














Patriotismo não conjuga com vandalismo, terrorismo e outros “imos” antidemocráticos. A invasão aos Três Poderes e a depredação do patrimônio público não são pelo Brasil. Longe disso. Essa turma, que não aceitou a derrota de Bolsonaro nas urnas, esperneia pelo poder. Só isso. Então, que os rigores da lei sejam aplicados, sem direito a anistia. É o mínimo.
Os três senadores do Rio Grande do Norte apoiam a abertura de uma CPI para investigar os atos de vandalismo no Distrito Federal. Jean Paul Prates (PT), Styvenson Valentim (Podemos) e Zenaide Maia (PSD) disseram “sim” à iniciativa da senadora Soraya Thonicke (União Brasil).
O senador eleito Rogério Marinho (PL) usou as redes sociais para repudiar os atos antidemocráticos em Brasília, afirmando que “a democracia não admite a depredação e a barbárie”. De imediato, o deputado federal Rafael Motta (PSB), candidato a senador derrotado por Rogério, reagiu: “Fala isso pra o marginal de seu presidente que pegou o Guanabara para os Estados Unidos...” Pelo visto, Rafael ainda superou o fracasso nas urnas.
Os prefeitos de Mossoró e Natal, Allyson Bezerra (SDD) e Álvaro Dias (PSDB), tidos na cota do bolsonarismo, criticaram os atos terroristas de Brasília. Em suas redes sociais, Allyson escreveu: “É lamentável o que está acontecendo em Brasília”, para afirmar: “Muito triste para a história do nosso país ver cenas de destruição como as vivenciadas hoje.”
Nas eleições 2022, Allyson Bezerra, apesar de ter rasgado elogios ao então presidente Jair Bolsonaro (PL), “pelo o que está sendo feito ou o que foi feito pelo presidente da República”, declarou neutralidade na disputa à Presidência da República. Mas, foi para as ruas com Rogério Marinho (PL), o senador eleito do bolsonarismo.
Mais de 1/3 do secretariado de Allyson Bezerra é formado por mulheres, o que é muito bom para avançar a presença feminina em cargos de relevo na gestão pública: Hubeônia Alencar, na Educação; Morgana Dantas, Saúde; Larissa Maciel, Esportes; Janaina Holanda, Ouvidoria; Valéria Lima, Comunicação; Tatiane Paula, Finanças; Karolyne Souza, Administração.
>>
do primeiro escalão é ponto de partida do projeto de reeleição do prefeito de Mossoró
c ésAR sA ntos Da Redação
Com mudança no comando de 50% do secretariado, a reforma administrativa promovida pelo prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) é o ponto de partida do projeto de reeleição do chefe do Executivo. Ele sabe que não pode mais errar daqui pra frente e que tem o ano de 2023 para consolidar a sua gestão e chegar forte ao ano da sucessão municipal, em 2024.
O Diário Oficial do Município (DOM), edição de sábado, 7, publicou os atores que mudaram o comando de nove das 18 pastas do primeiro escalão. Trata-se da maior reforma já vista na administração municipal nas últimas décadas. E representa a tentativa do prefeito de melhorar o rendimento da máquina pública, principalmente em setores que não vinham rendendo.
É o caso da Secretaria da Assistência Social e Cidadania. Essa pasta recebeu o
quarto secretário, Erison Natecio, que é servidor da Uern e dono do instituto de pesquisa TS2. Ele entrou no lugar de Evanice Fernandes, que já havia substituído Thiago Henrique que, por sua vez, sucedeu à jornalista Janaína Holanda. Até aqui, o desenvolvimento social não conseguiu cumprir o seu papel, por isso, a mudança.
A troca de comando na Cultura é outra mudança importante, uma vez que o prefeito terá um titular mais próximo do seu entendimento administrativo e político. Saiu o professor da Uern Etevaldo Almeida, que é um militante do PT, partido que terá candidatura própria à Prefeitura de Mossoró em 2024, logo, adversário do prefeito. Entrou o baiano Igor Belleza Ferradaes, que apresenta currículo com trabalhos na Globo, mas que chegou a Mossoró como franqueado da rede Sorridents. A Cultura é responsável pelo maior evento popular do RN, o Cidade Junina, que deve ga-
nhar uma nova roupagem este ano, se depender da vontade de Allyson.
As outras mudanças não representaram tanto impacto, uma vez que ocorreram em cargos em que os novos titulares já faziam parte do governo ou são posições técnicas, que não afetam o processo político-eleitoral que Allyson Bezerra começa a conduzir.
O prefeito reuniu o secretariado nesta segundafeira, 9, no Palácio da Resistência. Falou sobre o planejamento e metas para 2023, destacando que o objetivo maior é executar o projeto “Mossoró Realiza”, lançado no final de 2022. O projeto versa sobre uma série de investimentos, principalmente em infraestrutura, que serão bancados pelas operações de créditos que o Executivo está autorizado a realizar. Os empréstimos podem chegar a quase meio bilhão de reais.
Allyson pediu uma atenção especial às secretarias
de Planejamento e a de Projetos Estratégicos, que têm como titulares o advogado Kadson Eduardo e Almir Mariano, dos quadros da Ufersa. “São duas pastas estratégicas na formulação, acompanhamento dos convênios, captação de recursos e, principalmente, na execução dos projetos que estão sendo pensados e que foram apresentados à sociedade mossoroense”, explicou o prefeito. “Vai ser um ano marcado pela realização de obras e concretização das que estão em andamento”, disse o chefe do Executivo Municipal”, previu.
Outro ponto destacado na primeira reunião da nova composição do secretariado foi a ampliação do número de mulheres no primeiro escalão. “Temos uma presença muito forte das mulheres. Chegamos ao número de sete participando ativamente do nosso governo em posições estratégicas que historicamente foram ocupadas por homens no nosso município”, destacou.
Prefeito Allyson Bezerra realizou a primeira reunião com a nova composição de sua equipe de auxiliaresOs presidentes dos Três Poderes da República divulgaram, nesta segunda-feira, 9, uma nota conjunta em defesa da democracia. No texto, eles dizem rejeitar os “atos terroristas, de vandalismo, criminosos e golpistas”.
“Estamos unidos para que as providências institucionais sejam tomadas, nos termos das leis brasileiras”, diz a nota, que foi publicada no perfil oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em redes socais. “Conclamamos a sociedade a manter a serenidade, em defesa da paz, e da democracia em nossa pátria”.
Além de Lula, assinaram a nota o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o presidente em exercício do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), e a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber.
“Conclamamos a sociedade a manter a serenidade, em defesa da paz e da democracia em nossa pátria. O país precisa de normalidade, respeito e trabalho para o progresso e justiça social da nação”, conclui o texto.
Os presidentes se reuniram depois que as sedes de Executivo, Legislativo e Judiciário foram invadidas na tarde de domingo, 8, e depredadas por vândalos e pessoas que não aceitam o resultado das eleições do ano passado e pedem um golpe militar no país.
Também participaram o ministro da Defesa, José
Múcio, e o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, além dos ministros do STF Luís Roberto Barroso e Dias Toffoli.
No domingo, 8, bolsonaristas radicais invadiram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, após entrar em confronto com a Polícia Militar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Os participantes de atos antidemocráticos estavam com pedaços de paus e pedras.
Policiais militares tentaram conter os bolsonaristas com uso de spray de pimenta, no entanto, eles invadiram a área de con -
tenção que cercava o Congresso Nacional. Imagens do local mostram que um veículo da Polícia Legislativa caiu no espelho d’água do Congresso.
Vidraças da sede do Congresso foram quebradas. Os bolsonaristas radicais alcançaram o Salão Verde da Câmara dos Deputados, área que dá acesso ao plenário da Casa.
Os policiais também usaram bombas de efeito moral na tentativa de conter os participantes do ato antidemocrático. Até a última atualização desta publicação, a Polícia Militar ainda não havia se manifestado sobre a invasão.
Após a invasão ao Congresso Nacional, os bolsonaristas radicais também
invadiram o Supremo Tribunal Federal (STF). Os participantes do ato antidemocrático quebraram vidros da fachada, entraram no prédio e chegaram até o plenário.
No Palácio do Planalto, os bolsonaristas radicais chegaram até o quarto andar e depredaram a sede do Poder Executivo.
Com os atos antidemocráticos, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), decretou intervenção federal na área de segurança pública do Distrito Federal para manter a ordem pública.
“O ob jetivo da intervenção é pôr termo a grave comprometimento da
ordem pública no Estado no Distrito Federal, marcada por atos de violência e invasão a prédios públicos”, diz o decreto lido por Lula.
!
No Palácio do Planalto, os bolsonaristas radicais chegaram até o quarto andar e depredaram a sede do Poder Executivo
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) enviou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes um pedido de extradição imediata dos Estados Unidos para o Brasil do expresidente Jair Bolsonaro (PL), além de prisão preventiva no caso de descumpri-
mento desta determinação.
Calheiros afirma que Bolsonaro tem “participação ativa e responsabilidade” nos ataques terroristas ao Congresso Nacional, ao Palácio do Planalto e ao STF. No documento, o senador também pede que se inclua Bolsonaro como investigado
nos ataques terroristas.
Calheiros quer ainda que Bolsonaro dê explicações sobre “sua participação nos atos antidemocráticos” e “acerca de sua reunião ocorrida em Orlando” com Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e, agora, ex-secretário de Se-
gurança Pública do Distrito Federal.
O quE EsTá NO PEDIDO
- Inclusão de Jair Bolsonaro como investigado no inquérito;
- Intimação urgente para dê explicações às Autoridades Brasileiras acerca de sua participação nos atos antidemocráticos, notadamente, mas não apenas, acerca de sua reunião ocorrida em Orlando com Anderson Torres;
- Determinação do seu re-
torno imediato de Bolsonaro ao Brasil, no prazo de 72 horas;
- Em caso de descumprimento à ordem de retorno ao território brasileiro no prazo estipulado, requer seja decretada sua prisão preventiva;
- Por fim, para dar cumprimento à eventual prisão preventiva, pediu a extradição do ex-presidente, nos termos do Tratado de Extradição entre os Estados Unidos do Brasil e os Estados Unidos da América (Decreto Nº 55.750, de 11 de fevereiro de 1965).
Afastado por 90 dias do cargo de governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha comentoua decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, de afastá-lo.“Respeito a decisão, mas reitero minha fé na Justiça e nas instituições democráticas. Vou aguardar com serenidade a decisão sobre as responsabilidades nos lamentáveis fatos que ocorreram em nossa Capital”, disse Ibaneis em postagem no Twitter.
A vice-governadora Celina Leão (Progressistas assumiu o governo do Distrito Federal nesta segunda-feira, 9.
Celina Leão tem 45 anos, é natural de Goiânia, em Goiás, e é administr adora. Durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ela o apoiou em diversas ocasiões, como na campanha de reeleição do ex-mandatário, em que atuou ativamente.
Ibaneis reafirmou sua inabalável defesa e crença nas instituições, no Estado de Direito Democrático, na observância das leis e da Constituição, princípios que, segundo ele, forjaram sua carreira de advogado e homem público.
“Confio que ao curso da apuração de responsabilidades será devidamente esclarecido o papel de cada um dos agentes públicos, bem como a inteira disposição do Governo do Distrito Federal no sentido de evitar todo e qualquer ato que atentasse contra o patrimônio público de nossa Capital, jamais esperando que a situação atingisse o ponto a que, infelizmente, assistimos”, disse.
Ibaneis expressou ainda “veemente repúdio às cenas de barbarismo amplamente divulgadas” e disse que é necessário buscar a responsabilização “de toda a rede que possa existir de financiamento de atos antidemocráticos, observando-se, por óbvio, o devido processo legal”.
O governador afastado reiterou solidariedade aos presidentes e integrantes dos Poderes constituídos, “na certeza de que sairá a democracia fortalecida perante os olhos do mundo, do povo do Distrito Federal e de todo o Brasil”.
>> Os presidentes se reuniram depois que as sedes do Executivo, Legislativo e Judiciário foram invadidas na tarde de domingo
Em fevereiro de 2021, um ano antes da disputa eleitoral, o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), por meio de artigo assinado por seu diretor, Athayde Motta, alertou que a conjuntura política que vive o Brasil estava caminhando para a desmoralização do Estado Democrático de Direito. Episódios antidemocráticos que surgiam naquele momento eram como se os brasileiros estivessem em teste para ver até quando o país suportaria “esticar a corda”.
Athayde escreveu naquela ocasião:
“A tensão e a disputa sempre fizeram – e sempre farão – parte do jogo democrático e da defesa de interesses diversos da sociedade. Mas a regra a que todos(as) estamos submetidos(as) é o absoluto cumprimento da Constituição Federal.
As ameaças aos membros do Supremo Tribunal Federal, o pedido de fechamento da instituição e o incentivo à desordem política que levaram à prisão do deputado
Daniel Silveira (PSL/RJ), deixaram de ser fatos inimagináveis em uma democracia e assumem ares de liberdade de expressão. Não são. A Constituição Federal proíbe qualquer ameaça ao nosso regime político e prevê pena de prisão para quem descumprir esse dispositivo.
Outros episódios, envolvendo Sara Winter, a ativista e youtuber que perdeu a eleição para deputada federal pelo Rio de Janeiro em 2018, e o blogueiro Oswaldo Eustáquio, que foi assessor da ministra Damares Alves, da Família, Mulher e Direitos Humanos, seguem a mesma arquitetura. Ambos chegaram a ser presos em 2020 e ainda respondem pela organização de atos antidemocráticos que pediam intervenção militar e o fechamento do STF e do Congresso Nacional.
É contra esse tipo de crime, que vem sendo tratado como liberdade de expressão ou direito de opinião, que devemos nos opor e pedir rigor nas investigações.
Fosse vivo, o sociólogo e ativista dos direitos humanos Betinho estaria – certamente – chamando por uma grande manifestação contra qualquer ameaça à nossa democracia, imperfeita, mas que nos garante divergir e lutar por um Brasil melhor
e mais inclusivo para todos e todas. Betinho morreu, mas sua lição permanece: um país não existe como nação se não for pela democracia”.
Pois bem.
As instituições brasileiras não foram capazes de evitar o ataque criminoso ao País no domingo, 8. Terroristas, vândalos e outras espécies, mascarados de patriotas, agrediram a Democracia de morte quando invadiram os Três Poderes promovendo a desordem. Eles materializaram o que Athayde Motta havia previsto naquele artigo de fevereiro de 2021. Os brasileiros e as instituições constituídas pagaram para ver.
Agora, como bem observou o jornalista Josias de Sousa, “o Brasil tornou-se um lugar ideal no mapa para a implantação de uma democracia renovada. Caos não falta”.
E sugeriu: “A reconstrução institucional envolve dois estágios: a reforma das instalações depredadas do Planalto, do Congresso e do Supremo Tribunal Federal e a remoção do lixo democrático.”
A reforma das instalações depredadas é a única certeza. Quanto ao lixo democrático...
Nesta data, em 2001, a Repav iniciava a construção do Ginásio Poliesportivo Pedro Ciarlini, obra da terceira gestão da exprefeita Rosalba Ciarlini. O ginásio foi inaugurado dois anos depois.
Na entrevista ao “Cafezinho com César Santos”, Lawrence Amorim (SDD) deixou claro que aceita a missão eleitoral a ele delegada por seu grupo político em 2024. Ou seja, se for indicado para ser o vice na chapa do prefeito Allyson Bezerra (SDD), aceitará a missão. Lawrence tem a simpatia do grupo político liderado pelo prefeito.
A reforma do secretariado é um passo largo que o prefeito Allyson Bezerra dá em busca da reeleição. Ele injeta sangue novo e motiva aos que já estavam para fazer a máquina funcionar. O ano de 2023, pré-eleitoral, será decisivo para o chefe do Palácio consolidar seu projeto.
As forças de segurança em Mossoró não terão trabalho para remover estruturas bolsonaristas nas ruas. Os manifestantes a favor do ex-presidente voltaram para casa no último dia de 2022, desmontando o acampamento que funcionava em frente ao Tiro de Guerra. Em Natal, o Estado cumpre determinação do ministro Alexandre de Moraes (STF), desmontando tendas antidemocráticas.
Parlamentares bolsonaristas que participaram ou incentivaram os atos no Distrito Federal serão denunciados. Do Rio Grande do Norte, o deputado reeleito General Girão (PL) tem situação, no mínimo, complicada. O Senado também vai instaurar uma CPI para investigar os atos terroristas. Os senadores do RN, Jean Paul, Zenaide Maia e Styvenson Valentim, apoiam o pedido de CPI.
Oex-presidente Jair Bolsonaro, que deixou o país no último dia 30 de dezembro, antes do fim do mandato, foi internado em um hospital no estado da Flórida, nos Estados Unidos (EUA), onde foi passar uma temporada. A informação foi confirmada pela esposa do ex-presidente, Michelle Bolsonaro, em uma postagem nas redes sociais.
“Meus queridos, venho informar que o meu marido Jair Bolsonaro se encontra em observação no hospital, em razão de um desconforto abdominal decorrente das sequelas da facada que levou em 2018 de um ex-filiado ao PSOL. Estamos em oração pela saúde dele e pelo Brasil. Deus nos abençoe”, escreveu. Ela não informou o local da internação.
Desde que sofreu o atentado, durante a campanha eleitoral de 2018, Bolsonaro passou por pelo menos sete
A Caern suspendeu o abastecimento de água em 15 bairros e no centro da cidade de Mossoró, para realizar serviço de manutenção na adutora Jerônimo Rosado. O trabalho será concluído hoje e o serviço voltará à normalidade em 72 horas.
A polícia do trânsito precisa - e deve - organizar melhor o movimento de carros em Tibau. O fim de semana foi uma loucura. O excesso de carros e a falta de educação provocaram o caos.
A Jovem Pan de São Paulo vai ser investigada pelo Ministério Público Federal (MPF) por suposto incentivo a atos terroristas no Distrito Federal. O foco da investigação será a veiculação de notícias falsas e comentários abusivos pela emissora.
Roberto Dinamite foi o maior jogador na história do Vasco e provavelmente não aparecerá outro igual. Foram 708 gols e títulos com a camisa cruzmaltina. Ele atuou em 1.110 jogos. No domingo, 8, ele perdeu a batalha contra um câncer, aos 68 anos.
em Brasília:
internações cirúrgicas e de recuperação.
Esta nova internação ocorre um dia depois de extremistas invadirem e depredarem os prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF). Os autores dos atos antidemocráticos são apoiadores do ex-presidente e não aceitam a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva. Bolsonaro chegou a se pronunciar ainda no domingo, 8, dizendo repudiar os atos ocorridos
“Manifestações pacíficas, na forma da lei, fazem parte da democracia. Contudo, depredações e invasões de prédios públicos como ocorridos no dia de hoje, assim como os praticados pela esquerda em 2013 e 2017, fogem à regra”, escreveu.
“Ao longo do meu mandato, sempre estive dentro das quatro linhas da Constituição respeitando e defendendo as leis, a democracia, a transparência e a nossa sagrada liberdade. No mais, repudio as acusações, sem provas, a mim atribuídas por parte do atual chefe do executivo do Brasil”, complementou.
As caravanas que invadiram o Distrito Federal foram organizadas em grupos de WhatsApp. Qualquer cidadão tinha acesso. Daí, a pergunta: onde estava o Estado e por qual motivo não tomou providências para impedir os atos terroristas na capital federal? As investigações devem apresentar respostas.
Os ataques aos Três Poderes atingiram de morte a candidatura de Rogério Marinho (PL) à presidência do Senado. Tornou-se impensável ter um bolsonarista na presidência do Congresso. O senador potiguar deve retirar o seu nome da disputa.
Não podemos negociar a independência dos Três Poderes estabelecidos.”ATHAYDE MOTTA Diretor do Ibase, em fevereiro de 2021, prevendo que o pior iria acontecer no Brasil.
>> Ministro da Justiça, Flávio Dino atribui ao governo do Distrito Federal as responsabilidades dos atos terroristas
sede da CDL Mossoró, às 18h para deliberar sobre os seguintes assuntos:
SEDE PRÓPRIA
Oministro da Justiça, Flávio Dino, atribuiu ao governo do Distrito Federal as responsabilidades dos atos terroristas vistos domingo, 8, na Esplanada dos Ministérios. Segundo ele, a mudança de planejamento das forças de segurança pública do DF foi determinante para possibilitar a invasão e destruição dos prédios públicos.
Em coletiva de imprensa, realizada nesta segunda-feira, 9, no Ministério da Justiça, Dino relatou uma reunião prévia entre forças federais e distritais para acertar o planejamento operacional. Essa reunião ocorreu no fim da semana e ficou acertado
que os manifestantes não entrariam na Esplanada, haveria um bloqueio no caminho que leva ao Congresso Nacional e à Praça dos Três Poderes.
“Infelizmente, houve uma avaliação das autoridades locais de que seria possível, na última hora, mudar o planejamento. Esse planejamento foi modificado e isso ensejou que essas pessoas descessem até próximo do Congresso Nacional e, em seguida, o descontrole que vocês viram”, afirmou Dino. Ele evitou dizer que essa mudança de planejamento foi criminosa, mas disse que a tragédia ocorrida anteontem poderia ter sido evitada se o combinado com o governo federal tivesse sido cumprido.
“O que eu vi era que o
contingente policial estava absolutamente desconforme com a decisão tomada de deixar que eles descessem a Esplanada. Tanto é que quando os efetivos foram ampliados, uma hora e meia após o início dos episódios, rapidamente a situação foi controlada. O que mostra que era absolutamente evitável se não fosse uma mudança de planejamento de última hora”. O ministro afirmou que as razões dessa mudança estão sendo investigadas.
Dino disse ainda que pretende devolver a gestão da segurança pública do DF, agora sob intervenção federal, ao governo local “o quanto antes”. Segundo ele, haverá “revisão” nas polícias do DF, sobretudo na Polícia Militar. Imagens da invasão
mostram policiais inertes, permitindo os vândalos invadirem o Congresso Nacional sem serem incomodados.
Dino anunciou ainda o incremento de cerca de 500 policiais da Força Nacional de outros estados, que chegarão a Brasília para atuar na segurança da Esplanada e da Praça dos Três Poderes. Com isso, a polícia militar do DF retomará suas atividades de rotina. “Nós recebemos a colaboração de governadores de aproximadamente dez estados, que já enviaram contingentes mobilizados por Portaria que eu editei ontem (domingo) e vou editar outras, para fortalecimento da Força Nacional”.
chamadas para prestar esclarecimentos, porque são pessoas que contrataram ônibus que não eram para excursões turísticas”, afirmou Dino.
O ministro Flávio Dino afirmou que o governo identificou em cerca de dez estados do país financiadores dos atos terroristas promovidos por bolsonaristas radicais em Brasília.
Dino foi questionado por jornalistas sobre a identificação dos financiadores dos atos e respondeu: “São
10 [estados em que financiadores foram identificados]. Mais ou menos”.
O ministro não deu mais detalhes, como nome dos financiadores e de quais unidades da federação eles são.
Ele explicou que já tem a relação de pessoas que contrataram ônibus que
podem ter transportado terroristas a Brasília.
“Não é possível ainda distinguir, nitidamente, responsabilidades quanto ao financiamento. O que é possível afirmar cabalmente é que havia financiamento. Temos a relação de todos os contratantes dos ônibus, todas essas pessoas serão
“Então, essas pessoas, nós temos essa relação, a Polícia Rodoviária Federal forneceu à Polícia Federal, de todos aqueles que contrataram ônibus que vieram para Brasília nesse período e serão chamados prestar esclarecimentos. E esse é o primeiro caminho pra identificar os chamados financiadores”, acrescentou o ministro da Justiça.
a. Inserção do art. 57-A no Estatuto da CDL Mossoró, com a seguinte redação:
Rua Alfredo Fernandes, 292, Centro, Mossoró/RN - CEP: 59.600-180 www.cdlmossoro.com.br - e-mail: cdlmossoro@uol.com Tel: (84) 3422-0300
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró, por sua Diretoria, convoca os seus associados para a "Assembleia Geral Extraordinária", a realizar-se no dia 2 de fevereiro de 2023, na sala de reunião da diretoria na sede da CDL Mossoró, às 18h, para deliberar sobre os seguintes assuntos:
Art. 57-A. Os mandatos atuais do Presidente, do Vice-Presidente e da Diretoria da CDL Mossoró, em consonância com o art. 142 do Estatuto vigente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL, são prorrogados impreterivelmente até 31/12/2025, ano em que obrigatoriamente serão realizadas eleições, ficando o presente Estatuto como comprovação da representação, posse e prazo do mandato para os fins de direito, inclusive perante órgãos públicos e instituições financeiras.
a. Inserção do Art. 57-A no Estatuto da CDL Mossoró, com a seguinte redação: Art. 57-A. Os mandatos atuais do Presidente, do Vice-presidente e da Diretoria da CDL Mossoró, em consonância com o art. 142 do Estatuto vigente da Confederação Nacional de Dirigentes LojistasCNDL, são prorrogados impreterivelmente até 31/12/2025, ano em que obrigatoriamente serão realizadas eleições, ficando o presente Estatuto como comprovação da representação, posse e prazo do mandato para os fins de direito, inclusive perante órgãos públicos e instituições financeiras.
b. Outros assuntos de interesse da categoria.
b. Outros assuntos de interesse da categoria.
Mossoró-RN, 10 de janeiro de 2023.
Governo identifica em 10 estados financiadores de manifestaçõesMarcelo Brandão Repórter da Agência Brasil atos terroristas no distrito Federal atingiram os três Poderes Marcelo Camargo/ABr
Segundo Dino, a mudança de planejamento das forças de segurança pública do DF foi determinante para possibilitar a invasão
R$ 141,29 milhões de Pernambuco; R$ 76,2 milhões de Goiás; R$ 60,27 milhões do Rio Grande do Sul; R$ 57,57 milhões do Maranhão; R$ 43,39 milhões do Piauí; R$ 24,98 milhões de Alagoas e R$ 32,06 milhões do município de Taubaté (SP).
pensa os calotes, mas desconta o valor coberto com bloqueios de repasses federais ordinários, além de impedir novos financiamentos.
uciano n ascimen To repórter da agência BrasilOgoverno federal pagou R$ 1,08 bilhão em dívidas atrasadas de estados e municípios, em dezembro, informou a Secretaria do Tesouro Nacional. Os números dizem respeitos às dívidas garantidas pela União e não honradas por sete estados e constam do Relatório de Garantias Honradas pela União em operações de crédito.
Foram R$ 643,62 milhões relativos à inadimplência do Rio de Janeiro;
aristida603@hotmail.com
Opresidente Lula reuniu-se, sexta passada, com o seu ministério, e eu ouvi tudo, pela televisão. Objetivo: pedir empenho no cumprimento das metas do governo relativas à reestruturação do país. Terminada a fala presidencial, falou um dos ministros – não prestei atenção de que pasta. Pelo que me toca, não gostei fala do senhor ministro.
Começou dizendo que o aposentado, já no início do atual governo, passa a receber um salário mínimo real. Ora, façame o favor. Em verdade, não houve aumento real do salário mínimo, e sim, a reposição regular. O que outra coisa não quer dizer senão a continuidade de um salário de fome. Macaco velho, de logo captei, aí, um espécie de empulhação.
Mas isso é outra história. E então, fiquei-me a pensar nas profundas desigualdades, econômicas e sociais, tão evidentes e sensíveis em nosso país. É que as garantias individuais, estabelecidas na Constituição Federal, também, e de forma inequívoca, se podem interpretar a termos de empulhação. Tanto assim que somos um país de maioria marginalizada.
Não existe neste país a democrática distribuição da renda, e se assim é, como de fato o é, por força do regime oficial, político e administrativo, custa-me crer que, dentro do regime vigente, seja possível a reestruturação do nosso país. Que, sem que dúvida nenhuma possa haver, tem de passar necessariamente pela distribuição da renda, sem contemplações.
Pode-se ver que, dessa antidemocrática, e desumana, dis-
Dúvida nenhuma possa haver, o expresidente Bolsonaro está moralmente presente no terrorismo praticado, domingo agora, 8, contra as instituições democráticas. Como não há dúvida do incentivo de autoridades do governo, em função e já passadas.
tribuição da renda, em favor de poucos, ou dito melhor, da elite dominante, é que derivam essas profundas desigualdades, imperativas em nosso país, desde os começos da República. No entanto, reina um silêncio total sobre o assunto, vezes falado, mas sem demonstração de propósito firmado.
Pois como já disse em outras ocasiões, lembra? não pode haver justiça social em um país, como é o caso do nosso, em que não se faz a democrática distribuição da renda. Com acesso a bens econômicos e sociais. Tudo o mais, repito, se resume em simples empulhação das classes desfavorecidas. E a não ser por aí, não parece plausível a organização anunciada.
De outro modo, amigo velho, tudo me parece muito nebuloso. Seja: absolutamente impraticável. Bom, até admito que, além da justa e razoável distribuição da renda, possa haver uma certa melhoria nas condições de vida das classes desfavorecidas, e já será uma boa, ante a miséria em que vive a maioria marginada. Evidente que o regime só pode permitir até aí.
Não sei, não; mas quero crer que o nosso país, ditado pela elite dominante, que pode tudo, como quer e como pode, ainda andará muito longe de transformar-se num país sem essas tão profundas desigualdades. Assim, não consigo entender essa reestruturação do país, prometida e anunciada pelo governo presente. Certas melhorias, tudo bem – é possível. E é de esperar.
jusTiÇa - 2
No acumulado do ano de 2022, a União honrou R$ 9,78 bilhões em dívidas garantidas de entes subnacionais. Os maiores valores pagos foram para os estados do Rio de Janeiro (R$ 3,98 bilhões, ou 40,64% do total), de Minas Gerais (R$ 1,98 bilhão, ou 20,23% do total), de Goiás (R$ 1,29 bilhão, ou 13,17% do total) e do Rio Grande do Sul (R$ 886,57 milhões, ou 9,06% do total).
No total, desde 2016, a União pagou R$ 51,69 bilhões para honrar garantias em operações de crédito.
As garantias representam os ativos oferecidos pela União – representada pelo Tesouro Nacional - para cobrir eventuais calotes em empréstimos e financiamentos dos estados, municípios e outras entidades com bancos nacionais ou instituições estrangeiras, como o BID, Bird e o Banco Mundial. Como garantidor das operações, ele é comunicado pelos credores de que não houve a quitação de determinada parcela do contrato.
Caso o ente não cumpra suas obrigações no prazo estipulado, o Tesouro com-
A Secretaria do Tesouro disse que monitora os eventuais atrasos de pagamentos dos contratos garantidos pela União, estabelecendo prazos para regularização das pendências, bem como “alertando os devedores para as sanções, penalidades e consequências previstas nos contratos e na legislação pertinente.”
Caso o ente federativo não acerte as pendências, a exemplo dos casos de honra de aval ou de atraso nos pagamentos de operações de crédito garantidas, ele fica impedido de obter garantia da União para novos contratos de financiamento por até 12 meses.
Há casos, entretanto, de bloqueio na execução das contragarantias, em razão de decisões judiciais. A secretaria esclarece, entretanto, que o valor de cada garantia honrada é atualizada diariamente pela Selic, a taxa básica de juros, a partir da data da honra.
“A União também está impedida de executar contragarantias devido a algumas decisões judiciais. Tais contragarantias referemse a garantias honradas dos estados de Alagoas, Maranhão, Pernambuco e Piauí, além do município de Taubaté-SP,” informou a Secretaria do Tesouro.
Há que proceder-se à apuração dessas responsabilidades, e que os responsáveis pelo vandalismo do domingo passado venham a ser rigorosamente punidos, na forma da lei. Ou não será possível governar este país, pacificamente. Os culpados são visíveis.
Muito acertadamente, o ministro Alexandre de Morais decretou a suspensão do governador Distrito Federal, Ibanez Rocha, por noventa dias, suspeito de omissão quanto a providências e de conivência com os terroristas.
Se já disse, paciência. A grande romancista cearense Rachel de Queiroz, por sinal muito admirada por Manuel Bandeira, ela ao lado de José Lins do Rego, tinha como ideal de linguagem a mistura da língua padrão com a língua da oralidade. Ela dizia assim. E, realmente, ninguém melhor do que ela realizou semelhante ideal de escrita, sem, no entanto, descambar para os excessos de determinados modernistas, que escrevem em língua de tropeiro goiano (com todo o respeito a essa categoria profissional, tão a cara do Brasil). Com isso, Rachel de Queiroz trouxe ao português brasileiro uma valiosíssima contribuição, como a riqueza do léxico e a leveza da sintaxe. Quem que não lê, com grande prazer estético, a romancista de – O quinze, João Miguel e Caminho de pedras? Então, é isto: vale a pena observar o ideal de linguagem de Rachel de Queiroz, e que foi também o ideal de linguagem do romancista português Eça de Queiroz.
luciano n ascimen To repórter da agência Brasil
A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) –considerada a inflação oficial do país –, passou de 5,31% na semana passada para 5,36% nesta segundafeira, 9. Para 2024 e 2025, as projeções são de inflação em 3,7% e 3,3%, respectivamente.
As estimativas constam do Boletim Focus, pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.
Para alcançar a meta de inflação, o BC usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 13,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A taxa está no maior nível desde janeiro de 2017, quando estava nesse mesmo patamar.
A próxima reunião do Copom está marcada para
31 de janeiro e 1° de fevereiro deste ano. Para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic seja mantida na primeira reunião do ano. Para o fim do ano, a estimativa é de que a taxa básica fique caia para 12,25% ao ano – mesma estimativa da semana passada. Já para 2024 e 2025, a previsão do mercado é de que a Selic fique em 9,25% ao ano e 8% ao ano, respectivamente.
Para este ano, a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – passa de 0,80%, na semana passada, para 0,78%. Para 2024, o mercado financeiro manteve estável a expectativa de crescimento da economia em 1,5%. Para 2025, estimativa ficou em 1,90%.
Já a projeção para a cotação do dólar para este ano ficou em R$ 5,28. Para 2024 e 2025, a projeção é de que a moeda fique em R$ 5,30.
estimativa para inflação sobe de 5,31% para 5,36% este ano
>> o s números dizem respeitos às dívidas garantidas pela União e não honradas por sete estados
No Natal celebrado, há poucos dias, as luzes e os cânticos anunciaram a alegria da Vida, o sorriso encantador da esperança e a certeza inefável da vitória. E tudo isto é, a um só tempo, tão simples e frágil, grandioso e resplandecente. É o precônio do verdadeiro Ano Novo, pois a grande e perene novidade é a Encarnação de Cristo, Deus entre nós. No limiar de mais um ciclo do tempo, ainda envolvidos pelos problemas, angústias, conflitos, crises e expectativas que atingiram o Brasil hodierno, vale recordar as palavras do profeta Isaías: “A quantas está a noite? A sentinela responde: Não tardará o amanhecer” (Is 21, 12). Como será o ano vindouro? Mesmo que tenhamos muitos planos, a sua concretização inquieta-nos diante das incertezas do amanhã. O romper de um ano lança-nos sempre um desafio, enfrentado satisfatoriamente apenas com a graça divina. Há encontros e confrontos, em que nos deparamos com projetos e dúvidas, o desejado e o desconhecido. É o futuro cronológico dos homens, presente nas entranhas da eternidade do Pai.
Durante 2022, vivemos momentos difíceis e conturbados. Quem sabe se neste ano, seremos capazes de entender a mensagem natalina e colocar em prática as palavras de Cristo. Este pregou um mundo, onde haja lugar digno para todos: crianças, idosos, doentes, pobres e excluídos pela sociedade. Só viverá a lição do Natal e desejará verdadeiramente um Feliz Ano Novo, quem for capaz de compreender que nosso Deus é a plenitude do amor, da ternura e misericórdia.
É lugar comum externar votos de um feliz Natal e próspero ano. Mas, por vezes, isto soa como uma expressão meramente formal, um chavão desgastado, um gesto pá -
lido de afeto. O augúrio de paz deve brotar da sinceridade de nosso coração. Mister se faz que tais manifestações estejam arraigadas no esforço de todos para construir uma sociedade onde reinem o respeito, a solidariedade e a fraternidade. As formas de dignidade humana devem abranger a razão da nossa alegria e da efusão de nossos sentimentos na beleza dos fogos de artifício, iluminando a noite e saudando o alvorecer do ano que começa.
No dia primeiro de janeiro, os católicos veneram Maria Santíssima sob a invocação ou o título de Mãe de Deus. Na aurora de mais
um tempo, deseja a Igreja apontar Nossa Senhora como a nova humanidade. O mundo marcado de erros e desacertos necessita conhecer melhor Aquela que é isenta de maldade. A sociedade imperfeita e iníqua precisa reconhecer sua pureza e a justiça de Deus. Em Maria, nasce um novo tempo, marcado de esperança. É um convite a reiniciar a vida e a história. São estes os sentimentos que devem aflorar à consciência dos cristãos. Maria Santíssima gerou a permanente novidade: o Emanuel, Deus conosco. Ela é genitora da Luz e da Vida. Um mundo diferente e renovado se
inspira na vivência do seu exemplo. A Virgem de Nazaré é a nova cronologia, porque nos presenteou Cristo, sacramento vivo do Eterno, portador do perdão e da paz. Assim, faz sentido celebrar Nossa Senhora, no início de janeiro.
No raiar de um novo ano, a harmonia deve ser o grande dom que aspiramos para nossas vidas e a sociedade. Queira Deus, recebamos, em todos os momentos de 2023, a bênção bíblica, retomada por São Francisco de Assis: “O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça resplandecer a sua face sobre ti, e tenha misericórdia
de ti. O Senhor levante sobre ti o seu rosto, e te dê a sua Paz” (Nm 6, 24-26). Rezemos fervorosamente para que o “fruto bendito do ventre de Maria” seja mais reconhecido e amado. A Palavra por Ela gerada seja ardorosamente escutada e vivida. O amor por Ele pregado seja compreendido e transmitido. O perdão trazido aos homens pela prodigalidade divina seja repartido. A doçura e a misericórdia do Eterno substituam a insensibilidade e o egoísmo. Assim, haveremos de sentir que teremos um ano de graça e paz, que vêm de Jesus Cristo, Salvador do Mundo.
>> Nesta fase, pais e responsáveis podem solicitar a transferência dos alunos para outras escolas da rede municipal, estadual ou particular de ensino
conFira a docuMenTação necessária para a eFeTivação da MaTrícula na nova unidade de ensino:
a) Certidão de Nascimento, CPF, Cartão de Vacina atualizado, Cartão sUs ou outro comprovante de identidade (cópia);
b) Identidade e CPF dos pais e/ou responsáveis pela matrícula;
c) Histórico escolar, quando for o caso;
d) Comprovante de residência, em Mossoró, em nome do pai/mãe ou responsável (cópia); e) Cartão do Programa Bolsa Família / Auxílio Brasil do responsável - caso a criança/aluno seja beneficiário;
f) Folha resumo do Cadastro Único contendo o número do NIs da criança - caso o aluno seja beneficiário, (item obrigatório para aqueles que precisam comprovar vulnerabilidade econômica);
g) Declaração expedida pela Unidade de ensino onde o/a aluno/a estudou anteriormente, que terá validade de 30 (trinta) dias, prazo em que deve ser apresentado o Histórico escolar, quando for o caso;
Apartir desta terçafeira, 10 de janeiro, os pais e responsáveis de alunos da rede municipal de ensino já podem solicitar a transferência dos estudantes matriculados para outras escolas municipais ou para escolas particulares ou da rede estadual. Essa é mais uma fase do calendário de matrículas divulgado pela Secretaria Municipal de Educação, que segue até a próxima sexta-feira, 13.
A solicitação de transferência deve ser solicitada de forma virtual, no Portal dos Pais e/ou Responsáveis, disponível no sistema de matrículas e que pode ser acessado por meio do Mossoró Digital. Ao acessar o portal, o usuário deve clicar na aba “Entrar no Sistema” e, em seguida, no espaço “Familiares”.
“As transferências acontecem nos casos de
mudança de domicílio, quando não há oferta do ano subsequente de ensino e por escolha, ou seja, quando o pai ou responsável opta por pleitear uma vaga em outra unidade de ensino, da Rede Municipal ou não”, informa a Secretaria de Educação sobre essa fase de matrículas.
Após a solicitação feita na plataforma digital, os pais ou responsáveis têm até três dias para comparecer à unidade de ensino a qual foi solicitada a transferência (caso seja da rede municipal), com a comprovação de transferência e documentação elencada no edital publicado no Jornal Oficial do Município (JOM) em 12 de dezembro de 2022. “O não comparecimento com a devida documentação, inclusive as obrigatórias, dentro do prazo estabelecido, em qualquer uma das etapas da matrícula, será compre-
endido como desistência de vaga e a solicitação será cancelada”, informa o edital.
A fase seguinte é a matrícula de novos alunos, solicitação que será realizada de forma on-line no período de 17 a 26 de janeiro e será dividida em duas etapas: matrícula de novos alunos com comprovada vulnerabilidade econômica (de 17 a 20 de janeiro) e matrícula de novos alunos sem comprovada vulnerabilidade econômica (de 24 a 26 de janeiro), sendo esta última etapa condicionada à existência de vagas remanescentes da fase anterior.
Vencidas todas as etapas de matrículas, havendo vagas remanescentes nas unidades de ensino, será publicada portaria específica para preenchimento dessas vagas. Para o ingresso na Pré-Escola, a criança deverá ter idade
de 4 anos completos, até o dia 31 de março do ano de 2023. Para o ingresso no primeiro ano do Ensino Fundamental, a criança deverá ter idade de 6 anos completos até o dia 31 de março do ano que vem.
h) Laudo médico, em caso dos/as alunos/as com deficiência, transtorno do espectro Autista (teA) ou com Altas Habilidades/superdotação (item obrigatório para aqueles que necessitam comprovar deficiência);
i) Comprovante de trabalho nos dois turnos, Carteira de trabalho assinada ou declaração do empregador (item obrigatório para as mães que pleiteiam vagas destinadas às crianças das turmas de educação em tempo integral);
!j) 01 foto 3x4.
conFira o calendário das próxiMas Fases de MaTrículas
A solicitação de transferência deve ser solicitada de forma virtual, no Portal dos Pais e/ou Responsáveis, disponível no sistema de matrículas
- transferência por interesse próprio (das 8h do dia 10/1 às 23h59 do dia 13/1 – fase atual);
Matrícula de novos alunos com comprovada vulnerabilidade econômica (das 8h do dia 17/1 às 23h59 do dia 20/1);
Matrícula de novos alunos sem comprovada vulnerabilidade econômica (das 8h do dia 24/1 às 23h59 do dia 26/1);
Matrículas em vagas remanescentes (conforme portaria a ser publicada).
marilene.paiva@gmail.com
Recebam os votos de um feliz aniversário: Marília Rocha, Antônio Pinheiro, Glenda Santiago, Apolion Rodrigues, Aldivete Leão, Fátima Paiva, Denise Pereira Gaspar, Núbia Maria, Conceição Jordel Ferreira, Luzia Alcântara, Isabelly Queiroz, Júlio Talles, Renata Carvalho, Jean Carlos Araújo, Ângela Cristina, Ramony Linhares, Wanderson Kenedy, Ruana Epifânio e Susana Martins. Felicidades!
Que nenhuma família comece em qualquer de repente/Que nenhuma família termine por falta de amor/ Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente/E que nada no mundo separe um casal sonhador! Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte/Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois/Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte/Que eles vivam do ontem, do hoje em função de um depois. Que a família comece e termine sabendo aonde vai/E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai/Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor/E que os filhos conheçam a força que brota do amor! Nunca foi tão necessário que as pessoas lembrem das famílias na hora de espalhar fofocas por aí...
Tudo que sabemos é uma impressão nossa, e tudo que somos é uma impressão alheia, melodrama de nós, que, sentindo-nos, nos constituímos nossos próprios espectadores activos, nossos deuses por licença da Câmara. (Pessoa - L. do D.)
A decoração da praça da serrana cidade de Martins recebeu nota máxima. Linda. Inspiradora. Instagramável. Parabéns, Cleanto. Parabéns, prefeita Mazé Gurgel e sua equipe.
>> Levantamento do SEBRAE mostra que as Micro e Pequenas Empresas foram responsáveis por 63% do total de vagas criadas com carteira assinada
Estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) mostra que as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) foram responsáveis por mais de 60% dos empregos criados com carteira assinada em Mossoró em 2022. O levantamento, que compreende os meses de janeiro a novembro do ano passado, é a partir de dados disponibilizados pelo novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
De acordo com balanço do SEBRAE Mossoró, o percentual de empregos formais em MPEs no ano passado chegou a 63% do total de vagas criadas na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. O saldo de vínculos com carteira assinada nesta modalidade ficou em 3.015. No total, a cidade tem saldo positivo de 4.770 empregos com carteira assinada no ano que passou.
Em novembro, Mossoró concentrou 67,60% dos empregos formais nas micro e pequenas empresas. O saldo positivo no geral, segundo o Caged, foi de 327, sendo que deste total, 221 foram de MPEs.
O índice registrado em Mossoró é menor do que em todo o Rio Grande do Norte.
Segundo o órgão, o RN teve percentual de 79% dos empregos formais relacionados às micro e pequenas empresas. De janeiro a novembro, o saldo positivo
está em 24.276. Deste total, 19.186 de MPEs.
Ainda de acordo com o Sebrae local, em novembro, o saldo de empregos formais nas MPEs ficou em 85%. O saldo de vagas criadas no território potiguar em novembro foi de 1.855, sendo que 1.575 são de micros.
As micro e pequenas empresas (MPE) foram responsáveis em novembro por 93,5% dos empregos formais gerados no país. Segundo estudo realizado pelo Sebrae, foram criados, no conjunto da economia brasileira, 135 mil postos de trabalho no
penúltimo mês de 2022. Desse universo, 126 mil vagas estavam entre os pequenos negócios.
No acumulado de todo o ano passado, o Brasil se aproxima da marca dos 2,5 milhões de novos empregos. Nesse contexto, as MPEs foram as grandes geradoras de postos de trabalho, respondendo por quase 1,8 milhão das novas contratações (cerca de 73% do total). A participação das médias e grandes na geração de empregos ficou em 21,5%, com quase 530 mil contratações.
Pela primeira vez no
No total a cidade tem saldo positivo de 4.770 empregos com carteira assinada no ano que passou
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) realiza uma manutenção corretiva no conjunto motobomba do
sistema adutor Jerônimo Rosado. A parada emergencial suspendeu o abastecimento em 16 bairros do município.
De acordo com a companhia, a medida afeta o abastecimento no Sumaré, Liberdade I e II, Nova Vida, Dom Jaime Câmara, Costa
e Silva, Planalto 13 de Maio, Ilha de Santa Luzia, Centro, Paredões, Bom Jardim, parte do Santo Antônio, Abolição III e IV, parte do Nova Betânia e Santa Delmira.
O trabalho, conforme explica a Caern, deve ser concluído até a manhã desta terça-feira (10). Já o abastecimento deve ser normalizado num prazo de até 72 horas após a retomada do sistema.
ano, puxado pelas festas de fim de ano, o setor de Comércio das Micro e Pequenas Empresas foi o grande gerador de empregos, com 84 mil postos criados. O setor de Serviços, principal responsável pela geração de emprego ao longo do ano, ficou em segundo lugar com 53 mil vagas de trabalho. Apesar desses bons resultados nesses dois setores, tanto as MPEs quanto as MGEs apresentaram mais desligamentos do que admissões em três setores de atividade: Agropecuária, Construção Civil e Indústria de Transformação.
MUNICÍPIO DE VENHA VER, CNPJ 01.612.380/0001-88, torna público que está requerendo ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – Idema a LICENÇA DE INSTALAÇÃO para Construção do Abatedouro Público Municipal, localizado em Sítio Cactos, zona rural – Venha Ver/RN. Cleitom Jácome da Costa - Prefeito.
GEORGIANO AZEVEDO georgianoazevedo@gmail.com
Léo Souza enche de mimos à amada Marília Rocha, diretora de Comunicação da ALRN, aniversariante badalada da semana
Não é de hoje o problema no trânsito de Tibau em época de veraneio. Nos dois primeiros fins de semana do ano, tivemos o “desprazer” de ficar em engarrafamentos que duraram em média uma hora e trinta minutos. Será que algum dia vai ter solução?
Estamos de olho no look do verão das meninas e meninos que estão curtindo as festas de Tibau. Tem aqueles que arrasam, sempre! E também, a turminha que nunca acerta! Vimos cada erro. Bem que poderíamos voltar com “Os Eleitos do Verão!”. Que tal?
O fim de semana vai ser de muita festa, em Tibau. Olhe só: Verão das Antigas, no Clube Álibi, na sexta-feira, 13; Samba na Praia, na Casa do Samba; e Deu Praia, ambos no sábado, 14. E aí, qual escolher? Na dúvida, melhor ir para todas. Bora?
A festa que já virou tradição no veraneio dos mossoroenses, em Tibau, o “Verão das Antigas” vem com tudo! Na sextafeira, 13, o Clube Álibi vai ser pura ferveção com show de Durval Lélys, Tuca Fernandes e participação de Sueldo Soares. As senhas continuam à venda nas lojas MMorena Beachwear (Mossoró), Litoral Net (Tibau) e pelo OutGo.com
A quinta edição do Samba na Praia, a festa mais pomposa do Verão de Tibau, vai reunir grandes atrações no sábado, 14, na Casa do Samba: Grupo Entre Elas, Xande de Pilares, Dr. Ever, André da Mata, Frequência 2 e Grupo Ciranda. Senhas à venda nas lojas A Graciosa e pelo OutGo.com
Glorioso Mártir São Sebastião dê a seus devotos firme proteção.
Por nós intercede junto ao Bom Senhor, que salva seu povo em qualquer horror. Da peste e o flagelo, a fome e a guerra por tua bondade afasta da terra.
hINo de sÃo seBAsTIÃo.
“Em cada comunidade, uma nova vocação e novos ministérios”. Esse é o tema da Festa de São Sebastião, que inicia hoje, 10 de janeiro de 2023. São 10 noites de muito louvor, oração, reflexão, encontros e reencontros de caraubenses presentes, ausentes, adotivos, amigos e os devotos de São Sebastião. Quantos caraubenses retornam, neste período, aqueles que esperam o ano inteiro para rever sua terra, para reverenciar nosso mártir guerreiro! Hoje, a missa de abertura e cerimonial de abertura com hasteamento das bandeiras. Vamos todos vestidos de fé e esperança viver dias intensos!!
A médica pediatra dra Catharina Helena amanhã celebrando seu níver. Daqui para Mossoró, o nosso abraço!
O colega do mundo do colunismo APolion Rodrigues amanhã, 11, celebrando a vida. Felicidades mis, amigo.
FelICIdAdes MIs
Amigos, aniversariantes, parabéns, que Deus e São Sebastião iluminem todos vocês! Quem celebra a vida hoje? Williana Fernandes; amanhã, Colunista Apolion Rodrigues, dra Catharina Helena, Vonúvio Praxedes, Nevinha Freitas, Beonira Silva, Carla Gomes, Pedro Lucas, Ceziana Amaral e Verônica Sales.
FesTA soCIAl
E chegou o grande dia! A festa de São Sebastião inicia hoje, 10. Na praça de eventos, 10 noites de muita festa! O prefeito Juninho Alves contratou bandas para os amantes da noite e das baladas curtirem dias de intensa alegria, dançar, curtir e serem felizes. Hoje, as atrações são Felipe Grilo e Yure Morais; amanhã, Forrozão Junior Lima, Forrozão de Antigamente e Forrozão Danado.
wr.ramalho@hotmail.com
A Paróquia de Caraúbas convida a todos para a programação durante os 10 dias com novenas, missas, quermesses com atrações musicais, alvorada, adoração ao Santíssimo Sacramento, recitação do terço, leilão da família caboca e Leilão de São Sebastião, batizados, cavalgada, jantar dos caraubenses ausentes, carreata dos motoristas, motoqueiros e ciclistas, festival de prêmios. Caraúbas em festa!!!
Amizade, amizade. Gledson Dias e Lisboa Rego, Danusa Maia, finos e amigos como sempre não se esqueceram de celebrar a amizade com mensagens mimos neste tempo de fim de ano. Que finesse, hein?!
O Padre Ikaro Dreân, anfitrião da Festa de São Sebastião, convida todos os caraubenses, visitantes para celebrar juntos a Festa do nosso padroeiro, de 10 a 20 de janeiro. Viva a Paroquia de Caraúbas!
OInstituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN), órgão delegado do Inmetro, realizou, de janeiro a dezembro de 2022, mais de 190 mil ações de verificação e fiscalização de diversos itens regulamentados nas três áreas de atuação da instituição: Verificação da Conformidade, Instrumentos, e Pré-Medidos.
As ações visam garantir o cumprimento da legislação referente à qualidade e à segurança de diversos produtos e serviços como: bombas de combustíveis, sistema de medição de GNV, balanças, esfigmomanômetros (medidores de pressão arterial), radares e
cronotacógrafos. Além de produtos pré-medidos e produtos certificados com o selo do Inmetro como: brinquedos, extintores de incêndio, fios e cabos elétricos, materiais escolares, eletrodomésticos, produtos têxteis, entre outros.
No total foram 190.437 itens fiscalizados divididos em 5.355 bombas de combustíveis, 4.695 balanças, 2147 taxímetros, 487 medidas de volume, 445 esfigmomanômetros (medidores de pressão arterial), 160 medidores de velocidade (radares eletrônicos), 120 sistemas de medição de GNV, entre outros.
Dentre os instrumentos verificados, o que apresentou mais irregularidades em relação aos requisitos exigidos pelo Inmetro foram as bombas de combustível com irregularidades em aproximadamente de 5% das verificações. O segundo item com mais erros foram as balanças que apresentaram diferenças nas medições em cerca de 3% dos instrumentos fiscalizados.
Para obter mais informações sobre as fiscalizações ou denunciar alguma
irregularidade o consumidor pode entrar em contato com a Ouvidoria do IPEM/ RN pelo e-mail: ouvidoriaipem.rn@gmail.com ou pelo whatsapp (84) 3222.9079 e 98147-9433.
O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN) é um órgão delegado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e também uma autarquia do governo estadual, vinculada administrativamente à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec/RN).
Possui equipes de fiscalização formadas por especialistas e técnicos em que realizam diariamente, em todo o Rio Grande do Norte, verificações periódicas visando garantir o correto e seguro funcionamento de balanças, bombas de combustíveis, esfigmomanômetros (medidores de pressão arterial), taxímetros, medidores de velocidade (radares), brinquedos, bicicletas infantis, produtos têxteis, extintores de incêndio, produtos pré-medidos, entre outros materiais.
Depois de um domingo de ataques a prédios públicos em Brasília, o Rio Grande do Norte enviou 30 agentes de segurança pública para reforçar o policiamento no Distrito Federal. O grupo de policiais militares do estado potiguar embarcou nesta segundafeira (9) para dar apoio às ações de desocupação nas áreas alvos de invasão e depredação.
A medida foi divulgada nas primeiras horas de ontem pela governadora Fátima Bezerra (PT). “Estamos enviando 30 policiais militares que embarcam ainda pela manhã no avião
>> grupo de Pms do estado potiguar embarcou ontem para o Distrito Federal com o fim de dar apoio às ações de desocupação de prédios públicos invadidos neste domingo (8)
da Força Aérea Nacional para se somar aos agentes de segurança que atuarão em Brasília durante a Intervenção Federal”, anunciou ela na manhã desta segunda, por meio de uma rede social.
A chefe do executivo potiguar informou ainda na ocasião que também estaria embarcando para Brasília para se reunir ainda ontem com o presidente Lula (PT), outros governadores, ministros e demais autoridades para tratar do assunto. “A democracia é irrenunciável e merece a união de todos”, afirmou Fátima Bezerra ainda na mesma
postagem.
“Os atos terroristas que assistimos ontem (domingo) no DF são uma das mais tristes páginas da nossa história e precisam ser rigorosamente investigados e punidos no rigor da lei tanto os golpistas como seus líderes, incitadores e financiadores”, ressaltou a governadora potiguar.
O Governo do RN ressaltou que a ida dos policiais do estado para Brasília tem como missão “dar apoio às ações de segurança na desocupação de prédios públicos invadidos por movimentos antidemocráticos”.
Após ataques terroristas em Brasília, a governadora Fátima Bezerra se reuniu com os comandos das polícias do Rio Grande do Norte, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e inteligência do Exército Brasileiro na manhã desta segundafeira (9) para planejar a desocupação e a dissolução total, em até 24 horas, de acampamentos bolsonaristas montados em áreas militares do estado.
A medida anunciada on-
tem pelo Governo do RN diz que cumpre decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, proferida na madrugada desta segunda. “Estamos aqui para dar cumprimento efetivo à medida anunciada pelo ministro e o fazemos em diálogo com as demais forças de segurança para que possamos exercer o nosso dever constitucional, colaborando para a ordem e a paz”, declarou a governadora,
compartilhando que, ainda no domingo (8), teve reunião com o Fórum de Governadores, com quem se encontraria presencialmente ontem, em Brasília.
Para a governadora, o encontro servirá para expressar ao povo brasileiro o sentimento de união em defesa da democracia. Ela classificou os ataques como “golpistas, terroristas, vândalos, arruaceiros” por depredarem o patrimônio público, atingindo as insti-
tuições de maior representatividade no Brasil — Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal. O secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Coronel Francisco Araújo Silva, disse que a partir da determinação da governadora, fez contato com forças federais, estaduais e Prefeitura do Natal, que não compareceu.
“Os policiais vão fazer a abordagem na frente do quartel, dizer que não podem ficar no local, explicar que existe a decisão judicial. Caso descumpram, serão detidos, inicialmente por desobediência”, de-
talhou o gestor, ao acrescentar que o Exército vai trabalhar em harmonia com o Estado. O procurador-geral do Estado, Luiz Antônio Marinho, avaliou que o momento é extremamente grave e requer reestabelecimento da ordem: “A determinação do STF é para que governadores e polícias militares de todo o país cumpram a ordem de desocupar a frente dos quartéis sob pena de responsabilidade”.
Alinh A mento de gestão A governadora Fátima Bezerra (PT) participou também na manhã desta segunda-feira (9), de uma
reunião de alinhamento da gestão da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) para os próximos quatro anos. Reconduzido ao cargo de secretário titular da SESED, o coronel Araújo aproveitou o momento para agradecer o empenho e a dedicação dos servidores administrativos no trato com o serviço público. O encontro contou com a presença do delegado Osmir, secretário adjunto de Segurança Pública; do coronel Luiz Monteiro, do Corpo de Bombeiros; do coronel Alarico, comandante da Polícia Militar; de representantes da Polícia Civil, da PRF e PF, e outras autoridades.
ordem e disciplina.
d
A segunda maior cidade do Rio Grande do Norte registrou neste fim de semana o primeiro homicídio de 2023. O crime resultou na morte de um jovem de 19 anos de idade. No ano passado, Mossoró foi palco para quase 170 assassinatos.
O primeiro homicídio deste ano em Mossoró aconteceu no início da noite deste domingo (8), no bairro Belo Horizonte. A informação é de que Felipe Gabriel Matias Moura foi baleado quando saía da casa do pai dele, localizada perto da conhecida ‘praça Vilma Maia’.
Ele ainda foi socorrido para o hospital depois de ser alvejado a tiros, mas
não resistiu e morreu. O relato é de que ele, aparentemente não teria envolvimento com ilícito. A autoria e motivação do ataque não foram informadas.
O crime, que deve ser investigado pela polícia, foi a primeira morte por assassinato em Mossoró no ano de 2023.
t ri P lo homicídio
Já na cidade de Currais Novos, no Seridó potiguar, três homens foram mortos a tiros na tarde deste sábado (7), durante uma partida de futebol. Uma terceira pessoa ainda teria ficado ferida. A autoria e motivação também não foram divulgadas.
Uma mulher foi flagrada ao tentar entrar com LSD na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, na Grande Natal, durante uma visita. O caso foi registrado no fim da manhã desta segunda-feira (9).
A informação foi divulgada pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP).
Segundo a Seap/RN, o flagrante foi realizado ontem por policiais femininas da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta. O fato aconteceu às 11 horas desta segunda-feira, quando, conforme a secretaria, uma visitante de 28 anos de idade, que
teve a identidade preservada, estava tentando entrar na unidade prisional com 40 selos de LSD.
A pasta informou que a droga tinha como destino o marido dela, um interno de 30 anos, que também não teve o nome divulgado. Ainda de acordo com a Seap, a droga estava escondida sob a roupa e a suspeita ocorreu quando a mulher passava pelo equipamento de inspeção corporal por raios-x (bodyscam).
A secretaria disse que o caso foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Civil de Nísia Floresta para registro da prisão
em flagrante delito. O Sindicato dos Policiais Penais do RN (SindppenRN) parabenizou os policiais pelo flagrante e chamou atenção para a necessidade de se estar em alerta. “Infelizmente, está claro que o crime organizado tem tentado se articular novamente para gerar a desordem nas unidades e busca de todas as formas burlar as normas de segurança para fragilizar o Sistema”, afirmou a presidente do sindicato Vilma Batista, pontuando que ainda há ‘baixo efetivo e recentes políticas de flexibilização’ que vão na contramão da manutenção da
O Sindppen-RN disse também ontem que estava mais uma vez cobrando o Governo do Estado para o pagamento das Diárias Operacionais dos policiais penais. Segundo o sindicato, a categoria está com as DOs em atraso há dois meses. "Infelizmente, o Governo não enxerga como prioridade o pagamento dos servidores. Pagar as Diárias Operacionais é um dever tal qual o pagamento do salário, pois os serviços foram executados e o trabalhador merece respeito", asseverou a presidente da entidade, Vilma Batista. Até o fechamento desta matéria, ainda não havia nenhuma posição do Estado sobre esse assunto.
RN diz que atuará na desocupação de acampamentos bolsonaristas montados em áreas militares do estado
mulher flagrada ao tentar entrar com lsd em Alcaçuz durante visita
Primeiro homicídio do ano em mossoró vitima jovem de 19 anos
Milhares de torcedores prestam as últimas homenagens ao craque e ídolo vascaíno Roberto Dinamite, cujo corpo é velado no Estádio de São Januário, sede do clube em São Cristóvão, zona norte do Rio, desde as 10h15 desta segunda-feira, 9. O ex-jogador, de 68 anos, morreu no domingo, 8, após mais de um ano de tratamento contra um câncer de intestino.
Antes de os portões serem abertos, a fila de fãs com faixas e cartazes já dobrava o quarteirão de São Januário do lado de fora do estádio. Pela manhã, Edmundo, ex-atacante do Cruzmaltino, compareceu à cerimônia e não conteve as lágrimas diante do caixão.
“É muito difícil falar de quem a gente ama, idolatra, admira e convive. Eu entrei aqui em São Januário, com cinco ou seis anos para treinar futsal e o Roberto estava treinando em campo e eu quase perdi a hora porque fiquei agarrado à grade assistindo. Vindo de casa para cá esse filme me passou pela cabeça, e ao chegar aqui essa tristeza de vê-lo numa posição que a gente não gostaria de ver. Mas o que conforta é que ele vai descansar e a multidão de apaixonados aqui [presente], desabafou Edmundo.
Quem também se despediu do craque cruzmaltino foi Zico, ídolo rubro-negro. Adversários dentro de campo, fora dele os dois jogadores tornaram-se amigos.
“Tivemos tantos momentos de vitórias e de derrotas, mas a amizade sempre foi pautada pelo respeito, pelo carinho e tive oportunidade de conviver por muitos e muitos anos com ele. Foram praticamente 50 anos de amizade e grandes momentos vividos. Na seleção brasileira nós nunca fomos der-
Zico lembra jogo marcante: 'Com Dinamite em campo, tudo pode acontecer'
A rivalidade entre Vasco e Flamengo, uma das maiores do futebol brasileiro, gerou, nos anos 1970 e 1980, também uma das grandes amizades do esporte. Roberto Dinamite, ídolo maior do Cruz-Maltino, e Zico, referência-mor do Rubro-Negro, protagonizaram grandes duelos. Um deles relatado pelo Galinho de Quintino como a maior lembrança que ele vai guardar do herói vascaíno.
“Sem dúvida, o "Jogo da chuva". Aquele jogo em que o pessoal (do Flamengo) já estava quase comemorando, eles (Vasco) jogaram a bola lá para o alto, ele (Roberto Dinamite) cabeceou, ela bateu na defesa, voltou para ele e ele fez o gol. Obrigou a gente a mais um jogo... aquele jogo da chuva é inesquecível, e olha que é uma derrota que eu tive. Mas foi um momento difícil de você acreditar que pudesse acontecer alguma coisa naquele jogo. Mas, com Roberto em campo, tudo pode acontecer”, destacou, no velório do amigo, em São Januário, nesta segunda-feira.
O tal "Jogo da chuva" foi a segunda partida da final do Campeonato Carioca de 1981. Por ter vencido dois dos três turnos daquela edição do Estadual, o Flamengo tinha a vantagem de se sagrar campeão caso empatasse a primeira ou a segunda partida da final. O CruzMaltino forçou, com o gol de Roberto Dinamite aos 43 minutos do segundo tempo, o terceiro duelo.
Zico também comentou os últimos momentos que teve com Roberto. Um deles relativo à Copa do Mundo.
“No dia do primeiro jogo da Seleção, nós estivemos juntos e ele estava muito cansado das cirurgias e da fisioterapia. Só com a saúde que ele tinha para aguentar. Ele foi até onde dava. Foi um guerreiro dentro de campo e na vida. Lutou até o último minuto para tentar estar ao lado da família e dos amigos. Chega um momento que cansa. Eu tinha mandado uma mensagem para ele antes do Jogo das Estrelas e, quando respondeu, já me deixou preocupado. Mas respondeu”, destacou Zico.
rotados jogando juntos. É lógico que é uma perda muito grande pro nosso futebol, uma perda muito grande pro nosso país por tudo aquilo que ele representou no futebol brasileiro”, afirmou Zico, recebido com aplausos no velório do amigo.
Campeão mundial em 1994 com a seleção brasi-
le ira, o ex-lateral Branco esteve em São Januário para dar o último adeus a Dinamite. Foram muitos confrontos em que os dois ficaram em lados opostos do campo: Branco no Fluminense, e Dinamite no Vasco.
“O Roberto foi e sempre será uma grande referência como atleta, jogador de fu-
tebol e acima de tudo como homem, uma pessoa espetacular, uma humildade inacreditável. Mas com certeza ficará na nossa memória e no nosso coração pro resto da vida”, disse o lateral.
A cerimônia seguiu aberta ao público em São Januário até às 19h de ontem e nesta terça-feira, 10, apenas
Carlos Roberto de Oliveira na Certidão de Nascimento, Roberto Dinamite no coração dos vascaínos e nas páginas da história do futebol. O maior ídolo do centenário Club de Regatas Vasco da Gama nos deixou ontem (domingo), às 10h50, aos 68 anos, vítima de complicações de um câncer no intestino. Nascido em 13 de abril de 1954, em Duque de Caxias (RJ), Dinamite vestiu por mais de duas décadas a camisa cruzmaltina de um dos clubes mais tradicionais do Brasil.
Dinamite é sinônimo de números impressionantes e que dificilmente serão alcançados novamente. Foram 1.110 jogos pelo Vasco, com 708 gols (740 em toda a carreira). É o maior goleador do Campeonato Brasileiro (190), do Carioca (279) e do estádio de São Januário (184). Nenhum outro atleta marcou tantos gols nos clássicos cariocas: 36 no Fluminense, 27 no Flamengo e 25 no Botafogo. Em 22 temporadas como atleta profissional, 21 foram com a camisa do Vasco.
Escrever sobre Dinami-
te também é relembrar de dias gloriosos. Nosso eterno camisa 10 conquistou um Campeonato Brasileiro (o primeiro da história do clube em 1974) e cinco Campeonatos Cariocas (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992). Depois de uma breve passagem de seis meses pelo Barcelona teve uma reestreia histórica, ao marcar cinco na goleada contra o Corinthians, em 4 de maio de 1980. Ao lado de Romário, anos depois, formou uma das maiores duplas de atacantes da história do Vasco, a Rô-Rô.
Dinamite fazia a festa dos narradores esportivos. Alguns emplacaram bordões que embalaram a torcida vascaína por anos. Quem não se lembra do "Dinamite neles, Roberto...e o goool" na hora de uma falta narrada por Januário de Oliveira ou o "Taí o Dinamite. Tá láááa! Di-na-mi-te", de José Cunha, da Itatiaia. Os inesquecíveis "Apontou, atirou, entrou" e "Golão, golão, golão", de José Carlos Araújo, encaixaram como luva na descrição de dezenas de jogadas do Dinamite.
Fora dos gramados, com todo o prestígio junto à torcida vascaína, elegeu-se vereador do Rio de Janeiro e deputado estadual, por cinco mandatos consecutivos. Além do Barcelona, Dinamite teve breves passagens pela Portuguesa-SP, em 1989, e pelo Campo Grande-RJ, em 1991. Retornou ao Vasco para ser campeão carioca mais uma vez e encerrar a carreira em fevereiro de 1993. Lembro do jogo até hoje. Era um amistoso entre Vasco e La Coruña, da Espanha, no Maracanã. Naquele dia, Zico, o eterno rival nos gramados cariocas, vestiu a camisa vascaína para homenagear o amigo. Uma foto clássica.
Dinamite também se aventurou na política vascaína. Foi presidente do clube durante dois mandatos, de 2008 a 2014. A passagem como cartola arranhou a sua imagem por um tempo. Amargou os dois primeiros rebaixamentos do clube, mas também conquistou o maior título do Vasco das duas últimas décadas: a Copa do Brasil de 2011. Felizmente, o tempo cicatrizou as
familiares e convidados prestarão as últimas homenagens ao craque cruzmatino, das 9h às 10h. Às 10h30, o corpo de Roberto Dinamite será levado em cortejo por veículo do Corpo de Bombeiros até o Cemitério Nossa Senhora de Belém, em Duque de Caxias (RJ), onde será sepultado ao lado dos pais.
feridas. Recebeu ainda em vida as devidas homenagens do clube, a tempo de eternizá-lo como o maior ídolo vascaíno de todos os tempos. Tivemos grandes nomes, como Edmundo, Barbosa, Juninho Pernambucano, Ademir Menezes, Felipe, Pedrinho, Bellini, Romário, Mauro Galvão, Vavá, entre tantos outros, mas nenhum deles é páreo para o Dinamite.
Em 28 de abril do ano passado, o Vasco inaugurou a estátua do camisa 10 em São Januário. Fica atrás do gol à direita das cabines de rádio e TV, virada para a arquibancada. A escultura se mostrou pé quente. O time chegou a ficar 14 partidas invicto no estádio. Desde então, a única derrota ocorreu na penúltima rodada da Série B, contra o Sampaio Corrêa.
Casado por duas oportunidades, Dinamite deixa quatro filhos – Thatiana, Luciana, Roberta e Rodrigo –, dois netos (Valentina e Bento) e a esposa, Liliane.
Ao lado deles, passou os últimos momentos em vida, como mostram algumas postagens recentes nas redes sociais. Dinamite tornou o Vasco ainda maior. Não há dúvidas.
de estreia no estadual será nesta quarta, em Natal
OPotiguar ensaia os últimos preparativos para o duelo contra o Santa Cruz de Natal nesta quarta-feira, 11, na abertura do Campeonato Estadual. O time tem praticamente uma dúvida sobre o substituto do meia-atacante Pedro Pires que, lesionado no adutor ficará pelo menos três semanas fora de combate.
Nos treinamentos, o técnico Emanoel Sacramento deu entender ter duas opções: a entrada do centroavante Igor Potiguar ou aproveitamento de Giovanni no meio de campo, avançando Márcio Mossoró para
o ataque. Nos jogos, Giovanni vem sendo aproveitado na lateral-esquerda, mas é meia de origem.
Considerando a atividade de domingo, no campo “Rogerão”, em Tibau, é provável que Giovanni seja posto na meia, abrindo vaga na lateral entre Pedrinho ou Allefe. Um treino na manhã desta terça, 10, no Estádio Nogueirão, deverá definir a situação.
A provável formação será Oliveira, Ronaldo, Paulo César, Wallace e Pedrinho (Allefe); Azevedo, Romeu e Giovanni; Wilson, Márcio Mossoró e Wellington Sabão.
alleFe Allefe é lateral-direito de origem e seria deslocado para fazer o lado esqu erdo do campo caso Sacramento faça tal opção. Indagado se sentiria desconfortável em atuar improvisado, Allefe afirmou não ter problema com adaptação.
“Sem problema nenhum, já joguei nessa função em outras equipes”, afirmou o lateral, que voltou neste ano ao futebol mossoroense após passagem destacada pelo futebol paraibano, no qual defendeu a camisa do Campinense e foi campeão.
No jogo passado contra o CSA/AL pela Pré-Copa do Nordeste, o Potiguar foi elogiado pela imprensa que cobriu ao jogo por seu comprometimento tático e espírito de luta. Emanoel Sacramento dialogou com os atletas a fim de incutir na mente deles a importância de manter essa pegada, independente qual seja o adversário.
“Pegada firme e comprometimento. O foco é esse. Vamos encarar o Santa Cruz da mesma forma como enfrentamos o CSA. O Estadual é a Libertadores da América para o Potiguar”, disse.
msantos@defato.com
O Campeonato do Rio Grande do Norte larga nesta terça-feira, 10, com jogo isolado entre ABC x Força e Luz, às 19h30, no estádio Frasqueirão, em Natal. A rodada será completada no dia seguinte com outros três jogos.
Na tabela inicial, o jogo seria na quarta e com mando de campo do Força e Luz, mas devido a problema com estádio a Federação “encontrou solução” in-
vertendo mando de campo e antecipando a partida.
Provavelmente, o ABC deverá não ter a força máxima por questões burocráticas. Alguns atletas não tiveram a situação de jogo regularizada na CBF devido ao tempo curto para regularização dos jogadores. A entidade voltou do recesso há pouco tempo e com início dos estaduais a demanda não será atendida.
No América, a ordem é esquecer o jogo passado, quando o time foi eliminado na Pré-Copa do Nordeste, e focar no Campeonato Potiguar, cuja estreia será nesta quarta-feira, 11, contra o Potyguar de Currais Novos.
“Não dá para se lamentar muito. Na quarta-feira a gente já tem a nossa estreia no estadual. É importante que a gente inicie bem, jogando dentro de casa. O que pude passar para os atletas foi dar ânimo a eles”, disse o técnico Leandro Sena.
“Não tem terra arrasada.
É levantar a moral do meu grupo e que eles possam fazer uma grande estreia”, completou. O técnico americano lembrou da importância de iniciar bem e fazer um grande Campeonato Estadual, observando as vagas para as competições nacionais.
“Se o estadual é o que dá essa condição de você estar disputando uma Copa do Nordeste, uma Copa do Brasil, a gente tem que agarrar com unhas e dentes. Foi isso que passei para os atletas, para que eles possam estar focados, motivados”, disse.
Começa nesta terça, 10, o Campeonato Potiguar. Como sempre, ABC e América favoritos e os demais concorrendo por fora. A dupla da capital, impulsionada pela ascensão de divisão no futebol brasileiro e orçamento reforçado, mais do que nunca em vantagem. Isso falando teoricamente.
Na prática, pode ser que pinte um “atrevido” e coloque água no shopp dos grandes de Natal. Quanto ao formato do campeonato, será um Deus nos acuda. Evento curto, que beneficia quem tem maior estrutura, e que para a metade dos participantes terminará as disputas em apenas um mês.
''O jogo contra o Santa Cruz é tão ou mais importante quanto o anterior contra CSA; é claro que o jogo contra o CSA tinha um know-how diferente (pela Pré-fase Copa do Nordeste), mas na minha concepção o campeonato mais importante para o Potiguar é o Estadual, temos que enfrentar como se fosse a Libertadores do Potiguar neste momento”
emanoel saCramento, técnico do Potiguar, sobre o sentimento alvirrubro para as disputas do campeonato caseiro
No Rio Grande do Nordeste, só ABC estará na fase de grupos da Copa do Nordeste, porque América e Potiguar não avançaram, ficaram na pré-fase da competição. Ambos foram eliminados pelo CSA. No jogo que valia a classificação, o América ficou nos pênaltis, talvez como “castigo” por não ter resolvido nos 90 minutos, em que teve as melhores chances.
Além do CSA, Ferroviário, Santa Cruz e Vitória da Bahia também ascenderam à fase de grupos da Copa NE. Os quatro se juntam a outros 12 para as disputas do torneio regional, que irá largar no dia 23 deste mês.
Mesmo tendo perdido para o RB Bragantino na última rodada, o ABC tem chances de classificação. Se vencer o Lemense nesta terça, às 19h, o time potiguar avançará à segunda-fase.
Pode pintar novo atacante na área nesta semana. Segundo fontes, a negociação entre o Potiguar e o atleta está avançada.
Não demorou a estada de Jefinho, ex-Baraúnas e Potiguar, no Sousa/PB. O meia-atacante foi apresentado nesta segunda-feira, 9, pelo Potyguar de Currais Novos. Vai reencontrar o Potiguar no domingo, 15, pela 2ª rodada do Estadual.
americanos buscam levantar moral após eliminação
abC e Força e luz abrem o estadual do rn