no Rio Gran de do Norte, neste domingo, 2. São policiais militares, bombei ros, guardas municipais e agen tes federais. As forças de segu rança estarão presentes em 1.496 locais de votação, distri buídos em 60 zonas eleitorais, que abrangem todos os 167 mu nicípios potiguares.
O candidato a senador Carlos Eduardo (PDT) anunciou que vota em Lula (PT) para presidente. A três dias das eleições, com Lula na propaganda de Carlos desde o início da campanha, a declara ção do pedetista não deve alterar absolutamente nada.
Na Paraíba, o ex-governador Ricardo Coutinho teve a candidatura a senador impedida pelo TSE e ontem o STF manteve a inelegibi lidade. Os seus votos serão anulados sub judice no domingo, 2.
O supermercadista Júnior Rebouças apresentou aos seus funcio nários os candidatos Beto Rosado (PP) e Jorge do Rosário (Avan te) a deputado federal e estadual. A visita foi acompanhada pelo empresário Tião da Prest, ex-candidato a prefeito de Mossoró.
O anuário Valor 1000 mantém distribuidora de combustíveis po tiguar ALE como a maior empresa do setor no Nordeste. Os nú meros são gigantes. De janeiro a agosto de 2022, 355 contratos foram firmados e prevê conquistar 72 novos negócios ainda este ano.
Oministro Gilmar Mendes, do Supre mo Tribunal Fede ral (STF), decidiu suspen der a ação na qual a Procu radoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) cobra na Justiça cerca de R$ 15 mi lhões em impostos do expresidente Luiz Inácio Lu la da Silva.
Na decisão proferida nesta terça, 27, Mendes atendeu ao pedido da defe sa de Lula para suspender
a ação que está em curso na Justiça Federal. Os advoga dos argumentaram que fo ram aproveitadas provas produzidas pela 13 ª Vara Federal de Curitiba no âm bito da Operação Lava Jato e que foram consideradas ilegais pelo STF para reali zar a cobrança.
O ministro considerou que a decisão do Supremo que anulou em 2021 o pro cesso referente ao triplex do Guarujá se estende a
todos os procedimentos relacionados às provas anuladas.
“Há outros indicativos de que elementos de prova invalidados pelo Supremo Tribunal Federal foram uti lizados pela Receita Fede ral do Brasil e pela Procu radoria da Fazenda Nacio nal para subsidiar a instau ração de procedimento fiscais em desfavor do re clamante”, argumentou o ministro.
Hoje é o último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão relativa ao pri meiro turno das eleições. Também marca o encerra mento da campanha de rua, comício e uso de aparelha gem sonora fixa. A campanha passa a ser “silenciosa”.
A nova rodada de pesqui sa do Instituto Item aponta para disputa acirrada para o Senado na reta final da campanha: Rogério Mari nho (PL), 25,5%; Carlos Eduardo (PDT), 24%; e Ra fael Motta (PSB), 20,25%. Segundo a pesquisa, 22% dos eleitores ainda não de cidiram o voto para o Sena do Federal.
Vara Federal de Curitiba no âmbito da Operação
Lava Jato
''É uma sala aberta, clara, nem secreta, nem escura.”é HorA DE LUTA – 435 ALEXA n D r E DE mor AEs Presidente do TSE ao apresentar a sala de totalização dos votos. TÚnEL Do TEmPo Gilmar Mendes considerou que a decisão do Supremo se estende a procedimentos relacionados às provas anuladas Antônio Cruz/ABr
>> Espetáculo tem a última noite
AEstação das Artes Elizeu Ventania vem recebendo grande público na tempo rada 2022 do Auto da Li berdade, espetáculo a céu aberto que narra os atos históricos e libertários de Mossoró. Nas duas noites de apresentação, terçafeira,27, e ontem, centenas de pessoas se empolgaram com o novo formato do es petáculo e desenvoltura como a história é conta da.
Nesta quinta-feira, 29, acontece a última exibição, às 20h, antecipando o fe riado de 30 de Setembro, quando Mossoró celebra a abolição da escravatura. Na ocasião, o Auto abre espaço para o Cortejo da Liberdade, que ocupará o Corredor Cultural – Aveni da Rio Branco.
No palco da Estação das Artes, quase 100 artis tas resgatam os quatro fei tos libertários de Mossoró. A direção de Leonardo Wagner promoveu inova ções ao espetáculo, com a proposta de trabalhar os quatro elementos da natu reza, enaltecendo ainda mais os atos marcantes co mo o Motim das Mulheres, a Libertação dos Escravos, a Resistência ao Bando de Lampião e o Primeiro Voto Feminino.
A
psicóloga
Entre didáticos, de lite ratura brasileira e estran geira infantojuvenil e adulta, gibis, além de pre paratórios para concursos como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Grupo de Voluntários da Neoenergia Cosern arre cadou, ao longo do mês de setembro, aproximada mente 2,2 mil livros. Com o objetivo de transformar vidas por meio da leitura, os voluntários engajaram os trabalhadores da com panhia, familiares e ami gos.
Tudo o que foi arreca dado passou por cataloga ção e já começou a ser
distribuídos em escolas e bibliotecas públicas, além de organizações não-go vernamentais voltadas ao desenvolvimento da Edu cação.
Os primeiros livros fo ram doados à ONG Atitu de Cooperação, que atua nos bairros Bom Pastor e Felipe Camarão, localiza dos na Zona Oeste da ca pital potiguar, promoven do ações e programas as sistenciais que transfor mam a vida de centenas de crianças, jovens e suas res pectivas famílias. Além dela, crianças e adolescen tes que frequentam a Bayernizinho, instituição
voltado ao desenvolvi mento de crianças e ado lescentes através do es porte em Nova Descober ta, Zona Sul de Natal, tam bém foram beneficiadas. Outras instituições tam bém serão contempladas nos próximos dias.
Somente em 2022, os colaboradores da Neoe nergia Cosern realizaram outras três campanhas. A primeira, chamada de ‘Dignidade Menstrual’, ar recadou 20.720 unidades de absorventes e 790 por ta-absorventes. A segun da, a ‘Operação Quilo’, registrou arrecadação de 4,9 toneladas de alimentos
de dos artistas locais. Isso foi algo que me impressio nou muito aqui. Mossoró inspira cultura e quando se tem um governo que apoia, facilita muito. O artista en grandece muito a cidade”, parabenizou.
Togo Ferrário acompa nhou de perto todo o espe táculo na noite de terçafeira. O aposentado foi prestigiar sua filha que faz parte do elenco do Auto da Liberdade. “Maravilhoso, muito bem montado. Mi nha filha está no palco, é uma das bailarinas, vim prestigiar sua apresenta ção. O trabalho com os quatro elementos da natu reza ficou muito bem bola do”, disse.
“Esse espetáculo é uma verdadeira celebração, um brinde à arte, vida, cores, música, dança e ao teatro. Nós temos um elenco bri lhante em cena, nós temos um espetáculo emocionan te para mostrar à cidade de Mossoró, após dois anos de afastamento, os atos marcantes da cidade”, con tou Leonardo Wagner, di retor-geral do Auto da Li berdade.
que foram distribuídas em todo o Rio Grande do Nor te a, pelo menos, 1.500 famílias inseridas em con texto de vulnerabilidade
minante,
espontaneidade,
O pesquisador e histo riador Geraldo Maia des tacou a importância de preservar a história e cul tura da cidade, passando os momentos históricos para novas gerações. “É a história viva. As pessoas além de conhecer esses quatro momentos da nossa história, vão poder ver a representação que enri quece muito mais. São qua tro momentos liberatórios da nossa cidade que fazem a grandeza desse novo es petáculo. As crianças, as gerações mais novas que vêm assistir um espetáculo desse já servem de multi plicadores. Que o espetá culo continue mostrando esses momentos da nossa história para podermos nos orgulhar do nosso pas sado”, pontuou.
social agravada pela pan demia de Covid-19. Em julho, cerca de 750 itens de vestuário, entre roupas e calçados, além de lençóis,
>> Taxa alcançou 28,7% ao ano em agosto, redução de 0,7 ponto percentual no mês, segundo o Banco Central
de juros da economia, a Selic, está em seu maior nível desde janeiro de 2017, em 13,75% ao ano.
média de juros das concessões de crédito livre e direcio nado teve leve queda no mês de agosto, mas mantém a ten dência de alta em 12 meses, segundo as Estatísticas Mo netárias e de Crédito divulga das pelo Banco Central (BC).
A taxa alcançou 28,7% ao ano em agosto, redução de 0,7 ponto percentual no mês e alta de 7,6 pontos percentuais em 12 meses.
A alta dos juros bancários médios ocorre em um mo mento em que a taxa básica
aristida603@hotmail.com
Otempo passa, e os políticos não se reciclam, pa ra usar o termo da moda. Ou é o povo que não se recicla? Bem, uma coisa entra pela outra, e o resultado é que, em matéria de política, o Brasil dos nossos dias não faz tão grande diferença em relação ao dos tempos atrás, mais remotos. Contam-se, é verdade, al guns progressos quanto aos processos eleitorais.
Como no caso do voto secreto, condição favorável à escolha livre do candidato, o que vale, fora das vistas im positivas do chefe político. Era assim nos tempos dos co ronéis do sertão, como é sabido de toda gente. Além da escravidão econômica, a escravidão moral. Neste ponto, devo dizer, abriu-se larga e vasta vantagem às exigências do sistema democrático.
Mas pode-se dizer que a coisa, do ponto de vista da li berdade de escolha do candidato eleitoral, funciona ainda do mesmo jeito, quero dizer: verdadeiramente não existe, entre nós, essa condição democrática. Simples aparência. Tanto é assim que nos obrigamos a votar nos candidatos impostos pelos partidos, a partir dos seus interesses e con veniências e alianças incríveis.
Sem o mais mínimo pudor político, perante o povo eleitor. Por exemço: adversários que antes, até recente mente – quem que não se lembra? – trocavam entre si pesadas acusações e equivalentes, andam lado a lado nas eleições de agora, 2 de outubro. Confunde-se política com falta de vergonha, ideias com interesses de caráter pura mente pessoal.
É muito claro: tudo o que os po líticos dizem uns dos outros é a mais pura verdade. Quer dizer, todos eles são iguais, porque produzidos pelo mesmo regime. Ou a este se adaptam, ou não sobrevivem como políticos. E o povo gosta assim.
Mas ia dizendo é que os partidos, todos eles de vida dissociada do convívio com o povo, mantêm viva, de certa forma, a escravidão eleitoral do passado, não ouvindo a massa popular sobre a escolha de candidaturas. No mais alto sentido da democracia, partido sem a necessária oitiva popular vem a ser, mesmo, partido sem povo. Tem outro nome.
E porque é assim, os políticos não se reciclam, neste sentido de conceituar a política como instrumento, em primeiro lugar, de prosperidade social, dentro da compre ensão do interesse na luta pelos problemas sociais. Não há ver a coisa de outro ângulo qualquer de observação. Do outro lado, o povo também não muda de mentalidade dian te do fato político.
Não sabe protestar contra políticos e partidos, numa aceitação incrível. O diabo é que nunca se dá conta dos conchavos, imoralidades e safadezas, na disputa do poder. Diga-se: e apenas o poder pelo poder, e o povo que se dane, devem pensar assim. Para falar a verdade, não existe inte resse nenhum pela luta em favor do interesse coletivo. En tra pelos olhos.
Estou dizendo que, depois da eleição de agora, qualquer que seja o resultado, nada vai mudar neste país: nas mãos de poucos, os privilégios; carências e necessidades nas vidas secas das maiorias marginalizadas. Passará o tempo, e o nosso país seguirá, até quando, aí não sei, pelo mesmo ca minho errado – ou seja, cruelmente dividido entre privi légios e injustiças.
Quero dizer: o povo acostumouse, e de tal maneira, às deformações da política menor vigente neste país, que repele, desconfiado, quem que se seja que, porventura, venha a apresen tar-se candidato com boas e legítimas intenções.
Pessoalmente, insisto em dizer. Ou se muda o regime. Ou nada feito. Re almente, se os nossos políticos são ruins, de carreira ou estreantes, é por que o regime não presta. Ai de nós, povo. Mas, afinal, é o regime que que remos, ou aceitamos, passivamente.
A cidade que ele mora é bonita. Temos aí o que Evanildo Bechara chama de “relativo universal”, muito comum à oralidade. Trata-se do pronome relativo sem função sintática definida, portanto sem função lógica. Na frase em ques tão, dá-se esse desvio do ponto de vista da gramaticalidade, na medida em que o relativo – que – , adjunto adverbial de lugar, exige a presença de preposição “em”: A cidade em que ele mora é bonita. Mora-se em algum lugar. Estamos diante de uma questão de regência verbal, que fere, desde logo, o ouvido disciplinado. Mais um exemplo desse desvio gramatical: O projeto que ele falou é impraticável. Fala-se de alguma coisa ou de alguém. Portanto, o correto é dizer:
O projeto de que ele falou é impraticável. E assim por diante. O espírito disciplinado automaticamente repele tais construções, em nome da boa formulação dos elementos linguísticos, indispensável à comunicação clara e eficiente.
A regência é o eixo da língua, em torno do qual giram os demais processos sintáticos.
Na última reunião do Co mitê de Política Monetária (Copom), a Selic foi mantida nesse patamar, após 12 ele vações consecutivas, em um ciclo de aperto monetário que começou em meio à alta dos preços de alimentos, de ener gia e de combustíveis. A Selic é o principal instrumento usa do pelo BC para alcançar a meta de inflação.
Em ata divulgada, o Co pom avaliou que “o repasse da Selic para as taxas finais de diferentes modalidades de crédito tem ocorrido con forme esperado, ainda que as concessões de crédito para pessoa jurídica sigam mais robustas que o esperado”. A elevação da taxa básica ajuda a controlar a inflação porque causa reflexos nos preços, já que juros mais altos encare cem o crédito e estimulam a poupança, contendo a de manda aquecida.
No crédito livre para as famílias, a taxa média de ju ros chegou a 53,9% ao ano, com aumento de 0,5 ponto percentual em relação a julho e de 13,4 pontos percentuais em 12 meses. Nas contrata ções com empresas, a taxa livre caiu 0,6 ponto percentu al no mês e cresceu 6,6 pontos percentuais em 12 meses, alcançando 22,8% ao ano.
Para pessoas físicas, o destaque foi o cartão de cré dito, com alta de 2,1 pontos percentuais no mês e 25,5 pontos percentuais em 12 meses, alcançando 87,3% ao ano. No crédito rotativo, que
é aquele tomado pelo consu midor quando paga menos que o valor integral da fatura do cartão e dura 30 dias, hou ve aumento de 3,5 pontos percentuais no mês e 62,9 pontos percentuais em 12 meses, para 398,4% ao ano. Após os 30 dias, as institui ções financeiras parcelam a dívida. Nesse caso do cartão parcelado, os juros subiram 4,2 pontos percentuais no mês e 22,3 pontos percentu ais em 12 meses, para 185,9% ao ano.
Também influenciaram o aumento dos juros para as famílias as taxas do cheque especial, com alta de 1,2 pon to percentual no mês e 3,5 pontos percentuais em 12 meses (128,6% ao ano). Por outro lado, os juros do crédi to pessoal não consignado caíram 1,1 ponto percentual no mês de agosto e aumenta ram 5,5 pontos percentuais em 12 meses (85,4% ao ano). No crédito livre às empresas, houve queda de 1,5 ponto percentual no mês e alta de 5,8 pontos percentuais em 12 meses em capital de giro, che gando a 22% ao ano. Já no cheque especial, os juros su biram 3,6 pontos percentuais no mês e caíram 1,2 ponto percentual em 12 meses, indo para 325,4% ao ano. O financiamento a importa ções caiu 2,3 pontos percen tuais em agosto e subiu 1,7 ponto percentual em 12 me ses, para 11,7% ao ano. Por fim, o cartão de crédito teve recuo de 3,5 pontos percen tuais nos juros do mês e au mento de 14,1 pontos per centuais em 12 meses, para 39,7% ao ano.
Os preços do querosene de aviação (QAV) terão redu ção de 0,84% nos valores de venda para as distribuidoras a partir do próximo sábado (1º). A informação foi divul gada pela Petrobras. Esta é a terceira queda seguida nos preços do combustível. Em setembro houve queda de 10,4% e no mês anterior, em agosto, o recuo foi de 2,6%.
Segundo a companhia, a prática dos últimos 20 anos indica que os ajustes de pre ços de QAV são mensais e definidos por meio de fórmu la contratual negociada com as distribuidoras. “Os preços de venda do QAV da Petro bras para as companhias distribuidoras buscam equi líbrio com o mercado inter nacional e acompanham as variações do valor do produ to e da taxa de câmbio, para
cima e para baixo, com rea justes aplicados em base mensal, mitigando a volatili dade diária das cotações in ternacionais e do câmbio”.
A Petrobras comercializa o QAV produzido em suas refinarias ou importado ape nas para as distribuidoras. Cabe às distribuidoras trans portarem e comercializarem o produto para as empresas de transporte aéreo e outros consumidores finais nos ae roportos, ou para os reven dedores. “Distribuidoras e revendedores são os respon sáveis pelas instalações nos aeroportos e pelos serviços de abastecimento”, comple tou. “Importante ressaltar que o mercado brasileiro é aberto à livre concorrência e não existem restrições le gais, regulatórias ou logísti cas para que outras empre sas atuem como produtores ou importadores de QAV”, destacou a estatal.
Banco Central do Brasil liberou as estatísticas monetárias e de crédito pol ÍTICos povo re GI mereduz preço do querosene de aviação em 0,84%CrIsTIna IndIo
O NHC disse nesta manhã em um tweet que a parede do olho do “furação Ian está se movendo em terra!”.
O furacão Ian chegou oficialmente à terra firme, de acordo com o Centro Nacional de Furacões.
Aterrissagem ocorreu ao longo da costa sudoeste da Flórida, perto de Cayo Costa, por volta das 15h05 EDT (16h20 no horário de Brasília), com ventos pró ximos a 150 mph, tornando Ian um furacão de catego ria 4 de ponta.
A Administração Oceâ nica e Atmosférica Nacio nal (NOAA, na sigla em inglês), emitiu no início da tarde desta quarta-feira, 28, pelo horário de Brasí lia, um alerta no qual infor ma que a situação é de “risco de vida”. Segundo a entidade, as pessoas que vivem nas áreas por onde o furacão deve passar pre cisam “todas as medidas necessárias para proteger a vida” e pede que sigam imediatamente as orienta ções de evacuação.
“Espera-se uma tempes tade catastrófica junto com ondas destrutivas ao longo da costa sudoeste da Flórida, de Englewood a Bonita Beach, incluindo Charlotte Harbor. Os moradores devem seguir urgentemente as ordens de evacuação em vigor”, escre veram.
A expectativa é de que a maré de tempestade seja maior que a do furacão Mi chael, uma tempestade de categoria 5 que trouxe uma onda de 2,5 a 4,3 metros para o Panhandle em 2018.
O vice-diretor interino do Centro Nacional de Furacões, Michael Brennan, explicou o que acontecerá a seguir:
“A parede do olho de Ian vai continuar a se mover em terra nas próximas horas e os níveis de água devem subir — aquele grande empurrão da água do golfo aparece” em lugares como Charlotte Ha bor, Punta Gorda, ele disse.
Paula laboissièrE agência BrasilAOrganização Mun dial da Saúde (OMS) alertou nesta quar ta-feira, 28, que cerca de 15% dos trabalhadores adultos no mundo apre sentam algum tipo de transtorno mental. A enti dade, junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT), cobra ações concre tas para abordar questões relacionadas à saúde men tal e o mercado de traba lho.
A estimativa de ambas as organizações é que
diagnósticos de depressão e ansiedade custam à eco nomia global algo em tor no de US$ 1 trilhão anual mente.
“Diretrizes globais da OMS sobre saúde mental no trabalho recomendam ações para enfrentar riscos como cargas de trabalho pesadas, comportamentos negativos e outros fatores que geram estresse no tra balho”, destacou a agência especializada em saúde.
Pela primeira vez, a OMS recomenda, por exemplo, treinamento ge rencial para que se desen volva a capacidade de pre
venir ambientes de traba lho estressantes, além de habilitar gestores para res ponder a casos de traba lhadores com dificuldades no âmbito da saúde men tal.
“O bullying e a violên cia psicológica [também conhecida como mobbing] são as principais queixas de assédio em local de tra balho com impacto negati vo na saúde mental. Entre tanto, discutir ou dar visi bilidade à saúde mental permanece um tabu em ambientes de trabalho de todo o mundo”, alerta a instituição.
Pela 1 ª vez, a OMS recomenda treinamento para que se desenvolva a capacidade de prevenir ambientes de trabalho estressantes
Como medida preven tiva, cerca de 2,5 milhões de pessoas já receberam ordem para deixar suas casas. Mais de 2.000 voos já foram cancelados nos Estados Unidos até o início da tarde desta quarta.
!O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) afirmou na ma nhã desta quarta que “as condições estão se deterio rando rapidamente ao lon go da costa Sudoeste do estado”.
Nas últimas 24 horas, o furacão Ian passou por uma rápida intensificação, com seus ventos de ponta aumentando de 185 km/h para 249 km/h em cerca de 16 horas.
“É aí que vemos a inunda ção de 3,6 a 5,4 metros de tempestade acima do nível do solo — isso é três vezes mais alto que eu. Essa é realmente uma circunstância insusten tável que vai se desdobrar no sudoeste da Flórida nas pró ximas horas”, continuou.
Segundo o climatologista especializado em furacões Marcel Ligabô, o grande im pacto de um furacão é com água, não com vento.
“Quando a gente fala em furacão, é preciso lembrar que é um fenômeno marinho. Ele se forma e retira energia do calor dos oceanos e às ve zes chega ao continente. Li teralmente levanta o nível do mar e provoca fortes ondas”, afirmou.
Diagnósticos de depressão e ansiedade custam à economia global algo em torno de Us$ 1 trilhão anualmente Reprodução i ngri D o liv E ira Cnnda Estratégia Saúde da Fa mília e agentes comunitá rios de saúde, parcerias com setores como escolas, igrejas, assistência social e sindicatos, vacinação nas comunidades rurais, co munidades tradicionais quilombolas, indígenas e ciganas e imunização da população em situação de rua, refugiados, migran tes, pessoas privadas de liberdade.
Faltando dois dias pa ra o encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Po liomielite e Multivacinação, o Rio Grande do Norte tem ainda mais de 109 mil crian ças de 1 ano a menores de 5 anos que faltam ser imu nizadas contra a doença. A campanha está prevista pa ra encerrar nesta sextafeira (30) em todo o país e hoje em Mossoró, em fun ção do feriado municipal amanhã (30).
Por conta desse núme ro, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) reforça a importância da adesão da população à campanha. O Rio Grande do Norte, no último levan tamento divulgado pela pasta estadual, estava com cobertura vacinal de ape nas 41,22% do público-alvo contra a pólio.
“Dessa forma, a Secre taria faz um apelo aos pais e responsáveis que levem as crianças com idade de 1 a menores de 5 anos para serem imunizadas contra a poliomielite, ressaltando que as crianças menores de 1 ano deverão ser imuniza das conforme a situação vacinal para o esquema pri mário”, diz a pasta.
Este percentual repre sentava, em números abso lutos, 185.751 crianças. De acordo com a Sesap, falta vam ser vacinadas contra a doença no território poti guar 109.184 crianças da faixa etária de 1 a menores de 5 anos.
A parcial mais recente divulgada pelo órgão de saúde estadual apontava que apenas 12 dos 167 mu nicípios potiguares atingi ram a meta de cobertura indicada, que é de 95%, es tipulada pelo Ministério da Saúde.
A Secretaria Estadual de Saúde informou que os três municípios com melhor per centual são Severiano Melo
Percentual de vacinados em Mossoró é de 37%
A 6 ª Região de Saúde, sediada em Pau dos Ferros,
atingiu o melhor percentu al de cobertura vacinal até agora (63,77%), enquanto a 7 ª Região de Saúde (Re gião Metropolitana) se en contra com a cobertura mais baixa (25,83%). Além disso, a campanha busca aumentar as coberturas va cinais de crianças e adoles
centes menores de 15 anos, de acordo com o Calendá rio Nacional de Vacinação.
tV futura (165,41%), José da Penha (106,71%) e Monte das Ga meleiras (105,93%). Já os que estavam mais distan tes da meta eram Nova Cruz (22,88%), Natal (22,53%) e Maxaranguape (22,18%).
Com o objetivo de avan çar no percentual de vaci nação contra a poliomielite no RN, a Sesap se reuniu com representantes das gestões municipais, res ponsáveis por executar a
A última atualização da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) mos tra que o Rio Grande do Norte registrou uma morte em decorrência da Covid19 nas últimas 24 horas
anteriores à compilação dos dados sobre a pande mia. A vítima residia em Natal.
O registro do óbito en cerrou uma sequencia de 14 dias seguidos sem o Estado
notificar e confirmar vítima em relação à doença. O úl timo registro havia sido em 14 de setembro. Desde o início do período pandêmi co, em março de 2020, o RN contabiliza 8.456 mortes
vacinação em seus territó rios. Entre as medidas dis cutidas estão: o funciona mento dos postos em horá rios estendidos, ampliação dos locais de vacinação, levando para pontos estra tégicos como escolas e cre ches, busca ativa de falto sos por meio das equipes
Por conta do feriado municipal, que será cele brado nesta sexta-feira (30), a campanha de vaci nação em Mossoró ocorre até esta quinta-feira (29) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos dois pontos extras instalados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Os pontos são a Facul dade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAEN/UERN) e a Paró quia de São Paulo Apósto lo. Na FAEN/UERN, o ho rá rio de vacinação é das 12h30 às 19h. Já na Festa de São Miguel Arcanjo, a imunização ocorre das 18h às 21h. Além da pó lio, esses locais também terão vacinas contra a Covid-19, Febre Amarela e Influenza.
A cobertura vacinal em Mossoró está em 37%. O total de crianças vacinadas até o encerramento desta matéria era de 5.631 na faixa etária de 1 a menores de 5 anos.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, que pode levar a paralisia flácida, de início súbito, atingindo geral ment e os membros infe riores. Desde o início do século XX o Programa Nacional de Imunização e as ações de vigilância têm conseguido interromper a transmissão da polio mielite.
Porém, o abandono na vacinação de rotina tem sido preocupante, por re presentar o risco a que es tá submetida a pessoa não vacinada, pela possível fa lha no processo de imuni zação em razão de esque ma vacinal incompleto.
provocadas pelo SARSCoV-2, vírus causador da doença.
Ainda de acordo com o último boletim epidemioló gico publicado nesta quar ta-feira (28), o Rio Grande do Norte tem 1.090 óbitos em investigação e outros 1.719 já descartados para o novo coronavírus.
Também nas últimas 24 horas foram registrados 49 novos casos de Covid-19 no território potiguar. No total, são 556.746 infecções des de o início da pandemia. Os casos suspeitos somam 256. Já os recuperados estão em 547.688. Estão em acompa nhamento 602 casos e 1.062.587 descartados.
Mossoró (rN), quiNta-feira, 29 de setembro de 2022 e dinaldo m oreno Da redação Campanha >> A cobertura vacinal no estado se encontra na casa dos 44%, bem abaixo da meta, que é de 95%. Campanha termina nesta sexta-feira (30) DivulgaçãoMuito grata. Aos nossos cola boradores e anunciantes da Revis ta Presença. As caixas com os exemplares físicos já aqui em ca sa. Linda, chique. Plena de conte údo. Por que não lançarmos hoje? Entendemos que o período das eleições não seria favorável. To dos estão focados em defender seus candidatos e votos. Então... Na próxima semana. Aguarde. Deus é fiel.
Peguei da jornalista Izaíra Tha lita: “A palavra coragem é muito interessante. Ela vem da raiz latina cor, que significa coração. Portan to, ser corajoso significa viver com o coração. E os fracos, somente os fracos, vivem com a cabeça; rece osos, eles criam em torno deles uma segurança baseada na lógica. Com medo, fecham todas as jane las e portas-com teologia, concei tos, palavras, teorias - e do lado de dentro dessas portas e janelas, eles se escondem.”
Apagam as velinhas hoje: Yona ra Silveira, Kakau Monteiro, Maria Gabriela, Olegário Fernandes, Thiago Fernandes, Joyce Cleide, Jurian Júnior, Arthur Batista. Pa rabéns!
Lady Zilene Marques de Me deiros, ao lado da sua filha Stella Maris, conduzindo com pulso firme e equilíbrio gestor o Siste ma Oeste de Comunicação. O legado do amado Milton Mar ques de Medeiros muito bem edificado. Confira a cobertura total das eleições 2022 com a equipe de jornalismo TCM.
Muito bom participar do Programa as Feras, com os queridos comunicadores sérgio chaves, Nelsinho Filho e saudade azevedo. Uma noite de domingo especial. De coluna social à Revista Presença. Grata.
conferindo a palestra de Márcio Farias, dentro da programação do simpósio interdisciplinar em saúde Mental, o secretário de saúde de Riacho da cruz Gledson Dias com as secretárias cledina Mafaldo, caroline Rego e Rafaela cavalcante.
Uma avó muitíssimo querida, a Enfermeira com E Maiúsculo, conceição Negreiros celebrando os 4 aninhos do seu neto lindo Gabriel Negreiros Jales, filho amado da médica isabel Negreiros.
>> très chic! Vai ser mesmo o show da Vanessa da Mata, no Álibi, em tibau. Claro que uma promoção do casal tácio e Fátima Gondim.
>> tem invejinha boa? Zuenir Ventura diz que não. q uero crer que sim. a mo viajar e, em família... melhor ainda.
>> Eiê. q uando o amigo diz que vai passar o Réveillon em n ova Yorque. aí... a gente vibra, né? Phyno!
>> Segundo a i ntertv Cabugi a música potiguar se resume a capital, n atal. Velho aparthaid de décadas. O Seridó,
a lto e Médio Oeste... e os demais não existem realmente. Ponto.
>> a mulherada tá mesmo disposta a mudar o visual. a Clínica alinhada do Dr Cleyton Mesquita no WHB completamente lotada. O lindinho e competente tem bombado nas lipos de papada e deixado as meninas com a face de milhões.
>> "O bom senso deve ser o bem mais bem distribuído deste mundo, porque cada Ser Humano pensa ser dele tão bem provido, que nenhum o deseja mais do que o tem." René Descartes
>> Além de prejudicar o meio ambiente, as queimadas podem prejudicar a rede elétrica das residências e causar enormes transtornos para a população
Nasúltimas semanas, cresceram os casos de queimadas em várias regiões do Rio Gran de do Norte, inclusive em Mossoró. As áreas mais afe tadas na segunda maior cidade do Estado são as próximas às residências, especialmente as que estão localizadas próximas de terremos com vegetação seca. A escassez de chuva no período contribui forte mente para o aumento das queimadas na região.
De acordo com o Corpo de Bombeiros do Rio Gran de do Norte, sempre que a corporação é acionada para combater as queimadas, tentam ao máximo proteger o bioma e, também, as resi dências quando o fogo se aproxima delas. O Corpo de Bombeiros reforça a neces sidade de medidas de se gurança, principalmente quando as queimadas atin gem áreas próximas à rede elétrica.
Diante desse cenário, a Neoenergia Cosern orienta sobre a segurança para evi tar queimadas, que ocorrem com frequência entre se tembro e dezembro (meses mais quentes do ano). A companhia informa ainda que é comum a ocorrência em rodovias, áreas rurais e canaviais, em virtude da mata seca.
Provocados de forma intencional ou acidental pe lo homem ou pela combina ção de calor, baixa umidade
e os ventos fortes desse pe ríodo, as queimadas acen dem o alerta para a compa nhia e para as autoridades competentes. Além do risco de acidentes com queima duras, elas podem atingir a rede elétrica, danificar ca bos e estruturas e provocar interrupções no forneci
mento de energia elétrica.
O Corpo de Bombeiros atendeu 353 ocorrências de incêndios florestais em to do o estado, entre janeiro e agosto deste ano, sendo que desse total, 146 casos se concentraram apenas dentro do mês de agosto. Os casos mais recentes re
Evite queimar lixo doméstico em quintais ou em frente à sua casa, pois o fogo pode se espalhar pela vegetação seca das proximidades e atingir a rede elé trica;
não plante cana-de-açúcar, eucalipto e outras es pécies de árvores frutíferas ou ornamentais de gran de porte sob as linhas de transmissão e redes de dis tribuição. a vegetação pode tocar na fiação, causar acidentes e o desligamento da linha;
tenha sempre muito cuidado ao manusear galhos e cipós, mantendo uma distância segura da rede elé trica;
antes de cortar galhos de árvores, verifique se esses não estão em contato ou próximos da rede elétrica (nessa situação, ligue para o telefone 116 e solicite o serviço);
Mantenha atenção à rede elétrica ao usar máquinas agrícolas, respeitando a distância para evitar aciden tes durante o deslocamento ou manutenção no ma
gistrados pela corporação foram na zona rural de Areia Branca, na Comuni dade Redonda, às margens da RN-404.
Na ocasião, as equipes dos Bombeiros precisaram de três horas para controlar as chamas, que não atingi ram as áreas residenciais
ou parques eólicos na re gião. Em Mossoró, ao longo deste mês de setembro, os Bombeiros atenderam a ocorrências de incêndio em matagais no Bairro Aboli ção e Santo Antônio, áreas bastante povoadas no mu nicípio.
Em alguns casos, além
do inconveniente da inter rupção no fornecimento de energia elétrica e no risco para a segurança da popu lação, as queimadas tam bém resultam em danos incalculáveis para o meio ambiente. Há perda de ve getação, morte de animais e poluição do ar.
Os estais (cabos de aço que auxiliam a sustentação do poste) nunca devem ser retirados para abrir espa ço para plantação, por exemplo;
n unca estacione a colheitadeira debaixo da rede elétrica;
abaixe as barras do pulverizador ao passar embai xo dos fios;
atenção ao regular o equipamento de irrigação em áreas próximas a redes elétricas. Se o jato de água atingir os fios, pode ocorrer curto-circuito;
Em caso de acidente com a rede elétrica, ligue ime diatamente para a n eoenergia Cosern, no telefone 116;
O telefone do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do norte para emergências com incêndios e queimadas é 193.
Denúncias sobre queimadas podem ser realizadas por meio do iBaMa pelo telefone 0800-061-8080.
As queimadas aumentam nos meses de setembro a dezembro, quando as chuvas diminuem!O Corpo de Bombeiros atendeu 353 ocorrências de incêndios florestais em todo o estado, entre janeiro e agosto deste ano
…A Tráfego Models vai rea lizar hoje o Tráfego Look 2022 / Etapa Mossoró, concurso de modelos que irá reunir moças e rapazes com idade entre 13 e 33 anos de Mossoró e algumas ci dades vizinhas: Campo Grande, Upanema, Areia Branca, Apodi, Pau dos Ferros, Doutor Severia no, Riacho da Cruz, Pendências, Caraúbas e Baraúna. …O concurso vai acontecer na Hype 84 Lounge com patrocínio da SOCEL Gourmet, às 19h, e trilhas do DJ Balinha.
Os vencedores do Tráfego Look 2022 / Etapa Mossoró irão participar da Grande Final, agendada para acontecer no dia 14 de outubro, em Natal.
Além do desfile dos candida tos do Tráfego Look 2022, o evento vai contar com desfile da Damyller, Container Baby Kids, Excelência Lingerie, Jefferson Empório e Destack Plus Size com cast Tráfego Models, styling de Matheus Henrique e trilhas do DJ Balinha.
Os vencedores do Tráfego Look 2021, Gaetano Santino e Kamila Basílio, confirmaram presença na passarela do Trá fego Look 2021, hoje, na Hype 84 Lounge. Também, Breno Ri beiro, finalista da edição 2021 e atual Mister Rio Grande do Norte CNB Teen.
Os vencedores do Tráfego Look 2021, Gaetano Santino e Kamila Basílio, confirmaram presença na passarela do Trá fego Look 2021, hoje, na Hype 84 Lounge. Também, Breno Ri beiro, finalista da edição 2021 e atual Mister Rio Grande do Norte CNB Teen.
Logo após o resultado do Trá fego Look 2022 / Etapa Mosso ró, vai rolar o After Show com muita ferveção ao som de John Sensação e Filipe Costa. A par tir das 23h. E, claro, terá Loun ge com a turma bonita da Trá fego Models. Uau!
Os alunos do Projeto MODELANDO KIDS, curso preparatório para modelos com idade entre 5 e 12 anos, que aconteceu no Studio de Dança Hykaroo Mendonça com aulas conduzidas pela professora Miriam Benja mim, farão estreia na passarela, hoje, na ocasião do Tráfego Look desfi lando para Container Baby Kids e Excelência Lingerie Kids.
O cantor Dan Ventura promete grandes emoções, hoje, no Espaço VillaO
este com a gravação do DVD “UpGrade Dan Ventura” e participação de Jonas Esticado, Matheus Fernandes e Japãozin. Senhas à venda no OutGo.com
Os candidatos do Tráfego Look 2022 / Etapa Mossoró serão destaque no quadro Por Dentro da Moda em matéria gravada no Hotel Thermas com imagens de Pedro Sobrinho. Hoje, no programa Entre no Clima / TCM Telecom, a partir das 15h.
wr.ramalho@hotmail.com
Eis-me aqui, Senhor!! Eis-me aqui, Senhor, após procedimento cirúrgico com sucesso segunda-feira. Agradeço a Deus a vida, ao grande e competente Dr Filipe Medeiros, médico cirurgião geral e do aparelho digestivo e sua equipe, ao Hospital Wilson Rosado pelo atendimento de primeira. Aos familiares, a Isak Maia (acompanhante dos bons), e aos amigos pelas orações e bons fluidos. Eu, Wandilson Ramalho hoje, só tenho a AGRADECER.
A Escola Estadual de Tempo Integral Prof. Almiro de França Silva realizando dia 30 deste as Primeiras Apresentações de Trabalhos de Conclusão de Cursos dos alunos das 3as séries do Curso Técnico em Agroecologia, às 8 horas, na Biblioteca da escola. Os trabalhos a serem apresentados: “Educação Ambiental sobre Descartes de Pilhas e Baterias: um estudo de caso no Assentamento Primeiro de Maio” e “Produção de Biodiesel a partir do óleo residual coletado na cidade de Caraúbas /RN. Sucesso, jovens!!
Comitiva top dos cabeleireiros de terrinha seguindo rumo a Fortaleza –CE para participar, de 16 a 18 de outubro, da 30ª Feira Regional da Beleza no Centro de Eventos do Ceará, o mais moderno do Brasil e da América Latina. Todos os estilos nesta feira. Ao sucesso!!
Uns sapatos que ficam bem numa pessoa são pequenos para uma outra; não existe uma receita para a vida que sirva para todos."
CARL GUSTAV JUNG>> Setores de comércio e serviços vão ser aquecidos com festas de fim de ano e a Copa do Mundo de Futebol
Omovimento de contratação de trabalhadores temporários no Rio Grande do Norte deve aumentar a partir do mês de outubro, segundo estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (FECOMÉRCIORN). A expectativa é que sejam criados 6,5 mil novos postos de trabalho que irão suprir a demanda devido ao aquecimento do comércio para o final do ano, um aumento de 17% comparado com o ano passado.
O p residente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, explica os pontos de impacto para o crescimento da contratação temporária.
“Com a realização da Copa do Mundo Fifa, em novembro, há uma expectativa de maior aquecimento nas vendas do Comércio e dos Serviços, nas suas diversas vertentes”, detalhou o dirigente da Federação.
Segundo ele, no segmento do comércio, o torneio de futebol deve afetar mais diretamente mercado de eletroeletrônicos, vestuário, acessórios, supermercados e lojas de material esportivo. No caso dos Serviços, estabelecimentos como bares, restaurantes, bem como serviços prestados às famílias e transportes lideram as áreas potencialmente impactadas.
“O segundo ponto que deve contribuir para um crescimento relevante no número de vagas temporárias abertas este ano é a expectativa positiva para a movimentação turística durante o final de ano. Além do período de alta estação, a realização do Carnatal que, historicamente, traz de milhares de turistas para a cidade, irá aquecer o segmento no estado”, detalhou Queiroz.
O último ponto que influencia a expectativa na geração dos empregos temporários é o fato de, em 2022, não há mais um contingente de colaboradores subutilizados, principalmente no setor
de Serviços. Nesse caso, os estabelecimentos do segmento já vêm apresentando elevado desempenho nas vendas e, no acumulado do ano até julho, o crescimento dos Serviços no RN é de 6,9%.
O levantamento da Fecomércio RN aponta que o setor de serviços deve ter um volume de 51% das contratações totais, enquanto Comércio responderá 49%. Dos novos postos de trabalho, aproximadamente 35% devem ser efetivados.
“Esse é o momento para quem está fora do mercado de trabalho buscar qualificação, se capacitar em cursos, para se destacar no momen-
seu comportamento de trabalho, a vaga temporária pode se tornar uma vaga permanente”, afirmou o presidente da Fecomércio RN.
- Criação
- Aumento
- Setor
- Comércio
- Dos temporários,
criação
trabalho ser efetivados. Meu sobrinho querido Jadson Alan merecendo amanhã, 30, todos os vivas pelo seu aniversário. sua musa Karlene em festa. Vivas! Vivas! Amiga, educadora mil, Carmemleusa Sales segunda-feira, 3, celebrando seu níver. Tim-tim!! O jovem inteligente Paulo Augusto carlos amanhã brindando à vida. Felicidade, felicidade é o que desejamos ao jovem bacana. Vivas! Amigo finíssimo, uma das competências da revista presença digital, Will Vicente celebrando seu aniversário amanhã, 30. Parabéns!! Ele é um lord. Colunista da revista presença digital, contador dos bons, Nilo Amâncio é o aniversariante vipíssimo de domingo, 2. Vivas!! Marcos Garcia/Arquivo Presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, apresenta previsões otimistas to da contratação para vaga temporária. Estando contratado, é o momento de se empenhar para buscar efetivação de contrato. A partir do>> Casos fizeram a cidade somar 123 assassinatos neste ano, sendo que em todo o estado potiguar já são mais de 800 crimes letais contra a vida em 2022
Asegunda maior cida de do Rio Grande do registrou duas mor tes violentas letais intencio nais e uma tentativa de ho micídio entre a noite desta terça-feira (27) e a manhã desta quarta (28). Os casos fizeram Mossoró somar 123 assassinatos neste ano.
Na manhã de ontem, Lu cas Eduardo Avelino Diniz, de 23 anos de idade, morreu em uma alegada troca de tiros com a polícia. O caso aconteceu na rua Melo Fran co, no bairro Barrocas. A informação é de que poli ciais civis teriam ido até o local em busca de um inves tigado por três homicídios ocorrido no começo deste mês, durante uma festa na cidade de Grossos.
Durante a abordagem desta quarta, o suspeito te ria reagido e atirado contra os policiais, que o acertaram com disparos de arma de fogo. Ele morreu no interior da residência. Durante a tro ca de tiros, que teria durado cerca de 15 minutos, um po
licial civil ainda teria tido o colete balístico atingido de raspão por um tiro. O relato é de que o acusado teria di
to durante a diligência que não se entregaria.
Na casa, a polícia diz ter apreendido uma pistola cali
bre 380, dois carregadores e várias munições do mesmo calibre. No caso investigado, o ocorrido em Grossos no
último dia 7 vitimou dois se guranças de empresa priva da e uma bombeira civil que trabalhavam nos festejos lo
cais. A arma apreendida on tem deve ser periciada até para ver se foi a mesma usa da nas mortes em Grossos.
A delegada Cristiane Ma galhães informou que o sus peito realmente já tinha sido identificado pela ação crimi nosa no município da região salineira e disse que durante as investigações foram feitas averiguações que resultaram na localização do mesmo. “Os policiais foram recebidos por muitos tiros. Foram en contradas dentro da residên cia inúmeras munições defla gradas e não deflagradas”, relatou a delegada, explican do que com a identificação e morte do investigado, o caso de Grossos deve ser dado como encerrado.
HomicíDio E tEntativaJá na noite desta terça, um crime em via pública do bairro Boa Vista vitimou Jackson Gabriel Barbosa, de 19 anos. Ele trafegava de moto na rua quando foi ba leado e morto com um tiro na cabeça. O ataque teria sido praticado por dupla de moto, com motivação não informada até o fechamento desta matéria, tendo em vis ta que o jovem seria evan gélico e não teria envolvi mento com ilícitos. Imagens de câmeras de segurança da região onde o crime ocorreu devem ajudar nas investiga ções. E na mesma noite, na rua Josefa Torquato, no bairro Belo Horizonte, ou tro jovem de mesma idade ficou ferido ao ser baleado. Ele foi socorrido par o hos pital. A autoria e motivação desse ataque também não foram informadas.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) quer verificar se os crimes violentos letais intencionais ocorridos na cidade de Natal nos meses de junho, julho e agosto de 2022 geraram os res pectivos inquéritos poli ciais e foram remetidos ao Judiciário. A medida foi publicada na edição desta quarta-feira (28) do Diário
Oficial do Estado (DOE).
Os procedimentos ad ministrativos instaurados por três portarias da 19 ª
Promotoria de Justiça da comarca de Natal tem como interessado a Polícia Civil potiguar. A medida estabe lece dentre as diligências a elaboração de planilha, a partir dos dados de CVLIs divulgados pelo CAOP Cri minal, contendo a relação
das mortes ocorridas no período referido.
Além disso, os procedi mentos ministeriais solici tam ainda ao diretor da Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) para que envie a relação de inquéritos poli ciais instaurados referen tes aos casos, esclarecen do se já houve remessa ao Poder Judiciário.
Uma mulher acusada de matar o próprio filho recém-nascido deve ser julgada nesta quinta-feira (28), em júri popular em Mossoró. A sessão da ré Aline Yorrane da Silva Andrade deve encerrar uma série de julgamen tos na comarca local de crimes contra a vida.
Iniciada no dia 6 de junho deste ano, a série de julgamentos da Se gunda Reunião Ordiná ria do Tribunal do Júri Popular de 2022 da Co marca de Mossoró, deve ser encerrada hoje com o júri popular de uma mu lher suspeita de matar o próprio filho recém-nas cido.
Uma caminhonete leva da de uma locadora de Na tal, no Rio Grande do Norte, foi recuperada na terça-feira (27), na BR-232, em Sanha ró, no Agreste de Pernam buco. O motorista do veícu lo foi detido durante uma fiscalização da Polícia Ro doviária Federal (PRF).
Uma equipe da PRF re alizava rondas de combate ao crime no Km 195 da ro dovia, quando abordou uma caminhonete com pla cas do Mercosul. Após uma verificação detalhada, foi descoberto que o veículo portava placas clonadas e possuía um registro de
apropriação indébita des de setembro de 2018.
O motorista disse que comprou o veículo em 2020 por R$65 mil, em um feirão na cidade de Carua ru. O homem foi encami nhado à Delegacia de Po lícia Civil de Belo Jardim, que irá investigar o caso.
A ré Aline Yorrane da Silva Andrade, que na época do ocorrido tinha 19 anos, deve ir a júri por homicídio qualificado, diante da acusação de ter matado o próprio filho de pouco mais de um mês de vida. O caso aconteceu em dezembro de 2014.
Na época, o recém-nas cido de 43 dias foi encon trado sem vida dentro de um balde com água, no ba nheiro de um dos quartos de um hospital em Mosso ró, onde mãe e filho esta vam internados.
Assim como as sessões anteriores, o júri de hoje também está programado para começar às 9 horas, no salão do tribunal do júri do fórum Desembargador Sil veira Martins, em Mosso ró.
aline Yorrane é acusada de crime ocorrido em dezembro de 2014 arma, munições e celulares apreendidos em ação policial ontem, com suspeito morto Reprodução Via O CâmeramPrn quer apurar se homicídios em natal resultaram em inquéritos policiais e foram remetidos ao Judiciário
PrF em PE
COpa
OBrasil encerrou sua preparação para a Copa do Mundo de 2022 com mais confiança do que nunca no astro Ney mar, cujo bom momento alimenta as esperanças pa ra a conquista do tão espe rado hexa.
O time do técnico Tite conseguiu duas grandes vitórias nos últimos amisto sos antes do Mundial do Catar (20 de novembro a 18 de dezembro): 3 a 0 sobre Gana e 5 a 1 sobre a Tuní sia.
A última data Fifa mos trou a ambição da Seleção de colocar fim a uma espera de 20 anos para levantar mais uma Copa do Mundo. E os astros parecem alinha dos para que os brasileiros enterrem a hegemonia eu ropeia.
"Procuramos fazer dois amistosos com equipes que estão no Mundial, pois o grau de exigê ncia é muito alto, físico, técnico e men tal", disse Tite depois da goleada sobre os tunisia nos. "Baixar a adrenalina agora".
Além de se classificar como líder invicto das Eli minatórias Sul-Americanas, com o recorde de 45 pontos em 17 jogos, e de liderar o ranking da Fifa, o Brasil chegará ao Catar com uma invencibilidade de 15 jogos, incluídas sete vitórias se guidas, nas quais conseguiu seis goleadas (26 gols mar cados no total).
MELHOR DO MUNDO
Números à parte, a Sele ção tem motivos para so nhar com o título graças ao bom início de temporada de
Neymar no Paris Saint-Ger main (11 gols em 11 jogos) e à solidez de uma equipe que vem correspondendo inclusive quando perde al gum titular ou quando mu da de esquema tático.
Com seus três gols con tra Gana e Tunísia, Richar lison se destacou como ca misa '9', algo que faltou nas Eliminatórias e sobrecarre gou 'Ney', que agora está a dois gols de igualar Pelé
como o maior artilheiro da história da Seleção (77 con tra 75).
Raphinha se firmou no lado direito do ataque ao marcar duas vezes e fazer duas assistências nos últi mos dois amistosos, uma posição que também pode ser ocupada por Antony, Rodrygo ou Vinícius Jú nior.
A cota de experiência está na defesa, com Case
miro, Marquinhos, Thiago Silva e Alisson tomando conta de uma zaga que so freu apenas três gols nos últimos dez jogos.
E Lucas Paquetá, parcei ro de Neymar na criação, provou seu valor como se gundo volante contra Gana, quando Tite escalou Case miro como único jogador de contenção no meio-campo, prevendo jogos em que o time irá enfrentar adversá
A pouco menos de dois meses para a estreia no Mundial, Tite garante que ainda não tem a lista defi nitiva dos 26 convocados. O Brasil enfrentará no dia 24 de novembro a Sérvia pelo Grupo G, integrado também por Suíça e Cama rões.
As posições em disputa, no entanto, parecem claras, e por elas brigam alguns
nomes de peso: o treinador procura companheiros pa ra Danilo e Alex Sandro nas laterais (Daniel Alves ou um zagueiro que cumpra a função, como Éder Militão ou Ibañez, para o lado di reito; e Alex Telles ou Re nan Lodi para a esquer da).
Vários jogadores têm chances de serem chama dos para o miolo de zaga
(Ibañez ou Bremer) e como meia de criação (Everton Ribeiro ou Philippe Couti nho). Além disso, quatro atacantes ainda estão na briga por duas vagas de centroavante (Pedro, Ma theus Cunha, Roberto Fir mino ou Gabriel Jesus).
"A versatilidade dos atletas é uma parte impor tante", apontou Tite.
Em meio ao otimismo,
não são poucas as vozes que pedem calma, sob o argumento de que os ad versários recentes não são da primeira prateleira do futebol: Gana, Tunísia, Ja pão, Coreia do Sul e Bolí via.
A Liga das Nações da Uefa privou o Brasil de en frentar times europeus, e quando a Seleção enfren tou a Argentina de Lionel
rios mais fechados.
"Acho que o Brasil, hoje, é a melhor seleção do mun do. Tem uma espinha dor sal quase perfeita. É uma situação imbatível, com uma equipe equilibrada na parte defensiva e ofensiva. Pode ser menos espetacu lar que seleções anteriores, mas é mais equilibrada", disse o ex-zagueiro uru guaio Diego Lugano no programa ESPN FC.
Chegou a hora do grande duelo decisivo entre Vasco e Londrina. Em "jogo de seis pon tos", os clubes se en frentam nesta quintafeira, 29, em São Janu ário, nesta reta final da Série B do Campeonato Brasileiro, pela 32 ª ro dada. O confronto pode definir os rumos na ba talha para o acesso à elite do futebol nacio nal.
Na tabela, Vasco ocupa a 4 ª colocação com 48 pontos, contra 45 do adversário, que aparece em seguida em quinto lugar.
O Cruz-Maltino tem praticamente um time inteiro pendurado. Ao todo são nove jogado res. Inclusive, peças im portantes como Andrey Santos, Yuri Lara e Ne ne. Contudo, a tendên cia é que o técnico Jor ginho repita a escalação que tem sido utilizada nas últimas rodadas.
Do outro lado, Adil son Batista conta com os desfalques de seus prin cipais atacantes. Dou glas Coutinho recebeu o terceiro cartão amare lo e Leandrinho foi ex pulso na derrota para a Ponte Preta.
O Cruzeiro confir mou nesta quarta-feira que fará uma festa de celebração do acesso para a Série A do Brasi leirão já nesta quintafeira, 29, das 21h à 1h, na Praça Sete na região central de Belo Horizon te.
As festividades con tarão com show da ban da Psirico e um DJ. O início está programado para 21h da quinta-feira, com o evento oficial du rando até 1h da sexta.
Messi, não conseguiu ven cer: 0 a 0 em novembro do ano passado nas Elimina tórias e derrota por 1 a 0 na final da Copa América 2021 no Maracanã.
"O Brasil enfrentará na primeira fase as duas sele ções europeias, e faz tempo que não jogamos contra europeus, o que nos deixa sem parâmetro de compe titividade", escreveu o exjogador e comentarista Walter Casagrande no jor nal Folha de S.Paulo. "Es tou gostando da nossa evo luçã o e desse time leve e ofensivo, mas não jogare mos contra 'mortos'".
A torcida cruzeirense já havia festejado em Belo Horizonte após a confirmação do acesso na última quarta-feira. Porém, esse evento será oficialmente organizado pelo Cruzeiro, o que de verá atrair ainda mais torcedores.
Lucas Figueiredo/CBF bom momento de Neymar alimenta as esperanças para a conquista do tão esperado hexaOex-zagueiro Júnior Baiano disse que a Seleção Brasileira é uma das favoritas para ven cer a Copa no Qatar porque os “nossos atletas estão nos melhores clubes do mundo”. Ele também falou do Fla mengo e acredita que o ru bro-negro carioca tem tudo para conquistar a Taça Li bertadores e também a Copa do Brasil, mas fez uma ad vertência:
“(O time) Precisa entrar com salto baixo, humildade, para conquistar”, disse ele à reportagem do De Fato em sua passagem por Patu/RN no sábado, 24, atendendo convite para participar da inauguração oficial do Está dio Clisman Soares Rodri gues.
Júnior Baiano, 52 anos, concedeu entrevista mo mentos antes do “Jogo das Estrelas”, que contou ainda com os famosos Sandro, exCruzeiro/BH, e Ibson, exFlamengo. Foi uma entrevis ta rápida, durou cinco minu tos, mas o suficiente para ele comentar alguns temas e ainda revelar sua preferên cia na eleição presidencial no pleito deste domingo, 2, declarando voto a Jair Bol sonaro. Confira:
JORNAL DE FATO –Qual a satisfação de par ticipar da inauguração de estádio aqui em Patu?
JÚNIOR BAIANO – Ca ra, eu sempre falo que de pois que parei de jogar fu tebol profissionalmente, agora é que estou conhe cendo o povo brasileiro, porque estou tendo a opor tunidade de ir aos interio res, é muito gratificante, uma satisfação poder estar aqui nessa inauguração. Parabenizo o prefeito e as pessoas que me receberam aqui com muito carinho.
Foi uma experiência boa até porque só tinha treinado no Estado do Goiás. Quando se trabalha com poucos re cursos, você tem que se virar em muitas coisas e foi o que aconteceu lá. O trabalho pe lo menos no início foi legal, onde apareceram alguns jo gadores; não dei sequência por causa disso (questão fi nanceira), dois meses sem receber salário, mas gostei da cidade (Caruaru), dos tor cedores... Na verdade, agra deço muito as pessoas da cidade, que foram bastante simpáticas comigo.
FALANDO DE SELE ÇÃO Brasileira, a Copa está perto, o que esperar da Seleção de Tite?
Nós temos grandes joga dores, nossos atletas estão nos melhores clubes do mundo. Como torcedor, es
Mesmo com Jefinho livre para atuar, o Baraúnas pensa em trazer mais um atleta de beirada de campo. E o nome mais especulado é o de Pa lominha. O atleta tem carac terística que agrada à comis são técnica e está dentro da faixa etária básica e exigida pelo campeonato – 23 anos.
De momento, Palomi nha, segundo site “oGol” defende o Flamengo de Arco Verde, divisão de acesso do
Campeonato Pernambuca no, tendo feito dois jogos. No começou da temporada, ele jogou no Globo/RN e depois se transferiu para o Horizon te/CE. Palominha foi revela do pelo Potiguar.
Sobre Jefinho, ele teve a pena de quatro jogos rever tida em multa social, após o TJD acatar argumento de defesa do Baraúnas. Jefinho foi penalizado quando esta va defendendo o Potiguar no começo do 1º semestre.
pero que a Seleção possa fazer uma grande copa do mundo, possa um jogar para o outro, sem estrelismo que é o mais importante. Com certeza, se isso acontecer tem grandes possibilidades de voltar com mais um títu lo.
É FAVORITA...
Uma das...Tem a França, que tem uma seleção já en trosada, joga junta há muito tempo; a Argentina que sem pre é uma seleção chata em Copas; a Alemanha, juntas com o Brasil.
O BRASIL ESTÁ bem servido de zagueiros?
Muitos bons, são os me lhores que tempos, além de um meio de campo fortíssi mo que ajuda bastante os zagueiros, então a gente es tá bem servido.
DAQUI A POUCO, o Flamengo está envolvido em duas finais, uma pela
Libertadores contra o Athletico/PR, e a outra pela Copa do Brasil con tra o Corinthians, dá para vencer as duas?
O Flamengo é nossa pai xão, feliz sempre tá falando do Flamengo, torcendo mui to, agora com uma estrutura muito boa, tem condições de conquistar esses dois títulos, mas precisa entrar com salto baixo, humildade, para con quistar.
DOMINGO SERÁ dia de eleição, no cenário pa ra presidente, você é da continuação ou renova ção?
Eu sou da continuação. Acho que Bolsonaro está fazendo um grande traba lho, ele conseguiu principal mente tirar muitas pessoas que estavam acostumadas com a “mamata”; teve um azar por ter enfrentado dois anos de pandemia, mas tor ço para ele vencer e dar con tinuidade ao trabalho.
OCampeonato Potiguar da 2 ª divisão largou na tarde desta quarta-feira, 28, com dois jogos. No Barrettão, em Ceará-Mirim, o Mos soró EC abriu o placar com Madson, mas cedeu em pate ao Clube Laguna, que marcou de pênalti com o centroavante Nando, ex-ABC.
O time mossoroense criou várias chances, mas esbarrou no goleiro Thiago.
Em Parnamirim, o Alecrim goleou o Parnamirim EC por 6x0. Matheus Bambu, do time sub-20, marcou três gols.
''A pressão existe aqui porque é um clube gigantesco que não conquista um título internacional. Espero que a mística siga conosco para que possamos voltar com o título”
rogério CEni, técnico do São Paulo, sobre expectativa de ganhar o 1º título como treinador do clube
A fase do ABC é boa. Na categoria profissional, o time subiu à Série B e decidirá o título da Série C, e o time da base estreou com vitória na Copa do Brasil sub-20. Meteu 4x1 no Largato nesta quarta-feira.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) di vulgou, nesta quarta-feira, 28, o planejamento das três últimas rodadas da Série B do Campeonato Bra sileiro. Dos dias 18 de outubro até 6 de novembro, serão disputadas da 36 ª , 37 ª e 38 ª rodada. O Cruzei ro já está garantido no Brasileirão da próxima tem porada. Portanto restam apenas três vagas para o acesso à elite do futebol nacional. Por enquanto, Grê mio, Bahia e Vasco formam o G4, com maiores chan ces de subirem para a Primeira Divisão.
Um objeto comum entre as torcidas do futebol brasileiro voltou a ser legalizado em São Paulo. A entrada de bandeiras com mastro está liberada em eventos esportivos a partir desta quarta, 28. A por taria da Polícia Militar (PM) foi publicada no Diário Oficial.
A legalização das bandeiras com mastro é tópico de discussão há anos em São Paulo. O juiz Fabrício Reali Zia decidiu a favor da liberação há mais de dois meses. Os artefatos eram proibidos nas arenas es portivas do estádio desde 1996, após lei sancionada pelo então governador Mário Covas.
A os 35 anos, Ramires anunciou nesta quarta-feira, 28, sua aposentadoria do futebol. O meia estava sem clube desde que deixou o Palmeiras, em 2020, e oficia lizou sua despedida dos gramados por meio de suas redes sociais. O ex-jogador agradeceu aos familiares, a todos os clubes que passou e à Seleção Brasileira.
Santos Júnior Baiano concedeu entrevista momentos antes do “Jogo das Estrelas” Palominha defendeu o Horizonte/CE no primeiro semestre MaRcOS SanTOS O SEU último clube co mo treinador foi o Cen tral/PE, como foi a passa gem por lá? CBf/Divulgação