2 minute read

contrabando de cigarros e lavagem de dinheiro no rn

A Polícia Federal e Polícia Civil no Rio Grande do Norte cumpriram na manhã desta sexta-feira (3), em Monte Alegre, Região Metropolitana de Natal, dois mandados de busca e apreensão visando apurar o contrabando de cigarros. As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Federal no Rio Grande do Norte.

A PF informou que a in- vestigação teve início há cerca de cinco meses, quando a Polícia Militar apreendeu um grande carregamento de cigarros contrabandeados depositados numa granja pertencente a um policial civil, na Grande Natal. Naquela ocasião, dois suspeitos foram presos em flagrante, sendo um deles o caseiro do imóvel detido na posse irregular de uma espingarda, que estava registrada em nome do policial ora investigado, cujo armamento era utilizado para realizar a segurança do local.

Advertisement

Autorizada pela Justiça, a quebra do sigilo bancário do envolvido revelou indícios de recebimento de valores fracionados, depósitos de origens não comprovadas, além de serem incompatíveis com o perfil finan- ceiro daquele servidor público, configurando, assim, suspeita de lavagem de dinheiro. Além dos mandados de busca, ontem cumpridos nos imóveis do policial civil acusado, a Justiça decretou seu afastamento cautelar da função pública até o término da instrução criminal. detento da grande natal é primeiro colocado em direito da UFrn; quase 80 apenados cursam ensino superior no rn

Já policiais civis da 4 ª Delegacia de Polícia (DP de Natal) prenderam em flagrante, nesta quinta-feira (2), Ziro dos Santos Tanam Júnior. Ele, suspeito por estelionato, passava-se por fornecedor de suplementos e outros produtos voltados para nutrição, oferecendo descontos atrativos em lojas deste segmento. Para tanto, Ziro dos Santos utilizava nome, documentos e comprovantes falsos, bem como endereços de terceiros para o recebimento dos produtos. Ele foi encaminhado para o sistema prisional, à disposição da Justiça.

A PF disse que foi autorizado, ainda, o compartilhamento dos elementos de prova com a Polícia Civil, Ministério Público Estadual e a Corregedoria Geral no âmbito da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do RN, a fim de possibilitar a apuração de ilícitos criminais e administrativos de suas atribuições.

Um privado de liberdade da Penitenciária Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta, foi o primeiro colocado no curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), nas vagas destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que cursou integralmente o ensino médio em escola pública, de acordo com a Lei 12.711 de 2012.

O interno trabalha na cozinha da unidade prisional, sendo beneficiado com a remição de um dia da pena para cada três dias trabalhados. Segundo a direção da penitenciária, o privado de liberdade progredirá do regime fechado para o semiaberto ainda neste mês de março, possibilitando que ele curse o terceiro grau.

Além desse caso divul- gado nesta semana pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP), recentemente, um interno que participa do projeto de remição de pena pela leitura e escrita na Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó, atingiu nota 920 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio para Privados de Liberdade (ENEM PPL). renovação?

O ENEM PPL é utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. Atualmente, 78 detentos fazem curso superior no Rio Grande do Norte e outros 798 estão matriculados em cursos regulares. O Enem PPL avalia o desempenho do participante que concluiu o Ensino Médio e, a partir de critérios utilizados pelo Ministério da Educação (MEC), permite o acesso ao Ensino Superior por meio de programas como Sisu, ProUni e Fies.

This article is from: