Jornal De Fato

Page 1


Jornal de Fato

OPINIÃO

ÂNGELA RODRIGUES

>> O passado é uma roupa velha que não cabe mais

Principal 2

NEY LOPES DE SOUZA

>> Quem te viu e quem te vê!

CÉSAR SANTOS

Principal 3

>> Saída do União do governo Lula não é novidade

Principal 5

MARCOS SANTOS

>> O papel de Galhardo no retorno do Santa/PE à Série C

Principal 8

POLÍTICA

Lula lidera em oito cenários de 1º turno das eleições 2026

Segundo a Quaest, presidente supera nomes de Tarcísio de Freitas, Michelle Bolsonaro, Ciro Gomes, Eduardo Leite, Rainho Jr, entre outros presidenciáveis.

Principal 3

ECONOMIA

Mossoró permanece como maior produtor de ovos de galinha do RN

Mossoró 1

ESPORTE

Baraúnas busca ritmo em novo amistoso no Fião, em Serra do Mel

Dando sequência à preparação para o Campeonato de Acesso, o Baraúnas enfrenta nesta sextafeira, 19, a seleção de Serra do Mel, no Estádio Fião.

Déficit atuarial da previdência do RN atinge R$ 54,3

bilhões

>> Tribunal de Contas aponta grave risco de um quadro de insolvência para o pagamento de aposentados e pensionistas. TCE determina que Ipern se abstenha de realizar novos resgates das aplicações do Fundo Previdenciário. Principal 4

ESPAÇO JORNALISTA MARTINS DE VASCONCELOS

O PASSADO É UMA ROUPA VELHA QUE NÃO ME CABE MAIS

ÂNGELA RODRIGUES GURGEL

Autora de Ensaio Poético e Confissões Crônicas idealizadora da confraria Café & Poesia. angelargurgel@gmail.com

Ouço, com certa frequência, pessoas de minha geração falarem sobre o passado como um lugar mágico, onde tudo era mais simples, verdadeiro; e a vida mais feliz. O quadro, por elas pintado, é colorido e cheio de vida. Confesso que me esforço para encontrar, em minhas memórias, esse tempo glorioso. Claro que sinto falta e saudades de muitas coisas que ficaram lá no passado, principalmente as brincadeiras de criança; lembro que, naquela época, meus pais, avós e as pessoas de sua geração suspiravam, com olhos marejados, por um tempo em que tudo era mais bonito. A sensação que tenho é que, não tendo controle sobre o presente e o futuro, a gente idealiza o passado. Coloca uma cortina saudosista e vai criando uma penumbra que parece esconder as sombras e sulcos deixados por esse tempo que agora trazemos à tona: a era dos “e se” e do “como bom era naquele tempo que...”. Que o quê mesmo? Lá nesse passado que queremos pintar com cores que, naquela época, nem sabíamos existir, nós também erramos, sofremos, perdemos, ganhamos, nos decepcionamos, deixamos passar oportunidades jamais recuperadas. Vivemos. Sim, porque viver é arriscar. É aprender fazendo, sem receitas. E o presente, com toda sua imperfeição, é o único tempo que temos. É onde, sem romantismo, podemos consertar o que deixamos “quebrado” lá no passado, tecer novos contornos para aque-

le tecido de nossa existência rasgado pelos ventos fortes da adversidade, fechar as crateras abertas pelas decepções, pontear os rasgos das veias abertas pelas muitas vezes em que o coração foi partido, atenuar as rugas deixadas pelas decepções nas paredes de nossa memória, abrir as janelas da alma para receber a brisa da manhã, pintar nosso dia com novas e divertidas cores, desembrulhar “o presente” com mãos firmes e atrevidas e fazer, desse tempo presente, uma travessia para algo diferente. O passado?! Está bem ali atrás, já foi, já se esgotou. Não volta. E nós é que decidimos o que fazemos com ele. Essa nostalgia não pode se transformar em doença. Numa febre que nos faz “delirar” e querer de volta um tempo que já não nos pertence. Do passado restanos as lições. As experiências. Nele construímos as bases que nos trouxeram até aqui. Mas não precisamos, aliás não podemos, revivê-lo. O presente, com toda a sua incerteza e caos, é o que temos. Não sei como será o futuro, porém certamente será diferente. Porque as mudanças são inevitáveis. O que hoje consideramos “de última geração”, logo adiante poderá ser considerado obsoleto. Isso não significa que será melhor ou pior, mas certamente muitas coisas que não temos hoje, amanhã serão acessíveis a um grande número de pessoas. Muitos não conseguem viver para colher as sementes que plantaram, no entanto continuam

Organização:

clauderarcanjo@gmail.com

semeando. Este mês vivi dois momentos que fizeram meu peito transbordar de esperança. Estar no mesmo espaço que Pe. Júlio Lancellotti falar sobre seu trabalho pastoral com populações de rua, menores infratores e crianças com HIV foi uma experiência de grandiosidade que nenhuma palavra traduz. Quanta sabedoria, dignidade e humanidade! Que exemplo de igreja! A serenidade e a bravura que se derramam em seu semblante nos transmitem uma lição que precisa ser exercitada todos os dias, o dia todo, em todos os lugares. A serenidade com que ele afirma que sabe que não viverá para ver o mundo que ele defende... mostra o tamanho de sua humildade. Que homem santo! Por isso tão odiado pelos que pregam a discórdia em nome de um Deus que não encontro nos evangelhos pregados por eles. Diante de mim eu vi o evangelho vivo, pulsante. Semelhante ao Filho do Homem, Padre Júlio não

condena, acolhe, não porque desconhece os pecados daquele que ajuda, mas porque sua misericórdia nasce da coerência entre a palavra e ação.

Outro momento marcante, para quem acredita “nas flores vencendo o canhão”, foi o julgamento do STF. Quantas vidas foram ceifadas, quanto sangue foi derramado até que víssemos, em um tribunal, militares golpistas serem julgados e condenados por crimes contra a democracia!?... Quantas pessoas foram silenciadas e condenadas ao esquecimento até chegar o dia em que um tribunal, com pequena exceção, desse uma aula sobre civilidade, justiça e democracia! E foi uma ministra, com seu voto firme e decisivo, que colocou “de joelhos” um regime machista e excludente que sempre tenta nos “diminuir”!... Aquela mulher, vestida em sua toga, não estava sozinha. Ela representava nossas ancestrais. Sua voz atravessou todas as gerações, acordando gritos e

silêncios presos em nossas gargantas. O eco de seu brado forte e suave ecoou em todos os porões e nos seguirá para todo o sempre, nos lembrando de que nós podemos, e devemos, acreditar na força gestada no ventre da verdade, da justiça e da liberdade. Ela não corrigiu os erros horrendos cometidos lá no passado que nos transpassam até hoje, mas, sem dúvida, fez uma reparação simbólica que restituiu nossa esperança na verdade e na justiça. Testemunhar a civilidade prevalecendo sobre a barbárie reacendeu a chama da esperança e renovou nossa força para seguir lutando.

Não, o mundo não é totalmente injusto. A vida presta. O bem compensa. O futuro pode ser o lugar dos sonhos, mas é o que fazemos no presente que traça nossa história coletiva, e, como nos ensinou o mestre Belchior, “o passado é uma roupa que não nos serve mais”. No presente, a mente, o corpo são diferentes.

Direção Geral: César Santos

Diretor de Redação: César Santos

Gerente Aadministrativa: Ângela Karina

Dep. de Assinaturas: Alvanir Carlos

Clauder Arcanjo

Lula lidera em oito cenários de 1º turno das eleições 2026

Ney Lopes

nl@neylopes.com.br www.blogdoneylopes.com.br

PESQUISA QUAEST / Presidente supera nomes de Tarcísio de Freitas, Michelle Bolsonaro, Ciro Gomes, Eduardo Leite, Rainho Jr, entre outros Quem te viu e quem te vê!

Opresidente Lula lidera em todos os cenários de 1º e 2º turno simulados por uma pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira, 18, sobre disputa presidencial de 2026.

No 2º turno, segundo o levantamento, Lula se mantém à frente de outros 9 nomes pesquisados: Ciro Gomes (PDT), Ratinho Júnior (PSD), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Jair Bolsonaro (PL), Romeu Zema (Novo), Michelle Bolsonaro (PL), Ronaldo Caiado (União), Eduardo

Presidente Luiz

Inácio Lula da Silva aparece na liderança na pesquisa Quaest

Bolsonaro (PL) e Eduardo Leite (PSD).

A pesquisa Quaest foi encomendada pela Genial

Investimentos e realizada entre os dias 12 e 14 de setembro e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais. A

margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

A pesquisa traçou oito eventuais cenários na estimulada para o 1º turno das eleições para presidente, em 2026. Confira:

Cenário 1 - Com Lula e Bolsonaro

Lula (PT): 32%; Jair Bolsonaro (PL): 24%; Ciro Gomes (PDT): 11%; Ratinho Júnior (PSD): 8%; Romeu Zema (Novo): 5%; Ronaldo Caiado (União Brasil): 4%; Indecisos: 5%; Branco/Nulo/Não vai votar: 11%.

Cenário 2 - Com Lula e Michelle

Lula (PT): 33%; Michelle Bolsonaro (PL): 18%; Ciro Gomes (PDT): 13%; Ratinho Júnior (PSD): 8%; Romeu Zema (Novo): 6%; Ronaldo Caiado (União Brasil): 5%; Indecisos: 5%; Branco/Nulo/Não vai votar: 12%.

Cenário 3 - Com Lula e Tarcísio

Lula (PT): 35%; Tarcísio de Freitas (Republicanos): 17%; Ciro Gomes (PDT): 13%; Ronaldo Caiado (União Brasil): 6%; Romeu Zema (Novo): 5%; Indecisos: 6%; Branco/Nulo/Não vai votar: 18%.

Cenário 4 - Com Lula e Eduardo Bolsonaro

Lula (PT): 32%; Eduardo Bolsonaro (PL): 14%; Ciro Gomes (PDT): 14%; Ratinho Júnior (PSD): 10%; Romeu Zema (Novo): 6%; Ronaldo Caiado (União Brasil): 5%; Indecisos: 6%; Branco/Nulo/Não vai votar: 13%.

Cenário 5 - Com Lula, Tarcísio e Eduardo Bolsonaro

Lula (PT): 40%; Tarcísio de Freitas (Republicanos): 20%; Eduardo Bolsonaro (PL): 16%; Indecisos: 5%; Branco/Nulo/Não vai votar: 19%.

Cenário 6 - Com Lula, Eduardo Bolsonaro e Ratinho

Lula (PT): 40%; Eduardo Bolsonaro (PL): 21%; Ratinho Júnior (PSD): 16%; Indecisos: 5%; Branco/Nulo/Não vai votar: 18%.

Cenário 7 - Com Lula, Eduardo Bolsonaro e Zema

Lula (PT): 42%; Eduardo Bolsonaro (PL): 21%; Romeu Zema (Novo): 13%; Indecisos: 5%; Branco/Nulo/Não vai votar: 19%.

Cenário 8 - Com Lula, Eduardo Bolsonaro e Caiado

Lula (PT): 43%; Eduardo Bolsonaro (PL): 21%; Ronaldo Caiado (União): 12%; Indecisos: 5%; Branco/Nulo/Não vai votar: 19%.

Alguns leitores indagam qual, afinal, a minha posição política nesta coluna. Com a morte do meu filho, afastei-me da política, porém acompanho através da mídia os fatos no dia a dia, analisando-os e interpretando-os. Procuro sempre assumir posições, aplaudir ou criticar, sobretudo em defesa daqueles – seja quem for – feridos pela injustiça. Sigo o texto Bíblico do Apocalipse: “Seja quente, ou seja frio, não seja morno que eu te vomito”.

A propósito, é absolutamente incoerente a posição do presidente Lula e do PT contra a anistia dos atos de 8 de janeiro, uma tradição no Brasil. O país já teve 48 anistias presidenciais ao longo dos séculos, desde o período do Império até a redemocratização. A última delas foi em 1979, quando foi concedido perdão aos perseguidos políticos (que a ditadura militar chamava de subversivos) e, dessa forma, liberado o caminho para a redemocratização.

Foram anistiados tanto os que haviam pegado em armas contra o regime quanto os que haviam feito críticas públicas aos militares. Graças à lei, exilados e banidos voltaram para o Brasil, clandestinos deixaram de se esconder da polícia, réus tiveram os processos nos tribunais militares anulados, presos foram libertados de presídios e delegacias. A anistia que se discute atualmente tem um alcance menor. Envolve a preparação e realização de ações de mobilização política, no dia 8 de janeiro de 2023, com a invasão e depredação do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto. Os atos resultaram em vandalismo e danos ao patrimônio público. A controvérsia está em considerar esse movimento político como pré-golpe, ou seja, uma tentativa de golpe de estado. A doutrina penal exige a deposição do governo, o que não ocorreu. “Não configura o tipo penal [de golpe de Estado] a participação de turbas desordenadas.”. Existiram “atos isolados de multidões. A punição exigiria a individualização da presumida culpa de cada manifestante.”

Por que Lula e seus adeptos, antes ferrenhos defensores da anistia de 64, hoje são contra esse perdão legal? Há, inclusive, o anúncio prévio de que o projeto, se aprovado, será vetado no Planalto. Quem te viu e quem te vê!

CURTINHAS

Filme

“Uma separação” - Prime Video - Nader e Simin divergem sobre a possibilidade de deixar o Irã: ele quer deixar o país para dar melhores oportunidades a sua filha, Termeh, mas Nader, no entanto, quer continuar no Irã para cuidar de seu pai, que sofre do Mal de Alzheimer. Os dois chegam à conclusão de que devem se separar, mesmo ainda estando apaixonados.

Frase

“Se você quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá acompanhado” – Provérbio africano

Pompa

Donald Trump está sendo recebido com grande pompa pela família real britânica. Diplomatas e a mídia nacional não esconderam que o objetivo era bajular o presidente americano, conhecido por seu fascínio pela “Realeza”.

Manter a doutrina

Papa afasta qualquer reforma em relação às mulheres e aos fiéis LGBT+. Leão XIV disse estar alinhado com o acolhimento de “todos, todos, todos”, defendido por Francisco, mas refutou quaisquer alterações doutrinárias.

Asteroide

Asteroide com mais de 200 metros passou ontem, 18, perto da Terra. Os peritos russos calculam que este asteroide passa periodicamente perto do planeta, havendo registro da sua última aproximação em 17 de setembro de 1940. A próxima será daqui a 11 anos.

Leia o “blog do Ney Lopes” – informação e opinião

Agência Brasil

Déficit atuarial da previdência do RN atinge R$ 54,3 bilhões

IPERN / TCE-RN aponta grave risco de um quadro de insolvência para o pagamento de aposentados e pensionistas

Da ReDação

Odéficit atuarial do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Rio Grande do Norte atingiu a marca de R$ 54,3 bilhões. Os números foram expostos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), que revelam risco de um quadro de insolvência para o pagamento de aposentados e pensionistas.

Segundo a Corte de contas, esse desequilíbrio a longo prazo, que significa a diferença entre o que o Estado tem de recursos e o que precisará pagar no futuro em aposentadorias e pensões, aponta que não haverá dinheiro suficiente para honrar todos os compromissos.

Diante da gravidade do quadro, num contexto de fiscalizações e auditorias regulares nos últimos anos que evidenciaram a crise no sistema previdenciário

estadual, o TCE-RN decidiu determinar uma série de medidas que devem ser adotadas pelo Instituto de Previdência do Estado (IPERN) e Governo do Estado.

O Tribunal determinou que o Ipern se abstenha de realizar novos resgates das aplicações financeiras do Fundo Previdenciário, além de, junto ao Governo do Estado, elaborar um plano de ação com medidas estruturantes para o reequilíbrio das contas, a ser apresentado no prazo de 60 dias úteis.

O plano deve mostrar de forma clara como será feito o ajuste das contas da Previdência, reduzindo o déficit financeiro e equilibrando os recursos existentes com as despesas futuras de aposentadorias e pensões. As medidas precisam incluir um novo estudo atuarial, a elaboração de um projeto de lei a ser enviado à Assembleia Legislativa e a criação de estratégias que garantam a formação de reservas finan -

Déficit triplicou em 10 anos, aponta relatório

Segundo os termos do voto apresentado pelo conselheiro Antonio Ed Souza Santana, os dados demonstram um crescimento exponencial do déficit. A projeção leva em consideração o total de obrigações previdenciárias do Estado com os servidores públicos estaduais e os ativos disponíveis no Fundo Previdenciário, que correspondiam, ao fim de 2023, a apenas R$ 142 milhões, o equivalente a 0,29% dos compromissos previdenciários totais.

Em 2024, o saldo negativo nas contas da Previdência chegou a R$ 1,83 bilhão — o que corresponde a mais de 10% de toda a receita do Estado. Dez anos antes, esse valor era de R$ 543 milhões. Ou seja, o déficit anual mais que triplicou no período.

Ainda conforme o vo -

to, o agravamento do quadro está relacionado à extinção do Fundo Previdenciário, com a transferência de seus recursos para o fundo financeiro, sem a devolução das reservas sacadas nem a devida compensação atuarial. Como consequência, o patrimônio acumulado foi rapidamente exaurido, o que compromete a sustentabilidade do regime, baseado em repartição simples, sem reservas garantidoras suficientes.

Segundo a representação que originou o processo, produzida pela Diretoria de Controle de Pessoal (DCP), o Ipern vinha usando, desde 2023, os rendimentos e até parte dos recursos aplicados em fundos de investimento para bancar o pagamento mensal de aposentados e pensionistas.

Sede do Instituto

ceiras suficientes para sustentar os pagamentos no longo prazo.

As determinações foram impostas no âmbito do processo nº 3136/2024-TC, durante julgamento realizado pelo Tribunal Pleno na quarta-feira, 17. Os conselheiros aprovaram à unanimidade o voto-vista relatado pelo conselheiro Antonio Ed Souza Santana,

entre os quais a relatora originária do processo, conselheira substituta Ana Paula Gomes, e o conselheiro Paulo Roberto Alves, que havia relatado um primeiro voto-vista.

“É uma situação caótica. Alguma coisa precisava ser feita. E acho que ninguém melhor que o Tribunal de Contas, órgão constitucionalmente incumbido de

fazer esse controle, sob o ponto de vista atuarial, previdenciário, legal, de legitimidade e economicidade, exercer o seu papel constitucional, com prudência e equilíbrio, e decidir nesses termos. É uma decisão, sob o meu ponto de vista, histórica”, disse o presidente Carlos Thompson Costa Fernandes após a decisão. Além das medidas cita-

As principais determinações aprovadas pelo TCE-RN:

Ao Ipern: deve se abster de utilizar recursos aplicados em investimentos de médio e longo prazo, assim como seus rendimentos, para cobrir o déficit mensal da previdência. O descumprimento resultará em multa de R$ 10 mil por ocorrência.

Ao Governo do Estado: Tem a obrigação de garantir, com

recursos do Tesouro Estadual, a cobertura completa do regime próprio de previdência sempre que as contribuições normais e extraordinárias não forem suficientes para o pagamento dos benefícios. O não cumprimento também acarretará multa de R$ 10 mil por ato.

Ao Governo do Estado e Ipern: devem apresentar, em até 60 dias

AVISO DE LICITAÇÃO

O Município de São Francisco do Oeste/RN, por intermédio do Pregoeiro, torna público que às 09:00 horas horário de Brasília/DF, do dia 06 de outubro de 2025, realizará licitação na modalidade Pregão Eletrônico nº 009/2025, do tipo “menor preço por item” para o Sistema de Registro de Preços que versa sobre a contratação de empresa especializada para a execução de serviços de limpeza, esgotamento, transporte e destinação final ambientalmente adequada de resíduos provenientes de fossas sépticas, de forma a complementar e ampliar a capacidade operacional dos serviços já executados pelo Município, conforme especificações e quantitativos constantes no Termo de Referência, anexo I do Edital, de acordo com o que determina as normas legais vigente.

O procedimento licitatório obedecerá ao disposto na Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, do Decreto Municipal nº 245/2022, de 29 de dezembro de 2024, Lei Complementar nº 123/2006, alterada pela Lei Complementar nº 147/2014 e demais legislação aplicável.

O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados no site da Prefeitura Municipal de São Francisco do Oeste, endereço: www.saofranciscodooeste.rn.gov.br e no site http://www.portaldecompraspublicas.com.br a partir da publicação deste Aviso.

São Francisco do Oeste/RN, 18 de setembro de 2025. João Paulo Ferreira de Moraes PREGOEIRO

das, o TCE também determinou que o Estado cubra com recursos próprios eventuais insuficiências para pagamento de benefícios; preveja, nos próximos orçamentos, valores suficientes para honrar os compromissos do RPPS; e se abstenha de utilizar os recursos previdenciários de forma incompatível com sua finalidade original.

úteis, um plano de ação com medidas para amortizar o déficit atuarial e reequilibrar a relação entre as reservas disponíveis e os benefícios concedidos. O plano deve incluir:

* Estudo atuarial atualizado

* Proposta de projeto de lei a ser enviada à Assembleia Legislativa

* Estratégias de capitalização de reservas

AVISO DE LICITAÇÃO – EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO N.º 030/2025 – PE/PMP LICITAÇÃO EXCLUSIVA ME / EPP – Lei Complementar nº 123/2006

O Município de Portalegre, por intermédio da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Infraestrutura, e por intermédio do Pregoeiro, designado pela Portaria n.º 004/2024 – GP/PMP, torna público que às 14h00min do dia 06 de outubro de 2025, realizará licitação na modalidade Pregão Eletrônico nº 030/2025, tipo Menor Preço por Item, para a Aquisição de tubos e conexões em PVC, destinados à execução das ligações do Sistema de Abastecimento de Água do Sítio Jenipapeiro, no Município de Portalegre/RN, visando assegurar a adequada condução e distribuição de água, garantindo eficiência, durabilidade e segurança no abastecimento à comunidade local, com fundamento na Lei nº 14.133/2021, do Decreto Municipal nº 688, de 26 de dezembro de 2023 e do Decreto Municipal nº 695, de 27 de dezembro de 2023, da Lei Complementar nº 123/2006 e demais normas que regem a matéria e as exigências estabelecidas no Edital. A sessão pública será realizada no site www.portaldecompraspublicas.com. br, com entrega das Propostas a partir da publicação desta licitação e abertura das Propostas para 06 de outubro de 2025, às 14h00min. O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados nos sítios: www.gov.br/pncp www.portaldecompraspublicas.com.br www.portalegre. rn.gov.br, pedido pelo e-mail: licitportalegre@gmail.com, ou na Sala de Licitações da Prefeitura Municipal de Portalegre/RN, sito a Rua José Vieira Mafaldo – 122 – Centro – Portalegre/RN – CEP.: 59.810-000, a partir da publicação deste Aviso. Portalegre/RN, 18 de setembro de 2025. EUFRÁSIO DANTAS ROCHA JÚNIOR Pregoeiro Municipal Portaria nº 004/2024 – GP/PMP

Jornal de Fato
de Previdência do Rio Grande do Norte, em Natal

Condenado pelo STF em 2020 será relator do projeto da anistia

NOME SUJO / Paulinho da Força, escolhido por Hugo Motta, diz que assumiu o papel de pacificador em Brasília

Frequentador assíduo do noticiário da corrupção, o deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP) foi escolhido relator do projeto que concede anistia a condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. A escolha foi feita pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (ReúblicanosPB), após aprovação do regime de urgência aprovado pelo plenário.

Em 2020, a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Paulinho da Força a 10 anos e 2 meses de prisão por desvio de verbas públicas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). De acordo com a ProcuradoriaGeral da República (PGR), o parlamentar foi beneficiário de um esquema de desvios em contratos de R$ 130 milhões e R$ 220 milhões do BNDES com a prefeitura de Praia Grande (SP) e as Lojas Marisa.

Paulinho da Força também foi condenado a perder o mandato parlamentar e a ser impedido de exercer função pública. Ele nunca cumpriu a sentença.

Hugo Motta disse que a escolha de Paulinho como relator pretende garantir o “equilíbrio necessário” na

condução do debate. Paulinho tem relação próxima ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, o que pode ajudar na pacificação do debate. Ele defende um texto que obtenha apoio amplo na Casa.

A escolha do relator abre nova rodada de negociações sobre elegibilidade futura, extensão a investigados não condenados e parâmetros para ressarcimento e prestação de serviços. A votação em plenário dependerá do teor do substitutivo e da adesão dos líderes à solução intermediária.

Paulinho da Força afirmou que anistia ampla, geral e irrestrita é impossível:

“Anistia ampla, geral e irrestrita é impossível. Essa discussão eu acho que já foi superada ontem, quando o Hugo teve uma reunião de mais de três horas com o pessoal do PL. Acho que nós vamos ter que fazer uma coisa pelo meio. [...] Agora cabe a mim tentar fazer esse meio de campo aí. É o que eu vou fazer: conversar com todo mundo para que no final a gente possa ter um texto que agrade a todos.”

“Acho que nós vamos ter que fazer algo que não agra-

César Santos

cesar@defato.com

ESTAVA ESCRITO

OUnião Brasil abriu prazo de 24 horas para que os filiados do partido deixem os cargos em comissão que ocupam no governo do presidente Lula (PT) em Brasília e nos estados. Quem não cumprir a resolução da cúpula do partido, aprovada nesta quinta-feira, 18, será expulso da legenda por “infidelidade partidária”. O União controla os ministérios do Turismo, Integração e Desenvolvimento Regional e o da Comunicação, sendo que os dois últimos são ocupados por indicados pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). O desembarque não é uma novidade. Há um mês, quando firmou federação com o Progressistas, o União decidiu que os filiados deveriam deixar os cargos no governo. Só que agora tem um fato novo: a cúpula do União desconfia que saiu de aliados do Planalto a veiculação de reportagens que aponta uma suposta conexão o presidente do partido, Antonio Rueda, e o Primeiro Comando da Capital (PCC). A legenda alega que não há provas que sustentem a acusação, desconfiando que a pauta teve propósito de atingir Rueda, que já vinha sendo criticado por Lula. Pois bem. Essa é uma novela com final previsto. O União, que foi Arena, PDS, PFL e Democratas, está voltando para sua posição de partido, antagônica a Lula e à esquerda. E soma ao centrão para ser o fiel da balança na eleição presidencial. Quanto à posição da federação União Progressista no RN, nada mudará, uma vez que o grupo já faz oposição ao governo do PT.

de nem a direita e nem a esquerda, mas que agrade a maioria da Câmara”, disse o relator. “Eu tenho brincado que vou tentar fazer o que os gregos e os troianos não fizeram, tentar agradar gregos e troianos. Se conseguir, melhor. Se não conseguir, vou tentar fazer uma coisa no meio que possa agradar a maioria da população brasileira.”

Paulinho confirmou que se trata de uma proposta mais moderada, não anistia: “Nós não estamos mais falando de anistia. Eu vou procurar alguns governadores neste final de semana e a partir de segunda[-feira], reunião com bancadas pra gente votar o mais rápido possível”. Segundo ele, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, será um dos consultados.

O parlamentar descarta ainda a possibilidade do projeto parar no Senado. “A ideia é construir em conjunto com o Senado, para que a gente não tenha esse problema lá no final. A tendência é fazer um texto único. Esse texto será um texto pacificado entre Câmara e Senado”, disse.

MEU AMIGO

Anistia ampla, geral e irrestrita é impossível”

PAULINHO DA FORÇA

Deputado escolhido relator da proposta de anistia dos condenados do 8 de janeiro

ESTRADA

O coração do Silvio Alves de Barros parou de bater nesta quinta, 18. Perdemos um amigão que conhecemos há três décadas no Salão Monte Carlos e acompanhamos no Salão Império, de seu filho Jordan. O velório acontece na Loja Maçônica João da Escóssia, bairro Doze Anos, até as 16h.

É notícia...

1 2 3 4

A Câmara de Mossoró debate hoje a construção da Estada do Cajueiro, uma luta de décadas que desafia a classe política. A estrada é importantíssima para o escoamento da produção local. A audiência será realizada na Escola Ricardo Vieira do Couto, no Jucuri, por iniciativa do vereador Vladimir.

PCC

Em depoimento à Polícia Federal, um piloto afirmou que o presidente do União Brasil, Antonio Rueda, é dono de aviões operados por empresas de voos da facção criminosa PCC. São quatro aeronaves de Rueda, segundo a PF. O líder nacional do União nega ser os donos dos aviões e jura inocência.

CELEBRAR

A Cia Pão Doce tem vagas para a ação formativa construção de brinquedos com materiais recicláveis para crianças com necessidades específicas. Oficina com Marjoreen Paiva no dia 27, no Espaço Cultural Teatro de Quintal, às 14h30. Acesse o site da companhia. É gratuito.

A Guanabara investiu R$ 140 milhões em renovação de frota e ampliação de suas operações. As novas linhas conectam o Nordeste ao Sudeste e a rota do CentroOeste e Sul.

Dentro da Festa de Santa Teresinha, padroeira de Tibau, será realizado o Baile das Rosas no dia 27 deste mês, no Clube Álibi. Show com Radiola Club, Alex do Acordeon e o Pocket-Sized Planet. Ingressos em Mossoró na Bodega Gelada.

A Ficro 2025 será realizada entre os dias 23 a 25 de outubro, no Thermas Hall. A feira, que já foi grande, chega a 37ª edição em busca de um milagre.

O dr. Ney Robson, líder do Instituto Oral Clínica, fortaleceu parceria com o Grupo Neodent para o próximo Congresso Celebrar, em 2026. As tratativas avançaram durante o Congresso Index 2025, realizado em São Paulo. O Celebrar 2026 será realizado entre os dias 13 a 15 de agosto em Mossoró.

APICULTURA

Apodi se destacou na produção de mel de abelha em 2024, com 250 mil quilos produzidos. Na sequência, Macaíba (100 mil kg), Serra do Mel (50 mil kg), São Miguel (42 mil kg) e Caraúbas (29 mil kg). A notícia importante é que o RN bateu recorde com a produção de 1.190 milhão de quilos, o que não era registrado desde 2009.

CIDADANIA

O ex-secretário do Desenvolvimento Econômico do RN, Sílvio Torquato, é o novo cidadão mossoroense, título conferido pela Câmara, por indicação do vereador Kayo Freire. Tem serviço prestado.

Billy Boss - Câmara dos Deputados
Deputado Paulinho da Força foi condenado pelo STF em 2020 por desvio de recursos públicos

Crime organizado transforma vilarejo em “cidade-fantasma”

NO CEARÁ / Localidade foi esvaziada após uma escalada de violência protagonizada por duas facções criminosas

No vizinho estado do Ceará, o crime organizado expulsou a população e transformou um vilarejo em cidade-fantasma. O cenário ocorre em Uiraponga, distrito do município de Morada Nova, a cerca de 170 km da capital Fortaleza, e a 163 km de Mossoró (RN).

O vilarejo foi esvaziado após uma escalada de violência protagonizada por duas facções criminosas. A população fugiu após execuções em praça pública, pichações com ameaças e invasões violentas a residências e comércio.

O jornalista Nathan Martins, em reportagem para o jornal O Globo, narra que quase todos os seus cerca de 2 mil moradores saíram do vilarejo, que hoje restam cinco famílias. O cenário é de completo abandono: ruas desertas, comércio fechado, casas vazias e marcas de tiros espalhadas pelas construções compõem o atual retrato sombrio do local.

“Os conflitos se intensificaram na comunidade após o rompimento entre duas facções: o TCP Cangaço, braço do Terceiro Comando Puro, do Rio de Janeiro, e a Guardiões do

Uiraponga se transformou em uma cidade-fantasma após escalada de violência no distrito

Estado (GDE), de São João de Jaguaribe, originária do Ceará.

Até abril deste ano, o vilarejo era uma típica cidade do interior do Brasil: uma igreja católica com missas aos domingos, um posto de saúde para atendimento a casos de emergência e uma escola municipal elogiada por sua organização faziam parte da estrutura.

— A escola parecia até particular — contou um exmorador que preferiu não se identificar.

O que não havia, entretanto, era um posto policial, destaca o especialista em segurança pública Wagner Sousa Gomes, formado pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó — responsável pela forma-

PF combate crimes de abuso sexual infantil no RN

A 18ª fase da Operação

Uiraçu, detonada pela Polícia Federal nesta quintafeira, 18, alcançou dois endereços no Rio Grande do Norte, na capital Natal e São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana. Os policiais federais cumprem dois mandados de busca e apreensão.

A operação é destinada a combater o armazenamento e o compartilhamento de mídias contendo cenas de abuso sexual infantil na internet. O nome da operação, Uiraçu, faz referência a uma ave de rapina que costuma atacar

pequenos mamíferos, especialmente filhotes, simbolizando a ofensiva da Polícia Federal contra predadores sexuais que vitimam crianças e adolescentes. Durante o cumprimento das ordens judiciais, foram apreendidos aparelhos celulares que passarão por perícia técnica, a fim de subsidiar as investigações em andamento.

A Polícia Federal alerta aos pais e aos responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais.

ção dos oficiais da PM cearense —, bacharel em Direito e pós-graduado em Ciências Jurídicas.

– O Comando de Policiamento já havia solicitado reforço várias vezes, mas nunca foi autorizado. Nem sequer existe um prédio disponível para que a polícia se instale – frisou Wagner. Hoje, a igreja está sem padre e sem fiéis. O posto de saúde não conta com profissionais, tampouco com pacientes. Já a escola foi temporariamente transformada em um posto policial: onde antes havia professores e alunos, agora há três policiais militares que fazem rondas periódicas pelas ruas desertas.

— O lugar acabou — resume um dos dois mil ex-

moradores, entre os 25 procurados pelo GLOBO, que aceitaram falar sob a condição de anonimato.

Um policial militar que conhece a região e que também preferiu manter sua identidade em sigilo explicou ao GLOBO que o desafio na região se torna maior por conta do controle exercido pelos traficantes locais, que, pelo medo, impedem que informações vazem da comunidade.

— Eles matam qualquer um que acharem que falou algo para a polícia ou que tenha se associado a algum inimigo. Sempre com tiros de calibre 12 na cabeça. Isso aterroriza tanto a população que ninguém se arrisca a falar — contou o agente.

O conflito entre TCP Cangaço e

GDE

Quando o confronto começou, o TCP Cangaço era liderado por Gilberto de Oliveira Cazuza, conhecido como Mingau. Já a GDE de São João do Jaguaribe estava sob o comando de um homem identificado pelo policial como Márcio da Viúva, que comandaria as ações da facção de dentro do presídio no Ceará.

O interesse pelo pequeno vilarejo tem um motivo: Uiraponga se situa entre seis cidades do Vale do Jaguaribe — Morada Nova, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Alto Santo, Mauriti e São João do Jaguaribe. Desde 2020, as duas facções coexistiam na região, controlando o tráfico, extorquindo dinheiro de comerciantes e fazendeiros, roubando gado e praticando pistolagem.

O cenário mudou há cerca de dois anos. Em março de 2023, uma operação da Polícia Civil prendeu cerca de 18 pessoas ligadas ao TCP Cangaço, incluindo ao menos sete parentes de Mingau. Para o agente da Polícia Militar, o grupo funcionava como uma rede de apoio e logística, em estrutura que remete ao antigo cangaço, justificando o nome da facção.

Informações da inteligência da Polícia Civil do Ceará indicam que, após a operação, Mingau se refugiou em uma favela do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. O enfraquecimento do TCP Cangaço e a fuga de Mingau abriram caminho para que a GDE avançasse sobre territórios antes dominados pelo outro bando, buscando expandir seu controle.

Em uma das investidas, Márcio da Viúva ordenou que o traficante José Witals da Silva Nazário, conhecido como Playboy, assassinasse os braços-direitos de Mingau ainda presentes no distrito: Neriano e Thierry. Apesar das ordens, o apoio da população local teria impedido que as execuções fossem concluídas, conforme explicou o policial militar. Antes da chegada dos traficantes rivais pela estrada de difícil acesso, Neriano e Thierry já tinham se escondido. Em retaliação, integrantes do GDE executaram um homem que atuava como coiteiro, em praça pública, disparando vários tiros diante dos moradores. Em seguida, deram ordem de expulsão aos habitantes da comunidade.

— A população de Uiraponga apoiava o TCP Cangaço, alguns por benefícios, outros por medo. Com essa rede de coiteiros (pessoas que ajudam a esconder criminosos), os traficantes ficavam praticamente inacessíveis tanto para a polícia quanto para a facção rival. Então, Playboy decidiu expulsar toda a comunidade para que Neriano e Thierry perdessem apoio e logística — relatou o policial. Playboy foi preso no fim de julho, em São Paulo, durante uma operação integrada das polícias civis do Ceará e de São Paulo. Em nota enviada ao GLOBO, a Polícia Civil do Ceará (PCCE) informou que um segundo suspeito foi detido no dia seguinte, em uma residência no próprio distrito de Uiraponga. Mingau segue foragido e é um dos criminosos mais procurados do Ceará.

resumão

Condenado a 18 anos de prisão

o agricultor Lucas sousa de moura, de 34 anos, foi condenado a 18 anos e nove meses de prisão pelo assassinato de Francisco de assis azevedo, ocorrido em 12 de julho de 2024, na vila brasília, município de serra do mel. ele sentou no banco dos réus do tribunal do Júri Popular em mossoró. o promotor de Justiça Ítalo moreira martins, que atuou na acusação, convenceu aos sete jurados, superando a tese apresentada pelo advogado de defesa mário Ferreira.

Mulher assassinada em Tibau

A Polícia Civil iniciou investigação para desvendar o assassinato da mossoroense Francione de s ouza, de 36 anos, que residia em tibau. o crime ocorreu na madrugada desta quinta-feira, 18, quando a vítima estava dormindo em sua residência, localizada no bairro Porto do Atlântico, no município litorâneo. o s criminosos invadiram a casa da vítima e efetuaram diversos disparos, sem dar chance de defesa. Francione morreu no local antes da chegada do socorro.

Reprodução - Whyn e Netinho
Policial federal durante a 18ª fase da Operação Uiraçu
Divulgação - PF

Brasil é eliminado do Mundial de vôlei pela primeira vez em 55 anos

NÃO DEU / Seleção cai após derrota para a Sérvia e vitória da República Tcheca sobre a China

Pela primeira vez em 55 anos, o Brasil foi eliminado ainda na fase de grupos do Mundial masculino de vôlei.

A eliminação precoce foi sacramentada na manhã desta quinta-feira, 18, com uma vitória por 3 sets a 0 da República Tcheca contra a China (26/24, 25/19 e 25/18).

Após vencer a partida de estreia contra a própria China e bater a República Tcheca na segunda rodada, a seleção brasileira foi derrotada nesta madrugada por 3 sets a 0 pela Sérvia (25/22, 25/20 e 25/22), na Mall of Asia Arena, em Pasay City, nas Filipinas.

Com a derrota por sets diretos, a equipe comandada por Bernardinho precisava que a China conseguisse vencer ao menos um set contra os tchecos para seguir com chances de avançar de fase.

Custou caro o set que o Brasil perdeu para a China, uma vitória verde-amarela por 3 sets a 1, de virada.

As vitórias da Sérvia e da República Tcheca representaram a primeira queda do

‘Todo

Brasil na fase de grupos do Mundial desde 1970.

Na ocasião, o Mundial era composto por 24 seleções, divididas em quatro grupos de seis. A seleção brasileira terminou em quarto em seu grupo, atrás da então Tchecoslováquia, da Polônia e da Hungria.

Nas últimas 11 edições do Mundial, o país havia ficado de fora dos quatro primeiros colocados apenas uma vez, quando terminou em quinto, em 1994.

Até o torneio nas Filipinas, a equipe tinha acumulado seis pódios consecutivos, incluindo o tricampeonato mundial em 2002, 2006 e 2010.

Em 2014 e 2018, o Brasil terminou com o vice-campeonato, perdendo a decisão para a Polônia. Em 2022, o time caiu nas semifinais, novamente diante da Polônia, garantindo o bronze contra a Eslovênia.

Fora dos 16 melhores que avançam às oitavas, a seleção se despede da competição com a pior colocação da história em Mundiais. A pior colocação até então havia sido um 13º lugar, em 1966.

Na derrota desta quinta, um fato inusitado ocorreu no fim do primeiro set: a Sérvia chegou a ter por alguns segundos sete jogadores em quadra, um a mais do que o permitido. Com a primeira parcial em 21 a 19 para os sérvios, o central Stefanovi� entrou para sacar, sem que o líbe-

ro Negic deixasse a quadra. O árbitro e as comissões técnicas não perceberam o erro, com Negic deixando a quadra pouco depois. O Brasil acabou vencendo o ponto.

Durante a transmissão, Bernardinho foi visto bastante emocionado na lateral da quadra, um dia após a

mundo desapontado’, admite Lucarelli

O mais experiente na disputa nas Filipinas era o ponteiro Lucarelli, de 33 anos, campeão olímpico no Rio de Janeiro.

morte de sua mãe, Maria Ângela Rezende, aos 90 anos, no Rio de Janeiro. Bicampeão olímpico (2004 e 2016), Bernardinho retornou ao comando da equipe no fim de 2023, em substituição a Renan Dal Zotto, que já vinha tendo seu trabalho bastante questionado pelos tor-

minação precoce nas quartas final, para os Estados Unidos.

cedores por conta de desempenhos abaixo das expectativas nos anos anteriores.

O técnico de 66 anos é o responsável por liderar agora um processo de renovação da seleção brasileira, com uma série de novos jogadores que ainda busca se estabelecer na equipe.

“O sentimento agora é de um pouco de tristeza, todo mundo desapontado. Nem acho que a gente fez uma partida ruim, mas eles foram melhores o tempo inteiro, e não sabíamos mais o que fazer para parar eles”, afirmou Lucarelli após a derrota para a Sérvia, gerando críticas de torcedores nas redes sociais.

O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios do Oeste Potiguar, por intermédio do Pregoeiro e Equipe de Apoio, designados pela Portaria n.º 008/2025 – CIMOP, torna público que às 08h00min do dia 07 de outubro de 2025, realizará licitação na modalidade Pregão Eletrônico nº 003.2025, tipo Menor preço Global, para o Registro de Preços visando à eventual contratação dos serviços de fornecimento, instalação, operação assistida e monitoramento remoto de unidades modulares de pré-tratamento e tratamento de água, compostas por sistema de microfiltração e membranas de ultrafiltração, 100% automatizado, com capacidade de vazão de até 50 L/s, com fundamento na Lei nº 14.133/2021, Resolução Cimop n.º 020, de 28 de dezembro de 2023, bem como da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, alterações pela Lei Complementar nº 147, de 07 de agosto de 2014 e demais normas que regem a matéria e as exigências estabelecidas no Edital.

A sessão pública será realizada no site www.portaldecompraspublicas. com.br, com entrega das Propostas a partir da publicação desta licitação e abertura das Propostas para 07 de outubro de 2025, às 08h00min. O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados nos sítios: www.gov.br/pncp, www.portaldecompraspublicas.com.br, www.cimop. com.br, pedido pelo e-mail: cimop.rn@gmail.com, ou no Escritório do CIMOP, situado a Rua Manoel de Freitas, n.º 43, Sala 05, Bairro: Centro – Portalegre/ RN, a partir da publicação deste Aviso. Portalegre/RN, 18 de setembro de 2025. EUFRÁSIO DANTAS ROCHA JÚNIOR Pregoeiro Portaria nº 008/2025 – CIMOP

Após os Jogos de Paris, nomes importantes ao longo dos últimos ciclos, como Bruninho, Lucão e Yoandy

Leal, anunciaram a aposentadoria da seleção.

Na França, mesmo ainda contando com os atletas mais experientes na equipe, o Brasil já havia tido um desempenho ruim, com a eli-

O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios do Oeste Potiguar, por intermédio do Pregoeiro e Equipe de Apoio, designados pela Portaria n.º 008/2025 – CIMOP, torna público que às 08h00min do dia 08 de outubro de 2025, realizará licitação na modalidade Pregão Eletrônico nº 004.2025, tipo Menor preço Global, para o Registro de Preços para possível futura contratação de sistema comunicador e integrador de ambientes públicos para atendimento interno e externo para atender às demandas do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios do Oeste Potiguar – CIMOP, com fundamento na Lei nº 14.133/2021, Resolução Cimop n.º 020, de 28 de dezembro de 2023, bem como da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, alterações pela Lei Complementar nº 147, de 07 de agosto de 2014 e demais normas que regem a matéria e as exigências estabelecidas no Edital.

A sessão pública será realizada no site www.portaldecompraspublicas. com.br, com entrega das Propostas a partir da publicação desta licitação e abertura das Propostas para 08 de outubro de 2025, às 08h00min.

O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados nos sítios: www.gov.br/pncp, www.portaldecompraspublicas.com.br, www.cimop. com.br, pedido pelo e-mail: cimop.rn@gmail.com, ou no Escritório do CIMOP, situado a Rua Manoel de Freitas, n.º 43, Sala 05, Bairro: Centro – Portalegre/ RN, a partir da publicação deste Aviso.

Portalegre/RN, 18 de setembro de 2025. EUFRÁSIO DANTAS ROCHA JÚNIOR

Foi a pior campanha olímpica do time desde os Jogos de Sydney, em 2000, quando a seleção também foi eliminada nas quartas, pela Argentina.

Na primeira competição após as Olimpíadas, a equipe havia ficado com o bronze na Liga das Nações, em agosto, derrotada novamente pela Polônia nas semifinais, assegurando o bronze contra a Eslovênia.

José Dorian Ferreira Presidente da Comissão de Seleção. AVISO DE LICITAÇÃO – EDITAL DE PREGÃO

Pregoeiro

Portaria nº 008/2025 – CIMOP

Objeto: CREDENCIAMENTO DE ENTIDADE DE DIREITO PRIVADO SEM FINS LUCRATIVOS - ORGANIZAÇÃO SOCIAL CIVIL (OSC), POR MEIO DA LEI Nº 13.019/2014, PARA CELEBRAR EM REGIME JURÍDICO DE PARCERIAS ENTRE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E AS SECRETARIAS DE BEM ESTAR SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO E A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESPORTE, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL/RN.

Recebimento de propostas e documentação: até as 13:00h do dia 09/10/2025, no setor de Protocolos, Sede da Prefeitura, Rua Padre Tertuliano Fernandes, 46, Centro, São Miguel/RN. Informações: www.saomiguel.rn.gov.br e licitacao@saomiguel.rn.gov.br.

Equipe se despede na pior colocação da história dos Mundiais

Baraúnas busca ritmo em amistoso no Fião, em Serra do Mel

PREPARAÇÃO / Jogo-treino será nesta sexta, às 19h; técnico deve repetir estratégia

Dando sequência à preparação para o Campeonato de Acesso, o Baraúnas enfrenta nesta sexta-feira, 19, a seleção de Serra do Mel, em amistoso marcado para as 19h, no Estádio Fião. Este será o primeiro contato da equipe mossoroense com a cidade serrana, que será a “casa” do tricolor durante a competição.

Será o segundo jogoteste da pré-temporada. No primeiro, no último sábado, 13, o time comandado por Eugênio Gomes goleou a seleção de Tibau por 6 a 0.

Na ocasião, o técnico utilizou duas formações diferentes, algo que deve se repetir nesta sexta-feira, com o objetivo de dar ritmo de jogo e minutagem a todo o elenco.

Com apenas duas semanas de treinamentos, Eugênio ainda está em fase de

observações e ajustes táticos, evitando apontar uma equipe titular. A definição do time base deve acontecer apenas na semana de estreia.

A estreia do Leão do Oeste no campeonato de acesso está marcada para o dia 5 de outubro, contra o Visão Celeste, de Parnamirim.

VISTORIA

Nesta semana, o Estádio Fião passou por vistoria da equipe técnica da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) e foi aprovado. Agora, resta apenas a liberação do Corpo de Bombeiros (CB) para que o local esteja oficialmente apto a receber jogos.

Segundo o Baraúnas, todas as recomendações feitas pelo CB já foram atendidas, e o laudo final deve ser emitido em breve, sem restrições.

De Letra

MARCOS SANTOS

msantos@defato.com

O

papel de Galhardo no retorno do Santa/PE à Série C

Thiago Galhardo teve papel fundamental, dentro e fora de campo, na campanha que garantiu o acesso do Santa Cruz/PE à Série C do Campeonato Brasileiro de 2026. Dentro das quatro linhas, foi decisivo com boas atuações e gols importantes. Fora delas, demonstrou espírito de liderança e solidariedade ao ajudar companheiros de equipe financeiramente, em um momento em que o clube enfrentava atrasos salariais durante a disputa da Série D.

Desde o início, mostrou comprometimento com o projeto da Cobra Coral, abrindo mão de propostas de clubes de divisões superiores para vestir a camisa tricolor. Sua escolha se mostrou acertada e essencial para o sucesso do time.

AMÉRICA/RN

O América mudou os planos ao desistir de renovar compromisso com o técnico Gerson Gusmão. Agora, o clube pretende ter o prata da casa Ranielle Ribeiro no comando do time em 2026. Recentemente, Ranielle fez bom trabalho no Asa, de Arapiraca/AL.

ABC No ABC, o nome de Marcelo Chamusca ganhou força. Técnico experiente e respeitado. Nesta temporada, ele comandou o Floresta/CE e depois a Tombense/MG.

APOSENTOU -SE

Renato Augusto se aposentou. O atleta, campeão olímpico em 2016 e também por Flamengo, Corinthians e Fluminense, planeja nova carreira no futebol, seja como professor da bola ou dirigente. Parou aos 37 anos.

ENCAMINHADO

O Palmeiras encaminhou a classificação à semifinal da Libertadores. Ao vencer o River Plate dentro do estádio do rival, o “Porco” mostrou ter mais time e repertório de jogo.

DECEPÇÃO

O Botafogo é, até aqui, a grande decepção da temporada. Acumulou eliminações em sequência, em um curto período, resultado de um planejamento mal feito, responsabilidade que deve ser atribuída a John Textor.

QUESTÃO DE HONRA

Diante do elenco montado e dos investimentos realizados, conquistar uma vaga na Libertadores de 2026 deixou de ser objetivo: tornou-se obrigação. Mais do que salvar o ano esportivamente, é essencial para evitar que o clube termine a temporada no breu.

A tradicional Copa Futsal Santa Luzia 2025, que chega à sua décima edição, já tem as 16 equipes participantes definidas e promete fortes emoções para os apaixonados pelo futsal. As partidas serão disputadas no ginásio municipal Pedro Ciarlini, entre os dias 6 de outubro e 27 de novembro.

A competição reunirá clubes de destaque do Rio Grande do Norte e do Ceará, incluindo times que disputam as Séries Ouro e Prata do Campeonato Norte-rio-grandense de Futsal. As equipes confirmadas representando Mossoró são Baraúnas Futsal, Chelsea Mossoró, CSU, Impacto Futsal, JEC Futsal, Potiguar Futsal e União.

Da cidade Areia Branca (RN): Academia Corpo e Ritmo e Mantém F.C.A.B.; de Alto do Rodrigues (RN): AREC; de Macau (RN): Macau Futsal e Porto e Mar FC; de Tibau

(RN): Atlético Clube Futsal;

Do Estado do Ceará completam a lista: Cajuais (Icapuí), Aracati Futsal e Top Sport Futsal (Aracati).

Entre os destaques da edição 2025 estão o Baraúnas, Macau e Potiguar, representantes da Série Ouro; além do Impacto e AREC, que disputam a Série Prata. A Academia Corpo e Ritmo, atual campeã e maior vencedora da história da Copa com quatro títulos, também está confirmada, ao lado das tradicionais equipes cearenses Aracati, Top Sport e Cajuais, que chegam como fortes candidatas ao título.

O congresso técnico, que definirá os grupos da competição, será realizado na segunda-feira, 22 de setembro, às 19h, no Centro Pastoral Santa Maria Goretti, localizado no bairro Bom Jardim, em Mossoró.

Objetivo de dar ritmo de jogo e minutagem a todo o elenco
Divulgação/Baraúnas

Mossoró

Jornal de Fato • SEXTA-FEIRA, 19 DE SETEMBRO DE 2025

Mossoró permanece como maior produtor de ovos de galinha do RN

LIDERANÇA / Em 2024, o município produziu 13,8 mil de dúzias de ovos, segundo

OInstituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a mais recente Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) e destacou que Mossoró continua como o maior produtor de ovos de galinha do Rio Grande do Norte. O número de dúzias se aproximou de 14 mil em 2024. A produção de ovos está presente em todos os municípios potiguares, acrescenta o órgão federal.

De acordo com a PPM, Mossoró produziu no ano passado 13,8 mil de dúzias, o que multiplicando por mil chega a 13,8 milhões. A segunda maior cidade potiguar é seguida por Parnamirim, com o total de 12,8 mil de dúzias produzidas no período. Fecham o ranking dos cinco maiores produtores de ovos de galinha Macaíba (10,2 mil), Governador Dix-Sept Rosado (10,2 mil) e Ceará-Mirim (9 mil).

A produção de ovos de galinhas registrou um cres-

levantamento do IBGE

Reprodução engloba as produções da piscicultura, carcinicultura e malacocultura. A periodicidade da pesquisa é anual. Sua abrangência geográfica é nacional, com resultados divulgados para Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Mesorregiões, Microrregiões e Municípios.

cimento mais expressivo, de 10,61%, chegando ao total de 93 milhões de dúzias de ovos produzidos no RN no ano passado. O aumento foi ainda maior em valor de produção, que cresceu 29,64% em 2024 na comparação com o ano anterior, em termos nomi-

nais. O estado é o quarto maior produtor de ovos de galinha do Nordeste, atrás apenas de Pernambuco, Ceará e Bahia.

A Pesquisa da Pecuária Municipal fornece informações sobre os efetivos da pecuária existentes nos municípios brasileiros na data

A produção de ovos está presente em todos os municípios potiguares

de referência do levantamento, 31 de dezembro, bem como a produção de origem animal, e o valor da produção durante o ano de referência. Os efetivos incluem bovinos, suínos, matrizes de suínos, galináceos, galinhas, codornas, equinos, bubalinos, caprinos e ovinos.

A produção de origem animal, por sua vez, contempla a produção de leite, ovos de galinha, ovos de codorna, mel, lã bruta e casulos do bicho-da-seda; as quantidades de vacas ordenhadas e ovinos tosquiados; e a aquicultura, que

PRODUÇÃO DE LEITE

Em 2024, a produção de leite apresentou uma variação positiva de 2,41% em relação ao ano anterior, alcançando mais de 394 milhões de litros produzidos. Em valor, o produto somou pouco mais de R$ 981 milhões, um crescimento nominal de 5,20% frente ao valor pago aos produtores em 2023. O leite responde por 52,86% do total do valor de produção dos produtos da pecuária potiguar. O município de Caicó, na microrregião Seridó, continua sendo o maior produtor de leite do estado. No ano passado, foram 41 milhões de litros produzidos no município, um aumento de 20,53% em comparação com 2023.

Mossoró – 13,8 milhões (dúzias)

Parnamirim – 12 milhões (dúzias)

Macaíba – 10,2 milhões (dúzias)

Governador Dix-Sept Rosado 10,2 milhões (dúzias)

Ceará-Mirim – 9 milhões (dúzias)

Caicó – 41,0 milhões (litros)

Jucurutu – 28,3 milhões (litros)

Jardim de Piranhas – 15,3 milhões (litros)

Santana do Matos – 12,3 milhões (litros)

Jardim do Seridó – 11,9 milhões (litros)

Produção de mel de abelha supera marca de 1 milhão de quilos no RN

Em 2024, o Rio Grande do Norte produziu a maior quantidade de mel de abelha da sua história: 1.190.489 de quilogramas. A produção supera a marca de 1 milhão de quilos que só havia sido alcançada nos anos de 2008 e 2009. Com o número, o estado se consolida como o 11º maior produtor de mel do país.

O levantamento mostra que a produção de mel de abelha do RN cresceu 30,91% em 2024 em relação ao ano anterior, o quarto maior aumento do país, atrás apenas do Amazonas (95,67%), do Mato Grosso 35,11%) e de Pernambuco (34,69%). Em

todo o Brasil, foram mais de 67,3 mil toneladas de mel produzidos no ano passado, número 4,68% superior ao registrado em 2023 e recorde nacional.

No RN, o mel gerou R$ 21,4 milhões aos produtores potiguares, um crescimento nominal de 59,42% frente o valor de produção acumulado em 2023. Com o resultado, a produção de mel de abelha passou a responder por 1,16% dos mais de R$ 1,85 bilhão gerados no RN pelos produtos de origem animal investigados na pesquisa do IBGE. Em 2023, o mel respondia por apenas 0,84% do total. Entre os municípios po-

tiguares, o destaque fica com Apodi, na região Oeste, que produziu 250 mil kg e ficou, mais uma vez, em primeiro lugar no ranking de municípios produtores de mel de abelha no RN.

EDINALDO MORENO
Da Redação
Fonte: IBGE - Pesquisa da Pecuária Municipal

Gente De fato

MARILENE PAIVA

marilene.paiva@gmail.com

MOSSORÓ OIL & GAS ENERGY

Vem aí a 10ª edição do Mossoró Oil & Gas Energy, que será realizada nos dias 25, 26 e 27 de novembro, na área de eventos do Partage Shopping Mossoró. Serão 220 estandes reunindo expositores e visitantes nacionais e internacionais, promovendo networking, atraindo investimentos e movimentando a economia local e a rede hoteleira. Um dos maiores eventos do setor no Nordeste!

Em Belém do Pará, os queridos delegados Igor Licurgo e Lua Vieira casaram em cerimônia civil. A lua de mel na Europa, França, Itália e Espanha. O SIM religioso, em novembro, na Igrejinha dos Barcos. Parabéns!

Em Goiânia, as ginecologistas obstetras Rosário Mota, Rejane Holanda, Íris Menezes e Laysa Moreira participam do XXVII Congresso Brasileiro de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia. Ciência, atualização e troca de conhecimento em destaque! Salve, simpatias!

O cirurgião-dentista Ney Robson, CEO da Oral Clínica, participou em São Paulo do Congresso Index 25, ao lado do Diretor-Presidente do Grupo NEODENT Prof. Dr. Geninho Thomé, do Prof. José Bernardes e da Coordenadora Isis Maire. Celebrando novos saberes e formando participação no Congresso Celebrar 2026.

Lindo de ver! A união dos padres Flávio Augusto e Charles Lamartine com a irmã Zelândia e as freiras Franciscanas Hospitaleiras do Colégio Sagrado Coração de Maria fortalece ainda mais a parceria com o Diocesano Santa Luzia, unindo gestão e saberes em prol de uma educação de excelência.

A franqueada Débora França ao lado dos sócios da Royal FaceFlávia Alessandra e Otaviano Costa - juntos na 4ª Convenção Nacional de Franqueados Royal Face, realizada no WTC Events Center em São Paulo. Amo!!!

A prefeita de Pau dos Ferros Marianna Almeida com a viceprefeita Lara Figueiredo recebendo o abraço do deputado Galeno Torquato e do advogado Flávio Júnior da F7 Produções, na noite de encerramento da Finecap. Sucesso total!

ORFEU

“A. Mora: As ficções da memória seguem as características do mundo externo, de que são a reprodução mais ou menos exacta. Caracteriza o mundo externo a exterioridade espacial e temporal, a pluralidade do conteúdo, e a sujeição a uma lei. [...] Caracteriza o mundo da imaginação a exterioridade não-espacial e apenas conscientemente temporal, o indefinismo unificado no conteúdo, e a ausência de lei aparente. Caracteriza o mundo da abstracção a não-exterioridade de seus conceitos, a pluralidade abstracta do seu conteúdo, e a sujeição a uma lei racional porque imanente (raciocínio) nos conceitos em que impera.” Fernando Pessoa

Champanhe no gelo

Celebram idade nova hoje: Raimundo Fernandes Júnior, Sérgio Lima, Sarah Sidou, Andrea Carvalho, Anna Paula, Janaina Farias, Caju Oliveira, José Esio, Marileide Couto, Herbênia Ferreira, Saulo Spinelly, Trícia Nóbrega, Maria do Vale, Thâmara Glyssya e

do Vale, Thâmara Glyssya e Clara Alves. Felicidades!!!

ETIQUETA COM BOM HUMOR

Nada de virar zumbi do celular quando estiver entre gente de verdade! Quer causar boa impressão? Olhe nos olhos, sorria e finja que ouvir de verdade é a sua especialidade. Educação com pitada de charme e um leve deboche faz qualquer mesa chata virar palco de boas risadas. Né?!

Lisboa Batista

sargi13tario@hotmail.com

com a Reitora

e o estimado amigo Prof. Hélio Costa.

GENTE EM DESTAQUE

Por ocasião dos shows da Finecap, dois grandes locutores: Emanuel Henrique e Fernanda Araújo. Aplausos!

Secretária de Governo, Jarislândia Rocha, foi a Coordenadora Geral da Finecap 2025, e o Colunista cumprimenta pela excelente atuação.

Historiador Renê Guida, à frente da reabertura da Casa de Cultura Micaelense "Monsenhor José Aires" em São Miguel. Agradeço convite.

Casal Dr. Jucieid Duarte/ Glenira Holanda; ela aniversariante de 14/9 e recebeu homenagem do esposo com flores. Parabéns!

Casal estimado Prof. José Mário/Marília em recepção a Viviane na posse da Diretoria da Aduern. Meu abraço!

Prefeita Marianna Almeida e vice-prefeita Lara Figueiredo felizes com o imenso sucesso da Finecap 2025. Cumprimentos de LB.

Nos agitos da Finecap, as queridas amigas Cinara e Fátima Filha. O abraço de LB.

O pauferrense Igor Licurgo/ Lua Figueiredo, ambos delegados em cidades do Pará. O enlace civil foi dia 3/9, agora curtem em Paris, seguindo a Mônaco. O Colunista cumprimenta o belo casal.

Mossoró Oil & Gas Energy terá ampliação e mudança de local

EVENTO / Neste ano, o evento será realizado no Partage Shopping Mossoró

AMINA COSTA

Da redação

undamental para a economia do Rio Grande do Norte, a cadeia produtiva de petróleo e gás terá mais uma vez Mossoró como palco de um dos principais encontros do setor no Brasil. Entre os dias 25 e 27 de novembro, a cidade, reconhecida por lei como capital do onshore brasileiro, sediará a 10ª edição do Mossoró Oil & Gas Energy (Moge), que neste ano chega com novidades importantes.

A principal mudança é o local do evento, que será realizado na área de eventos do Partage Shopping Mossoró. Outra novidade é a ampliação da estrutura que,

Feira deve repetir sucesso da última edição, que movimentou R$ 43 milhões em negócios

neste ano, contará com uma estrutura 15% maior, em relação à edição anterior. Ao todo, serão 4.500 metros quadrados, que serão preenchidos por 220 estandes (em

2024, eram 190 estandes).

O anúncio da data e das novidades da 10ª edição do Mossoró Oil & Gas foram feitas na última quarta-feira, 17, pela Associação Redepe-

tro RN, organizadora do evento. O presidente da instituição, José Nilo dos Santos, destacou que o Mossoró Oil & Gas chega aos 10 anos consolidado como referên-

Casal Dr. Zé Lima/ Honorina; ele aniversariou dia 17/9. No click ladeiam a escritora Rafaella

Júlio César integra o Parlamento Jovem Pauferrense, na posse com sua mãe Érica Oliveira e o amigo Rafael. LB parabeniza.

cia internacional. “É um evento de grande importância, tornou-se referência até internacional, atraindo participantes de vários países. Para isso, é fundamental a atuação de parceiros, como o Sebrae, a casa de soluções”, afirmou.

O Sebrae RN, que é parceiro histórico do evento, reforçou seu papel na apresentação desta nova edição. Para o diretor técnico da instituição, João Hélio Cavalcanti, o crescimento do Mossoró Oil & Gas demonstra sua relevância para o setor e para a economia do estado. “O Mossoró Oil & Gas cresce e cada vez mais vira referência, dando grande contribuição para geração de empregos e renda. É um evento fundamental para conectar pequenas e médias empresas potiguares com os grandes players internacionais do setor de petróleo, gás e energia em geral”, ressaltou.

Em 2024, o evento registrou 9.941 visitantes e movimentou aproximadamente

R$ 43 milhões, entre negócios diretos e indiretos, segundo balanço da Redepetro

RN. Além disso, o evento reuniu representantes de 16 países, entre eles Argentina, Canadá, China, Estados Unidos e Reino Unido, além de visitantes de várias regiões do Brasil.

Além da área de exposição, a edição de 2025 terá simpósio científico, arenas temáticas e o Petrosupply Meeting, rodada de negócios organizada pelo Sebrae RN. No ano passado, essa ação promoveu 240 encontros, aproximando fornecedores e 11 grandes operadoras do segmento.

A presença de centenas de visitantes também tem reflexo direto na economia local, impulsionando setores como hotelaria, transporte, bares, restaurantes e comércio.

O interesse crescente pelo Mossoró Oil & Gas acompanha o reaquecimento da produção em terra no Rio Grande do Norte e as perspectivas abertas com o projeto offshore da Margem Equatorial, que promete atrair novos investimentos e fortalecer a cadeia de valor do setor.

O Colunista
da UERN, Cicília Maia
Presidente da Câmara, ver. Jaime de Carvalho, e o idealizador do projeto, jornalista Vinícius Oliveira, com a Mesa Diretora do Parlamento Jovem, eleita, diplomada e empossada. Parabéns de LB.
Costa. Tempo de parabéns.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.