Jornal De Fato

Page 1


Jornal de Fato

A um ano das eleições, o RN tem quatro governadoráveis

>> Apesar das incertezas, governo e oposição têm os nomes no tabuleiro da sucessão estadual: Cadu Xavier (PT), Allyson Bezerra (União), Rogério Marinho (PL) e Álvaro Dias (Republicanos). Principal 3

Hospital Regional Tarcísio Maia realizou mais de 60 captações de órgãos

A mais recente captação de órgãos foi realizada no último domingo, totalizando 61 procedimentos desde 2016.

ESPORTE

Baraúnas iniciou a luta para voltar à primeira divisão derrotando Visão Celeste.

Bodó, na região Seridó, tem 37 empresas credenciadas para explorar jogos; governo federal questiona legalidade.

“Vamos começar a fazer

negócios”,

diz Trump após conversa com Lula Única loteria municipal funciona em município do Rio Grande do Norte

Presidente dos Estados Unidos diz que teve “ótima conversa” com o presidente do Brasil, que pediu o fim do tarifaço.

Principal 4

RN receberá mais de R$ 84 milhões para novas unidades de saúde

Estado passará a contar com mais 5 CAPS, 2 Policlínicas, além de 21 Unidades Básicas de Saúde. Recursos são do PAC Seleções.

Reprodução - Ilustrativa
Mossoró 3

JÚLIO ROSADO é escritor

juliorosadocorretordeimoveis@gmail.com

Antes de mais nada, digo que as ruas citadas neste texto correspondem, de fato, a um recorte que compreende algo entre a Praça Cívica e as proximidades do Teatro Alberto Maranhão, em Natal. Foi onde passei grande parte de minha infância e adolescência, posto que, neste período, residi, estudei e trabalhei em endereços sediados no perímetro. Aquele esquadro de ruas formava o caleidoscópio pelo qual eu vislumbrava meu pequeno universo. Era algo como uma regionalização da Bed-Stuy, do seriado do Chris Rocky. Hoje, vendo a quantidade de personagens, tão absurdamente mágicos quanto reais, que permeavam minha mente naquele período, também posso me referir como uma mostra, personalizada, da Macondo imaginada pelo colombiano García Márquez. Não se tratava apenas de um aglomerado de casas. O lugar possuía identidade própria. Por ali moravam e transitavam pessoas dos mais diversos ofícios e formações. Casas grandes e chiques conviviam com casas grandes e malconservadas, com casas mais humildes e até com casebres. Não havia o filtro seletivo dos condomínios de hoje que, usando critérios econômicofinanceiros, homogeneíza seus moradores entre pessoas de padrão social similar.

É interessante registrar o quanto as memórias daqueles tempos, entre os meus dez e dezessete anos, hoje voltam nas sinapses que ocorrem durante o sono. Algumas vezes acordo e esqueço tudo de imediato. Outras, fico boa parte do dia lembrando e remoendo dúvidas sobre a veracidade do que se passara em sonho. Para todo efeito, acredito que há um simbolismo no que o inconsciente escolhe rever. Não falo de premonição ou qualquer coisa mística, mas de uma corrente emocio-

nal que nos mantém presos a detalhes e situações mal resolvidas do passado. Talvez algum evento que provocou saltos ou, melhor dizendo, hiatos, durante a construção da personalidade que, agora, cobra, de modo neural, uma conclusão lógica para poder encerrar aquele arquivo e, metaforicamente, abrir espaço para formatação de novos conhecimentos em nossa mente.

O fantástico albatroz e o fim da civilização

Como aquele espaço urbano estava próximo aos centros comerciais da Cidade Alta e do Bairro da Ribeira, era normal ter um grande fluxo de pedestres e de veículos que se acotovelavam e se afunilavam a caminho do trabalho ou das compras. Até nos finais de semana, devido ao Palácio dos Esportes e ao Clube Albatroz, nos arredores da Praça Cívica, havia momentos de pico. Era quando seus frequentadores saíam feito turba, a pé, ao final dos jogos ou das matinês, em direção à parada metropolitana, para pegar os ônibus que os levariam de volta a suas comunidades.

Geralmente, no domingo, a movimentação de saída da festa coincidia com o horário em que se iniciava um fantástico programa apresentado por uma grande rede televisiva. Lembro-me da primeira vez que percebi essa coincidência. À época, o apresentador do programa anunciava a atração, com direito a encenação, falando da possibilidade de um dado país do Oriente, que não lembro agora qual seria, estar desenvolvendo uma arma biológica. A reportagem era acompanhada pela imagem simulada de um pesquisador que deixava um frasco com a amostra cair no chão e se espatifar liberando o conteúdo mortal. De imediato, um efeito so-

Organização: Clauder Arcanjo

clauderarcanjo@gmail.com

noro aterrador e o mapa-múndi aparecia exibindo a evolução do contágio por todo o planeta. Em poucos dias, a humanidade estaria extinta. Imagens de multidão atordoada e correria. A emoção provocada fazia tudo parecer real. Coincidentemente, no mesmo instante, na calçada da casa, uma multidão em algazarra passa correndo... (Depois, para meu alívio, percebi que eram apenas os festeiros correndo para não perder o último transporte coletivo.)

As festas no Clube Albatroz ainda perduraram por algum tempo, até diminuírem a frequência e acabar. Eu..., bem, eu me acostumei e aprendi que quem faz esses programas de televisão gosta de se divertir com a gente criando medos e adversários fictícios. O problema é que, de tanto repetirem essa brincadeira, a mente da gente transforma o medo em pavor, e o adversário passa a nos assombrar sob diversas feições e, em cada uma delas, com um novo conceito ameaçador. Então, ante o pânico gerado, até os povos que seriam naturalmente colaborativos se tornam potenciais inimigos do estilo de vida do Ocidente. Interessante observar que, pelo excesso de desconfiança, as hostilidades se tornam mútuas e frequentes, fragilizando a convivência e criando um ambiente suscetível em que qualquer motivo trivial pode ser o estopim de uma relação tóxica que os fará se tornarem inimigos reais. É o que se pode chamar de profecia autorrealizável. Também há quem chame de efeito preditivo.

Não sei como, mas me parece que esse tipo de brincadeira ajuda alguns governantes a conseguirem petróleo mais barato para seus países e, consequentemente, para seus empresários. Também ouvi falar que serve para que uma nação com duzentos e poucos anos de existência imponha seu conceito civilizatório a outros povos. Incrivelmente,

muitos dos subjugados possuem cultura milenar. Pensando bem, acho que esse tipo de brincadeira não funciona como método, pois é usada ainda nos dias de hoje. Se algo precisa ser utilizado por tanto tempo, provavelmente, é por não ser eficaz. Mas posso estar equivocado, não é mesmo?!

O palavrão de “Pedemil” e a paz dos perturbados

O interessante nas personagens que frequentavam, ou melhor, transitavam por aquele espaço urbano é que não se tinha, necessariamente, noção de suas origens. Por se tratar da confluência de várias ruas, os transeuntes tanto apareciam quanto desapareciam facilmente de nossas vistas. “Pedemil” era um desses casos. Geralmente ele passava pela rua Felipe Camarão, vindo da rua Ulisses Caldas, no sentido de quem iria para o Bairro da Ribeira ou das Rocas. À época, a unidade de valor de nossa moeda era o Cruzeiro e a cédula de Cr$ 1.000 era de uso corrente devido à desvalorização. Assim, já dá para imaginar o motivo do apelido daquele rapaz. Isso mesmo. “Pedemil” era, de certa forma, uma figura triste e engraçada. Se aproximava das pessoas com um andar serelepe, já com a mão estirada, um pouco elevada à altura do rosto de seu interlocutor e sapecava o pedido mendicante: “Ei, me dê mil!”. E só saía do local após algum dos presentes abrir mão de uma moeda. Se tem uma coisa que a frequência provoca é a exposição, e a exposição permite conhecer as pessoas. Então, duas coisas foram descobertas sobre a figura de “Pedemil”: uma é que ele se considerava um donzelo. E isso fazia com que os moleques mais velhos o provocassem apontando, aleatoriamente, para alguma menina, dizendo que ela queria namorá-lo. Era o suficiente para vê-lo se afastar, de

Um produto da Santos Editora de Jornais Ltda.. Fundado em 28 de agosto de 2000, por César Santos e Carlos Santos.

imediato, deixando até de pedir dinheiro. “Não. Eu me mijo todo...”, dizia o inocente. Outra coisa que se descobriu, é que ele tinha um gatilho reativo quando ouvia um palavrão específico que o deixava visivelmente perturbado. Era quando aquele ser se tornava perigoso. Foi por acaso. Numa rodinha de conversa alguém, inadvertidamente, falou o termo “p@rr@” e, de repente, voou pedra para todos os lados. Dali em diante, os mais experientes passaram a ter cuidado com as palavras. Contudo, não deixavam de usar a malicia com os incautos: quando viam a aproximação dele inventavam uma situação qualquer para ludibriar e induzir os incautos a falar a palavra proibida. Era só esperar e rir da carreira que eles iriam levar do pedinte.

Por sorte, as pedras atiradas por “Pedemil” nunca acertaram ninguém. Já os carros que ficavam estacionados no arruamento, e serviam de barricada para proteger os provocadores, se tornavam alvos acidentais da agressividade do rapaz. Mas isso era um problema à parte. Na atualidade, a figura ingênua que “Pedemil” representava não existe mais. Independentemente de sua condição mental, ele parecia gostar de conversar com os moleques da “minha” rua. Não parava só para pedir dinheiro. Ele se divertia, e a gente lhe dava atenção. Naqueles instantes que ficava conosco, era acolhido e se inseria nas brincadeiras. À época, jogávamos futebol no calçamento, muitas vezes arrancando as unhas dos dedões dos pés, com uma bola dente de leite, meio murcha para não quicar muito, e “Pedemil” ajudava a completar os times.

Hoje, passados quase cinquenta anos, não sei qual foi o destino daquela criatura vivente. Mas, em um sonho magicamente realista, ele me apareceu com um sorriso no rosto, acompanhado de uma mão suplicante estirada em minha direção; e a outra, meio que escondida por trás do corpo, segurando uma pedra, me intimando: “Ei, me dê mil!”. Eu não entendi a natureza simbólica do sonho, no entanto aquele pedido “com um sorriso no rosto e uma pedra na mão...” forma uma imagem que me soou familiar e me deixou um pouco perturbado por me fazer lembrar, simultaneamente, um conceito bastante utilizado nas relações diplomáticas e o afresco A Criação de Adão, pintado por Michelângelo, o artista renascentista italiano, a pedido do Papa Júlio II, para a Capela Sistina.

Direção Geral: César Santos

Diretor de Redação: César Santos

Gerente Aadministrativa: Ângela Karina

Dep. de Assinaturas: Alvanir Carlos

A um ano das eleições, RN tem quatro nomes ao governo

DISPUTA / Cadu Xavier, Allyson Bezerra, Rogério Marinho e Álvaro Dias formam o cenário da sucessão estadual

DA REDAÇÃO

Aum ano das eleições gerais, o cenário político do Rio Grande do Norte se desenha com nomes que, provavelmente, baterão à porta do eleitor. Embora existam incertezas, o que é natural para o tempo que falta para as convenções que definirão os palanques, a disputa para o governo estadual e pelas duas vagas ao Senado muito provavelmente terá os nomes que estão lançados como pré-candidatos.

A corrida pelo Governo do Estado tem quatro précandidatos assumidos:

1 - Cadu Xavier (PT), atual secretário estadual da Fazenda, apoiado pela governadora Fátima Bezerra (PT);

2 – Allyson Bezerra (União Brasil), prefeito de Mossoró que caminha em faixa própria;

3 – Senador Rogério Marinho (PL), líder do bolsonarismo potiguar e ferrenho opositor ao governo do PT;

4 – Álvaro Dias (Republicanos), ex-prefeito de Natal, que se lançou pré-candidato em via de oposição ao atual governo.

As incertezas existem em torno dos nomes do governo e da oposição. Cadu Xavier ainda não conseguiu se consolidar como um candidato competitivo. Daí, a possibilidade de ele ser substituído

pelo atual vice-governador

Walter Alves (MDB), que assumirá o governo em abril e terá direito à reeleição.

Walter tem dito que não deseja ser candidato a governador e afirma que apoiará Cadu. No entanto, se o petista não se viabilizar, certamente Walter não recusará uma convocação para assumir a cabeça de chapa governista.

Na oposição, a dúvida existe entre Rogério Marinho e Álvaro Dias, embora ambos afirmem que são précandidatos a governador. Há uma corrente trabalhando nos bastidores para que Álvaro desista da candidatura a governador para apoiar Rogério, visto como um

nome mais competitivo. Álvaro sairia para disputar o Senado na chapa de Rogério, no entanto, o ex-prefeito de Natal segue afirmando que será candidato a governador.

TERCEIRA VIA

Reeleito em 2024 com mais de 78% dos votos dos mossoroenses, Allyson Bezerra é tido como favorito a ganhar o governo estadual em 2026. Ele aparece nas primeiras colocações de todas as pesquisas de intenção de votos realizadas e divulgadas até aqui. Daí, muito provavelmente renunciará ao mandato de prefeito para ser candidato a governador em terceira via.

Fátima desafiará o mandato de Zenaide ou de Styvenson

O senador Styvenson Valentim (PSDB) e a senadora Zenaide Maia (PSD) serão candidatos à reeleição, mas não terão vida fácil. A governadora Fátima Bezerra (PT) é nome forte para uma das duas vagas. As pesquisas de intenção de votos divulgadas até aqui apontam que se as eleições fossem hoje Styvenson e Fátima seriam os eleitos.

A governadora, que já foi senadora da República entre os anos de 2015 a 2018, renunciará ao mandato para disputar as elei-

ções 2026. Ela confirmou que se desincompatibilizará do cargo até o dia 4 de abril, seis meses antes do pleito, para cumprir norma do calendário eleitoral.

Com Fátima na disputa, Zenaide Maia decidiu romper politicamente com o PT do Rio Grande do Norte, embora siga como vice-líder do governo Lula (PT) no Senado. O distanciamento de Zenaide é estratégico. A senadora aposta que a sua disputa é com Fátima Bezerra, já que Styvenson Valentim é apontado como favorito.

Dessa forma, as duas no mesmo palanque favoreceria à atual governadora.

Zenaide saiu de perto de Fátima e “colou” no prefeito de Mossoró e pré-candidato a governador Allyson Bezerra. Ela acredita que a dobradinha com Allyson na cidade, que é o segundo maior colégio eleitoral do estado, dará um salto na campanha capaz de enfrentar Fátima Bezerra com chances de vitória.

A corrida pelo Senado pode ganhar um fato novo: o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves, que po-

a governador

Allyson Bezerra fortalece o seu projeto ao lado da senadora Zenaide Maia (PSD), que rompeu com o PT para buscar a reeleição ao lado do prefeito de Mossoró (veja matéria nesta página). O apoio de Zenaide e do irmão dela, deputado federal João Maia, presidente estadual do Progressistas, fortalece o projeto eleitoral de Allyson em regiões onde ele ainda é desconhecido, como a metropolitana de Natal e o Seridó.

Allyson Bezerra já comunicou aos mais próximos que renunciará o mandato até abril do próximo ano para disputar o Governo do Rio Grande do Norte.

de sair do PSD de Zenaide para ser o segundo candidato ao Senado na chapa da governadora Fátima. Ele não admite de público, mas abriu diálogo. Nas eleições de 2022, Carlos Eduardo foi candidato a senador no palanque de Fátima, que foi reeleita governadora, mas ele acabou derrotado pelo senador Rogério Marinho (PL). Carlos Eduardo é visto como um nome competitivo, capaz de ganhar o segundo voto do eleitor de Fátima e, por consequência, evitar que esse voto seja transferido para Zenaide ou Styvenson. Daí, a internação da governadora de abrir o caminho de volta de Carlos Eduardo.

RESULTADO DAS ELEIÇÕES PARA O GOVERNO DO RN EM 2022

1 - FÁTIMA BEZERRA (PT) – 1.066.496 VOTOS (58,31%)

2 - FÁBIO DANTAS (SDD) – 406.461 VOTOS (22,22%)

3 - STYVENSON VALENTIM (PODEMOS) – 307.330 VOTOS (16,80%)

4 – CLORISA LINHARES (PMB) - 39.011 VOTOS (2,13%)

5 – DANNIEL MORAIS (PSOL) - 3.691 VOTOS (0,20%)

6 – ROSÁLIA FERNANDES (PSTU) - 2.437 VOTOS 0,13%)

7 – NAZARENO NERIS (PMN) - 1.325 VOTOS (0,07%)

8 – BENTO (PRTB) - 1.178 VOTOS (0,06%)

9 – RODRIGO VIEIRA (DC) - 1.045 VOTOS (0,06%)

- TOTAL - 2.086.722

- VÁLIDOS - 1.828.974 (87,65%)

- BRANCOS - 95.721 (4,59%)

- NULOS - 162.027 (7,76%)

- ABSTENÇÕES - 463.569 (18,18%)

RESULTADO DAS ELEIÇÕES PARA O SENADO EM 2022

1 - ROGÉRIO MARINHO (PL – ELEITO) - 708.351 (41,85%)

2 - CARLOS EDUARDO (PDT) - 565.235 (33,40%)

3 – RAFAEL MOTTA (PSB) - 385.275 (22,76%)

4 - GERALDO PINHO (PODEMOS) – 10.000 (0,59%)

5 - FREITAS JR (PSOL) – 6.661 (0,39%)

6 - SHIRLEI MEDEIROS (DC) – 5.766 (0,34%)

7 - PASTOR SILVESTRE (PMN) - 4.024 (0,24%)

8 - MARCOS DO MLB (UNIDADE POPULAR) – 3.535 (0,21%)

9 - DÁRIO BARBOSA (PSTU) – 3.072 (0,18%)

10 - MARCELO GUERREIRO (PRTB) – 590 (0,03%)

- TOTAL - 2.086.722

- VÁLIDOS - 1.692.509 (81,11%)

- BRANCOS - 154.485 (7,40%)

- NULOS - 239.728 (11,49%)

ABSTENÇÕES - 463.569 (18,18%)

Cadu Xavier, Allyson Bezerra, Álvaro Dias e Rogério Marinho são os pré-candidatos

“Vamos começar a fazer negócios”, diz Trump após conversa com Lula

POR TELEFONE / Presidente dos Estados teve “ótima conversa” com o presidente do Brasil, que pediu o fim do tarifaço

Opresidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reafirmou que teve uma "ótima conversa" por telefone com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta segunda-feira (6), mas não respondeu se diminuirá as tarifas contra o Brasil -- um dos pedidos feitos pelo petista durante a chamada.

Ao relembrar o encontro que teve com Lula durante a Assembleia Geral da ONU, enquanto trocavam de lugar para discursar, o republicano comentou: "Nos encontramos e gostamos um do outro... e tivemos uma ótima conversa, vamos começar a fazer negócios".

Questionado se considera ir ao Brasil, Trump disse que "em algum momento, faria isso", e destacou que o presidente brasileiro deve ir aos Estados Unidos.

Segundo apuração de Teo Cury, analista de Política da CNN, Lula se dispõe a viajar aos Estados Unidos para um encontro com o líder americano. Ainda assim, o presidente sugeriu que eles se reúnam na Cúpula da Asean, na Malásia, e reiterou o convite para que Trump vá à

COP30, que acontecerá em Belém, no Pará, em novembro. Em outro momento durante as declarações na Casa Branca, o republicano chamou Lula de "um bom homem".

NEGOCIAÇÃO

Donald Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às

Julgamento da Lei da Ficha Limpa terá rito acelerado

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira, 6, a adoção de rito sumário para julgar a ação que questiona as mudanças promovidas na Lei da Ficha Limpa no mês de agosto. O procedimento, previsto em lei, permite a tramitação acelerada do processo diante da proximidade do período eleitoral de 2026.

Em agosto, foi sancionada a lei complementar 219/2025, que modifica os critérios de cálculo do prazo de inelegibilidade após a condenação de um político. Até então, a inelegibilidade começava a valer a partir da eleição em que houve abuso ou da condenação definitiva.

Com a nova redação, o prazo passa a ser contado desde a decisão que determina a perda do cargo, a condenação por colegiado ou a renúncia. Nos crimes graves, o tempo só começa após o fim da pena.

A premissa da norma é a de ajustar pontos excessivos do texto original da Lei da Ficha Limpa, por exemplo, o acúmulo de múltiplos prazos diante de condenações em processos decorrentes de fatos conexos, definindo um teto de 12 anos de inelegibilidade.

A ação foi apresentada pela Rede e por entidades da sociedade civil na última semana de setembro. Os autores afirmam que a nova regra "desfigura o arcabouço normativo de pro-

negociações com o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

A informação foi divulgada pelo Palácio do Planalto após reunião entre Trump e Lula. No telefonema, o presidente brasileiro solicitou a Trump a retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos

nacionais e das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras. Lula alegou que o Brasil é um dos três países do G20 com quem os Estados Unidos mantêm superávit na balança de bens e serviços.

Alckmin tem sido, até o momento, o principal responsável pelas tratativas sobre a tarifa, tanto com o governo

teção à probidade e à moralidade administrativa" estabelecido na redação original da Lei da Ficha Limpa, e argumentam a presença de vícios no trâmite legislativo.

Além de definir o rito sumário, que simplifica etapas do processo para acelerar a conclusão do julga-

mento, Cármen Lúcia determinou que a Presidência da República e o Congresso Nacional se manifestem a respeito da ação em até cinco dias. Na sequência, o processo será encaminhado à Advocacia-Geral da União e à Procuradoria-Geral da República, que terão até três dias para se manifestar.

dos Estados Unidos quanto internamente, com os empresários brasileiros.

Além de reuniões com secretários americanos, o vicepresidente coordenou o grupo de trabalho criado para formular a resposta do Brasil à sobretaxa americana. Entre encontros com big techs e representantes dos setores mais afetados pela medida, Alck-

min já se reuniu com centenas de empresários. Haddad ainda tenta agendar uma reunião com sua contraparte americana, o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent. Um encontro entre os dois chegou a ser combinado, mas foi desmarcado pelos americanos, sem justificativa concreta.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 90166/2025

UASG 153033

Nº Processo: 23091012447202517. Objeto: Contratação de empresa especializada para exploração de espaço para produção e distribuição local de refeições nas dependências da Ufersa em Caraúbas/RN. Total de itens: 1. Entrega das Propostas: a partir de 07/10/2025 às 08:00hs no site www.gov.br/compras. Abertura das Propostas: 21/10/2025 às 09:00hs (horário de Brasília). Edital disponível no site http://licitacao.ufersa.edu.br/noticias/ e ainda no site www.gov.br/ compras. Para informações: (84) 3317-8287 ou 8221. Mossoró-RN, 06 de Outubro de 2025 Lissandro Arielle Vale Batista Diretor da Divisão de Aquisição de Material e Serviços

Aviso de Desligamento Programado para Ampliações e Melhorias na Rede Elétrica

Para realizar serviços de Manutenção e Melhorias na rede elétrica, será necessário interromper, temporariamente, o fornecimento de energia na (s) seguinte (s) área (s):

Adjacências. (177 Clientes) Das 13h30min ás 17h00min 90064328 Munícipio: Martins. Bairro: Cruz das Almas. Rua Cruz das Almas e Adjacências. (72 Clientes) 14/10/2025 (Terça - feira) Das 09h00min ás 14h00min 90064485 Munícipio: Apodi. Localidade: Si Santa Cruz e Adjacências. (65 Clientes)

Presidentes Donald Trump, dos Estados Unidos, e Lula, do Brasil
Ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal

RN receberá R$ 84 milhões para novas unidades de saúde

INVESTIMENTO / Estado passará a contar com mais 5 CAPS, 2 Policlínicas, além de 21 Unidades Básicas de Saúde

Modelo de Policlínica Médica bancada pelo SUS

Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) do Rio Grande do Norte vão contar com 28 novas unidades de atendimento, ampliando a oferta de serviços de saúde no estado. Para isso, o Ministério da Saúde anunciou a liberação de R$ 84,5 milhões para obras em 25 municípios potiguares. Em todo o Brasil, estão previstas a construção de 899 novas unidades de atendimento, com um investimento total de R$ 2,5 bilhões, beneficiando 26 estados.

Com recursos do Novo PAC Seleções 2025, a rede pública de saúde do estado passará a contar com mais 5 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), 2 Policlínicas, além de 21 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Essas estruturas vão fortalecer a Atenção Primária, que, ao ser qualificada, contribuirá para reduzir a sobrecarga na Atenção Especializada do estado.

A liberação dos recursos federais possibilita a estruturação da rede pública de saúde nos estados e municípios, ampliando a capacidade de atendimento em todo o Brasil. “Esse é um esforço importante do Agora Tem Especialistas para reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias.

A expansão imediata da oferta de serviços, com a mobilização de toda a estrutura pública e privada de saúde do país, vem acompa-

nhada de mais investimento em infraestrutura pelo Novo PAC Saúde. Uma frente estruturante que vai garantir mais serviços de saúde para a nossa população”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

EsPEciALisTAs

A medida se soma à chegada de 322 médicos especialistas, que já começaram a atuar em 156 municípios das cinco regiões do país, reforçando a oferta de serviços de saúde e ampliando o acesso da população ao SUS. No Rio Grande do Norte, 25 médicos foram distribuídos em 10 municípios, dentre eles Natal, Mossoró e Caicó. Ambas as iniciativas integram as ações do Programa Agora Tem Especialistas.

Nesta primeira etapa do

provimento, o Nordeste –que, historicamente, tem a maior carência de médicos especialistas - recebe o maior número de profissionais: são 188 médicos, que correspondem a 58% do total. Em seguida, estão as regiões Sudeste com 70 profissionais, Norte (40), Centro-Oeste (17), e Sul (7). Do total de especialistas, 72% atuarão em áreas classificadas como de alta ou muito alta vulnerabilidade, sendo 22% destinados a municípios da Amazônia Legal.

Para a distribuição das vagas, foram priorizadas as regiões com número de especialistas abaixo da média nacional e as que a população precisa se deslocar mais para conseguir atendimento. Também foi considerada a capacidade instalada para oferta da assistência.

César Santos

cesar@defato.com

ATÉ AQUI...

Oprefeito Allyson Bezerra (União Brasil) vem frequentando renomados escritórios de advocacia no eixo Natal-Brasília. São reiteradas reuniões fora da agenda oficial. O prefeito quer segurança jurídica antes de renunciar ao mandato para disputar as eleições 2026. A ambição de ser governador não é maior do que o receio de ficar sem foro privilegiado a partir de 3 de abril do próximo ano. Ele quer garantias. E, sem garantias, ele não renunciará. É que o chefe do Palácio da Resistência está mergulhado em situações delicadas, com várias linhas de investigações por supostas práticas de improbidade administrativa e corrupção. Alguns casos são bastante graves, que envolvem recursos federais, numa teia ou ninhada já bastante exposta, e que saíram dos limites de Mossoró. Sem foro privilegiado, Allyson perderia algumas facilidades que ele encontra hoje para não ser alcançado. Os escritórios que estão a serviço do prefeito e pré-candidato a governador cobram caro pelos serviços e, de certo, valorizam a influência que dizem ter em todas as instâncias. No entanto, não é garantia que o contratante está ou seguirá blindado. Até aqui, tem dado certo. Até aqui.

Nossos países irão muito bem juntos”

DONALD TRUMP

Presidente dos Estados Unidos após conversa por telefone com o presidente Lula, do Brasil

VETO

O deputado estadual dr. b ernardo Amorim, de saída do PSdB, recebeu convite do PV para ser candidato a deputado federal. d e imediato, o P t, que lidera a federação com PV e PCdob, reagiu contra. Entende que b ernardo seria uma ameaça a uma das vagas do Pt, hoje ocupadas por Natália e Mineiro.

É notícia...

1 2 3 4

PORTA LARGA

Bernardo a morim deve mesmo se filiar ao MdB, partido do futuro governador Walter a lves que alargou as portas para receber deputados estaduais. No caso de ficar no M d B, Bernardo não tentará a Câmara, devendo buscar o terceiro mandato na a ssembleia Legislativa do r N.

Júnior Mister Capas garante que será sucesso a festa da jovem guarda, que ele organiza em Mossoró. Será no dia 8 de novembro, no Villa Oeste, com Pholhas, Renato e Seus Blue Caps e o cantor Almir. Senhas nas lojas Mister Capas.

Nesta data, em 1982, o general João Batista Figueiredo, último presidente do regime militar, inaugurava em Mossoró a BR-110, ligando aos municípios de Upanema e Areia Branca.

Há 13 anos, a advogada Cláudia Regina era eleita prefeita de Mossoró, com 68.604 votos, tendo como vice-prefeito Wellington Filho. Ficaram apenas 11 meses no poder, pois a chapa foi cassada pela Justiça Eleitoral.

Tibau está pronta para o Festival de Gastronomia e Cultura, que acontecerá no fim de semana. Elba Ramalho, Zezo Potiguar e Mara Pavanelli serão as atrações em praça pública.

TRIO DE ALLYSON

o prefeito Allyson b ezerra vai distribuir os 17 vereadores de sua bancada nas campanhas de três deputados federais: João Maia (PP), r obinson f aria (PP) e Benes Leocádio (União). Para a ssembleia Legislativa, o pedido de voto da bancada será para a primeira-dama Cinthia Pinheiro (PS d ).

BIENAL

A professora Cicília Maia, reitora da uern, é uma das convidadas da Bienal internacional do Livro de Pernambuco, que acontece no Centro de Convenções em olinda. Nesta quintafeira, 9, ela lança a publicação “Universidade Social: desafios e avanços”, publicação das edições demócrito rocha, em parceria com a uern.

SAÚDE

o Ministério da Saúde está liberando r$ 84,5 milhões para 25 municípios do rN. os recursos do PaC Seleções serão investidos em 5 Centros de atenção Psicossocial (Caps), 2 Policlínicas, além de 21 Unidades Básicas de Saúde (ubSs). As estruturas devem fortalecer a atenção primária na rede SuS do rN.

DRA. KEITY a juíza mossoroense Keity Ferreira segue cuidando da política judiciária de racionalidade das execuções fiscais do Conselho Nacional de Justiça, na assessoria do ministro Edson fachin, na gestão 2025/2027.

Reprodução

Acidentes no Oeste potiguar deixam três mortos no fim de semana

estradas / Dois homens e uma mulher perderam a vida em diferentes sinistros de trânsito ocorridos na região de Caraúbas, São Miguel e Severiano Melo

Três pessoas morreram em diferentes acidentes de trânsito ocorridos neste fim de semana na região Oeste do Rio Grande do Norte. Dois homens e uma mulher perderam a vida em sinistros registrados em estradas na altura das cidades de Caraúbas, São Miguel e Severiano Melo.

Em Caraúbas, o acidente aconteceu na tarde deste domingo (5) e resultou na morte de Jonas Fernandes

Almeida Neto, de 41 anos. O sinistro aconteceu na RN233. A informação é de que a vítima retornava do município de Janduís em direção a Apodi, onde trabalhava, e na altura de Caraúbas teria perdido o controle da motocicleta.

Ele teria saído da pista e caído com o veículo na ribanceira. Com o impacto, o capacete teria se rompido. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Já em São Miguel, o acidente com morte acon -

teceu no sábado (4) no Sítio Jacó. O ocorrido terminou com o óbito de uma jovem identificada como Isabelle Sampaio, que cursava o 3º ano do Ensino Médio.

O relato é de que o carro que ela ocupava teria saído da pista e capotado. Ela ainda teria sido socorrida para o hospital, mas não resistiu e morreu. E em Severiano Melo, um outro acidente de trânsito também resultou em morte. O caso foi registrado

nas primeiras horas da manhã deste domingo, no km 98, da BR-405, e envolveu um caminhão que transportava uma carga de cimento.

O veículo teria saído da pista e tombado às margens da rodovia. O impacto foi violento e resultou na morte do condutor, identificado como Ximendes Bezerra Paulo, 31 anos. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para o resgate e retirada da vítima das ferragens.

resumão

Ladrão

dorminhoco

u ma dona de lanchonete levou um susto ao chegar para abrir o estabelecimento, localizado na rua roderick Grandall, no Centro de Mossoró, na manhã desta segunda-feira (6). Ao entrar no local, ela encontrou um homem dormindo dentro do comércio. a informação é de que o suspeito teria arrombado o telhado da lanchonete durante a madrugada e que após ter separado diversos objetos que pretendia furtar, acabou adormecendo. O homem de 51 anos foi preso dentro da loja.

Concurso tranquilo

A Polícia Militar do Estado do rio Grande do Norte divulgou que assegurou a tranquilidade e a normalidade durante a aplicação da primeira etapa do Concurso Público Nacional unificado (CPNu), realizada na tarde deste domingo (5), também em locais de provas no estado potiguar. A PM disse ter utilizado 107 policiais militares, em ações de escolta e guarda dos malotes de provas, além da segurança ostensiva nos 30 locais de aplicação nas cidades de Natal, Parnamirim, Mossoró e Caicó.

Festa interrompida

Na noite deste domingo (5), policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) atenderam a uma ocorrência de suspeitos armados e com som alto em um espaço de eventos localizado no bairro Aeroporto, em Mossoró. A PM disse que ao chegarem ao local, os suspeitos tentaram fugir pulando muros de residências vizinhas, abandonando um carregador de pistola calibre 9mm, contendo 17 munições intactas, além de diversos aparelhos celulares. As equipes realizaram o cerco e conseguiram localizar os cinco homens escondidos em casas próximas. todos os suspeitos e o material apreendido foram conduzidos à delegacia de Plantão.

Filho mata mãe e enteado mata padrasto; outros homicídios foram registrados

O interior do Rio Grande do Norte registrou dois crimes contra a vida brutais neste fim e começo de semana. Um filho matou a própria mãe na cidade de Campo Grande e um enteado assassinou o padrasto no município de São Miguel. Outros dois homicídios também ocorreram neste fim de semana na região Oeste potiguar.

No crime ocorrido em Campo Grande, um suspeito de 21 anos de idade foi preso. Ele foi detido suspeito de matar a própria mãe asfixiada. O caso foi registrado na manhã de ontem e gerou bastante comoção entre a população do pequeno município. O corpo da vítima foi encontrado dentro da residência onde mãe e filho moravam.

Após o crime, o suspeito se apresentou na Delegacia de Polícia Civil local, onde teria confessado o ocorrido. A motivação não foi informada. O caso segue sob investigação. Já em São Miguel, um padrasto foi morto pelo enteado. O caso aconteceu neste domingo (5). O ho -

mem faleceu após sofrer um golpe de faca desferido pelo próprio enteado. O fato ocorreu em uma residência no Centro da cidade e causou revolta entre os moradores. O relato é de que um suposto desentendimento entre os dois teria motivado a agressão. A vítima morreu no local, antes da chegada do socorro. Até o fechamento desta matéria, o suspeito não tinha sido detido.

MAIS HOMICÍDIOS

Além desses dois casos em Campo Grande e São Miguel, o interior potiguar teve mais dois outros homicídios neste fim de semana. Em Ipanguaçu, na madrugada deste domingo, Patrícia Poliana Lopes, natural da cidade de Itajá, foi morta a facadas pelo ex-companheiro. A informação é de que o ex não aceitava o fim do relacionamento. Ele não foi preso, até o fechamento desta matéria. E em Areia Branca, na madrugada deste sábado, Jackson Freire Teixeira de Souza, de 40 anos, foi morto a tiros perto de um bar.

Dupla efetua vários disparos contra casa de vereadora em Caraúbas

A frente da casa de uma vereadora na cidade de Caraúbas foi alvo de uma ação criminosa na madrugada desta segunda-feira (6). Dois homens efetuaram vários disparos contra a residência de “Titica de Lúcio”, que está no segundo mandato no legislativo municipal.

Por meio de uma nota publicada em rede social na tarde de ontem, a vereadora confirmou o ocorrido e informou que ninguém ficou ferido. Ela disse ainda que todas as providências já foram tomadas junto às autoridades competentes e que o caso está sendo investigado.

A parlamentar ressaltou que nunca recebeu

nenhuma ameaça e que atua de forma séria, transparente e comprometida com a população. Ela afirmou ainda na nota que o ataque causa surpresa e preocupação. A vereadora aproveitou também para agradecer as mensagens de apoio e reafirmou sua confiança na Justiça e nas forças de Segurança Pública. Titica destacou que aguarda o completo esclarecimento do ocorrido, flagrado por câmeras de segurança. As imagens mostram dois homens encapuzados com armas em punho efetuando uma série de tiros contra a frente do imóvel da parlamentar. Ninguém foi atingido.

Passando na Hora
Jovem morreu em acidente de carro na altura de São Miguel, no último sábado (4)

Após polêmica de arbitragem, Palmeiras acusa clubes de pressão descomunal’ e ‘suspeita indevida’

brasileirão / Alviverde, porém, afirma ser ‘amplamente favorável à profissionalização dos árbitros’ e defende investimentos e tecnologia e na formação

OPalmeiras emitiu nota oficial após as polêmicas de arbitragem durante a vitória por 3 a 2 no clássico com o São Paulo, no último domingo, e acusou outros clubes de estarem fazendo uma “pressão descomunal” para obter “vantagens futuras” no Brasileirão. O jogo fez com que não apenas o tricolor paulista, mas também o Flamengo,

adversário na disputa pelo título, se manifestassem publicamente contra a CBF. O árbitro Ramon Abatti Abel acabou afastado. O alviverde diz ver com preocupação o “intuito de instaurar o caos” na competição. O São Paulo reclamou muito da não marcação de um pênalti no segundo tempo, quando o jogo estava 2 a 0, e a não expulsão de Andreas Pereira em uma falta

em Tapia. Hoje, o Palmeiras rebateu com outras indagações, como as não expulsões de Bobadilla e Alan Franco.

De toda forma, o clube afirma ser ‘amplamente favorável à profissionalização dos árbitros’ e defende investimentos e tecnologia e na formação:

“O Palmeiras, como se sabe, é amplamente favorável à profissionalização dos

Everton Ribeiro anuncia que está em tratamento contra câncer

O meia Everton Ribeiro, do Bahia, anunciou nesta segunda-feira, 6, que está em tratamento de um câncer na tireoide. Segundo o jogador de 36 anos, o diagnóstico foi recebido há cerca de um mês.

“Hoje fiz a cirurgia e tudo correu bem, graças a Deus. Sigo em recuperação, com fé e com o apoio da minha família e de vocês. Obrigado por cada oração e pelo carinho. Ter vocês ao meu lado faz toda a diferença”, declarou o camisa 10 do Bahia em publicação nas redes sociais.

Mesmo com o diagnóstico, o meio-campista con-

tinuou atuando normalmente pelo Bahia nas últimas semanas. No domingo, 5, ele jogou quase toda a partida contra o Flamengo, tendo sido substituído apenas aos 42 minutos do segundo tempo. O Bahia venceu por 1 a 0, na Fonte Nova, em Salvador.

“Tenho certeza de que vamos vencer mais essa batalha juntos”, afirmou Ribeiro.

Natural de Arujá, no interior paulista, Everton Ribeiro começou a carreira nas categorias de base do Corinthians.

No início dos anos 2010, foi um dos principais nomes

do elenco vitorioso do Cruzeiro. Com o time mineiro, foi campeão brasileiro e eleito o melhor do campeonato em 2013 e 2014.

Em 2015, foi negociado com o Al Ahli, dos Emirados Árabes Unidos. Dois anos depois, foi repatriado pelo Flamengo e se tornou uma das principais peças do elenco rubro-negro que conquistou títulos do Campeonato Brasileiro (2019 e 2020), da Copa Libertadores (2019 e 2022), do Campeonato Carioca (2019, 2020 e 2021) e da Copa do Brasil (2022).

Em janeiro de 2024, foi anunciado como reforço do

árbitros e defende mais investimentos em tecnologia e na formação da categoria, entre outras melhorias. O nosso compromisso com o desenvolvimento do futebol brasileiro está acima de qualquer interesse individual”, diz trecho da nota.

Por fim, o Palmeiras pediu que o STJD puna quem estiver lançando “suspeitas indevidas sobre pessoas e instituições”.

!O São Paulo reclamou muito da não marcação de um pênalti no segundo tempo

Kaio Pantaleão, do Botafogo, passará por cirurgia e não joga mais em 2025

Kaio Pantaleão está fora do restante desta temporada. O zagueiro precisará passar por cirugia após romper o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e o menisco, na vitória do Botafogo por 2 a 1 contra o Bahia, pelo Brasileiro. Ele já havia ficado fora na derrota por 2 a 0 para o Internacional, no último domingo. Segundo o clube, “a previsão de retorno será de nove meses a partir da realização do procedimento, ainda sem data definida”.

Na semana passada, o atleta realizou exames de imagem, mas o diagnóstico final da lesão ainda não havia saído, uma vez que o departamento médico tinha que esperar o joelho desinchar. Depois de passar por ressonânica magnética no último sábado, o resultado saiu nesta segunda-feira. Por volta dos 35 minutos da segunda etapa, Kaio foi disputar bola em dividida com o goleiro Ronaldo, do Bahia, e levou a pior. O defensor até marcou o gol no lance, mas estava impedido. Além disso, ficou com o joelho preso e teve que ser substituído. No jogo contra o Internacional, Gabriel Bahia formou a dupla de zaga ao lado de Alexander Barboza. Com a lesão grave de Kaio, a tendência é que o argentino ganhe a companhia de David Ricardo no time titular.

Lance que gerou polêmica no clássico paulista e afastamento de árbitro
Everton Ribeiro em ação com a camisa do Bahia, clube que defende atualmente
Reprodução/globo.com/ Marcos Ribolli
Bahia, time pelo qual conquistou o Campeonato Baiano e a Copa do Nordeste, em 2025.
Pela seleção brasileira, o meia foi convocado por Tite para a Copa do Mundo de 2022, no Qatar, tendo en -
trado na derrota para Camarões na fase de grupos. Ele também disputou a Copa América em 2015 e 2021.
Assessoria

Após vitória suada, técnico do Baraúnas dispara: ‘Que sirva de lição’

SEGUNDONA / Eugênio Gomes destacou que havia alertado o elenco sobre as armadilhas de enfrentar um adversário considerado inferior

OBaraúnas entrou em campo como favorito na estreia contra o Visão Celeste, mas a vitória só veio aos 35 minutos do segundo tempo, com gol do meia João Varolo após cobrança de escanteio. A partida foi disputada no domingo, 5, em Parnamirim, na abertura do campeonato de acesso do RN.

Apesar de criar várias oportunidades ao longo do jogo, o Leão do Oeste encontrou dificuldades para balançar as redes, o que gerou questionamentos no pós-jogo. Em entrevista, o técnico Eugênio Gomes destacou que já havia alertado o elenco sobre as armadilhas de enfrentar um adversário considerado inferior.

“Eu falei durante a semana que hoje (domingo) seria o jogo mais difícil. Geralmente, quando se enfrenta uma equipe sem

pressão, ela joga sem responsabilidade. Por isso, nosso time precisava ter o máximo de cuidado e entender que não seria fácil, independentemente do elenco que temos. Graças a Deus conseguimos a vitória, mas que sirva de lição”, afirmou o treinador.

O Baraúnas desperdiçou diversas chances claras, e, na avaliação de Eugênio, faltou concentração e capricho no momento decisivo.

“É preciso ter concentração. Como eu disse: quando se enfrenta uma equipe teoricamente menor, há a falsa impressão de que o gol vai sair a qualquer momento — e futebol não funciona assim. É necessário estar atento e focado o tempo todo, porque não existe jogo fácil”, concluiu.

A equipe retoma aos treinos nesta terça-feira, 7, iniciando a preparação para o próximo compromisso: o clássico contra o Mossoró

De Letra

MARCOS SANTOS

Esporte Clube (MEC), no domingo, 12, às 16h, no Estádio Fião, em Serra do Mel.

Para o duelo, o técnico terá quase todo o elenco à disposição. As únicas bai-

msantos@defato.com

Importante era vencer, mesmo com domínio com placar magro

OBaraúnas começou bem a trajetória no campeonato de acesso, com objetivo claro de voltar logo ao lugar de onde ele nunca deveria sair: a elite do futebol estadual. Não estivemos presentes no jogo, mas quem acompanhou de perto relatou o domínio do tricolor diante do limitado Visão Celeste. O placar magro ficou barato, diante da superioridade e número de chances desperdiçadas pelo Leão.

Apesar da pouca efetividade no ataque, o mais importante nesse começo era conquistar os três pontos, garantir a confiança e dar tranquilidade para a sequência do trabalho.

O próximo duelo será entre mossoroenses, Baraúnas e Mossoró EC, no Estádio Fião em Serra do Mel, no domingo, 12. Sem Nogueirão, abandonado pela gestão municipal, o Fião será a casa do tricolor durante o campeonato.

CAMPANHA TRISTE

De forma melancólica, a seleção masculina de futebol foi eliminada do Mundial sub-20, disputado no Chile. A derrota para a Espanha no sábado, 4, por 1x0, em Santiago, resultou na queda da equipe na fase de grupos, situação jamais ocorrida nas 20 participações anteriores. Entre 24 seleções, das quais 16 passavam para os mata-matas, só não fez campanha pior que Cuba e Nova Caledônia.

QUEDA DE TÉCNICO

O resultado ruim no Chile também gerou a queda do treinador Ramon Menezes, 53, que estava no cargo desde o começo de 2022 e já havia fracassado no Mundial de 2023, na Argentina, com a eliminação nas quartas de final diante de Israel, país sem tradição futebolística.

CAMPEÃO PRECOCE

O Barra é o mais novo campeão da Série D do Campeonato Brasileiro. O time bateu o Santa Cruz e garantiu o título da com-

petição. O clube catarinense é o segundo mais precoce a conquistar pela primeira vez uma quarta divisão nacional, com 12 anos de fundação. O primeiro foi o Retrô /PE com apenas 8 anos em atividade.

TRAJETÓRIA

Fundado em 2013, em Balneário Camboriú, o Barra surgiu em meio a um projeto de captação de talentos. Desde então, cresceu no cenário estadual, chegando à elite do Campeonato Catarinense, e estreou em um campeonato nacional em 2024, mas não passou da primeira fase da Série D. Já em 2025, recuperou-se e cresceu de produção, não perdendo nenhum jogo no mata-mata e conquistando o título da Série D.

POTIGUAR

O Potiguar pode ter novidades nesta semana com anúncio de novo treinador e as primeiras contratações de atletas. A pré-temporada de treinos deverá ser feita em Felipe Guerra.

xas são o meia Joãozinho, que se recupera de uma lesão no joelho, e o atacan-

te Noninha, em tratamento de uma contusão muscular.

Mossoró EC recebe dois reforços antes da estreia na Segundona

O volante JV se apresentou ao Mossoró EC neste domingo, 5, para as disputas do campeonato de acesso do RN. João Vitor de Oliveira Dreger, 22 anos, estava jogando recentemente a Copa Rio aonde se sagrou vice-campeão defendendo o América. No início desta temporada, JV defendeu o Clube Laguna/RN.

Antes dele, o “Carcará” também apresentou o cen-

troavante Jú Alagoano, 29 anos, que estava jogando o campeonato de acesso de Alagoas pelo Zumbi. No primeiro semestre, Jú defendeu a Tuna Luso pelo Campeonato Paraense. O atleta é conhecido no Carcará, tendo atuado em outras oportunidades. A estreia do Mossoró EC na segundona será no domingo seguinte, 12, contra o Baraúnas no Estádio Fião, em Serra do Mel.

Baraúnas, do meia Ferrugem, venceu o Visão Celeste pela contagem mínima
Jú Alagoano e JV já treinam com a equipe

Mossoró

Jornal de Fato • TERÇA-FEIRA, 7 DE OUTUBRO DE 2025

Única loteria municipal funciona em município do RN

CASAS DE APOSTAS / Bodó, na região Seridó, tem 37 empresas credenciadas para explorar jogos; governo federal questiona

DA REDAÇÃO

Bodó, pequeno município de pouco mais de 2,3 mil habitantes, encravado na região da Serra Santana, no Seridó do Rio Grande do Norte, é o único do país a ter uma loteria própria em funcionamento. A Lotseridó foi sancionada em 3 de julho de 2024, pelo prefeito Marcelo Mário Porto Filho (PSD), com 37 empresas autorizadas a operar jogos de apostas.

A lei municipal que criou a loteria em Bodó é questionada pelo Governo Federal. A Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA), do Ministério da Fazenda, afirma que a Lei 14.790/2023, que regulamentou as apostas de quota fixa, define que apenas a União, estados e o Distrito Federal podem explorar esse tipo de serviço. No texto da lei, municípios não são citados.

No entanto, Bodó se garante numa decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em 2020, que estabeleceu que a União não tinha exclusividade na exploração de loterias e estendeu esse

direito aos estados. A partir desse ponto, a falta de uma legislação sobre as cidades brasileiras abriu brecha para uma livre interpretação. O tema ganhou repercussão na chamada grande imprensa, inclusive, com o município potiguar ganhando destaque, uma vez que Bodó é o único do país que

colocou a loteria municipal em funcionamento. Outros 76 municípios brasileiros aprovaram leis para criar suas próprias loterias com cassino on-line, mas apenas Bobó está explorando. No entanto, nenhuma das empresas cadastradas está autorizada a prestar o serviço pela Secretaria de Apostas

do Ministério da Fazenda. O objetivo das prefeituras é gerar arrecadação de forma prática e rápida para financiar serviços públicos, como saúde, educação e assistência social. Algumas leis municipais definem taxas sobre as empresas que operarem os jogos, que variam entre 2% e 5%.

Pela lei municipal, as empresas que desejam operar jogos virtuais precisam se credenciar na plataforma da Prefeitura de Bodó, enviar relatórios mensais detalhados sobre transações e repassar 2% da receita bruta obtida. O montante arrecadado será destinado a programas de assistência social e desenvolvimento local.

Com 2.636 habitantes, conforme o Censo 2022, Bodó credenciou 37 casas de apostas, o que representa uma empresa para cada 64

moradores. As empresas pagaram uma outorga de R$ 5 mil. A autorização é exclusiva para operações dentro do limite geográfico do município.

O Ministério da Fazenda notificou a Prefeitura de Bodó no início deste ano, com alerta de que a prática de concessão de registros para apostas fere a legislação vigente sobre loterias no país. No entanto, a gestão municipal não levou em consideração e os jogos seguem sendo explorados no município seridoense.

Riscos para o mercado de apostas

Segundo especialistas, a proliferação de loterias municipais pode trazer riscos para o mercado de apostas e para o apostador, entre eles:

- Proteção reduzida: a lei federal exige que empresas de apostas paguem uma outorga (uma espécie de taxa para funcionamento) de R$ 30 milhões e sigam rígidas regras de compliance. Com a criação de legislações municipais, essas exigências são reduzidas, o que pode diminuir a proteção do consumidor.

- Fiscalização difícil e mais cara: Caso todos os municípios criem suas próprias loterias, a União teria que fiscalizar serviços potencialmente explorados em mais de cinco mil cidades, não apenas os 181 sites liberados pelo governo federal. A consequência seria elevar significativamente os custos para o governo.

Loteria estadual deverá funcionar a partir de 2026

O Estado do Rio Grande do Norte também criou a loteria estadual e deve começar a explorar o serviço em 2026, com estimativa de arrecadar R$ 25 milhões anuais.

A loteria estadual do RN foi instituída pela Lei 12.217/2025, aprovada de forma simbólica pela Assembleia Legislativa e sancionada pela governadora Fátima Bezerra (PT) no dia 24 de junho deste ano. O texto também institui o Fundo Estadual da Loteria.

O serviço não é novidade na legislação estadual e já existe desde 2002, no entan-

to, nunca funcionou de fato, e precisava de uma atualização que está sendo feita a partir da sanção dessa nova norma. O Governo do RN aposta na loteria estadual como uma nova fonte de arrecadação.

“É importante deixar claro para a sociedade que os recursos arrecadados com a loteria já têm endereço: eles serão destinados, primordialmente, para a saúde, segurança e habitação, podendo também se estender a outras áreas como a ciência e tecnologia. Eles serão utilizados para promover a cidadania do povo do Rio

Grande do Norte, com o principal foco sendo a saúde, segurança, e habitação”, garante Fátima Bezerra.

O modelo adotado na loteria estadual do RN permitirá a exploração direta do Estado, mas também dá espaço para que terceiros explorem o serviço por meio de concessão, permissão, autorização ou outras modalidades de contratação.

A forma de exploração e quais vão ser os jogos ofertados para o público serão definidos na fase de regulamentação e de credenciamento das empresas que vão explorar a loteria.

Reprodução
Assecom/RN
Loterias municipais em funcionamento na cidade de Bodó, na região Seridó potiguar
Governadora Fátima Bezerra sancionou lei da loteria estadual em junho deste ano
@jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn

Gente De fato

MARILENE PAIVA

marilene.paiva@gmail.com

EU TENHO TANTO PARA LHE FALAR...

A celebração dos 90 anos de Maria Luiza Pinheiro Néo foi um encontro de fé, amor e gratidão — simplesmente linda de viver! A missa em ação de graças foi celebrada pelo muito amado Padre Flávio Augusto Forte Melo, em um momento de profunda emoção e espiritualidade. O primogênito Alexandre Néo fez uma bela homenagem durante a cerimônia, enquanto o caçula Arthur Néo comoveu a todos com suas palavras no Requinte Buffet (@requintebuffet), onde aconteceu a recepção.

O cenário impecável ganhou vida com a decoração de Lenil-

son Marques e o cerimonial conduzido com maestria por Fausto Maia. A trilha sonora ficou por conta do talentoso Matheus, e o bolo celebrativo — uma verdadeira obra de arte — foi criação de Donna Maria. O buffet e as sobremesas deliciosas tiveram a assinatura de Socorro Paiva, enquanto a produção levou o toque cuidadoso de Cláudia e Alexandre Néo e Suzana Saldanha. As imagens e edição que eternizaram cada detalhe foram obra do olhar sensível de Wendrel Lima. Uma noite inesquecível, repleta de fé, afeto e gratidão à vida!

CHAMPANHE NO GELO

Apagam velinhas hoje: Maria do Socorro Oliveira Rosa; Leônia Oliveira, Júlio César Verit, Kalina Leite de Souza Bessa, Hélida Mendonça, Ricardo Sérgio de Medeiros, Andréa Azevedo, Lucila Martins de Moura, Andressa Nogueira, Aristófanes Fernandes Torres, Luciano Melo Costa. Parabéns!!

Wandilson Ramalho

wr.ramalho@hotmail.com

Seja como o vento, não somente para varrer o que lhe desagrada, mas para espalhar o que lhe encanta.”

r osi Coelho

RETORNO ÀS TERRAS POTIGUARES

No sábado, início da tarde, a recepção na área de lazer do casal d r. Varela e Gladys em caráter intimista, com dois momentos especiais: a inauguração da área com as bênçãos do Padre Íkaro d reân e o retorno definitivo para as terras potiguares da delegada federal, d ra. Vanessa Carlos e seu esposo d iego. Natal é o point da nova vida do casal. Quanta felicidade! Obrigada pela receptividade a nós e ao nosso hóspede Walterlin Lopes.

40 ANOS

Sábado à noite, a bela recepção do aniversário da amiga Janete ferreira, que reuniu amigos e familiares para celebrar a vida, seus 40 anos na área da lazer da Maçonaria. a felicidade reinou e junto com o esposo Benévio e os filhos Bianca e Benício aconteceram momentos lindos e maravilhosos!

CHÁ ACONTECE

O colunista a polion rodrigues está atarefadíssimo com a produção, o planejamento e a organização do seu evento anual, que reúne a fina flor de nossa sociedade. e m novembro, dia 8, temos um encontro agendado nos salões do Maju. aguardem muitas novidades.

é gente

A finíssima caraubense Adriana Freitas celebrando seu aniversário amanhã. O esposo Dr. Vicente Pinheiro é só festa. Felicidades mis, amiga maravilhosa!

Hospital Tarcísio Maia realizou mais de 60 captações de órgãos

desde reativação do CIHDOTT

Salvando vida S / A mais recente captação de órgãos foi realizada no último domingo, totalizando 61 procedimentos desde 2016

edinaldo moreno

OHospital Regional Tarcísio de Vasconcelos Maia (HRTVM), por meio da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), realizou desde 2016, quando houve a reativação do serviço, o total de 61 captações de órgãos. A mais recente foi realizada no último domingo (5).

De acordo com a unidade hospitalar, esta foi a sétima captação de órgãos em 2025. Nesta última, realizada pela equipe formada pelos doutores Alexandre Borges, César

Em 2025, o Hospital Tarcísio Maia realizou sete captações de órgãos

Brito, Lana Lacerda de Lima, e a enfermeira Cláudia, responsável pelo trabalho de captação, foram retirados rins, fígado e córneas. O fígado foi enviado para Alagoas, os rins e córneas ficaram em Natal.

A primeira captação de órgão no ano ocorreu em 23 de fevereiro e foram retirados rins e fígado para o Rio Grande do Norte e Ceará. O segundo procedimento aconteceu

em 8 de abril com a captação de rins. Os órgãos ficaram no território potiguar. Já a terceira ocorreu em 5 de maio e também foram captados rins e fígado para o RN e CE.

Em 10 de maio houve uma captação de rins e enviada ao Amazonas. A quinta captação de órgão do ano realizada pela CIHDOTT/HRTVM ocorreu em 10 de junho com a retirada de rins (enviados para Pernambuco e Rio Grande do Sul) e fígado, com destino a Pernambuco. A sexta captação de órgãos teve como destino São Paulo (rins) e Ceará (fígado).

“Atualmente, no Brasil, existe uma fila de espera gigantesca de pessoas que aguardam por um órgão para

EM TIBAU A ALEGRIA REINOU o casal reginaldo Fernandes e Elenilça ao lado de toda a sua prole e alguns amigos curtiram sol, mar e uma rede na varanda durante todo o fim de semana. voltaram maravilhados com a atmosfera e energia do lugar.

A VIDA

Quem celebra a vida? Hoje, adrineuza Pereira, rossane d iniz que reside na Holanda, ex-prefeito Luciano Cruz, Jaqueline d uarte, Jailma Melo e rômulo Carlos; amanhã, r iane Yasmim e Adriana Freitas.

sobreviver. Por isso, é fundamental conversar com a família sobre a doação de órgãos, pois somente ela pode autorizar a doação após a confirmação da morte encefálica. Se você deseja ser um doador, avise sua família. Uma simples conversa pode salvar várias vidas”, explicou Telma Ariana, assistente social do CIHDOTT.

A captação de órgãos no Brasil é coordenada pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT). O sistema é operado por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Ministério da Saúde, regulamentando o processo e monitorando a lista única de receptores para garantir a doação e transplante de forma ética e segura. Para ser doador, a decisão deve ser comunicada à família, pois ela será a autorizada

a consentir a doação após o diagnóstico de morte encefálica, um processo que pode ser facilitado pelo cadastro na Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO). A identificação de potenciais doadores é feita, principalmente, nos hospitais onde estes estejam internados, por meio das Comissões Intrahospitalares de Transplante, nas UTIs e Emergências em pacientes com o diagnóstico de Morte Encefálica. Se existe um doador em potencial, com morte encefálica confirmada (vítima de acidente com traumatismo craniano, derrame cerebral, etc.) e após autorização da família para que ocorra a retirada dos órgãos, são mantidos os recursos para a preservação das funções vitais dos órgãos.

CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS NO HRTM EM 2025

1ª – 23 de feVereirO (rins e fígado)

2ª – 8 de aBriL (rins)

3ª – 5 de MaiO (rins e fígado)

4ª – 10 de MaiO (rins)

5ª – 10 de JUNHO (rins e fígado)

6ª – 24 de JUNHO (rins e fígado)

7ª – 5 de OUtUBrO (rins, córneas e fígado)

fonte: HrtM

Da Redação
Ela
fina, Adrineusa Pereira que hoje celebra seu niver junto com o esposo Gladystone e filhos. Vivas!
Quanta felicidade! Janete Ferreira, o esposo Benévio e os filhos Bianca e Benício felizes na festa dos quarenta anos de Janete!
Em cena Cláudio Roberto, fotógrafo dos bons. Temos gratidão, eu e Tica Soares, ao mestre da fotografia. Gratos!
Cedida
Cedida

Geor G iano a zevedo

KIDS EM AÇÃO!

O casal Anderson Pereira e Mikaelly Vidal proporcionou um momento de muita moda e diversão para a criançada no Partage Shopping Mossoró no último sábado, 4, com o desfile da Sophya Kids, reunindo clientes e modelos do cast tráfego Models kids para apresentar a coleção das marcas Cinti e Divertto, em passarela incrível montada na Praça de Alimentação!! Os pequenos fashionistas desfilaram com as roupas mais lindas e estilosas da estação ao som do DJ Jow.

Sophya Vidal e a modelo Emilly Roberta apresentando o show da Sophya Kids.

Anderson Pereira e Mikaely Vidal festejando o sucesso do desfile Sophya Kids com as filhas Sophya, Júlia e Lince.

FASHION DAYS

THE LOOK OF THE YEAD

De hoje até quinta-feira, 9, o Midway Mall, em Natal, vai sediar a edição Primavera-Verão 2026 do Midway Fashion Days com desfile das lojas do empreendimento e momento SE br AE r N com marcas locais em passarela montada na praça central, produção e cast tráfego Models. A partir das 17h30.

Dentro da programação do Midway Fashion Days, vai acontecer a Etapa r N do t he Look 2025, maior seletiva de modelos do mundo, hoje, às 18h, no Midway Mall, em Natal, com presença de Vic Kayser, representante do departamento de New Faces da JOY Management SP.

A digital Influencer Elisa Vale com a filha Melina. Um arraso!
Luna Morais, vencedora do Tráfego Look Kids 2024, sempre linda!
A deusa Pérola, muito fofa!
A modelo Letícia Marques de volta à passarela, com a filha Maria Antonella!
Criançada arrasando na passarela Sophya Kids.
DJ Jow no comando da trilha sonora do desfile Sophya Kids. Ele com look Schalk!
Alessandra de Castro, Miss Brasil Pacific Universe 2024, responsável pelas aulas de passarela do cast Sophya Kids.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.