Jornal De Fato

Page 1


Jornal de Fato

Governo planeja acabar com obrigação da autoescola

RN tem a 5 ª menor taxa de acidentes de trabalho

>> De acordo com o Ministério do Trabalho, para cada 100 mil trabalhadores, 456 se acidentaram no Rio Grande do Norte em 2025. Total de trabalhadores no estado até junho deste ano era de 530.774

Setor do suco de laranja pode sofrer impacto de R$ 4,3 bi com tarifaço

Vasco visita o CSA iniciando briga por

Lesões sofridas por jovem apontam para tentativa de feminicídio Vacinação antirrábica chega à zona urbana de Mossoró

ESPAÇO JORNALISTA MARTINS DE VASCONCELOS

Organização: Clauder Arcanjo

clauderarcanjo@gmail.com

O ENCONTRO DAS LETRAS NA UFRN

GUSTAVO SOBRAL

Jornalista e escritor, membro do IHGRN. www.gustavosobral.com.br

Auditório D do CCHLA/ UFRN lotado numa tarde de quinta-feira, 17 de julho de 2025, para assistir, ouvir e prestigiar a defesa de doutorado de Thiago Gonzaga pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL/UFRN).

Encontro de gerações, escritores e estudiosos, professores, leitores, autores e li-

vros de ontem e de hoje da literatura potiguar. Momento raro, incomum, daqueles que com certeza marcam a memória literária e intelectual da cidade.

É que Thiago Gonzaga leu, pesquisou, vasculhou arquivos, resgatou e organizou registros e o resultado é a sua mais que completa tese “Memória de Arquivo: formação

da literatura potiguar nos primeiros discursos de acadêmicos publicados na Revista da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras”, já, sem dúvida, parte do cânone literário local.

Se na pesquisa, acompanhou-se de Antonio Candido, Calvino, Eliot, Benjamin e Derrida para pensar as noções de tradição, arquivo e patrimônio, foi nos jornais antigos, na obra dos autores e nas revistas da Academia que Thiago Gonzaga encontrou a identidade da literatura

potiguar que apresenta na sua tese.

Não bastasse, os professores Derivaldo dos Santos (orientador), José Luiz Ferreira, Alexandre Alves, Humberto Hermenegildo e Maria Aparecida de Almeida em uníssimo não só avaliaram o trabalho, também reconheceram a importância do estudo. E, como se não bastasse, imortais da Academia se fizeram presente, tornado aquele momento um encontro entre a Universidade e a Academia em torno de um propósito: a literatura do Rio Grande do Norte.

Um produto da

Projetos individuais de Allyson e Rogério dividem a oposição

ELEIÇÕES / Prefeito de Mossoró e senador têm caminhos opostos, mesmo fazendo oposição ao governo Fátima Bezerra

DA REDAÇÃO

Com dois pré-candidatos ao governo do Rio Grande do Norte, a oposição considera possível unificar o palanque em torno de um nome. Para isso, é preciso convencer o senador Rogério Marinho (PL) ou o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), para retirar a pré-candidatura e apoiar uma chapa de consenso.

A federação União Progressistas assumiu a condução do processo. No primeiro momento, o trabalho será de unificar o discurso interno, a partir do entendimento de que é preciso abrir espaços para dialogar com os outros partidos de oposição. Esses espaços são o caminho para acolher os interesses do PL de Rogério Marinho, do Republicanos do ex-prefeito Álvaro Dias e do PSDB do senador Styvenson Valentim.

Os líderes da federação entendem que todos os partidos querem participar da chapa majoritária e que esse direito é legítimo. Daí, a discussão interna para encontrar a melhor solução. O ex-senador José Agripino Maia tem dito que é viável unificar as oposições, mas alerta que isso só será possível se houver o interesse de todos.

Na reunião realizada na segunda-feira, 28, cada membro da federação expressou o seu ponto de vista. No entanto, os pontos principais foram evitados pelos participantes. O prefeito de Natal, Paulinho Freire, por exemplo, não disse que defende o apoio da federação à pré-candidatura de Rogério Marinho ao governo, nem que deseja reforçar os projetos de Styvenson Valentim e Álvaro Dias ao Senado.

O prefeito Allyson Bezerra também evitou colocar na mesa a sua aliança políticoeleitoral com a senadora Zenaide Maia, do PSD. Recentemente, em uma entrevista à imprensa de Natal, Allyson disse que Zenaide tem o apoio dele e que só não votará na reeleição dela

Rogério e Allyson romperam nas eleições 2024

se ela não quiser. Allyson sabe que Zenaide é rejeitada dentro da federação, principalmente pela ala liderada por Paulinho Freire.

Inclusive, após a declaração de Allyson a favor de Zenaide, o prefeito de Natal falou de público que poderia até apoiar Allyson para governador, mas ressaltando que a chapa não teria Zenaide, uma vez que, se depender dele, os candidatos ao senado seriam Styvenson e Álvaro.

Outro ponto evitado na reunião de segunda-feira foi a possibilidade de Allyson Bezerra recuar da candidatura ao governo para apoiar Rogério Marinho. Há rejeição ao nome de Rogério na ala de Agripino Maia, que não esconde o desejo de ver Allyson encabeçando a chapa majoritária.

DISCURSO

Ao sair da reunião, Agripino disse que “todos tiveram a oportunidade de falar e de expor todos os pontos de vista” e que o encontro foi marcado pela “harmonia e interesse na união das oposições.” Ele, porém, evitou cravar essa possibilidade tendo em vista o conflito de interesse entre os partidos. Agripino disse que diálogo entre os partidos de posição devem continuar até as vésperas das convenções partidárias, no meio do ano que vem: “As circunstâncias de cada dia podem orientar, antecipar ou dilatar o prazo para que haja o desejado entendimento”, afirmou em entrevista ao jornal Tribuna do Norte.

nl@neylopes.com.br www.blogdoneylopes.com.br

Putin: ditador ou autocrata?

Acada dia se agrava a situação da Ucrânia. Putin não recuou e Trump declarou “estar decepcionado”. Agora, o prazo concedido por Trump será de “10 ou 12 dias” para a Rússia progredir em direção ao fim da guerra. Se Moscou mostrar-se irredutível, o que acontecerá? Impossível prever, mas a única evidência é que o quadro bélico se agravará. Vladimir Putin não é um líder comum. Ele é um advogado que deseja colocar a lei a serviço do seu autoritarismo. Aos íntimos, Putin revela que “é tão importante poder citar a lei, quanto infringi-la”. Hoje, cada nova onda de repressão política na Rússia é precedida pela aprovação ou revisão de uma lei — para que cada vez mais pessoas possam ser punidas “de acordo com a lei”, em vez de violá-la.

Um problema permanente para os ditadores é a busca da legitimidade. Por mais fortalecidos que estejam, sempre carecem de um déficit de legitimidade. O objetivo de Putin é impulsionar a sua guerra contra a Ucrânia e transformar a vitória militar no bilhete de volta da Rússia ao clube das grandes potências mundiais. Entretanto, há dificuldades, sem o reconhecimento do Ocidente. Legitimidade é um problema constante para ditadores. Por mais fortes que pareçam, sempre sofrem com um déficit dela. Afinal, seu poder não é resultado da preferência popular. Isso explica o esforço de Putin para legitimar a extensão do seu mandato em 2020, e as eleições que ele realiza de seis em seis anos para dar uma aparência de consentimento popular ao seu governo. Nos primeiros anos do mandato, ele manteve relações com líderes ocidentais e obteve vitórias na segunda guerra da Chechênia. Mas quando sua decisão de retornar à presidência em 2012 desencadeou uma nova luta pelos chamados valores tradicionais russos contra a influência corrosiva do Ocidente, essa mudança de ênfase implicou em confronto direto com o Ocidente, com a Ucrânia como campo de provas. Putin está numa situação assemelhada a Stalin. É levado a confiar na força, e não no Ocidente, para garantir seus ganhos. Isso pode ser uma espécie de vitória, mas o coloca diante de uma difícil opção. A de ser um autocrata (governante que detém poder absoluto), ou um ditador (chega ao poder por meios ilegítimos e o exerce de forma opressiva).

HOJE NA HISTÓRIA

1792 - O hino nacional francês A Marselha (La Marseillaise) é tocado pela primeira vez em Paris.

1930- O Uruguai, jogando em casa, vence a primeira Copa do Mundo.

1945 - O USS Indianapolis, que havia acabado de desembarcar componentes necessários para a bomba atômica de Hiroshima é atingido por um torpedo de um submarino japonês.

1998 — Monica Lewinsky, ex-estagiária da Casa Branca, entrega ao promotor Kenneth Star o vestido manchado com o sêmen do presidente americano Bill Clinton.

1976- O Comitê Olímpico Internacional anuncia a expulsão de três atletas da 21ª Olimpíada por uso ilegal de anabolizantes.

1988 - Morre Chacrinha (José Abelardo Barbosa de Medeiros), um dos maiores animadores da televisão brasileira.

CURTINHAS

FRASE

“Às vezes, só precisamos de alguém que nos ouça. Que não nos julgue, que não nos subestime, que não nos analise. Apenas nos ouça”.

FILME

O senador Rogério Marinho e o prefeito Allyson Bezerra foram aliados políticos até o início de 2024. Durante o governo Bolsonaro, na condição de ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério viabilizou investimentos importantes para Mossoró, com destaque para a construção do novo anel viário. Em contrapartida, nas eleições de 2022, Allyson apoiou a candidatura vitoriosa de Rogério ao Senado, embora tenha se esquivado de assumir de público o voto no então presidente Jair Bolsonaro.

Apesar dos projetos aprovados em Brasília e da aliança eleitoral em 2022, Allyson rejeitou o PL de Rogério em seu palanque nas eleições 2024, optando pelo primo Marcos Bezerra (PSD) como vice-prefeito de sua chapa. Daí, o rompimento político foi inevitável.

Distante de Allyson, o PL disputou a Prefeitura de Mossoró com a candidatura do ex-vereador Genivan Vale, que terminou em terceiro lugar no pleito. Por consequência, a crise entre o PL e o prefeito de Mossoró ficou ainda maior, inclusive, o partido, por meio de Genivan, é autor da ação na Justiça Eleitoral que pede a cassação do mandato de Allyson por abuso de poder econômico e midiático. Agora, Rogério Marinho se prepara para enfrentar Allyson Bezerra nas eleições

2026, quando os dois deverão disputar o cargo de governador do Rio Grande do Norte. Rogério está articulando uma frente de direita com apoio de Bolsonaro, inclusive, atraindo nomes do próprio partido de Allyson, o União Brasil, como é o caso do prefeito de Natal, Paulinho Freire.

Já Allyson faz o caminho à margem do bolsonarismo, fortalecendo aliança com a senadora Zenaide Maia, presidente estadual do PSD, e inimiga política de Rogério Marinho.

“Encontro de amor” – NETFLIX - Um político em ascensão fica deslumbrado com uma mulher em um hotel chique de Nova York. Ele só não sabe que ela é camareira do lugar.

MELHOR QUE SERES HUMANOS

Os chefes da tecnologia do Vale do Silício (USA) dizem que em poucos anos a inteligência artificial (IA) será melhor do que o ser humano médio em todas as tarefas cognitivas.

AUMENTO DE IMPOSTOS

Donald Trump elevou as tarifas americanas sobre produtos estrangeiros ao nível mais alto desde antes da Segunda Guerra Mundial, ao mesmo tempo em que implementa sua abrangente agenda protecionista. O muro de impostos elevou o nível tarifário efetivo do país para cerca de 17.3%.

MENOS FOME

Brasil foi retirado da vergonhosa lista dos países mais famintos do mundo. A FAO publicou seu relatório e o Brasil reduziu a porcentagem de sua população que sofre de fome ou desnutrição para menos de 2,5%.

Leia o “blog do Ney Lopes” – informação e opinião

Reunião da federação União Progressistas evitou pontos polêmicos
Reprodução

Setor do suco de laranja pode sofrer impacto de R$ 4,3 bilhões

TARIFAÇO / Estados Unidos são o 2º maior consumidor do suco brasileiro, ficando atrás apenas da União Europeia

Osetor cítrico, responsável pelo processamento e exportação do suco de laranja, deve ser um dos mais impactados pela tarifa de 50% anunciada pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. Prevista para entrar em vigor nesta sexta-feira, 1º, a taxação pode gerar impacto anual de até US$ 792 milhões, o equivalente a R$ 4,3 bilhões.

A estimativa foi feita pela Associação Nacional das Indústrias Exportadoras de Sucos Cítricos (CitrusBR), com base em dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

O valor representa um aumento de cerca de 456% em relação aos impostos pagos na safra 2024/25, que somaram US$ 142,4 milhões. O cálculo considera o desempenho da safra encerrada em 30 de junho. Portanto, estima o impacto para a safra 2025/2026. Somando as tarifas globais, para os outros destinos de exportação do suco de laranja, o setor cítrico deve enfrentar um salto tributário de US$ 393,6 milhões para US$ 1,3 bilhão.

O impacto do tarifaço anunciado por Donald Trump representa uma mudança no setor porque os Estados Unidos são o segundo maior consumidor do suco brasileiro, fica atrás

Setor cítrico, responsável pelo processamento e exportação do suco de laranja, sofrerá com tarifaço

apenas da União Europeia. Durante a safra 2024/2025, o país foi responsável por consumir 41,7% do suco exportado, o total é estimado em mais de 307 mil toneladas, com receita de US$ 1,31 bilhão.

Atualmente, o Brasil já paga uma tarifa de US$ 415 por tonelada exportada para os EUA. Na última safra, esse custo foi de US$ 142,4 milhões. O Citrus BR aponta que a estimativa de R$ 4,3 bilhões de impacto no setor considera a aplicação acumulada da tarifa de 50% com os 10% hoje já tributados. A associação pondera, ainda, que caso não sejam cumulativos, o aumento estimado seria de US$ 635 milhões ao ano, equivalente a R$ 3,4 bilhões.

Du R abili Da D e O setor cítrico exportou na safra de 2024/2025 US$ 3,31 bilhões, o recorde na série histórica apresentada pelo Citrus BR com dados

O Município de Luís Gomes/RN, por intermédio da Comissão de Contratação, designada pela Portaria nº 104, de 18 de março de 2025, torna público para conhecimento dos interessados, que às 14h00min do dia 14 de agosto de 2025 (Horário de Brasília/DF), fará realizar licitação na modalidade Pregão Eletrônico nº 2025.07.28.015, tipo “menor preço por item”. A presente licitação tem por finalidade a escolha de empresa para execução de serviços, ações, procedimentos e atividades no âmbito da Política Municipal de Assistência Social (SUAS), por meio de equipe técnica e administrativa especializada, a fim de atender demanda específica da Secretaria Municipal de Assistência Social do município de Luís Gomes/RN, com recursos próprios e de convênios que serão consignados na LOA - Lei Orçamentária Anual - exercício de 2025, nas quantidades, especificações e demais condições descritas no Termo de Referência. A qual será realizada pelo Agente de Contratação Cleiedson Ismael, por meio do endereço eletrônico www.novobbmnet.com.br, plataforma do sistema BBMNET. O procedimento licitatório obedecerá ao disposto na Lei Federal nº 14.133, de 01 de abril de 2021, no Decreto Federal nº 11.462, de 31 de março de 2023, na Instrução Normativa nº 73/2022/SAGES, Instrução Normativa nº 3/2018/SAGES, em sua atua redação, no Decreto Municipal nº 429, de 11 de outubro de 2022, que regulamenta no âmbito do município a Lei Federal nº 14.133/2021, nas Instruções Normativas PMLG 002/2023, 003/2023, 005/2023. 006/2023 e 011/2023, todas datadas de 26 de dezembro de 2023, na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, além das instruções, termos e demais condições contidas no edital e seus elementos constitutivos. Na fase externa, o edital do certame estará disponível gratuitamente no Portal Nacional de Compras Públicas – PNCP - www.portaldecompraspublicas.com.br, nos endereços eletrônicos www.novobbmnet.com.br, www.luisgomes.rn.gov.br e tce.rn.gov.br, podendo ser solicitado via e-mail cpl.lgomes@gmail.com e encontram-se à disposição dos interessados na sala da Comissão de Contratação da Prefeitura Municipal de Luís Gomes/RN, localizada a Rua Prefeito Francisco Fontes, nº 134, CEP nº 59.940-000, Centro, Luís Gomes/RN, a partir do dia 30 de julho de 2025, no horário de expediente, das 08h00min às 17h00min.

Cleiedson Ismael

Agente de Contratação Portaria nº 104/2025

Luís Gomes/RN, 29 de julho de 2025

compilados da Secretaria de Comércio Exterior. “O valor representa uma alta de 31,4% em relação aos US$ 2,52 bilhões obtidos na safra anterior”, diz a associação em nota.

Apesar de ter sido a safra com maior valor exportado, em relação ao volume do suco, foi o menor da série histórica, com 745.593 toneladas, o que corresponde a uma retração de 21,7% frente às 952.295 toneladas exportadas em 2023/2024. A safra que representou maior processamento industrial na série histórica foi a de 2017/2018, com 370 mil caixas de 40,8 kg.

“Para os Estados Unidos, as exportações somaram 305.805 toneladas, recuo de 3% em relação às 315.465 toneladas embarcadas na safra passada. O valor arrecadado, contudo, cresceu de forma expressiva: US$ 798 milhões para US$ 1,31 bilhão, alta de 63,8%. A participação americana al-

cançou 41,7% na safra 2024/25 ante 34,1% na safra anterior”, acrescenta a associação.

Três empresas atualmente lideram o mercado citrícola brasileiro. As companhias Citrosuco, Cutrale e Louis Dreyfus Company são as principais produtoras e exportadoras do Brasil de sucos cítricos e seus produtos derivados. O carro-chefe das exportações é o FCOJ, sigla em inglês para Suco de Laranja Concentrado Congelado.

Além desse produto, o Brasil também exporta o suco NFC, sigla em inglês para Não Concentrado. Com a proximidade da tarifa dos Estados Unidos, o setor lida também com a durabilidade e perecibilidade dos produtos. A duração, no entanto, representa um pequeno alívio às empresas. O suco FCOJ dura um ano estocado, ao passo que o suco não concentrado tem validade de seis meses.

O Município de Luís Gomes/RN, por intermédio da Comissão de Contratação, designada pela Portaria nº 104, de 18 de março de 2025, torna público para conhecimento dos interessados, que às 14h00min do dia 15 de agosto de 2025 (Horário de Brasília/DF), fará realizar licitação na modalidade Pregão Eletrônico nº 2025.07.28.016, tipo menor preço por item”, representado pelo maior percentual (%) de desconto ofertado. A presente licitação tem por finalidade a escolha de pessoa jurídica para fornecimento fracionado de combustíveis, destinados ao abastecimento da frota de veículos do município de Luís Gomes/RN, a fim de atender demanda das secretarias e órgãos que integram a estrutura administrativa do município de Luís Gomes/RN, com recursos próprios e de convênios consignados na LOA - Lei Orçamentária Anual - exercícios de 2025, nas quantidades, especificações e demais condições descritas no Termo de Referência. A qual será realizada pelo Agente de Contratação Cleiedson Ismael, por meio do endereço eletrônico www.novobbmnet.com.br, plataforma do sistema BBMNET. O procedimento licitatório obedecerá ao disposto na Lei Federal nº 14.133, de 01 de abril de 2021, no Decreto Federal nº 11.462, de 31 de março de 2023, na Instrução Normativa nº 73/2022/SAGES, Instrução Normativa nº 3/2018/SAGES, em sua atua redação, no Decreto Municipal nº 429, de 11 de outubro de 2022, que regulamenta no âmbito do município a Lei Federal nº 14.133/2021, nas Instruções Normativas PMLG 002/2023, 003/2023, 005/2023. 006/2023 e 011/2023, todas datadas de 26 de dezembro de 2023, na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, além das instruções, termos e demais condições contidas no edital e seus elementos constitutivos.

Na fase externa, o edital do certame estará disponível gratuitamente no Portal Nacional de Compras Públicas – PNCP - www.portaldecompraspublicas.com.br, nos endereços eletrônicos www.novobbmnet.com.br, www.luisgomes.rn.gov.br e tce.rn.gov.br, podendo ser solicitado via e-mail cpl.lgomes@gmail.com e encontram-se à disposição dos interessados na sala da Comissão de Contratação da Prefeitura Municipal de Luís Gomes/RN, localizada a Rua Prefeito Francisco Fontes, nº 134, CEP nº 59.940-000, Centro, Luís Gomes/RN, a partir do dia 30 de julho de 2025, no horário de expediente, das 08h00min às 17h00min.

Cleiedson Ismael

Agente de Contratação Portaria nº 104/2025

Luís Gomes/RN, 29 de julho de 2025

Exportações

brasileiras de perecíveis afetadas

A tarifa de 50% incide sobre todos os produtos importados do Brasil, sem exceções por tipo de mercadoria ou grau de industrialização. Isso significa que tanto matériasprimas agrícolas quanto itens processados e industrializados estão sujeitos à mesma alíquota. Entre os produtos mais afetados na categoria de perecíveis estão:

O Brasil é exportador de diversas frutas tropicais e sazonais para o mercado norte-americano. Os principais itens afetados incluem:

Manga e uva de mesa: respondem por mais de US$ 148 milhões em exportações anuais. Os embarques são concentrados entre agosto e dezembro, o que coincide com a entrada em vigor da tarifa.

Melão, melancia e limão: apresentaram crescimento significativo nas exportações em 2024 e 2025. Esses produtos são consumidos in natura e exigem transporte refrigerado e rápido escoamento, o que torna o custo logístico especialmente sensível a alterações tarifárias.

Banana e abacate: exportados em menor volume, mas com mercado em

expansão nos EUA, especialmente no setor de produtos naturais e orgânicos.

Açaí: exportado principalmente na forma de polpa congelada. Sua inclusão na tarifa afeta diretamente micro e pequenas empresas do Norte do país.

Café: o Brasil é o principal exportador de café do mundo e representa cerca de 30% das importações dos Estados Unidos. Com a nova tarifa, o produto passa a enfrentar um custo adicional significativo, que pode ser repassado ao consumidor final ou implicar em perda de mercado para concorrentes como Vietnã, Colômbia e Etiópia.

Pescados: a cadeia da pesca e aquicultura foi uma das primeiras a sentir os efeitos da nova política tarifária. Cerca de mil toneladas de pescado, o equivalente a 58 contêineres refrigerados, estão retidas em portos brasileiros desde o anúncio da medida. Os EUA absorvem aproximadamente 70% das exportações brasileiras de peixes frescos e congelados, com destaque para tilápia e espécies de água doce.

O Município de Rodolfo Fernandes/RN, por intermédio do Agente de Contratação Pregoeiro da Prefeitura Municipal, torna público que a fara a licitação na modalidade PREGÃO ELETRÔNICO SRP Nº. 91014/2025, tipo menor preço, que tem como objeto: Contratação de Mão de Obra em caráter intermitente, com finalidade de realização de serviços de manutenção preventiva e corretiva nos Prédios e Logradouros Públicos do Município de Rodolfo Fernandes/RN, INÍCIO DO ACOLHIMENTO DAS PROPOSTAS: 30/07/2025; DATA DE ABERTURA DAS PROPOSTAS: 13/08/2025, às 09:30; INÍCIO DA SESSÃO DE DISPUTA DE PREÇOS: 13/08/2025, às 09:31. O procedimento licitatório obedecerá ao disposto na Lei Federal nº 14.133, de 01 de abril de 2021, Lei Complementar Federal nº 123, de 14 de dezembro de 2006, Decreto Municipal nº 002/2025 e subsidiariamente a e do disposto no presente edital e seus anexos. O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados no site https://www.rodolfofernandes.rn.gov.br/ e www.novobbmnet.com. br. As vistas estão franqueadas a partir da publicação deste Aviso, no horário de expediente, das 08h00min às 13h00min, na Sala de Licitações situada a Rua Manoel Nobre, nº 49, Centro, Rodolfo Fernandes/RN. Rodolfo Fernandes – RN, 29 de julho de 2025.

Nildemarcio Bezerra Agente de Contratação Pregoeiro

Da Re Dação
Reprodução

governo federal planeja acabar com obrigação da autoescola

HABILITAÇÃO / Mudança, se implementada, permitirá que a pessoa passe pelo teste do Detran sem a obrigatoriedade de aulas nas autoescolas

autônomo, que não precisa mais estar vinculado a um centro de formação de condutores.

OGoverno Federal avalia uma medida para acabar com a obrigatoriedade de aulas em autoescola para que a pessoa consiga tirar a carteira de motorista. A ação visa reduzir os custos para a emissão da CNH, permitindo que a pessoa passe pelo teste do Detran sem a obrigatoriedade de um número de aulas nas autoescolas.

O candidato ainda vai precisar ser aprovado no exame prático de direção para ter a carteira, mas poderá aprender a dirigir de outras formas, sem a obrigatoriedade de autoescola.

A proposta foi anunciada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho e agora será levada para análise e aprovação do presidente Lula. A ideia é reduzir as obrigações no processo para obtenção da CNH, que exige a passagem pela autoescola. Só que o candidato agora terá autonomia para decidir a carga horária e poderá escolher uma autoescola ou um instrutor

Não haverá também a obrigatoriedade de um carro adaptado para o treinamento, a pessoa poderá aprender em um veículo particular ou do instrutor. Ela poderá praticar em um local fechado como vias de um condomínio, por exemplo, mas se for para a via pública, cometerá infração se estiver sem o instrutor.

Ainda segundo o ministério, a ideia é que essas novas regras sejam implementadas inicialmente para tirar a carteira nas categorias A, de motos, e B, de carros de passeio.

CAR t EIRA

Atualmente, a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ainda depende de aulas em Centros de Formação de Condutores (CFC, mais conhecidos como autoescolas). De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB),

César Santos

cesar@defato.com

SÓ RETÓRICA, FALTA A PRÁTICA

Oprefeito Allyson Bezerra (União Brasil) aumentou a lista de políticos que declararam solidariedade à jovem que foi brutalmente espancada pelo namorado bombado em Natal. Em nota publicada nas suas redes sociais, o prefeito defendeu mais políticas públicas para reforçar a proteção à mulher. Ótimo. Só que, na prática, o chefe do Executivo mossoroense está devendo. Ele se nega a implementar mecanismos que acolham as mulheres em situação de vulnerabilidade. Por (mau) exemplo, Allyson Bezerra ainda não regulamentou a Lei Municipal nº 3.958/2022, que reserva percentual de 5% para contratação de mulheres em situação de vulnerabilidade econômica decorrente de violência doméstica e familiar em editais de contratos de prestação de serviços continuados e empresas terceirizadas. Essa é uma lei importante porque garante autonomia financeira e possibilita que a vítima não continue na companhia do seu agressor. A lei foi sancionada em julho de 2022, mas, passados três anos, ainda não foi regulamentada por pura picuinha política do gestor municipal. Agora que Allyson se diz solidário à mulher vítima de violência, quem sabe ele não use a sua caneta azul para fazer o que é certo. Regulamente a lei, prefeito, em nome da segurança e da vida das mulheres mossoroenses.

CALADO

o processo de habilitação e as normas relativas à aprendizagem são regulamentados pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Por meio da Resolução CONTRAN nº 789, de 18 de junho de 2020, o Conselho Nacional de Trânsito consolidou as normas sobre o processo de formação de condutores de veículos. Essa norma prevê que a formação do condutor compreende a realização de curso teórico-técnico e de prática de direção veicular junto aos CFC.

Após a conclusão do curso de formação, o candidato será submetido ao exame teórico-técnico e ao exame de Direção Veicular.

A taxa da autoescola é geralmente a maior parte do custo. Os valores podem variar bastante de uma região para outra, mas o preço médio está entre R$ 1.500 e R$ 3.000. Normalmente, a quantidade de aulas práticas obrigatórias é de 20 horas, e a cada hora extra será um custo adicional.

Enquanto mulher, faço um apelo em nome de todas as mulheres, para que prefeito regulamente a lei”

MARLEIDE CUNHA

Vereadora pedindo ao prefeito Allyson Bezerra para regulamentar a lei que acolhe mulheres vítimas de violência

COMPROMISSO

BOLSONARISTAS

O prefeito Allyson Bezerra ouviu dos líderes do União Brasil que a federação não aceita aliança com a senadora Zenaide Maia (PSD). Nomes como o do senador Styvenson Valentim (PSDB) e Álvaro Dias (Republicanos) estão à frente. Allyson ouviu e ficou calado. Zenaide, por telefone, soube de tudo.

Allyson Bezerra e Zenaide Maia anteciparam aliança para as eleições 2026 desde o Mossoró Cidade Junina do ano passado. Há poucos dias, o prefeito reafirmou o compromisso ao garantir que só não votará em Zenaide se ela não quiser. A senadora tem dito o mesmo por onde passa.

1 2 3 4

Nesta data, em 1993, o Cine Cid encerrava a sua história exibindo o filme “Esqueceram de Mim”. De propriedade do prefeito Dix-huit Rosado, o local serviu de sede para o movimento de artistas da cidade - COOCAR, e hoje é o Teatro Estadual Lauro Monte FilhoBNB Cultural.

a aveNida Leste-Oeste registra quase 10 acidentes em pouco mais de um mês. Índice elevado que mostra a necessidade de maior fiscalização na área, que liga o Centro aos bairros da zona leste.

O gOverNO paga hOje O prOgrama pé-de-meia aos nascidos nos meses de maio e junho. É a quinta parcela do programa 2025 no valor de R$ 200. Os beneficiados devem ter presença mínima de 80% nas aulas.

NOs úLtimOs dez aNOs, os casos de assassinatos de indígenas cresceram 201,43%, passando de 70 casos em 2014 para 211, em 2024. Roraima lidera o ranking com 57 homicídios.

O PL vai trabalhar nominata à Câmara com pelo menos cinco nomes de densidade eleitoral: os atuais deputados General Girão e Sargento Gonçalves e, provavelmente, a deputada bolsonarista Carla Dickson, ainda filiada ao União. O tenente-coronel Brilhante é outro nome na lista.

TAX FREE

O deputado Luiz Eduardo SDD) se reuniu com o subscretário de Turismo do Rio de Janeiro, Nilo Sérgio Félix, para reforçar a logística de implantação do Tax Free no Rio Grande do Norte. O projeto incentiva turistas estrangeiros com a devolução de impostos. Eduardo acredita que o Tax Free pode impulsionar o RN como destino turístico de estrangeiros.

SHOPPING

Ganha forma a estrutura do Shopping Cidade Mossoró, que está sendo construído onde funcionou a antiga fábrica de Gesso, ao lado do Vuco-Vuco. As salas, inclusive, já estão liberadas para locação. Fone para interessados: (84) 99451-8940.

TEMPORÁRIOS

O Ministério Público recomendou à Prefeitura a contratação de professores concursados e a suspensão de contratos temporários. Mas, calma gente, isso não foi em Mossoró, e sim em Macau. Por aqui, continua a farra dos temporários.

Po R F ELIPE Ig RE jA Da CBN
Agência Senado
Governo Federal avalia uma medida para acabar com a obrigatoriedade de aulas em autoescola

Polícia Civil diz seguir com investigações de tentativa de feminicídio

Agressão no elevAdor / Delegada responsável pelo caso informou ontem que apuração continua com depoimentos e diligências que estão em andamento

APolícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) explicou nesta terça-feira (29) que segue com as investigações de tentativa de feminicídio, em relação ao caso ocorrido neste fim de semana em Natal, onde um homem agrediu a namorada com uma série de socos no rosto dentro de um elevador de um condomínio. O suspeito foi preso e a vítima deverá passar por cirurgia depois de ter sido hospitalizada.

Em entrevista à imprensa na capital potiguar ontem, a delegada responsável pelo caso, Victoria Lisboa, titular da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher da Zona Leste, Oeste e Sul (DEAM/ZLOS) informou que a apuração continua com depoimentos e diligências que estão em andamento. A delegada explicou que

o grau de lesões sofridas pela vítima de 35 anos de idade corrobora para o crime de tentativa de feminicídio e que só conseguiu ouvir a vítima na noite da última segunda-feira (28), quando ela já estava em casa depois de sair do hospital.

A delegada acrescentou que a vítima ainda irá fazer exame de corpo e delito e detalhou que os prontuários médicos referentes ao socorro prestado devem ser anexados ao processo de investigação. A titular pontuou também que a vítima teria permanecido no elevador, na ocasião do ocorrido já temendo ser agredida e o local contar com câmera de segurança. O vídeo do episódio de violência ganhou repercussão nacional.

O agressor identificado como Igor Eduardo Pereira Cabral, de 29 anos, foi preso

após desfigurar o rosto da namorada com mais de 60 socos, segundo relatos. Ontem, a Polícia Civil do RN confirmou que está investigando o crime, classificado pela corporação como “brutal agressão”. O crime ocorreu no último sábado (26) e foi registrado por câmeras internas do condomínio. A polícia ressaltou que a vítima foi espancada com mais de 60 socos pelo companheiro, que foi preso em flagrante pela Polícia Militar (PMRN).

A Polícia Civil então representou pela prisão preventiva por tentativa de feminicídio, que foi decretada após audiência de custódia. O agressor segue detido. Na manhã desta terça, o perfil em rede social “Sem Mordaça RN” divulgou a foto dele já no sistema prisional do estado, onde o agressor aparece na imagem com a cabe-

Curso de formação de nova turma de policiais civis deve começar em novembro

O Curso de Formação Profissional da nova turma de convocados do concurso público da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) deve começar em novembro deste ano. Na última segundafeira (28), o Governo do Estado anunciou a convocação de mais 400 classificados no certame, incluindo 300 agentes, 50 escrivães e 50 delegados.

O Governo do RN destacou que essa nova convocação contempla a terceira turma de novos policiais civis na atual gestão

que já nomeou cerca de cinco mil agentes de segurança desde 2019, apontado como o maior investimento contínuo em efetivo da história do RN. A PCRN diz que a medida representa um reforço essencial para fortalecer a investigação, o combate ao crime e a proteção da população em todo o estado.

A convocação aconteceu após a recente divulgação de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado para tratar do assunto. A ativi-

resumão

Fogo em Baraúna

O município de Baraúna, a cerca de 40 km de Mossoró, registrou um incêndio em região de mata. A ocorrência foi notificada nesta terça-feira (29) pelo Corpo de Bombeiros Militar do RN que atendeu o caso. A instituição disse ontem que as equipes estavam enfrentando “mais uma difícil missão: combater um incêndio em área de mato seco”. O órgão afirmou que o calor intenso e o vento forte fazem as chamas se alastrarem rapidamente, “colocando em risco a fauna, a flora e até residências próximas”. Até o fechamento desta edição, ainda não havia informações sobre a contenção das chamas.

dade tinha sido anunciada para o próximo dia 19 de agosto. “Vamos mostrar a urgência e a importância de convocar a terceira turma do concurso da Polícia Civil do RN com no mínimo mais 400 classificados. Com um efetivo reduzido a apenas 35% do previsto em lei, a instituição enfrenta um cenário crítico de cargos vagos. A sociedade precisa — e merece — uma Polícia Civil fortalecida”, destacou na ocasião material divulgado pelo perfil em rede social “Classificados na PCRN”.

ça raspada, procedimento de praxe na esfera carcerária.

RepeRcussão do caso

Com a repercussão do caso, inclusive em nível nacional, diversas instituições têm feito novas campanhas de conscientização e de combate à violência contra a mulher. Uma dessas entidades foi o Tribunal de Justiça do Estado (TJRN) que publicou ontem em rede social um vídeo em tom de alerta. “Não existem desculpas para violência contra mulher: denuncie, disque 180”, afirma a publicação. O Governo do RN também publicou nesta terça em rede social uma série de postagens em tom de avisos e de orientação, reforçando que o estado conta com delegacias especializadas e toda uma rede de proteção à mulher.

no fim de semana foi preso e teria alegado ‘surto’

!Informação é de que vítima deverá passar por cirurgia depois de ter sido hospitalizada após agressão ocorrida em elevador de condomínio em Natal

Operação Lei Seca em Caicó e Currais Novos em julho resulta em mais de 1.600 veículos fiscalizados

A realização de ações da operação “Lei Seca”, do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) e do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), resultou em mais de 1.600 veículos fiscalizados em duas cidades do Seridó potiguar no decorrer deste mês.

Dados divulgados nesta terça-feira (29) pelo CPRE dão conta da realização de resultados obtidos durante três ações realizadas nos municípios de Caicó e Currais Novos, ao

Proteção à mulher I

O caso da mulher espancada com 61 socos pelo namorado dentro de um elevador em um prédio de Natal no último sábado (26) gerou forte comoção e uma imediata resposta da população. desde então, a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) tem registrado um aumento expressivo na busca por ajuda. A ALRN informou ontem que o Zap Mulher (84 98896-0402), canal de atendimento direto da Procuradoria, triplicou o número de mensagens desde a divulgação do caso.

longo do período das festas de Santana, em julho. O levantamento aponta que foram fiscalizados um total de 1.624 veículos.

Segundo o CPRE, mais de 50 condutores foram autuados por infrações relacionadas à Lei Seca. O Comando informou também que em uma dessas operações, um veículo do tipo Corolla (Toyota) desobedeceu a ordens de parada e rompeu a barreira policial na tentativa de evitar ser fiscalizado.

Mas que, após acompa-

nhamento tático por aproximadamente 10 km, o veículo foi alcançado e devidamente fiscalizado e os ocupantes abordados. O condutor recusou realizar teste do Etilômetro, todavia, visivelmente embriagado, foi conduzido à Delegacia de Caicó/RN para ser flagranteado pelo crime de dirigir sob a influência de álcool, além de autuações administrativas por ameaçar pedestres e veículos na via, por desobediência e por transpor bloqueio policial. O veículo foi recolhido ao pátio em virtude das graves infrações. O CPRE detalhou ainda que as operações registraram ainda 33 infrações diversas às normas do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Proteção à mulher II

Segundo a ALRN, a maioria das mulheres pede orientação jurídica, psicológica e relata situações de violência. “Preciso de proteção. Estou desesperada”, disse uma das mensagens recebidas nesta segunda (28), poucas horas após a agressão viralizar nas redes sociais. A Procuradoria da Mulher conta com uma equipe formada por psicólogas, assistentes sociais e advogados. Além do acolhimento, a ProMulher também pode solicitar medidas protetivas, acionando os órgãos competentes e acompanhando cada caso de perto. O canal de atendimento da ProMulher é o (84) 98896-0402.

Suspeito de agredir namorada
Jornal de Fato

Em boa fase, Inter recebe o Fluminense para manter o embalo

BRASILEIRÃO / Gaúchos vivem boa fase e estão invictos há quatro partidas; cariocas acumulam quatro derrotas consecutivas

Em alta desde a retomada do Campeonato Brasileiro, o Internacional quer dar sequência ao bom momento na Copa do Brasil. O Colorado enfrenta o Fluminense nesta quartafeira, 30, pelo jogo de ida das oitavas de final da competição. O duelo acontecerá no Beira-Rio e terá início às 21h30.

O Internacional vive boa fase e está invicto há quatro partidas, com três vitórias e um empate, este na última rodada do Brasileirão, por 1 a 1 contra o Vasco. A evolução do grupo comandado por Roger Machado fez a equipe se afastar da zona de rebaixamento e entrar na briga por vaga na próxima edição da Libertadores. Agora, a missão é manter o nível no mata-mata.

O momento do Fluminense é o oposto do seu próximo adversário. Semifinalista do Mundial de Clubes, o Tricolor teve uma queda de rendimento desde a retomada do calendário do futebol nacional e chega depois de quatro derrotas consecutivas, a última por 3 a 1 para o São Paulo. O clube carioca chega em bai-

xa e visa uma recuperação para afastar a pressão sobre o elenco e o técnico Renato Gaúcho.

O Internacional contará com o retorno do zagueiro Vitão, que está de volta após cumprir suspensão na última rodada do Brasileiro. Com a volta do camisa 44, o jovem Clayton Sampaio ficará no banco de reservas. Diante deste cenário, a comissão técnica terá novamente a dupla de zaga titular, com Vitão e Victor Gabriel.

Em alta depois de marcar dois gols nas últimas duas partidas, o atacante Johan Carbonero deve aparecer entre os onze iniciais contra o Fluminense. A tendência é que o colombiano receba uma oportunidade na vaga do jovem Gustavo Prado, que não conseguiu aproveitar as chances que teve no time titular.

Em recuperação de um trauma na perna esquerda, o atacante Enner Valencia dificilmente enfrentará o time das Laranjeiras. O possível desfalque, embora relevante pelo peso do nome, não afeta diretamente a formação titular, já que o equatoriano vinha sendo

reserva de Rafael Borré.

Apesar do desgaste físico sofrido pelo elenco no intenso jogo contra o Vasco, Roger Machado manteve a confiança no grupo para buscar um resultado positivo no jogo de ida das oitavas de final.

“Acredito que chegaremos 100% para o duelo contra o Fluminense. Temos que fazer a gestão de treino para os jogadores estarem com a maior energia possível para o jogo”, explicou.

Desfalque contra o São Paulo, o lateral-esquerdo Renê está fazendo tratamento intensivo para se recuperar de uma lesão no calcanhar esquerdo. O problema é semelhante ao sofrido pelo zagueiro Thiago Silva no ano passado, mas é considerado mais leve. A tendência é que ele esteja à disposição, já que o processo de recuperação está sendo bem avaliado.

Gabriel Fuentes, concorrente de Renê no setor, também ficou fora do duelo contra o Tricolor paulista. O colombiano se recupera de dores musculares e foi apenas preservado na última rodada para poder re-

Mais caro da história do Fla, Samuel Lino desembarca no Rio

Samuel Lino desembarcou no Rio de Janeiro no início da tarde desta terçafeira, 29, no Aeroporto Internacional Tom Jobim.

O jogador de 25 anos vai passar pelos exames médicos e assinar contrato até 2029 com o Flamengo.

O desembarque do jogador aconteceu com quase três horas de atraso em relação à previsão inicial e contou com a recepção de quatro torcedores rubronegros no aeroporto. Lino estava em Portugal resolvendo questões burocráticas, mas partiu em voo direto de Madri. Ele fez escala em São Paulo, onde encontrou o empresário, antes de chegar ao Rio.

O jogador irá direto ao hotel e depois a um hospital para iniciar os exames médicos. À tarde, ele vai até o Ninho do Urubu finalizar os testes físicos e conhecer o CT rubro-negro, além, claro, de assinar o contrato. Lá, ainda terá reunião com José Boto e também conversará com o técnico Filipe Luís.

deixar a Europa, o clube carioca entrou em acordo com o Atlético de Madrid, que já queria liberar o jogador para abrir uma vaga destinada a estrangeiros no elenco.

A negociação gira em torno de 24 milhões de euros - sendo 22 milhões de euros (R$ 143 milhões) fixos e mais 2 milhões de euros (R$ 13 milhões) em bônus por metas. Desta forma, Samuel Lino se tornará a contratação mais cara da história do Flamengo.

O atacante despertou o interesse de outros clubes da Europa, como o Napoli (Itália) e o Sporting (Portugal). Mas a proposta rubro-negra foi bem recebida em Madrid, com pagamento de um montante à vista e o restante em outras duas parcelas em janeiro e julho de 2026.

tornar 100% na Copa do Brasil. Por precaução, a comissão técnica relacionou o lateral Vagno, de 17 anos, para o confronto.

A principal dúvida é quanto ao esquema do Fluminense. O técnico Renato Gaúcho vem usando com frequência uma formação com três zagueiros, mas pode optar por usar apenas dois contra o Inter.

Ignácio, um dos destaques do setor, se recupera de uma lesão no joelho direito e ficará fora por até seis semanas. Manoel, reserva imediato, não teve boa atuação contra o São Paulo, o que abre espaço para uma escalação com dupla de zaga: Thiago Silva e Freytes.

O treinador também vem modificando os jogadores e fazendo um rodízio no elenco desde o fim da participação no Mundial de Clubes, o que levanta mais dúvidas na escalação. Na última rodada, o comandante testou dois atacantes juntos (John Kennedy e Everaldo), mas não teve sucesso. Neste jogo, a equipe pode entrar em campo com apenas uma referência ofensiva: Germán Cano.

O Flamengo acertou a contratação de Samuel Lino na última sexta-feira. Depois de convencer o jogador a voltar ao Brasil oferecendo um salário atrativo para o atacante

A preferência do jogador era permanecer na Europa. No entanto, ele enxerga o Flamengo como uma possibilidade de ficar mais próximo do radar da seleção brasileira comandada por Carlo Ancelotti.

O atacante teve uma rápida passagem na base rubro-negra e chegou a ser campeão da Copinha em 2018.

AGENDA JOGOS – COPA DO BRASIL

19h – CSA x Vasco

19h30 – Bahia x Retrô

19h30 – Cruzeiro x CRB

21h30 – Corinthians x Palmeiras

21h30 – Inter x Fluminense

Inter vive bom momento no campeonato
Samuel Lino assinará contrato de três anos
Ricardo Duarte
Luiza Sá

Adversário do ‘mata-mata’ já eliminou o próprio

América na Série D

FUTEBOL / Times voltam a se enfrentar em jogos eliminatórios, com sabor de revanche para o time potiguar

Aatal – O América terá pela frente um velho conhecido na fase eliminatória da Série D do Campeonato Brasileiro: a Juazeirense, responsável por uma dolorosa eliminação do alvirrubro em 2017. Naquela temporada, as equipes se enfrentaram pela primeira vez na história, nas quartas de final — o famoso “jogo do acesso” — que terminou com a classificação do time baiano.

Na ida, em Juazeiro, o América foi derrotado por 3 a 0. Na volta, na Arena das Dunas, o empate por 1 a 1 selou a eliminação da equipe potiguar. À época, o América era comandado por Leandro Campos, que curiosamente é o atual técnico da

Juazeirense.

Outro personagem que estará novamente em campo é o atacante Salatiel. Em 2017, ele marcou gols nas duas partidas, consolidando-se como carrasco americano. Hoje, veste a camisa do América e é um dos artilheiros da equipe na atual Série D, ao lado de Hebert, com quatro gols. No entanto, sua presença no confronto é incerta: Salatiel está entregue ao Departamento Médico após sofrer um trauma no tórax e não atua desde a vitória por 2 a 1 sobre o Santa Cruz de Natal, no dia 28 de junho. Do lado americano, o único remanescente daquele duelo que segue defendendo as mesmas cores é o volante Robson. Titular ab-

De Letra

MARCOS SANTOS

soluto em sua primeira passagem pelo clube, ele voltou a vestir a camisa rubra em 2020 e está em sua terceira passagem nesta temporada. Ao todo, acumula 36 jogos pelo América.

Aquela campanha de 2017 marcou a estreia do América na Série D. O clube encerrou a fase de grupos com a melhor campanha geral e eliminou Aparecidense-GO e Ceilândia nas fases seguintes, antes da queda para a Juazeirense.

RETROSPECTO FAVORÁVEL

Apesar da eliminação em 2017, o histórico entre América e Juazeirense é positivo para o lado potiguar. Em quatro confrontos, o América venceu duas

msantos@defato.com

vezes, empatou uma e perdeu apenas uma. Além disso, o time rubro não perde para a Juazeirense há mais de um ano.

O último encontro entre as equipes foi em janeiro deste ano, pela Copa do Nordeste, com vitória americana por 2 a 1 na Arena das Dunas. Na ocasião, o América saiu atrás no placar, mas conseguiu a virada com gols de Guilherme Paraíba e Ítalo Melo, sob o

CBF anuncia uso do VAR na Série D a partir das oitavas; nova divisão pode surgir em 2028

ASérie D do Campeonato Brasileiro terá uma novidade a partir das oitavas de final deste ano: o uso do árbitro de vídeo (VAR). A decisão foi anunciada nesta terça-feira, 29, durante reunião entre a CBF e representantes dos clubes participantes.

Além da implementação do VAR, outras mudanças estruturais podem acontecer nos próximos anos. Entre elas estão a possível criação da Quinta Divisão Nacional e a ampliação da Série D de 64 para 96 clubes.

A proposta é que 2027 seja um ano de transição, com o novo formato sendo adotado de forma definitiva a partir de 2028. A CBF voltará a se reunir com os clubes ainda este ano para dar sequência às discussões e ajustes no calendário.

Defesa

O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra, saiu em defesa da decisão do árbitro Flavio Rodrigues de Souza, que expulsou Léo Jardim durante o empate entre Internacional x Vasco. Segundo ele, o goleiro teria se recusado a receber atendimento médico e “forçado a barra” para ganhar tempo.

Detalhe

Após o jogo, exames detectaram hematomas musculares profundos e contusão na bacia de Léo Jardim. Ao ser questionado sobre o laudo médico apresentado pelo Vasco, Cintra evitou comentar diretamente e reiterou que a arbitragem continuará adotando o mesmo critério em situações semelhantes.

ABC

O ABC informou nesta terça, 29, que o atacante Islan não disputa mais o Campeonato Brasileiro da Série C pelo alvinegro. O jogador recebeu uma proposta do Luverdense/MT e segue por empréstimo.

Pode estrear

O nome do lateral-direito Emerson Royal apareceu no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF nesta terça-feira, 29. Assim, o jogador já está liberado para atuar pelo Flamengo, podendo estrear no jogo contra o Atlético MG, pelas oitavas da Copa do Brasil. Royal firmou vínculo com o Rubro-Negro até o fim de 2028, em uma negociação com o Milan que envolveu 9 milhões de euros (R$ 58 milhões). Mbappé com a 10

Real Madrid anunciou, nesta terça-feira, que escolheu o atacante francês Kylian Mbappé como o novo dono da camisa 10. A numeração estava vaga desde a saída de Luka Modrić, ao final da última temporada, depois do fim do Mundial de Clubes da Fifa.

Bons números

Mbappé usava a camisa nove no clube desde que chegou no clube merengue. E os números da última temporada não podiam ser melhores: foi o artilheiro isolado, com 44 gols. Agora, o Real quer capitalizar ainda mais com o jogador, que já vendeu centenas de milhares de camisas com o número 9.

comando do técnico Leston Júnior.

ADVERSÁRIO TEM

JOGADORES

CONHECIDOS

O time baiano conta com diversos jogadores com passagem pelo futebol do Rio Grande do Norte. Um dos principais é o zagueiro Adalberto, natural de Touros, revelado pelas categorias de base do América e com passagem pelo time principal

entre 2007 e 2010. No estado, ele também atuou por Santa Cruz de Inharé, ABC, Alecrim e Laguna. Outros nomes conhecidos incluem o lateral-direito Wilson, que defendeu o Baraúnas nesta temporada, o meia Clébson, ex-América, o atacante João Varolo, que pertence ao Laguna e está emprestado à Juazeirense, e Everton Lino, com passagens por Baraúnas e Santa Cruz de Natal.

Vasco visita o CSA iniciando briga por classificação na Copa BR

É hora do Vasco focar em um novo desafio. Nesta quarta-feira (30), o Cruz-maltino enfrenta o CSA, às 19h (de Brasília), no Estádio Rei Pelé, em Maceió, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

A partida de volta está marcada para o dia 7 de agosto, às 20h, em São Januário, no Rio de Janeiro. Quem avançar garante uma premiação de R$ 4.740.750 e terá o adversário das quartas definido por sorteio.

Apesar da tradição, os dois clubes vivem momentos difíceis na temporada. O CSA está há cinco jogos sem vencer na Série C e saiu da zona de classificação à segunda fase, restando apenas cinco rodadas. O Vasco, por sua vez, também amarga cinco partidas sem vitória, beira a zona de rebaixamento do Brasileirão e foi eliminado na Copa SulAmericana.

A má fase levou a diretoria do CSA a mudar o comando técnico. Higo Magalhães foi demitido e deu lugar a Márcio Fernan-

des, ex-Santos, Guarani e Paysandu. Ele estreia nesta quarta-feira, mas já tem problemas para montar a equipe: o zagueiro Jackson, o volante Kevyn e o meia Álvaro estão fora, entregues ao departamento médico.

A provável escalação do Azulão é: Gabriel Félix; Felipe Albuquerque, Islan, Betão e Enzo; Camacho, Gustavo Nicola, Brayann; Daniel Baianinho, Tiago Marques e Guilherme Cachoeira.

No Vasco, o técnico Fernando Diniz aguarda um parecer médico sobre Philippe Coutinho, que está em recuperação de lesão muscular e ficou fora das últimas duas partidas. Em compensação, o zagueiro João Victor retorna após cumprir suspensão na derrota para o Internacional, no último domingo, 27, pelo Brasileirão.

A provável escalação vascaína será Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Lucas Freitas e Lucas Piton; Hugo Moura, Tchê Tchê e Nuno Moreira (ou Philippe Coutinho); Rayan, David e Vegetti.

América passou da primeira fase do campeonato com certa facilidade

Mossoró

Jornal de Fato • quarta-feira, 30 de julho de 2025

RN tem a quinta menor taxa de acidentes de trabalho do país no 1º semestre de 2025

Balanço / De acordo com o Ministério do Trabalho, para cada 100 mil trabalhadores, 456

Dados apresentados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), durante a live da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT), realizada nesta semana, revelaram que o Rio Grande do Norte tem uma das cinco menores taxas de acidentes de trabalho do país no primeiro semestre de 2025.

A apresentação marcou o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (27 de julho) e teve como base informações extraídas do e-Social, em uso desde 2022, e do INSS, podendo apresentar variações conforme os critérios de extração e consolidação. Balanço mais recente mostrou que o RN registrou 2.420 acidentes de trabalho entre 1º de janeiro e 30 de junho.

O número coloca o Rio Grande do Norte com a quinta menor taxa de acidentes no trabalho para cada grupo de 100 mil trabalhadores. A taxa chega a 456, o que significa a cada 100 mil trabalhadores, 456 se acidentam. Dos outros menores percentuais do país, somente um não é do Nordeste.

A menor taxa foi verificada no Piauí, com 390 acidentados a cada 100 mil trabalhadores. O total de acidentes chegou a 390. A

segunda menor ficou com o Amapá (396), seguido por Maranhão (433) e Sergipe (425). Já as cinco maiores taxas são do Rio Grande do Norte (1.087), Santa Catarina (1.047), Paraná (955) e Espírito Santo (907).

Em termos absolutos, o Rio Grande do Norte registrou o nono menor número de acidentes com o total de 2.420. O estado com o menor número foi o Amapá, com 395. São Paulo (132.059), Minas Gerais (37.840), Paraná (31.307), Rio Grande do Sul (30.973) e Santa Catarina (27.339) são as cinco unidades federativas com o maior número de acidentes no período analisado.

São Paulo é o estado com o maior número de trabalhadores com 14.634.922 cadastrados. O Rio Grande do Norte ocupa a 19ª posição neste ranking com 530.774 trabalhadores. O estado com o menor número é o Amapá com 99.732.

“Os dados apresentados reforçam a necessidade de intensificar ações preventivas, especialmente nos setores com maior incidência de acidentes, como construção civil, transporte, saúde e agropecuária. Esses segmentos demandam gestão rigorosa de riscos e a implementação efetiva de medidas de segurança para a proteção dos trabalhadores”, destaca o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

LETALIDADE

A maior taxa de letalidade registrada no primeiro semestre de 2025 foi no Acre. O estado localizado no Norte do país teve taxa de 17,08. O Acre registrou no período 527 acidentes com um total de 9 óbitos. O Rio Grande do Norte teve a 12ª maior taxa de letalidade do país no semestre passado. O percentual ficou em 6,61. O total de óbitos no estado no período analisado foi de 16.

BRASIL

Desde 2021, o número de acidentes de trabalho no Brasil segue em alta. Houve crescimento de 12,63% entre 2021 e 2022; 11,91%

de 2022 para 2023; e 11,16% de 2023 para 2024. No comparativo entre os primeiros semestres de 2024 e 2025, o aumento foi de 8,98%. Embora o ritmo de crescimento tenha diminuído, os dados confirmam a tendência de elevação contínua e evidenciam a urgência de ampliar políticas públicas e ações preventivas voltadas à saúde e segurança nos ambientes de trabalho.

“No Brasil, a dificuldade de mensurar a quantidade real de acidentes do trabalho decorre, dentre outros fatores, da subnotificação, falta de padronização de procedimentos nas extrações dos dados e ausência

de sistema de registro unificado”, destacou a coordenadora-geral de Fiscalização em Segurança e Saúde no Trabalho, Viviane de Jesus Forte. “Existem indícios de que uma parcela significativa das ocorrências registradas como de natureza previdenciária tem, na verdade, origem acidentária”, completa.

Jovens de até 34 anos concentram 33,63% das mortes por acidentes de trabalho típicos no Brasil, revelando o alto impacto entre a população em plena idade produtiva e apontando consequências sociais, econômicas e familiares. Os dados mais recentes também indicam que as partes

do corpo mais atingidas refletem falhas básicas na gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) nas empresas, como a ausência ou uso inadequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Em 2025, a maioria dos acidentes de trabalho resultou em afastamento das atividades. Apenas 25,62% dos trabalhadores acidentados seguiram trabalhando normalmente, enquanto 62,35% precisaram se afastar por até 15 dias e 12,03% ficaram mais de 15 dias afastados. Os dados evidenciam o impacto significativo dos acidentes na saúde dos trabalhadores e na produtividade das empresas.

@jornaldefato /jornaldefatorn
Total de trabalhadores no Rio Grande do Norte até junho deste ano era de 530.774
Agência Gov.

Gente De fato

marilene.paiva@gmail.com

A aniversariante de hoje, Roberta Rosado, é sinônimo de beleza e elegância. Bioquímica respeitada, encanta por onde passa com sua presença marcante. Filha de Bernardo e Betinha, esposa de Jonas e mãe de Giovana e Bernardo Neto, Roberta celebra a vida rodeada de amor e admiração. Parabéns, querida!

MARILENE PAIVA

O cardiologista Bernardo Américo Rosado celebra mais um ano de vida com saúde, sabedoria e muitos motivos para brindar. Recebe o carinho da família Hospital Wilson Rosado e em especial da esposa Betinha e abraços dos amigos de longa data, Marcos e o médico Itamar Ribeiro. Vida longa e plena!

ESTREIA DO CURTA-METRAGEM “CASA DO LOUVOR”

Movimenta o interior do RN com cinema, formação e economia criativa.

Realizado pela Cia Bagana de Teatro, com produção da Traquitana Cultural, o filme é uma adaptação da montagem teatral homônima da companhia, que ao longo dos anos tem se consolidado como uma das principais referências da cena cultural potiguar. Estreia com propósito! O curta “Casa do Louvor – O Filme”, dirigido por Marcélia Cartaxo e Cristiane Fragoso, terá pré-estreia em quatro cidades do RN: Mossoró, Florânia (30/7) e Currais Novos (31/7), sempre a 19h, dentro do Circuito BNB de Cultura.

A advogada brilhante Helena Belmont celebra mais um giro em torno do sol. Saúde, alegrias e muitas felicidades!

É preciso amor para poder pulsar...Na paz do sorriso encantador de Sônia Gontijo reflete-se o amor dos filhos engenheiro Lucas, cirurgiã dentista Barbarah e advogado Maximiliano Gontijo. Maravilhosos!

O filme foi gravado com artistas locais e será exibido junto a oficinas de formação em audiovisual. Uma ação que une arte, educação e fomento à economia criativa.

A iniciativa, viabilizada com recursos da Lei Aldir Blanc, conta ainda com apoio da Fundação José Augusto (FJA), Secretaria Municipal de Cultura de Mossoró, Prefeituras Municipais e Banco do Nordeste.

O projeto reafirma a importância do audiovisual como ferramenta de educação, formação cidadã e desenvolvimento econômico sustentável. O filme não só promete, emociona!

ORFEU

Saudade é amar um passado que ainda não passou, É recusar um presente que nos machuca, É não ver o futuro que nos convida...”

CHAMPANHE NO GELO

Apagam velinhas hoje: Cibele Silveira, Roberta Rosado, Bernardo Rosado, Oziel Peixoto, Yago Teixeira Rosado, Júlio Cézar Soares de Souza, Wanderlei da Silva, Helena Jacinta Belmont, Arilúcia Freire da Silva Guilherme, Eliane Maria Dias e Salete Lima. Parabéns!!!

Violência que choca

A sociedade brasileira se encontra estarrecida com o caso brutal de uma mulher que foi covardemente agredida com 61 socos. As imagens que circulam nas redes sociais escancaram o ciclo cruel da violência doméstica, que ainda persiste em pleno século XXI. É urgente que a justiça atue com rigor, e que a sociedade reforce a rede de proteção às mulheres. Não é só um caso isolado — é um grito por respeito, segurança e dignidade.

E a toda amada Sônia Paiva completou 80 bem vividos anos ao lado esposo Lázaro e dos filhos Charles, Patrícia e Paulinha Paiva. Lindos!
FERNANDO PESSOA

Lisboa Batista

sargi13tario@hotmail.com

Você não pode ir muito longe enquanto não começar a fazer algo pelo próximo.”

Melvin Jones, fundador do lions internacional

FESTA DOS DESTAQUES –CONTAGEM REGRESSIVA

Faltam apenas três dias! Próximo sábado, a partir das 22h, a sociedade pauferrense viverá a maior e melhor festa social da cidade e região, a tradicional Festa dos Destaques, promoção vitoriosa deste colunista, que acontece em sua 23ª edição, no Clube AABB, com as atrações musicais, Maria Elvira e Skema Sertanejo, que já montaram repertório especial para a ocasião. Quero ver todo mundo dançando!

DECORAÇÃO – nesse ano vamos repetir a beleza aos nossos olhos e será assinada pela COMEMORE – Decor, leiase Jarismar Silva;

BUFFET – o segmento Buffet será assinado pela expert Manuelle Cezario, e com novidades para agradar aos presentes na AABB;

MESAS – Lembrando que as mesas reservadas aos destaques, homenageados e convidados, estão à disposição para aquisição no horário das 14h às 18h30, em minha residência, até sexta-feira; sábado, das 11h às 14h. Informações pelos contatos: 99972-2473 e 99915-1950. Até lá!

PADRINHOS/MADRINHAS – Dada a não confirmação de alguns padrinhos e madrinhas, resolvemos até hoje às 18h receber CONFIRMAÇÕES destes. Contamos com seu apoio e atenção ao convite.

Daqui para Marcelino vieira, tempo de parabéns para o amigo Pedro Júnior, que fez aniversário. no click com o primo Dedé de Dedeca.

Renomado Advogado, Chiquinho lobo, Padrinho da FD/25, tempo de parabéns pelo seu aniversário. no click com as gatas Giullyanna e Carol (esposa e filha).

Vacinação antirrábica chega à zona urbana de Mossoró a partir do dia 1º

Zoonoses / Vacina antirrábica é destinada para cães e gatos a partir dos 3 meses de vida e é a única forma de prevenir a transmissão da raiva

Apartir da próxima sexta-feira, 1 º de agosto, a campanha de vacinação antirrábica chega à zona urbana de Mossoró. A ação, que é promovida pela Prefeitura de Mossoró e coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, tem como objetivo imunizar cães e gatos contra a raiva, doença viral grave que pode afetar tanto animais quanto seres humanos. A vacinação acontecerá de forma gradativa em diferentes regiões da cidade. A cada semana, a Secretaria divulgará novos pontos de vacinação, garantindo cobertura em bairros e comunidades de toda a área urbana de Mossoró. Neste primeiro momento, a vacinação

ocorrerá das 7h30 às 11h, em pontos localizados nos bairros Abolição II, IV e V, Barrocas, Santo Antônio, Aeroporto e Ouro Negro.

A vacina antirrábica é indicada para cães e gatos a

partir dos três meses de vida, mesmo os que já foram vacinados no ano anterior. A Coordenação de Saúde e Bem-estar Animal reforça que os tutores devem informar à equipe sobre casos de

animais prenhes, doentes ou em tratamento de saúde. Animais bravos devem ser levados com o uso de focinheira.

De acordo com dados preliminares da Unidade de

LIONS CLUBE

Com duas reuniões realizadas à frente o Governador Mário Cipriano, na cidade de Pau dos Ferros, tudo se encaminha para ser fundado o Lions Clube de Pau dos Ferros. É uma organização de serviço voluntário do mundo. Contou com participação de representantes dos clubes de Caicó, Currais Novos e Mossoró. Sozinho podemos ajudar, juntos podemos fazer a diferença. Vamos participar!

UERN – HOMENAGENS

O CONSUNI/UERN aprovou a concessão de títulos honoríficos, os quais serão concedidos durante a Assembleia Universitária em comemoração aos 57 anos da UERN, em setembro. foram escolhidos, doutor honoris Causa: Maurizélia de Brito Silva; Professor honoris Causa: Geraldo Maia; Professor emérito: Glaudionora da Silveira e Diploma de Mérito Administrativo: Marileide Costa. Cumprimentos para os agraciados.

Do coração, iara Barbalho e o filhão sírio Barbalho, no abraço pelo seu aniversário. Tempo de parabéns do amigo Colunista.

Triste realidade, a partida de lucas Fernandes no último domingo. sentimentos de pêsames aos familiares em nome de Bernadete, a esposa e da primogênita Marta Fernandes. Abraço de saudades!

Vigilância de Zoonoses (UVZ), entre os dias 14 e 28 de julho, 2.356 animais já foram vacinados na zona rural, sendo 1.525 cães e 807 gatos. Assim como aconteceu nos anos anteriores, a campanha rural teve início no polo Maísa, no dia 14 de julho. A campanha de vacinação antirrábica será realizada em Mossoró até o mês de setembro.

“Considerando que o nosso município possui uma grande área de zona rural, começamos a campanha por essas áreas. Para isso, elaboramos um cronograma para contemplar todas as localidades do nosso município. De segunda a sextafeira, nossas equipes visitam as casas para realizar a vacinação dos animais”, explicou Ana Liza, coordenadora de Saúde e Bem-estar Animal do município.

A raiva pode ser controlada por meio da vacinação de cães e gatos

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, de alta letalidade e de importância para a saúde pública. A transmissão ocorre principalmente por meio da mordedura, arranhadura ou lambedura de animais infectados, e a letalidade pode chegar a 100% nos casos humanos. Embora grave, a raiva pode ser controlada com ações preventivas, como a

vacinação anual de cães e gatos, além do bloqueio de focos e disponibilização de soro antirrábico. Em Mossoró, a campanha seguirá até setembro, com cobertura progressiva das áreas urbanas e rurais. Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria Municipal de Saúde ou nas Unidades Básicas de Saúde participantes da campanha.

Cedida Cedida Cedida Cedida
Madrinha da FD/25, secretária de Cultura, Marta Pontes fez aniversário ontem, aqui no abraço de sua mãe socorro da 36 e da Tia Zita Pontes. Renovo parabéns.
Cedida
Campanha de vacinação contra a raiva em Mossoró se estenderá até o mês de setembro
Arquivo

Demais

georgianoazevedo@gmail.com

POTIGUARES

EM CENA!

A 56ª edição Casa dos Criadores teve início na terça-feira, 22, e encerrou no domingo, 27, no Centro Cultural de São Paulo e com "line up" de, aproximadamente, 34 desfiles. Estilistas à parte, a coluna DEMAIS registrou os modelos potiguares que brilharam na passarela. Maria Júlia Alves desfilou para Guilherme Dutra, Maria Luíza Freire para o Estúdio Traça. Já Hellen Rocha surgiu em três, para Visem, Dellum e Fabia Berseck, esse também teve a natalense Elali Alves abrindo o show, e Breno Ribeiro, da cidade de Nova Cruz, desfilou para Marlo Studio. Também, tivemos Clara Virgílio para Estúdio Traça e Kengá, e Rayslla (vencedora do Tráfego Look 2024) para Lebenites Atelier.

"Sou muito grata a minha agência mãe, Tráfego Models, que sempre me incentivou a correr atrás do meu sonho ", falou Maria Júlia Alves, que iniciou sua carreira aos 13 anos quando foi abordada pela equipe do Tráfego Look em 2023. Ela venceu a edição daquele ano e atualmente reside com a família em São Paulo, onde atua no cast da Mega Models.

BOLO CONFEITADO

Semana começando com aniversariantes queridos. É claro, fizemos os registros!

GEORGIANO AZEVEDO

Kênia Marques, a toda poderosa da Ótica Lou, em festa pelo aniversário!

Raquel Maia comemorou idade nova ao lado de amigas queridas em São Paulo
Diniz Filho apagando mais uma velinha!
Hellen Rocha, arrasando na Casa de Criadores
Maria Luiza Freire para Estúdio Traça
Breno Ribeiro para para Marlo Studio Clara Virgílio para Estúdio Traça
Rayslla Gomes para Leandro Benites

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.