Jornal De Fato

Page 1

Jornal de Fato

POLÍTICA

Confira as regras para concorrer às eleições municipais 2024

Interessados no pleito municipal devem ficar atentos às novas regras dispostas na Resolução 23.729, aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Principal 3

COLUNA CÉSAR SANTOS

Fim de semana reserva decisões sobre a sucessão em Mossoró

Para hoje, atenções voltadas ao PL do senador Rogério Marinho, que estará na cidade para anunciar a posição do partido sobre a disputa pela Prefeitura.

Principal 5

ESPORTES

Baraúnas terá reforços para a sequência do campeonato

Tratam-se do volante Léo Garcia e o atacante Wendell. Os dois vinham na ativa e serão opção para o próximo jogo do tricolor contra o Globo em Ceará-Mirim

Mossoró 7 e 8

Caverna pode ser o abrigo dos fugitivos de Mossoró

>> Força-tarefa acredita que criminosos estão na área do Parque Nacional da Furna Feia e traça plano para recupturá-los. Fuga dos criminsos completa 40 dias neste domingo

MOSSORÓ (RN), SÁBADO, 23 DE MARÇO DE 2024 – EDIÇÃO 6.927 – ANO XXIV – R$ 2,50
Principal 6 e 7 Domingo de Ramos abre a Semana Santa dos católicos RELIGIÃO
5
6 @jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn Ilustrativa Principal 4 Municípios da região Oeste vão receber novas UBSs PAC DA SAÚDE NESTA EDIÇÃO: 48 PÁGINAS OPINIÃO P2 | COLUNA CÉSAR SANTOS P5 | SEGURANÇA P6 | ESPORTE P7 E 8 | CADERNO MOSSORÓ/ESTADO P1 A 4
Mossoró
e
ARTE E INCLUSÃO NOS 20 ANOS DA CIA. PÃO DOCE
CADERNOS

ESPAÇO JORNALISTA MARTINS DE VASCONCELOS

Organização: Clauder Arcanjo

clauderarcanjo@gmail.com

Ivete Vargas, o cupido de Manolo e Maria Julieta...

EDMÍLSON CAMINHA

Escritor, membro da Academia de Letras do Brasil edmilson.caminha@gmail.com

Um dos textos que reuni na coletânea O poeta

Carlos & outros Drummonds (Brasília: Thesaurus, 2017), “De Manolo, candidato a genro, para Drummond” começa com o parágrafo:

Em 1949, a Embaixada da Argentina no Brasil, então sediada no Rio de Janeiro, convidou para uma recepção vários artistas e escritores brasileiros, Carlos Drummond de Andrade entre eles. Impossibilitado de comparecer, o poeta fez-se representar pela filha, Maria Julieta, que lá, entre canapés e cumprimentos, conheceu o advogado e também poeta argentino Manuel Graña Etcheverry.

Ela com 21 anos de idade e ele com 34, renderam-se aos sortilégios do amor, tanto que o “donjuán” estrangeiro decidiuse por escrever ao convidado ausente para pedir-lhe a mão da jovem...

Sei agora que não foi exatamente assim, graças ao meu fraterno amigo Pedro Augusto, neto de Drummond. Há pouco em Buenos Aires, ao conferir papéis deixados pelo irmão mais velho Carlos Manuel, que lá faleceu em 2018, encontrou escrito inédito em que o pai, Manolo, recorda o encontro com a brasileira por quem se apaixonaria.

Na página, em castelhano, o autor refere-se a Getúlio Vargas como “presidente do Brasil”, quando já não o era desde 1945, sucedido no Palácio do Catete por Eurico Gaspar Dutra. Perdera a presidência mas não a força política, tanto que voltaria a governar o País em 1951, até o suicídio com que, três anos depois, sairia da vida para entrar na História. Sobrinha de Getúlio, Ivete Vargas, então com 22 anos, deixaria o jornalismo para, com o peso do sobrenome, eleger-se quatro vezes deputada federal pelo Partido Trabalhista Brasilei-

De Fato com e

Diretor

Ge

Dep.

ro (PTB), uma das primeiras mulheres a cumprir mandato no Congresso Nacional. Morreria em 1984, aos 57 anos.

Primeiro compatriota citado por Manolo, Juan Isaac Cooke (1895-1957) foi importante advogado, professor, político, escritor e diplomata argentino. Juan Domingo Perón, de quem era correligionário e grande amigo, nomeou-o ministro das Relações Exteriores e embaixador no Brasil, onde manteve boas relações com o governo Dutra. A mulher, Elvira, deu-lhe um único filho, John William Cooke, nome que expressa a origem irlandesa da família. Acadêmico e político, como o pai, liderou a ala esquerda do movimento peronista, de cujo comandante foi secretário particular, após o golpe de estado que o apeou do poder em 1955.

Quando no Rio de Janeiro em 1949, o bom vivant argentino era deputado federal – o amigo, futuro genro de Drummond, já o fora, quando relatara o histórico projeto de lei que dera às cidadãs

argentinas o direito ao voto. A exemplo do compatriota Guevara, em 1961 John Cooke enfrenta os invasores da Baía dos Porcos, exilados cubanos vencidos no confronto com os revolucionários de Fidel.

Abaixo, escrito na terceira pessoa, o texto de Manolo, que traduzo e publico pela primeira vez, com a necessária autorização de Pedro Augusto Graña Drummond:

O embaixador Juan Isaac se tornara amigo de Getúlio Vargas, presidente do Brasil, e queria que John conhecesse sua sobrinha Ivete. Se o plano prosperasse, os Cooke se converteriam em parentes políticos dos Vargas.

— É uma moça muito linda, de boa família – animou-o a mãe, Elvira. Só tens de chamála. Que podia perder? Além do mais, a passagem para o Brasil

seria paga pela embaixada, quer dizer, pelo Estado. Comunicou-se com Ivete Vargas e ficaram de encontrar-se na boate Vogue, em Copacabana, bairro do Rio de Janeiro onde ela morava. Como única precaução, disse ao amigo Manuel Graña Etcheverry:

— Tu vens comigo. Se a menina for mesmo linda, inventas uma desculpa para nos deixar a sós. Se for feia, ficas para me ajudar a fugir.

Graña Etcheverry, o mesmo que antes o acompanhava ao cassino de Mar del Plata, aceitou o pedido. Afinal, era uma excursão grátis a Copacabana... Para que se reconhecessem na noite em que veria Ivete pela primeira vez, Cooke usaria uma gravata vermelha, e ela, um vestido da mesma cor. Ele e o amigo chegaram à boate alguns minutos antes da hora marcada. Quando a viram aproximarse da mesa, John suplicou: “Fica, Manolo!” Ivete não era feia, mas indiscutivelmente gorda. E não havia vestido vermelho que pudesse disfarçar. Cooke pediu drinques, falou de literatura quase sem olhar para ela e partiu rápido.

Antes de despedir-se, Ivete o convidou para uma festa em sua casa. Por cortesia, ele e o amigo aceitaram: não haveria perigo, lá estariam outras pessoas... Foi uma noitada divertida, com jazz como fundo musical, risadas gostosas e escritores de renome como Abgar Renault, um tanto alterado pelo whisky. Um dos convidados fora Carlos Drummond de Andrade, o poeta mais aplaudido do Brasil, que mandara em seu lugar a filha Maria Julieta, uma beleza de 21 anos. Graña Etcheverry não a largou durante toda a noite. E treze dias depois se casaram no Rio de Janeiro.

Cooke se queixou:

— Eu viajo milhares de quilômetros para conhecer uma gorda. E tu te casas com a mulher mais linda da festa!

— Bem, John – riu o amigo. A tua era de fato um pouco gorda, mas não exatamente feia...

— Sem gozação, Manolo! De gordo basta eu!

Um produto da Santos Editora de Jornais Ltda.. Fundado em 28 de agosto de 2000, por César Santos e Carlos Santos.
Geral: César Santos
Direção
de Redação: César Santos
rente Aadministrativa: Ângela Karina
de
Alvanir Carlos www.defa to.com E-MAIL : re da cao@defa to.com TWITTER : @jornaldefato_rn REDAÇÃO E OFICINAS: SEDE Avenida Rio Branco, 2203, Centro, Mossoró-RN – CEP: 59.063-160 TELEFONES (084) 99836-5320 (Mossoró) AS CO LU NAS E MA TÉ RIAS AS SI NA DAS SÃO DE RES PON SA BI LI DA DE DE SEUS AU TO RES
Assinaturas:
FI LIA DO À COMERCIAL/ASSINATURAS : (84) 99956-4810 - (84) 99485-3685 SÁBADO, 23 DE MARÇO DE 2024 2 Opinião Jornal de Fato

Regras para concorrer às eleições municipais 2024

CRITÉRIOS / Interessados devem ficar atentos às novas regras dispostas na Resolução 23.729, aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral

Para participar como candidata ou candidato das Eleições Municipais de 2024, os interessados devem ficar atentos às novas regras dispostas na Resolução-TSE 23.729/2024, aprovada no dia 27 de fevereiro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após sugestões de instituições, sociedade civil e partidos políticos. A regra altera a Resolução-TSE nº 23.609/2019, que dispõe sobre a escolha e o registro de candidatas e candidatos para as eleições.

Confira abaixo os critérios e as regras para quem vai entrar na disputa ao cargo de prefeito, vice-prefeito e vereador no pleito deste ano.

QUEM PODE SE

CANDIDATAR?

A norma define que qualquer cidadã ou cidadão pode disputar cargo eletivo, respeitadas as condições constitucionais de elegibilidade e de incompatibilidade e, claro, sem cair nas causas de inelegibilidade previstas.

Segundo a Constituição Federal, é preciso ter nacionalidade brasileira, ser alfabetizado e estar em pleno exercício dos direitos políticos, ou seja, ter título de eleitor e estar em dia com a Justiça Eleitoral. Além disso, homens precisam estar com a situação militar regularizada, mediante comprovante de alistamento.

Para concorrer a qualquer cargo em eleições brasileiras, é obrigatório estar filiado a um partido político e ter domicílio eleitoral na circunscrição em que deseja se candidatar. A idade de candidatas e candidatos é outro quesito indispensável e varia de acordo com o cargo. Pessoas que querem concorrer para prefeito e vice-prefeito, a idade mínima é de 21 anos, completados até o dia da posse. Já para o cargo de vereador, é necessário ter 18 anos, feitos até a data do pedido de registro de candidatura.

QUAIS

AS REGRAS

PARA SE CANDIDATAR?

Agora que os interessados em concorrer ao pleito já sabem que precisam estar filiados a um partido político, basta procurar a legenda desejada e conferir as regras de filiação. Os partidos definem a forma de inscrição dos interessados e também a relação

Ney Lopes

nl@neylopes.com.br

www.blogdoneylopes.com.br

Eleitores e eleitoras vão às urnas em outubro para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores Reprodução

de deveres depois que a filiada ou o filiado é aceito. Vale lembrar que é proibido se filiar a mais de um partido político.

A filiação partidária deve ser deferida pelo partido ao qual a pessoa pretende concorrer até o dia 6 de abril deste ano. Os partidos políticos podem estabelecer, nos respectivos estatutos, prazos de filiação partidária superiores aos previstos na lei. Porém, esses prazos não podem ser alterados no ano da eleição.

A Justiça Eleitoral também define algumas regras para as legendas partidárias e federações.

Para participar das eleições, os partidos e as federações precisam registrar, até seis meses antes da data da eleição, os respectivos estatutos no TSE. As legendas devem, também, até a data da convenção, ter órgão de direção definitivo ou provisório constituído na circunscrição do pleito.

Candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, viceprefeito e vereador serão escolhidos em convenções partidárias, de 20 de julho a 5 de agosto. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

É importante lembrar que, com a nova regra, partidos ou federações devem apresentar, para a eleição proporcional (vereador), lista com ao menos uma candidatura feminina e uma masculina para cumprimento da obrigação legal do percentual mínimo de candidatura por gênero.

PRAZOS DE DESINCOMPATIBILIZAÇÃO

Os prazos de desincompatibilização que variam de acordo com a função ocupa-

da pela pessoa interessada e a vaga a qual ela pretende concorrer. O cálculo é feito considerando a data do primeiro turno das eleições, que, neste ano, será no dia 6 de outubro.

Assim, os secretários municipais – ou membros de órgãos congêneres – que quiserem concorrer a uma vaga de vereador devem se afastar seis meses antes do pleito. Já para a vaga de prefeito ou viceprefeito, o prazo para os secretários municipais (incluídos aqui também os secretários estaduais) se desligarem do cargo é de quatro meses.

No caso de servidores públicos, estatutários ou não, a Justiça Eleitoral determina o prazo de desincompatibilização de três meses para a disputa do cargo de prefeito, vice-prefeito e vereador.

Se os ocupantes do cargo de diretor de departamento municipal estiverem interessados em se candidatar a uma vaga de vereador, devem se afastar seis meses antes das eleições, ou seja, até 6 de abril.

Já magistradas e magistrados devem se afastar quatro meses antes do pleito se quiserem se candidatar ao cargo de prefeito ou viceprefeito, e seis meses antes se desejarem concorrer a vereador.

Presidente da República, governador e prefeito também devem renunciar aos mandatos em exercício até 6 de abril.

QUEM NÃO PODE SE CANDIDATAR (INELEGÍVEIS)?

A legislação estabelece que não pode se eleger, entre outras razões:

- quem estiver dentro dos parâmetros da Lei de Inele-

gibilidade (Lei Complementar nº 64/90);

- no território de jurisdição do titular do cargo, quem for parente consanguíneo ou afins, até o segundo grau, ou cônjuge de político que exerça algum cargo no Poder Executivo (presidente, governador, prefeito do mesmo município);

- quem perdeu o cargo em decorrência de prática de alguma infração durante o mandato;

- os que tenham contra a sua pessoa representação julgada procedente pela Justiça Eleitoral, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado ou transitada em julgado, em processo de apuração de abuso de poder econômico ou político;

- quem renunciou ao cargo com a intenção de não ser mais processado ou com o objetivo de fugir de provável condenação;

- quem foi julgado e condenado pela Justiça Eleitoral por corrupção eleitoral, por captação ilícita de sufrágio, por doação, captação ou gastos ilícitos de recursos de campanha ou por conduta vedada aos agentes públicos em campanhas eleitorais que impliquem cassação do registro ou do diploma, pelo prazo de oito anos a contar da eleição;

- quem for excluído do exercício da profissão devido à prática de infração ético-profissional; e

- magistrados e membros do Ministério Público que forem aposentados compulsoriamente por decisão validada, que tenham perdido o cargo por sentença, ou que tenham pedido exoneração ou aposentadoria voluntária na pendência de processo administrativo disciplinar.

Fonte: TSE

Gaza: parar guerra e salvar crianças

Independente de preferências de religião ou ideologias, todos precisam ter consciência das atrocidades na faixa de Gaza, território palestino, no Oriente Médio. Mais de 1 milhão de vidas estão em jogo, no conflito que começou em 7 de outubro de 2023, com o ataque do Hamas (palestinos) a Israel. De acordo com a contagem israelense, morreram 1.404 pessoas e tomaram mais de 250 reféns. A reação de Israel contra Gaza já matou mais de 31 mil palestinos, incluindo 13 mil crianças.

Nas ruínas de Gaza, onde metade da população de 2,3 milhões é espremida na cidade de Rafah, muitos vivem sob tendas de plástico e enfrentam escassez de alimentos. Mães desoladas são incapazes de produzir leite para alimentar seus bebês. O presidente Biden prometeu continuar pressionando por ajuda humanitária. Mas Benjamin Netanyahu não recua e quer atacar a cidade de Rafah, a cidade por onde chega ajuda à Faixa de Gaza.

O Ramadã, o mês sagrado para a religião islâmica, começou no último 11 de março e irá prolongar-se até 9 de abril. Atualmente, a data sagrada tem como pano de fundo as cenas mais cruéis que a humanidade testemunhou nos dias modernos. Este período é para fazer o bem, a caridade, compaixão e solidariedade. Mas os palestinos vivem em tendas e impedidos de atender às suas necessidades básicas.

O cidadão Fayik al-Kufarnah declarou ao jornalista: “Matar-nos é melhor do que esta vida. Não estamos vivendo. Tenho saudades de tudo o que costumávamos fazer no Ramadã. Este ano, mal sobrevivemos. Este ano enfrentamos fome, não só jejum”.

Em uma escola de Gaza da ONU, milhares de pessoas que fugiram dos ataques aéreos israelenses mal têm comida suficiente para quebrar o jejum diário. No Ramadã, as famílias se reuniam para refeições festivas. Hoje, ouve-se um depoimento como da “dona de casa Soueidi, que diz ter algumas lentilhas vermelhas para os membros sobreviventes de sua família, 17 dos quais foram mortos na guerra.

Era tradição a preparação para o Ramadã, com as decorações de lanternas de iluminação. Alguns bairros até pintavam paredes com cores vibrantes. As mesquitas limpavam seus tapetes. Este ano, tudo desapareceu. Alguns edifícios ainda estão de pé, mas seus moradores não estão lá.

Crianças e idosos famintos tentam chegar a caminhões de alimentos. São necessários 300 caminhões em Gaza todos os dias para distribuir alimentos e atender apenas às necessidades básicas de fome. A agência da ONU só consegue levar nove caminhões. Israel proíbe a entrada.

Mais de dois terços da população de Israel é contra a “mão de ferro” de Benjamin Netanyahu, manifestando-se favorável ao cessar-fogo e estabilidade para a região. Inclusive, para possibilitar o retorno de reféns israelenses, mantidos em Gaza. Não pode mais ser adiado: impõe-se parar guerra e salvar crianças da morte.

Leia o “blog do Ney Lopes” – informação e opinião

SÁBADO, 23 DE MARÇO DE 2024 Política 3 Jornal de Fato

Jornal de Fato

Mossoró e municípios da região Oeste estão contemplados com o PAC Seleções

INVESTIMENTOS / Plano alcançará 120 municípios e mais de R$ 45 bilhões em obras e serviços até 2026

Com 222 projetos aprovados no novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), o Rio Grande do Norte vai receber investimentos em obras estruturantes em todas as regiões. Os projetos contemplam os vários eixos e sub-eixos do programa, alcançando 120 municípios, com investimentos de mais de R$ 45 bilhões, em obras e serviços até 2026.

O valor total destinado ao Novo PAC Seleções é de R$ 136 bilhões e a segunda etapa do programa deve ser lançada em 2025. Trata-se do maior programa de investimentos coordenado pelo Governo Federal, conjuntamente com o setor privado, estados, municípios e movimentos

sociais. O PAC tem com o objetivo acelerar o crescimento econômico e a inclusão social, por meio da geração de emprego e renda, e reduzindo desigualdades sociais e regionais.

Segue abaixo um levantamento sobre as cidades contempladas na região Oeste do Rio Grande do Norte, em seus respectivos eixos e sub-eixos:

- Dos 34 munícipios do Rio Grande do Norte contemplados com novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dentro do novo PAC Saúde, 14 são na região Oeste do Estado.

Assú, que receberá duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porte I, destinada e apta a abrigar uma Equipe de Saúde da Família. Campo Grande, Governa -

dor Dix-Sept Rosado, Grossos, Itaú, Ipanguaçu, Itajá, Rafael Godeiro, Riacho Da Cruz, São Francisco do Oeste, Serra do Mel, Tenente Ananias e Triunfo Potiguar receberão uma unidade de mesmo porte.

Baraúna e Pendências receberão uma UBS de Porte II, cada município, destinada e apta a abrigar, no mínimo, três Equipes de Saúde da Família; Mossoró receberá uma de porte II e uma de porte III, esta última destinada e apta a abrigar, no mínimo, 3 (três) Equipes de Atenção Básica, com número de profissionais compatível a 3 (três) Equipes de Atenção Básica. Ainda no sub-eixo da Atenção Primária, João Dias, Mossoró, Porto do Mangue, Santana do Matos e

Investimentos em Educação, Ciência e Tecnologia

No eixo Educação, Ciência e Tecnologia, subeixo Educação Básica, os municípios de Assú, Água Nova, Baraúna, Caraúbas, Francisco Dantas, Itaú, Paraná, Paraú, Pau dos Ferros, Pilões, Porto do Mangue, São Miguel, Serrinha dos Pintos, Te -

nente Ananias e Tibau foram selecionados a receber uma Creche/Escola de Educação Infantil. No mesmo eixo e subeixo, Alexandria, Areia Branca, Campo Grande, Pau dos Ferros e São Miguel receberão escolas de tempo integral dentro

do novo PAC.

São Miguel também receberão uma Unidade Odontológica Móvel.

Assú será contemplada ainda com duas ambulâncias SAMU 192, Baraúna com uma, Mossoró com cinco e Umarizal com uma, também dentro do mesmo eixo da Saúde, mas no subeixo Atenção Especializada. Assú receberá ainda um Centro Especializado em Reabilitação - CER IV. No eixo da Cultura, Mossoró foi contemplada com a construção de um CEU, equipamento cultural de pequeno a médio porte e caráter comunitário, composto por espaços associados à expressão corporal, educação cidadã, arte e educação, trabalho e renda, meio ambiente.

Água Nova, Angicos, Alto do Rodrigues, Baraúna, Encanto, Dr. Severiano, Frutuoso Gomes, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Itaú, Janduís, José da Penha, Lucrécia, Luís Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Mossoró, Pau dos Ferros, Portalegre, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Severiano Melo, Tenente Ananias e Upanema também receberão um ônibus escolar, cada município.

Assú, Apodi, Mossoró e Pau dos Ferros, dentro do eixo Infraestrutura Social Inclusiva e sub-eixo Esporte, serão contempladas com espaços esportivos comunitários.

CRISPINIANO NETO

crispinianoneto@gmail.com

Por que pedir desculpas aos culpados?

Uma discussão maluca ocupou a mídia comercial e as redes sociais nos últimos dias. Trata-se da crise criada com o desaparecimento dos móveis do Palácio do Planalto no fim do Governo Bolsonaro e que, encontrados mais de um ano depois, a culpa está sendo atribuída a quem encontrou e não a quem os perdeu.

Como não poderia deixar de ser o bolsonarismo está fazendo tempestade em copo d’água para desviar as atenções dos processos que caem com nuvens de gafanhotos em cima de Bolsonaro, de Jair Renan e de outros próceres do fascibolsonarismo, a começar pelo pai e pelas próximas da família que estão vendo a hora cair-lhes nas cabeças a bomba Marielle Franco.

Vi na internet e concordo: “Menos mal que a grande crise do momento se refere a móveis que estavam perdidos e foram encontrados. Antes já foi pior. Eram vacinas não compradas, uso de dinheiro dos precatórios para tentar reeleição, 700 mil mortos, joias roubadas, cheques não explicados e rachadinhas.

O relatório que diz que 261 itens não haviam sido localizados, foi emitido no dia 4 de janeiro de 2023, concluindo um trabalho iniciado em 18 de novembro de 2022, feito durante o governo Bolsonaro e finalizado pela equipe do governo dele. Foi essa a informação recebida no início da gestão Lula. Ou seja, quem não sabia onde estavam os itens era a gestão de Bolsonaro, quando a primeira-dama era Michelle, essa que agora fica denunciando. Parte dos móveis estavam abandonados em depósitos externos ao Palácio da Alvorada e sem efetivo controle patrimonial.

Só no segundo semestre de 2023 o atual governo concluiu a busca por todos os itens que não foram localizados durante a gestão Bolsonaro em diversas dependências diferentes da Presidência da República. Não só no Alvorada. Foi o governo Lula quem localizou esse patrimônio. Só que, enquanto localizava teve que tomar uma decisão de comprar, pois não tem cabimento o Palácio onde mora o Presidente da República ficar sem móveis. E comprou de boa qualidade, por uma razão muito simples. A de que o palácio presidencial não pode ter móveis de baixa qualidade.

É ridícula a tese de “Canalhotti”, da Globo, de que Lula deve pedir desculpas a Bolsonaro. O governo Bolsonaro escondeu os móveis. A equipe de transição de Bolsonaro não informou à equipe de transição de Lula onde eles estavam. Lula comprou novos móveis e só um ano depois conseguiu encontrar o que estava escondido desde o governo passado. “Canalhoti” é quem precisa pedir desculpas a Lula por essa e outras molecagens, típicas da sua Globo Lixo, como a chamam os próprios bolsonaristas.

DE óDIO E DE AmOR

Lula precisa dizer num próximo discurso, uma frase de renato r usso: “Não tenho tempo de odiar quem me odeia. estou ocupado demais em amar quem me ama”. o PT, enquanto sigla tem 34% de preferência do eleitorado brasileiro. É, de longe a sigla partidária mais amada do brasil. em são Paulo, Lula tem 63% da preferência entre os eleitores jovens. No brasil inteiro é o mais preferido entre as mulheres. No somatório de Ótimo, bom e regular, Lula tem 61%. Já foi bem melhor, mas não é uma situação desesperadora. Os indicadores da economia e do grau positivo de satisfação do povo brasileiro indicam que Lula tem chance total de continuar no ritmo acelerado de recuperação do brasil. os bons índices voltarão, porque a mentira tem pernas curtas.

GENTE ESTúPIDA

Nos 33% que acham o governo ruim/péssimo, há negacionistas de vacina, terraplanistas, povo que reza para pneu, que chama e.T pelo ce-

lular para ajudar dar golpe de estado, gente que acha que gasolina de 5 reais é mais cara que a de 8 reais e que é incapaz de entender que um PIb de 3% é maior que o de 1%. Gente estúpida, gente inválida. borra humana, viúvas de 64 e outras seitas bizarras. Não tem como agradar gente assim. esquizofrenia e irracionalidade são doenças. muitos receberam lavagem cerebral e jamais mudarão.

VIVAS AO ESTuPRO

É cruelmente vergonhosa postura do gado bolsonarista que defende a castração química dos estupradores diante dos casos robinho e daniel alves, dois bolsonaristas de carteirinha amargando condenações na Justiça europeia por terem agido como estupradores.

alguém no bolsonarismo teria coragem de puxar a ficha de todos os estupradores brasileiros e fazer uma pesquisa de preferência eleitoral entre eles?

Não abrigo a mínima dúvida de que mais de 90% deles são bolsonaristas, como robinho e daniel alves.

sábado, 23 de març o de 2024 4 Política
Governadora Fátima Bezerra participou do lançamento do PAC Seleções em Brasília Ricardo Stuckert

Um entre cinco jovens brasileiros de 15 a 29 anos não estuda nem trabalha

educação / Em números absolutos, são

9,6 milhões de pessoas nessa situação

Agênc IA B RAs I l

Uma parcela de 19,8% dos jovens de 15 a 29 anos no Brasil, ou seja, um entre cinco, não estudava nem trabalhava em 2023, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira, 22, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em números absolutos, eram 9,6 milhões de pessoas nessa situação. O estudo constatou que, por outro lado, 15,3% dos jovens trabalhavam e estudavam, 39,4% apenas trabalhavam e 25,5% apenas estudavam.

A parcela de jovens que não trabalhavam nem estudavam recuou em comparação com 2022 (20%) e com 2019 (22,4%). “Essa população que nem estudava, nem se qualificava e nem trabalhava vem diminuindo porque, nos últimos anos, a gente teve um aporte maior de jovens na força de trabalho. Essa população foi sendo reduzida mais pela via mercado de trabalho do que necessariamente via educação”, explica a pesquisadora do IBGE Adriana Beringuy.

O percentual de jovens que não trabalhavam nem estudavam era ainda mais alto entre aqueles com 18 a 24 anos, faixa etária adequada para o ensino superior: 24% ou aproximadamente uma entre quatro pessoas. Nessa faixa, 18% estudavam e trabalhavam, 39,4% só trabalhavam e 18,6% só estudavam.

Entre aqueles com 15 a 17 anos, 11,3% trabalhavam e estudavam, 2,3% só trabalhavam, 81,2% só estudavam e 5,1% não faziam nem uma coisa nem outra. Já para aqueles com 25 a 29 anos, 13,8% trabalhavam e estudavam, 59,2% só trabalhavam, 4,8% só estudavam e 22,3% não faziam nenhuma das duas coisas.

“De 15 a 17 anos, o prin -

A parcela de jovens que não trabalhavam nem estudavam recuou em comparação com 2022 (20%) e com 2019 (22,4%)

cipal arranjo é não estar trabalhando e estar estudando, o que é bastante desejável. De 18 a 24 anos, essa situação de estar apenas estudando cai significativamente e aumenta a condição de apenas trabalhar. O trabalho começa a competir com os estudos na vida desse jovem. Mas cresce também a condição de uma pessoa não estar trabalhando nem estudando. Por fim, de 25 a 29 anos, a gente tem quase 60% das pessoas voltadas integralmente para o trabalho”, afirma a pesquisadora do IBGE.

QUA l IFI cAÇÃO

A Pnad Contínua mostrou que 24,9 milhões de jovens com 15 a 29 anos sem ensino superior completo não estudavam, não faziam curso profissionalizante nem cursavam pré-vestibular.

Em relação aos cursos técnicos e normal (magistério) de nível médio, 9,1% dos estudantes de ensino médio estavam fazendo esse tipo de qualificação profissional.

Entre os que já tinham concluído o ensino médio, mas não faziam faculdade, o percentual de pessoas que buscavam profissionalização era de 5,3%.

PEDIDO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO

PEDIDO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO-LO, Prefeitura Municipal de Upanema-RN,CNPJ:08.085.771/0001-30, torna público que está requerendo ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA a licença Operação -LO para a Aterro Sanitário Municipal, localizada no Sitio Pau Darco, S/N Zona RURAL do Município de Upanema-RN .

Lusinácia Figueiredo Macedo Gestora Ambiental.

AVISO DE LICITAÇÃO

EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO N.º 006/2024 – PE/PMP AMPLA PARTICIPAÇÃO

O Município de Portalegre/RN, através da Prefeitura Municipal de Portalegre, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e por intermédio do Pregoeiro, designado pela Portaria n.º 004/2024 – GP/ PMP, torna público que às 08h00min do dia 09 de abril de 2024, realizará licitação na modalidade Pregão Eletrônico nº 006/2024, tipo Menor preço Global (grupo/lote), para CONTRATAÇÃO DE PESSOA JURÍDICA PARA INSTALAÇÃO E AUTOMATIZAÇÃO DE POÇOS ARTESIANOS, com fornecimento de material de consumo, equipamentos e mão de obra necessária para realização dos serviços, com fundamento na Lei nº 14.133/2021, Decreto Municipal nº 688, de 26 de dezembro de 2023, do Decreto Municipal nº 695, de 27 de dezembro de 2023, da Lei Complementar nº 123/2006 e demais normas que regem a matéria e as exigências estabelecidas no Edital.

A sessão pública será realizada no site www.portaldecompraspublicas. com.br, com entrega das Propostas a partir da publicação desta licitação e abertura das Propostas para 09 de abril de 2024, às 08h00min.

O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados nos sítios: www.gov.br/pncp, www.portaldecompraspublicas.com.br, www.portalegre.rn.gov.br, pedido pelo e-mail: licitportalegre@gmail.com, ou na Sala de Licitações da Prefeitura Municipal de Portalegre/RN, sito a Rua José Vieira Mafaldo – 122 – Centro – Portalegre/RN – CEP.: 59.810-000, a partir da publicação deste Aviso.

Portalegre/RN, 22 de março de 2024 EUFRÁSIO DANTAS ROCHA JÚNIOR Pregoeiro

Portaria nº 004/2024 – GP/PMP

César Santos

cesar@defato.com

DE OLHO NO LANCE

Ofim de semana promete ser bastante agitado na política-eleitoral de Mossoró. Aliás, começou movimentado com a filiação de 13 vereadores do União Brasil, do prefeito Allyson Bezerra, nesta sexta-feira, 22. Para hoje, atenções voltadas ao PL do senador Rogério Marinho, que estará na cidade para anunciar a posição do partido sobre a disputa pela Prefeitura. Na bolsa de apostas, ganhou força a possibilidade de Marinho anunciar um nome para prefeito, com duas opções no tabuleiro: empresário Tião Couto e o ex-vereador Genivan Vale. Se confirmado, o PL encerra a negociação com o prefeito Allyson. O partido queria indicar o vice na chapa governista, mas o prefeito disse não e segurou a palavra. Aliás, a vaga de vice está reservada para o presidente da Câmara, Lawrence Amorim. Só não se confirmará se Allyson quebrar o compromisso. Também o fim de semana está reservado para a decisão do MDB de filiar os vereadores Tony Fernandes e Paulo Igo, com o primeiro na faixa da disputa majoritária. Portanto, de olho no lance.

FAVORITO

Pesquisa Seta/BG mostra Jaime Calado (PSD) com 54% contra 17% do prefeito Eraldo Paiva (PT) na corrida eleitoral em São Gonçalo do Amarante. Calado deixará o cargo de secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado no fim do mês, para disputar a quarta maior prefeitura do RN.

Zé Peixeiro só tem uma palavra: eu sou pré-candidato a prefeito”

ZÉ PEIXEIRO

Vereador reafirmando a sua pré-candidatura a prefeito de Mossoró

FILIAÇÕES

As prefeitas Lidiane Marques e Cinthia Sonale deixam o PSD e PP, respectivamente, para se filiarem ao União Brasil, hoje. Elas serão candidatas à reeleição no pleito de 6 de outubro. O União Brasil também filiará o ex-deputado estadual Souza, que tentará voltar à Prefeitura de Areia Branca.

1 2 3 4

Há quatro anos, a então prefeita Rosalba Ciarlini decretava situação de calamidade pública em razão da pandemia da Covid-19. Comércio, escolas, igrejas e todos os ambientes coletivos de Mossoró fecharam as portas por longos e terríveis meses.

Nesta data, em 1961, era realizada a aula inaugural da Faculdade de Ciências Econômicas de Mossoró (FACEM), ministrada pelo professor doutor José Augusto Bezerra de Medeiros.

O Porcino Park Center recebe hoje o “Cabaré do Zezo”, que vem fazendo sucesso por onde passa. Zezo recebe como convidado o cantor Vicente Nery. A partir das 22h. Vamos lá.

Hoje, finzinho da tarde, André da Mata leva o projeto Lasambas para o Lagambas, no Mossoró Mal. Ótima opção para quem gosta do samba de mesa e da boa gastronomia.

DÚVIDA

O vereador Omar Nogueira, que estava certo com o PV, decidiu repensar a nova filiação. Ele recebeu convites de outros partidos. Vai analisar levando em conta as possibilidades que cada partido oferece para a sua reeleição. O PV, que forma federação com o PT e PCdoB, receberá outro vereador: Pablo Aires.

GOLEADOR

O ex-jogador Cícero Ramalho está se filiado ao Republicanos para buscar um mandato de vereador. Ídolo do torcedor mossoroense, ele entende que o futebol da cidade é órfão de um verdadeiro representante na Câmara e na política.

PEIXEIRO

O vereador Zé Peixeiro, précandidato a prefeito de Mossoró, não vai se descuidar da cadeira na Câmara Municipal. Ele lançará a candidatura da irmã, Toinha de Zé Peixeiro, pelo Republicanos. Decisão tomada e acatada pelo partido.

PARNAMIRIM

O MDB decidiu apoiar a professora Nilda, do Solidariedade, à Prefeitura de Parnamirim. Aliança anunciada nesta sextafeira, 22, que reservará a vaga de vice para um indicado pelo MDB, do vice-governador Walter Alves. A professora Nilda lidera, até aqui, todas as pesquisas de intenção de votos.

É notícia...
SÁBADO, 23 De MARÇO DE 2024 Gerais/Opinião 5 Jornal de Fato
Pinto/ABr
Paulo

Tecnologia aperfeiçoa extração de mineral na produção de baterias

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL / Além do emprego em baterias de carros elétricos, lítio é usado nas indústrias de cerâmica, vidro, graxas e lubrificantes

UFRN

Uma maneira amigável de extrair lítio do meio ambiente, um mineral considerado tão relevante quanto o nióbio, no meio da transição pela qual passamos. Usando do poder de síntese, esse é o foco da mais nova patente concedida aos cientistas Leonardo Leandro dos Santos, Rubens Maribondo do Nascimento e Sibele Berenice Castellã Pergher da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a partir de uma pesquisa vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPgCEM).

Além do emprego em baterias de carros elétricos e em placas de energia solar, o lítio é usado nas indústrias de cerâmica, vidro, graxas e lubrificantes. Uma parte menor da produção é

direcionada para a obtenção de medicamentos, tal qual o carbonato de lítio, prescrito para o tratamento de transtorno bipolar.

A concessão em si é um processo inovador, em que a partir do mineral espodumênio obtém-se o lítio. Esse fluxo em si já é utilizado normalmente. Contudo, a atividade inventiva presente na patente surge quando o diferencial é apresentado: em vez de gerar resíduo silicoaluminoso como de costume, a abordagem dos pesquisadores elimina o uso de solventes orgânicos, e, por conseguinte, não gera “restos”, mas um novo subproduto, que são materiais conhecidos por zeólitas.

O doutorando Leonardo dos Santos, autor da tese que resultou no pedido de patente ainda em 2018, defende que a importância do dispositivo está na obtenção eficiente do carbonato de lítio, um componente essencial em tecnologias modernas, além de reduzir impactos ambientais ao evitar a formação de subprodutos

Progressão eleva o processo da invenção a níveis tecnológicos

Um dos orientadores da pesquisa, o docente Rubens Maribondo, lista que as zeólitas são substâncias com propriedades úteis em áreas como catálise, adsorção e troca iônica, aplicáveis em diversos processos industriais. A catálise, por exemplo, torna os gases que saem pelo sistema de escapamento de uma moto, derivados da queima de combustível, menos nocivos ao meio ambiente, enquanto que a adsorção é um processo muito usado na indústria têxtil para a remoção de corantes de efluentes industriais. Já a troca iônica apresenta alta eficácia na retenção de sais e compostos de difícil filtração.

Sibele Berenice Castellã Pergher que, além de ter orientado o estudo, é coordenadora e fundadora do Laboratório de Peneiras Moleculares (LABPEMOL), onde os testes ocorreram,

frisa que, atualmente, está em andamento o estudo para escalonar a síntese das zeólitas. Essa progressão eleva o processo da invenção a níveis tecnológicos, tornando-o viável para uso industrial.

“Uma das abordagens estudadas é a utilização de processos de cominuição mineral em moinhos para facilitar o aumento da produção em larga escala. Especificamente sobre essa concessão, estamos trabalhando no nosso primeiro modelo prático. Será um tanque de reação de cerca de 50 litros, feito de aço inox com revestimento de Teflon, que será instalado no Labpemol sob um mezanino elevado. Além disso, a pesquisa encontra-se no estágio de estudo e modificações na síntese hidrometalúrgica do lítio”, contextualiza a docente do Instituto de Química.

prejudiciais, como o resíduo e a escória de lítio.

“Este dispositivo evita o descarte no meio ambiente ou o armazenamento em barragens de contenção de resíduos de mineração, comumente gerados pelo

processo convencional. Por exemplo, o método convencional produz dez toneladas de subprodutos prejudiciais para cada tonelada de carbonato de lítio formado. Na nossa metodologia, não se gera essa

Quinta concessão recebida pela cientista da UFRN

Denominada Processo para obtenção dos materiais LPM-15, LPM-16 e LPM-17, com topologias zeolíticas LTA, FAU e MOR, respectivamente, como subproduto da extração do lítio a partir do beta-espodumênio, essa é a quinta concessão recebida pela cientista. Em uma lista de inventos protegidos que inclui outros nove pedidos, essa concessão é marcada por uma particularidade: a sempre presente sigla LPM, alusão ao laboratório onde os

com as condições estabelecidas no Edital. A sessão pública será realizada no site https://www.portaldecompraspublicas. com.br/, com entrega das Propostas a partir da publicação desta licitação e abertura das Propostas para 05/04/2024 às 08:00. O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados nos sítios https://www.portaldecompraspublicas.com.br/, www.vicosa.rn.gov.br, ou na Sala de Licitações da PMV, sito a Rua Ozéas Pinto, 140, Centro, cidade de Viçosa - RN, a partir da publicação deste Aviso, no horário de expediente.

Viçosa/RN, 22 de março de 2024.

FRANCISCO CANINDE DE SOUSA NUNES Agente de Contratação/Pregoeiro

quantidade de resíduo e, além disso, se produz novos materiais à base de zeólitas como subproduto, ampliando as possibilidades de utilização, trazendo benefícios para diversas indústrias”, pontua.

experimentos ocorrem.

Assim foi em tecnologias para melhorar refino do petróleo, transformar resíduo em um produto de maior valor agregado à indústria do vidro ou fazer a conversão direta da glicerina em álcool alélico, processo útil na produção do biodiesel.

“A partir da criação de um laboratório para esca -

- Baterias de carros elétricos

- Placas de energia solar - Indústria da cerâmica

- Vidro

- Graxas

- Lubrificantes U so D o l ÍT io

lonamento da síntese de zeólitas, a intenção é ampliar essa tecnologia, beneficiando a competitividade regional e nacional, evitando problemas ambientais. O processo também abre oportunidades para formação de recursos humanos e até a criação de uma startup para utilizar essa tecnologia”, finaliza Sibele Pergher.

PREGÃO ELETRÔNICO SRP N° 91007/2024

O Município de João Dias/RN, por intermédio do Agente de Contratação Pregoeiro da Prefeitura Municipal, torna público que a fara a licitação na modalidade PREGÃO ELETRÔNICO SRP Nº. 91007/2024, tipo menor preço, que tem como objeto Contratação de empresa para eventual prestação de serviços de locação de veículos e máquinas, em atendimento as necessidades do município de João Dias/RN, de acordo com o que determina a legislação vigente, INÍCIO DO ACOLHIMENTO DAS PROPOSTAS: 26/03/2024; DATA DE ABERTURA DAS PROPOSTAS: 05/04/2024, às 10:00; INÍCIO DA SESSÃO DE DISPUTA DE PREÇOS: 05/04/2024, às 10:30. O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados no site https://www.joaodias. rn.gov.br/ e www.novobbmnet.com.br. As vistas estão franqueadas a partir da publicação deste Aviso, no horário de expediente, das 08h00min às 13h00min, na Sala de Licitações situada a Rua Francisco Veríssimo Filho, nº 40, Centro, João Dias/RN.

João Dias – RN, 22 de março de 2024.

Nildemarcio Bezerra Agente de Contratação Pregoeiro

SÁBADO, 23 De mArçO De 2024 6 Gerais Jornal de Fato
Cícero Oliveira - UFRN
Doutorando Leonardo dos Santos é autor da tese que resultou no pedido de patente
AVISO DE LICITAÇÃO AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO LICITAÇÃO EXCLUSIVA ME/EPP/MEI (LC 123/2006) Prefeitura Municipal de Viçosa PREGÃO ELETRÔNICO Nº 003/2024 - PE/SRP (Processo Administrativo n° 14030001/2024) O Governo do Município de Viçosa, Estado do Rio Grande do Norte, através da Prefeitura Municipal de Viçosa, por intermédio do Agente de Contratação/Pregoeiro, designado pela Portaria n.º 003/2022 – GP/PMV, torna público que às 08:00 do dia 05/04/2024, fará realizar licitação na modalidade Pregão, na forma ELETRÔNICA, de nº 003/2024 - PE/SRP, para REGISTRO DE PREÇOS, com critério de julgamento Menor preço Por item, para Contratação de empresa para fornecimento de materiais de higiene, limpeza, copa e cozinha destinados a atender as necessidades da Administração Municipal de Viçosa/RN, nos termos da nos termos da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, do Decreto nº 113, de 26 de dezembro de 2023, e demais legislação aplicável e, ainda, de acordo
Rua Ozéas Pinto, nº 140, Centro, Viçosa – RN. CEP: 59.815-000 - CNPJ: 08.158.198/0001-48 E-mail: prefeituravicosarn@hotmail.com. Fone (84) 3376 -0044 * 3376 -0102 Rua Francisco Veríssimo Filho, nº 40, Centro, João Dias/RN –CEP 59.880-000 CNPJ: 08.148.470/0001-09 ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO DIAS

Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa

Fé / A Igreja Católica dá início às celebrações da Semana Santa, cuja introdução ocorre no Domingo de Ramos

Amin A CostA Da Redação

Apartir de amanhã, 24, a Igreja Católica dá início à programação que marca a última semana de Quaresma e o início da Semana Santa, com a celebração do Domingo de Ramos.

A data é uma referência à entrada aclamada de Jesus em Jerusalém, dias antes da sua morte e ressurreição.

A reportagem do JORNAL DE FATO conversou com o reitor do Seminário de Santa Teresinha, em Mossoró, padre Crisanto Borges, que falou sobre a importância do Domingo de Ramos para a Igreja. Ele ressalta que, a partir deste

Domingo de Ramos, a Igreja começa a narrar a história da morte e da ressurreição de Jesus Cristo.

“O Domingo de Ramos

introduz a Semana Santa e nos mostra que a gente chegou à última semana da Quaresma. Essa última semana é marcada por dois importantes momentos, e o primeiro deles é o Domingo de Ramos, em que temos a bênção dos ramos, a liturgia, o evangelho, a procissão até a Igreja, onde, chegando lá, começa a missa na qual temos a narrativa da paixão do Senhor”, informa.

O pároco fala ainda sobre toda a história que o Domingo de Ramos traz sobre a vida de Jesus. “É neste domingo de Ramos que Jesus entra em Jerusalém para ali culminar a sua missão na terra. Ele vai se deparar com a reação das autoridades, todo o processo injusto que é feito contra ele, que vai desembocar na morte e depois a sua ressurreição”, afirma padre Crisanto Borges.

Para celebrar a data, a

Diocese de Mossoró realiza, neste domingo, a bênção e procissão dos Ramos. A concentração ocorre às 8h15, na praça do Museu, centro de Mossoró, e, em seguida, será realizada uma pequena procissão com destino à Catedral de Santa Luzia.

Ao chegar à Catedral, a celebração terá continuidade, presidida pelo bispo Dom Francisco de Sales. “Neste dia, somos convidados a participar da Coleta Nacional da Solidariedade, Gesto Concreto da Campanha da Fraternidade 2024, ’Fraternidade e Amizade Social’”, informa a Diocese de Mossoró.

A Semana Santa é um período de grande importância e significado para a Igreja, pois marca os últimos passos de Jesus na terra. “No domingo, começando pelo Domingo de Ramos, viveremos a Semana Santa que culmi -

na com a celebração da Páscoa do Senhor. A Páscoa é a maior Solenidade da fé católica. Ela é preparada dentro de um ciclo que compreende a Quaresma e a Semana Santa. A Semana Santa acontece de 24, Domingo de Ramos, a 31 de março, com o Domingo de Páscoa”, informa a Diocese.

Toda a programação da Semana Santa contará com celebrações paroquiais, salvo a missa dos Santos Óleos, momento em que todos os sacerdotes celebrarão, junto com Dom Francisco de Sales, bispo Diocesano, a missa da unidade, na Catedral de Santa Luzia, em Mossoró-RN. “A Semana Santa, para os Cristãos Católicos, não é uma tradição anual de meros preceitos, mas a vivência da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo”, enfatizou a Diocese.

Veja onde ocorrerão as missas neste Domingo de Ramos

24/3 - Domingo

“Hosana ao Filho de Davi”

6h – missa na Catedral de Santa Luzia

7h – missa na Capela de São Vicente

8h15 – Bênção dos ramos e Procissão (saindo da Praça do museu)

• Missa na Catedral de Santa Luzia

Preside Dom Francisco de Sales- Bispo Diocesano

11h – missa na Catedral de Santa Luzia

17h – missa na Capela de Santa Luzia (Ilha de Santa Luzia)

19h – missa na Catedral de Santa Luzia

Veja os horários das missas durante a Semana Santa:

25/3 - Segunda-feira

17h30- Missa na Catedral de Santa Luzia

26/3 - Terça-feira

17h30- Missa na Catedral de Santa Luzia

27/3 - Quarta-feira

17h30- Missa na Catedral

19h- Procissão do encontro (saindo das Paróquias de Mossoró)

20h- encontro com as imagens e cruzes em frente à Catedral de Santa Luzia

28/3 - Quinta-feira

8h30 - Missa do Crisma – Bênção dos Óleos e Consagração do Crisma

Catedral de Santa Luzia - preside Dom Francisco de Sales- Bispo Diocesano

17h – missa da Ceia do Senhor com Lava-pés – Capela de Santa Luzia (Ilha de Santa Luzia)

19h – missa da Ceia do Senhor com Lava-pés – Catedral - preside Dom Francisco de Sales- Bispo Diocesano Adoração ao Santíssimo Sacramento até às 21h30.

29/3 - Sexta-feira Santa

Celebração da Paixão do Senhor

7h - Via Sacra

16h – Ação Litúrgica da Paixão do Senhor - Catedral de Santa Luzia

Procissão do Senhor morto para a Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

30/3 - Sábado Santo

19h- Vigília Pascal na Catedral de Santa Luzia- preside Dom Francisco de Sales- Bispo Diocesano

31/3- Domingo de Páscoa

6h - missa da Páscoa – Catedral de Santa Luzia

7h - missa da Páscoa - Capela São Vicente

9h – missa da Páscoa - Catedral de Santa Luzia

11h - missa da Páscoa - Catedral de Santa Luzia

17h - missa da Páscoa - Capela de Santa Luzia - Ilha de Santa Luzia

17h- missa com as Crianças- Catedral de Santa Luzia

19h – missa da Páscoa - Catedral de Santa Luzia

Neste domingo, é realizada a bênção dos ramos que são levados pelos fiéis Diocese de Mossoró
SÁBADO, 23 De março De 2024 Gerais 7 Jornal de Fato
sábado, 23 de MaRÇo de 2024 8 Publicidade Jornal de Fato

Jornal de Fato • SÁBADO, 23 De MARÇO De 2024

Caern ativa poço 6 e reforça abastecimento em Mossoró

Regula R ização / O novo poço 6, segundo a Caern, inicia com uma vazão prevista de 240.000 litros por hora

EDINALDO MORENO Da Redação

ACompanhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) ativou o poço 6 para abastecer Nova Betânia, parte do Bela Vista e reforçar o abastecimento de toda a região Oeste de Mossoró. O comunicado foi divulgado pela distribuidora nesta sextafeira (22), Dia Mundial da Água. O investimento foi de mais de R$ 10 milhões, incluindo a perfuração e equipamentos.

O novo poço 6, segundo a Caern, inicia com uma vazão prevista de 240.000 litros por hora, bem superior ao Poço 6 antigo, que fornecia cerca de 160.000 litros por hora. A empresa contratada pela Companhia concluiu a perfuração do equipamento no último dia 13 deste mês. O poço tem profundidade de 920 metros.

A Caern informou recentemente que dentro do processo de colocar o novo poço para operar plenamente, era necessário cumprir o estágio da obra cha-

mado de superbombeamento, com a água que está no subsolo sendo descartada até que a análise feita mostrasse os padrões corretos para injetar no sistema de abastecimento, fase que estava em andamento durante os últimos dias.

Após a comprovação da qualidade da água, equipe da Companhia faria a montagem de conjunto motobomba que funciona no subsolo para bombear a água e interligar o novo ponto de captação para o sistema de abastecimento de Mossoró.

ADUTORA

APODI/MOSSORÓ

Na semana passada, a Caern destacou que a tubulação da adutora ApodiMossoró estava em fase de instalação na BR-304, entre os conjuntos Bela Vista e Abolição 3, dentro da área urbana de Mossoró.

Ressaltava ainda que outras frentes de trabalho da adutora estavam na BR405 (entre o sítio Carrasco no município de Apodi e Mossoró) e também tinha equipe na região de poços do sítio Carrasco e no reservatório que será construído no conjunto Bela Vista.

Perfuração do poço do Rincão deve começar em menos de dez dias

A sonda perfuratriz contratada para operar no Rincão já está sendo montada. O local foi escolhido após estudos hidrogeológicos mostrarem ser a área propícia para garantir boa produção de água. A perfuração do poço do Rincão deve começar em oito dias, tão logo a sonda seja montada e possa operar.

Ao lado do poço já existe um reservatório, que entrará em funcionamento para garantir armazenamento de água e integrar a pro dução ao sistema já existente da Caern.

A previsão é que quando o serviço de perfuração inicie se jam necessários 45 dias para conclusão do poço que vai reforçar o abastecimento da região Leste de Mos soró. Carlos

Mossoró
M
/jornaldefatorn @defato_rn O poço tem profundidade de 920 metros
@jornaldefato
Costa

Gente De fato

marilene.paiva@gmail.com

Generosidade traz felicidade

> É o que indica uma pesquisa realizada pela Universidade de Lübeck, na Alemanha, que revelou que pessoas mais generosas são mais felizes. Os pesquisadores descobriram que os participantes que usaram seu dinheiro para beneficiar outras pessoas demonstraram maior contentamento consigo mesmos.

A toda linda Giovana Rosado, ao lado de seus pais Jonas Filho e Roberta, recebe amigos e familiares para a sua festa de 15 anos, no Requinte Buffet. Parabéns, Gigi! Que a sua noite seja feliz e encantadora como você merece!

O querido José Jaime amando e querendo bem a sua Iris Bezerra. Nos findes, a badalação foi no HardRock Café, em Fortaleza. Show!

O amigo Pedro Fernandes é o aniversariante muito festejado de segunda, 25. Ele diz em suas redes sociais que é maravilhoso ser filho, ter filhos e amar os filhos dos filhos. Ao lado da sua bela Yáskara Menescal e do Padre Bessa. Salve, simpatias.

Todos os vivas para o médico mastologista Iuri Estrela, que ganha sessão bolo confeitado dos pais Xavier e Socorro Estrela. Saúde e muitas alegrias. Tintin!

Do meu profundo benquerer, a gestora Valéria Cristine Santos apaga velinhas hoje. No clique, com o seu filho advogado André Néo Segundo e a nora Samilly. Tudo de maravilhoso, querida!

Champanhe no gelo

Apagam velinhas hoje: Valéria Cristine Santos, Iuri Estrela, Catarina de Medeiros Russo, Pedro Fernandes Neto, Edmundo Torres, Kátia Souza, Ana Suely Carlos, Murilo Magno de Souza Costa, Fernando Antônio Bulamarqui Rosado Júnior, Maria José de Albuquerque Medeiros e Lidiane Souza. Parabéns , meus amores! Saúde, paz e felicidades.

Monja Coen

Quando respeitamos a realidade, assim como ela é, colocamos nossos pés no chão sagrado, no caminho iluminado. Nesse caminho, as dificuldades são portais. Faltanos um dos sentidos? o s outros serão capazes de compensar. Não controlamos a vida — somos a vida. Não controlamos a velhice, a doença e a morte. Passamos. Nada permanece.

Padre Bessa

Na missa solene do dia de São José, tive a honra de gravar com o Bispo Dom Francisco, Padre r obério e com o Padre Bessa. Um ser iluminado. m issionário. Leva a palavra pelo mundo. Na próxima semana já embarca para Londres. Passando em m ossoró, quero ter o prazer em dividir um café. Salve na agenda!

sábado, 23 de março de 2024 2 Opinião Jornal de Fato

Jean Rodrigues

Instagram e Facebook @colunistajeanrodrigues

Gratidão ao Capitão José Santos, Prático e maçom aniversariante de hoje, pai de Rafael e Ramatis. Vivas ao amigo ser de luz!

4 Vivas ao presidente da CMM, Lawrence Amorim, que aniversariou com festa e recebeu o abraço do prefeito Allysson Bezerra

Meu bate-papo hoje às 11h Rádio FM será c om o cantor de sucesso Wander Souza, que faz show amanhã, 24, às 17h no Al’mar Restô Bar, na praia Upanema.

Obrigado, D. Zilene Freire da TCM. Sempre atenta e gentil às minhas solicitações sobre a coleção literária do saudoso Dr. Milton Marques!

Parabéns ao empresário da Rede Gol, Fábio Santos, esposo de Joelma Santos que reúne hoje a família para celebrar 5.0. Felicidades, amigo coroa boy!

Detran vai leiloar 154 lotes de veículos retidos em Mossoró

ODepartamento Estadual de Trânsito do (DETRAN-RN) realiza na próxima terça-feira, 26, a partir das 10h, um novo leilão de veículos e sucatas. A visitação dos lotes poderá ser feita até segundafeira, 25, no horário das 8h às 16h. Os bens estão expostos no pátio de custódia de veículos credenciado pelo Detran, situado na cidade de Mossoró, na Avenida Centenária, nº 1000, bairro Aeroporto 1. Os bens serão leiloados exclusivamente pelo sistema on-line de arremate na internet e os interessados em participar devem fazer o cadastro no site da empresa Lance Certo Leilões (https://www.lancecertoleiloes. com.br) em até 72h antes do dia e horário programado para a realização do leilão.

Na programação está previsto para serem leiloados 154 lotes, sendo 68 de veículos (carros e motocicletas) que devem continuar em circulação e 86 lotes destinados ao desmanche, ou seja, próprios para utilização da sucata, sendo 56 itens de motocicletas e 16 itens de carros, podendo

estes somente serem arrematados por empresas que comercializam sucatas que estejam regularmente credenciada pelo Detran/RN e de acordo com as normas legais exigidas pela legislação.

No próprio site do Lance

Certo Leilões o cidadão tem acesso as imagens dos lotes que estão postos para os arremates, sendo eles carros, motocicletas e sucata. É possível ainda saber a marca do veículo, modelo e ano de fabricação, além do valor inicial do lance.

Parabéns ao comerciante Zé Mago. Mereceu presente do empresário Show de Preço Medeiros Maia. Meu abraço e dos amigos!

O show do sambista André da Mata foi sucesso no point praiano Al´mar Restô Bar do casal empresarial Aldeir e Mary, gratos a sua clientela!

Missa de corpo presente de Mª Cícera , mãe do Pe. Raimundo Felipe de Areia Branca, foi celebrada com pesar pelo bispo Dom Francisco Sales!

Bem-vinda ao mundo, Liz! Filha do casal Suylene Oliveira e Kleiton Fernandes, empresário do Central Spetus Bar (Telern)! Cedida

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA RAZÃO SOCIAL: F. SOUTO INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE SAL S.A CNPJ: 08.248.940/0001-06 Assembleia Geral Ordinária Convocação Os Diretores Presidente e Executivo, respectivamente NARCISO FERREIRA SOUTO NETO, brasileiro, casado, comerciante, inscrito no CPF sob o n° 093.511.604-40 e no RG n° 2.678.337 SSP/RN, residente e domiciliado a rua Luiz Pereira, 91, bairro Nova Betania, Mossoró/RN, e o Sr. JEIMERSON FERNANDES DA SILVA, brasileiro, solteiro, representante comercial, inscrito no CPF 086.929.724-44 e RG n° SSP/RN, residente e domiciliado a rua Desembargador Silvino Bezerra, 86, bairro Presidente Costa e Silva, Mossoró/RN, considerando o disposto no art. 122, I da Lei 6.404/76, convocar os acionistas MARIA CÉLIA RAMOS SOUTO, NARCISO FERREIRA SOUTO FLHO, FABIO RAMOS SOUTO, FRANSICO JOSÉ SOUTO MOTA, MARIA DAS GRAÇAS SOUTO MOTA e WT NEGÓCIOS IMOBILIARIOS LTDA, a se fazerem presentes em assembleia geral ordinária a realizar-se na sede social da Companhia nesta cidade de Mossoró -RN, à rua João Pessoa, n° 58, bairro Centro, no dia 30 de abril de 2024 às 9:00 horas, a fim de deliberarem sobre a seguinte ordem do dia: I – Examinar, discutir e deliberar sobre a prestação de contas do exercicio 2023, notadamente seu balanço e respectivas demonstrações financeiras. Observações: a) Nos termos do art. 289, inciso II, da Lei n° 6.404/1976, segue conjuntamente, publicada a forma resumida dos demonstrativos financeiros para votação; b) Os documentos referidos se encontram à disposição dos acionistas na sede da Companhia de segunda a sexta-feira, em dias úteis, nos horários das 08:00 às 12h e 14h às 18h. Mossoró/RN 22 de março de 2023. Narciso Ferreira Souto Neto Diretor Presidente Jeimerson Fernandes da Silva Diretor Executivo JEIMERSON FERNANDES DA SILVA:08692972444 Assinado de forma digital por JEIMERSON NARCISO FERREIRA SOUTO NETO:09351160440 Assinado de forma digital por NARCISO FERREIRA SOUTO NETO:09351160440 Dados: 2024.03.22 17:38:06 -03'00' SÁBADO, 23 De MARÇO De 2024 Opinião 3 Jornal de Fato
Cedida Cedida Cedida
Cedida
Cedida
Cedida Cedida Cedida
referente ao exercício social do ano de 2023, compreendendo o Balanço Patrimonial, as Demonstrações de Resultado do Exercício, Lucros ou Prejuízos Acumulados e das Mutações do Patrimônio Liquido conforme as normas brasileiras de contabilidade e termos estabelecidos na Lei 6.404/76. 2023 2022 2023 2022 R$ 1,00 R$ 1,00 R$ 1,00 R$ 1,00 CIRCULANTE: 139.060.302 112.920.728 OPERAÇÕES CONTINUADAS: CAIXA E EQUIVALENTE DE CAIXA 210.570 198.569 RECEITA OPERACIONAL BRUTA 99.432.164 88.012.553 CONTAS A RECEBER 35.534.051 17.497.562 VENDAS NO PAIS 98.592.077 87.759.598 ADIANTAMENTOS DIVERSOS 8.231.704 10.280.208 VENDAS NO EXTERIOR -ESTOQUES 90.849.820 82.627.824 OUTRAS RECEITAS OPERACIONAIS 840.087 252.955 OUTROS 4.234.157 2.316.565 DEDUÇÕES DA RECEITA BRUTA 16.943.399 - 14.084.095NÃO CIRCULANTE: 46.855.093 50.684.470 (-)ICMS, PIS COFINS 13.148.441 - 10.877.287REALIZAVEL A LONGO PRAZO 480.598 480.598 (-)VENDAS CANC. ABAT. DESC. INCONDIC. 3.794.958 - 3.206.808- - RECEITA OPERACIONAL LIQUIDA IMOBILIZADO 50.349.583 50.058.102 CUSTOS OPERACIONAIS 55.226.293 - 41.793.195INTANGIVEL 145.770 145.770 CUSTOS DOS PRODUTOS VENDIDOS 55.226.293 - 41.793.195TOTAL DO ATIVO 185.915.394 163.605.198 LUCRO BRUTO 27.262.472 32.135.263 2023 2022 DESPESAS OPERACIONAIS 20.208.934 - 26.566.357PASSIVO R$ 1,00 R$ 1,00 DESPESAS ADMINSITRATIVAS 7.945.942 - 12.224.552CIRCULANTE: 90.522.137 65.596.362 DESPESAS COM VENDAS 12.156.673 - 10.510.125FORNECEDORES 39.023.895 33.095.228 OUTRAS DESPESAS 106.319 - 3.831.680EMPRESTIMOS E FINANCIAMENTOS 130.509 130.509 DESPESAS FINANCEIRAS LIQUIDAS 7.187.933 - 5.736.285OBRIGAÇÕES FISCAIS E SOCIAIS -OUTRAS OBRIGAÇÕESNÃ0 CIRCULANTE: 85.541.986 88.023.170 OUTRAS RECEITAS NÃO OPERACIONAIS 404.040 EMPRESTIMOS E FINANCIAMENTOS 37.396.295 37.396.295 OUTRAS DESPESAS NÃO OPERACIONAIS 32.693PARCELAMENTOS FISCAIS 46.168.749 48.902.932 RESULTADO ANTES DA PROV. P/IMP. DE RENDA E CSLL 134.395 - 203.968 TRIBUTOS E CONTRIBUIÇÕES A PARCELAR - - PROVISÕES PARA IR E CSLL JUROS/MULTAS/ENCARGOS A APROPRIAR LUCRO (PREJUÍZO) LIQUIDO DO EXERCÍCIO 134.395 - 203.968 OUTROS 1.976.942 1.723.943 LUCRO (PREJUÍZO) POR AÇÃO 0,01 - 0,02 PATRIMÔNIO LIQUIDO 9.851.271 9.985.666 CAPITAL SOCIAL 12.136.429 12.136.429 PREJUIZOS 35.736.278 - 35.601.883TOTAL DO PASSIVO 185.915.394 163.605.198 2023 2022 DEMONSTRAÇÃO DOS LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS R$ 1,00 R$ 1,00 SALDO DO INÍCIO DO PERÍODO 35.601.883 35.805.851 AJUSTE DO EXERCICIO ANTERIOR RESULTADO DO PERIODO LUCRO/PREJUÍZOPROPOSTA ADMISNTRAÇÃO DO LUCRO RESERVA DE CAPITAL RESERVAS DE LUCRO DISTRUBUIÇÃO DE LUCROS SALDO ATUAL 35.736.278 35.601.883 RESERVA RESERVAS DE RESERVAS DE CAPITAL REAVALIAÇÃO LUCROS - 33.451.120 - 9.985.665 134.39533.451.120 - 9.851.270 As Demonstrações Financeiras da Empresa foram elaboradas de acordo com as praticas contábeis adotadas no Brasil, conforme determina a legislação Societárias, os pronunciamentos, as orientações e as interpretações emitidas pelo CPC (Comitê de Pronunciamentos Contabéis) e as normas contábeis expedidas pelo CFC (Conselho Federal de Contabilidade). 1. As demonstrações contábeis foram ajustadas conforme determina o Art. 178, § 1°, incisos e II da Lei 6.404/76. Alterção determinada pela Lei n° 11.941/09. 2.Os estoques de sal grosso foram avaliados pelo método de custo médio e pela variação do mercado, como também os demais itens do estoque adquiridos no perído. 3.O Ativo Imobilizado no período de 2023, tiveram acrescimo de 79.373,00, deduzido as depreciações conforme legislação do IR. observando também ajuste de avaliação patrimônial efetuado no exercícido de 2020, conforme determina o art. 6 °, da Lei 11.638/07, que reza que os saldos exeistentes deverão ser mantidos até a sua efetiva realização. 4. A conta inscrita em divida ativa da união em outubro/2022 representava um valor de R$ 95.561.808,00 negociada através do TERMO DE ACORDO INDIVIDUAL N ° com desconto de R$ 46.013.720,00 corresponde uma econômia de 48,15 %. Na divida total. No ano de 2023 após amortização o saldo ficou em R$ 46.168.749,02 5. O Exigível a longo prazo é demonstrado por débitos e parcelamentos de obrigações fiscais e sociais superiores a 12 meses. 6. O capital Social Integralizado é representado por 12.136.429 ações ordinárias com valor nominal de R$ 1,00. Mossoró/RN, 31 de dezembro de 2023 BALANÇO PATRIMONIAL EM 31/12/2023 E DE 31/12/2022 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO EM 31/12/2023 E DE 31/12/2022 F. SOUTO INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE SAL S/A CNPJ N° 08.248.940/0001-06 RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO: Submetemos para análise dos acionistas as Demosntrações Financeiras da Empresa F. Souto Indústria e Comércio de Sal S.A 35.601.884134.39535.736.279DEMONSTRAÇÃO DOS LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS EM 31/12/2023 E DE 31/12/2022 DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO EM 31/12/2023 E DE 31/12/2022 DISCRIMINAÇÃO CAPITAL REALIZADO PREJUÍZOS ACUMULADOS TOTAL SALDO EM 31/12/2022 RESULTADO DO EXERCICIO SALDO EM 31/12/2023 12.136.429 12.136.429 NOTAS EXPLICATIVAS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS PARA OS PERIODOS DE 31/12/2023 E DE 31/12/2022 DIRETOR PRESIDENTE NARCISO FERREIRA SOUTO NETO DEUSDEDITE XAVIER DE BRITO CONTADOR CRC-RN 003513/O DEUSDEDITE XAVIER DE BRITO:27266427487 Assinado de forma digital por Dados: 2024.03.22 10:54:04 -03'00' NARCISO FERREIRA SOUTO NETO:09351160440 Assinado de forma digital por NARCISO

Uern Reconecta integra estudantes e servidores em acolhida do semestre

Volta às aulas /

A Semana de Planejamento Didático Pedagógico será de 25 a 28 de março, com o tema “Perspectivas para inovação curricular no ensino superior”

Com o objetivo de promover uma integração entre a comunidade acadêmica, bem como marcar o início do semestre letivo 2024.1, será realizada mais uma edição do Reconecta. A iniciativa abrange uma extensa programação que envolve toda a comunidade acadêmica e a comunidade externa em quatro grandes eventos: Semana de Planejamento Pedagógico, a Aula Magna do início do semestre, Uern Conect@ e o Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba).

A Semana de Planejamento Didático Pedagógico será de 25 a 28 de março, com o tema “Perspectivas para inovação curricular no ensino superior”. A proposta é envolver docentes, discentes e técnicos-administrativos na sistematização do ensino-aprendizagem do semestre 2024.1 por

Jornal de Fato meio das discussões sobre o assunto.

A abertura da Semana Pedagógica será na próxima segunda-feira, 25, às 19h, com uma conferência sob a responsabilidade do professor Marcos T. Masetto e me-

Outras atividades ocorrerão posteriormente; prestação de serviços segue

Tendo em vista que o período destinado ao Planejamento Didático-Pedagógico do semestre letivo 2024.1 será reduzido em virtude da Semana Santa, os responsáveis pelo Reconecta em conjunto com representantes do fórum de chefes e de diretores decidiram por priorizar nesses dias as atividades realizadas pelo/no próprio departamento acadêmico, mantendo, contudo, a Conferência de Abertura por se tratar da temática geradora das reflexões que se pretende incutir nas discussões do planejamento e, consecutivamente, ao longo do semestre.

Cabe salientar que a programação referente à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (Dain), PróReitoria de Gestão de Pessoas (Progep), Avaliação Institucional e Ouvidoria acontecerão posterior -

mente. Por outro lado, a Uern disponibiliza as informações abaixo sobre serviços e atendimentos que podem ser agendados pelas Unidades Acadêmicas.

Com objetivo de viabilizar estratégias motivacionais, aprendizagens e orientações que favoreçam a permanência estudantil, a equipe multiprofissional do Setor de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida, solicita espaço para apresentação das ações e atendimentos do setor, como o PRAEacolhe, atendimentos individuais, adequações educacionais de pequeno porte, práticas em saúde e #EstamosAqui, sobre o bem-estar dos alunos. Para contato, envie e-mails para seas. prae@uern.b r e prae@ uern.br ou Whatsapp para (84) 3315-2185.

A Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida/Progep dispõe de uma equipe

diação da professora Fernanda Abreu. O evento ocorre de forma virtual, com transmissão pelo canal do YouTube Uern Oficial.

Em 1º de abril, haverá uma aula magna, também no canal da Uern no YouTu-

be, com o tema “Comunicação, educação e democracia no mundo tecnológico”. A palestrante será a professora Maíra Bittencourt, Diretora Geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e professora da Universidade

Federal de Sergipe (UFS). A partir de 1ª de abril, ocorrem ainda três cursos on-line: o Conhecendo a Uern, o Por dentro do Sigaa e o Criando e atualizando o currículo Lates.

Entre os dias 25 a 28 de

março, também será realizada uma programação específica, que ficará a critério dos Departamentos e Unidades acadêmicas.

Ainda dentro do Reconecta, no dia 10 de maio, será realizado o Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba). O evento, que visa promover uma acolhida aos discentes novatos e veteranos do semestre 2024.1, será realizado simultaneamente, nos campi de Assú, Caicó, Mossoró, Natal, Pau dos Ferros e Patu, nos turnos matutino e noturno.

Ocorrerá mais uma edição do Uern Conect@, que tem o objetivo de qualificar os estudantes para criar, organizar e desenvolver suas atividades acadêmicas no âmbito da Uern, com foco na dinamização da interação entre docentes e discente na relação ensinoaprendizagem.

Cedida/Arquivo pessoal

multiprofissional capaz de atender diversas demandas em relação à saúde, bemestar e qualidade de vida dos seus servidores. Dessa forma, coloca-se à disposição de todas as Unidades Acadêmicas para oferecer palestras, capacitações, rodas de conversas, oficinas, atendimento individualizado e em grupo, no formato

presencial e/ou on-line, abordando as principais temáticas: mediação de conflitos, saúde mental, trabalho em equipe, comunicação não-violenta, assédio e preparação para a aposentadoria. Caso a Unidade tenha interesse, entrar em contato pelo Whatsapp (84) 3315-2127 ou email ddpqv. progep@uern.br

Além disso, para as pessoas com deficiência, a Dain promove o acesso, acompanhamento e apoio aos discentes, docentes e técnicos administrativos com deficiência, tendo como a base a legislação brasileira vigente, com vistas à acessibilidade e efetivação de direitos no ensino, pesquisa e extensão que consolidem ações e

práticas voltadas à inclusão educacional, social e inserção no mercado de trabalho. Para tanto, a Dain é composta por Direção, Secretaria, Setor Técnico Educacional e Setor de Acessibilidade, bem como a equipe multiprofissional especializada. Contatos no e-mail dain@ uern.br ou telefone (84) 3315-3559.

sábado, 23 de MaRÇo de 2024 4 Mossoró
O evento, que visa promover uma acolhida aos discentes novatos e veteranos, será realizado simultaneamente nos campi Bem-estar dos discentes é foco da gestão universitária
Uern/arquivo

Operação de combate à violência contra mulheres no RN registra

79 prisões em três semanas

“Átria” / Terceiro balanço da ação, deflagrada no início deste mês, foi divulgado ontem e deu conta também de 3.737 diligências já realizadas no estado e oito armas apreendidas

ASecretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) do Rio Grande do Norte divulgou nesta sexta-feira (22) o terceiro balanço da “Operação Átria” - deflagrada nacionalmente no início do mês, e cuja missão é combater os crimes de violência contra a mulher. Somente no Rio Grande do Norte, 3.737 diligências já foram realizadas, com 79 pessoas presas, seis armas brancas e duas armas de fogo apreendidas até o momento.

Pelo menos 160 policiais, agentes e servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e do Instituto Técnico-Científico de Perícia participam das atividades em território potiguar. Ainda durante as ações, 793 mulheres, vítimas de violência física e/ou psicológica, foram atendidas; 21 resgatadas e 201 medidas protetivas de urgência solicitadas. Além

disso, também foram realizadas 230 ações educativas, sendo 123 panfletagens e 77 palestras em escolas e unidades de saúde.

A operação Átria foi deflagrada no dia 1º de março e vai até o próximo dia 29. É a maior já realizada no país com a finalidade de promover medidas preventivas e de combate aos crimes de violência de gênero. No Rio Grande do Norte, a Operação Átria é coordenada pela SESED, com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade (DPGV) da Polícia Civil está como ponto focal da coordenação.

A Sesed/RN destacou que o papel é planejar a execução da operação, além de realizar a articulação com as forças de segurança e a rede de proteção, monitorar e acompanhar as ações. “A ação desse ano tem uma novidade, que é a integração

Ao menos 160 policiais, agentes e servidores da PM, Civil, Bombeiros e ITEP atuam na operação no RN

entre as forças. Estamos unidos para um objetivo em comum, combater a violência contra a mulher”, afirmou Helena De Paula, diretora do DPGV.

A denominação da operação Átria é uma alusão ao nome da principal estrela da

Delegacia do RN deve ter equipe completa com delegado, agentes e escrivão

Além da recomendação da padronização da investigação de mortes por intervenção policial e em presídios do Rio Grande do Norte, o Ministério Público do Estado (MPRN) recomendou à Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) e à Delegacia Geral da Polícia Civil (Degepol) que providenciem a lotação de pro-

fissionais para garantir quadro mínimo para delegacia de Cruzeta, localizada no interior potiguar. A medida foi anunciada ontem pelo próprio MPRN, que informou que o Estado também deve disponibilizar ao município viatura para realização de trabalhos investigativos e administrativos. A recomendação foi publicada no Diário

resumão

Mossoró violenta

Mais um crime de homicídio foi registrado em Mossoró. Um homem de 28 anos de idade foi morto a tiros na tarde desta sexta-feira (22). o crime aconteceu em rua do bairro santo antônio. A vítima foi morta a tiros e o caso fez a cidade somar 26 assassinatos neste ano. a autoria e motivação do crime não foram informadas. o relato é de que o homem seria foragido da Justiça do Ceará.

Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (22) e prevê prazo de 20 dias para adoção de medidas.

Na recomendação, o MPRN apontou que a delegacia de Polícia Civil de Cruzeta tem atuado com equipe reduzida há mais de dois anos; e que a unidade policial contava com três servidores efetivos até março de 2022, quando um dos agen-

Tráfico em Mossoró

constelação “Triângulo Austral”, do hemisfério estelar sul. A estrela tem posição de destaque na bandeira do Brasil, e por este detalhe ilustra a ideia de reposicionar mulheres agredidas, retirandoas da condição de vítima e devolvendo-as ao seu lugar.

tes e o escrivão foram removidos, sem que houvesse recomposição do quadro. Assim, desde então, a unidade conta com apenas um agente de Polícia Civil titular.

A recomendação pontua ainda que a delegacia de Cruzeta – que também atende ao Município de São José do Seridó – tem sido auxiliada por servidores de outras unidades, contudo, tal situação tem sobrecarregado tais profissionais e impossibilitado a prestação de um serviço adequado à população e ao atendimento das demandas oriundas do Poder Judiciário e do Ministério Público.

RN deve padronizar investigação de mortes por intervenção policial e em presídios

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) emitiu uma recomendação ao Governo do Estado para que adote o protocolo de atuação para a investigação de mortes decorrentes de intervenção policial e de pessoas privadas de liberdade no interior de estabelecimentos prisionais estaduais. A medida foi divulgada nesta sexta-feira (22) pelo próprio MPRN.

Segundo o órgão ministerial, a recomendação busca aproximar os procedimentos das diretrizes indicadas pela Corte Interamericana de Direitos Humanos e, com isso, o Governo do Estado tem 15 dias para informar as medidas adotadas. O MPRN explicou que a recomendação indica que o Estado deve estabelecer um protocolo de atuação unificado para as investigações dessa natureza, “disciplinando detalhadamente as providências a serem adotadas pelas Polícias Militar, Civil e Penal, pelo Corpo de Bombeiros Militar e pelo Instituto TécnicoCientífico de Perícia, de modo a evitar conflitos interinstitucionais”.

O documento orienta ainda que Poder Executivo proíba que as instituições militares instaurem inquérito para apurar mortes de civis em decorrência de intervenção policial. Conforme o texto, as investigações dessa natureza devem ser realizadas pela Polícia Civil. É recomendado ainda que sejam adotados os atos normativos e administrativos necessários para a instalação e efetivo funcionamento da Corregedoria-Geral de Polícia Civil. A medida define que

caberá a este órgão investigar as mortes decorrentes de intervenção policial com envolvimento de policiais civis.

A recomendação registra também que, em relação aos crimes dolosos contra a vida de civil, “a própria Constituição Federal exclui da competência da Justiça Militar e os insere na do tribunal júri, órgão da Justiça Comum”. Dessa forma, ainda de acordo com a recomendação do MPRN, não cabe às instituições militares a investigação preliminar desse time de crime. Sobre a criação da Corregedoria da Polícia Civil, a recomendação registra que esta está prevista na Lei 14.751/2023, que instituiu a Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares. O MPRN lembrou que, apesar de a legislação ter sido publicada há quatro meses, a Polícia Civil potiguar ainda não instalou a sua Corregedoria-Geral.

O órgão ministerial destacou que a iniciativa leva em consideração ainda critérios interamericanos de proteção dos direitos humanos, os quais o Brasil está vinculado enquanto Estadomembro da Organização dos Estados Americanos (OEA); e ressaltou quem em novembro de 2023, a Corte Interamericana de Direitos Humanos, no caso Antônio Tavares Pereira e outros versus Brasil, tomou decisão indicando que a aplicação da jurisdição militar à investigação e ao julgamento da morte da vítima civil contraria a Convenção Americana sobre os Direitos Humanos (CADH).

Infratores em fuga

Um homem foi preso em Mossoró na manhã desta sexta-feira (22) com cerca de dois kg de droga. o flagrante foi realizado por policiais militares do 12º batalhão. a PM informou que a abordagem aconteceu nas imediações do viaduto no Grande alto de são Manoel, na saída para Natal. a polícia disse ter encontrado com o homem dois tabletes de cocaína, após policiais terem notado uma atitude considerada suspeita dele, aproximando-se de um táxi de viagem intermunicipal. o entorpecente estava em uma mochila, junto com um celular. o material apreendido e o suspeito foram levados para a delegacia.

dois internos do Centro de atendimento socioeducativo (Case) unidade de Mossoró tentaram fugir na noite da última quinta-feira (21), após criar um buraco na parede das celas utilizando um eixo de um ventilador. a informação circulou nesta sexta-feira (22). outros internos perceberam a ação e alertaram os agentes socioeducativos que estavam de plantão. eles acionaram a polícia militar, evitando assim a fuga.

sábado, 23 de MaRÇo de 2024 Segurança 5 Jornal de Fato
Fotos
PCRN

Buscas a fugitivos de Mossoró completam 40 dias amanhã

Presos federais / Sem desfecho, ao menos até o fim da tarde de ontem, operação de caça já está na sexta semana, com forte aparato policial e saldo de pistas dos presos e sete detidos por ajuda no pós-fuga

As buscas aos dois presos que conseguiram escapar da Penitenciária Federal em Mossoró completam 40 dias neste domingo (24). Sem um desfecho oficial, pelo menos até o fim da tarde desta sexta-feira (22) - horário de fechamento desta matéria -, a operação de caça já está na sexta semana. A ação é marcada por um forte aparato policial e um saldo de pistas dos fugitivos; além de sete pessoas já detidas por envolvimento com o pós-fuga de Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento.

Neste sábado (23), as buscas aos dois fugitivos chegam a 39 dias. Em meio à ausência de divulgação de informações oficiais sobre o andamento da operação, por alegada questão de segurança, o relato é de que forças de segurança pública federal e estaduais ainda seguem realizando diligências com o fim de recapturar a dupla, que seguia com o

paradeiro incerto, ao menos até a conclusão deste material. Mas nesta semana, por meio da assessoria de imprensa, o Ministério da Justiça voltou a reafirmar que as buscas continuavam com o efetivo reforçado, helicóptero e cães farejadores.

Desde a fuga no dia 14 de fevereiro deste ano, as diligências acumulam como saldo um considerável conjunto de pistas e rastros dos fugitivos, além da prisão de sete pessoas suspeitas de auxiliar a dupla após a escapada da unidade considerada de segurança máxima. Na última quinta-feira (21), a Polícia Federal (PF) indiciou dois homens presos ao longo da operação de buscas. Um deles seria um mecânico de 38 anos, morador da zona rural de Baraúna, que está preso desde o último dia 26, sob a suspeita de esconder os criminosos no terreno da residência dele por cerca de oito dias.

Os dois homens irão responder por favorecimento

Polícia Civil recupera fios de cobre furtados em Mossoró e recupera “carros de estouro”

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, com a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Neonergia Cosern) e com a Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), deflagrou a 15ª fase da “Operação Sucata”, na quintafeira (21), com o objetivo de fiscalizar ferros-velhos

e empresas de reciclagem, reprimindo a receptação de materiais comercializados nos estabelecimentos, em especial os fios de cobre, alvos de furtos e roubos nos últimos meses no Rio Grande do Norte.

Ao longo das diligências, foram fiscalizados seis estabelecimentos nas cidades de Mossoró e Tibau. Em um dos alvos, a

resumão

Medicina ilegal

Policiais civis da delegacia especializada em Narcóticos de Mossoró (deNaRC/Mossoró) deram cumprimento a um mandado de prisão, nesta sexta-feira (22), contra um homem, de 30 anos, no bairro Centro, em Mossoró. o investigado é suspeito pelo crime de adulteração de veículo. segundo investigações, o homem também é suspeito pelo crime de exercício ilegal da medicina. o mandado de prisão preventiva é oriundo da 2ª Vara Criminal da Comarca de Mossoró.

pessoal e organização criminosa. E na última quartafeira (20), o ministério prorrogou por dez dias o

Polícia Civil localizou 40 quilos de fios de energia e conduziu uma mulher, de 47 anos, para prestar esclarecimentos na Delegacia de Polícia. Na última semana, em Macau e região, foram fiscalizados 12 estabelecimentos e duas pessoas foram presas pelo crime de receptação, além da recuperação de mais de 50 quilos de fios. Além das prisões e apreensão, as fiscalizações da Operação Sucata contam com um caráter pedagógico e preventivo, no sentido de orientar os proprietários das empresas a não comprar ou

Fogo em ônibus

Policiais civis da 2ª delegacia de Polícia de Natal (2ª dP) prenderam um homem, de 20 anos, por atear fogo em um ônibus de transporte coletivo, no terminal da Ribeira, Zona Leste de Natal. a prisão aconteceu nesta sexta-feira (22), no bairro das Rocas. de acordo com as investigações, o jovem, que é integrante de uma facção criminosa, ateou fogo em dois ônibus, um no mês de fevereiro de 2023, e o segundo em fevereiro de 2024. o mandado de prisão preventiva foi cumprido e o investigado foi encaminhado ao sistema penitenciário, onde permanecerá à disposição da Justiça.

uso da Força Nacional nas buscas, ampliando a presença do grupo na operação até o fim deste mês.

comercializar material sem procedência.

E policiais civis da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD/Natal), durante a semana, conseguiram localizar e recuperar dois veículos obtidos como produto de estelionatos. Os veículos foram recuperados em Natal e Nísia Floresta. A partir de investigações, a Polícia Civil recuperou um veículo “Jeep Compass”, obtido por meio de dez cartões clonados, no ano passado. O veículo já havia sido transferido a diversas outras pes-

Cavernas e plano

A Polícia Federal (PF) está convicta de que os fugitivos de Mossoró não romperam o perímetro das buscas. E acredita que eles estão escondidos em uma das cavernas da região. A informação foi publicada na manhã de ontem pela coluna Paulo Cappelli, do site Metrópoles, que disse também que mesmo com todo o aparato mobilizado, o Ministério da Justiça avalia ser impossível vasculhar, em curto espaço de tempo, o interior de todas essas cavernas; fazendo referência ao Parque Nacional da Furna Feia, na região do presídio. “Portanto, a PF acredita que vai capturar os criminosos quando eles tiverem de se expor em busca de alimentos. Para isso, foi estabelecido o reforço de patrulhamento no entorno das cavernas nas quais Deibson Nascimento e Rogério Mendonça podem estar abrigados”, detalhou a coluna.

soas pelo investigado, após a execução do crime. O carro foi recuperado no município de Nísia Floresta e o suspeito está à disposição da Justiça, desde o ano passado, quando foi preso pela DEFD/Natal.

Já o veículo modelo UP, foi obtido mediante estelionato no âmbito da compra e venda de veículos, no fim do ano de 2023. Ele foi recuperado no bairro do Alecrim, Zona Leste de Natal. Os automóveis foram apreendidos e serão restituídos aos legítimos proprietários, vítimas dos crimes.

Dupla presa em Natal por furto de R$ 85 mil no “golpe do Chapolin”

Policiais civis da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Natal (DEFUR/Natal) prenderam em flagrante, nesta sexta-feira (22), dois homens, ambos com 29 anos, apontados como autores de um furto de uma quantia de R$ 85 mil que estava dentro de um carro, no bairro de Candelária, Zona Sul de Natal. Os investigados usaram um dispositivo eletrônico conhecido como ‘Chapolin’.

De acordo com as investigações, o crime foi cometido na última quinta-feira (21), quando os homens, por meio do dispositivo eletrônico conhecido por ‘Chapolin’, utilizado para bloquear o alarme e as travas de segurança de veículos, subtraíram R$ 15 mil em espécie e aproximadamente R$ 70 mil em cheques que estavam dentro do automóvel. Logo após tomar ciência do crime, a equipe da DEFUR diligenciou e identificou os autores do crime.

Com o apoio da Polícia Penal do Estado do Rio Grande do Norte, as buscas foram iniciadas a fim de localizar os investigados. Os dois suspeitos foram encontrados no bairro Jardins, na cidade de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, por volta das 5h, de ontem. Na oportunidade, foram apreendidos R$ 8.131,00 e comprovantes de depósitos bancários no valor de R$ 6 mil, além de três dispositivos eletrônicos conhecidos por ‘Chapolin’.

Investigação qualificada a Polícia Civil do Rio Grande do Norte criou na última quinta-feira (21) cinco Núcleos de Investigação Qualificada (NIQs), que atuarão em todas as regiões do estado e são órgãos executivos do sistema de Informações de Polícia Civil (sIPC). os NIQs foram criados na estrutura do departamento de Inteligência Policial (dIP) e terão suas sedes em Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros. a principal função dos núcleos é prestar efetivo apoio às delegacias Regionais de Polícia Civil que conduzam investigações qualificadas, que são aquelas que visam à desarticulação de grupo criminoso organizado ou que demandam maior aporte de recursos, metodologias e procedimentos especializados.

A polícia disse que a dupla também é investigada por furtos qualificados na capital potiguar, utilizando-se da mesma técnica: bloqueiam o alarme e as travas de segurança do veículo, de preferência da marca Toyota e modelo Hilux, e subtraem todos os objetos e valores. A Polícia Civil devolveu à vítima a quantia apreendida e solicitou o bloqueio das contas que receberam os valores furtados.

Nesta semana, Ministério da Justiça garantiu que forças de segurança seguem mobilizadas nas buscas PRF AR
sábado, 23 de MaRÇo de 2024 6 Segurança Jornal de Fato

Proposta, desafio ou oportunismo? Fábio Oliveira

fabiowillard@hotmail.com

fabio willard de oliveira

Baraúnas e Potiguar lançaram proposta de assumir a gestão do Nogueirão, para recuperá-lo e promover sua reabertura, atendendo exigências do Ministério Público, o que a Prefeitura, sua proprietária não conseguiu até aqui. Sugerem de dois a três anos de administração compartilhada entre eles. Entendendo que a dupla Potiba vive de pires na mão, batendo constantemente à porta da própria Prefeitura, reclamando de falta de dinheiro, onde buscariam recursos para tal feito? Como crer, também, que possam fazer o que o Município, com toda condição que possui, não conseguiu? E, de fato, caso haja essa cessão e Potiguar e Baraúnas consigam atender às exigências do MP, mesmo sem dinheiro, como afirmam não possuir, administrar um estádio aos escombros, pagar contas e não deixar herança negativa para sua real proprietária é um desafio difícil de ser vencido por instituições de caixa esquálido. Apostariam em uma fórmula mágica, ou algum bom samaritano bancaria isso? É para resolver ou paliar a situação? Parece clara a mensagem e desafio que Potiguar e Baraúnas querem passar à Prefeitura. A de que a questão do Nogueirão passa longe de ser financeira. É uma acusação disfarçada contra a histórica parceira não só de ambos, mas do futebol local como um todo, de que trata de má gestão e igual vontade.

Imagem que marca

Baraúnas 1978: Santos, Tito, Vildomar, Dão, Magela e Anchieta; Zé Augusto, Neto Maradona, Nego Chico, Binha e Dinga.

A semana na história

Neste sábado (23), o pernambucano Isaías, goleiro formado pelo Santa Cruz, mas com história no futebol potiguar, especialmente no Baraúnas, completa 50 anos de idade. O “Paredão” é ídolo no tricolor, não à toa.

Campeão estadual em 2006 é, seguramente, o maior nome da história leonina na posição.

NALDO SHOW

Bairro Abolição II

Torcedor do Flamengo

A gente está com dois meses de salários atrasados. E o que a gente ganha é um valor “ilusório”

Jackson, ex-atacante do Baraúnas, em 2005, alegando que tinha um salário irrisório.

Gancho

Potiguar e Baraúnas mostrando capacidade de gerir e até reabrir um estádio estruturalmente comprometido, eis que fica a pergunta: com tamanha capacidade, por qual motivo a dupla nunca apostou na construção de um estádio próprio?

Vanguarda

O Mossoró Esporte Clube pode ser o primeiro clube local a construir seu próprio estádio. Está nos planos do seu presidente João Dehon iniciar a construção de arquibancadas e vestiários no campo do CT ainda este ano.

Economia

Parte dos recursos para a construção dessas arquibancadas viria da economia que o clube terá ao não participar da segunda divisão deste ano, já que sem o Nogueirão, todos os jogos, mesmo como mandante, seriam fora.

Iluminação

A Prefeitura de Mossoró pretende iluminar, ainda este ano, campos de futebol da zona rural, a exemplo do que já existe na zona urbana. No total, foram listadas 15 comunidades que receberão o benefício.

Iluminação II

Serão iluminados os campos de Jurema, Jucuri, Independência, Maracanaú, Poço 10, Montana, Real, Olga Benário, Boa Fé, Paulo Freire, Pomar, Assentamento São José, Geraldo Melo, Fazenda Nova e Sussuarana.

Início

As comunidades de Montana e Pomar poderão ser as primeiras a terem seus campos iluminados pela Prefeitura, facilitando as atividades no período noturno. As obras devem ser iniciadas já em abril próximo.

SÁBADO, 23 DE MARÇO DE 2024 Opinião 7 Jornal de Fato
Arquivo

Jornal de Fato

Baraúnas terá reforços para a sequência do campeonato

FUTEBOL / Léo Garcia e Wendell já se apresentaram ao tricolor; poderão estrear na quinta

OBaraúnas apresentou dois novos jogadores nesta sexta-feira, 22, para a sequência do Campeonato Estadual. Tratamse do volante Léo Garcia e o atacante Wendell. Os dois vinham na ativa e serão opção para o próximo jogo do tricolor, que será na quintafeira, 28, contra o Globo FC, em Ceará-Mirim.

As novas contratações foram necessárias devido à saída do volante Cleilton e do atacante Adalgiso Pitbull. O primeiro pediu rescisão contratual alegando ter recebido melhor oferta de outro clube, e o segundo foi dispensado devido a um desentendimento com o treinador Marcelinho Paraíba.

Léo Garcia tem 28 anos e estava jogando o Campe-

Atletas se unem em prol do objetivo do Leão na temporada

onato Paraibano pelo Pombal. Era o capitão da equipe e, caso seja necessário, Léo também desempenha a fun-

ção de zagueiro. Já Wendell tem 20 anos e por temporadas ele defendeu o Sub-20 e Sub-21 do Fortaleza/CE,

marcando vários gols. Os dois atletas chegam em momento crucial da equipe na competição. O

De Letra

Marcos s antos

msantos@defato.com

Daniel Alves continua sem depositar fiança e permanece na prisão

De acordo com matéria da Folha de S. Paulo, Daniel Alves irá permanecer pelo menos até segunda-feira, 25, na prisão, pois ainda não conseguiu depositar a fiança de um milhão de euros (R$ 5,4 milhões) determinada por um tribunal espanhol para conceder-lhe liberdade condicional enquanto os recursos de sua sentença por estupro são avaliados.

Como tem acontecido desde que a decisão do tribunal de Barcelona foi conhecida na quarta-feira, 20, a defesa do jogador não conseguiu depositar nesta sexta, 22, a quantia antes das 14h na Espanha, que é quando terminou o prazo diário, informaram fontes jurídicas. Em uma corrida contra o tempo para reunir o dinheiro, sua advogada pediu uma extensão de uma hora, mas também não chegou a tempo.

O atleta, condenado no mês passado a quatro anos e meio, terá que permanecer na prisão onde entrou há 14 meses pelo menos até segunda-feira, quando o serviço judicial responsável reabre. A data de sua saída da prisão de Brians 2, a cerca de 40 quilômetros a noroeste de Barcelona, dependerá do tempo que levar para reunir o milhão de euros fixado como fiança pelo tribunal.

Apesar de sua bem-sucedida carreira no futebol de elite — onde jogou, entre outros, no Barcelona, Juventus e Paris Saint-Germain— não está sendo fácil para Alves reunir essa quantia. Frise-se que o atleta tem as contas bloqueadas em decorrência de imbróglio judicial travado com uma ex-esposa.

altos x américa

O América visita o Altos/PI neste sábado, 23, pela Copa do Nordeste. O duelo começa às 18h. Faltando duas rodadas, ambos têm chance de classificação, por isso o jogo tende a ser animado.

aBc x sport

Também pela Copa do Nordeste, o ABC enfrenta o Sport neste sábado, 23, às 20h30, no Frasqueirão em Natal. Jogo de torcida única, a do ABC, devido à punição ao clube de recife por mau

comportamento do seu torcedor.

Bambu matheus bambu, que foi revelado pelo Alecrim, está de volta ao futebol potiguar. ele irá defender o santa Cruz de Natal para a sequência da temporada, com jogos restantes do estadual e a série D do Brasileiro.

reforço alvinegro

O ABC acertou com o Vasco a contratação por empréstimo do atacante Lu-

cas Oliveira. O atleta, também por empréstimo, estava defendendo o Volta redonda no Campeonato Carioca. o jogador chega ao alvinegro em condições de jogo, pois estava na ativa.

Era Dorival Começa neste sábado, 23, a era Dorival Júnior à frente da Seleção. Logo de cara, a Inglaterra em amistoso em Londres, o que deve exigir e ser bom teste para a equipe, que terá novidades, com jogadores estreantes entre os titulares.

sábado, 23 de março de

RN se aproxima para ter 3 vagas na Copa BR 2025

América e Sampaio Corrêa/MA vão travar uma disputa para definir qual federação terá uma vaga a mais na Copa do Brasil de 2025: se a federação norte-rio-grandense ou a maranhense.

Isso porque, no momento, com a classificação do América para a 3ª fase da Copa do Brasil, o Rio Grande do Norte já ultrapassou o Maranhão no ranking da CBF. O clube natalense já acumula 500 pontos e, caso avance as oitavas de finais, conquistará mais 500 pontos.

tricolor está bem posicionado na tabela e briga por classificação à semifinal do 2º turno e também por acesso às competições nacionais, Série D e Copa do Brasil 2025, e Copa do Nordeste.

Caso vença o Globo, o Baraúnas dará passo gigante à classificação à semifinal, podendo até obtêla caso o ABC tropece na rodada.

Para o pesquisador do futebol potiguar, Marcos Trindade, hoje o Rio Grande do Norte figura em 14º lugar com 30 pontos de vantagem. O Maranhão que era o 14º, caiu para 15º lugar. O critério de vagas para a Copa do Brasil leva em conta o ranking nacional das federações, e as melhores colocadas entre o sexto e o 14º lugar, tem direito a três vagas na Copa do Brasil e duas na Série D.

“Quem passar de fase, América ou Sampaio, sua federação terá o posto de 14º colocado ao final das competições de 2024. Se os dois forem eliminados, a disputa fica para as Séries C e D com os clubes dessas federações”, afirmou Trindade.

2024 8 Esporte
João Filho - Baraúnas

Jornal de Fato • sábado, 23 de MaRÇo de 2024

7 suplementos alimentares para a menopausa

SAÚDE / Essas vitaminas para menopausa podem ser obtidas por meio do consumo de alimentos ou da suplementação, que deve ser feita de preferência com a recomendação de um médico, ou nutricionista

Alguns suplementos como vitamina E, Vitamina D e Cálcio podem ajudar a prevenir o risco de doenças que podem surgir durante a menopausa, como a osteoporose e a diabetes, por exemplo.

Além disso, o ômega 3 e os fitostrogênios também podem ajudar a aliviar os sintomas característicos desse período, como ondas de calor, secura vaginal e alteração de humor.

Essas vitaminas para menopausa podem ser obtidas por meio do consumo de alimentos ou da suplementação, que deve ser feita de preferência com a recomendação de um médico, ou nutricionista, que irão prescrever os tipos e as quantidades de vitaminas e minerais adequados para cada pessoa.

1. Vitamina E

A vitamina E tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a combater os radicais livres, melhorando a saúde e aparência da pele, evitando o envelhecimento precoce.

Além disso, a vitamina E também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, evitar doenças cardiovasculares coração e prevenir o surgimento de doenças neurológicas, como o Alzheimer.

2. Cálcio

O cálcio ajuda a reduzir o risco de osteoporose, especialmente para as mulheres que não optaram ou não podem fazer terapias de reposição hormonal.

Os suplementos de cálcio devem ser tomados junto com os alimentos, porque a presença de outras vitaminas e minerais ajudam a aumentar a sua absorção.

3. Vitamina D

A vitamina D é fundamental para a absorção do cálcio, melhorando a saúde óssea, prevenindo a osteoporose e evitando a ocorrência de fraturas.

4. Fitoestrogênios

Os fitoestrogênios são compostos semelhantes aos estrogênios humanos e que, por isso, podem ajudar a aliviar os sintomas de menopausa como o suor noturno e a irritabilidade.

Os fitoestrogênios podem ser encontrados em alimentos como a soja e produtos de soja, tofu, linhaça, sementes de gergelim e feijão. Além disso, os fitoestrogênios também podem ser encontrados na forma de suplementos, como lecitina de soja.

5. Ômega 3

O ômega 3, além de contribuir para a prevenção de doenças cardiovasculares, também ajuda a prevenir o câncer de mama e a depressão, cujo risco aumenta na menopausa.

6. Polifenóis

Os polifenóis são compostos bioativos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes, além de prevenir o envelhecimento precoce, daí a importância da sua inclusão na dieta e da suplementação para esta fase da vida.

7. Vitamina C

A vitamina C é um tipo de vitamina hidrossolúvel que atua como antioxidante e participa em diversos processos metabólicos, como favorecer a produção de colágeno, prevenindo o aparecimento de estrias, rugas e linhas de expressão que aparecem com a idade, promovendo também a saúde do cabelo e das unhas, além de ser fundamental para a formação de cartilagens, tendões, ligamentos e outros tecidos e estruturas do corpo, sendo uma vitamina importante durante a menopausa.

Fonte: Tua Saúde

M @jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn Mulher
CMAK

Contexto

SÉrGio CHaveS

www.sergiochaves.com

Festa

> Hoje é dia de vivas para Ana Suely Carlos, Catarina de Medeiros Russo, o jornalista Edmundo Torres, Maria José de Albuquerque Medeiros, Murilo Magno de Souza Costa, Dorval Freire, Fernando Burlamaqui Rosado Neto e Valéria Cristine Santos. Amanhã (24), é dia de festejar o empresário Porcino Júnior, Mary Esther Cantídio Fernandes, Helena Duarte, Anita Catalão Maia, a matriarca Rita Carlos, Maria de Lourdes de Góis Mendes, Maria Edinete Miranda, a jornalista Sandra Monteiro, Willian Júnior e a jornalista Nara Andrade. Para vocês paz, saúde, amor e alegrias. Parabéns!

As Feras

e no programa as Feras deste domingo (24), eu e saudade azevedo vamos conversar com o advogado Pablo Paiva sobre direito do Consumidor. depois, no quadro Histórias que Inspiram, vamos conhecer a história da empresária Neire dias, seus desafios e o caminho para chegar ao sucesso. Tem ainda o sacolão das Feras, sorteio de brindes e aquela seleção musical de primeira. Aguardamos vocês a partir das 19h, na 93 FM/Nossa TV. até lá!

Novo

a Liga Mossoroense de estudos e Combate ao Câncer – LMeCC recebe a imprensa na terça (26), às 15h, para entrevista coletiva quando será apresentada a nova concepção visual da instituição, as campanhas para 2024 e o início das obras do novo Hospital da Liga e das unidades de Pau dos Ferros e Lajes.

O Livro de Felipe

o professor Felipe Caetano, falecido em 2020, deixou quase pronto um livro sobre a história do Teatro em Mossoró. Quatro anos depois de sua partida, socorro Oliveira e filhos, com o apoio dos professores etevaldo almeida e Glaudionora silveira, grandes amigos, finalizaram a obra e nos brindam com o livro “Retalhos da História do Teatro em Mossoró”, que será lançado na quarta (27), às 19h, no auditório da estação das artes. a pré-venda segue ao preço de R$ 120, por meio do pix: livrofelipecaetano@gmail.co m . sucesso!

A Inauguração do Cidade Atacadão

O passado não é passado se te incomoda no presente.”

SIGMUND FREUD

a Rede Cidade inaugurou mais um Cidade atacado na Presidente dutra no Grande alto de são Manoel. Foi na quinta (14), durante um café da manhã na própria loja. o Pe. Flávio augusto Forte de Melo abençoou o novo estabelecimento. Loja moderna e cheia de novidades. Parabéns ao casal bastos e Vera Mendonça!

A advogada Fafá Câncio, em Curitiba/PR, participando da IV Conferência Nacional da Mulher Advogada!

Amigos queridos. Angélica enche de mimos o marido, o conceituado médico Walter Júnior, com aniversário na sexta (29). Felicidades!

Virgínia Carlos com a matriarca Rita Carlos, que

Empresária, pessoa do bem, Marluce Bezerra brinda à vida na terça (26). Tim tim!

Os 8.0 de Denise Chaves

Mamãe, Maria denise dos santos Chaves, chega aos 8.0 na próxima quinta (28). Uma história de sonhos e esperanças, uma vida de lutas e glórias, uma mulher forte, íntegra e cheia de amor pela vida. eu e meus irmãos vamos reunir amigos e familiares em um brunch no Renata Mota Gastronomia em Natal, com bolo de Tereza Cristina Fernandes e doces da santti doces, de Thereza Raquel. Uma tarde/noite de alegrias e emoções. Parabéns, mamãe!

Rosane faz festa para brindar o aniversário do marido, o empresário Porcino Júnior, folhinha do domingo (24)!

Semana de festa para a família Fernandes. Mary Esther comemora a vida no domingo (24), e o filho Pedro Fernandes, na segunda (25). Vivas!

Denise Chaves, 80 anos de uma história inspiradora!

Júnior, ela com idade nova no domingo (24). Parabéns!

Casal querido Getúlio Vale e Regina festeja a vida nessa semana. Ele na quarta (27), ela na sexta (29). Parabéns!

O amigo Ricardo Menezes festejando idade nova na quinta (28). Felicidades!

sábado, 23 de MaRÇo de 2024 2 Social Jornal de Fato
| sergiodefato@gmail.com
R. Antônio Vieira de Sá, 440 Tel.: 3317-4545 / 3316.0409
Casal Lourdinha Mendes/Sílvio celebra idade nova no domingo (24). Saúde e paz! Maxmiliano, Bastos, Miguel Rogério e Stênio Max, presidente da CDL/Mossoró. Vera Mendonça recebendo o Pe. Flávio Augusto Forte de Melo. A ex-prefeita Rosalba Ciarlini e o empresário Neuzo Leite de Souza.

Conexão saúde

neY roBSon vieira aLenCar

conexaosaude.defato@outlook.com

Cefaleia em salvas

CUIDADOS / Pouco conhecida, a doença caracteriza-se principalmente por dor em apenas um lado da cabeça

Geralmente confundida com a enxaqueca, a cefaleia em salvas é uma doença que normalmente é difícil diagnosticar e que pode deixar o paciente incapacitado. Apesar de ser uma patologia que causa muita dor, ainda é pouco conhecida na sociedade.

Com o objetivo de trazer esclarecimentos sobre a doença à tona, na última quinta-feira, 21, foi comemorado o Dia Internacional de Conscientização da Cefaleia em Salvas.

Caracterizada por dor muito forte na cabeça, normalmente a cefaleia em salvas ocorre somente de um lado e é apresentada junto a outros sintomas unilaterais, como lacrimejamento do olho, quebra de pálpebra, obstrução nasal e olho vermelho.

O diagnóstico é feito de forma clínica, ou seja, o médico avalia os sintomas e conclui que se trata de cefaleia em salvas, mas o diag-

nóstico por imagens é fundamental para descartar outras possíveis patologias. Por isso, é essencial que o paciente procure o médico, ao perceber qualquer sintoma.

Para o neurologista do Hospital Promater, Lasmar Bezerra, é fundamental que o paciente procure atendimento médico assim que sentir dores fortes na cabeça.

“Nas primeiras crises, o paciente percebe que é uma dor diferente de todas as outras dores que ele sentiu. Sempre que temos uma dor de cabeça diferente das outras que a gente já teve, uma dor que é forte e veio repentinamente, é necessário buscar atendimento”, alerta o médico.

A cefaleia em salvas é uma doença que não possui cura, mas por meio do diagnóstico preciso e do tratamento medicamentoso, é possível obter o controle dos sintomas e ter mais qualidade de vida.

O que é cefaleia em salvas?

A cefaleia em salvas é uma dor de cabeça que se manifesta por uma dor unilateral intensa localizada na têmpora ou em volta do olho. Ela é, na maioria das vezes, episódica. Nesses casos, a pessoa costuma ter crises durante um a três meses, seguido por meses ou anos de remissão.

Essa não é uma regra, no entanto. Algumas pessoas diagnosticadas com cefaleia em salvas podem ter o que é chamado cefaleia crônica, quando não há intervalo sem dor.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ENXAQUECA E CEFALEIA EM SALVAS?

Uma característica semelhante entre a enxaqueca e a cefaleia em salvas é a manifestação unilateral. Ou seja, a dor afeta apenas um dos lados da cabeça. Porém, esse é o único aspecto que elas têm em comum.

Isso porque, na crise de enxaqueca, a pessoa procura por ambientes escuros e silenciosos. Em contrapartida, na dor em salvas, o mais comum é que ela fique agitada.

Em certos casos, a pessoa pode até mesmo ter comportamentos extremos devido à dor intensa, como bater a cabeça contra a parede.

Além disso, algumas pessoas com enxaqueca costumam dormir para aliviar a dor. Já quem possui a cefaleia em salvas, muitas vezes tem o sono prejudicado, porque, durante as crises, a dor forte pode fazê-la acordar.

Isso sem contar a prevalência de cada uma: a enxaqueca é uma doença “comum”, afetando cerca de 15% da população, enquanto a dor em salvas é considerada atípica.

Portanto, já dá para entender que são dores completamente diferentes, não é?

Quais são os sintomas de cefaleia em salvas?

- Dor unilateral excruciante;

- Olhos lacrimejando;

- Coriza;

- Congestão nasal;

- Rubor facial;

- Pálpebra caída (ptose).

Além disso, sabe-se que:

- A dor é mais comum em homens;

- Costuma iniciar entre 20 e 40 anos;

- O consumo de álcool piora as crises, mas não causa efeito no período de remissão.

sábado, 23 de MaRÇo de 2024 Saúde 3 Jornal de Fato

Bicho boi

> A tradição do Boi de Reis no Nordeste brasileiro está impregnada de simbologias que tornaram a figura do animal misteriosa, mística e lúdica, mas também de representação de força e beleza de um animal que foi companheiro de trabalhadores, riqueza de fazendeiros e fonte de sustento de populações.

O boi está na poesia de cordel, nas danças, nas telas e nas festividades da cultura popular do Nordeste.

Inspirada em todos esses encantos e realidades, a marca George Azevedo Arte nos apresenta "Bicho Boi", uma releitura do regionalismo folclórico em estampas, aplicações e pinturas nas peças autorais que começam a ser vistas durante todo este mês de março na Pinga Store, em São Paulo (SP).

Entre as pinceladas que elencam a pintura da marca, estão as variações do Boi de Reis, e todo o colorido que a tradição carrega. Para apresentar a coleção, a etiqueta dividiu as estampas pintadas à mão em tecidos jeans e tecidos planos.

A novidade desta coleção está na escolha dos tecidos. Entra em cena o xadrez, no qual George Azevedo imprime pinturas exclusivas e aplicações de bordados em vestidos, jaquetas bomber, blazers, calças pantalonas, bermudas e camisas. As estampas de onça, marca registrada da George Azevedo Arte, fundem-se ao colorido do boi, mantendo assim a identidade no uso da fauna e flora regionais, além do trabalho manual e do upcycling.

Na campanha que apresenta a coleção entra em cena a modelo Monique Rego, fotografada pelo fotógrafo Lucas França na Fazenda Olho D'água, em São José de Mipibu, município da Grande Natal.

Em breve, a coleção será lançada no Rio Grande do Norte.

sábado, 23 de MaRÇo de 2024 4 Moda Jornal de Fato
georgianoazevedo@gmail.com Geor G iano a zevedo
Style
FICHA-TÉCNICA: Direção de Moda: George Azevedo | Fotos: Lucas França | Modelo: Monique Rego (Tráfego Models) | Locação: Fazenda Olho D’Agua | Texto: Cinthia Cardoso QUARTA�FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2023 ZEVEDO georgianoazevedo@gmail.com Cedida Contato 84.99411-3130 CIANO MAGENTA AMARELO PRETO

2 d omingo

Doces empreendedoras

Apenúltima edição de março da Revista DOMINGO está mais doce e bastante cultural com as pautas produzidas em colaboração especial das queridas e competentes jornalistas Izaíra Thalita e Luiza Gurgel, duas referências na arte de contar histórias inspiradoras.

Izaíra Thalita traz conteúdo especial sobre como o mercado de chocolates e ovos de páscoa se tornou o principal meio de vida, especialmente, para mulheres que decidiram dar o primeiro passo para empreender com confeitaria.

Em destaque, as doces empreendedoras Ana Brownie, confeiteira mossoroense que conquistou o coração dos seus clientes com suas deliciosas sobremesas e sua história inspiradora de empreendedorismo; e Celina Maia, que vem se destacando pela qualidade de seus doces e pensa o seu negócio no futuro, alcançando mais pessoas que valorizem o seu trabalho, a dedicação e o investimento em aprendizado que ela tem feito nesses anos de confeitaria.

Já Luiza Gurgel, com o seu texto poético, traz a arte e inclusão nos 20 anos da Companhia Pão Doce, grupo de teatro composto de atrizes e atores brilhantes, a exemplo de Mônica Danuta, Lígia Kiss, Raull Davyson e Paulo Lima –, além de diversos colaboradores, e que surgiu entrelaçado com aspectos que permeiam a própria cidade de Mossoró.

Nesse momento especial de celebração dessas duas décadas de pleno funcionamento da Cia., os presentes deste aniversário começam no dia 26 de março de 2024, na abertura da temporada das comemorações, com o espetáculo A Casatória C’a Defunta, a partir das 19h, no Espaço Teatro de Quintal. E todos e todas vocês estão convidados a participar!

Boa leitura!

Ângela Karina

Balada do Impostor

d oces empreendedoras

Conheça a história de duas confeiteiras que decidiram empreender e hoje inspiram outras mulheres.

Arte e inclusão nos 20 anos da Companhia Pão Doce

Cia promete levar arte, nas suas mais variadas formas, cultura, educação, saúde, inclusão e muito mais.

a rtigo de o pinião:

Felicidade Cristã

r ECEI ta

• Edição – C&S Assessoria de Comunicação

• Diagramação – Rick Waekmann

• Projeto gráfico – Augusto Paiva

• Impressão – Gráfica De Fato

• Revisão – Ângela Karina

Redação, publicidade e correspondência

Av. Rio Branco, 2203 – Mossoró (RN)

Fones: (0xx84) 3323-8900/99836-5320

Site: www.defato.com/domingo

E-mail: pautadefato@gmail.com

DomIngo é uma publicação semanal do Jornal de Fato. Não pode ser vendida separadamente.

23 de março de 2024
Sábado,
Jornal de Fato P 3 P 4 P 10 P 14
P 15

BALADA DO IMPOSTOR

Sobre bandidos e mortos

JOSÉ DE PAIVA REBOUÇAS

Jornalista

@paiva_reboucas

Meu filho nunca fez mal a ninguém. Estava em suas mão o destino que não pude lhe dar. Estudioso, me ensinava a ler nas horas vagas. Usava embalagem de alimentos para me mostrar as palavras. Pensei que nos formaríamos juntos. Ele na faculdade de Direito, eu no ensino fundamental. Era meu sonho voltar à escola, era o dele ser advogado. Brincava que pobre não poderia ser advogado, porque toda vez que fosse à cadeia teria dificuldade de sair. Ele ria e assegurava que os tempos tinham mudado. Mudaram não e nunca vão mudar. Pobre, preto e de periferia têm rótulo de bandido.

Mesmo nós, que aqui vivemos e nos conhecemos, andamos por aí julgando o vizinho. Temos medo de nossos jovens com essas roupas de outro país. Esses bonés enfeitados, essas camisas com dizeres de língua estrangeira.

No começo, achei que “bandido bom era bandido morto”, como dizem por aí, mas aí meu filho me ajudou a pensar. Como pode existir um bom bandido e como pode a morte de alguém ser boa? Realmente. Então eu olhava os meninos da rua, aqui, meus vizinhos, filhos das minhas vizinhas, crianças que vi crescer e sei que são boas pessoas. Olhava para eles e pensava: meu Deus, como provar que essas crianças não são bandidas se na televisão todo bandido se parece com elas?

Tanto rico acusado, investigado, e seguindo livre, como que não devesse.

Pobre não, pobre é bandido até que se prove o contrário. Tiram tudo do pobre: comida, emprego, moradia e espaço de trabalho digno. Como contratar alguém visto como meliante? A gente sobrevive com o pouco que temos e quando ascendemos, quando ganhamos um pouco mais, ainda assim temos medo, porque neste país a origem importa sim. Aliás, só aqui não.

Meu filho tinha mais esperança do que sorte e é por isso que se foi. Por isso que aquele homem o acusou sem ter prova, por isso a polícia – que também tem medo de pobre, porque tá cheia de pobre – atirou sem perguntar. Morreu ali na esquina e os jornais ainda disseram que tinha relação com o tráfico. O jornal reproduziu o que o acusador disse, a política nunca investigou, a justiça nunca julgou.

Continuei lendo os rótulos de comida, de remédio, de qualquer produto. Voltei à escola, terminei o fundamental, o médio e agora sou advogada. Não me aceito

ser chamada de doutora porque não cumpri este grau, mas sou advogada com a carteira da ordem, com especialização e mestrado.

Não tenho condições de reabrir o caso do meu filho, já faz muito tempo. Mas posso tentar ajudar outros filhos do mundo a não morrerem e a não serem presos sem julgamento. Porém, o que mais posso fazer hoje é dizer que bom não é bandido morto, mas bandido recuperado ou, ainda, bandido inocentado.

Pobre continuo sendo, mas a graduação aguçou minha inteligência e visão de mundo. Sei como esta cidade funciona, por isso quando alguém chega com discurso fácil, prometendo milagre, sempre me pergunto: quem vai ganhar com este milagre? Quem no Brasil costuma ir preso primeiro? Qual a chance de um filho de rico ser confundido com um bandido por estar segurando um guarda-chuva? Quem decide quem é bandido aqui na periferia? Quem pode mais do que Deus?

Sábado, 23 de março de 2024 d omingo Jornal de Fato 3

4 d omingo

DOCEs empreendedoras

Nos dias que antecedem à Páscoa, conheça a história de duas confeiteiras que decidiram empreender e hoje inspiram outras mulheres a crescer atuando com chocolates, doces e bolos.

Sábado, 23 de março de 2024
Jornal de Fato
CHOCOLATES

IzaíRa ThalITa

APáscoa se aproxima e com essa data tão significativa, vem junto a deliciosa tradição de comprar e presentear com ovos de chocolate e outras variações de doces finos. É nessa época em que o chocolate com seu aroma e sabor inconfundíveis, que gera sensações como alegria e prazer, além de energia e de ser muito nutritivo, chegam ao mercado, de formas e tamanhos diversificados e possibilidades cada vez mais criativas para agradar quem ama chocolate.

Mas esse mercado de chocolates e ovos de páscoa, além de muito lucrativo para as empresas e fábricas de marcas renomadas de chocolates tornou-se o principal meio de vida especialmente para mulheres que decidiram dar o primeiro passo para empreender com confeitaria.

Uma pesquisa levantada pela Fundação Oswaldo Cruz, com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), diz que 57% das mulheres têm o desejo de empreender e que o ramo de confeitaria tem sido um caminho muito viável para elas.

Na atividade de ovos de chocolate produzido pelas confeiteiras locais é possível perceber o talento e as variadas opções de delícias que atraem clientes e boas vendas.

Em Mossoró, entre as várias confeitarias que fazem as apostas na Páscoa é preciso destacar a dedicação de pelo menos duas empreendedoras nesse ramo que tem pro-

a páscoa é um dos períodos mais lucrativos para quem empreende em confeitaria

vado e ampliado sua clientela, especialmente, com as opções de ovos de chocolate na Páscoa.

D O cARRI nh O AO Im PÉRIO :

Ana Eliza Carvalho Estigarriga Menescal, mais conhecida como Ana Brownie, é uma confeiteira

mossoroense que conquistou o coração dos seus clientes com suas deliciosas sobremesas e sua história inspiradora de empreendedorismo. Nesse ano ela completou dez anos de confeitaria, tendo iniciado ainda muito jovem, quando vislumbrou ser uma grande empreendedora.

Sábado, 23 de março de 2024 d omingo
de Fato 5
Especial
Jornal

6 d omingo

Tudo começou quando Ana decidiu montar um carrinho de vendas de brownies e outros doces para complementar a renda. Com uma paixão pela culinária e um talento nato para a confeitaria, ela logo começou a se destacar no mercado local, conquistando a fidelidade de seus clientes com seus brownies irresistíveis.

Com o sucesso do seu carrinho de doces, Ana viu a oportunidade de expandir seus negócios e decidiu abrir a primeira unidade da Império Doce em Mossoró. A loja rapidamente se tornou um sucesso na cidade, e logo uma segunda unidade foi inaugurada para atender à crescente demanda.

Mas o sonho de Ana não parou por aí. Com visão empreendedora

ana Brownie completou dez páscoas sempre criando receitas diferentes de ovos

Montei minha primeira cozinha de produção justamente numa páscoa, há dez anos; nesse percurso enfrentamos muitos desafios, mas os dias difíceis nos tornam mais fortes e deixam as nossas conquistas mais doces”

de Fato

e espírito inovador, ela decidiu investir na criação de uma fábrica de produções em que ela desenvolve suas receitas e, mais recentemente, cursos on-line, capacitando e motivando centenas de mulheres Brasil a fora a empreender na confeitaria. seus cursos são conhecidos pela qualidade e pela dedicação em transmitir seu conhecimento e experiência para suas alunas.

“Montei minha primeira cozinha de produção justamente numa páscoa, há dez anos; nesse percurso enfrentamos muitos desafios, mas os dias difíceis nos tornam mais fortes e deixam as nossas conquistas mais doces. Eu lembro perfeitamente das vezes que orei pedindo a Deus por tudo que temos hoje e a Império é a maior prova do amor de que empreender na confeitaria, com dedicação e amor é muito gratificante. E temos muita

gratidão por poder comemorar essa década, produzindo mais opções deliciosas para os nossos clientes”, explica Ana Brownie.

Hoje, Ana Brownie é uma referência no mundo da confeitaria, com quase meio milhão de seguidores em suas redes sociais pessoais e da empresa. s ua agenda é intensa, incluindo o aperfeiçoamento constante do cardápio da Império Doce, o lançamento de novos produtos e a interação com seus clientes na loja física em Mossoró. Para essa páscoa ela preparou mais de cinquenta opções deliciosas e sofisticadas de ovos de chocolates, doces e outras variações.

Ana Eliza é um exemplo de determinação, empreendedorismo e sucesso, mostrando que com dedicação e paixão é possível transformar um simples carrinho de doces em um império da confeitaria.

Sábado, 23 de março de 2024
Jornal

Jornal

Um A E nc O m E n DA

At R á S DA OU t RA

Outra empreendedora é Celina Maria de Araújo Maia, da Bela Doce Confeitaria.

Celina Maia conta que começou a trabalhar com doces em 2016 e, naquela época, não imaginava que se tornaria um negócio e uma profissão:

“Não pensava em trabalhar com doces, mas um dia fiz um bolo para um evento no trabalho da minha irmã e todo mundo começou a pedir e fazer encomendas desse bolo. Comecei a fazer do jeito que eu sabia, e vendo o interesse das pessoas criei um perfil no instagram (@ beladoceconfeitaria). As encomendas passaram a ser frequentes e, desde então, não parei mais”, ressalta Celina.

A confeitaria trouxe para a minha vida clientes especiais, muitas amizades no ramo, troca de experiências, e cada bolo que entrego é um desafio que eu supero. Sinto-me bem feliz adoçando as lembranças das pessoas”

C E l I na m a I a

Ela conta que sempre se inspirou em duas mulheres: a sua mãe e uma amiga da família. “Observava elas duas trabalhando e isso me despertou o interesse para o ramo também”, afirma Celina.

A Bela Doce Confeitaria hoje já possui uma estrutura e produção que caíram no gosto dos clientes mais exigentes e no instagram, as imagens dos produtos feitos por Celina encantam:

“sempre temos postado o nosso trabalho e o retorno é muito positivo. O que eu mais gosto no meu trabalho é quando o cliente manda uma mensagem dizendo que todos

Celina maia diz que sua inspiração em confeitaria veio de outras mulheres próximas

amaram meus bolos e doces e indicaram para várias pessoas. Quando a gente recebe um elogio desses temos a certeza de que estamos no caminho certo. A confeitaria trouxe para a minha vida clientes especiais, muitas amizades no ramo, troca de experiências, e cada bolo que entrego é um desafio que eu supero. sinto-me bem feliz adoçando as lembranças das pessoas”, ressalta Celina que pensa o seu negócio no futuro, alcançando mais pessoas que valorizem o seu trabalho, a dedicação e o investimento em aprendizado que ela tem feito nesses anos de confeitaria.

Sábado, 23 de março de 2024
d omingo
de Fato 7

8 d omingo

Sábado,

Jornal de Fato

Com ECE tam B ém: Conh E ça uma das r ECEI tas ma I s Conh ECI das d E ovos d E pás Coa

OVO tRUfADO DE mARAcUJá modo de Preparo - ovo de chocolate

1 derreta 400 gramas de chocolate meio amargo em banho-maria ou no micro-ondas.

2 Coloque parte do chocolate em uma forma de ovo de 500 gramas.

3 Feche a forma e leve para gelar até ficar opaco. retire o silicone e reserve.

IngREDIEntES trufa de maracujá

250 gramas de chocolate branco

250 mililitros de creme de leite sem soro

4 colheres de sopa de concentrado de maracujá

mODO DE PREPARO trufa de maracujá

1 derreta 250 gramas de chocolate branco no micro-ondas.

2 acrescente 250 mililitros de creme de leite sem soro e misture.

3 depois, adicione 4 colheres de sopa de suco concentrado de maracujá e misture.

4 Leve ao freezer por 10 minutos.

5 Coloque o recheio com o ovo ainda na forma.

6 Cubra com o restante do chocolate e deixe secar.

7 desenforme e sirva em seguida.

2024
23 de março de

Arte e incluSão nos 20 anos da companhia Pão Doce

Nessas duas décadas de pleno funcionamento, muito já se desenhou, mas o início de tudo surge entrelaçado com aspectos que permeiam a própria cidade de Mossoró

Sábado, 23 de março de 2024 d omingo Jornal de Fato 9 T EATRO
Ian Rassari

10 d omingo

luIza guRgEl Especial

Aexpressão “20 anos não são 20 dias” nunca fez tanto sentido por aqui. Porém, quando se trata de uma realidade vivida e construída no interior de um Estado que é ainda mais interiorizado pelo resto do país, tudo torna-se muito maior. Cada movimento é digno, cada labuta é única, cada desafio e vitória são percebidos por quem se sente. Fato. Mas quem sente do lado de cá, no Nordeste do Brasil, sobretudo, no nordeste do Nordeste, é como se as oportunidades demorassem um pouco mais para chegar.

sido gostoso de se viver, isso tem. Essa é a história da Companhia Pão Doce, um grupo de teatro criado e sediado na cidade de Mossoró, interior do Estado do Rio Grande do Norte, que, neste ano, completa duas décadas de existência, com atividades marcantes no âmbito da cultura e social, com reconhecimento e respeito não só na cidade, mas nos quatro cantos desse país.

E, num ano importante para o coletivo, o presente não poderia vir de melhor forma. A Cia. foi contemplada no Edital do Programa Funarte de Apoio a Ações Continu-

Jornal de Fato

adas 2023, da Fundação Nacional de Artes, do Governo Federal, com o projeto “Pão Doce 20 Anos”. O grupo foi o único de teatro, em todo o RN, aprovado no Edital, dividindo a conquista apenas com um grupo de dança da capital.

No projeto, a Pão Doce promete levar arte, nas suas mais variadas formas, cultura, educação, saúde, inclusão e muito mais, para toda a população mossoroense, por meio de uma programação recheada de atividades gratuitas e para todos os públicos, incluindo crianças, idosos, Pessoas com Deficiência, a

Por sermos um grupo de teatro, não significa que desenvolvemos apenas atividades no âmbito teatral”

Diante dessa realidade, imagine ter a chance de, simplesmente, existir, e, ainda, por mais de 20 anos? Disso, uma coisa é certa: não foi e nem é nada fácil. Mas que tem m ôn IC a Danu Ta

Sábado, 23 de março de 2024
Fred Gustavos

comunidade LGBTQIAPN+, entre outros. As ações vão acontecer na sede do grupo de teatro, localizada no bairro Alto de são Manoel, em Mossoró, e começam ainda em março, no próximo dia 26, e seguem até setembro de 2024.

cAmPO SOcIAl

O “Pão Doce 20 Anos” foi pensado a partir de um outro projeto que o grupo realizou em 2023, o “Expansão Cultural”, com o qual a Companhia passou a ter mais contato com os equipamentos públicos da cidade, como escolas municipais e estaduais, Centros de Referência de Assistência social (CRAs), creches, parques, entre outros.

Agora, com a FUNARTE, a ideia é alargar esse horizonte, difundindo cultura e mostrando que todo mundo pode e deve fazer parte desse movimento. “Por sermos um grupo de teatro, não significa que desenvolvemos apenas atividades no âmbito teatral. Na programação dos 20 anos da Companhia, vamos realizar ações no campo do social, atendimentos odontológicos para quem não tem acesso, palestras para a comunidade da cidade, sobretudo do bairro, oficinas de artes urbanas, oficinas de dança, de escrita e muito mais”, explica a atriz Mônica Danuta, integrante do grupo.

Além disso, soma-se às comemorações, o aniversário de 10 anos de um dos espetáculos mais conhecidos do Companhia, A Casatória C’a Defunta, que já participou de circulações em todo o Brasil, como o Palco Giratório, apresentando-se em 19 Estados; o Circuito s E s C, em 9 cidades de são Paulo; Fit Rio

Atualmente, a Cia. Pão Doce conta com quatro integrantes (Mônica Danuta, Lígia Kiss, Raull Davyson e Paulo Lima), além de diversos colaboradores, e soma mais de 20 espetáculos ao longo dessas duas décadas.

Preto, no mesmo Estado; Festival Velha Joana, em Mato Grosso; Flip, no Rio de Janeiro; Festival dos Inhamuns e Ocupação Caixa Cultural, ambos no Ceará; e mais.

O espetáculo, que conta a história de Afrânio, Maria Flor e a fantasmagórica Moça de Branco, tornou-se reconhecido em todo o Brasil, e o grupo escolheu Mossoró - a cidade onde tudo começou - para dar início aos últimos passos desse trabalho que comemora uma década de muito sucesso.

A Casatória C’a Defunta será apresentado na abertura do projeto “Pão Doce 20 Anos”, no dia 26 de março, a partir das 19h, no Espaço Teatro de Quintal, sede da Cia., localizado na Rua Bodoca, nº 35, bairro Alto de são Manoel, em Mossoró/RN.

Ao ser questionada sobre o que espera dessa retomada do espetáculo premiado aqui na cidade e logo na abertura do projeto da FUNARTE, a atriz Lígia Kiss, integrante do grupo, não esconde o desejo:

Sábado, 23 de março de 2024 d omingo Jornal de Fato 11

12 d omingo

“eu espero que as pessoas venham com o intuito de celebrar com a gente. A gente tem pensado tanta coisa para o projeto, pensado em cada detalhe. Que esse seja um momento de celebração mesmo e de um pontapé inicial para um ano bem bacana!”.

Essa será apenas uma das atividades previstas na programação do “Pão Doce 20 Anos”. Ao longo de todo 2024, a população de Mossoró poderá desfrutar, gratuitamente, de uma série de atividades artísticas que visam à pluralidade de público, à diversidade de ações, à acessibilidade democrática e à expansão do grupo, como oficinas de Trança Afro, com simone França; oficina de narrativas e escritas, com Daniel Guedes; oficina voltada para como brincar e estimular crianças com autismo, com Marjoreen Paiva; aula-show sobre musicalização infantil, com Bruno Hermínio; e apresentação do espetáculo História Brincada. Além disso, uma

oficina de dança do estilo waacking, com Ariadna Medeiros; ação artística do Movidos Grupo de Dança, de Natal/RN; oficinas de lambelambe, com Danielle Brito; atendimento odontológico, com a Drª. Anna Gabriela, tanto para crianças da comunidade que vêm de uma maior vulnerabilidade social quanto para a comunidade LGBTQIAPN+; mostra audiovisual; ação especial voltada para teatro; e muito mais.

Tudo isso, somando uma equipe de mais de 20 pessoas diretamente (profissionais que também são artistas), priorizando a inclusão também nesse quesito. A vontade é de participar de tudo, não é? E pode! É só ficar atenta e atento aos prazos de inscrição que serão divulgados ao longo da programação, um tempo antes de cada atividade.

A frase “o aniversário é nosso, mas quem ganha o presente são vocês” nunca foi tão levada a sério! Nas ações do projeto, ainda haverá

de Fato

dois profissionais dando todo o suporte a Pessoas com Deficiência que estiverem participando das atividades, como um tradutor de libras e um monitor psicomotricista. Assim como a disponibilidade de abafadores para pessoas com sensibilidade auditiva.

A ideia é que o projeto da Cia. Pão Doce alcance um público de mais de 3 mil pessoas durante toda a programação, desde os encontros no Espaço Teatro de Quintal até as idas às escolas municipais, CRAs, Unidade de Educação Infantil (UEI) e o parque da cidade. sempre, com o intuito de fomentar a continuidade das atividades que o grupo vem desenvolvendo nos últimos anos, além de expandi-las, para abarcar um público cada vez maior. só que, agora, oferecendo um espaço cultural com todos os recursos de acessibilidade, conforto e qualidade técnica e artística.

Além disso, mostrar à população de Mossoró, sobretudo, da zo-

Sábado, 23 de março de 2024 Jornal

na leste da cidade, que existe um espaço como esse na comunidade e que as pessoas podem e devem usufrui-lo; saber que ele existe. Raull Davyson, ator da Companhia, espera que quando a sede for aberta para a programação dos 20 anos, a comunidade esteja presente e ocupe a casa. E não só enquanto público, mas também entre toda a mão de obra, oferecendo trabalho e gerando emprego. Do “Expansão Cultural” ao “Pão Doce 20 Anos”, o grupo almeja transformar essas ações em atividades anuais, inseridas de forma fixa no calendário da Companhia e da cidade, reverberando não apenas em quem o executa, mas, sobretudo, em quem o consome! PÃO DOCE 20 ANO s A história da Cia. Pão Doce nasce de forma orgânica, sem pretensão alguma, inicialmente. (Às vezes, são nessas ocasiões que o destino mais rascunha).

AURORA DA mInhA VIDA

Nessas duas décadas de pleno funcionamento, muito já se desenhou, mas o início de tudo surge entrelaçado com aspectos que permeiam a própria cidade de Mossoró. Por volta dos anos 2001, um grupo de artistas foi chamado para fazer uma apresentação no centenário do Colégio Diocesano santa Luzia, escola tradicional do município. Na ocasião, foi pedido para que eles encenassem um trecho do poema Aurora da Minha Vida, do escritor Naum Alves de souza - poesia esta que, posteriormente, foi inspiração para o primeiro espetáculo do grupo, “Meus Bons Tempos”, em 2005.

No fim da apresentação, a orga-

nização do evento distribuiu um pão doce para quem participava da solenidade escolar. E como aquele tal grupo de amigos não tinha um nome próprio, as pessoas que assistiram à peça começaram a ligá-lo ao “grupo que dava pão doce”, como explica a atriz Mônica Danuta. E, assim, quase como uma missão, os artistas da época decidiram tentar. Continuaram tentando. Atores novos entravam na formação; Outros, saíam. E continuaram tentando. Construindo espetáculos, esquetes, encenações. Promovendo trocas, trocando experiências, absorvendo conhecimento… até chegar no hoje. Atualmente, a Cia. Pão Doce conta com quatro integrantes (Mônica Danuta, Lígia Kiss, Raull Davyson e Paulo Lima), além de diversos colaboradores e colaboradoras, e soma mais de 20 espetáculos ao longo dessas duas décadas.

Nesse intervalo de tempo, os integrantes de cada época encontravam-se onde dava, fosse no estacionamento do Teatro Municipal Dix-huit Rosado ou nos terraços das próprias casas. Em certa oca-

sE rv I ço

sião, a Pão Doce, juntamente com outro grupo de teatro da cidade, já havia ocupado um galpão para usálo como espaço cultural. Essa parceria durou 3 anos e foi palco para grandes momentos da arte mossoroense. No entanto, foi só no ano de 2017 que a Companhia, finalmente, fixou-se na sua sede própria (que segue até hoje), o Espaço Teatro de Quintal. Com o projeto “Pão Doce 20 Anos” contemplado na Fundação Nacional de Artes, do Governo Federal, os artistas terão a chance de ampliar a casa e dar a devida atenção que o espaço necessita, até porque, para Mônica, a sede “é o nosso quinto elemento; é o quinto artista a ser pago”. sobre isso, a atriz Lígia Kiss complementa dizendo que ter um espaço físico é ver o grupo visível, tocável e palpável.

Os presentes deste aniversário começam no dia 26 de março de 2024, na abertura da temporada das comemorações, com o espetáculo A Casatória C’a Defunta, a partir das 19h, no Espaço Teatro de Quintal. E todos e todas vocês estão convidados a participar!

O que é: a bertura do projeto “Pão d oce 20 a nos”, com o espetáculo a Casatória C’a Defunta, da Cia. Pão Doce;

Quando: 26 de março de 2024 (terça-feira);

Onde: Teatro de Quintal, sede da Pão Doce (Rua b odoca, nº 35, bairro a lto de São Manoel, em Mossoró/RN);

h orário: a partir das 19h;

Observação: evento gratuito com retirada de ingresso pelo site https:// www.sympla.com.br/evento/a-casatoria-c-a-defunta-10-anos/2383910.

Sábado, 23 de março de 2024 d omingo Jornal de Fato 13

14 d omingo Jornal de Fato

A RTI g O DE O PI n

I ãO

Felicidade cristã

A R t UR lEI t E

Expositor Espírita prea838998@gmail.com

“Buscai, em primeiro lugar o Reino de Deus.”

Jesus. (Mateus; 5, 33)

Desde a mais recuada antiguidade o homem sentiu necessidade imperiosa de vencer a dor e as vicissitudes, superando a angústia e o medo. Porém, na contemporaneidade, atingimos o período tecnológico, estabelecendo a sociedade de consumo, e, com ela a “doutrina” do ter! o materialismo vem aprisionando as gerações. No outro extremo, há quem basta o exclusivo reconforto de comer, dormir e procriar, guardando assim tão somente a felicidade que os seres mais simples cultuam nas linhas inferiores da natureza. Não é feliz o homem em possuir ou vos lhes faltar as posses desejadas. sendo ele usufrutuário dos talentos de que lhe foi, temporariamente, confiados, mas dos quais prestará contas.

Instituindo, conforme o Eclesiastes, que a verdadeira “felicidade não é, ainda, deste mundo”, Jesus pregou que o homem deve viver no mundo sem a ele pertencer. O Mestre Galileu, situando no “amar ao próximo como si mesmo” sendo assim o farol da felicidade, o Mestre norteia a existência humana ao labor do bem em todas as direções, e, elucida que cada um possui o que doa. Na perspectiva de que a gênesis da felicidade é servir ao próximo, em prol do Bem maior, ou seja, o Bem comum. A felicidade cristã nasce da alegria que venhamos a semear para os outros, na prática incansável do Bem.

“servindo, o homem adquire superioridade, e, doando-se, conquista liberdade e paz.” (Divaldo Franco/Joanna de Ângelis.”

Além da felicidade ou a derrocada infelicidade existe a Paz.

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” Jesus. (João. 14: 27).

A Paz é uma conquista íntima, e, a consciência é responsável por processála. A consciência, portanto, é um tribunal implacável, do qual não conseguiremos fugir, porque está em nós. É ela que nos dará possibilidades de permanecer em harmonia íntima, mesmo que tudo à volta ameace desmoronar, ou acuse sinais de perigo, solicitando correção.

Exorta-nos a Doutrina dos Espíritos, fundamentada no Cristianismo, sendo a felicidade e a desgraça a consequência que o homem assume nas inúmeras ex-

periências junto à matéria na rota evolutiva. Portanto, o estado do Espírito, hoje, é a soma de suas existências pretéritas.

- “Pode o homem gozar de completa felicidade na terra?

- Não, por isso que a vida lhe foi dada como prova e expiação. Dele, porém, depende a suavização de seus males e o ser feliz quanto possível na terra.” Allan Kardec. (Livro dos Espíritos, item 920.)

Para nossa reflexão:

“Observa o que desejas e o que fazes, a fim de que ajuízes, com segurança, sobre a felicidade que procuras. (Emmanuel/Chico Xavier).

“a felicidade em si não é grega nem latina, mas os gregos, os latinos e os homens de todas as línguas querem alcançá-la.” santo Agostinho. (Confissões; X. 20, 29). sejamos, pois, aquele que constrói a felicidade onde nos encontrarmos, facultando-a a todos. Assim, a felicidade de outrem será a nossa também.

Sábado, 23 de março de 2024

Jornal de Fato

15 d omingo

tilápia grelhada com arroz de brócolis

IngrEdIEntEs para o pEIxE

500 gramas de filé de tilápia

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

1 limão-taiti

2 colheres de sopa de manteiga

1 fio de azeite de oliva

2 ramos de alecrim

IngrEdIEntEs para o arroz

1/2 brócolis

3 xícaras de chá de água

2 colheres de sopa de azeite

1/2 cebola picada

5 dentes de alho

1 xícara de chá de arroz

1/2 colher de chá de sal

1 pitada de bicarbonato de sódio

modo dE prEparo

em um recipiente, tempere a tilápia com sal, pimenta e suco de limão e deixe marinar por 30 minutos.

Passado o tempo, aqueça a manteiga, o azeite e o alecrim em uma frigideira.

acrescente os filés, grelhe-os dos dois lados até dourar e reserve em um liquidificador, bata as folhas do brócolis com a água até ficar homogêneo e reserve.

Retire as fibras mais grossas dos talos do brócolis, pique-o em pedaços pequenos. Separe.

em uma panela, aqueça 1 colher de azeite e refogue a cebola até murchar.

Junte 1 dente de alho picado e mexa por 1 minuto, então coloque o arroz e o sal e misture por mais 1 minuto.

a dicione a mistura do liquidificador, o bicarbonato e o brócolis picado.

Cozinhe em fogo médio até que a água seque e chegue ao nível do arroz.

a baixe o fogo e, com a tampa entreaberta, deixe cozinhar até secar.

desligue, tampe a panela e reserve por 5 minutos para terminar o cozimento.

enquanto isso, amasse os dentes de alho restantes com a lâmina de uma faca.

Frite-os em uma frigideira aquecida com a outra colher de azeite até dourarem bem.

disponha o arroz, o alho frito e a tilápia grelhada em um prato. agora é só servir! bom apetite.

Rende: 5 porções Tempo de preparo: 60min

receita de @cozinhando_adois

Sábado, 23 de março de 2024

Televisão

Força estranha

>> Em “Renascer”, Vladimir Brichta ressalta poder da obra de Benedito Ruy Barbosa 30 anos depois

23 de març o de 2024
Jornal de Fato
sábado,
T
@jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn

CRÔNICA / Perdida entre o humor original e o tom da faixa das seis, “Elas por Elas” expõe estratégia errada da Globo

Lugar equivocado

Entre alguns altos e pouquíssimos baixos, as faixas de dramaturgia das seis e das sete da Globo têm sentido uma fuga do público incapaz de ser devidamente contida. Se despedindo do horário das 18h e com problemas de audiência desde a estreia, a Globo nem se esforçou muito em arrumar um motivo para a repercussão limitada de “Elas por Elas”. remake do sucesso oitentista de Cassiano Gabus Mendes, a emissora acreditou que o projeto encontraria seu público a partir do saudosismo e do apelo popular de Mário Fofoca, personagem eternizado por Luis Gustavo e agora vivido por Lázaro Ramos. A verdade é que o clima de novela das sete não convenceu o público das seis e o folhetim sai de cena detendo a pior audiência da faixa desde que foi criada, há 53 anos. Com texto bem estruturado por Thereza Falcão e Alessandro Marson, elenco estrelado e direção inspirada de Amora Mautner, a Globo não conseguiu apontar as falhas

da atual novela das seis de forma tão direta e segura. Internamente, a produção é bem avaliada e o erro de cálculo de colocar uma trama com cara de novela das sete na faixa das seis acabou sendo visto como uma aposta incompreendida pelo público.

Faixa conhecida por tramas mais românticas e pueris, a novela das seis cumpre o importante papel de iniciar o horário nobre da Globo. Por isso, de forma estratégica, é um horário sem grandes ousadias ou experimentalismo, revezando folhetins de época, flertes com a religiosidade e enredos de tons regionalistas. Na tentativa de oxigenar a faixa, a direção artística da emissora acabou não pensando muito na grade do horário nobre como um todo. Com isso, acabou escalando o remake sem levar em consideração a exibição de “Fuzuê”. Mesmo que os autores responsáveis pela adaptação tenham diluído a comicidade, manteve-se a assinatura forte e sofisticada de Cassiano, que ao lado de

Silvio de Abreu e Carlos Lombardi criou a fórmula do que até hoje se entende como novela das sete. Fora de órbita, “Elas por Elas” demorou a promover mudanças significativas em seu enredo. Somente no seu último mês de exibição a novela passou a soar mais dramática, dando vazão aos dilemas de suas protagonistas, ampliando tramas que pareciam rasas e promovendo mais oportunidades para seu bom elenco brilhar.

Em sintonia e ciente do bom elenco selecionado, só na reta final que Lara, Helena, Taís, Natália, Adriana, Renné e Carol, as protagonistas defendidas por Deborah Secco, Isabel Teixeira, Késia Estácio, Mariana Santos, Thalita Carauta, Maria Clara Spinelli e Karine Teles, respectivamente, passaram a ter relevância

e histórias mais genuínas. Sem se distanciar muito da linha mais realista que a trama percorreu, a vilania de Helena foi melhor elaborada quando a personagem deixou aflorar seus contornos de psicopatia, em um desempenho muito bem conduzido por Isabel Teixeira. Com cada uma das protagonistas se destacando à sua maneira, é válido ressaltar a boa direção de elenco comandada por Amora Mautner. Além da estética bem resolvida, a novela garantiu sequências realmente inspiradas e com o usual acabamento das produções dirigidas por Amora. Apesar dos meses de exibição sem a repercussão esperada, “Elas por Elas” foi um bom folhetim no horário errado, daqueles que tem grandes chances de cair no esquecimento, mas que sai de cena de forma digna.

sábado, 23 de març o de 2024 2 Televisão Jornal de Fato
pRINCIpAl / No elenco de “Renascer”, Vladimir Brichta ressalta poder da obra de Benedito

Ruy Barbosa 30 anos depois

Força estranha

Vladimir Brichta estava com seus planos profissionais bem estruturados para os próximos meses. Após tantos anos dedicado às novelas, o ator estava arquitetando uma folga dos folhetins para focar em outros trabalhos. A produção do remake de “Renascer”, obra clássica de Benedito Ruy Barbosa que foi exibida em 1993, mudou radicalmente a ordem de prioridades de Vladimir. Convidado para viver o asqueroso Coronel Egídio, o ator retornou aos Estúdios Globo com um forte apetite artístico e uma nostalgia na bagagem. “Não estava nos meus planos fazer novela por agora. Mas quando soube que fariam ‘Renascer’ de novo... Eu estava no teatro em 1993 quando a novela estava no ar e me impactou de forma gigantesca”, rememora.

Na obra adaptada por Bruno Luperi, Egídio é filho único e herdeiro do pai, Coronel Firmino, de Enrique Diaz. Ele se fez um Coronel temido e influente na região. Casado com Dona Patroa, de Camila Morgado, Egídio herdou também do pai a rivalidade com José Inocêncio, vivido por Marcos Palmeira.

Inimigo declarado do homem que o pai no passado mandou depelar vivo, o fazendeiro é uma espécie de atravessador que vive da compra e venda do cacau de produtores da região. “Ele é perverso, explora mão de obra. Um cara execrável. Adoro o personagem, mas não daria bom dia a ele. Representa um Brasil antigo”, afirma.

P – Após “Quanto Mais Vida, Melhor”, você enveredou sua carreira para projetos mais curtos e outras produções no streaming. Como surgiu seu nome no elenco de “Renascer?”

R – Não imaginei que fosse fazer novela tão cedo, não estava nos meus planos mesmo. Fui fazer outras coisas no ano passando. Tinha um filme para fazer. Então, começaram a me sondar para “Renascer”. No início, seria um papel na primeira fase da trama. Mas aí falaram sobre a segunda fase e veio o Egídio. Acho um personagem interessante. É totalmente amoral.

P – A primeira versão da novela foi ao ar em 1993. Qual a sua ligação com o universo de Benedito Ruy Barbosa antes de integrar o elenco do remake?

R – Eu estava no teatro em 1993 quando a novela estava no ar e me impactou de forma gigantesca. Estava me tornando profissional no teatro. Por isso fiquei muito feliz de poder contar essa nova versão da trama. Acho que o certo era fazer essa novela. É uma das três novelas mais importantes da minha vida. Quando ia rolar “Segundo Sol”, eu fiquei doido para fazer. Em “Renascer”, tive essa mesma sensação. A verdade é que, toda vez que a Globo faz uma novela na Bahia, eu acho que tenho de estar ou a Globo tem de me botar (risos).

P – Como assim?

R – Sou de Salvador, né? Eu conheço esse indivíduo, conheço esse ambiente. Acho que tudo isso me dá muito mais naturalidade em cena. Sinto uma proximidade muito forte com todo esse ambiente que a novela retrata.

P – Na primeira versão, o personagem se chamava Teodoro e foi interpretado por Herson Capri. Você chegou a conversar com o ator sobre a nova versão da novela?

R – Sim. Falei com ele como estava honrado de assumir esse papel. Ele me deu a benção dele e isso já me beneficiou demais. O Herson foi muito elegante e gentil. Me senti abençoado para começar essa jornada.

P – De que forma você enxerga as vilanias do Egídio dentro do enredo?

R – Eu discordo um pouco dessa classificação de vilão. Não sou muito de martelar no vilão. Ele é perverso, explora mão de obra. Um cara execrável. Adoro o personagem, mas não daria bom dia a ele. Representa um Brasil antigo, arcaico.

sábado, 23 de març o de 2024 3 Televisão Jornal de Fato

Close / No elenco de “Matches”, da Warner, Luana Martau se diz à vontade nas produções de humor

Boas risadas

Luana Martau tem suas preferências artísticas diante das câmeras. Não à toa, ela não pensou duas vezes ao receber o convite para a segunda temporada de “Matches”, que vai ao ar no Warner Channel e também está disponível na plataforma Max. A série marca seu reencontro com a comédia. “Eu amo fazer comédia. Honestamente? Não acredito em uma interpretação que não flerte com o humor. O humor está presente em tudo”, explica a atriz, que vive a cética Mila.

A produção conta a história de um grupo de amigos que, sem sorte no amor, decide se aventurar em um aplicativo de relacionamentos chamado Matches. Ao longo de dez episódios, esses personagens se deparam com encontros ruins, novos matches e mais encontros desastrosos, enquanto lidam com o trabalho, família e examores. Tudo isso com muito humor para salvá-los das situações mais desconfortáveis possível. “A Mila não acredita no amor. Acha que tem uma grande indústria por trás disso. Porém, essas verdades caem por terra com

a chegada do Milo (Pedroca Monteiro). Eles dão matches em muita coisa. E os dois têm esse discurso de não acreditar no amor romântico. Isso dá um nó na cabeça deles”, aponta.

Casada há 20 anos com o músico Ricco Vianna, Luana nem se atreve a dizer que não acredita no amor. Os dois são pais da pequena Nina. “Não sou tão rígida como a Mila. Acredito no amor, mas acho que há uma indústria por trás também, né? Como tudo na vida. Casada há 20 anos imagina falar que não acredito no amor? Se falo, teria de entrar nesses aplicativos de namoro pela primeira vez (risos)”, brinca.

Apesar de não ser usuária dos aplicativos, Luana acompanhou diversas histórias de amigas que encontraram um companheiro no ambiente online. A atriz, no entanto, não se imagina se aventurando por esse universo caso estivesse solteira. “Fico pensando como eu seria. Tenho certo medo. Imagina encontrar um psicopata. Mas tenho amigas que começaram relações no aplicativo e estão muito bem hoje em dia. Acho que tem de tudo por lá”, aponta.

sábado, 23 de març o de 2024 4 Televisão Jornal de Fato

po N to de v I stA / Mal estreou, “Chega Mais” já passa por mudanças, mas tem trio interessante de apresentadores, encabeçado por Regina Volpato

Rumo alterado

Desde o último dia 11, das 9h30 às 13h30, o SBT estreou um matinal que bebe das mesmas fontes que outros lançados pelo mundo. Depois que o “The Today Show”, que estreou em 1952 na NBC, e o “Good Morning America”, cuja primeira edição foi ao ar em 1975, se estabeleceram como grandes sucessos da programação estadunidense, o variety matinal virou tradição. O “Chega Mais”, ao longo de quatro horas, aposta em jornalismo, entretenimento, convidados especiais e, principalmente a partir de sua segunda semana, em culinária capaz de agradar os telespectadores com menos dinheiro no bolso. Uma mudança, aliás, que ten-

de a ser bem-vinda para melhorar a audiência da nova investida do canal.

No comando do “Chega Mais”, a emissora de Silvio Santos escalou três nomes interessantes. A começar por Regina Volpato, que já chegou a dar expediente na emissora, quando esteve à frente do “Casos de Família” entre 2004 e 2009. Depois de deixar a TV Gazeta em 2023, ao se recusar a aceitar uma redução salarial, Regina é certamente a mais segura e à vontade no trio formado com Michelle Barros e Paulo Mathias. Aos 56 anos, a paulistana é a que se sai melhor nas entrevistas com os convidados, sejam eles famosos ou não.

Mas, verdade seja dita, Mi-

chelle e Paulo estão bem longe de fazer feio. Os dois também são nomes relativamente conhecidos da tevê: ela passou anos na Globo e chegou a apresentar o “SPTV”, o “Hora Um” e até a transmissão dos desfiles do Grupo Especial de São Paulo no Carnaval de 2020, 2021 e 2022. Paulo, por sua vez, pediu demissão da Jovem Pan News após quatro anos à frente do “Morning Show”. É claro que, até por ser mais conhecida na televisão, Volpato é a principal ali, quem fica mais à frente dos assuntos mais importantes e das participações especiais. Porém, é visível que Paulo e Michelle estão, aos poucos, encontrando suas posições no programa. A dupla inclusive parece

funcionar bem com Regina, tem carisma e sabe se comunicar de um jeito capaz de criar identificação com públicos de diferentes idades e classes sociais.

Esse é um detalhe importante do “Chega Mais”: a definição de quem é o público-alvo. Na primeira semana, o matinal apostou em temas e receitas um tanto distantes da realidade da maior parte do público brasileiro, apesar de apostar também em pautas focadas no público menos abastado. Por exemplo, no mesmo dia em que testou uma espécie de arcondicionado caseiro, feito com isopor, gelo, ventilador e outras peças, ensinou uma receita de mignon suíno recheado com ervas, frutas vermelhas e avelãs. No dia seguinte, a dica gastronômica foi de um risoto de açaí e camarão e no dia 15, a primeira sexta-feira de exibição do programa, a culinária trabalhou com itens como sashimi, salmão, ceviche e molho ponzu. De fato, são escolhas que não combinam com o SBT, que sempre se portou como uma emissora do povão.

De qualquer forma, não demorou a pipocar em vários veículos de comunicação a notícia de que, por intervenção de Iris Abravanel, o programa passaria por mudanças já após a primeira semana. A mulher de Silvio Santos e autora do canal teria instruído a equipe a priorizar pautas e receitas mais populares e deixar de lado conteúdos mais elitizados.

sábado, 23 de març o de 2024 5 Televisão Jornal de Fato

6 Televisão

R esumo dA s N ovel A s

>> Elas por Elas

Globo –18h15

Segunda – Giovanni e Adriana seguem o carro de Helena. marlene tenta se defender de Fagundes. a polícia chega para socorrer marlene, mas Fagundes consegue fugir. Adriana resgata Jonas. Todos se encaminham para a delegacia. Lara consegue que Taís cumpra prisão preventiva em casa. roberto garante a Sérgio que Helena não será presa. Taís lembra de uma cena suspeita na Helàne, que pode ter ajudado em sua incriminação. Helena passa a noite na delegacia. Jonas e Adriana reatam. ester chega à casa de Carol.

Jornal de Fato

sábado, 23 de març o de 2024

Terça – Carol resiste à presença de ester, que tenta se conectar com a filha. roberto consegue libertar Helena, mas sérgio alerta a filha que o cerco contra ela está se fechando. Lara orienta Cris a dizer a verdade em seu depoimento no caso do incêndio. mário descobre que Itamar deixou o posto de gasolina após fornecer as supostas provas contra Taís. marcos e Natália conhecem ester. rico esclarece para Érica sua relação com Lia. Cris é condenada.

Quarta – o juiz determina que Cris cumpra pena por meio de serviços comunitários e Ísis revolta. Wagner pede renée em casamento. e e Natália planejam uma festa surpresa de aniver sário para Carol. Jonas e adriana confirmam Fagundes foi o bandido que o raptou. mário comen ta com Lara que desconfia que roberto tenha criminado Petrúcio pela morte de sua mãe. Gio vanni e Adriana confrontam Helena. O corpo míriam é encontrado.

>> Família É Tudo Globo –19h15

segunda – electra agradece a atitude de Luca. andrômeda se desculpa com Chicão. Júpiter usa parte do dinheiro do cartão que pegou com Catarina. Guto tenta alertar Lupita contra Júpiter. Luca e electra passeiam em um parque. Plutão se interessa por Nicole. Vênus critica Catarina por dar o cartão com o dinheiro para a reforma da galeria para Júpiter e Andrômeda. Vênus se surpreende com a compra feita pelos irmãos.

Terça – electra pede para Luca acreditar em sua inocência. Jéssica descobre que Luca defendeu electra na faculdade. Vênus exige que andrômeda e Júpiter devolvam o que compraram e recuperem o dinheiro. Luca conversa com Tom sobre electra. electra pede para murilo ajudá-la a provar sua inocência. Vênus tem um pesadelo com o acidente que tirou a vida de seu pai. Lupita ouve elisa debochar de sua foto para Júpiter. Luca termina o namoro com Jéssica.

Quarta – Luca conta para Jéssica sobre seu encontro com electra. electra diz a Vênus que vestigará seu caso para provar sua inocência. pita fica arrasada com os comentários maldosos de elisa e Júpiter sobre sua aparência. alguns dias se passam. Tom avisa a Vênus que procurará Pau lina. Paulina manipula os filhos contra Tom. Plutão confunde max, namorado de Nicole, com um ban dido, causando um conflito entre os três. Andrô meda desmaia na kombi de Chicão. Jéssica pede para Chantal espionar Luca. murilo exige que Luca se afaste de electra. Tom conta a Paulina que está namorando Vênus.

>> Renascer Globo –21h15

Segunda – Augusto fica chateado quando o pai o critica na frente de rachid. m orena revela a Lu que gostaria que a professora e João Pedro tivessem um romance. sandra confessa à mãe que está apaixonada por João Pedro. Venâncio decide procurar Teca. Inácia alerta José Inocêncio para ter cuidado com rachid. Pastor Lívio dirige o jipe com Padre Santo no carona e nota que ele faleceu. José Inocêncio fica desolado com a morte de Padre santo. deocleciano se preocupa com a aproximação de João Pedro e Sandra. João Pedro apresenta Sandra a morena. Pastor Lívio se emociona com a homenagem a Padre Santo feita pelos assentados.

Terça – Pastor Lívio afirma que permanecerá na região para ajudar os assentados. Venâncio estranha a cooperação de e liana para encontrar Teca. Teca flagra Venâncio e e liana juntos. e gídio pressente que Dona Patroa esteja lhe escondendo algo. rachid mostra interesse em comprar a venda de Norberto. eliana diz a Venâncio que eles podem dar o neto que José Inocêncio tanto quer. Teca avisa a Venâncio que volta para casa se ele parar de enganar b uba. b uba agradece a Venâncio por ter trazido Teca de volta para casa. José Inocêncio fica furioso quando Deocleciano conta que João Pedro tem um relacionamento com Sandra.

Quarta – Inácia percebe que mariana não gosta de saber que João Pedro e s andra estão juntos. João Pedro confessa a Zinha que nunca deixou pensar em mariana. José Inocêncio sonha com ria Santa. Augusto fica apavorado ao ser flagrado damião conversando com ritinha. Kika se surpre ende ao ser abordada por um policial por causa documentação do carro que bento lhe deu. Inácia acredita que mariana é a terceira tocaia de belarmi no contra Inocêncio. dona Patroa conta a egídio a filha do casal está com João Pedro. Kika termina relação com Bento. João Pedro vê a fúria nos olhos de egídio ao deixar sandra em casa.

>> A Infância de Romeu e JulietaSBT –20h30

até o fechamento desta edição, o sbT não liberou o resumo dos capítulos desta semana.

sua Ísis se ster aniverque comentenha inGiocorpo de

sábado, 23 de març o de 2024

Quinta – renée e Wagner anunciam seu casamento para a família. márcia e renée se preparam para a audiência de guarda de Vic. Na frente de sérgio e Helena, rico anuncia a marcos que encontrou m íriam e que abrirá um inquérito sobre seu assassinato. ester nota o amor de Natália por Carol. Giovanni demite Cris da Helàne. sérgio diz a Helena que ambos precisarão fugir do país. durante a audiência, renée e márcia declaram aceitar compartilhar a guarda de Vic.

Jornal de Fato

7 Televisão

seu reque inLumaldosos dias

PauPlutão banAndrôpede

Luca está

gosta juntos. deixou de maflagrado por surprecausa da Inácia elarmique termina a olhos

Quinta – Paulina tenta se controlar na frente de Tom, e ingere seus medicamentos. e lectra não acredita na suposição de Vênus. Chicão consegue reanimar andrômeda, que se enfurece ao saber sobre o show de seus bailarinos. Leda não gosta de ver uma foto de Pedro na mesa de Hans, e mila e Catarina registram. Júpiter pede a ajuda de Lupita para levar elisa a um restaurante chique. Nicole elogia Plutão, e m ax não gosta. Vênus leva Tom para conhecer a Galeria mancini. Lulu leva seu fãclube para atrapalhar o show dos bailarinos de andrômeda. Vênus descobre que seu pai recebeu ameaças pouco antes de sua morte.

Quinta – João Pedro confronta egídio. egídio tranca a filha no quarto. João Pedro se surpreende ao encontrar m ariana tomando banho de cachoeira. Sandra foge da fazenda do pai e vai para casa de João Pedro. João Pedro beija sandra, mas pensa em m ariana. egídio acusa José Inocêncio de ter matado Firmino e o coronel belarmino. Inácia alerta m ariana sobre seu comportamento com João Pedro. m orena defende João Pedro quando José Inocêncio reclama do filho. damião comenta com Deocleciano e Zinha que sentiu cheiro de morte na conversa de José Inocêncio com egídio.

sexta – renée, márcia e Vic comemoram a decisão de viver em paz. Carol confronta ester. mário pede Lara em casamento. Helena se recusa a fugir com sérgio, que se preocupa com a filha. rico declara Helena suspeita do assassinato de m íriam. Nice ouve uma ligação de roberto e descobre o paradeiro de Itamar. Helena expulsa marcos de sua casa. renée inaugura sua loja. Carmen flagra aramis e Yeda. Carol confessa a Natália que não consegue perdoar ester. os agiotas cobram a dívida de Wagner.

sexta – Vênus garante a Tom que investigará a morte de Pedro. Guto percebe que Chicão gosta de andrômeda. Haroldinho e Kleberson se apavoram quando veem andrômeda em seu show. Vênus relembra de quando seu pai morreu, e Tom a consola. murilo e electra analisam os autos do processo contra ela. Jéssica tenta manipular Luca. Lupita segue o plano de Júpiter no restaurante e acaba presa.

s ábado – o s agiotas exigem que Wagner lhes pague o que deve e Tony vê a cena. mário e Natália combinam de voltar à casa da serra para encontrar mais pistas sobre o suposto assassinato de bruno. apoiado por Tony, Wagner confessa à família que foi procurado pelos agiotas e todos decidem denunciar o caso à polícia. marcos volta para a casa de Pedro e Natália. Carol se entende com ester. as amigas se unem na casa da serra para fazer uma reconstituição do dia da morte de Bruno.

sexta – João Pedro garante a José Inocêncio que não precisa de seu consentimento para se casar com s andra. Pastor Lívio comunica a egídio que pretende honrar a luta de Padre Santo. João Pedro enfrenta egídio para defender sandra. augusto se afasta de r itinha, por temer alguma atitude de damião. egídio anuncia a sandra que ela não tem mais pai. morena diz a sandra que João Pedro está pagando um alto preço para estar ao lado da jovem. José Inocêncio pede desculpas a João Pedro por tê-lo acusado de ladrão. mariana fica satisfeita ao ouvir José Inocêncio dizer a João Pedro que deseja que o filho mande sandra embora.

s ábado – Júpiter não consegue ajudar Lupita. e lectra pensa em conversar com uma das testemunhas de seu julgamento. Catarina e Hans reclamam do comportamento de electra e Plutão. Chantal se assusta com a reação de Jéssica. Lupita é levada para a delegacia. Tom estranha quando ramón tem um esquecimento durante uma conversa. m urilo descobre o paradeiro de Lupita e avisa a Júpiter. b renda obriga Chantal a ajudar Paulina. Jéssica sugere que murilo se declare para electra. Luca e electra se encontram. Vênus cai na armadilha de Brenda e Paulina para separá-la de Tom.

s ába do – João Pedro diz a José Inocêncio que sandra não é assunto dele. Venâncio conta a buba que eliana o ajudou a encontrar Teca e confessa que se deixou envolver pela ex-mulher. Kika aconselha eliana a esquecer Venâncio. Pastor Lívio comenta com Joana que estranhou o fato de Dona Patroa a ter colocado para fora de casa. rachid pergunta a José Inocêncio se não seria um mau negócio egídio morrer, após o casamento de Sandra e João Pedro. damião teme que ritinha esteja flertando com augusto. Kika conta a Venâncio que eliana foi para Ilhéus. damião avisa a José Inocêncio que a nora do patrão chegou e veio lhe fazer uma visita.

CINCo pe R gu N tA s / Com autonomia e prestígio à frente do “Caldeirão”, Marcos Mion traz novidades para 2024

Dono da tarde

Ohumor e a música sempre pautaram a carreira televisiva de Marcos Mion. Seja com seus comentários afiados sobre cantores e bandas nos programas que comandou na antiga MTV Brasil, seja nos quadros de imitação do “Legendários”, que apresentou na Record. Foi essa mesma bagagem que ele trouxe para a Globo, quando assinou com a emissora, em 2021. À frente do “Caldeirão com Mion”, seu jeito mais anárquico como comunicador ganhou um tom mais polido e próximo do público, algo que deixou sua originalidade mais abrangente. Como resultado, quadros como “Sob o Som” e “Isso a Globo Não Mostra” acabaram atraindo mais espectadores para as tardes de sábado. “Tudo foi passo a passo. De apresentador temporário a anfitrião oficial do sábado da Globo. É a realização de um sonho e estou me divertindo durante todo esse processo. A maior missão do programa é levar alegria para as pessoas e acho que estamos fazendo um bom trabalho”, avalia.

Natural de São Paulo, a primeira aparição profissional de Mion na tevê foi como ator do seriado “Sandy e Junior”, em 1999. Apesar das incursões pelas Artes Cênicas, foi como apresentador que acabou por sedimentar

sua trajetória. Entre erros e acertos, a carreira de Mion chegou ao ápice ao firmar seu vínculo com a Globo, fato que ocorreu após uma confusa saída da Record por conta de problemas nos bastidores do reality “A Fazenda”. Gozando de prestígio e autonomia na atual emissora, Mion faz questão de se envolver em todos os detalhes do “Caldeirão com Mion”. Os novos quadros do programa, o social “Arte Transforma” e a cantoria do “Caldeirokê”, são exemplos deste envolvimento. “A Globo tem dado toda a estrutura necessária e acreditado nas ideias que eu e toda a equipe do programa sugerimos. Isso nos deixa ainda mais empolgados a sempre criar coisas novas.

P – O “Caldeirão com Mion” entra em seu terceiro ano na Globo e está em constante evolução. Quais as no-

P – A música tem papel fundamental no programa. Como ela se apresenta no novo quadro “Caldeirokê”?

R – Eu tinha muita vontade de trazer mais alegria para o palco. Partindo do princípio de que ninguém é triste em um karaokê, eu deduzi que iríamos alcançar o nosso objetivo com esse quadro. Passei a ideia para a direção e o departamento criativo e chegouse a uma estrutura de jogo. O objetivo, entretanto, não é avaliar quem canta melhor e sim analisar os atributos mais divertidos, como quem tem mais cara-de-pau, quem dançou e se divertiu mais. As gravações têm sido hilárias.

vidades para 2024?

R – O fato de o público ter abraçado o programa faz toda a diferença e nos deixa em uma boa situação dentro da Globo. É lindo ver o quanto o cuidado e o investimento da emissora nos mais variados aspectos da produção, seja em fazer uma total reformulação do cenário ou acreditar em novas ideias de quadros.

P – O que mais o impactou?

R – A qualidade. Estou na tevê há muitos anos e nunca um cenário me impressionou tanto. É um resultado diretamente ligado aos bastidores do “Caldeirão com Mion”. Todo mundo é muito apaixonado pelo o que faz e sabe a importância de inovar, levar alegria e abusar da criatividade. Poderíamos muito bem investir apenas no que está dando certo. Mas esse não é nosso estilo de trabalhar.

P – Você também tem cantado nas gravações?

R – Sempre! Meu hit preferido de karaokê é “I Want It That Way”, do Backstreet Boys. De tanto cantar, também acho que não mando tão mal em canções como “My Girl”, do Temptations, e “A Dois Passos do Paraíso”, da Blitz. O pop e o rock sempre dominam minhas escolhas na hora de soltar a voz.

P – Em “Arte Transforma”, o “Caldeirão com Mion” quer dar visibilidade às causas ligadas a pessoas com deficiência. Como sua experiência como pai de um menino autista influenciou na idealização do novo quadro?

R – O quadro foi inspirado na apresentação que o Romeo, meu filho, fez no programa especial de Natal, ano passado.

sábado, 23 de març o de 2024 8 Televisão Jornal de Fato

RAI o-x / Na pele de uma diretora de escola bem-sucedida em “Luz”, da Netflix, Dandara Albuquerque acredita inspirar crianças pretas

Por um futuro

Quanto mais espaço um personagem ocupa, mais intenso pode ser o processo seletivo para quem vai estar em sua pele. Dandara Albuquerque percebeu isso assim que começou a ser testada para dar vida à empoderada Isabela de “Luz”, série infantojuvenil da Netflix lançada em fevereiro. O primeiro contato veio em 2022, em dezembro, mas foram realizados diversos testes com a atriz antes da decisão final. “Por ser diretora da escola onde se passa boa parte da história, Isabela se relaciona com muita gente. E eu tive de ser testada com boa parte do elenco”, revela.

A resposta definitiva veio cerca de dois meses depois, em fevereiro de 2023. No mesmo ano, a carioca se mudou para São Paulo, onde encarou quatro meses de gravações. “Fiquei radiante com a oportunidade de viver mais uma nova aventura em minha carreira”, derrete-se. De cara, Dandara sentiu vontade de conquistar o papel. Afinal, trata-se de uma mulher que ocupa uma posição de liderança justamente em uma trama infantojuvenil.

“Ter essa oportunidade, além de ser interessante por me aproximar de um novo público, também colabora para a construção de um novo imaginário coletivo e de novas narrativas para pessoas negras. É gratificante gerar identificação, ser inspiração e mostrar que nós podemos ocupar diversos espaços, na arte e na vida”, comemora Dandara, que estreou na televisão em 2018, na novela “Espelhos da Vida”, da Globo, mas também marcou presença em “Bom Sucesso”, na mesma emissora, e em “Gênesis”, na Record.

Em “Luz”, Isabela é uma mulher determinada que, desde muito cedo, aprendeu que precisava ser forte para enfrentar os obstáculos que apareceriam em seu caminho. Aparentemente, é uma mulher rígida, autoritária e extremamente racional, mas, no fundo, se revela sobrecarregada, dividindo-se entre conflitos pessoais e as responsabilidades. “Ela é muito rigorosa e não se permite errar. Isabela é uma mãe solo que se sente responsável por ser o alicerce de sua família e, ao mesmo tempo, carrega culpa

por escolhas que fez no passado”, entrega a intérprete.

Nome completo: Dandara Aparecida Rodrigues de Albuquerque.

Nascimento: 24 de novembro de 1988, no Rio.

Atuação inesquecível: O embate entre Sheila e Isabel, personagens de Dandara e de Alinne Moraes, respectivamente, na novela “Espelho da Vida”, escrita por Elizabeth Jhin e exibida originalmente pela Globo entre 2018 e 2019.

Interpretação memorável: Viola Davis no filme “Um Limite Entre Nós (Fences)", dirigido por Denzel Washington e lançado em 2017 no Brasil.

Momento marcante na carreira: “Sempre vou lembrar do ‘sim’ que recebi para interpretar a Sheila, meu primeiro trabalho na tevê. Foi a confirmação de que escolhi o caminho certo ao largar o Direito para seguir na arte”.

Com quem gostaria de contracenar: Taís Araujo.

Se não fosse atriz, seria: “Antes de ser atriz, já fui advogada. Mas acho que seria dançarina profissional”.

Ator: Will Smith.

Atriz: Viola Davis.

Novela: “O Cravo e a Rosa”, escrita por Walcyr Carrasco e Mário Teixeira e exibida originalmente pela Globo entre 2000 e 2001.

Vilão marcante: Carminha, papel de Adriana Esteves na novela “Avenida Brasil”, escrita por João Emanuel Carneiro e exibida originalmente pela Globo em 2012.

Personagem mais difícil de compor: Isabela, da série “Luz”, da Netflix.

Autor: Rosane Svartman.

Diretor: Mayara Aguiar e Jeferson De.

Vexame: “Tenho memória visual, mas muita dificuldade para memorizar o nome das pessoas. Demoro a lembrar e, às vezes, chamo pelo nome errado. Sempre passo apuros por disso”.

sábado, 23 de març o de 2024 9 Televisão Jornal de Fato

IN s I de / Ronan Horta conquistou papel em “A Rainha da Pérsia” por já estar na Europa, onde mora há três anos, e facilitar ida para Marrocos

No lugar certo

Apostar no mercado internacional tem sido uma escolha cada vez mais frequente para atores brasileiros. Até mesmo em função de a língua ser a mesma, muitos têm se mudado para Portugal, onde encontram oportunidades nas produções para a tevê. Ronan Horta é um dos que fez esse caminho. No entanto, em breve, é no Brasil que ele aparecerá na televisão aberta. Caberá a ele dar vida a um soldado de confiança do Rei Xerxes, papel de Carlo Porto em “A Rainha da Pérsia”, próxima novela bíblica da Record. “Moro em Lisboa e estavam procurando atores que já estivessem na Europa, pois as gravações iniciaram por Marrocos. É um lugar incrível que eu tinha muita vontade de conhecer. Amo viajar trabalhando, pois misturo as duas coisas que amo fazer e assim foi”, diz Ronan, que foi chamado em janeiro para a trama.

Ronan garante ser encantado pelas histórias bíblicas. Com isso, a vontade de aceitar o convite foi inevitável. Em “A Rainha da Pérsia”, seu personagem está à frente de

missões especiais do Rei Xerxes. Mas o ator não dá tantos detalhes ainda e não há uma data definida para a estreia. “Só recebi os primeiros capítulos, mas tenho certeza que a Record vai emplacar mais um sucesso. As gravações estão fluindo com muita harmonia e as locações são únicas e maravilhosas”, deslumbra-se. O mineiro, na verdade, já esteve em outras produções bíblicas da emissora. Em “A Terra Prometida”, atuou como o Rei Jafia. Já em “Apocalipse”, deu vida ao repórter Murilo. E ainda fez uma participação em “Jesus”.

Para a construção do papel, Ronan teve a ajuda dos preparadores Leandro Baumgratz e Nara Marques, que trabalham para a própria emissora. Mas alguns obstáculos já apareceram nessa reta inicial. “Posso dizer que o clima seco de Marrocos foi uma dificuldade. Mas, tendo a atenção de se hidratar bem, é tranquilo”, conta ele, que se mostra completamente seduzido por tudo que viu nas locações. “Marrocos é lindo, já quero voltar. A cultura, a comida, o povo, tudo

é maravilhoso e diferente”, vibra o ator, que cujo último trabalho na tevê por aqui tinha sido em “Malhação – Toda forma de Amar”, a última temporada do seriado adolescente, que se encerrou em 2020, na pele do policial corrupto Cabo Góes.

Além do trabalho em “A Rainha da Pérsia”, Ronan também está no longa “Horizonte”, dirigido por Rafael Calomeni. Pela atuação, recebeu o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no Festival de Cinema de Sorocaba. “O filme conta a história de um casal na terceira idade que se conhece em um abrigo para idosos e que viverão a primeira história de amor de vidas”, adianta. Ronan interpreta o sobrinho do protagonista vivido por Raymundo de Souza, Juarez. Para o papel, precisou engordar dez quilos.

Em Portugal, Ronan também conquistou espaço na novela “Festa É Festa”, que é transmitida pela TVI desde 26 de abril de 2021. Ele atuou na sétima temporada, exibida no ano passado. “Estar entre Brasil e Portugal é um privilégio. Gosto dessa agitação de pertencer a várias tribos e vários lugares diferentes”, exalta ele, que tem alguns negócios no Brasil, como um conjunto de flats ecológicos em Caraíva, no Sul da Bahia. Sobre atuar na Terrinha, Ronan não sentiu muita diferença em relação à rotina brasileira. “Cada lugar tem sua propriedade natural e uma forma de condução. Portugal tem características próprias, mas foi mais uma experiência positiva. Poder trabalhar em lugares diferentes me dá a oportunidade de estar em evolução constante”, valoriza.

sábado, 23 de març o de 2024 10 Televisão Jornal de Fato

b A st I do R es / Com amplo poder de produção, Globo prepara

pacote

de estreias para tevê, streaming e canais pagos

A todo o vapor

Oavanço do streaming é uma realidade inquestionável. A Globo, no entanto, não quer dominar conteúdo apenas no setor on demand. O principal grupo de produção audiovisual do Brasil prepara um trimestre de estreias também na tevê aberta e por assinatura. Entre eventos musicais e esportivos ao vivo, títulos originais e novas temporadas de franquias de sucesso, serão 29 estreias na Globo, 50 no Globoplay e 60 nos canais pagos do grupo nos próximos três meses. As novidades fazem parte de um investimento anual da empresa de R$ 5 bilhões. “A Globo é essencialmente uma produtora de conteúdo brasileiro. E, ao mesmo tempo, somos programadores e distribuidores desse conteúdo. A combinação do nosso portfólio, que hoje é digital e pode ser consumido ao vivo ou sob demanda, com um ecossistema poderoso de janelas faz com nossas histórias cheguem cada vez mais longe, alcancem cada vez mais gente. Em um ambiente de disputa de atenção, isso é o que traz relevância ao que fazemos”, destaca Leonora Bardini, diretora de Marketing e Programação da Globo.

As histórias trafegam entre as plataformas seguindo uma estratégia de complementariedade de público, que valoriza o DNA de cada uma das janelas de exibição e, ao mesmo tempo, maximiza o potencial de alcance de cada conteúdo. “Alguns projetos são desenvolvidos exclusivamente para uma plataforma. Em outros, fazemos um trabalho conjunto de curadoria, com investimentos estratégicos e combinados entre canais e Globoplay, que aumenta a nossa oferta em horas, qualidade e diversidade de conteúdo”, aponta a diretora de marketing e programação.

Raphael Corrêa Netto, diretor de Canais Pagos de Entretenimento e Jornalismo da Globo, reitera que a estratégia de distribuição é pensada para seguir dois caminhos: preservar as características nativas de cada plataforma e, ao mesmo tempo, permitir que as pessoas escolham como e quando consumir os conteúdos. Na Globo, estão programadas as voltas do “Linha Direta” e a ampliação do “Projeto Falas”, que avança em falas identitárias esse ano e ganha uma nova discussão, sobre pessoas com deficiência. E a quinta e última temporada de uma das franquias de

maior sucesso da Globo: “Sob Pressão” – que começou como filme nos cinemas, virou série na Globo e passou a ter como primeira janela o Globoplay – celebra agora seu final do ciclo com a exibição na tevê aberta. “As janelas entregam o conteúdo para quem tem hábitos de consumo diferentes. E todos nós temos hábitos misturados. Uma hora, procuramos conteúdo linear, curado. Na outra, queremos escolher o que assistir, no nosso tempo. E é muito interessante ver como as plataformas oferecem públicos complementares. Os canais pagos, por exemplo, têm mais de 50% da audiência entre o público com mais de 50 anos em sua transmissão tradicional. Já na transmissão dos canais no Globoplay, quase 70% do

consumo está concentrado no público até 49 anos. Estamos falando do mesmo conteúdo, consumido por audiências complementares, dependendo da maneira como ele é disponibilizado”, explica Raphael.

Na lista de estreias do Globoplay, destaque para “Justiça 2”, com uma história que se passa no Distrito Federal e traz nomes como Paola Oliveira, Murilo Benício, Nanda Costa e Juan Paiva. Em junho, a série “O Jogo que Mudou a História” chega ao streaming. A produção narra o surgimento do crime organizado no Rio de Janeiro e suas facções rivais. No setor de documentários, o Globoplay vai estrear dois títulos: “Senna por Ayrton” em maio e o “Paris-Rio: A Tragédia do Voo 447” em junho.

sábado, 23 de març o de 2024 11 Televisão Jornal de Fato

12 Televisão

Mundo inédito Zapping por Caroline Borges

Amigos em cena

Jornal de Fato

> Helio de La Peña é uma das participações especiais da segunda temporada de “Encantado´s”, original Globoplay. Na produção de humor, ele vive Miro Simpatia, grande parceiro de Leozinho, papel de Augusto Madeira, o amigo inseparável de Eraldo, de Luis Miranda. A série de humor aproveitou a semelhança entre Hélio e Luis Miranda, em uma situação de rusga entre Leozinho e Eraldo. “Eu simplesmente adorei fazer a participação e reencontrar esses amigos. Nos divertimos bastante. Há uma coisa curiosa de o Luis Miranda e eu sermos muito confundidos por aí. Então, agora, quando eu disser que participo da série sendo o Luis um dos protagonistas, essa confusão vai se formar totalmente. Na frente das câmeras, Miro Simpatia é um personagem muito parceiro do Leozinho, o que deixa o Eraldo muito enciumado. Tenho certeza de que vocês vão gostar dessa confusão divertida e animada”, explica Hélio.

Música na tevê

No dia 1º de maio, o “som brasil” ganha uma nova temporada. o programa musical será dedicado ao grupo Paralamas do Sucesso.

Mais humor

a nova temporada de “Cilada”, original Globoplay, estreia no dia 22 de maio. a produção de humor é estrelada por bruno mazzeo.

Tevê fechada

a quarta temporada de “dra darci” estreia no dia 11 de junho. o programa do multishow é estrelado por Tom Cavalcante.

Bola em campo

o sbT irá transmitir a partida entre real madrid e manchester City pelas quartas de final da UeFa Champions League. o jogo acontece no dia 9 de abril no estádio santiago bernabéu, na espanha.

Data de estreia

marcello antony poderá ser visto na série “da Ponte pra Lá”, original max. o drama investigativo estreia no próximo dia 4 de abril.

Segredos

No elenco de “desejo s a .”, Carol Castro vive a personagem Flavia. ela é uma típica executiva e dona de uma vida de sonhos, mas que tem uma questão pessoal que mantém em sigilo absoluto. a série nacional estreia no próximo dia 27, no star+.

Nome no elenco

andrey Lopes estará no elenco de “a Caverna e ncantada”, próxima novela infantil do sbT. Com estreia prevista para o segundo semestre, o folhetim conta com assinatura de Iris abravanel.

sábado, 23 de març o de 2024

Fã de carteirinha

Theresa Fonseca tem feito os bastidores de “renascer” efervescerem. a atriz tem defendido os rumos de mariana com unhas e dentes. “Virei piada nos camarins (risos). entro em discussões intermináveis para falar que a m ariana é bem-intencionada. s ou muito empolgada com essa história. É um privilégio participar de tudo isso”, celebra a atriz, que tem enfrentado um longo processo de trabalho nos estúdios. “É uma personagem complexa. m e desafia em lugares muito diferentes”, completa.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.