











>> Médico-veterinário teria realizado parada respiratória de um cachorro durante curso na UnP de Mossoró. Ele nega. Autoridades vão apurar.
POLÍTICA NO RN
Ex-deputado Getúlio Rêgo vai buscar o 11º mandato na ALRN MPF quer a retirada de homenagens à ditadura militar
PAGAMENTO
Ministério Público recomenda controle de diárias no Corpo de Bombeiros
Corporação deve aprimorar controle e fiscalização de pagamento de diárias operacionais a oficiais e praças.
Mossoró 3
Abertura da 3 ª fase da Copa do Brasil tem Fluminense e Aparecidense hoje
Organização: Clauder Arcanjo clauderarcanjo@gmail.com
JOSÉ DE PAIVA REBOUÇAS
Escritor e jornalista josedepaivareboucas@gmail.com
Com minha própria voz desafinada e sem cadência, gravei a música pelo aplicativo de mensagens. Primeiro, queria sua análise, mas, sobretudo, queria dele a aprovação e a alegria de vê-la cantando com sua voz. Linda voz aveludada — com o perdão do termo antigo —, mas seu timbre nostálgico era uma reminiscência vocal que me remetia a Luiz Gonzaga. E isso era um elogio aceito por ele, que, com muita honra e orgulho, cantava e gravava o Rei, aproveitando essa semelhança.
Algum tempo depois, veio a resposta. Simpático, João Mossoró comentou sobre a música com a sinceridade de um artista. De fato, minha proposta era muito comercial para o seu gosto e, embora não tenha dito isso diretamente, deu para perceber. Mas, quando o gênio habita o homem, ele sempre encontra um caminho alternativo que, pode confiar, será melhor e mais vantajoso.
Ele retirou um trecho da música que lhe pareceu mais poético e disse, mais ou menos assim: — Por que você não vai por esse caminho? E cantou, também por meio do aplicativo, o referido trecho, fazendo surgir uma nova proposta. A ideia que João trouxe estava dentro daquilo que ele entendeu ser meu espectro de pseudocompositor. Tirou o ritmo do refrão e cantou, em um andamento mais lento, o que achou que funcionaria melhor — senão para toda a música, ao menos para o seu perfil.
E aí começou uma nova batalha de criação. Quem escreve ou mexe com esse negócio de arte sabe que não funcionamos sob demanda. A gente se deixa levar quando a ideia surge. Quando se torna trabalho, tudo trava e, por mais que entreguemos, não nos sentimos suficien-
temente livres e, portanto, nem sempre gostamos do que criamos.
Fiquei com aquela frase na cabeça por semanas, depois meses: — “Amor, por que você mudou assim, tão de repente pra mim, mim, me disse adeus e foise embora”. A entonação e a nova ideia faziam muito sentido e requalificavam minha letra e minha música, porém, ao mesmo tempo, o autor deve insistir na autenticidade daquilo que produz, pois o que nasce nesse processo deixa de nos pertencer.
É verdade que a ideia de João trazia uma luz sonora de beleza e poesia, mas a letra anterior tinha uma cadência que também poderia interessar. No entanto, havia uma semelhança em meu ouvido, de maneira que, se eu escrevesse outra coisa, era como se estivesse me autoplagiando. Por isso, como todo mundo que conhece seu processo, guardei os inscritos.
Enquanto isso, João e eu falávamos todo dia. Recebia dele todas as gravações já realizadas ou em realização por ele e Chico Roque, no Rio de Janeiro. Não havia um dia em que não conversássemos sobre alguma coisa — geralmente, sobre música. Antes disso, tinha ido ao Rio e tentei encontrar-me com ele, mas não foi possível. Informou problemas de saúde, dele e da companheira. Entendi e não insisti. Mantivemos o contato como sempre. Era, para mim, sempre uma alegria; por isso, mesmo que repetidos, gostava de ouvir os áudios e comentar. Não era nada difícil: ouvir João Mossoró cantando — fosse um forró, uma toada portuguesa ou uma interpretação de Belchior — era um presente. Tivemos essa conversa sobre a composição e seguimos nesse
contato diário. Mas, sem que eu soubesse os motivos, ele foi mudando: primeiro, ficando ainda mais repetitivo; depois, espaçando as mensagens. Com o tempo, ele mesmo me informou que se hospitalizara para fazer uma cirurgia cardíaca. Acompanhei, falando com ele todo o tempo que me disse estar nessa situação: primeiro esperando a cirurgia, depois se recuperando dela.
Enquanto isso, a música estava guardada, mas tilintava em minha cabeça vez ou outra, até que, um dia, viajando para Jardim de Piranhas, no Seridó Potiguar, voltei a trabalhar nela. E aí a dureza: atuar na ideia quase encomendada por João Mossoró. Difícil era acompanhar sua cadência e seu timbre, porque, se não fosse por esse caminho, eu não começaria. Lembro que fui até Jardim apenas me assemelhando ao tom.
Na volta, como num quebracabeça, fui encaixando as frases e achei que tinha terminado. Mas sou exigente — não por arrogância, ao contrário, pelo reconhecimento de minhas limitações. Repito até encontrar o caminho. E assim o fiz. Mesmo ainda falando com João, não mostrava antes de sentir segurança. Eu não sou cantor e não tenho afinação suficiente; mas, quando você se apodera do produto, ele soa mais adequadamente.
Um dia, ou melhor, uma noite, após um respiro do trabalho,
novamente em Jardim de Piranhas, por volta das 22h, eu cantarolei sem perceber a canção. Ela tinha chegado sem que eu notasse — e foi aí que cantei novamente, desta vez gravando no telefone. Ouvi, e ali estava toda a referência de João. O mais importante: era outra música que não parecia uma pastiche da primeira apresentada; ao contrário, mostrava coerência, como uma marca de composição. No dia seguinte, fiz os trâmites, registrei a música e, então, a enviei para ele. Mas já era outro tempo, e João não respondeu mais. Passou-se quase um ano desse envio, quando, lendo a co-
luna de César Santos, soube que João tinha viajado para o plano celeste. Foi-se em dias de muita tristeza no mundo, quando também havia partido Mário Bergoglio, o Papa Francisco. Guardei aqui dentro essa perda e, como todo ser humano falível, comecei a criar histórias para me iludir. Foi aí que imaginei Joãozinho, de sanfona empunhada, rodeado de Francisco, Gonzagão, Belchior e Hermelinda: — Olhe, meu amigo Paiva me mandou essa canção, escutem aí:
E então canta, com a toada correta, a música que fiz para ele cantar para mim.
Por nosso amor, me perdoa
Amor, por que você mudou assim
Tão de repente pra mim
Me disse adeus e foi embora?
Estou aqui lembrando de nós dois
O antes, o durante e o depois
E o que restou de nós agora!
**
É duro, entrar em nossa casa e não lhe ver Sangrando, meu peito não quer compreender
Por que fiquei neste mundo tão sozinho
Vagando no vazio desse ninho
Esperando por você
**
Amor volta pra mim vem me ver
Não me deixe te perder
Por qualquer coisa à toa
Amor volta pro meu coração
Me tira desta solidão
Por nosso amor me perdoa
: (84) 99956-4810 - (84) 99485-3685
ELEIÇÕES 2026 / Ex-deputado recebe apelo para tentar o 11º mandato na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte
da redação
“Estou disposto a novo desafio.” A afirmação é do ex-deputado estadual Getúlio Rêgo sobre a possibilidade de ser candidato nas eleições 2026. O “Rota 22”, encontro realizado no fim de semana pelo Partido Liberal (PL) em Pau dos Ferros, marcou o lançamento da pré-candidatura do líder da numerosa família-política Rêgo, a principal da região do Alto Oeste.
Getúlio recebeu o convite do presidente do PL estadual, senador Rogério Marinho, e incentivo do exprefeito de Natal, Álvaro Dias, que é presidente do Republicanos no Rio Grande do Norte. Além disso, vem sendo convocado, segundo ele, pela população do Alto Oeste que “sente falta do nosso mandato na Assembleia Legislativa”.
Aos 81 anos, o ex-deputado tem afirmando que se sente motivado para novo desafio. “Graças a Deus a saúde está muito boa e eu me sinto disposto para um novo desafio”, afirma Getúlio em entrevista ao Jornal de Fato, por telefone. “Eu sigo atendendo à saúde das pessoas de cidades do Alto Oeste como Portalegre, Riacho da Cruz, Severiano Melo, Pau dos Ferros e em outros municípios. Estou fazendo o que eu sempre fiz, que é atender aos mais humildes sem cobrar por consulta. Sinto-me bem com essa prestação de serviço”, disse.
A partir de agora, com o seu nome colocado às eleições 2026, Getúlio iniciará uma série de contatos com aliados e futuros apoiadores para definir o rumo do projeto eleitoral. Essas conversas vão orientar a nova opção partidária. Como Getúlio é o primeiro suplente do PSDB, ele vai aguardar a “janela partidária”, em
Getúlio Rêgo: “As pessoas sentem falta do nosso mandato na Assembleia Legislativa”
março de 2026, para definir a filiação.
O projeto de Getúlio tem a participação direta do seu filho Leonardo Rêgo (PP), ex-prefeito de Pau dos Ferros. “Eu não serei candidato em 2026. Vou trabalhar no projeto de Getúlio, que é a grande referência no Alto
Oeste, com 53 anos de atuação como médico e 40 anos de mandato na Assembleia Legislativa servindo à população”, disse Leonardo.
A provável candidatura de Getúlio unificará a família Rêgo no mesmo projeto, o que significa que ele terá o apoio dos prefeitos José
Getúlio cumpriu 10 mandatos na ALRN pelo mesmo partido
Getúlio Rêgo cumpriu 10 mandatos na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Em 2022, tentou o 11º mandato, mas acabou na segunda suplência do PSDB. Depois, subiu para a primeira suplência com a morte do ex-deputado Raimundo Fernandes. Com 38 anos de mandatos ininterruptos na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Getúlio se tornou uma das maiores referências políticas do Alto Oeste e do estado. Nas últimas eleições, em 2022, ele obteve boa votação, com mais de 28 mil votos, mas a forte
concorrência acabou evitando a renovação do seu mandato.
Se ele tivesse ficado no seu partido de origem, o União Brasil (antigo PFL), Getúlio teria sido eleito com a maior votação pela legenda. Só que o presidente do União, ex-senador José Agripino Maia, optou por formar uma nominata com políticos sem mandato e pediu a Getúlio para buscar nova filiação partidária. A opção pelo PSDB, que contava com 13 deputados estaduais, foi um erro que Getúlio não voltará a cometer.
“Vamos fazer uma nova opção partidária no
nl@neylopes.com.br
www.blogdoneylopes.com.br
Opresidente Trump quer “meter o dedo” na administração da Universidade de Harvard, para colocar a instituição secular a serviço dos seus interesses. Um verdadeiro absurdo. O governo informou a Harvard que precisava implementar uma série de mudanças sistemáticas para manter seu acesso a verbas federais. Entre outras coisas, exigiu que a instituição alterasse suas políticas de admissão e contratação para aumentar a diversidade de opiniões e que selecionasse candidatos internacionais para “impedir a admissão de alunos” hostis aos valores e instituições americanos.
Exigiu que Harvard “encerrasse todos os programas, escritórios, comitês, cargos e iniciativas de diversidade, equidade e inclusão social, sob qualquer nome. Ameaça revogar o status de Harvard, o que significaria que as doações para a escola não seriam dedutíveis de impostos, dando à universidade um golpe financeiro devastador.
Harvard reagiu e ajuizou uma ação judicial, alegando que as exigências violavam a Constituição, a Lei de Procedimento Administrativo e os estatutos federais de direitos civis. Hostilidade desse tipo sabe-se como começa e nunca como termina. Está em risco de extinção uma das oito universidades da chamada “Ivy League” americana, grupo selecionado por seus altos padrões acadêmicos, critérios nas admissões e prestígio social. As escolas estão entre as instituições de maior conceito do mundo.
“Príncipe Adormecido” está há 20 anos em coma O impossível acontece. Um príncipe adormecido saudita completa 20 anos em coma.
Al-Waleed bin Khaled bin Talal, conhecido como o “Príncipe Adormecido”, está em coma há 20 anos após sofrer um grave acidente de carro que resultou em um traumatismo craniano severo.
Augusto (PP), de Portalegre, e Marcos Aurélio (PP), de Riacho da Cruz. “Os meus sobrinhos (José Augusto e Marcos) sempre foram solidários aos meus passos na política. Ainda não falei com eles sobre o projeto, mas tenho certeza que seguiremos juntos”, disse Getúlio.
tempo certo. Vamos analisar as nominatas e as possibilidades de eleição”, avisou Leonardo Rêgo, filho de Getúlio.
Eleito pela primeira vez em 1982, com votação concentrada em cidades como Pau dos Ferros, Portalegre, Umarizal, Caraúbas, Riacho da Cruz, entre outras da região do Alto Oeste, Getúlio se reelegeu para as legislaturas de 1986, 1990, 1994, 1998, 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018.
O ex-deputado, que é um dos fundadores do PFL (hoje União) no Rio Grande do Norte, manteve lealdade a José Agripino durante décadas, mas a relação política acabou em 2024, quando Agripino se aliou aos adversários da família Rêgo em Pau dos Ferros, que acabaram derrotando Leonardo Rêgo na disputa municipal.
Neto do rei Abdulaziz — fundador da Arábia Saudita —, o príncipe permanece internado na Cidade Médica Rei Abdulaziz, em Riad, capital do país. Seu estado de saúde é mantido por aparelhos, e ele recebe alimentação por sonda. Al-Waleed completou 36 anos de vida. Quando sofreu o acidente, ele era estudante de uma academia militar e sonhava seguir carreira nas forças armadas. Desde então, sua história, com contornos quase de conto de fadas, mobiliza a imaginação dos sauditas, que frequentemente se perguntam como seria sua vida hoje.
Em 2019, surgiram relatos de que o príncipe teria feito pequenos movimentos — levantado um dedo e balançado a cabeça. Nada em relação à recuperação de consciência. Entre os súditos, ainda há fé em um final feliz.
Hoje na H istória
1938 — Getúlio Vargas cria o Conselho Nacional do Petróleo, precursor da Petrobras, para que o governo pudesse controlar o produto.
1945 – Segunda Guerra Mundial: Wehrmacht (força de defesa da Alemanha Nazista) rende-se incondicionalmente aos aliados na Itália.
Em 29 de abril, são comemorados o Dia Internacional da Dança e o dia de Santa Catarina de Sena.
1945 — Segunda Guerra Mundial: Casamento de Adolf Hitler com sua amante Eva Braun; e o campo de concentração de Dachau é libertado pelas tropas dos Estados Unidos. 1953 — A primeira emissora experimental de televisão 3D dos Estados Unidos exibe um episódio de Space Patrol na afiliada da ABC de Los Angeles KABC-TV.
1975 — Operação Vento Constante: os Estados Unidos começam a evacuar cidadãos norte-americanos de Saigon antes de uma esperada invasão dos norte-vietnamitas. 1989 — Catorze torcedores do Liverpool FC, da Inglaterra, foram condenados à prisão; os hooligans iniciaram uma briga que matou 41 pessoas durante um jogo de futebol. 1992 — Distúrbios de Los Angeles: início dos distúrbios após a absolvição de policiais acusados de força excessiva contra Rodney King. 53 pessoas morreram e centenas de edifícios foram destruídos.
1994 — Rubens Barrichello sofre acidente grave durante os treinos no GP de San Marino, que seria marcado ainda pelas mortes de Roland Ratzenberger (durante o treino classificatório) e Ayrton Senna na mesma pista.
Leia o “blog do Ney Lopes” – informação e opinião
RECOMENDAÇÃO / Em Mossoró, uma das pontes sobre o rio que cruza a cidade recebe o nome de Presidente Castelo Branco
homenagens indevidas já identificadas em território potiguar.
OMinistério Público Federal do Rio Grande do Norte (MPF-RN) quer que o Estado e municípios retirem todas as homenagens feitas à ditadura miliar e a colaboradores diretos do regime de exceção, que durou duas décadas, entre 1964 a 1985. A recomendação foi feita nesta segunda-feira, 28, direcionada ao Governo do RN, Assembleia Legislativa, prefeituras e câmaras municipais de 10 cidades potiguares.
Na lista do MPF-RN, pelo menos 80 ruas, praças e outros espaços públicos dessas cidades levam o nome de expresidentes militares ou fazem referência à data do golpe de 1964: 31 de março. A iniciativa da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) abrange, por enquanto, apenas parte das
Segundo levantamento do MPF, há pelo menos 542 prédios, salas, auditórios, centros culturais, escolas, vias, bairros, monumentos e bens públicos que se enquadram nessa situação. As 11 recomendações dizem respeito somente a municípios cuja atuação cabe à PRDC na capital. Mossoró está na lista do MPF-RN, que cita as Escolas Estaduais “Marechal Castelo Branco”, no bairro Alto de São Manoel; “Presidente Geisel”, no Bom Jardim; e Presidente Médici, no bairro Santo Antônio. Porém, essas unidades de ensino público não existem mais. No entanto, Mossoró tem vários logradouros públicos que recebem nomes de ex-presidentes do regime militar. É caso da primeira ponte construída sobre o rio Mossoró, que cruza o centro da cidade, que tem como patrono o ex-
é desdobramento de audiência pública na Uern
O envio das recomendações foi um dos desdobramentos da audiência pública realizada pelo Ministério Público Federal na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Mossoró, no dia 2 de abril. O evento tratou da espionagem realiza-
da pelo antigo Serviço Nacional de Informações (SNI) em universidades da cidade no período militar. Durante a ditadura militar no Brasil, houve graves violações aos direitos da população, como homicídios, desaparecimentos forçados, ocultação de ca-
Universidade revoga títulos concedidos a ex-presidentes militares
Antes da recomendação do Ministério Público Federal, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) decidiu revogar as resoluções que concederam o título de Doutor Honoris Causa ao marechal Humberto de Alencar Castello Branco, em 1966, e ao general Emílio Garrastazu Médici, em 1971, que foram presidentes do Brasil durante o regime militar. A decisão
foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário (CONSUNI).
A reunião do Consuni, realizada na sexta-feira, 25, foi acompanhado por representantes do movimento estudantil, parlamentar, docente e da sociedade civil, que parabenizaram a instituição pela iniciativa.
As propostas de revogação foram encaminhadas ao Consuni pelo reitor da
presidente Castelo Branco. O MPF-RN diz que apesar do número já alto, a quantidade de homenagens pode ser ainda maior. As recomendações estipulam 90 dias para prefeituras, governo do estado, câmaras municipais e Assembleia Legislativa apresentarem um estudo com levantamento de todos os locais
dáveres, torturas e estupros. A democracia, a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa e outros princípios fundamentais foram atacados e suprimidos, violando a Constituição Federal e diversos tratados internacionais.
A Comissão Nacional da Verdade (CNV) registrou, em seu relatório final, a confirmação de pelo menos 434 mortes e desaparecimentos de vítimas do regime mili-
UFRN, José Daniel Diniz Melo, que baseou as justificativas a partir dos relatórios da Comissão Nacional da Verdade e da Comissão da Verdade da UFRN. Os documentos apontam análises, esclarecimentos e relatos que identificam pessoas “cujas condutas concretas, por ação ou omissão, contribuíram para a ocorrência das graves violações de direitos humanos”, conforme o relatório da Comissão Nacional da Verdade, que coloca o marechal Castello Branco em primeiro lugar nessa lista de autores. Além disso, o governo do general Emílio Médici é
públicos, em suas áreas de atuação, cujos nomes contenham referências, elogios ou homenagens a colaboradores da ditadura militar. O prazo para que esses locais tenham seus nomes modificados é de 120 dias e, em 180 dias, os entes públicos deverão apresentar ainda relatórios contendo o nome de todas as pessoas
tar, em nível nacional. Esses números dizem respeito apenas aos casos comprovados, não correspondendo ao total de mortos e desaparecidos na época. As recomendações do MPF no Rio Grande do Norte alinham-se a uma das propostas da CNV, que também defendeu a revogação de homenagens a autores das graves violações de direitos humanos durante o período da ditadura.
apontado como a época mais obscura dos governos militares no Relatório da Comissão da Verdade da UFRN, em que o medo permanente “fazia com que as pessoas evitassem determinados posicionamentos mais ostensivos”, segundo relato do professor Geraldo Queiroz, reitor da UFRN entre 1991 e 1995.
Em 2024, a UFRN também revogou 33 atos normativos editados na universidade de 1964 a 1984, assim como concedeu a outorga simbólica de títulos a estudantes mortos durante o período da ditadura militar.
Reprodução não sejam atendidas, o MPF poderá ingressar com ações judiciais contra os gestores.
mortas, desaparecidas ou torturadas durante o período militar em seus municípios. Com essas informações, os casos envolvendo outras regiões do estado serão encaminhados aos procuradores da República responsáveis, para que estes avaliem a adoção das medidas cabíveis. Caso as recomendações
Autoritarismo - Manter elogios ou homenagens a colaboradores da ditadura militar - aponta o procurador regional dos Direitos do Cidadão, Emanuel Ferreira - favorece a “naturalização e a aceitação de um período autoritário, promovendo continuidades que normalizam tentativas de golpe ainda hoje no Brasil”. Ele ressalta que é necessário preservar a memória sobre esse período, mas principalmente disseminando o conhecimento sobre as condutas criminosas de seus agentes, para evitar que se repitam.
O Supremo Tribunal Federal (STF) já proibiu uso de recursos públicos em comemorações relativas ao golpe de 1964, e a PRDC entende que a manutenção das homenagens em espaços públicos pode configurar ato de improbidade administrativa.
A Prefeitura Municipal de Martins/RN, por intermédio do seu Pregoeiro, designado pela Portaria n.º 044/2025, torna público que às 8h:00 do dia 14/05/2025, fará realizar licitação, na modalidade Pregão, sob a forma ELETRÔNICA, de nº 016/2025, decorrente do processo administrativo nº 2804002/2025, com critério de julgamento menor preço por item, para Contratação de empresa para a prestação do serviço de recarga de Gás oxigênio medicinal, incluindo o fornecimento dos cilindros em regime de comodato, objetivando o atendimento às demandas da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Martins/RN, nos termos da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, do Decreto Municipal nº 006, de 08 de janeiro de 2025, e demais legislações aplicáveis.
A sessão pública será realizada no site https://www.portaldecompraspublicas.com.br/, com entrega das Propostas a partir da publicação deste aviso.
O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados nos sítios https://www.portaldecompraspublicas.com.br/ - https:// www.gov.br/pncp/pt-br, ou na Sala de Licitações da PMM, situada à Rua Dr. Joaquim Inácio, nº 102, Centro, Martins/RN – CEP 59.800-000, a partir da publicação deste Aviso, no horário de expediente.
Martins/RN, 28 de abril de 2025.
Francisco Cleber Henrique Silva Pregoeiro
DO
Objeto: Contratação de empresa especializada em engenharia para realização dos serviços de Ampliação da Unidade Escolar - Creche Municipal Joana Gonçalves da Silva Holanda, localizada no Alto Santa Tereza. Sessão pública: 08:30 do dia 15/05/2025, na plataforma www.novobbmnet.com.br. Informações: www. saomiguel.rn.gov.br.
Antonio Marcos de Freitas Agente de Contratações.
VATICANO / Para eleger validamente um novo pontífice é preciso maioria de dois terços dos cardeais eleitores
AGÊNCIA BRASIL
OVaticano confirmou o início do próximo conclave:
7 de maio. A Santa Sé informou que a data foi definida por cardeais reunidos em Roma para a 5ª Congregação Geral. O conclave vai acontecer na Capela Sistina do Vaticano, que permanecerá fechada para visitantes até que a eleição do novo pontífice, que sucederá a Francisco, seja concluída.
O conclave será precedido por uma celebração eucarística solene, com a missa Pro Eligendo Papa, com a presença dos cardeais eleitores. No período da tarde, eles seguem em procissão solene até a Capela Sistina. Ao fim da procissão, já dentro da Capela Sistina, cada cardeal eleitor prestará juramento. “Por meio desse juramento, eles se comprometem, se eleitos, a cumprir fielmente o munus petrinum (ministério petrino, na tradução livre) como pastor da Igreja Universal”.
Os cardeais eleitores também se comprometem a manter absoluto sigilo sobre tudo o que se relaciona ao pleito e a se abster de apoiar qualquer tentativa de interferência externa na eleição. Neste momento, o mestre de Celebrações Litúrgicas Pontifícias proclama extra omnes e todos que não fazem parte do conclave devem deixar a Capela Sistina. Permanecem no local apenas o próprio mestre e o eclesiástico designado para proferir a segunda meditação. Uma vez proferida a meditação, tanto o eclesiástico quanto o mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias também se retiram. Os cardeais eleitores recitam orações e ouvem o cardeal decano, que pergunta se estão prontos para prosseguir com a votação ou se há algum esclarecimento necessário sobre regras e procedimentos.
VOTOS NECESSÁRIOS
De acordo com o Vaticano, para eleger validamente um novo papa, é preciso uma maioria de dois terços dos
cardeais eleitores presentes. Se o número total não for divisível por três, será necessário um voto adicional. “Se a votação começar na tarde do primeiro dia, haverá apenas uma votação. Nos dias subsequentes, duas votações serão realizadas pela manhã e duas à tarde”, destacou.
Após a contagem dos votos, todas as cédulas são queimadas. Se a votação for inconclusiva, uma chaminé posicionada sobre a Capela Sistina emite fumaça preta. Se um novo papa for eleito, fumaça branca sairá da chaminé.
PONTÍFICE ELEITO
Assim que a eleição do novo papa é concluída, o último dos cardeais diáconos chama à Capela Sistina o secretário do Colégio Cardinalício e o mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias.
O decano do colégio, cardeal Giovanni Battista Re, falando em nome de todos os cardeais eleitores, solicita o consentimento do candidato eleito com as seguintes palavras: “Aceita a sua eleição canônica como sumo pontífice?” Após receber o consentimento, ele pergunta: “Qual nome deseja ser chamado?” Dois oficiais cerimoniais, como testemunhas, redigem o documento de aceitação e registram o nome escolhido.
“A partir deste momento, o papa recém-eleito adquire plena e suprema autoridade sobre a Igreja Universal. O conclave termina imediatamente neste ponto”, destacou o Vaticano. Os cardeais eleitores, então, prestam homenagem, juram obediência ao novo papa e agradecem a Deus.
Aviso de Desligamento Programado para Ampliações e Melhorias na Rede Elétrica
Para realizar serviços de Manutenção e Melhorias na rede elétrica, será necessário interromper, temporariamente, o fornecimento de energia na (s) seguinte (s) área (s):
06/05/2025 (Terça-feira)
Das 08h30min ás 13h30min
Município: Alto do Rodrigues. Localidade: Povoado Tabatinga e Adjacências. (60 Clientes)
Das 08h00min ás 12h00min
Município: Apodi. Localidade: Sítio Pendências e Adjacências. (19 Clientes)
Das 08h00min ás 13h00min
Município: Umarizal. Bairro: Centro. Rua Joaquim Alencar e Adjacências. (208 Clientes)
Município: Rafael Godeiro. Localidade: Sítio Trincheira e Adjacências. (16 Clientes)
07/05/2025 (Quarta - Feira)
Das 13h30min ás 17h00min
Município: Lucrécia. Localidade: Sítio Cachoeirinha e Adjacências. (96 Clientes)
08/05/2025 (Quinta - Feira)
Das 09h00min ás 14h00min
Município: Martins. Localidade: Sítio Frade e Adjacências. (44 Clientes)
Município: Frutuoso Gomes. Bairro: Centro. Localidade: Rua Francisco
Firmino e Adjacências. (48 Clientes)
09/05/2025 (Sexta - Feira)
Das 09h00min ás 14h00min
Município: Campo Grande. Localidade: Sítio Cruzeiro e Adjacências. (08 Clientes)
Importante: Sem prévio aviso, essas programações podem sofrer atrasos ou ser canceladas por impedimentos técnicos. Caso os trabalhos sejam concluídos antes do horário previsto, a rede será energizada sem qualquer outra comunicação.
Aponte a câmera do seu celular para QR Code acompanhe a programação e saiba mais sobre Desligamento Programado. www.neoenergia.com
cesar@defato.com
DOIS EM UM
No pedido enviado à Câmara Municipal de Mossoró para remanejar quase R$ 200 milhões do orçamento 2025, o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) contempla, entre outras áreas, o gabinete do vice-prefeito Marcos Bezerra (PSD) com mais recursos. Trata-se de uma necessidade política. O prefeito precisa popularizar o vice para quando for transferir o cargo para ser candidato a governador, o processo não seja traumático para a opinião pública. Observe que Allyson vem transferindo para Marcos uma agenda que normalmente seria do prefeito. Foi o vice que anunciou que o Estádio Nogueirão será reconstruído no mesmo lugar. Também foi o vice que percorreu os pontos de vendas do “peixe do povo” durante a Semana Santa e que anunciou a antecipação do pagamento da folha salarial de abril. Como Allyson vai cada vez mais ficar ausente da cidade, na medida em que a sua campanha para governador avançar no estado, o vice-prefeito ocupará os espaços do prefeito até o cidadão mossoroense se acostumar com o futuro chefe do Executivo. Dito isto, não resta dúvida que Allyson Bezerra deixará a Prefeitura de Mossoró em março de 2026 para concorrer à sucessão da governadora Fátima Bezerra (PT) e que, por gravidade, Marcos Bezerra ganhará a Prefeitura de presente. De resto o futuro contará.
Estou muito bem de saúde e disposto a novo desafio”
SENIOR
GETÚLIO RÊGO
Ex-deputado estadual, aos 81 anos, que tentará voltar à Assembleia Legislativa do RN
SENIOR II
Aos 81 anos, o ex-deputado Getúlio Rêgo se mostra revigorado para o desafio eleitoral em 2026. Ele tentará reconquistar a cadeira na Assembleia Legislativa que ocupou por 10 mandatos seguintes, entre 1982 a 2022. Getúlio está sendo estimulado por lideranças políticas e eleitores do Alto Oeste
É notícia...
1 2 3 4
Já o deputado José Dias (PSDB), que cumpre o décimo mandato na Assembleia Legislativa, aos 86 anos, decidiu que chegou a hora de parar. Eleito pela primeira vez em 1986 e a última vez em 2022, ele decidiu que não será candidato nas próximas eleições. Mas vai escolher um nome para apoiar.
O mandato da deputada Isolda Dantas (PT) vai reabrir a “Esquina da Esquerda” em Mossoró, de fronte à Praça da Convivência. É um espaço político e cultural para reunir gente de todas as idades e ideias. A abertura será realizada na quinta-feira, 1º, com a “Tardezinha da Esquerda”, a partir das 15h.
As escolas de música da Uern e UFRN se juntaram no concerto “Flautas Brasileiras”, que realizam em Mossoró nesta quartafeira, 30. O evento reunirá alunos e professores das duas instituições, no Auditório de Música da Uern, às 19h.
O padre Fábio de Melo se apresentará na Festa de Nossa Senhora dos Navegantes de Areia Branca 2025. Agende a data: 15 de agosto.
O ex-prefeito de Carnaubais, Luizinho Cavalcante, aceitou o convite do PSB para ser candidato ao Senado Federal nas eleições 2026. O convite partiu da presidente estadual, ex-deputada Larissa Rosado.
A edição 2025 do Festival Gastronômico e Cultural de Tibau será realizado entre os dias 1º a 3 de agosto. Programa, além da boa gastronomia, grandes atrações culturais.
O Ginásio Poliesportivo Pedro Ciarlini celebra 21 anos nesta terça-feira, 29. Obra da terceira gestão da prefeita Rosalba Ciarlini, com estrutura para sediar jogos oficiais de futsal, vôlei e basquete. O patrono Pedro Ciarlini foi um engenheiro de competência reconhecida, tendo sido secretário de Estradas e Rodagens da Bahia, secretário de Urbanismo de Mossoró e profissional da Telecomunicações do Rio (TELERJ).
Está aberto o período de inscrição ao concurso do IdemaRN, via internet na página institutoaocp.org.br. O certame está oferecendo 180 vagas com salário inicial de R$ 5.118. As provas estão marcadas para 27 de julho.
Mossoró sediará a 22ª edição da Convenção do Comércio e Serviços do RN nos dias 5 e 6 de setembro. Estará em debate a experiência do cliente e a interação entre o humano e o digital.
Criminalidade / Subtração neste fim de semana de cerca de 1.500 metros do material de cobre que transporta energia deixou, aproximadamente, 68 imóveis sem eletricidade
Mais uma ação criminosa de furto de cabos de cobre de energia elétrica voltou a prejudicar a população neste fim de semana na região da Costa Branca do Rio Grande do Norte. A subtração de cerca de 1.500 metros do material deixou, aproximadamente, 68 imóveis sem eletricidade.
A ocorrência foi registrada na madrugada deste domingo (27), no litoral de Grossos, entre as praias de Barra e Pernambuquinho.
A informação é de que a ação criminosa ocorreu por volta das 2h e resultou na subtração de 14 vãos de cabos — o equivalente a 1.500
metros de rede elétrica — deixando 68 unidades consumidoras sem energia. A companhia responsável pelo fornecimento do serviço de energia elétrica, a Neoenergia Cosern, foi prontamente acionada e equipes técnicas da distribuidora trabalharam intensamente para recompor a rede e restabelecer o fornecimento. A preocupação das autoridades é de que além de imóveis residenciais, a falta de fornecimento também tende a afetar o funcionamento de postos de saúde, escolas, serviços de internet, telefonia, pousadas e restaurantes da região.
O relato é de que ocor -
rências semelhantes na região da Costa Branca potiguar foram registradas ao menos duas vezes neste mês. Há cerca de duas semanas, criminosos subtraíram 21 vãos de cabos na rede de média tensão entre as praias de Ponta do Mel, Pedra Grande e do Rosado, entre Areia Branca e Porto do Mangue. E no último dia 6, o alvo dos bandidos foram fios de cobre de energia na Praia do Rosado, também na região. Em 2024, a Neoenergia Cosern contabilizou 1.678 furtos de cabos em todo o RN. A empresa diz que tem comunicado as ocorrências às forças de segurança estaduais e aberto boletins de ocorrência junto à Polícia Civil, que nos últimos dias têm realizado operações de combate ao furto e comercialização ilegal de fios de cobre.
Centro Comercial de Mossoró
A estrutura de segurança do novo Centro Comercial de Mossoró, que já estava em operação, foi ampliada com um importante reforço tecnológico. Ao todo, 58 câmeras de videomonitoramento farão parte do sistema de vigilância do espaço, com 28 delas já em pleno funcionamento e as demais em fase final de instalação. A iniciativa se integra ao trabalho da Guarda Civil Municipal (GCM), que mantém presença fixa no local, garantindo mais proteção e tranquilidade a comerciantes e visitantes.
As câmeras estão estrategicamente posicionadas para cobrir toda a área do complexo, fun -
cionando 24 horas por dia. Além da atuação preventiva da Guarda Civil Municipal (GCM), as imagens captadas serão acompanhadas em tempo real pelo Centro Integrado de Operações de Trânsito e Segurança Pública (CIOTS), otimizando a resposta rápida a possíveis ocorrências e fortalecendo o patrulhamento de rotina.
Instalado em módulo próprio dentro do Centro Comercial, a base da GCM dispõe de uma estrutura moderna, com sala administrativa, setor operacional e espaço para informações turísticas. Para a GCM, essa presença fixa, aliada ao monitora -
“Zero Álcool”
mento contínuo, eleva o padrão de segurança do espaço, inibindo furtos, atos de vandalismo e proporcionando um ambiente mais seguro para o desenvolvimento das atividades comerciais.
O CIOTS, equipado com tecnologia de ponta, amplia ainda mais o alcance da segurança pública em Mossoró. A central, que opera sistemas de reconhecimento de veículos, gerenciamento de trânsito e suporte à defesa civil, agora também acompanha a movimentação no Centro Comercial, resultando em um apoio integrado entre videomonitoramento e atuação presencial da GCM.
O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio do Batalhão Rodoviário, registrou, neste domingo (27), prisões por embriaguez em Natal e São José de Mipibu. As ocorrências foram divulgadas nesta segunda-feira (28) pelo CPRE. Na zona Norte de Natal, um idoso de 66 anos apontou no teste do “bafômetro” 0.98mg/l. Já em São José de Mipibu, um homem de 52 acusou 0.72mg/l. A corporação destacou que somente entre a última sexta-feira (25) e este domingo, dez condutores receberam voz de prisão por estarem dirigindo embriagados em Natal e Região metropolitana.
Laudo sobre queda de girocóptero deve ser concluído em breve
O laudo pericial acerca da queda de uma aeronave de pequeno porte, conhecida como girocóptero, no litoral de Grossos, na semana passada e que deixou dois mortos, deve ser concluído em breve. A informação é de que o “como” o equipamento caiu já teria sido elucidado, com base em dados como marcas no chão e posição dos corpos.
O ponto agora seria entender os “Por quês”. O laudo produzido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEPRN) será encaminhado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
(CENIPA), contribuindo com a análise técnica do caso. Matéria especial do Jornal DE FATO deste fim de semana reportou que 35 ocorrências aeronáuticas foram registradas no Rio Grande do Norte nos últimos dez anos, incluindo acidentes e incidentes, até com vítimas fatais.
A reportagem publicada na edição do último sábado (26) mostrou também que situações envolvendo ‘falha de sistema e/ou motor, e colisão com ave’ predominam dentre as ocorrências aéreas registradas no RN, entre 2015 e 2025. De acordo com o levantamento, nessa década pesquisa -
da, 15 ocorrências aéreas aconteceram na cidade de São Gonçalo do Amarante; sete em Natal; três em Mossoró; duas em Ceará-Mirim; duas em São José de Mipibu; e uma nas cidades de Taipu, Bom Jesus, Extremoz, Parelhas, Currais Novos e Nísia Floresta.
Desse total, a grande maioria foi classificada como ‘incidente’; seis como ‘acidente’; e três como ‘incidente grave’. O RN aparece como o terceiro estado brasileiro com menor número de casos neste período, atrás apenas de Amapá e Sergipe, com, respectivamente, 20 e 24 ocorrências.
Neste domingo (27), durante a realização do evento Oiticica Ride, etapa estadual do Mamute Racing, o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio da 4ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (4ª CIPRv), participou do resgate de atletas vítimas de um ataque de abelhas na zona rural do município de Encanto, no Alto Oeste potiguar. Durante a prova, que contou com 204 competidores, alguns ciclistas foram surpreendidos por um enxame em uma área de difícil acesso. De imediato, as guarnições da 4ª CIPRv, que utilizavam as águias (motocicletas operacionais), conduziram as equipes de resgate até o local e também realizaram o transporte das vítimas até o hospital local.
COPA DO BRASIL / Tricolor faz estreia no torneio nesta terça-feira atuando no Maracanã
Rio – O Fluminense estreia em mais um torneio nesta terça-feira, 29. A equipe de Renato Gaúcho inicia a campanha na Copa do Brasil contra a Aparecidense, às 21h30, no Maracanã, em duelo pela terceira fase da competição.
O tricolor carioca chega um pouco mais pressionado, após perder o clássico para o Botafogo, no fim de semana, pelo Brasileirão. Foi a primeira derrota com Renato no comando, o que deixou o Flu em 5º lugar, mais longe do líder Flamengo.
Enquanto isso, a equipe goiana busca uma zebra na Copa do Brasil. Após passar por Votuporanguense e Cascavel, o time se divide entre o torneio, que oferece milhões em prêmios, e a Série D do Brasileiro, em que soma quatro dos seis pontos possíveis até aqui.
O segundo jogo entre Fluminense e Aparecidense, que de fato definirá a classificação, acontece em 21 de maio, no Serra Dourada, em Goiânia.
O Fluminense segue sem contar com Otávio, Riquelme, Isaque, Gabriel Fuentes, Renato Augusto e Guga devido à lesão. Os demais estão à disposição de Renato Gaúcho, que pretende mandar a campo a força máxima.
Assim, o tricolor deve atuar com Fábio, Samuel Xavier, Ignácio, Freytes e Renê; Bernal, Martinelli e Ganso; Canobbio, Arias e Cano.
A Aparecidense tem dois desfalques para a partida no Maracanã. Os meias Higor Leite, com lesão de grau 1 na coxa esquerda, e Pedrinho, em recuperação de uma contratura no quadríceps direito, sequer viajaram com a delegação.
A equipe goiana deve provavelmente atuar com Matheus Alves; David Júnior, Vanderley, Lucas Ro-
A seleção brasileira terá um novo e inédito uniforme reserva na cor vermelha a partir de março de 2026, segundo informações do site especializado em camisas de clubes e seleções Footy Headlines.
De acordo com a publicação, o uniforme usará uma base vermelha “moderna e vibrante” e será
fabricado pela Jordan, marca controlada pela Nike, patrocinadora da seleção desde 1996. Tradicionalmente, o uniforme reserva da equipe é na cor azul. Procurada, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) disse não confirmar a informação.
O estatuto da confederação prevê que a seleção
CREDENCIAMENTO ELETRÕNICO
Fundo Municipal de Saúde de Viçosa
CREDENCIAMENTO ELETRÔNICO Nº 002/2025 - CP (Processo Administrativo n° 15040001/2025)
O Governo do Município de Viçosa, Estado do Rio Grande do Norte, através do Fundo Municipal de Saúde de Viçosa , por intermédio do Presidente da Comissão de Contratação, designado pela Portaria n.º 552/2025, torna público a realização licitação na modalidade CREDENCIAMENTO, na forma ELETRÔNICA, de nº 002/2025 - CP, para formação de um banco de Prestadoras de Serviços de Saúde, através as Secretaria Municipal de Saúde, em conformidade com a Lei Federal Nº 14.133/2021, do Decreto Municipal nº 009, de 25 de fevereiro de 2025 e demais legislações aplicáveis, com a finalidade de contratar empresas especializadas na prestação de serviços de saúde, na área de serviços especializados em odontologia, de acordo com as condições estabelecidas no Edital.
O TERMO DE ADESÃO AO CREDENCIAMENTO E A DOCUMENTAÇÃO DE HABILITAÇÃO deverão ser encaminhadas, EXCLUSIVAMENTE por meio eletrônico, através do Portal de Compras Públicas (www.portaldecompraspublicas.com.br), a partir do dia 29 de abril de 2025 às 08h00min. O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados no PNCP (https://www.gov.br/pncp/pt-br) ou na Sala de Licitações da PMV, sito a Rua Ozéas Pinto, 140, Centro, Viçosa - RN, a partir da publicação deste Aviso, no horário de expediente.
FRANCISCO CANINDÉ DE SOUSA NUNES Presidente da Comissão de Contratação
Viçosa/RN, Nesta data.
só pode usar uniformes com as cores existentes na bandeira da entidade (azul, amarelo, verde e branco).
Há uma exceção prevista para eventos comemorativos, que precisa ser aprovada pela diretoria da CBF.
Em 2023, foi lançada uma camisa preta em homenagem a Vinicius Jú -
nior, usada em goleada por 4 a 1 contra Guiné em amistoso contra o racismo.
Segundo a Footy Headlines, o uniforme foi desenhado pensando na participação brasileira na Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, no Canadá e no México.
O Brasil é quarto na tabela de classificação das Eliminatórias SulAmericanas, com 21 pontos, ainda sem vaga garantida no Mundial.
O Município de João Dias/RN, por intermédio do Agente de Contratação Pregoeiro da Prefeitura Municipal, torna público que a fara a licitação na modalidade CREDENCIAMENTO - CHAMADA PÚBLICA SRP Nº. 10001/2025, tipo preço fixo, que tem como objeto: aquisição de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com dispensa de licitação, conforme § 1º do art. 14 da Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009 e Resoluções do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) relativas ao PNAE, de acordo com o que determina a legislação vigente, INÍCIO DO ACOLHIMENTO DAS PROPOSTAS: 29/04/2025; DATA DE ABERTURA DAS PROPOSTAS: 20/05/2025, às 09:00; INÍCIO DA SESSÃO DE DISPUTA DE PREÇOS: 20/05/2025, às 09:01. O procedimento licitatório obedecerá ao disposto na Lei Federal nº 14.133, de 01 de abril de 2021, Lei Complementar Federal nº 123, de 14 de dezembro de 2006, e subsidiariamente a Decreto Municipal n° 001/2024, de 04 de janeiro de 2024, e do disposto no presente edital e seus anexos. O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados no site https://www.joaodias.rn.gov.br/. As vistas estão franqueadas a partir da publicação deste Aviso, no horário de expediente, das 08h00min às 13h00min, na Sala de Licitações situada a Rua Francisco Veríssimo Filho, nº 40, Centro, João Dias/RN. João Dias – RN, 28 de abril de 2025. Nildemarcio Bezerra Agente de Contratação Pregoeiro
A Prefeitura Municipal de Serrinha dos Pintos/RN torna público para conhecimento dos interessados, de acordo com a regulamentação 14133/21 realizará Chamamento Público sendo conduzido pelo condutor KAIO LEMOS RODRIGUES DE SOUSA e tendo como autoridade Rosânia Maria Teixeira Ferreira.
OBJETO DO PROCESSO: Contratação de empresa especializada para a prestação de serviços médicos na especialidade de Clínica Geral, com disponibilização de profissionais plantonistas para atuação em regime de plantão de 12 (doze) e 24 (vinte e quatro) horas, destinados ao atendimento em Pronto Atendimento de Urgência e Emergência, nas modalidades adulto e pediátrico, bem como para cobertura de internação clínica, conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas neste edital e seus anexos. Para demais informações contato via e-mail: licitaserrinha@gmail. com ou acesso pelo site http://www.bnccompras.com.br.
FIM REC. PROPOSTA: 26/05/2025 – 09h:00min
TIPO ENCERRAMENTO: ABERTO.
Serrinha dos Pintos/RN, 28 de abril de 2025.
KAIO LEMOS RODRIGUES DE SOUSA PREGOEIRO(A)
O(A) PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRINHA DOS PINTOS, através do(a) seu(ua) Pregoeiro(a), torna público que realizará as 09:00, do dia 15 de maio de 2025, o endereço eletrônico https://compras.m2atecnologia.com.br/, PREGÃO ELETRÔNICO nº 0009/2025. Objeto: Registro de preço para contratação de pessoa jurídica especializada na realização de exames laboratoriais, para atender às demandas de exames solicitados pela Secretaria Municipal de Saúde junto a este município. O edital e seus anexos, poderão ser obtidos nos endereços eletrônicos https://compras.m2atecnologia. com.br/,https://www.serrinhadospintos.rn.gov.br ou no e-mail licitaserrinha@gmail.com.
Serrinha dos Pintos/RN, 28 de abril de 2025. KAIO LEMOS RODRIGUES DE SOUSA PREGOEIRO(A)
SÉRIE D / América/RN terá Central e Ferroviário na sequência em jogos fora de casa
Natal – Diante da presença do torcedor na Arena das Dunas, o América conquistou a primeira vitória na Série D do Campeonato Brasileiro, pondo um fim ao jejum de 20 anos sem derrotar o Treze/PB. Após a partida, o técnico Moacir Júnior enalteceu o resultado conquistado, destacando o trabalho intenso da semana e as mudanças promovidas no segundo tempo que mudaram o panorama da partida, além de celebrar a quebra do tabu diante do time paraibano.
“Fizemos uma das semanas mais trabalhadas a nível de volume e intensidade. Treinamos muito, tínhamos uma preocupação muito grande com a parte física no segundo tempo, mas também estudamos o Treze/PB, e sabíamos que, no segundo tempo, eles fizeram um primeiro tempo primoroso contra o Santa Cruz/PE, mas, no
segundo tempo, o pessoal acabou deixando um pouco a questão de intensidade cair e a gente realmente começou a colocar jogadores de mobilidade e velocidade no segundo tempo para tirar proveito disso”, explicou o treinador.
Moacir também enfatizou os retornos de jogadores que estavam no Departamento Médico do clube, como Hebert, Romarinho e Robson, que deram mais opções ao treinador no banco de reservas, diferente do que foi no jogo contra o Horizonte/CE. “Semana passada eu senti muita falta dessas opções lá (em Horizonte). As pessoas não entenderam muito bem. A gente teve uma extrema dificuldade para montar um banco lá em Horizonte e agora a gente começa a ganhar”, contou.
O América terá pela frente uma sequência de dois jogos fora de casa contra Central/PE e Ferroviário/
MARCOS SANTOS
CE, respectivamente nesta ordem, que na avaliação de Moacir será de “alta dificuldade”. Em sua fala, o técnico também criticou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pela montagem da tabela, que mesmo o clube com o maior ranqueamento do grupo jogará duas partidas longe de Natal.
“Eu queria dar os parabéns a quem fez essa tabela que, deixa eu escolher a palavra pra mim, não sei também, é uma expressão chula, mas de uma extrema infelicidade para não falar outra palavra. Como é você pega o América, que tem o ranking que tem, que é tricampeão estadual e coloca para fazer três jogos fora e um em casa? Onde está o critério disso? Essa escolha foi por quê? E no momento em todo mundo se encaixando, se encontrando. Eu ainda não tenho meu time encaixado e definido, imagina os outros”, enfatizou o técnico.
msantos@defato.com
POLÊMICA
Em meio às polêmicas da última semana, devido ao desabafo do atacante Ricardo Bueno, que rebateu o América nas redes sociais e afirmou que está treinando separado, Moacir Júnior respondeu de forma indireta a situação
O que não foi dito e as estratégias após mais uma promessa de Allyson
Oassunto é Nogueirão. Na reunião entre a Prefeitura, clubes e representantes de sindicatos de empresas locais não foi dito que o Nogueirão está sob análise judicial, com processo em trâmite na 1ª Vara da Fazenda Pública.
Ação movida pela LDM que alega em provas uma série de irregularidades, fraudes, no processo de reversão do terreno do Nogueirão para a Prefeitura e que resultou na municipalização do estádio em 2021.
Diante do cenário, cabe indagações:
1 – Como atrair empresa para participar de uma PPP se não há segurança jurídica?
2 – Ao divulgar o plano de reconstrução do Nogueirão (mais uma de tantas promessas já feitas), Allyson Bezerra se mostra bem otimista no parecer favorável do juiz?
Como estamos em ano de véspera de eleição, também vale interpretar:
Ao requentar a questão do Nogueirão antes do parecer judicial, distribuindo nas redes fotos/vídeos belíssimos como se o Nogueirão fosse virar uma Wembley, obrigando a mídia adestrada e outros súditos a replicarem o conteúdo, Allyson prepara suposto discurso caso o juiz desse parecer desfavorável, tipo: “não fiz porque a LDM não deixou”; mesmo tendo tido um tempo considerável, 5 anos, para fazê-lo.
Por esse ângulo, o prefeito iria para o “colar, colou”, em mais um de seu efeito ilusório por acreditar que a massa não acessa a política por desinteresse e que consome toda bobagem digital – tal efeito cuja produção é paga com nosso dinheiro.
dizendo para se preocupar com os jogadores que foram inscritos para disputar a Série D.
“Me questionaram muito sobre jogadores que estão inscritos, que não estão inscritos. Vamos preocupar com quem está aqui. Vamos preocupar com quem está
inscrito, porque estamos dando moral. Temos 55 inscrições, mas quem não está inscrito é porque provavelmente não está fazendo por onde estar. Só isso. Então, quem está no dia a dia sabe disso. Eu sou um cara que primo pela lealdade com os atletas”, disse o treinador.
Técnico do ABC lamenta empate mesmo fora de casa
Mas caso o juiz conceda decisão favorável, não haverá desculpa e o prefeito terá de cumprir o que vem prometendo há tempos e, se fizer, nada mais do que a obrigação enquanto gestor público.
Aliás, a questão do Nogueirão era para ontem. Aproxima-se de 500 dias fechado (algo nunca visto em 68 anos de fundação), impactando clubes, torcedores, imprensa e o comércio.
Então, é razoável dizer que, de positivo de momento apenas o recuo do gestor ao anunciar via interlocutor a possível reconstrução do Nogueirão no local de origem, afinal, não se mexe em estádio histórico.
Recuo graças à pressão dos desportistas e também da imprensa livre.
“Se fosse para ter um vencedor hoje, era nós”. Essa foi a avaliação do técnico Evaristo Piza, após o empate do ABC em 0 a 0 com o Botafogo/PB no domingo, 27, no Estádio Almeidão, em João Pessoa. Em entrevista coletiva, Evaristo destacou a atuação da equipe enfatizando o volume ofensivo durante a partida, que resultou em 16 finalizações, em parte com intervenções importantes do goleiro adversário.
“Trabalhamos bem em cima do adversário. O fato de eu conhecer um pouco como funciona aqui o mecanismo. Passei na coletiva o que seria o jogo na quinta-feira, não fugiu muito. Talvez mudou uma ou outra peça, mas a característica é muito parecida e em cima disso trabalhei, para neutralizar e poder jogar. A gente veio aqui para ganhar o jogo, é muito difícil (ganhar aqui). Ano passado fiquei 13 jogos invicto, não perdi um jogo no Brasileiro (no comando do Botafogo/PB), sei que é difícil”,
explicou o treinador. Mesmo com a vantagem numérica e um jogador de linha improvisado no gol do Botafogo/PB devido à expulsão do goleiro Michael Fracaro, Piza evitou o clima de euforia nos últimos 20 minutos da partida e orientou para que a equipe não tivesse desespero. “Não é porque é um jogador de linha que vai tomar decisões precipitadas, chutar por chutar”, disse. O treinador também ressaltou a postura defensiva do time paraibano que se defendeu bem e dificultou as investidas ofensivas do alvinegro, limitando-se a bolas alçadas e poucas finalizações de fora da área. Piza admitiu incômodo com a sequência de resultados do ABC na Série C, sendo o terceiro empate nos três jogos disputados até o momento. Mas ressaltou a atuação da equipe nas últimas partidas, diante de adversários postulantes ao acesso (São Bernardo/SP, CSA/AL e agora, Botafogo/PB).
Jornal de Fato • terça-feira, 29 de abril de 2025
Maus-tratos / OAB e Conselho de Medicina Veterinária afirmaram que estão acompanhando o caso e que vão adotar as medidas cabíveis, dentro do que prevê a legislação
AM i NA c O stA Da Redação
No último fim de semana, um caso envolvendo um médico-veterinário de Mossoró foi destaque na mídia local e gerou grande repercussão. De acordo com vídeos divulgados nas redes sociais, o médico-veterinário Saul Dias Cortez teria realizado parada respiratória de um cachorro a fim de demonstrar o atendimento necessário a alunos do curso de medicina veterinária, durante uma aula ministrada na Universidade Potiguar (UnP), campus Mossoró.
Diante da situação, entidades como o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), e a Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Mossoró (OAB Mossoró) se pronunciaram oficialmente sobre o caso. O Conselho de Medicina Veterinária informou que está acompanhando o caso e reforçou o seu comprometimento com a ética profissional.
“O CRMV-RN informa que está ciente e já iniciou a apuração dos fatos dentro do que lhe cabe legalmente. O Conselho reitera seu compromisso com a ética profissional, com a responsabilidade no exercício da medicina veterinária e, sobretudo, com a defesa do bem-estar animal em todas as esferas de atuação”, informou um trecho da nota do CRMV.
A nota informou ainda que estão sendo adotadas todas as providências cabíveis, dentro do que é determinado pela lei. “Providências serão tomadas com responsabilidade, seguindo os trâmites legais, sempre garantindo o devido processo legal, a ampla defesa e o contraditório. Seguimos atentos e atuantes para assegurar que práticas compatíveis com os
Nota emitida pela OAB Mossoró aponta que, conforme imagens do vídeo, existe possibilidade de que o animal tenha sofrido maus-tratos
princípios e regras da profissão sejam sempre priorizadas”, conclui.
Já a OAB Mossoró emitiu uma “Nota de Preocupação", assinada pela presidente da Subseção, Lorena Gualberto, e da presidente da Comissão de Direito dos Animais, Rafaella Matos. Na nota, a OAB informou que a conduta adotada pelo médico-veterinário aparenta caracterizar maus-tratos a animais. “Esclarecemos que a OAB/Mossoró possui representante na Comissão de Ética para Uso de Animais (CEUA) da instituição de ensino, e a conduta exposta no referido vídeo NÃO foi
Médico-veterinário nega que tenha provocado parada cardíaca no animal
Durante entrevista concedida à Inter TV Costa Branca na manhã desta segunda-feira, 28, o médico-veterinário Saul Dias Cortez negou que tenha provocado uma parada cardíaca no animal, apesar de no vídeo ele afirmar aos alunos que estavam assistindo à aula, que provocou a parada respiratória no animal.
O médico-veterinário disse ainda que está conversando com advogados para apresentar sua versão dos fatos. O profissional não explicou, porém, por que disse no vídeo que provocou a parada respiratória. "O animal está bem. Ele não teve nenhuma complicação, não teve nada, não teve nenhuma sequela. Ele foi sedado e logo em segui-
da ele acordou e sempre esteve bem. Ele não teve nenhuma complicação por nada. Não foi feito nenhum procedimento de reanimação no animal, não houve parada cardíaca nem pulmonar, como estão falando", declarou.
A Câmara Municipal de Mossoró, por meio da Comissão de Meio Ambiente, Mudança do Clima e Prote-
autorizada por essa comissão. Este episódio, que aparenta caracterizar maustratos a animais, é motivo de grande inquietação”, aponta.
A OAB Mossoró infor -
ção Animal, decidiu provocar o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), a OAB, o CRMV, além da universidade privada e da clínica veterinária envolvidas em um caso de supostos maus-tratos a um cachorro durante a realização de um minicurso com estudantes. Os vereadores deliberaram uma série de ações para garantir o acompanhamento rigoroso das investigações e a responsabilização dos envolvidos. Eles também vão cobrar esclarecimentos formais da
mou ainda que irá agir e diligenciar junto às autoridades competentes na busca por esclarecimentos e na implementação de medidas que previnam futuros incidentes dessa natureza. “Diante desse cenário, a OAB Mossoró considera importante destacar medidas que podem ser tomadas junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária, para investigação e possíveis sanções éticas ao profissional envolvido, bem como ao Ministério Público, para apuração de possível crime de maustratos a animais, conforme previsto na Lei 9.605/98”, informou a nota.
Por meio de nota à imprensa, a UnP ainda afirmou que o profissional não faz parte do quadro de docentes e que repudia qualquer prática que configure maustratos aos animais. Informou ainda que adotará as medidas cabíveis em relação ao caso. Por outro lado, o profissional afirmou que a universidade sabia que o animal seria usado na aula.
“Ao término da análise, a Universidade adotará todas as medidas cabíveis. A UnP permanece à disposição das autoridades competentes e reforça seu compromisso com a ética, o respeito à vida animal e a formação responsável dos seus alunos”, diz a nota enviada pela UnP.
universidade que sediou o minicurso.
O Legislativo conta com uma legislação específica voltada à proteção animal. A Lei Municipal nº 4.067/2023, de autoria do vereador Genilson Alves, prevê a cassação da inscrição municipal de empresas que pratiquem e sejam coniventes com maus-tratos a animais. Já a Lei nº 3.768/2020, também de autoria do parlamentar, determina a aplicação de multas administrativas em casos de crueldade animal.
Fotos: Cedidas
Todos os vivas para a aniversariante de hoje Magistrada Welma Menezes. No clique, com a filha Manu, na festa surpresa, em Fortaleza. Parabéns, querida!
Em Cachoeira Paulista, na Festa da Misericórdia 2025, as amadas Ana Brownie e a sogra Railza Lopes ganhando o abraço da Missionária da Canção Nova, Dani Miranda.
A arquiteta e engenheira Civil Ana Luiza Borges celebra idade nova hoje. Saúde, paz e alegrias.
Na noite de Valentina, no Garbos Recepções, o casal anfitrião Gentil Ferreira de Souza com Juliana e os amigos Jonas Filho com a sua bela Roberta Rosado.
Hoje tem bolo confeitado na Carmen Steffens: a empresária Sânzia Fernandes apaga velinhas e ganha o amor do esposo Jean Carlo e dos seus filhos Matheus e Felipe. Parabéns!
O único modo de encontrar um amigo é ser um.”
Fernando Pessoa
Bastante prestigiada a entrega simbólica aos médicos e médicas participantes da coletânea do livro “PARA TODO MAL, A CURA”, ocorrida nesta segunda-feira, dia 25, na loja Cia. Marítima. Esta é a quarta coletânea organizada por Marilene Paiva e Rafaella Costa. Por recomendações médicas, Marilene ainda se encontra de repouso, tendo Rafaella Costa ficado à frente deste momento. Sucesso total!
O Hospital Wilson Rosado celebra com orgulho o reconhecimento feito pela Câmara Municipal de Mossoró a dois grandes nomes da história da instituição hospitalar: Marcos Moura com o Título de Cidadão Mossoroense; e Roberta Rosado, agraciada com a Medalha de Mérito na Saúde Dr. Duarte Filho. As honrarias foram propostas pelo vereador Ozaniel Mesquita e aprovadas pelo Legislativo mossoroense. Bravo!
Festejam idade nova hoje: Sânzia Fernandes, Tereza Gadelha, Pollyanna, Ana Luíza Borges Soares, José Zélito Nunes, Welma Menezes, Stefane Jácome de Oliveira, Marcos Vinícius de Freitas Veras, Deuzimar Dantas de Freitas. Parabéns, meus
Cuidemos do nosso coração porque é de lá que sai o que é bom e ruim, o que constrói e destrói.”
PAPA FRANCISCO
Em pleno domingo, o chef do Espaço Maria Júlia, Isak Maia, formando no curso de Gastronomia pela UniCatólica do Rio Grande do Norte, e seu pai Pedro Maia receberam familiares e amigos para brindar as três importantes datas: os aniversários de Pedro Maia e Isak e a sua formatura. As vidas de Isak e Pedro são como páginas de um livro repleto de memórias. Muitas memórias!! Festa linda, festa de luz, de alegria, de paz.
Muitos vivas para Maíria Gurgel que celebra a vida hoje. O esposo Dr. Filipe em festa. Vivas!!
O escritor, aliás, grande escritor, o amigo Josué de Oliveira Neto recebe os vivas amanhã pelo seu aniversário. Daqui para a capital do nosso estado os vivas!
A advogada Josy Alves, amiga maravilhosa celebrando a vida amanhã. Felicidades mis!
O prefeito Givago barreto anunciou com todas as pompas que a ordem de serviços da grandiosa Obra para a construção do primeiro Ginásio Poliesportivo de Caraúbas, um dos maiores investimentos para o esporte caraubense. É um sonho dos desportistas e vai ser realidade. Aplausos, prefeito.
Vivas para os aniversariantes de hoje e amanhã. Hoje, vivas vão para Isak Maia, Karlene lima e Maíria Gurgel; amanhã, Josué Neto, Santa farias, Zenóbia Vieira, denise alves, dra. Josy alves e Giele Medeiros.
Pagamento / O órgão afirmou que foram considerados indícios de concessão dessas diárias que não se enquadram como serviço de natureza operacional
Visando garantir pagamento apenas por serviço operacional efetivo em Mossoró e, possivelmente em todo o território potiguar, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou ao Corpo de Bombeiros que institua ou aprimore mecanismos de controle e fiscalização na concessão e pagamento de diárias operacionais a oficiais e praças. A recomendação, assinada por Fabio de Weimar Thé, promotor de Justiça da 7ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mossoró, foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do último sábado (26). No documen-
A recomendação fixa prazo de 10 dias para que seja informado se esta será acatada ou não
to, o órgão estadual apontou que o pagamento de diárias operacionais deve se restringir a atividades de natureza operacional para
evitar o desvirtuamento da verba pública.
“Foram considerados indícios de concessão dessas diárias que não se enqua -
dram como serviço de natureza operacional, incluindo funções administrativas, o que contraria o interesse público, além da falta de
Na terrinha para a festa de Isak Maia, os grandes amigos, nossos hóspedes professor Cabral e Walterlin Lopes, que comandou o cerimonial com maestria.
O Padre Ikaro Dreân fez o momento de agradecimento a Deus pelas vidas de Isak e Pedro na festa domingo ao meio-dia no MAJU.
As caraubenses Iara Linhares e Silveira Câmara retornaram à terrinha domingo
para abraçar Isak Maia. Adorei revê-las!
A TCM com notícias boas: garante internet de 400m+ programção de Tv com preço imperdível até dia 30 deste.
Dia 26, aconteceu Sessão Magna de Exaltação dos maçons Francisco de Assis Brito Filho, Gladsytone Praxedes, Luiz Felipe Fernandes e Paulo Hugo de Oliveira, na sede da loja Maçônica dr Antonio Gentil Fernandes.
brindando à vida amanhã junto com o exprefeito Juninho Alves e família. Parabéns!
controle e de comprovação da efetiva prestação do serviço”, destacou o MP estadual.
De acordo com o MPRN, a recomendação visa assegurar a comprovação da efetiva prestação dos serviços que geram o direito ao recebimento dessas diárias, condicionando o pagamento à comprovação concreta do serviço e à sua natureza operacional.
Ainda de acordo com o MPRN, a recomendação incluiu a necessidade de assegurar que tais diárias sejam pagas exclusivamente a militares em exercício de funções de natureza operacional, vedando a concessão em atividades administrativas, burocráticas ou incompatíveis com o conceito de operação de campo.
“A ausência de controle efetivo da prestação do serviço operacional pode configurar má gestão de recursos públicos e, em certas situações, improbidade administrativa”, frisou.
A reportagem do JORNAL DE FATO entrou em contato com a comunicação do Corpo de Bombei -
ros. Em nota, a Corporação afirmou que recebeu a recomendação do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte referente ao controle das diárias operacionais e destacou que “reitera seu compromisso com a legalidade, a transparência e a responsabilidade na aplicação dos recursos públicos”.
Ainda no documento, o órgão disse que “possui unidades de controle interno dedicadas à fiscalização rigorosa da concessão e utilização das diárias operacionais, assegurando que os investimentos sejam realizados de forma eficiente e em conformidade com as normas vigentes”.
Por fim, o Corpo de Bombeiros agradece ao MPRN pela atuação proativa no aprimoramento da gestão pública e informa que responderá à recomendação dentro do prazo estabelecido. “A Corporação reafirma seu compromisso em sempre aprimorar suas ferramentas de controle dos gastos públicos e da eficiência administrativa”, encerra a nota.
georgianoazevedo@gmail.com
Foram três dias de muita moda na capital federal com a quinta edição do f estival Nordestesse, na Quadra, reunindo 12 marcas de moda de cinco estados nordestinos - Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco e Rio Grande do Norte -, além de uma convidada especial do Rio de Janeiro: Milá.
d entro da programação do Festival Nordestesse, na Quadra, em Brasília ( df ), os convidados puderam conferir de pertinho todas as coleções em desfile na quinta-feira, 24, com as marcas: Juliana Santos, Tempo, Bossa de Maria, George Azevedo Arte, Lizzi, Milá, Santa Resistência, MO a , a driana Meira, Patu, a lmacor e Cearensy com cast da agência Scouting e produção Marina Sakamoto.
Para finalizar a Festival Nordestesse na Quadra, em Brasília ( df ), a jornalista daniela falcão comandou Talk Show com o designer Fábio Melo, pernambucano radicado em Goiânia, que falou sobre as principais tendências apresentadas no Salão do Móvel de Milão, mais importante evento de design do mundo, que acabou de acontecer, em que ele foi um dos selecionados do pavilhão do Brasil!
Para esta edição do festival Nordestesse na Quadra, Fabio trouxe uma coleção inspirada nos caules do bioma nordestino, com fruteiras de vidro sobre base de madeira. Também levou seu best-seller, o vaso Caatinga, e colheres gigantes de madeira com silhueta de retirantes da coleção Orabolas. Um encanto!
designer Fábio
Geor G iano a zevedo
George Azevedo encerrando o desfile George Azevedo Arte com a coleção Origens.
Após o desfile, os convidados da Nordestesse tiveram o prazer de degustar produtos regionais da Kassuá, plataforma paraibana que comercializa verdadeiros achados gourmets produzidos em todo o Nordeste, como os queijos de cabra da Fazenda Carnaúba, em taperoá (PB), tocada pela família do grande escritor, poeta e pensador Ariano Suassuna.
a Miss Mossoró Pacific Universe 2025 vai ser anunciada hoje, durante aclamação no programa e ntre no Clima com a presença de Miriam Benjamim, Miss Mossoró 2021. a partir das 15h no Canal 10 da tCM telecom. Quem será?