Jornal De Fato

Page 1

CIANO MAGNTA AMARELO PRETO MOSSORÓ (RN), TERÇA-FEIRA, 15 DE NOVEMBRO DE 2022 | EDIÇÃO 6.516 – ANO XXIII | R$ 2,00 @defato_rn /jornaldefatorn @jornaldefato Bolsonaro quer Rogério à presidência do Senado NESTA EDIÇÃO [ 16 PÁGINAS] OPINIÃO P2 POLÍTICA P3 CÉSAR SANTOS P5 GERAIS/OPINIÃO P6 BRASIL/MUNDO P8 MOSSORÓ/ESTADO P1 A 8 CADERNOS Campanha sobre Diabetes alerta para o aumento de casos Comércio tem funcionamento diferenciado no feriado ‘Não é a PEC da transição, é a PEC dos pobres’, diz petista Doença crônica atinge, atualmente, mais de 420 milhões de pessoas no mundo. PRINCIPAL 6 Algumas lojas locais abrem normal, enquanto outras funcionam em horário reduzido. MOSSORÓ 3 Wellington Dias entende que a proposta coloca o ser humano no orçamento da União. PRINCIPAL 4 Última atualização: 13 de novembro de 2022 - às 17h30 294 SUSPEITOS 2.770.084 TOTALMENTE VACINADAS 558.003 CONFIRMADOS 3.014.799 PESSOAS VACINADAS (UMA DOSE) 8.484 ÓBITOS 8.246.135 DOSES APLICADAS MONITORAMENTO DE VACINAÇÃO BOLETIM DA COVID-19 NO RIO GRANDE DO NORTE - Nº 810 >> Senador eleito do Rio Grande do Norte, Rogério Marinho é o nome preferido do presidente Jair Bolsonaro para enfrentar Rodrigo Pacheco. PRINCIPAL 3 Rogério Marinho evita falar sobre o assunto Arquivo Arquivo Enem tem participação de mais de 2,4 milhões de alunos Seleção Brasileira se apresenta e faz primeiro treino em Turim Flordelis só deverá deixar prisão perto dos 80 anos de idade MOSSORÓ LIDERA FOCOS DE QUEIMADAS NO RIO GRANDE DO NORTE, INFORMA SESAP PRINCIPAL 8 ESPORTE 8 PRINCIPAL 8 MOSSORÓ 1

ESPAÇO JORnALISTA mARTInS DE VASCOnCELOS

Carta aO NaMOradO

Quase 60 anos depois da experiên cia de Paulo Freire em Angicos, retor namos à pequena cidade para conversar com alguns dos ex-alfabetizandos ainda vivos. Era 10 de julho de 2021, um sá bado. Combinamos com a agente de cultura Silvana Pacheco Nunes, guardiã da Casa de Cultura de Angicos, artista plástica e entusiasta da cultura, das artes e da memória de Paulo Freire. Nos en contramos com ela na sede do espaço cultural que funciona no antigo prédio da Estação Ferroviária, o mais emble mático e talvez o mais bonito da histó ria local. Amarelo vivo, destoa com sua arquitetura inglesa e as inscrições que trazem a data da construção e o nome da cidade: 1933 – Angicos.

Silvana, muito solícita, demonstra va preocupação porque, estando o pré dio em reforma – pois passava por pin tura e organização de um acervo peque no com antigos objetos, esculturas e pinturas, além de uma biblioteca –, nos recebeu à porta. Tomamos um café en quanto ela contava de sua luta para preservar a história da cidade, de Paulo e viver de arte, tendo apenas um salário de agente cultural. Pelo adiantado da hora, perguntei se ela tinha feito con tato com os ex-alfabetizandos, confor me combinado por telefone dias antes. Confirmou que sim.

Ainda na Casa de Cultura, ligou para Eneide – Maria Eneide Araújo, 65 anos. Ela é a garotinha que todos os pesquisadores relatam ter frequentado as aulas de Valquíria aos seis anos de idade. Preocupada com a pandemia provocada pela covid-19, disse que não podia nos atender pessoalmente, por isso falou conosco por videochamada. “Um dia, a professora disse a meu pai: Eneide está lendo”, ela lembrou.

De todos os que visitamos, Eneide foi a única que seguiu na educação. Minutos depois que falamos com ela, aceitou nos receber na calçada da casa de sua irmã para um retrato. Foi o tem po de se aprontar e aparecer com o ca belo arrumado, brincos bonitos, um vestido elegante de cor azul e um batom puxado para o bordô. Era muito crian ça para trazer lembranças claras daque le acontecimento, mas relatou sua tra jetória escolar.

Estudou o primário no Educandá rio Padre Félix e o ginásio na Escola Estadual Prof. Francisco Veras, passan do a atuar como professora do municí pio logo em seguida. Nos anos 2000, cursou pedagogia no campus de Assú da Universidade do Estado do Rio

Grande do Norte (UERN). Na calçada da casa de sua irmã, sentava despreocu pada uma aposentada da educação que investiu 45 anos de sua vida na alfabe tização de crianças, cumprindo o sonho que floriu ao ver a professora Valquíria – hoje advogada e mestre em Educação pela UERN. “Não posso ser se os outros não o são”, disse ela parafraseando Pau lo Freire.

Diferente de Eneide, a realidade dos demais ex-alunos do método visitados por nossa reportagem está muito mais parecida com a interrupção do propó sito iniciado por Paulo Freire em 1963. No contato com eles, percebe-se que se tornaram pessoas diferentes, mais crí ticas e capazes de interpretar o mundo, embora quase não tenham aprendido nada tão além do que conseguiram nos Círculos de Cultura.

Maria Lúcia da Silva Andrade, dona Mariquinha, 79 anos, nos recebeu no portão de sua casa. Evitamos entrar por causa da pandemia. As lembranças da época eram poucas, basicamente repe tindo as mesmas histórias – o que acon teceu com todos, como se houvessem internalizado um discurso que vem de fora –, falando dos Círculos, das palavras “belota” e “tijolo”, além de outros por menores. Do Círculo de Rosali Liberato, ela teve nota máxima em Alfabetização (10) e mediana em Politização (7), ter minando com média 8,5. “Eu era uma pessoa cega, não sabia de nada”, revelou.

Apesar de tentarmos extrair mais lem branças, não conseguimos, dando a entender que era uma pessoa quieta e reservada. “O povo não era ‘infuluído’, não tinha algazarra”, comentou.

Paulo Alves de Souza, seu Paulo da Carroça, 79 anos, é uma das figuras mais referenciadas se alguém chega em Angi cos e pergunta pelos ex-alfabetizandos.

Apesar da idade, parece um garoto, ta manha a disposição. Esperamos por ele em frente à sua casa, uma construçãozi nha antiga e baixa, com paredes sem cor, isolada em um terreno onde ele cria ga linhas e mantém algum cavalo ou rês bovina. Não estava lá, mas não demorou a chegar, vindo do mercado na garupa de uma motocicleta com sacolas na mão.

Ao se apear, não ficou contente de en contrar Silvana com nossa equipe sem antes ter sido avisado. Mas, ao mesmo tempo que reclamou com ela, se dirigiu

ao nosso carro com grande gentileza. Paulo foi um dos melhores alunos dos Círculos, concluindo as aulas com nota máxima (10), a mesma que tirou em Alfabetização e Politização. Ele este ve no grupo coordenado por Talvani Guedes, com 17 anos e ainda frequen tava o ginásio, e por Margarida Maga lhães.

Como bom sertanejo, primeiro con textualizou sua época, explicando sua realidade. “Naquela época, isso aqui não era uma cidade, era um monturo, não sabe? Ali só tinha umas casinhas e um prédio que o finado Pedro Moura cons truiu, aí, também isso aqui, tudo era mato, não tinha casa não. Aí apareceu essa casinha velha (e apontou para sua casa), que apanhei dele. Fiquei por aqui, ‘fiquemo’, ‘fiquemo’, aí foi crescendo, crescendo, mas aqui não tinha nada não”, explicou em sua variação linguís tica cheia de interjeições. Disse ainda que tinha esperança de viver mais de 100 anos, porque sua mãe viveu 104.

Seu Paulo da Carroça, que ganhou essa alcunha por ter trabalhado com fretes de carne do matadouro para o açougue em sua carroça de tração ani mal, também repetiu a história meio empacotada que toda a Angicos conta sobre o ocorrido em 1963. “As primeiras palavras que ensinavam a gente era ‘telha, tijolo, areia, barro…’; tinha uma histó ria de uma ‘belota’”, conta, informando que, ao chegar no Círculo, já tinha algum estudo. “Eu já sabia um pouco porque minha mãe era muito religiosa e todos os filhos dela aprenderam um pouqui nho, mas com o reforço de Paulo Freire aumentou mais”, afirma.

Ele também trouxe a história de que os jovens eram mais comportados, mas deixou escapar que tinha outras motiva ções para ir às aulas. “A gente era novinho e ia pela influência das namoradas, tinha mocinhas, rapazes”. Perguntado se saiu namoro, disse que tinha havido até ca samento e se lembrou do matrimônio de um casal por nomes Nita e Chico de Lucas. Logo que terminaram as aulas, ele também se casou, depois se casou de novo e teve filhos nos dois casamentos, mas não conseguiu formar nenhum.

Quase 60 anos depois, ele se lembra das aulas como algo extraordinário que aconteceu em sua vida e não é raro se emocionar. “Nessa idade tudo de alegria

Organização: CLAUDER ARCA n JO

pra nós é uma emoção”, conta ao dizer que costuma se emocionar ao ver a foto de Paulo nos pórticos de entrada da ci dade. “Na minha vida foi muito impor tante e na vida de Angicos também porque ele ‘evoluiu’ muitas pessoas. Eu já sabia escrever o meu nome e uma coi sinha ou outra, mas tinha muita gente que não sabia de nada”, recorda. “Depois que ele foi embora, com uns tempos ele voltou aqui e passou três dias ‘com nós’ dentro da classe, reunindo tudo, agra decendo pelos esforços que ajudaram a ele e tudo. Ele era uma pessoa excelente, chegava assim no meio da gente, parecia qualquer um de nós”, completa.

Quem também se lembrou de pouca coisa, mas não escondeu a importância daquele momento, foi dona Valdice Ivo nete da Costa, 72 anos. Assim como seu Paulo Alves, também fechou as aulas com nota dez em Alfabetização, em Politização e na média geral. Também não tinha sido avisada de nossa aparição por Silvana, mas interrompeu a conversa na área da frente, desarmou uma rede bonita e sentou-se para falar com a reportagem. Bem apre sentada, tem a voz mansa e educada, embora pouco a dizer, disse o essencial. Segundo ela, se não fossem as aulas não teria acontecido nada em sua vida e ela nem teria estudado.

“Pra mim foi a coisa maior do mun do, essas aulas de Paulo Freire, nunca esqueci. Não só eu, vários que estuda ram. Alguns já morreram, mas quando tinha eventos, eles iam, falavam que ti nha sido bom, que tinham aprendido a ler”, comenta. Mãe de seis, conseguiu formar uma filha que atualmente é pro fessora concursada. Também tem uma neta fazendo Ufersa. Ela também estu dou um pouco, fez até a 5ª série no Edu candário Padre Félix.

“Me lembro das aulas, que a gente ia à noite, aquela farra dos jovens, era bom demais”, recorda no meio da con versa como numa digressão. “Se não fosse as aulas de Paulo Freire, eu não sabia nem pegar num celular”, comple ta dizendo que usa com frequência as redes sociais WhatsApp e Facebook “Pra falar com a família”.

Das casas que visitamos, onde mais nos demoramos foi na de Maria Gilde nora Costa Araújo, 74 anos, conhecida como Maria de Ferreiro. Irmã de dona Valdice, mas com a pele mais escura e

cabelos branquinhos, demonstrou resis tência a contar suas lembranças. Perce bemos, no entanto, se tratar de certa pirraça que ela confirmou depois: “Não viu eu me amostrando”, disse como an tigamente para se referir à criança que faz birra. “Não sabe escrever não, me dê que eu escrevo!”, brincou comigo quan do pedi para repetir seu nome.

Morando em uma casinha simples na esquina de um bairro, teve cinco filhos e criou mais um. A maioria com sua vi da própria, apesar disso Maria ainda é responsável pelo sustento de dez pessoas, entre filhos e agregados, apenas com ajuda de uma filha, Francinete, 45 anos, que a muito custo conseguiu um cargo comissionado na Prefeitura. Aliás, ob servamos que tinha foto dos candidatos na parede da frente. Entre os que moram em sua casa está o neto Pedro Henrique, filho de Francinete, atual estudante de Ecologia no IFRN de Ipanguaçu, talvez o primeiro que consiga entrar na facul dade. A mãe dele foi a que mais estudou, concluindo o Ensino Médio.

Maria nasceu no sítio Batuque, em Santana do Matos, mas se mudou para Angicos ainda criança de colo depois que o bisavô morreu. Sentado numa cadeira de balanço, dessas preguiçosas, passa o dia costurando máscaras de proteção individual para atender demandas da pandemia e outros serviços menores. “Era uma coisa muito boa estudar”, diz. Chegou ainda a frequentar aulas numa escola local depois de ser alfabetizada nos Círculos, no entanto não se lembra até que série fez. Como também não se lem bra de quem foi o tutor de seu Círculo. Consultamos e achamos seu nome no grupo de Talvani Guedes e Margarida Magalhães. Foi uma boa aluna tirando média 8 em Alfabetização, Politização e na média geral.

Perspicaz e de olhar atento, confes sou ter sido da “ala-moça de Aluízio Alves” e que, se tivesse estudado mais, seria hoje detetive. “O juiz me ensinava tudo”, disse, lembrando do tempo que trabalhou como auxiliar de serviços ge rais, na década de 1980, no cartório eleitoral da comarca, sendo pessoa de confiança do juiz José Augusto.

Já bem à vontade, resolveu contar sua melhor história dos dias de 1963. “A coisa que eu achei mais graça e achei mais interessante – que hoje em dia os filhos dizem e as mães não estão nem aí – é que eu cheguei em casa e disse: ma mãe, eu já sei ler. Aí ela disse: então, está muito bom, seja muito bom pra você. Então, quando eu cheguei de vol ta lá no ‘colégio’, eu disse a ele (ao pro fessor): vou dizer um negócio aqui pro senhor, eu já sei ler e escrever. Aí ele disse: ah, é uma coisa muito boa, então agora você já vai fazer uma carta pro seu namorado. Aí, quando cheguei em ca sa, fui dizer isso pra minha mãe e ela disse: pois agora você vai levar uma pi sa e não vai mais pra escola (risos). Aí eu meti o olho a chorar, porque, ah po vo besta era o povo de antigamente! Porque se não fosse tão besta, não tinha queimado os cadernos que a gente es crevia tudo e aprendeu aquilo tudo, no tempo que disseram que vinha polícia, a Ditadura e não sei o que mais”, relatou Maria de Ferreiro.

E a surra, levou, dona Maria? per guntei. “Não. Meu pai disse: deixe ela ir estudar que isso é uma besteira. Nós não namoramos, e não ‘casemo”?!, concluiu em gargalhadas.

TERçA-FEIRA, 15 DE nOVEmBRO 2022 2 OPINIÃO
JOSÉ DE PAIVA REBOUÇAS é escritor e jornalista josedepaivareboucas@gmail.com
Um produto da Santos Editora
Ltda.. Fundado em
por César Santos e Carlos Santos. dIreçÃO geral: César Santos dIretOr de redaçÃO: César Santos gereNte adMINIStratIVa: Ângela Karina deP. de aSSINatUraS: Alvanir Carlos www.defato.com E-mAIL: redacao@defato.com TWITTER: @jornaldefato_rn | REDAÇÃO E OFICInAS: SEDE: Avenida Rio Branco, 2203, Centro, Mossoró-RN – CEP: 59.063-160 TELEFOnES: (084) 99836-5320 (Mossoró) | COm
AS COLUNAS E MATÉRIAS
FILIADO À
de Jornais
28 de agosto de 2000,
ERCIAL/ASSInATURAS: (84) 99956-4810 - (84) 99485-3685
ASSINADAS SÃO DE RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES
Paulo Freire dá as boas-vindas aos que entram em Angicos – Foto: Gabriel Leite

BaStidoRES dE fato

muito g R av E

Com seu jeitão de falar na bucha, o senador Styvenson Valentim (Podemos) afirmou que facções criminosas estão assediando pre feitos potiguares em troca de cargos na máquina pública. “Eles pedem cargos ou ameaçam atacar os municípios”, denunciou.

Em BRaSília

Bolsonaro articula para fazer Rogério presidente do Senado

O nome do potiguar Rogério Marinho (PL) ganhou força dentro do Palácio do Planal to para disputar a presidên cia do Senado Federal. Se gundo a imprensa que cobre a pauta de Brasília, o presi dente Jair Bolsonaro (PL) tem articulado pessoalmen te junto com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (Progressistas) em nome do senador eleito e ex-ministro do Desenvolvimento Eco nômico.

Na mesma linha de denúncia, o deputado esta dual não reeleito Kelps Lima (Solidariedade) disse que os milicianos também querem o controle das guardas municipais. Segundo o parlamentar, ele teve conhecimento da grave situação por meio dos próprios prefeitos.

Na denúncia feita por Kelps, em uma emissora da capital, o fato mais grave é que os milicianos esta riam oferecendo serviço de proteção à cidade. Ou seja, as cidades ficariam “seguras” onde os crimi nosos tivessem o controle da segurança pública.

Michele Bolsonaro assumirá a presidência do PL Mulher a partir de 2023, quando ela deixará de ser a primeira-dama do País. Terá toda a estrutura para atender aliados bolsonaristas. A leitura dentro do PL é que Michele saiu maior do que quando entrou nas eleições 2022.

Jair Bolsonaro também terá cargo no PL quando deixar a Presidência da República. Ele vai liderar a oposição ao governo Lula, entendem os liberais. Além disso, Bolsonaro terá direito a um conjunto de benefí cios que todos os ex-presidentes têm, como assessores e veículos oficiais. Sem contar que o capitão já acumu la as aposentadorias do Exército e de deputado.

A possível candidatura de Marinho ganhou força no fim de semana. Os jorna listas Pedro Teixeira e La rissa Rodrigues, do canal de notícias CNN Brasil, reve lam detalhes dos bastidores do processo. Segundo eles, a ideia é que o PP reforce o nome de Rogério no Sena do e, em contrapartida, o PL de Bolsonaro apoiaria a re eleição do progressista Ar thur Lira para a presidência da Câmara dos Deputados. O acordo foi debatido entre o presidente da República e Lira em conversas no Pa lácio do Alvorada na sema na passada.

Rogério Marinho, por sua vez, tem evitado decla rações em público porque sabe que enfrenta resistên cias entre senadores e de putados dentro do próprio PL. Os parlamentares res peitam a opção do presiden te Bolsonaro, mas defen dem que é importante dar espaço a outros senadores do partido que estão no Congresso Nacional há mais tempo. Além disso, observam que Marinho ain da tomará posse em feve reiro do ano que vem e já

teria de chegar fazendo sua campanha.

Ainda dentro do PL, Ro gério Marinho enfrenta o desejo de Carlos Portinho, atual líder do gov erno no Senado Federal, de con correr à Presidência da Casa. No entanto, nesse momento, a análise da Executiva do partido é de que o senador eleito do Rio Grande do Norte seria um nome mais forte para bater

o atual presidente, Rodri go Pacheco (PSD)

O PL terá a maior ban cada do Senado Federal a partir de 2023, o que, teori camente, facilitaria o proje to de ganhar a presidência da Casa. Essa possibilidade fica ainda mais forte com a ajuda do Progressistas, que precisa do apoio da banca da do PL na Câmara, que terá 99 parlamentares a partir do próximo ano, pa

ra reeleger Arthur Lira. Já o PSD, partido de Rodrigo Pacheco, terá 11 senadores e será a segun da maior bancada. Nos bastidores, o que se ouve é que o presidente da Re pública eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deverá apoiar Pacheco, assim co mo o MDB – terceira maior bancada, tornando a dis puta entre os senadores acirrada.

Vitória nas urnas mostra força de Rogério Marinho

l á, P od E

Os ministros da Supre ma Corte brasileira fo ram xingados de “la drões, vagabundos e co munistas” em Nova Ior que. Foram alvos de brasileiros revoltados os

ministros Gilmar Men des, Alexandre de Mora es e Ricardo Lewando wski. Fosse no Brasil, os manifestantes estariam vendo o sol nascer qua drado.

Rogério Marinho co mandou um dos maiores orçamentos do governo Bolsonaro, destinado, principalmente às obras e ações do Ministério do De senvolvimento Econômi co no Nordeste. Foi Mari nho que comandou a pas ta no período que o gover no federal mais realizou nas áreas hídrica e de in fraestrutura.

Um dos destaques foi a conclusão das obras de transposição do rio São Francisco, contemplando estados como o Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará. O presidente Bolsonaro em todos os seus discursos cita o nome de Marinho como um dos seus principais au xiliares.

O prestígio no Palácio do Planalto rendeu visibili

dade e votos para Rogério Marinho. Ele conquistou o mandato de senador da Re pública com apoio de mais de 120 dos 167 prefeitos do Rio Grande do Norte, den tro eles, os gestores dos três maiores colégios eleitorais: Natal, Mossoró e Parnami rim.

A vitória nas urnas foi ainda maior porque Mari nho derrotou dois candida

tos que usaram a imagem do presidente Lula durante a campanha. Um deles, exprefeito Carlos Eduardo (PDT), foi candidato na co ligação da governadora Fátima Bezerra (PT), que foi reeleita já no primeiro turno.

Rogério Marinho obteve 708.351 votos, ou 41,85% dos votos válidos, superan do Carlos Eduardo, com 565.235 votos (33,40%). O outro candidato de esquer da, deputado federal Rafael Motta (PSB), ficou em ter ceiro lugar com 385.275 votos (22,76%).

>> Senador eleito do Rio Grande do Norte é o nome do bolsonarismo para enfrentar Rodrigo Pacheco
B E n E fí C io S muito g R av E ii muito g R av E iii P l m ulh ER
Divulgação
Rogério Marinho quando votou em Natal nas eleições deste ano Francielly Medeiros/Inter TV Cabug
TERÇA-FEIRA, 15 dE novEmBRo dE 2022 política 3
Divulgação

“Lula quer resolver 4 anos em 1 mês”, diz líder do governo

>> s enador Carlos Portinho pontua ser favorável à aprovação do valor de R$ 600 para o Auxílio Brasil

Olíder do governo no Senado, Carlos Por tinho (PL-RJ), afir mou que o presidente elei to, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), “parece querer resol ver quatro anos em um mês” através da PEC da Transição. “O governo ain da nem começou, a legisla tura e o próprio mandato [são] a partir de 2023, e parece querer resolver qua tro anos em um mês. Não são as promessas de cam panha que estamos aqui para avalizar, e muito me nos no prazo imediato”, disse Portinho.

O senador pontuou ser favorável à aprovação do valor de R$ 600 para o Au xílio Brasil (que terá o nome substituído por Bolsa Famí lia) e estar disposto a discu tir o aumento do salário

mínimo acima da inflação fora do teto de gastos, como defendeu o ministro da Ca sa Civil, Ciro Nogueira.

Portinho, no entanto, criticou o que classificou

como “cheque em branco” ao se referir ao valor da PEC e cobrou a divulgação do nome do ministro da Economia do futuro gover no para esclarecer os im

médica que recusou bolsonaro integrará transição de Lula

A médica cardiologista e intensivista Ludhmila Ha jjar aceitou integrar o time da transição do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na área da saúde. Ela foi convidada pelo vicepresidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), e confir mou à CNN que estará no time.

Ludhmila, que em mar ço do ano passado recusou o convite para ser ministra da Saúde de Jair Bolsonaro (PL), vai se juntar aos mé dicos Miguel Srougi e Ro berto Kalil no time de tran sição do governo.

Há a expectativa de que o anúncio do grupo seja formalizado nesta segun da-feira, 14. A equipe da área deve ser coordenada por quatro ex-ministros da saúde:

- Humberto Costa; Ar thur Chioro; Alexandre Padilha; José Gomes Tem porão.

A ideia é que outros mé dicos renomados atuem como consultores voluntá rios.

Entre os nomes que devem ser ouvidos pelo time oficial da transição, também estão o médico

Drauzio Varella; a profes sora titular da USP, Lina mara Rizzo Battistella, que atua como colabora dora da Organização Panamericana de Saúde; o presidente do conselho do Hospital Albert Einstein, Cláudio Lottenberg; o di retor do Hospital do Rim e professor da Unifesp, José Medina Pestana; o diretor da Divisão de Ci rurgia Cardiovascular do Incor, Fábio Biscegli Jate ne; e o presidente do con selho diretor do Instituto de Radiologia da USP, Giovanni Guido Cerri.

pactos das propostas.

“Agora, com R$ 170 bi lhões fora do teto e liberan do ainda mais R$ 100 bi lhões previsto no Orçamen to para um Auxílio Brasil

de R$ 400, é um cheque em branco. Na verdade, é um cheque sem nenhum aval, porque não sabemos nem que é o ministro da Econo mia”, afirmou o senador.

A equipe do presi dente eleito Luiz Iná cio Lula da Silva (PT) estuda um plano para acelerar na Câmara dos Deputados a trami tação da Proposta à Emenda à Constituição (PEC) que pretende viabilizar o Auxílio Brasil de R$ 600 com mais algum comple mento a partir de 2023.

A intenção do texto é modificar a Constitui ção com o objetivo de retirar as despesas do programa social do te to de gastos. O texto da PEC, depois que apre sentado, deve começar a tramitar pelo Senado. A ideia é que seja ana lisado primeiro na Co missão de Constituição e Justiça (CCJ) e, assim que aprovado, seja vo tado no plenário da Casa, onde precisa do aval de, pelo menos, 49 senadores, em dois tur nos.

Em entrevista à CNN nesta segundafeira (14), o senador eleito Wellington Dias (PT-PI) comentou deta lhes sobre a tramita ção. “Eu acho que essa PEC inclusive, ao in vés, de ser o nome de PEC da transição, ele é a PEC dos pobres, ela é a PEC da vida, ela é um projeto que coloca o ser humano no orça mento da União”, afir mou.

Dias afirmou que a equipe deve trabalhar com responsabilidade fiscal. “Não haverá um cheque em branco. No projeto de lei orçamen tária, vamos ter a fixa ção do valor para cada uma das alterações do orçamento, qual o va lor necessário para não faltar remédio na Far mácia Popular, para não faltar para vaci nas”, diz.

O senador disse que será buscado o enten dimento com todos os partidos. “No Congres so, eu já fui deputado federal e senador, es tou voltando agora pa ra o Senado. Tudo é na base do diálogo. Nin guém impõe nada a ninguém. Então não se trata da nossa parte de impor nada. Se trata de todos juntos termos aqui essa sensibilidade e essa é capacidade de olhar para quem mais precisa. Acho que vai dar certo”, afirmou.

TERçA-FEIRA, 15 de novembro de 2022 4 gerais
P
eC da Transição
senador Carlos Portinho: “o governo ainda nem começou” médica Ludhmila Hajjar aceitou integrar o time da transição Divulgação Por C nn b rasi L
O senador pontuou ser favorável à aprovação do valor de R$ 600 para o Auxílio Brasil !
não é a PeC da transição, é a PeC dos pobres, diz petista
Divulgação

SALA DE AULA NÃO é TE m PORÁRIA

Tramita na Câmara dos De putados o projeto de lei 2711/22, que veda a contra tação de professor substitu to temporário para atuar na educação básica sem a realização de processo seletivo público simplificado. O pro jeto inclui a medida na Lei de Diretri zes e Bases da Educação Nacional, que já prevê que o ingresso na carrei ra do magistério público se dará ex clusivamente por concurso público de provas e títulos.

Autor do texto, o deputado Kim Ka taguiri (União-SP) ressalta que estados e municípios fazem com frequência a contratação de professores substitutos temporários para atender a necessida des temporárias.

“Na esfera federal, já há legislação (Lei 8.745/93) que disciplina a contra

tação por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público, mas tal diploma legal se aplica aos órgãos da administração federal direta, às autar quias e às fundações públicas federais, ou seja, aos professores das institui ções de ensino federal”, explica o par lamentar.

O objetivo de Kataguiri é aplicar es se entendimento à contratação de pro fessores substitutos temporários que atuam na educação básica dos estados e municípios. Pela proposta, o processo seletivo para professor temporário de verá ter ampla divulgação e observar ao menos os requisitos de formação exigida pela lei e a análise curricular, com prioridade àqueles com experiên cia profissional comprovada.

O projeto, se aprovado, vai obrigar estados e municípios a realizar concur sos públicos para resolverem de vez o déficit de profissionais em sala de aula e melhorar a qualidade dos professores contratados. O concurso público, dife

céSAR SANTOS é

rente das contratações temporárias, passa a régua na qualificação e selecio na realmente aqueles com capacidade para o cargo.

A proposta do deputado Kim Kata guiri será analisada em caráter conclu sivo pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidada nia.

Em Mossoró, a secretária de Educa ção, professora Hubeônia Alencar, anunciou que o município realizará concurso para professores em 2023. Garante que será o maior concurso da história da rede municipal de ensino, exatamente para suprir as vagas que atualmente são ocupadas pelos profis sionais contratados temporariamente.

Para se ter ideia o que isso significa, só a atual administração municipal de Mossoró contratou quase 600 profes sores temporários, além dos que já es tavam em sala de aula contratados por gestões anteriores.

Que o concurso, finalmente, saia do discurso para a prática.

NOTÍcIA

O comércio de rua de Mossoró funcionará no feriado desta terça-feira. O Partage Shopping terá horário especial com as lojas abrindo às 14h. A praça de alimentação, às 11h.

O deputado estadual ree leito Dr. Bernardo (PSDB) está sendo estimulado a lan çar a esposa, Kaline Amorim (MDB), à Prefeitura de Ca raúbas em 2024. Tem o apoio do grupo do empresá rio Ademos Ferreira, que controlou a Prefeitura entre os anos de 2005 a 2014, com o irmão Ademar Ferreira no cargo de prefeito.

SEGUE

Nas eleições deste ano, Kaline foi candidata à de putada federal e foi a tercei ra mais votada em Caraú bas, com 2.238 votos (15,84%). Já o deputado Bernardo foi o segundo mais votado para estadual na cidade, com 3.617 votos (25,67%). Bernardo já con trola as prefeituras de Almi no Afonso e Rafael Godei ro, no Alto Oeste.

VIDAS NEGRAS

GERALDO ALc K m IN Vice-presidente eleito ao defender Lula que viajou no jatinho do dono da Qsaúde, preso na Operação Lava-Jato

cAIXA Em PATU

O município de Patu deve ganhar uma nova agência da Caixa Econômica Federal em 2023. O processo está acelera do, com etapas importantes aprovadas pela instituição. A instalação de uma agência atende ao processo de desen volvimento da cidade. Atual mente, Patu conta com uma agência do Banco do Brasil, que atende a clientes de cinco cidades do Alto Oeste.

fAN

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica ainda não chancelou a venda de 100% das cotas da FAN para a Raízen, con forme noticiado em primeira mão por esta coluna. O Cade solicitou à ANP informações sobre distribuição de combustí veis em cada estado afetado pela operação. O grupo mosso roense FAN controla considerá vel fatia no mercado de combus tível no Nordeste.

Alckmin nega que jato seja emprestado a Lula

Alckmin foi questiona do sobre o assunto durante entrevista.

A Caixa Econômica Federal voltou a liberar, desde as 7h des ta segunda-feira, 14, o crédito consignado a beneficiários do Auxílio Brasil. Estava suspenso desde o dia 1º deste mês, para averiguação do processo de pagamento do Auxílio.

A Paróquia Nossa Senhora Imaculada da Conceição perdeu R$ 8 mil em material de construção para bandidos. Eles agi ram na madrugada de domingo, 12, levando o material da re forma do centro pastoral. Também tentaram roubar o carro da paróquia.

Os Correios leiloam, na quarta-feira, 16, mais de 175 mil itens classificados como refugo. Serão sete lotes, que incluem pe ças de vestuário, utensílios de casa, material de escritório, en tre outros. Para participar é só acessar a página dos Correios.

Em razão do feriado de hoje, a edição impressa não circulará nesta quarta-feira, 16, retornando normalmente na quinta, 17. A cobertura segue em tempo real no defato.com.

A Câmara Municipal de Mossoró agendou para esta quinta-feira, 17, o II Semi nário Vidas Negras, de ini ciativa da vereadora Mar leide Cunha (PT) e inserido no calendário anual. Vai de bater políticas públicas vol tadas à valorização da his tória, religião e cultura ne gras. Às 9h.

TÁ NO PÁREO

O senador eleito Rogério Marinho (PL) é nome forte à presidência do Senado. Tem o apoio do presidente Bolso naro, do PL e do Progressis tas. Os dois partidos querem o comando do Senado e ree leger Arthur Lira na presi dência da Câmara.

Ovice-presidente elei to e coordenador da transição de gover no, Geraldo Alckmin, afir mou nesta segunda-feira, 14, que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva viajou junto com o empresário José Seripieri Junior no avião que o levou para o Egito pa ra participar da COP 27.

“A informação que eu tenho é que o proprietário está indo junto. Não tem empréstimo”, respondeu.

O vice ainda acrescentou que governadores e outros políticos também viajaram no mesmo avião, que partiu de São Paulo na manhã des ta segunda-feira.

Dono da Qsaúde, o em presário foi preso no âmbi to da Operação Lava-Jato em julho de 2020 e solto dias depois na investiga ção sobre caixa 2 na cam panha do tucano José Ser ra ao Senado em 2014.

Ele fez um acordo com a Procuradoria-Geral da República e pagou multa de aproximadamente R$ 200 milhões.

opinião 5 TERÇA-FEIRA, 15 DE NOVEmbRO DE 2022
1 3 4
O proprietário está indo junto. Não tem empréstimo”
cesar@defato.com
NOmE fORTE
5 2 ''
O G LO b O
Empresário José Seripieri Junior Silvia foi preso na Lava-Jato em 2020 Silvia Costanti/Valor

doença crônica atinge mais de 420 milhões de pessoas no mundo

De acordo com o Dr. Daniel Lerario, clínico ge ral e endocrinologista, mestre e doutor pela Esco la Paulista de Medicina, a causa do diabetes varia de acordo com o tipo e entre os diferentes tipos de dia betes.

“Os sintomas do diabe tes variam dependendo do quanto esta condição vem elevando as taxas de açú car no sangue. Por este motivo, em alguns casos, especialmente no pré-dia betes ou diabetes tipo 2, podem não haver sinto mas. No diabetes tipo 1, os sintomas tendem a apare cer rapidamente e ser mais graves”.

Quando há sintomas, os principais são sede exces siva, micção frequente, fome extrema, perda de peso inexplicável, fadiga, irritabilidade, visão emba çada, feridas de cicatriza ção lenta, infecções fre quentes nas gengivas, na pele ou genitais. Em caso de suspeita, é importante procurar um médico para avaliação.

d iagnóstico e tratamento

“Quanto mais cedo esta condição for diagnosticada e o tratamento iniciado, an tes você terá a sua saúde restabelecida e menores serão os danos ao organis mo e as chances de compli cações”, explica o Dr. Da niel.

O diagnóstico do diabe tes é realizado por meio de exames de sangue, que medem os índices glicêmi cos do organismo.

É importante fazer o teste para diabetes

ODia Mundial do Diabetes é come morado neste 14 de novembro, data de ani versário de Sir Frederick Banting, co-descobridor da insulina, juntamente com Charles Best. Neste dia, campanhas ao redor do mundo buscam a cons

cientização para uma do ença crônica que atinge, atualmente, mais de 420 milhões de pessoas.

O número é alto, e se gundo dados da Internatio nal Diabetes Federation, esta prevalência tende a aumentar ainda mais nos próximos anos, se nada for

feito. Isso porque a preva lência global de diabetes quase dobrou desde 1980, passando de 4,7% para 8,5% na população adulta.

Boa parte deste aumen to está relacionada à piora dos hábitos de vida da po pulação, com aumento do sedentarismo, alimenta

ção inadequada, sobrepe so e obesidade. Estas questões estão diretamen te ligadas ao Diabetes tipo 2, que vem sendo diagnos ticado cada vez mais cedo, inclusive entre crianças e adolescentes.

O Diabetes mellitus é um grupo de doenças que

afeta a forma como o orga nismo metaboliza a glico se, que é o açúcar no san gue. A glicose é vital para a saúde, fornecendo ener gia para as células que compõem músculos e teci dos. É, também, a principal fonte de combustível para o cérebro.

os principais tipos de diabetes

- d iabetes tipo 1

O diabetes tipo 1 pode se desenvol ver em qualquer idade, embora muitas vezes apareça durante a infância ou adolescência. A causa do diabetes tipo 1 ainda é desconhecida, mas já se sabe que há uma questão ligada ao sistema imunológico, que normalmente com bate bactérias ou vírus nocivos, e que passa a atacar e destruir as células pro dutoras de insulina no pâncreas. Por

este motivo, com pouca ou nenhuma insulina, o açúcar passa a se acumular na corrente sanguínea.

- d iabetes tipo 2

O diabetes tipo 2 é o mais comum e representa cerca de 90% dos casos diagnosticados. Embora possa se de senvolver em qualquer idade, é mais comum após os 40 anos. No diabetes tipo 2, as células se tornam resistentes à ação da insulina e o pâncreas não

consegue produzir insulina suficiente para superar essa resistência. Em vez de se mover para as células em busca de energia, o açúcar passa a se acumu lar na corrente sanguínea.

Acredita-se que fatores genéticos e ambientais desempenhem um papel importante no desenvolvimento do dia betes tipo 2.

- d iabetes gestacional

O diabetes gestacional (DG) ocorre

Confirmado o diagnós tico, muitos casos de dia betes podem ser resolvi dos ou controlados com simples mudanças na roti na. Isso porque quanto mais tecido adiposo, mais resistentes as células se tornam à insulina. Da mes ma forma, quanto menos ativo você for, maior será o seu risco, explica o espe cialista.

durante a gravidez e pode desaparecer após o nascimento do bebê. Algumas alterações hormonais nesse período podem diminuir a ação da insulina no organismo. Esse desequilíbrio pode causar o DG.

O DG pode ser assintomático, por isso é importante que as gestantes fi quem de olho em sua saúde e realizem o pré-natal adequadamente. Quando diagnosticado, é fundamental ter um controle médico rigoroso para o ade quado desenvolvimento do feto.

TERçA-FEIRA, 15 de novembro de 2022 6 GERAIS
Reprodução
>> Prevalência global de diabetes quase dobrou desde 1980, passando de 4,7% para 8,5% na população adulta
d
ia m
undial do diabetes
ACESSE
/photos/jornaldefatorn @defato_rn
/jornaldefatorn

Atividade econômica do país tem alta de 0,05% em setembro

l eo rodr I gues agência Brasil

Conforme aponta o Índice de Atividade Econômica do Ban co Central (IBC-Br), divul gado nesta segunda-feira, 14, pelo Banco Central, a atividade econômica brasi leira registrou um cresci mento de 0,05% no mês de setembro, na comparação com agosto. Considerando os últimos três meses, a al ta foi de 1,36%.

O IBC-Br reúne informa ções do nível de atividade dos três setores da econo mia: agropecuária, indústria e serviços. Ele é levado em conta pelo Banco Central para tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. Economistas conside ram o índice como um sina

lizador do Produto Interno Bruto (PIB), indicador oficial da atividade econômica cal culado pelo Instituto Brasi leiro de Geografia e Estatís tica (IBGE).

Em setembro, o IBC-Br atingiu 144,01 pontos de acordo com os dados dessa zonalizados (ajustados para o período). Com o resultado, o índice voltou a subir após um mês de queda: em agos to houve retração de 1,13%. Nos meses anteriores, o IBCBr vinha oscilando. Em abril e maio houve queda e em junho e julho alta.

Considerando a compa ração entre setembro desse ano e setembro do ano pas sado, a partir do dado não dessazonalizado, houve alta de 4%. No acumulado de 12 meses, o índice também fi cou positivo. em 2,34%.

outrAs pAlAvrAs

Q uA se crÔ n I c A

Ando nesses dias assim, ou seja, sem motivos Nervo sos. Um fastio psicológico total. Nos dias assim, não consigo ler mentalmente. Tento, em vão. Ligo o computador e então tento escrever alguma coisa, pelo menos divertir-me com o jogo das palavras. Vou indo, vou indo, e dá-se que, alguma vez, surge uma ideia, o mais das vezes relativa ao varejo do dia a dia, e não é disto que se faz a crônica?

Outras tantas vezes não é tanto assim: pelejo, pelejo, bus ca dali, busca dacolá, e nada. Bom, não estou a contar novi dade nenhuma, tantas vezes já falei disso, neste canto do jornal. Paciência. Aí, convencido de que não vou chegar mes mo a coisa nenhuma, o pensamento inteiramente avoado, acabo por desligar o computador, e fico dentro de casa feito barata tonta. Como se diz.

Pois é o que me sucede agora, mais uma vez. É domingo, lá fora e aqui dentro de casa, um silêncio de todos os silêncios feito, do céu e da terra, como que me sufoca, numa agonia de profunda angústia existencial. De pé, sentado, deitado, é a mesma agonia, e aí eu tenho a impressão de que o próprio ar sufoca. De novo, vontade de voltar ao computador – mas escrever sobre o quê?

O ar sufoca, e eu sinto para cada coisa uma agonia sem palavras. De resto, o meu computador, quase imprestável, me tira completamente do sério, com sua lentidão para lá de irri tante. E complica-se ainda mais o meu estado psicológico e mental. Coisa assim como atirar lenha na fogueira, vá a velha frase feita. Fico, então, sem saber o que fazer para enganar o tédio destas horas de agitação psíquica.

É domingo, e lá fora reina um silêncio sem alma, nem sequer o rumor de um carro passando. Silêncio total, mesmo. Até o vizinho um pouco adiante, duas ou três casas, esqueceu, ou outra coisa que parece ser, de ligar a todo volume, como de costume, o seu aparelho de transmissão de som. No míni mo, curioso. Deve ter viajado, ou haverá outro motivo qual quer: não passa um domingo sem esse prazer.

Bom, vou à porta da rua, que é o portão, a ver o que foi feito da vida lá fora, ou seja, a verificar algo que justificasse aquele silêncio profundo de mundo acabado. A casaria fe chada, como se todo mundo tivesse viajado, as plantas in teiramente imóveis, vento sumido além do mundo, nenhu ma asa riscando o silêncio nas alturas mudas. De vida, nem sequer o olhar desconfiado de um vira-lata vagando solitá rio.

Acendo o meu cigarro, companheiro das horas amargas e doces, e fico-me a contemplar a rua deserta de povo, a prin cípio sem ocupar o pensamento em nada, no fim, deixando-me flutuar, sereno, nas águas tranquilas das minhas lembranças e recordações. E foi assim até que se anunciassem, de dentro dos infinitos do silêncio enorme, as primeiras sombras do anoitecer. Sem o furo de uma estrela.

E fui dar acordo de mim, quando, de uma rua qualquer, rompendo a tessitura compacta do silêncio, me veio um lon gínquo som de flauta, parece, mas que me dava a impressão de vir do fim do mundo. Não digo um flautear harmonioso, um sopro de arte, coisa assim, mas algo de providencialmen te romântico na sua desarticulação sonora, mesmo assim po voando de vida o silêncio a escurecer, lento.

cArestIA lIÇÃo descAso

Tudo continua muito caro, apesar da redução do preço da gasolina, de sorte que o poder de compra está nas mãos de poucos. Não houve, da parte do governo, quanto mais agora, fim do seu quadriênio, quaisquer providências em defesa da economia popular.

linguagem

Mais uma razão, talvez a principal, da derrota da candidatura do presidente Bolsonaro à reeleição. Águas passadas, eu sei, mas é só para lembrar que um pa ís vai bem quando ao seu povo são pou pados menos aperreios de vida. Uma lição para os políticos e governantes.

E não foi do que cuidou a equipe econômica do presidente Bolsonaro, sob o comando do seu ministro da Eco nomia, o doutor Paulo Guedes, que, afinal, não disse mesmo a que veio. Não foi além do seu charme inglês. Brinca ram com a cara do povo.

Ando relendo, com o prazer de sempre, algum Graciliano Ramos, escritor lógico de sintaxe. Isto, para dizer que a literatura do Velho Graça, como era chamado entre os íntimos, a esta hora em que se escreve tão mal neste país, deveria ser obrigatória nas aulas de por tuguês. Sob a orientação, gramatical e estilística, do professor. Chamando a atenção do aluno para o feitio das orações e dos períodos, em que o grande mestre utiliza, e apenas, as palavras necessárias à expressão do pensamento. A concisão. Frase curta, ordem direta, as palavras nos seus devidos lugares, tudo de acordo com a regra estabelecida. Seria um grande serviço à inteligência da juventude, in clusive no ensino superior. Enfim, mais Graciliano Ramos, e menos análise gramatical, de forma isolada. O importante é desenvolver no aluno a aptidão para a escrita, a sintaxe mental, de modo a contribuir para a inteligência da frase, de suma utilidade na comunica ção verbal, escrita e falada. Com os jovens, pois, o Velho Graça, mestre entres mestres. Acho que estou certo.

Pela terceira semana consecutiva, a estimativa de inflação para este ano subiu, passando de 5,63% para 5,82%. A informação está no Boletim Focus, divulga do nesta segunda-feira (14) pelo Banco Central, após ouvir mais de 100 institui ções financeiras na semana passada.

O informativo lembra que a meta de inflação pa ra este ano, definida pelo Conselho Monetário Na cional (CMN), é de 3,5% e será considerada cumpri da se oscilar entre 2% e 5%.

Para o próximo ano, a meta estimada é de 3,25% e será considerada formal mente cumprida se ficar

visão para 2023 ficou está vel em 4,94%.

selIc/cÂmbIo Quanto à taxa básica de juros da economia (Selic), o mercado financeiro mante ve a expectativa em 13,75% ao ano, no fim de 2022.

Já a projeção da taxa de câmbio para o fim de 2022 permaneceu estável em R$ 5,20, mesma estimativa pa ra o dólar para 2023.

bAlAnÇA comercIAl Para a balança comer cial, a estimativa de saldo permaneceu em US$ 55 bilhões de resultado posi tivo em 2022. A estimativa dos especialistas do mer cado para 2023 continuou

terça-FeIra 15 de novembro de 2022 economia 7
reprodução
Sede do Banco central do Brasil aristida603@hotmail.com
mercado financeira aponta previsão de alta da inflação
>> com o resultado, o índice voltou a subir após um mês de queda: em agosto houve retração de 1,13%

educação

Primeiro dia do enem tem participação de mais de 2,4 milhões de alunos

Oprimeiro domingo de provas do Exa me Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, realizadas anteon tem, 13, teve a participa ção de 2.490.880 de estu dantes em todos país.

Segundo dados prelimi nares divulgados pelo Insti tuto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o nú mero corresponde a 73,3% dos cerca de 3,4 milhões de inscritos nas versões im pressa e digital da prova.

Os participantes fizeram provas de linguagens, códi gos e suas tecnologias, ciên cias humanas e suas tecno logias, além da redação, com o tema Desafios para a valorização de comunida des e povos tradicionais no Brasil.

No próximo domingo, 20, os participais voltam pa ra cumprir a etapa final do exame com provas de ciên cias da natureza e suas tec nologias, e matemática e suas tecnologias. Até o dia 23 de novembro, conforme previsto em edital, serão divulgados os gabaritos ofi ciais das provas.

enem

O Enem é adotado como passaporte para ingresso no ensino superior, e foi aplica do em 11.175 locais, de 1.747 municípios de todo o país. Assim como ocorreu ontem, no próximo domin go, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h.

Como não haverá mais redação, as provas começam no mesmo horário, às 13h30, mas terminam meia hora an tes, às 18h30, quando os ins critos terão que entregar o

caderno de respostas.

Os resultados da prova servem como critério único ou complementar d proces sos seletivos e para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financia mento Estudantil (Fies).

Outra aplicação do Enem é em processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as no tas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes bra

sileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

covId-19 Estudantes que testaram positivo para covid-19 ou alguma doença infectocon tagiosa listada no edital do certame terão até cinco dias úteis após a última etapa da prova — 20 de novembro — para solicitar a reaplicação do exame. Os testes serão realizados nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023.

Sentenciada no domin go, 13, a mais de 50 anos de prisão pelo homicídio do pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019, a pastora e cantora gospel Flordelis dos Santos só deverá deixar o regime fechado e progre dir para o semi-aberto daqui a 18 anos e 5 meses, perto de completar 80 anos de idade.

O g1 ouviu dois especia listas criminais que calcula ram as penas da ex-deputa da federal e chagaram a conclusão. A pastora não terá o direito de recorrer em liberdade. Ela está presa há 1 anos e 4 meses.

No entanto, um terceiro criminalista diverge dos co legas e afirma que Flordelis só deverá mudar de regime quando completar 50% da pena cumprida: ou seja, da qui a 25 anos. Ele se baseia no pacote anticrime do go verno Bolsonaro.

Pelos cálculos dos advo gados, Flordelis dos Santos só deverá ir para o semiaberto quando tiver mais de 78 anos. A defesa da exparlamentar diz que vai re correr da decisão.

O Conselho de Sentença do Tribunal do Júri de Nite rói condenou Flordelis a quatro crimes: homicídio triplamente qualificado (27 anos e 6 meses), tentativa de homicídio duplamente qualificado (18 anos e 8 me ses), além uso de documen to falso (2 anos 9 meses) e associação criminosa arma da (3 anos e 1 mês).

que Flordelis mudará de regime daqui a 17 anos.

“É somado os crimes hediondos, que juntos pas saram de 44 anos e dois meses de reclusão em regi me fechado, e os outros dois crimes que calculados che gam a 5 anos e 10 meses de prisão. Antes da soma das penas é feito o cálculo dos crimes e para fazer a aplica ção do regime. No crime hediondo é de 2/5 porque ela é ré primaria. Já nos cri mes comuns, a fração é de 1/6 do cumprimento da pe na para a progressão. So masse a quantidade de me ses, divide por 5 e multiplica por 2. Então, para ela sair do fechado para o semiaberto, ela vai ter que cum prir 17 anos e 6 meses (no crime hediondo). Já o crime comum, 11 meses. Então, ela só deverá ir para a pro gressão de pena quando ela tiver cumprido 18 e 5 meses de regime fechado”, explica Natália.

No entanto, para o advo gado Marcell Nascimento, Flordelis deverá cumprir a lei que se baseia no pacote Anticrime. Ou seja, terá que cumprir 50% da pena. Nes se caso, ela só deverá ir pa ra o regime-semi aberto quando tiver 86 anos.

Ministros do Supremo Tribunal Federal que estão em Nova York foram hosti lizados com xingamentos e gestos agressivos por brasi leiros apoiadores do presi dente Jair Bolsonaro neste domingo. Em um vídeo di vulgado nas redes sociais, Luís Roberto Barroso apa rece sendo seguido por uma mulher pela rua.

Na mídia, é possível ver que o ministro do STF, após ser acuado, pede que ela “não seja grosseira”. Ale xandre de Moraes também foi atacado enquanto janta va em um restaurante com a mulher, assim como o expresidente Michel Temer, hostilizado quando chegava em seu hotel.

O grupo de bolsonaristas está concentrado na frente do hotel onde estão hospe dadas as autoridades brasi leiras. Alguns dos manifes tantes exibem cartazes gol pistas, fazendo referência às Forças Armadas e contes tando o resultado do proces so eleitoral, mesmo após relatório do Ministério da

Defesa “não apontar a exis tência de nenhuma fraude ou inconsistência nas urnas eletrônicas e no processo eleitoral de 2022”.

Os ministros do STF Ale xandre de Moraes, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Luís Roberto Bar roso e Ricardo Lewando wski e o ex-presidente Mi chel Temer estão na cidade para participar do evento ‘Lide Brazil Conference’, promovido pelo Grupo Lide (Líderes Empresariais) no Harvard Club. Além dos ma gistrados, o evento conta ainda com a presença de representantes do TCU (Tri bunal de Contas da União), entidades de classe, gesto res públicos e privados e mais de 260 empresários.

No vídeo que viralizou na internet neste domingo, é possível ver que Barroso leva com bom humor a abor dagem e, questionado como estava, responde que está “feliz pelo Brasil”. A mulher passa, então, a seguir o ma gistrado pela rua, criticando a atuação do Supremo.

“Nós vamos ganhar essa luta. O senhor está enten dendo que nós vamos ga nhar essa luta? Cuidado, o povo brasileiro é maior que a Suprem Corte. Você não vai ganhar o nosso país. Fo ge!”, ela diz.

Após ser acuado pela bol sonarista, o ministro entra em uma loja. Mas antes, ele responde a manifestante:

“Não seja grosseira. Tchau, minha senhora. Passe bem”, fala o juiz do STF, que ainda não se pronunciou ofi cialmente sobre o ocorrido.

abordaGem em reSTauranTe

Já o presidente do Su premo Tribunal Eleitoral (TSE) Alexandre de Moraes foi abordado enquanto esta va em um restaurante com a mulher. Duas pessoas se aproximam da mesa do ma gistrado e gritaram frases em português e inglês, antes de serem retirados do local pela segurança. O ministro chegou a levantar e se apro ximar dos manifestantes durante o incidente.

“Mr. Alexandre de Mora es, spending brazilian people money. Gastando o dinheiro brasileiro. Um absurdo”, fa

lando os bolsonaristas.

Na saída, o magistrado foi atacado durante o trajeto até o carro com gritos e xin gamentos.

eX-PreSIdenTe

HoSTILIZado

O ex-presidente Michel Temer foi mais um a ser hos tilizado por manifestantes bolsonaristas em Nova York. Em vídeos publicados na in ternet é possível ver um grupo de aproximadamente 50 pes soas encurralando Temer e sua mulher, Marcela Temer, ao chegar no hotel onde estão hospedados. O casal precisou ser amparados por seguran ças até a entrada.

Os ministros do STF Ri cardo Lewandowski e Gilmar Mendes também foram ata cados ao deixar o mesmo hotel. Sob gritos e xingamen tos agressivos, os dois tem dificuldade para caminhar da recepção até a uma van esta cionada em frente à porta do estabelecimento. Entre as ofensas proferidas, os mani festantes acusam os magis trados de estarem “acabando com o Brasil”. Lewandowski acena para os manifestantes e chega a ser confundido por eles com Michel Temer.

Segundo os advogados, nos crimes hediondos o pre so que é réu primário preci sa cumprir 2/5 da pena. Já os reincidentes necessitam cumprir 3/5 da pena.

“Ela é ré primária e por isso terá que cumprir 2/5 das penas de crimes hedion dos (homicídio triplamente qualificado e tentativa de homicídio duplamente qua lificado) para a progressão do regime. Em 2019, houve uma mudança na legislação. Contudo, entendo que, co mo o crime foi cometido antes da mudança vale a lei antiga”, conta o advogado Carlos André Franco Mar ques Viana.

A também advogada Na tália Fonseca, explicou co mo é a contagem para a progressão de pena e disse

“Entendo que ela ficará presa no regime fechado por 25 anos, porque a con denação veio já com essa lei atual. A lei que retroage em benefício do réu é de ordem material, por exemplo, al gum ilícito que deixou de ser crime”, disse Nascimen to.

Atualmente, a legislação exige, como regra geral, o cumprimento de 1/6 da pe na para que o preso tenha direito à progressão de re gime. No caso de crimes hediondos, se for réu primá rio, o preso precisa cumprir 2/5; e em caso de reincidên cia, 3/5 da pena.

São considerados he diondos: tortura; tráfico de drogas; terrorismo; homicí dio, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que co metido por um só agente; homicídio qualificado; la trocínio; extorsão qualifica da pela morte; extorsão mediante sequestro e na forma qualificada; estupro e atendado.

CIANO MAGNTA AMARELO PRETO TERçA-FEIRA, 15 de novembro de 2022 8 gerais
ministros do STF e Temer são hostilizados em nova York
Se mantida a pena, Flordelis deixará a prisão perto dos 80 anos
>> Número corresponde a 73,3% dos cerca de 3,4 milhões de inscritos
No próximo domingo, 20, os participais voltam para cumprir a etapa final do exame Flordelis é condenada a 50 anos de prisão pelo homicídio do pastor anderson do Carmo MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL/JC Brunno Dantas/TJRJ

mossoró

AlertA

mossoró lidera focos de queimadas no rn em outubro

>> Entre 1º de outubro e 1º de novembro, Mossoró registrou 31 focos de queimadas, segundo boletim divulgado pela s esap

Mossoró,

ASecretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Vigi lância Ambiental (Suvam), elaborou um boletim men sal com base no monitora mento das áreas sob influ ência de queima de biomas sa no estado e constatou que Mossoró liderou o nú mero de queimadas em ou tubro. O período de outubro a janeiro é caracterizado por maior frequência de fo cos de queimadas e incên dios, além de situações de baixa umidade relativa do ar e de precipitação.

De acordo com o levan tamento, foram registrados 135 focos de queimadas no Rio Grande do Norte, sendo que deste total, 31 ocorre ram no território da segun da maior cidade potiguar. O número representa quase 23% (22,96%) de queima das em todo o território potiguar entre 1º de outubro e 1º de novembro.

Ainda segundo o moni toramento, outros dois mu nicípios da 2ª região de saú de do estado, polarizada por

O objetivo da publica ção é apoiar a atuação dos Núcleos Regionais de Vigi lância em Saúde do RN (NUREVS) e dos municí pios de sua jurisdição em

situações de queimadas. O boletim se baseia em dados do BDQueimadas, do Ins tituto Nacional de Pesqui sas Espaciais (INPE).

O monitoramento de áreas sob influência de queima de biomassa é um dos campos de atuação da Vigilância em Saúde de Po

pulações Expostas a Po luentes Atmosféricos (VI GIAR). A queima incomple ta de biomassa libera fuma ça e subprodutos da com bustão que poluem o ar, resultando em uma mistura de poluentes tóxicos que afetam a saúde, causando ou exacerbando doenças

cardiopulmonares, câncer de pulmão e até morte pre matura, dentre outras.

Grupos populacionais mais suscetíveis, como crianças, idosos, gestantes, indivíduos com doenças cardiorrespiratórias, de baixo nível socioeconômi co e trabalhadores ao ar li

vre podem estar sob maior risco de apresentarem al gum efeito na saúde relacio nado à poluição do ar.

riscos à sAúde

Além da maior frequên cia de focos de queimadas e incêndios, o período de outubro a janeiro é caracte rizado por situações de bai xa umidade relativa do ar e de precipitação, acarretan do diversos riscos à saúde, em virtude da emissão de poluentes atmosféricos e da presença de fogo.

A poluição atmosférica é o maior fator de risco ambien tal à saúde, causando milhões de mortes evitáveis anual mente, além de contribuir para o adoecimento agudo e crônico da população. Por isso, a Suvam atua para redu zir a exposição da população a esses fatores de risco am biental e minimizar os con sequentes efeitos à saúde.

O boletim publicado pela Secretaria Estadual de Saúde também traz orientações a serem divul gadas para a população, a fim de minimizar a exposi ção à fumaça e os efeitos das queimadas na saúde.

Entre as orientações para a população estão be ber bastante líquido, para manter as vias respirató rias úmidas e protegidas, evitar atividades que emi tem poluentes atmosféri cos no ar doméstico, como fumar e usar fogão a le nha.

Ainda de acordo com o documento, em caso de exposição intensa à fuma ça, fazer uso de máscaras

apropriadas (modelos res piradores tipo N95, PFF2 ou P100). O uso da más cara facial descartável ou de tecido visa a proteger contra a infecção por co vid-19, que pode ser agra vada pela exposição aos poluentes da fumaça.

O documento ressalta ainda que se deve evitar trabalho pesado, ativida des e exercícios ao ar livre quando a qualidade do ar estiver prejudicada pela fumaça, e ainda não quei mar lixo, não jogar cigar ros ou fósforos acesos em áreas de vegetação.

Além dessas reco mendações, o boletim cita ainda que é impor

tante a população, neste período, principalmente, não acender fogueiras, não soltar balões ou fo gos de artifícios, não transportar ou manusear líquidos inflamáveis e mante r em fácil acesso os telefones de emergência dos órgãos locais de res gate, atendimento médi co e combate às queima das.

Recomendações para populações vulneráveis e com condições prévias de saúde

Crianças menores de 5 anos, idosos maiores de 60 anos e gestantes devem redobrar a atenção para as recomendações descritas

para a população em ge ral. Devem estar atentas a sintomas respiratórios ou outras ocorrências de saúde e buscar atendi mento médico o mais rapidamente possível.

Pessoas com proble mas cardíacos, respirató rios, imunológicos, entre outros, devem buscar atendimento médico pa ra atualizar seu plano de tratamento, manter me dicamentos e itens pres critos pelo profissional médico disponíveis para o caso de crises agudas e buscar atendimento mé dico na ocorrência de sintomas de crises, além de avaliar a necessidade e segurança de sair tem porariamente da área impactada pelas queima das.

Para o enfrentamento desse período, seguem orientações para subsidiar a atuação das regionais e municípios, bem como para informar a população.

Em primeiro lugar, di vulgar informações para a população, para redução da exposição à fumaça e cuida dos com a saúde, além de utilizar os documentos de referência do VIGIAR rela tivos a queimadas para pla nejar e desenvolver ações de acordo com a realidade dos territórios;

Deve-se também moni torar os alertas e dados so bre queimadas e a situação meteorológica na região ou município, a ocorrência de casos de doenças respirató rias, entre outros indicado res de saúde, a fim de orien tar a gestão dos serviços de assistência.

@defato_rn /jornaldefatorn /photos/jornaldefatorn
Mossoró (rN), terçA-FeIrA, 15 de novembro de 2022
Arquivo
e din A ldo m oreno Da redação o período de outubro a janeiro é caracterizado por maior frequência de focos de queimadas e incêndios
Confira orientações para a população a fim de minimizar os efeitos das queimadas na saúde
também tiveram um alto número de queima das. Serra do Mel somou 18 focos e Areia Branca, 12.

gENtE DE fAtO

M a R il ENE Pai Va marilene.paiva@gmail.com

MASSAI, 20 ANOS EM MOSSORÓ

A Construtora Massai encon tra-se prestes a completar 20 anos em Mossoró e já entregou 11 empreendimentos com alto padrão em construção civil, nos seus projetos inovadores, estru tura e acabamento. É uma das pioneiras no processo de verti calização da paisagem na se gunda maior economia do Rio Grande do Norte.

A MASSAI E OS SPAZIOS

Os spazios assinados pela MASSAI, em Mossoró, atestam o alto padrão dos seus empreen dimentos residenciais. O primei ro, o Spazio di Vêneto, foi entre gue em 2007, no bairro de Nova Betânia. Em seguida, o Spazio di Lauritissa, em 2009, o Spazio di Roma; em 2010, o Spazio di Le one; em 2011 o Spazio di Firenze; em 2012, o Spazio di Bergamo e Spazio di Zurick; em 2013, Spa zio di Mônaco; em 2015, Spazio di Genebra, Spazio di Vicenza e o Spazio di Florença.

A NOVIDADE

A Massai traz uma grande novidade para Mossoró e região, que será lançada muito em bre ve. Dessa vez, a grife deixará sua marca no setor imobiliário co mercial, oferecendo uma grande oportunidade aos profissionais da saúde de Mossoró e região. Vamos aguardar que vem coisa muito boa por aí.

RESUMO DA ÓPERA

Existem gerentes e geren tes. E existe, na Serra de Mar tins, Francisco Macedo, Ruth Lopes e Karlos Lacerda. Hotel Chalé Lagoa dos Ingás, Pousa da Rancho da Serra e Hotel Serrano. Eles têm, cada um em especial, a expertise em aten der hóspedes com excelência e atenção. Eis a diferença. O Ingás tem história do antes de Macedo e depois de Macedo. O Rancho da Serra conta com a competência e o carinho de Ruth. E o Serrano com a pres teza no atendimento de Karlos Lacerda. Show.

OSCAR DA BELEZA 2022

A querida Zenilda no co mando do jantar de confrater nização dos profissionais da beleza, às 19h, do dia 21 de novembro, em Josué Buffet. O evento conta com o apoio ex clusivo NB Profissional. Maio res informações: Zenilda -84 99919-1772 e Laricy- 84 99645 0632.

o múltiplo em si mesmo, professor, advogado, jornalista, poeta e gente muito fina cid augusto apaga velinhas quarta,16. Nós desejamos saúde, paz, inspiração e muitas felicidades.

a atriz Tony silva

E ele completou 5.0 bem vividos. o amigo querido Marcelo antunes, big boss da Terceirize Editora. Parabéns, saúde e paz.

CHAMPANHE NO gELO

Apagam velinhas hoje: Aldimar Araújo, Cláudio Júnior, Lindalene Rocha, Alessandro Tavares, Rodrigo Medeiros, Weverton Silva, Bárbara Celly Borges Capistrano, Renata Fal cão Leite, Monaliza Praxedes, Ivone te Ferreira, Patrícia de Menezes, Sa muel Sena, Lúcia Amorim e Nilza Sena. E, na quarta, 16, antecipamos os votos de felicidades para os que ridos aniversariantes: Neirinha Araú jo, Hebert Menezes, Patrícia Pinhei ro, Waleska Samara, Júnior Filho, Patrícia Mayara, Júnior Fernandes, Darlan Araújo, Cid Augusto, Samy Shirley Fernandes Menezes, Jeffer son Duarte e Fabryzio Gregory. Feli cidades, meus amores!

TERÇA-FEIRA, 15 DE NOVEMBRO DE 2022 2 social
Cedida
Cedida
o Gerente Geral do Hotel chalé lagoa dos ingás, Francisco Macedo, recebendo o casal arquiteto antônio almeida e a Engenheira civil angelina Pires. salve simpatias! completou 6.3 ontem, dia 14. com a alma e o espírito leve, solto e feliz. Felicidades, Tony querida! Cedida Cedida Cedida conosco, o colunista lisboa Batista, a advogada Beatriz e o anfitrião aniversariante artista plástico Jenisson Vilaça. Festa bacana no Mirante do canto.

Comércio funciona de forma diferenciada neste feriado

>> Neste feriado da Proclamação da República, algumas lojas vão abrir normalmente, enquanto outras funcionam em horário reduzido

Oferiado do Dia da Proclamação da República ocorre nesta terça-feira, 15, em todo o país. Enquanto mui tas pessoas viajaram du rante o feriadão, outras aproveitam os momentos de folga para fazer com pras nos comércios e su permercados. No entanto, os consumidores precisam estar atentos aos horários de funcionamento dos lo cais para evitar transtor nos.

No centro da cidade, algumas lojas, especial mente as franquias e as lojas de departamento, es tão funcionando normal mente. Conforme o acordo de convenção coletiva fir mado entre a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Mossoró (CDL), o Sindilo jas Mossoró e o Sindicato dos Empregados do Co mércio de Mossoró (SE COM), as empresas podem abrir os empreendimentos nos feriados, desde que sigam as normas vigen tes.

O acordo prevê que, ca so o empresário opte por

abrir o empreendimento no feriado, ele deve comu nicar aos sindicados com pelo menos 24 horas de antecedência e pagar a ta xa de funcionamento.

“A abertura das empre sas comerciais dos dias

considerados feriados em nenhuma hipótese será considerada obrigatória, sendo, portanto, uma op ção do empreendedor o funcionamento ou não do estabelecimento comer cial”, informa o acordo co

Bancos e órgãos públicos estão fechados

Enquanto alguns locais funcionam com o horário reduzido neste feriado de Proclamação da Repúbli ca, os bancos e órgãos pú blicos estão fechados e só voltam a ter o funciona mento normal na quartafeira, 16. No caso dos ban cos, eles funcionaram nes ta segunda-feira, 14, em horário normal, mas fe cham no feriado, conforme decisão da Federação Bra sileira de Bancos (FEBRA BAN).

“A Federação Brasilei ra de Bancos (FEBRABAN) informa que não haverá atendimento nas agências bancárias no Dia da Pro clamação da República, celebrado em 15 de no vembro. No dia 16 de no

vembro (quarta-feira), os bancos abrem normalmen te nas localidades que não tiverem feriados munici pais”, informou a Federa ção em comunicado ofi cial.

Como de costume, as áreas de autoatendimento ficam disponíveis para os clientes, bem como os ca nais digitais e remotos dos bancos (internet e mobile banking). As contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e os carnês com vencimento no dia do feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no próxi mo dia útil.

Normalmente, os tribu tos já vêm com datas ajus tadas ao calendário de fe riados nacionais, estaduais

e municipais. “Para maior comodidade e conveniên cia, os clientes e o público em geral podem evitar o comparecimento presen cial nas agências bancárias utilizando os canais digi tais como principal meio de acesso aos serviços”, conclui a Federação.

Já os órgãos públicos não funcionaram nesta segunda-feira, após decre to estadual que transferiu o Dia do Servidor Público, comemorado no dia 28 de outubro, para esse 14 de novembro. Dessa forma, todos os órgãos ligados ao Governo e às prefeituras seguem fechados durante o feriado, retornando com o atendimento normal na quarta-feira, 16.

letivo.

“Na hipótese de optar pela abertura e funciona mento do estabelecimento comercial, a empresa ou grupo econômico, as Asso ciações Comerciais, as ga lerias e as Associações de

Shopping Centers deverão comunicar expressa e for malmente aos sindicatos patronais quais feriados que pretendem funcionar”, acrescenta o texto da con venção assinada pelas as sociações e sindicatos.

Os shoppings da cidade também funcionam de for ma diferencia neste feria do. No Partage Shopping Mossoró as lojas abrem às 14h e fecham às 20h, a pra ça de alimentação está aberta ao público das 11h às 22h e segue o mesmo horário de funcionamento dos pontos de lazer. Já o cinema abre em horário normal, conforme a pro gramação dos filmes que estão em cartaz. “Organize o seu dia para que você possa aproveitar ao máxi mo para descansar e se divertir”, informa o empre endimento.

No Oitava Rosado Mall, a academia Smart Fit abre das 9h até às 18h, para as pessoas que desejam fazer musculação. Neste feriado, a academia não disponibi lizará as aulas coletivas, como dança e lutas. Se guindo a definição adotada em outros feriados nacio nais, a praça de alimenta ção do shopping funciona das 11h às 17h, as lojas, das 13h às 17h, e o espaço Rooftop Gourmet funciona durante todo o dia.

Já as pessoas que dese jam aproveitar o feriado para ir aos supermercados devem ficar atentos, por que eles funcionarão das 7h às 13h. O horário de funcionamento desta ter ça-feira, 15, é menor do que o horário estabelecido no último feriado, em que os supermercados funcio naram até às 20h. Esta de finição de funcionar até às 13h vale tanto para os su permercados quanto para os hipermercados e ataca dos de Mossoró.

TERÇA-FEIRA, 15 de novembro de 2022 MOSSORÓ 3 FunCionamento
Supermercados abrem até às 13h Bancos voltam a reabrir nessa quarta-feira, 16
Arquivo
amina Costa Agência Brasil Reprodução

demais

maKinG oF

Os modelos Jefferson Alcân tara e Ingrid Torres, Mister e Miss Mossoró Teen CNB 2022, foram contratados para estrelar a nova campanha da Hello Brain, em presa de suplemento alimentar. A duplinha foi fotografada por Pedro Sobrinho em vários am bientes da cidade usando looks Riachuelo e Adidas. Um arraso!

beaCHW ear

A advogada, e agora em presária fashion, Vanessa Karla, radicada no Rio de Janeiro/RJ, vem conquis tando a mulherada com sua moda Brisar Beachwear, in clusive, posou com peças da loja para o fotógrafo Paulo Edu com styling de Luís Henrique Azevedo na praia de Copacabana. O resultado pode ser visto no Instagram @brisarbeachwearr_. Arra sou demais!

vanessa Karla divulgando a moda da sua loja Brisar Beachwear, no rio de Janeiro/rJ. Maravilhosa!

georgiano azevedo georgianoazevedo@gmail.com

nova LoJa

eLe É o TaL!

O estilista mineiro

Dzenk aniversariou dia 8 deste mês e es colheu a capital potiguar para co memorar e curtir dias de férias.

sHaKe

Benice

tos

recentemente o

P od C asT

rosalba

canário e dani

terça-feira, 15 de novembro de 2022 4 social
Sucesso com duas lojas Anda, no Nova Betânia e Centro, a empresária Lorena Ciarlini inaugurou a terceira unidade com muita badalação na noite do dia 10 deste mês no J Cellis Mall, reunindo clientes e influencers ao som da DJ Mari G5. Carlos Augusto Araújo estreou o podcast “Feedback, com Carlos Araú jo” na última quinta-feira, 10, na Nossa TV. E tivemos o prazer de fazer parte desse momento dividindo a cena com a amiga querida Marluce Be zerra. Conversa descontraída e diversidade. Bom Demais! Já é sucesso! Victor Nitelania e Dulce San inauguraram “Shake Benice”, um espaço lindo e cheio de produtos deliciosos, muito bem localizado na Avenida Alberto Maranhão. Sucesso! Pedro sobrinho fotografando os modelos Jefferson alcântara e ingrid Torres para nova campanha Hello Brain, no Hotel Thermas. Benice nitelania e dulce santos recebendo ricardo Menezes e israel santos no shake Benice. lorena ciarlini recebendo renata dantas, cecília Magalhães, ana rízia lima, roberta rosado, doca Fernandes e candice Pinto. estou, aqui, na estreia do Podcast “Feedback, com carlos augusto” com o apresentador carlos augusto e a empresária Marluce Bezerra. Paulo edu Cedida Cedida Cedida ciarlini com adna amaro na inauguração da nova loja anda. o estilista mineiro victor dzenk em dia de “férias” na capital potiguar. Cedida

waNDilsoN ramalho

wr.ramalho@hotmail.com

PoNto a PoNto

de São Sebastião!!

...cada um vê o mundo com os olhos que tem, e os olhos veem o que querem, os olhos fazem a diversidade do mundo e fabricam as maravilhas, ainda que sejam de pedra, e altas proas, ainda que sejam de ilusão."

“O fotógrafo tem a sua alma poética. Tem no clicar o olhar do coração” (Celso Cruz). O estudante de Publi cidade e Propaganda da UFRN, o fotógrafo caraubense Rierson Marcos participou da Exposição Fotográfica na Semana da Filosofia da Nova Acrópolis –Organização Internacional em Natal sobre o tema “A Imagem como Símbolo do Coração” dia 11 deste. A sua foto para con correr foi sobre o tema “Só se vê bem com os olhos do coração”. E Rierson recebeu com louvor o 1º lugar na exposição. Aplausos!!

ViVa a ViDa!!

Fazer aniversário é celebrar, celebrar com gratidão os anos vividos e ter a fé inabalável para o que virá. Celebrando a vida. Ontem, Débora Praxedes, Carminha de Brito e Germana Maia de Oliveira; e hoje, Medeiros Filho e Garibaldi Duarte. Vivas!

Visita sÃo sEBastiÃo

Há uns meses que a imagem peregrina do nosso padroeiro São Sebastião percorre os lares dos devotos tanto na zona urbana como na zona rural do nosso mu nicípio. Dia 19, sábado, a imagem visitará a terra de Santa Luzia, Mossoró RN, na capela de São Francisco de Assis – ABOLIÇÃO III. Os caraubenses ausentes convidando todos, às 17 horas. Viva São Sebastião!

Feira Nacional do Camarão será aberta hoje com ampla programação

A18 ª Feira Nacional do Camarão (FE NACAM 2022) será aberta oficialmente nesta terça-feira, 15, às 19 ho ras, no Centro de Conven ções de Natal. O evento segue até a próxima sextafeira, 18, organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Esta dual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SA PE-RN).

A programação da Fe nacam contempla a reali zação do 18 º Simpósio Internacional de Carcini cultura; XIV Simpósio In ternacional de Aquicultu ra; 17° Festival Gastronô mico de Frutos do Mar; 17 º Conjunto de Sessões Téc

cerca de 5 mil visitantes e mais de 200 empresas ex positoras (nacionais e in ternacionais).

Muita elegância da Re de Feminina de Combate ao Câncer de Mossoró e Região-RFCCMR envian do cartão para agradecer através de Juscileide Câ mara o apoio ao Chá soli dário. Que chique!!

Vai ter leilão. Que mara vilha!! A Paróquia de Caraú bas anunciando que hoje, neste feriado a partir das 17 horas, terá o primeiro Leilão

Feriado de 15 de novem bro de 2022 , salve, salve! Você, meu caro(a) leitor(a), curta-o e seja feliz, afinal, a vida é um espetáculo!!

Foi emocionante, bela a cerimônia na Matriz de São Sebastião e a recepção no Espaço Maria Júlia do sim dos noivos Paloma e Wclesio Ramalho sábado.

e Profissão nos dias 11 a 15 deste no Memorial da América Latina e UninoveCampus Memorial em São Paulo. Aplausos!!

rEC u PE raÇÃo

Entre 2003 e 2004, as exportações de camarão do Brasil representavam aproximadamente 78% do destino da produção nacio nal. O país chegou a liderar o comércio de camarões, nas classificações peque nas e médias, com os Esta dos Unidos (21,7 mil tone ladas), em 2003, e de ca marões tropical, com a União Europeia (39,0 mil toneladas), em 2004.

Desvalorização cam bial e ação antidumping, imposta pelos EUA, leva ram à perda de competiti vidade (principalmente, em relação ao Equador e a China). Tudo isso, soma do aos preços favoráveis do mercado interno, está entre os fatores que redu ziram sobremaneira as exportações brasileiras e ampliaram a participação do mercado brasileiro, que, em poucos anos, pas sou a consumir todo o ca marão produzido em ter ritório nacional.

Com muito esforço dos produtores e da ABCC, em 2021, mesmo com a pan demia, houve um ensaio para o retorno das expor tações. A Ásia como prin cipal destino. Em 2021, o Rio Grande do Norte pro

duziu 40 mil toneladas de camarão, a imensa maioria (quase 90%) destinada ao mercado interno. A produ ção nacional atingiu 150 mil toneladas. O RN é o segundo maior produtor do país, atrás do Ceará, que produziu 90 mil tone ladas do crustáceo no ano passado.

O total comercializa do, segundo informações da ABCC, chegou a 320 toneladas, que rendeu 1,5 milhão de dólares. A ex pectativa para 2022 e 2023 é ampliar o volume comercializado e voltar a participar de forma mais expressiva do gigantesco mercado internacional, que gera 30 bilhões de dólares por ano, segundo informou Itamar Rocha, presidente da ABCC.

"O Camarão brasileiro precisa urgentemente re tornar ao mercado inter nacional", enfatiza Itamar. "Exportamos apenas 320 toneladas (que gerou 1,5 milhão de dólares), em 2021, um volume ínfimo se comparado às exporta ções do Brasil (58.455 toneladas / US$ 226 mi lhões), em 2003, e às do Equador (841.722 tonela das / US$ 5,087 bilhões), em 2021”.

RN
Assecom
Fenacam reunirá público no Centro de Convenções de Natal
Décima oitava edição tem foco na inclusão de micro e pequenos produtores potiguares no mercado
EXPosiÇÃo FotoGrÁFiCa José saramaGo: Do liVro: a JaNGaDa DE PEDra Cedida Cedida Cedida Eis o vencedor do primeiro lugar da Exposição Fotográfica na Semana da Filosofia da Nova Acrópolis –Organização Internacional em Natal. Ele, Rierson Marcos e a foto da exposição. Show! Os psicólogos, o pai José Evangelista de Lima e a filha Anna Lívia participando do 6º Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência O amigo Medeiros Filho hoje festejando seu aniversário. Em cena com sua mãe Antônia, as irmãs Ana Sandra que celebra a vida dia 20, domingo. Parabéns para Medeiros e antecipo os vivas para a amiga querida Ana Sandra.
tERçA-FEIRA, 15 DE NoVEmBro DE 2022 ESTADO 5
nicas e Cientificas – Aqui cultura e Carcinicultura e a 17 ª Feira Internacional de Serviços e Produtos pa
ra a Aquicultura Os organizadores esti mam que a Fenacam des te ano terá um público de

região oeste tem dez assassinatos no fim de semana

Aregião Oeste do Rio Grande do Norte re gistrou um fim de semana violento. Pelo me nos dez pessoas foram mortas em seis diferentes municípios. As ações crimi nosas ainda deixaram ao menos cinco feridos à bala somente na cidade de Mos soró. A região Seridó tam bém teve um homicídio em Caicó neste domingo (13) e outro já na manhã desta segunda-feira (14).

Os três assassinatos re gistrados em Mossoró en tre a última sexta-feira (11) e este domingo fizeram a cidade somar 141 crimes neste ano. O caso mais re cente, até o fechamento desta matéria, vitimou João Paulo Marques Saraiva, de 28 anos de idade. Ele foi morto a tiros no início da noite deste domingo, na rua Santa Brígida, no bairro Santa Delmira.

A informação é de que o homem estava em uma re sidência com amigos quan do foi surpreendido pelos criminosos que chegaram em um carro de cor prata, já atirando. Ele foi alvejado com vários tiros e morreu no local. Outra pessoa que estava no momento do ata

que também foi baleada e ficou ferida, sendo levada para o hospital sem risco de morte. O outro homicídio no município neste fim de semana vitimou Carlos Williame Silva dos Santos, de 19 anos de idade .

Ele morreu depois de ser baleado na tarde deste sábado (12), enquanto abastecia um veículo, em um posto de combustível no bairro Alto da Concei ção, onde trabalhava como frentista. O relato é de que

uma dupla teria chegado a uma oficina perto do posto e efetuado disparos contra uma pessoa que estava na oficina. Os tiros acabaram acertando não o suposto alvo inicial dos atiradores, mas, sim, o dono da oficina e o frentista do posto, além de outras duas pessoas não identificadas.

O frentista ainda foi so corrido, mas não resistiu e morreu. O terceiro assas sinato em Mossoró neste fim de semana vitimou Pe

dro Carlos Lopes de Frei tas, de 29 anos de idade. Ele foi alvo de tentativa de homicídio na noite da últi ma quinta-feira (10), pró ximo à entrada do bairro Redenção, e levado para o hospital, mas morreu no fim da manhã desta sexta (11). A autoria e motivação do ataque não foram infor madas. Além das três mor tes, os crimes neste fim de semana na cidade ainda deixaram ao menos cinco feridos à bala.

uma morte cada

Além dos três assassina tos em Mossoró neste fim de semana, Taboleiro Gran de teve triplo homicídio e outras quatro cidades da região Oeste potiguar têm uma morte cada. Em Ponta do Mel, distrito de Areia Branca, uma alegada troca de tiros com a polícia no fim da manhã de sábado deixou um suspeito morto.

João Vitor Andrade de Oliveira, de 20 anos de idade, perdeu a vida em alegado confronto a tiros com poli ciais. Ele, que seria preso de justiça em liberdade monito rada por tornozeleira eletrô nica, foi baleado e socorrido para o hospital local, mas não resistiu e morreu. Em Tabo leiro Grande, um ataque a tiros deixou três mortos da mesma família.

O triplo homicídio acon teceu na madrugada deste sábado. A informação é de que dois homens invadi ram uma residência onde estavam três pessoas da mesma família: Vania Ma ria da Silva, de 37 anos de idade; a filha dela de 14 anos; e o companheiro da adolescente, Adriano Gon çalo Santos, 28. Eles foram mortos a tiros no local.

A suspeita é de que o alvo dos atiradores seria o homem morto que teria su posta dívida com o tráfico de drogas. Em José da Pe nha, um irmão matou o ou tro. O crime aconteceu nes te domingo e teria sido mo

tivado por desentendimento entre os dois. Um irmão te ria atirado no outro com uma espingarda. A vítima ainda foi socorrida, mas não resistiu e morreu. O autor do disparo foi preso logo em seguida ao ocorrido.

Já em Umarizal, um ho mem foi morto a tiros tam bém neste domingo. Ele teria passagem pelo sistema prisional por assaltos a ban cos. E em Caraúbas, ainda neste domingo, Antônio Cássio Praxedes Filho, 29 anos, foi assassinado tam bém com disparos de arma de fogo. O relato é de que ele estava no bar de proprie dade dele quando foi alve jado e morreu na hora. A autoria e motivação do cri me deve ser investigada.

HomicídioS em caicó

A cidade de Caicó, na re gião Seridó do estado, tam bém foi palco de violência. Um homem foi morto e outro ficou ferido durante ataque a tiros na manhã deste do mingo, quando saíam de um parque de vaquejada. A au toria e motivação do crime devem ser apuradas. E na manhã de ontem, um ho mem de 37 anos foi morto a tiros no centro do município. A vítima estava sobre uma moto, quando criminosos se aproximaram, dentro de um carro branco, e atiraram vá rias vezes. O caso também deve ser investigado.

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte (JFRN) condenou três homens que tentaram embarcar quase 400 quilos de cocaína pelo porto de Natal. A sentença foi divulgada nesta segun da-feira (14) pela própria JFRN.

Segundo a JFRN, o juiz Walter Nunes da Silva Jú nior, com sentença proferi da apenas nove meses após o caso, determinou para Ju an Barreto Cardoso Pardal, Maurício Passos de Oliveira e Vitor da Silva a pena de 8 anos, 5 meses e 10 dias pa ra cada um. No entanto, co mo os três já estão presos há nove meses, haverá a detração desse tempo.

Além disso, os três pa garão ainda, cada um, 180 dias multa, o que equivale a R$ 43.632,00. A JFRN ex plicou que esse processo é mais um desdobramento da operação “Maritimum”. No caso concreto, o flagrante aconteceu quando os três acusados iriam embarcar

em uma lancha para, a par tir do rio Potengi, chegar à embarcação que estava no porto de Natal.

“À luz das conclusões da perícia realizada, não há qualquer controvérsia quanto ao fato de se tratar de cocaína, na forma de sal cloridrato, a substância en contrada nas 14 bolsas apreendidas durante a abor dagem realizada”, escreveu o magistrado na sentença, que ressaltou ainda que fi cou demonstrado que Juan Barreto, Maurício Passos e Victor da Silva efetivamen te se conheciam, e tinham vinculação tanto com a em barcação quanto com os veículos apreendidos.

“Ademais, não por sim ples coincidência, os três acusados moram a menos de 10 km de distância entre si, na mesma região do Gua rujá, no Estado de São Pau lo, inclusive ao lado do Ter minal de Contêineres do Porto de Santos”, frisou ou tro trecho da decisão.

A Polícia Militar consi derou tranquilo o primei ro dia de provas do Exa me Nacional do Ensino Médio (ENEM) no Rio Grande do Norte. As pro vas foram aplicadas em uma primeira etapa neste domingo (13), em 306 lo cais no estado. A PMRN empregou 1.400 policiais no plano de segurança.

A PMRN distribuiu o efetivo em escolas por todo o território potiguar. O RN teve 86.574 candidatos ins critos, mas, 64.598 compa receram no primeiro dia de provas neste domingo, ou seja, 74,6%, segundo da dos do Ministério da Edu cação (MEC). No estado, a aplicação das provas acon teceu em 40 cidades.

Para garantir a seguran ça já neste primeiro domin go de provas, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) realizou a “Ope ração Enem 2022”, voltada ao exame que acontece ain da no próximo domingo (20). A Sesed informou que, ao todo, 1.400 policiais mi litares foram empregados na ação.

De acordo com a secre taria, pelo menos dois poli ciais militares estiveram em cada um dos 306 locais

de prova, sendo que, por dia, 700 policiais militares (em escala extraordinária) são empregados na opera ção, sem prejuízo ao efetivo ordinário. A Operação ENEM 2022 é coordenada pelo coronel PM Josemário Xavier e se iniciou às 6h, com a escolta das provas sendo realizada por poli ciais da ROCAM, Esqua drão Águia e fiscais dos comandos regionais, sendo concluída às 19h30, na ação reversa de escolta das ur nas para as centrais regio nais dos Correios.

Uma ação da operação Lei Seca em Natal autuou 24 condutores por embria guez e prendeu três. A fis calização foi realizada neste fim de semana pelo Coman do de Policiamento Rodovi ário Estadual (CPRE) e o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).

A operação na capital

potiguar aconteceu na ma drugada deste domingo (13), com o objetivo de coi bir a condução de veículo automotor por pessoas sob efeito de álcool. Os pontos de bloqueio foram monta dos nas avenidas Eng. Ro berto Freire e Prudente de Morais.

Segundo o CPRE, a ação

resultou em 24 condutores autuados por dirigir sob efeito de álcool, sendo três deles presos em flagrante após os testes de alcoolemia apontarem valores superio res a 0.33mg/l, configuran do crime de embriaguez. Além disso, uma detenção por porte de entorpecentes ainda foi registrada e três prisões foram realizadas neste domingo por embria guez ao volante em pontos de bloqueio montados na zona Oeste de Natal.

Uma foi no bairro Cida

de da Esperança e duas em Dix-Sept Rosado; e durante a fiscalização outros nove condutores foram autuados no âmbito administrativo por dirigir sob efeito de ál cool. A CPRE disse que to das as ocorrências foram devidamente encaminha das à Central de Flagrantes para os trâmites criminais cabíveis. Na última quintafeira (10), uma fiscalização nas zonas Oeste e Norte de Natal já tinha apreendido 23 veículos por uso de escape causando poluição sonora.

TERÇA-FEIRA, 15 de novembro de 2022 6 segurança
Fim da Linha Homicídio neste domingo em mossoró fez cidade somar 141 assassinatos neste ano
>> Foram três mortes em Mossoró e triplo homicídio em Taboleiro Grande, além de casos em Umarizal, Caraúbas, Ponta do Mel e José da Penha
violência
Pm considera tranquilo primeiro dia de provas do enem no rio Grande do norte
Justiça Federal do rn condena três paulistas que tentaram embarcar quase 400 kg de cocaína pelo porto de natal
lei Seca em natal autua 24 condutores por embriaguez e prende três
Taboleiro Grande tem triplo homicídio e outras quatro cidades da região têm

Seleção

Goleiro supera saudade e fuga para fazer história

>> Weverton, atleta do Palmeiras, é o primeiro acriano em Copas

Otécnico Illimani Su ares se lembra bem quando recebeu uma ligação inesperada do goleiro Weverton, em mea dos de fevereiro de 2005.

“Professor, fugi da con centração. Estou próximo de uma estação de metrô”, disse ao telefone o hoje goleiro do Palmeiras ao então treinador do Juven tus-AC.

Illimani voltava de um passeio em um shopping em São Paulo quando cor reu ao encontro do pupilo, aprovado poucos dias antes em testes no Corinthians. Ele o acompanhava no pe ríodo na capital.

"Durante a semana o alojamento era lotado, mas, no fim de semana, os meni nos iam para a casa dos parentes ou de amigos. Ele ficou quase sozinho por lá, triste, então resolveu pular o muro e fugir. Quando o encontrei, estava chorando e dizia que queria voltar para Rio Branco. Eu expli quei que muitos gostariam estar no lugar dele, para não jogar fora a oportuni dade", conta à Folha de S. Paulo.

A solução encontrada pelo treinador para con vencê-lo a permanecer foi ligar para o avô do golei ro, Olavo.

"Ele respeitava muito o avô. Me lembro que me disse: 'professor, dê uns tapas nesse menino e o leve de volta, por favor'". Weverton, então, aceitou retornar.

A decisão de superar a saudade do Acre e de per manecer na capital paulista mudou o destino do goleiro no futebol.

Hoje consolidado no Palmeiras, com uma meda lha de ouro em Olimpíadas nas costas, o atleta se tor

Cinco times disputam contratação de vojvoda

Atlético-MG, Corin thians, Vasco, Bahia e San tos estão disputando a con tratação de Juan Pablo Vojvoda, argentino de enor me sucesso nos dois anos à frente do Fortaleza. E a decisão do treinador deve ser anunciada ainda nesta semana, apesar do leilão pesado.

Os cinco interessados já entraram em contato com

Christian Bragarnik, repre sentante de Vojvoda. O For taleza segue no páreo, ape sar de tentar, sem sucesso, a renovação do contrato desde agosto.

O Galo quer Vojvoda por que já sabe que Cuca não fica. O treinador, inclusive, se despediu dos atletas e come çou a preparar a mudança definitiva para Curitiba. Já o Corinthians entende que o

gringo é o melhor para subs tituir Vitor Pereira.

No Vasco, Vojvoda é o Plano A, B e C! Bahia e Santos também entendem que não existe outra alter nativa mais promissora no mercado.

É importante contar que o argentino teve várias pro postas para deixar o Leão do Pici nos últimos meses, mas recusou os convites sob a alegação de que não quebra ria seu vínculo. Agora, livre, ele tem dado a impressão de que buscará novos ares.

nou o primeiro represen tante do estado a disputar uma Copa do Mundo ao ser anunciado como um dos 26 escolhidos por Tite no últi mo dia 7.

Weverton trabalhou com Illimani dos 12 aos 17 anos, no Juventus-AC. O treinador o viu pela primei ra vez jogando pela escoli nha Recriança e ficou im pressionado.

"Pedi ao Mimi, um dos maiores entusiastas do nosso futebol acriano, se ele se incomodaria de eu levá-lo. Dava para ver que era muito diferente", con ta.

A relação com o pupilo foi como voltar no tempo para o treinador. Na década de 1970, Illimani havia ten tado ser goleiro profissio nal pelo Nacional-AM. Con ta ter recebido ainda um convite do Náutico tempos depois, mas optou por se guir cursando a faculdade de direito.

"O Weverton me per guntava coisas muito curio sas, apesar de muito novo. Uma vez ele me chamou para dizer: 'professor, o que preciso para ser profissio nal fora do Acre?' Eu res pondi que era necessário dedicação, foco e um pouco de sorte. E, graças a Deus, ele teve os três", explica.

A grande guinada acon teceu quando o JuventusAC veio à Araraquara (355 km de São Paulo) para a disputa da Copa São Paulo de 2005.

Até dias antes, Illimani ainda tinha dúvidas sobre a escalação do jovem pro dígio de 17 anos ou de Marcos, titular da catego ria e com uma Copinha na bagagem.

Ele optou por Wever ton, que saiu da estreia contra o próprio Corin thians como herói apesar da derrota por 1 a 0, com um gol sofrido já nos mi nutos finais da partida.

"Sabíamos que ele era diferente, mas foi uma sur presa quando o Illimani o escalou. O Marcos já tinha uma taça e não havia ne nhum indício em treinos que jogaria", relata o exmeia Cristian Souza, com panheiro naquela equipe e amigo pessoal do goleiro.

"Conversei com o nosso preparador físico, o Jorair. Era o único que sabia. Ele me perguntou se estava

alvo do vasco, Pedro raul se despede do Goiás

O vice-artilheiro do Brasileirão, Pedro Raul, é um dos principais nomes que estão na mira do Vasco para a temporada 2023. Com o término da compe tição, o atacante se despe diu do Goiás em suas re des sociais.

“Primeiramente quero agradecer a Deus por essa

temporada incrível! Agra decer tambem a cada um que esteve junto, dia após dia, durante esse difícil ano, no qual conseguimos alcan çar todos objetivos do clube. Me sinto muito honrado de ter feito parte, e trabalhado com vocês nessa tempora da. Sigo para um novo cami nho, mas com a gratidão e o

louco, mas senti que devia fazer isso", lembra Illima ni.

Uma série de defesas espetaculares fizeram com que dirigentes do clube paulista o procurassem ain da nos vestiários da Fonte Luminosa. Ele foi convida do para 15 dias de testes e, depois, acabou assinando contrato.

Apesar de nunca ter atu ado profissionalmente no agora rival – acabou em prestado até o fim do con trato –, a permanência foi como um marco na carreira antes de deslanchar na pas sagem pelo Athletico-PR.

Mas a saudade de casa por mais de uma vez quase deixou o jogador pelo ca minho.

Durante uma parada do ônibus para a disputa da Copinha, na divisa com Mi nas Gerais, Weverton ficou pendurado ao telefone com a mãe, Josefa, e acabou es quecido pela delegação. O restaurante ligou para a po lícia rodoviária, que parou o ônibus mais de 30 quilô metros depois. Precisaram voltar.

"E quando chegamos no quarto foi a mesma coisa. Eu brinquei com ele que os interurbanos eram grátis. Nós descemos para jantar, jogar um pouco de sinuca, enquanto ele ficou mais de duas horas falando no tele fone com a família. No dia seguinte, precisamos todos fazer uma 'vaquinha' para pagar o prejuízo", conta Cristian.

A cada comemoração de título e de decisão, virou comum a cena do jogador envolvido com a bandeira do Acre nas costas. Nela, há o registro orgulhoso: "We verton, 100% Acre".

Os laços com antigos companheiros, Illimani e amigos são mantidos até hoje em grupos de What sApp e nas frequentes visi tas à capital do estado, re gadas por um tradicional futebol de fim de ano. O goleiro joga na linha – e faz gols.

A maior parte da gera ção do Juventus-AC não seguiu adiante, mas se sen tiu representada ao ver o jogador convocado para o mundial dele. "Realizou todo mundo, emocionou demais. É como se fosse qualquer um de nós", diz Cristian.

orgulho de ter feito parte des se grupo, e partilhado todos esses momentos com vocês. Meu muito obrigado a cada membro da diretoria, comis são técnica, staff, rouparia, e aos atletas. Obrigado Goiás”, postou o atacante.

Pedro Raul foi o princi pal destaque do Esmeraldi no neste ano. Ao todo balan çou as redes em 19 oportu nidades. Além disso, foi eleito o melhor atacante da Série A do Brasileirão.

terçA-FeIrA, 15 de novembro de 2022 esporte 7
Weverton se consolidou na carreira após grandes atuações pelo Palmeiras

alecrim volta à elite do rn depois de cinco anos

Alviverde natalense garantiu o acesso após vencer o Mossoró

Natal – Enfim a torcida alecrinense pode ti rar o grito “é cam peão” do fundo da garganta e comemorar o retorno à divisão de elite do futebol potiguar no próximo ano. Foram cinco anos de muito sofrimento dos torcedores do Verdão, que desde 2018, conseguiam ver a equipe em atividade apenas num curto período de tempo e chora ram com ao menos quatro tentativas frustradas até chegar o tão sonhado dia com um grupo formado por Higor César, um treinador que conhece o caminho do acesso na segunda divisão.

A festa verde ocorreu no estádio Barrettão, em Cea rá-Mirim, onde o clube fe chou a segunda divisão batendo o Mossoró EC por 1 a 0. Com o resultado, a equipe alecrinense chegou aos 26 pontos conquistados, igualado ao Laguna, estre ante no futebol, que bateu o Visão Celeste por 3 a 2, e só não subiu porque, levou a pior nos critérios de desem pate contra o campeão. O time da Praia de Pipa aca bou com 10 gols a menos que o Alecrim.

A rodada foi recheada de emoções, porque as duas equipes entraram na última rodada empatadas na pon tuação, o Laguna tinha de vencer ou empatar o seu compromisso e torcer por um tropeço alecrinense, por sua vez o Verdão necessita va apenas espelhar o resul

tado do rival para levar o título e a vaga na primeira divisão pelos critérios de desempate.

O primeiro gol da roda da saiu no jogo entre Lagu na e Visão Celeste. Aos cinco minutos de bola rolan do, Paulinho cabeceou na saída do goleiro do Laguna e abriu o placar para o Vi são. O empate do caçula do futebol potiguar veio aos 14 minutos do primeiro tempo, com Igor Potiguar. Esse re sultado não interessava ao Laguna, já que o Alecrim empatava com o Mossoró naquela altura.

E o Verdão ficou ainda mais próximo do título aos 36 minutos de bola rolando no Barrettão, quando Piauí, aproveitou a cobrança de

escanteio e, de cabeça, abriu o placar. O resultado já era o suficiente para garantir o campeonato e o retorno do Alecrim à elite do futebol. Mesmo com a vantagem do rival no Barrettão, o Laguna não se entregou e já nos acréscimos do primeiro tempo, aos 46, conseguiu a virada no placar, com João Victor marcando após apro veitar a sobra de bola na área do adversário.

No segundo tempo, os jogos seguiram equilibra dos. O Alecrim segurou o placar de 1 a 0 contra o Mos soró e o Laguna chegou a sofrer o empate do Visão Celeste, aos 37 minutos, com gol de João Victor, mas garantiu a vitória aos 44, quando Vitinho marcou o

terceiro da equipe e deu nú meros finais ao placar.

No último jogo da roda da, iniciado às 16h, no Está dio Nogueirão, em Mossoró, Baraúnas e Atlético Potengi empataram em 1 a 1.

O sucesso na luta para voltar à primeira divisão ocorreu, mesmo com o afas tamento de Higor César, que entregou o comando técnico do Alecrim ao pre parador físico Adriano Gal dino, enquanto concluía o curso de licenciatura da CBF para treinadores. Mes mo estando de longe, com mais essa conquista no cur rículo, Higor comemora o quarto acesso para primeira divisão. Antes ele já havia subido com Santa Cruz, For ça e Luz e o Potiyguar CN.

de letra

msantos@defato.com

acesso justo, surpresa e lição dada

OEstadual da 2 ª divisão do RN terminou no domingo, 13. O Alecrim foi campeão e com isso garantiu acesso de volta a elite, depois de cinco anos jogando a “segundona”. Conquista merecida, porque foi regular o tempo todo, perdeu apenas duas partidas em 12 disputadas, fez mais gols e teve o principal artilheiro – Matheus Bambu.

Em 2023, o Alecrim se juntará a ABC, América, Potiguar, Santa Cruz de Natal, Globo FC, Potyguar de Currais Novos e Força e Luz para as disputas do Estadual a partir de janeiro.

Uma menção honrosa para Clube Laguna, logo de cara, no primeiro ano de disputa, o “time vegano” fez frente, disputou o acesso palmo a palmo. Termi nou com a mesma pontuação do Alecrim, 26 pontos, com o mesmo número de vitórias, oito, e só perdeu pelo segundo critério de desempates, que foi o saldo de gols (18 contra 28).

Um clube que pede passagem e que a concorrên cia precisará abrir os olhos com ele em 2023.

E o futebol mossoroense, representado por Ba raúnas e Mossoró EC? Como já disse aqui neste es paço, o tricolor pagou um preço por ter iniciado tão ruim, perdendo quatro jogos nas cinco primeiras rodadas. A pré-temporada iniciada pelo técnico Ser jão, em termos técnicos, deixou a desejar. Quando o Leão foi abrir os olhos, já era tarde.

Já o Mossoró ficou pelo meio do caminho. A saída de atletas experientes como Madson e Adílio, por indisciplina, deu uma “quebra” no trabalho. Pareceu que isso desanimou a gestão, pois a reposição não foi à altura.

A segundona do RN, difícil como ela é, se não tiver investimento, atletas “cascudos” dentro da idade ba se, não chega. Mais uma vez, fica o aprendizado.

''O perfil de investimento é o mesmo. O que vai mudar é a quantidade, como o Abel já explicou para vocês. São poucas contratações que faremos para próxima temporada. O Palmeiras tem um planejamento, por isso temos tanto sucesso. Estamos cumprindo o que foi planejado para esse ano e ano que vem. Serão contratações pontuais”

primeiro treino da seleção em turim é marcado por golaços

A seleção brasileira fez nesta segunda-feira, 14, o primeiro treino de prepara ção para a Copa do Mundo. A atividade, realizada no CT da Juventus, em Turim, na Itália, foi marcada por gola ços de Raphinha e Vinicius Junior.

Marquinhos e Neymar, que tiveram um problema no voo, apresentaram-se mais tarde. Por outro lado, Antony foi a campo, depois de desfalcar o Manchester United nas últimas cinco partidas por uma lesão.

Os dois jogadores do Pa ris Saint-Germain chega ram ao local quando o pri meiro treino da Seleção já acontecia e, assim, não fo ram a campo.

Marquinhos desperta atenção da comissão técni ca de Tite por conta de um problema físico. O zagueiro ficou fora do jogo entre PSG e Auxerre (5 a 0) por "des conforto muscular". Inicial mente, o caso não preocupa, mas o atleta será avaliado.

O primeiro treino para a Copa contou com 14 atletas em campo. Além dos três goleiros (Alisson, Ederson e Weverton), trabalharam com bola os seguintes jogadores: Alex Sandro, Alex Telles, Antony, Daniel Alves, Éder Militão, Éverton Ribeiro, Fred, Pedro, Raphinha, Ro drygo e Vini Júnior.

Já os demais, que atua ram por seus clubes no fim de semana, ficaram na parte

interna do CT, em trabalho regenerativo.

A comissão técnica de Ti te separou os jogadores em campo. De um lado ficaram os defensores, com Eder Militão, Daniel Alves, Alex Sandro e Alex Telles. Eles faziam rodízio de posiciona mento ora de saída para marcação de um dos auxi liares, ora no corte de cru zamento no campo.

Militão, reserva em poten cial também do lateral Da nilo – outra alternativa a Daniel Alves –, atuou alguns momentos pela direita. O mesmo aconteceu com Alex Sandro, que está adaptado a linha de três defensores da Juventus.

Do outro lado, depois de participar do aquecimento, Antony ficou fora da ativi dade. Treinaram finalização Vini Jr, Raphinha, Rodrygo, Everton Ribeiro, Pedro e Fred. O meio-campista, titu lar da equipe de Tite nos últimos meses, recebia al

guns pedidos do treinador para avançar mais na troca de passes e finalizar próxi mo da área.

Fora do campo, ficaram parte na academia e depois desceram para assistir parte da atividade Casemiro, Bre mer, Danilo, Thiago Silva, Fabinho, Gabriel Jesus, Ga briel Martinelli, Paquetá, Bruno Guimarães e Richar lison.

No fim da atividade, Da niel Alves ainda completou o treino na academia. Logo em seguida, Marquinhos realizou exercícios de fisio terapia com a equipe da Seleção. Ele e Neymar che garam com atraso na pri meira atividade, em decor rência de atraso no avião que os traria de Paris.

O Brasil vai treinar em Turim por cinco dias antes de embarcar, no sábado, para Doha. No total, serão nove atividades até a estreia na Copa, dia 24, contra a Sérvia, às 16h.

apresentação de ranielle

O técnico potiguar, Ranielle Ribeiro, se apresentou ao Santa Cruz/PE e mostrou o tamanho do desafio: “O que nos traz é o desafio, a oportunidade de traba lhar em um clube dessa magnitude. O que nos trouxe até aqui foi a força, o peso, a tradição que o Santa Cruz tem”, disse ele.

abC Contrata

O ABC confirmou mais três reforços para a tem porada 2023. Dois deles foram rebaixados com o Operário-PR na Série B do Campeonato Brasileiro: o goleiro Simão e o atacante Felipe Garcia. O outro contratado é o meia Matheus Anjos, da Ponte Preta.

Guia Copa

O Jornal de Fato, através de sua editoria de espor tes, está preparando o Guia da Copa 2022 para ser encartado na edição de domingo, 23, na largada do Mundial no Qatar. Um apanhado sobre as 32 seleções, números, curiosidades, frase memoráveis, artigo e a tabela de jogos. Imperdível.

GriFe

A Super Bolla, empresa de material esportivo, é quem vai vestir o Potiguar na temporada 2023. A grife, que fornece produto para clubes de Goiás e São Paulo, completará 27 anos de fundação nesta quarta, 16.

Futebol estadual terça-feira, 15 de novembro de 2022 8 ESPORTE
alecrim comemora título e a classificação para a 1ª divisão
reprodução
leila pereira, presidenta do Palmeiras, afirmando que o alviverde fará poucas contratações em 2023

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.