A GRANDE VIAGEM DE ENÉAS ATHANÁZIO
MANOEL ONOFRE JR.
Escritor, membro da Academia
Norte-rio-grandense de Letras, autor das obras Chão dos Simples e O Caçador de Jandaíras, entre outras.
Enéas Athanázio, que se encantou no dia 4 de abril passado, era não só um grande contista regionalista, mas, também, ativista cultural de mão-cheia. Escreveu 62 livros – ensaios, artigos e notas de viagem, afora contos – e se correspondia com meio mundo, sempre atento aos arraiais literários de todo o país. Sulista autêntico, mas amigo do Nordeste, interessava-se por cangaço e fanatismo religioso, entre muitas temáticas regionais. Era sócio correspondente da Academia Norte-rio-grandense de Letras e de várias outras

academias estaduais. Com ele mantive correspondência epistolar durante longos anos, mas não tive oportunidade de conhecê-lo pessoalmente. Uma pena. Sinto a sua morte, embora saiba que ele, já nonagenerio, havendo cumprido a sua missão nesta terra, talvez se sentisse um tanto enfarado. Numa de suas últimas cartas me disse que resolvera parar de escrever livros. E acrescentou, referindo-se à velhice: "É a idade indecente".
Para iniciação à sua vasta obra ficcional, convém ler o livro Contos Escolhidos (Florianópo-




Organização: Clauder Arcanjo
clauderarcanjo@gmail.com

lis: Letras Contemporâneas, 2012).
Como já tive ocasião de afirmar, em artigo de jornal, trata-se de uma obra consagradora, propiciando visão geral do contista. Além do seu interesse puramente literário quanto à forma, isto é, linguagem, estilo etc., desperta especial atenção pela sua temática repassada de forte sentimento telúrico. Regionalismo, sim, todavia sem perder o sentido de universalidade.
Sem dúvidas, Contos Escolhi-
dos merece alinhar-se entre as grandes obras de ficção da literatura brasileira contemporânea.
Em tempo: Athanázio destaca-se, também, como ensaista, autor de livros indispensáveis para o conhecimento da vida e da obra de escritores tais como Godofredo Rangel e Monteiro Lobato.
Falta dizer que poucas pessoas conheciam o Brasil tão bem quanto ele. Era um andarilho inveterado, um estradeiro que sabia ver e registrar tudo ou quase
tudo por onde passava. Em um dos seus livros com anotações de viagens, ele diz que gostou da nossa Natal, onde esteve turistando, alguns dias, em novembro de 2004. O relato pormenorizado de sua estada, não só na capital do Estado, mas também em Caicó e outras cidades do Seridó, é simplesmente admirável. Impressionado com a natureza da região semiárida, ele diz:
Creio que agora conheço um pouco melhor o verdadeiro Sertão do Seridó de que tanto ouví falar e sobre o qual muito li. É um mistério como aquela gente consegue viver naquelas condições. Todo brasileiro deveria conhecer a região para não agasalhar preconceitos.
– & & & –
Homenagens póstumas foram prestadas ao notável escritor em Balneário Camboriú (SC), onde residia, bem como em diversos outros pontos do país.
Requiescat in pace Descanse em paz, caro Enéas.
– & & & –
Trecho de uma carta de Athanázio:
07.04.02
Caro Manoel Onofre Jr.:
Foi uma grata surpresa receber sua carta com o livro e a revista. Ainda há poucos dias eu pensava que meu intercâmbio com o Rio Grande do Norte estava interrompido, ao passo que crescia com outros Estados do Nordeste, região que muito me agrada e onde já tenho muitos amigos.
Tive o prazer e a honra de conhecer Cascudo, passei uma tarde com ele e D. Dahlia, em companhia de minha mulher, em 1983, no casarão da Avenida Junqueira Aires. Conversamos muito, e ele demonstrou grande alegria pelo nosso encontro. Ofereceu-me um livro, Anúbis e Outros Ensaios, com dedicatória, que guardo até hoje. Muitos anos depois alguém me disse que na biblioteca que foi dele, hoje no Memorial, estavam vários livros meus. Mas ele se foi, deixando um enorme vazio. Saindo da casa dele, senti que tinha vivido um dos grandes momentos de minha vida.
Depois travei conhecimento com Veríssimo de Melo.
Trocamos muitas cartas e livros. Escrevi a respeito dele nos jornais e, de repente, assim no mais, soube que ele também havia partido. Eu planejava conhecê-lo na primeira viagem à região. Não deu tempo. Lamentei muito.
Meus correspondentes Leontino Filho, de Pau dos Ferros, mudou-se para São Paulo, Murilo Melo Filho reside no Rio, e a Profa. Solange Maria Silva, de Nísia Floresta, silenciou. Getúlio Araújo mora em Goiânia.
Diante disso, fiquei desprovido de contatos na simpática terra de Cascudo, o provinciano incurável mais estimado do Brasil.
Por tudo isso, sua carta me trouxe muita alegria.


CCJ do Senado pode votar hoje a PEC do fim da reeleição
PROPOSTA / Relator encurta a regra de transição para que o fim da reeleição para governadores e presidente passe a valer em 2030
Da r e Dação
AComissão de Constituição e Justiça (CCJ) pode votar nesta quarta-feira, 14, a proposta de emenda à Constituição que acaba com a reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos. A reunião está marcada para as 9h. A votação ocorreria na reunião anterior, dia 7, mas, após pedido de vista, a votação ficou para a sessão de hoje.
O relator da matéria, senador Marcelo Castro (MDB-PI), apresentou novo parecer encurtando a regra de transição para que o fim da reeleição para governadores e presidente passe a valer em 2030, e não em 2034, como previa o texto anterior. A mudança ocorreu após senadores criticarem, na última sessão da CCJ, que a transição estava muito longa.
A PEC 12 de 2022 ainda aumenta o mandato dos chefes do Executivo, deputados e vereadores para cinco anos e dos senadores para dez anos. Além disso, a proposta unifica as eleições no Brasil para 2034, quando os brasileiros elegeriam todos os cargos de uma só vez. Atualmente, os eleitores vão às urnas a cada dois anos.
O relator justificou que o Brasil nunca teve reeleição para cargos do Executi-

vo antes de 1997, quando o Parlamento aprovou a reeleição, dando ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso a possibilidade de disputar novo mandato de presidente.
Ele afirma que o advento da reeleição tem trazido muitas distorções na prática política. Na eleição passada, 83% dos prefeitos que disputaram a reeleição no Brasil conseguiram se reeleger. “Isso é um dado muito claro de que não há uma paridade de armas quando se vai disputar uma eleição com o prefeito, ou governador, ou presidente da República no poder”, argumentou Castro.
Apesar do fim da reeleição ter amplo apoio da CCJ, o aumento dos mandatos
Projeto permite
desconto salarial para pagar por improbidade
A Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado aprovou nesta terça-feira, 13, projeto que prevê desconto no salário de agentes públicos para ressarcimento de dinheiro desviado (PL 4.641/2020).
Ele também amplia as possibilidades de bloqueio de bens nos casos de improbidade.
A proposta foi aprovada na forma de substituti-
vo apresentado pelo senador Sérgio Petecão (PSDAC), e segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
O projeto altera a Lei de Improbidade Administrativa (LIA), de 1992, para permitir um desconto mensal de até 30% da remuneração de agentes públicos acusados de improbidade, quando não forem encontrados bens suficien-
de senadores para dez anos tem sido alvo de críticas. A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) pediu ao relator que mantenha os mandatos de quatro anos para deputados e de oito para senadores.
“Você sair de um mandato de oito anos, que já é um grande tempo, para um mandato de 10 anos? Não tem país que tenha uma década de mandato para senador. E aumentar o mandato de cinco anos de deputado também não é bom. No caso americano, temos mandatos de dois anos para deputados. Há uma presença frequente do processo eleitoral”, disse a parlamentar.
Para o Executivo, a parlamentar defendeu um
tes para cobrir o desvio. O valor descontado deverá ser depositado em juízo e revertido ao ente público em caso de condenação. Se o agente for absolvido, o montante será devolvido. Outra inovação é que o bloqueio dos bens do agente público possa se estender ao pagamento de multa. A legislação atual prevê que os valores bloqueados sejam suficientes para o ressarcimento do dinheiro público desviado e a devolução do enriquecimento ilícito.
A proposta também estabelece que, havendo mais de um réu, a soma dos valores bloqueados não poderá ul-

Ney Lopes
nl@neylopes.com.br www.blogdoneylopes.com.br

“Olho” de Trump enxerga importância estratégica de Natal (I)
Como deputado federal, durante 24 anos, insisti múltiplas vezes sobre a importância mundial do Grande Natal, na condição de ponto estratégico do Atlântico Sul para uso tanto militarmente na defesa interoceânica quanto economicamente na instalação de uma área de livre comércio como polo turístico e exportador, com geração de milhares de empregos. Seria a maneira do estado do RN construir o futuro com inovação, deixando de lado o “disse me disse” provinciano sempre repetindo chavões sobre os mesmos temas – a importância da agricultura, minérios etc. –, sem oferecer opções concretas e objetivas de crescimento estável. Os sucessivos governos, classe política e empresarial, não ouviram os apelos sucessivos que fiz. Mais uma vez, provou-se que é proibido pensar grande no RN. Salvo uma “patota” que manda e desmanda, sempre pensando no próprio umbigo. Hoje, a classe dominante do estado continua a girar mediocremente em torno da reivindicação de emendas no orçamento da União. Meia dúzia de empreendedores usufrui de incentivos, isenções, créditos especiais, sem prestação de contas do uso. Ressalve-se, por justiça, que há honrosas exceções, mas a regra geral é essa. O RN não tem sequer o direito de sonhar com algo melhor, limitando-se à mesmice. Não há projetos, ideias, propostas novas. Só tem vez quem tiver o apoio da mão dos governos, por baixo do pano. Talento e competência de nada valem. Apenas, esperteza e oportunismo.
Ponto estratégico
tempo maior, de seis anos de mandato. “Nenhum governo consegue fazer uma obra estruturante, em um estado ou município, em quatro anos, ou mesmo em cinco anos”, completou.
Transição
Segundo o parecer do relator, a reeleição valeria ainda em 2026. Em 2028, os prefeitos teriam um mandato estendido de seis anos, sem direito a reeleição, para que, em 2034, todas as eleições coincidam em um único pleito.
Já governadores e presidente poderiam se reeleger em 2026. Com isso, em 2030 seriam as primeiras eleições sem possibilidade de reeleição para governadores e presidente da República.
trapassar o montante do prejuízo ao erário ou do enriquecimento ilícito — esse limite não existe nas normas atuais.
O texto também estabelece que a indisponibilidade poderá ser decretada mesmo sem a comprovação de perigo de dano, desde que o juiz, depois de ouvir o réu num prazo de até cinco dias, considere plausíveis os atos descritos na petição inicial. A oitiva do réu poderá ser dispensada caso possa comprometer a efetividade do bloqueio. Desde 2021, a LIA exige a comprovação de perigo de dano para autorizar o bloqueio.
A introdução do artigo é para chamar a atenção de que, finalmente, a importância estratégica do Grande Natal no Atlântico Sul como gerador de riqueza é reconhecida, pelo governo dos Estados Unidos, embora com outras finalidades, inexequíveis e ilegais. Natal situa-se numa saliência geográfica que deixa a cidade próxima da costa da África, útil na rota dos mísseis e foguetes teleguiados lançados do Cabo Canaveral. Por essa razão, o governo Trump está de “olho” no uso “irrestrito” da Base Aérea de Natal (BANT) e aeroporto de Fernando de Noronha. Alega o chamado “direito histórico de retorno operacional”, com base em investimentos realizados pelos EUA, durante a Segunda Guerra Mundial e o período da Guerra Fria.
aPoio logístico
A Base Aérea de Natal é considerada hub logístico de trânsito transcontinental, compatível com operações aéreas interteatrais e como base de prontidão para projeção sobre África Ocidental e litoral norte sul-americano. É aproximadamente 200 km mais perto da África do que Recife. A ocupação pretendida pelo governo Trump complementaria uma base de operações da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) e da Força Aérea Real do Reino Unido (RAF) no Atlântico Sul, já em funcionamento no território britânico da ilha de Ascensão. A ilha tem uma área de 88 km² e está localizada no meio do Oceano Atlântico a cerca de 1.600 km da costa africana, mais de 2.200 km da costa brasileira. (Continua)
curtinhas
+ China investirá 27 bi no Brasil. O RN de “olho aberto”. + Deus queira esteja errado: não faço fé na contratação de Carlo Ancelotti como técnico da seleção. É um dos melhores do mundo. Mas não para o momento do futebol brasileiro.
+ O incrível acontece! O presidente Trump admitiu aceitar o “presentinho “de um jato de luxo de US$ 400 milhões da família real do Catar. Usará enquanto estiver no cargo. Deverá transferi-lo para sua fundação presidencial assim que deixar a Casa Branca. Enquanto isso, Bolsonaro explica relógio recebido de presente numa viagem oficial.
Zelensky só aceita participar em negociações de paz diretas com Putin.
hoje na história
1940 – Segunda Guerra Mundial: Holanda rende-se à Alemanha nazista. 1948 – Independência e criação do Estado de Israel. 1952 – O Esquadrão de Demonstração Aérea Brasileiro, conhecido como Esquadrilha da Fumaça, realiza sua primeira exibição oficial.
1955 – Assinatura do Pacto de Varsóvia. 1796 – Edward Jenner faz o primeiro teste da vacina contra a varíola. 2005 – Estoura a crise política brasileira conhecida como escândalo do mensalão.
Leia o “blog do Ney Lopes” – informação e opinião
Governadora aponta avanços na segurança e infraestrutura
ENTREVISTA / Redução da violência, investimento recorde na malha viária e melhorias na logística e energia foram ressaltados por Fátima Bezerra
Agovernadora Fátima Bezerra apresentou um balanço dos principais avanços e investimentos estruturantes realizados pelo Governo do Estado nas áreas de segurança pública, infraestrutura e educação. Entre os destaques, a chefe do Executivo estadual citou o programa de restauração das rodovias estaduais, considerando o maior da história do RN; a redução da violência a partir de investimentos na Segurança; e os investimentos em educação, portos e aeroportos.
RN lide R a R edução da violê N cia N o B R asil
A governadora celebrou os dados do Atlas da Violência 2025 (IPEA/FBSP), divulgados na segundafeira, 12, que apontam o Rio Grande do Norte como o estado com a maior redução de homicídios do país entre 2022 e 2023: queda de 18,8%. “Fruto de um trabalho incansável em prol da segurança no estado, com dados inéditos e históricos. Estamos no caminho certo: combatendo o crime com inteligência, investimentos e valorização dos profissionais da

Governadora Fátima Bezerra durante entrevista ao programa Jornal da Mix segurança pública”, declarou.
Fruto de um trabalho incansável em prol da segurança no estado, com dados inéditos e históricos. Estamos no caminho certo: combatendo o crime com inteligência, investimentos e valorização dos profissionais da segurança pública"
O RN também obteve destaque na redução de homicídios entre jovens (24,5%) e tem, hoje, a capital menos violenta do Nordeste – Natal –, com uma taxa de 16,5 mortes por 100 mil habitantes. De acordo com Fátima Bezerra, os resultados refletem a aplicação eficiente dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, com mais de R$ 268 milhões investidos até 2024, além da ampliação do efetivo com mais de 4.600 profissionais contratados desde 2019. Entre os projetos em curso estão a nova sede do ITEP (R$ 25 milhões), o Complexo de Delegacias ou a Cidade da Polícia (R$ 11,3 milhões), e a entrega do helicóptero Potiguar 02. A governadora também ressaltou os investimentos em capacitação e tecnologia, incluindo a adoção de câmeras corporais nos uniformes dos policiais militares: “Estamos qualificando nossos agentes e garantin-
do mais transparência e legalidade na atuação policial”.
o maio R p R og R ama viá R io da histó R ia do RN
Na área de infraestrutura, Fátima Bezerra destacou o início do processo de duplicação da BR-304, um marco histórico para o estado. As obras terão continuidade a partir de setembro com a execução dos trechos entre Mossoró e Assú, e do entroncamento da Reta Tabajara até Riachuelo, totalizando 97 km, com prazo de conclusão de doze meses. “Estamos acompanhando de perto todas as etapas e o cronograma está mantido”, reforçou.
A governadora também ressaltou que o RN executa o maior programa de restauração de estradas de sua história: R$ 428 milhões aplicados em 800 km de rodovias já recuperadas, com previsão de alcançar mais de 2.000 km até o fim da gestão. Um novo edital de licitação será lançado
ainda em maio para recuperar mais 620 km, além de outros 155 km com apoio do Governo Federal. Na última semana, foram entregues 160 km na região do Seridó, contemplando trechos como RN288 e RN-118.
Outras obras estratégicas citadas foram a Travessia Urbana de Macaíba e a federalização da RN-104, com extensão de 141 km, que fortalecerão a integração logística e regional.
iN vestime N tos em ae R opo R tos e po R tos
A governadora anunciou a visita do ministro Silvio Costa Filho, dos Portos e Aeroportos, à cidade de Mossoró na próxima semana, para inauguração da nova pista do aeroporto local, que recebeu investimentos de R$ 50 milhões. No Porto de Natal, estão sendo investidos R$ 100 milhões em obras de dragagem e reforço das defensas da Ponte Newton Navarro.
Fátima Bezerra também destacou o projeto do Porto-Indústria Verde, em Caiçara do Norte. Com investimentos estimados em R$ 5 bilhões, via Parceria Público-Privada, o projeto será voltado à indústria offshore e à geração de energia renovável. “Será uma transformação para o nosso estado. O BNDES já firmou convênio para contratação da modelagem do porto. Um projeto inovador e estratégico para o futuro do RN”, disse.
Novos ie RNs e expaNsão do eNsiNo téc N ico e i N teg R al No campo da educação, Fátima Bezerra apontou investimentos expressivos em infraestrutura escolar, com R$ 300 milhões aplicados nos últimos três anos, beneficiando quase 200 unidades. “Estamos modernizando escolas e entregando os novos IERNs, que representam a educação técnica e integral que defendemos para a juventude potiguar”, afirmou.
O governo também investiu R$ 127 milhões em conectividade, garantindo banda larga em todas as escolas da rede estadual. Os resultados já são visíveis: crescimento de 227% na educação em tempo integral, 75% na educação especial e 154% na educação profissional.
Será uma transformação para o nosso estado.
O BNDES já firmou convênio para contratação da modelagem do porto. Um projeto inovador e estratégico para o futuro do Rio Grande do Norte”
CRO-RN interdita consultório odontológico de UBS de Mossoró
INSALUBRE / Sala de atendimento odontológico da Unidade de Saúde do Lagoa do Mato não oferece mínimas condições de uso
dA r edAção
Oconsultório odontológico da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Lagoa do Mato, zona sul de Mossoró, foi interditado pelo Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte (CRO-RN). Uma fiscalização constatou que o local está insalubre, ou seja, não oferece mínimas condições para atividades dos profissionais e atendimento à população.
A situação de abandono já havia sido reclamada pelos moradores e profissionais que atendem na área. O caso foi relatado à Secretaria Municipal de Saúde, mas nenhuma providência foi adotada.
O caso não é isolado. A mesma situação se repete na Unidade Básica de Saúde “Francisco Marques”, no bairro Alameda, zona leste da cidade. O atendimento odontológico não está sendo realizado porque a “sala do dentista” está fechada.
O descaso na UBS da Alameda foi constatado pela vereadora Marleide Cunha (PT), que esteve no local a pedido dos moradores. “Isso é um descaso com a saúde das pessoas”, denunciou ao relatar que a sala para o atendimento odontológico foi invadida por água de esgoto e o mau cheio no local é insuportável.
O mais grave que a UBS Francisco Marques passou por reforma recentemente, o que sugere que o serviço foi mal feito. “É um absurdo. A gestão municipal não pode continuar com esse descaso com a saúde pública”, reclamou Marleide.
InterdIções
O caos na rede municipal de saúde de Mossoró não é de agora, inclusive, essa não é a primeira vez que o CRORN interdita consultório odontológico das UBSs. Em 2024, pelo menos quatro consultórios foram interditados, diante de um cenário de irregularidades de estrutura e de falta de materiais, medicamentos e profissionais.

Em março do ano passado, a equipe de fiscalização do CRO-RN chegou a visitar 43 unidades de saúde na cidade, incluindo a rede privada. Foram fiscalizadas 19 UBSs que culminaram com interdições éticas em consultórios. Já no setor privado foram 24 visitas às clínicas, consultórios e laboratórios de próteses. Foram interditados naquele momento:
- UBS Raimundo Carlos Castro, na rua Padre Elesbão, 35, Boa Vista. Nesta unidade, os fiscais encontraram o consultório dentário totalmente insalubre com a presença de bastante mofo nas paredes e tetos; ausência de suporte para caixa de perfurocortantes. O local foi interditado eticamente e a gestão deve sanar os problemas para que a equipe de saúde bucal possa voltar a atender.
- UBS Vereador Durval Costa, na rua Ralfh Soppor, s/n, no bairro Alto do São Manoel. A equipe constatou que os problemas verificados na visita realizada em agosto de 2023 não haviam sido solucionados em sua
César Santos
cesar@defato.com

O PAU QUE BATE EM CHICO...
Overeador Petras Vinícius (PSD) cobrou da bancada federal do Rio Grande do Norte a destinação de recursos para investimentos em Mossoró. A cobrança é legítima. A cidade não foi incluída na relação de emendas coletivas ao Orçamento Geral da União (OGU-2026). A bancada potiguar priorizará Natal e a região metropolitana. Agora, também é legítimo a cobrança para o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) registrar os autores de emendas parlamentares que estão bancando as obras em Mossoró. Por (mau) exemplo, Allyson não citou mais de R$ 100 milhões em obras com recursos do Finisa porque o financiamento foi conquistado na gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP). Allyson não cita os quase R$ 50 milhões que a sua gestão recebeu do mandato do ex-deputado Beto Rosado (PP) para obras de pavimentação de ruas, construção de UBSs, entre outras. Allyson também não cita que a construção do novo anel viário de Mossoró está sendo construído porque o senador Rogério Marinho (PL) aprovou o projeto no governo Bolsonaro e os mais de R$ 60 milhões estão sendo liberados pelo governo Lula (PT). Todas as obras concluídas ou em andamento Allyson diz que são realizações do seu governo, irritando deputados e senadores que conseguiram milhões de reais para Mossoró. Daí, seria salutar que Petras Vinícius cobrasse em voz altiva que o prefeito anunciasse nas placas, na mídia oficial e nas inaugurações, a origem dos recursos que garantiram todas as obras de sua gestão. Do contrário, a cobrança do nobre vereador à bancada federal perde legitimidade porque vai soar como discurso politiqueiro. Nesse caso, é melhor ficar calado.

FAZ FALTA
totalidade, com exceção das canetas que foram disponibilizadas.
- UBS Bernadete Bezerra, rua Margarida Militão, s/n, bairro Dom Jaime Câmara, continua interditada.
O consultório interditado tinha duas cadeiras instaladas para o atendimento de duas equipes de Saúde Bucal. Uma das cadeiras estava com defeito de vazamento na mangueira, obrigando as equipes de SB a se revezarem nos atendimentos aos pacientes. As bases das cadeiras estão enferrujadas.
Na parte física do consultório, a fiscalização constatou diversos pontos de infiltrações nas paredes e teto, com “presença acentuada de mofo, bem como paredes descascadas”, ralo exposto e tampado com saco plástico.
As janelas são com venezianas, que facilita o acúmulo de sujeiras e impede uma assepsia eficaz, segundo os fiscais. A sala de esterilização também apresenta infiltrações e mofo acentuados.
Temos o maior programa viário da história do Rio Grande do Norte”
FÁt IMA B e Z err A Governadora do RN
EMENDAS
Beto Rosado cumpriu três mandatos na Câmara. Nesse período, contemplou Mossoró co m mais de R$ 70 milhões em emendas para obras de infraestrutura, saúde, educação e cultura. No último mandato, garantiu recursos para pavimentação de quase 200 ruas. Não foi reconhecido.
É
notícia...
1 2 3 4
O líder governista na Assembleia Legislativa, Francisco do PT, levou a proposta do governo de início de pagamento das emendas parlamentares - exercício de 2025.
A ideia da governadora Fátima Bezerra (PT) é pagar entre maio e junho, R$ 1 milhão de cada parlamentar, com prioridade à saúde.
O Conselho Regional de Odontologia interditou o consultório odontológico da UBS do bairro Lagoa do Mato, zona sul de Mossoró. Foi constatado que a sala não oferece mínimas condições de funcionamento. Em outras palavras, insalubre.
Segue a exposição Chuva de Bala no País de Mossoró, no Memorial da Resistência. O público pode conferir figurinos e acervos do espetáculo que narra a resistência da cidade ao bando de Lampião. Confira no Salão José Boulier, às 18h.
A Brava Energia registra EBITDA de R$ 1,1 bilhão no primeiro trimestre de 2025. E alcançou receita líquida de R$ 2,9 bilhões no período, aumento de 47% em relação ao trimestre anterior.
José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, morreu nesta terça-feira, 13, aos 89 anos. O chefe de estado de vida simples, referência da esquerda latino-americana.
VÍTIMA
O deputado José Dias (PL) diz que também foi vítima de fraudes no INSS. Ele afirmou ter identificado descontos mensais de R$ 77,86 durante todo o ano de 2024. O parlamentar reforçou o discurso em defesa da CPMI para investigar o esquema bilionário que lesou aposentados da Previdência Social.
TOMBO
O deputado Tomba Farias (PL) acusa a Caern, pasmem, de ter reduzido abastecimento de água em Santa Cruz para interferir nas eleições municipais de 2024. No pleito, a sua esposa, Dra. Fernanda, que era prefeita, perdeu para Aninha de Cleide (MDB), por uma diferença de mais de 10 pontos percentuais. Pelo visto, Tomba ainda não se refez do tombo.
BELO
Em 1982, nesta data, o viceprefeito Alcides Fernandes da Silva passava à condição de prefeito de Mossoró para um “mandato tampão”. Empossado pela Câmara Municipal, em sessão presidida por Lázaro Paiva, Alcides Belo sucedeu a João Newton da Escóssia, que renunciou para ser candidato a deputado estadual.
MANOEL BARRETO
Hoje completa 13 anos da partida de Manoel Barreto Filho, o eterno presidente do Potiguar. Segue fazendo muita falta ao futebol mossoroense e do RN.
‘A partir do dia 26 serei o treinador do Brasil’, diz Carlo Ancelotti
FUTEBOL / Técnico concedeu entrevista coletiva na manhã desta terça-feira e não deu muitos detalhes de negociações
POR FOLHAPRESS
Otécnico italiano Carlo Ancelotti, 65, confirmou em entrevista coletiva nesta terça-feira, 13, que será o técnico da seleção brasileira a partir do dia 26 de maio. Ele foi anunciado nesta segunda-feira, 12, pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), mas tanto o Real Madrid quanto o treinador ainda não haviam se posicionado a respeito.
“É muito importante [treinar o Brasil]. Até dia 26, sou treinador do Real Madrid e quero acabar bem essa parte final dessa fantástica aventura aqui. Quero terminar o melhor possível e sei que os outros estão muito interessados no que penso, no que farei, mas tenho que pensar os tempos que estou vivendo e esses são os dias que tenho aqui no Real Madrid. E, pelo grande respeito que tenho ao clube, aos jogadores e torcedores, estou muito focado no fim dessa aventura espetacular.
Falo por que a CBF fez esse
comunicado. É oficial que a partir o dia 26 serei o treinador do Brasil”, explicou.
A entrevista coletiva aconteceu no Centro de Treinamento de Valdebebas, em Madri, após o treinamento da equipe, que enfrentará o Mallorca nesta quarta-feira, 14. A conversa estava marcada para as 12h30 (7h30 de Brasília), mas o técnico começou às 12h48 (7h48 de Brasília). Foram cerca de 18 minutos de perguntas e respostas.
Apesar de bastante questionado sobre como serão seus dias à frente da seleção brasileira, Ancelotti evitou dar detalhes sobre as negociações ou sobre o que fará no comando da equipe, com respostas curtas.
“Estou muito feliz. Se não tivesse a entrevista coletiva, seria um dia fantástico. A entrevista coletiva me pede que eu explique coisas que não quero explicar, porque estou com a camisa do Real Madrid e tenho muito respeito pelo clube”, resumiu.
Ao falar sobre as duas próximas semanas, por conta da primeira convocação pela seleção brasileira, rei-
terou que só se concentraria nisso após sair do time.
“Eu sei perfeitamente como vão ser estas duas semanas: tenho que preparar o jogo de amanhã, o jogo de sábado, o jogo do próximo domingo contra a Real Sociedad. Eu tenho muito claro na minha cabeça o que tenho que fazer. Depois, no dia 26, terei outra coisa para fazer e pensarei nisso”, reiterou.
O italiano fez poucas brincadeiras durante a coletiva. Primeiro, disse que só tinha se dado conta da saída do Real Madrid ontem, com o anúncio da CBF, e, ao fim, dirigiu-se a um repórter e reafirmou que não estava triste.
“O que falei com o clube [a respeito da saída] é absolutamente pessoal. O futebol, como a vida, é uma aventura que começa e termina. No dia que cheguei ao Real Madrid, sabia que um dia acabaria. Esse dia vai ser em 25 de maio. Se acaba um período muito bonito e que acredito que foi muito bom, mas como todas as coisas da vida há um momento que se acaba. O futebol é como a vida”, disse.
MP pede a condenação de 7 pessoas por incêndio no Ninho do Urubu


O técnico salientou que sempre teve boa relação com o Real Madrid e que isso não mudou nesse momento.
“[O Real Madrid] Sempre me mostrou carinho, sempre me mostrará carinho. Não tenho nenhuma dúvida. Estas são as coisas da vida. Eu não podia ser treinador do Real Madrid a vida toda. Há um momento em que isto acaba por mui-

tas coisas. Porque você precisa de um novo estímulo. Pode ser que o clube precise de um novo estímulo, pode ser que o treinador precise de um novo estímulo. São as coisas normais da vida, que não é preciso fazer um drama disto. Eu não faço um drama disto”, definiu.
“Acabou esta temporada, mil obrigados a esta equipe, a este clube. Seguiremos cada um pelo seu caminho. Obviamente, com todo o carinho do mundo, serei um torcedor do Real Madrid por toda a vida. Mas é um período que se acaba, que foi um período espetacular na minha carreira. Quando comecei a treinar, [jamais pensei] que poderia treinar no Real Madrid por seis anos. Nunca pensei nisso na minha vida. Aconteceu. Tenho que agradecer ao clube”, complementou.

O Ministério Público do Rio de Janeiro pediu a condenação de sete pessoas acusadas pelo crime de incêndio culposo ocorrido no Ninho do Urubu, como é conhecido o Centro de Treinamento Presidente George Helal, que pertence ao Flamengo.
O pedido, divulgado nesta segunda-feira, 12, foi feito pela Promotoria de Justiça vinculada à 36ª Vara Criminal da Capital.
O incêndio, no dia 8 de fevereiro de 2019, provocou a morte de dez adolescentes e causou lesões corporais em outros três. Todos eram jovens atletas do clube.
Segundo o Ministério Público, 40 testemunhas
foram ouvidas na longa instrução criminal, que durou quatro anos desde que o caso foi denunciado à Justiça, em janeiro de 2021.
“O Ministério Público do Rio de Janeiro entendeu que o conjunto probatório angariado comprova plenamente a responsabilidade criminal dos denunciados”, diz nota da instituição.
Os acusados são pessoas que ocupavam cargos com ingerência no CT, eram responsáveis pelos contêineres destinados a alojar os adolescentes e também pela manutenção dos aparelhos de ar-condicionado.
Onze pessoas chegaram a ser denunciadas à Justiça, mas as denúncias contra dois acusados foram rejeitadas porque eles não
estavam vinculados ao fato; outro foi absolvido sumariamente pelo entendimento de que suas ações não contribuíram para o crime e um quarto, o expresidente do Flamengo Eduardo Bandeira de Mello, atingiu a idade prevista no Código Penal que daria o direito à redução de sua pena, o que resultou na prescrição do caso.
Para o Ministério Público, a tragédia poderia ter sido evitada. O processo criminal aponta que o CT funcionava sem alvará devido à ausência de certificado de aprovação emitido pelo Corpo de Bombeiros. O local, segundo a promotoria, já havia sido interditado e autuado várias vezes. Irregularidades elétricas e falta de manutenção preventiva nos aparelhos de ar-condicionado são al-
gumas das falhas apontadas pela investigação. O incêndio, segundo o órgão, começou devido a curto-circuito no interior de um dos aparelhos.
Além disso, os contêineres que funcionavam como alojamentos tinham uma janela gradeada por quarto, portas de correr que emperraram durante o incêndio e uma única porta de saída descentralizada e distante do quarto 1, onde os dez jovens morreram. Tudo isso dificultou a fuga dos adolescentes. Não havia um sistema de combate a incêndios e existiam no interior das chapas de aço material sem tratamento antichamas. Esse material, de alta inflamabilidade, causou o desenvolvimento rápido do incêndio, conforme mostrou a perícia técnica. Ao fim do processo, os denunciados estão sujeitos a penas de detenção, de 1 ano e 4 meses a 4 anos, com aumento de pena de um sexto até a metade.
PREGÃO ELETRÔNICO AMPLA PARTICIPAÇÃO Fundo Municipal de Assistência Social de Viçosa
PREGÃO ELETRÔNICO Nº 010/2025 - PE/SRP (Processo Administrativo n° 12050001/2025)
O Governo do Município de Viçosa, Estado do Rio Grande do Norte, através do(a) Fundo Municipal de Assistência Social de Viçosa, por intermédio do Agente de Contratação/Pregoeiro, designado pela Portaria n.º 003/2022 – GP/PMV, torna público que às 14:00 do dia 26/05/2025, fará realizar licitação na modali- dade Pregão, na forma ELETRÔNICA, de nº 010/2025 - PE/SRP, para REGISTRO DE PREÇOS, com critério de julgamento Menor preço por LOTE, para contratação de Empresa para fornecimento de cestas básicas para suprir as demandas das famílias de baixa renda, como parte das políticas sociais desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, garantindo segurança alimentar e promovendo o bem-estar das famílias em situação de vulnerabilidade, nos termos da nos termos da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, do Decreto nº 113, de 26 de dezembro de 2023, e demais legislação aplicável e, ainda, de acordo com as condições estabelecidas no Edital.
A sessão pública será realizada no site https://www.portaldecompraspublicas.com.br/, com entrega das Propostas a partir da publicação desta licitação e abertura das Propostas para 26/05/2025 às 14:00.
O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados nos sítios https://www.portaldecompraspublicas.com.br/, www.vicosa.rn.gov.br, ou na Sala de Licitações da PMV, sito a Rua Ozéas Pinto, 140, Centro, cidade de Viçosa - RN, a partir da publicação deste Aviso, no horário de expediente. Viçosa/RN, 13 de maio de 2025.
FRANCISCO CANINDE DE SOUSA NUNES Agente de Contratação/Pregoeiro

Mossoró
Jornal de Fato • quarta-feira, 14 de maio de 2025



Cerca de 170 mil pessoas ficaram sem energia após colisões contra postes da rede elétrica
Rede elétRica / O número refere-se ao primeiro quadrimestre de 2025 e foi divulgado pela Neonergia Cosern
Aconcessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no Rio Grande do Norte divulgou levantamento do número de colisões contra postes da rede de distribuição de energia no estado. De acordo com o balanço publicado pela Neoenergia Cosern, houve aumento de ocorrências no primeiro quadrimestre de 2025, impactando mais de 169 mil consumidores potiguares.
Os primeiros quatro meses do ano teve aumento de 22% de colisões em postes em relação ao mesmo período de 2024. O número de pessoas que ficaram sem energia mais que duplicou em comparação com o mesmo quadrimestre do ano anterior. Segundo o levantamento, o crescimento foi de 102,35%.
A distribuidora de energia elétrica explicou que as colisões causam um grande transtorno ao sistema de fornecimento de energia, pois, na maioria dos casos, acontecem em áreas de grande movimentação, como avenidas importantes. Além da quebra dos postes, as colisões podem provocar o rompimento de cabos, o que prejudica ainda mais a população por causa da interrupção no fornecimento de energia. A instalação de um novo poste e da nova fiação, quando necessária, é um serviço complexo e que demanda tempo e esforço das equipes técnicas.
Dependendo da gravidade da ocorrência, as equipes de campo precisam também aguardar a realização dos trabalhos da perícia policial para poder, então, iniciar o trabalho de manutenção. Dada a importância do tema, a Neoenergia Cosern enfatiza constantemente os cuidados que devem ser tomados durante um acidente com poste de energia.
MUNICÍPIOS
Pelo ranking divulgado pela concessionária, Natal e São José de Mipibu lidera-

ram de consumidores impactados no primeiro quadrimestre de 2025. Segundo o balanço, a capital do estado registrou 37 batidas em postes, o que impactou o total de 13.534 consumidores. Já a cidade da Grande Natal teve 10.057 pessoas impactadas.
Mossoró foi o segundo município com o maior número de ocorrências no período e o terceiro no número de pessoas impactadas com as colisões em postes. O total de batidas chegou a 11, enquanto que a quantidade de consumidores impactados com as
colisões chegou a 7.890 pessoas.
“Natal e São José de Mipibu lideram o ranking das cidades com os maiores números de clientes impactados em decorrência das colisões contra os postes da rede elétrica. Foram veículos de todos os portes
Concessionária reforça orientações de segurança
A Neoenergia Cosern traz algumas orientações de segurança em casos de se deparar com alguma ocorrência de colisão em poste. A principal orientação de segurança em casos de colisão é que, se cabos forem partidos e caírem ao solo, é importante que as pessoas permaneçam no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento por parte das equipes da distribuidora. As pessoas não devem se aproximar do local da colisão. Com o impacto da batida, os cabos de energia podem se romper e cair no veículo ou no chão.
PRINCIPAIS ORIENTAÇÕES
que colidiram e causaram, em algumas ocorrências, o rompimento de cabos. O serviço de recomposição da rede após uma colisão é uma tarefa que demanda um cuidado ainda maior por parte das nossas equipes e, nem sempre, é simples de executar. Por isso,
e dentro do mês de conscientização pela redução dos acidentes de trânsito, reforçamos que a população tenha consciência e dirija de maneira segura”, destaca Igor Mateus de Araújo, gerente de Desempenho da Operação da Neoenergia Cosern.
A concessionária alerta também que, em caso de acidente com poste da rede elétrica, é fundamental manter a calma e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) e a Neoenergia Cosern por meio do número 116. Além do risco à segurança, os responsáveis pelos acidentes podem ter que arcar com os danos causados.
A maior prevenção, porém, vem da conscientização do motorista e na adoção da direção defensiva para evitar acidentes. Seguir as leis e regras do trânsito, respeitar os limites de velocidade, atentar à sinalização e não ingerir bebida alcoólica ao dirigir são algumas das orientações dos principais órgãos relacionados ao assunto.
- mantenha o veículo em boas condições, verificando o estado dos pneus, dos freios, dos faróis e dos retrovisores;
- Não use celular quando estiver dirigindo. além da infração gravíssima, o motorista poderá colocar em risco a vida dos pedestres e outros motoristas;
- respeite sempre a sinalização de trânsito e os limites de velocidade das vias, em qualquer dia, local e horário;
- respeite os pedestres e sempre use cinto de segurança e capacete, para motociclistas;
- Sempre mantenha distância segura do veículo à frente;
- Não dirija sob o efeito do álcool, remédios ou qualquer outra substância tóxica;
- Nunca dirija com sono.

Gente De fato
marilene.paiva@gmail.com
“Reina quem não está entre os vulgares.”
FERNANDO PESSOA
INNOVATION DAY
Na sexta-feira (16), o Teatro Riachuelo, na capital potiguar, será palco do Innovation Day, evento que integra a programação da Semana S, promovida pelo Sistema Fecomércio RN, Sesc e Senac, voltado exclusivamente para empresários e empreendedores convidados.
PALESTRANTES
O economista Ricardo Amorim, a empresária Carla Sarni e o futurista Tiago Mattos serão os palestrantes do Innovation Day, evento que ofertará conteúdos estratégicos sobre economia, mercado e tecnologia.
CHAMPANHE NO GELO
Festejam idade nova hoje: Fátima Gomes, Luciano Lellys Silva, Aléxia Pinto, Fernanda Lopes, Cristiano Soares Fernandes, Janaína Chaves Câmara, Cleizimar Freire. Felicidades!!!

Casal oftalmologista Ramilson Tito com a sua elegante Gorete, na cerimônia de casamento do Dr. Rostand e Thaysa Flor, em Sintra, Portugal. Trés chic!

Eles tomam conta do coração da gente, o cardiologista todo lindo Arturo Rosado de Miranda e o Perfusionista Jonas Gonçalves, da equipe de excelência do Hospital Wilson Rosado.

SOLUÇÕES INOVADORAS
MARILENE PAIVA
INTERINA



DNA forte em beleza e graça. Yatamura Falcão com as suas belas filhas Pascalle e Lorna.
O poeta, professor e cronista Aluísio Barros indica o filme Homem com H, nas salas do Multicine Partage Mossoró. Ney Matogrosso é a maior performance artística da nossa geração. Tá valendo a pipoca.
Além das palestras, o evento contará com a participação de startups potiguares incubadas no Metrópole Parque, que apresentarão soluções criativas e aplicáveis ao mercado. Será uma oportunidade para conhecer iniciativas promissoras, estimular o networking e promover a troca de experiências e conhecimento entre empreendedores e convidados.


Lisboa Batista
sargi13tario@hotmail.com
CONFERÊNCIAS DAS CIDADES
A Agenda de Mobilização das Cidades para a VI Conferência Estadual das Cidades do RN foi iniciada ontem em Pau dos Ferros, no auditório do Campus da UERN, tendo como público-alvo pontos-focais e/ou representantes dos 30 municípios do Território Alto-Oeste Potiguar. Daremos mais detalhes.
PROGRAMA UERN 60+
o departamento de enfermagem do Campus da uerN em Pau dos ferros, por meio da Profa. dra. eliana fixina e do bolsista Halison Nobre, lançou o Programa de extensão uerN 60+segmento do Projeto na uerN Pau dos ferros que trabalha com o conceito do envelhecimento ativo em uma perspectiva dinâmica e interativa em frente conceituais e práticas. está com vagas abertas para receber interessados/as. informações pelo e-mail pferros@uern.br ou fone: (84) 99626-6718. Chama atenção aos docentes aposentados para participação no projeto.
SEMANA DE ENFERMAGEM
iniciada na última segunda-feira a 86ª Semana Brasileira de enfermagem, realizada pelo Curso de enfermagem da uerN/ Campus de Pau dos ferros, com a mesa-redonda “Saúde Planetária: desafios e atuação crítica da enfermagem”, no auditório antônio Capistrano. os palestrantes debatedores: Prof. ms. José ednardo Soares Pereira da Silva (enfermeiro do Hospital regional) e as enfermeiras e Professoras da uerN, dra. moêmia Gomes oliveira e dra. andrezza Graziella Veríssimo Pontes. aplausos!
PROGRAMA EMPREENDER
o Núcleo de Beleza de Pau dos ferros, do Programa empreender, promoverá no dia 19 de maio, às 19h30, palestra sob o tema: “trabalhar, sim, adoecer, não – construindo relações saudáveis com sua saúde mental”, conduzida pelo Psicólogo Bruno moreira, e destinada aos profissionais da área da beleza. momento de inspiração e aprendizado. informe-se com Jânea Bessa e participe.

Casal estimado, márcio Fernandes/ narla Bessa; ele aniversariou dia 11. Em tempo, a Coluna LB festeja.

Estimado do Colunista, Dr. Airton Lopes fez aniversário dia 12 último. Parabéns!

Querida do Colunista, da família e círculo de amizade, iraci dos santos torres fez ontem a festa da vida com flores e parabéns.


Debatedores sobre saúde planetária, na abertura da semana de Enfermagem no CAPF/ UERn: moêmia Gomes, Ednardo soares e Andrezza Pontes. sucesso!

tempo de parabenizar a magnífica Cicília maia, Reitora da UERn, pelo aniversário dia 11, recebendo o abraço da Profa. Luzinete Cabral, do Campus de Assú. Um brinde à vida!

A menina linda Daphine Ferreira fez 3 aninhos ontem, ao lado dos pais Lindomar/ Charliane e da mana Katlin. Um beijo do Colunista.
Ufersa oferta 227 vagas para seis cursos de graduação em Mossoró
Educação / As inscrições devem ser feitas por meio de formulário on-line, disponível no site da Ufersa
AUniversidade Federal Rural do SemiÁrido (Ufersa) está com vagas abertas para os cursos de graduação em quatro campi. Ao todo, são 685 vagas disponíveis, das quais, 227 são para seis cursos de graduação no campus de Mossoró. As demais são para os campi de Angicos, Pau dos Ferros e Caraúbas. Todas as vagas foram disponibilizadas por meio do edital complementar para ocupação de vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada – SiSU 2025 destinadas ao período 2025.2. As inscrições seguem até o dia 22 de junho e deverão ser realizadas por meio de for-
mulário on-line, disponível no site da Ufersa. Em Mossoró, os cursos com vagas disponíveis são: Administração, Agronomia, Ecologia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Pesca e Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Podem concorrer a uma das vagas os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem das edições de 2020 a 2024. “A inscrição do candidato no processo seletivo implica no consentimento com a utilização e a divulgação de suas notas e das informações prestadas no ENEM 2024, 2023, 2022, 2021 ou 2020, conforme inscrição, inclusive aquelas constantes no questionário socioeconômico e os dados referentes à sua participação no SiSU”, informa o edital.

As vagas são para os cursos de Administração, Agronomia, Ecologia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Pesca e Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia
Além disso, não serão aceitas as inscrições de pessoas que possuem vínculo com a Ufersa no mesmo curso e turno escolhido, que foram aprovados em outro edital ainda vigente na universidade no mesmo curso e turno, e que possuem duas ou mais notas zero em alguma disciplina da prova do Enem. Os documentos solicitados no edital devem ser enviados apenas nos formatos PDF, JPG ou PNG. “Os documentos enviados em outros formatos
serão desconsiderados”, aponta o edital.
A nota final do ENEM, para efeito de classificação no processo seletivo, será obtida por média ponderada das notas das provas realizadas (provas objetivas e prova de redação), sendo o peso das provas variável de acordo com o curso pretendido. O resultado final está previsto até o dia 4 de julho e o início das aulas do semestre letivo de 2025.2 é para o dia 25 de agosto.

saiba mais
Confira quantas vagas estão disponíveis para cada curso em Mossoró
- administração (Noturno) - 2 vagas
- agronomia (integral) - 2 vagas
- ecologia (integral) - 18 vagas
- engenharia agrícola e ambiental (integral) - 13 vagas
- engenharia de Pesca (integral) - 28 vagas
- interdisciplinar em Ciência e tecnologia (integral) - 164 vagas
Confira quais documentos devem ser enviados para realizar a inscrição
-a) Carteira de identidade (poderá ser substituída por passaporte, habilitação válida ou carteira de trabalho);
b) Cadastro de Pessoa física – CPf;
c) Certidão de nascimento ou de casamento – (Portaria meC N° 33 de 02/08/1978);
d) Certidão de quitação eleitoral – (Lei 4.737/1965) - obrigatório para todos os candidatos maiores de 18 anos e para os menores de 18 anos que já tenham realizado alistamento eleitoral; e) Comprovante de quitação militar: obrigatório para todos os candidatos do sexo masculino a partir de 1º de janeiro do ano em que completar 18 (dezenove) até 31 de dezembro do ano em que completar 45 (quarenta e cinco) anos de idade. - (Lei 4.375/1964); f) Certificado de Conclusão do ensino médio ou equivalente –(Lei 9.394/1996 – LdB) ou Histórico escolar completo; g) Perfil Social.
Demais
georgianoazevedo@gmail.com
MODA POTIGUAR
e ntre as novidades do line-up d o df B f estival, destaque para a estreia da etiqueta George a zevedo a rte, marca homônima do multifacetado George a zevedo que risca a passarela do maior evento de moda autoral na sexta-feira (16), no Centro de e ventos do Ceará/ f ortaleza, ao lado de nomes de peso.
MISS CEARÁ 2025
Sob o comando de andré Lacerda, aconteceu a aclamação da Miss Ceará Pacific universe 2025 na tarde de segunda-feira, 12, em solenidade na sede da Prefeitura Municipal do Crato.
trata-se da bela Priscila Nelice, que irá representar o Ceará no Miss Brasil Pacific u niverse 2025, dia 21 de maio, em Canoa quebrada (Ce).

ENTRE NO CLIMA
Geor G iano a zevedo

O programa e ntre no Clima comemorou 18 anos de sucesso na grade da tCM telecom, e para celebrar, gravou um “especial” durante o concurso Miss r io Grande do Norte Pacific u niverse 2025, no r equinte Buffet, com a super Penélope d ias no comando. e vai ao ar na sexta-feira, 19, no Canal 10 tCM telecom. f ique ligado!
VIPS
u ma das novidades do aniversário do programa e ntre no Clima foi a presença do trio d ayvid a lmeida, Lara Góis e Luana Góis, os primeiros apresentadores do programa. q ue emoção!
POR DENTRO DA MODA
O quadro Por d entro da Moda está debutando! i sso mesmo, 15 anos levando muita moda dentro da programação do programa e ntre no Clima t CM. Para celebrar, foi realizado um momento especial durante o Miss r N com desfile das lojas: f G Gorete f ernandes; PC Brand, marca exclusiva da Ponto Certo, da H a B Shoes; e GL i N ar Lingerie. todos, com cast tráfego Models e trilhas do d J Balinha.


Penélope Dias recebendo Luana Góis, Dayvid Almeida e Lara Góis na comemoração do aniversário de 18 anos do Entre no Clima.



INTELIGÊNCIA AUTORAL
o maior evento de moda autoral da a merica Latina, o df B f estival, tem início hoje e segue até sábado, 17, reunindo grandes marcas no Centro de e ventos do Ceará, em f ortaleza. Sob o tema " i nteligência a utoral", a edição deste ano reafirma o posicionamento do evento como a principal plataforma de moda autoral da a mérica Latina, promovendo a integração entre moda, cultura, formação e criatividade.
Com um olhar macro, o festival também amplia ainda mais seu propósito ao destacar a inteligência autoral como fio condutor de uma programação plural, gratuita e conectada com os grandes debates da atualidade. r eforçando seu comprometimento com a valorização do design independente, do saber artesanal e das novas tecnologias aplicadas à moda, promovendo experiências que integram identidade, inovação e propósito.
Com uma curadoria atenta ao presente e olhar voltado para o futuro, o df B f estival se reafirma como plataforma de visibilidade para estilistas, estudantes, empreendedores e designers que fazem da moda um instrumento de expressão cultural, econômica e social. e staremos lá degustando tudo para o Jornal de Fato!
Glícia Nardely recebendo clientes para o desfile GLINAR Lingerie.


