


>> Senador Styvenson afirma que Prefeitura embargou obras porque são bancadas com recursos conseguidos por seu mandato. A prefeitura diz que as obras estão "ilegais"
Organização:
FLÁVIA ARRUDA
Pedagoga e escritora, autora dos livros As Esquinas da minha Existência e As Flávias que Habitam em Mim crônicasflaviaarruda@gmail.com
A folha branca na tela, ou no bloco de notas, é implacável. Ela escancara a ausência, o vazio onde deveriam florescer as ideias. O escritor a encara, no caso eu, sentindo o peso da tarefa iminente, no entanto, a mente parece um deserto tórrido, rachado pela falta de palavras. Sim, eu sei, há muito para dizer, o mundo grita com tantas histórias, mas nenhuma delas encontra eco dentro desta minha ca-
chola. A inspiração sumiu, evaporou como água em dia de sol forte. O prazo aperta, as horas correm freneticamente, a obrigação paira. A cada minuto que passa, a pressão aumenta e as palavras se recusam a surgir. É, de fato, frustrante observar a própria impotência diante dessa tela muda. A mente divaga, buscando qualquer escape dessa tortura criativa. Nada surge
diante do teclado com suas inúmeras possibilidades de digitar palavras, frases, parágrafos... Para quem não sabe, eu também não sabia até pesquisar no Google, a média de digitação por minuto é de 41,4 palavras em português, dependendo da memória muscular do indivíduo; mas, tudo depende de mim e das minhas criações literárias. O oco permanece.
E aí, eis que surge a tentação irresistível: abandonar a luta inglória e mergulhar em outro universo. Correr léguas de distância do meu espaço de trabalho, acender um cigarro (mesmo que imaginário) e ligar a televisão. Buscar refúgio nas tramas intrincadas de um
bom suspense policial. Ali, há lógica, um problema a ser resolvido, pistas a serem seguidas. O detetive, com sua perspicácia, desvenda os nós da narrativa, oferecendo uma satisfação que a página em branco teima em negar. Escritora que nada! Acho que vou enveredar pelas bandas da investigação, espionagem, agente do FBI.
Enquanto isso, a batalha dessa jovem cronista – de meia idade – é interna. O mistério é descobrir como romper essa barreira invisível que impede o fluxo das palavras, dos pensamentos em sua concretude. Não há assassino ou álibi, apenas a sensação paralisante de não con-
seguir começar, quiçá terminar. A autocobrança se torna uma sombra constante, sussurrando dúvidas e minando a confiança. Ainda penso em qual filme assistir. Mas, contudo, porém, todavia, a esperança reside naquela pequena fagulha que teima em não se apagar. Talvez, em meio à procrastinação consentida, enquanto os olhos acompanham os lances do investigador na tela, uma ideia germine. Vai que a aridez do branco se transforme, enfim, em um terreno fértil para as palavras. E que o suspense da página vazia termine com a alegria de ver a história tomar forma. Que o enigma seja desvendado!
MUDANÇA / PEC acaba reeleição a partir das eleições de 2034 e estabelece Mandatos de cinco anos para todos os cargos eletivos
DA REDAÇÃO
Há um consenso dentro do Senado Federal pelo fim da reeleição para cargos do Executivo - presidente da República, governadores e prefeitos. A proposta de emenda à Constituição (PEC), de autoria do senador Jorge Cajuru (PSB), começou a ser discutida nesta quarta-feira, 23, pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado e, possivelmente, será votada no dia 7 de maio em razão de um pedido de vista.
A proposta, relatada pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI), é considerada uma das mais impactantes da atual legislatura, e prevê mudanças importantes:
1 - Fim da reeleição a partir das eleições de 2034;
2 - Mandatos de cinco anos para todos os cargos eletivos — incluindo deputados federais, estaduais, distritais e vereadores;
3 - Unificação das eleições: em vez de dois anos de intervalo, todas as disputas seriam realizadas de cinco em cinco anos;
4 - Senadores com mandato ampliado de oito para dez anos;
5 - Mandatos excepcionais de seis anos para prefeitos e vereadores eleitos em 2028, sem direito à reeleição para o Executivo municipal.
O apoio é majoritário, mas a transição divide opiniões. Nenhum senador da CCJ se opôs ao fim da ree-
leição. A medida é considerada consensual. O impasse, no entanto, gira em torno da regra de transição, que permite a reeleição até o pleito de 2034. Para parte dos parlamentares, a mudança deveria valer já a partir das eleições de 2026.
O senador Omar Aziz (PSD-AM) foi direto: “Se a gente for esperar 2034, ninguém sabe se vai estar aqui ainda. A reeleição foi a pior coisa para o Brasil. O sujeito faz loucuras para tentar se manter no cargo, e se perde, entrega o governo estraçalhado”.
O relator Marcelo Castro defendeu a transição gradual com base em princípios jurídicos: “O objetivo foi não ferir o direito adquirido nem a expectativa de direito. Mas
podemos chegar a um entendimento e encurtar um pouco”.
A crítica central da proposta é de que o modelo atual favorece agendas imediatistas. “A reeleição resultou num viés pernicioso, com foco em resultados de curto prazo para retorno eleitoral, em prejuízo de projetos estruturantes”, argumentou Castro.
A reeleição foi instituída no Brasil durante o primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso, por meio de emenda constitucional aprovada em 1997. O então presidente se beneficiou diretamente da mudança, sendo reeleito em 1998.
Tentativas de ampliar a reforma foram rejeitadas: Emendas que buscavam am-
CCJ aprova eleição e mandato mais longo para líderes da Bancada Feminina
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (23) um projeto de resolução (PRS) que amplia de seis meses para um ano o prazo de exercício dos cargos de líder e vice-líder da Bancada Feminina (PRS 115/2023). O projeto também define que a escolha dos cargos deverá ser feita por eleição.
A proposta é da senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), com a assinatu-
ra de outras senadoras, e recebeu parecer favorável de Augusta Brito (PT-CE). Ela segue agora para a Comissão Diretora (CDir). Os projetos de resolução alteram o Regimento Interno. Depois da aprovação definitiva, eles são promulgados pela Presidência do Senado. O texto estabelece a indicação de líder e vice-líder da bancada feminina por meio de eleição a cada doze meses, com revezamento das indi-
cações entre suas integrantes. Atualmente, o Regimento prevê a escolha por meio de indicação da própria bancada e a cada seis meses, também com revezamento. Como justificativa, Dorinha argumenta que a alteração permitirá o acompanhamento de uma sessão legislativa completa pela líder da bancada, sem interrupções que prejudiquem os trabalhos durante o ano legislativo.
pliar o escopo da PEC — como a redução do número de senadores de três para dois por estado e a diminuição dos mandatos para cinco anos — foram rejeitadas. Segundo o relator, não há consenso político nem maturidade do debate para mudanças dessa magnitude. “O debate sobre a redução dos mandatos dos senadores é insuficiente para construir um acordo mínimo sobre a matéria”, justificou.
PRÓXIMOS PASSOS
A PEC será novamente debatida na CCJ no dia 7 de maio. Caso aprovada, seguirá para o plenário do Senado, onde precisará de três quintos dos votos em dois turnos para avançar à Câmara dos Deputados.
No parecer, Augusta Brito ressaltou que a indicação dos líderes partidários é feita, por exemplo, no início da primeira e da terceira sessões legislativas de cada legislatura, em documento subscrito pela maioria.
— Compreendemos que a eleição de líder e vice-líder da bancada feminina também fortalecerá a representatividade e a legitimidade das senadoras nesses cargos, ao mesmo tempo em que continuará, por meio do revezamento, a oportunizar seu exercício por diversas parlamentares — afirmou a relatora.
nl@neylopes.com.br www.blogdoneylopes.com.br
Violência contra o salário mínimo
Já se disse que é preferível ser um louco destruidor de ilusões do que um “ilusionista negligente com a realidade”. E foi completado: “Você pode ignorar a realidade, mas não pode ignorar as consequências de ignorar a realidade”. Tudo isso é dito em função de uma absurda declaração do economista Armínio Fraga, na Universidade de Harvard e no MIT (Massachusetts Institute of Technology), em Cambridge, nos Estados Unidos, de que “o Brasil precisa congelar o salário mínimo “em termos reais” por seis anos”. Sempre digo que o “desconhecimento total dos fenômenos econômicos e sociais” colabora para que certas pessoas ou grupos sociais se tornem os grandes “estimuladores” da esquerda ortodoxa. A propósito de serem violentamente contra, terminam dando argumentos que favorecem a esquerda, como esse de pôr em risco o valor real do salário mínimo nacional. Verdadeiro gol contra! Senão vejamos. O salário mínimo surgiu no fim do século XIX em países como Nova Zelândia e Austrália, com o objetivo de garantir uma remuneração mínima aos trabalhadores para cobrir as necessidades básicas. No Brasil, a institucionalização ocorreu no início do século XX, com a Lei nº 185 de 1936 e sua regulamentação pelo Decreto-Lei nº 399 de 1938, no governo de Getúlio Vargas. O congelamento em termos reais significaria o aumento do salário mínimo não superar a inflação, ou seja, condenaria a população mais pobre a perder o poder de compra ano após ano. Causaria ainda impacto nefasto para a economia com a baixa no consumo, na arrecadação e perda na expectativa de demanda. Ocorreria o chamado efeito dominó, quer dizer, menos ajuste do salário mínimo, menos renda disponível para boa parte da base do Brasil, menos consumo em setores sensíveis. Então começa a cair varejo, serviços, indústrias de bens essenciais. Esses setores vão começar a achar que a demanda futura vai ser pior, eles vão investir menos, começam também a vender menos, contratam menos, demitem mais”. Vê-se que consequências econômicas e sociais danosas são o óbvio ululante. Hoje, o Brasil tem o segundo pior salário mínimo da América Latina. Só ganha da Nicarágua. Portanto, ao invés de atingir o valor real do salário mínimo, deveria ser considerada a tributação de dividendos distribuídos a acionistas de empresas. O Brasil é um dos únicos países que não tributam dividendos. Há espaço para começar. Inexiste o superado argumento de que seja bitributação abusiva. É demonstrado que comparar a tributação do lucro, somando o que se paga como pessoa jurídica e como pessoa física, o Brasil tem uma das menores cargas na comparação com os países ricos da OCDE. Quando exerci os seis mandatos de deputado federal apresentei o PL 937, de 9.5.1991, criando o “salário do crescimento”. A ideia é estabelecer aumentos reais anuais do SM com base no PIB nacional. O governo encampou em parte essa proposta de minha autoria. É necessário avançar mais e sepultar propostas tresloucadas como a de Armínio Fraga.
CURTINHAS
+ Bom exemplo as decisões da governadora Fátima Bezerra e do prefeito Paulinho Freire de superarem diferenças políticas e promoverem cooperação no atendimento da saúde em Natal.
+ PMN lança REFIS e concede até 100% de desconto em juros de dívidas com o fisco.
+ O funeral de Francisco começará às 10h, horário local (5 da manhã no Brasil), no sábado – seis dias após sua morte. O último funeral papal – do Papa Bento XVI, em 2023 – também foi realizado seis dias após sua morte.
+ Diego Ravelli, mestre de cerimônias apostólicas, disse que Francisco simplificou e adaptou a cerimônia, para que o funeral papal seja “o de um pastor e discípulo de Cristo, e não o de uma pessoa poderosa neste mundo”.
+ Espera-se que dezenas de milhares de pessoas compareçam. Cerca de 50.000 pessoas compareceram ao funeral de Bento XVI em 2023, enquanto cerca de 300.000 compareceram ao de João Paulo II em 2005.
+ O presidente russo Vladimir Putin “não tem planos” de comparecer. Como o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu um mandado de prisão para Putin, a polícia da Itália – um dos 125 estados-membros do TPI – seria obrigada a detê-lo.
+ Dos 135 cardeais elegíveis para nomear o próximo pontífice, o Papa Francisco empossou 108. Isso significa que quatro de cada cinco votos no conclave serão dados por cardeais promovidos por Francisco.
Leia o “blog do Ney Lopes” – informação e opinião
D i S puta / Senador e prefeito protagonizam nova disputa envolvendo obras importantes da saúde pública em Mossoró
Osenador Styvenson Valentim (PSDB) e o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) estão em pé de guerra outra vez. Agora, o pano de fundo do embate entre os dois adversários políticos envolve as obras do Hospital Infantil de Mossoró e do Hospital da Liga de Combate ao Câncer, que foram viabilizadas por recursos alocados pelo senador por meio de emendas parlamentares.
É que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo embargou as obras com a justificativa de que estão em situação ilegal (leia nota oficial da Prefeitura nesta página), enquanto Styvenson enxerga retaliação política. Ele e o prefeito de Mossoró, provavelmente, serão concorrentes nas eleições 2026. O senador aposta em ações como a construção de hospitais para fortalecer o seu nome no segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte.
Em vídeo, publicado nas suas redes sociais, o senador falou direcionado a Allyson Bezerra, embora sem citar nomes: “Você não está dificultando a vida do senador Styvenson, de jeito nenhum, você está dificultando a vida de pais e crianças que precisam de atendimento hospitalar de qualidade”, disparou.
E seguiu: “O quanto é difícil a gente querer fazer o bem, vai existir sempre alguém colocando algo para dificultar o que deveria ser fácil.” O senador disse que o problema não é dinheiro, porque as emendas de sua autoria garantiram a construção dos hospitais, mas, sim, a falta de vontade e de zelo com a vida das pessoas.
“O sistema parece mais preocupado em travar do que salvar vidas. O povo paga o preço da lentidão, da burocracia e de interesses que ninguém confessa. Cuidar de saúde de crianças não pode ser embargado. Libera já a obra”, discursou Styvenson.
Allyson Bezerra evitou ir para o confronto direto com o senador e escalou a secretária do Meio Ambiente e Urbanismo, Sariny Nobre, para rebater a fala de Styvenson. Também por meio de vídeo, a secretária afirmou que o embargo ocorreu por-
Acesso ao canteiro de obras do Hospital Infantil: embargado
que as obras estão sem alvarás e sem cumprir medidas de segurança. “A obra foi iniciada no dia 21 de março de 2025 de forma ilegal, sem ao menos ter pedido de alvará por parte da APAMIM, que só foi feito no dia 15 de abril. Os fiscais urbanísticos da Prefeitura, que são servidores efetivos, identificaram a ilegalidade da obra, notificaram, mas a direção do hospital não compareceu no prazo legal. Restando a obrigação dos servidores embargarem a obra ou correrem o risco de responderem pelo crime de prevaricação”, disse Sariny.
Quanto à obra do Hospital da Liga do Câncer, a secretária ressaltou que “é importante explicar à sociedade que é mais uma obra que está sendo executada sem alvará de construção e, portanto, de forma ilegal. A instituição foi notificada pelos fiscais, servidores efetivos do município, mas que mesmo depois disso a obra segue sem o controle de legalidade e de segurança adequada.”
eM e NDa S
O Hospital Infantil de Mossoró começou a ser construído no dia 21 de março deste ano, localizado
O senador Styvenson Valentim e o prefeito Allyson Bezerra são nomes cotados para disputar o cargo de governador do Rio Grande do Norte nas eleições 2026. Os dois políticos, porém, ainda não assumiram esse desejo de público, embora estejam cumprindo atividades de campanha.
A princípio, Styvenson tem dito que será candidato à reeleição, mas sem descartar um projeto ao Governo do Estado. Ele aparece bem cotado nas pesquisas e tem simpatia de setores importantes da oposição ao atual governo estadual.
Já Allyson Bezerra é dado como certo na disputa
AVISO DE CONTRATAÇÃO DIRETA Nº 041001/2025
CONTRATANTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE RODOLFO FERNANDES
OBJETO: A contratação de equipe de arbitragem, composta por árbitros principais, auxiliares e mesários, para atuação nos jogos do evento esportivo promovido pelo Município de Rodolfo Fernandes/RN, compreendendo a condução, fiscalização e registro das partidas, garantindo a imparcialidade, o cumprimento das regras oficiais das modalidades envolvidas e a segurança das decisões durante a realização do evento. PERIODO PARA ENVIO DE PROPOSTAS: DIA 24/04/2025 (HORÁRIO DE BRASÍLIA/DF) ATÉ AS 09 HORAS DO DIA 29/04/2025.
PREFERÊNCIA ME/EPP/EQUIPARADAS: SIM LINK PARA ACESSO: https://www.rodolfofernandes. rn.gov.br/
E-MAIL PARA ENVIO DE PROPOSTA: licitacoespmrf@gmail.com
na avenida Rio Branco, em frente à Praça da Criança. A Apamim conta com R$ 11 milhões para o primeiro módulo, recursos alocados no Orçamento da União por emenda do senador Styvenson Valentim.
Já a obra do novo Hospital da Liga Contra o Câncer começou há um ano, no terreno onde funcionou o antigo Hospital Duarte Filho, na Praça Cônego Estevam, conhecida popularmente como “Praça dos Hospitais”. O projeto também teve recursos alocados pelo senador Styvenson, que destinou uma emenda no valor de R$ 8 milhões.
pelo Governo do RN. Ele cumpre agenda de candidato, percorrendo municípios do interior do estado e recebendo gestores e lideranças regionais em Mossoró.
O prefeito aparece liderando a corrida sucessória em pesquisas publicadas recentemente. O seu nome agrada a lideranças estaduais, como é o caso da senadora Zenaide Maia, presidente do PSD, que já disse de público o desejo de apoiar Allyson para governador.
Nota Da SecRetaRia MuNicipal De Meio aMbieNte e uRbaNiSMo
A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), informa que a obra de construção do Hospital Infantil, da APAMIM, está embargada em razão da falta de documentação legal, que garantem a segurança de qualquer obra. Ou seja, a obra não possui alvará de construção e sua execução assim está ilegal e impossibilitada de ser liberada por um servidor público da carreira urbanística.
A obra foi iniciada no dia 21 de março de 2025 de forma ilegal, sem ao menos ter pedido de alvará por parte da APAMIM, que só foi feito no dia 15 de abril. Os fiscais urbanísticos da Prefeitura, que são servidores efetivos, identificaram a ilegalidade da obra, notificaram, mas a direção do hospital não compareceu no prazo legal. Restando a obrigação dos servidores embargarem a obra ou correrem o risco de responderem pelo crime de prevaricação.
no que se refere também à obra do Hospital da liga do Câncer, é importante explicar a sociedade que é mais uma obra que está sendo executada sem alvará de construção e, portanto, de forma ilegal. A instituição foi notificadapelosfiscais,servidoresefetivosdomunicípio, mas que mesmo depois disso a obra segue sem o controle de legalidade e de segurança adequada. APrefeituradeMossoróreconheceaimportância da realização das obras para a saúde pública do Município, bem como está à disposição para contribuir para a devida regularização das obras.
A Secretaria de Urbanismo orienta à população que obras executadas sem alvarás e sem nenhum controle podem resultar em sérios riscos à segurança da população como já ocorreu em outros casos em todo o país. Esclarece também que os servidores efetivos estão realizando o trabalho pautados na legalidade e obrigação de suas funções.
O Município de Rodolfo Fernandes/RN, por intermédio do Agente de Contratação Pregoeiro da Prefeitura Municipal, torna público que a fara a licitação na modalidade PREGÃO ELETRÔNICO SRP Nº. 91010/2025, tipo menor preço, que tem como objeto Contratação de empresa para futuro e eventual Locação de Estrutura para Grandes Eventos, com finalidade de atender as necessidades das Secretarias e Fundos do Município de Rodolfo Fernandes/RN, de acordo com o que determina a legislação vigente, INÍCIO DO ACOLHIMENTO DAS PROPOSTAS: 24/04/2025; DATA DE ABERTURA DAS PROPOSTAS: 07/05/2025, às 10:00; INÍCIO DA SESSÃO DE DISPUTA DE PREÇOS: 07/05/2025, às 10:01. O procedimento licitatório obedecerá ao disposto na Lei Federal nº 14.133, de 01 de abril de 2021, Lei Complementar Federal nº 123, de 14 de dezembro de 2006, Decreto Municipal nº 002/2025 e subsidiariamente a e do disposto no presente edital e seus anexos. O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados no site https://www.rodolfofernandes.rn.gov.br/ e www.novobbmnet.com. br. As vistas estão franqueadas a partir da publicação deste Aviso, no horário de expediente, das 08h00min às 13h00min, na Sala de Licitações situada a Rua Manoel Nobre, nº 49, Centro, Rodolfo Fernandes/RN. Rodolfo Fernandes – RN, 23 de abril de 2025. Nildemarcio Bezerra Agente de Contratação Pregoeiro
O Município de Rodolfo Fernandes/RN, por intermédio do Agente de Contratação Pregoeiro da Prefeitura Municipal, torna público que a fara a licitação na modalidade PREGÃO ELETRÔNICO SRP Nº. 91009/2025, tipo menor preço, que tem como objeto Contratação de empresa para futuro e eventual fornecimento de Gêneros Alimentícios, com finalidade de atender as necessidades das Secretarias e Fundos do Município de Rodolfo Fernandes/RN, de acordo com o que determina a legislação vigente, INÍCIO DO ACOLHIMENTO DAS PROPOSTAS: 24/04/2025; DATA DE ABERTURA DAS PROPOSTAS: 07/05/2025, às 10:00; INÍCIO DA SESSÃO DE DISPUTA DE PREÇOS: 07/05/2025, às 10:01. O procedimento licitatório obedecerá ao disposto na Lei Federal nº 14.133, de 01 de abril de 2021, Lei Complementar Federal nº 123, de 14 de dezembro de 2006, Decreto Municipal nº 002/2025 e subsidiariamente a e do disposto no presente edital e seus anexos.
O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados no site https://www.rodolfofernandes.rn.gov.br/ e www.novobbmnet.com. br. As vistas estão franqueadas a partir da publicação deste Aviso, no horário de expediente, das 08h00min às 13h00min, na Sala de Licitações situada a Rua Manoel Nobre, nº 49, Centro, Rodolfo Fernandes/RN. Rodolfo Fernandes – RN, 23 de abril de 2025.
Nildemarcio Bezerra
Agente de Contratação Pregoeiro
O Município de Rodolfo Fernandes/RN, por intermédio do Agente de Contratação Pregoeiro da Prefeitura Municipal, torna público que a fara a licitação na modalidade PREGÃO ELETRÔNICO SRP Nº. 91008/2025, tipo menor preço, que tem como objeto Contratação de empresa para futuro e eventual fornecimento de Tratores e Implementos Agrícolas, com finalidade de atender as necessidades do Município de Rodolfo Fernandes/ RN, de acordo com o que determina a legislação vigente, INÍCIO DO ACOLHIMENTO DAS PROPOSTAS: 24/04/2025; DATA DE ABERTURA DAS PROPOSTAS: 07/05/2025, às 09:00; INÍCIO DA SESSÃO DE DISPUTA DE PREÇOS: 07/05/2025, às 09:01. O procedimento licitatório obedecerá ao disposto na Lei Federal nº 14.133, de 01 de abril de 2021, Lei Complementar Federal nº 123, de 14 de dezembro de 2006, Decreto Municipal nº 002/2025 e subsidiariamente a e do disposto no presente edital e seus anexos. O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados no site https://www.rodolfofernandes.rn.gov.br/ e www.novobbmnet.com. br. As vistas estão franqueadas a partir da publicação deste Aviso, no horário de expediente, das 08h00min às 13h00min, na Sala de Licitações situada a Rua Manoel Nobre, nº 49, Centro, Rodolfo Fernandes/RN. Rodolfo Fernandes – RN, 23 de abril de 2025. Nildemarcio Bezerra Agente de Contratação Pregoeiro
OPERAÇÃO / PF aponta um esquema nacional de descontos de mensalidade associativa não autorizados em aposentadorias e pensões
AJustiça Federal determinou o afastamento do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, um dos alvos da operação que a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram na quarta-feira, 23.
A jornalista Andréia Sadi, da Glonews, noticiou que o presidente Lula (PT) mandou demitir o Stefanutto após operação da Polícia Federal contra fraudes em aposentadorias e pensões. O temor é de que o escândalo se alastre e possa afetar a imagem do governo.
Batizada de Operação
Sem Desconto, os investigadores já reuniram indícios que sugerem a existência de “um esquema nacional de descontos de mensalidade associativa não autorizados em aposentadorias e pensões”. O cálculo é que as entidades investigadas tenham descontado de aposentados e pensionistas cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
A Justiça Federal também determinou que outros cinco servidores públicos cujos nomes não foram divulgados sejam afastados de suas funções. Além
disso, autorizou o cumprimento de 211 mandados judiciais de busca e apreensão, seis prisões temporárias, além do sequestro de bens no valor de mais de R$ 1 bilhão. Os mandados foram cumpridos no Distrito Federal e nos estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.
De S co N to S
ASS oc IAt I vo S A mensalidade associativa é uma contribuição que aposentados, pensionistas ou pessoas de uma determinada categoria profissional pagam, periodicamente, para fazer parte de uma associação, sindicato ou entidade de classe sem fins lucrativos que represente os interesses de seus membros do Regime Geral da Previdência Social (RGPS).
Entre janeiro de 2023 e maio de 2024, o INSS recebeu 1 milhão de reclamações acerca de descontos indevidos, motivando o cancelamento dos descontos autodeclarados como não autorizados. Além disso, em março do ano passado, o instituto estabeleceu novas regras para regulamentar o desconto associativo.
cesar@defato.com
Assinada por Stefanutto, a Instrução Normativa Pres/INSS nº 162 estabelece o percentual máximo da dedução e que o desconto deve ser previamente autorizado pelo aposentado ou pensionista, que tem de assinar um termo de adesão.
O beneficiário que não reconhecer o desconto da mensalidade associativa em seu benefício pode requerer a exclusão da cobrança usando o aplicativo do instituto, o site [gov.br/ meuinss] Meu INSS ou a central telefônica 135. Também é possível pedir o bloquear temporário da cobrança.
O aposentado ou pensionista que não tenha autorizado os descontos também pode solicitar o estorno de valores cobrados indevidamente. Para isso, ele deve entrar em contato com a entidade responsável que recebeu as quantias descontadas (e cujo telefone é informado no contracheque do beneficiário). Se preferir, o interessado também pode enviar email para acordo.mensalidade@inss.gov.br, informando o ocorrido.
A reportagem ainda não conseguiu contato com o presidente afastado Alessandro Stefanutto ou seus representantes legais. O espaço está aberto para inclusão de posicionamento do citado.
um embate político ou técnico? Ou as duas coisas? O fato é que o senador Styvenson Valentim (PSDB) e o prefeito Allyson Bezerra estão em rota de colisão outra vez. Eles são mais do que adversários políticos, talvez sequer se suportem. Com perfis idênticos, em que o “eu” é maior do que o “nós” e a vaidade exacerbada é exposta por ambos, qualquer faísca é motivo de briga. Mas dessa vez o negócio é sério. Styvenson acusa Allyson, mesmo sem citar o nome do algoz, de mandar embargar as construções do Hospital Infantil de Mossoró e do Hospital da Liga do Câncer porque as obras são bancadas com recursos de seu mandato em Brasília, por meio de emendas parlamentes. O senador conseguiu quase R$ 20 milhões para as duas obras. “Você não está dificultando a vida do senador Styvenson, de jeito nenhum, você está dificultando a vida de pais e crianças que precisam de atendimento hospitalar de qualidade”, disparou Styvenson. A resposta do prefeito não teve o mesmo peso das acusações feitas pelo senador, e veio por meio de órgão oficial, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, que afirma que as duas obras estão ilegais. O fato é que a briga de Styvenson e Allyson não interessa a ninguém de bom senso. Nesse momento, o que mais importa é que resolvam os entraves e liberem as obras dos hospitais que vão salvar vidas. Nessa pendenga de dois vaidosos só que perde são as famílias que precisam das políticas públicas de saúde para preservar vidas.
Você está dificultando a vida de pais e crianças que precisam de atendimento hospitalar”
DESGASTE
O escândalo no INSS, com a descoberta de um esquema que movimentou R$ 6,3 bilhões, envolvendo o alto comando do órgão, é tudo o que o presidente Lula (PT) não precisa nesse momento. Lula luta para reverter o alto índice de desaprovação do governo e, para isso, precisa de agenda positiva.
1 2 3 4
STYVENSON VALENTIM
Senador direcionando a “metralhadora” verbal contra o prefeito Allyson Bezerra
A operação da Polícia Federal que alcança o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, estoura um dia após a pesquisa do Instituto Paraná mostrar o governo Lula com 57,4% de rejeição e 39,2% de aprovação. O instituto entrevistou 2.020 pessoas em 160 municípios nos 26 estados e no DF.
A Ufersa vai selecionar associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis para a coleta dos resíduos produzidos no campus de Mossoró. As inscrições serão abertas hoje e seguirá até o dia 29 no site oficial da instituição.
Maiores de 65 anos passam a ter gratuidade da taxa de renovação da Carteira Nacional de Habilitação no RN. A ação proposta pelo Ministério Público foi acolhida, em decisão liminar, pela Vara de Execução Fiscal e Tributária de Natal.
Os professores Jefferson Garrido, atual presidente, e Gutemberg Dias, oposição, vão disputar o comando da Aduern em eleições marcadas para 28 de maio. A disputa será acirrada.
Morreu João Mossoró, um dos últimos ícones do forró raiz, que a sua terra natal nunca valorizou.
O fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos é uma certeza. O que se discute no Senado, a partir da PEC do senador Jorge Cajuru (PSB-GO), é se aplica a mudança a partir de 2026 ou cumprirá o processo até 2034. A proposta será votada no dia 7 de maio na CCJ do Senado Federal.
O corpo do empresário Flávius Neves embarca hoje para Santa Catarina, a sua terra natal, onde será sepultado. O empresário morreu na segunda-feira quando pilotava o seu girocóptero na praia de Areias Alvas. Flávius era um homem respeitado, querido e bem-sucedido em seus empreendimentos.
O Ministério da Educação reagiu à baixa qualidade dos cursos de Medicina no país. A partir de agora, vai avaliar os cursos anualmente. A pasta lançou o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica. A proposta é unificar avaliação da formação médica para garantir a qualidade dos cursos.
O Detran-RN vai leiloar 88 veículos e 34 lotes de sucatas. Tem motocicletas com lance inicial de R$ 400 e um Jeep Renegade com valor inicial de R$ 20. Os interessados já devem lançar proposta no site Lance Certo Leilões.
“SEM DESCONTO” / Diligências foram realizadas ontem no território potiguar e nos estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe
APolícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram nesta quartafeira (23) a operação “Sem Desconto”, com o objetivo de combater um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões. A ação realizou diligências no Rio Grande do Norte e em mais 12 estados do país, além do Distrito Federal.
A PF e a CGU informaram que foram cumpridos ontem 211 mandados judiciais de busca e apreensão, ordens de sequestro de bens no valor de mais de R$ 1 bilhão, e seis mandados de prisão temporária no Distrito Federal e em 13 estados brasileiros. As diligências foram realizadas no território potiguar e nos estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.
Além disso, seis servidores públicos foram afasta-
dos de suas funções. A operação contou com a participação de cerca de 700 policiais federais e 80 servidores da CGU. Segundo a PF e CGU, as investigações identificaram a existência de irregularidades relacio-
nadas aos descontos de mensalidades associativas aplicados sobre os benefícios previdenciários, principalmente aposentadorias e pensões, concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Rio Grande do Norte (FICCO/RN), com apoio da FICCO/PB, prendeu na tarde da última terça-feira (22), um homem foragido da Justiça potiguar. A prisão foi divulgada nesta quarta (23) pela Polícia Federal (PF).
A PF informou que captura do foragido se deu em via pública, na BR-101, no município de João Pessoa (PB), e foi realizada em cumprimento a um mandado expedido pela 1ª Vara da Comarca de São Gonçalo do Amarante (RN).
Estelionato em Mossoró
Policiais civis da Delegacia Especializada em Fraudes e Defraudações (DEFD) de Mossoró cumpriram, nesta terça-feira (22), um mandado de prisão preventiva, expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Mossoró, contra um homem de 24 anos, suspeito pela prática do crime de estelionato. O suspeito vinha utilizando o golpe do PIX falso para praticar os crimes, o que foi constatado por meio de diversos boletins de ocorrência e relatos de abordagens fraudulentas em transações comerciais.
sexual I
Ainda conforme os órgãos responsáveis pela operação, até então, as entidades cobraram de aposentados e pensionistas o valor estimado de R$ 6,3 bilhões, no período entre 2019 e 2024. A PF e CGU explica-
O homem preso havia sido condenado a 10 anos e 6 meses de prisão, com sentença já transitada em julgado. A PF disse que no momento da abordagem, com ele, foram encontrados diversos documentos em nome de terceiros.
Segundo a PF, a partir do material apreendido, será iniciada uma nova investigação para apurar as condutas
A Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte recebeu, no ano passado, 71 novas ações sobre Assédio Sexual no ambiente de trabalho. Nos primeiros quatro meses de 2025 já foram ajuizados 25 novos processos sobre o tema. Esses dados foram divulgados nesta quarta-feira (23) pela Justiça do Trabalho no RN, que destacou que sete entre cada dez desses processos são de autoria de mulheres trabalhadoras, a maior parte com idade entre 18 e 29 anos.
Equipes recorrem à técnica para entender dinâmica de queda de girocóptero
O perito criminal Clélio Soares, que atua na unidade de Mossoró do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) do Rio Grande do Norte, publicou na tarde desta quarta-feira (23), um vídeo sobre a técnica empregada para entender a dinâmica do girocóptero que caiu no litoral de Grossos, no começo desta semana e deixou dois mortos.
ram que os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção ativa, passiva, violação de sigilo funcional, falsificação de documento, organização criminosa e lavagem de capitais.
de falsificação de documentos públicos e também lavagem de ativos, que é o processo de ocultar ou disfarçar a origem de recursos financeiros obtidos ilegalmente.
O preso figura ainda como réu em uma ação penal que transcorre na Comarca de São José do Mipibu/RN, onde o processo está suspenso em razão da sua não localização para citação.
Clélio define o procedimento demonstrado na gravação, postada por ele ontem em um perfil de rede social, como Mock UP, que é uma espécie de simulação ou modelo de um dispositivo. O perito explica que a medida visa “entender a dinâmica de fragmentação no momento do impacto (do girocóptero) com o solo”.
Na publicação, ele também define o procedimento como “técnica aplicada à remontagem parte a parte”. As imagens mostram o perito e outras pessoas, incluindo profissionais do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA) - órgão ligado à Força Aérea Brasileira (FAB), participando do procedimento.
VÍTIMA
A queda do girocóptero (aeronave de pequeno porte) deixou dois mortos, incluindo o piloto e proprietário do equipamento, Flavius Neves. Ele era um empresário do setor. De acordo com programação repassada por uma empresa de serviços funerários, o velório ocorreria ontem, em Natal, e nesta quintafeira (24), o corpo embarcaria para o estado de Santa Catarina, para a cerimônia de sepultamento.
O órgão disse que os dados são do Monitor do Trabalho Decente, ferramenta criada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) para monitorar o volume de decisões de juízes e desembargadores em processos trabalhistas de todo país. O ente detalhou que as empresas de comércio (30) lideram o ranking de mais demandadas em ações sobre assédio sexual no ambiente de trabalho, seguidas dos processos contra pessoas físicas (29), empresas de teleatendimento (17 ações), Administração Pública em geral (7) e locação de mão de obra temporária (7), entre outros setores.
REALIDADE / Presidente da associação chinesa renuncia três dias depois de revés na Copa do Mundo e de baque nas Olimpíadas de Paris
Por Folha P ress
Avitória histórica de Hugo Calderano na Copa do Mundo realizada em Macau escancarou uma situação que poucos imaginariam antes dos Jogos de Paris: a China passa por um momento ruim no tênis de mesa.
Nesta quarta-feira, 23, três dias após a conquista do brasileiro, o anúncio da renúncia de Liu Guoliang da presidência da CTTA (Associação Chinesa de Tênis de Mesa, na sigla em inglês) reforçou esse cenário.
Liu, 49, um ex-atleta de prestígio, estava no cargo desde 2018 e havia sido reeleito em 2023, o que indica que a saída ocorreu de forma inesperada. No discurso oficial, ele fala em ficar mais com a família e deixar que uma nova liderança tenha tempo para preparar a equipe chinesa para o ciclo de Los Angeles.
Ainda que não seja possível cravar um elo entre a vitória de Calderano e a demissão de Liu, é certo que a mudança na chefia do tênis de mesa da China ocorre após uma série de baques emblemáticos para o país desde Paris-2024, quando Wang Chuqin, então número 1 do mundo, foi derrotado na segunda rodada.
Tudo bem que o adversário que o derrotou foi Truls Moregard, que acabou com a medalha de prata, mas o vexame foi grande, já que o sueco vinha de um ano bem ruim, e, nas sete partidas anteriores entre ambos, ele havia perdido todas —até então, de 25 games disputados, Moregard só tinha conseguido ganhar dois.
Alguns vão dizer que é a maldição da raquete quebrada. Enquanto Wang celebrava a medalha de ouro
nas duplas mistas, um fotógrafo pisou na raquete dele, e desde então o mesa-tenista sofreu reveses curiosos. Além da derrota precoce nos Jogos, em outubro passado ele foi superado por Benyamin Faraji, um atleta iraniano pouco conhecido de 14 anos. Dias antes, havia perdido para o dinamarquês Anders Lind e, no mês seguinte, foi derrotado pelo sueco Anton Kallberg. Até então, reveses para não asiáticos eram uma raridade, e meses depois ele deixou de ser o líder do ranking, destronado por um jovem — chinês, claro— de 19 anos.
O mais simbólico da jornada infeliz de Wang na chave individual nas Olimpíadas é que, pela primeira vez em 20 anos, a China não fez a dobradinha com ouro e prata na modalidade. Menos mal que Fan Zhendong tenha sido o campeão em Paris, limpando a barra do país, mas meses depois o mesa-tenista anunciou sua saída do circuito do WTT em protesto contra as multas para quem se recusar a jogar torneios da entidade.
Ex-número 1 do ranking por um longo período, Fan venceu quatro edições da mesma Copa do Mundo conquistada por Calderano no domingo (20), a primeira delas em 2016, quando tinha apenas 19 anos. A decisão de deixar os eventos internacionais gerou mudanças nas regras do WTT, mas hoje ele parece mais interessado em viajar à Espanha para assistir a jogos do Real Madrid, time do qual é torcedor apaixonado.
A vitória de Calderano em Macau agitou as redes do país, com posts pedindo a volta de Fan e a renúncia de Lin. Mas o buraco é mais embaixo, pois outros grandes atletas chineses também deixaram o circuito: Chen Meng, ouro em Paris e Tó-
PEDIDO DE LICENÇAS DE OPERAÇÃO
ASSÚ SOL SOLAR PARTICIPAÇÕES E GERAÇÃO DE ENERGIA S.A., CNPJ
35.591.186/0001-85, torna público que está requerendo junto ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte - IDEMA as seguintes Licenças: Licença de Operação - LO para a operação da Central Fotovoltaica Assú Sol XV (50,000 MW), localizada no km 99 da BR-304, Zona Rural do município de Assú/RN. • Licença de Operação - LO para a operação da Central Fotovoltaica Assú Sol X (50,000 MW), localizada no km 99 da BR-304, Zona Rural do município de Assú/RN. • Licença de Operação - LO para a operação da Central Fotovoltaica Assú Sol XII (50,000 MW), localizada no km 99 da BR-304, Zona Rural do município de Assú/RN • Licença de Operação - LO para a operação da Central Fotovoltaica Assú Sol XVI (50,000 MW), localizada no km 99 da BR-304, Zona Rural do município de Assú/RN Giuliano Pasquali Diretor de Implantação
Atual número 2 do ranking, Wang Chuqin, durante a derrota
quio no feminino, e Ma Long, considerado o maior mesa-tenista da história.
O “ditador”, como ficou conhecido devido ao seu amplo domínio na mesa —é o único jogador a ganhar dois ouros no individual masculino em Jogos —, tem 36 anos, e o anúncio soa
como aposentadoria — junto ao anúncio da saída de Lin, ele também virou cartola e assumiu a vice-presidência da CTTA —, mas é só ver seu histórico recente para perceber que ele ainda tem algo a oferecer. No ano passado, foi campeão da Copa do Mundo e chegou à
O Município de Luís Gomes/RN, por intermédio da Comissão de Contratação, designada pela Portaria nº 104 de 18 de março de 2025, torna público para conhecimento dos interessados, que às 08h00min do dia 08 de maio de 2025 (Horário de Brasília/DF), fará realizar licitação na modalidade Pregão Eletrônico nº 2025.04.16.011, tipo “menor preço por item”. A presente licitação tem por finalidade a escolha de empresa especializada para locação eventual de equipamentos, execução dos serviços de decoração, buffet e correlatos com fornecimento de produtos, a fim de atender demanda das secretarias e órgãos que integram a estrutura administrativa do município de Luís Gomes/RN, com recursos próprios e de convênios consignados na LOA - Lei Orçamentária Anual - exercício de 2025, nas quantidades, especificações e demais condições descritas no Termo de Referência. O processo será conduzido pelo Agente de Contratação Cleiedson Ismael. A sessão pública de apuração do certame será realizada através da plataforma BBMNET, no endereço eletrônico www.novobbmnet.com.br, para os lotes em disputa. O procedimento licitatório obedecerá ao disposto na Lei Federal nº 14.133, de 01 de abril de 2021, no Decreto Federal nº 11.462, de 31 de março de 2023, na Instrução Normativa nº 73/2022/SAGES, Instrução Normativa nº 3/2018/SAGES, em sua atua redação, no Decreto Municipal nº 429, de 11 de outubro de 2022, que regulamenta no âmbito do município a Lei Federal nº 14.133/2021, nas Instruções Normativas PMLG 002/2023, 003/2023, 005/2023. 006/2023 e 011/2023, todas datadas de 26 de dezembro de 2023, na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, além das instruções, termos e demais condições contidas no edital e seus elementos constitutivos.
Na fase externa, o edital do certame estará disponível gratuitamente no Portal Nacional de Compras Públicas – PNCP (www.portaldecompraspublicas.com.br), nos endereços eletrônicos www.novobbmnet.com.br, www.luisgomes.rn.gov.br e tce.rn.gov.br, podendo ser solicitado via e-mail cpl.lgomes@gmail.com e encontram-se à disposição dos interessados na sala da Comissão de Contratação da Prefeitura Municipal de Luís Gomes/RN, localizada a Rua Prefeito Francisco Fontes, nº 134, CEP nº 59.940-000, Centro, Luís Gomes/RN, a partir do dia 23 de abril de 2025, no horário de expediente, das 08h00min às 17h00min. Luís Gomes/RN, 17 de abril de 2025 Cleiedson Ismael Agente de Contratação Portaria nº 104/2025
O Município de São Francisco do Oeste/RN, por intermédio do Pregoeiro, torna público que às 09:00 horas, horário de Brasília/DF, do dia 09 de maio de 2025, realizará licitação na modalidade Pregão Eletrônico nº 004/2025, do tipo “menor preço” para o Sistema de Registro de Preços que versa sobre contratação de empresa para fornecimento de material gráfico, para suprir as necessidades das diversas secretarias municipais, conforme especificações e quantitativos constantes no Termo de Referência, anexo I do Edital, de acordo com o que determina as normas legais vigente.
O procedimento licitatório obedecerá ao disposto na Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, do Decreto Municipal nº 245/2022, de 29 de dezembro de 2022, Lei Complementar nº 123/2006, alterada pela Lei Complementar nº 147/2014 e demais legislação aplicável.
O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados no site da Prefeitura Municipal de São Francisco do Oeste, endereço: www.saofranciscodooeste.rn.gov.br e no site www.portaldecompraspublicas.com.br a partir da publicação deste Aviso. São Francisco do Oeste/RN, 23 de abril de 2025.
João Paulo Ferreira de Moraes PREGOEIRO
decisão do China Smash, um dos campeonatos equivalentes aos Grand Slams do tênis.
Naquela final, perdeu para Lin Shidong, justamente o rival do título de Calderano em Macau. Atual líder do ranking, é o mais jovem a chegar a essa posição, aos
19 anos, 9 meses e 24 dias. Com uma cara de garoto assustado e um backhand poderoso, a nova estrela é a esperança chinesa para continuar à frente de todos, sem os vacilos recentes. Calderano, no entanto, mostrou que há espaço para furar esse amplo domínio.
estAdo do rio grAnde do norte municíPio de AlexAndriA
Avisos de Pregões eletrônicos nº 00012/2025 e chAmAdA PublicA nº 00001/2025
A CPL do Município de Alexandria/RN. Torna público para conhecimento dos interessados que realizará às 08h00min do dia 09/05/2025, o pregão eletrônico nº 00012/2025. Objetos. REGISTRO DE PREÇO PARA FUTURA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL DO RAMO DE MARCENARIA, O edital poderá ser adquirido(s) através dos sites: www.portaldecompraspublicas.com.br. Bem como qualquer dúvida ou esclarecimento poderá ser feito junto ao setor de licitações pelo e-mail: cplalexandria@hotmail.com, e a Chamada Publica da Educação nº Nº 00001/2024 a partir do dia 25/04/2024 até o dia 16/05/2025 na sede da Prefeitura Municipal de Alexandria, sala da Secretaria Municipal de Educação, localizada a Rua Desembargador Ferreira Chaves, 305 – Centro – Alexandria/RN, no horário comercial de segunda a sexta-feira. Com o seguinte objeto: Seleção de projetos de venda para Aquisição de gêneros alimentícios para atendimento à demanda do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, nos moldes da Lei nº 11.947/2009 e Resolução/CD/FNDE Nº 026 de 17 de junho de 2013 (FNDE). Informações: e pelo fone(84) 3381-2380 – Ramal 215, de segunda a sextafeira, das 07h00min às 13h00min.
Alexandria/RN, 23/04/2025.
Ulisses Neto de Mesquita.
AVISO DE CONTRATAÇÃO DIRETA Nº 040901/2025
CONTRATANTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO DIAS
OBJETO: Contratação de empresa para aquisição de urnas funerárias, vestes, velas e outros destinadas as pessoas carentes deste município de João Dias/RN.
PERIODO PARA ENVIO DE PROPOSTAS: 24/04/2025 ATE 29/04/2025. PREFERÊNCIA ME/EPP/EQUIPARADAS: SIM/NÃO LINK PARA ACESSO: https://joaodias.rn.gov. br/dispensaeinexigibilidade.php e cplpmjdias@gmail.com
Jornal de Fato
DÉBITO / Clube deve último mês de salário dos jogadores e também fornecedores
OPotiguar terminou o Campeonato Estadual no vermelho. O clube deve último mês de salário dos jogadores e também fornecedores. A situação se tornou pública depois que as cobranças feitas por alguns atletas ganharam as redes sociais.
O vice-presidente do alvirrubro, Djalma Júnior, admitiu o atraso salarial e destacou que o fechamento do Estádio Nogueirão gerou impactos à gestão do clube.
“O clube tem uma lacuna referente ao último mês de trabalho dos atletas e alguns deles são dias trabalhados”, disse ele em contato com a
reportagem da Telecab Esporte.
“A gente teve uma perda de receita considerável: não tivemos estádio, não tivemos apoio do município e (sem estádio) não tivemos como viabilizar o sócio-torcedor. Então é uma perda de receita considerável e que impacta em tudo o que está acontecendo com o clube”.
Ainda assim, um problema burocrático emperrou pagamento de um parceiro/ patrocinador, o que dificultou ainda mais a situação.
“A gente passa por um processo aonde depende de uma documentação, estamos correndo para resolver, e foi isso que dificultou e
atrasou o pagamento. Mas acredito que nos próximos dias a gente vai conseguir resolver esse problema”, informou Djalma.
“Temos mantido contato com os atletas e o nosso compromisso é, assim que os valores forem creditados, faremos o repasse para todos eles. Essa é a dificuldade que temos, não podemos fugir disso, mas o nosso compromisso é buscar, dia após dia, tentar resolver isso, porque é desgastante também para a diretoria”, completou.
Ainda na entrevista, o dirigente afirmou que “fizemos futebol neste ano na garra”, diante dos problemas com o
msantos@defato.com
Nogueirão fechado e sem apoio do município.
“Mas vamos concluir o pagamento com todos os atletas, é o nosso compromisso. Finalizado isso, a gente passa o bastão e deixo a responsabilidade do clube para outra pessoa”, comentou Djalma, anunciando que irá deixar o clube neste ano.
Indagado se diante dos problemas financeiros e sem perspectiva de contar com o Nogueirão para 2026 o Potiguar pode pedir licenciamento do futebol, Djalma Júnior preferiu a cautela.
“Quem for assumir, irá responder a isso. Eu vou estar ao lado do bom senso”.
Efeito Nogueirão fechado: Baraúnas parou na segunda divisão, Potiguar pode pedir licenciamento
Ofutebol mossoroense vive o seu pior momento. Nem na época dos licenciamentos, nos anos 90, viu-se algo tão em baixa. Naquela época, havia o Nogueirão e, mesmo com muitas dificuldades, o Potiguar e o Baraúnas conseguiam sobreviver.
Hoje, a realidade é cruel. Sem estádio, sem apoio e com os clubes agonizando. O Baraúnas foi parar na segunda divisão e o Potiguar, endividado, vê-se próximo do licenciamento em 2026.
Esse cenário é agravado pelo Nogueirão, que permanece fechado, resultado de uma gestão municipal que age com descaso.
Recentemente, o vice-presidente do Potiguar, Djalma Júnior, afirmou que o prefeito Allyson Bezerra “colocou uma câmara de ar para ir matando lentamente os clubes”, e, pelo jeito, é exatamente isso que está acontecendo. Negar parceria aos clubes por motivos políticos é uma coisa; a omissão, outra completamente diferente.
Desde que o Nogueirão foi municipalizado, em março de 2021, a situação só piorou, ao invés de melhorar.
Mundial na t V aberta b otafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras terão seus jogos no Mundial de Clubes transmitidos pela rede Globo. a emissora carioca fechou um acordo para exibir as partidas dos clubes brasileiros na competição que será disputada nos Estados Unidos em junho. a lém da TV aberta, a Globo também conseguiu os direitos de transmitir outros jogos da competição em TV fechada. a s partidas das equipes europeias foram liberadas para a emissora. Com isso, 34 confrontos vão ser exibidos pela empresa do Jardim b otânico.
Dorival no corinthians
Sem treinador desde o dia 17, quando demitiu ramón d íaz, o Corinthians está muito perto de anunciar seu novo comandante. O Alvinegro chegou a um acordo com d orival Júnior, ex-técnico da seleção brasileira. as informações são da ESPN b rasil. O clube paulista, no entanto, aguarda a resolução dos últimos detalhes burocráticos de d orival em
relação à CBF. O treinador ainda precisa oficializar sua rescisão contratual com a entidade máxima do futebol brasileiro, antes de assinar com o Corinthians.
s érie B
a quinta rodada da Série b do b rasileiro começa nesta quinta, 24, com jogo isolado entre n ovorizontino/SP x Athletico/PR, às 21h30, no interior paulista. Os donos da casa defendem a invencibilidade, enquanto o clube paranaense tenta se manter na liderança.
Grana alta
O a l-Hilal, da l iga Saudita, foi para cima e ofereceu um contrato bilionário para tentar contratar o meia-atacante raphinha, do b arcelona. Segundo o jornal Sport, da Espanha, a proposta gira em torno de U$S 200 milhões (R$ 1,1 bilhão de reais) por quatro anos. i sso daria um ganho anual de cerca de R$ 286 milhões de reais – R$ 23,8 milhões mensais.
Flamengo inicia com mesma campanha das últimas duas edições de Libertadores
O Flamengo chegou à sua segunda partida seguida sem vencer na Libertadores ao empatar com a LDU por 0 a 0, na noite desta terça-feira, 23, em Quito, no Equador. Com quatro pontos na competição, a campanha neste início é a mesma das últimas duas edições, quando o time também começou com uma vitória, um empate e uma derrota e, depois, não foi muito bem no mata-mata. O alerta segue ligado, porque o RubroNegro ainda está fora da zona de classificação.
Tanto em 2023 quanto em 2024, o Flamengo conseguiu a classificação para a fase mata-mata, mas não se deu bem. Em 2023, o time foi eliminado pelo Olímpia/PAR nas oitavas de final e, em 2024, saiu nas quartas para o Peñarol/URU.
O empate na altitude de Quito não é considerado ruim pelo Flamengo, mas pesou por causa da derro-
ta em casa para o modesto Central Córdoba, que faz sua primeira participação na Libertadores. O RubroNegro é o terceiro colocado do Grupo C, com quatro pontos, e ainda depende apenas de si para se classificar às oitavas de final. Em 2019, 2021 e 2022 – anos em que chegou à final da Libertadores –, o Flamengo largou melhor na competição: 2019 duas vitórias e uma derrota, campeão; 2021 três vitórias, vice-campeão; 2022 três vitórias, campeão. O Flamengo está atrás de LDU (cinco pontos) e Central Córdoba (quatro) no Grupo C. O time argentino ainda joga nesta rodada e vai enfrentar o Deportivo Táchira (ainda sem pontos) na quinta-feira. O próximo jogo rubro-negro pelo torneio sul-americano será no dia 7 de maio, contra o Central Córdoba, na Argentina. Depois, enfrentará LDU e Táchira no Maracanã.
Jornal de Fato •
CULTURA / Com os irmãos Hermelinda (falecida) e Oséas Lopes (Carlos André) ele formou o famoso Trio Mossoró
Morreu João Mossoró, um dos maiores ícones do forró. João de Almeida Lopes, 78, nascido em Mossoró, residia em Laranjeiras, no Rio de Janeiro, sob os cuidados de uma filha. Com a saúde debilitada, ele não resistiu e veio a óbito nesta quarta-feira, 23.
A notícia foi dada pelo poeta, cordelista, escritor e cantor Marcus Lucena, outro mossoroense expoente da cultura que reside na capital carioca. “João Mossoró fez a passagem para o Reino da Encantaria Eterna. O Universo do Forró está triste! Perdi um irmão de arte, de vida, de lutas e um admirável conterrâneo mossoroense”, escreveu em suas redes sociais.
João de Almeida Lopes, nascido em Mossoró em 1947, começou a carreira artística em 1958, quando fundou, com seus irmãos Oséas Lopes e Hermelinda, o Trio Mossoró. Dois anos depois, o trio foi apadrinhado por João do Vale, e, por ele, foi levado para a gravadora Copacabana. Ao todo, o trio gravou uma série de doze LPs. Em 1972, o Trio Mossoró gravou “Pequiniquê”, com Abdon Santos, no LP “Transamazônica o paraíso da esperança”, lançado pela gravadora Copacabana. Em 1974, teve a música “Despedida” gravada por Carlos André, no LP “O apaixonado”, da gravadora Beverly. No mesmo ano, compôs com Oséias Lopes, a “Homenagem a Messias Lopes”; com Gebardo Moreira, “Ponte Rio- Niterói” e “Por amor demais”, e, ainda, com Abdon Santos, o forró “Caçador de Sumaré” gravadas pelo Trio Mossoró, no LP “Praça dos seresteiros”. Em 1975, “Canto de amor”, com Sérgio Moreira, foi gravado pelo Trio Mossoró, no LP “Forró do velho Inácio”.
Dois anos depois, “Despedida”, com Oséias Lopes, e “Só recordando”, com Jorge W. Porreca, foram gravadas pelo Trio Mossoró, no LP Forró do mexe mexe”. Em 1978, o cantor Bartô Galeno gravou “Iza”, parceria com João Mossoró, no LP “Só lembranças”. No ano seguinte, “Como é triste saber”, parceria de João Mossoró com Ivan Peter, e “Somos dois apaixonados”, com Bastinho Calixto foram gravadas por Ivan Peter, em LP Tapecar. Ainda em 1979, Carlos André gravou “Entre quatro paredes”, com Jacinto José, no LP “O apaixonado- volume 6”.
Em 1981, com a dissolução do Trio Mossoró, passou a seguir carreira solo. No mesmo ano, lançou, pela RCA Victor, o compacto simples “De dois em dois”. Em 1985, fez uma participação especial no disco “Forró verdadeiro”, lançado pela Chantecler, por sua irmã, a cantora Hermelinda, com quem cantou junto as faixas “A lhe procurar”, de sua autoria, Bastinho Calixto e Zé Ramos, e “O adeus de quem tanto amei”, de Bastinho Calixto, Reginaldo Régis e Camarão.
Em 1986, o forró “A lhe procurar”, com Bastinho Calixto e José Ramos, foi gravado por Hermelinda, no LP “Forró verdadeiro”. Em 1993, Carlos André gravou “Tonelada de forró”, com
Bastinho Calixto e Oseinha, no LP “Para recordar e xamegar”, lançado pela gravadora CID.
Em 1998, gravou, de forma independente, o CD “Um canto de amor”, no qual interpretou obras de sua autoria como “Aplausos pro meu coração”, com Bastinho Calixto, “A lhe procurar”, com Bastinho Calixto e Zé Ramos, “Liberdade ou servidão”, com Fernando Santos, “Minhas janelas”, com Fernando Santos, “Monaliza”, com João Silva, “Volta pra casa amor”, com Bastinho Calixto, e “Não tenho culpa de nascer assim”, com João do Vale.
Em 2003, lançou o CD Maré cheia” no qual incluiu músicas de Luiz Vieira, Waldir Machado, Herivelto Martins e Geraldo do Norte, entre outros. Em 2004, lançou o CD “O mito e a arte de Luiz Gonzaga”, no qual homenageou o Rei do Baião, disco que mereceu todo um programa (2 horas) da série “Ricardo Cravo Albin convida”, transmitido aos domingos e 2ª feiras pela Rádio MEC. Nesse disco, interpretou “A volta da asa branca”, “Lascando cano”, e “Algodão”de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, “Penera o xerém”, “Dezessete e setecentos” e “Quer ir mais eu vamo”, de Luiz Gonzaga e Miguel Lima, “Roendo unhas” e “Retrato de um forró”, de Luiz Gonzaga e Luiz
Ramalho, “Danado de bom”, “Vou te dar um cheiro”, “A acácia amarela”, com João Silva, “Baião de Vassouras”, de Luiz Gonzaga e David Nasser, “Marcha da Petrobrás”, de Luiz Gonzaga e Nelson Carvalho, “Buraco de tatu”, de Luiz Gonzaga, “Juazeiro”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira e “De Terezina a São Luiz”, de Luiz Gonzaga e João do Vale, entre outras.
Em 2012, lançou o CD “Conexão Nordeste – O
Trio Mossoró se apresentou uma única vez no MCJ em 2018
Os irmãos João Mossoró, Hermelinda e Oséas Lopes (Carlos André) nunca receberam o reconhecimento em sua terra natal, apesar da grandeza do trio para a cultura do país. Para se ter ideia, o Trio Mossoró se apresentou apenas uma vez no Mossoró Cidade Junina, assim mesmo em palco alternativo, uma vez que a Secretaria de Cultura não permitiu o palco principal na Estação das Artes Elizeu Ventania.
A apresentação aconteceu no MCJ de 2018 na “Cidadela Junina”, ao lado da Capela de São Vicente. O Trio Mossoró apresentou em seu show os grandes sucessos da carreira que até hoje são lembrados pelo público.
Hermelinda, naquela noite, disse que estar nos palcos de Mossoró foi uma grande emoção. "É uma emoção muito grande estar aqui na nossa terra,
nesse palco, uma festa linda", disse. Ela morreu no dia 1º de abril de 2023, aos 77 anos, deixando uma herança inestimável para a cultura brasileira.
Também em 2018, João Mossoró, Hermelinda e Oséas Lopes foram homenageados com troféu Gonzagão, na cidade de Campina Grande. Os músicos receberam a homenagem pela formação ininterrupta do grupo em 60 anos. O
Arauto das Raízes Nordestinas”, produzido por ele próprio. Com músicas de Chico Salles, Gonzaguinha, Nando Cordel, Dominguinhos, Luiz Gonzaga, entre outros. Entre 2012 e 2013, lançou mais dois discos, produzidos por ele mesmo, mantendo o estilo tradicional de sempre.
Em 2014, lançou o disco “Falar com Deus é bom”, com destaque para músicas como “Tocando em frente”, de Almir Sater e Renato Tei-
xeira, “Súplica cearense”, de Gordurinha e Nelinho, “Majestade o sabiá”, de Roberta Miranda, “O milagre da flecha”, de Moacyr Franco e Marcus Silveira, e “Liberdade ou servidão”, dele com Fernando Santos. Em 2015, lançou o disco “Canto de amor”, com 11 faixas, com destaques para as românticas “Te amo um pouco mais” e “Noites traiçoeiras”, além de um poutpourri com “Ronda”, “Negue” e “Marina”.
troféu é conhecido como o Oscar do Nordeste e homenageou outras personalidades do forró como Trio Nordestino e Elba Ramalho.
João Mossoró falou da alegria que é estar em Mossoró. "Saudade é a vontade de querer ver de novo, estamos aqui matando a saudade da nossa terra, se apresentar aqui é muito bom. Estar em Mossoró pra mim é grandioso e ser homenageado na cidade não tem nada melhor”, disse.
Fotos: Cedidas
marilene.paiva@gmail.com
O decorador pernambucano Niltinho Junior, em recente passagem por Mossoró, desfrutando da excelente companhia da fada Lizete Andrade. Amizade de sempre.
Hoje é dia de abraçar e beijar a querida
Mara Lydianne, esposa do Professor Doutor Frank Felisardo. Maezona de Alice e Arthur, acadêmico de Medicina UFRN. Saúde, paz e bem!
A Magistrada Welma Menezes recebeu homenagem da AMOL por sua brilhante palestra enaltecendo a imortal D’alva Stella. Louvável!
O advogado Ewans Araújo, o Príncipe de Ari e Clotilde, celebrou 50 anos ganhando todo o amor da esposa Patrícia e das suas lindas Marias, Clara e Alice. Parabéns. Deus os abençoe.
Todos os vivas ao jornalista e colunista Presença Toinho Silveira, aniversariante destacado de hoje. No click, ao lado da jornalista Sayonara Alves. Parabéns!
“A coragem que vence o medo tem mais elementos de grandeza que aquela que o não tem. Uma começa interiormente; outra é puramente exterior. A última faz frente ao perigo; a primeira faz frente, antes de tudo, ao próprio temor dentro da sua alma.”
Festejam idade nova hoje: Mara Lidiane Amorim Felisardo, Toinho Silveira, Helena Praxedes, Almery Silva de Castro, Mazony Costa, Maria Auxiliadora de Castro Carlos, Maria das Graças Saraiva da Silva, Sônia Rocha, Liliane da Costa, Flávia Gurgel, Luzia Evanir, Maria Cleide Gomes, Vera Lucia, Rosi Valcacio, Patrícia Oliveira, Marcelo Almeida, Ewerton Linhares e Ana Catarina Fagundes. Parabéns!
A UniCatólica do RN realiza a tão esperada Cerimônia do Jaleco dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição no Requinte Buffet, no dia 29 de abril, às 19h.
O Núcleo Gênero e Interseccionalidade (GENI), projeto de ensino e extensão da Uern, com foco em cinema e literaturas feministas, retoma as atividades nesta quinta-feira, dia 25 de abril, a partir das 16h, sob a coordenação da professora e escritora Daiany Dantas. No clube de leitura, a apresentação da escritora Eva Potiguara e a obra “Os Herdeiros de Jurema”; no cineclube, a exibição do filme “Saudades”, produzido por Marília Gurgel, artista multimídia focada em narrativas visuais. Inscrições gratuitas. Acesse o link do bio @nucleo_geni e se inscreva!
“Esse é um momento que marca o início de uma jornada guiada pelo cuidado, pela dedicação e pelo desejo de transformar vidas por meio da saúde. Não se trata apenas da entrega de um jaleco, mas de um gesto carregado de simbolismo e significado.”
wr.ramalho@hotmail.com
Mensagem tocante dia 19 de abril (sábado). O filho
Walterlin Lopes escreveu a belíssima mensagem para a mulher TERNA-ETERNA, sua mãe d. Ivone Lopes que fez sua Páscoa definitiva há um ano.
“Um ano desde aquele dia!
Dia em que o céu em festa abriu delicadamente suas portas para receber um ser que viveu plenamente todos os papéis reservados por Deus a uma mulher.
Dona Ivone Lopes foi tudo de bom para os seus.
Dona Ivone foi tudo de bom para todos nós.
O coração não cala com o tempo que passa: repete o seu doce nome todos os dias, recordando sua vida plena e bela.
Saudade que não precisa passar.
Amor que nos leva a seguir, continuar.
Dona Ivone Lopes vive! Para sempre vive!
Um beijo nos seus cabelos brancos, Mamãe!
Missa da Esperança: Dia 24 de abril, às 19h, na Matriz de São Manoel”. Convite feito! Convite aceito! Terna! Eterna!
REGINALDO E ELENILÇA ...
Gentileza gera gentileza. Riqueza é ter paz! Quanta paz nos últimos dias santos em Martins a convite do casal amigo mil, Reginaldo Fernandes e Elenilça Lima e o filho Deivid Karter. Gratos a vocês. Entre o aconchego dos momentos vividos, na Missa de Pascoa, no Mirante do Recanto vivemos a paz que reina quando estamos com gente amiga e feliz. Quem viveu estes dias conosco? Artur e Alcinária e o filho Luiz e sogra e mãe Aparecida Nascimento e Jadson e Karlene e Gabriela;
Isak Maia domingo celebrando duas datas especiais: seu niver e sua graduação em Gastronomia e reúne familiares e amigos no Espaço Maria Júlia. Quanta felicidade! Parabéns duplo.
PAPA
A grande amiga Dasdores Sales em festa segunda-feira, 28. Ela celebra a vida do maridão Carlinhos. Ele é gente fina e nosso grande amigo! Tim-Tim!
O Pneumologista dos bons, o jovem Dr. Manoel Gilmar recebendo todos os vivas pelo seu niver hoje. Parabéns e nossa gratidão!!
“A verdadeira fé nos faz mais caridosos, mais misericordiosos; mais honestos e mais humildes”. Papa Francisco. O Papa Francisco morreu deixando uma bela história de humildade, caridade, bondade. O mundo inteiro proclama os seus ensinamentos. Quem não relembra aquela cena inédita no tempo da pandemia, quando ele caminhou debaixo de chuva para orar por toda a humanidade? A praça vazia e aquele silêncio! Vá em paz, Papa Francisco!!
OMinistério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve decisão judicial favorável contra o Estado e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN) para garantir a gratuidade da taxa de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para maiores de 65 anos. A ação Civil Pública (ACP) foi proposta pela 42ª Promotoria de Justiça de Natal, com atribuições na tutela dos direitos coletivos da Pessoa Idosa.
Em decisão liminar, o juízo da 1ª Vara de Execução Fiscal e Tributária de Natal determinou a imediata suspensão da exigência de pagamento dessa taxa para cidadãos com 65 anos ou mais no Rio Grande do Norte. Com isso, Estado e Detran terão que cumprir a Lei Estadual nº 10.157/20171 que prevê a
isenção do pagamento dessa taxa para os cidadãos que passaram dos 65 anos e moram no Rio Grande do Norte.
O MPRN explica que o Estatuto do Idoso assegura esse direito aos idosos, promovendo a proteção integral e a prioridade absoluta a essa parcela da população. Em caso de descumprimento da decisão, foi fixada multa diária de R$ 5 mil a ser revertida para o Fundo Estadual da Pessoa Idosa.
O órgão acrescentou ainda que fez várias tentativas de resolução extrajudicial, incluindo o envio de ofícios e a realização de audiências, antes de mover a ação, mas que não houve uma manifestação positiva, por parte do Governo do Estado, no sentido de cessar a cobrança da taxa indevida. No documento, o Ministério Público alegou a violação do princípio
da legalidade, o abuso de poder administrativo, o desvio de finalidade e a inconstitucionalidade prática, além de ferir os princípios da impessoalidade e da moralidade administrativa.
A reportagem do JORNAL DE FATO entrou em contato com a assessoria de comunicação do Detran sobre a decisão judicial. Em resposta, a Comunicação informou que “a direção (do Detran) está aguardando ser notificada para saber o teor completo da ação, como avaliar junto à PGE (Procuradoria Geral do Estado) qual a direção a ser tomada”.
CONDUTORES
HABILITADOS
O último levantamento publicado pelo Departamento Estadual de Trânsito apontou que o Rio Grande do Norte tem 198.695 condutores
CNH / O Ministério Público Estadual obteve liminar para garantir gratuidade para idosos em renovação do documento
Aproximadamente, 200 mil condutores habilitados no RN têm mais de 60 anos
habilitados com mais de 60 anos. O número representa 19% do total de motoristas registrados no banco de dados do Detran.
A análise revelou que 75,7% dos condutores dessa faixa etária são do sexo masculino, enquanto 24,3% são do sexo feminino, o que representa 150.481 homens e 48.214 mulheres, respectivamente.
Além disso, a análise mostra que, ao comparar o total de homens habilitados no RN com o número de homens com CNH na faixa etária de 60 anos ou mais, observa-se que 21% dos condutores habilitados no estado estão acima dos 60 anos. Já no caso das mulheres, 15% do total de mulheres habilitadas no Rio Grande
do Norte têm 60 anos ou mais. Na faixa etária acima de 60 anos, a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) varia conforme a idade. Para motoristas entre 60 e 69 anos, a validade da CNH é de 5 anos. A partir dos 70 anos, esse período diminui, sendo necessário renovar a CNH a cada três anos.
O casal Pedro Lucas e Samara Véras escolheu Canoa q uebrada (C e ) para curtir o feriadão da Semana Santa, sendo hóspedes do Poozedin Hotel, e muita badalação na praia mais charmosa de a racati. v“Mais uma experiência pra conta: r eggae nas falésias de Canoa q uebrada. n os mostrando o poder que a música tem de reunir pessoas e transcender idioma, cultura, idade e crença”, escreveu Samara Véras em suas redes sociais.
Pedro Lucas e Samara Véras com o amigo Marinaldo Rocha em dia de reggae nas falésias de Canoa Quebrada (CE). Bom demais!
d o a eroporto de Brasília direto para a Esplanada dos Ministérios para os festejos de 65 anos da nossa Capital f ederal, a convite do amigo t hiago Malva que recebeu na maior alegria no camarote V i P. a proveitamos os dois últimos dias: domingo, 20, com show d’O Grande e ncontro: e lba r amalho, a lceu Valença e Geraldo a zevedo, e Mari f ernandez. n o dia seguinte, 21, curtimos show do grupo Menos é Mais; um arraso! E Zé Neto & Cristiano, que, por sinal, deixaram o céu iluminado com show de drones. u m espetáculo que tocou o coração de todos que estavam lá!
Geor G iano a zevedo
Dantas e Anna Karolina, mossoroenses radicados em Brasília, no camarote VIP Dos festejos de 65 anos de Brasília.
O Grupo Menos é Mais usando T-shirt exclusiva com imagens de pontos turísticos de Brasília. Eles estarão na Terra de Santa Luzia, dia 22 de junho, atração do
a atual Miss r io Grande do Norte, Gersiana d uarte, fez participação especial no último dia do Midway f ashion d ays, semana de moda do Midway Mall, em Natal, desfilando para marcas como: George a zevedo a rte, r iachuelo e e sposende. E, claro, aproveitou para fazer convite para algumas meninas que sonham com o mundo Miss, para concorrer ao Miss r io Grande do n orte Pacific u niverse 2025!
a s inscrições para o concurso Miss r io Grande do n orte Pacific u niverse 2025 continuam abertas: para mulheres com idade entre 18 e 32 anos. Lembrando que o evento irá acontecer no dia 9 de maio nos salões do r equinte Buffet, com produção Master f estas. Mais informações no 84.99411-3130.
d entro da programação do f estival n ordestesse, na q uadra, em Brasília ( df ), hoje vai acontecer degustação de produtos regionais da Kassuá, plataforma paraibana que comercializa verdadeiros achados gourmets produzidos em todo o n ordeste, como os queijos de cabra da f azenda Carnaúba, em taperoá (PB), tocada pela família do grande escritor, poeta e pensador a riano Suassuna. a partir das 16h com agito de d J! e staremos lá registrando tudo!
O quadro Por d entro da Moda registrou o último dia de desfiles Midway f ashion d ays, maior evento de moda do r io Grande do Norte, realizado no Midway Mall, em n atal. a matéria vai ao ar hoje no programa e ntre no Clima, às 15h, no Canal 10 da tCM telecom. n ão perca!